Carta de Max Heindel: Instrutores Espirituais: Verdadeiros e Falsos

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Carta de Max Heindel: Instrutores Espirituais: Verdadeiros e Falsos

Fevereiro de 1916

Um dos problemas mais difíceis que um líder de um movimento espiritual tem que enfrentar é a impaciência dos estudantes que querem colher onde não semearam. Eles não são, suficientemente, pacientes para esperar a colheita, pois, querem os resultados imediatamente e, se não conseguem fazer brotas asas dentro de um determinado tempo, feitas por eles mesmos, estão sempre dispostos a apregoar a “fraude” e procuram um “instrutor individual”, visível ou invisível. Desde que o líder “garanta” resultados, eles estão preparados para deixar o bom senso de lado e segui-lo cegamente, ainda que tal líder possa conduzi-los a um hospício ou à uma sepultura devido a uma doença consumptiva[1], ou nos casos daqueles que se livram com mais facilidade de uma punição severa, simplesmente separando uma parte do dinheiro deles.

Esse assunto já foi debatido em Cartas aos Estudantes anteriores, mas sempre há aquele que se esquece e, também, há sempre novos Estudantes Rosacruzes que, constantemente, ingressam nessa Escola; portanto, é necessário reiterar pontos importantes de tempos em tempos. Recentemente ouvimos de um Estudante que deixou um Centro Rosacruz para se juntar a um “instrutor individual” e, parece que foi até invejado por outros Estudantes do mesmo grupo que não foram tão afortunados (?) e, também por isso, me parece oportuno retomar o assunto.

Você já viu alguma instituição de ensino, desde o jardim de infância até a universidade, onde se mantêm um professor para cada aluno? Nós não temos. Nenhum Conselho de Educação sancionaria tal desperdício de energia, nem contrataria um professor individual para qualquer pessoa, simplesmente, pelo fato deste aluno estar impaciente por desejar concluir a escola “rapidamente”. E, finalmente, mesmo que fosse permitido pelo Conselho e nomeasse um professor em um caso especial que “abarrota-se” o cérebro de aluno de conhecimento, haveria um grande perigo de febre cerebral, insanidade e, talvez, de morte devido a este método.

Se isso é verdade nas escolas de ciências físicas, como alguém pode acreditar que haja diferença em relação à ciência espiritual? Cristo disse a Seus Discípulos: “Se não credes quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando vos falar das coisas do céu?[2] Nenhum “instrutor individual”, se tal houver, pode iniciar alguém nos mistérios da alma até que o aluno esteja preparado por seu próprio mérito. Quem professa fazê-lo se autodenomina um impostor de baixo nível. E assim, quem se deixa ludibriar, mostra não ter bom senso; pois, de outra forma, perceberia que nenhum instrutor altamente desenvolvido não poderia desperdiçar seu tempo e sua energia na instrução de um único aluno, quando poderia facilmente ensinar a muitos.

Imagine, se vocês podem conceber, os doze Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz cada um atendendo unicamente um aluno! Esse pensamento é um sacrilégio. Tais seres humanos, verdadeira e altamente desenvolvidos, têm outras tarefas e muito mais importantes para lidar, e mesmo os Irmãos Leigos e as Irmãs Leigas, que foram Iniciados por eles, não são permitidos incomodá-los por coisas tão pequenas e sem importância.

Portanto, podemos afirmar enfaticamente que os Irmãos Maiores não costumam visitar ninguém na Fraternidade Rosacruz ou fora dela, como um “instrutor individual”, e quem assim pensar, está se enganando. Eles transmitem certos ensinamentos que formam a base da instrução nessa escola, e aprendendo como viver essa ciência da alma, nós podemos, com o tempo, nos qualificar para encontrá-los, face a face, na escola dos Auxiliares Invisíveis. Não há outro caminho.

Eu acredito que essa ideia possa ser fixada mais firmeza em sua Mente, mais do que antes, e que isso possa lhe dar uma base para corrigir as outras pessoas que estão correndo o risco de se desviarem.

(Carta nº 63 do Livro Cartas aos Estudantes – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: doenças que provocam definhamento, enfraquecimento ou debilidade tal como a tuberculose, a síndrome consumptiva (ou síndrome de Wating) e doenças que provocam a caquexia (perda de tecido adiposo e músculo ósseo).

[2] N.T.: Jo 3:12

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