O respeito do ser humano pelo ser humano, como semelhante centelha espiritual, deixa muito a desejar ou é muito insuficiente.
Nunca o mundo precisou tanto de amor como nos atuais tempos de materialismo, tão perigoso ao nosso normal desenvolvimento interno. Por isso, o mais deplorável na hora presente é o desânimo dos seres humanos de boa vontade.
Profissionais de Saúde e irmãos e irmãs dedicados à educação estudam as causas dos problemas sociais, mas não podem perscrutar profundamente o problema, enquanto não considerarem o ser humano em sua integralidade, como ser humano complexo, composto de um Corpo Denso (que vemos com a nossa visão física) e com outros veículos que compõe a parte não visível à visão física (Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente), ou seja: uma parte material e uma parte espiritual.
A menos que sejamos alimentados em todos os aspectos, haverá fome de algum lado: haverá deficiências, haverá doenças e enfermidades jamais sonhadas pelos materialistas ou por aqueles que acham que só tratando o Corpo Denso é suficiente ou, ainda, que só tratando a partir do Corpo Denso (de “fora para dentro”) é mais do que suficiente, é a solução!
Porque a “função faz o órgão” e a negligência de certos aspectos, justamente os mais complexos e elevados da natureza humana, trará consequências desastrosas!
A técnica moderna, em vez de servir ao ser humano, veio escravizá-lo, em benefício de alguns. As máquinas, os equipamentos, as tecnologias avassalaram os “operários”, reduzindo-os a peças, cujos movimentos são estudados para cada vez mais produzir. As vidas egoístas e intensas das grandes cidades ilham os seres humanos num círculo vicioso pouco edificante. Assemelha-se a uma indústria de neuróticos. Os hospitais de doenças nervosas ou chamadas psicológicas se multiplicam. Contam as estatísticas que, dentre as pessoas com cursos superiores, os que mais se suicidam são os profissionais de saúde; e dentre eles os profissionais especialistas em saúde mental!
Estudos periódicos indicam alarmante o número das pessoas que morrem de enfarte nervoso, antes dos 50 anos. Na Europa, justamente nos países mais adiantados ocorrem os maiores índices de suicídios. Por quê? Se o objetivo do ser humano fosse meramente material, se o ser humano fosse apenas um conjunto orgânico que se desfaz na morte, por que essa angústia?
A resposta é simples: estão esquecendo o ser humano real! As criaturas andam famintas de amor, de apreciação, de estímulo, de criatividade, de motivação! O ser humano precisa ser compreendido em sua inteireza. De novo surge, do fundo das idades, a Esfinge gigantesca e repete o desafio: “ou me decifras, ou te devoro”! De novo, o Cristo dentro de nós – o Cristo Interno – inquire a nossa consciência: “Tu me amas? Então, apascenta as minhas ovelhas!” (Jo 21:15).
O Cristianismo Esotérico tem uma tremenda responsabilidade, um grande dever: divulgar, por todos os meios ao seu alcance, os aspectos integrais do ser humano e o modo de torná-lo realmente feliz, realizado, segundo não o ponto de vista material que é imediatista, porém, segundo um ponto de vista amplo, que atente todos os veículos do ser humano e não só ao presente, como ao futuro.
“Não só de pão vive o homem” (Mt 4:4). O dia em que se ensejarem a cada ser humano os meios e motivações de crescimento interior, se ver à que eles hão de florescer a dimensões jamais sonhadas, em todos os aspectos.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de janeiro/1975 – Fraternidade Rosacruz-SP)
É difícil controlar ou superar uma doença cuja causa é desconhecida. O alcoolismo é uma doença pura e simples, mas não uma doença da moral ou do corpo. É uma doença da Mente.
Todas as pregações de moralidade, condenação eterna, e assim por diante, ou proibir a venda de bebidas alcoólicas ou álcool, poderia ter apenas uma influência superficial no desejo de beber ou na causa desse desejo.
Instrua nossos filhos sobre a causa do alcoolismo e eles olharão para a bebida alcoólica como uma expressão distinta de inferioridade e não desejarão usá-la.
Em três gerações, o consumo de bebidas alcoólicas poderia ser reduzido àqueles indivíduos adultos irremediavelmente fracos, que buscam no álcool a necessidade se sentir socialmente em igualdade.
Isso, precisamente, explica a causa do alcoolismo. De fato, a ingestão do primeiro gole pode ser atribuída a um sentimento de inferioridade, não querer ser diferente, não querer ser menos do que o outro sujeito ou querer ser ou fazer tanto quanto ele. Nós desprezamos o primeiro gole com: “Ele bebeu para ser sociável, ou para ser inteligente”. Mas isso não é verdade.
A bebida alcoólica é ingerida quase sempre para alcançar um nível de igualdade, se não, como no caso do bebedor experiente, para alcançar um estado de superioridade temporária, pelo menos em sua própria Mente.
Algumas bebidas alcoólicas são para afogar os problemas, para esquecer, porque não se tem a coragem para enfrentar seu problema, não importa o que seja, analisá-lo e resolvê-lo com o melhor de sua capacidade individual. A bebida parece dar coragem. Na verdade, se revestem ou se afundam no sentimento de inferioridade. Quando o efeito do álcool desgasta o indivíduo, fica pior do que antes, então ele bebe novamente até que, eventualmente, tenha desenvolvido uma alcoolfilia ou uma obsessão por bebidas alcoólicas.
O alcoolismo repetitivo ou mesmo o consumo moderado regular de cerveja, vinhos, licores e outras bebidas alcoólicas, mais cedo ou mais tarde, trazem consigo distúrbios da garganta e do estômago, nefrite e cirrose ou endurecimento do fígado. As alterações cardíacas são dilatação, degeneração muscular e hipertrofia ou aumento anormal. —Dr. Jesse Mercer Gehman em Nature’s Path, dezembro de 1939.
Aparentemente, nunca antes foi tão predominantemente a tolerância a bebidas alcoólicas como é agora no mundo. Os meios de comunicação e os outdoors de rodovias são financiados por propagandas de bebidas alcoólicas; expõem suas virtudes 24 horas por dia, utilizando imagens que glorificam isso, mostrando atores e atrizes famosos em quase todas as ocasiões.
Para o cientista ocultista essa condição é a mais deplorável, pois ele sabe que até a morte não alivia a garra desse monstro quando ele se apodera de sua vítima.
Depois da morte, aqueles que se intoxicam de bebidas alcoólicas desejam obter seus efeitos da mesma maneira que quando estão encarnados em um Corpo Denso; porque não é o veículo físico que anseia pelo álcool. De fato, em muitos casos, ele fica doente por causa disso e em vão protesta de várias maneiras. É o Corpo de Desejos do alcoólatra que anseia por bebida e força o Corpo Denso a participar dela, para que o Corpo de Desejos possa ter a sensação temporária de prazer resultante do aumento da vibração, e esse desejo permanece após a morte do Corpo Denso. Mas o ser humano, depois da morte, não tem mais a boca física para beber, nem o estômago para conter a bebida física e gerar os desejados gases criados pelo aparato digestivo.
Consequentemente, ele aprende a inutilidade de desejar aquilo que não pode obter, e seu desejo por bebida finalmente cessa por falta de oportunidade de satisfazê-lo. Enquanto isso, ele sofre uma agonia indescritível, e o processo de desgaste é muito lento.
Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz
Médicos alemães e americanos trabalham atualmente na investigação dos fatores psíquicos que desempenham um papel importante, até mesmo decisivo como causa do infarto do miocárdio. Depois de se terem analisado conscientemente todos os fatores físicos, tais como o excesso de peso, a hiperpressão, falhas da alimentação, nível elevado de colesterina ou o abuso do cigarro, impõe-se cada vez mais nitidamente a convicção de que os fatores psicológicos e sócio-médicos têm de ser tomados em linha de conta nos antecedentes de um infarto e na situação propícia a um infarto.
É cada vez mais evidente, no segundo plano da chamada “doença dos managers”, aparecerem tensões psíquicas invulgares e extraordinárias, na maioria dos casos reações psíquicas inconscientes e fracassos ou a impossibilidade de realizar determinados projetos. Segundo as mais recentes investigações, o infarto do miocárdio não é causado por excesso de trabalho, mas por um determinado conflito resultante da discrepância entre os objetivos estabelecidos e os resultados atingidos efetivamente. O êxito, o fracasso ou reconhecimento dos méritos e o seu desprezo são as mais fortes vivências psíquicas. Esse resultado da análise psicológica não data dos nossos dias. No entanto, adquiriu muito maior importância na atual estrutura sociológica, na qual os êxitos e as realizações adquiriram muito maior peso na aferição do valor do indivíduo.
O especialista de medicina interna da Universidade de Munster, na Westefália, Professor Werner Hauss, declarou recentemente no Congresso Berlinense de Promoção Médica que “o ser humano suporta o êxito ou os trabalhos coroados de êxito em ordens de grandeza simplesmente inconcebíveis”. Por outro lado, os trabalhos seguidos de decepções conduziriam frequentemente a toda uma série de males e doenças. O Professor Paul Christian, de Heidelberg, complementou essas asserções com uma análise precisa e exata da chamada “frustração”, dos perigosos abalos psíquicos que tão frequentemente são a consequência de fracassos. Segundo esse especialista, o fracasso efetivo ou imaginado é “a solicitação psíquica mais insuportável que nós conhecemos”. Se um indivíduo de grande vitalidade e ambição sofre a frustração em consequência de fracassos, pode ser originado um processo capaz de conduzir até mesmo à morte. Os fracassos induzem frequentemente o indivíduo a redobrar esforços, sendo o abalo psíquico da frustração ainda mais forte se o indivíduo em questão não atingir o objetivo em vista. Os mais recentes inquéritos organizados na Alemanha por médicos indicam efetivamente que cerca de 40% das vítimas de infarto do miocárdio tinham sofrido reveses e fracassos, sentindo-se finalmente incapazes de superarem o conflito psíquico.
O estudo consciencioso das causas psíquicas do infarto do miocárdio levou à convicção que existem indivíduos com uma autêntica predisposição psíquica ao infarto. Os indivíduos com a tendência para o infarto correspondem ao tipo pícnico e atlético. São extrovertidos, realistas, concentrados no seu êxito individual, sempre dispostos a agir e “ávidos de estímulos”. Se essas qualidades atingirem o limite do patológico, o perigo de um infarto é ainda maior. Frequentemente, o indivíduo predisposto ao infarto é também um neurótico, designado pelos psicólogos, de “histérico negativo”. Quando surgem quaisquer males ou doenças, esse indivíduo não as quer conhecer, negando-se até mesmo a consultar um médico. As estatísticas provam que 42 por cento dos pacientes que sofreram, de vez em quando, do coração e foram, finalmente, vítimas de um infarto do miocárdio, não tinham consultado previamente um médico. (Recortes dos meios de comunicação).
Ora, e o que é a frustração? O sentimento de malogro, a decepção pelo fracasso, o recalque inibitório por não suceder algo que se esperava ardentemente ou por que tenha lutado muito e não tenha chegado ao desejado resultado. Isso é comum. Bem entendido, é comum a nós. Se estamos bem-preparados espiritualmente não nos deixaremos levar pela frustração ou outros fatores negativos semelhantes. E, por bem-preparados queremos significar, não o espiritualista ilustrado, intelectualizado, senão o amadurecido, aqueles que fundamentaram uma razão superior para todas as coisas, que concilia a experiência e a observação com as Leis de Deus, os que tem fé incondicional no amor e justiça de Deus.
Todos nós comprometemos parcialmente nossa liberdade com as dívidas do passado (que nada mais são do que lições que insistimos em não aprender) ainda não regeneradas. Se não chegamos a um resultado, em nossos esforços, é porque, para o nosso próprio bem não era justo o que pretendíamos, ou porque não fizemos os esforços naturais que nos tornariam dignos de sua posse ou ainda porque estamos resgatando algo que anteriormente infligimos a outrem. De toda maneira, o malogro não deve desesperar ninguém. Aprendemos mais com nossos fracassos do que com nossos êxitos, desde que saibamos extrair-lhes a lição que nos destinavam. E essas lições, escolhidas por nós mesmos com a ajuda dos Anjos do Destino ainda no Terceiro Céu antes dessa vida terrestre aqui, não pode encerrar vingança nem justificar desonestidade. No complexo mecanismo das relações humanas, há sempre um propósito superior: o de nos ensinar a integração numa verdadeira fraternidade.
Ainda que a lição, amarga para nós, tenha vindo por intermédio de um semelhante nosso, que agiu com má-fé, precisamos compreender que ele apenas foi um instrumento, para ensinar-nos a prudência, para fazer-nos sentir algo que no passado forçamos outrem a experimentar, para provar-nos a convicção nos ideais superiores e a força de nosso amor.
Idealismo que se esboroa ao primeiro impacto de revés é idealismo puramente intelectual, justaposto, não assimilado, não interiorizado. E a maneira de chegar a sentir e viver realmente o ideal é ir sublimando essas manifestações negativas, pela razão, é persistir no estudo e compreensão das Leis de Deus que a Fraternidade Rosacruz oferece.
Avaliem, pois, a importância dos Ensinamentos Rosacruzes. Tais Ensinamentos vieram a disposição de todos mercê da previdência e do amor daqueles que anteviam esse estado de coisas, no progressista mundo ocidental. Eles anteviram a insuficiência do Cristianismo popular – ou exotérico – no preparo interno dos que se deixam engolfar pela ambição, dos que se escravizam pela máquina e invenções modernas, cujo fito imaturo ainda é o de enriquecer minorias em detrimentos de legítimos direitos da maioria. Mas a transição e mudança de coisas devem provir do nosso interior: de dentro para fora. Quando as internas necessidades humanas reclamam condições melhores, elas naturalmente vêm!
Outra conclusão importante que podemos tirar da notícia acerca da causa mais frequente do infarto é a influência e inegável ação dos pensamentos e das emoções sobre a nossa saúde.
Depreendemos, também, que a mesma influência e ação negativas são verdadeiras quanto à nossa felicidade. Aquele que alberga sentimentos, emoções e pensamentos pessimistas, rancorosos ou desonestos está, em primeiro lugar, conspurcando a si mesmo, comprometendo seu destino, manchando o Templo Divino do seu Corpo Denso, rasgando a trilha de hábitos daninhos que se alargarão pelo repetir, em estradas desoladoras de sofrimentos — a consequência lógica assegurada pela Lei de Causa e Efeito.
A Fraternidade Rosacruz franqueia amorosa e desinteressadamente a todos os de bom senso, a filosofia da felicidade, o entendimento de que só a Verdade, a Beleza e a Bondade, harmoniosamente conjugadas na ação humana, podem restituir-nos os direitos e vivências superiores que nós, como Espíritos, Filhos de Deus, temos de um dia alcançar. Resta-nos escolher se pelo caminho da dor, ou pela observação e consonância voluntária às Leis de Deus.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – fevereiro/1967 – Fraternidade Rosacruz–SP)
Mostramos aqui o horóscopo de um homem e de uma mulher para mostrar como eles se misturam e indicar as causas da infelicidade conjugal que existe entre eles.

Os Estudantes Rosacruzes devem lembrar, no entanto, que essas pessoas geraram as condições e tendências infelizes e isso os uniu para serem o adversário um do outro; também, que o conhecimento, junto à força de vontade suficiente, teria ajudado ambos a governar seus Astros e viver, pelo menos, em felicidade comparativa, em vez de odiar um ao outro e carregar um fardo de miséria. Há momentos adversos em todas as vidas e os Estudantes Rosacruzes têm o dever maior de suportar os outros sob tais condições: “a quem muito é dado, dele muito será exigido”[1]. Além disso, o grande conhecimento obtido com o estudo do horóscopo deve dar seus frutos, pois a interpretação correta do horóscopo deve ser a chave que nos leva à compaixão pelas deficiências dos outros.
A esposa é baixa, rechonchuda, bonita e ativa; ela é assim descrita em seu próprio horóscopo por Vênus em Sagitário, em Conjunção com Mercúrio no Ascendente, pois Vênus contribui com a quantidade grande de tecido adiposo dela; Sagitário e Mercúrio proporcionam atividade e o Sol em Conjunção com Marte, em Escorpião, dedica a energia e o fogo mostrados fisicamente pela tonalidade avermelhada do cabelo dela. No horóscopo do marido, ela é descrita de forma semelhante por Netuno em Touro, que é o Signo que Vênus rege, porque observamos o Astro mais próximo da cúspide da sétima Casa como o significante do casamento.
O marido tem 0° de Escorpião no Ascendente com o Sol e Mercúrio perto do Ascendente. Marte está na primeira Casa; portanto, este homem tende compartilhar das características de Libra e Escorpião. Marte e Mercúrio o tornam mais alto do que um Escorpião mais puro e Mercúrio escurece a pele. A Oposição de Marte a Netuno torna sua carne flácida.
No horóscopo da esposa, não vemos Astro na sétima Casa para descrever o marido, pois esta Casa é a do casamento e, portanto, olhamos para o Sol, que é o significante geral do marido no horóscopo de uma mulher (a Lua significa a esposa em uma natividade masculina). O Sol está em Escorpião, 5:38, no horóscopo da esposa; quando o movemos para a frente no Zodíaco, o primeiro Aspecto completo que ele faz é um Sextil com Urano em Virgem, 12:39. Urano em Virgem também descreve uma pessoa alta e morena; ou seja, Urano o torna alto e o Signo mercurial de Virgem escurece sua pele.
A natureza e a condição do lar são mostradas na quarta Casa e como o marido, geralmente, fornece os meios para construir e manter o lar, examinaremos primeiro sua condição financeira.
No horóscopo do marido, Escorpião, 28°, está na cúspide da sua segunda Casa; portanto, apenas dois graus desse Signo estão envolvidos em nosso julgamento desse assunto, mas temos todo o Signo de Sagitário na segunda Casa, então Júpiter é o Regente. Nós o encontramos em Trígono com o Sol. Vênus também está na segunda Casa e isso constitui um dos benefícios financeiros mais afortunados em toda a gama. Podemos assim concluir que quaisquer problemas que ocorram nesta Casa não terão como causa subjacente a falta de recursos financeiros, como tantas vezes acontece.
Vamos agora analisar o tipo de lar que a esposa construirá e manterá. Isso é descrito em sua quarta Casa. Lá encontramos o Signo marcial de Áries na cúspide e, também, Júpiter e Saturno, ambos Retrógrados e sem Aspectos, exceto que Saturno está afligido por um paralelo com Urano. Assim, vemos que este lar é tudo, exceto “doce”.
A esposa também tem o Sol em Conjunção com Marte em Escorpião. Portanto, é evidente que ela tenha um temperamento ruim e constantemente discute com o marido, pois, como dito, o Sol é o significante geral do marido no horóscopo de uma mulher. Sinais semelhantes de infelicidade conjugal são mostrados também no horóscopo do marido por Vênus em Quadratura com Urano, e Vênus sendo o regente da sua sétima Casa, enquanto Touro está na cúspide. Saturno e Netuno estão lá e este último está em Oposição a Marte.
A profissão do marido é indicada por Escorpião, o Signo Ascendente, com Sol e Marte ali. Marte também é regente da sexta Casa, que indica a forma de emprego, e o Sol rege Leão, o Signo na décima Casa, que significa sua posição social. Ele é um médico, cirurgião. Mas parece estranho que um homem pudesse assumir uma profissão tão erudita com ambos os significantes da Mente, Lua e Mercúrio, sem Aspectos.
Deve haver algo errado, e há! O Trígono do Sol com Júpiter ajuda a Mente, pois Júpiter é o regente da nona Casa no horóscopo radical (aquele em que Áries está na primeira Casa, Touro na segunda e Sagitário na nona) que rege a Mente. Em tal horóscopo, o número do Signo corresponde ao número da Casa; como a nona Casa representa a Mente e Sagitário é o nono Signo, Júpiter, o Regente de Sagitário, influencia a Mente a se tornar benevolente e gentil, se estiver com Aspectos benéficos, como neste caso.
O Trígono entre Urano e Netuno também ajuda a Mente desse homem, mas Urano está no Signo mercurial de Virgem, que é o sexto Signo e, portanto, indica doença. Isso mostra que a Mente corre nessa direção. Além disso, a Quadratura de Urano com Vênus mostra que ele é de natureza supernervosa; Netuno em Touro, o Signo da garganta, revela que esteja propenso a se automedicar. A Oposição de Netuno a Marte aponta sua grande impulsividade e carência de discernimento no que diz respeito à sua doença pessoal; podemos, portanto, deduzir que ele prescreva remédios para si mesmo, algo que os médicos sabem que é superlativamente perigoso.
Na verdade, ele se tornou um viciado em morfina e foi confinado em hospitais várias vezes. Ele possui um grau de insanidade por conta disso e, portanto, respondeu à condição mostrada por Mercúrio e Lua sem Aspectos, pois qualquer Mente sã, equilibrada e racional reconheceria a loucura do curso que ele seguiu. Assim, ele teve sua parcela de responsabilidade na destruição das condições do lar, que foram mostradas no horóscopo da esposa e ela foi forçada a sustentar a si mesma e ao filho em momentos diferentes por isso. Embora sua repreensão possa ter induzido lapsos no hábito do uso de morfina, foi o medo da droga que a fez advertir; assim, vemos que, como de costume, não é culpa de apenas um, quando dois brigam.
Como o objetivo principal de um casamento é prestar o serviço a irmãos e irmãs que estão precisando renascer aqui, às vezes, a questão é feita quando casos como este são apresentados: o casamento seria evitado pela Astrologia e não haveria maior felicidade, se as pessoas fossem reunidas por essa ciência? A essa pergunta podemos responder “sim” e “não”. Se os horóscopos dos parceiros fossem analisados por um Astrólogo, formado em uma Escola Preparatória para Iniciação ocidental e que vivencia a sua parte espiritual Cristã em sua vida, então casamentos infelizes certamente seriam evitados e uniões felizes resultariam daí, caso as partes envolvidas fossem induzidas a cumprir sua decisão. No entanto, muitos eventos de casamento pertencem à questão de Destino Maduro, que devemos encontrar em cada vida, pois em muitos casos em que o Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz trabalhou, quando a questão era casamento, as pessoas que procuraram auxílio estavam constantemente ansiosas para fugir e ser feliz imediatamente pela cerimônia legal, mesmos sérias diferenças temperamentais serem observadas e isso mostrou que o casamento deveria trazer miséria para ambos. Pouquíssimos casos ocorreram em que veredito foi aceito sobre casamento.
Nesses casos, muitos se casaram e alguns deles, os envolvidos tentaram difamar o Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz daquele dia em diante, embora infelizmente as previsões feitas tenham se provado verdadeiras. Até mesmo o conselho para noivas em potencial de que o casamento e a maternidade colocariam suas vidas em risco, de modo que dificilmente haveria uma chance de sobrevivência, não se mostrou um impedimento. O chamado do cônjuge selecionado em vidas anteriores parece anular tudo para o bem ou para o mal. É o laço que une e cada pessoa deve desatar esse nó, antes de ficar livre para buscar outra companhia.
Mas enquanto esse é o caso, certamente não há necessidade de se deixar levar inteiramente pela maré ou pelo turbilhão da infelicidade, cada um convertendo em miséria a vida do outro. O que não pode ser curado deve ser suportado e “dar murro em ponta de faca” só torna a ferida mais profunda e dolorosa. Esses relacionamentos desagradáveis têm a intenção, entre outras coisas, de nos ensinar o autocontrole, a paciência e tolerância. Assim, se você não consegue ser totalmente feliz, tente pelo menos ser o mais feliz que puder.
É fácil ser agradável
Quando a vida flui como uma canção,
Mas a pessoa de valor
É aquela que sorri
Quando tudo está mal.
Pois o teste do coração é o problema
E ele vem com o passar dos anos.
O sorriso que vale todos os elogios
É o que vem através de lágrimas.[2]
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de Maio/1916 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)
[1] N.T.: Lc 12:48
[2] N.T.: do poema Worth While de Ella Wheeler Wilcox
A ideia de que corpos estranhos, como sementes, podem entrar no apêndice humano é uma superstição antiga. Como muitas outras superstições médicas, ela foi fomentada pelo trabalho de laboratório, em vez da prática de cabeceira. O apêndice de um cão é bem diferente do de um ser humano. A abertura no apêndice humano é tão pequena que é uma impossibilidade absoluta que ela seja obstruída por substâncias estranhas, assim como as glândulas que secretam a saliva não podem ser entupidas pela comida na boca.
O Dr. Murphy, de Chicago, que tem como passatempo macabro fazer experimentos em cães, também é considerado o pai da atroz prática operatória e criminosa de apendicite. Talvez ele tenha concluído que o apêndice humano seja igual ao dos cães. O apêndice não é uma “porção totalmente supérflua da anatomia”, mas um órgão necessário, criado com um propósito semelhante ao de outras glândulas; a saber, fornecer lubrificação e responder como uma lata de óleo, evitando qualquer obstrução quando o conteúdo passa do intestino delgado para o intestino grosso.
Aqueles que são tão tolos o suficiente para removê-lo sofrem alternadamente de diarreia e constipação pelo resto de suas vidas. O que é chamado de apendicite é, na verdade, uma inflamação do intestino que cede facilmente aos métodos naturais de tratamento. O famoso cirurgião e viajante, Dr. Nicholas Senn, ao visitar hospitais e cidades na costa leste africana, foi informado pelos médicos que conheceu de que eles nunca tivessem encontrado um caso de apendicite entre os nativos negros, que vivem principalmente de frutas e vegetais. O Dr. Palier também descobriu a mesma experiência entre os brâmanes da Índia, que são vegetarianos estritos. O Dr. Kellogg, de Battle Creek, visitou ordens religiosas na Europa, abrangendo vários milhares de membros, geralmente vegetarianos, entre os quais nunca ocorreu um único caso de apendicite. Um cirurgião bem conhecido, Dr. G. K. Dickinson, de Jersey City, declara que os médicos que atuam na China, onde a carne animal vermelha raramente é consumida, apenas esporadicamente encontram casos de apendicite entre muitos milhares de pacientes.
O ser humano é o único animal que sofre de apendicite. Ele é o único animal que faz da alimentação um prazer, que se deleita e satura o seu trato intestinal com alimentos altamente nitrogenados e proteicos (carnes animais), além disso, come mais do que pode ser digerido e as porções que não são digeridas seguem para decomposição venenosa.
A carne animal vermelha no trato intestinal é um veneno. Há conexão entre gula e apendicite; mas há uma relação mais forte entre carne vermelha e apendicite. Frutas e vegetais verdes e frescos, com pães integrais e de milho, além de muitas verduras como espinafre, dente-de-leão e alface, não só eliminarão a necessidade de catárticos, como darão ao sangue os sais minerais que são absolutamente necessários à vida e à saúde.
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de maio de 1916, e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)
Vamos ver a saúde e a cura do nosso organismo humano, considerado do ponto de vista oculto. Os motivos reais das desordens físicas e mentais se revelam nos planos superiores ou Mundos suprafísicos onde estão as causas de tudo que acontece no nosso plano que chamamos de Região Química do Mundo Físico.
Lembremo-nos sempre que Cristo ordenou aos Seus discípulos: “Pregai o Evangelho e curai os doentes”. Manter a saúde, uma vez adquirida ou recuperada, requer um conhecimento “do Evangelho” ou Leis de Deus.
Sabemos que as doenças e enfermidades que sofremos podem ser divididas em duas classes: as físicas e as mentais. As doenças e enfermidades mentais têm sua origem, especialmente no abuso das funções sexuais criadoras, quando são congênitas. Ocorre o mesmo quando há perturbações na faculdade de falar. Isto é razoável e fácil de compreender, pois tem a ver com a construção do nosso cérebro e da laringe, onde usamos metade da força sexual criadora para tal.
Há outra origem das doenças e enfermidades mentais. E essa origem é quando estamos, mais uma vez, prestes a renascer aqui, quando já entramos na matriz que está no útero da mãe (já construímos uma nova Mente, um novo Corpo de Desejos, os Anjos do Destino já colocaram o Átomo-semente do Corpo Denso na cabeça do espermatozoide que fecundou o óvulo e colocou a matriz do Corpo Vital no útero da mãe) e, dentre outras coisas que ocorre nesse momento, contemplamos o Panorama da Vida que escolhemos lá no Terceiro Céu. Já temos capacidade de sentir e de raciocinar aqui. Se escolhemos uma vida especialmente dura e consideramos essa existência como demasiada dura para ser suportada, podemos “tentar fugir” da Escola da Vida. No entanto, os Anjos do Destino já fizeram a conexão entre o Corpo Vital e os centros dos sentidos no cérebro do feto em formação, e o nosso esforço para escapar do útero da nossa prestes futura mãe é frustrado. A espécie de “puxão” que damos, desajusta a conexão entre os centros sensoriais físicos e os etéricos, de maneira que o nosso Corpo Vital já não fica concêntrico com o nosso Corpo Denso, e com isso a cabeça etérica sai da cabeça física, ou seja, ficam desconcêntricos. Então é impossível para nós utilizarmos o nosso Corpo Denso. Assim, nos encontramos ligados a um Corpo sem Mente. Resultado: todo esse renascimento fica praticamente perdido em relação ao Panorama de Vida que foi escolhido. Essa mesma causa para doenças mentais pode ocorrer ao longo de uma vida aqui, quando um grande choque faz com que tentemos escapar com os veículos invisíveis. Como resultado, acontece um deslocamento semelhante entre os centros sensoriais etéricos e o cérebro físico, causando esse choque, desequilíbrios mentais. Repare que é uma sensação semelhante ao sofrermos um grande susto. Uma sensação como se algo procurasse escapar do nosso Corpo Denso. E isso ocorre porque os nossos Corpo Vital e Corpo de Desejos são tão rápidos em suas ações que, quando veem e sentem o perigo agem antes que o medo tenha sido transmitido ao comparativamente inerte Corpo Denso, ao qual estão conectados e concêntricos, o que impede ao Corpo Vital e ao Corpo de Desejos de escapar em condições normais. No entanto, às vezes o susto e o choque são tão fortes para dão a esses dois Corpos um impulso tal, que se desajustam os centros etéricos sensoriais. A vantagem é que nesse caso, diferente dos dois anteriores, é mais fácil restaurar as faculdades mentais.
Já para as causas das doenças físicas a regra é que assim como “as indulgências físicas para com as nossas paixões atuam sobre os estados mentais, assim também os abusos dos poderes mentais em uma vida levam à invalidez física em uma existência posterior”. Ou seja, uma pessoa que leva uma vida pura e reta tratando de obedecer às Leis de Deus, servindo amorosa desinteressadamente (portanto, o mais anônimo possível) o irmão e a irmã que está ao seu lado – focando esse serviço na divina essência oculta em cada um de nós, que é a base da Fraternidade – e lutando sinceramente por alcançar a verdade e a retidão, irá criando em torno de si formas mentais da mesma natureza. Sua Mente terá pensamentos que sempre se harmonizarão com a Verdade e, quando morrer e estiver no momento de construir novos Corpos e veículos para mais um renascimento aqui, lá no Segundo Céu, ao criar o Arquétipo necessário para a sua próxima vida terrena, intuitivamente – graças aos bons hábitos formados na vida anterior de procurar a verdade, servir, fazer o bem, cultivar a retidão –, atrairá por “semelhante atrai semelhante” as forças da retidão e da verdade. Estes padrões arquetípicos, sendo formados em seus novos Corpos e veículo, criarão harmonia em seus veículos vindouros. Como resultado, o seu estado de saúde (ausência de doenças latentes que não são ativadas) será bem melhor do que na vida anterior. Por outro lado, uma pessoa que em sua vida passada tive uma visão deformada das coisas da vida, focou somente em bens materiais (relegando para segundo plano ou mesmo não cuidando da parte espiritual) e se afastou da verdade (praticando a mentira sempre que achou necessário), se entregando totalmente ao egoísmo e à astúcia, desconsiderando o bem-estar dos irmãos e das irmãs ao seu lado, quando morrer e estiver no momento de construir novos Corpos e veículos para mais um renascimento aqui, lá no Segundo Céu, ao criar o Arquétipo necessário para a sua próxima vida terrena, intuitivamente – devido a última vida vivida de uma forma cristalizada ou largada ou praticando “o mal para se dar bem” –, atrairá por “semelhante atrai semelhante” as forças da maldade e da mentira (pois esse, para essa pessoa, é um hábito mental normal). Estes padrões arquetípicos, sendo formados em seus novos Corpos e veículo, criarão uma incorporação de erro e falsidade e, por conseguinte, quando o Corpo for levado a nascer demonstrará muitas debilidades e falhas em diversos órgãos, ou talvez em toda a sua organização física. Como resultado, o seu estado de saúde (ausência de doenças latentes que não são ativadas) será bem pior do que na vida anterior.
Entretanto, não generalizamos nessas causas! Afinal não é correto afirmar, absolutamente, que toda pessoa que tenha um Corpo são e cheio de saúde tenha sido um modelo de virtudes na vida passada dela, nem que a pessoa que sofre de alguma incapacidade foi uma pecadora ou uma inútil. Nenhum de nós se encontra atualmente em condições de dizer “a verdade e nada mais que a verdade”. Podemos nos enganar porque nossos sentidos físicos são imperfeitos e facilmente nos iludem. Assim, pois, temos que corrigir, constantemente, as ilusões dos sentidos. O que parece ser a verdade, nem sempre o é, e o que hoje é a verdade acerca das condições de uma vida, pode mudar amanhã. Portanto, é impossível, para nós, conhecermos a verdade absoluta, nas condições ilusórias e evanescentes da atual vida aqui na Região Química do Mundo Físico.
As verdades eternas só começamos a ter acesso quando desenvolvermos a visão e a capacidade de funcionar conscientemente na Região do Pensamento Concreto. E mesmo assim, dado a nossa incompetência, podemos cometer erros uma vez ou outra, mesmo que nos esforcemos arduamente para conhecer e revelar a verdade. Note que aqui estão alguns dos motivos pelos quais é impossível construirmos uma série de veículos perfeitamente harmoniosos. Obviamente, se fosse possível nosso Corpo Denso seria imortal e já sabemos que a “imortalidade na carne” não é o objetivo nesse Esquema de Evolução. Como S. Paulo nos ensinou, quando disse que “a carne e o sangue não herdarão o Reino de Deus” (ICor 15:50).
Que as rosas floresçam em vossa cruz
A medicina ortomolecular está em moda. É o mais moderno ramo da atividade médica. Trata-se de um novo e ainda mal conhecido ramo da medicina, relacionado à tentativa de retardar o envelhecimento ou permiti-lo mais digno, com saúde de melhor qualidade.
É certo que não podemos escapar do envelhecimento, isso porque a Natureza parece preocupar-se menos conosco após os 50 anos, quando já realizamos nossos deveres de procriação.
Envelhecer faz parte do plano cósmico. Envelhecer é universal, assim como a morte. A velocidade de envelhecimento, porém não é universal.
Há várias teorias para explicar o envelhecimento. A maior parte é explicada pela teoria dos radicais livres, que justifica o envelhecimento quando as células são permanentemente danificadas após sofrerem contínuos ataques por partículas denominadas “radicais livres”. Após anos de contínuos ataques, as células atingem um ponto sem retorno e instalam-se, então, a velhice e as doenças degenerativas. Dessa forma, fica fácil entender que o retardamento do envelhecimento propicia uma idade avançada com mais saúde.
Mas, o que é um radical livre? Trata-se de uma molécula que perdeu um pedaço vital de si mesma. Uma molécula que perde uma carga elétrica e que para restaurar o equilíbrio, busca freneticamente sua carga perdida, retirando-a das substâncias vizinhas. Ao fazê-lo provoca inevitáveis prejuízos. Por exemplo: Se retira a carga elétrica da gordura que constitui a membrana de uma célula, danifica a parede dessa célula; se a retirada atinge nosso código genético, alterará irremediavelmente a estrutura das células que ainda estão por nascer, assim sucessivamente.
E o que são os antioxidantes? São substâncias químicas que podem doar aos radicais livres a carga elétrica que lhes falta.
O perigo mora no ar: ironicamente, a substância que nos permite a vida também ajuda a encurtá-la. Estamos falando do Oxigênio, o que nos permite respirar, e respirar tem um preço. A combustão do oxigênio nas células produz radicais livres desse gás que as agridem internamente. Os radicais livres, porém, não são apenas vilões que tornam rançosas as nossas gorduras, enferrujam nossas proteínas, rompem a parede das nossas células ou corrompem o nosso código genético. São também eficientes defensores do nosso organismo quando ele é atingido por processos infecciosos. E não é só o oxigênio o grande vilão. A partir de fora do corpo os radicais livres são introduzidos no nosso organismo pelo tabagismo, pelos poluentes ambientais, e por alguns tipos de radiações solares.
Pode-se então concluir que não podemos viver sem eles, porém, quando se somam em grandes quantidades, envelhecem-nos antes do tempo e matam-nos mais cedo.
Nosso organismo, entretanto, não permanece passivo diante desses terroristas chamados de radicais livres. Produz, quando atacado, as substâncias químicas denominadas antioxidantes que passam a constituir a nossa “força policial” e a neutralizar os radicais livres.
Infelizmente, temos algumas más notícias biológicas sobre o envelhecimento. Quanto mais velhos nos tornamos o dano causado pelos radicais livres acelera-se dramaticamente. E para piorar, a capacidade do organismo para corrigir os problemas causados diminui acentuadamente. Em termos práticos significa que quanto mais velho, maior o dano e mais rápido o envelhecimento.
Como corrigir tais danos ou pelo menos como tentar evitá-los?
A maneira mais fácil e mais barata é ingerir alimentos plenos de antioxidantes como por exemplo os que contém vitamina E, vitamina C, betacaroteno, coenzima Q 10, selênio, zinco, magnésio, etc.
Qualquer vegetal pratica uma contribuição química conhecida, além de outras desconhecidas, na busca pela manutenção da juventude.
Atenção especial deve ser dada a 10 vegetais super retardadores do envelhecimento, incluindo as frutas, logicamente, todos orgânicos (caso contrário, os próprios pesticidas e outras substâncias químicas inseridas durante o processo de produção neutralizarão as qualidades de retardadores ou até acelerarão o processo de envelhecimento), cujo potencial não se pode ignorar:
1. Abacate: Um dos super guardiães das células pela abundância de glutationa, um poderoso antioxidante. Trata-se de fruta rica em gordura é verdade, porém de gordura não saturada, um tipo que resiste à oxidação. É rico em potássio e diminui o colesterol sanguíneo.
2. Alho: Tem ação antiviral, é anticoagulante, anti-inflamatório, redutor da pressão arterial e protetor das células cerebrais. Devido seu forte odor pode ser ingerido em cápsulas de óleo de alho.
3. Brócolis: Difícil dizer tudo sobre esse vegetal, abençoado com enorme quantidade de antioxidantes, dentre eles, o glutationa, o betacaroteno, a vitamina C e o poderoso sulforafane. Reduz em 2/3 a possibilidade de câncer principalmente do cólon (intestino grosso) e pulmões.
4. Repolho: Possui grande quantidade de antioxidantes. Reduz a porcentagem de câncer do cólon, estômago e mama. Deve-se comê-lo cru ou levemente cozido. O mesmo vale para outros vegetais crucíferos como os brócolis.
5. Cenoura: Um recente estudo da universidade de Harvard demonstrou que pessoas que comem cenoura cinco vezes por semana reduzem a chance de ter um derrame cerebral em 68%. A cenoura reduz ainda o colesterol e a possibilidade de câncer do pulmão. A substância responsável por essas qualidades chama-se betacaroteno. Ajuda ainda a poupar a visão dos mais idosos e a melhorar a imunidade deles. Uma cenoura média contém 6 mg de beta caroteno; melhor usar suco de cenoura, pois uma xicara contém cerca de 24 mg dele.
6. Frutas cítricas: A laranja é tão cheia de substâncias antioxidantes que o Instituto Nacional do Câncer, nos E.U.A., a chama de “o mais completo dos inibidores do câncer” já conhecido.
7. Uvas: O segredo da ação de antienvelhecimento das uvas é simples e poderoso. As uvas contêm 20 antioxidantes conhecidos que trabalham em conjunto, impedindo os ataques dos radicais livres do oxigênio. Quanto mais colorida a casca da uva, mais antioxidantes ela possui. As vermelhas e rosas possuem mais que as uvas brancas. As uvas passas, embora secas, têm de 3 a 5 vezes mais antioxidantes que as uvas frescas.
8. Cebola: Parente próximo do alho, a cebola é plena de antioxidantes que diminuem a porcentagem de coágulos sanguíneos, aumentam a fração HDL do colesterol, (o bom colesterol), e previnem o câncer, principalmente o do estômago.
9. Espinafre: Rico em um antioxidante chamado luteína, reduz a possibilidade de câncer, de doença cardíaca, hipertensão arterial, catarata e inclui até a melhoria de alguns problemas psiquiátricos. Contém ainda ácido fólico um protetor do cérebro e das artérias.
10. Tomates: Ricos em licopeno que preserva o funcionamento físico e mental dos idosos. Reduz ainda a possibilidade de câncer do pâncreas e do útero. Um estudo italiano recente demonstrou que o tomate reduz a possibilidade de câncer de todo o trato digestivo. É interessante observar que o cozimento do tomate não destrói essas propriedades. O que foi dito vale também para a melancia.
As razões citadas acima são as responsáveis pelo fato de, em geral, os vegetarianos viverem mais e envelhecerem mais lentamente e com melhores condições. Também, em geral, apresentam ainda índices mais baixos de colesterol, menor peso, pressão arterial mais baixa, menos ataques cardíacos e menores índices de câncer. As mulheres vegetarianas quase não apresentam câncer de mamas ou de útero.
Os vegetarianos, em geral, têm ainda menor incidência de diabetes, cálculos na vesícula e nos rins, osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e artrite. A imunidade deles é mais vigorosa.
Pode-se verificar, então, que vale a pena investir algum tempo para selecionar os alimentos vegetais que constituirão nossas refeições diárias.
Assim procedendo, não seremos representantes daquilo que o ex-presidente da França Charles de Gaulle, chamou de “o naufrágio que é a idade avançada”.
(Publicado no Ecos da Fraternidade Rosacruz em São Paulo – SP – novembro-dezembro/1995)
A única criação permanente é aquela mantida por meio das ações iguais, contínuas e simultâneas, dos processos de construção e desgaste. É preciso, pois, que haja um perfeito equilíbrio entre a utilização e a armazenagem. A utilização inteligente é divina enquanto a armazenagem ignorante é nefasta. Todas as doenças são causadas pelo desequilíbrio na aplicação desses dois princípios.
O nitrogênio é a forma densa da matéria que a natureza usa para a elaboração de suas proteínas. Essas irão recompor os tecidos dos organismos humanos e animais.
Quando existe um forte desejo de segurança e receio de não se possuir suficientemente as coisas da vida, as células do organismo humano respondem à sugestão e começam a armazenar. Isso ocorre porque a Mente subconsciente envia ordens para reservar mais substância material ou protoplasma. Essas ordens fazem vibrar o tecido de reabastecimento individual afinado com o comprimento de onda desses impulsos ou fazem vibrar a Corrente Cósmica do nitrogênio (componente das proteínas), regida pelo Signo de Câncer, a onda de vida da reprodução.
Tais fatos dão origem a um apetite compulsivo (Psíquico) dirigido para proteínas, notavelmente para as carnes animais. Ora, sabemos que as células se multiplicam obedecendo a padrões genéticos que são transmitidos pelos cromossomos e genes, que na sua constituição fundamental são substâncias químicas denominadas ácidos nucleicos e que nada mais são do que compostos nitrogenados.
As proteínas retidas em excesso pela célula atraem magneticamente uma maior quantidade de nitrogênio etérico, localizado na natureza, permitindo uma absorção direta dos planos etéricos, o que não acontece normalmente na nossa atual fase evolutiva. Ocorre então uma inundação dessa força etérica em nosso Corpo Vital, que serve, como sabemos, de modelo para o Corpo Denso. Dessa forma, essa quantidade excessiva de nitrogênio atraído para o nosso Corpo Vital produzirá a proliferação celular ou câncer no Corpo Denso, a menos que ela seja controlada pelo caráter inibidor das energias mentais superiores e espirituais.
As substâncias em excesso, quando não utilizadas pelo organismo, produzem células doentes, com tamanhos diferentes, disposição irregular, em várias direções e acima de tudo, com o crescimento desordenado, sem ritmo ou razão. A esse tipo de crescimento rápido, descontrolado e incessante, denominamos câncer.
A ambição desmedida, o medo de não acumular bens materiais, a cobiça, a inveja e a avareza, todos podem levar ao mesmo mecanismo de formação dos tumores malignos, particularmente se as vibrações do pensamento tiverem as marcas da paixão, do desejo e da sensualidade. Quando essa atitude mental atinge certo grau, as células mórbidas influenciadas por aquelas mensagens invadem ilegalmente os espaços entre as células normais, afastando-as pela força.
Digna de nota é a depressão profunda e prolongada. Essa, geralmente devida à não aceitação ou não entendimento da Lei de Consequência, quando, por período prolongado, leva a uma cristalização da atitude mental. Um grupo organizado dessas ideias adquire gradualmente um controle quase absoluto da consciência, silenciando todos os pensamentos opostos. Uma rebelião psíquica ocorre sempre que um grupo de hábitos mentais adversos se torna tão forte e capaz de determinar alterações no Corpo Denso. Esse grupo procura não somente libertação da soberania da vontade, mas também eliminá-la completamente estabelecendo assim um controle absoluto sobre as células. Separando-se do bem-estar da consciência um grupo como esse, de más ideias associadas, assume o papel de ditador psíquico.
Assim, uma condição psíquica como essa pode ser responsabilizada como uma causa insuspeita do câncer. A imensa quantidade de células humanas trabalha em harmonia natural sob a supervisão de uma inteligência central. Repentinamente ocorre um motim, certas células libertam-se de qualquer controle, renunciam ao ritmo fisiológico e, adquirindo legislação própria, passam a crescer desordenadamente: surge, então, o câncer.
O pensamento é o criador, o destino de cada ser humano é lançado na sua consciência de acordo com o modelo criado por ele.
Qualquer perversão do poder de sugestão ou negação dele, ainda, qualquer excesso emocional dá origem a mudanças químicas que alteram definitivamente os estados orgânicos e que, a seu tempo, modificam profundamente a integridade estrutural do Corpo Denso.
(Publicado no Ecos da Fraternidade Rosacruz em São Paulo – SP – maio-junho/1991)
Se o meu Corpo Denso e/ou o meu Corpo Vital:
Se com o meu Corpo de Desejos:
Se com a minha Mente:
então: há lições que insisto em não querer aprender nessa vida (ainda que lá no Terceiro Céu “eu me prometi” vir nessa vida para aprendê-las).
A imensa maioria dessas lições a aprender tem uma relação ou, ainda, correlação positiva e muito forte com a parte do nosso Corpo Denso afetada (na sua anatomia, na sua fisiologia ou em ambas).
Aliás essa é a maneira mais precisa, contundente e clara que temos para saber: o que escolhemos ser provados (tentados) para verificar se aprendemos a lição.
Não exaustivamente, eis alguns exemplos que podemos verificar em nós mesmos:



Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz