Arquivo de tag Jeová

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Por que as cores do véu do Templo e das vestes sacerdotais, como descrito no Livro do Êxodo, eram azul, púrpura e escarlate, em vez de serem as três cores primárias?

Resposta: O Tabernáculo no Deserto foi a primeira igreja erguida na Terra. Quando a Humanidade saiu das bacias terrestres devido à condensação das águas, que antes pairavam como uma densa névoa sobre solo terrestre, a visão espiritual que até então havia guiado os seres humanos se tornou um obstáculo para o desenvolvimento físico dele. Assim, ela foi diminuindo, e os sentidos dos seres humanos se concentraram no Mundo Físico. Essa mudança acarretou uma ruptura com as Hierarquias Divinas que, até aquele momento, haviam guiado o ser humano no Caminho de Evolução. Elas se tornaram invisíveis e o ser humano sentiu a falta delas. Então, surgiu no coração dos seres humanos um anseio por Deus, que foi saciado com a dádiva do Tabernáculo no Deserto e a prescrição de certas Leis Divinas no sentido de orientá-los. Jeová era o Legislador e o Gênio particular dos Semitas Originais, que erma a Raça de origem da futura Época Ária; e atrás d’Ele permanecia o Altíssimo, o Pai. Isto é confirmado em certas passagens como no Livro do Deuteronômio, capítulo 32, versículos 8 e 9[1], onde se afirma que o Altíssimo dividiu o povo em nações, reservando uma certa porção do povo ao Senhor, que o guiou e o levou para fora do Egito, terra onde se venerava o Touro, rumo à Época do Arco-íris, a Época Ária. Esta foi inaugurada com o uso do sangue do Cordeiro, Áries (A), no Páscoa realizada por Noé, e com a entrega das leis dadas por meio de Moisés, as quais foram simbolicamente representadas no Tabernáculo no Deserto.

A cor do Altíssimo, o Pai, é um azul espiritual. A cor de Jeová é o vermelho (indicando o aspecto sacrificial do sangue) e a mistura dessas duas cores produz a cor púrpura. Portanto, essas duas cores eram mostradas no véu do Templo, mas também havia a cor branca, que mostrava simbolicamente que algo ainda estava faltando. Sob o regime de Jeová era necessário aplicar o lema: “olho por olho e dente por dente[2]. Isso era exigido pela Lei ditada por Ele e transmitida a Moisés. Essa Lei reinou até Cristo, que então trouxe a graça e a verdade, rasgando assim, o véu do Templo. Sob essa Lei antiga, os sacrifícios de animais eram obrigatórios, pois a Humanidade ainda não aprendera a fazer um sacrifício de si mesma. Quando Cristo mostrou o caminho para a verdade e a vida, ao se sacrificar, o véu do Templo se rasgou, o antigo sistema foi abolido, e um novo caminho foi aberto para a salvação “de todo aquele que o desejar[3].

Na Nova Dispensação, portanto, não há véu sobre o qual possa ser colocada a cor do Iniciador. Encontrou-se uma maneira melhor de marcar individualmente aqueles que são de Cristo com Sua cor dourada e, assim, aqueles que seguem o caminho do serviço e do autossacrifício desenvolvem em sua própria aura a cor dourada de Cristo, que é a terceira das cores primarias. Esta é a veste sacerdotal da Nova Dispensação, sem a qual ninguém jamais poderá penetrar no Reino, e nenhuma veste obtida com pseudo-iniciações, não importa qual tenha sido o preço pago.

(Pergunta nº 82 do Livro Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Volume II – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: Quando o Altíssimo repartia as nações, quando espalhava os filhos de Adão ele fixou fronteiras para os povos, conforme o número dos filhos de Deus; mas a parte de Iahweh foi o seu povo, o lote da sua herança foi Jacó.

[2] N.T.: Ex 21:24, Lv 24:19, Mt 5:38

[3] N.T.: Apo 22:17

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Cristo: Nosso Espírito Planetário Permanentemente Presente

O Filho, o Cristo Cósmico, é o mais elevado Iniciado do Período Solar, habitando o Sol Central e guiando os Planetas em suas órbitas por um Raio que emana d’Ele, o qual se torna o Espírito habitante de cada Planeta.

O mais elevado Iniciado do Período Solar evoluiu até o ponto em que se uniu ao Segundo Aspecto do Deus Trino e, portanto, Ele é o Deus-Filho. Este é o Cristo Cósmico, e um Raio que emana d’Ele foi o que ocupou o Corpo Denso e Vital de Jesus, quando teve que “estar entre nós, aqui”!

Quando o Salvador Cristo Jesus foi crucificado, Seu Corpo foi transpassado em cinco lugares… Quando o sangue fluiu desses centros, o grande Cristo Espírito Solar foi libertado do veículo físico de Jesus e se encontrou na Terra. Os veículos planetários já existentes foram permeados por Ele com Seus próprios veículos e, num piscar de olhos, difundiu Seu próprio Corpo de Desejos sobre o Planeta, o que Lhe permitiu, desde então, trabalhar sobre a Terra e sua Humanidade a partir de dentro do Planeta Terra.

O Solstício de Junho e Solstício de Dezembro, juntamente com o Equinócio de Março e o Equinócio de Setembro, formam pontos críticos ou pontos de retorno na vida do grande Espírito da Terra. Ele habita nossa Terra parte do ano e depois se retira para os Mundos superiores… Durante julho e agosto, enquanto o Sol está em Câncer e Leão, Ele está reconstruindo Seu veículo do Espírito da Vida, que Ele trará novamente aqui e com ele rejuvenescerá a Terra e os Reinos da vida que evoluem nela… No Equinócio de Setembro, quando o Sol passa de Virgem para Libra, o Espírito de Cristo, retornando à nossa Terra, toca sua atmosfera… Ele chega ao centro da Terra à meia-noite de 24 de dezembro. Lá Ele permanece por três dias e então começa a se retirar. Essa retirada se completa na Páscoa. Da Páscoa até o Solstício de Junho, Ele passa pelos Mundos superiores e chega ao Mundo do Espírito Divino, o Trono do Pai, justamente no dia do Solstício de Junho, todos os anos.

Nós, coletivamente, somos os Espíritos da Terra. Um dia, devemos guiar o veículo que criamos. Jeová nos guiou de fora por meio de Leis Jeovísticas, mas como isso não foi suficiente para nos levar ao ponto de individualização em que seremos capazes de cuidar de nós mesmos, Cristo veio como Salvador e está nos ajudando até que chegue o tempo em que teremos desenvolvido em nós mesmos uma natureza amorosa que seja suficiente para sustentar a Terra.

(por Max Heindel – Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de setembro de 1947 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

ECOS-no-120-jun-2026_page-0001-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
ECOS-no-120-jun-2026_page-0002-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

SUMÁRIO

Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para JUNHO de 2026. 8

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026: 11

Reuniões de Estudos: 11

DOMINGO, 10. 11

DOMINGO, 17. 11

DOMINGO, 24. 11

DOMINGO, 31. 11

Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS: 12

Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes: 12

Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não: 12

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos: 12

Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento: 12

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO) 13

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16

03/05 – 16h – Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Matheus Capítulo 8 versículos: 16 a 17. 16

Primeiro vamos ver a Significância Esotérica desse trecho: “‘Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.’”: 17

Passamos para a Significância Esotérica desse trecho: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos…”: 18

O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”: 19

10/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – A Palavra Criadora – Termos Rosacruzes: Mente e Imaginação. 32

Termo Rosacruz: Mente. 33

Termo Rosacruz: Imaginação. 41

17/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.1. 43

Termo Rosacruz: Ego. 43

24/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.2. 47

Termo Rosacruz: Ego. 47

31/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Primeiros Passos: Palavra Criadora. 55

Termo Rosacruz: Deus de Raça. 55

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 57

Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa. 57

A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui! 59

A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui 61

O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui 66

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 67

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também: 68

1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?. 68

2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?. 69

3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?. 69

4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?. 70

5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?. 70

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 72

Reuniões de “Cura Rosacruz”. 72

Datas de Cura. 74

Ritual do Serviço Devocional de Cura. 74

Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 75

Nossas Reuniões de Estudos Semanal

As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.

Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Para esse mês de JUNHO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:

 

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para JUNHO de 2026

Nesse Calendário você encontra:

1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar

2- Os melhores Períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz

3- Os melhores Períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais

4- Os melhores Períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais

5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)

**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026:

Reuniões de Estudos:

DOMINGO, 3

DOMINGO, 10

DOMINGO, 17

DOMINGO, 24

DOMINGO, 31

Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS:

Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes:

Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz

Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não:

via e-mail, no site, nas redes sociais

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos:

incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento

Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento:

Para os irmãos e as irmãs inscritos (Estudantes Rosacruzes ou não) no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz.

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO)

Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para  praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de JUNHO, nesse ano, que vai de 20 de MAIO a 21 de JUNHO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Gêmeos.

O modelo cósmico para a Terra, projetado por essa Hierarquia, é o de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.

As características que devem ser cultivadas durante o Período de Gêmeos são a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem”.

Quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, braços e mãos, em particular.

Contém, também, o Arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo.

Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente.

Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Gêmeos é a Hierarquia Criadora dos Serafins.

Os Serafins despertaram o germe do terceiro aspecto do Espírito – o Espírito Humano, durante a quinta Revolução do Período Lunar.

Uma das palavras-chave de Gêmeos é a atividade; essa é, também, a palavra-chave do Espírito Santo. Por meio da sua atividade, os Serafins transpassam os mistérios do Espírito Santo ao Signo oposto, Sagitário, os Senhores da Mente. Ali esperam que o ser humano desenvolva sua iluminação até ser capaz de compreender e aplicar o imenso poder do Espírito Santo em sua vida diária. Ainda assim a Humanidade só é capaz de perceber debilmente os mistérios relacionados com o princípio e os poderes do Terceiro Aspecto da Trindade.

Atividades do Cristo – Enquanto o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a luz de Cristo se difunde em uma aura esférica ao redor da Terra, o que capacita os Iniciados na Trilha da Santidade a alcançar a presença de poderosos seres, conhecidos como Serafins, cuja grandeza e poder sobrepassam qualquer descrição. Sob seu sublime ministério, os ensinamentos relativos ao mistério da polaridade são transmitidos, com que se aprende a interação entre as energias masculinas e femininas (os elementos positivos e negativos da natureza), e constituem a força motriz de tudo, desde o átomo até o Planeta.

Atividades do Aspirante à vida superior – Durante o Período de trânsito do Sol pelo Signo de Gêmeos, o Discípulo fará bem ao dedicar o maior tempo possível a meditar sobre o princípio da polaridade, pois é o mês mais apropriado do ano para receber as revelações esotéricas sobre essa matéria profundíssima. Se for possível, o Zohar, “o Livro da Luz”, como foi inicialmente conhecido, é recomendável para os estudos sobre esse tema.

No Corpo Denso – O Signo de Gêmeos rege as mãos. Essas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornados com preciosos dons de cura e concedendo bênçãos.

Recomenda-se ao Estudante visualizar as mãos com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.

Dentre os 12 Apóstolos – O Discípulo correlacionado com Gêmeos é S. Tomé. Tão intimamente se identificou com Cristo que suas dúvidas, próprias em uma Mente mortal, foram transcendidas por meio de uma dinâmica realização dos poderes crísticos latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo depois de ter havido essa transformação.

Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Gêmeos impregnam a Terra, e durante o mês solar de JUNHO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus(Sl 46:11). Faça isso em cada um dos dias em que Gêmeos enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos

03/05 – 16h – Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Matheus Capítulo 8 versículos: 16 a 17

O texto da Bíblia sob estudo está aqui:

Vendo Jesus que estava cercado de grandes multidões, ordenou que partissem para a outra margem do lago. Então chegou-se a ele um escriba e disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Cristo Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Cristo Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Primeiro vamos ver a Significância Esotérica desse trecho: “‘Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.’”:  

Reparem que esse trecho vem depois do que Cristo ordenou (como ordena até hoje): “Segue-me”. No trecho Ele diz para um discípulo (ou seja, que já adotou o Cristianismo e já está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação naquele tempo).

Ou seja: para uma pessoa que despertou em si a espiritualidade Cristã.

Exemplo?

Um Estudante Rosacruz – o que muitos de nós respondemos?

•”permite-me ir primeiro enterrar meu pai”

•O que simboliza ou significa essa desculpa ou justificativa?

Simplesmente TUDO que nos impede de progredir espiritualmente na construção e na utilização do Corpo-Alma para vivermos nos Mundos espirituais (como Cristo ensinou).

Exemplos?

•Subordinação à lei dos homens

•Prisão aos costumes

•Apegos materiais

•Perigosa e ilusória zona de conforto

E o que o próprio Cristo nos ensina como solução para conseguirmos progredir espiritualmente pelo método Cristão?

(…) “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.

E será que somos também “mortos” que nos ocupamos em enterrar os “nossos mortos”?

Aqui alguns exemplos para ver se somos, ainda que parcialmente:

•Os que estão “mortos” para espiritualidade

•Os que estão acham que “morreu, acabou”

•Os que estão acham que temos só essa vida

•Os que vivem a base de dogmas

•Os que vivem dependentes de outros, senão Cristo

•Os que acham que conseguem enganar a Deus!

E a lista continua, não?

Passamos para a Significância Esotérica desse trecho: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos…”:  

A raposa aqui simboliza a astúcia que aprendemos a aplicar na Época Atlante e que até hoje usamos e abusamos! Já as aves aqui simbolizam os pensamentos que, contaminados pelo Corpo de Desejos, vão de um lado para outro.

E completando a frase: “…, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Ou seja: os Ensinamentos d’Ele não estavam nos Corações e nas Mentes humanas…e ainda não estão!

O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”:  

Reparem bem: o próprio Cristo Jesus se intitula “Filho do Homem”: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

Resumindo: Referência oculta ao Signo de Aquário. Para compreendermos essa fortíssima correlação: “Filho do Homem” e o Signo Astrológico de Aquário temos que explicar um pouco o que é um dos Movimentos da Terra chamado “Precessão dos Equinócios”.

•Para isso desenhemos uma linha que chamaremos de Linha do Equador da Terra e coloquemos o Planeta Terra no meio dessa linha, assim como está nessa figura.

•Agora coloquemos o Sol alinhado à Terra.

•Só que devido ao eixo da Terra em relação ao Sol não estar, hoje, perpendicular, ou seja, estar inclinado, então o Sol não pode estar alinhado ao Equador da Terra, ou seja há um ângulo entre o Equador da Terra e o Equador do Sol (uns 23 graus). Mais ou menos assim nessa figura:

Agora se ao invés de trabalharmos em duas dimensões, onde usamos linhas, vamos trabalhar em 3 dimensões e usar planos.

Ficaria mais ou menos assim:

Plano do Equador da Terra e Plano do Equador do Sol em ângulo de separação de em torno de 23 graus. Vamos marcar 4 pontos que são de extrema importância para quem estuda a Filosofia Rosacruz.

Primeiro, o do Equinócio de Março que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em março.

Segundo o do Equinócio de Setembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em setembro.

Terceiro o do Solstício de Junho que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em junho.

Quarto o do Solstício de Dezembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em dezembro.

Sabemos que a nossa volta, em volta de todo o nosso Sistema Solar temos os 12 Signos do Zodíaco.

Pois quando falamos, p. exe. que o Sol está em Peixes, é porque se olharmos para o Sol, atrás dele está o Signo de Peixes, como nos ensina a Astrologia Rosacruz.

Então, coloquemos os 12 Signos do Zodíaco na sua sequência. Fica mais ou menos assim:

Note um ponto muito importante que servirá para a nossa explicação: HOJE o Sol cruza o Equador terrestre em março, no Equinócio de Março, no Signo de Peixes.

Vamos pegar justamente essa parte da figura e escrevê-la de outra forma.

•Aqui está uma escala de 60 graus, 30 mais 30.

•Aqui está o Signo de Áries nos seus 30 graus.

•E aqui o Signo de Peixes nos seus 30 graus.

Agora vem a constatação de como o movimento de Precessão dos Equinócios ocorre.

Todos os anos, em março, quando o Sol cruza o Equador terrestre, ele sempre cruza em um valor que é anterior ao ano passado.

Exemplo: se ele cruzou esse ano em 7 graus, 22 minutos e 9 segundos de Peixes, no ano passado ele cruzou em 7 graus, 22 minutos e 59 segundos.

Alguns exemplos no passado:

•no ano 1 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Áries:

•já no ano 498 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 2 graus de Áries:

•e hoje o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Peixes:

Estendamos a escala para mais 30 graus. Note: temos 3 conjuntos e assim podemos projetar 3 Signos: Peixes, Áries e Touro.

Quando o Sol cruzava o Equador terrestre no Signo de Touro estávamos na Era de Touro.

No Signo de Áries, estávamos na Era de Áries.

E, hoje, cruzando no Signo de Peixes, estamos na Era de Peixes.

Na Era de Touro estávamos na 3ª parte da Época Atlante.

Na Era de Áries estávamos na 1ª parte da Época Ária.

Na Era de Peixes estamos na 2ª parte da Época Ária.

Agora notem bem: o Antigo Testamento cobre os 23 graus enquanto estávamos na Era de Áries.

Já o Novo Testamento cobre os 7 graus enquanto estávamos na Era de Áries e, assim, já na Órbita de Influência da Era de Peixes.

Na Era de Touro tínhamos uma Religião onde adorávamos o Touro ou o “bezerro de ouro”. Foco era na conquista da Região Química do Mundo Físico e conquistas materiais sob as Religiões de Raça.

Na Era de Áries, até os 23 graus, estávamos em uma transição que tínhamos que adorar o Cordeiro e o sangue do Cordeiro nos protegia, ainda sob as Religiões de Raça. Alusões aos Pastores do Antigo Testamento de carneiros e cordeiros.

Após os 8 graus, começamos a adorar o Cordeiro de Deus que ia vir e veio! Daí Cristo ser chamado de Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo. Apresentação da Religião Cristã a quem quisesse.

Como estávamos já na Órbita de Influência da Era de Peixes, o peixe, conhecido como Ichthys se torna um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Cristo faz dos Discípulos “pescadores de homens”. Alusões a rede de pesca e peixes.

Continuemos estendendo a nossa escala para mais um Signo além de Peixes. Lembrando: estamos hoje na 2ª parte da Época Ária ou na Era de Peixes, pois o Sol, quando no Equinócio de Março cruza o Equador, atrás dele está o Signo de Peixes. E estamos em direção à 3ª parte da Época Ária ou Era de Aquário:

Reparem que o Signo de Aquário é o único que tem como símbolo um homem inteiro.

Em referência à Aquário Cristo se intitulou “Filho do Homem”, pois ele trouxe a Religião da Era de Aquário, onde a Fraternidade e o altruísmo reinarão no nosso cotidiano.

Ou seja; Ele nos disponibilizou a verdadeira Religião Cristã (bem diferente do que vemos hoje propagandeadas pelas Religiões exotéricas, católicas e protestantes).

E ao disponibilizar para quem quisesse, muitos de nós já a vivencia na prática do seu dia a dia.

Na Fraternidade Rosacruz temos, por exemplo, os irmãos e as irmãs que já alcançaram os níveis de Adepto e Irmão Maior, na sua plenitude; os Irmãos e as Irmãs Leigas na maior parte do tempo; os Discípulos que sabem o que é e se esforçam para vivenciá-la; e os Probacionistas ativos e sinceros que a praticam por meio das lições não escritas que lhe são fornecidas.

Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais.

Para saber mais, assista o vídeo da 29ª Reunião Mensal de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil no nosso Canal do YouTube:

29ª-Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes-FRC-Campinas SP-3mai268ºC. S. Mateus-18-22-Filho do Homem

__________________________________________________________________________________________

10/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – A Palavra Criadora – Termos Rosacruzes: Mente e Imaginação

Estudemos dois Termos Rosacruzes importantíssimos que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Mente

A Mente é o meio pelo qual nós (Tríplice Espírito, a Individualidade) conseguimos trabalhar com o nosso Tríplice Corpo, a Personalidade). Antes para contextualizarmos precisamos entender, quando passamos a possuir a Mente e o marco que ela trouxe, o que mudou a partir dela, e para isso vamos dar uma rápida passada pelo Esquema de Evolução:

•É um grande Dia de Manifestação que compreende 7 Períodos. Cada Período é composto por 49 voltas.

•São 7 Globos que completam 7 Revoluções cada, seguido de 49 Repousos e 1 Noite Cósmica.

•O “Fio de Ariadne” que nos guiará através desse labirinto de Globos, Mundos, Revoluções e Períodos.

•Um Globo é um Campo de Evolução, ou seja, um local com um ambiente completo e condições perfeitas para a EVOLUÇÃO de inúmeras Ondas de Vida.

•Repouso ocorre todas as vezes em que migramos de um Globo para outro, essa não é uma fase de inércia e sim de assimilação e preparação do novo ambiente.

Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução, vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.

•Noite Cósmica que ocorre entre dois Períodos também não é um Período de inércia, e sim de assimilação e preparação. Quando isso ocorre o cosmo converte-se em ‘Caos’ novamente e partimos para um novo Período.

-Quais são as ajudas que tivemos das Hierarquias?

No trajeto da nossa Evolução tivemos muitas ajudas das Hierarquias Criadoras, algumas pertencentes a nossa Evolução e outras voluntariamente nos ajudaram. No primeiro capítulo do Gênesis essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma hoste de Seres duplos ou bissexuais. Vamos falar do primeiro lá no Período de Saturno.

Senhores da Chama; essa Hierarquia prestou grande auxílio à nossa Onda de Vida nos dando um germe de um Corpo e despertando em nós o Espírito Divino. Vale ressaltar que tal Hierarquia não tinha compromisso ou obrigação nenhuma, que os levasse a nos auxiliar, nem nos em nada poríamos acrescentar à evolução dos mesmos, nenhum novo conhecimento, nenhuma nova habilidade, aprendizado ou experiência, nada poderíamos acrescentar à essa elevada Hierarquia, seu auxílio foi desinteressado (aquilo que não se tem ganho, necessidade ou obrigação), sendo assim, seu auxílio foi essencial para nossa evolução.

Durante a 1° Revolução do Período de Saturno, os Senhores da Chama conseguiram implantar na vida evolucionante o germe do nosso atual Corpo Denso.

Esse germe foi se expandindo durante as próximas 6 Revoluções, onde obteve a capacidade de desenvolver os órgãos do sentido, especialmente o ouvido. Desde quando nos proporcionou o germe do Corpo Denso os Senhores da Chama se fizeram inativos em nossa evolução retomando somente no final do Período para, mais uma vez, nos ajudar. Na metade da 7° Revolução do Período de Saturno os Senhores da Chama se fizeram ativos novamente, nos proporcionado dessa vez o princípio espiritual mais elevado, despertando o Espírito Divino no ser humano.

No Período de Solar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Sabedoria. Os Senhores da Sabedoria, foram responsáveis por proporcionar o germe da Corpo Vital, estabelecendo a base para a futura evolução do ser humano. Durante o Período Solar, tivemos outra grande realização que foi a contraparte do Corpo Vital, foi o despertar do Espírito de Vida, isso foi feito por uma Hierarquia chamada Querubins. Neste Período o ser humano era análogo aos vegetais, a consciência dos seres humanos no Período Solar era semelhante a um estado de sono profundo. Nesse estado, não havia autoconsciência nem a capacidade de perceber o mundo externo de maneira consciente, como fazemos hoje. – Nesse estágio, a consciência humana estava em grande parte fundida com o ambiente ao seu redor. Não havia uma distinção clara entre o “eu” e o “não-eu”. Essa fusão com o ambiente é comparável ao estado de consciência das plantas, que vivem e crescem de acordo com os ritmos naturais, mas sem consciência própria ou Individualidade.

O foco principal no Período Solar era o desenvolvimento do Corpo Vital. Esse Corpo é responsável pelos processos vitais e pelo crescimento, e durante este Período, a Humanidade estava fortemente influenciada por essas forças vitais. – A consciência era, portanto, principalmente ligada às funções vitais e de crescimento, semelhante à vida das plantas, que são guiadas pelas forças do Corpo Vital. – Embora não houvesse autoconsciência, havia uma sensação básica de vida, um sentimento de vitalidade. Isso se manifestava como um tipo de percepção interna, uma sensação de estar vivo, mas sem a complexidade das emoções ou do pensamento consciente.

No Período Lunar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Individualidade.

Os Senhores da Individualidade foram responsáveis por proporcionar as “sementes” do germe de Corpo Desejos. Já outra Hierarquia chamada de Serafins nos proporcionou o despertar do Espírito Humano, a contraparte do Corpo de Desejos. Neste Período o ser humano era análogo aos animais pois possuía uma consciência e estava em um estado de sono com sonhos, onde havia uma percepção rudimentar de imagens e formas. No entanto, essa consciência era instável e fragmentada.

Os seres neste estágio podiam perceber imagens e formas, mas essas percepções eram vagas e fluidas, sem a clareza e a definição da percepção consciente atual.

Neste Período o foco principal do desenvolvimento era o desenvolvimento do Corpo de Desejos. Este Corpo é responsável pelas emoções e sentimentos. Os seres começaram a experimentar emoções primitivas e sensações, mas sem uma compreensão clara ou controle sobre elas.

A reconstrução do Corpo Denso, na Revolução de Saturno do Período Terrestre, teve a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente. Recebeu o primeiro impulso para a construção do Sistema Nervoso, onde começaram a se objetivar o Sistema Nervoso Voluntário e o Simpático. O Sistema Nervoso Simpático já havia sido obtido no Período Lunar, mas o Sistema Nervoso Voluntário foi exatamente no atual Período Terrestre. E por intermédio do Sistema Nervoso Voluntário, o Corpo Denso, que era um mero autônomo agindo somente em função de estímulos exteriores, como uma marionete, se transformou num instrumento extraordinariamente adaptável podendo ser guiado e governado pelo Ego, de dentro. Assumimos o controle.

O trabalho principal de tal reconstrução foi executado pelos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre, assim como as mais ativas do Período de Saturno foram os Senhores da Chama; no Período Solar os Senhores da Sabedoria e no Período Lunar os Senhores da Individualidade. O Período Terrestre é, sem sombra de dúvida, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau máximo o mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado, mais distante e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma. Se os Senhores da Forma é a Hierarquia predominante do Período, sugere-se que ela tenha despertado algo, dado alguma parte do nosso Corpo Denso ou nos proporcionado algum germe, sim ou não?

A grande pergunta é o que foi, e qual foi o germe que Senhores da Forma nos proporcionou? Além é claro de a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente.

Os Senhores da Forma não nos “deram” nada; nem germe e nem partes do nosso Corpo Denso. Eles nos dão (e a todas as Ondas de Vida que precisam) os ensinamentos para construirmos formas, sejam químicas, etéricas, de desejo e/ou de pensamento, e por isso são os responsáveis por todas as atividades no Período Terrestre.

Mas então se os Senhores da Forma não nos deram nenhum germe, nem parte alguma do nosso Corpo Denso? Isso quer dizer que no Período Terrestre não recebemos nenhum tipo de germe, o que além dos Senhores da Forma outra ou outras Hierarquias, também nos ajudaram com o despertar de algum germe, se sim qual foi esse germe e qual foi a Hierarquia?

Os Senhores da Mente, especialistas em matéria mental, nos deram o germe do veículo Mente aqui na 4ª Revolução do Período Terrestre.

Com esse acréscimo completamos a reconstrução final do Corpo Denso, ou ainda teremos a frente mais aperfeiçoamento, do e no, Corpo Denso?

Após recebermos o germe da Mente completamos a reconstrução final do Corpo Denso, capacitando-o a alcançar o mais alto grau de eficiência possível a tal veículo.

E quando fazemos uma Recapitulação podemos enxergar como fomos sendo preparados. Para tornamo-nos autoconscientes, sabemos que no Período de Saturno éramos inconscientes estando no nível de consciência correspondendo ao transe profundo No Período Solar éramos inconscientes correspondendo ao sono sem sonhos. No Período Lunar possuíamos a consciência pictórica correspondendo ao sono com sonhos. Somente no Período Terrestre obtivemos a consciência de vigília. Até aqui, aprendemos sobre as ajudas que recebemos e quando as recebemos. Porém precisamos ter um pouco mais de clareza em saberemos que parte do Período Terrestre essa consciência foi adquirida, logo que entramos no Período Terrestre ou no meio.

Quando chegamos exatamente aqui no Globo D do Período Terrestre, deu início as chamadas Épocas. Aqui é o ponto mais baixo da Involução e o início da Evolução. E foi exatamente aqui em uma das Épocas que os Senhores da Mente nos deram o germe do veículo Mente, na 4ª Revolução do Período Terrestre.

As Épocas se fizeram necessárias por um motivo, e qual foi esse motivo? Para uma recapitulação dos Períodos anteriores.

Qual o grande objetivo das Épocas? Devido a lei de espirais dentro de espirais, um novo passo nunca é dado antes que seja recapitulado todos os passos anteriores.

Em qual Época recebemos o Germe da Mente? O Germe da Mente começou a ser dado aos mais avançados da Humanidade no final da Época Lemúrica, mas o desenvolvimento e a manifestação de forma mais ampla da Mente ocorreram na Época Atlante. Antes disso, o ser humano era mais instintivo, funcionando sem razão desenvolvida, sem intelecto completo e sem consciência individual como conhecemos hoje. O cérebro estaria em formação há muito tempo, mas ainda não plenamente conectado à Mente racional.

• Na Época Polar → o ser humano tinha apenas algo equivalente ao Corpo Denso.

• Na Época Hiperbórea → desenvolveu o Corpo Vital.

• Na Época Lemúrica → desenvolveu o Corpo de Desejos (emoções e impulsos).

• Na Época Atlante → recebeu a Mente. Os “Senhores da Mente” teriam dado ao ser humano o “germe da Mente”, permitindo o surgimento da Individualidade e da autoconsciência. O grande marco foi que a partir daí:

– o ser humano passou a desenvolver razão;

 – começou a pensar de forma individual;

– adquiriu consciência do “eu”;

– passou a escolher entre o certo e o errado;

– e iniciou o desenvolvimento intelectual.

“A Mente é o foco em que o Tríplice Espírito […] reflete-se no Tríplice Corpo.”. “O intelecto do ser humano teve sua origem durante o quarto Dia da Criação, o Período Terrestre em que vivemos agora, porque antes dele a vida do ser humano atual não tinha nem cérebro e nem Mente”.

Quem veio primeiro o cérebro ou a Mente? O cérebro físico surgiu antes da Mente racional completa. O cérebro seria preparado ao longo da evolução para depois receber o germe da Mente. Tudo, antes, existe uma preparação, uma construção.

No atual Período Terrestre o veículo mais Denso é o Corpo Denso. No Período de Jupiter será o Corpo Vital. No Período de Vênus será o Corpo de Desejos, e no Período de Vulcano será um Corpo Mental. E agora vamos dar uma olhada nas formas que hoje temos de alimentar e cultivar o atual e futuros Veículos.

Mente Concreta → ligada aos desejos, emoções, sentimentos, interesse pessoal e pensamento voltado ao mundo material. A Mente Concreta está contaminada pelos desejos.

Mente Abstrata → ligada às ideias puras, princípios universais, pensamento elevado, impessoal e espiritual. A Mente Abstrata trabalha acima da contaminação emocional que está a Mente Concreta.

•As atividades e disciplinas que ajudam no desenvolvimento da Mente Abstrata são: estudo da matemática, música elevada em harmonia, melodia e ritmo, meditação em assuntos elevados, Astrologia Rosacruz, estudo do Esquema de Evolução, pensamento ordenado e consecutivo, esforço mental contínuo, reflexão filosófica e espiritual.

O Pensamento Abstrato […] não está contaminado pelas emoções. A maioria da Humanidade é incapaz de se abstrair porque não formou a Mente Abstrata.

Termo Rosacruz: Imaginação

A imaginação surgiu como parte necessária do processo evolutivo do ser humano. Ela não apareceu por acaso, mas porque o ser humano precisava deixar de ser apenas um ser guiado automaticamente, para se tornar um criador consciente. No início da evolução, nos Períodos e Épocas já apresentados, o ser humano ainda não possuía pensamento consciente do Mundo Físico. Éramos autômatos, guiados em tudo. Sem a Mente, vocês acreditam que nós tínhamos a capacidade para criar algo, ‘sim ou não? Se sim, o que criávamos?

Nessa fase antiga, o ser humano criava inconscientemente apenas seus Corpos, mas ainda não conseguia pensar, experimentar ideias ou criar conscientemente no Mundo Físico.

Então surgiu uma necessidade evolutiva, acabou a involução e já tínhamos tudo o que precisávamos, agora era hora de começar a subir; desenvolver consciência, experimentar pensamentos, aprender a criar, desenvolver a Individualidade e crescer espiritualmente.

E para tudo isso acontecer, ocorreram mudanças profundas durante a Época Lemúrica e depois na Época Atlante. A principal delas foi a construção do cérebro e da laringe.

“A necessidade de se ter um instrumento, formou o cérebro.” O cérebro seria o instrumento da Mente para pensar no Mundo Físico, enquanto a laringe permitiria expressar os pensamentos. E para que isso fosse possível, parte de uma força precisou ser desviada. Qual foi essa força?

A força sexual criadora, da reprodução, direcionada para cima, onde formou o cérebro e a laringe. Foi nesse contexto que apareceram as duas grandes forças criadoras humanas.

– A imaginação passou a ser uma faculdade criadora do Ego, responsável por formar imagens mentais e permitir ao ser humano criar conscientemente. O ser humano deveria desenvolver a criatividade, invenção e a capacidade de transformação.

O gênio é a expressão de uma Mente divina e, em conexão com a imaginação, faz do ser humano um criador dentro de si mesmo.

Ou seja; a imaginação surgiu para tornar o ser humano um criador consciente, ela nasceu junto ao desenvolvimento da Mente, do cérebro e da Individualidade, foi necessária para o crescimento anímico e espiritual e, permitiu que o ser humano deixasse de agir apenas por instinto e começasse a criar novas possibilidades.

•Sem imaginação não existiria civilização humana

•Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens

•E tudo aquilo que a Humanidade construiu primeiro foi imaginado mentalmente, antes de se tornar realidade concreta.

Resumidamente: 

A Mente é o instrumento de pensamento do Ego, funcionando como elo entre o espírito e os Corpos do ser humano. Ela permite raciocinar, formar ideias, adquirir consciência e direcionar a Vontade e a Imaginação para a criação e evolução do ser humano.

Imaginação é o poder do sexo feminino, e é ligada às forças lunares. É a força criadora da Mente, responsável por formar imagens, ideias e possibilidades que podem se manifestar na realidade. Ela foi desenvolvida para transformar o ser humano em um criador consciente, auxiliando sua evolução material, mental e espiritual.

Para saber mais, assista ao vídeo da 265ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e IniciaçãoAlquimia e Crescimento da Alma – Termo Rosacruz: Alma, em nosso canal do YouTube aqui:

265ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-10mai26-C.XVI-Desenvolvimento Futuro: Mente-Imaginação

________________________________________________________________________________________

17/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.1

Estudemos um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Ego

Vamos começar de baixo para cima, para melhor compreender o Termo Rosacruz: “Ego”.

Somos um ser composto que, quando estamos aqui renascidos somos um microcosmo composto dos seguintes instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Esses instrumentos se interpenetram, assim como no macrocosmo os Mundos se interpenetram.

•Assim, nós também somos um pequeno mundo, um microcosmo

•Nosso “Mundo Físico” é composto do Corpo Denso e Corpo Vital

•Nosso “Mundo do Desejo” é composto do Corpo de Desejos

•Nossa “Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento” é composto da Mente

•Cada um de nós somos um Mundo diferente e devemos ser respeitados como tal

Trabalharmos sobre os nossos Corpos através da nossa Mente para retirarmos dos nossos Corpos as lições que aprendemos.

Para isso nos alimentamos da Alma Consciente por meio da quintessência de todo trabalho executado por nosso Espírito Divino no Corpo Denso.

Nos alimentamos da Alma Intelectual por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito de Vida no Corpo Vital.

E nos alimentamos da Alma Emocional por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito Humano no Corpo de Desejos.

•do Corpo Denso: todas as nossas ações corretas, honestas e sinceras

•do Corpo Vital: toda a memória das ações retas praticadas e todos os bons hábitos formados

•do Corpo de Desejos: todos os desejos, sentimentos e emoções de fé, altruísmo, filantropia, serviço, amor

Damos o nome de Personalidade ao conjunto: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos

Damos o nome de Ego ao conjunto: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino

•E é através da Mente que podemos atuar nos nossos Corpos

•Ela é que transmite a nossa vontade para colocar em ação os nossos Corpos

•E é por ela que pedimos na Oração do Pai Nosso: livrai-nos do mal

Percebam nas figuras, que o Ego humano separado é segregado definitivamente dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato.

E vejam que unicamente nós possuímos a cadeia completa de veículos que nos correlaciona com todas as divisões dos três Mundos, ou seja, nos fornece a capacidade de funcionar em todas as Regiões desses três Mundos que compõe atualmente, o nosso campo de aprendizagem no “Ciclo de Nascimentos e Mortes”.

A figura acima deixa claro também que é o Ego que, por exemplo, move o Corpo Denso à vontade e não o Corpo Denso que governa os movimentos do Ego. Quanto mais estreitamente o Ego pode se pôr em contato com o seu veículo, mais pode dominá-lo e se expressar por seu intermédio, e vice-versa. Essa é a chave do nosso nível de Consciência de Vigília atualmente!

Para saber mais, assista ao vídeo da 266ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 1 em nosso canal do YouTube aqui:

266ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-17mai26-C.17-Método para o Conhecimento Direto_Ego-P.1    

24/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.2

Continuemos o estudo de um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Ego

Ao contrário da ideia geralmente aceita, nós, Egos, somos bissexuais. Se fôssemos assexuais, o Corpo Denso seria necessariamente assexual também, por ser o símbolo externo de nós, um Espírito interno.

Isto explica o predomínio da Imaginação quando renascemos aqui como mulher e o poder especial que a Lua exerce sobre o organismo feminino.

E, também, explica o predomínio da Vontade quando renascemos aqui como homem e o poder especial que o Sol exerce sobre o organismo masculino.

Assim, aprendemos que fomos criados bissexuais, como um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui como Ego, e que, até a Época Hiperbórea deste Período Terrestre, quando renascíamos aqui na Região Química do Mundo Físico, cada um de nós era capaz de propagar a nossa espécie humana sem a cooperação de outro, como hoje é o caso de algumas plantas.

Cada um de nós é um Espírito Virginal, criado “à imagem e semelhança de Deus”, como estudamos na Bíblia. Quando, em um Esquema de Evolução, nos manifestamos, somos um Ego. Assim, um Ego é um Espírito Virginal Manifestado durante um Esquema de Evolução.

Antes do início de sua peregrinação através da matéria, nós, o Espírito Virginal, nos encontramos no Mundo dos Espíritos Virginais, o mais próximo ao mais elevado dos sete Mundos. Possuíamos a Consciência Divina, mas não consciência de nós mesmos. A Consciência Divina, o Poder Anímico e a Mente Criadora são faculdades que se adquirem pela evolução.

Vamos ver a Composição do Ego em cada Período na parte da Involução desse Esquema de Evolução:

– Na 7ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos somente do Espírito Divino

– A partir da 6ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino e do Espírito de Vida

– A partir da 5ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano

– Daqui para frente, nossa manifestação se completou como um Tríplice Espírito

Durante a Involução, as Hierarquias Criadoras nos ajudaram a despertar a atividade do Tríplice Espírito, que é o que somos; um Ego, para construirmos o nosso Tríplice Corpo e adquirirmos a ligação por meio da nossa Mente, que também nos foi dada.

Empregando a linguagem bíblica, no “sétimo dia Deus descansa”. O que isso significa?

Que agora, durante a parte “Evolução” desse Esquema de Evolução, devemos trabalhar por nossa “própria salvação”. Nós, o Tríplice Espírito, devemos completar a Obra do Plano iniciado por Deus.

Os nossos três aspectos Divinos, ou seja, nossos três veículos divinos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, estão em atividade durante toda a parte “Evolução”, mas a atividade principal de cada aspecto é desenvolvida em cada Período particular.

A Obra que ali executará será seu trabalho especial. Vamos ver com detalhes o nosso trabalho, o trabalho do Ego nos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano:

– Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Humano no Período de Júpiter.

Por quê? Porque o Espírito Humano, despertado durante a Involução no Período Lunar, é o Período correspondente ao Lunar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Júpiter trabalharemos conscientemente.

Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito de Vida no Período de Vênus.

Por quê? Porque o Espírito de Vida, despertado durante a Involução no Período Solar, é o Período correspondente ao Solar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja; os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vênus trabalharemos conscientemente.

E trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Divino no Período de Vulcano.

Por quê? Porque o Espírito Divino, despertado durante a Involução no Período de Saturno, é o Período correspondente ao de Saturno no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vulcano trabalharemos conscientemente.

Deus se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Como fomos feitos a sua imagem, também nos manifestamos em três aspectos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.

Deus se manifesta quando está criando, como agora, um Sistema Solar (e torna-se três aspectos).

Nós nos manifestamos quando estamos aprendendo no que Ele está criando, como agora nesse Esquema de Evolução (nos tornamos em três aspectos). Assim: “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe contradição alguma em atribuir multiplicidade a Deus. Não pecamos contra a “unidade” da luz por distinguirmos as três cores primárias em que se divide.

Reparem que Deus, o Arquiteto do nosso Sistema Solar, Fonte e Meta da nossa existência, se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Não são três Seres, senão três Atributos de um só Ser. Quando este Ser, em Sua permanente atividade, põe em Manifestação mais densa, com o propósito de criar e crescer, eles se manifestam em: Vontade, Sabedoria e Atividade.

À semelhança de Deus, nosso Criador, nós fomos criados a Sua imagem e semelhança temos três atributos, ou emanações de Deus, que são: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, respectivamente; três aspectos de Uma mesma divindade interna, nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui). Assim, nos manifestamos de forma tríplice, isto é, Consciência (Pai), Vida (Filho) e Forma (Espírito Santo). Não são três “pessoas”, senão três manifestações de uma só “pessoa”. Se faltasse uma destas três manifestações não poderíamos evoluir, mostrando assim que depende de uma cadeia completa de veículos correspondentes aos atributos superiores.

Resumindo então:

Deus se manifesta de forma tríplice:

Juntos formam a Santíssima Trindade

Nós Espíritos Virginais também nos manifestamos de forma Tríplice:

Vamos resumir o nosso trabalho, como Espírito Virginal que somos, desde a nossa manifestação como Ego, o despertar de cada um dos nossos veículos divinos, a aquisição e desenvolvimento de cada Corpo, a produção do alimento que desenvolve cada um dos nossos veículos divinos que são as respectivas Almas e o objetivo final de tudo isso.

Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Tríplice Corpo, ao qual está ligado pelo elo da Mente. Este trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.

A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.

Ou em outras palavras: o Tríplice Espírito através da Mente, governa um Tríplice Corpo, que é emanado de si mesmo para obter experiências. Este Tríplice Corpo, o Espírito transmuta para uma Tríplice Alma, sobre a qual nós nos nutrimos da impotência para a Onipotência.

Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará obras ainda maiores, porque eu vou para o Pai.” (Jo 14:12). Entre os poderes que Cristo Jesus possui, como temos conhecimento através de Sua obra, estavam a clarividência, profecia, ensino, cura, expulsão de demônios e o controle dos elementos.

Por fim, lembremo-nos que durante a fase de Involução, nesse Esquema de Evolução, progredimos através da formação e aperfeiçoamento dos nossos Corpos, mas a partir da fase de Evolução dependemos do crescimento da Alma, isto é, da transformação dos nossos Corpos em Alma. A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força dos nossos Corpos.

Esse é o caminho que todos nós seguimos da Impotência para a Onipotência.

Para saber mais, assista ao vídeo da 267ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 2 em nosso canal do YouTube aqui:

267ª Reunião Dominical FRC em Campinas SP 24mai26 C 17 Conhecimento Direto Ego P 2  

 

31/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Primeiros Passos: Palavra Criadora

Estudemos um Termo Rosacruz que aparece no texto sob estudo e que deve ser muito bem compreendido por nós, a fim de distinguirmos bem a que “Deus” realmente estamos adorando e buscando seguir.

Termo Rosacruz: Deus de Raça

Como definimos o Deus de Raça? É uma das funções de Jeová, o mais elevado iniciado do Período Lunar.

Jeová pertence a Onda de Vida dos Anjos. Alcançou o mérito de ser o atributo Espírito Santo de Deus.

Ele é o criador e Regente das Religiões de Raça. E nos guiou, no passado, por meio de Religiões Separatistas. Jeová dividiu a Humanidade em diferentes povos, colocando cada um sob a direção de um grande Arcanjo, com a função de Espírito de Raça (um Arcanjo). Nós ainda não tínhamos desenvolvido Consciência Espiritual suficiente para agir de acordo com a vontade do Pai, e não conseguíamos controlar nossos desejos. Por isso surgiu a primeira ajuda para a Humanidade se voltar para Deus, cultivando a espiritualidade: as Religiões de Raça!

O que são Religiões Separatistas? São aquelas focadas em regras e divisões baseadas em raças, nações ou dogmas exclusivos – também chamadas de Religiões de Raça.

O que são Religiões de Raça? Religiões criadas por Jeová e praticada pela Humanidade. É baseada nas Leis Jeovísticas, por exemplo: “Olho por olho, dente por dente”. Os Dez Mandamentos resumem essas Leis.

Como as Religiões nos educavam? De “fora para dentro”. Por meio das Leis, do temor a Deus e da punição, nos ensinando a controlar nossos desejos. As Leis nos ajudavam a perceber quando pecávamos, ou seja, quando fazíamos algo errado — algo contra as Leis de Deus. Esse processo nos ajudou a desenvolver o controle sobre os nossos desejos e na evolução da nossa Consciência.

Já nos libertamos dos Espíritos de Raça? Não – até agora, a maioria de nós está sob a influência do dominante Espírito de Raça e das reminiscências que muitos criaram a partir deles: Espírito de Tribo e Espírito de Família.

E quando nos libertaremos? A Bíblia diz que a Lei nos foi dada até que o amor de Cristo viva em nós e direcione nossas ações, ou seja, até que o Cristo Interno nasça e se desenvolva em nós, tornando assim a Lei externa desnecessária, pois a Lei estará dentro de nós!

As Religiões de Raça foram etapas necessárias de preparação para a vinda de Cristo. Todas elas apontavam para a vinda de um grande Ser que traria uma nova forma de Evolução. Cristo veio com a missão de superar a separação entre os povos e promover a Fraternidade Universal.

268ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-31mai26-C.17-Conhecimento Direto_Deus de Raça

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL:

Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há sim um grande perigo de praticarmos a Clarividência involuntária ou negativa, seja para conhecer os Mundos invisíveis (Mundos espirituais), seja para trabalhar diretamente neles.

Afinal, quando estudamos o assunto sobre desenvolvimento da visão espiritual não há nada de simbólico, nem se refere a algo vago – como um estado de êxtase ou coisa semelhante.

O que há, de fato, é o desenvolvimento de uma faculdade real, tal como temos a visão física, pois a visão espiritual é tão necessária à percepção dos Mundos espirituais e à verdadeira compreensão das condições suprafísicas, como o é a visão física indispensável a uma mais ampla compreensão das condições materiais (ou seja, aqui na Região Química do Mundo Físico).

Agora, somos alertados nos Ensinamentos Rosacruzes, para que não confundamos a visão espiritual (ensinada aqui) com a Clarividência desenvolvida de uma maneira involuntária ou negativa, pois nessa há a dependência de um estado negativo da nossa Mente (ou seja, a nossa disposição em nos deixar levar, seja pela possessão do nosso Corpo Denso, seja por seguir as “orientações” de um irmão ou uma irmã desencarnada).

Nesse caso tais irmãos e irmãs “clarividentes” podem ser comparados às pessoas presas “em seus cavalos sem selas e com as rédeas soltas, ou seja, são levadas de um lado para outro, à vontade dos cavalos”. Nesse caso é um grande perigo!

Esse grande perigo também ocorre em certas fases de Clarividência negativa que são desenvolvidas com o uso de drogas, instrumentos materiais, assim como por meios de exercícios respiratórios

E por quê? Porque em todos esses casos de Clarividência negativa ou involuntária, não está sob controle do Ego (o dono do Corpo Denso e todos os veículos que ele usa aqui, renascido)!

Aprendemos que um Clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, nunca está preso!

Ele pode ver ou deixar de ver à sua vontade, com segurança, diretamente (sem intermediários). Ele é dono das suas faculdades espirituais. Ele não é escravo de nada nem de ninguém.

Na Fraternidade Rosacruz aprendemos a usar apropriadamente os poderes espirituais que possuímos.

É por isso que aqui podemos realizar atividades espirituais ainda maiores.

Para isso contamos com o auxílio diretos dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.

Usando o método deles tornamos a nossa visão espiritual latente em dinâmica.

Só assim, como uma grande compreensão espiritual, é o que tornamos valiosa a aplicação da Clarividência voluntária como um fator da nossa evolução, e muito segura!

O método começa trilhando um Caminho de Preparação, que nada mais é do que Treinamento Esotérico preparatório.

Essa parte antecede o Caminho da Iniciação Rosacruz, onde aplicamos o que aprendemos antes e continuamos a aprender para seguir adiante em outros patamares.

Para isso precisamos aplicar muito da nossa força de vontade, persistência, perseverança, devoção, observação, nosso discernimento e muito, mas muito, na prática do que aprendemos aqui, por meio do “serviço amoroso e desinteressado”.

Seguindo esses passos o Estudante Rosacruz, capacitado e treinado, trabalha nos Mundos espirituais e traz todo o conhecimento adquirido para aplicar aqui no seu cotidiano, aumentando sua eficiência no “servir”, na colaboração com o Plano de Salvação do Cristo e, assim se tornando um Auxiliar Invisível Consciente.

Façamos do modo correto, sem queimar etapas, sem querer pular níveis (claro, aqui não se consegue!), “tudo tem o seu tempo e a sua hora”.

Façamos tudo conscientemente!

Pois há uma máxima oculta Rosacruz que diz: “não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”

A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui!

A Fraternidade Rosacruz nos ensina tudo sobre a continuação da nossa vida, quando mais uma vez morremos aqui, na Região Química do Mundo Físico!

Depois que morremos (e isso só ocorre após o rompimento do Cordão Prateado) passamos para o Purgatório (situado nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo), depois Primeiro Céu (nas 3 Regiões superiores), depois Segundo Céu (nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Pensamento – Região Concreta) e, finalmente, no Terceiro Céu (nas 3 Regiões superiores do Mundo do Pensamento – Região Abstrata).

No Purgatório permanecemos cerca de 1/3 da vida que vivemos aqui em nossa vida recém-finda (depende, claro, da quantidade de mal que fizemos aqui “por querer ou sem querer”). Lá iremos ver e viver tudo o que fizemos de mal para os outros aqui na Terra, com uma intensidade de sofrimento e de dores triplicada em relação ao que provocamos aqui. Por quê? Porque isso confere a qualidade da retidão que atuará para o bem e a repulsão para o mal em nossas vidas futuras. Assim, cria a consciência para nas próximas vidas termos a chance de não repetir o erro e sublimar, criando a virtude que se opõe ao vício.

O Primeiro Céu é onde a quintessência do que produzimos como consciência no Purgatório se incorpora no Átomo-semente do Corpo de Desejos. Aqui o bem que fizemos na vida recém-finda, é à base dos sentimentos que revivemos. 

O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto.

A vida no Segundo Céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O Ego assimila os frutos de sua última vida terrena e prepara o ambiente para uma nova existência física.

É o nosso verdadeiro e lindo lar. Temos lá uma intensa e importante atividade, nos preparando para o nosso próximo Renascimento aqui no Mundo Físico. Preparamos as condições terrestres mais apropriadas para o nosso próximo passo de progresso, o retorno à Terra. Trabalhamos aqui junto aos Espíritos da Natureza para alterar a aparência, a fauna e, também, a flora da Terra, de maneira a proporcionar um ambiente ao redor, requerido para o próximo passo em direção à perfeição, e até para ajudar na construção de novos Corpos.

O Terceiro Céu está localizado na mais elevada Região do Mundo do Pensamento, ou seja, a Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aqui por meio da harmonia inefável desse Mundo superior, se fortalece para sua próxima imersão na matéria.

Depois de estar lá por algum tempo, temos o desejo de novas experiências, com a contemplação de um novo nascimento, feito com a ajuda dos Anjos do Destino. Estes evocam uma série de quadros ante a nossa visão, ou seja, um Panorama da próxima vida que nos espera. Este Panorama, claro, contém somente os acontecimentos principais, temos a plena liberdade quanto aos detalhes.

_________________________________________________________________________________________

A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui

A origem da Ordem Rosacruz, conforme Max Heindel, se inicia no passado distante, no início do Período Terrestre, mas seu arquétipo já se manifesta 3 Períodos antes do nosso Período Terrestre.

A Ordem Rosacruz é uma antiga Fraternidade Mística fundada em 1313 por um elevado ser espiritual com o nome simbólico de “Christian Rosenkreuz”; Cristão Rosacruz.

Sua missão é preparar uma nova fase da Religião Cristã Esotérica para ser utilizada na próxima Era, a Era de Aquário, que se aproxima, pois, à medida que o Mundo e o ser humano evoluem, a Religião também deve evoluir.

Existem 7 Escolas de Mistérios (ou Iniciações) Menores, no qual a Ordem Rosacruz faz parte, e 5 de Mistérios (ou Iniciações) Maiores. Todas fazem parte de um líder central que é chamado “O Libertador”.

A Ordem Rosacruz é destinada para os ocidentais, enquanto as outras 6 escolas são destinadas para os povos do oriente e do sul do oriente. As 5 Escolas de Mistérios Maiores são constituídas pelos graduados nas Escolas Menores.

O Templo da Ordem Rosacruz fica na Região Etérica do Mundo Físico. O Estudante Rosacruz tem acesso a ele a partir do nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, que se alcança a partir da Primeira Iniciação Menor.

A Fraternidade Rosacruz, que promulga os Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico, foi fundada em 1911 por Max Heindel.

Ele foi incumbido, por um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, de tornar público parte dos Ensinamentos Rosacruzes, que antes eram conhecidos e divulgados apenas num círculo fechado e de forma simbólica.

Os Ensinamentos Rosacruzes são inteiramente Cristãos, buscando tornar a Religião Cristã Esotérica um elemento vivo na sociedade, e conduzir a Cristo aqueles que não conseguem encontrá-Lo somente pela fé dogmática, mas que, como ensina S. Paulo, constrói e pratica a fé racional, a fé alimentada por obras, atos e ações bons de serviço ao próximo.

A Fraternidade Rosacruz é ‘Uma Associação Internacional de Cristãos Místicos’.

Existe uma diferença enorme em uma associação, que é totalmente voluntária, e uma organização que prende seus sócios por juramentos, promessas e coisas do tipo.

Os Estudantes Rosacruzes que alcançaram o nível de Probacionistas sabem que a promessa que fazem é uma promessa a eles mesmos e não à Ordem Rosacruz.

Na Fraternidade Rosacruz, o Estudante Rosacruz não tem mestre, guru, instrutor ou quaisquer outras pessoas que diria ser responsável pelo desenvolvimento espiritual dele.

E qual é a relação dos Irmãos Maiores com os Estudantes Rosacruzes? Eles são nossos amigos e professores e nunca exigem – sob nenhuma condição – obediência a qualquer regra que seja. A partir do nível de Probacionistas, no máximo eles nos advertem, nos deixando livres para seguir ou não tal sugestão lançada no nosso campo egóico.

Cura Definitiva das Nossas Doenças e Enfermidades: Atacando a Causa e não os Efeitos

Todos nós um dia ficamos doentes ou enfermos.

Muitas vezes temos que enfrentar duras provas, dores fortes, muitas limitações, incertezas, enfim, fases difíceis, mas temos que enfrentar.

Ter um desejo sincero de passar essa fase sabendo os porquês, das transgressões nas Leis de Deus que fizemos, e buscar ajuda, muito nos ajuda!

Pedir ajuda para que alcancemos a Cura definitiva – atacando a causa e não os efeitos – (a Fraternidade Rosacruz conta com um Departamento de Cura) é, efetivamente, contatar com o que há de mais elevado em nós, é se sintonizar com a Luz Divina e a vibração de harmonia que rege a vida interior de cada um de nós.

O nosso Corpo Denso é o Templo de Deus, mas sabemos que é bem limitado (devido as nossas imperfeições). Precisa ser bem cuidado tanto no físico quanto no espiritual.

Nesses momentos devemos recordar que as provas, as doenças e as dúvidas que nos atormentam, têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser.

E, também, mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do “Eu Superior”, e viver na Luz com autenticidade, verdade e abnegação (a famosa auto-renúncia).

Ao estudarmos e entendermos a Lei de Causa e Efeito, já damos um passo largo para sabermos passar essas provas.

As nossas provas, as nossas doenças (que nós mesmos ativamos!) sempre nos ajudam a compreender melhor a razão profunda delas e aceitá-las, porque sabemos que elas são o resultado, doloroso muitas vezes, de erros e hábitos negativos que cometemos no passado.

A chave de toda evolução é a experiência, e todos nós somos livres para escolher a maneira como as assimilamos, como as tornamos partes integrantes da nossa consciência.

É possível originar grandes e boas transformações em nossas vidas e no nosso meio.

Precisamos viver na Luz e “Deus é Luz”, tenhamo-lO como nosso aliado, façamos sempre muitas orações, falemos sempre com Ele, sejamos humildes.

Tenhamos a compreensão dos fatos que nos levaram a adoecer, a passar por duras provas, pois tivemos sim a ausência da Luz, da harmonia, da simplicidade, da falta de servir, e, claro, porque transgredimos as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.

Lembremos também que fomos corajosos (lá no Terceiro Céu) ao escolher nossas provas, nossas doenças, nossas dificuldades, nosso Espírito teve coragem e fé suficientes para aceitar enfrentar os problemas que agora parecem terríveis.

Temos em nosso interior o Poder de Deus que está focado e canalizado para nós, somente aguardando que o reconheçamos e o utilizemos. Tudo o que desejamos ardentemente atingir é possível e requer apenas esforço e persistência da nossa parte.

Tudo tem uma causa e um efeito, nada é gratuito no Universo.

O aperfeiçoamento, a saúde, a regeneração, a paz, requerem esforço e persistência.

Mantenhamos firmes de que estamos sob a proteção divina.

Sigamos sem receio as linhas que nós mesmos traçamos, certos de que todas as nossas dificuldades passam, são momentâneas, tudo no tempo de Deus, então façamos bem a nossa parte.

Mantenhamos firmes e confiantes no auxílio espiritual que invocamos, e que nos é concedido sempre que fizermos um esforço para vivermos com simplicidade, na verdade, com muita tolerância e sem egoísmo, mas também com muita fé.

O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui

Quando estudamos o tempo anterior à primeira vinda de Cristo até aqui, entre nós, verificamos que o altruísmo em qualquer sentido da palavra era desconhecido. Havia sim um materialismo muito grande e uma cristalização enorme em muitos que viviam Religiões que foram moldadas para privilegiar uns e excluir outros.

As pessoas só pensavam em si mesmas, eram gananciosas, indiferentes e egoístas.

E o que é realmente ser altruísta, como o Cristianismo Esotérico nos ensina?

 Primeiramente é priorizar o bem-estar dos outros, está associado à generosidade e à solidariedade. É agir com empatia, é “ver” o outro, ou seja, é ajudar nossos irmãos e nossas irmãs, sem distinção, servindo a Divina Essência oculta em cada um de nós, que nada mais é do que a base da Fraternidade.

É sempre fazer ao irmão ou a irmã exatamente o que gostaríamos que fizesse com a gente, independentemente de como eles realmente fazem!

É a disposição ou comportamento de agir em benefício de outras pessoas, de uma forma totalmente amorosa e desinteressada, ou seja, sem esperar recompensas, retribuições ou qualquer benefício pessoal e muito menos material.

É compartilhar recursos com pessoas do seu convívio, quer sejam eles em termos financeiros, materiais, de habilidades ou até mesmo um pouco do seu tempo, sempre priorizando o bem-estar dos outros, jamais colocando seus interesses em primeiro lugar.

Há tantas maneiras de ser altruísta; podem ser em pequenos gestos cotidianos, trabalhos voluntários, doações filantrópicas, até cumprimentar colegas de trabalho com um sorriso, cumprimentar vizinhos, pessoas na rua, na caminhada, ouvir as pessoas.

Ser altruísta é sentir amor Crístico pelo próximo, é amar a todos como irmãos e irmãs, mesmo tendo recursos financeiros, jamais se sentir melhor que as outras pessoas, praticando, aqui, o que Cristo nos ensinou: “Aquele que quiser ser o maior dentre vós, seja este o servo de todos”.

Com a presença do Cristo, hoje nosso único Ideal, aqui na Terra, os raios benéficos foram atraídos, e lentamente, mas com segurança, as boas vibrações começaram a se manifestar, o amor e a generosidade começaram se fazer mais presentes, mesmo que muitos de nós teimam em não perceber (“tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não escutam”). À medida que crescemos espiritualmente, que fazemos o bem pelo simples prazer de fazer o bem, de ajudar, de servir, damos mais um passo no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, absorvemos uma quantidade cada vez maior da Luz de Cristo, e, em troca, consequentemente aumentamos nossa Luz, nossa Aura.

Não deixemos passar nenhuma oportunidade de ser altruísta, estejamos sempre atentos! Todos temos algo de bom dentro de nós, então podemos e devemos ser altruístas.

 ******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?

É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também:

1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?

Resposta:  Ou já renasceu inúmeras vezes no Oriente e, depois de aprender todas as lições inerentes à Corpos e veículos feitos para viver naquelas vibrações, alcançou o processo de renascer no Ocidente, construindo Corpos e veículos feitos para viver nessas vibrações mais elétricas e próximas à Era de Aquário. Ou quando todo o Campo de Evolução, a Terra, estava naquele momento da evolução que hoje encontramos somente na parte Oriental (Época Lemúrica e Atlante) aprendeu todas as lições dessas 2 Épocas. Nesse último caso não precisou renascer atualmente no Oriente e segue par e passo na Época Ária.

A atração de muitos irmãos e irmãs para com movimentos e Religiões orientais são explicados pela Fraternidade Rosacruz, por vários motivos. Os principais são: reminiscências das vidas passadas que tentam a pessoa e, caindo na tentação, renunciam a aprendizagem das lições que ela mesma escolheu no Terceiro Céu, e buscam reviver o que já aprendeu (é mais cômodo, confortável e dá uma ilusão de “progresso espiritual”). A segunda é a mesma que levam irmãos e irmãs no Ocidente buscarem o desenvolvimento negativo espiritual, a mediunidade, os búzios, o tarô, o reiki, a bola de cristal, a borra de café, as entranhas de animais, os rituais de sacrifícios (animal ou humano), os vudus, as bruxarias, a magia negra. Todos esses meios nós já passamos em nossos momentos evolutivos passados na Época Atlante. Sabemos fazer, e sabemos o quanto mal isso provoca (pois já fizemos o mal e já sentimos o mal), mas é muito mais fácil fazer do que buscar o conhecimento direto Cristão e caminhar somente no bem. Assim, muitos caem no caminho “mais fácil” e iludidos, utilizando a astúcia até para dizer que “fazem o bem”, gastam sua vida aplicando o que já aprendeu e o que, agora, é prejudicial para quem pratica e para quem participa.

2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?

Resposta: Primeiro de tudo, não existem “infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião”! Aprendemos na Astrologia Rosacruz que determinar o estado de uma pessoa somente por uma configuração ou posição de Astro ou de Signo é cometer um erro gigante, ou demonstra que não conhece a Astrologia Rosacruz. A questão de ter vivido em vidas passadas condições de “trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio”, é determinada por várias configurações e posições de Astros e Signos, e somente o levantamento de todo o horóscopo é que conseguimos determinar isso e qualquer outro tipo de comportamento.

Tomemos cuidado quando utilizamos o conceito “cármico” em uma Escola de Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que, por ser Cristã, advoga a doutrina do Perdão dos Pecados, oposta à Escolas Orientais que advoga o karma (sem a opção de exercer essa doutrina nos trazida por Cristo na sua primeira vinda).

3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?

Resposta: A questão aqui é o nível de consciência. O nosso é de Consciência de Vigília que, por deficiência nossa no seu uso, causa o desgaste do nosso Corpo Denso e, consequentemente, a necessidade de revitalizá-lo todas as noites.

Na Fraternidade Rosacruz é nos ensinado a buscar o domínio próprio que nada mais é do que utilizar o Corpo de Desejos de modo a populá-lo somente com material das três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Ao conseguir isso não há mais “desgaste do nosso Corpo Denso”. Por exemplo, um Irmão ou Irmã Leiga dorme, em média, de 1 a 2 horas por noite e se sente tão restabelecido ou restabelecida quanto uma pessoa adulta que dorme 8 horas de um sono tranquilo!

Já os nossos irmãos menores, os animais, possuem um nível de consciência chamada de Consciência de Sono com Sonhos e que não resulta nesse desgaste.

4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?

Resposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez, e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de Humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (como os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.

5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?

Resposta: nossos irmãos e nossas irmãs do Oriente ainda estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Involução. A direção aqui é “para baixo e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico (dê uma pesquisada na internet em vários povos daquela parte e veja a enorme dificuldade que eles têm em lidar com esses materiais sem ter que ter vidas miseráveis, cristalizadas, confusas em termos de espiritualidade, improdutivas e muitas vezes escravizantes).

Já nossos irmãos e nossas irmãs do Ocidente – na qual estamos incluídos, pois escolhemos renascer nessa porção do Campo de Evolução que chamamos de Terra – estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Evolução. A direção aqui é “para cima e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Etérica do Mundo Físico.

Note: é impossível “comparar” os dois tipos de ensinamentos espirituais. Some-se a isso que a Religião que um irmão ou uma irmã da porção ocidental desse Campo de Evolução deve aprender, praticar, desenvolver e se realizar espiritualmente é a mais elevada, a disposição que é a Religião do Filho, a Religião Cristã.

Já nossos irmãos e nossas irmãs da porção oriental desse Campo de Evolução ainda estão aprendendo as lições da Religião do Espírito Santo, as Religiões de Raças Jeovísticas. Quanto a comparação que você tenta fazer é mera especulação, perda de tempo ou reminiscência de nossos renascimentos anteriores que pode levar somente a alguma satisfação momentânea intelectual, mas que não acrescentará nada na busca do nosso desenvolvimento espiritual.

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ

Reuniões de “Cura Rosacruz”

As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.

A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.

A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.

O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

image-3-1024x692 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.

Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?

Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.

Datas de Cura

Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

image-2 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.

O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.

Ritual do Serviço Devocional de Cura

Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:

1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);

2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;

3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

image-1 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)

Se você está doente e entende que precisa de ajuda

…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.

O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.

 As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

image Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: O Senhor atentou para Abel e sua oferta de sangue, mas não atentou para Caim e sua oferta doce e pura. Por quê?

Resposta: O consulente está enganado. A oferenda de Abel não era uma oferenda de sangue. Em nenhum lugar está escrito que Abel matou um animal. A lenda da maçonaria mística, que apresentaremos em parte, conta a história: em um determinado momento, o Elohim criou Eva; Ele se uniu a ela e ela deu à luz Caim; só que Ele a abandonou antes do nascimento de Caim e Caim tornou-se, assim, “filho da viúva”. Então, outro Elohim, Jeová, criou Adão, que se uniu a Eva e ela deu à luz Abel. Com o tempo, Caim e Abel trouxeram suas ofertas a Jeová. Abel trouxe de seus rebanhos criados por Deus, enquanto Caim trouxe o trabalho de suas próprias mãos, o trigo. E Jeová aceitou a oferta que Abel encontrara pronta em suas mãos, feita pela natureza, mas desprezou o sacrifício que era fruto da capacidade criativa de Caim. Então Caim matou Abel e foi amaldiçoado. Adão uniu-se novamente a Eva, e ela deu à luz Seth.

De Caim e Seth vieram duas classes de pessoas. Os descendentes de Caim foram Tubal-Caim e Hiram Abiff, habilidosos mestres artesãos, que sabiam moldar coisas com as próprias mãos, possuindo em si a capacidade divina da criação, de fazer crescer duas folhas de grama onde antes havia apenas uma, e deles descendem todos aqueles que trabalham com as mãos e se esforçam para conquistar a terra e seus recursos.

De Seth descendiam os Reis e os Sacerdotes, que recebiam sua sabedoria já pronta dos deuses e aceitavam as coisas como as encontravam. Entre eles estava Salomão, o mais sábio dos seres humanos, mas ele não havia conquistado sua sabedoria por si mesmo, ele a recebeu como um dom de Deus. Essas duas classes ainda são encontradas na Terra hoje e estão lutando pela supremacia. Uma é a dos poderes temporais progressistas, a outra a do sacerdócio conservador.

A razão pela qual Jeová aceitou a oferta de Abel foi porque ele aceitou as coisas como foram criadas; ele era “filho do homem” e não aspirava à criação divina. Mas Caim tinha uma natureza divina; possuía o instinto criador, e isso não agradava a Deus Jeová.

(Pergunta nº 87 do Livro: Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Vol. I – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026

Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

ECOS-n┬║-119-mai-2026-imagens-0-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026
ECOS-n┬║-119-mai-2026-imagens-1-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2026

SUMÁRIO

Nossas Reuniões de Estudos Semanal 6

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para MAIO de 2026. 7

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de ABRIL/2026: 10

Reuniões de Estudos. 10

Publicações de Textos. 11

Correção de Lições dos Cursos. 11

Respostas às dúvidas dos leitores. 11

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional 11

Departamento de Cura. 11

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Touro (ABRIL-MAIO) 12

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 15

12/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Espirais dentro de Espirais. 15

Termo Rosacruz: Espirais dentro de Espirais. 15

19/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Estados de Consciência nos Períodos e Épocas. 17

Termo Rosacruz: Nossos Estados de Consciência nos Períodos e Épocas. 17

26/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Alquimia e Crescimento da AlmaAlma. 22

Termo Rosacruz: Alma. 23

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 25

Cumprir o máximo que nos propusemos a nós mesmos no Panorama da Vida. 25

A Significância Esotérica da Páscoa. 26

Uma Ciência de Viver e, sim, uma Ciência de Morrer! 27

A importância dos nossos pensamentos que, muitas vezes, relegamos. 29

Servir a Divina Essência oculta em cada um.. 31

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 33

As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também.. 33

1. Pergunta: Se durante o sono o Ego, envolto pela Mente e pelo Corpo de Desejos, fica ao lado do corpo físico, que descansa na cama junto do Corpo Vital, então por que motivo este mesmo Ego, sempre consciente e desperto, não vê o Corpo Denso sobre a cama durante a noite? Em outras palavras, como explicar a doce, pacífica e feliz inconsciência do sono profundo, se nós, o Espírito, somos eternamente autoconscientes, um Olho sem pálpebras?. 33

2.Pergunta: Os ocidentais que se tornaram budistas, para citar esta filosofia, escolheram no Terceiro Céu se aproximar do budismo? Se sim, por que essa escolha foi permitida, se eles deveriam seguir o Cristianismo? Se não escolheram, então opções que não são feitas lá, no Terceiro Céu, podem determinar a nossa vida, mesmo não sendo parte do nosso destino?. 34

3.Pergunta: Se o corpo físico é pré-formado nos Planos Espirituais, quando o Ego está descendo para o renascimento, então a genética do pai e da mãe são desnecessárias a suas características físicas. Minha dúvida é: quem molda o corpo físico é o Ego, antes de renascer, ou a imaginação da mãe, operando os genes à sua disposição?. 35

4.Pergunta: Pessoas que têm depressão e são castigadas duramente pela tristeza, sofrimento e desesperança foram pessoas ruins em vidas anteriores?. 35

5.Pergunta: Podemos dizer que neste momento estamos sob dois regimes, o de Jeová e o de Cristo?. 36

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 37

Reuniões de “Cura Rosacruz”. 37

Datas de Cura. 39

Ritual do Serviço Devocional de Cura. 39

Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 40

 

Nossas Reuniões de Estudos Semanal

As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.

Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Para esse mês de MAIO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para MAIO de 2026

Nesse Calendário você encontra:

1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar

2- Os melhores períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz

3- Os melhores períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais

4- Os melhores períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais

5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)

**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de ABRIL/2026:

Reuniões de Estudos

Dia 05/04 –

Não tivemos Reuniões Dominicais de Estudos

Dia 12/04 –

16H – Reunião Reservada: Astrologia Espiritual Rosacruz
17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação-Espirais dentro de Espirais

 Dia 19/04 –

16H – Reunião Reservada: Estudante Regular
17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação-Alquimia e Crescimento da Alma

Dia 26/04 –

16H – Reunião Reservada: Probacionista
17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação- A Palavra Criadora

Publicações de Textos

Correção de Lições dos Cursos

Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz

Respostas às dúvidas dos leitores

via e-mail, no site, nas redes sociais

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional

incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento

Departamento de Cura

continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritas no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Touro (ABRIL-MAIO)

Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para  praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de MAIO, nesse ano, que vai de 19 de ABRIL a 20 de MAIO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Touro.

A constelação de Touro é o lar dos Arquétipos cósmicos de tudo o quanto existe na Terra. Esses Arquétipos são refletidos pelo seu Signo oposto, Escorpião, o lar dos Senhores da Forma. Essa Hierarquia ensina a construção das formas em tudo no plano físico. E da constelação de Touro emana o tom misterioso que Deus utilizou para a Criação, essa Palavra criadora por meio da qual “todas as coisas foram feitas e nada do que tem sido feito, foi feito sem ela” (Jo 1:3). Essa é a palavra-chave bíblica de Touro.

Os Senhores de Touro guardam o Arquétipo cósmico de um órgão maravilhoso, destinado a se converter em uma parte do futuro Corpo humano. Esse novo órgão, semelhante a uma rosa dourada, estará situado na garganta e será o centro por meio do qual o ser humano da Nova Era pronunciará a Palavra criadora. Mediante o seu poder, a geração se converterá em regeneração e o ser humano será capaz de modelar a substância a sua vontade. No plano onde as forças de Touro são mais ativas e luminosas, pode-se vislumbrar essa perfeição e meditar sobre ela. Então se percebe o glorioso desenvolvimento que lhe espera no futuro e compreende o sentido das palavras do salmista: “Tu o fizeste um pouco inferior aos Anjos e o coroou de glória e honra.” (Sl 8:6).

Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Touro preside o reino dos Arquétipos cósmicos e o modelo que projeta sobre a Terra é o das formas perfeitas. O amor e a harmonia são as forças que continuamente derrama sobre o nosso Planeta.

Atividades do Cristo – Quando o Sol passa pelo Signo de Touro no mês de maio a força de Cristo ascende mais e mais até a aura espiritual da Terra.

Atividades do Aspirante à vida superior – Sugerimos a dedicação em se converter a si mesmo em um canal mais perfeito para a recepção e disseminação do Amor Crístico e da Harmonia em todas as variadíssimas experiências da vida, sejam alegres ou tristes, exaltadas ou deprimentes.

Nesse mês solar, o Discípulo que está caminhando pela Trilha da Santidade segue a estrela da luz ascendente de Cristo, e penetra em uma esfera na qual se encontra interiormente harmonizado e fortalecido pelo poder criador da música.

Os seres celestiais que habitam esse plano falam uma linguagem musical. Cada um dos seus gestos produz música. Eles modelam e vestem toda classe de formas por meio dos tons musicais. Nesse plano todas as coisas que crescem, amadurecem por meio do poder da música, e as cores variadas das flores são produzidas a partir das variações do tom. A música é certamente o supremo poder criador nesse elevado Mundo.

No Corpo Denso – a garganta é o centro Corporal correlacionado à Touro. Nos Corpos da Nova Era (Era de Aquário), a garganta será um centro luminoso do qual emanará a Divina Palavra Criadora.

Recomenda-se ao Estudante visualizar a cabeça com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.

Dentre os 12 Apóstolos – S. André, cuja característica distintiva é a humildade. Esse é um dos atributos mais importantes que deveria ser cultivado por todos os Aspirantes. Quando se a desenvolve, até um certo grau, ela se converte em um extraordinário poder anímico.

Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Touro impregnam a Terra, e durante o mês solar de MAIO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “…quem vive em amor, está em Deus.” (IJo 4:16). Faça isso em cada um dos dias em que Touro enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos

12/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Espirais dentro de Espirais

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Espirais dentro de Espirais

O que significa Espirais dentro de Espirais para a Fraternidade Rosacruz?

Espirais dentro de Espirais representam a jornada do Ego e da Terra evoluindo continuamente, em ciclos que se repetem, mas sempre em um patamar mais elevado.

Assim, espirais dentro de espiriais é o símbolo da Evolução Espiritual.

Absolutamente nada evolui em linha reta; tudo evolui em Ciclos Progressivos.

Cada volta da Espiral é um Ciclo e cada Ciclo se funde com o seguinte.

Cada Ciclo se repete em um nível mais elevado de Consciência.

Nós, a Terra e o Cosmos, avançamos por experiências recorrentes, porém sempre com aprendizado acumulado.

A experiência e o aprendizado são Recapitulações em níveis mais elevados ao longo do tempo, uma maneira de expressar que a Evolução não é linear, mas cumulativa e progressiva.

Notem com toda a atenção que tem uma diferença sutil entre:

Acumulativo, que é o que vai juntando conhecimento.

E Cumulativo, que é o que você aprendeu antes e que aumenta o impacto do que aprende depois – efeito crescente do aprendizado – assim, aumentando a consciência e transformação.

Para saber mais, assista a 262ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

262ª Reunião Dominical-FRC_Campinas_12abr26-Cap.15-Cristo e Sua Missão – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Espirais dentro de Espirais

__________________________________________________________________________________________

19/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Estados de Consciência nos Períodos e Épocas

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Nossos Estados de Consciência nos Períodos e Épocas

A Evolução do nosso Planeta Terra ocorre por meio de grandes Períodos. Em cada Período, temos estados diferentes de consciência, como parte de um processo evolutivo contínuo e gradual.

Durante o processo de Evolução, nós (a Onda de Vida humana) adquirimos veículos (Corpos) mais refinados e expandimos nossa percepção e consciência.

Quais os Estados de Consciência nos Períodos?

-No Período Saturno: era Inconsciência, correspondente ao transe profundo

-No Período Solar: era Inconsciência, correspondente ao sono sem sonhos

-No Período Lunar era uma Consciência Pictórica Interna, correspondente ao sono com sonhos. Percebíamos o Mundo interiormente por imagens simbólicas, como em sonhos, sem reflexão mental consciente.

-No Período Terrestre que é o nosso atual estado: acordado, lúcido e autoconsciente no Mundo Físico, onde os objetos podem ser observados fora, distintos e definidos.

Quando obteve essa Consciência objetiva, o ser humano percebeu a realidade do Mundo exterior e, pela primeira vez, vislumbrou a diferença entre si, o “Eu” e os outros. Desde então, a Consciência do “Eu”, o egoísmo, predomina.

Anteriormente, não havia pensamentos nem ideias sobre o Mundo externo e, também, não existia memória dos acontecimentos.

No Período de Júpiter – Consciência própria e de imagens conscientes. 

A Consciência se unirá com a linguagem, fazendo que as palavras levem consigo o verdadeiro significado. Voltarão as imagens internas, criadas pela Vontade do pensador – as palavras emitidas serão exatamente os pensamentos e ideias visíveis e vivos. Quando o ser humano disser casa – teremos a visão exata do objeto, design, cor, etc.

Veremos exatamente como seremos. Existirão seres humanos perfeitamente bons e seres humanos completamente malvados. O ser humano terá contato com Seres Suprassensíveis de diversas Ordens e, empregando sua Força de Vontade Espiritual desenvolvida, saberá coordenar e direcionar essas Forças – ocorrerá por cooperação consciente com esses Seres.

No Período de Vênus – Consciência objetiva, autoconsciente e criadora.

Poderemos empregar a própria Força para dar Vida a suas imaginações e para exteriorizá-las no Espaço, como objetos.

No Período de Vulcano – A mais elevada Consciência Espiritual.

Teremos uma Consciência total e elevadamente Espiritual.

Poderemos imaginar a criação de seres que viverão, crescerão, sentirão e pensarão.

Está ainda muito além da nossa atual compreensão.

Vamos ver como foi a Consciência de Vigília nas Épocas desse Período Terrestre. Foi no Período Terrestre que atingimos o Nadir da Materialidade (Globo D) e aí, para melhorar o processo de aprendizagem, surgem as “Épocas”.

•ÉPOCA POLAR: Consciência de transe profundo

•ÉPOCA HIPERBÓREA: Consciência de sono sem sonhos

•ÉPOCA LEMÚRICA: Consciência de sono com sonhos

•ÉPOCA ATLANTE: Consciência de Vigília – a consciência era mais intuitiva e coletiva

•ÉPOCA ÁRIA: Total Consciência de Vigília – racional, individual e plenamente desperta no Mundo Físico

•ÉPOCA NOVA GALILEIA: Consciência alargada e mais Espiritualizada – nossa visão será interna e externa, simultaneamente

•ÉPOCA REINO DE DEUS: Nível Superior de Consciência- unindo Mente e Coração

Pergunta: Se a Época Polar é dentro do Período Terrestre, e nesse Período estamos no estado de Consciência de Vigília, como na Época Polar podíamos estar em transe profundo?

Resposta: O Período Terrestre tem como meta final a Consciência de Vigília, mas isso não significa que todas as Épocas dentro dele já começaram com esse estado. O Período define o objetivo final da Consciência. As Épocas mostram as etapas progressivas até alcançar esse objetivo.

Pergunta: Então, no Período Lunar quem já tinha atingido a Consciência Pictórica, regrediu na Época Polar, do Período Terrestre, para transe profundo?

Resposta: Não. Porque quando começa o Período Terrestre, na Época Polar, a Humanidade recapitula estágios anteriores, mas agora em um novo Nível Evolutivo.

Ou seja: repassamos o estágio anterior, porém com os resultados já conquistados nos Períodos intermediários (Solar e Lunar). A Evolução não apaga o passado — ela o repete, integra e eleva, produzindo graus cada vez mais amplos de consciência. Isso porque a Evolução, é espiralada — repete estágios, mas sempre em um nível mais elevado. É como se revisássemos o conteúdo antes de avançar.

Vamos ver como fica a dimensão “Tempo” de Evolução de um Período

-Qual é o tempo necessário para Evolução de um Período?

Um Período dura muito tempo, na base de tempo atual, milhões ou bilhões de anos. Não há um tempo fixo em anos, pois cada Período se estende conforme a necessidade evolutiva da Consciência. O essencial não é a duração cronológica, mas o desenvolvimento da Consciência em cada Período.

Do que esse tempo depende?

– Do grau de desenvolvimento das Ondas de Vidas

– Da assimilação das experiências necessárias naquele estágio

– Do tempo necessário para que a Consciência alcance o nível que deve atingir

Em síntese: a Consciência se desenvolve conforme os Veículos se aperfeiçoam, as experiências são assimiladas e o ser aprende a cooperar conscientemente com as Leis Divinas.

Enquanto Ego, podemos acelerar o tempo da nossa Evolução?

Sim. Seguindo o Caminho reto da Iniciação – simbolizado no Caduceu, pelo Cetro de Mercúrio. Esse Caminho permite alcançarmos a Iniciação, em algumas vidas. Enquanto a maioria dos seres em Evolução, levarão milhões de anos, seguindo o tortuoso caminho das serpentes.

Os aspirantes as Iniciações são treinados:

– Nos 9 Mistérios Menores pelas 7 Escolas de Mistérios Menores, entre elas a Ordem Rosacruz

– Nos 4 Mistérios Maiores pelas Hierarquias superiores

 O Caminho da Iniciação foi aberto desde o princípio da Metade Mercurial do Período Terrestre.

Para saber mais, assista a 263ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

263ª Reunião Dominical-FRC_Campinas_8fmar26-Cap.15-Cristo e Sua Missão – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Estados de Consciência nos Períodos e Épocas  

_________________________________________________________________________________________

26/04 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Alquimia e Crescimento da AlmaAlma

Termo Rosacruz: Alma

Aprendemos nos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que a Alma é descrita como quintessência, que é extraída pelo Tríplice Espírito em seu trabalho no Tríplice Corpo.

Quando o Tríplice Espírito tenha desenvolvido o Tríplice Corpo e obtenha o domínio deles por meio do foco mental, começa a desenvolver a Tríplice Alma, trabalhando dentro. A maior ou menor Alma que o ser humano tenha, depende da quantidade de trabalho feito por ele, o Ego, em seus Corpos.

A Alma fortalece os poderes do Espírito, já que o Tríplice Espírito trabalha no Tríplice Corpo pelo elo da Mente. Assim esse trabalho traz à existência a Tríplice Alma.

Portanto, a Alma é o produto espiritualizado do Corpo.

O Corpo Vital é composto de quatro Éteres: dois Éteres inferiores e dois Éteres superiores. Esses últimos usamos para construirmos o nosso Corpo-Alma. Não confundamos esse termo com o Termo Rosacruz “Alma”.

A parte do Corpo de Desejos que foi trabalhada pelo Ego é transmutada na Alma Emocional e, por fim, é assimilada pelo Espírito Humano, cujo veículo especial é o Corpo de Desejos.

A parte do Corpo Vital que foi trabalhada pelo Espírito de Vida se torna a Alma Intelectual que edifica o Espírito de Vida, porque esse aspecto do Tríplice Espírito tem sua contraparte no Corpo Vital. A parte do Corpo Denso que foi trabalhada pelo Espírito Divino é chamada de Alma Consciente e, por fim, se submerge no Espírito Divino, porque o Corpo Denso é a sua emanação material.

A Alma Consciente cresce pela ação, pelos impactos externos e pela experiência.

A Alma Emocional cresce pelos sentimentos e emoções gerados pelas ações e pelas experiências.

A Alma Intelectual é um mediador entre as outras duas e cresce pelo exercício da memória, que liga as experiências passadas às experiências presentes e os sentimentos por elas engendrados. Origina a simpatia e a antipatia, que não têm existência independente da memória. Sentimentos que resultassem somente das experiências seriam evanescentes.Todas as experiências de nossa vida são incorporadas à Alma.

Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Corpo Tríplice ao qual está ligado pelo elo da Mente. Esse trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.

A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.

A Alma pertence aos Reinos superiores, e nunca pode ser pesada em balanças físicas!

Para saber mais, assista a 264ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:

264ª Reunião Dominical-FRC_Campinas – 26abr26 – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Alquimia e Crescimento da Alma    

__________________________________________________________________________________________

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL:

Cumprir o máximo que nos propusemos a nós mesmos no Panorama da Vida

 Na Fraternidade Rosacruz aprendemos que após a nossa morte aqui no Mundo Físico entramos nos Mundos invisíveis e, durante o estado pós-morte passamos pelas experiências do Purgatório, Primeiro Céu, Segundo Céu e Terceiro Céu.

Quando passamos pelo Purgatório e Primeiro Céu funcionamos por meio do nosso Corpo de Desejos e da Mente.

Quando entramos no Segundo Céu, funcionamos somente com a Mente e começamos a criar o ambiente para a nossa próxima existência ou o próximo renascimento aqui (no Mundo Físico).

Quando esta tarefa é concluída, entramos no Terceiro Céu, onde apenas muito poucos ainda possuem consciência, pois todos os nossos veículos já foram dissolvidos (estamos somente com o Átomo-semente de cada um). O esquecimento de tudo o que nos aconteceu antes é total, e levamos conosco a quintessência das nossas experiências passadas, em forma de faculdades.

Quando estamos nos preparando para mais um renascimento com a grande ajuda dos Anjos do Destino (ou Senhores do Destino, Anjos Arquivadores, ou Anjos Relatores) escolhemos o Panorama da próxima Vida em seus eventos principais (considerações? As lições que podemos aprender e as possibilidades de terminarmos os relacionamentos pessoais com amor).

Já no Segundo Céu iniciamos a descida construindo uma nova Mente. Descemos, e entrando no Mundo do Desejo, construímos um novo Corpo de Desejos.

Depois nos adentramos à Região Etérica do Mundo Físico e com a ajuda dos Anjos do Destino construímos nosso novo Corpo Vital.

Quando renascemos esquecemos tudo o que passamos ou o que nos aconteceu nas vidas anteriores, exceto a capacidade de fazer determinadas coisas.

Por exemplo: se formamos um Corpo Denso fraco em uma determinada vida e sofremos a dor inerente àquela fraqueza ou doença, ou até mesmo a remoção de um determinado órgão, com certeza, embora o acontecimento seja esquecido numa futura existência, lembraremos do fato quando estivermos moldando o Arquétipo e se preparando para o renascimento. Com certeza nos esforçaremos para construir um órgão bem melhor.

Aprendemos com os erros do passado e devemos então procurar cuidar muito bem dos nossos Corpos quando aqui renascidos, mantendo-os bem e saudáveis, como também devemos cuidar muito bem da parte espiritual (isso é muito importante mesmo), procurando tratar bem e com amor a todos os nossos irmãos e nossas irmãs, servindo-os (as) sempre, para cumprir o máximo que nos propusemos a nós mesmos no Panorama da Vida!

________________________________________________________________________________________________________________

A Significância Esotérica da Páscoa

A Filosofia Rosacruz nos ensina que a mensagem esotérica da Páscoa é esse constante morrer para o “velho” e ser seguido de um constante nascer para o “novo” em Espírito que nos acena com regozijo.  E para realizarmos esse evento na nossa vida, é mister lembrar que todo trabalho Iniciático começa no nosso Corpo Vital, por meio de repetições e aquisições da disciplina resultante da execução dos Exercícios Esotéricos Rosacruzes, e da prática de uma vida mentalmente mais pura que ontem, emocionalmente mais nobre e amorosa que ontem, também fisicamente mais saudável que ontem.

Reparem: nunca é via o Corpo de Desejos! Então qualquer coisa espiritual que você faça e que lhe gere emoção ou desejo, você não está trabalhando via Corpo Vital.

Mas, a Filosofia Rosacruz também nos alerta a ter cuidado com a rotina!

Estejamos vigilantes para que cada dia traga uma nova e melhor contribuição, pois os próprios Exercícios Esotéricos Rosacruzes são um desafio; eles vão desvendando maravilhas ao Estudante Rosacruz ativo e sincero que se empenha diariamente, e se vão tornando cada vez mais novos e profundos, na medida da prática renovada em Epigênese.

Com esta advertência, tomemos a decisão de deixar de ser o Estudante Rosacruz de ontem e sejamos, hoje, muito melhores em tudo.

Este é o morrer gradativo e racional. Essa é a Páscoa, com seu convite de crucificar o que está ultrapassado (por mais que o apego nos dificulte e implore), ressuscitando para algo maior, e ascendendo um pouco mais nesse Caminho de Evolução!

_________________________________________________________________________________________

Uma Ciência de Viver e, sim, uma Ciência de Morrer!

Quando renascemos aqui no Mundo Físico, normalmente, todos fazem festa, somos recebidos com muita alegria, às vezes, apreensão, surpresa, mas tudo se ajeita e a alegria volta!

 Já quando partimos, normalmente, vira uma tristeza imensa, choro, desespero, lamentações e, às vezes, raiva, alívio e até maus desejos.

É certo agirmos assim? Uma “Ciência de Viver”, mas sem nenhuma “Ciência de Morrer”? Para a Fraternidade Rosacruz não!

A morte é um processo natural; apenas cessam as atividades vitais do Corpo Denso aqui, e um novo nascimento nos Mundos espirituais ocorre para a pessoa. É o fim de um ciclo de vida aqui, o fim de mais um renascimento aqui. Só isso e nada mais!

Toda pessoa quando morre revê o Panorama da Vida que terminou, de trás para a frente, por cerca de três dias e meio, precisa então de silêncio, oração, de nada ser mexido no seu Corpo Denso, sem nada a perturbá-la.

Todos sentiremos saudades de alguém que partiu, alguém que amávamos, mas, sabemos, a morte é nossa única certeza aqui, pois renasceremos nos Mundos invisíveis. E mais: o Espírito – que é o que realmente somos – nunca morre!

Enquanto estamos aqui, procuremos viver bem com cada irmão e cada irmã para que depois não venha bater um arrependimento, um remorso, uma tristeza pelo que deixamos de fazer, pelos momentos felizes que deixamos passar, às vezes, por motivos insignificantes, por descaso com as pessoas, porque deixamos de nos relacionar.

Todos os nossos relacionamentos com pessoas aqui devem terminar com amor do nosso lado. Mas com amor Crístico, verdadeiro, de coração!

Muitas pessoas choram por alguém que morreu porque não curtiram a pessoa aqui, não viveram intensamente com ela, não pensaram que esse momento chegaria.

Pessoas passam anos de luto por arrependimento do que não fizeram pelo outro.

Devemos enquanto estamos aqui, renascidos, nos preparar para esse momento nosso e de quem partir, devemos estudar como é esse processo. Deus não faz nada para se perder.

Esse entendimento é muito importante termos claramente.

É importante também não temer a morte, temos um trabalho do lado de lá; é importante substituir o temor pela fé.

A morte é apenas uma transição da vida física para uma nova experiência espiritual.

Todo Estudante Rosacruz ativo e verdadeiro estuda sobre essa passagem e não teme a morte.

Vamos viver bem o aqui e agora com todas as pessoas!

____________________________________________________________________________________________________________

A importância dos nossos pensamentos que, muitas vezes, relegamos

Sabemos quão importantes são os nossos pensamentos. Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que eles são reais, o restante é ilusão! Por quê? Porque nós, Egos, verdadeiramente, vivemos na Região Abstrata do Mundo do Pensamento!

 A causa da nossa força e da nossa fraqueza está dentro de nós, em nosso interior.

A espiritualidade não consiste em sentimentalismos de emoções e/ou desejos vacilantes, mas sim na profunda compreensão do propósito da existência; não estamos aqui por acaso!

Precisamos, para um grande e rápido crescimento espiritual, partir dos nossos pensamentos para conseguir servir amorosa, desinteressada (e, portanto, anonimamente) irmãos e irmãs focando na Divina Essência oculta em cada um de nós – que nos faz Filhos de um mesmo Deus e é a base da Fraternidade.

Devemos cultivar pensamentos positivos o tempo todo. Exemplos? a alegria de viver, ver o bem em tudo e em todos, ajudar o próximo, otimismo, gratidão, oração constante, prática dos Exercícios Esotéricos Rosacruzes, fazer aos outros o que gostaria que fizessem comigo.

Isso ajuda no bem-estar físico e emocional, a ter confiança, resiliência, equilíbrio, reduz o estresse, promove saúde mental e física, tornando as pessoas alegres, honestas, íntegras, com responsabilidade e fé, com muita vontade de viver (sempre agradecidas) cada dia, a serem pessoas calmas, serenas, com um semblante bonito, inspiradoras, admiradas, pois são sempre muito divertidas, com muita disposição e prontas para fazerem o bem.

Pensamentos negativos tornam as pessoas frias, com semblante feio, ansiosas, inseguras, com baixa estima, com medo de julgamentos alheios, sedentárias, pessoas críticas (mas sempre destrutivas), com desejos inferiores (vingança, ódio, inveja), são preguiçosas, estão sempre preocupadas e, claro, procrastinam a vida espiritual, não têm fé.

Cultivemos sempre pensamentos edificantes, puros, elevados e que nos façam meditar, contemplar a Natureza (que nada mais é do que a mais próxima manifestação de Deus que temos), observar tudo ao nosso redor, discernir entre o bem e o mal, e estarmos sempre dispostos e prontos a acolher qualquer irmão, irmã “conhecido ou desconhecido”. Difícil? Experimente acolher via uma oração científica a ele ou ela!

________________________________________________________________________________________________________________

Servir a Divina Essência oculta em cada um

Para nós, Estudantes Rosacruzes, é um enorme privilégio sabermos o que é, e praticarmos diuturnamente o servir a Divina Essência oculta em cada um – que constitui a base da Fraternidade – de uma forma amorosa e desinteressa (e, para isso, tem que ser o mais anônimo possível), pois esse o caminho mais curto que nos conduz a Deus, ou seja: que nos faz se desenvolver espiritualmente muito mais rápido e com toda segurança.

É somente por aqui que conseguimos construir mais rapidamente nosso Corpo-Alma, o Dourado Manto Nupcial, que só é tecido através do serviço, do bem praticado, das boas obras, boas ações e amor.

É muito gratificante ajudarmos ao irmão ou a irmã ao nosso lado a sair das profundezas do desespero em que se encontra; ajudar aos que sofrem, aos que estão doentes, angustiados, pois muitos não conhecem o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, que nós já o estamos trilhando com segurança nessa grande Escola Fraternidade Rosacruz.

E o que é então esse “Serviço”? Que é o lema da Fraternidade Rosacruz.

É a entrega de nós mesmos para trabalharmos incansavelmente, retirando e ajudando os irmãos e irmãs a retirarem as pedras de tropeço dos seus caminhos. Quem dá, recebe!

Se hoje estamos na Fraternidade Rosacruz, com certeza já fomos ajudados, e é nosso dever ajudar aos que precisam se desenvolver, precisam de uma luz, de uma direção.

Somos todos irmãos e quem pode mais, dá mais.

Vamos fazer bem a nossa parte, de todo o nosso coração, com todo o nosso amor.

Essa é também uma forma de sermos gratos aos Irmãos Maiores na sua grande Obra.

Tenhamos compaixão por todos, sem distinção.

Que nosso coração nunca descanse, pelo contrário, que a gente sempre ouça, abrigue, ajude, abrace, acolha, estenda a mão, dê uma palavra amiga de consolo a qualquer irmão ou qualquer irmã que se aproxime de nós, sem medo.

Tenhamos muita tolerância com as deficiências dos outros, com os erros dos outros, afinal também erramos, nos equivocamos, e gostaríamos de ser tratados bem, com educação, com muita paciência e carinho; fazendo aos outros o que gostaríamos que se nos fizessem.

A vida é cheia de surpresas; às vezes também nos deparamos em algumas situações difíceis, embaraçosas, e precisamos de alguém que nos ajude. Ninguém é perfeito (a).

Quem sempre “deposita” um pouquinho do bem, quando precisar, o receberá também.

Deixemos brilhar a nossa luz interior, a que temos Cristo a nos guiar, assim todos poderão vê-la e dela usufruírem com segurança. 

Vamos usar as nossas mãos apenas para fazerem boas ações, escreverem coisas bonitas, lindas histórias, para estender para alguém, para fazer somente o bem para os outros.

Façamos somente ações nobres, boas e verdadeiras.

Que nossos pés estejam sempre firmes e prontos para caminhar lado a lado com quem estiver precisando da nossa presença, e ir sempre em direção de quem precise.

Ao entendermos o que é “serviço amoroso e desinteressado”, quando possível anônimo, ajudaremos e serviremos muito mais.

“A messe é grande e os operários são poucos!” – fácil provar essa verdade Cristã!

Ajudar, servir, estender a mão, nos faz muito bem.

Não percamos mais tempo.

 ******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?

É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também

1.Pergunta: Se durante o sono o Ego, envolto pela Mente e pelo Corpo de Desejos, fica ao lado do corpo físico, que descansa na cama junto do Corpo Vital, então por que motivo este mesmo Ego, sempre consciente e desperto, não vê o Corpo Denso sobre a cama durante a noite? Em outras palavras, como explicar a doce, pacífica e feliz inconsciência do sono profundo, se nós, o Espírito, somos eternamente autoconscientes, um Olho sem pálpebras?

Resposta:  Por falta do autodomínio do Ego. Inclusive muitos se verem o seu Corpo Denso e Vital repousando na cama, voltam a entrar nele com tamanha rapidez e força que cai até da cama: medo! Por isso que na Fraternidade Rosacruz o Estudante Rosacruz executa os Exercícios Esotéricos conforme fornecido nos Livros Conceito Rosacruz do Cosmos e Cristianismo Rosacruz, diuturnamente, sem falhar e persistentemente. O fato do Estudante Rosacruz que é fiel à essa execução já se tornar um Auxiliar Invisível Inconsciente, já elimina todo o medo, e ao ver o seu Corpo Denso repousando, os Éteres Químico e de Vida restaurando as partes desse Corpo Denso, é motivo de prazer, de satisfação, de gratidão e de tranquilidade para, partindo com o seu Corpo-Alma, Corpo de Desejos e Mente, poder trabalhar do lado de lá.

2.Pergunta: Os ocidentais que se tornaram budistas, para citar esta filosofia, escolheram no Terceiro Céu se aproximar do budismo? Se sim, por que essa escolha foi permitida, se eles deveriam seguir o Cristianismo? Se não escolheram, então opções que não são feitas lá, no Terceiro Céu, podem determinar a nossa vida, mesmo não sendo parte do nosso destino?

Resposta: As tentações são o meio mais eficaz de aprendizagem atualmente (vide a vida de Cristo, na sua primeira vinda). Nesse sentido o Ego, que renasceu no lado ocidental do Planeta, pode ter reminiscências de seus últimos renascimentos no lado oriental e, devido a isso, ter tentações para se voltar para os Ensinamentos Orientais, mesmo estando agora em um Corpo que não foi construído para tais vibrações. Se ele cairá na tentação ou não será uma escolha dele aqui e agora. A tentação para tal está presente e foi até escolhida por ele. Agora cair, não. É uma decisão dele quando “vestido” dos Corpos que escolheu e vivendo aqui. Temos o livre arbítrio e constantemente podemos estar tentando não fazer o que escolhemos no Terceiro Céu e buscando causas ilusórias. Afinal a causa sempre é a nossa decisão: ou trilhamos o que escolhemos e aprendemos o que devemos aprender, ou procrastinamos as lições tomando caminhos que não escolhemos e, como consequência, sofrendo por essas escolhas.

3.Pergunta: Se o corpo físico é pré-formado nos Planos Espirituais, quando o Ego está descendo para o renascimento, então a genética do pai e da mãe são desnecessárias a suas características físicas. Minha dúvida é: quem molda o corpo físico é o Ego, antes de renascer, ou a imaginação da mãe, operando os genes à sua disposição?

Resposta: Caro irmão, quem dera que atualmente todos nós tivéssemos essa capacidade de obter todo o material que precisamos da Região Química do Mundo Físico para “moldar o nosso Corpo Denso” atual! Na imensa maioria das pessoas, atualmente, isso é o mínimo do mínimo! A grande maioria do material advém do papai e da mamãe, tanto por meio do espermatozoide que fecundou como do óvulo fecundado. Tanto é que aprendemos na Fraternidade Rosacruz que “o Corpo Vital é uma cópia fiel do Corpo Denso” e não o contrário, não é?

Veja o próprio Jesus. Perceba quão puro teve que ser o Iniciado José e o Iniciado que veio como Maria para conseguir ajudar o Iniciado Jesus a construir um Corpo Denso com o objetivo de ser o mais puro Corpo Denso que alguém já construiu para a Missão do Cristo!

Se Jesus, que hoje é um Irmão Maior, teve que contar com pais assim, imagina então todas as outras pessoas, não é?

4.Pergunta: Pessoas que têm depressão e são castigadas duramente pela tristeza, sofrimento e desesperança foram pessoas ruins em vidas anteriores?

Resposta: Não necessariamente! Esses “sentimentos negativos e inferiores”, e que muitas vezes levam ao conceito de “depressão”, é resultado de uma “desistência”, ainda que temporária, de executar aquilo que a própria pessoa escolheu no Terceiro Céu.

A pessoa há de aprender que não tem como fugir do que já foi escolhido, pois isso provoca um prejuízo e atraso evolutivo para muitas pessoas ao seu redor e que compôs, compõe e comporá a Teia do Destino no qual está inserida. Só existem duas direções nesse Esquema de Evolução: ou para frente e para cima, ou para trás e para baixo. Pode-se até tomar remédios para “remediar”, mas uma hora a pessoa tem que encarar e continuar a cumprir o que ela mesma escolheu, mesmo que ela jamais admitirá que escolheu. As Iniciações Menores a levam a “ver” o que ela escolheu, mas para isso é preciso vontade, persistência e disposição para encarar uma Escola como a Fraternidade Rosacruz e aprender como se faz, não é?

5.Pergunta: Podemos dizer que neste momento estamos sob dois regimes, o de Jeová e o de Cristo?

Resposta: Sim. Muitos ainda vivem com fortes ou fracas reminiscências das Religiões de Raça (lições que ainda têm que aprender). É fácil identificar: patriotismo, separatismo, racismo, astúcia, ignorância, egocentrismo e coisas afins. Outros pendem para um lado e para outro. E outros já vivenciam o Cristianismo Esotérico, se aprontando para a segunda vinda de Cristo!

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ

Reuniões de “Cura Rosacruz

As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.

A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.

A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.

O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.

Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?

Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.

Datas de Cura

Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.

O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.

Ritual do Serviço Devocional de Cura

Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:

1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);

2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;

3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)

Se você está doente e entende que precisa de ajuda

…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.

O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.

 As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

FIM

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Carta de Max Heindel: Maçonaria Mística, Co-Maçonaria e Catolicismo

Abril de 1913

No final da lição do mês passado, algumas palavras foram ditas sobre homens e mulheres que praticam da Maçonaria Mística[1], e pode parecer a alguns que endossamos a Co-Maçonaria, mas esse não é, de forma alguma, o caso. Embora, por princípio, não falemos depreciativamente de nenhum movimento legítimo, sempre alertamos nossos Estudantes Rosacruzes contra as Religiões orientais, considerando-as perigosas para o mundo ocidental, embora perfeitamente adequada ao oriente. A Co-Maçonaria é um desdobramento de uma sociedade que promulgava o Hinduísmo. No inverno de 1899 a 1900, a atual líder dessa sociedade esteve em Roma, e uma das suas auxiliares encontrou, acidentalmente, os ritos maçônicos na biblioteca do Vaticano. Ela os copiou sem autorização e os entregou à sua superiora que, por sua vez, se encarregou de escrever um grau adicional. Esses são, agora, os ritos da Co-Maçonaria.

As afirmações anteriores são fatos que podemos comprovar; e deixamos os nossos que Estudantes Rosacruzes formem suas próprias conclusões quanto à eficácia ética e ao poder de formação da Alma possuído por um movimento baseado em ritos obtidos dessa maneira. Além disso, ainda que nós saibamos com certeza que os ritos vieram de Roma, duvidamos que a pessoa que os extraiu tenha escapado da vigilância que há naquela biblioteca. Acreditamos que ela tenha agido, inconscientemente, pelas mãos do Vaticano. Assim, a Co-Maçonaria é tanto hinduísta quanto católica em sua origem. Ela não é reconhecida pelas corporações maçônicas regulares, não importa o que seus fundadores afirmem.

No final da lição sobre Maçonaria e Catolicismo, resumimos os pontos referentes à sua relação cósmica a fim de extrair a essência do ensinamento; agora, para a palavra final – a quintessência do nosso argumento:

A palavra “franco-maçom” deriva do vocábulo egípcio phree messen, “Filhos da Luz”. Essas palavras eram originalmente empregadas para designar os construtores do Templo de Deus – a alma humana.

A palavra “católico” significa “universal”, e foi originalmente aplicada para diferenciar a abrangente Religião Mundial – o Cristianismo – das Religiões de Raça, como o Hinduísmo.

O sangue é o veículo do Espírito; sob o regime de Jeová e dos Espíritos de Lúcifer, ele foi contaminado pelo egoísmo. Tanto a Maçonaria Mística quanto o Catolicismo visam purificar o sangue e promover o altruísmo.

A Maçonaria Mística ensina o candidato a conquistar a sua própria salvação; o Catolicismo o deixa dependente do sangue de Jesus. Aqueles que usam o método positivo naturalmente se tornam almas mais fortes; portanto, a Maçonaria Mística (não a exotérica) deveria ser incentivada em vez do Catolicismo.

(Carta nº 29 do Livro “Cartas aos Estudantes” – Max Heindel-Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: A Maçonaria exotérica, que é apenas a parte externa da Maçonaria Mística, tem atraído atualmente o elemento masculino com seus veículos físicos positivamente polarizados, e os tem dirigido para a indústria e para a política, controlando, assim, o desenvolvimento material do mundo. Já as pessoas que constituíam o Sacerdócio, empregaram sua fórmula mágica sobre os Corpos Vitais positivos do elemento feminino para dominar o desenvolvimento espiritual. Enquanto as pessoas da Maçonaria e de movimentos afins, lutaram abertamente pelo poder temporal, o Sacerdócio tem lutado com muita força e até mais eficazmente, para manter seu controle sobre o desenvolvimento espiritual do elemento feminino. Para um observador comum pode parecer que não existe antagonismo entre estes dois movimentos na época atual. Mas, embora a Maçonaria de hoje não tenha mais o seu verdadeiro caráter místico antigo e o Catolicismo, pelo passar do tempo, tenha externamente perdido o seu brilho, a divergência está tão viva como sempre. Os esforços da Igreja não estão concentrados nas massas, como estão naqueles que procuram viver a vida superior a fim de ganhar a admissão ao Templo dos Mistérios e aprender como fazer a Pedra Filosofal. (Do Livro Maçonaria e Catolicismo – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Almas Perdidas ou Atrasadas na Evolução?

 Não existe, absolutamente, nenhum fundamento que justifique a ideia generalizada a respeito de “almas perdidas”. Não há, na Bíblia, uma só palavra que exprima a ideia a que todos nos habituamos sobre eternidade com o sentido de para sempre. A palavra grega aionian significa “um período indefinido de tempo”, “um longo período de tempo” e, quando lemos na Bíblia as palavras “eternamente” ou “para sempre”, deveríamos interpretá-las como “pelos séculos dos séculos”. Além disso, como é uma verdade que “em Deus vivemos, movemos e temos o nosso ser”, uma alma perdida seria o mesmo que se tivesse perdido uma parte de Deus e isto não é possível!

Sem dúvida, a perda de um período de anos está relacionada ao próximo período, sendo até mesmo compreendida por ele. Lembremos que no Período Lunar desse atual Esquema de Evolução que Espíritos Lucíferos, os Anjos que ficaram atrasados no Esquema de Evolução angélica, não puderam achar um Campo de Evolução no presente esquema de manifestação.

Os Arcanjos habitam o Sol; os Anjos têm a seu cargo todas as Luas; porém os Espíritos Lucíferos foram incapazes de residir em qualquer desses luminares. Não podiam ajudar a geração pura e desinteressadamente como fazem os Anjos, mas atuavam sob o império do desejo, da paixão vil e egoísta, pelo que foi necessário separá-los dos seus irmãos mais adiantados e fixá-los num lugar apropriado às suas condições.

O ambiente que necessitavam era o do Planeta Marte, a quem os antigos astrólogos atribuíram o poder sobre o Signo zodiacal de Áries, o Carneiro, que tem domínio sobre a cabeça dos seres humanos — convém recordar que o cérebro foi construído com as energias subvertidas dos órgãos sexuais —, o que comprova que aquele Planeta exerce igualmente o seu domínio sobre o Signo zodiacal de Escorpião, o regente dos órgãos da reprodução. Carneiro é a primeira Casa do horóscopo, regendo o começo da vida; Escorpião é a oitava Casa do horóscopo, a que nos fala da morte. Em tudo isso está contida uma lição, ensinando-nos que tudo aquilo que foi gerado pelos desejos vis é chamado à dissolução, à morte.

Assim, pois, Marte é, esotericamente e astrologicamente, o que se chama de “diabo” e Lúcifer, o mais notável dos Anjos caídos, é realmente o adversário de Jeová, quem dirige o poder fecundante do Sol por meio da ação lunar. Todavia, os Espíritos Lucíferos estão ajudando a nossa evolução. Deles recebemos o ferro que, por si só, torna possível a vida em uma atmosfera oxigenada. Foram e continuam sendo os agitadores das forças que impulsionam o progresso material e, por isso, não temos o direito de os anatemizar.

A Bíblia tacitamente nos proíbe ultrajar os deuses. O próprio apóstolo S. Judas Tadeu declara que mesmo o Arcanjo Miguel não se atreveu a denegrir Lúcifer. Porém o Arcanjo Miguel, quando, lutando contra o diabo, disputava o corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo blasfemo, mas disse: ‘Repreenda-te o Senhor’. E no Livro de Jó vemos Lúcifer como um dos filhos de Deus.

Se não fossem os impulsos marcianos, agitadores e belicosos, talvez não sentíssemos as aflições tão ao vivo como sentimos, mas também não poderíamos progredir na mesma proporção e é seguramente melhor “gastar-se ao criar bolor”.

Desse modo, podemos compreender que as “ovelhas perdidas” de um momento anterior nesse Esquema de Evolução (Período, Época, Era) sempre é concedida oportunidades para recuperar, no atual Esquema de Evolução, o tempo que perderam.

Ficaram atrasadas e, por esse motivo, são consideradas “más”, como no caso dos Anjos caídos; entretanto, “não se perderam; apenas afastaram-se da redenção”. Podem se salvar e certamente conseguirão, servindo-nos e, provavelmente, ajudando a transmutar a natureza de Escorpião na de Áries, levando-nos a sublimar em nós mesmos tudo que for grosseiro e mau.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de julho/1970-Fraternidade Rosacruz)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Humildade e a Falsa Humildade

Um colega de serviço vivia repetindo, em voz alta, esta frase: “eu nada sei, só sei que nada sei”. Ouvia-o e cada vez me punha a meditar, ponderando, entre mim, que, sendo ele espiritualista, havia de ter um lado positivo nessa afirmação, uma advertência que o pusesse alerta contra o personalismo pretensioso que enfeia tantas pessoas. Mas um dia, durante o lanche, provoquei uma troca de ideias sobre o assunto. E por muitos dias continuamos, em episódios, o exame da questão, julgando de interesse pô-lo aqui para análise e ampliado, por parte dos leitores. Queremos falar de humildade num ponto de vista mais elevado e não pelo mal-entendido ponto de vista, segundo o qual a humildade é sinônimo de capacho ou de subserviência a poderes sociais ou econômicos.

Somos um ser complexo. Como Espírito, centelha de Deus, que nos faz semelhante à Deus-Pai, trazemos uma longa jornada de experiências, em que passamos por estágios de consciência equivalentes aos minerais, vegetais, animais, em que adquirimos nosso Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos correspondentes aos nossos veículos de expressão em cada Mundo. Atingindo o estado de Humanidade, no início da Época Atlante, tivemos nosso Corpo de Desejos dividido em duas partes: sentimentos elevados e sentimentos inferiores. Essa parte inferior do Corpo de Desejos foi juntada à Mente recém-adquirida, constituindo os dois, uma “alma animal”, a Personalidade, uma parte de nós voltada para a Região Concreta do Mundo do Pensamento, Mundo do Desejo e Mundo Físico.

Nesse tempo sofremos a influência passional dos Anjos decaídos ou Espíritos Lucíferos. Tais Espíritos não podiam alcançar a evolução natural da Onda de Vida dos Anjos, de que se haviam afastado e por isso restava-lhes trabalhar sobre o incipiente cérebro humano, induzindo a paixão (pois o cérebro está ainda ligado ao Corpo de Desejos). Desenvolvemos os primeiros trabalhos da Mente, sob a forma primitiva da astúcia e ao ingressar na presente Época Ária começamos a exercitar a Razão.

Ao falar assim, referimo-nos às pessoas que vivem no lado ocidental, pois ainda há irmãos e irmãs em estágios primitivos de consciência exercitando a astúcia e com um Corpo de Desejos superior muito reduzido e de pouca expressão altruística. Acresce notar que essa ação dos Espíritos Lucíferos, pelo nosso abuso sexual – por livre e espontânea vontade –, pelo egoísmo e outras formas passionais que insistimos em manifestar nas nossas vidas aqui, nos embruteceu a nossa sensibilidade e os nossos Corpos, fazendo-nos perder a visão espiritual e acreditar apenas na realidade deste Mundo material em que, provisoriamente, estamos.

Recebemos a primeira ajuda: as Religiões de Raça, Jeovísticas, como o objetivo de nos ajudar a controlar o nosso Corpo de Desejos que insistíamos em encher somente com materiais das três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. Mas usamos essa ajuda para induzir a nós mesmos a divisão e ao egoísmo, embora tais Religiões tenham disciplinado relativamente o nosso Corpo de Desejos com a ação restritora das Leis Mosaicas.

Como insistimos no erro, chegando a um estado evolutivo extremamente perigoso, arriscando a perdermos (uma grande maioria de nós) a oportunidade de continuar evoluindo nesse atual Esquema de Evolução, recebemos uma segunda ajuda. Conhecemos como a vinda da Religião do Filho – a Religião Cristã –, cuja expressão, Cristo, inaugurou uma nova fase evolutiva, onde o Cristo implantou o Seu Plano de Salvação e se tornou o Espírito Planetário da Terra. Só que, também devido a nós mesmos, a Religião Cristã ainda não foi implantada como deve ser, ou seja, o altruísmo (que foi introduzido e ensinado por Cristo) não virá senão quando os últimos vestígios de egoísmo tenham desaparecido, com as formas inferiores de expressão. E isso depende somente de cada um de nós, exercendo o livre arbítrio, ou seja: de dentro para fora.

Esta digressão é necessária para compreendermos que nós atualmente, quando renascidos aqui, nos embrutecemos até onde os nossos Corpos nos permitirem. Somos o que pensamos, o que sentimos, o que percebemos. Aqui estamos limitados pelo grau de aperfeiçoamento dos nossos veículos o Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente.

Nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui) sim, nos esforçamos para isso através da Mente, o foco entre o Ego e os nossos veículos e por isso simbolizada por Mercúrio, o Mensageiro dos Deuses. Mas estamos limitados, nessa expressão, pela condição dos nossos veículos que construímos (com o nível de evolução que chegamos até a última vida aqui) e usamos.

Disso tudo inferimos que nós sabemos algo! Nós temos dentro de nós mesmos uma bagagem imensa de experiências passadas, que vão formando a nossa Tríplice Alma. Chamamos a essa bagagem, a Memória ou Mente Superconsciente, a que temos acesso apenas pelo desenvolvimento dos Éteres superiores e contato com o Mundo do Espírito de Vida, via alcançando as Iniciações, preconizadas pela Fraternidade Rosacruz.

Mas essa forma de memória não nos vem pela Mente, senão pelo Coração. Cristo está trabalhando sobre toda a Terra e afetando os nossos Corpos humanos para lograr uma transformação do nosso Coração, formando estrias para, através dele, afetar todo o nosso Corpo Denso e dar mais livre expressão à nós, o Ego, ainda prisioneiro nas grades de nossas limitações.

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, compreendendo profundamente esse plano Crístico, ensinam aos Estudantes Rosacruz – a partir de um certo nível no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz – a conquistar o equilíbrio entre a Mente e o Coração, condicionando as possibilidades daquele, aos ditames deste. É um plano de libertação que possibilitará ao Estudante Rosacruz se livrar da consciência atual, muitas vezes mais próximas da consciência animal, para a Consciência de um indivíduo, onde o Ego dirige seus veículos, exprimindo ambos a mesma coisa, como a citada fonte dos evangelhos, de que não fIui ao mesmo tempo água doce e salgada. Os místicos buscam apenas esta fonte de pureza pelo Coração. Os ocultistas desenvolvem a Mente. A Ordem Rosacruzes busca unir as nossas expressões pelo equilíbrio perfeito entre Mente e Coração.

Afinal, sabemos ou não sabemos? Está claro que sim, mas nosso conhecimento ainda é passível de muita cautela, porque sofre interferências várias e deturpa, muitas vezes, os nossos reais propósitos.

Um Estudante Rosacruz não diz: “eu nada sei, eu sou um pobre diabo, um imprestável, um ignorante”. Tampouco diz: “eu tudo sei, eu tudo posso”, como ensinam algumas escolas espiritualistas pregadoras de afirmações e negações. Afinal, como aprendemos na Fraternidade Rosacrduz: “de que valeria a uma bolota de carvalho, sendo semente, dizer: eu sou um carvalho? Ela será um carvalho, sob condições favoráveis de desenvolvimento, mas por enquanto não é, apesar de todas suas afirmações; assim é o ser humano em relação à perfeição divina”.

A afirmação deve ser feita em silenciosa convicção, na interna vontade, para estendermos aos atos os nossos propósitos, depois de haver afetado o subconsciente. Não de forma negativa, renunciando, de princípio, às possibilidades divinas latentes e poderes adquiridos. Que efeito podemos esperar, desse modo, sobre nós?

Não gostamos de extremos. Tudo é relativo (pois só Deus é absoluto!) e, conhecendo amplamente os diversos fatores que fazem de cada um de nós essa realidade atual, buscamos aperfeiçoá-lo, sabendo que não somos nada e nem tudo, mas que caminhamos para a perfeição a que nos destina o Criador, pondo-nos todos os recursos para isso, inclusive ajuda externa.

A verdadeira humildade, pois, está na consciência dessa relatividade evolutiva, que nos põe no nosso devido lugar, no qual não se justificam orgulhos nem personalismos, embora estes nos assaltem nas repetidas tentações, por forças dos vícios de origem, ainda não sublimados.

Forçoso é reconhecer: a verdade tem muitos degraus e o acesso aos superiores pressupõe havermos passado pelos inferiores, as verdades parciais, mas nem por isso desprezíveis, pois são as partes e fundamentos do todo almejado.

Para concluir, não dizemos “eu nada sei, só sei que nada sei”, mas sim: “sou uma semente de Deus e posso me converter na própria árvore e estatura de Deus. Estou trabalhando para isso, orando e vigiando, fazendo fielmente os Exercícios Esotéricos Rosacruzes de Observação, Discernimento, de Retrospecção, de Concentração e oficiando os Rituais dos Serviços Devocionais diariamente, que me ensinam, cada vez mais, a conhecer minha própria natureza, a fim de transubstanciá-la na força anímica que me permitirá o retorno consciente ao que realmente sou, um Ego, e através deste, a Deus”.

Quem se humilha será exaltado” (Mt 23; 12), mas quando a humildade é bem compreendida. Reduzir-se, anular-se é negar as possibilidades divinas latentes e descrer em nós mesmos, o Ego. E sendo nós um Ego (e não os nossos Corpos, especialmente, como muito acham, o Corpo Denso), como podemos falar de nós como se fossemos os Corpos e suas limitações? Somos isto sim, prisioneiros conscientes, trabalhando pela libertação das invisíveis grades e cadeias que, simbolicamente, prendiam Prometeu ao Cáucaso[1]. Mas seremos também Hércules[2], o “super-homem” e nos libertaremos destas condições, mediante o esforço perseverante e racional, passo a passo, pois a Natureza não dá saltos.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – junho/1964 – Fraternidade Rosacruz – SP)


[1] N.R.: da mitologia grega: foi um defensor da humanidade, conhecido por sua astuta inteligência. Roubou o fogo dos deuses e o deu aos homens. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Todavia o fogo era exclusivo dos deuses. Como castigo a Prometeu, Zeus ordenou a Hefesto que o acorrentasse no cume do monte Cáucaso.

[2] N.R.: nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus.

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Por que as cores do véu no Tabernáculo no Deserto eram púrpura, escarlate e branca? Por que as três cores primárias, azul, vermelho e amarelo não estavam representadas?

Resposta: Azul é a cor de Deus-Pai, que reina sobre todo o universo continuamente, desde o início até o fim da manifestação, onipresente em tudo o que vive, respira e tem existência própria. Vermelho ou escarlate é a cor de Deus-Espírito Santo, que gera os seres viventes. Quando a Vida assume uma expressão errônea, se restringida por um código de leis, o Espírito Santo se torna Jeová, o Legislador. Amarelo é a cor de Deus-Filho, Cristo, o Senhor do Amor que por esse Princípio divino transcende a lei e nos leva novamente de volta, em contato direto e harmonia com Deus-Pai.

Assim, você verá que, sob o antigo regime, era impossível incluir o amarelo e tornar as três cores primárias como símbolo do Templo. Naquele momento, Deus-Pai e Jeová reinavam. O azul e o escarlate, Suas cores, figuravam no Templo, e a púrpura, que é a cor resultante da mistura das duas cores primárias mencionadas anteriormente, também lá estavam, mostrando não apenas sua existência separada como também a sua unidade. Por último, havia o espaço em branco, emblemático do fato de que ainda algo permanecia sem se manifestar, e esse algo era a terceira cor, a amarela.

Desde o tempo de Cristo, a verdadeira Escola de Mistérios Ocidentais, a Ordem Rosacruz, têm como seu emblema as Rosas Vermelhas, símbolo da purificação da natureza de desejos; a estrela dourada, mostrando que Cristo nasce dentro do discípulo e irradia de suas cinco pontas, que representam a cabeça e os quatro membros. Isto se reflete no fundo azul, símbolo do Pai. Assim, demonstra-se que a manifestação de Deus, a unidade na Trindade, foi realizada.

Muitas vezes pensei que faltava alguma coisa na literatura da Fraternidade Rosacruz, ou seja, um livro devocional, e milhares dos nossos Estudantes Rosacruzes provavelmente sentiram o mesmo. Para suprir essa lacuna, muitos recorreram a livros de origem oriental, o que é uma prática desaconselhável e muito ruim. Há muitas vidas, quando nós, do Mundo ocidental, estávamos renascidos em Corpos orientais, numa época em que não havia o Mundo ocidental tal como o conhecemos hoje, essa espécie de coisas nos servia, mas atualmente já avançamos muito além e devemos, em vez disso, buscar orientação em nossos verdadeiros santos Cristãos no Caminho da Devoção. Meu livro de cabeceira especial tem sido A Imitação de Cristo de Thomas de Kempis. É realmente um livro maravilhoso. Não há uma só situação na vida que não encontre nele alguma referência adequada; e quanto mais o lemos, mais o admiramos. Você provavelmente sabe que os residentes em Mount Ecclesia se revezam, em ordem alfabética, nas leituras durante os ofícios dos Rituais do Serviço Devocional da manhã e da noite. Sempre que chega a minha vez, pego o livro de Thomas de Kempis e leio um capítulo, do começo ao fim. Depois, repetindo-o algumas vezes. Não há um único trecho cansativo em todo o livro, e seria muito proveitoso que os Estudantes Rosacruzes que sentem o desejo de algo que identifique sua devoção, escolherem essa pequena obra para leitura. Acredito que ele possa ser adquirido na maioria das livrarias do mundo.

(Pergunta nº 81 do Livro Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Volume II – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: O ensinamento do Novo Testamento sobre o Espírito Santo, o Consolador, tão cativante e tão misericordioso, torna difícil identificá-Lo com o vingativo Jeová do Antigo Testamento. Como reconciliar isso?

Resposta: Era missão de Jeová e dos seus Anjos multiplicar tudo o que existe sobre a Terra. Em outras palavras, Ele era o doador de filhos. Veja o anúncio do Anjo à Maria: “O Espírito Santo virá sobre ti e conceberás[1]. Aí você já tem uma ligação; mas como há sempre dois lados em toda questão, também há dois lados no que se refere ao Espírito Santo. Uma fase da Sua obra é realizada de fora para dentro, como um doador de Leis, e a Lei, quando aplicada de fora para dentro, é como um feitor que nos impulsiona a fazer isto ou aquilo, ou nos proíbe de fazer outras coisas. Exige olho por olho e dente por dente[2]. Eis aí Jeová, o criador da Lei; mas, quando chega o tempo em que recebemos a Lei dentro de nós e não somos mais impelidos por meios externos, o feitor se torna o Consolador. Todo universo é regido por Leis. Tudo no mundo se baseia em Leis, e elas são tanto nossa proteção quanto nosso feitor.

Pela manhã, deixamos os nossos lares sem nos preocuparmos, confiantes na lei da gravidade que manterá tudo nos seus devidos lugares durante a nossa ausência. Sabemos que, ao retornarmos, encontraremos tudo como deixamos, embora o nosso Planeta esteja se movendo em sua órbita a uma velocidade em torno de 105 mil quilômetros por hora. Nossa força motriz depende da expansão dos gases. Na verdade, tudo na Natureza é regido por Leis e, quer o saibamos ou não, somos seus escravos até que, por meio do conhecimento, aprendamos a usá-las, a cooperar com elas e, assim, fazê-las cumprir nossas ordens e nos poupar trabalho.

Da mesma forma, o mesmo ocorre com as Leis morais fornecidas por Jeová no Monte Sinai. Elas foram designadas para nos conduzir a Cristo, e quando Cristo nasce dentro de nós, a Lei do Espírito Santo também penetrará. O ser humano é, então, simbolizado pela Arca da Aliança que ficava no Sanctum Sanctorum e que continha dentro de si as Tábuas da Lei[3]. Observe que o Consolador que veio para os seres humanos de outrora não era um Consolador externo, mas alguém que operava internamente, alguém que entrava neles e se tornava parte deles. Quando o Espírito da Lei, o Espírito Santo, entra em nós, Ele é o Consolador, porque fazemos de boa vontade as coisas que são impulsionadas por esse estímulo interno, enquanto nos ressentidos e nos queixamos de cumprir as ordens do feitor externo.

(Pergunta nº 72 do Livro Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Volume II – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: Lc 1:35

[2] N.T.: Ex 21:24 e Lv 24:20

[3] N.T.: no Tabernáculo no Deserto

Idiomas