O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:


Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7
Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026: 11
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS: 12
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes: 12
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não: 12
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos: 12
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento: 12
Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO) 13
Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16
O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”: 19
Termo Rosacruz: Imaginação. 41
Termo Rosacruz: Deus de Raça. 55
Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 57
Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa. 57
A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui! 59
A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui 61
O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui 66
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 67
O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 72
Reuniões de “Cura Rosacruz”. 72
Ritual do Serviço Devocional de Cura. 74
Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 75
As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.
Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.
Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!
Para esse mês de JUNHO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:
Nesse Calendário você encontra:
1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar
2- Os melhores Períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz
3- Os melhores Períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais
4- Os melhores Períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais
5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)
**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:
Reuniões de Estudos:
DOMINGO, 3
DOMINGO, 10
DOMINGO, 17
DOMINGO, 24
DOMINGO, 31
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS:
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes:
Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não:
via e-mail, no site, nas redes sociais
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos:
incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento:
Para os irmãos e as irmãs inscritos (Estudantes Rosacruzes ou não) no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz.
Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de JUNHO, nesse ano, que vai de 20 de MAIO a 21 de JUNHO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Gêmeos.
O modelo cósmico para a Terra, projetado por essa Hierarquia, é o de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.
As características que devem ser cultivadas durante o Período de Gêmeos são a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem”.
Quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, braços e mãos, em particular.
Contém, também, o Arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo.
Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente.
Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Gêmeos é a Hierarquia Criadora dos Serafins.
Os Serafins despertaram o germe do terceiro aspecto do Espírito – o Espírito Humano, durante a quinta Revolução do Período Lunar.
Uma das palavras-chave de Gêmeos é a atividade; essa é, também, a palavra-chave do Espírito Santo. Por meio da sua atividade, os Serafins transpassam os mistérios do Espírito Santo ao Signo oposto, Sagitário, os Senhores da Mente. Ali esperam que o ser humano desenvolva sua iluminação até ser capaz de compreender e aplicar o imenso poder do Espírito Santo em sua vida diária. Ainda assim a Humanidade só é capaz de perceber debilmente os mistérios relacionados com o princípio e os poderes do Terceiro Aspecto da Trindade.
Atividades do Cristo – Enquanto o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a luz de Cristo se difunde em uma aura esférica ao redor da Terra, o que capacita os Iniciados na Trilha da Santidade a alcançar a presença de poderosos seres, conhecidos como Serafins, cuja grandeza e poder sobrepassam qualquer descrição. Sob seu sublime ministério, os ensinamentos relativos ao mistério da polaridade são transmitidos, com que se aprende a interação entre as energias masculinas e femininas (os elementos positivos e negativos da natureza), e constituem a força motriz de tudo, desde o átomo até o Planeta.
Atividades do Aspirante à vida superior – Durante o Período de trânsito do Sol pelo Signo de Gêmeos, o Discípulo fará bem ao dedicar o maior tempo possível a meditar sobre o princípio da polaridade, pois é o mês mais apropriado do ano para receber as revelações esotéricas sobre essa matéria profundíssima. Se for possível, o Zohar, “o Livro da Luz”, como foi inicialmente conhecido, é recomendável para os estudos sobre esse tema.
No Corpo Denso – O Signo de Gêmeos rege as mãos. Essas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornados com preciosos dons de cura e concedendo bênçãos.
Recomenda-se ao Estudante visualizar as mãos com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.
Dentre os 12 Apóstolos – O Discípulo correlacionado com Gêmeos é S. Tomé. Tão intimamente se identificou com Cristo que suas dúvidas, próprias em uma Mente mortal, foram transcendidas por meio de uma dinâmica realização dos poderes crísticos latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo depois de ter havido essa transformação.
Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Gêmeos impregnam a Terra, e durante o mês solar de JUNHO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus” (Sl 46:11). Faça isso em cada um dos dias em que Gêmeos enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.
O texto da Bíblia sob estudo está aqui:
Vendo Jesus que estava cercado de grandes multidões, ordenou que partissem para a outra margem do lago. Então chegou-se a ele um escriba e disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Cristo Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Cristo Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:
Reparem que esse trecho vem depois do que Cristo ordenou (como ordena até hoje): “Segue-me”. No trecho Ele diz para um discípulo (ou seja, que já adotou o Cristianismo e já está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação naquele tempo).
Ou seja: para uma pessoa que despertou em si a espiritualidade Cristã.
Exemplo?
Um Estudante Rosacruz – o que muitos de nós respondemos?
•”permite-me ir primeiro enterrar meu pai”
•O que simboliza ou significa essa desculpa ou justificativa?
Simplesmente TUDO que nos impede de progredir espiritualmente na construção e na utilização do Corpo-Alma para vivermos nos Mundos espirituais (como Cristo ensinou).
Exemplos?
•Subordinação à lei dos homens
•Prisão aos costumes
•Apegos materiais
•Perigosa e ilusória zona de conforto
E o que o próprio Cristo nos ensina como solução para conseguirmos progredir espiritualmente pelo método Cristão?
(…) “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
E será que somos também “mortos” que nos ocupamos em enterrar os “nossos mortos”?
Aqui alguns exemplos para ver se somos, ainda que parcialmente:
•Os que estão “mortos” para espiritualidade
•Os que estão acham que “morreu, acabou”
•Os que estão acham que temos só essa vida
•Os que vivem a base de dogmas
•Os que vivem dependentes de outros, senão Cristo
•Os que acham que conseguem enganar a Deus!
E a lista continua, não?
A raposa aqui simboliza a astúcia que aprendemos a aplicar na Época Atlante e que até hoje usamos e abusamos! Já as aves aqui simbolizam os pensamentos que, contaminados pelo Corpo de Desejos, vão de um lado para outro.
E completando a frase: “…, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
Ou seja: os Ensinamentos d’Ele não estavam nos Corações e nas Mentes humanas…e ainda não estão!
Reparem bem: o próprio Cristo Jesus se intitula “Filho do Homem”: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Resumindo: Referência oculta ao Signo de Aquário. Para compreendermos essa fortíssima correlação: “Filho do Homem” e o Signo Astrológico de Aquário temos que explicar um pouco o que é um dos Movimentos da Terra chamado “Precessão dos Equinócios”.
•Para isso desenhemos uma linha que chamaremos de Linha do Equador da Terra e coloquemos o Planeta Terra no meio dessa linha, assim como está nessa figura.
•Agora coloquemos o Sol alinhado à Terra.
•Só que devido ao eixo da Terra em relação ao Sol não estar, hoje, perpendicular, ou seja, estar inclinado, então o Sol não pode estar alinhado ao Equador da Terra, ou seja há um ângulo entre o Equador da Terra e o Equador do Sol (uns 23 graus). Mais ou menos assim nessa figura:
Agora se ao invés de trabalharmos em duas dimensões, onde usamos linhas, vamos trabalhar em 3 dimensões e usar planos.
Ficaria mais ou menos assim:
Plano do Equador da Terra e Plano do Equador do Sol em ângulo de separação de em torno de 23 graus. Vamos marcar 4 pontos que são de extrema importância para quem estuda a Filosofia Rosacruz.
Primeiro, o do Equinócio de Março que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em março.
Segundo o do Equinócio de Setembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em setembro.
Terceiro o do Solstício de Junho que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em junho.
Quarto o do Solstício de Dezembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em dezembro.
Sabemos que a nossa volta, em volta de todo o nosso Sistema Solar temos os 12 Signos do Zodíaco.
Pois quando falamos, p. exe. que o Sol está em Peixes, é porque se olharmos para o Sol, atrás dele está o Signo de Peixes, como nos ensina a Astrologia Rosacruz.
Então, coloquemos os 12 Signos do Zodíaco na sua sequência. Fica mais ou menos assim:
Note um ponto muito importante que servirá para a nossa explicação: HOJE o Sol cruza o Equador terrestre em março, no Equinócio de Março, no Signo de Peixes.
Vamos pegar justamente essa parte da figura e escrevê-la de outra forma.
•Aqui está uma escala de 60 graus, 30 mais 30.
•Aqui está o Signo de Áries nos seus 30 graus.
•E aqui o Signo de Peixes nos seus 30 graus.
Agora vem a constatação de como o movimento de Precessão dos Equinócios ocorre.
Todos os anos, em março, quando o Sol cruza o Equador terrestre, ele sempre cruza em um valor que é anterior ao ano passado.
Exemplo: se ele cruzou esse ano em 7 graus, 22 minutos e 9 segundos de Peixes, no ano passado ele cruzou em 7 graus, 22 minutos e 59 segundos.
Alguns exemplos no passado:
•no ano 1 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Áries:
•já no ano 498 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 2 graus de Áries:
•e hoje o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Peixes:
Estendamos a escala para mais 30 graus. Note: temos 3 conjuntos e assim podemos projetar 3 Signos: Peixes, Áries e Touro.
Quando o Sol cruzava o Equador terrestre no Signo de Touro estávamos na Era de Touro.
No Signo de Áries, estávamos na Era de Áries.
E, hoje, cruzando no Signo de Peixes, estamos na Era de Peixes.
Na Era de Touro estávamos na 3ª parte da Época Atlante.
Na Era de Áries estávamos na 1ª parte da Época Ária.
Na Era de Peixes estamos na 2ª parte da Época Ária.
Agora notem bem: o Antigo Testamento cobre os 23 graus enquanto estávamos na Era de Áries.
Já o Novo Testamento cobre os 7 graus enquanto estávamos na Era de Áries e, assim, já na Órbita de Influência da Era de Peixes.
Na Era de Touro tínhamos uma Religião onde adorávamos o Touro ou o “bezerro de ouro”. Foco era na conquista da Região Química do Mundo Físico e conquistas materiais sob as Religiões de Raça.
Na Era de Áries, até os 23 graus, estávamos em uma transição que tínhamos que adorar o Cordeiro e o sangue do Cordeiro nos protegia, ainda sob as Religiões de Raça. Alusões aos Pastores do Antigo Testamento de carneiros e cordeiros.
Após os 8 graus, começamos a adorar o Cordeiro de Deus que ia vir e veio! Daí Cristo ser chamado de Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo. Apresentação da Religião Cristã a quem quisesse.
Como estávamos já na Órbita de Influência da Era de Peixes, o peixe, conhecido como Ichthys se torna um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Cristo faz dos Discípulos “pescadores de homens”. Alusões a rede de pesca e peixes.
Continuemos estendendo a nossa escala para mais um Signo além de Peixes. Lembrando: estamos hoje na 2ª parte da Época Ária ou na Era de Peixes, pois o Sol, quando no Equinócio de Março cruza o Equador, atrás dele está o Signo de Peixes. E estamos em direção à 3ª parte da Época Ária ou Era de Aquário:
Reparem que o Signo de Aquário é o único que tem como símbolo um homem inteiro.
Em referência à Aquário Cristo se intitulou “Filho do Homem”, pois ele trouxe a Religião da Era de Aquário, onde a Fraternidade e o altruísmo reinarão no nosso cotidiano.
Ou seja; Ele nos disponibilizou a verdadeira Religião Cristã (bem diferente do que vemos hoje propagandeadas pelas Religiões exotéricas, católicas e protestantes).
E ao disponibilizar para quem quisesse, muitos de nós já a vivencia na prática do seu dia a dia.
Na Fraternidade Rosacruz temos, por exemplo, os irmãos e as irmãs que já alcançaram os níveis de Adepto e Irmão Maior, na sua plenitude; os Irmãos e as Irmãs Leigas na maior parte do tempo; os Discípulos que sabem o que é e se esforçam para vivenciá-la; e os Probacionistas ativos e sinceros que a praticam por meio das lições não escritas que lhe são fornecidas.
Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais.
Para saber mais, assista o vídeo da 29ª Reunião Mensal de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil no nosso Canal do YouTube:
__________________________________________________________________________________________
Estudemos dois Termos Rosacruzes importantíssimos que aparecem no texto sob estudo:
A Mente é o meio pelo qual nós (Tríplice Espírito, a Individualidade) conseguimos trabalhar com o nosso Tríplice Corpo, a Personalidade). Antes para contextualizarmos precisamos entender, quando passamos a possuir a Mente e o marco que ela trouxe, o que mudou a partir dela, e para isso vamos dar uma rápida passada pelo Esquema de Evolução:
•É um grande Dia de Manifestação que compreende 7 Períodos. Cada Período é composto por 49 voltas.
•São 7 Globos que completam 7 Revoluções cada, seguido de 49 Repousos e 1 Noite Cósmica.
•O “Fio de Ariadne” que nos guiará através desse labirinto de Globos, Mundos, Revoluções e Períodos.
•Um Globo é um Campo de Evolução, ou seja, um local com um ambiente completo e condições perfeitas para a EVOLUÇÃO de inúmeras Ondas de Vida.
•Repouso ocorre todas as vezes em que migramos de um Globo para outro, essa não é uma fase de inércia e sim de assimilação e preparação do novo ambiente.
•Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução, vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.
•Noite Cósmica que ocorre entre dois Períodos também não é um Período de inércia, e sim de assimilação e preparação. Quando isso ocorre o cosmo converte-se em ‘Caos’ novamente e partimos para um novo Período.
-Quais são as ajudas que tivemos das Hierarquias?
No trajeto da nossa Evolução tivemos muitas ajudas das Hierarquias Criadoras, algumas pertencentes a nossa Evolução e outras voluntariamente nos ajudaram. No primeiro capítulo do Gênesis essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma hoste de Seres duplos ou bissexuais. Vamos falar do primeiro lá no Período de Saturno.
Senhores da Chama; essa Hierarquia prestou grande auxílio à nossa Onda de Vida nos dando um germe de um Corpo e despertando em nós o Espírito Divino. Vale ressaltar que tal Hierarquia não tinha compromisso ou obrigação nenhuma, que os levasse a nos auxiliar, nem nos em nada poríamos acrescentar à evolução dos mesmos, nenhum novo conhecimento, nenhuma nova habilidade, aprendizado ou experiência, nada poderíamos acrescentar à essa elevada Hierarquia, seu auxílio foi desinteressado (aquilo que não se tem ganho, necessidade ou obrigação), sendo assim, seu auxílio foi essencial para nossa evolução.
Durante a 1° Revolução do Período de Saturno, os Senhores da Chama conseguiram implantar na vida evolucionante o germe do nosso atual Corpo Denso.
Esse germe foi se expandindo durante as próximas 6 Revoluções, onde obteve a capacidade de desenvolver os órgãos do sentido, especialmente o ouvido. Desde quando nos proporcionou o germe do Corpo Denso os Senhores da Chama se fizeram inativos em nossa evolução retomando somente no final do Período para, mais uma vez, nos ajudar. Na metade da 7° Revolução do Período de Saturno os Senhores da Chama se fizeram ativos novamente, nos proporcionado dessa vez o princípio espiritual mais elevado, despertando o Espírito Divino no ser humano.
No Período de Solar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Sabedoria. Os Senhores da Sabedoria, foram responsáveis por proporcionar o germe da Corpo Vital, estabelecendo a base para a futura evolução do ser humano. Durante o Período Solar, tivemos outra grande realização que foi a contraparte do Corpo Vital, foi o despertar do Espírito de Vida, isso foi feito por uma Hierarquia chamada Querubins. Neste Período o ser humano era análogo aos vegetais, a consciência dos seres humanos no Período Solar era semelhante a um estado de sono profundo. Nesse estado, não havia autoconsciência nem a capacidade de perceber o mundo externo de maneira consciente, como fazemos hoje. – Nesse estágio, a consciência humana estava em grande parte fundida com o ambiente ao seu redor. Não havia uma distinção clara entre o “eu” e o “não-eu”. Essa fusão com o ambiente é comparável ao estado de consciência das plantas, que vivem e crescem de acordo com os ritmos naturais, mas sem consciência própria ou Individualidade.
O foco principal no Período Solar era o desenvolvimento do Corpo Vital. Esse Corpo é responsável pelos processos vitais e pelo crescimento, e durante este Período, a Humanidade estava fortemente influenciada por essas forças vitais. – A consciência era, portanto, principalmente ligada às funções vitais e de crescimento, semelhante à vida das plantas, que são guiadas pelas forças do Corpo Vital. – Embora não houvesse autoconsciência, havia uma sensação básica de vida, um sentimento de vitalidade. Isso se manifestava como um tipo de percepção interna, uma sensação de estar vivo, mas sem a complexidade das emoções ou do pensamento consciente.
No Período Lunar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Individualidade.
Os Senhores da Individualidade foram responsáveis por proporcionar as “sementes” do germe de Corpo Desejos. Já outra Hierarquia chamada de Serafins nos proporcionou o despertar do Espírito Humano, a contraparte do Corpo de Desejos. Neste Período o ser humano era análogo aos animais pois possuía uma consciência e estava em um estado de sono com sonhos, onde havia uma percepção rudimentar de imagens e formas. No entanto, essa consciência era instável e fragmentada.
Os seres neste estágio podiam perceber imagens e formas, mas essas percepções eram vagas e fluidas, sem a clareza e a definição da percepção consciente atual.
Neste Período o foco principal do desenvolvimento era o desenvolvimento do Corpo de Desejos. Este Corpo é responsável pelas emoções e sentimentos. Os seres começaram a experimentar emoções primitivas e sensações, mas sem uma compreensão clara ou controle sobre elas.
A reconstrução do Corpo Denso, na Revolução de Saturno do Período Terrestre, teve a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente. Recebeu o primeiro impulso para a construção do Sistema Nervoso, onde começaram a se objetivar o Sistema Nervoso Voluntário e o Simpático. O Sistema Nervoso Simpático já havia sido obtido no Período Lunar, mas o Sistema Nervoso Voluntário foi exatamente no atual Período Terrestre. E por intermédio do Sistema Nervoso Voluntário, o Corpo Denso, que era um mero autônomo agindo somente em função de estímulos exteriores, como uma marionete, se transformou num instrumento extraordinariamente adaptável podendo ser guiado e governado pelo Ego, de dentro. Assumimos o controle.
O trabalho principal de tal reconstrução foi executado pelos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre, assim como as mais ativas do Período de Saturno foram os Senhores da Chama; no Período Solar os Senhores da Sabedoria e no Período Lunar os Senhores da Individualidade. O Período Terrestre é, sem sombra de dúvida, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau máximo o mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado, mais distante e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma. Se os Senhores da Forma é a Hierarquia predominante do Período, sugere-se que ela tenha despertado algo, dado alguma parte do nosso Corpo Denso ou nos proporcionado algum germe, sim ou não?
A grande pergunta é o que foi, e qual foi o germe que Senhores da Forma nos proporcionou? Além é claro de a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente.
Os Senhores da Forma não nos “deram” nada; nem germe e nem partes do nosso Corpo Denso. Eles nos dão (e a todas as Ondas de Vida que precisam) os ensinamentos para construirmos formas, sejam químicas, etéricas, de desejo e/ou de pensamento, e por isso são os responsáveis por todas as atividades no Período Terrestre.
Mas então se os Senhores da Forma não nos deram nenhum germe, nem parte alguma do nosso Corpo Denso? Isso quer dizer que no Período Terrestre não recebemos nenhum tipo de germe, o que além dos Senhores da Forma outra ou outras Hierarquias, também nos ajudaram com o despertar de algum germe, se sim qual foi esse germe e qual foi a Hierarquia?
Os Senhores da Mente, especialistas em matéria mental, nos deram o germe do veículo Mente aqui na 4ª Revolução do Período Terrestre.
Com esse acréscimo completamos a reconstrução final do Corpo Denso, ou ainda teremos a frente mais aperfeiçoamento, do e no, Corpo Denso?
Após recebermos o germe da Mente completamos a reconstrução final do Corpo Denso, capacitando-o a alcançar o mais alto grau de eficiência possível a tal veículo.
E quando fazemos uma Recapitulação podemos enxergar como fomos sendo preparados. Para tornamo-nos autoconscientes, sabemos que no Período de Saturno éramos inconscientes estando no nível de consciência correspondendo ao transe profundo No Período Solar éramos inconscientes correspondendo ao sono sem sonhos. No Período Lunar possuíamos a consciência pictórica correspondendo ao sono com sonhos. Somente no Período Terrestre obtivemos a consciência de vigília. Até aqui, aprendemos sobre as ajudas que recebemos e quando as recebemos. Porém precisamos ter um pouco mais de clareza em saberemos que parte do Período Terrestre essa consciência foi adquirida, logo que entramos no Período Terrestre ou no meio.
Quando chegamos exatamente aqui no Globo D do Período Terrestre, deu início as chamadas Épocas. Aqui é o ponto mais baixo da Involução e o início da Evolução. E foi exatamente aqui em uma das Épocas que os Senhores da Mente nos deram o germe do veículo Mente, na 4ª Revolução do Período Terrestre.
As Épocas se fizeram necessárias por um motivo, e qual foi esse motivo? Para uma recapitulação dos Períodos anteriores.
Qual o grande objetivo das Épocas? Devido a lei de espirais dentro de espirais, um novo passo nunca é dado antes que seja recapitulado todos os passos anteriores.
Em qual Época recebemos o Germe da Mente? O Germe da Mente começou a ser dado aos mais avançados da Humanidade no final da Época Lemúrica, mas o desenvolvimento e a manifestação de forma mais ampla da Mente ocorreram na Época Atlante. Antes disso, o ser humano era mais instintivo, funcionando sem razão desenvolvida, sem intelecto completo e sem consciência individual como conhecemos hoje. O cérebro estaria em formação há muito tempo, mas ainda não plenamente conectado à Mente racional.
• Na Época Polar → o ser humano tinha apenas algo equivalente ao Corpo Denso.
• Na Época Hiperbórea → desenvolveu o Corpo Vital.
• Na Época Lemúrica → desenvolveu o Corpo de Desejos (emoções e impulsos).
• Na Época Atlante → recebeu a Mente. Os “Senhores da Mente” teriam dado ao ser humano o “germe da Mente”, permitindo o surgimento da Individualidade e da autoconsciência. O grande marco foi que a partir daí:
– o ser humano passou a desenvolver razão;
– começou a pensar de forma individual;
– adquiriu consciência do “eu”;
– passou a escolher entre o certo e o errado;
– e iniciou o desenvolvimento intelectual.
“A Mente é o foco em que o Tríplice Espírito […] reflete-se no Tríplice Corpo.”. “O intelecto do ser humano teve sua origem durante o quarto Dia da Criação, o Período Terrestre em que vivemos agora, porque antes dele a vida do ser humano atual não tinha nem cérebro e nem Mente”.
Quem veio primeiro o cérebro ou a Mente? O cérebro físico surgiu antes da Mente racional completa. O cérebro seria preparado ao longo da evolução para depois receber o germe da Mente. Tudo, antes, existe uma preparação, uma construção.
No atual Período Terrestre o veículo mais Denso é o Corpo Denso. No Período de Jupiter será o Corpo Vital. No Período de Vênus será o Corpo de Desejos, e no Período de Vulcano será um Corpo Mental. E agora vamos dar uma olhada nas formas que hoje temos de alimentar e cultivar o atual e futuros Veículos.
•Mente Concreta → ligada aos desejos, emoções, sentimentos, interesse pessoal e pensamento voltado ao mundo material. A Mente Concreta está contaminada pelos desejos.
•Mente Abstrata → ligada às ideias puras, princípios universais, pensamento elevado, impessoal e espiritual. A Mente Abstrata trabalha acima da contaminação emocional que está a Mente Concreta.
•As atividades e disciplinas que ajudam no desenvolvimento da Mente Abstrata são: estudo da matemática, música elevada em harmonia, melodia e ritmo, meditação em assuntos elevados, Astrologia Rosacruz, estudo do Esquema de Evolução, pensamento ordenado e consecutivo, esforço mental contínuo, reflexão filosófica e espiritual.
O Pensamento Abstrato […] não está contaminado pelas emoções. A maioria da Humanidade é incapaz de se abstrair porque não formou a Mente Abstrata.
A imaginação surgiu como parte necessária do processo evolutivo do ser humano. Ela não apareceu por acaso, mas porque o ser humano precisava deixar de ser apenas um ser guiado automaticamente, para se tornar um criador consciente. No início da evolução, nos Períodos e Épocas já apresentados, o ser humano ainda não possuía pensamento consciente do Mundo Físico. Éramos autômatos, guiados em tudo. Sem a Mente, vocês acreditam que nós tínhamos a capacidade para criar algo, ‘sim ou não? Se sim, o que criávamos?
Nessa fase antiga, o ser humano criava inconscientemente apenas seus Corpos, mas ainda não conseguia pensar, experimentar ideias ou criar conscientemente no Mundo Físico.
Então surgiu uma necessidade evolutiva, acabou a involução e já tínhamos tudo o que precisávamos, agora era hora de começar a subir; desenvolver consciência, experimentar pensamentos, aprender a criar, desenvolver a Individualidade e crescer espiritualmente.
E para tudo isso acontecer, ocorreram mudanças profundas durante a Época Lemúrica e depois na Época Atlante. A principal delas foi a construção do cérebro e da laringe.
“A necessidade de se ter um instrumento, formou o cérebro.” O cérebro seria o instrumento da Mente para pensar no Mundo Físico, enquanto a laringe permitiria expressar os pensamentos. E para que isso fosse possível, parte de uma força precisou ser desviada. Qual foi essa força?
A força sexual criadora, da reprodução, direcionada para cima, onde formou o cérebro e a laringe. Foi nesse contexto que apareceram as duas grandes forças criadoras humanas.
– A imaginação passou a ser uma faculdade criadora do Ego, responsável por formar imagens mentais e permitir ao ser humano criar conscientemente. O ser humano deveria desenvolver a criatividade, invenção e a capacidade de transformação.
O gênio é a expressão de uma Mente divina e, em conexão com a imaginação, faz do ser humano um criador dentro de si mesmo.
Ou seja; a imaginação surgiu para tornar o ser humano um criador consciente, ela nasceu junto ao desenvolvimento da Mente, do cérebro e da Individualidade, foi necessária para o crescimento anímico e espiritual e, permitiu que o ser humano deixasse de agir apenas por instinto e começasse a criar novas possibilidades.
•Sem imaginação não existiria civilização humana
•Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens
•E tudo aquilo que a Humanidade construiu primeiro foi imaginado mentalmente, antes de se tornar realidade concreta.
Resumidamente:
A Mente é o instrumento de pensamento do Ego, funcionando como elo entre o espírito e os Corpos do ser humano. Ela permite raciocinar, formar ideias, adquirir consciência e direcionar a Vontade e a Imaginação para a criação e evolução do ser humano.
Imaginação é o poder do sexo feminino, e é ligada às forças lunares. É a força criadora da Mente, responsável por formar imagens, ideias e possibilidades que podem se manifestar na realidade. Ela foi desenvolvida para transformar o ser humano em um criador consciente, auxiliando sua evolução material, mental e espiritual.
Para saber mais, assista ao vídeo da 265ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Alquimia e Crescimento da Alma – Termo Rosacruz: Alma, em nosso canal do YouTube aqui:
265ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-10mai26-C.XVI-Desenvolvimento Futuro: Mente-Imaginação
________________________________________________________________________________________
Estudemos um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Vamos começar de baixo para cima, para melhor compreender o Termo Rosacruz: “Ego”.
Somos um ser composto que, quando estamos aqui renascidos somos um microcosmo composto dos seguintes instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Esses instrumentos se interpenetram, assim como no macrocosmo os Mundos se interpenetram.
•Assim, nós também somos um pequeno mundo, um microcosmo
•Nosso “Mundo Físico” é composto do Corpo Denso e Corpo Vital
•Nosso “Mundo do Desejo” é composto do Corpo de Desejos
•Nossa “Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento” é composto da Mente
•Cada um de nós somos um Mundo diferente e devemos ser respeitados como tal
Trabalharmos sobre os nossos Corpos através da nossa Mente para retirarmos dos nossos Corpos as lições que aprendemos.
Para isso nos alimentamos da Alma Consciente por meio da quintessência de todo trabalho executado por nosso Espírito Divino no Corpo Denso.
Nos alimentamos da Alma Intelectual por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito de Vida no Corpo Vital.
E nos alimentamos da Alma Emocional por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito Humano no Corpo de Desejos.
•do Corpo Denso: todas as nossas ações corretas, honestas e sinceras
•do Corpo Vital: toda a memória das ações retas praticadas e todos os bons hábitos formados
•do Corpo de Desejos: todos os desejos, sentimentos e emoções de fé, altruísmo, filantropia, serviço, amor
Damos o nome de Personalidade ao conjunto: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos
Damos o nome de Ego ao conjunto: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino
•E é através da Mente que podemos atuar nos nossos Corpos
•Ela é que transmite a nossa vontade para colocar em ação os nossos Corpos
•E é por ela que pedimos na Oração do Pai Nosso: livrai-nos do mal
Percebam nas figuras, que o Ego humano separado é segregado definitivamente dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato.
E vejam que unicamente nós possuímos a cadeia completa de veículos que nos correlaciona com todas as divisões dos três Mundos, ou seja, nos fornece a capacidade de funcionar em todas as Regiões desses três Mundos que compõe atualmente, o nosso campo de aprendizagem no “Ciclo de Nascimentos e Mortes”.
A figura acima deixa claro também que é o Ego que, por exemplo, move o Corpo Denso à vontade e não o Corpo Denso que governa os movimentos do Ego. Quanto mais estreitamente o Ego pode se pôr em contato com o seu veículo, mais pode dominá-lo e se expressar por seu intermédio, e vice-versa. Essa é a chave do nosso nível de Consciência de Vigília atualmente!
Para saber mais, assista ao vídeo da 266ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 1 em nosso canal do YouTube aqui:
266ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-17mai26-C.17-Método para o Conhecimento Direto_Ego-P.1
Continuemos o estudo de um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Ao contrário da ideia geralmente aceita, nós, Egos, somos bissexuais. Se fôssemos assexuais, o Corpo Denso seria necessariamente assexual também, por ser o símbolo externo de nós, um Espírito interno.
Isto explica o predomínio da Imaginação quando renascemos aqui como mulher e o poder especial que a Lua exerce sobre o organismo feminino.
E, também, explica o predomínio da Vontade quando renascemos aqui como homem e o poder especial que o Sol exerce sobre o organismo masculino.
Assim, aprendemos que fomos criados bissexuais, como um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui como Ego, e que, até a Época Hiperbórea deste Período Terrestre, quando renascíamos aqui na Região Química do Mundo Físico, cada um de nós era capaz de propagar a nossa espécie humana sem a cooperação de outro, como hoje é o caso de algumas plantas.
Cada um de nós é um Espírito Virginal, criado “à imagem e semelhança de Deus”, como estudamos na Bíblia. Quando, em um Esquema de Evolução, nos manifestamos, somos um Ego. Assim, um Ego é um Espírito Virginal Manifestado durante um Esquema de Evolução.
Antes do início de sua peregrinação através da matéria, nós, o Espírito Virginal, nos encontramos no Mundo dos Espíritos Virginais, o mais próximo ao mais elevado dos sete Mundos. Possuíamos a Consciência Divina, mas não consciência de nós mesmos. A Consciência Divina, o Poder Anímico e a Mente Criadora são faculdades que se adquirem pela evolução.
Vamos ver a Composição do Ego em cada Período na parte da Involução desse Esquema de Evolução:
– Na 7ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos somente do Espírito Divino
– A partir da 6ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino e do Espírito de Vida
– A partir da 5ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano
– Daqui para frente, nossa manifestação se completou como um Tríplice Espírito
Durante a Involução, as Hierarquias Criadoras nos ajudaram a despertar a atividade do Tríplice Espírito, que é o que somos; um Ego, para construirmos o nosso Tríplice Corpo e adquirirmos a ligação por meio da nossa Mente, que também nos foi dada.
Empregando a linguagem bíblica, no “sétimo dia Deus descansa”. O que isso significa?
Que agora, durante a parte “Evolução” desse Esquema de Evolução, devemos trabalhar por nossa “própria salvação”. Nós, o Tríplice Espírito, devemos completar a Obra do Plano iniciado por Deus.
Os nossos três aspectos Divinos, ou seja, nossos três veículos divinos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, estão em atividade durante toda a parte “Evolução”, mas a atividade principal de cada aspecto é desenvolvida em cada Período particular.
A Obra que ali executará será seu trabalho especial. Vamos ver com detalhes o nosso trabalho, o trabalho do Ego nos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano:
– Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Humano no Período de Júpiter.
Por quê? Porque o Espírito Humano, despertado durante a Involução no Período Lunar, é o Período correspondente ao Lunar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Júpiter trabalharemos conscientemente.
Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito de Vida no Período de Vênus.
Por quê? Porque o Espírito de Vida, despertado durante a Involução no Período Solar, é o Período correspondente ao Solar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja; os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vênus trabalharemos conscientemente.
E trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Divino no Período de Vulcano.
Por quê? Porque o Espírito Divino, despertado durante a Involução no Período de Saturno, é o Período correspondente ao de Saturno no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vulcano trabalharemos conscientemente.
Deus se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Como fomos feitos a sua imagem, também nos manifestamos em três aspectos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.
Deus se manifesta quando está criando, como agora, um Sistema Solar (e torna-se três aspectos).
Nós nos manifestamos quando estamos aprendendo no que Ele está criando, como agora nesse Esquema de Evolução (nos tornamos em três aspectos). Assim: “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe contradição alguma em atribuir multiplicidade a Deus. Não pecamos contra a “unidade” da luz por distinguirmos as três cores primárias em que se divide.
Reparem que Deus, o Arquiteto do nosso Sistema Solar, Fonte e Meta da nossa existência, se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Não são três Seres, senão três Atributos de um só Ser. Quando este Ser, em Sua permanente atividade, põe em Manifestação mais densa, com o propósito de criar e crescer, eles se manifestam em: Vontade, Sabedoria e Atividade.
À semelhança de Deus, nosso Criador, nós fomos criados a Sua imagem e semelhança temos três atributos, ou emanações de Deus, que são: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, respectivamente; três aspectos de Uma mesma divindade interna, nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui). Assim, nos manifestamos de forma tríplice, isto é, Consciência (Pai), Vida (Filho) e Forma (Espírito Santo). Não são três “pessoas”, senão três manifestações de uma só “pessoa”. Se faltasse uma destas três manifestações não poderíamos evoluir, mostrando assim que depende de uma cadeia completa de veículos correspondentes aos atributos superiores.
Resumindo então:
Deus se manifesta de forma tríplice:
Juntos formam a Santíssima Trindade
Nós Espíritos Virginais também nos manifestamos de forma Tríplice:
Vamos resumir o nosso trabalho, como Espírito Virginal que somos, desde a nossa manifestação como Ego, o despertar de cada um dos nossos veículos divinos, a aquisição e desenvolvimento de cada Corpo, a produção do alimento que desenvolve cada um dos nossos veículos divinos que são as respectivas Almas e o objetivo final de tudo isso.
Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Tríplice Corpo, ao qual está ligado pelo elo da Mente. Este trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.
A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.
Ou em outras palavras: o Tríplice Espírito através da Mente, governa um Tríplice Corpo, que é emanado de si mesmo para obter experiências. Este Tríplice Corpo, o Espírito transmuta para uma Tríplice Alma, sobre a qual nós nos nutrimos da impotência para a Onipotência.
“Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará obras ainda maiores, porque eu vou para o Pai.” (Jo 14:12). Entre os poderes que Cristo Jesus possui, como temos conhecimento através de Sua obra, estavam a clarividência, profecia, ensino, cura, expulsão de demônios e o controle dos elementos.
Por fim, lembremo-nos que durante a fase de Involução, nesse Esquema de Evolução, progredimos através da formação e aperfeiçoamento dos nossos Corpos, mas a partir da fase de Evolução dependemos do crescimento da Alma, isto é, da transformação dos nossos Corpos em Alma. A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força dos nossos Corpos.
Esse é o caminho que todos nós seguimos da Impotência para a Onipotência.
Para saber mais, assista ao vídeo da 267ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 2 em nosso canal do YouTube aqui:
267ª Reunião Dominical FRC em Campinas SP 24mai26 C 17 Conhecimento Direto Ego P 2
Estudemos um Termo Rosacruz que aparece no texto sob estudo e que deve ser muito bem compreendido por nós, a fim de distinguirmos bem a que “Deus” realmente estamos adorando e buscando seguir.
Como definimos o Deus de Raça? É uma das funções de Jeová, o mais elevado iniciado do Período Lunar.
Jeová pertence a Onda de Vida dos Anjos. Alcançou o mérito de ser o atributo Espírito Santo de Deus.
Ele é o criador e Regente das Religiões de Raça. E nos guiou, no passado, por meio de Religiões Separatistas. Jeová dividiu a Humanidade em diferentes povos, colocando cada um sob a direção de um grande Arcanjo, com a função de Espírito de Raça (um Arcanjo). Nós ainda não tínhamos desenvolvido Consciência Espiritual suficiente para agir de acordo com a vontade do Pai, e não conseguíamos controlar nossos desejos. Por isso surgiu a primeira ajuda para a Humanidade se voltar para Deus, cultivando a espiritualidade: as Religiões de Raça!
O que são Religiões Separatistas? São aquelas focadas em regras e divisões baseadas em raças, nações ou dogmas exclusivos – também chamadas de Religiões de Raça.
O que são Religiões de Raça? Religiões criadas por Jeová e praticada pela Humanidade. É baseada nas Leis Jeovísticas, por exemplo: “Olho por olho, dente por dente”. Os Dez Mandamentos resumem essas Leis.
Como as Religiões nos educavam? De “fora para dentro”. Por meio das Leis, do temor a Deus e da punição, nos ensinando a controlar nossos desejos. As Leis nos ajudavam a perceber quando pecávamos, ou seja, quando fazíamos algo errado — algo contra as Leis de Deus. Esse processo nos ajudou a desenvolver o controle sobre os nossos desejos e na evolução da nossa Consciência.
Já nos libertamos dos Espíritos de Raça? Não – até agora, a maioria de nós está sob a influência do dominante Espírito de Raça e das reminiscências que muitos criaram a partir deles: Espírito de Tribo e Espírito de Família.
E quando nos libertaremos? A Bíblia diz que a Lei nos foi dada até que o amor de Cristo viva em nós e direcione nossas ações, ou seja, até que o Cristo Interno nasça e se desenvolva em nós, tornando assim a Lei externa desnecessária, pois a Lei estará dentro de nós!
As Religiões de Raça foram etapas necessárias de preparação para a vinda de Cristo. Todas elas apontavam para a vinda de um grande Ser que traria uma nova forma de Evolução. Cristo veio com a missão de superar a separação entre os povos e promover a Fraternidade Universal.
268ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-31mai26-C.17-Conhecimento Direto_Deus de Raça
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há sim um grande perigo de praticarmos a Clarividência involuntária ou negativa, seja para conhecer os Mundos invisíveis (Mundos espirituais), seja para trabalhar diretamente neles.
Afinal, quando estudamos o assunto sobre desenvolvimento da visão espiritual não há nada de simbólico, nem se refere a algo vago – como um estado de êxtase ou coisa semelhante.
O que há, de fato, é o desenvolvimento de uma faculdade real, tal como temos a visão física, pois a visão espiritual é tão necessária à percepção dos Mundos espirituais e à verdadeira compreensão das condições suprafísicas, como o é a visão física indispensável a uma mais ampla compreensão das condições materiais (ou seja, aqui na Região Química do Mundo Físico).
Agora, somos alertados nos Ensinamentos Rosacruzes, para que não confundamos a visão espiritual (ensinada aqui) com a Clarividência desenvolvida de uma maneira involuntária ou negativa, pois nessa há a dependência de um estado negativo da nossa Mente (ou seja, a nossa disposição em nos deixar levar, seja pela possessão do nosso Corpo Denso, seja por seguir as “orientações” de um irmão ou uma irmã desencarnada).
Nesse caso tais irmãos e irmãs “clarividentes” podem ser comparados às pessoas presas “em seus cavalos sem selas e com as rédeas soltas, ou seja, são levadas de um lado para outro, à vontade dos cavalos”. Nesse caso é um grande perigo!
Esse grande perigo também ocorre em certas fases de Clarividência negativa que são desenvolvidas com o uso de drogas, instrumentos materiais, assim como por meios de exercícios respiratórios
E por quê? Porque em todos esses casos de Clarividência negativa ou involuntária, não está sob controle do Ego (o dono do Corpo Denso e todos os veículos que ele usa aqui, renascido)!
Aprendemos que um Clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, nunca está preso!
Ele pode ver ou deixar de ver à sua vontade, com segurança, diretamente (sem intermediários). Ele é dono das suas faculdades espirituais. Ele não é escravo de nada nem de ninguém.
Na Fraternidade Rosacruz aprendemos a usar apropriadamente os poderes espirituais que possuímos.
É por isso que aqui podemos realizar atividades espirituais ainda maiores.
Para isso contamos com o auxílio diretos dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.
Usando o método deles tornamos a nossa visão espiritual latente em dinâmica.
Só assim, como uma grande compreensão espiritual, é o que tornamos valiosa a aplicação da Clarividência voluntária como um fator da nossa evolução, e muito segura!
O método começa trilhando um Caminho de Preparação, que nada mais é do que Treinamento Esotérico preparatório.
Essa parte antecede o Caminho da Iniciação Rosacruz, onde aplicamos o que aprendemos antes e continuamos a aprender para seguir adiante em outros patamares.
Para isso precisamos aplicar muito da nossa força de vontade, persistência, perseverança, devoção, observação, nosso discernimento e muito, mas muito, na prática do que aprendemos aqui, por meio do “serviço amoroso e desinteressado”.
Seguindo esses passos o Estudante Rosacruz, capacitado e treinado, trabalha nos Mundos espirituais e traz todo o conhecimento adquirido para aplicar aqui no seu cotidiano, aumentando sua eficiência no “servir”, na colaboração com o Plano de Salvação do Cristo e, assim se tornando um Auxiliar Invisível Consciente.
Façamos do modo correto, sem queimar etapas, sem querer pular níveis (claro, aqui não se consegue!), “tudo tem o seu tempo e a sua hora”.
Façamos tudo conscientemente!
Pois há uma máxima oculta Rosacruz que diz: “não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”
A Fraternidade Rosacruz nos ensina tudo sobre a continuação da nossa vida, quando mais uma vez morremos aqui, na Região Química do Mundo Físico!
Depois que morremos (e isso só ocorre após o rompimento do Cordão Prateado) passamos para o Purgatório (situado nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo), depois Primeiro Céu (nas 3 Regiões superiores), depois Segundo Céu (nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Pensamento – Região Concreta) e, finalmente, no Terceiro Céu (nas 3 Regiões superiores do Mundo do Pensamento – Região Abstrata).
No Purgatório permanecemos cerca de 1/3 da vida que vivemos aqui em nossa vida recém-finda (depende, claro, da quantidade de mal que fizemos aqui “por querer ou sem querer”). Lá iremos ver e viver tudo o que fizemos de mal para os outros aqui na Terra, com uma intensidade de sofrimento e de dores triplicada em relação ao que provocamos aqui. Por quê? Porque isso confere a qualidade da retidão que atuará para o bem e a repulsão para o mal em nossas vidas futuras. Assim, cria a consciência para nas próximas vidas termos a chance de não repetir o erro e sublimar, criando a virtude que se opõe ao vício.
O Primeiro Céu é onde a quintessência do que produzimos como consciência no Purgatório se incorpora no Átomo-semente do Corpo de Desejos. Aqui o bem que fizemos na vida recém-finda, é à base dos sentimentos que revivemos.
O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto.
A vida no Segundo Céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O Ego assimila os frutos de sua última vida terrena e prepara o ambiente para uma nova existência física.
É o nosso verdadeiro e lindo lar. Temos lá uma intensa e importante atividade, nos preparando para o nosso próximo Renascimento aqui no Mundo Físico. Preparamos as condições terrestres mais apropriadas para o nosso próximo passo de progresso, o retorno à Terra. Trabalhamos aqui junto aos Espíritos da Natureza para alterar a aparência, a fauna e, também, a flora da Terra, de maneira a proporcionar um ambiente ao redor, requerido para o próximo passo em direção à perfeição, e até para ajudar na construção de novos Corpos.
O Terceiro Céu está localizado na mais elevada Região do Mundo do Pensamento, ou seja, a Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aqui por meio da harmonia inefável desse Mundo superior, se fortalece para sua próxima imersão na matéria.
Depois de estar lá por algum tempo, temos o desejo de novas experiências, com a contemplação de um novo nascimento, feito com a ajuda dos Anjos do Destino. Estes evocam uma série de quadros ante a nossa visão, ou seja, um Panorama da próxima vida que nos espera. Este Panorama, claro, contém somente os acontecimentos principais, temos a plena liberdade quanto aos detalhes.
_________________________________________________________________________________________
A origem da Ordem Rosacruz, conforme Max Heindel, se inicia no passado distante, no início do Período Terrestre, mas seu arquétipo já se manifesta 3 Períodos antes do nosso Período Terrestre.
A Ordem Rosacruz é uma antiga Fraternidade Mística fundada em 1313 por um elevado ser espiritual com o nome simbólico de “Christian Rosenkreuz”; Cristão Rosacruz.
Sua missão é preparar uma nova fase da Religião Cristã Esotérica para ser utilizada na próxima Era, a Era de Aquário, que se aproxima, pois, à medida que o Mundo e o ser humano evoluem, a Religião também deve evoluir.
Existem 7 Escolas de Mistérios (ou Iniciações) Menores, no qual a Ordem Rosacruz faz parte, e 5 de Mistérios (ou Iniciações) Maiores. Todas fazem parte de um líder central que é chamado “O Libertador”.
A Ordem Rosacruz é destinada para os ocidentais, enquanto as outras 6 escolas são destinadas para os povos do oriente e do sul do oriente. As 5 Escolas de Mistérios Maiores são constituídas pelos graduados nas Escolas Menores.
O Templo da Ordem Rosacruz fica na Região Etérica do Mundo Físico. O Estudante Rosacruz tem acesso a ele a partir do nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, que se alcança a partir da Primeira Iniciação Menor.
A Fraternidade Rosacruz, que promulga os Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico, foi fundada em 1911 por Max Heindel.
Ele foi incumbido, por um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, de tornar público parte dos Ensinamentos Rosacruzes, que antes eram conhecidos e divulgados apenas num círculo fechado e de forma simbólica.
Os Ensinamentos Rosacruzes são inteiramente Cristãos, buscando tornar a Religião Cristã Esotérica um elemento vivo na sociedade, e conduzir a Cristo aqueles que não conseguem encontrá-Lo somente pela fé dogmática, mas que, como ensina S. Paulo, constrói e pratica a fé racional, a fé alimentada por obras, atos e ações bons de serviço ao próximo.
A Fraternidade Rosacruz é ‘Uma Associação Internacional de Cristãos Místicos’.
Existe uma diferença enorme em uma associação, que é totalmente voluntária, e uma organização que prende seus sócios por juramentos, promessas e coisas do tipo.
Os Estudantes Rosacruzes que alcançaram o nível de Probacionistas sabem que a promessa que fazem é uma promessa a eles mesmos e não à Ordem Rosacruz.
Na Fraternidade Rosacruz, o Estudante Rosacruz não tem mestre, guru, instrutor ou quaisquer outras pessoas que diria ser responsável pelo desenvolvimento espiritual dele.
E qual é a relação dos Irmãos Maiores com os Estudantes Rosacruzes? Eles são nossos amigos e professores e nunca exigem – sob nenhuma condição – obediência a qualquer regra que seja. A partir do nível de Probacionistas, no máximo eles nos advertem, nos deixando livres para seguir ou não tal sugestão lançada no nosso campo egóico.
Cura Definitiva das Nossas Doenças e Enfermidades: Atacando a Causa e não os Efeitos
Todos nós um dia ficamos doentes ou enfermos.
Muitas vezes temos que enfrentar duras provas, dores fortes, muitas limitações, incertezas, enfim, fases difíceis, mas temos que enfrentar.
Ter um desejo sincero de passar essa fase sabendo os porquês, das transgressões nas Leis de Deus que fizemos, e buscar ajuda, muito nos ajuda!
Pedir ajuda para que alcancemos a Cura definitiva – atacando a causa e não os efeitos – (a Fraternidade Rosacruz conta com um Departamento de Cura) é, efetivamente, contatar com o que há de mais elevado em nós, é se sintonizar com a Luz Divina e a vibração de harmonia que rege a vida interior de cada um de nós.
O nosso Corpo Denso é o Templo de Deus, mas sabemos que é bem limitado (devido as nossas imperfeições). Precisa ser bem cuidado tanto no físico quanto no espiritual.
Nesses momentos devemos recordar que as provas, as doenças e as dúvidas que nos atormentam, têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser.
E, também, mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do “Eu Superior”, e viver na Luz com autenticidade, verdade e abnegação (a famosa auto-renúncia).
Ao estudarmos e entendermos a Lei de Causa e Efeito, já damos um passo largo para sabermos passar essas provas.
As nossas provas, as nossas doenças (que nós mesmos ativamos!) sempre nos ajudam a compreender melhor a razão profunda delas e aceitá-las, porque sabemos que elas são o resultado, doloroso muitas vezes, de erros e hábitos negativos que cometemos no passado.
A chave de toda evolução é a experiência, e todos nós somos livres para escolher a maneira como as assimilamos, como as tornamos partes integrantes da nossa consciência.
É possível originar grandes e boas transformações em nossas vidas e no nosso meio.
Precisamos viver na Luz e “Deus é Luz”, tenhamo-lO como nosso aliado, façamos sempre muitas orações, falemos sempre com Ele, sejamos humildes.
Tenhamos a compreensão dos fatos que nos levaram a adoecer, a passar por duras provas, pois tivemos sim a ausência da Luz, da harmonia, da simplicidade, da falta de servir, e, claro, porque transgredimos as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.
Lembremos também que fomos corajosos (lá no Terceiro Céu) ao escolher nossas provas, nossas doenças, nossas dificuldades, nosso Espírito teve coragem e fé suficientes para aceitar enfrentar os problemas que agora parecem terríveis.
Temos em nosso interior o Poder de Deus que está focado e canalizado para nós, somente aguardando que o reconheçamos e o utilizemos. Tudo o que desejamos ardentemente atingir é possível e requer apenas esforço e persistência da nossa parte.
Tudo tem uma causa e um efeito, nada é gratuito no Universo.
O aperfeiçoamento, a saúde, a regeneração, a paz, requerem esforço e persistência.
Mantenhamos firmes de que estamos sob a proteção divina.
Sigamos sem receio as linhas que nós mesmos traçamos, certos de que todas as nossas dificuldades passam, são momentâneas, tudo no tempo de Deus, então façamos bem a nossa parte.
Mantenhamos firmes e confiantes no auxílio espiritual que invocamos, e que nos é concedido sempre que fizermos um esforço para vivermos com simplicidade, na verdade, com muita tolerância e sem egoísmo, mas também com muita fé.
Quando estudamos o tempo anterior à primeira vinda de Cristo até aqui, entre nós, verificamos que o altruísmo em qualquer sentido da palavra era desconhecido. Havia sim um materialismo muito grande e uma cristalização enorme em muitos que viviam Religiões que foram moldadas para privilegiar uns e excluir outros.
As pessoas só pensavam em si mesmas, eram gananciosas, indiferentes e egoístas.
E o que é realmente ser altruísta, como o Cristianismo Esotérico nos ensina?
Primeiramente é priorizar o bem-estar dos outros, está associado à generosidade e à solidariedade. É agir com empatia, é “ver” o outro, ou seja, é ajudar nossos irmãos e nossas irmãs, sem distinção, servindo a Divina Essência oculta em cada um de nós, que nada mais é do que a base da Fraternidade.
É sempre fazer ao irmão ou a irmã exatamente o que gostaríamos que fizesse com a gente, independentemente de como eles realmente fazem!
É a disposição ou comportamento de agir em benefício de outras pessoas, de uma forma totalmente amorosa e desinteressada, ou seja, sem esperar recompensas, retribuições ou qualquer benefício pessoal e muito menos material.
É compartilhar recursos com pessoas do seu convívio, quer sejam eles em termos financeiros, materiais, de habilidades ou até mesmo um pouco do seu tempo, sempre priorizando o bem-estar dos outros, jamais colocando seus interesses em primeiro lugar.
Há tantas maneiras de ser altruísta; podem ser em pequenos gestos cotidianos, trabalhos voluntários, doações filantrópicas, até cumprimentar colegas de trabalho com um sorriso, cumprimentar vizinhos, pessoas na rua, na caminhada, ouvir as pessoas.
Ser altruísta é sentir amor Crístico pelo próximo, é amar a todos como irmãos e irmãs, mesmo tendo recursos financeiros, jamais se sentir melhor que as outras pessoas, praticando, aqui, o que Cristo nos ensinou: “Aquele que quiser ser o maior dentre vós, seja este o servo de todos”.
Com a presença do Cristo, hoje nosso único Ideal, aqui na Terra, os raios benéficos foram atraídos, e lentamente, mas com segurança, as boas vibrações começaram a se manifestar, o amor e a generosidade começaram se fazer mais presentes, mesmo que muitos de nós teimam em não perceber (“tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não escutam”). À medida que crescemos espiritualmente, que fazemos o bem pelo simples prazer de fazer o bem, de ajudar, de servir, damos mais um passo no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, absorvemos uma quantidade cada vez maior da Luz de Cristo, e, em troca, consequentemente aumentamos nossa Luz, nossa Aura.
Não deixemos passar nenhuma oportunidade de ser altruísta, estejamos sempre atentos! Todos temos algo de bom dentro de nós, então podemos e devemos ser altruístas.
******************************************************************************************
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?
É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e
https://www.instagram.com/frc_max_heindel
1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?
Resposta: Ou já renasceu inúmeras vezes no Oriente e, depois de aprender todas as lições inerentes à Corpos e veículos feitos para viver naquelas vibrações, alcançou o processo de renascer no Ocidente, construindo Corpos e veículos feitos para viver nessas vibrações mais elétricas e próximas à Era de Aquário. Ou quando todo o Campo de Evolução, a Terra, estava naquele momento da evolução que hoje encontramos somente na parte Oriental (Época Lemúrica e Atlante) aprendeu todas as lições dessas 2 Épocas. Nesse último caso não precisou renascer atualmente no Oriente e segue par e passo na Época Ária.
A atração de muitos irmãos e irmãs para com movimentos e Religiões orientais são explicados pela Fraternidade Rosacruz, por vários motivos. Os principais são: reminiscências das vidas passadas que tentam a pessoa e, caindo na tentação, renunciam a aprendizagem das lições que ela mesma escolheu no Terceiro Céu, e buscam reviver o que já aprendeu (é mais cômodo, confortável e dá uma ilusão de “progresso espiritual”). A segunda é a mesma que levam irmãos e irmãs no Ocidente buscarem o desenvolvimento negativo espiritual, a mediunidade, os búzios, o tarô, o reiki, a bola de cristal, a borra de café, as entranhas de animais, os rituais de sacrifícios (animal ou humano), os vudus, as bruxarias, a magia negra. Todos esses meios nós já passamos em nossos momentos evolutivos passados na Época Atlante. Sabemos fazer, e sabemos o quanto mal isso provoca (pois já fizemos o mal e já sentimos o mal), mas é muito mais fácil fazer do que buscar o conhecimento direto Cristão e caminhar somente no bem. Assim, muitos caem no caminho “mais fácil” e iludidos, utilizando a astúcia até para dizer que “fazem o bem”, gastam sua vida aplicando o que já aprendeu e o que, agora, é prejudicial para quem pratica e para quem participa.
2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?
Resposta: Primeiro de tudo, não existem “infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião”! Aprendemos na Astrologia Rosacruz que determinar o estado de uma pessoa somente por uma configuração ou posição de Astro ou de Signo é cometer um erro gigante, ou demonstra que não conhece a Astrologia Rosacruz. A questão de ter vivido em vidas passadas condições de “trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio”, é determinada por várias configurações e posições de Astros e Signos, e somente o levantamento de todo o horóscopo é que conseguimos determinar isso e qualquer outro tipo de comportamento.
Tomemos cuidado quando utilizamos o conceito “cármico” em uma Escola de Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que, por ser Cristã, advoga a doutrina do Perdão dos Pecados, oposta à Escolas Orientais que advoga o karma (sem a opção de exercer essa doutrina nos trazida por Cristo na sua primeira vinda).
3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?
Resposta: A questão aqui é o nível de consciência. O nosso é de Consciência de Vigília que, por deficiência nossa no seu uso, causa o desgaste do nosso Corpo Denso e, consequentemente, a necessidade de revitalizá-lo todas as noites.
Na Fraternidade Rosacruz é nos ensinado a buscar o domínio próprio que nada mais é do que utilizar o Corpo de Desejos de modo a populá-lo somente com material das três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Ao conseguir isso não há mais “desgaste do nosso Corpo Denso”. Por exemplo, um Irmão ou Irmã Leiga dorme, em média, de 1 a 2 horas por noite e se sente tão restabelecido ou restabelecida quanto uma pessoa adulta que dorme 8 horas de um sono tranquilo!
Já os nossos irmãos menores, os animais, possuem um nível de consciência chamada de Consciência de Sono com Sonhos e que não resulta nesse desgaste.
4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?
Resposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez, e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de Humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (como os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.
5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?
Resposta: nossos irmãos e nossas irmãs do Oriente ainda estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Involução. A direção aqui é “para baixo e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico (dê uma pesquisada na internet em vários povos daquela parte e veja a enorme dificuldade que eles têm em lidar com esses materiais sem ter que ter vidas miseráveis, cristalizadas, confusas em termos de espiritualidade, improdutivas e muitas vezes escravizantes).
Já nossos irmãos e nossas irmãs do Ocidente – na qual estamos incluídos, pois escolhemos renascer nessa porção do Campo de Evolução que chamamos de Terra – estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Evolução. A direção aqui é “para cima e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Etérica do Mundo Físico.
Note: é impossível “comparar” os dois tipos de ensinamentos espirituais. Some-se a isso que a Religião que um irmão ou uma irmã da porção ocidental desse Campo de Evolução deve aprender, praticar, desenvolver e se realizar espiritualmente é a mais elevada, a disposição que é a Religião do Filho, a Religião Cristã.
Já nossos irmãos e nossas irmãs da porção oriental desse Campo de Evolução ainda estão aprendendo as lições da Religião do Espírito Santo, as Religiões de Raças Jeovísticas. Quanto a comparação que você tenta fazer é mera especulação, perda de tempo ou reminiscência de nossos renascimentos anteriores que pode levar somente a alguma satisfação momentânea intelectual, mas que não acrescentará nada na busca do nosso desenvolvimento espiritual.
As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.
A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.
A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.
O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.
Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?
Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.
Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.
O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.
Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:
1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);
2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;
3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)
…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.
O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.
As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/
**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

Desde o momento em que suas pálpebras de bebê se abriram pela primeira vez para este mundo maravilhoso de beleza ao seu redor, ela foi o ídolo de corações amorosos — pais afetuosos, irmãos dedicados, amigos leais. Ela parecia ter sido criada para a felicidade — para amar e ser amada.
Seu corpo fora moldado pela mão de um artista, bela de rosto e forma, acompanhada de uma natureza profunda, ardente, verdadeira e, acima de tudo, aquele poder misterioso, o magnetismo pessoal, que inconscientemente atrai e mantém cativos todos os corações dentro do alcance do seu círculo. Apesar de tudo isso, ela viveu sua vida, no verdadeiro sentido, sozinha — contudo, não totalmente sozinha; ela vivia em um reino ideal feito por ela própria, pois ela nasceu já uma artista e musicista nata — uma idealista.
Em grande parte do tempo ela habitava a “Solidão da Alma” e quando em companhia, embora fosse muito sociável, sua conversa raramente dava qualquer indício do jardim encantado no qual vivia e construía seus castelos de ar.
Em um dia de verão, tendo a Mãe Terra coberta de verde como seu leito, sombreada pelos ramos pendentes do seu carvalho gigante e favorito, lar de um pássaro zombeteiro que derramava sua melodia fluida, ela permanecia deitada e sonhadora, observando as grandes nuvens ondulantes, brancas e felpudas como bancos de neve flutuando através do espaço azul, ilimitado e impenetrável, enquanto sua alma se esforçava intensamente para penetrar nos mistérios além dele.
No silêncio do crepúsculo místico, quando o grilo entoava seu canto melancólico e as miríades de estrelas cintilantes surgiam sobre o escuro dossel púrpura lá em cima, como diamantes espalhados por uma mão invisível, todo o seu ser se lançava em anseio por aquele “Algo” — indefinível, porém insistente, que ela soube intuitivamente ser sua herança divina.
As vibrações harmoniosas de som da Natureza eram para ela como uma música das esferas celestiais: o tamborilar das gotas prateadas de chuva, o tilintar do riacho murmurante, o vento suspirante, o mar com seu som, o rugido da catarata, as reverberações profundas do trovão… Tudo isso era, para ela, notas da Orquestra Eterna.
O mundo inteiro era, para ela, a Galeria de Arte de Deus. Toda a beleza da Natureza, suas montanhas enevoadas e veladas de púrpura, suas poderosas florestas com sua estranha melodia sussurrante, o mar entrelaçado com os raios cintilantes do luar, o glorioso pôr do Sol com o céu em chamas carmesins, douradas e púrpuras, desvanecendo-se nos tons opalinos de rosa, âmbar e lavanda — ah, tudo falava à sua alma do Infinito, do Desconhecido, pois “é da nebulosa terra de sombras do desconhecido que os Anjos vêm trazendo alimento às almas dos seres humanos”.
Da riqueza de sua natureza interior ela deu ao mundo incontáveis obras-primas de grandeza, beleza e emoção intensa, ajudando muitos a trazer à expressão seus poderes artísticos latentes; mediante seu toque mágico, vibrante com a melodia, ela encantava seus ouvintes, que eram balançados como juncos pela brisa de verão.
Assim, sua donzelice e jovem feminilidade terminaram com uma nota ocasional de tristeza e desapontamento mesclada ao seu “Salmo da Vida”[1]. Mas à medida que o tempo avançava, um a um ela via cada sonho e ideal da sua brilhante manhã acabar, cada castelo no ar se desfez, cada esperança acalentada ela viu murchar sob o sol escaldante do Saara e, por fim, as nuvens e sombras da aflição a envolveram até que não restasse sequer o mais tênue filete prateado; — como um mergulhador humano, ela havia sondado as mais íntimas profundezas da amargura mental e da angústia; havia sorvido “o cálice de absinto e fel” até as suas borras mais amargas… Um desespero negro se instalou nela como um sudário; verdadeiramente, ela se tornara uma mulher “de dores e familiarizada com a angústia e o sofrimento profundos”[2]. Seu sofrimento físico, muitas vezes, quase rompeu o Cordão Prateado e a alma, atormentada e aprisionada, ansiava e rezava pelo “Mensageiro Sombrio” que lhe concederia libertação. Mas tal fim não estava destinado a ela. As Leis de Deus operam perfeitamente. O que uma alma aprende, nada no Universo pode extrair dela.
Por meio da orientação de poderes invisíveis, ela foi conduzida a um Curador Auxiliar Invisível onde, tanto sua cura espiritual quanto a etérica foram realizadas (de modo que a parte física ela conseguiu restaurar) — uma foi chamada de “cura milagrosa”, pois essa alma havia sido uma errante afastada da Casa do Pai, tateando cegamente na escuridão em busca do Caminho que a levaria aos portais do seu Lar Celestial, ansiando por se reunir com o grande Espírito Divino do qual é uma Centelha, desejando o amor do Pai como “a agulha magnética anseia pela pedra-ímã que a atrai”; e quando o Portal fechado se abriu de par em par, uma torrente de luz brilhante e dourada irrompeu, envolvendo-a com sua glória sobrenatural — “a Luz reivindicou o que Lhe pertencia”, marcando um momento de profunda transcendência espiritual. A intensidade dessa iluminadora Luz de Amor era tão avassaladora que o próprio ar vibrava com ela, seu cérebro e nervos, seu sangue e músculos, todo o seu ser estremecia em uníssono com ela. Então se seguiu o êxtase devoto, o voo ascendente do Espírito aos Reinos espirituais, “vendo e comungando com o indizível”, onde veio a ela a plena percepção de que era um Ego (ou seja, um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui) —, que ela era parte de Deus, que não poderia haver morte e que ela havia alcançado a unidade com essa Fonte Divina de todo ser, onde lhe foram revelados os mistérios da Vida e do Ser, o propósito da dor e do sofrimento. Com esse conhecimento vieram a exaltação moral, a elevação intelectual e um sentimento indescritível de júbilo.
Após o desvanecer dessa maravilhosa visão, ao retornar ao mundo objetivo, permaneceu aquele raio de Luz, firme, raro e inefável, “além de todos os sinais, descrição ou linguagem”. Uma paz e alegria infinitas encheram o seu coração; ambições mundanas, cuidados e ansiedades morreram à luz da gloriosa verdade que lhe fora revelada e em seu lugar nasceu o desejo constante e o poder dinâmico de conduzir outros ao Caminho da Vida que ela encontrou: “ir adiante e levar sua paz consigo” para que também pudessem conhecer a alegria e a “paz que excede todo entendimento”[3] — para cumprir aquilo “para o qual ela fora enviada”.
Ao lançar um olhar retrospectivo sobre as tristezas e angústias profundas, decepções e experiências terríveis da sua vida passada, ela as reconheceu como degraus, apenas um meio para um fim: prepará-la e conduzir a uma vida ainda mais elevada – inspirá-la a algo ainda mais nobre e melhor em sua obra futura, melhor do que tudo em seu passado. Ela é capaz de considerar aquilo que parecia sofrimento interminável e intolerável como algo de curta duração, quando visto à luz de uma eternidade sem fim; ela se regozija na gloriosa vitória que finalmente foi sua ao atravessar o mar de amargura — sendo a vitória não apenas para esta vida, mas para toda a eternidade. Esse olhar retrospectivo que analisa o passado sombrio também serve para inspirá-la com a mais suprema reverência e amor pelo Ser Onipotente que tornou possível a uma alma alcançar as alturas às quais ela chegou e saber que, apesar da sublimidade presente nisso, é apenas uma seção da glória que virá.
Sua alma de artista compreende plenamente que o fascínio reside não na beleza do pôr do Sol, mas na beleza invisível que ele desperta interiormente; não nas harmonias ouvidas, mas nos sobretons inaudíveis; que por trás de todas as belas e grandiosas “ilusões” da Natureza encontramos os fatos mais profundos e mais doces que somente o amor e a inspiração podem apreender. Eles são as Mãos que acenam e a Voz que suplica que todos devam ver e ouvir antes de sentir, de conhecer o Amor plenamente satisfatório que desejam — antes que a União Eterna seja consumada.
À medida que o tempo passava, ela chegou à compreensão de que estivera sob um dos “Sete Espíritos diante do Trono” — uma das grandes e exaltadas Inteligências Espirituais que são Ministros de Deus e Se esforçam para cumprir a vontade d’Ele, sempre visando ao mais elevado e último bem — Saturno, “o Espírito da Negação: o Poder que ainda opera para o bem, embora planeje o mal”. Ele é, primeiro, “o provador” que retarda, dificulta, obstrui, prende, restringe, castiga e exige ao máximo paciência, tolerância, resistência, autocontrole e submissão, sem outro propósito senão a obtenção da perfeição por todos os seres humanos e todas as coisas.
Ele é o Executor do mandamento do Mestre: “Sede perfeitos como vosso Pai no Céu é perfeito”[4]. Portanto, na realidade, sua missão é a mais elevada de todos os “Anjos Estelares” ligados ao Mundo Físico, pois Ele finalmente conduz toda alma humana à verdadeira humildade e ao estado no qual tudo o que é material é removido para que os poderes latentes do “Eu Superior” (Individualidade) possam atravessar a ponte feita por Ele mesmo (Saturno) e caminhar em direção à Personalidade — aquele estado em que a vontade pessoal se rende à Vontade Divina —, reconhecendo a Vontade do Pai como o Amor supremo que tudo abrange e atrai todos os seres humanos para Si, dizendo: “Seja feita a Tua vontade”[5].
Ele então se torna o “Iniciador.” Ele é o Deus que nos faz ter o controle de tudo (especialmente o autocontrole), pois é o Regente de Capricórnio, o Signo do bode, e “estar no controle” implica Iniciação, consiste na tentação até o limite de tudo o que podemos suportar, provas que exigem o máximo da nossa resistência e, naturalmente, a superação, a sublimação.
Ele dissipou as névoas que a faziam “ver como por um espelho, obscuramente”[6]; as ilusões e desilusões deste mundo desapareceram como se tocadas por um dedo mágico; ela é capacitada a olhar além das falhas e limitações da Personalidade de cada ser humano e a ver o “Ser Perfeito” interior — o Espírito em sua beleza e perfeição divinas; a sentir aquela simpatia amorosa e compaixão semelhante à de Cristo, que sente as dores, angústias e os sofrimentos de toda criatura vivente; ao errante ela desejaria proteger e resguardar “como a galinha ajunta seus pintinhos debaixo das asas”[7], — sentindo aquele amor universal que irradia espontaneamente tanto para o santo quanto para o pecador, príncipe ou camponês; dando livremente, de bom grado, “sem dinheiro e sem preço”[8] da sua abundância — pois “dai, e dar-se-vos-á: uma boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, vos darão; porque com a medida que usardes, vos medirão a vós.”[9].
As experiências pelas quais ela passou manifestaram para ela a Inteligência Cósmica, fazendo dela a mensageira do Deus de Sabedoria e Luz, uma reveladora dotada de grandes poderes espirituais e discernimento, uma líder no grande coro do mundo, sempre pronta a ajudar os outros a encontrar a harmonia e a beleza da canção de suas próprias vidas — e ajudá-los a cantá-la.
Ela é, agora e verdadeiramente, “uma serva de todos”[10]: investindo sua vida em “dar um copo de água fresca”[11], uma palavra de consolo, uma mão que eleva, uma mensagem útil em serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível) à Humanidade.
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross – setembro/1920, traduzido e atualizado pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil
[1] N.T.: Poema Salmo da Vida de Henry Wadsworth Longfellow
Não me digas em tristes versos
Que a vida é apenas um sonho vazio!
Pois a alma que adormece está morta,
E as coisas não são o que parecem.
A vida é real! A vida é sincera!
E a sepultura não é o seu alvo;
“Pó és e ao pó voltarás”
Não foi dito a respeito da alma.
Nem alegria nem tristeza
É o nosso destino ou fim traçado;
Mas agir para que cada amanhã
Nos encontre mais longe do que hoje.
A arte é longa, e o tempo é passageiro,
E os nossos corações, embora fortes e valentes,
Ainda, como tambores abafados, batem
Marchas fúnebres rumo ao túmulo.
No amplo campo de batalha do mundo,
No acampamento da vida,
Não sejas como o gado mudo e conduzido!
Sê um herói na luta!
Não confies no Futuro, por mais agradável que seja!
Deixa o Passado morto enterrar os seus mortos!
Age — age no Presente vivo!
Com o coração no peito e Deus no alto!
A vida dos grandes homens nos lembra
Que podemos tornar nossas vidas sublimes,
E, ao partir, deixar para trás
Pegadas nas areias do tempo;
Pegadas que talvez um outro,
Navegando pelo solene mar da vida,
Um irmão náufrago e desolado,
Ao ver, recobre o ânimo.
Vamos, então, agir e lutar,
Com o coração preparado para qualquer destino;
Sempre alcançando, sempre perseguindo,
Aprender a trabalhar e a esperar.
[2] N.T: Is 53:3
[3] N.T.: Fp4:7
[4] N.T.: Mt 5:48
[5] N.T.: Mt 6:10 e Lc 22:42
[6] N.T.: ICor 13:12
[7] N.T.: Mt 23:37 e Lc 13:34
[8] N.T.: Is 55:1
[9] N.T.: Lc 6:38
[10] N.T.: Mc 9:35
[11] N.T.: Mt 10:42 e Mc 9:41
Um Estudante Preliminar na Fraternidade Rosacruz é qualquer irmão ou irmã que não seja hipnotizador, ou que não seja por profissão: médium, vidente, quiromante ou astrólogo e que começa a fazer o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, que o capacitará nos conceitos básicos dos Ensinamentos Rosacruzes.
Já de início, um Aspirante à vida superior, que escolheu a Fraternidade Rosacruz para se desenvolver espiritualmente por meio do Método Rosacruz Cristão de Conhecimento Direto dos Mundos espirituais, procura esquecer de tudo o que aprendeu ao começar a fazer o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz.
E por que isso é necessário para ele? Para que não predomine o juízo antecipado nem o da preferência, mas para que mantenha a sua Mente em estado de calma e de digna expectativa. Assim como o ceticismo efetivamente nos cega para a verdade, assim também essa calma atitude confiante da Mente permitirá à intuição ou “sabedoria interna” se apoderar da verdade contida na proposição. Essa é a única maneira de cultivar uma percepção absolutamente certa da verdade!
Obviamente, há uma lógica ao sugerir esse tipo de comportamento ao Estudante Preliminar. O efeito desse esforço inicial resulta no cultivo de uma atitude mental suscetível de “admitir todas as coisas” como possíveis. Isto lhe permitirá pôr de lado, momentaneamente, até mesmo aquilo que geralmente se considera um “fato estabelecido”, e investigar se existe algum outro ponto de vista até então não notado sob o qual o objeto em referência possa parecer negro.
Certamente ele nada considerará como fato estabelecido, porque compreenderá perfeitamente quanto é importante manter a sua Mente no estado fluídico de adaptabilidade que caracteriza uma criança, ou seja: a criança não está imbuída do sentimento dominador de superioridade, nem inclinada a tomar aparência de sábio ou ocultar, sob um sorriso ou um gracejo, sua ignorância em qualquer assunto. É ignorante com franqueza, não tem opiniões preconcebidas nem julga antecipadamente, portanto é eminentemente ensinável. Encara todas as coisas com essa formosa atitude de confiança a que denominamos “fé infantil”, na qual não existe sombra de dúvida, conservando os ensinamentos que recebe até comprovar para si mesmo a certeza ou o erro.
Em outras palavras: aceitar como “verdade provável” para que possa estudar e pesquisar até que tenha a benção de descobrir, por si só, o fato como “verdade provada”!
A grande vantagem dessa atitude mental quando se investiga determinado assunto, ideia ou objeto, é evidente. Afirmações que parecem positivas e inequivocamente contraditórias, e que causam intermináveis discussões entre os respectivos partidários, podem, se conciliar.
Só a Mente aberta descobre o vínculo da concordância. Aos poucos, o Estudante Preliminar dedicado, persistente e que já entendeu que o caminho é “para frente e para cima” chega à conclusão e pratica o seguinte conceito: a única opinião digna de ser levada em conta precisa se basear no conhecimento.
O Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz consta de 12 lições que se ministram por correspondência (e-mail ou carta).
Serve de texto o livro: Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz, obra básica da Filosofia Rosacruz. Esse livro apresenta um esboço completo dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental – os Ensinamentos Rosacruzes –, na medida em que podem ser tornados públicos atualmente. Contém um esboço abrangente dos nossos processos evolutivos e dos processos evolutivos do universo, correlacionando Ciência e Religião.
Os conceitos básicos dos Ensinamentos Rosacruzes, que são fornecidos por meio do Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, estão nas 12 Lições e cobrem os seguintes assuntos:
Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz
Aquele que deseja servir como Auxiliar Invisível deve, durante o dia, cultivar uma atitude benevolente e, à noite, ao se deitar, depois de feito o Exercício Esotérico Rosacruz noturno de Retrospecção, rogar ao Adorável Espírito de Cristo, que enquanto o seu Corpo Denso repousar dormindo, lhe seja concedida a graça de cooperar na seara espiritual em benefício dos seus semelhantes.
Agora, para isso, é importantíssimo compreender os termos Rosacruzes: Alma e Corpo-Alma e como desenvolvê-los. Assim:
Vemos, pois, que a Alma se atrofia quando deixamos de alimentá-la, e que as ações bondosas, pensamentos de amor Crístico e serviço aos irmãos e às irmãs são o alimento para o crescimento dela. A ação tem três principais campos de operação, ainda que ela derivasse seu poder do que realmente somos, o Ego, por raios de energia. A ação no plano mental é o pensamento abstrato, a ação na natureza emocional é o sentimento, a emoção e o desejo, a ação na natureza física é movimento e a ação com o propósito de alcançar todas as relações da vida. O propósito de cada ato, seja mental, emocional ou físico, é induzido pelos pares de opostos como o amor e o ódio, altruísmo e egoísmo, generosidade e avareza, atividade e indolência etc., e seu fruto é incorporado na Alma, como consciência, que nos avisa em tempo de tentação ou nos provê do dinamismo para tudo quanta é Bom, Reto e Altruísta.
Há em todos nós duas naturezas inteligentes e distintas, chamadas o “Eu Superior” e o “eu inferior”, ou Individualidade e Personalidade, respectivamente. O “Eu Superior” ou Individualidade é o que realmente somos, um Ego que nos manifestamos de forma tríplice: um Tríplice Espírito – Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, alimentado pela Tríplice Alma – Alma Consciente, Alma Intelectual e Alma Emocional, respectivamente. Enquanto a Personalidade, ou “eu inferior” é o que achamos que somos realmente – mas não somos –, é composta dos três Corpos: Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos. O Elo entre a Individualidade e a Personalidade é o veículo Mente. Quando respondemos ao impulso do “Eu Superior”, renunciamos ao que nos é cômodo e útil a favor do que é proveitoso a muitos. Antepomos o Serviço de Deus a todos os valores materiais. Buscamos em todas as coisas e em tudo os valores eternos. Porém, respondemos ao impulso do “eu inferior”, a renúncia nos é desagradável, preferimos mais receber ao que dar, cuidar mais dos bens materiais e transitórios do que dos espirituais, e o resultado é um grande obstáculo ao nosso desenvolvimento espiritual.
Sim, é algo bastante deplorável se encontrar com algum irmão ou alguma irmã, fracassado ou fracassada – que perdeu todos os seus Átomos-sementes – em um estado de inércia durante inconcebíveis milhões de anos, até que, em um novo Esquema, Obra e Caminho de Evolução chegue ao estado de se unir ao ciclo evolutivo e prosseguir em sua tarefa.
Conforme aprendemos na Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz, unicamente três quintas partes do número total de Espíritos Virginais que começaram a evolução no Período de Saturno passarão o ponto crítico da próxima Revolução e continuarão até ao fim. Por fim, sempre nos lembremos: a finalidade da Fraternidade Rosacruz é nos mostrar o caminho da iluminação para nos ajudar a construirmos nosso Corpo-Alma e desenvolvermos as potências de nossa Alma que nos permitirão entrar conscientemente no Reino de Deus por meio do Conhecimento Direto. É uma longa tarefa, porém se continuarmos com fé e persistente perseverança alcançaremos o nosso Divino Objetivo.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – abril/1983 – Fraternidade Rosacruz– SP)
Para qualquer um de nós é um hábito muito salutar fazer um balanço anual das atividades, do que foi feito, do que não se cumpriu e dos planos para o ano vindouro, ou seja: fazer uma retrospectiva, a mais isenta possível de emoção pessoal, mas com a maior consciência que podemos ter, não só para discernir bem, mas também para aprendermos e quiçá colhermos a quintessência das lições que aprendemos (afinal, sempre estamos aprendendo!).
E aqui está um dos melhores momentos do ano para você aplicar o que aprendeu dos Ensinamentos Rosacruzes. Logicamente se você se dedicou, estudando, fazendo os Exercícios Esotéricos Rosacruzes, oficiando os Rituais do Serviço Devocional e colocando tais Ensinamentos no seu dia a dia.
Poucos avaliam como muitos problemas de saúde são decorrentes da falta desse levantamento, pois a ausência de uma perspectiva, da avaliação das nossas possibilidades reais pode gerar frustrações, depressões e angústias que fatalmente repercutirão sobre o funcionamento dos órgãos, tecidos, sistemas e todas as partes do nosso Corpo Denso.
Vamos a um exemplo: um homem de entorno de 60 anos, cabelos brancos, saúde abalada, em relativa dificuldade financeira, não se dispunha a vender um lote de terreno que resolveria seus problemas e lhe daria tranquilidade e meios para seus projetos, porque aguardava maior valorização depois que certa estrada projetada fosse construída. Jamais usufruirá desse bem e certamente morrerá infeliz e derrotado, sonhando com um futuro problemático.
Neste final de ano, cada um deve parar, olhar para trás e encarar os fatos. Se eu morresse agora, perguntará o sexagenário, terei realizado o que planejei? Terei deixado aos meus, à minha obra, à minha coletividade algo a que me propus? Terei me empenhado a fundo nessa missão, ou, ao contrário, estarei dando voltas em torno de atividades supérfluas, desperdiçando inteligência e tempo em coisas sem nenhum valor para meus objetivos primordiais?
É preciso coragem para nos desligarmos de tudo o que sinceramente consideramos desperdício e desvio da missão principal a que nos propomos neste mundo. Pouca gente avalia como somos diariamente despojados da mais preciosa de nossas riquezas: nosso cérebro e nossa atenção, pelos “batedores de carteiras” do nosso tempo. Eles nos minam a resistência, nos desviam do nosso trabalho e nada ficam devendo.
Ao jovem, o balanço servirá para avaliar quanto enriqueceu seu patrimônio cultural, quais foram as conquistas realizadas. Melhorou seu nível de aprendizado? Aprendeu línguas? Adquiriu o hábito de boas leituras? Desenvolveu algum trabalho de pesquisa nessa Região Química ou nos planos espirituais? Aperfeiçoou seu português, aumentou seu vocabulário? Aprofundou-se nos conhecimentos de sua futura profissão? Estabeleceu novas e valiosas relações sociais, fazendo conhecimentos com pessoas ricas de conhecimento, sabedoria e de vida?
Não se esquecer de traçar a meta para o ano seguinte e procurar cumpri-la à risca. Jovem! O bem mais valioso que possui é o tempo! Não o desperdice! Cada minuto deve ser plenamente preenchido. Não só trabalho. Há hora para prazer e hora para pensar. Bem dividido, seu dia dará para tudo, até para ficar alguns momentos deitado, de papo para o ar, olhar distante e sonhador, para um futuro brilhante que nosso grande e inigualável país oferece aos que se preparam para vencer.
Quem aplica sua Mente a fundo em algum mister, quem mobiliza cérebro e pensamentos num objetivo determinado, disposto a superar e a vencer, terá mobilizado, sem saber, cada célula do seu corpo: jamais adoecerá. Grande parte das doenças físicas inicia-se com a “ferrugem do espírito”. Está aqui a solução para esse grande problema: se desenvolver espiritualmente pelo método do Conhecimento Direto, preconizado pela Fraternidade Rosacruz!
E para isso há só um que precisa querer: você! Afinal, para quem não sabe viver consigo mesmo, distrair-se é frequentemente mudar de tédio.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de outubro/1978-Fraternidade Rosacruz-SP)
A Fraternidade Rosacruz representa uma oportunidade de importância muito grande na vida de um Aspirante à vida superior, um aceno para uma vida mais ampla e feliz, somente alcançada por aqueles que atingem o conhecimento de si mesmos e do mundo, de forma superior e espiritualizada e aplicam esses conhecimentos em uma nova maneira de viver.
Em tudo e para tudo, na nossa vida existe uma hora e, quando menos esperamos ela chega. O Senhor é o agricultor e Ele sabe quando os frutos se acham maduros para se desprender, para trabalhar por si mesmos, para alimentar os outros daquilo que Ele nos deu e depois deixarmos as sementes que germinarão árvores da mesma qualidade, num mesmo mundo profuso de teorias e carente de exemplos.
A Filosofia Rosacruz, em sua simplicidade cristalina, é algo tão extraordinário e revolucionador na nossa vida interna que se entendida mesmo e praticada nos transforma radicalmente o nosso caráter e, no dizer de S. Paulo, o apóstolo, nos transmuta “de um homem velho num homem novo, em novidade de espírito” (Rm 7:21). Mas nós complicamos de tal modo nossa vida e nossas necessidades, e nos achamos tão escravizados em nossas obrigações, que não encontramos tempo para aquilo que poderia curar nossos males e a nossa infelicidade. Ademais, muitos de nós dá tanto valor as apresentações complexas e empoladas que, muitas vezes, menospreza as obras simples, sem pensar que a solução da vida não está nos textos misteriosos, mas na prática pura e simples das virtudes Cristãs. De que vale saber definir brilhantemente o amor se não o sentimos em nosso coração e na relação com nossos semelhantes?
Assim, a Filosofia Rosacruz é a oportunidade para você obter o conhecimento de maneira clara e lógica, “de onde você veio, porque está aqui no mundo e para onde vai depois da chamada morte”. Fornece o conhecimento da Obra de Evolução para os diversos Reinos de Vida de modo a, racionalmente, levá-lo a compreender a Obra de Deus no Mundo e uma vez satisfeita sua Mente, possa começar a fazer seu Coração se manifestar numa fé ativa e exemplar. De fato, só o conhecimento superior, aliado ao sentimento, faz o Cristão completo. Só a fé não basta; geralmente se desvirtua em fanatismo. Por outro lado, o conhecimento sem o amor mais facilmente ainda degenera em pretensão intelectual.
O amor é uma poderosa força que deve ser orientada pela razão. O frio intelecto deve se orientar pelo calor do sentimento para que atinja seu objetivo de iluminação exterior. São dois instrumentos que se completam; dois caminhos que se encurtam numa reta de realização, quando harmonizados dentro de nós.
O livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”, obra básica da Filosofia Rosacruz exposta por Max Heindel sob a orientação de elevadíssimos Seres que chamamos de os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, encerra uma valiosíssima mensagem místico ocultista. Nele você encontrará orientação para desenvolver, mediante a prática sincera, as potencialidades que Deus guardou na Arca Sagrada de seu ser, em sentimentos e intelectualidade. Ele, o Senhor, vem e bate à porta de seu coração. Mas como naquela pintura de Warner Sallman – (1892-1968), pintor americano –, Ele bate, mas não abre, porque o ferrolho está por dentro. Nós, com o sagrado livre arbítrio é que devemos decidir se abrimos ou não ao Senhor que vem nos convidar para unir ombros com aqueles que já levam a vida a sério.
A Filosofia Rosacruz é uma mensageira Aquariana, uma nova ordem de ideias que predominará na futura Era de Aquário, a iniciar-se aproximadamente daqui a 600 anos. E como tudo no plano de Deus é preparado, esta mensagem é lançada ao ar. Cada um de nós é comparado a um rádio transmissor e receptor. Se estivermos afinados com a onda do futuro sentiremos um mágico “toque” nas “válvulas” do nosso Coração e de nossa Mente e abrirá nossas portas e virá juntar-se a nós na sementeira.
A mensagem continua no ar para que possa ser captada a qualquer instante por qualquer pessoa. A liberdade é sagrada. Ademais, num mundo cheio de materialismo são poucos os preparados. Aí está o mérito. Se a pessoa sente que gostaria de se desenvolver espiritualmente por meio do Conhecimento Direto promovido pela Fraternidade Rosacruz, venha e veja, sem compromisso nenhum. A obra Rosacruz é impessoal. Ela objetiva formar caracteres, novos seres humanos que definam o destino do mundo, segundo o plano de amor e sabedoria do Criador. Pratica a máxima Cristã: “dar de graça o que se recebeu de graça”, assim não há cobrança financeira de nada: mensalidades, taxas, cursos, seminários, congressos e materiais necessários. Na Fraternidade Rosacruz não se dão Iniciações, ainda que se queira pagar bem, porque, honestamente, ali se mostra que elas resultam do preparo interno e dependem quase exclusivamente do esforço individual, além do que temos que ser Iniciados nos Mundos invisíveis e não aqui, no Mundo visível aos sentidos físicos.
A participação da Fraternidade Rosacruz é orientar cada Aspirante à vida superior para que alcance a realização interior com segurança, sem perigo, risco e no menor tempo possível. Tais preceitos não se guardam como segredos, mas são expostos claramente nas obras da Fraternidade Rosacruz, para que cada um tenha o direito de segui-los. Não nos iludamos com os mistérios. Não julgamos honesto estabelecer atmosfera de mistério, apenas para satisfazer a tendência humana de valorizar o difícil e proibido. Difícil é o que não sabemos, mas todos têm o direito de alcançá-lo. Proibido deve ser apenas o imoral, o que vai contra as Leis da Natureza que são as Leis de Deus, mas nossa consciência é que deve repudiá-lo.
Note que a Filosofia Rosacruz procura fazer de cada ser humano uma lei em si mesmo, não discordante, senão, uníssona a Lei universal. Uma vontade, uma inteligência, um coração, próprios em sua maneira de expressão, mais coerente com o propósito do Grande Arquiteto. Uma célula de consciência própria no Corpo de Deus. Um detalhe precioso e expressivo do Quadro da Natureza.
Aqui, na Fraternidade Rosacruz, está a chave com que uma pessoa tem acesso aos mistérios, segredos ou conhecimentos oculto de seu ser. Uma vez que se desvende, conhecerá seus semelhantes e o Grande Corpo de que todos fazem parte, a cuja imagem e semelhança fomos feitos.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – março/1966 – Fraternidade Rosacruz – SP)
O domínio de nós mesmos, também conhecido como autocontrole, muitas vezes fracassa porque desconhecemos nossas falhas. O que não conhecemos, não podemos dominar. Sentimo-nos virtuosos, cheios de razão simplesmente por não poder enxergar o outro lado da medalha. O Exercício Esotérico noturno de Retrospecção tem o papel de despertar a consciência de nossa verdadeira Personalidade, descobrindo as sombras. Se pudéssemos ver a nós mesmos como os outros nos veem, e pudermos acrescentar com lucidez percebendo as falhas profundamente encerradas no nosso ser, seria mais fácil o trabalho, um trabalho honesto e digno de extirpar “o joio do nosso trigal”.
A chispa divina, a “água viva” está aprisionada fundo no nosso íntimo, não podendo jorrar livremente, purificando os canais que servem para receber mais luz, mais capacidade de elevação, agindo acertadamente. Quantas vezes queremos ajudar, amparar os outros e não achamos meios, nem palavras de fazê-lo. Andamos desorientados, separados da nossa fonte, da nossa intuição, que poderia tão bem nos guiar. Falta o elo com o nosso “Eu Superior”, a Individualidade. A alma chora e a Personalidade não percebe. O seu julgamento é superficial, é indulgente, marcando passos, passos vagarosos que não elevam, suas asas são frágeis.
“Conheça a ti mesmo”, talvez por este conhecer ser tão doloroso, os olhos se fecham. Estamos sozinhos nas tempestades, abalados, sofridos, mas estes sofrimentos, saibamos ou não, serão a nossa libertação e talvez um dia recobramos a visão para ver o nosso interior, recobremos a capacidade de ouvir aquilo que nós mesmos falamos no nosso inteiro, podendo começar a trilhar o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz a passos largos, rumo a verdadeira luz – que não é desse mundo material –, para o Conhecimento Direto e próprio, alcançando o autodomínio.
(Publicado na Revista ‘Serviço Rosacruz” – janeiro/1986 – Fraternidade Rosacruz-SP)
Resposta: Embora existam várias maneiras de demonstrar que a morte não seja o fim de tudo, tememos que nenhum argumento seja capaz de convencer alguém que não esteja disposto a aceitar a verdade. Você se lembra da parábola de Cristo sobre o homem rico e Lázaro, que morreram e, quando o homem rico desejou que Lázaro fosse autorizado a voltar dos mortos para avisar seus irmãos, Cristo disse: “Se não ouvem Moisés e os profetas, não acreditarão ainda que alguém ressuscite entre os mortos”[1]?
E isso é exatamente o que acontece. Já ouvimos alguns, assim chamados, cientistas dizerem que não se convenceriam da vida após a morte, mesmo que realmente vissem um fantasma, pois, tendo concluído pela razão e pela lógica, de forma completamente satisfatória para si mesmos, que fantasmas não existem, concluiriam que estivessem sofrendo de alucinação, caso se de fato vissem um fantasma.
Também não é possível apresentar declarações da Bíblia. A palavra “imortal” não aparece de forma alguma no Antigo Testamento. Naquela época, dizia-se: “morrendo, morrerás”[2] e uma vida longa era oferecida como recompensa pela obediência. Tampouco essa palavra é encontrada nos quatro Evangelhos, mas nas Epístolas de S. Paulo[3], onde ela aparece seis vezes. Na primeira passagem, fala-se de Cristo, que trouxe à luz a imortalidade por meio do Evangelho. Em outra, ele nos diz que “este corpo mortal precisa revestir-se da imortalidade”[4]. Na terceira ele deixa claro que essa imortalidade é concedida àqueles que a buscam. Na quarta, fala sobre nosso estado, “quando este corpo mortal se revestir da imortalidade”[5]. Na quinta, declara que “Somente Deus possui a imortalidade”[6] e a sexta passagem é uma adoração ao Rei eterno, imortal e invisível. Assim, a Bíblia de forma nenhuma ensina que a Alma seja imortal; no entanto e ao contrário, afirma enfaticamente: “A Alma que pecar, essa morrerá”[7]. Se a Alma fosse inerente e intrinsecamente imperecível, isso seria uma impossibilidade.
Também não podemos provar a imortalidade da Alma pela Bíblia, usando passagens como a do Evangelho Segundo S. João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Se confiarmos nessa passagem para provar que a Alma seja sem fim, dotada de vida interminável, devemos também aceitar as passagens que afirmam que as Almas estejam condenadas ao tormento eterno, como defendem algumas das seitas ortodoxas.
Mas, na verdade, essas passagens não provam uma vida de bem-aventurança ou tormento sem fim. Se você consultar o dicionário grego de Liddell e Scott[8], verá que o termo traduzido como “eterno” ou “para sempre”, na Bíblia, é a palavra grega aionian, que significa “por um curto período”, “uma era”, “um tempo limitado”, “um tempo de vida”. Então você perceberá isso com facilidade no caso do escravo Onésimo, sobre quem S. Paulo escreve a Filemom: “Porque provavelmente ele se separou de ti por algum tempo para que o mantivesse para sempre”[9]. Esse “para sempre” (aionian) só poderia significar os poucos anos da vida de Onésimo na Terra, e não uma duração infinita.
Então, qual é a solução? A imortalidade é apenas um produto da imaginação, e é incapaz de ser provada? De forma nenhuma, mas é necessário diferenciar claramente entre Alma e Espírito. Essas duas palavras são frequentemente tomadas como sinônimos, mas não são. Na Bíblia, temos a palavra hebraica ruach e a palavra grega pneuma, ambas significando Espírito, enquanto a palavra hebraica neshamah e a palavra grega psique significam Alma. Além dessas, temos a palavra hebraica nephesh, que significa sopro, mas foi traduzida como vida em alguns lugares, e como alma em outros, para a conveniência dos tradutores da Bíblia.
É isso que gera confusão. Por exemplo, é dito no Livro do Gênesis que Javé ou Jeová formou “o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego”[10] (nephesh), então “o homem se tornou (nephesh chayim) um ser que respira”, mas não uma Alma vivente. A respeito da morte, lemos no Livro do Eclesiastes 3,19-20, e em outros trechos, que não há diferença entre o homem e o animal: “assim como morre um, morre o outro, pois todos têm um mesmo fôlego (nephesh novamente), de modo que o homem não tem superioridade sobre o animal”. “Todos vão para o mesmo lugar”. Mas há uma distinção muito clara feita entre o Espírito e o Corpo, pois é dito que “quando o Cordão de Prata se rompe, então o Corpo retorna ao pó de onde foi tirado e o Espírito volta a Deus, Que o deu”[11]. A palavra “morte” nunca está associada ao Espírito e a doutrina da imortalidade do Espírito é ensinada de modo flagrante pelo menos uma vez na Bíblia; em no Evangelho Segundo S. Mateus 11:14, onde o Cristo disse a respeito de João Batista: “Este é Elias”. O Espírito que animou o Corpo de Elias renasceu como João Batista; portanto, ele necessariamente sobreviveu à morte física e foi capaz de continuar sua existência.
Para os ensinamentos mais profundos e definitivos sobre este assunto, devemos, no entanto, recorrer ao ensinamento místico; aprendemos no Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz, que os Espíritos Virginais foram enviados para o deserto do Mundo como Raios de Luz da Chama Divina, que é o Nosso Pai Celestial, e primeiro passaram por um processo de Involução na matéria, cada Raio cristalizando-se em um Tríplice Corpo.
Então a Mente foi dada e se tornou o ponto de apoio sobre o qual a Involução se transforma em Evolução e a Epigênese, a habilidade criativa, divina e inerente ao Espírito interior, na alavanca pela qual o Tríplice Corpo é espiritualizado na Tríplice Alma e amalgamado com o Tríplice Espírito, sendo a Alma o extrato da experiência que nutre o Espírito, que vai da ignorância à onisciência, da impotência à onipotência e assim, finalmente, torna-se semelhante ao seu Pai Celestial.
É impossível para nós, com nossas capacidades atualmente limitadas, conceber a magnitude dessa tarefa, mas podemos compreender que estamos muito, muito longe da onisciência e da onipotência, de modo que isso necessariamente exija muitas vidas; portanto, vamos para a Escola da Vida como a criança vai para a escola. Assim como há noites de descanso entre os dias de aula das crianças, também há noites de morte entre nossos dias na Escola da Vida. A criança retoma seus estudos a cada dia exatamente de onde parou no dia anterior; da mesma forma, nós, ao renascer, retomamos as lições da vida exatamente de onde paramos em nossa existência anterior.
Se for feita a pergunta: “por que não lembramos nossas existências anteriores, se de fato as tivemos?”, a resposta é simples. Atualmente, não lembramos sequer o que fizemos há um mês, um ano ou alguns anos, como poderíamos lembrar algo muito mais distante no tempo? Tínhamos um cérebro diferente que estava sintonizado com a consciência da vida anterior. No entanto, existem pessoas que se lembram de suas existências passadas, e cada vez mais estão mostrando essa faculdade, pois ela está latente dentro de cada ser humano.
Mas, como S. Paulo diz muito apropriadamente no capítulo quinze da Primeira Carta aos Coríntios: “Se os mortos não ressuscitam, então nossa fé é vã e somos, de todos os homens, os mais miseráveis”. Portanto, o neófito que passou pela porta da Iniciação é levado ao leito de uma criança que está morrendo. Ele vê o Espírito se desprender do Corpo Denso material e é instruído a observá-lo nos Mundos invisíveis até que busque um novo Corpo Denso para renascer.
Com esse propósito, geralmente é escolhida uma criança que esteja destinada a renascer dentro de um ou dois anos; assim, em um tempo relativamente curto, o neófito pode ver por si mesmo como um espírito atravessa o portal da morte e entra novamente na vida física através do útero. Então ele tem a prova. A Razão e a Fé devem ser suficientes para aqueles que não estejam preparados para pagar o preço pelo Conhecimento Direto — preço, esse, que não pode ser comprado com ouro; o pagamento é feito com o sangue da vida.
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross – maio /1916 – Traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)
[1] N.T.: Lc 16:19-31
[2] N.T.: Gn 2:17
[3] N.T.: 1Tm 6:16; 1Tm 1:17; 1Cor 15:53; 1Cor 15:54; 2Cor 4:16; Rm 6:23
[4] N.T.: 1Cor 15:53
[5] N.T.: 1Cor 15:54
[6] N.T.: 1Tm 6:16
[7] N.T.: Ez 18:20
[8] N.T.: A Greek–English Lexicon, muitas vezes referida como Liddell & Scott, Liddell-Scott-Jones, ou LSJ, é uma obra lexicográfica padrão da língua grega antiga.
[9] N.T.: Fm 1:15
[10] N.T.: Gn 2:7
[11] N.T.: Ecl 12:6-7
Resposta: Infelizmente, tal como é comumente praticada, é muitas vezes um pedido a Deus para interferir a favor do suplicante e lhe permitir alcançar um objetivo egoísta. É certamente uma vergonha que pessoas empenhadas em violar os mandamentos de Deus, como “Não matarás”, rezem pela vitória sobre os seus inimigos; se medirmos a maioria das orações oferecidas hoje, pelo padrão estabelecido por Cristo na Oração do Senhor, elas certamente não merecerão o nome de oração. São blasfêmias e seria mil vezes melhor que nunca tivessem sido proferidas.
A Oração do Pai-Nosso nos foi dado como modelo e faremos bem em analisá-la, se quisermos chegar a uma conclusão adequada. Se o fizermos, verificaremos que três das sete orações que o compõem dizem respeito à adoração do Divino: “Santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Seu Reino; seja feita a Sua vontade”. Depois vem a petição do pão diário e necessário para manter o nosso Corpo Denso vivo; as três orações restantes são para a libertação do mal e o perdão das nossas dívidas. A partir desses fatos, é evidente que toda oração digna deve conter uma medida esmagadora de adoração, louvor e reconhecimento da nossa indignidade, junto de uma firme resolução de nos esforçarmos para sermos mais agradáveis ao nosso Pai Celestial. O objetivo principal da oração é, portanto, entrar em comunhão com Deus o mais rápido possível objetivando que a Vida e a Luz divinas possam fluir para dentro de nós e nos iluminar para que possamos crescer à Sua imagem e semelhança.
Trata-se de um ponto de vista diametralmente oposto à ideia comum de oração, que considera que, sendo Deus o nosso Pai, podemos nos dirigir a Ele em oração e Ele é obrigado a realizar o desejo do nosso coração. Se não conseguirmos na primeira tentativa, basta continuar rezando e, devido à nossa importunação, o nosso desejo será satisfeito. Tal visão é repelente para o Místico iluminado e, se trouxermos o assunto para uma base prática, é evidente que um pai sábio, tendo um filho capaz de se sustentar, naturalmente se ressentiria se esse filho aparecesse diante dele várias vezes por dia com pedidos importunos para ganhar isso, aquilo ou outra coisa que ele possa facilmente obter pelo trabalho, ganhando os meios para isso.
A oração, por mais séria e sincera que seja, nunca pode tomar o lugar do trabalho. Se trabalharmos para realizar um bom objetivo com todo o nosso coração, a nossa alma, o nosso corpo e, ao mesmo tempo, pedirmos a Deus que abençoe o nosso trabalho, não há dúvida de que o pedido será sempre atendido; mas se não pusermos a mão na massa, não teremos o direito de pedir ajuda à Divindade.
Como foi dito anteriormente, o peso das nossas orações deve ser o louvor a Deus, de Quem todas as bênçãos fluem, porque os nossos Corpos de Desejos são formados de materiais de todas as sete Regiões do Mundo do Desejo na proporção das nossas necessidades, conforme determinado pela natureza dos nossos pensamentos. Cada pensamento se reveste de material de desejo congruente com a sua natureza. Isso também se aplica aos pensamentos formados e expressos na oração. Se forem egoístas, atraem para si um invólucro composto pelas Regiões inferiores do Mundo do Desejo; mas se forem nobres, altruístas e generosos, vibram no tom mais elevado das Regiões da Luz Anímica, da Vida Anímica e do Poder Anímico. Eles, então, se vestem com esse material, dando mais vida e luz à nossa natureza espiritual.
Mesmo quando rezamos pelos outros é prejudicial pedir qualquer coisa material ou mundana; é permitido pedir saúde, mas não prosperidade econômica. “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”[1] é o mandamento. Quando cumprimos esse mandamento, podemos ter a certeza de que “todas essas coisas”[2] também nos serão dadas. Portanto, quando orarmos por um amigo, coloquemos todo o nosso coração e toda a nossa alma na petição para que ele possa buscar permanentemente o caminho, a verdade e a vida, pois uma vez encontrado o maior de todos os tesouros, nenhuma necessidade real será negada. Isso também não é teoria. Milhares de pessoas, incluindo o escritor, descobriram que o “Pai nosso que estais no Céus” cuidará de nossas necessidades materiais, quando nos esforçarmos para viver a vida espiritual. No entanto, em última análise, não é a oração falada que ajuda. Há pessoas que podem conduzir uma congregação em oração que é, ambas, perfeita em linguagem e sentimento poético. Elas podem até adequar suas orações aos princípios estabelecidos pelo Senhor, tal como enunciado nos nossos parágrafos iniciais e, no entanto, essa oração pode ser uma abominação porque lhe falta um requisito essencial. Se toda a nossa vida não for uma oração, não poderemos ser agradáveis a Deus, por mais belas que sejam as nossas petições. Por outro lado, se nos esforçarmos no dia-a-dia para viver de acordo com a Sua vontade, então, mesmo que nós próprios saibamos que estejamos muito aquém do nosso ideal e mesmo que, tal como o publicano no Templo[3], sejamos de fala hesitante e só consigamos bater no peito e dizer “Deus, tem piedade de mim, sou pecador”, mesmo assim descobriremos que o Espírito, conhecendo nossas necessidades, intercede por nós com gemidos indizíveis e que nossa modesta súplica diante do trono da Graça valerá mais que todos os discursos floridos que possamos fazer.
Você também pergunta: “a oração é equivalente à concentração e à meditação?”.
Concentração consiste em focalizar o pensamento em um único ponto, tal como os raios do Sol são focalizados por meio de um vidro. Quando difundidos sobre a superfície de toda a Terra, eles fornecem apenas um calor moderado, mas mesmo alguns raios de Sol, quando focalizados por uma lente comum de óculos, incendeiam o material inflamável no qual são focalizados. Da mesma forma, o pensamento que se move doce e iluminadamente através do cérebro, como a água escorre através de uma peneira, não tem valor, mas quando concentrado em um determinado objeto, ele ganha intensidade e atingirá o objetivo, seja para o bem ou para o mal. Os membros de uma ordem praticaram a concentração contra seus inimigos durante séculos e foi verificado que o infortúnio ou a morte atingiam sempre o objeto do seu desfavor. Nós ouvimos falar, entre certos grupos, atualmente de “magnetismo malicioso” aplicado pela concentração do pensamento. Por outro lado, a concentração do poder do pensamento também pode, também, ser usada para curar e ajudar; não faltam exemplos para fundamentar essa afirmação. Podemos, assim, dizer que a concentração seja a aplicação direta do poder do pensamento para alcançar um determinado objeto, que pode ser bom ou mau de acordo com o carácter da pessoa que o pratica e o propósito para o qual deseja usá-lo.
A oração é semelhante à concentração em certos pontos, mas difere radicalmente em outros. Enquanto a eficácia da oração depende da intensidade da concentração alcançada pelo devoto, ela é acompanhada por sentimentos de amor e devoção de igual intensidade à profundidade da concentração, o que torna a oração muito mais eficaz do que a concentração fria pode ser. Além disso, é extremamente difícil, para a grande maioria das pessoas, concentrar os seus pensamentos de forma fria, calma e sem a menor emoção e, ainda, excluir todas as outras considerações da sua consciência. A atitude devocional é mais facilmente cultivada, pois a Mente é, então, centrada na Divindade.
A meditação é o método de, pelo poder espiritual, obter conhecimento de coisas com as quais não estamos normalmente familiarizados.
No livro Conceito Rosacruz do Cosmos há um capítulo que apresenta minuciosamente o método de aquisição de Conhecimento Direto, o qual elucida longamente esses pontos, e nós aconselhamos um estudo minucioso daquela parte detalhada nesse livro.
(Pergunta 135 do Livro Filosofia Rosacruz por Perguntas e Respostas vol. II, de Max Heindel-Fraternidade Rosacruz)
[1] N.T.: Mt 6:33
[2] N.T.: Mt 6:33
[3] N.T.: O fariseu e o publicano: Contou ainda esta parábola para alguns que, convencidos de serem justos, desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava interiormente deste modo: ‘Ó Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem como este publicano; jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de todos os meus rendimentos’. O publicano, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!’ Eu vos digo que este último desceu para casa justificado, o outro não. Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” (Lc 18:9-14).