Arquivo de tag Cura Rosacruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

ECOS-no-120-jun-2026_page-0001-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
ECOS-no-120-jun-2026_page-0002-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

SUMÁRIO

Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para JUNHO de 2026. 8

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026: 11

Reuniões de Estudos: 11

DOMINGO, 10. 11

DOMINGO, 17. 11

DOMINGO, 24. 11

DOMINGO, 31. 11

Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS: 12

Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes: 12

Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não: 12

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos: 12

Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento: 12

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO) 13

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16

03/05 – 16h – Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Matheus Capítulo 8 versículos: 16 a 17. 16

Primeiro vamos ver a Significância Esotérica desse trecho: “‘Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.’”: 17

Passamos para a Significância Esotérica desse trecho: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos…”: 18

O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”: 19

10/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – A Palavra Criadora – Termos Rosacruzes: Mente e Imaginação. 32

Termo Rosacruz: Mente. 33

Termo Rosacruz: Imaginação. 41

17/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.1. 43

Termo Rosacruz: Ego. 43

24/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.2. 47

Termo Rosacruz: Ego. 47

31/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Primeiros Passos: Palavra Criadora. 55

Termo Rosacruz: Deus de Raça. 55

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 57

Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa. 57

A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui! 59

A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui 61

O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui 66

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 67

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também: 68

1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?. 68

2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?. 69

3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?. 69

4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?. 70

5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?. 70

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 72

Reuniões de “Cura Rosacruz”. 72

Datas de Cura. 74

Ritual do Serviço Devocional de Cura. 74

Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 75

Nossas Reuniões de Estudos Semanal

As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.

Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Para esse mês de JUNHO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:

 

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para JUNHO de 2026

Nesse Calendário você encontra:

1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar

2- Os melhores Períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz

3- Os melhores Períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais

4- Os melhores Períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais

5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)

**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026:

Reuniões de Estudos:

DOMINGO, 3

DOMINGO, 10

DOMINGO, 17

DOMINGO, 24

DOMINGO, 31

Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS:

Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes:

Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz

Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não:

via e-mail, no site, nas redes sociais

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos:

incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento

Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento:

Para os irmãos e as irmãs inscritos (Estudantes Rosacruzes ou não) no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz.

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO)

Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para  praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de JUNHO, nesse ano, que vai de 20 de MAIO a 21 de JUNHO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Gêmeos.

O modelo cósmico para a Terra, projetado por essa Hierarquia, é o de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.

As características que devem ser cultivadas durante o Período de Gêmeos são a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem”.

Quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, braços e mãos, em particular.

Contém, também, o Arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo.

Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente.

Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Gêmeos é a Hierarquia Criadora dos Serafins.

Os Serafins despertaram o germe do terceiro aspecto do Espírito – o Espírito Humano, durante a quinta Revolução do Período Lunar.

Uma das palavras-chave de Gêmeos é a atividade; essa é, também, a palavra-chave do Espírito Santo. Por meio da sua atividade, os Serafins transpassam os mistérios do Espírito Santo ao Signo oposto, Sagitário, os Senhores da Mente. Ali esperam que o ser humano desenvolva sua iluminação até ser capaz de compreender e aplicar o imenso poder do Espírito Santo em sua vida diária. Ainda assim a Humanidade só é capaz de perceber debilmente os mistérios relacionados com o princípio e os poderes do Terceiro Aspecto da Trindade.

Atividades do Cristo – Enquanto o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a luz de Cristo se difunde em uma aura esférica ao redor da Terra, o que capacita os Iniciados na Trilha da Santidade a alcançar a presença de poderosos seres, conhecidos como Serafins, cuja grandeza e poder sobrepassam qualquer descrição. Sob seu sublime ministério, os ensinamentos relativos ao mistério da polaridade são transmitidos, com que se aprende a interação entre as energias masculinas e femininas (os elementos positivos e negativos da natureza), e constituem a força motriz de tudo, desde o átomo até o Planeta.

Atividades do Aspirante à vida superior – Durante o Período de trânsito do Sol pelo Signo de Gêmeos, o Discípulo fará bem ao dedicar o maior tempo possível a meditar sobre o princípio da polaridade, pois é o mês mais apropriado do ano para receber as revelações esotéricas sobre essa matéria profundíssima. Se for possível, o Zohar, “o Livro da Luz”, como foi inicialmente conhecido, é recomendável para os estudos sobre esse tema.

No Corpo Denso – O Signo de Gêmeos rege as mãos. Essas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornados com preciosos dons de cura e concedendo bênçãos.

Recomenda-se ao Estudante visualizar as mãos com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.

Dentre os 12 Apóstolos – O Discípulo correlacionado com Gêmeos é S. Tomé. Tão intimamente se identificou com Cristo que suas dúvidas, próprias em uma Mente mortal, foram transcendidas por meio de uma dinâmica realização dos poderes crísticos latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo depois de ter havido essa transformação.

Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Gêmeos impregnam a Terra, e durante o mês solar de JUNHO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus(Sl 46:11). Faça isso em cada um dos dias em que Gêmeos enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos

03/05 – 16h – Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Matheus Capítulo 8 versículos: 16 a 17

O texto da Bíblia sob estudo está aqui:

Vendo Jesus que estava cercado de grandes multidões, ordenou que partissem para a outra margem do lago. Então chegou-se a ele um escriba e disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Cristo Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Cristo Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Primeiro vamos ver a Significância Esotérica desse trecho: “‘Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.’”:  

Reparem que esse trecho vem depois do que Cristo ordenou (como ordena até hoje): “Segue-me”. No trecho Ele diz para um discípulo (ou seja, que já adotou o Cristianismo e já está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação naquele tempo).

Ou seja: para uma pessoa que despertou em si a espiritualidade Cristã.

Exemplo?

Um Estudante Rosacruz – o que muitos de nós respondemos?

•”permite-me ir primeiro enterrar meu pai”

•O que simboliza ou significa essa desculpa ou justificativa?

Simplesmente TUDO que nos impede de progredir espiritualmente na construção e na utilização do Corpo-Alma para vivermos nos Mundos espirituais (como Cristo ensinou).

Exemplos?

•Subordinação à lei dos homens

•Prisão aos costumes

•Apegos materiais

•Perigosa e ilusória zona de conforto

E o que o próprio Cristo nos ensina como solução para conseguirmos progredir espiritualmente pelo método Cristão?

(…) “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.

E será que somos também “mortos” que nos ocupamos em enterrar os “nossos mortos”?

Aqui alguns exemplos para ver se somos, ainda que parcialmente:

•Os que estão “mortos” para espiritualidade

•Os que estão acham que “morreu, acabou”

•Os que estão acham que temos só essa vida

•Os que vivem a base de dogmas

•Os que vivem dependentes de outros, senão Cristo

•Os que acham que conseguem enganar a Deus!

E a lista continua, não?

Passamos para a Significância Esotérica desse trecho: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos…”:  

A raposa aqui simboliza a astúcia que aprendemos a aplicar na Época Atlante e que até hoje usamos e abusamos! Já as aves aqui simbolizam os pensamentos que, contaminados pelo Corpo de Desejos, vão de um lado para outro.

E completando a frase: “…, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Ou seja: os Ensinamentos d’Ele não estavam nos Corações e nas Mentes humanas…e ainda não estão!

O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”:  

Reparem bem: o próprio Cristo Jesus se intitula “Filho do Homem”: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

Resumindo: Referência oculta ao Signo de Aquário. Para compreendermos essa fortíssima correlação: “Filho do Homem” e o Signo Astrológico de Aquário temos que explicar um pouco o que é um dos Movimentos da Terra chamado “Precessão dos Equinócios”.

•Para isso desenhemos uma linha que chamaremos de Linha do Equador da Terra e coloquemos o Planeta Terra no meio dessa linha, assim como está nessa figura.

•Agora coloquemos o Sol alinhado à Terra.

•Só que devido ao eixo da Terra em relação ao Sol não estar, hoje, perpendicular, ou seja, estar inclinado, então o Sol não pode estar alinhado ao Equador da Terra, ou seja há um ângulo entre o Equador da Terra e o Equador do Sol (uns 23 graus). Mais ou menos assim nessa figura:

Agora se ao invés de trabalharmos em duas dimensões, onde usamos linhas, vamos trabalhar em 3 dimensões e usar planos.

Ficaria mais ou menos assim:

Plano do Equador da Terra e Plano do Equador do Sol em ângulo de separação de em torno de 23 graus. Vamos marcar 4 pontos que são de extrema importância para quem estuda a Filosofia Rosacruz.

Primeiro, o do Equinócio de Março que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em março.

Segundo o do Equinócio de Setembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em setembro.

Terceiro o do Solstício de Junho que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em junho.

Quarto o do Solstício de Dezembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em dezembro.

Sabemos que a nossa volta, em volta de todo o nosso Sistema Solar temos os 12 Signos do Zodíaco.

Pois quando falamos, p. exe. que o Sol está em Peixes, é porque se olharmos para o Sol, atrás dele está o Signo de Peixes, como nos ensina a Astrologia Rosacruz.

Então, coloquemos os 12 Signos do Zodíaco na sua sequência. Fica mais ou menos assim:

Note um ponto muito importante que servirá para a nossa explicação: HOJE o Sol cruza o Equador terrestre em março, no Equinócio de Março, no Signo de Peixes.

Vamos pegar justamente essa parte da figura e escrevê-la de outra forma.

•Aqui está uma escala de 60 graus, 30 mais 30.

•Aqui está o Signo de Áries nos seus 30 graus.

•E aqui o Signo de Peixes nos seus 30 graus.

Agora vem a constatação de como o movimento de Precessão dos Equinócios ocorre.

Todos os anos, em março, quando o Sol cruza o Equador terrestre, ele sempre cruza em um valor que é anterior ao ano passado.

Exemplo: se ele cruzou esse ano em 7 graus, 22 minutos e 9 segundos de Peixes, no ano passado ele cruzou em 7 graus, 22 minutos e 59 segundos.

Alguns exemplos no passado:

•no ano 1 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Áries:

•já no ano 498 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 2 graus de Áries:

•e hoje o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Peixes:

Estendamos a escala para mais 30 graus. Note: temos 3 conjuntos e assim podemos projetar 3 Signos: Peixes, Áries e Touro.

Quando o Sol cruzava o Equador terrestre no Signo de Touro estávamos na Era de Touro.

No Signo de Áries, estávamos na Era de Áries.

E, hoje, cruzando no Signo de Peixes, estamos na Era de Peixes.

Na Era de Touro estávamos na 3ª parte da Época Atlante.

Na Era de Áries estávamos na 1ª parte da Época Ária.

Na Era de Peixes estamos na 2ª parte da Época Ária.

Agora notem bem: o Antigo Testamento cobre os 23 graus enquanto estávamos na Era de Áries.

Já o Novo Testamento cobre os 7 graus enquanto estávamos na Era de Áries e, assim, já na Órbita de Influência da Era de Peixes.

Na Era de Touro tínhamos uma Religião onde adorávamos o Touro ou o “bezerro de ouro”. Foco era na conquista da Região Química do Mundo Físico e conquistas materiais sob as Religiões de Raça.

Na Era de Áries, até os 23 graus, estávamos em uma transição que tínhamos que adorar o Cordeiro e o sangue do Cordeiro nos protegia, ainda sob as Religiões de Raça. Alusões aos Pastores do Antigo Testamento de carneiros e cordeiros.

Após os 8 graus, começamos a adorar o Cordeiro de Deus que ia vir e veio! Daí Cristo ser chamado de Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo. Apresentação da Religião Cristã a quem quisesse.

Como estávamos já na Órbita de Influência da Era de Peixes, o peixe, conhecido como Ichthys se torna um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Cristo faz dos Discípulos “pescadores de homens”. Alusões a rede de pesca e peixes.

Continuemos estendendo a nossa escala para mais um Signo além de Peixes. Lembrando: estamos hoje na 2ª parte da Época Ária ou na Era de Peixes, pois o Sol, quando no Equinócio de Março cruza o Equador, atrás dele está o Signo de Peixes. E estamos em direção à 3ª parte da Época Ária ou Era de Aquário:

Reparem que o Signo de Aquário é o único que tem como símbolo um homem inteiro.

Em referência à Aquário Cristo se intitulou “Filho do Homem”, pois ele trouxe a Religião da Era de Aquário, onde a Fraternidade e o altruísmo reinarão no nosso cotidiano.

Ou seja; Ele nos disponibilizou a verdadeira Religião Cristã (bem diferente do que vemos hoje propagandeadas pelas Religiões exotéricas, católicas e protestantes).

E ao disponibilizar para quem quisesse, muitos de nós já a vivencia na prática do seu dia a dia.

Na Fraternidade Rosacruz temos, por exemplo, os irmãos e as irmãs que já alcançaram os níveis de Adepto e Irmão Maior, na sua plenitude; os Irmãos e as Irmãs Leigas na maior parte do tempo; os Discípulos que sabem o que é e se esforçam para vivenciá-la; e os Probacionistas ativos e sinceros que a praticam por meio das lições não escritas que lhe são fornecidas.

Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais.

Para saber mais, assista o vídeo da 29ª Reunião Mensal de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil no nosso Canal do YouTube:

29ª-Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes-FRC-Campinas SP-3mai268ºC. S. Mateus-18-22-Filho do Homem

__________________________________________________________________________________________

10/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – A Palavra Criadora – Termos Rosacruzes: Mente e Imaginação

Estudemos dois Termos Rosacruzes importantíssimos que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Mente

A Mente é o meio pelo qual nós (Tríplice Espírito, a Individualidade) conseguimos trabalhar com o nosso Tríplice Corpo, a Personalidade). Antes para contextualizarmos precisamos entender, quando passamos a possuir a Mente e o marco que ela trouxe, o que mudou a partir dela, e para isso vamos dar uma rápida passada pelo Esquema de Evolução:

•É um grande Dia de Manifestação que compreende 7 Períodos. Cada Período é composto por 49 voltas.

•São 7 Globos que completam 7 Revoluções cada, seguido de 49 Repousos e 1 Noite Cósmica.

•O “Fio de Ariadne” que nos guiará através desse labirinto de Globos, Mundos, Revoluções e Períodos.

•Um Globo é um Campo de Evolução, ou seja, um local com um ambiente completo e condições perfeitas para a EVOLUÇÃO de inúmeras Ondas de Vida.

•Repouso ocorre todas as vezes em que migramos de um Globo para outro, essa não é uma fase de inércia e sim de assimilação e preparação do novo ambiente.

Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução, vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.

•Noite Cósmica que ocorre entre dois Períodos também não é um Período de inércia, e sim de assimilação e preparação. Quando isso ocorre o cosmo converte-se em ‘Caos’ novamente e partimos para um novo Período.

-Quais são as ajudas que tivemos das Hierarquias?

No trajeto da nossa Evolução tivemos muitas ajudas das Hierarquias Criadoras, algumas pertencentes a nossa Evolução e outras voluntariamente nos ajudaram. No primeiro capítulo do Gênesis essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma hoste de Seres duplos ou bissexuais. Vamos falar do primeiro lá no Período de Saturno.

Senhores da Chama; essa Hierarquia prestou grande auxílio à nossa Onda de Vida nos dando um germe de um Corpo e despertando em nós o Espírito Divino. Vale ressaltar que tal Hierarquia não tinha compromisso ou obrigação nenhuma, que os levasse a nos auxiliar, nem nos em nada poríamos acrescentar à evolução dos mesmos, nenhum novo conhecimento, nenhuma nova habilidade, aprendizado ou experiência, nada poderíamos acrescentar à essa elevada Hierarquia, seu auxílio foi desinteressado (aquilo que não se tem ganho, necessidade ou obrigação), sendo assim, seu auxílio foi essencial para nossa evolução.

Durante a 1° Revolução do Período de Saturno, os Senhores da Chama conseguiram implantar na vida evolucionante o germe do nosso atual Corpo Denso.

Esse germe foi se expandindo durante as próximas 6 Revoluções, onde obteve a capacidade de desenvolver os órgãos do sentido, especialmente o ouvido. Desde quando nos proporcionou o germe do Corpo Denso os Senhores da Chama se fizeram inativos em nossa evolução retomando somente no final do Período para, mais uma vez, nos ajudar. Na metade da 7° Revolução do Período de Saturno os Senhores da Chama se fizeram ativos novamente, nos proporcionado dessa vez o princípio espiritual mais elevado, despertando o Espírito Divino no ser humano.

No Período de Solar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Sabedoria. Os Senhores da Sabedoria, foram responsáveis por proporcionar o germe da Corpo Vital, estabelecendo a base para a futura evolução do ser humano. Durante o Período Solar, tivemos outra grande realização que foi a contraparte do Corpo Vital, foi o despertar do Espírito de Vida, isso foi feito por uma Hierarquia chamada Querubins. Neste Período o ser humano era análogo aos vegetais, a consciência dos seres humanos no Período Solar era semelhante a um estado de sono profundo. Nesse estado, não havia autoconsciência nem a capacidade de perceber o mundo externo de maneira consciente, como fazemos hoje. – Nesse estágio, a consciência humana estava em grande parte fundida com o ambiente ao seu redor. Não havia uma distinção clara entre o “eu” e o “não-eu”. Essa fusão com o ambiente é comparável ao estado de consciência das plantas, que vivem e crescem de acordo com os ritmos naturais, mas sem consciência própria ou Individualidade.

O foco principal no Período Solar era o desenvolvimento do Corpo Vital. Esse Corpo é responsável pelos processos vitais e pelo crescimento, e durante este Período, a Humanidade estava fortemente influenciada por essas forças vitais. – A consciência era, portanto, principalmente ligada às funções vitais e de crescimento, semelhante à vida das plantas, que são guiadas pelas forças do Corpo Vital. – Embora não houvesse autoconsciência, havia uma sensação básica de vida, um sentimento de vitalidade. Isso se manifestava como um tipo de percepção interna, uma sensação de estar vivo, mas sem a complexidade das emoções ou do pensamento consciente.

No Período Lunar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Individualidade.

Os Senhores da Individualidade foram responsáveis por proporcionar as “sementes” do germe de Corpo Desejos. Já outra Hierarquia chamada de Serafins nos proporcionou o despertar do Espírito Humano, a contraparte do Corpo de Desejos. Neste Período o ser humano era análogo aos animais pois possuía uma consciência e estava em um estado de sono com sonhos, onde havia uma percepção rudimentar de imagens e formas. No entanto, essa consciência era instável e fragmentada.

Os seres neste estágio podiam perceber imagens e formas, mas essas percepções eram vagas e fluidas, sem a clareza e a definição da percepção consciente atual.

Neste Período o foco principal do desenvolvimento era o desenvolvimento do Corpo de Desejos. Este Corpo é responsável pelas emoções e sentimentos. Os seres começaram a experimentar emoções primitivas e sensações, mas sem uma compreensão clara ou controle sobre elas.

A reconstrução do Corpo Denso, na Revolução de Saturno do Período Terrestre, teve a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente. Recebeu o primeiro impulso para a construção do Sistema Nervoso, onde começaram a se objetivar o Sistema Nervoso Voluntário e o Simpático. O Sistema Nervoso Simpático já havia sido obtido no Período Lunar, mas o Sistema Nervoso Voluntário foi exatamente no atual Período Terrestre. E por intermédio do Sistema Nervoso Voluntário, o Corpo Denso, que era um mero autônomo agindo somente em função de estímulos exteriores, como uma marionete, se transformou num instrumento extraordinariamente adaptável podendo ser guiado e governado pelo Ego, de dentro. Assumimos o controle.

O trabalho principal de tal reconstrução foi executado pelos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre, assim como as mais ativas do Período de Saturno foram os Senhores da Chama; no Período Solar os Senhores da Sabedoria e no Período Lunar os Senhores da Individualidade. O Período Terrestre é, sem sombra de dúvida, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau máximo o mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado, mais distante e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma. Se os Senhores da Forma é a Hierarquia predominante do Período, sugere-se que ela tenha despertado algo, dado alguma parte do nosso Corpo Denso ou nos proporcionado algum germe, sim ou não?

A grande pergunta é o que foi, e qual foi o germe que Senhores da Forma nos proporcionou? Além é claro de a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente.

Os Senhores da Forma não nos “deram” nada; nem germe e nem partes do nosso Corpo Denso. Eles nos dão (e a todas as Ondas de Vida que precisam) os ensinamentos para construirmos formas, sejam químicas, etéricas, de desejo e/ou de pensamento, e por isso são os responsáveis por todas as atividades no Período Terrestre.

Mas então se os Senhores da Forma não nos deram nenhum germe, nem parte alguma do nosso Corpo Denso? Isso quer dizer que no Período Terrestre não recebemos nenhum tipo de germe, o que além dos Senhores da Forma outra ou outras Hierarquias, também nos ajudaram com o despertar de algum germe, se sim qual foi esse germe e qual foi a Hierarquia?

Os Senhores da Mente, especialistas em matéria mental, nos deram o germe do veículo Mente aqui na 4ª Revolução do Período Terrestre.

Com esse acréscimo completamos a reconstrução final do Corpo Denso, ou ainda teremos a frente mais aperfeiçoamento, do e no, Corpo Denso?

Após recebermos o germe da Mente completamos a reconstrução final do Corpo Denso, capacitando-o a alcançar o mais alto grau de eficiência possível a tal veículo.

E quando fazemos uma Recapitulação podemos enxergar como fomos sendo preparados. Para tornamo-nos autoconscientes, sabemos que no Período de Saturno éramos inconscientes estando no nível de consciência correspondendo ao transe profundo No Período Solar éramos inconscientes correspondendo ao sono sem sonhos. No Período Lunar possuíamos a consciência pictórica correspondendo ao sono com sonhos. Somente no Período Terrestre obtivemos a consciência de vigília. Até aqui, aprendemos sobre as ajudas que recebemos e quando as recebemos. Porém precisamos ter um pouco mais de clareza em saberemos que parte do Período Terrestre essa consciência foi adquirida, logo que entramos no Período Terrestre ou no meio.

Quando chegamos exatamente aqui no Globo D do Período Terrestre, deu início as chamadas Épocas. Aqui é o ponto mais baixo da Involução e o início da Evolução. E foi exatamente aqui em uma das Épocas que os Senhores da Mente nos deram o germe do veículo Mente, na 4ª Revolução do Período Terrestre.

As Épocas se fizeram necessárias por um motivo, e qual foi esse motivo? Para uma recapitulação dos Períodos anteriores.

Qual o grande objetivo das Épocas? Devido a lei de espirais dentro de espirais, um novo passo nunca é dado antes que seja recapitulado todos os passos anteriores.

Em qual Época recebemos o Germe da Mente? O Germe da Mente começou a ser dado aos mais avançados da Humanidade no final da Época Lemúrica, mas o desenvolvimento e a manifestação de forma mais ampla da Mente ocorreram na Época Atlante. Antes disso, o ser humano era mais instintivo, funcionando sem razão desenvolvida, sem intelecto completo e sem consciência individual como conhecemos hoje. O cérebro estaria em formação há muito tempo, mas ainda não plenamente conectado à Mente racional.

• Na Época Polar → o ser humano tinha apenas algo equivalente ao Corpo Denso.

• Na Época Hiperbórea → desenvolveu o Corpo Vital.

• Na Época Lemúrica → desenvolveu o Corpo de Desejos (emoções e impulsos).

• Na Época Atlante → recebeu a Mente. Os “Senhores da Mente” teriam dado ao ser humano o “germe da Mente”, permitindo o surgimento da Individualidade e da autoconsciência. O grande marco foi que a partir daí:

– o ser humano passou a desenvolver razão;

 – começou a pensar de forma individual;

– adquiriu consciência do “eu”;

– passou a escolher entre o certo e o errado;

– e iniciou o desenvolvimento intelectual.

“A Mente é o foco em que o Tríplice Espírito […] reflete-se no Tríplice Corpo.”. “O intelecto do ser humano teve sua origem durante o quarto Dia da Criação, o Período Terrestre em que vivemos agora, porque antes dele a vida do ser humano atual não tinha nem cérebro e nem Mente”.

Quem veio primeiro o cérebro ou a Mente? O cérebro físico surgiu antes da Mente racional completa. O cérebro seria preparado ao longo da evolução para depois receber o germe da Mente. Tudo, antes, existe uma preparação, uma construção.

No atual Período Terrestre o veículo mais Denso é o Corpo Denso. No Período de Jupiter será o Corpo Vital. No Período de Vênus será o Corpo de Desejos, e no Período de Vulcano será um Corpo Mental. E agora vamos dar uma olhada nas formas que hoje temos de alimentar e cultivar o atual e futuros Veículos.

Mente Concreta → ligada aos desejos, emoções, sentimentos, interesse pessoal e pensamento voltado ao mundo material. A Mente Concreta está contaminada pelos desejos.

Mente Abstrata → ligada às ideias puras, princípios universais, pensamento elevado, impessoal e espiritual. A Mente Abstrata trabalha acima da contaminação emocional que está a Mente Concreta.

•As atividades e disciplinas que ajudam no desenvolvimento da Mente Abstrata são: estudo da matemática, música elevada em harmonia, melodia e ritmo, meditação em assuntos elevados, Astrologia Rosacruz, estudo do Esquema de Evolução, pensamento ordenado e consecutivo, esforço mental contínuo, reflexão filosófica e espiritual.

O Pensamento Abstrato […] não está contaminado pelas emoções. A maioria da Humanidade é incapaz de se abstrair porque não formou a Mente Abstrata.

Termo Rosacruz: Imaginação

A imaginação surgiu como parte necessária do processo evolutivo do ser humano. Ela não apareceu por acaso, mas porque o ser humano precisava deixar de ser apenas um ser guiado automaticamente, para se tornar um criador consciente. No início da evolução, nos Períodos e Épocas já apresentados, o ser humano ainda não possuía pensamento consciente do Mundo Físico. Éramos autômatos, guiados em tudo. Sem a Mente, vocês acreditam que nós tínhamos a capacidade para criar algo, ‘sim ou não? Se sim, o que criávamos?

Nessa fase antiga, o ser humano criava inconscientemente apenas seus Corpos, mas ainda não conseguia pensar, experimentar ideias ou criar conscientemente no Mundo Físico.

Então surgiu uma necessidade evolutiva, acabou a involução e já tínhamos tudo o que precisávamos, agora era hora de começar a subir; desenvolver consciência, experimentar pensamentos, aprender a criar, desenvolver a Individualidade e crescer espiritualmente.

E para tudo isso acontecer, ocorreram mudanças profundas durante a Época Lemúrica e depois na Época Atlante. A principal delas foi a construção do cérebro e da laringe.

“A necessidade de se ter um instrumento, formou o cérebro.” O cérebro seria o instrumento da Mente para pensar no Mundo Físico, enquanto a laringe permitiria expressar os pensamentos. E para que isso fosse possível, parte de uma força precisou ser desviada. Qual foi essa força?

A força sexual criadora, da reprodução, direcionada para cima, onde formou o cérebro e a laringe. Foi nesse contexto que apareceram as duas grandes forças criadoras humanas.

– A imaginação passou a ser uma faculdade criadora do Ego, responsável por formar imagens mentais e permitir ao ser humano criar conscientemente. O ser humano deveria desenvolver a criatividade, invenção e a capacidade de transformação.

O gênio é a expressão de uma Mente divina e, em conexão com a imaginação, faz do ser humano um criador dentro de si mesmo.

Ou seja; a imaginação surgiu para tornar o ser humano um criador consciente, ela nasceu junto ao desenvolvimento da Mente, do cérebro e da Individualidade, foi necessária para o crescimento anímico e espiritual e, permitiu que o ser humano deixasse de agir apenas por instinto e começasse a criar novas possibilidades.

•Sem imaginação não existiria civilização humana

•Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens

•E tudo aquilo que a Humanidade construiu primeiro foi imaginado mentalmente, antes de se tornar realidade concreta.

Resumidamente: 

A Mente é o instrumento de pensamento do Ego, funcionando como elo entre o espírito e os Corpos do ser humano. Ela permite raciocinar, formar ideias, adquirir consciência e direcionar a Vontade e a Imaginação para a criação e evolução do ser humano.

Imaginação é o poder do sexo feminino, e é ligada às forças lunares. É a força criadora da Mente, responsável por formar imagens, ideias e possibilidades que podem se manifestar na realidade. Ela foi desenvolvida para transformar o ser humano em um criador consciente, auxiliando sua evolução material, mental e espiritual.

Para saber mais, assista ao vídeo da 265ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e IniciaçãoAlquimia e Crescimento da Alma – Termo Rosacruz: Alma, em nosso canal do YouTube aqui:

265ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-10mai26-C.XVI-Desenvolvimento Futuro: Mente-Imaginação

________________________________________________________________________________________

17/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.1

Estudemos um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Ego

Vamos começar de baixo para cima, para melhor compreender o Termo Rosacruz: “Ego”.

Somos um ser composto que, quando estamos aqui renascidos somos um microcosmo composto dos seguintes instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Esses instrumentos se interpenetram, assim como no macrocosmo os Mundos se interpenetram.

•Assim, nós também somos um pequeno mundo, um microcosmo

•Nosso “Mundo Físico” é composto do Corpo Denso e Corpo Vital

•Nosso “Mundo do Desejo” é composto do Corpo de Desejos

•Nossa “Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento” é composto da Mente

•Cada um de nós somos um Mundo diferente e devemos ser respeitados como tal

Trabalharmos sobre os nossos Corpos através da nossa Mente para retirarmos dos nossos Corpos as lições que aprendemos.

Para isso nos alimentamos da Alma Consciente por meio da quintessência de todo trabalho executado por nosso Espírito Divino no Corpo Denso.

Nos alimentamos da Alma Intelectual por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito de Vida no Corpo Vital.

E nos alimentamos da Alma Emocional por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito Humano no Corpo de Desejos.

•do Corpo Denso: todas as nossas ações corretas, honestas e sinceras

•do Corpo Vital: toda a memória das ações retas praticadas e todos os bons hábitos formados

•do Corpo de Desejos: todos os desejos, sentimentos e emoções de fé, altruísmo, filantropia, serviço, amor

Damos o nome de Personalidade ao conjunto: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos

Damos o nome de Ego ao conjunto: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino

•E é através da Mente que podemos atuar nos nossos Corpos

•Ela é que transmite a nossa vontade para colocar em ação os nossos Corpos

•E é por ela que pedimos na Oração do Pai Nosso: livrai-nos do mal

Percebam nas figuras, que o Ego humano separado é segregado definitivamente dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato.

E vejam que unicamente nós possuímos a cadeia completa de veículos que nos correlaciona com todas as divisões dos três Mundos, ou seja, nos fornece a capacidade de funcionar em todas as Regiões desses três Mundos que compõe atualmente, o nosso campo de aprendizagem no “Ciclo de Nascimentos e Mortes”.

A figura acima deixa claro também que é o Ego que, por exemplo, move o Corpo Denso à vontade e não o Corpo Denso que governa os movimentos do Ego. Quanto mais estreitamente o Ego pode se pôr em contato com o seu veículo, mais pode dominá-lo e se expressar por seu intermédio, e vice-versa. Essa é a chave do nosso nível de Consciência de Vigília atualmente!

Para saber mais, assista ao vídeo da 266ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 1 em nosso canal do YouTube aqui:

266ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-17mai26-C.17-Método para o Conhecimento Direto_Ego-P.1    

24/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.2

Continuemos o estudo de um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Ego

Ao contrário da ideia geralmente aceita, nós, Egos, somos bissexuais. Se fôssemos assexuais, o Corpo Denso seria necessariamente assexual também, por ser o símbolo externo de nós, um Espírito interno.

Isto explica o predomínio da Imaginação quando renascemos aqui como mulher e o poder especial que a Lua exerce sobre o organismo feminino.

E, também, explica o predomínio da Vontade quando renascemos aqui como homem e o poder especial que o Sol exerce sobre o organismo masculino.

Assim, aprendemos que fomos criados bissexuais, como um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui como Ego, e que, até a Época Hiperbórea deste Período Terrestre, quando renascíamos aqui na Região Química do Mundo Físico, cada um de nós era capaz de propagar a nossa espécie humana sem a cooperação de outro, como hoje é o caso de algumas plantas.

Cada um de nós é um Espírito Virginal, criado “à imagem e semelhança de Deus”, como estudamos na Bíblia. Quando, em um Esquema de Evolução, nos manifestamos, somos um Ego. Assim, um Ego é um Espírito Virginal Manifestado durante um Esquema de Evolução.

Antes do início de sua peregrinação através da matéria, nós, o Espírito Virginal, nos encontramos no Mundo dos Espíritos Virginais, o mais próximo ao mais elevado dos sete Mundos. Possuíamos a Consciência Divina, mas não consciência de nós mesmos. A Consciência Divina, o Poder Anímico e a Mente Criadora são faculdades que se adquirem pela evolução.

Vamos ver a Composição do Ego em cada Período na parte da Involução desse Esquema de Evolução:

– Na 7ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos somente do Espírito Divino

– A partir da 6ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino e do Espírito de Vida

– A partir da 5ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano

– Daqui para frente, nossa manifestação se completou como um Tríplice Espírito

Durante a Involução, as Hierarquias Criadoras nos ajudaram a despertar a atividade do Tríplice Espírito, que é o que somos; um Ego, para construirmos o nosso Tríplice Corpo e adquirirmos a ligação por meio da nossa Mente, que também nos foi dada.

Empregando a linguagem bíblica, no “sétimo dia Deus descansa”. O que isso significa?

Que agora, durante a parte “Evolução” desse Esquema de Evolução, devemos trabalhar por nossa “própria salvação”. Nós, o Tríplice Espírito, devemos completar a Obra do Plano iniciado por Deus.

Os nossos três aspectos Divinos, ou seja, nossos três veículos divinos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, estão em atividade durante toda a parte “Evolução”, mas a atividade principal de cada aspecto é desenvolvida em cada Período particular.

A Obra que ali executará será seu trabalho especial. Vamos ver com detalhes o nosso trabalho, o trabalho do Ego nos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano:

– Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Humano no Período de Júpiter.

Por quê? Porque o Espírito Humano, despertado durante a Involução no Período Lunar, é o Período correspondente ao Lunar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Júpiter trabalharemos conscientemente.

Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito de Vida no Período de Vênus.

Por quê? Porque o Espírito de Vida, despertado durante a Involução no Período Solar, é o Período correspondente ao Solar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja; os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vênus trabalharemos conscientemente.

E trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Divino no Período de Vulcano.

Por quê? Porque o Espírito Divino, despertado durante a Involução no Período de Saturno, é o Período correspondente ao de Saturno no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vulcano trabalharemos conscientemente.

Deus se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Como fomos feitos a sua imagem, também nos manifestamos em três aspectos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.

Deus se manifesta quando está criando, como agora, um Sistema Solar (e torna-se três aspectos).

Nós nos manifestamos quando estamos aprendendo no que Ele está criando, como agora nesse Esquema de Evolução (nos tornamos em três aspectos). Assim: “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe contradição alguma em atribuir multiplicidade a Deus. Não pecamos contra a “unidade” da luz por distinguirmos as três cores primárias em que se divide.

Reparem que Deus, o Arquiteto do nosso Sistema Solar, Fonte e Meta da nossa existência, se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Não são três Seres, senão três Atributos de um só Ser. Quando este Ser, em Sua permanente atividade, põe em Manifestação mais densa, com o propósito de criar e crescer, eles se manifestam em: Vontade, Sabedoria e Atividade.

À semelhança de Deus, nosso Criador, nós fomos criados a Sua imagem e semelhança temos três atributos, ou emanações de Deus, que são: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, respectivamente; três aspectos de Uma mesma divindade interna, nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui). Assim, nos manifestamos de forma tríplice, isto é, Consciência (Pai), Vida (Filho) e Forma (Espírito Santo). Não são três “pessoas”, senão três manifestações de uma só “pessoa”. Se faltasse uma destas três manifestações não poderíamos evoluir, mostrando assim que depende de uma cadeia completa de veículos correspondentes aos atributos superiores.

Resumindo então:

Deus se manifesta de forma tríplice:

Juntos formam a Santíssima Trindade

Nós Espíritos Virginais também nos manifestamos de forma Tríplice:

Vamos resumir o nosso trabalho, como Espírito Virginal que somos, desde a nossa manifestação como Ego, o despertar de cada um dos nossos veículos divinos, a aquisição e desenvolvimento de cada Corpo, a produção do alimento que desenvolve cada um dos nossos veículos divinos que são as respectivas Almas e o objetivo final de tudo isso.

Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Tríplice Corpo, ao qual está ligado pelo elo da Mente. Este trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.

A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.

Ou em outras palavras: o Tríplice Espírito através da Mente, governa um Tríplice Corpo, que é emanado de si mesmo para obter experiências. Este Tríplice Corpo, o Espírito transmuta para uma Tríplice Alma, sobre a qual nós nos nutrimos da impotência para a Onipotência.

Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará obras ainda maiores, porque eu vou para o Pai.” (Jo 14:12). Entre os poderes que Cristo Jesus possui, como temos conhecimento através de Sua obra, estavam a clarividência, profecia, ensino, cura, expulsão de demônios e o controle dos elementos.

Por fim, lembremo-nos que durante a fase de Involução, nesse Esquema de Evolução, progredimos através da formação e aperfeiçoamento dos nossos Corpos, mas a partir da fase de Evolução dependemos do crescimento da Alma, isto é, da transformação dos nossos Corpos em Alma. A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força dos nossos Corpos.

Esse é o caminho que todos nós seguimos da Impotência para a Onipotência.

Para saber mais, assista ao vídeo da 267ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 2 em nosso canal do YouTube aqui:

267ª Reunião Dominical FRC em Campinas SP 24mai26 C 17 Conhecimento Direto Ego P 2  

 

31/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Primeiros Passos: Palavra Criadora

Estudemos um Termo Rosacruz que aparece no texto sob estudo e que deve ser muito bem compreendido por nós, a fim de distinguirmos bem a que “Deus” realmente estamos adorando e buscando seguir.

Termo Rosacruz: Deus de Raça

Como definimos o Deus de Raça? É uma das funções de Jeová, o mais elevado iniciado do Período Lunar.

Jeová pertence a Onda de Vida dos Anjos. Alcançou o mérito de ser o atributo Espírito Santo de Deus.

Ele é o criador e Regente das Religiões de Raça. E nos guiou, no passado, por meio de Religiões Separatistas. Jeová dividiu a Humanidade em diferentes povos, colocando cada um sob a direção de um grande Arcanjo, com a função de Espírito de Raça (um Arcanjo). Nós ainda não tínhamos desenvolvido Consciência Espiritual suficiente para agir de acordo com a vontade do Pai, e não conseguíamos controlar nossos desejos. Por isso surgiu a primeira ajuda para a Humanidade se voltar para Deus, cultivando a espiritualidade: as Religiões de Raça!

O que são Religiões Separatistas? São aquelas focadas em regras e divisões baseadas em raças, nações ou dogmas exclusivos – também chamadas de Religiões de Raça.

O que são Religiões de Raça? Religiões criadas por Jeová e praticada pela Humanidade. É baseada nas Leis Jeovísticas, por exemplo: “Olho por olho, dente por dente”. Os Dez Mandamentos resumem essas Leis.

Como as Religiões nos educavam? De “fora para dentro”. Por meio das Leis, do temor a Deus e da punição, nos ensinando a controlar nossos desejos. As Leis nos ajudavam a perceber quando pecávamos, ou seja, quando fazíamos algo errado — algo contra as Leis de Deus. Esse processo nos ajudou a desenvolver o controle sobre os nossos desejos e na evolução da nossa Consciência.

Já nos libertamos dos Espíritos de Raça? Não – até agora, a maioria de nós está sob a influência do dominante Espírito de Raça e das reminiscências que muitos criaram a partir deles: Espírito de Tribo e Espírito de Família.

E quando nos libertaremos? A Bíblia diz que a Lei nos foi dada até que o amor de Cristo viva em nós e direcione nossas ações, ou seja, até que o Cristo Interno nasça e se desenvolva em nós, tornando assim a Lei externa desnecessária, pois a Lei estará dentro de nós!

As Religiões de Raça foram etapas necessárias de preparação para a vinda de Cristo. Todas elas apontavam para a vinda de um grande Ser que traria uma nova forma de Evolução. Cristo veio com a missão de superar a separação entre os povos e promover a Fraternidade Universal.

268ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-31mai26-C.17-Conhecimento Direto_Deus de Raça

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL:

Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há sim um grande perigo de praticarmos a Clarividência involuntária ou negativa, seja para conhecer os Mundos invisíveis (Mundos espirituais), seja para trabalhar diretamente neles.

Afinal, quando estudamos o assunto sobre desenvolvimento da visão espiritual não há nada de simbólico, nem se refere a algo vago – como um estado de êxtase ou coisa semelhante.

O que há, de fato, é o desenvolvimento de uma faculdade real, tal como temos a visão física, pois a visão espiritual é tão necessária à percepção dos Mundos espirituais e à verdadeira compreensão das condições suprafísicas, como o é a visão física indispensável a uma mais ampla compreensão das condições materiais (ou seja, aqui na Região Química do Mundo Físico).

Agora, somos alertados nos Ensinamentos Rosacruzes, para que não confundamos a visão espiritual (ensinada aqui) com a Clarividência desenvolvida de uma maneira involuntária ou negativa, pois nessa há a dependência de um estado negativo da nossa Mente (ou seja, a nossa disposição em nos deixar levar, seja pela possessão do nosso Corpo Denso, seja por seguir as “orientações” de um irmão ou uma irmã desencarnada).

Nesse caso tais irmãos e irmãs “clarividentes” podem ser comparados às pessoas presas “em seus cavalos sem selas e com as rédeas soltas, ou seja, são levadas de um lado para outro, à vontade dos cavalos”. Nesse caso é um grande perigo!

Esse grande perigo também ocorre em certas fases de Clarividência negativa que são desenvolvidas com o uso de drogas, instrumentos materiais, assim como por meios de exercícios respiratórios

E por quê? Porque em todos esses casos de Clarividência negativa ou involuntária, não está sob controle do Ego (o dono do Corpo Denso e todos os veículos que ele usa aqui, renascido)!

Aprendemos que um Clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, nunca está preso!

Ele pode ver ou deixar de ver à sua vontade, com segurança, diretamente (sem intermediários). Ele é dono das suas faculdades espirituais. Ele não é escravo de nada nem de ninguém.

Na Fraternidade Rosacruz aprendemos a usar apropriadamente os poderes espirituais que possuímos.

É por isso que aqui podemos realizar atividades espirituais ainda maiores.

Para isso contamos com o auxílio diretos dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.

Usando o método deles tornamos a nossa visão espiritual latente em dinâmica.

Só assim, como uma grande compreensão espiritual, é o que tornamos valiosa a aplicação da Clarividência voluntária como um fator da nossa evolução, e muito segura!

O método começa trilhando um Caminho de Preparação, que nada mais é do que Treinamento Esotérico preparatório.

Essa parte antecede o Caminho da Iniciação Rosacruz, onde aplicamos o que aprendemos antes e continuamos a aprender para seguir adiante em outros patamares.

Para isso precisamos aplicar muito da nossa força de vontade, persistência, perseverança, devoção, observação, nosso discernimento e muito, mas muito, na prática do que aprendemos aqui, por meio do “serviço amoroso e desinteressado”.

Seguindo esses passos o Estudante Rosacruz, capacitado e treinado, trabalha nos Mundos espirituais e traz todo o conhecimento adquirido para aplicar aqui no seu cotidiano, aumentando sua eficiência no “servir”, na colaboração com o Plano de Salvação do Cristo e, assim se tornando um Auxiliar Invisível Consciente.

Façamos do modo correto, sem queimar etapas, sem querer pular níveis (claro, aqui não se consegue!), “tudo tem o seu tempo e a sua hora”.

Façamos tudo conscientemente!

Pois há uma máxima oculta Rosacruz que diz: “não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”

A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui!

A Fraternidade Rosacruz nos ensina tudo sobre a continuação da nossa vida, quando mais uma vez morremos aqui, na Região Química do Mundo Físico!

Depois que morremos (e isso só ocorre após o rompimento do Cordão Prateado) passamos para o Purgatório (situado nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo), depois Primeiro Céu (nas 3 Regiões superiores), depois Segundo Céu (nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Pensamento – Região Concreta) e, finalmente, no Terceiro Céu (nas 3 Regiões superiores do Mundo do Pensamento – Região Abstrata).

No Purgatório permanecemos cerca de 1/3 da vida que vivemos aqui em nossa vida recém-finda (depende, claro, da quantidade de mal que fizemos aqui “por querer ou sem querer”). Lá iremos ver e viver tudo o que fizemos de mal para os outros aqui na Terra, com uma intensidade de sofrimento e de dores triplicada em relação ao que provocamos aqui. Por quê? Porque isso confere a qualidade da retidão que atuará para o bem e a repulsão para o mal em nossas vidas futuras. Assim, cria a consciência para nas próximas vidas termos a chance de não repetir o erro e sublimar, criando a virtude que se opõe ao vício.

O Primeiro Céu é onde a quintessência do que produzimos como consciência no Purgatório se incorpora no Átomo-semente do Corpo de Desejos. Aqui o bem que fizemos na vida recém-finda, é à base dos sentimentos que revivemos. 

O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto.

A vida no Segundo Céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O Ego assimila os frutos de sua última vida terrena e prepara o ambiente para uma nova existência física.

É o nosso verdadeiro e lindo lar. Temos lá uma intensa e importante atividade, nos preparando para o nosso próximo Renascimento aqui no Mundo Físico. Preparamos as condições terrestres mais apropriadas para o nosso próximo passo de progresso, o retorno à Terra. Trabalhamos aqui junto aos Espíritos da Natureza para alterar a aparência, a fauna e, também, a flora da Terra, de maneira a proporcionar um ambiente ao redor, requerido para o próximo passo em direção à perfeição, e até para ajudar na construção de novos Corpos.

O Terceiro Céu está localizado na mais elevada Região do Mundo do Pensamento, ou seja, a Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aqui por meio da harmonia inefável desse Mundo superior, se fortalece para sua próxima imersão na matéria.

Depois de estar lá por algum tempo, temos o desejo de novas experiências, com a contemplação de um novo nascimento, feito com a ajuda dos Anjos do Destino. Estes evocam uma série de quadros ante a nossa visão, ou seja, um Panorama da próxima vida que nos espera. Este Panorama, claro, contém somente os acontecimentos principais, temos a plena liberdade quanto aos detalhes.

_________________________________________________________________________________________

A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui

A origem da Ordem Rosacruz, conforme Max Heindel, se inicia no passado distante, no início do Período Terrestre, mas seu arquétipo já se manifesta 3 Períodos antes do nosso Período Terrestre.

A Ordem Rosacruz é uma antiga Fraternidade Mística fundada em 1313 por um elevado ser espiritual com o nome simbólico de “Christian Rosenkreuz”; Cristão Rosacruz.

Sua missão é preparar uma nova fase da Religião Cristã Esotérica para ser utilizada na próxima Era, a Era de Aquário, que se aproxima, pois, à medida que o Mundo e o ser humano evoluem, a Religião também deve evoluir.

Existem 7 Escolas de Mistérios (ou Iniciações) Menores, no qual a Ordem Rosacruz faz parte, e 5 de Mistérios (ou Iniciações) Maiores. Todas fazem parte de um líder central que é chamado “O Libertador”.

A Ordem Rosacruz é destinada para os ocidentais, enquanto as outras 6 escolas são destinadas para os povos do oriente e do sul do oriente. As 5 Escolas de Mistérios Maiores são constituídas pelos graduados nas Escolas Menores.

O Templo da Ordem Rosacruz fica na Região Etérica do Mundo Físico. O Estudante Rosacruz tem acesso a ele a partir do nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, que se alcança a partir da Primeira Iniciação Menor.

A Fraternidade Rosacruz, que promulga os Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico, foi fundada em 1911 por Max Heindel.

Ele foi incumbido, por um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, de tornar público parte dos Ensinamentos Rosacruzes, que antes eram conhecidos e divulgados apenas num círculo fechado e de forma simbólica.

Os Ensinamentos Rosacruzes são inteiramente Cristãos, buscando tornar a Religião Cristã Esotérica um elemento vivo na sociedade, e conduzir a Cristo aqueles que não conseguem encontrá-Lo somente pela fé dogmática, mas que, como ensina S. Paulo, constrói e pratica a fé racional, a fé alimentada por obras, atos e ações bons de serviço ao próximo.

A Fraternidade Rosacruz é ‘Uma Associação Internacional de Cristãos Místicos’.

Existe uma diferença enorme em uma associação, que é totalmente voluntária, e uma organização que prende seus sócios por juramentos, promessas e coisas do tipo.

Os Estudantes Rosacruzes que alcançaram o nível de Probacionistas sabem que a promessa que fazem é uma promessa a eles mesmos e não à Ordem Rosacruz.

Na Fraternidade Rosacruz, o Estudante Rosacruz não tem mestre, guru, instrutor ou quaisquer outras pessoas que diria ser responsável pelo desenvolvimento espiritual dele.

E qual é a relação dos Irmãos Maiores com os Estudantes Rosacruzes? Eles são nossos amigos e professores e nunca exigem – sob nenhuma condição – obediência a qualquer regra que seja. A partir do nível de Probacionistas, no máximo eles nos advertem, nos deixando livres para seguir ou não tal sugestão lançada no nosso campo egóico.

Cura Definitiva das Nossas Doenças e Enfermidades: Atacando a Causa e não os Efeitos

Todos nós um dia ficamos doentes ou enfermos.

Muitas vezes temos que enfrentar duras provas, dores fortes, muitas limitações, incertezas, enfim, fases difíceis, mas temos que enfrentar.

Ter um desejo sincero de passar essa fase sabendo os porquês, das transgressões nas Leis de Deus que fizemos, e buscar ajuda, muito nos ajuda!

Pedir ajuda para que alcancemos a Cura definitiva – atacando a causa e não os efeitos – (a Fraternidade Rosacruz conta com um Departamento de Cura) é, efetivamente, contatar com o que há de mais elevado em nós, é se sintonizar com a Luz Divina e a vibração de harmonia que rege a vida interior de cada um de nós.

O nosso Corpo Denso é o Templo de Deus, mas sabemos que é bem limitado (devido as nossas imperfeições). Precisa ser bem cuidado tanto no físico quanto no espiritual.

Nesses momentos devemos recordar que as provas, as doenças e as dúvidas que nos atormentam, têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser.

E, também, mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do “Eu Superior”, e viver na Luz com autenticidade, verdade e abnegação (a famosa auto-renúncia).

Ao estudarmos e entendermos a Lei de Causa e Efeito, já damos um passo largo para sabermos passar essas provas.

As nossas provas, as nossas doenças (que nós mesmos ativamos!) sempre nos ajudam a compreender melhor a razão profunda delas e aceitá-las, porque sabemos que elas são o resultado, doloroso muitas vezes, de erros e hábitos negativos que cometemos no passado.

A chave de toda evolução é a experiência, e todos nós somos livres para escolher a maneira como as assimilamos, como as tornamos partes integrantes da nossa consciência.

É possível originar grandes e boas transformações em nossas vidas e no nosso meio.

Precisamos viver na Luz e “Deus é Luz”, tenhamo-lO como nosso aliado, façamos sempre muitas orações, falemos sempre com Ele, sejamos humildes.

Tenhamos a compreensão dos fatos que nos levaram a adoecer, a passar por duras provas, pois tivemos sim a ausência da Luz, da harmonia, da simplicidade, da falta de servir, e, claro, porque transgredimos as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.

Lembremos também que fomos corajosos (lá no Terceiro Céu) ao escolher nossas provas, nossas doenças, nossas dificuldades, nosso Espírito teve coragem e fé suficientes para aceitar enfrentar os problemas que agora parecem terríveis.

Temos em nosso interior o Poder de Deus que está focado e canalizado para nós, somente aguardando que o reconheçamos e o utilizemos. Tudo o que desejamos ardentemente atingir é possível e requer apenas esforço e persistência da nossa parte.

Tudo tem uma causa e um efeito, nada é gratuito no Universo.

O aperfeiçoamento, a saúde, a regeneração, a paz, requerem esforço e persistência.

Mantenhamos firmes de que estamos sob a proteção divina.

Sigamos sem receio as linhas que nós mesmos traçamos, certos de que todas as nossas dificuldades passam, são momentâneas, tudo no tempo de Deus, então façamos bem a nossa parte.

Mantenhamos firmes e confiantes no auxílio espiritual que invocamos, e que nos é concedido sempre que fizermos um esforço para vivermos com simplicidade, na verdade, com muita tolerância e sem egoísmo, mas também com muita fé.

O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui

Quando estudamos o tempo anterior à primeira vinda de Cristo até aqui, entre nós, verificamos que o altruísmo em qualquer sentido da palavra era desconhecido. Havia sim um materialismo muito grande e uma cristalização enorme em muitos que viviam Religiões que foram moldadas para privilegiar uns e excluir outros.

As pessoas só pensavam em si mesmas, eram gananciosas, indiferentes e egoístas.

E o que é realmente ser altruísta, como o Cristianismo Esotérico nos ensina?

 Primeiramente é priorizar o bem-estar dos outros, está associado à generosidade e à solidariedade. É agir com empatia, é “ver” o outro, ou seja, é ajudar nossos irmãos e nossas irmãs, sem distinção, servindo a Divina Essência oculta em cada um de nós, que nada mais é do que a base da Fraternidade.

É sempre fazer ao irmão ou a irmã exatamente o que gostaríamos que fizesse com a gente, independentemente de como eles realmente fazem!

É a disposição ou comportamento de agir em benefício de outras pessoas, de uma forma totalmente amorosa e desinteressada, ou seja, sem esperar recompensas, retribuições ou qualquer benefício pessoal e muito menos material.

É compartilhar recursos com pessoas do seu convívio, quer sejam eles em termos financeiros, materiais, de habilidades ou até mesmo um pouco do seu tempo, sempre priorizando o bem-estar dos outros, jamais colocando seus interesses em primeiro lugar.

Há tantas maneiras de ser altruísta; podem ser em pequenos gestos cotidianos, trabalhos voluntários, doações filantrópicas, até cumprimentar colegas de trabalho com um sorriso, cumprimentar vizinhos, pessoas na rua, na caminhada, ouvir as pessoas.

Ser altruísta é sentir amor Crístico pelo próximo, é amar a todos como irmãos e irmãs, mesmo tendo recursos financeiros, jamais se sentir melhor que as outras pessoas, praticando, aqui, o que Cristo nos ensinou: “Aquele que quiser ser o maior dentre vós, seja este o servo de todos”.

Com a presença do Cristo, hoje nosso único Ideal, aqui na Terra, os raios benéficos foram atraídos, e lentamente, mas com segurança, as boas vibrações começaram a se manifestar, o amor e a generosidade começaram se fazer mais presentes, mesmo que muitos de nós teimam em não perceber (“tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não escutam”). À medida que crescemos espiritualmente, que fazemos o bem pelo simples prazer de fazer o bem, de ajudar, de servir, damos mais um passo no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, absorvemos uma quantidade cada vez maior da Luz de Cristo, e, em troca, consequentemente aumentamos nossa Luz, nossa Aura.

Não deixemos passar nenhuma oportunidade de ser altruísta, estejamos sempre atentos! Todos temos algo de bom dentro de nós, então podemos e devemos ser altruístas.

 ******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?

É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também:

1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?

Resposta:  Ou já renasceu inúmeras vezes no Oriente e, depois de aprender todas as lições inerentes à Corpos e veículos feitos para viver naquelas vibrações, alcançou o processo de renascer no Ocidente, construindo Corpos e veículos feitos para viver nessas vibrações mais elétricas e próximas à Era de Aquário. Ou quando todo o Campo de Evolução, a Terra, estava naquele momento da evolução que hoje encontramos somente na parte Oriental (Época Lemúrica e Atlante) aprendeu todas as lições dessas 2 Épocas. Nesse último caso não precisou renascer atualmente no Oriente e segue par e passo na Época Ária.

A atração de muitos irmãos e irmãs para com movimentos e Religiões orientais são explicados pela Fraternidade Rosacruz, por vários motivos. Os principais são: reminiscências das vidas passadas que tentam a pessoa e, caindo na tentação, renunciam a aprendizagem das lições que ela mesma escolheu no Terceiro Céu, e buscam reviver o que já aprendeu (é mais cômodo, confortável e dá uma ilusão de “progresso espiritual”). A segunda é a mesma que levam irmãos e irmãs no Ocidente buscarem o desenvolvimento negativo espiritual, a mediunidade, os búzios, o tarô, o reiki, a bola de cristal, a borra de café, as entranhas de animais, os rituais de sacrifícios (animal ou humano), os vudus, as bruxarias, a magia negra. Todos esses meios nós já passamos em nossos momentos evolutivos passados na Época Atlante. Sabemos fazer, e sabemos o quanto mal isso provoca (pois já fizemos o mal e já sentimos o mal), mas é muito mais fácil fazer do que buscar o conhecimento direto Cristão e caminhar somente no bem. Assim, muitos caem no caminho “mais fácil” e iludidos, utilizando a astúcia até para dizer que “fazem o bem”, gastam sua vida aplicando o que já aprendeu e o que, agora, é prejudicial para quem pratica e para quem participa.

2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?

Resposta: Primeiro de tudo, não existem “infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião”! Aprendemos na Astrologia Rosacruz que determinar o estado de uma pessoa somente por uma configuração ou posição de Astro ou de Signo é cometer um erro gigante, ou demonstra que não conhece a Astrologia Rosacruz. A questão de ter vivido em vidas passadas condições de “trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio”, é determinada por várias configurações e posições de Astros e Signos, e somente o levantamento de todo o horóscopo é que conseguimos determinar isso e qualquer outro tipo de comportamento.

Tomemos cuidado quando utilizamos o conceito “cármico” em uma Escola de Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que, por ser Cristã, advoga a doutrina do Perdão dos Pecados, oposta à Escolas Orientais que advoga o karma (sem a opção de exercer essa doutrina nos trazida por Cristo na sua primeira vinda).

3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?

Resposta: A questão aqui é o nível de consciência. O nosso é de Consciência de Vigília que, por deficiência nossa no seu uso, causa o desgaste do nosso Corpo Denso e, consequentemente, a necessidade de revitalizá-lo todas as noites.

Na Fraternidade Rosacruz é nos ensinado a buscar o domínio próprio que nada mais é do que utilizar o Corpo de Desejos de modo a populá-lo somente com material das três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Ao conseguir isso não há mais “desgaste do nosso Corpo Denso”. Por exemplo, um Irmão ou Irmã Leiga dorme, em média, de 1 a 2 horas por noite e se sente tão restabelecido ou restabelecida quanto uma pessoa adulta que dorme 8 horas de um sono tranquilo!

Já os nossos irmãos menores, os animais, possuem um nível de consciência chamada de Consciência de Sono com Sonhos e que não resulta nesse desgaste.

4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?

Resposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez, e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de Humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (como os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.

5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?

Resposta: nossos irmãos e nossas irmãs do Oriente ainda estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Involução. A direção aqui é “para baixo e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico (dê uma pesquisada na internet em vários povos daquela parte e veja a enorme dificuldade que eles têm em lidar com esses materiais sem ter que ter vidas miseráveis, cristalizadas, confusas em termos de espiritualidade, improdutivas e muitas vezes escravizantes).

Já nossos irmãos e nossas irmãs do Ocidente – na qual estamos incluídos, pois escolhemos renascer nessa porção do Campo de Evolução que chamamos de Terra – estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Evolução. A direção aqui é “para cima e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Etérica do Mundo Físico.

Note: é impossível “comparar” os dois tipos de ensinamentos espirituais. Some-se a isso que a Religião que um irmão ou uma irmã da porção ocidental desse Campo de Evolução deve aprender, praticar, desenvolver e se realizar espiritualmente é a mais elevada, a disposição que é a Religião do Filho, a Religião Cristã.

Já nossos irmãos e nossas irmãs da porção oriental desse Campo de Evolução ainda estão aprendendo as lições da Religião do Espírito Santo, as Religiões de Raças Jeovísticas. Quanto a comparação que você tenta fazer é mera especulação, perda de tempo ou reminiscência de nossos renascimentos anteriores que pode levar somente a alguma satisfação momentânea intelectual, mas que não acrescentará nada na busca do nosso desenvolvimento espiritual.

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ

Reuniões de “Cura Rosacruz”

As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.

A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.

A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.

O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

image-3-1024x692 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.

Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?

Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.

Datas de Cura

Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

image-2 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.

O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.

Ritual do Serviço Devocional de Cura

Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:

1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);

2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;

3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

image-1 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)

Se você está doente e entende que precisa de ajuda

…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.

O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.

 As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

image Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
porFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para Utilizar na Cura – Melhores e Adversos Períodos e Dias para Tratamentos e Cirurgias – Agosto de 2026

Auxilio-para-Utilizar-na-Cura-Melhores-e-Adversos-Periodos-e-Dias-para-Tratamentos-e-Cirurgias-Agosto-de-2026 Auxílio para Utilizar na Cura – Melhores e Adversos Períodos e Dias para Tratamentos e Cirurgias – Agosto de 2026

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Fornece muitas informações importantes para que você possa escolher os melhores períodos, dias e até horas para tratar as doenças ou enfermidades que lhe acometem.
  2. Logicamente, uma doença ou enfermidade que está latente e se torna ativa leva em conta outros fatores, como por exemplo o Destino Maduro da pessoa. No entanto, ela se esforçando para ajudar a si mesma no tratamento, já demonstrará que está a fim de aprender à lição que a doença ou a enfermidade lhe está “informando”.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com
porFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para ser Utilizado na Cura – Partes do Corpo que Não Se Deve Mexer – Agosto de 2026

Auxilio-para-Utilizar-na-Cura-Partes-do-Corpo-que-Nao-Se-Deve-Mexer-Agosto-de-2026 Auxílio para ser Utilizado na Cura – Partes do Corpo que Não Se Deve Mexer – Agosto de 2026

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Descreve as partes principais do nosso Corpo Denso. Repare que detalhes da parte são subconjunto da parte. Exemplo: músculos de uma determinada parte, considere o nome da parte. Músculos que estão no estômago, considere o estômago.
  2. O conceito de “não se deve mexer” significa: cirurgia, tratamento invasivo, operação. Massagens, colocação de medicamento e outros tratamentos não invasivos podem ser feitos.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Artigos Publicados: Cartas de Max Heindel

Carta de Max Heindel: “Almas Perdidas” e Atrasadas
Carta de Max Heindel: A Amizade como um ideal
Carta de Max Heindel: A Astrologia como um Auxílio na Cura de uma Pessoa Doente ou Enferma
Carta de Max Heindel: A Atitude Otimista e a Fé no Bem Final
Carta de Max Heindel: A Batalha que se trava internamente
Carta de Max Heindel: A Carne Animal e as Bebidas Alcoólicas
Carta de Max Heindel: A Concentração no Trabalho Rosacruz
Carta de Max Heindel: A Desvantagem em Dispersar as Nossas Forças
Carta de Max Heindel: A Dívida de Gratidão do Mestre
Carta de Max Heindel: A Epigênese e a Lei de Causa e Efeito
Carta de Max Heindel: A Epigênese e o Destino Futuro
Carta de Max Heindel: A Era de Aquário e a Nova Aliança
Carta de Max Heindel: A Fraternidade Rosacruz, um Centro Espiritual
Carta de Max Heindel: A Guerra Mundial e a Fraternidade Universal
Carta de Max Heindel: A Guerra: uma Operação para remover a Catarata Espiritual
Carta de Max Heindel: A Iniciação não pode ser alcançada por meio de Exercícios Respiratórios
Carta de Max Heindel: A Iniciativa e a Liberdade Pessoal
Carta De Max Heindel: A Lei do Êxito para os Assuntos Espirituais
Carta de Max Heindel: A Mensagem Mística do Natal
Carta de Max Heindel: A Necessidade de Difundir os Ensinamentos Rosacruzes
Carta de Max Heindel: A Necessidade pela Devoção
Carta de Max Heindel: A Nobreza de Todo Trabalho
Carta de Max Heindel: A Palavra-Chave dos Ensinamentos Rosacruzes
Carta de Max Heindel: A Profunda Angústia, Tristeza e o Sofrimento Atuais e a Paz Futura
Carta de Max Heindel: A Próxima Época no Ar
Carta de Max Heindel: A Pureza Geradora: o Ideal para você que nasceu no Ocidente
Carta de Max Heindel: A Razão das Provas que assolam o Estudante Ocultista
Carta de Max Heindel: A Razão por Haver Tantos Cultos Diferentes
Carta de Max Heindel: A Sacralidade das Experiências Espirituais
Carta de Max Heindel: Ajustando os Ensinamentos à Compreensão dos Outros
Carta de Max Heindel: Aprimorando e Melhorando as Nossas Oportunidades
Carta de Max Heindel: Arcos Descendentes e Ascendentes da Evolução
Carta de Max Heindel: Aumentando a Vida do Arquétipo
Carta de Max Heindel: Regendo Nossas Estrelas
Carta de Max Heindel: Concentração no Trabalho Rosacruz
Carta de Max Heindel: Construindo para a Vida Futura
Carta de Max Heindel: Cristo e sua Segunda Vinda
Carta de Max Heindel: Curando os Doentes
Carta de Max Heindel: Descida da Vida de Cristo a partir de Setembro
Carta de Max Heindel: Desejo – Uma Faca de Dois Gumes
Carta de Max Heindel: Deus – A Fonte e a Meta da Existência
Carta de Max Heindel: Domando os Membros Insubordinados
Carta de Max Heindel: Exercícios Diários para o Cultivo da Alma
Carta de Max Heindel: Fraternidade Rosacruz, um Centro Espiritual
Carta de Max Heindel: Guardiões Invisíveis à Humanidade
Carta de Max Heindel: Início dos Trabalhos para a Construção do Primeiro Edifício em Mount Ecclesia
Carta de Max Heindel: Instrutores Espirituais: Verdadeiros e Falsos
Carta de Max Heindel: Maçonaria Mística, Co-Maçonaria e Catolicismo
Carta de Max Heindel: Meios Antinaturais para Obter Espiritualidade: quais são?
Carta de Max Heindel: Métodos Orientais e Ocidentais de Desenvolvimento
Carta de Max Heindel: Movimentos Cíclicos do Sol
Carta de Max Heindel: Nossa Responsabilidade em Divulgar a Verdade
Carta de Max Heindel: O Amor, a Sabedoria e o Conhecimento
Carta de Max Heindel: O Batismo de Água e do Espírito
Carta de Max Heindel: O Consumo de Carne Animal e o Uso de Peles, Couros e de outras partes dos Animais
Carta de Max Heindel: O Corpo Vital de Jesus
Carta de Max Heindel: O Crescimento Anímico por meio da Ação
Carta de Max Heindel: O Desenvolvimento do Coração e a Iniciação
Carta de Max Heindel: O Equilíbrio é de Grande Ajuda nos Momentos de Estresse
Carta de Max Heindel: O Espírito de Cristo e a Panaceia Espiritual
Carta de Max Heindel: O Inventário Espiritual durante a Estação Santa
Carta de Max Heindel: O Medo Desnecessário da Morte
Carta de Max Heindel: O Pão e o Vinho Místicos
Carta de Max Heindel: O Papel do Mal no Mundo
Carta de Max Heindel: O Papel dos Estimulantes na Evolução
Carta de Max Heindel: O Poder Interno e a Responsabilidade que o Acompanha
Carta de Max Heindel: O Processo de Constituição Legal e os Planos Futuros da Fraternidade
Carta de Max Heindel: O Propósito da Guerra e a Nossa Atitude para com ela
Carta de Max Heindel: O que o Discípulo pode esperar do Mestre
Carta de Max Heindel: O Sacrifício e o Progresso Espiritual
Carta de Max Heindel: O Significado Cósmico da Páscoa
Carta de Max Heindel: O Sufrágio Feminino e a Igualdade Moral
Carta de Max Heindel: O Trabalho do Espírito de Raça
Carta de Max Heindel: O Valor em se rever as Lições Passadas
Carta de Max Heindel: O Vício do Egoísmo e o Poder do Amor
Carta de Max Heindel: O Voto Feminino e a Igualdade Moral
Carta de Max Heindel: Onde devemos procurar a verdade e como devemos reconhecê-la
Carta de Max Heindel: Os Auxiliares Invisíveis e o seu Trabalho nos Campos de Batalha
Carta de Max Heindel: Os Esforços Extenuantes da Alma Aspirante diante das Dificuldades
Carta de Max Heindel: Os Espíritos de Raça e a Nova Raça
Carta de Max Heindel: Os Reais Heróis do Mundo
Carta de Max Heindel: Páscoa, uma Promessa de Vida Recém-construída e Bem Desenvolvida
Carta de Max Heindel: Por que o que Busca a Verdade deve viver no Mundo?
Carta de Max Heindel: Preparativos para a Mudança para Mount Ecclesia
Carta de Max Heindel: Prosperidade Espiritual para o Ano Novo
Carta de Max Heindel: Regendo Nossas Estrelas
Carta de Max Heindel: Retardatários na Evolução
Carta de Max Heindel: Sacrifício – Um Fator de Progresso Espiritual
Carta de Max Heindel: Serviço aos Outros Durante o Próximo Ano
Carta de Max Heindel: Serviço Altruísta aos Outros
Carta de Max Heindel: Servindo onde melhor estivermos preparados para servir
Carta de Max Heindel: Todo Desenvolvimento Oculto começa no Corpo Vital
Carta de Max Heindel: Tolerância com a Crença dos Outros
Carta de Max Heindel: Um Apelo à Pureza
Carta de Max Heindel: Um Apelo pela Igreja
Carta de Max Heindel: Um Método para Discernir a Verdade da sua Imitação
Carta de Max Heindel: Um Tribunal Interno da Verdade
Carta de Max Heindel: O Valor dos Sentimentos Retos

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026

Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

ECOS-n┬║-119-mai-2026-imagens-0-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026
ECOS-n┬║-119-mai-2026-imagens-1-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026

SUMÁRIO

Nossas Reuniões de Estudos Semanal 6

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para MAIO de 2026. 7

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de ABRIL/2026: 10

Reuniões de Estudos. 10

Publicações de Textos. 11

Correção de Lições dos Cursos. 11

Respostas às dúvidas dos leitores. 11

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional 11

Departamento de Cura. 11

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Touro (ABRIL-MAIO) 12

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 15

12/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Espirais dentro de Espirais. 15

Termo Rosacruz: Espirais dentro de Espirais. 15

19/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Estados de Consciência nos Períodos e Épocas. 17

Termo Rosacruz: Nossos Estados de Consciência nos Períodos e Épocas. 17

26/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Alquimia e Crescimento da AlmaAlma. 22

Termo Rosacruz: Alma. 23

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 25

Cumprir o máximo que nos propusemos a nós mesmos no Panorama da Vida. 25

A Significância Esotérica da Páscoa. 26

Uma Ciência de Viver e, sim, uma Ciência de Morrer! 27

A importância dos nossos pensamentos que, muitas vezes, relegamos. 29

Servir a Divina Essência oculta em cada um.. 31

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 33

As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também.. 33

1. Pergunta: Se durante o sono o Ego, envolto pela Mente e pelo Corpo de Desejos, fica ao lado do corpo físico, que descansa na cama junto do Corpo Vital, então por que motivo este mesmo Ego, sempre consciente e desperto, não vê o Corpo Denso sobre a cama durante a noite? Em outras palavras, como explicar a doce, pacífica e feliz inconsciência do sono profundo, se nós, o Espírito, somos eternamente autoconscientes, um Olho sem pálpebras?. 33

2.Pergunta: Os ocidentais que se tornaram budistas, para citar esta filosofia, escolheram no Terceiro Céu se aproximar do budismo? Se sim, por que essa escolha foi permitida, se eles deveriam seguir o Cristianismo? Se não escolheram, então opções que não são feitas lá, no Terceiro Céu, podem determinar a nossa vida, mesmo não sendo parte do nosso destino?. 34

3.Pergunta: Se o corpo físico é pré-formado nos Planos Espirituais, quando o Ego está descendo para o renascimento, então a genética do pai e da mãe são desnecessárias a suas características físicas. Minha dúvida é: quem molda o corpo físico é o Ego, antes de renascer, ou a imaginação da mãe, operando os genes à sua disposição?. 35

4.Pergunta: Pessoas que têm depressão e são castigadas duramente pela tristeza, sofrimento e desesperança foram pessoas ruins em vidas anteriores?. 35

5.Pergunta: Podemos dizer que neste momento estamos sob dois regimes, o de Jeová e o de Cristo?. 36

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 37

Reuniões de “Cura Rosacruz”. 37

Datas de Cura. 39

Ritual do Serviço Devocional de Cura. 39

Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 40

 

Nossas Reuniões de Estudos Semanal

As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.

Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Para esse mês de MAIO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para MAIO de 2026

Nesse Calendário você encontra:

1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar

2- Os melhores períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz

3- Os melhores períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais

4- Os melhores períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais

5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)

**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de ABRIL/2026:

Reuniões de Estudos

Dia 05/04 –

Não tivemos Reuniões Dominicais de Estudos

Dia 12/04 –

16H – Reunião Reservada: Astrologia Espiritual Rosacruz
17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação-Espirais dentro de Espirais

 Dia 19/04 –

16H – Reunião Reservada: Estudante Regular
17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação-Alquimia e Crescimento da Alma

Dia 26/04 –

16H – Reunião Reservada: Probacionista
17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação- A Palavra Criadora

Publicações de Textos

Correção de Lições dos Cursos

Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz

Respostas às dúvidas dos leitores

via e-mail, no site, nas redes sociais

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional

incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento

Departamento de Cura

continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritas no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Touro (ABRIL-MAIO)

Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para  praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de MAIO, nesse ano, que vai de 19 de ABRIL a 20 de MAIO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Touro.

A constelação de Touro é o lar dos Arquétipos cósmicos de tudo o quanto existe na Terra. Esses Arquétipos são refletidos pelo seu Signo oposto, Escorpião, o lar dos Senhores da Forma. Essa Hierarquia ensina a construção das formas em tudo no plano físico. E da constelação de Touro emana o tom misterioso que Deus utilizou para a Criação, essa Palavra criadora por meio da qual “todas as coisas foram feitas e nada do que tem sido feito, foi feito sem ela” (Jo 1:3). Essa é a palavra-chave bíblica de Touro.

Os Senhores de Touro guardam o Arquétipo cósmico de um órgão maravilhoso, destinado a se converter em uma parte do futuro Corpo humano. Esse novo órgão, semelhante a uma rosa dourada, estará situado na garganta e será o centro por meio do qual o ser humano da Nova Era pronunciará a Palavra criadora. Mediante o seu poder, a geração se converterá em regeneração e o ser humano será capaz de modelar a substância a sua vontade. No plano onde as forças de Touro são mais ativas e luminosas, pode-se vislumbrar essa perfeição e meditar sobre ela. Então se percebe o glorioso desenvolvimento que lhe espera no futuro e compreende o sentido das palavras do salmista: “Tu o fizeste um pouco inferior aos Anjos e o coroou de glória e honra.” (Sl 8:6).

Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Touro preside o reino dos Arquétipos cósmicos e o modelo que projeta sobre a Terra é o das formas perfeitas. O amor e a harmonia são as forças que continuamente derrama sobre o nosso Planeta.

Atividades do Cristo – Quando o Sol passa pelo Signo de Touro no mês de maio a força de Cristo ascende mais e mais até a aura espiritual da Terra.

Atividades do Aspirante à vida superior – Sugerimos a dedicação em se converter a si mesmo em um canal mais perfeito para a recepção e disseminação do Amor Crístico e da Harmonia em todas as variadíssimas experiências da vida, sejam alegres ou tristes, exaltadas ou deprimentes.

Nesse mês solar, o Discípulo que está caminhando pela Trilha da Santidade segue a estrela da luz ascendente de Cristo, e penetra em uma esfera na qual se encontra interiormente harmonizado e fortalecido pelo poder criador da música.

Os seres celestiais que habitam esse plano falam uma linguagem musical. Cada um dos seus gestos produz música. Eles modelam e vestem toda classe de formas por meio dos tons musicais. Nesse plano todas as coisas que crescem, amadurecem por meio do poder da música, e as cores variadas das flores são produzidas a partir das variações do tom. A música é certamente o supremo poder criador nesse elevado Mundo.

No Corpo Denso – a garganta é o centro Corporal correlacionado à Touro. Nos Corpos da Nova Era (Era de Aquário), a garganta será um centro luminoso do qual emanará a Divina Palavra Criadora.

Recomenda-se ao Estudante visualizar a cabeça com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.

Dentre os 12 Apóstolos – S. André, cuja característica distintiva é a humildade. Esse é um dos atributos mais importantes que deveria ser cultivado por todos os Aspirantes. Quando se a desenvolve, até um certo grau, ela se converte em um extraordinário poder anímico.

Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Touro impregnam a Terra, e durante o mês solar de MAIO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “…quem vive em amor, está em Deus.” (IJo 4:16). Faça isso em cada um dos dias em que Touro enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos

12/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Espirais dentro de Espirais

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Espirais dentro de Espirais

O que significa Espirais dentro de Espirais para a Fraternidade Rosacruz?

Espirais dentro de Espirais representam a jornada do Ego e da Terra evoluindo continuamente, em ciclos que se repetem, mas sempre em um patamar mais elevado.

Assim, espirais dentro de espiriais é o símbolo da Evolução Espiritual.

Absolutamente nada evolui em linha reta; tudo evolui em Ciclos Progressivos.

Cada volta da Espiral é um Ciclo e cada Ciclo se funde com o seguinte.

Cada Ciclo se repete em um nível mais elevado de Consciência.

Nós, a Terra e o Cosmos, avançamos por experiências recorrentes, porém sempre com aprendizado acumulado.

A experiência e o aprendizado são Recapitulações em níveis mais elevados ao longo do tempo, uma maneira de expressar que a Evolução não é linear, mas cumulativa e progressiva.

Notem com toda a atenção que tem uma diferença sutil entre:

Acumulativo, que é o que vai juntando conhecimento.

E Cumulativo, que é o que você aprendeu antes e que aumenta o impacto do que aprende depois – efeito crescente do aprendizado – assim, aumentando a consciência e transformação.

Para saber mais, assista a 262ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

262ª Reunião Dominical-FRC_Campinas_12abr26-Cap.15-Cristo e Sua Missão – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Espirais dentro de Espirais

__________________________________________________________________________________________

19/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Estados de Consciência nos Períodos e Épocas

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Nossos Estados de Consciência nos Períodos e Épocas

A Evolução do nosso Planeta Terra ocorre por meio de grandes Períodos. Em cada Período, temos estados diferentes de consciência, como parte de um processo evolutivo contínuo e gradual.

Durante o processo de Evolução, nós (a Onda de Vida humana) adquirimos veículos (Corpos) mais refinados e expandimos nossa percepção e consciência.

Quais os Estados de Consciência nos Períodos?

-No Período Saturno: era Inconsciência, correspondente ao transe profundo

-No Período Solar: era Inconsciência, correspondente ao sono sem sonhos

-No Período Lunar era uma Consciência Pictórica Interna, correspondente ao sono com sonhos. Percebíamos o Mundo interiormente por imagens simbólicas, como em sonhos, sem reflexão mental consciente.

-No Período Terrestre que é o nosso atual estado: acordado, lúcido e autoconsciente no Mundo Físico, onde os objetos podem ser observados fora, distintos e definidos.

Quando obteve essa Consciência objetiva, o ser humano percebeu a realidade do Mundo exterior e, pela primeira vez, vislumbrou a diferença entre si, o “Eu” e os outros. Desde então, a Consciência do “Eu”, o egoísmo, predomina.

Anteriormente, não havia pensamentos nem ideias sobre o Mundo externo e, também, não existia memória dos acontecimentos.

No Período de Júpiter – Consciência própria e de imagens conscientes. 

A Consciência se unirá com a linguagem, fazendo que as palavras levem consigo o verdadeiro significado. Voltarão as imagens internas, criadas pela Vontade do pensador – as palavras emitidas serão exatamente os pensamentos e ideias visíveis e vivos. Quando o ser humano disser casa – teremos a visão exata do objeto, design, cor, etc.

Veremos exatamente como seremos. Existirão seres humanos perfeitamente bons e seres humanos completamente malvados. O ser humano terá contato com Seres Suprassensíveis de diversas Ordens e, empregando sua Força de Vontade Espiritual desenvolvida, saberá coordenar e direcionar essas Forças – ocorrerá por cooperação consciente com esses Seres.

No Período de Vênus – Consciência objetiva, autoconsciente e criadora.

Poderemos empregar a própria Força para dar Vida a suas imaginações e para exteriorizá-las no Espaço, como objetos.

No Período de Vulcano – A mais elevada Consciência Espiritual.

Teremos uma Consciência total e elevadamente Espiritual.

Poderemos imaginar a criação de seres que viverão, crescerão, sentirão e pensarão.

Está ainda muito além da nossa atual compreensão.

Vamos ver como foi a Consciência de Vigília nas Épocas desse Período Terrestre. Foi no Período Terrestre que atingimos o Nadir da Materialidade (Globo D) e aí, para melhorar o processo de aprendizagem, surgem as “Épocas”.

•ÉPOCA POLAR: Consciência de transe profundo

•ÉPOCA HIPERBÓREA: Consciência de sono sem sonhos

•ÉPOCA LEMÚRICA: Consciência de sono com sonhos

•ÉPOCA ATLANTE: Consciência de Vigília – a consciência era mais intuitiva e coletiva

•ÉPOCA ÁRIA: Total Consciência de Vigília – racional, individual e plenamente desperta no Mundo Físico

•ÉPOCA NOVA GALILEIA: Consciência alargada e mais Espiritualizada – nossa visão será interna e externa, simultaneamente

•ÉPOCA REINO DE DEUS: Nível Superior de Consciência- unindo Mente e Coração

Pergunta: Se a Época Polar é dentro do Período Terrestre, e nesse Período estamos no estado de Consciência de Vigília, como na Época Polar podíamos estar em transe profundo?

Resposta: O Período Terrestre tem como meta final a Consciência de Vigília, mas isso não significa que todas as Épocas dentro dele já começaram com esse estado. O Período define o objetivo final da Consciência. As Épocas mostram as etapas progressivas até alcançar esse objetivo.

Pergunta: Então, no Período Lunar quem já tinha atingido a Consciência Pictórica, regrediu na Época Polar, do Período Terrestre, para transe profundo?

Resposta: Não. Porque quando começa o Período Terrestre, na Época Polar, a Humanidade recapitula estágios anteriores, mas agora em um novo Nível Evolutivo.

Ou seja: repassamos o estágio anterior, porém com os resultados já conquistados nos Períodos intermediários (Solar e Lunar). A Evolução não apaga o passado — ela o repete, integra e eleva, produzindo graus cada vez mais amplos de consciência. Isso porque a Evolução, é espiralada — repete estágios, mas sempre em um nível mais elevado. É como se revisássemos o conteúdo antes de avançar.

Vamos ver como fica a dimensão “Tempo” de Evolução de um Período

-Qual é o tempo necessário para Evolução de um Período?

Um Período dura muito tempo, na base de tempo atual, milhões ou bilhões de anos. Não há um tempo fixo em anos, pois cada Período se estende conforme a necessidade evolutiva da Consciência. O essencial não é a duração cronológica, mas o desenvolvimento da Consciência em cada Período.

Do que esse tempo depende?

– Do grau de desenvolvimento das Ondas de Vidas

– Da assimilação das experiências necessárias naquele estágio

– Do tempo necessário para que a Consciência alcance o nível que deve atingir

Em síntese: a Consciência se desenvolve conforme os Veículos se aperfeiçoam, as experiências são assimiladas e o ser aprende a cooperar conscientemente com as Leis Divinas.

Enquanto Ego, podemos acelerar o tempo da nossa Evolução?

Sim. Seguindo o Caminho reto da Iniciação – simbolizado no Caduceu, pelo Cetro de Mercúrio. Esse Caminho permite alcançarmos a Iniciação, em algumas vidas. Enquanto a maioria dos seres em Evolução, levarão milhões de anos, seguindo o tortuoso caminho das serpentes.

Os aspirantes as Iniciações são treinados:

– Nos 9 Mistérios Menores pelas 7 Escolas de Mistérios Menores, entre elas a Ordem Rosacruz

– Nos 4 Mistérios Maiores pelas Hierarquias superiores

 O Caminho da Iniciação foi aberto desde o princípio da Metade Mercurial do Período Terrestre.

Para saber mais, assista a 263ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

263ª Reunião Dominical-FRC_Campinas_8fmar26-Cap.15-Cristo e Sua Missão – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Estados de Consciência nos Períodos e Épocas  

_________________________________________________________________________________________

26/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Alquimia e Crescimento da AlmaAlma

Termo Rosacruz: Alma

Aprendemos nos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que a Alma é descrita como quintessência, que é extraída pelo Tríplice Espírito em seu trabalho no Tríplice Corpo.

Quando o Tríplice Espírito tenha desenvolvido o Tríplice Corpo e obtenha o domínio deles por meio do foco mental, começa a desenvolver a Tríplice Alma, trabalhando dentro. A maior ou menor Alma que o ser humano tenha, depende da quantidade de trabalho feito por ele, o Ego, em seus Corpos.

A Alma fortalece os poderes do Espírito, já que o Tríplice Espírito trabalha no Tríplice Corpo pelo elo da Mente. Assim esse trabalho traz à existência a Tríplice Alma.

Portanto, a Alma é o produto espiritualizado do Corpo.

O Corpo Vital é composto de quatro Éteres: dois Éteres inferiores e dois Éteres superiores. Esses últimos usamos para construirmos o nosso Corpo-Alma. Não confundamos esse termo com o Termo Rosacruz “Alma”.

A parte do Corpo de Desejos que foi trabalhada pelo Ego é transmutada na Alma Emocional e, por fim, é assimilada pelo Espírito Humano, cujo veículo especial é o Corpo de Desejos.

A parte do Corpo Vital que foi trabalhada pelo Espírito de Vida se torna a Alma Intelectual que edifica o Espírito de Vida, porque esse aspecto do Tríplice Espírito tem sua contraparte no Corpo Vital. A parte do Corpo Denso que foi trabalhada pelo Espírito Divino é chamada de Alma Consciente e, por fim, se submerge no Espírito Divino, porque o Corpo Denso é a sua emanação material.

A Alma Consciente cresce pela ação, pelos impactos externos e pela experiência.

A Alma Emocional cresce pelos sentimentos e emoções gerados pelas ações e pelas experiências.

A Alma Intelectual é um mediador entre as outras duas e cresce pelo exercício da memória, que liga as experiências passadas às experiências presentes e os sentimentos por elas engendrados. Origina a simpatia e a antipatia, que não têm existência independente da memória. Sentimentos que resultassem somente das experiências seriam evanescentes.Todas as experiências de nossa vida são incorporadas à Alma.

Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Corpo Tríplice ao qual está ligado pelo elo da Mente. Esse trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.

A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.

A Alma pertence aos Reinos superiores, e nunca pode ser pesada em balanças físicas!

Para saber mais, assista a 264ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

264ª Reunião Dominical-FRC_Campinas – 26abr26 – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Alquimia e Crescimento da Alma    

__________________________________________________________________________________________

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL:

Cumprir o máximo que nos propusemos a nós mesmos no Panorama da Vida

 Na Fraternidade Rosacruz aprendemos que após a nossa morte aqui no Mundo Físico entramos nos Mundos invisíveis e, durante o estado pós-morte passamos pelas experiências do Purgatório, Primeiro Céu, Segundo Céu e Terceiro Céu.

Quando passamos pelo Purgatório e Primeiro Céu funcionamos por meio do nosso Corpo de Desejos e da Mente.

Quando entramos no Segundo Céu, funcionamos somente com a Mente e começamos a criar o ambiente para a nossa próxima existência ou o próximo renascimento aqui (no Mundo Físico).

Quando esta tarefa é concluída, entramos no Terceiro Céu, onde apenas muito poucos ainda possuem consciência, pois todos os nossos veículos já foram dissolvidos (estamos somente com o Átomo-semente de cada um). O esquecimento de tudo o que nos aconteceu antes é total, e levamos conosco a quintessência das nossas experiências passadas, em forma de faculdades.

Quando estamos nos preparando para mais um renascimento com a grande ajuda dos Anjos do Destino (ou Senhores do Destino, Anjos Arquivadores, ou Anjos Relatores) escolhemos o Panorama da próxima Vida em seus eventos principais (considerações? As lições que podemos aprender e as possibilidades de terminarmos os relacionamentos pessoais com amor).

Já no Segundo Céu iniciamos a descida construindo uma nova Mente. Descemos, e entrando no Mundo do Desejo, construímos um novo Corpo de Desejos.

Depois nos adentramos à Região Etérica do Mundo Físico e com a ajuda dos Anjos do Destino construímos nosso novo Corpo Vital.

Quando renascemos esquecemos tudo o que passamos ou o que nos aconteceu nas vidas anteriores, exceto a capacidade de fazer determinadas coisas.

Por exemplo: se formamos um Corpo Denso fraco em uma determinada vida e sofremos a dor inerente àquela fraqueza ou doença, ou até mesmo a remoção de um determinado órgão, com certeza, embora o acontecimento seja esquecido numa futura existência, lembraremos do fato quando estivermos moldando o Arquétipo e se preparando para o renascimento. Com certeza nos esforçaremos para construir um órgão bem melhor.

Aprendemos com os erros do passado e devemos então procurar cuidar muito bem dos nossos Corpos quando aqui renascidos, mantendo-os bem e saudáveis, como também devemos cuidar muito bem da parte espiritual (isso é muito importante mesmo), procurando tratar bem e com amor a todos os nossos irmãos e nossas irmãs, servindo-os (as) sempre, para cumprir o máximo que nos propusemos a nós mesmos no Panorama da Vida!

________________________________________________________________________________________________________________

A Significância Esotérica da Páscoa

A Filosofia Rosacruz nos ensina que a mensagem esotérica da Páscoa é esse constante morrer para o “velho” e ser seguido de um constante nascer para o “novo” em Espírito que nos acena com regozijo.  E para realizarmos esse evento na nossa vida, é mister lembrar que todo trabalho Iniciático começa no nosso Corpo Vital, por meio de repetições e aquisições da disciplina resultante da execução dos Exercícios Esotéricos Rosacruzes, e da prática de uma vida mentalmente mais pura que ontem, emocionalmente mais nobre e amorosa que ontem, também fisicamente mais saudável que ontem.

Reparem: nunca é via o Corpo de Desejos! Então qualquer coisa espiritual que você faça e que lhe gere emoção ou desejo, você não está trabalhando via Corpo Vital.

Mas, a Filosofia Rosacruz também nos alerta a ter cuidado com a rotina!

Estejamos vigilantes para que cada dia traga uma nova e melhor contribuição, pois os próprios Exercícios Esotéricos Rosacruzes são um desafio; eles vão desvendando maravilhas ao Estudante Rosacruz ativo e sincero que se empenha diariamente, e se vão tornando cada vez mais novos e profundos, na medida da prática renovada em Epigênese.

Com esta advertência, tomemos a decisão de deixar de ser o Estudante Rosacruz de ontem e sejamos, hoje, muito melhores em tudo.

Este é o morrer gradativo e racional. Essa é a Páscoa, com seu convite de crucificar o que está ultrapassado (por mais que o apego nos dificulte e implore), ressuscitando para algo maior, e ascendendo um pouco mais nesse Caminho de Evolução!

_________________________________________________________________________________________

Uma Ciência de Viver e, sim, uma Ciência de Morrer!

Quando renascemos aqui no Mundo Físico, normalmente, todos fazem festa, somos recebidos com muita alegria, às vezes, apreensão, surpresa, mas tudo se ajeita e a alegria volta!

 Já quando partimos, normalmente, vira uma tristeza imensa, choro, desespero, lamentações e, às vezes, raiva, alívio e até maus desejos.

É certo agirmos assim? Uma “Ciência de Viver”, mas sem nenhuma “Ciência de Morrer”? Para a Fraternidade Rosacruz não!

A morte é um processo natural; apenas cessam as atividades vitais do Corpo Denso aqui, e um novo nascimento nos Mundos espirituais ocorre para a pessoa. É o fim de um ciclo de vida aqui, o fim de mais um renascimento aqui. Só isso e nada mais!

Toda pessoa quando morre revê o Panorama da Vida que terminou, de trás para a frente, por cerca de três dias e meio, precisa então de silêncio, oração, de nada ser mexido no seu Corpo Denso, sem nada a perturbá-la.

Todos sentiremos saudades de alguém que partiu, alguém que amávamos, mas, sabemos, a morte é nossa única certeza aqui, pois renasceremos nos Mundos invisíveis. E mais: o Espírito – que é o que realmente somos – nunca morre!

Enquanto estamos aqui, procuremos viver bem com cada irmão e cada irmã para que depois não venha bater um arrependimento, um remorso, uma tristeza pelo que deixamos de fazer, pelos momentos felizes que deixamos passar, às vezes, por motivos insignificantes, por descaso com as pessoas, porque deixamos de nos relacionar.

Todos os nossos relacionamentos com pessoas aqui devem terminar com amor do nosso lado. Mas com amor Crístico, verdadeiro, de coração!

Muitas pessoas choram por alguém que morreu porque não curtiram a pessoa aqui, não viveram intensamente com ela, não pensaram que esse momento chegaria.

Pessoas passam anos de luto por arrependimento do que não fizeram pelo outro.

Devemos enquanto estamos aqui, renascidos, nos preparar para esse momento nosso e de quem partir, devemos estudar como é esse processo. Deus não faz nada para se perder.

Esse entendimento é muito importante termos claramente.

É importante também não temer a morte, temos um trabalho do lado de lá; é importante substituir o temor pela fé.

A morte é apenas uma transição da vida física para uma nova experiência espiritual.

Todo Estudante Rosacruz ativo e verdadeiro estuda sobre essa passagem e não teme a morte.

Vamos viver bem o aqui e agora com todas as pessoas!

____________________________________________________________________________________________________________

A importância dos nossos pensamentos que, muitas vezes, relegamos

Sabemos quão importantes são os nossos pensamentos. Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que eles são reais, o restante é ilusão! Por quê? Porque nós, Egos, verdadeiramente, vivemos na Região Abstrata do Mundo do Pensamento!

 A causa da nossa força e da nossa fraqueza está dentro de nós, em nosso interior.

A espiritualidade não consiste em sentimentalismos de emoções e/ou desejos vacilantes, mas sim na profunda compreensão do propósito da existência; não estamos aqui por acaso!

Precisamos, para um grande e rápido crescimento espiritual, partir dos nossos pensamentos para conseguir servir amorosa, desinteressada (e, portanto, anonimamente) irmãos e irmãs focando na Divina Essência oculta em cada um de nós – que nos faz Filhos de um mesmo Deus e é a base da Fraternidade.

Devemos cultivar pensamentos positivos o tempo todo. Exemplos? a alegria de viver, ver o bem em tudo e em todos, ajudar o próximo, otimismo, gratidão, oração constante, prática dos Exercícios Esotéricos Rosacruzes, fazer aos outros o que gostaria que fizessem comigo.

Isso ajuda no bem-estar físico e emocional, a ter confiança, resiliência, equilíbrio, reduz o estresse, promove saúde mental e física, tornando as pessoas alegres, honestas, íntegras, com responsabilidade e fé, com muita vontade de viver (sempre agradecidas) cada dia, a serem pessoas calmas, serenas, com um semblante bonito, inspiradoras, admiradas, pois são sempre muito divertidas, com muita disposição e prontas para fazerem o bem.

Pensamentos negativos tornam as pessoas frias, com semblante feio, ansiosas, inseguras, com baixa estima, com medo de julgamentos alheios, sedentárias, pessoas críticas (mas sempre destrutivas), com desejos inferiores (vingança, ódio, inveja), são preguiçosas, estão sempre preocupadas e, claro, procrastinam a vida espiritual, não têm fé.

Cultivemos sempre pensamentos edificantes, puros, elevados e que nos façam meditar, contemplar a Natureza (que nada mais é do que a mais próxima manifestação de Deus que temos), observar tudo ao nosso redor, discernir entre o bem e o mal, e estarmos sempre dispostos e prontos a acolher qualquer irmão, irmã “conhecido ou desconhecido”. Difícil? Experimente acolher via uma oração científica a ele ou ela!

________________________________________________________________________________________________________________

Servir a Divina Essência oculta em cada um

Para nós, Estudantes Rosacruzes, é um enorme privilégio sabermos o que é, e praticarmos diuturnamente o servir a Divina Essência oculta em cada um – que constitui a base da Fraternidade – de uma forma amorosa e desinteressa (e, para isso, tem que ser o mais anônimo possível), pois esse o caminho mais curto que nos conduz a Deus, ou seja: que nos faz se desenvolver espiritualmente muito mais rápido e com toda segurança.

É somente por aqui que conseguimos construir mais rapidamente nosso Corpo-Alma, o Dourado Manto Nupcial, que só é tecido através do serviço, do bem praticado, das boas obras, boas ações e amor.

É muito gratificante ajudarmos ao irmão ou a irmã ao nosso lado a sair das profundezas do desespero em que se encontra; ajudar aos que sofrem, aos que estão doentes, angustiados, pois muitos não conhecem o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, que nós já o estamos trilhando com segurança nessa grande Escola Fraternidade Rosacruz.

E o que é então esse “Serviço”? Que é o lema da Fraternidade Rosacruz.

É a entrega de nós mesmos para trabalharmos incansavelmente, retirando e ajudando os irmãos e irmãs a retirarem as pedras de tropeço dos seus caminhos. Quem dá, recebe!

Se hoje estamos na Fraternidade Rosacruz, com certeza já fomos ajudados, e é nosso dever ajudar aos que precisam se desenvolver, precisam de uma luz, de uma direção.

Somos todos irmãos e quem pode mais, dá mais.

Vamos fazer bem a nossa parte, de todo o nosso coração, com todo o nosso amor.

Essa é também uma forma de sermos gratos aos Irmãos Maiores na sua grande Obra.

Tenhamos compaixão por todos, sem distinção.

Que nosso coração nunca descanse, pelo contrário, que a gente sempre ouça, abrigue, ajude, abrace, acolha, estenda a mão, dê uma palavra amiga de consolo a qualquer irmão ou qualquer irmã que se aproxime de nós, sem medo.

Tenhamos muita tolerância com as deficiências dos outros, com os erros dos outros, afinal também erramos, nos equivocamos, e gostaríamos de ser tratados bem, com educação, com muita paciência e carinho; fazendo aos outros o que gostaríamos que se nos fizessem.

A vida é cheia de surpresas; às vezes também nos deparamos em algumas situações difíceis, embaraçosas, e precisamos de alguém que nos ajude. Ninguém é perfeito (a).

Quem sempre “deposita” um pouquinho do bem, quando precisar, o receberá também.

Deixemos brilhar a nossa luz interior, a que temos Cristo a nos guiar, assim todos poderão vê-la e dela usufruírem com segurança. 

Vamos usar as nossas mãos apenas para fazerem boas ações, escreverem coisas bonitas, lindas histórias, para estender para alguém, para fazer somente o bem para os outros.

Façamos somente ações nobres, boas e verdadeiras.

Que nossos pés estejam sempre firmes e prontos para caminhar lado a lado com quem estiver precisando da nossa presença, e ir sempre em direção de quem precise.

Ao entendermos o que é “serviço amoroso e desinteressado”, quando possível anônimo, ajudaremos e serviremos muito mais.

“A messe é grande e os operários são poucos!” – fácil provar essa verdade Cristã!

Ajudar, servir, estender a mão, nos faz muito bem.

Não percamos mais tempo.

 ******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?

É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também

1.Pergunta: Se durante o sono o Ego, envolto pela Mente e pelo Corpo de Desejos, fica ao lado do corpo físico, que descansa na cama junto do Corpo Vital, então por que motivo este mesmo Ego, sempre consciente e desperto, não vê o Corpo Denso sobre a cama durante a noite? Em outras palavras, como explicar a doce, pacífica e feliz inconsciência do sono profundo, se nós, o Espírito, somos eternamente autoconscientes, um Olho sem pálpebras?

Resposta:  Por falta do autodomínio do Ego. Inclusive muitos se verem o seu Corpo Denso e Vital repousando na cama, voltam a entrar nele com tamanha rapidez e força que cai até da cama: medo! Por isso que na Fraternidade Rosacruz o Estudante Rosacruz executa os Exercícios Esotéricos conforme fornecido nos Livros Conceito Rosacruz do Cosmos e Cristianismo Rosacruz, diuturnamente, sem falhar e persistentemente. O fato do Estudante Rosacruz que é fiel à essa execução já se tornar um Auxiliar Invisível Inconsciente, já elimina todo o medo, e ao ver o seu Corpo Denso repousando, os Éteres Químico e de Vida restaurando as partes desse Corpo Denso, é motivo de prazer, de satisfação, de gratidão e de tranquilidade para, partindo com o seu Corpo-Alma, Corpo de Desejos e Mente, poder trabalhar do lado de lá.

2.Pergunta: Os ocidentais que se tornaram budistas, para citar esta filosofia, escolheram no Terceiro Céu se aproximar do budismo? Se sim, por que essa escolha foi permitida, se eles deveriam seguir o Cristianismo? Se não escolheram, então opções que não são feitas lá, no Terceiro Céu, podem determinar a nossa vida, mesmo não sendo parte do nosso destino?

Resposta: As tentações são o meio mais eficaz de aprendizagem atualmente (vide a vida de Cristo, na sua primeira vinda). Nesse sentido o Ego, que renasceu no lado ocidental do Planeta, pode ter reminiscências de seus últimos renascimentos no lado oriental e, devido a isso, ter tentações para se voltar para os Ensinamentos Orientais, mesmo estando agora em um Corpo que não foi construído para tais vibrações. Se ele cairá na tentação ou não será uma escolha dele aqui e agora. A tentação para tal está presente e foi até escolhida por ele. Agora cair, não. É uma decisão dele quando “vestido” dos Corpos que escolheu e vivendo aqui. Temos o livre arbítrio e constantemente podemos estar tentando não fazer o que escolhemos no Terceiro Céu e buscando causas ilusórias. Afinal a causa sempre é a nossa decisão: ou trilhamos o que escolhemos e aprendemos o que devemos aprender, ou procrastinamos as lições tomando caminhos que não escolhemos e, como consequência, sofrendo por essas escolhas.

3.Pergunta: Se o corpo físico é pré-formado nos Planos Espirituais, quando o Ego está descendo para o renascimento, então a genética do pai e da mãe são desnecessárias a suas características físicas. Minha dúvida é: quem molda o corpo físico é o Ego, antes de renascer, ou a imaginação da mãe, operando os genes à sua disposição?

Resposta: Caro irmão, quem dera que atualmente todos nós tivéssemos essa capacidade de obter todo o material que precisamos da Região Química do Mundo Físico para “moldar o nosso Corpo Denso” atual! Na imensa maioria das pessoas, atualmente, isso é o mínimo do mínimo! A grande maioria do material advém do papai e da mamãe, tanto por meio do espermatozoide que fecundou como do óvulo fecundado. Tanto é que aprendemos na Fraternidade Rosacruz que “o Corpo Vital é uma cópia fiel do Corpo Denso” e não o contrário, não é?

Veja o próprio Jesus. Perceba quão puro teve que ser o Iniciado José e o Iniciado que veio como Maria para conseguir ajudar o Iniciado Jesus a construir um Corpo Denso com o objetivo de ser o mais puro Corpo Denso que alguém já construiu para a Missão do Cristo!

Se Jesus, que hoje é um Irmão Maior, teve que contar com pais assim, imagina então todas as outras pessoas, não é?

4.Pergunta: Pessoas que têm depressão e são castigadas duramente pela tristeza, sofrimento e desesperança foram pessoas ruins em vidas anteriores?

Resposta: Não necessariamente! Esses “sentimentos negativos e inferiores”, e que muitas vezes levam ao conceito de “depressão”, é resultado de uma “desistência”, ainda que temporária, de executar aquilo que a própria pessoa escolheu no Terceiro Céu.

A pessoa há de aprender que não tem como fugir do que já foi escolhido, pois isso provoca um prejuízo e atraso evolutivo para muitas pessoas ao seu redor e que compôs, compõe e comporá a Teia do Destino no qual está inserida. Só existem duas direções nesse Esquema de Evolução: ou para frente e para cima, ou para trás e para baixo. Pode-se até tomar remédios para “remediar”, mas uma hora a pessoa tem que encarar e continuar a cumprir o que ela mesma escolheu, mesmo que ela jamais admitirá que escolheu. As Iniciações Menores a levam a “ver” o que ela escolheu, mas para isso é preciso vontade, persistência e disposição para encarar uma Escola como a Fraternidade Rosacruz e aprender como se faz, não é?

5.Pergunta: Podemos dizer que neste momento estamos sob dois regimes, o de Jeová e o de Cristo?

Resposta: Sim. Muitos ainda vivem com fortes ou fracas reminiscências das Religiões de Raça (lições que ainda têm que aprender). É fácil identificar: patriotismo, separatismo, racismo, astúcia, ignorância, egocentrismo e coisas afins. Outros pendem para um lado e para outro. E outros já vivenciam o Cristianismo Esotérico, se aprontando para a segunda vinda de Cristo!

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ

Reuniões de “Cura Rosacruz

As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.

A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.

A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.

O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.

Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?

Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.

Datas de Cura

Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.

O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.

Ritual do Serviço Devocional de Cura

Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:

1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);

2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;

3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)

Se você está doente e entende que precisa de ajuda

…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.

O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.

 As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

FIM

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para Utilizar na Cura – Melhores e Adversos Períodos e Dias para Tratamentos e Cirurgias – Julho de 2026

Auxilio-para-Utilizar-na-Cura-Melhores-e-Adversos-Periodos-e-Dias-para-Tratamentos-e-Cirurgias-Julho-de-2026 Auxílio para Utilizar na Cura – Melhores e Adversos Períodos e Dias para Tratamentos e Cirurgias – Julho de 2026

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Fornece muitas informações importantes para que você possa escolher os melhores períodos, dias e até horas para tratar as doenças ou enfermidades que lhe acometem.
  2. Logicamente, uma doença ou enfermidade que está latente e se torna ativa leva em conta outros fatores, como por exemplo o Destino Maduro da pessoa. No entanto, ela se esforçando para ajudar a si mesma no tratamento, já demonstrará que está a fim de aprender à lição que a doença ou a enfermidade lhe está “informando”.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com
porFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para ser Utilizado na Cura – Partes do Corpo que Não Se Deve Mexer – Julho de 2026

Auxilio-para-Utilizar-na-Cura-Partes-do-Corpo-que-Nao-Se-Deve-Mexer-Julho-de-2026 Auxílio para ser Utilizado na Cura – Partes do Corpo que Não Se Deve Mexer – Julho de 2026

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Descreve as partes principais do nosso Corpo Denso. Repare que detalhes da parte são subconjunto da parte. Exemplo: músculos de uma determinada parte, considere o nome da parte. Músculos que estão no estômago, considere o estômago.
  2. O conceito de “não se deve mexer” significa: cirurgia, tratamento invasivo, operação. Massagens, colocação de medicamento e outros tratamentos não invasivos podem ser feitos.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com
porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Março de 2026

Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Março de 2026

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

Captura-de-tela-2026-04-08-200833 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Março de 2026

SUMÁRIO

Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para ABRIL de 2026. 9

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de MARÇO/2026: 11

Reuniões de Estudos. 11

Publicações de Textos. 12

Correção de Lições dos Cursos. 12

Respostas às dúvidas dos leitores. 12

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional 12

Departamento de Cura. 12

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Áries (MARÇO-ABRIL) 13

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16

1/03 – 16h – Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo S. Mateus – Cap. 8 – Expulsando de espíritos endemoninhados. 16

Necessidade que o Estudante Rosacruz tem de estudar a Bíblia. 16

Introdução e os Milagres de Cura de Cristo Jesus. 17

Expulsando Endemoninhados. 18

A Definição de “endemoninhado” no Tempo de Cristo-Jesus. 19

A Definição da palavra “obsessão” que nos interessa aqui 19

Os Objetivos de um Ser Obsidiar um Ser Humano Encarnado aqui 19

Como era tratada a Obsessão no Tempo de Cristo-Jesus. 20

Como era a Obsessão antes da Vinda do Cristo. 20

A Obsessão executada por dois tipos de Seres. 20

Três Razões proeminentes para Vinda do Cristo sobre a obsessão. 23

1/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XV – Cristo e Sua Missão – O Mistério do Gólgota: Arcanjos. 24

Termo Rosacruz: Arcanjos. 25

8/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XV-Cristo e Sua Missão – O Sangue Purificador: Véu do Templo-Sangue Purificador. 34

Termo Rosacruz: Véu do Templo. 35

15/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XV – Cristo e Sua Missão – Sangue Purificador de Cristo-Jesus – Ressurreição de Cristo-Jesus. 41

Termo Rosacruz: Sangue Purificador de Cristo-Jesus. 42

Termo Rosacruz: Ressurreição de Cristo-Jesus. 46

22/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação: Os Sete Dias da Criação – O Grande Dia de Manifestação – Os Sete Dias da Semana – O Símbolo do Caduceu – As Iniciações. 50

Termo Rosacruz: Os Sete Dias da Criação. 50

Termo Rosacruz: O Grande Dia de Manifestação. 53

Termo Rosacruz: Caduceu de Mercúrio. 54

Termo Rosacruz: Caminho da Iniciação. 55

29/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação: Os Sete Dias da Criação – Os Níveis de Consciência da Onda de Vida animal 57

Termo Rosacruz: Níveis de Consciência da Onda de Vida animal 58

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de MARÇO: 68

Evangelhos: Fórmulas de Iniciação. 68

Não Reconhecer Cristo como o “Filho de Deus”?. 70

Rever os Nossos Princípios e Valores como Estudante Rosacruz. 71

Destinos gerados aqui, enquanto renascidos nesse Mundo Físico. 73

O Ritual do Serviço Devocional do Equinócio de Março. 75

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 76

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também.. 77

1. Pergunta: As pessoas que morrem de forma trágica e não se concentram no Panorama da Vida que acabou não podem passar pelo Purgatório e Primeiro Céu, pois lhes falta o registro das ações praticadas quando estavam no Corpo Denso. Elas vão renascer e morrer ainda na infância para, então, aprender nos Planos Espirituais o que deveriam ter aprendido no Mundo do Desejo. Até este ponto eu entendi. Minha dúvida é a seguinte. O que acontece entre a morte e o renascimento delas? Elas ficam, por exemplo, vagando pela Terra por algum tempo, em forma de fantasma, e depois vão diretamente para o Segundo Céu?. 77

2.Pergunta: O homem que, em alguma vida anterior, quando era mulher e se entregava ao sexo de forma abundante, tem vontade de ser mulher e por isso se torna travesti irá, nesta vida, ter câncer, por ter desperdiçado a energia criadora através da luxúria, na vida passada de luxúria? Se sim, podemos deduzir que seja este o caso de todo homossexual?. 77

3.Pergunta: O que atrai o Ego para o útero materno é a atitude mental dos pais durante o sexo — sendo, neste caso, os Egos de baixo valor espiritual atraídos para pessoas luxuriosas — ou a escolha que o Ego faz no Terceiro Céu, de pertencer a determinada família por motivos relativos a vidas anteriores?. 78

4.Pergunta: Por que as pessoas que se matam não receberam auxílio do “Poder Maior”, antes de cometer suicídio? Onde está a misericórdia de Deus, nesse contexto miserável?. 78

5.Pergunta: Por que existem psicopatas? As pessoas que eles matam foram, no passado, assassinas e por isso foram assassinadas?. 79

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 80

Reuniões de “Cura Rosacruz”. 80

Datas de Cura. 82

Ritual do Serviço Devocional de Cura. 82

Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 83

Nossas Reuniões de Estudos Semanal

As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.

Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Para esse mês de ABRIL de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para ABRIL de 2026

Nesse Calendário você encontra:

1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar

2- Os melhores períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz

3- Os melhores períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais

4- Os melhores períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais

5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)

**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de MARÇO/2026:

Reuniões de Estudos

16H – Reunião Pública: Estudos Bíblicos Rosacruzes: Evangelho Segundo S. Mateus-C.8:16-17-Expulsando de espíritos endemoninhados17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XV – Cristo e Sua Missão – O Mistério do Gólgota: Arcanjos-Arcanjo Miguel

Dia 01/03 –

16H – Reunião Reservada: Astrologia Espiritual Rosacruz17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XV-Cristo e Sua Missão – O Sangue Purificador: Véu do Templo-Sangue Purificador

Dia 08/03 –

17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os 7 Dias da Criação: Iniciação -Caduceu de Mercúrio

Dia 15/03 –

16H – Reunião Reservada: Estudante Regular17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os 7 Dias da Criação: Consciência dos Animais-Maniqueus

 Dia 22/03 –

16H – Reunião Reservada: Probacionista17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Espirais dentro de Espirais: Nossos Estados de Consciência

Dia 29/03 –

Publicações de Textos

Correção de Lições dos Cursos

Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz

Respostas às dúvidas dos leitores

via e-mail, no site, nas redes sociais

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional

incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento

Departamento de Cura

continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritas no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Áries (MARÇO-ABRIL)

Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para  praticarmos durante TODOS OS DIAS DE ABRIL. Esse mês solar de ABRIL, nesse ano, que vai de 21 de MARÇO a 19 de ABRIL, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Áries.

De acordo com todos os calendários, Áries apresenta o Novo Ano Solar. Ou seja, no ciclo anual do passo solar através dos doze Signos, Áries indica o princípio do ano espiritual. Por isso, se chama o “Signo da Consciência Ressuscitada”. Quem alcançou esse grau de consciência vê somente a divindade em todas as pessoas, coisas, circunstâncias, condições e em todos os eventos. O motivo da dedicação durante o período de Áries é ver o lado Divino.

Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Áries estabelece o modelo cósmico para a vida durante o mês em que o Sol transita pelo Signo de Áries. Ela projeta sobre o mundo o Arquétipo de uma Terra perfeita. Esses são o novo Céu e a nova Terra visualizados por S. João e descritos em seu sublime Apocalipse.

A Hierarquia de Áries contém um modelo arquetípico do ser humano, como criado “à imagem e semelhança de Deus”. Esse modelo se tornará cada vez mais manifesto durante a Nova Era.

Atividades do Cristo – As palavras-chaves para Áries são pureza e sacrifício, e seu símbolo, o cordeiro ou o carneiro. Como a vinda do Senhor Cristo à Terra ocorreu durante a Dispensação de Áries, Ele foi denominado o Bom Pastor. A representação familiar o mostra com um cordeiro nos braços.

No momento em que o Sol cruza o Equador, quando transita do hemisfério sul para o hemisfério norte, a força de Cristo passa dos planos físicos para os planos espirituais da Terra. O Corpo Denso da Terra é como o do ser humano: está interpenetrado pelos veículos mais tênues que se estendem no espaço mais além daquele.

Atividades do Aspirante à vida superior – É para nós a época da transmutação, a época mais apropriada para seguir empurrando a pedra de nossa velha vida e alcançar todo o poder da consciência “ressuscitada”.

E, assim como o Cristo transcende a agonia do Gólgota, por meio da exaltação do amanhecer da Ressurreição, também o Aspirante à vida superior que tem seguido, com fé e persistência, a Cristo, ascendendo atrás d’Ele pelo íngreme e estreita Trilha, obtém sua própria Ressurreição por meio do despertar dos poderes crísticos dentro de si mesmo.

É uma época na qual se pode produzir em seu Corpo-templo uma transformação maravilhosa: uma nova força emana do líquido branco de seus nervos e se mistura com uma nova essência nas correntes vermelhas de seu sangue, união que produz a luz dourada que impregna e rodeia o Corpo de um ser iluminado.

S. João se referia a uma transformação desse tipo quando escreveu que nós, algum dia, “caminharemos na luz, como Ele na luz está” (IJo 1:1). Vermelho e branco são as cores de Áries e, também, são as cores da transmutação, tanto para nós como na Natureza.

No Corpo Denso – o centro corporal relacionado com Áries é a cabeça e a Hierarquia projeta o Arquétipo da cabeça humana em toda sua divina e maravilhosa perfeição.

Recomenda-se ao Estudante visualizar a cabeça com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.

Dentre os 12 Apóstolos – S. Tiago, irmão de S. João, é o Discípulo correlacionado com Áries. Este foi o primeiro em responder o chamado do discipulado e o primeiro que percorreu o caminho do martírio; foi um verdadeiro pioneiro espiritual.

Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Áries impregnam a Terra, e durante o mês solar de abril, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Eis que eu faço novas todas as coisas” (Ap 21:5). Faça isso em cada um dos dias em que Áries enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos

1/03 – 16h – Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo S. Mateus – Cap. 8 – Expulsando de espíritos endemoninhados

Necessidade que o Estudante Rosacruz tem de estudar a Bíblia

Primeiramente vamos rever algumas advertências importantes quando estudamos a Bíblia por meio dos Ensinamentos Rosacruzes. A Bíblia é um livro de “chaves” e mistérios. Em nada ela difere de todos os livros sagrados das antigas Religiões, que tinham uma parte pública (exotérica) e outra oculta (esotérica). S. Paulo, em suas Epístolas, nos adverte até o dia de hoje, na leitura do “No Antigo Testamento, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo ele é tirado; contudo, até hoje, sempre que leem a Moisés, está posto um véu sobre o coração deles; mas todas as vezes que algum deles se “converter” ao Senhor, o véu lhe é tirado.” (IICor 3:14-16).

E isso porque somos “ministros não da letra, mas do espírito, pois a letra mata, mas o espírito vivifica.” (IICor 3:16).

Mostremos, pois, nessas aparentes contradições, o sentido oculto nas entrelinhas, “o espírito da letra”.

Sabemos, pelos Ensinamentos Rosacruzes que os quatro Evangelhos são fórmulas de Iniciação. O de S. Mateus começa no Natal ou no Sagrado Nascimento porque é um dos 3 que são as fórmulas dos Mistérios ou Iniciações Menores.

Introdução e os Milagres de Cura de Cristo Jesus

Os Milagres de Cura descritos na Bíblia fazem parte daqueles milagres que nada mais são do que o fato da Lei científica ser desconhecida até aquele momento. E mais: muitas delas até hoje não são conhecidas por todos, ainda que pertençam ao Mundo Físico.

Lembremo-nos que Cristo nos ordenou: “Pregai o Evangelho e curai os doentes“.

A cura permanente demanda que esses dois mandamentos sejam obedecidos. E é exatamente assim que praticamos a Cura Rosacruz na Fraternidade Rosacruz. Assim todo Milagre de Cura resulta na cura definitiva. E é definitiva porque elimina a causa da doença ou enfermidade na parte física, a emocional e/ou a mental.

Tomando o cuidado de deixar bem claro que a parte física é limitada aqui à cópia fidedigna da parte etérica do órgão, tecido, sistema do Corpo Denso. E o porquê ficará claro na descrição dos 3 fatores necessários e suficientes para haver sucesso na Cura definitiva:

•Primeiro Fator: a disponibilidade abundante do Poder Curador de Deus-Pai

•Segundo Fator: a presença do melhor e mais preparado Curador específico para aquela Cura: um Auxiliar Invisível

•Terceiro Fator: a participação ativa de uma pessoa, o (a) paciente, que quer ser curado (a) e para isso segue rigidamente todas as orientações durante o processo de Cura, e aqui ele (ela) faz a parte dele (dela): regenerar a parte do seu Corpo Denso, a partir da restauração feita na parte etérica pelo Curador

Se nós estudarmos, cuidadosamente, os vários métodos e palavras que Cristo empregou em Suas curas, nós descobriremos que Ele utilizou todas as fases mais importantes de uma lei oculta. Ele não se concentrava somente nas imperfeições do instrumento físico exterior, mas tinha em conta, também, os Corpos invisíveis, onde se encontram as origens de todas as doenças, assim como o início de todos os processos de cura.

Expulsando Endemoninhados

Vamos, agora, analisar algumas significâncias esotéricas desse trecho: “Ao entardecer, trouxeram-lhe muitos endemoninhados e ele, com uma palavra, expulsou os espíritos e curou todos os que estavam enfermos, a fim de se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: Levou nossas enfermidades e carregou nossas doenças”.

Veja que para os endemoninhados, Cristo “expulsou os espíritos”. E para os enfermos, Ele os curou. Ou seja: uma pessoa endemoninhada não era uma pessoa doente ou enferma!

Aproveitemos essa passagem para aprender o que de fato é alguém “endemoninhado”, tanto naquele tempo como hoje, e quais os cuidados a tomar para não se tornar um! Nas próximas Reuniões estudaremos cada caso desse tipo de “expulsão”.

A Definição de “endemoniado” no Tempo de Cristo-Jesus

Vamos ver qual era a definição de “endemoniado” no tempo de Cristo-Jesus: refere-se a alguém ou algo que está sob a influência ou posse de um demônio. Perceba: alguém de fora da pessoa!

Reparemos que a palavra grega “daimon” os descreve com precisão: alguém de fora que influencia, sugere, toma posse e que parece como algo interior à pessoa.

Só que isso é usado para, subliminarmente, dizer: “não é minha culpa”, “não sei o que fiz” … portanto, sou inocente! Será?

A Definição da palavra “obsessão” é que nos interessa aqui

Não obsessão em ganhar alguma coisa, né?

Mas sim, quando um ser desencarnado toma posse parcial ou totalmente do Corpo Denso de um ser humano encarnado, ou seja: dono do Corpo Denso.

Ou seja; é a intromissão de um ser (que mantém a sua consciência e vive nos planos suprafísicos) na consciência de uma pessoa encarnada aqui.

Os Objetivos de um Ser Obsidiar um Ser Humano Encarnado aqui

Há dois objetivos principais de um ser obsidiar um ser humano encarnado aqui:

1) Ter poder sobre ele

2) Submetê-lo a vontade do obsessor

E antigamente a obsessão era considerada como formas de inspiração divina ou de possessão diabólica.

E hoje, muitos confundem, pois, estas perturbações mentais, com fatores físicos, químicos e emocionais.

Na maioria das vezes, é mais cômodo dizermos que a obsessão não existe ou que se trata de manifestações do inconsciente: crises depressivas, episódios neuróticos, etc. ou, ainda, atribuir isso aos poderes da Mente e do subconsciente.

Como era tratada a Obsessão no Tempo de Cristo-Jesus

Os cientistas ocultistas sabem, e há um forte fundamento histórico, que a demonologia era um tema muito familiar entre os judeus daquele tempo. E, também, era muito conhecido os efeitos sinistros e de longo alcance da prática da demonologia.

A história mostra que os membros do Sinédrio (que era o conselho supremo e o tribunal superior judaico em Jerusalém durante os períodos do Novo Testamento) eram obrigados a conhecer trabalhos de magia e, também, saber lidar com as questões sobre essa prática.

Assim, a chamada “possessão demoníaca” era bem conhecida e a ela era atribuída a causa de muitas doenças. Tanto que rabinos e sacerdotes eram instruídos nas artes do exorcismo.

Como era a “Obsessão” antes da Vinda do Cristo

No tempo anterior à vinda de Cristo e, também, quando aqui Ele veio, havia uma enorme predominância e um grande crescimento da obsessão em toda a Terra (não só na Palestina).

Essa foi uma das sete grandes razões para a vinda do Cristo, particularmente naquele tempo.

Dado a alta incidência da obsessão nos seres humanos, a chamada “expulsão de demônios” ocupou um lugar de destaque no ministério de Cristo.

Veja que sua importância é acentuada como essencial para o elevado treinamento de Seus Discípulos.

Quando estudamos os Evangelhos por meio dos Ensinamentos Rosacruzes vemos que quem os escreveu, trataram o assunto obsessão de forma particular, sob diferentes aspectos e de forma variada entre cada descrição daquele mal.

A Obsessão executada por dois tipos de Seres

A obsessão pode ocorrer por meio de dois tipos de seres:

1) Por meio de um irmão ou de uma irmã que já desencarnou, mas vive como um ser humano apegado à Terra, preso ao plano físico, frequentemente possuído de ódio, vingança, raiva e/ou com vícios intensos e que quer se satisfazer disso.

Esses irmãos e essas irmãs apegados à Terra gravitam nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo, e ficam em constante e estreito contato com pessoas da Terra que estão em situação mais semelhantes para ajudá-los nos seus maus desígnios.

Podem obsidiar uma pessoa encarnada para satisfazer seus desejos de ódio, vingança, raiva e/ou com vícios intensos

Permanecem nessa situação durante cinquenta, sessenta ou setenta e cinco anos, porém, têm-se visto casos extremos em que tais irmãos e irmãs permanecem assim durante séculos.

Parece que não há limite para o que eles possam fazer, ou quando deixarão de fazê-lo.

Porém, vão amontoando sobre si uma carga horrorosa de pecados, a qual não poderão escapar sem sofrimento. E por quê? Porque as 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo também é interpenetrada pelo Éter e, assim, o Corpo Vital reflete e grava profundamente no Corpo de Desejos um registro de tais maldades.

Quando, finalmente, abandonam a vida errática acontece uma coisa que vai prejudicar esse irmão ou essa irmã por muito, e muito tempo nesse Esquema de Evolução a criação do “Corpo de Pecado” desse irmão ou dessa irmã.

É um veículo com uma consciência aumentada por uma dupla composição, isto é, é um veículo composto de Éter Químico e Éter de Vida de um Corpo Vital, e de materiais das 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo, ou seja, um Corpo de Desejos que tem uma consciência individual ou pessoal muito marcante.

Esse veículo não pode raciocinar, mas existe uma astúcia inferior que faz com que pareça ter o aspecto de um Espírito, um Ego, e isso facilita esse veículo permanecer como uma espécie de vida separada por muitos séculos.

Assim, esse veículo não se desintegra tão rapidamente como acontece com o restante deixado para trás, como acontece, normalmente com as pessoas.

Quando o Espírito, “dono desse Corpo de Pecado”, retorna à Terra, seu Corpo de Pecado é atraído, naturalmente, para ele e, geralmente, permanece a seu lado toda a sua vida, como um demônio.

As investigações demonstraram que esta classe de criaturas sem alma existiu em abundância nos tempos bíblicos, e foi a elas que o nosso Salvador se referia como demônios, sendo a causa de diversas obsessões e enfermidades corporais a que se refere a Bíblia. A palavra grega “daimon” os descreve com precisão. Exemplos atuais: numa parte do sul da Europa e do Oriente, eles perturbam. Tribos inteiras da África, nas quais prevalece a prática da magia Vodu, têm esses espectros horrorosos.

Infelizmente, o mal não está só confinado a esses lugares. Mesmo aqui no norte da Europa e nas Américas do Norte e do Sul, vemos que possessões demoníacas estão longes de não ser frequentes, mesmo que, logicamente, sua forma não seja de natureza tão miserável como nos casos acima citados, em que a ação demoníaca é acompanhada, frequentemente, de práticas abomináveis e repulsivas.

2) Por meio de um ser de uma Onda de Vida chamada elementais.

Quem são esses elementais aqui? Além das Hierarquias Criadoras e das 4 Ondas de Vida que se acham agora evoluindo no Mundo Físico, por meio dos Reinos mineral, vegetal, animal e humano, existem outras Ondas de Vida que se manifestam nos vários Mundos invisíveis.

Entre elas há certa classe de Espíritos sub-humanos que são chamados Espíritos elementais.

Esses elementais podem se apossar de um Corpo Denso de uma pessoa encarnada aqui, quando essa pessoa tenta deixar o Corpo Denso por meios não seguros, o que pode deixar o Corpo Denso sem proteção de alguém que precisaria estar vigiando, até a pessoa ser devidamente treinada por um meio seguro de fazer isso.

Outro método de obsessão que esses elementais utilizam é se apossar do Corpo de Pecado de alguém e, deste modo, acrescenta a tal ser elemental com o Corpo de Pecado, uma espécie que podemos chamar de inteligência extra.

No renascimento daquele irmão ou daquela irmã que gerou esse Corpo de Pecado, a atração natural os une.

Porém, devido ao elemental que anima o Corpo de Pecado, o Espírito se torna diferente dos outros ao seu entorno, e daí o vermos atuando entre os seus como curandeiro ou outras ocupações semelhantes.

Estes Espíritos elementais que animam os Corpos de Pecado também podem atuar como Espíritos de controle sobre quem pratica a Clarividência involuntária ou negativa.

E isso alcança um poder sobre essa pessoa durante a vida.

Quando essa pessoa morre, estes Espíritos elementais continuam atuando como Espíritos de controle e expulsam essa pessoa dos veículos dela – os que contém a experiência de vida dela – e, como consequência, esse Ego pode se atrasar em sua evolução durante muito e muito tempo

E isso porque não há poder capaz de obrigar os elementais a abandonarem suas presas sobre quem obtiveram total controle.

Notem: o efeito maléfico da prática da Clarividência involuntária no curso de uma vida pode até não ser visível aqui, mas existe esse grande perigo; depois da morte, para a pessoa que permitiu que seu Corpo fosse assim possuído.

Três Razões proeminentes para Vinda do Cristo sobre a obsessão

E aqui estão 3 das razões proeminentes para a vinda do Cristo com os objetivos de:

1) quebrar o elo entre as pessoas que estavam encarnadas aqui e as pessoas que estavam desencarnadas, mas vivendo como apegados à Terra e praticando o mal, obsidiando pessoas encarnadas.

2) também, quebrar o elo entre as pessoas que estavam encarnadas aqui e os elementais basicamente, e como Ele fez isso sem interferir no livre arbítrio de cada um?

Limpando e purificando as correntes do Mundo do Desejo, assim, tornando toda a Humanidade mais suscetível a um novo e mais elevado impulso evolutivo.

Com isso, para quem quiser, consegue se proteger contra a obsessão, simplesmente mantendo uma atitude positiva da Mente, trilhando um Caminho de Espiritualidade Cristã, tendo sempre como objetivo o servir amorosa e desinteressadamente o irmão e a irmã ao seu lado.

As obsessões são ainda hoje males predominantes entre muita gente, e não tem por que afirmarmos que são somente com irmãos e irmãs taxados como de povos primitivos.

É só olharmos a nossa volta ou ir às instituições de saúde mental.

Com treinamento, não é difícil identificar o irmão ou a irmã que está com esse grave problema.

Infelizmente, atualmente a obsessão é raramente curada definitivamente, porque é muito pouco entendida, em geral sendo classificada erroneamente como insanidade ou como várias desordens nervosas.

Muitas pessoas que estão confinadas, hoje em dia, em instituições de saúde mental são deploráveis exemplos de obsessão.

Atentem muito para essa frase que ajudará muito você discernir sobre certos métodos empregados hoje em dia, seja para curar, seja para se desenvolver espiritualmente:

“não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”

Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos, teremos a oportunidade de nos aprofundar mais. E pensemos bem em como nos capacitar para aplicar esses conhecimentos nos fornecidos diretamente por Cristo.

Para saber mais, assista a 28ª Reunião de Estudos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

28ª Reunião Dominical-FRC_Campinas_1mar26-Cap.8-Evangelho Segundo S. Mateus – Versículos 16 a 17

__________________________________________________________________________________________

1/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XV – Cristo e Sua Missão – O Mistério do Gólgota: Arcanjos

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Arcanjos

Quais são as funções dos Arcanjos até o Período Solar e depois até o Período Terrestre?

Para que nós possamos entender as funções dos Arcanjos é necessário, primeiramente, contextualizar a situação para saber onde eles estavam desde o início desse Esquema de Evolução.

Para isso, precisamos voltar lá no início deste nosso atual Esquema de Evolução, quando estudamos na Fraternidade Rosacruz, que este Esquema de Evolução é composto por 7 Períodos, sendo o primeiro chamado Período de Saturno. Certamente e com toda certeza, que neste Período já havia uma quantidade de Seres, que podemos chamá-los de ‘agentes ou benfeitores’ que nos ajudavam neste Período e que continuam nos ajudando, mas que por outro lado, não fazíamos a menor ideia de quem seriam esses elevados Seres, uma vez que éramos semelhantes aos minerais de hoje, ou seja, lá neste Período de Saturno, tínhamos o nível de Consciência de Transe Profundo. Mas hoje nós sabemos, pelo estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos, que neste Período de Saturno estiveram presentes 12 Hierarquias Criadoras, isto é, atuando, trabalhando sem descanso e exercendo cada uma delas as devidas responsabilidades em prol de todos os seres que estavam evoluindo neste Período, lembrando que lá haviam umas Hierarquias evoluindo, outras ajudando os seres de lá, sem precisar mais evoluírem.

Mas vale ressaltar que ainda estávamos evoluindo em um Campo de Evolução que estava dentro do Sol, mas não do Sol com a composição que hoje temos, pois o Sol também evoluiu e evolui. Aliás, em todos os 3 Períodos completos que passamos, continuávamos a evoluir dentro do Sol. E muitas destas Hierarquias que iremos mostrar, iriam seguir evoluindo nos próximos Períodos como hoje já bem constatamos.

Isto mostra que não devemos achar que fomos os primeiros Espíritos Virginais da Onda de Vida humana vivendo lá, quantos outros Seres se encontravam lá e bem mais evoluídos que nós! Provavelmente pertenciam a um Esquema de Evolução que ocorreu em outros anteriores Dias de Manifestação do nosso Deus.

Vejamos então, os nomes destas 12 Hierarquias Criadoras que se encontravam ‘ativas’ lá no Período de Saturno. Quando dizemos ‘ativas’ é´porque de alguma forma estavam envolvidas com os seres que estavam evoluindo lá.

1.         Sem Nome (Áries)

2.         Sem Nome (Touro)

3.         Serafins (Gêmeos)

4.         Querubins (Câncer)

5.         Senhores da Chama (Leão)

6.         Senhores da Sabedoria (Virgem)

7.         Senhores da Individualidade (Libra)

8.         Senhores da Forma (Escorpião)

9.         Senhores da Mente (Sagitário)

10.       Arcanjos (Capricórnio)

11.       Anjos (Aquário)

12.       Espíritos Virginais (Peixes).

E vejam que a 12ª Hierarquia Criadora são Os Espíritos Virginais (também chamada de Hierarquia Zodiacal de Peixes) da qual nós pertencemos, ou seja, somos nós.

Neste Período de Saturno o material que compunham os Campos de Evolução mais densos, ou seja, a parte mais densa de cada Globo, eram formados por nós (Espíritos Virginais da Onda de Vida humana) e, portanto, este Período marca o início do nosso desenvolvimento nesse Esquema de Evolução (vamos frisar novamente: aqui tínhamos a Consciência de Transe Profundo, ou seja, não éramos inconscientes totalmente). E foi aqui neste Período que ganhamos o germe do Corpo Denso, e também foi despertado em nós o veículo Espírito Divino que nos foi fornecido na época pela Hierarquia Criadora Senhores da Chama.

Sabemos que no Período de Saturno a Onda de Vida que viveu o seu “estágio humano” – ou seja, que foram a Humanidade, ou atingiram o ponto mais denso que poderia atingir nesse Esquema de Evolução – foi a dos Senhores da Mente, e o ponto mais denso, sempre na 4ª Revolução do Globo D, nesse caso foi a Região Concreta do Mundo do Pensamento.

E lá neste longínquo Período de Saturno, tivemos um Ser da Onda de Vida dos Senhores da Mente  que conseguiu aprender tudo no Período de Saturno o que um Senhor da Mente teria que aprender até o Período de Vulcano, e foi o mais elevado Iniciado  deste Período.

E por mérito, conseguiu construir, além dos veículos próprios de um ser Senhor da Mente, construiu um veículo de materiais das 5 Regiões do Mundo de Deus (notem: não das 7 Regiões!).

E, assim, obteve a função de exercer a primeira dos três aspectos divinos: “Vontade”, constituindo o ser Deus-Pai, ou simplesmente: Pai.

E o trabalho dos Arcanjos nesse Período?

Primeiro relembremos que Arcanjo é um ser que pertence a Onda de Vida arcangélica (Hierarquia Criadora Arcangélica) que também é conhecida como Hierarquia Zodiacal de Capricórnio. Essa Onda de Vida começou sua evolução em algum “Dia de Manifestação” anterior ao presente.

Considerando isso podemos compreender que no Período de Saturno os Arcanjos estavam trabalhando em seu próprio desenvolvimento por meio de uma Consciência de Sono com Sonhos.

Para compreender melhor esse ponto, relembremo-nos dois pontos importantes:

Primeiro: os seres da Hierarquia Criadora dos Serafins são os maiores especialistas em matéria da Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aliás, esse foi o motivo deles terem despertado em nós, no Período Lunar, o nosso veículo Espírito Humano.

Segundo: os seres da Hierarquia Criadora dos Senhores da Individualidade são os maiores especialistas em matéria de desejos desse Esquema de Evolução. Aliás, esse foi o motivo deles terem nos fornecido, no Período Lunar, o nosso Corpo de Desejos.

Diante do exposto aqui podemos deduzir duas coisas sobre a função dos Arcanjos:

Primeira: durante o Período de Saturno, a Hierarquia Criadora dos Serafins ajudou os Arcanjos a desenvolver o veículo Espírito Humano dos Arcanjos.

Segunda: a Hierarquia Criadora dos Senhores da Individualidade certamente ajudou os Arcanjos a desenvolverem um pouco mais o Corpo de Desejos deles, uma vez que eram especialistas em matéria de desejos.

Vamos ver, agora, como foi a Evolução dos Arcanjos no Período Solar:

Vejam que neste Período a Hierarquia Criadora Arcangélica, formada pelos Arcanjos, atingiu seu estágio “Humanidade”, ou seja, o estágio em que eles alcançaram o ponto mais denso em matéria que eles tinham que alcançar nesse Esquema de Evolução; a densidade da matéria do Mundo do Desejo.

Aqui também houve um Ser arcangélico, que foi o mais elevado Iniciado do Período Solar, ou seja, um Arcanjo chamado Cristo, Ele conseguiu aprender tudo no Período Solar que um Arcanjo teria que aprender até o Período de Vulcano.

Por esse mérito, conseguiu construir, além dos veículos próprios de um Arcanjo, um veículo constituído de materiais das 4 Regiões do Mundo de Deus (Mundo do Espírito de Vida até o Mundo do Desejo).

E, assim, obteve a função de exercer a primeira dos três aspectos divinos: “Sabedoria”, constituindo o ser Deus-Filho, ou simplesmente: Cristo. Ele emprega geralmente o Espírito de Vida como veículo inferior, e funciona tão conscientemente no Mundo do Espírito de Vida como nós no Mundo Físico.

Neste Período Solar o material que compunha os Campos de Evolução mais densos, ou seja, a parte mais densa de cada Globo, era formado pelo que conhecemos hoje como Reino animal (Espíritos Virginais da Onda de Vida animal) e, portanto, este Período marca o início do desenvolvimento desse Reino nesse Esquema de Evolução, onde eles tinham a Consciência de Transe Profundo, ou seja, não eram inconscientes totalmente.

Vejamos então o trabalho dos Arcanjos no Período Solar:

Como esta Onda de Vida estava iniciando o seu desenvolvimento nesse Esquema de Evolução, ou seja, os atuais seres do Reino Animal, então, os Arcanjos começaram a exercer a sua função de responsáveis pela evolução desses seres.

Quando os Arcanjos atingiram seu estado de ‘Humanidade’, eles atingiram o nível de Consciência de Vigília. Assim, a partir desse ponto, termina para eles (Arcanjos) a Involução e começa a Evolução, e por isso, foi dada a todos eles a função para se tornarem peritos na construção de matéria de desejos.

O Corpo de Desejos dos Arcanjos atingiu, neste Período, o quarto estágio de evolução.

O que isto, quer dizer? Que a partir daí puderam ajudar a todos os seres que estavam evoluindo nesse Esquema de Evolução e que precisavam aprender tudo sobre o Corpo de Desejos.

Mas tem uma curiosidade muito interessante que vale a pena ressaltar: os Arcanjos não “caíram”, isto nunca, como o que aconteceu conosco no evento que conhecemos como “Queda do Homem”. Ainda que possuam o Corpo de Desejos, transmutaram o desejo em poder espiritual e seus Corpos de Desejos contêm somente materiais das 3 Regiões superiores do Mundo do Desejo. E qualquer emoção ou desejo composto de materiais das 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo que seja lançada a algum deles, automaticamente é transmutado em emoção ou desejo correlato à materiais das 3 Regiões superiores do Mundo do Desejo.

– Pergunta: Por que os Arcanjos só conseguiram assumir a responsabilidade pela Onda de Vida dos animais aqui no Período Solar?

Resposta: Porque uma Hierarquia Criadora só começa a trabalhar para ajudar a outros quando essa Hierarquia Criadora atinge, no mínimo, o nível de Consciência de Vigília que, no caso dos Arcanjos foi no Período Solar.

Em resumo, o Período Solar foi como o “dia de escola” dos Arcanjos, onde eles evoluíram até um ponto que lhes permitiu, em períodos subsequentes (especialmente no atual Período Terrestre) e assumirem a função de Espírito-Grupo do Reino Animal.

Vamos ver agora como foi a Evolução dos Arcanjos no Período Lunar:

Vejam que neste Período as Hierarquias Criadoras chamadas “Anjos” estavam passando pelo seu estágio “Humanidade”, ou seja, o estágio num Esquema de Evolução em que a Onda de Vida angélica atinge o seu ponto mais denso em matéria.

Também tivemos aqui o mais elevado Iniciado do Período Lunar, é um Anjo chamado de Jeová que conseguiu aprender no Período Lunar tudo o que um Anjo teria que aprender até o Período de Vulcano.

Por esse mérito, conseguiu construir, além dos veículos próprios de um Anjo, um veículo constituído de materiais das 2 Regiões do Mundo de Deus. E, assim, obteve a função de exercer a primeira dos três aspectos divinos: “Atividade”, constituindo o ser Deus-Espírito Santo, ou simplesmente: Jeová.

Vejam que neste Período Lunar o material que compunha os Campos de Evolução mais densos, ou seja, a parte mais densa de cada Globo, era formado por aqueles que são hoje o Reino vegetal (Espíritos Virginais da Onda de Vida vegetal) e, portanto, este Período marca o início do desenvolvimento desse Reino nesse atual Esquema de Evolução, onde eles tinham a Consciência de Transe Profundo, ou seja, não eram inconscientes totalmente.

As funções dos Arcanjos no Período Lunar, basicamente neste Período foram:

Continuarem a evolução do seu Corpo de Desejos, agora no seu quinto estágio, e desenvolver a oitava superior desse Corpo, ou seja, o Espírito Humano.

Ajudar os Anjos a evoluírem o Corpo de Desejos deles, naquilo que eles precisaram.

Atuarem já como líderes da evolução da Onda de Vida animal, já que esse Reino animal evoluiu para o nível de Consciência de Sono sem Sonhos, e como tal necessitavam de orientação, a partir do Mundo do Desejo, já que os Arcanjos têm a função de liderar a evolução deles.

Como o foi até agora a Evolução dos Arcanjos no Período Terrestre.

Nesse Período, nós, pertencendo à Onda de Vida humana da Hierarquia Criadora do Espíritos Virginais, estamos passando pelo estágio de “Humanidade”, ou seja, o estágio em um Esquema de Evolução em que atingimos o nosso ponto mais denso em matéria: a Região Química do Mundo Físico.

Reparem que neste Período evoluímos utilizando materiais desde a Região do Pensamento Abstrato – ideias – até a Região Química do Mundo Físico (menor densidade). Ganhamos o germe da Mente, que nos foi dado pelos Senhores da Mente.

Neste Período Terrestre o material que compõe os Campos de Evolução mais densos, ou seja, a parte mais densa de cada Globo, é formado pelo Reino mineral (Espíritos Virginais da Onda de Vida mineral) e, portanto, este Período marca o início do desenvolvimento desse Reino nesse Esquema de Evolução, onde eles têm a Consciência de Transe Profundo, ou seja, não eram inconscientes totalmente.

Quais são as funções dos Arcanjos no Período Terrestre?

Os Arcanjos são os que nos ajudam a desenvolver nosso Corpo de Desejos, porque se especializaram na construção e uso de tal veículo, como vimos anteriormente.

Na Época Hiperbórea saímos do Sol e fomos colocados em um Campo de Evolução mais adequado para o nosso desenvolvimento, e que conhecemos como Planeta Terra.

Já os Arcanjos continuam no Sol. Por quê? Porque o Sol é o Campo de Evolução mais adequado para o desenvolvimento deles.

Na Época Lemúrica, quando chegou o momento de continuarmos o desenvolvimento do nosso Corpo de Desejos, agora nesse novo Campo de Evolução, os Arcanjos nos ajudaram nos primeiros controles necessários nesse Corpo. 

Já, quando renascidos aqui, manifestávamos os sexos ora masculino, ora feminino.

Uma das funções dos Arcanjos era neutralizar o nosso Corpo de Desejos, de modo que quando renascíamos como seres femininos e tivéssemos um bebê, não houvesse nenhuma dor, ou seja, ter o parto sem dor.

E esses momentos para tal evento, eram sabiamente escolhidos pelos Anjos que nos conduziam, onde o ato gerador era realizado pura e santamente nos momentos em que as configurações astrológicas eram mais propícias, a fim de garantir Corpos Densos para o renascimento de Egos aqui na Região Química do Mundo Físico.

Outra função dos Arcanjos para conosco foi iniciada quando alguns Seres da Hierarquia Criadora dos Arcanjos, sob a responsabilidade de Jeová, o Espírito Santo, exercendo a função de Deus de Raça, começaram a exercer a função de Espíritos de Raça no Período Terrestre e, ainda para muitos de nós trabalham tanto industrial como politicamente, como árbitros do destino dos povos e nações. São, para muitos ainda, responsáveis pela elevação e queda dos povos; nesse sentido deram e dão a paz ou a guerra, vitórias ou derrotas, isto é, aquilo que serve melhor aos interesses do povo a que regem. Esta ajuda da Religião de Raça foi para nos auxiliar a subjugar o Corpo de Desejos e preparar para a união com o Espírito Santo.

Outra função, agora para com os seres do Reino animal, são Arcanjos que exercem a função de Espírito-Grupo (para cada espécie) que os dirigem de fora, por meio do acesso ao sangue.

Lembrando que como há diversos graus de inteligência entre os seres humanos, também há entre os seres superiores, e sabemos que nem todos os Arcanjos estão preparados para guiarem aos seres humanos, mas sabendo que os animais também tem uma natureza de desejos, cabe a estes graus inferiores de Arcanjos, governarem os animais como Espíritos-Grupo, e agem sobre eles, de fora, nunca penetrando totalmente nas formas animais.

Logicamente, e sabemos muito bem disso, que a Hierarquia responsável pelo Período Terrestre são os Senhores da Forma, que trabalharam e trabalham com os Arcanjos no sentido de ajudar o ser humano a construir o Corpo de Desejos, e os Senhores da Forma também trabalharam com os Senhores da Mente para que fosse possível dar o germe mental para a maior parte dos pioneiros.

Observemos bem um detalhe muito importante: antes da vinda do Cristo, o trabalho dos Arcanjos sobre o Corpo de Desejos do ser humano era de fora. Era simplesmente uma força solar espiritual refletida, que vinha através da Lua — assim como a luz da lua é a luz solar refletida. Eles nos prepararam até chegar o tempo em que pudemos receber os impulsos espirituais diretamente do Sol, sem intervenção da Lua.

Após a vinda do Cristo, o maior de todos os Arcanjos, Cristo, o Deus-Filho, ao assumir a função de Espírito Planetário da Terra, influenciou nossos Corpos de Desejos de dentro, trazendo consigo a força solar direta. Com isso, Ele abriu o Caminho da Iniciação para todos os que estiverem dispostos a buscá-lo.

Para saber mais, assista a 257ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

257ª Reunião Dominical-FRC_Campinas_1mar26-Cap.15-Cristo e Sua Missão – Cap. XV – Cristo e Sua Missão – Arcanjos __________________________________________________________________________________________

 

8/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XV-Cristo e Sua Missão – O Sangue Purificador: Véu do Templo-Sangue Purificador

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Véu do Templo

O ponto de partida da nossa jornada é o impacto cósmico do Ato Crístico.

Ação vibratória do Cristo: quando o Cristo se liberta da limitação do Corpo Denso, o Seu Corpo de Desejos se irradia pela Terra e permeia a matéria do Corpo de Desejos Planetário. Esse fato vibratório — não apenas simbólico — tornou a matéria de desejos da Humanidade mais sutil e receptiva.

A partir desse momento, o impulso moral deixa de depender primariamente da Lei externa — que expressava a influência do Espírito de Raça — e começa a responder ao Cristo Interno, o Amor vivo dentro da consciência. É também aqui que o Cristo assume plenamente Sua função como Regente Planetário, dirigindo a evolução a partir do Mundo do Espírito de Vida.

Tudo que veremos adiante — Véu, Sangue e Ressurreição — deriva desta intervenção solar que reorganiza a matéria de desejos e abre a vida interior para a Humanidade

Cristo, o maior Iniciado do Período Solar, influenciou nossos Corpos de Desejos de dentro, ao entrar diretamente no Corpo Denso da Terra, trazendo consigo a força solar direta.

PERGUNTA: O que mudou na atuação do Ego após o Gólgota?

RESPOSTA: O Ego encontra receptividade maior nos Éteres superiores e na substância de desejos.

Os três movimentos da Obra Crística se revelam em três movimentos inseparáveis: Abertura – Elevação – Assunção.

O Véu se rompeu → o acesso vibratório ao Espírito foi aberto – a barreira vibratória entre a alma e o Espírito se dissolve, abrindo acesso interior.

O Sangue se elevou → a substância do Corpo de Desejos foi purificada pela irradiação do Corpo de Desejos do Cristo, a substância do Corpo de Desejos da Humanidade é purificada, preparando os Éteres superiores — Éter Luminoso e Éter Refletor — para maior receptividade à Luz espiritual.

A Ressurreição revelou o Espírito de Vida – que na linguagem Rosacruz é a Assunção do Ego ao veículo do Espírito de Vida, acima das limitações do Corpo Denso. Como efeito, a influência do Espírito de Raça se enfraquece, permitindo que o Cristo Interno se torne a base moral. Em síntese: o Cristo abriu o Caminho ao Espírito, purificou a substância de desejos e consagrou a rota evolutiva pelo Amor.

O Tabernáculo no Deserto representa isso como Átrio (purificação) → Lugar Santo (iluminação) → Santo dos Santos (Espírito), percurso agora acessível por mérito.

Cristo abre acesso, purifica o sangue e consagra o caminho.

PERGUNTA: Como esses três movimentos se refletem ao Aspirante à vida superior?

RESPOSTA: Rompo limites, elevo o sangue e vivo no Espírito de Vida.

A perspectiva Rosacruz da Obra Crística: Na visão Rosacruz, o Cristo atua vibratoriamente.

Ao reorganizar a substância do Corpo de Desejos planetário, diminui o predomínio do Espírito de Raça e favorece a ação consciente do Ego. Essa mudança desloca a moral de fora para dentro, da obediência externa à Lei para o impulso interno do Amor — expressão do Cristo Interno.

É por isso que falamos em Iniciação interior: o progresso deixa de depender de ritos e passa a depender de pureza, serviço e mérito. Cada pessoa é chamada a purificar o Corpo de Desejos, elevar o Corpo Vital e disciplinar a Mente, para que os Éteres superiores possam refletir mais claramente a Luz espiritual. Essa é a base para compreender por que o Átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos do Tabernáculo não são mais eventos externos, mas estações da consciência.

PERGUNTA: Por que a ação do Cristo era necessária?

RESPOSTA: Porque somente um Ser Solar poderia elevar a vibração de toda a Humanidade ao nível do Amor.

O Tabernáculo como Mapa Interior da Alma: O Tabernáculo no Deserto é uma cartografia da alma.

Estrutura espiritual: O Tabernáculo retrata o caminho interior; Purificação, iluminação e contato com o Espírito; cada peça revela uma etapa da alma; O Cristo universalizou esse caminho; Lugar SantoSanto dos Santos:

Átrio → Purificação interior (justificação e consagração) – o Altar dos Sacrifícios (justificação do “eu inferior”) e o Lavabo de Bronze (consagração) indicam o trabalho inicial sobre Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos.

Lugar Santo → Iluminação da alma (luz, alimento e incenso) – o Candelabro de sete braços, a Mesa dos Pães da proposição e o Altar do Incenso que simbolizam luz, alimento da alma e Serviço Amoroso — que alimenta e eleva os Éteres superiores (não os “transforma diretamente”), preparando o Corpo-Alma. Por fim, o Santo dos Santos representa o contato consciente com o Espírito.

Santo dos Santos → Contato com o Espírito (presença viva)

Véu rasgado → Acesso interior ao divino

O Cristo universaliza esse caminho: não é mais ritual externo, mas processo interior, acessível a toda alma que purifica, ilumina e serve. O Tabernáculo codifica a ascensão do Ego aos Mundos Superiores.

PERGUNTA: Em que estágio interior me encontro?

RESPOSTA: No grau em que meus veículos sustentam com pureza e disciplina.

O Véu — A grande barreira Pré-Crística: O Véu marca o limite evolutivo da alma Pré-Crística.

Limite evolutivo: Consciência coletiva sob tutela; Corpo de Desejos instável; Falta de autonomia interior; Lei externa prevalece; O Véu era proteção; Proteção vibratória: Acesso limitado → Imaturidade do Ego; Luz atenuada → Substância de desejos densa; Sentimento → Espírito de Raça atuante; Véu → Limitou o acesso espiritual direto.

Antes do Cristo, o Véu representava a limitação evolutiva da Humanidade. O Corpo de Desejos era instável e reativo, e a moral vinha do Espírito de Raça. O Véu não era punição, mas proteção vibratória; impedir contato prematuro com forças do Mundo do Espírito que poderiam desequilibrar a alma. Na prática, a Humanidade não possuía autonomia interior para sustentar vibrações superiores. Esta é a chave para entender por que, durante a Antiga Dispensação, apenas o Sumo Sacerdote cruzava o Véu — uma imagem do preparo que hoje cada discípulo precisa realizar por dentro.

PERGUNTA: Qual era a função do Véu?

RESPOSTA: Preservar a Humanidade até que o Ego pudesse despertar sua luz interior.

Por que o Véu existia? O Véu existia porque o Ego ainda não governava plenamente os seus veículos. O Véu mantinha a Humanidade dentro da faixa segura da evolução.

Imaturidade vibratória: O Ego ainda não governava; O Desejo comandava as reações; A influência das Raças; A alma era instável; O Espírito seria intolerável; Ação do Espírito de Raça: Corpo de Desejos inferior → Obscurecia a percepção do Espírito; Espírito de Raça → Determinava moral externa e coletiva; Consciência coletiva → sem autonomia; Véu → Impediu exposição prematura às vibrações

A consciência coletiva era fortemente condicionada pelo Espírito de Raça, e o Corpo de Desejos impedia a reflexão da luz espiritual. Por misericórdia, o Véu resguardava a Humanidade até que fosse possível elevar a substância de desejo e estabilizar os Éteres do Corpo Vital. Com a Obra do Cristo, essa tutela começa a ceder lugar ao Cristo interno, e o que era limite se torna caminho: purificar o desejo, disciplinar hábitos vitais, iluminar a Mente e servir — preparo real para acessar o Santo dos Santos interior.

PERGUNTA: Por que a Humanidade não podia entrar no Santo dos Santos?

RESPOSTA: Porque o Ego ainda não possuía maturidade.

O Rasgar do Véu — O Ato Crístico – O Véu externo se rasgou e o acesso ao Espírito torna se interior.

Abertura interna: O sangue foi derramado no Gólgota; O Cristo libertou-se do Corpo Denso; Seu Corpo de Desejos envolve a Terra; A barreira vibratória se dissolve; A Iniciação torna se interior; Ação vibratória do Cristo: Corpo de Desejos do Cristo → Reorganizou o desejo coletivo; Rasgar do Véu → Abriu o acesso interior ao Espírito; Irradiação Solar → Elevou a vibração humana; Ato Crístico → Inaugurou nova Era.

No Gólgota, quando o sangue flui, o Cristo liberta-se do Corpo Denso e Seu Corpo de Desejos se irradia pela Terra, permeando a substância do Corpo de Desejos planetário. Este é o verdadeiro rasgar do Véu: uma dissolução da barreira vibratória que impedia o acesso interior ao Espírito.

A Iniciação deixa de ser privilégio ritual e passa a ser trabalho interior: méritos, pureza e Serviço Amoroso. A partir daqui toda alma é chamada a trilhar a senda do Átrio ao Santo dos Santos, sob a direção do Cristo interno.

PERGUNTA: O que significa o Véu rasgado para nós hoje?

RESPOSTA: Acesso depende de purificação e direção do Cristo interno.

O Véu Interior no Ser Humano: O Véu interior se rompe quando a luz do Coração alinha desejo e Mente.

Purificação emocional: O Véu existe dentro de cada ser; Emoções densas o sustentam; O Ego busca assumir o governo; O desejo obscurece a luz; Rasgar o Véu é um trabalho diário; Dissolução do desejo denso: Apegos e ilusões → Formam o Véu interior; Desejos inferiores → Impedem percepção espiritual; Autoconsciência e pureza → Dissolvem o Véu interno; Disciplina diária → Abre caminho ao Santo dos Santos interior

Mesmo com o Véu externo rasgado, permanece o Véu interior, feito de apegos, ilusões e emoções densas. Ele se dissolve quando o Ego assume o governo, purificando o Corpo de Desejos, elevando o Corpo Vital e iluminando a Mente. Serviço Amoroso e Desinteressado não “gera” o Corpo-Alma, mas alimenta e eleva os Éteres superiores, preparando a substância para que o Ego o estruture. Rasgar o Véu interior é prática diária: com vigilância, pureza, estudo e serviço.

Para saber mais, assista a 258ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

258ª Reunião Dominical-FRC_Campinas_8fmar26-Cap.15-Cristo e Sua Missão – Cap. XV – Cristo e Sua Missão – O Sangue Purificador – Véu do Templo  

_________________________________________________________________________________________

 

15/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XV – Cristo e Sua Missão – Sangue Purificador de Cristo-Jesus – Ressurreição de Cristo-Jesus

Termo Rosacruz: Sangue Purificador de Cristo-Jesus

Com o Véu rasgado, a Purificação começa no Sangue

Purificação inicia no sangue: Travessia começa no sangue; Sangue é o veículo do Ego; Trabalho agora é no Corpo interno.

Relação EgoSangue; Véu rasgado → Nova etapa; Sangue → Ritmo da vida interior; Purificação → Porta do Lugar Santo.

Com o Véu rasgado, a travessia só é possível pela purificação do sangue.

O sangue é o veículo do Ego no Mundo Físico; nele o Ego imprime vontade, e nele a respiração molda o ritmo e a vibração. Elevar o sangue é condição para passar do Átrio ao Lugar Santo interior. A partir de agora, seguimos o fio da Doutrina do Sangue.

PERGUNTA: Por que o processo inicia no sangue?

RESPOSTA: Porque nele o Ego imprime direção e vibração.

A Natureza Espiritual do Sangue: O sangue é o instrumento sagrado do Ego.

Sangue como veículo do Ego: O sangue é o veículo do Ego no Mundo Físico; A respiração imprime ritmo e vida ao sangue; O sangue registra intenções e estados morais; Onde o sangue se eleva, a consciência se ilumina; A transformação começa no sangue; Ritmo – Registro – Purificação: Sangue (veículo do Ego) → Expressa a vontade no corpo; Respiração → Sangue → Imprime ritmo e altera vibração; Átomo-semente do coração → Registra experiências vitais; Pureza do sangue → Abre possibilidades de Iniciação.

Na Cosmogonia Rosacruz, o sangue é o instrumento direto do Ego na Região Química do Mundo Físico. A respiração lhe imprime ritmo; o Átomo-semente do coração registra experiências; e os hábitos vitais e emocionais lhe alteram a vibração.

Quando o sangue se eleva, os Éteres superiores do Corpo Vital tornam-se mais receptivos e a luz espiritual encontra via de expressão. Por isso dizemos: a transformação começa no sangue. Esta é a “química sagrada” do Templo vivo.

PERGUNTA: Por que a transformação começa no sangue?

RESPOSTA: Porque o Ego atua diretamente nele; quando o sangue se eleva, a vida interior se ilumina.

O Sangue e o Corpo Vital: O Corpo Vital é o molde invisível do sangue; purificando-se, eleva o sangue e a consciência.

Papel dos Éteres: O Corpo Vital organiza o sangue; sentimentos e emoções vitalizam ou obscurecem os Éteres;  pureza vital reflete pureza sanguínea; O Ego atua com mais clareza quando os Éteres se elevam.

Vitalidade e receptividade espiritual: Corpo Vital → Molda pureza e ritmo do sangue; Éteres elevados → Favorecem a atuação consciente do Ego; Emoções elevadas → Tonificam o Éter Luminoso; Disciplina vital → Prepara o sangue para Iniciação.

O Corpo Vital é o molde invisível do sangue: organiza pureza e ritmo. Quando o Éter Luminoso e o Éter Refletor se elevam por uma vida disciplinada, oração e Serviço Amoroso, o sangue clareia e responde melhor ao Ego. Inversamente, hábitos turvos e emoções densas obscurecem os éteres e dificultam a atuação. Lavabo de Bronze é o símbolo deste passo: consagração para ingressar no Lugar Santo.

PERGUNTA: Como o estado do meu Corpo Vital influencia meu sangue?

RESPOSTA: Moldando ritmo, pureza e receptividade às instruções do Ego.

O Corpo de Desejos e o Corpo de Desejos da Terra: O desejo purificado ilumina o sangue, e o Ego se eleva para a Luz.

Transformação do desejo: O Corpo de Desejos é o campo dos sentimentos e emoções. Antes do Cristo, a substância era densa; a irradiação Crística elevou esse padrão; a moral pelo Amor tornou se possível; o sangue responde ao estado do desejo.

Elevação vibratória: Corpo de Desejos → Molda sentimentos e emoções; Desejos elevados → Clareia vibração do sangue; Irradiação Crística → Reorganiza substância emocional; Altruísmo → Favorece governo consciente do Ego.

O Corpo de Desejos modela sentimentos e emoções. Antes do Cristo, os desejos planetários da Terra eram densos e reativos. Desejos era das 3 Regiões inferiores.  A irradiação do Corpo de Desejos do Cristo a reorganiza, facilitando o Altruísmo e enfraquecendo impulsos inferiores. Na vida prática, desejo elevado = sangue mais claro = maior nitidez para a expressão do Ego. Este é o elo entre purificação dos desejos e iluminação da vigília.

PERGUNTA: Como o desejo repercute na vigília?

RESPOSTA: Harmoniza o Corpo Vital e amplia a atuação do Ego.

O Ato Crístico — Purificação do Corpo de Desejos da Terra: O Cristo tocou a Humanidade por meio do sangue, elevando sua vida emocional.

Impacto no Planeta: O sangue verte no Calvário; O Cristo liberta-se do Corpo Denso; Seu Corpo de Desejos envolve o Planeta Terra; A atmosfera emocional é purificada; A transformação começa no sangue humano.

Purificação do Planeta Terra: Corpo de Desejos do Cristo → Purifica o Corpo de Desejos da Terra (Mundo do Desejo); Impulsos inferiores → Perdem força diante da nova vibração; Sangue → Torna se mais receptivo ao Ego; Purificação Crística → Abre caminho ao Amor consciente.

O sangue vertido no Gólgota simboliza a entrada do Cristo no Corpo de Desejos da Terra, purificando-o. Isso diminui a pressão das correntes inferiores, tornando o sangue humano mais receptivo à direção do Ego. Em termos do Tabernáculo, é como se toda a Humanidade recebesse um Átrio mais limpo para então tentar o Lugar Santo; iluminação, pão da alma e o perfume do Serviço Amoroso.

PERGUNTA: O que muda após a Purificação Crística?

RESPOSTA: Diminui a reatividade; cresce a resposta ao Amor.

Termo Rosacruz: Ressurreição de Cristo-Jesus

Ressurreição de Cristo-Jesus: Ressurreição é vida do Ego em veículo superior, não no Corpo Denso.

Quando o sangue se eleva e a substância de desejo se purifica, torna se possível tocar o Espírito de Vida. A ponte está aberta, da química sagrada do sangue à vida superior. O Cristo fez isso primeiro para nos mostrar o destino: Assunção ao Mundo do Espírito de Vida. Ressurreição não é retorno ao Corpo Denso; não é reanimação fisiológica. Na linguagem Rosacruz, Ressurreição é Assunção: o Ego passa a atuar no veículo do Espírito de Vida. Essa clareza evita confusões com “milagres” de retorno em letargia, quando o Cordão Prateado ainda não se rompeu.

Na Ressurreição de Cristo-Jesus: Cordão Prateado: Sem ruptura, há retorno; com ruptura, a vida segue nos Mundos internos.

Distinguir esses três é essencial. Sono: o Ego se afasta, mas o Corpo Vital permanece interpenetrando o Corpo Denso. Letargia: o Ego está fora, mas o Cordão Prateado ainda não rompeu — retorno é possível. Morte: ocorre a ruptura do Cordão Prateado e não há retorno ao Corpo Denso. Os “milagres de reanimação” são retornos de letargia, não Ressurreição. A Ressurreição é outra ordem: Espírito de Vida. A Ressurreição é a Assunção do Ego ao veículo do Espírito de Vida. Com a ruptura do Cordão Prateado, o Ego abandona o Corpo Denso e inicia um modo de existência iluminado, acima das limitações da matéria. O Cristo mostra este Caminho como padrão evolutivo e confirma a continuidade de Sua ação como Regente Planetário.

O Cristo como Regente Planetário: O Cristo guia a Humanidade a partir do Mundo do Espírito de Vida.

Ação contínua: O Cristo não voltou ao Corpo Denso; Atua no Mundo do Espírito de Vida; Purifica o desejo da Terra; Eleva a consciência humana; Guia a evolução espiritual;

Purificação planetária: Assunção ao Espírito de VidaCristo atua sem limitações; Presença Crística → Irradia Amor universal; Desejo planetário → Purificado continuamente; Humanidade → Torna-se sensível ao serviço e ao Amor.

Após a Ressurreição, o Cristo atua a partir do Mundo do Espírito de Vida, purificando continuamente a substância do Corpo de Desejos planetário. Essa irradiação solar eleva a consciência humana, favorecendo altruísmo, serviço e nascimento do Cristo Interno. Em linguagem do Tabernáculo, é a Presença que guia — a Arca da Aliança interna da Humanidade.

PERGUNTA: O que significa Cristo ser Regente do Planeta Terra?

RESPOSTA: Purificação do desejo e iluminação da Mente.

A Ressurreição de Cristo, na interpretação Rosacruz, não é um simples milagre isolado, mas a etapa final imprescindível que garante a continuidade da missão Crística. Após o rasgar do Véu, que abriu o Caminho espiritual, e a purificação da atmosfera emocional da Terra pelo sangue derramado, ainda restava a necessidade de que o Cristo permanecesse atuante entre os seres humanos para sustentar esse processo.

A Ressurreição é o evento pelo qual Cristo supera completamente as limitações da matéria densa, assumindo um veículo espiritual superior capaz de atuar livremente nos planos sutis, e de estar acessível espiritualmente a todos os que O invoquem.

Sem a Ressurreição, o sacrifício Crístico seria incompleto, pois Sua atuação cessaria com a morte física. Com ela, porém, Cristo torna-se presença viva e permanente na Terra, operando como o grande Regente espiritual da evolução humana. Isso permite que a obra iniciada não seja apenas um episódio histórico, mas um processo contínuo que atravessa as Eras. A Ressurreição garante, portanto, que o Caminho aberto e purificado permaneça vivo e eficaz.

A mensagem é simples e total: Cristo realizou exteriormente o que nós devemos realizar interiormente. Rasgar o Véu (dissolver limitações), purificar o Sangue (elevar os desejos e os Éteres), assumir o Espírito de Vida (abrir o destino).

A meta é o Corpo-Alma, o nosso Manto Dourado. O percurso é o Véu → Sangue → Ressurreição → Corpo-Alma.

Cada etapa tem sua lei: purificação dos desejos, elevação do Corpo Vital, iluminação da Mente e Serviço Amoroso — que nutre e eleva os Éteres superiores, permitindo ao Ego construir o Corpo-Alma. É a senda do discípulo no Tabernáculo vivo.

Cristo abriu a Porta; o Serviço Amoroso prepara os Éteres; o Ego constrói o Corpo-Alma.

A Jornada Rosacruz, construir o Corpo-Alma: O Corpo-Alma nasce da pureza, da luz interior e do serviço amoroso e desinteressado aos nossos irmãos e irmãs.

Veículo de luz: O Cristo mostrou o protótipo externo; O (A) Estudante Rosacruz realiza a obra interior; O Corpo-Alma é o veículo da Consciência superior; A meta é servir nos Mundos internos.

Serviço e Pureza: Corpo Denso disciplinado → Estabilidade e domínio; Corpo Vital purificado → Elevação dos Éteres superiores; Corpo de Desejos trabalhado → Emoções em serviço do Amor; Mente iluminada → Direção clara do Ego; Serviço Amoroso → Enriquece Éteres para o Corpo-Alma; Ego (ação organizadora) → Constrói o Corpo-Alma; Corpo-Alma ativo → Consciência e serviço nos planos superiores

PERGUNTA: Como fortalecer meus Éteres superiores hoje?

RESPOSTA: Com atos silenciosos, puros e desinteressados, repetidos com constância.

Para saber mais, assista a 259ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

259ª Reunião Dominical-FRC_Campinas – 15mar26 – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XV – Cristo e Sua Missão – Sangue Purificador de Cristo-Jesus – Ressurreição de Cristo-Jesus   

__________________________________________________________________________________________

22/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação: Os Sete Dias da Criação – O Grande Dia de Manifestação – Os Sete Dias da Semana – O Símbolo do Caduceu – As Iniciações

Termo Rosacruz: Os Sete Dias da Criação

Ao Período Terrestre os Rosacruzes se referem a Marte-Mercúrio. O grande Dia de Manifestação Criadora, pelos quais têm passado e passarão os Espíritos Virginais, em sua peregrinação através da matéria, deram nome aos dias da semana:

Saturada (sábado) é, simplesmente, o dia de Saturno; Sunday (domingo) está relacionado com o Sol, e Monday (segunda-feira) se relaciona com a Lua. Os latinos chamavam à terça-feira “Dies Martins”, o que mostra claramente sua relação com Marte, o deus da guerra.

O nome Toesada (terça-feira) deriva de “Tirsdag”, “Tir.” ou “Tyre”, o nome do deus escandinavo da guerra.

Tyre (quarta-feira) era Wotanstag, de Wotan, também um deus do norte; os latinos denominavam-no “Dies Mercurii”, demonstrando assim sua relação com Mercúrio, conforme indicamos em nossa lista.

Thorsdag ou Thorsdag (quinta-feira) se chamava assim porque “Thor” era o deus do trovão, e os latinos denominavam-no “Dies Jovis”, com o dia do deus do trovão “Jove” ou Júpiter.

Friday (sexta-feira) era assim chamado porque a deusa do norte que encarnava a beleza se chamava “Freya”. Por análogas razões, os latinos chamavam-no “Dies Veneris”, o dia de Vênus.

Esses nomes dos Períodos nada têm a ver com os Planetas físicos. Referem-se às encarnações passadas, presente e futuras da Terra. Como no dizer do axioma hermético: “assim como é em cima, é em baixo”, o macrocosmo tem suas encarnações como as tem o ser humano, o microcosmo.

O Período de Vulcano é o último Período do nosso plano evolutivo. A quintessência de todos os Períodos precedentes é extraída por Recapitulação, espiral após espiral. Nenhum novo trabalho é feito até a última Revolução, do último Globo, na Sétima Época.

Portanto, se pode dizer que o Período de Vulcano corresponde à semana, que inclui todos os sete dias. Está bem fundamentada a afirmação dos astrólogos de que os dias da semana são regidos pelo Astro particular que indicam. Os antigos estavam familiarizados com esses conhecimentos ocultos, como demonstram suas mitologias, onde os nomes dos deuses eram associados aos dias da semana. 

A Ciência Oculta diz que há 777 encarnações, o que não quer significar que a Terra sofra 777 metamorfoses. Significa que a vida que está evoluindo faz 7 Revoluções em torno dos 7 Globos dos 7 Períodos Mundiais.

Esta peregrinação involutiva e evolutiva e o caminho reto da Iniciação, estão simbolizados no Caduceu de Mercúrio, ou “Cetro de Mercúrio” (veja o Diagrama 15). É assim chamado porque esse símbolo oculto indica o Caminho da Iniciação, aberto unicamente desde o princípio da metade Mercurial do Período Terrestre. Alguns Mistérios Menores foram dados aos primitivos Lemurianos e Atlantes, mas não as Quatro Grandes Iniciações.

A serpente negra do Diagrama 15 indica o caminho cíclico e tortuoso da Involução, e compreende os Períodos de Saturno, Solar, Lunar e a metade Marciana do Período Terrestre. Durante esse intervalo, a vida, que está evoluindo, construiu seus veículos, mas só adquiriu plena e clara consciência do Mundo externo na última parte da Época Atlante.

A serpente branca representa o caminho que seguirá a Humanidade através da metade Mercurial do Período Terrestre, e dos Períodos de Júpiter, de Vênus e de Vulcano. Enquanto a grande maioria dos seres humanos segue o caminho serpenteante, o Cetro de Mercúrio em que se enrolam as serpentes mostra o “estreito e reto caminho”, o Caminho da Iniciação.

Os que por ele viajam, realizam em poucas vidas o que requer milhões de anos para a maioria da Humanidade. A consciência humana expandir-se-á durante esta peregrinação, até alcançar a onisciência, a Inteligência Criadora. Não é possível fazer qualquer descrição das cerimônias Iniciáticas. O primeiro voto do Iniciado é o do silêncio. Contudo, ainda que o relato fosse permitido, não teria maior importância. Para nós, basta indicar os resultados de tais cerimônias para se ter uma visão geral do caminho evolutivo.

Em síntese, a Iniciação fornece ao Aspirante Espiritual uma oportunidade de se desenvolver, em curto tempo, e por meio de um treinamento mui severo, suas faculdades e poderes superiores.

Por ela se alcança a expansão da consciência que toda a Humanidade possuirá num futuro distante.

A grande maioria só a conseguirá seguindo o lento processo da evolução comum. Podemos conhecer os estados de consciência e os poderes correspondentes alcançados pelo candidato que passa através das sucessivas Grandes Iniciações. Já demos alguns vislumbres.

Outros mais podem ser deduzidos pela lei de correspondências de modo a poderem dar-nos uma visão de conjunto da evolução que nos aguarda e da magnitude dos grandes graus Iniciáticos. Nessa finalidade, talvez possa ajudar-nos a contemplação do passado e dos graus de consciência por que passou a Humanidade nos Períodos precedentes.

Termo Rosacruz: O Grande Dia de Manifestação

Compreende os 7 Períodos do nosso Esquema de Evolução – que incluem a Criação, a Involução, dedicada a construção dos veículos do Espírito e o despertar da consciência e a Evolução, quando o ser humano desenvolve sua Consciência até a Consciência Divina.

Os Sete Dias da Semana. Quais são os 7 Dias da Criação para a Fraternidade Rosacruz?

– 1º Dia da Criação Sábado – Corresponde ao – Período de Saturno

OS TRONOS (Senhores da Chama) despertaram no ser humano o veículo Espírito Divino, e deram-lhe o Pensamento Forma de um Corpo Denso. Os Senhores da Mente eram a Humanidade naquele Período.

– 2º Dia da Criação Domingo – Corresponde ao Período Solar

Os QUERUBINS despertaram o Espírito de Vida no Ser Humano e deram-lhe o germe de um Corpo Vital que era então um Pensamento Forma. Os Arcanjos eram a Humanidade naquele Período.

– 3º Dia da Criação Segunda-feira – Corresponde ao Período Lunar

OS SERAFINS despertaram o Espírito Humano e deram o germe do Corpo de Desejos que era então um Pensamento Forma. Os Anjos eram a Humanidade dquele Período.

– 4º Dia da Criação Terça-feira e Quarta-feira – Corresponde ao Período Terrestre – Metade Marciana e Metade Mercurial.

OS SENHORES DA FORMA – A Mente dada pelos Senhores da Mente é agora um Pensamento Forma – a Alma Consciente é extraída do Corpo Denso. Nós éramos a Humanidade.

– 5º Dia da Criação Quinta feira – Corresponde ao Período de Júpiter

Seremos SUPER HUMANOS e extrairemos a Alma Intelectual do Corpo Vital. Os animais serão a Humanidade.

– 6º Dia da Criação Quinta feira – Corresponde ao Período de Vênus

Seremos SEMI-DEUSES e extrairemos a Alma Emocional do Corpo de Desejos. As plantas serão a Humanidade.

– 7º Dia da Criação – Corresponde ao Período de Vulcano. É a Quintessência de todos os Períodos precedentes extraída por Recapitulação, espiral após espiral. Corresponde à semana, que inclui todos os sete dias. Seremos HUMANOS-DEUSES e Criadores pelo amalgamento da Tríplice Alma com a Mente. Os minerais serão a Humanidade.

Termo Rosacruz: Caduceu de Mercúrio

Simboliza a nossa peregrinação Involutiva, Evolutiva e o Caminho reto da Iniciação.

O Símbolo de Mercúrio (Deus da Iniciação) é um bastão adornado com asas, e em torno dele entrelaçam-se 2 serpentes; uma branca e outra negra. O Caduceu é o símbolo da Iniciação aberta unicamente desde o princípio da metade Mercurial do Período Terrestre.

-A serpente negra indica o Caminho da Involução (de Saturno até a metade Marciana.)

-A serpente branca indica o Caminho da Evolução (da metade Mercurial até o Período de Vulcano.) Durante esta caminhada alcançaremos a Onisciência (Inteligência Criadora).

A maioria de nós seres humanos seguirá o tortuoso Caminho das serpentes, mas o Cetro de Mercúrio mostra o reto e estreito Caminho da Iniciação; que permite alcançar em algumas vidas o que os demais trilharão por milhões de anos.

– A haste vertical do Caduceu, simboliza o cordão espinhal dentro do ser humano. Ao longo deste cordão, existem centros chamados pela Sabedoria Ocidental de “Rosas”.

– “Rosas” – Centros de Consciência no Caminho do desenvolvimento espiritual até a purificação do sangue de todo desejo. Cada Centro está ligado a uma capacidade interior como a Clarividência, Clariaudiência, o dom da profecia, a capacidade de abandonar o Corpo Denso à vontade – funcionando conscientemente no Corpo-Alma. Quando esses centros se desenvolvem, eles são descritos simbolicamente como flores que se abrem (“que as rosas floresçam em vossa cruz”).

– As 2 serpentes entrelaçadas ao redor da haste, simbolizam nossos 2 sistemas nervosos: o Cérebro Espinhal e o Simpático. Ambos os sistemas se alteram sob a atividade destes centros.

Termo Rosacruz: Caminho da Iniciação

Os Períodos compõem um Dia de Manifestação Criadora de Deus, que inclui a Criação, a Involução e a Evolução. As Iniciações nos dão a oportunidade de acelerar o processo de Evolução. Não há muitas informações disponíveis sobre a Iniciação, já que o 1° voto é o de “silêncio”. Os Aspirantes aos 9 Mistérios Menores são treinados pelas 7 Escolas de Mistérios Menores, entre elas a Ordem Rosacruz.

– Da 1ª até a 4ª Iniciações Menores, recapitulam-se os 4 primeiros Períodos: Período de Saturno; Período Solar; Período Lunar; Período Terrestre (1ª metade)

– A 5ª Iniciação Menor, refere-se ao Período atual; a metade Mercurial do Período Terrestre.

– Da 6ª a 9ª Iniciações Menores, tratam do desenvolvimento futuro até o final do Período Terrestre.

– As 9 Iniciações Menores, culminam na 1ª Iniciação Maior ou Iniciação Cristã, que resume todo o Período Terrestre.

– As 3 últimas Iniciações Cristãs abordam o estado de Consciência dos 3 dias de Evolução dos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano.

Para saber mais, assista a 260ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

260ª Reunião Dominical-FRC_Campinas – 22mar26 – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação: Os Sete Dias da Criação – O Grande Dia de Manifestação – Os Sete Dias da Semana – O Símbolo do Caduceu – As Iniciações   

__________________________________________________________________________________________

29/03 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação: Os Sete Dias da Criação – Os Níveis de Consciência da Onda de Vida animal

 

Termo Rosacruz: Níveis de Consciência da Onda de Vida animal

Primeiramente vamos entender um pouquinho os “Animais”, que são de uma Onda de Vida que iniciou sua peregrinação no início do Período Solar desse Grande Dia de Manifestação, e como todas as Ondas de Vida, começaram no estágio “mineral”.

Lembrando que nós, Espíritos Virginais da Onda de Vida humana, iniciamos nossa peregrinação no Período de Saturno, desse mesmo Grande Dia de Manifestação. Para os Ensinamentos Rosacruzes animais são seres vivos que vão desde pólipos (exe.: Anêmonas marinhas, Corais) até mamíferos, passando assim por vermes, insetos, anfíbios, répteis, peixes, aves e outros.

Lembrando aqui que os Antropoides superiores (os bonobos, chimpanzés, gorilas e orangotangos) não pertencem à Onda de Vida dos animais, mas sim à nossa Onda de Vida ( a humana); eles são “atrasados” da nossa Onda de Vida. Eles poderão em um futuro, alcançar a nossa evolução, claro, se trabalharem para isso. É um grande erro quando se fala que o ser humano descendeu do macaco, ou de outros animais.

Para compreendermos a causa do nível de consciência atual dos animais, é necessário pontuarmos algumas características evolutivas deles:

– Os nossos irmãos menores, os animais, não se desenvolveram ao ponto de poder entrar em um Corpo Denso.

– Os animais possuem Corpos Denso, Vital e de Desejos, com faculdade de movimento, crescimento, propagação e percepção sensorial.

Percebam que os animais ainda não possuem o veículo Mente, o que não os capacita a funcionar na Região do Pensamento Concreto. Ou seja, o Ego animal não está totalmente internalizado nos seus Corpos.

Eles possuem uma consciência análoga a que possuímos quando sonhamos (consciência análoga a Sono com Sonhos), vivendo no Mundo do Desejo. Portanto, a consciência dos animais está focada no Mundo do Desejo. Dali para baixo, ou seja, na Região Etérica e na Região Química do Mundo Físico eles são inconscientes.

E é justamente por toda essa condição de dependência de evoluir no Mundo Físico, mas sem terem a Consciência de Vigília nesse Mundo (ainda não possuem o elo que liga o Tríplice Espírito ao Tríplice Corpo – a Mente – o que os tornaria indivíduos separados e únicos) é que os animais precisam ser guiados no seu caminho de evolução.

E quem são os responsáveis por esse trabalho são os Espíritos-Grupo.

Para compreender a relação entre o nível de consciência atual dos animais com o trabalho dos Espíritos-Grupo, faz-se necessário apresentá-los.

Assim, quem são esses Espíritos-Grupo?

Os Espíritos-Grupo são Arcanjos, ou seja, são Seres que pertencem à Onda de Vida Arcangélica, trabalham através do Mundo do Desejo. Estão em contato mais próximo com a Sabedoria Cósmica.

Não estão, claro, subordinado ao Mundo material. Trabalham de fora, dirigindo as ações dos animais por meio do Cordão Prateado do animal, que por sua vez está ligado a ele, o Espírito-Grupo.

Dirigem a evolução dos animais, dão sugestões de fora para dentro, em harmonia com as Leis Cósmicas, até que os animais a seu cargo tenham adquirido consciência própria (de vigília como nós hoje, seres humanos) e tenham se tornado humanos.

Recordem-se: no Mundo do Desejo a distância não existe. Por isso o Espírito-Grupo do animal pode influenciar este em qualquer lugar em que o animal se encontre. Sua evolução se dá enviando os diversos Espíritos animais a formas de Corpos Densos que o Espírito-Grupo ajuda a criar, como Arquétipos.

Conjuntos de Corpos Densos compõe uma espécie de animal e os Espíritos-Grupo guiam essa espécie mediante sugestões que chamamos de instinto. Portanto, os animais não estão sujeitos a Lei de Causa e Efeito.

A orientação dos Espíritos-Grupo aos animais é dada pelas fortes correntes de matéria de desejos colocadas pelos Espíritos-Grupo e que giram em torno do Planeta Terra. Por isso que a espinha dorsal do animal se mantém mais na horizontal. Assim, também, o Espírito-Grupo é um ser que funciona nos Mundos espirituais e possui um “corpo espiritual” composto por muitos Espíritos animais separados. Guia seus protegidos de fora para dentro.

O Espírito-Grupo guia os animais através do sangue. O Espírito-Grupo não funciona no Mundo Físico. Como Arcanjos, eles funcionam no Mundo do Desejo, mesmo lugar aonde o Ego dos animais se encontra.

Uma observação importante: Devido ao caminho evolutivo em espiral, os animais domésticos mais avançados, em particular os cachorros, os cavalos, os elefantes e os gatos (que são os que estão mais próximos da individualização) veem os objetos quase da mesma maneira que nós seres humanos, embora não tão claramente definidos.

Todos os outros animais têm uma “consciência pictórica” interna parecida ao “sonho” do ser humano. Quando um desses animais encara um objeto, percebe imediatamente dentro de si uma imagem, acompanhada de uma forte impressão de algo ruim ou benéfico para ele. Se o sentimento é de medo, associa-se a uma sugestão do Espírito-Grupo de como escapar ao perigo iminente.

Lembrando que vem a sugestão do Espírito-Grupo porque os animais não têm vontade própria.

Agora sim vamos descrever sucintamente os níveis de consciência que existem.

Quais são os níveis de Consciência que existem?

Podemos dividir essa resposta em 2 grupos:

1º grupo: os níveis de consciência que já passamos e que temos agora, que são:

1º nível de consciência: semelhante ao Transe Profundo – nesse Esquema de Evolução é o nível de consciência com a qual começamos a nossa evolução em um primeiro estágio, semelhante aos minerais. Caracteriza-se, principalmente, por suspensão total do poder do movimento e a redução a um mínimo de todas as funções vitais. Reparem que nesse nível de consciência a Onda de Vida só tem um Corpo, o Corpo Denso. Ou seja: o nível de consciência de uma Onda de Vida que tem somente o Corpo Denso é Transe Profundo.

Nesse nível as células componentes desse Corpo Denso são inertes e fáceis de serem dominadas.

2º nível de consciência: semelhante ao de Sono sem Sonhos – É um nível Consciência Pictórica, não Consciente de Si. Nesse Esquema de Evolução é o próximo nível de consciência em um segundo momento da nossa evolução, em um segundo estágio, semelhante às plantas. Caracteriza-se por consciência sobre o próprio estado de repouso. Reparem que nesse nível de consciência a Onda de Vida tem dois Corpos, um Corpo Denso e um Corpo Vital. Ou seja, o nível de consciência de uma Onda de Vida que tem um Corpo Denso e um Corpo Vital é Sono sem Sonhos.

Nesse nível as células componentes do Corpo Denso não são tão inertes como as anteriores, mas ainda são fáceis de serem dominadas.

3º nível de consciência: semelhante ao de Sono com Sonhos – nesse Esquema de Evolução é o nível de consciência em um terceiro momento da nossa evolução, em um terceiro estágio, semelhante aos animais. É uma consciência pictórica interna das coisas externas, uma representação interna dos objetos, das cores e dos sons externos, uma consciência imaginativa. Quando se está nesse nível de consciência e se encara um objeto, percebe imediatamente dentro de si uma imagem, acompanhada de uma forte impressão de malefício ou benefício para o ser que está nesse nível.

E, como nesse nível é guiado pela sugestão externa, pode aceitá-la e decidir o que fazer. Percebam: o ser nesse nível de consciência vê a qualidade anímica das coisas externas a ele. Reparem que nesse nível de consciência a Onda de Vida tem três Corpos, um Corpo Denso, um Corpo Vital e um Corpo de Desejos. Ou seja, o nível de consciência de uma Onda de Vida que tem um Corpo Denso, um Corpo Vital e um Corpo de Desejos é Sono COM Sonhos.

Nesse nível as células componentes desse Corpo Denso já são mais individualizadas, e como esse ser possui um Corpo de Desejos, há a impressão de uma natureza passional. Isso resulta em uma grande dificuldade em dominar tais células de um Corpo Denso.

4º nível de consciência: é a de Consciência de Vigília.

Nesse Esquema de Evolução é o nível de consciência que alcança uma Onda de Vida quando chega ao estágio Humanidade. Que é o nosso estágio atualmente! Na consciência plena de vigília os objetos podem ser observados fora, distintos e definidos. É uma consciência objetiva. Aqui percebe-se a realidade do Mundo exterior. Vislumbra-se a diferença entre o “eu” e os outros. Compreende que é separado e, com isso cria a consciência do “eu”.

Reparem que nesse nível de consciência a Onda de Vida tem três Corpos e um veículo: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Ou seja: o nível de consciência de uma Onda de Vida que tem um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente é a Consciência de Vigília. Há pensamentos e ideias sobre o Mundo externo e, por isso, existe memória dos acontecimentos.

Reparem que a consciência de vigília, com a qual obtemos conhecimento do Mundo exterior, depende do que percebemos pelos sentidos. A isto chamamos “real”. Em contradição aos nossos pensamentos e ideias que nos chegam através da consciência interna, a realidade não se apresenta da mesma forma que se nos apresenta um livro, uma mesa, ou qualquer objeto visível ou tangível no Espaço. Parecem nebulosos e irreais e, por isso, falamos deles como “meros” pensamentos, ou “simples” ideias.

É fácil notarmos que com esse nível de consciência pensamos num objeto ou numa cor, o objeto ou cor apresentado pela memória à nossa consciência interna nos parecem obscuros, sombrios, comparados com as próprias coisas sobre as quais pensamos.

Vamos agora a um 2º grupo: os níveis de consciência que vamos passar, que são:

5º nível de consciência: Consciência Pictórica Consciente de Si. Nesse Esquema de Evolução é o nível de consciência em um quinto estágio de evolução. É uma consciência pictórica interna, como a do 3º nível, mas as imagens internas estão sujeitas à vontade do pensador e não são meras reproduções dos objetos exteriores. É uma combinação das imagens internas do Período Lunar com os pensamentos e ideias desenvolvidas conscientemente durante o Período Terrestre.

Por isso é chamada de Consciência Pictórica Consciente de Si. Quando duas pessoas que expressam esse nível de consciência estão conversando é uma diz, por exemplo, cor vermelha, ou expressar o nome de um objeto, é apresentado à sua visão interna, uma reprodução exata e clara do tom particular de vermelho em que esteja pensando, ou do objeto de que esteja falando, reprodução essa que será também visível para a outra pessoa. Ou seja, aqui não há mal-entendido (como há hoje) quanto ao que pretende significar pelas palavras emitidas, porque os pensamentos e ideias serão visíveis e vivos.

Nesse nível de consciência, pode imaginar formas que vivem e crescem como as plantas atualmente.

6º nível de consciência: Consciência Objetiva, Consciente e Criadora. Nesse Esquema de Evolução é o nível de consciência em um sexto momento da nossa evolução, em um sexto estágio. Nesse nível pode empregar a própria força para dar vida às suas imaginações e para exteriorizá-las no espaço, como objetos. Nesse nível de consciência, pode criar coisas que vivem, crescem e sentem.       

7º nível de consciência: Consciência Espiritual – Nesse Esquema de Evolução é o nível de consciência em um sétimo momento da nossa evolução, em um sétimo estágio. Nesse nível pode imaginar a criação de seres que vivem, crescem, sentem e pensam.

Voltemos aos ANIMAIS e seus níveis de CONSCIÊNCIA:

Vamos a algumas perguntas para fixarmos os conceitos aqui apresentados:

Em que Período os animais começaram a sua peregrinação? Quem pensou ou falou Período Solar acertou!

Outra pergunta de fixação:

No Período Solar, quando começaram a sua evolução, o nível de consciência deles era análogo a que nível atual? Quem pensou ou falou “Transe profundo” acertou!

Vamos ver, agora, a correlação entre o nosso nível de consciência e a da Onda de Vida animal ao longo dos Períodos até o atual, o Período Terrestre:

Nós, seres humanos tivemos a Consciência de Transe profundo no Período de Saturno, início desse Grande Dia de Manifestação.

No Período Solar tínhamos a Consciência de Sono sem Sonhos. 

Já a Onda de Vida animal, começando a sua evolução, tinha a Consciência de Transe Profundo.

No Período Lunar tínhamos a Consciência de Sono com Sonhos. Já a Onda de Vida animal tinha a Consciência de Sono sem Sonhos.

E, agora, no Período Terrestre temos a Consciência de Vigília. Já a Onda de Vida animal terá a Consciência de Sono com Sonhos.

E, agora, no Período de Júpiter teremos a Consciência Pictórica Consciente de Si. Já a Onda de Vida animal terá a Consciência de Vigília.

E, agora, no Período de Vênus teremos a Consciência Objetiva, Consciente e Criadora. Já a Onda de Vida animal tem a Consciência Pictórica Consciente de Si.

E, agora, no Período de Vulcano teremos a Consciência Espiritual. Já a Onda de Vida animal terá a Consciência Objetiva, Consciente e Criadora.

Entendo que agora ficou claro e contundente porque os animais são nossos irmãos menores.

E se concordamos com isso, compreendemos por que não devemos tirar a oportunidade deles evoluírem aqui, matando-os ou pagando para alguém matá-los, a fim de se alimentar de quaisquer partes deles, se vestir com seu couro ou pele ou, ainda, utilizar o couro ou a pele deles para o nosso conforto em calçados, cintos, bolsas, carteiras, automóveis, móveis e outros apetrechos!

Reparem bem que durante o Período de Júpiter nós serviremos de ajuda e estaremos ajudando a Onda de Vida animal a tirar o máximo proveito de suas experiências, pois eles terão lições muitos semelhantes as nossas para aprender aqui.

Trabalharemos com os animais do mesmo jeito que os Anjos estão nos servindo, nos ajudando e trabalhando conosco atualmente. Os gatos, cachorros, cavalos e elefantes (que estão próximos da individualização) tendem a serem os líderes da Onda de Vida animal, quando se tornarem individualizados e alcançarem o estágio de evolução de  “Humanidade” mais elevada daquele Período.

Para saber mais, assista a 261ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

261ª Reunião Dominical-FRC_Campinas – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação: Os Sete Dias da Criação – Os Níveis de Consciência da Onda de Vida animal

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de MARÇO:

Evangelhos: Fórmulas de Iniciação

Os Evangelhos são fórmulas de Iniciação (desde as nove Iniciações Menores até as quatro Iniciações Maiores ou Cristãs) e contém os principais contornos da vida de uma pessoa chamada Jesus de Nazaré.

Na Fraternidade Rosacruz aprendemos que embora os Evangelhos contenham os principais contornos da vida de uma pessoa chamada Jesus de Nazaré, na verdade, eles são fórmulas de Iniciação (desde as nove Iniciações Menores até as quatro Iniciações Maiores ou Cristãs), mostrando as experiências pelas quais todos nós devemos passar no Caminho para a alcançar a verdade e a vida vivida em sua plenitude que só se consegue pela espiritualidade Cristã.

E são nos Estudos Bíblicos Rosacruzes que aprendemos que os Evangelhos contêm tudo o que se precisa para nos capacitarmos e tornamo-nos Auxiliares no trabalho de Cura espiritual Cristã que, na Fraternidade Rosacruz aplicamos pelo método da Cura Rosacruz, promovendo isso como um dos métodos de servir ao irmão e à irmã (paciente) que sofre com doenças e enfermidades físicas, emocionais e/ou mentais, oferecendo ao irmão ou irmã profissional de saúde (que participa desse processo, mantendo o paciente em um estado de saúde necessário e suficiente para que esse possa fazer o trabalho de restauração do seu Corpo Denso, corrigindo a causa da doença e/ou enfermidade que está nos seus veículos invisíveis) um meio de unir o poder da Ciência ao da Religião.

Com isso, o irmão ou a irmã profissional de saúde pode obter o conhecimento Cristão Místico que o levará a compreensão da necessidade de orar por seus pacientes, enquanto trabalha por eles, pois compreendeu a máxima Cristã, expressa pelo próprio Cristo, quando Ele nos ensinou:“Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA”.

No entanto, quantos irmãos ou irmãs profissionais de saúde e pacientes que sofrem intensamente negligenciam convidá-Lo para ajudar?

Há um Caminho para invocar essa efusão divina, assim como há um caminho para cada coisa que fazemos. Esse Caminho exige preparação, purificação, dedicação, consagração, e isso faz parte do trabalho de cada Estudante Rosacruz.

E essas exigências se consegue sendo um Aspirante à vida superior ativo, disciplinado, persistente em seus deveres como um Cristão Místico por meio do ofício diário dos Rituais do Serviço Devocional, da execução dos Exercícios Esotéricos Rosacruzes, do estudo constante dos Ensinamentos Rosacruzes e, como consequência, da execução eficaz e perseverança dessas três atividades, uma facilidade sempre crescente em praticar na vida cotidiana o que aprendeu, visivelmente (por meio dos cinco sentidos) e invisivelmente (por meio do despertar dos sentidos espirituais e do contato com outros Auxiliares Invisíveis).

Eis aqui mais motivos que na Fraternidade Rosacruz há a insistência para que desenvolvamos internamente a grandeza desse Ser, o Cristo! Ele, e somente Ele, é nosso único Ideal, o único Ser a ser seguido. Afinal, somente por Cristo encontraremos o “Caminho, a Verdade e a Vida”.

________________________________________________________________________________________________

Não Reconhecer Cristo como o “Filho de Deus”?

Dentre o que aprendemos nos Estudos Bíblicos Rosacruzes, está aquele ensinamento que ocorre quando Cristo-Jesus estava na sinagoga de Nazaré, ou mesmo nas cidades onde os Discípulos de Cristo cresceram depois foram pregar, muitas pessoas não O reconheciam, nem a Seus Discípulos. Eram, ou “o filho de José, o carpinteiro”, ou “pessoas simples”.

Muitas pessoas não reconheciam Cristo como o Filho de Deus.

Esta maneira de pensar e de reagir da Humanidade continua presente até hoje; muitos não acreditam em Deus, nem em Cristo, o Deus-Filho.

Nós, Estudantes Rosacruzes, precisamos tomar muito cuidado de não ficar esperando grandes obras de Deus, que Ele atenda todos os nossos pedidos, que Cristo irá nos curar, que O chamando veremos coisas extraordinárias, prodígios, sinais, visões, imagens.

Tenhamos cuidado para não esperar demais e nos revoltarmos, virarmos as costas e desistirmos.

Na Fraternidade Rosacruz não é muito diferente.

Muitos Aspirantes aqui começam a trilhar o Caminho de Preparação, por meio da capacitação aos Ensinamentos Rosacruzes (Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz) e, já como um Estudante Rosacruz, alcançam o segundo nível do Caminho, se tornando até Estudantes Regulares, mas não seguem o que é proposto pela Escola Fraternidade Rosacruz; não se dedicam a se capacitar (fazem os Cursos na base do copia-cola ou, pior, divagando em grandes textos, deixando claro que não assimilaram a quintessência do conhecimento Rosacruz). A consequência é que não se aprofundam; muitos nem os Rituais oficiam todos os dias; outros relaxam e são relapsos no fazer os Exercícios Esotéricos Rosacruz.

Obviamente, sob a Lei de Causa e Efeito: não crescem espiritualmente, vivem na ilusão ou abandonam a Escola Fraternidade Rosacruz; alguns dizendo que “não funciona”; outros achando que “sabem tudo” e outros, ainda, “fundando” o seu próprio movimento, escola, agrupamento e nomes afins.

Na Fraternidade Rosacruz o livre arbítrio é respeitado e a seriedade na Obra Rosacruz é necessária e suficiente para continuar igual uma fonte que jorra no deserto: passa ninguém, passa um, passa dez… ela continua jorrando da mesma forma, na mesma intensidade.

Rever os Nossos Princípios e Valores como Estudante Rosacruz

Todo Estudante Rosacruz, ativo (a), sério (a), de fé em Deus, está sempre revendo seus princípios e valores. E por quê?

Valores, sabemos, são muito importantes nas nossas vidas; são centrados no amor a Deus e ao próximo, no serviço diário aos nossos irmãos e as nossas irmãs, na compaixão, honestidade, humildade e no senso de justiça.

Valores são nossos guias; orientam nosso modo de agir e de pensar.

Todo Estudante Rosacruz age corretamente; é “sim, sim…não, não”, nunca fica “em cima do muro”, pois guardam contra a pusilanimidade de violentar tais princípios, apenas para não desagradar alguém (aqui é que se aplica tal ensinamento do Cristo: “sim, sim…não, não”). É firme e coerente em suas convicções e contribui, com esse exemplo, para o estabelecimento do Reino de Deus aqui na Terra.

Assim, Estudantes Rosacruzes, ou Estudantes dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, não podem transigir com seus princípios e valores.

Devem vivenciar os conhecimentos que recebem. Se as circunstâncias os obrigam ao cumprimento dos seus deveres sociais os façam, de maneira digna e moralmente, mostrando os valores Cristãos.

Valores são também imprescindíveis para os nossos relacionamentos.

Também nos lembra sempre que nosso Corpo Denso é o Templo de Deus; deve ser muito bem cuidado, ser saudável e sempre nutrido de coisas que nos levam a crescer espiritualmente.

É nosso dever ser honesto (a) em tudo.

É necessário ser humilde, jamais ser soberbo(a), astuto(a), jamais querer levar vantagem sobre algum irmão ou alguma irmã.

Devemos estar sempre revendo sobre nossas necessidades, ou seja; se não estamos comprando em excesso, gastando mais do que devíamos, se estamos sabendo fazer bom uso do dinheiro, se estamos administrando bem nossos bens, se não estamos esbanjando?

Devemos rever se precisamos de tudo o que temos em nossos lares, se não estamos sendo acumuladores.

Façamos sempre essa pergunta: “sinto falta de algo material”? “O que tenho já não basta, não me é suficiente?” “Não tenho o suficiente para viver uma vida tranquila?”

Precisamos colocar sempre em prática os Ensinamentos do Cristo, da Fraternidade Rosacruz e estar sempre revendo princípios, valores.

Olhemos ao nosso redor, estejamos atentos ao que um irmão ou uma irmã precisa, às vezes até dentro dos nossos lares, com vizinhos, idosos, amigos e colegas de trabalho.

Se estamos na Fraternidade Rosacruz já sabemos que o lema é “Serviço”.

Precisamos estar sempre atentos às oportunidades de servir, mas amorosa, desinteressadamente e se possível no anonimato.

Jamais podemos fazer diferença ou distinção de alguém. Todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, do mesmo Deus.

Nosso Exercício Esotérico de Observação deve ser feito sempre, está sempre acontecendo algo à nossa volta, e precisamos ver, agir, ajudar e servir.

Lembremos o que disse S. Paulo: “Tudo o que vocês aprenderam, receberam e ouviram de mim, coloquem em prática, e o Deus da paz estará com vocês“.

_________________________________________________________________________________________

Destinos gerados aqui, enquanto renascidos nesse Mundo Físico

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que existem três destinos que geramos pela Lei de Consequência ou Lei de Causa e Efeito, quando aqui renascidos:

1º) Destino que, pela natureza do caso, não podemos expiar na vida presente.

Um exemplo é quando uma pessoa comete um assassinato, mesmo que ela sofra a pena imposta a ela por este ato, ou não, estando ela na prisão, não a tornará mais amável e bondosa. Às vezes se tornará amarga e até revoltada.

Ela precisa aprender que não pode privar outra pessoa de sua forma, ceifando uma vida; ela precisa aprender a servir, e isso só se resolverá quando numa oportunidade, num momento futuro, prestar serviço amoroso e totalmente desinteressado, focado na divina essência oculta daquele irmão ou daquela irmã, que é a base da Fraternidade, que foi sua vítima, sendo assassinada.

2º) Esse que colhemos dia após dia, isto é, como uma transação em dinheiro, que pagamos conforme o uso, ou por exemplo: se comemos demais, sofremos uma indigestão, se saímos com menos roupas em dias muito frios, ali poderemos pegar um resfriado, uma gripe, etc.

3º) Esse, que é o Destino Maduro, que resulta de nossas ações ruins em vidas passadas. Esse é o tipo em que nós mesmos esgotamos as oportunidades de “aprendermos uma lição por meio do amor Crístico” e o que nos resta é aprendermos pela dura experiência. Teremos que pagá-lo aqui, porém já escolhemos lá no Terceiro Céu, com a ajuda dos Anjos do Destino, quando da escolha do nosso Panorama de Vida, para esse próximo Renascimento.

As tendências a agir de maneira propícia do ajuste desse “Destino Maduro” são inerentes aos Corpos e inscritas nos Astros, pois as influências astrais são a fonte das atividades humanas.

Também há uma “Teia de Destino” (muito bem arquitetada, envolvendo muitas pessoas) onde somos inseridos para que esse destino se cumpra.

Esse Destino Maduro não pode ser alterado, porém se cuidarmos bem da parte espiritual, se vivermos uma vida de serviço aos nossos semelhantes, se fizermos tudo o que estiver ao nosso alcance quanto a perigos iminentes, até doenças, ferimentos, etc., “pagamos” nossas dívidas de maneira mais branda, sem temermos a interferência na Lei de Causa e Efeito (Ex.: melhor ter um leve ferimento no joelho do que quebrá-lo todo).

Existem forças invisíveis ao nosso redor, estas neutralizam qualquer ação de nossa parte que venham interferir nessa “Teia de Destino” e na forma de “pagarmos” nossas dívidas!

O Ritual do Serviço Devocional do Equinócio de Março

Novamente a Terra completa seu ciclo no Equinócio de Março.

Hoje a duração do dia e da noite são iguais!

Em cadenciada dança anual, circundando o Sol, alcança seu ponto culminante, a Páscoa.

Todos os anos, durante Setembro, Outubro e Novembro, o raio espiritual do Cristo Cósmico penetra a Terra para reativar sua já esgotada vitalidade.

Agora, em Março, o Cristo prepara-se para retornar ao Trono do Pai.

Durante os períodos de Dezembro, Janeiro e Fevereiro as atividades espirituais concentram-se nos processos de fecundação e germinação. Por sua vez, os processos de crescimento físico e amadurecimento realizam-se no verão e outono subsequentes, sob a influência do Espírito da Terra. O ciclo completa-se no “Lar da Colheita”.

Deste modo, o grande Drama do Mundo é encenado e reencenado ano após ano. Uma eterna disputa entre vida e morte.

Sendo cada uma, a seu turno, vencedora e vencida em correspondência com a alternância dos ciclos.

Alinhado e gratificado por mais esse evento de Cristo, nosso Salvador e Regente do nosso Planeta, HOJE, justamente na véspera do Equinócio de Março, oficiemos o Ritual do Serviço Devocional do Equinócio de Março.

 ******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?

É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também

1.Pergunta: As pessoas que morrem de forma trágica e não se concentram no Panorama da Vida que acabou não podem passar pelo Purgatório e Primeiro Céu, pois lhes falta o registro das ações praticadas quando estavam no Corpo Denso. Elas vão renascer e morrer ainda na infância para, então, aprender nos Planos Espirituais o que deveriam ter aprendido no Mundo do Desejo. Até este ponto eu entendi. Minha dúvida é a seguinte. O que acontece entre a morte e o renascimento delas? Elas ficam, por exemplo, vagando pela Terra por algum tempo, em forma de fantasma, e depois vão diretamente para o Segundo Céu?

Resposta:  Se forem pessoas apegadas às suas “posses” materiais, como qualquer outra que morra em “condições normais”, ficarão vagando como “espíritos apegados à Terra”, antes de se decidirem seguir em frente na sua “nova vida espiritual”.

De qualquer forma, seja na situação acima, seja na situação de desapego que a faz querer seguir em frente, assim que termina a vida aqui, como não há “o que fazer no Mundo do Desejo – local onde se encontra o Purgatório e o Primeiro Céu”, elas vão diretamente para o Segundo Céu e trabalham com os seres que lá estão e, depois de algum tempo – que pode variar de 100 a 1000 anos terrestres – vão para o Terceiro Céu onde se preparam para um novo Renascimento, normalmente, com as condições de vida (lições a aprender, bons hábitos e virtudes) muito parecidas com a da última vida, salvo se as condições da teia do destino não permitirem, mas isso os Anjos do Destino sabem definir com sabedoria. Vejam: é um atraso na evolução dessas pessoas.

2.Pergunta: O homem que, em alguma vida anterior, quando era mulher e se entregava ao sexo de forma abundante, tem vontade de ser mulher e por isso se torna travesti irá, nesta vida, ter câncer, por ter desperdiçado a energia criadora através da luxúria, na vida passada de luxúria? Se sim, podemos deduzir que seja este o caso de todo homossexual?

Resposta: Não necessariamente o “homem que, em alguma vida anterior, quando era mulher e se entregava ao sexo de forma abundante, tem vontade de ser mulher e por isso se torna travesti irá, nesta vida, ter câncer”. A questão aqui não é ser ou não homossexual, tanto masculino como feminino. A questão é e sempre será gastar a força sexual criadora para satisfazer os desejos sensuais. E isso independe de ser heterossexual ou homossexual. Pois, como aprendemos na Fraternidade Rosacruz, a força sexual criadora advém do Espírito Santo, portanto é uma força sagrada e o mau uso dela aqui acarretará sempre “pecado que não pode ser expiado”, ou seja, não tem como expiá-lo usando a Doutrina do Perdão dos Pecados, por exemplo: durante o Exercício Esotérico noturno Rosacruz de Retrospecção. A questão de expressar o sexo aqui, quando renascido no Mundo Físico, sempre causará vários problemas enquanto não nos regenerarmos nessa questão, ou seja, enquanto não pagarmos todas as dívidas geradas por abuso, orgias, estupros, gastos da força sexual, magia negra e outras maneiras de mau uso da força sexual criadora. Entendamos isso como mais uma lição a aprender. Se aprende, o ensino é suspenso. Se não aprende, a tentação o (a) acompanhará vida após vida, até resgatar a dívida.

3.Pergunta: O que atrai o Ego para o útero materno é a atitude mental dos pais durante o sexo —sendo, neste caso, os Egos de baixo valor espiritual atraídos para pessoas luxuriosas —ou a escolha que o Ego faz no Terceiro Céu, de pertencer a determinada família por motivos relativos a vidas anteriores?

Resposta: O que atrai o Ego para o útero materno é o “Panorama de Vida” que ele escolheu lá no Terceiro Céu com a forte orientação dos Anjos do Destino. Se os pais são pessoas luxuriosas ou não, é efeito da escolha do Panorama. Para um Ego que ainda não se libertou do Ciclo de Renascimentos (Vida e Morte aqui) sempre os motivos serão relativos às vidas anteriores, pois há dívidas a pagar e lições a aprender.

4.Pergunta: Por que as pessoas que se matam não receberam auxílio do “Poder Maior”, antes de cometer suicídio? Onde está a misericórdia de Deus, nesse contexto miserável?

Resposta: Ao contrário: sempre receberam e sempre receberão. A questão é o livre arbítrio, eternamente respeitado. A pessoa que comete o suicídio já vem com um horóscopo onde essa possibilidade está clara e lhe apresentará sempre como tentações para ver se ela resiste ou cai (executando o suicídio). A Astrologia Rosacruz explica isso em detalhes. A misericórdia de Deus está em justamente respeitar o livre arbítrio do ser que ele mesmo criou. Afinal, o destino de um irmão ou uma irmã suicida não é a destruição total, a perdição para sempre ou a condenação eterna, não é? Sofrerá e muito! Tanto é que na próxima vida esse irmão ou essa irmã vem com uma gana por viver a vida aqui que é impressionante!

5.Pergunta: Por que existem psicopatas? As pessoas que eles matam foram, no passado, assassinas e por isso foram assassinadas?

Resposta: Não existem psicopatas! Existem sim irmãos e irmãs que caíram na tentação em não resistir na ativação dos seus distúrbios mentais graves (desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, narcisismo, egocentrismo, falta de remorso e de culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições) e, como efeito, se comporta (sua Personalidade) com a afetação da sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e antissocial. Normalmente advém de renascimentos anteriores onde utilizou a matéria mental para fazer o mal às pessoas com quem se relacionou. Agora, como estamos sob a Lei de Causa e Efeito, também tais pessoas podem, em renascimentos anteriores, terem caídos na tentação e não resistiram na ativação dos seus distúrbios mentais graves, fazendo mal à essa pessoa. Ou, ainda, não sendo tratadas como deveriam, por meio da Cura espiritual, sendo mais fácil matá-las ou interná-las com camisa de força e mantê-las presas como animais, ou dopadas com medicamentos tidos como “sossega leão”, quando não abusadas sexualmente, já que dopadas não resistiriam a isso. Essas lições só serão aprendidas (pelos dois lados envolvidos) quando um dos lados se sacrificarem (sacro-ofício) e buscarem a solução por via do amor fraternal Crístico. Não há outra solução!

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ

Reuniões de “Cura Rosacruz”

As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.

A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.

A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.

O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.

Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?

Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.

Datas de Cura

Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.

O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.

Ritual do Serviço Devocional de Cura

Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:

1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);

2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;

3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)

Se você está doente e entende que precisa de ajuda

…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.

O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.

 As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para Utilizar na Cura – Melhores e Adversos Períodos e Dias para Tratamentos e Cirurgias – Junho de 2026

Auxilio-para-Utilizar-na-Cura-Melhores-e-Adversos-Periodos-e-Dias-para-Tratamentos-e-Cirurgias-Junho-de-2026 Auxílio para Utilizar na Cura – Melhores e Adversos Períodos e Dias para Tratamentos e Cirurgias – Junho de 2026

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Fornece muitas informações importantes para que você possa escolher os melhores períodos, dias e até horas para tratar as doenças ou enfermidades que lhe acometem.
  2. Logicamente, uma doença ou enfermidade que está latente e se torna ativa leva em conta outros fatores, como por exemplo o Destino Maduro da pessoa. No entanto, ela se esforçando para ajudar a si mesma no tratamento, já demonstrará que está a fim de aprender à lição que a doença ou a enfermidade lhe está “informando”.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com
porFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para ser Utilizado na Cura – Partes do Corpo que Não Se Deve Mexer – Junho de 2026

Auxilio-para-Utilizar-na-Cura-Partes-do-Corpo-que-Nao-Se-Deve-Mexer-Junho-de-2026 Auxílio para ser Utilizado na Cura – Partes do Corpo que Não Se Deve Mexer – Junho de 2026

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Descreve as partes principais do nosso Corpo Denso. Repare que detalhes da parte são subconjunto da parte. Exemplo: músculos de uma determinada parte, considere o nome da parte. Músculos que estão no estômago, considere o estômago.
  2. O conceito de “não se deve mexer” significa: cirurgia, tratamento invasivo, operação. Massagens, colocação de medicamento e outros tratamentos não invasivos podem ser feitos.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com
Idiomas