Corpo-Alma

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Corpo-Alma

« Back to Glossary Index

Também chamado de: Vestes de Bodas; Vestidos de Bodas, Veste Nupcial, Traje Nupcial. São Paulo chama de soma psuchicon (ICor 15; 44). Os dois Éteres Superiores (Éter Luminoso e Éter Refletor) do Corpo Vital formam o Corpo-Alma. O Corpo-Alma é o veículo do intelecto, e responsável por tudo que faz do ser humano, um ser humano. Nossas observações, nossas aspirações, nosso caráter, etc., são devidos ao trabalho do Espírito nesses dois Éteres Superiores, que se tornam mais ou menos luminosos de acordo com a natureza de nosso caráter e hábitos. A evolução de nossas forças anímicas e a faculdade de viajar em nossos veículos mais sutis depende da separação entre os Éteres Inferiores e o Corpo-Alma. O serviço constrói o Corpo-Alma, o glorioso Traje Nupcial, sem o qual nenhum ser humano poderá entrar no Reino dos Céus, designado ocultamente por a “Nova Galileia”. De modo que se levarmos a cabo o nosso trabalho, não importa que saibamos ou não como se processam as coisas, pois o luminoso Corpo-Alma cresce ao redor da pessoa e a sua luz lhe ensinará tudo quanto concerne aos Mistérios sem que seja preciso recorrer a livros – por esse meio, o indivíduo aprende os ensinamentos de Deus de tal maneira que ultrapassa aquilo que os livros lhe poderiam oferecer. No devido tempo a sua visão interna se despertará e lhe mostrará o caminho para o templo.

O Corpo-Alma é um veículo que todos os seres humanos possuem. Isso é garantido pela máxima oculta aplicada aos seres humanos que estão no caminho de realização espiritual: “ninguém é tão bom que não tenha algo de mal, e ninguém e tão mal que não tenha algo de bom”.

A diferença entre o Corpo-Alma de uma pessoa e de outra está no desenvolvimento alcançado na sua construção (p.exe: uma pessoa aplicada, fiel e ativa em uma Escola de Mistérios como a Rosacruz, acelera e muito o desenvolvimento do seu Corpo-Alma) e o grau de funcionar conscientemente nele (especialmente à noite, depois do Exercício Esotérico noturno de Retrospecção e da restauração do seu Corpo Denso), quando a pessoa o utiliza para trabalhar como Auxiliar Invisível.

É através do Corpo-Alma que exercitamos cada vez mais o equilíbrio “cabeça-coração”.

Dentre as atitudes, durante o dia, que podemos fazer para ajudar no seu desenvolvimento está o servir amoroso e desinteressadamente o irmão e a irmã com que nos relacionamos, focando na divina essência oculta em cada um deles (e que nos faz filhos de Deus) e o mais anonimamente que possamos. Refreando as tendências da nossa natureza inferior, especialmente o gasto da nossa força sexual criadora desnecessariamente para gratificar os nossos sentidos.

E é assim que executamos o que chamamos de alquimia espiritual, ou seja: conseguimos transmutar o serviço em crescimento anímico, crescimento da alma como consequência disso aumentamos o brilho do nosso Corpo-Alma que é o nosso veículo do serviço que prestamos nos Mundos invisíveis.

« Back to Glossary Index

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Idiomas