Pergunta: Qual o melhor horário da manhã para fazer o Exercício Esotérico de Concentração?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Qual o melhor horário da manhã para fazer o Exercício Esotérico de Concentração?

Resposta: O objetivo dos Exercícios Esotéricos, seja pela manhã ou à noite, é levar o Estudante Rosacruz a um contato consciente com os Mundos invisíveis, e não há momento melhor do que pela manhã, pois durante a noite o Espírito – que somos nós – se retira do Corpo Denso e entra nos Mundos invisíveis, deixando o corpo adormecido sobre a cama; e é o nosso retorno pela manhã que faz com que o corpo desperte e focalize nossa consciência no Mundo material por meio dos órgãos dos sentidos. Wordsworth[1] diz em sua bela “Ode à Imortalidade”:

Nosso nascer não passa de sono e de oblívio:

A Alma que nasce com nós, nosso Astro Vital,

Vive longe de onde vive o

Trajeto de seu fanal;

Não no esquecimento inteiro

Nem na nudez por inteiro,

Mas, arrastando nuvens de glória, viemos

De Deus — nele vivemos —:

É o Céu que a nós circunda e a nossa meninice!

As sombras da prisão começam a cobrir

O Menino que cresce;

Mas ele vê a luz, sabe aonde ela vai ir

E sabe que ela o acresce;

A Juventude, em sacerdócio à Natureza,

Viaja ao Leste numa empresa

Guiada pela

Visão mais bela;

E ao largo o Homem vê que sua vida acaba

E que na luz do hábito ela enfim desaba.

Durante a vida de uma pessoa, os Mundos internos estão mais próximos dela nos anos da infância, como diz Wordsworth, pois esse é o amanhecer da vida, e é assim conosco: quando despertamos pela manhã, estamos em contato mais próximo com os Mundos espirituais do que em qualquer outra hora do dia, e então é mais fácil retornar a eles. Portanto, o Estudante Rosacruz deve começar seus exercícios no momento em que acorda, sem permitir que sua Mente se desvie para qualquer outro assunto. Ele deve ser cuidadoso em relaxar perfeitamente o seu corpo, para que nenhum músculo fique tenso, e fixar sua Mente num ideal elevado ou nos primeiros cinco versículos do Evangelho Segundo São João, seja frase por frase, seja como um todo. Isso o colocará em contato com as vibrações cósmicas. Ele deve aquietar os sentidos para que não possa ouvir e ver nada no lugar em que está dormindo. Quando conseguir isso, as cenas do Mundo do Desejo apresentar-se-ão perante a sua visão interior. Primeiro, de forma espasmódica, depois cada vez com mais clareza e, à medida que a pratica, a visão fica cada vez mais próxima da perfeição.

No entanto, para a maioria das pessoas, o Exercício Esotérico noturno de Retrospecção é de maior importância e, provavelmente, trará resultados mais rápidos, porque isso afeta a vida que vivemos e nos enobrece de uma forma que o Exercício Esotérico matutino de Concentração não pode fazer.

(Pergunta nº 149 do Livro “Filosofia Perguntas e Repostas – Volume I” – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: William Wordsworth (1770 – 1850) foi um dos maiores poetas e escritores do Romantismo inglês. Os trechos acima são do poema Ode: Intimations of Immortality. Uma das obras-primas de Wordsworth, a ode canta a compreensão comovente do narrador maduro de que a relação especial da infância com a natureza e a experiência se perdeu para sempre, embora a memória inconsciente desse estado de ser permanece uma fonte de sabedoria no mundo. O poema de 11 estrofes foi escrito no estilo da ode Pindárica irregular.

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas