Arquivo de tag profissionais de saúde

porFraternidade Rosacruz de Campinas

O Respeito do Ser Humano pelo Ser Humano

O respeito do ser humano pelo ser humano, como semelhante centelha espiritual, deixa muito a desejar ou é muito insuficiente.

Nunca o mundo precisou tanto de amor como nos atuais tempos de materialismo, tão perigoso ao nosso normal desenvolvimento interno. Por isso, o mais deplorável na hora presente é o desânimo dos seres humanos de boa vontade.

Profissionais de Saúde e irmãos e irmãs dedicados à educação estudam as causas dos problemas sociais, mas não podem perscrutar profundamente o problema, enquanto não considerarem o ser humano em sua integralidade, como ser humano complexo, composto de um Corpo Denso (que vemos com a nossa visão física) e com outros veículos que compõe a parte não visível à visão física (Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente), ou seja: uma parte material e uma parte espiritual.

A menos que sejamos alimentados em todos os aspectos, haverá fome de algum lado: haverá deficiências, haverá doenças e enfermidades jamais sonhadas pelos materialistas ou por aqueles que acham que só tratando o Corpo Denso é suficiente ou, ainda, que só tratando a partir do Corpo Denso (de “fora para dentro”) é mais do que suficiente, é a solução!

Porque a “função faz o órgão” e a negligência de certos aspectos, justamente os mais complexos e elevados da natureza humana, trará consequências desastrosas!

A técnica moderna, em vez de servir ao ser humano, veio escravizá-lo, em benefício de alguns. As máquinas, os equipamentos, as tecnologias avassalaram os “operários”, reduzindo-os a peças, cujos movimentos são estudados para cada vez mais produzir. As vidas egoístas e intensas das grandes cidades ilham os seres humanos num círculo vicioso pouco edificante. Assemelha-se a uma indústria de neuróticos. Os hospitais de doenças nervosas ou chamadas psicológicas se multiplicam. Contam as estatísticas que, dentre as pessoas com cursos superiores, os que mais se suicidam são os profissionais de saúde; e dentre eles os profissionais especialistas em saúde mental!

Estudos periódicos indicam alarmante o número das pessoas que morrem de enfarte nervoso, antes dos 50 anos. Na Europa, justamente nos países mais adiantados ocorrem os maiores índices de suicídios. Por quê? Se o objetivo do ser humano fosse meramente material, se o ser humano fosse apenas um conjunto orgânico que se desfaz na morte, por que essa angústia?

A resposta é simples: estão esquecendo o ser humano real! As criaturas andam famintas de amor, de apreciação, de estímulo, de criatividade, de motivação! O ser humano precisa ser compreendido em sua inteireza. De novo surge, do fundo das idades, a Esfinge gigantesca e repete o desafio: “ou me decifras, ou te devoro”! De novo, o Cristo dentro de nós – o Cristo Interno – inquire a nossa consciência: “Tu me amas? Então, apascenta as minhas ovelhas!” (Jo 21:15).

O Cristianismo Esotérico tem uma tremenda responsabilidade, um grande dever:  divulgar, por todos os meios ao seu alcance, os aspectos integrais do ser humano e o modo de torná-lo realmente feliz, realizado, segundo não o ponto de vista material que é imediatista, porém, segundo um ponto de vista amplo, que atente todos os veículos do ser humano e não só ao presente, como ao futuro.

Não só de pão vive o homem” (Mt 4:4). O dia em que se ensejarem a cada ser humano os meios e motivações de crescimento interior, se ver à que eles hão de florescer a dimensões jamais sonhadas, em todos os aspectos.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de janeiro/1975 – Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

A Correlação Negativa entre a Emoção, o Desejo e Sentimento com a Saúde

O trabalho Rosacruz de Cura é exercido pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz por meio dos Auxiliares Invisíveis.

O trabalho está orientado de acordo com o mandamento de Cristo Jesus: “Pregar o Evangelho e Curar o Enfermo” (Lc 9:2).

Nos tempos atuais os nossos irmãos e as nossas irmãs profissionais de saúde sabem muito bem que nosso estado emocional tem significativa influência sobre nossa saúde física. Poucos médicos ou poucas médicas desestimam a importância que tem a atmosfera de alegria no quarto de um enfermo ou de uma enferma ou a de abster de aflições a um paciente, evitando relatos de dor e outros problemas. O poder de cura do otimismo e da alegria já se demonstrou muitas vezes. Isto, no entanto, concerne somente a uma fase dessa coisa muito complexa que é a nossa forma de ser emocional – o remédio depois da tensão e do estresse que já tem tomado conta – por que esperar até que estejamos enfermos para fazer algo a respeito dos temores, das apreensões, das aversões ou ataques de mau humor que podem aumentar nossas doenças físicas? Quando aprendemos a controlar nossas emoções, nossos sentimentos e desejos e construir, por nós mesmos, as bases da harmonia interior, do equilíbrio e da estabilidade que garanta calma na presença de crise, muitas de nossas impotências físicas desaparecerão.

A ciência médica reconhece que os medos, as preocupações e as raivas podem transtornar a digestão, interferir com os processos metabólicos e a evacuação e, em resumo, desajustar completamente nosso organismo. “Não eleve sua pressão sanguínea!”, mesmo que muitas vezes lhe digam em tom de brincadeira, é um conselho muito bom a seguir. Somos sábios para manter a calma sem fazer caso da provocação e não permitir emoções que afetem o nosso Corpo Denso!

As úlceras deveriam ser chamadas de uma “enfermidade emocional” como, também, muitos casos de “indigestão simples”. Não é sempre só o tipo de comida o que causa um problema intestinal; às vezes é a condição emocional da pessoa, quando está comendo. A comida mais saudável, se é consumida sobre estresse, não proporcionará toda a nutrição esperada. Excitações extremas podem precipitar um ataque de dispepsia, resultando em que os elementos nutritivos passem a ser impropriamente distribuídos pelo aparato digestivo e, assim, malgastados ou transformados em componentes daninhos.

 As “farras” emocionais estão deteriorando o funcionamento do Corpo de Desejos, o veículo que nos impulsiona à ação. Em geral as correntes de desejos que compreendem o Corpo de Desejos, que tem uma forma oval, correm continuamente ao exterior em linhas curvas desde o fígado – seu grande vórtice – até cada ponto da periferia do ovoide e logo retornam ao fígado através de um certo número de vórtices.

Estas correntes contínuas de movimento de desejos, sentimentos e emoções nos induz a tomar ação ao longo de qualquer uma das linhas representadas. As emoções, os desejos e sentimentos, tais como a preocupação ou o temor e todos os demais que colhemos materiais das três Regiões inferiores do Mundo do Desejo – usando justamente o nosso Corpo de Desejos -, no entanto, interrompem o movimento, resultando em inatividade de nossa parte.

No Livro “A Teia do Destino-Max Heindel- Fraternidade Rosacruz”, lemos: “A preocupação é uma condição na qual as correntes de desejos não circulam em grandes linhas curvas em alguma parte do Corpo de Desejos, porque o veículo está cheio de redemoinhos – só redemoinhos, em casos extremos. A pessoa assim afetada não se esforça por atuar em coisa alguma; vê calamidades onde não existem e, em vez de gerar correntes que a levem à ação para evitar o que lhe produz medo, alimenta pensamentos inquietantes que produzem um redemoinho em seu Corpo de Desejos e, em consequência, ela nada faz. Essa condição de preocupação no Corpo de Desejos pode ser comparada à água que está próxima do congelamento sob uma temperatura baixa; o medo, que se expressa como ceticismo, cinismo e pessimismo, pode ser comparado a esta mesma água quando já congelada, porque o Corpo de Desejos dessas pessoas está quase sem movimento e nada do que se possa dizer ou fazer terá poder de alterar essa condição….”.

A inatividade, também, muitas vezes, resulta na enfermidade ou doença. A pessoa propensa a “se sentar e não fazer nada” parece muito mais facilmente pronta para se ver presa de indefinidas “dores e penas” do que as pessoas que se mantem ocupadas. A inatividade física também freia o exercício necessário para a manutenção da saúde, e não é raro ouvir de uma pessoa, acostumada à inatividade, queixar-se de que “se eu não estava no ar livre, ou no vento ou desagasalhada, como pude me resfriar?”.

Desta maneira, desde ambos os pontos de vistas, o puramente físico e o oculto, o controle emocional é necessário para uma boa saúde. O Estudante Rosacruz sabe que permitindo ser governado por suas paixões, ou “vivendo para o prazer”, resultará, sob a Lei de Consequência, em enfermidades ou doenças na atual e na vida futura. Ele sabe, também, que nenhuma emoção negativa ou sentimento ou desejo negativo, desde o medo, que gera inatividade, a ira, que gera muita atividade de um tipo prejudicial, terá efeitos nocivos sobre todos os seus veículos, mas, notavelmente, no Corpo Denso.

O cultivo do equilíbrio, sem o qual não podemos ir longe no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz ou alcançar a “paz que sobrepassa todo o entendimento” (Fp 4:7), é tão essencial para a saúde física, como para o progresso espiritual.

(Traduzido da Revista: Artículos de Rayos de la Rosa Cruz – Dezembro/1984 – Fraternidad Rosacruz Max Heindel – Córdoba – Argentina pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)

Idiomas