O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:


Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7
Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026: 11
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS: 12
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes: 12
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não: 12
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos: 12
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento: 12
Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO) 13
Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16
O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”: 19
Termo Rosacruz: Imaginação. 41
Termo Rosacruz: Deus de Raça. 55
Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 57
Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa. 57
A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui! 59
A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui 61
O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui 66
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 67
O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 72
Reuniões de “Cura Rosacruz”. 72
Ritual do Serviço Devocional de Cura. 74
Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 75
As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.
Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.
Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!
Para esse mês de JUNHO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:
Nesse Calendário você encontra:
1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar
2- Os melhores Períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz
3- Os melhores Períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais
4- Os melhores Períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais
5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)
**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:
Reuniões de Estudos:
DOMINGO, 3
DOMINGO, 10
DOMINGO, 17
DOMINGO, 24
DOMINGO, 31
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS:
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes:
Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não:
via e-mail, no site, nas redes sociais
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos:
incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento:
Para os irmãos e as irmãs inscritos (Estudantes Rosacruzes ou não) no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz.
Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de JUNHO, nesse ano, que vai de 20 de MAIO a 21 de JUNHO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Gêmeos.
O modelo cósmico para a Terra, projetado por essa Hierarquia, é o de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.
As características que devem ser cultivadas durante o Período de Gêmeos são a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem”.
Quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, braços e mãos, em particular.
Contém, também, o Arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo.
Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente.
Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Gêmeos é a Hierarquia Criadora dos Serafins.
Os Serafins despertaram o germe do terceiro aspecto do Espírito – o Espírito Humano, durante a quinta Revolução do Período Lunar.
Uma das palavras-chave de Gêmeos é a atividade; essa é, também, a palavra-chave do Espírito Santo. Por meio da sua atividade, os Serafins transpassam os mistérios do Espírito Santo ao Signo oposto, Sagitário, os Senhores da Mente. Ali esperam que o ser humano desenvolva sua iluminação até ser capaz de compreender e aplicar o imenso poder do Espírito Santo em sua vida diária. Ainda assim a Humanidade só é capaz de perceber debilmente os mistérios relacionados com o princípio e os poderes do Terceiro Aspecto da Trindade.
Atividades do Cristo – Enquanto o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a luz de Cristo se difunde em uma aura esférica ao redor da Terra, o que capacita os Iniciados na Trilha da Santidade a alcançar a presença de poderosos seres, conhecidos como Serafins, cuja grandeza e poder sobrepassam qualquer descrição. Sob seu sublime ministério, os ensinamentos relativos ao mistério da polaridade são transmitidos, com que se aprende a interação entre as energias masculinas e femininas (os elementos positivos e negativos da natureza), e constituem a força motriz de tudo, desde o átomo até o Planeta.
Atividades do Aspirante à vida superior – Durante o Período de trânsito do Sol pelo Signo de Gêmeos, o Discípulo fará bem ao dedicar o maior tempo possível a meditar sobre o princípio da polaridade, pois é o mês mais apropriado do ano para receber as revelações esotéricas sobre essa matéria profundíssima. Se for possível, o Zohar, “o Livro da Luz”, como foi inicialmente conhecido, é recomendável para os estudos sobre esse tema.
No Corpo Denso – O Signo de Gêmeos rege as mãos. Essas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornados com preciosos dons de cura e concedendo bênçãos.
Recomenda-se ao Estudante visualizar as mãos com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.
Dentre os 12 Apóstolos – O Discípulo correlacionado com Gêmeos é S. Tomé. Tão intimamente se identificou com Cristo que suas dúvidas, próprias em uma Mente mortal, foram transcendidas por meio de uma dinâmica realização dos poderes crísticos latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo depois de ter havido essa transformação.
Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Gêmeos impregnam a Terra, e durante o mês solar de JUNHO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus” (Sl 46:11). Faça isso em cada um dos dias em que Gêmeos enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.
O texto da Bíblia sob estudo está aqui:
Vendo Jesus que estava cercado de grandes multidões, ordenou que partissem para a outra margem do lago. Então chegou-se a ele um escriba e disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Cristo Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Cristo Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:
Reparem que esse trecho vem depois do que Cristo ordenou (como ordena até hoje): “Segue-me”. No trecho Ele diz para um discípulo (ou seja, que já adotou o Cristianismo e já está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação naquele tempo).
Ou seja: para uma pessoa que despertou em si a espiritualidade Cristã.
Exemplo?
Um Estudante Rosacruz – o que muitos de nós respondemos?
•”permite-me ir primeiro enterrar meu pai”
•O que simboliza ou significa essa desculpa ou justificativa?
Simplesmente TUDO que nos impede de progredir espiritualmente na construção e na utilização do Corpo-Alma para vivermos nos Mundos espirituais (como Cristo ensinou).
Exemplos?
•Subordinação à lei dos homens
•Prisão aos costumes
•Apegos materiais
•Perigosa e ilusória zona de conforto
E o que o próprio Cristo nos ensina como solução para conseguirmos progredir espiritualmente pelo método Cristão?
(…) “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
E será que somos também “mortos” que nos ocupamos em enterrar os “nossos mortos”?
Aqui alguns exemplos para ver se somos, ainda que parcialmente:
•Os que estão “mortos” para espiritualidade
•Os que estão acham que “morreu, acabou”
•Os que estão acham que temos só essa vida
•Os que vivem a base de dogmas
•Os que vivem dependentes de outros, senão Cristo
•Os que acham que conseguem enganar a Deus!
E a lista continua, não?
A raposa aqui simboliza a astúcia que aprendemos a aplicar na Época Atlante e que até hoje usamos e abusamos! Já as aves aqui simbolizam os pensamentos que, contaminados pelo Corpo de Desejos, vão de um lado para outro.
E completando a frase: “…, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
Ou seja: os Ensinamentos d’Ele não estavam nos Corações e nas Mentes humanas…e ainda não estão!
Reparem bem: o próprio Cristo Jesus se intitula “Filho do Homem”: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Resumindo: Referência oculta ao Signo de Aquário. Para compreendermos essa fortíssima correlação: “Filho do Homem” e o Signo Astrológico de Aquário temos que explicar um pouco o que é um dos Movimentos da Terra chamado “Precessão dos Equinócios”.
•Para isso desenhemos uma linha que chamaremos de Linha do Equador da Terra e coloquemos o Planeta Terra no meio dessa linha, assim como está nessa figura.
•Agora coloquemos o Sol alinhado à Terra.
•Só que devido ao eixo da Terra em relação ao Sol não estar, hoje, perpendicular, ou seja, estar inclinado, então o Sol não pode estar alinhado ao Equador da Terra, ou seja há um ângulo entre o Equador da Terra e o Equador do Sol (uns 23 graus). Mais ou menos assim nessa figura:
Agora se ao invés de trabalharmos em duas dimensões, onde usamos linhas, vamos trabalhar em 3 dimensões e usar planos.
Ficaria mais ou menos assim:
Plano do Equador da Terra e Plano do Equador do Sol em ângulo de separação de em torno de 23 graus. Vamos marcar 4 pontos que são de extrema importância para quem estuda a Filosofia Rosacruz.
Primeiro, o do Equinócio de Março que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em março.
Segundo o do Equinócio de Setembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em setembro.
Terceiro o do Solstício de Junho que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em junho.
Quarto o do Solstício de Dezembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em dezembro.
Sabemos que a nossa volta, em volta de todo o nosso Sistema Solar temos os 12 Signos do Zodíaco.
Pois quando falamos, p. exe. que o Sol está em Peixes, é porque se olharmos para o Sol, atrás dele está o Signo de Peixes, como nos ensina a Astrologia Rosacruz.
Então, coloquemos os 12 Signos do Zodíaco na sua sequência. Fica mais ou menos assim:
Note um ponto muito importante que servirá para a nossa explicação: HOJE o Sol cruza o Equador terrestre em março, no Equinócio de Março, no Signo de Peixes.
Vamos pegar justamente essa parte da figura e escrevê-la de outra forma.
•Aqui está uma escala de 60 graus, 30 mais 30.
•Aqui está o Signo de Áries nos seus 30 graus.
•E aqui o Signo de Peixes nos seus 30 graus.
Agora vem a constatação de como o movimento de Precessão dos Equinócios ocorre.
Todos os anos, em março, quando o Sol cruza o Equador terrestre, ele sempre cruza em um valor que é anterior ao ano passado.
Exemplo: se ele cruzou esse ano em 7 graus, 22 minutos e 9 segundos de Peixes, no ano passado ele cruzou em 7 graus, 22 minutos e 59 segundos.
Alguns exemplos no passado:
•no ano 1 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Áries:
•já no ano 498 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 2 graus de Áries:
•e hoje o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Peixes:
Estendamos a escala para mais 30 graus. Note: temos 3 conjuntos e assim podemos projetar 3 Signos: Peixes, Áries e Touro.
Quando o Sol cruzava o Equador terrestre no Signo de Touro estávamos na Era de Touro.
No Signo de Áries, estávamos na Era de Áries.
E, hoje, cruzando no Signo de Peixes, estamos na Era de Peixes.
Na Era de Touro estávamos na 3ª parte da Época Atlante.
Na Era de Áries estávamos na 1ª parte da Época Ária.
Na Era de Peixes estamos na 2ª parte da Época Ária.
Agora notem bem: o Antigo Testamento cobre os 23 graus enquanto estávamos na Era de Áries.
Já o Novo Testamento cobre os 7 graus enquanto estávamos na Era de Áries e, assim, já na Órbita de Influência da Era de Peixes.
Na Era de Touro tínhamos uma Religião onde adorávamos o Touro ou o “bezerro de ouro”. Foco era na conquista da Região Química do Mundo Físico e conquistas materiais sob as Religiões de Raça.
Na Era de Áries, até os 23 graus, estávamos em uma transição que tínhamos que adorar o Cordeiro e o sangue do Cordeiro nos protegia, ainda sob as Religiões de Raça. Alusões aos Pastores do Antigo Testamento de carneiros e cordeiros.
Após os 8 graus, começamos a adorar o Cordeiro de Deus que ia vir e veio! Daí Cristo ser chamado de Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo. Apresentação da Religião Cristã a quem quisesse.
Como estávamos já na Órbita de Influência da Era de Peixes, o peixe, conhecido como Ichthys se torna um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Cristo faz dos Discípulos “pescadores de homens”. Alusões a rede de pesca e peixes.
Continuemos estendendo a nossa escala para mais um Signo além de Peixes. Lembrando: estamos hoje na 2ª parte da Época Ária ou na Era de Peixes, pois o Sol, quando no Equinócio de Março cruza o Equador, atrás dele está o Signo de Peixes. E estamos em direção à 3ª parte da Época Ária ou Era de Aquário:
Reparem que o Signo de Aquário é o único que tem como símbolo um homem inteiro.
Em referência à Aquário Cristo se intitulou “Filho do Homem”, pois ele trouxe a Religião da Era de Aquário, onde a Fraternidade e o altruísmo reinarão no nosso cotidiano.
Ou seja; Ele nos disponibilizou a verdadeira Religião Cristã (bem diferente do que vemos hoje propagandeadas pelas Religiões exotéricas, católicas e protestantes).
E ao disponibilizar para quem quisesse, muitos de nós já a vivencia na prática do seu dia a dia.
Na Fraternidade Rosacruz temos, por exemplo, os irmãos e as irmãs que já alcançaram os níveis de Adepto e Irmão Maior, na sua plenitude; os Irmãos e as Irmãs Leigas na maior parte do tempo; os Discípulos que sabem o que é e se esforçam para vivenciá-la; e os Probacionistas ativos e sinceros que a praticam por meio das lições não escritas que lhe são fornecidas.
Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais.
Para saber mais, assista o vídeo da 29ª Reunião Mensal de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil no nosso Canal do YouTube:
__________________________________________________________________________________________
Estudemos dois Termos Rosacruzes importantíssimos que aparecem no texto sob estudo:
A Mente é o meio pelo qual nós (Tríplice Espírito, a Individualidade) conseguimos trabalhar com o nosso Tríplice Corpo, a Personalidade). Antes para contextualizarmos precisamos entender, quando passamos a possuir a Mente e o marco que ela trouxe, o que mudou a partir dela, e para isso vamos dar uma rápida passada pelo Esquema de Evolução:
•É um grande Dia de Manifestação que compreende 7 Períodos. Cada Período é composto por 49 voltas.
•São 7 Globos que completam 7 Revoluções cada, seguido de 49 Repousos e 1 Noite Cósmica.
•O “Fio de Ariadne” que nos guiará através desse labirinto de Globos, Mundos, Revoluções e Períodos.
•Um Globo é um Campo de Evolução, ou seja, um local com um ambiente completo e condições perfeitas para a EVOLUÇÃO de inúmeras Ondas de Vida.
•Repouso ocorre todas as vezes em que migramos de um Globo para outro, essa não é uma fase de inércia e sim de assimilação e preparação do novo ambiente.
•Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução, vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.
•Noite Cósmica que ocorre entre dois Períodos também não é um Período de inércia, e sim de assimilação e preparação. Quando isso ocorre o cosmo converte-se em ‘Caos’ novamente e partimos para um novo Período.
-Quais são as ajudas que tivemos das Hierarquias?
No trajeto da nossa Evolução tivemos muitas ajudas das Hierarquias Criadoras, algumas pertencentes a nossa Evolução e outras voluntariamente nos ajudaram. No primeiro capítulo do Gênesis essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma hoste de Seres duplos ou bissexuais. Vamos falar do primeiro lá no Período de Saturno.
Senhores da Chama; essa Hierarquia prestou grande auxílio à nossa Onda de Vida nos dando um germe de um Corpo e despertando em nós o Espírito Divino. Vale ressaltar que tal Hierarquia não tinha compromisso ou obrigação nenhuma, que os levasse a nos auxiliar, nem nos em nada poríamos acrescentar à evolução dos mesmos, nenhum novo conhecimento, nenhuma nova habilidade, aprendizado ou experiência, nada poderíamos acrescentar à essa elevada Hierarquia, seu auxílio foi desinteressado (aquilo que não se tem ganho, necessidade ou obrigação), sendo assim, seu auxílio foi essencial para nossa evolução.
Durante a 1° Revolução do Período de Saturno, os Senhores da Chama conseguiram implantar na vida evolucionante o germe do nosso atual Corpo Denso.
Esse germe foi se expandindo durante as próximas 6 Revoluções, onde obteve a capacidade de desenvolver os órgãos do sentido, especialmente o ouvido. Desde quando nos proporcionou o germe do Corpo Denso os Senhores da Chama se fizeram inativos em nossa evolução retomando somente no final do Período para, mais uma vez, nos ajudar. Na metade da 7° Revolução do Período de Saturno os Senhores da Chama se fizeram ativos novamente, nos proporcionado dessa vez o princípio espiritual mais elevado, despertando o Espírito Divino no ser humano.
No Período de Solar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Sabedoria. Os Senhores da Sabedoria, foram responsáveis por proporcionar o germe da Corpo Vital, estabelecendo a base para a futura evolução do ser humano. Durante o Período Solar, tivemos outra grande realização que foi a contraparte do Corpo Vital, foi o despertar do Espírito de Vida, isso foi feito por uma Hierarquia chamada Querubins. Neste Período o ser humano era análogo aos vegetais, a consciência dos seres humanos no Período Solar era semelhante a um estado de sono profundo. Nesse estado, não havia autoconsciência nem a capacidade de perceber o mundo externo de maneira consciente, como fazemos hoje. – Nesse estágio, a consciência humana estava em grande parte fundida com o ambiente ao seu redor. Não havia uma distinção clara entre o “eu” e o “não-eu”. Essa fusão com o ambiente é comparável ao estado de consciência das plantas, que vivem e crescem de acordo com os ritmos naturais, mas sem consciência própria ou Individualidade.
O foco principal no Período Solar era o desenvolvimento do Corpo Vital. Esse Corpo é responsável pelos processos vitais e pelo crescimento, e durante este Período, a Humanidade estava fortemente influenciada por essas forças vitais. – A consciência era, portanto, principalmente ligada às funções vitais e de crescimento, semelhante à vida das plantas, que são guiadas pelas forças do Corpo Vital. – Embora não houvesse autoconsciência, havia uma sensação básica de vida, um sentimento de vitalidade. Isso se manifestava como um tipo de percepção interna, uma sensação de estar vivo, mas sem a complexidade das emoções ou do pensamento consciente.
No Período Lunar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Individualidade.
Os Senhores da Individualidade foram responsáveis por proporcionar as “sementes” do germe de Corpo Desejos. Já outra Hierarquia chamada de Serafins nos proporcionou o despertar do Espírito Humano, a contraparte do Corpo de Desejos. Neste Período o ser humano era análogo aos animais pois possuía uma consciência e estava em um estado de sono com sonhos, onde havia uma percepção rudimentar de imagens e formas. No entanto, essa consciência era instável e fragmentada.
Os seres neste estágio podiam perceber imagens e formas, mas essas percepções eram vagas e fluidas, sem a clareza e a definição da percepção consciente atual.
Neste Período o foco principal do desenvolvimento era o desenvolvimento do Corpo de Desejos. Este Corpo é responsável pelas emoções e sentimentos. Os seres começaram a experimentar emoções primitivas e sensações, mas sem uma compreensão clara ou controle sobre elas.
A reconstrução do Corpo Denso, na Revolução de Saturno do Período Terrestre, teve a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente. Recebeu o primeiro impulso para a construção do Sistema Nervoso, onde começaram a se objetivar o Sistema Nervoso Voluntário e o Simpático. O Sistema Nervoso Simpático já havia sido obtido no Período Lunar, mas o Sistema Nervoso Voluntário foi exatamente no atual Período Terrestre. E por intermédio do Sistema Nervoso Voluntário, o Corpo Denso, que era um mero autônomo agindo somente em função de estímulos exteriores, como uma marionete, se transformou num instrumento extraordinariamente adaptável podendo ser guiado e governado pelo Ego, de dentro. Assumimos o controle.
O trabalho principal de tal reconstrução foi executado pelos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre, assim como as mais ativas do Período de Saturno foram os Senhores da Chama; no Período Solar os Senhores da Sabedoria e no Período Lunar os Senhores da Individualidade. O Período Terrestre é, sem sombra de dúvida, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau máximo o mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado, mais distante e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma. Se os Senhores da Forma é a Hierarquia predominante do Período, sugere-se que ela tenha despertado algo, dado alguma parte do nosso Corpo Denso ou nos proporcionado algum germe, sim ou não?
A grande pergunta é o que foi, e qual foi o germe que Senhores da Forma nos proporcionou? Além é claro de a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente.
Os Senhores da Forma não nos “deram” nada; nem germe e nem partes do nosso Corpo Denso. Eles nos dão (e a todas as Ondas de Vida que precisam) os ensinamentos para construirmos formas, sejam químicas, etéricas, de desejo e/ou de pensamento, e por isso são os responsáveis por todas as atividades no Período Terrestre.
Mas então se os Senhores da Forma não nos deram nenhum germe, nem parte alguma do nosso Corpo Denso? Isso quer dizer que no Período Terrestre não recebemos nenhum tipo de germe, o que além dos Senhores da Forma outra ou outras Hierarquias, também nos ajudaram com o despertar de algum germe, se sim qual foi esse germe e qual foi a Hierarquia?
Os Senhores da Mente, especialistas em matéria mental, nos deram o germe do veículo Mente aqui na 4ª Revolução do Período Terrestre.
Com esse acréscimo completamos a reconstrução final do Corpo Denso, ou ainda teremos a frente mais aperfeiçoamento, do e no, Corpo Denso?
Após recebermos o germe da Mente completamos a reconstrução final do Corpo Denso, capacitando-o a alcançar o mais alto grau de eficiência possível a tal veículo.
E quando fazemos uma Recapitulação podemos enxergar como fomos sendo preparados. Para tornamo-nos autoconscientes, sabemos que no Período de Saturno éramos inconscientes estando no nível de consciência correspondendo ao transe profundo No Período Solar éramos inconscientes correspondendo ao sono sem sonhos. No Período Lunar possuíamos a consciência pictórica correspondendo ao sono com sonhos. Somente no Período Terrestre obtivemos a consciência de vigília. Até aqui, aprendemos sobre as ajudas que recebemos e quando as recebemos. Porém precisamos ter um pouco mais de clareza em saberemos que parte do Período Terrestre essa consciência foi adquirida, logo que entramos no Período Terrestre ou no meio.
Quando chegamos exatamente aqui no Globo D do Período Terrestre, deu início as chamadas Épocas. Aqui é o ponto mais baixo da Involução e o início da Evolução. E foi exatamente aqui em uma das Épocas que os Senhores da Mente nos deram o germe do veículo Mente, na 4ª Revolução do Período Terrestre.
As Épocas se fizeram necessárias por um motivo, e qual foi esse motivo? Para uma recapitulação dos Períodos anteriores.
Qual o grande objetivo das Épocas? Devido a lei de espirais dentro de espirais, um novo passo nunca é dado antes que seja recapitulado todos os passos anteriores.
Em qual Época recebemos o Germe da Mente? O Germe da Mente começou a ser dado aos mais avançados da Humanidade no final da Época Lemúrica, mas o desenvolvimento e a manifestação de forma mais ampla da Mente ocorreram na Época Atlante. Antes disso, o ser humano era mais instintivo, funcionando sem razão desenvolvida, sem intelecto completo e sem consciência individual como conhecemos hoje. O cérebro estaria em formação há muito tempo, mas ainda não plenamente conectado à Mente racional.
• Na Época Polar → o ser humano tinha apenas algo equivalente ao Corpo Denso.
• Na Época Hiperbórea → desenvolveu o Corpo Vital.
• Na Época Lemúrica → desenvolveu o Corpo de Desejos (emoções e impulsos).
• Na Época Atlante → recebeu a Mente. Os “Senhores da Mente” teriam dado ao ser humano o “germe da Mente”, permitindo o surgimento da Individualidade e da autoconsciência. O grande marco foi que a partir daí:
– o ser humano passou a desenvolver razão;
– começou a pensar de forma individual;
– adquiriu consciência do “eu”;
– passou a escolher entre o certo e o errado;
– e iniciou o desenvolvimento intelectual.
“A Mente é o foco em que o Tríplice Espírito […] reflete-se no Tríplice Corpo.”. “O intelecto do ser humano teve sua origem durante o quarto Dia da Criação, o Período Terrestre em que vivemos agora, porque antes dele a vida do ser humano atual não tinha nem cérebro e nem Mente”.
Quem veio primeiro o cérebro ou a Mente? O cérebro físico surgiu antes da Mente racional completa. O cérebro seria preparado ao longo da evolução para depois receber o germe da Mente. Tudo, antes, existe uma preparação, uma construção.
No atual Período Terrestre o veículo mais Denso é o Corpo Denso. No Período de Jupiter será o Corpo Vital. No Período de Vênus será o Corpo de Desejos, e no Período de Vulcano será um Corpo Mental. E agora vamos dar uma olhada nas formas que hoje temos de alimentar e cultivar o atual e futuros Veículos.
•Mente Concreta → ligada aos desejos, emoções, sentimentos, interesse pessoal e pensamento voltado ao mundo material. A Mente Concreta está contaminada pelos desejos.
•Mente Abstrata → ligada às ideias puras, princípios universais, pensamento elevado, impessoal e espiritual. A Mente Abstrata trabalha acima da contaminação emocional que está a Mente Concreta.
•As atividades e disciplinas que ajudam no desenvolvimento da Mente Abstrata são: estudo da matemática, música elevada em harmonia, melodia e ritmo, meditação em assuntos elevados, Astrologia Rosacruz, estudo do Esquema de Evolução, pensamento ordenado e consecutivo, esforço mental contínuo, reflexão filosófica e espiritual.
O Pensamento Abstrato […] não está contaminado pelas emoções. A maioria da Humanidade é incapaz de se abstrair porque não formou a Mente Abstrata.
A imaginação surgiu como parte necessária do processo evolutivo do ser humano. Ela não apareceu por acaso, mas porque o ser humano precisava deixar de ser apenas um ser guiado automaticamente, para se tornar um criador consciente. No início da evolução, nos Períodos e Épocas já apresentados, o ser humano ainda não possuía pensamento consciente do Mundo Físico. Éramos autômatos, guiados em tudo. Sem a Mente, vocês acreditam que nós tínhamos a capacidade para criar algo, ‘sim ou não? Se sim, o que criávamos?
Nessa fase antiga, o ser humano criava inconscientemente apenas seus Corpos, mas ainda não conseguia pensar, experimentar ideias ou criar conscientemente no Mundo Físico.
Então surgiu uma necessidade evolutiva, acabou a involução e já tínhamos tudo o que precisávamos, agora era hora de começar a subir; desenvolver consciência, experimentar pensamentos, aprender a criar, desenvolver a Individualidade e crescer espiritualmente.
E para tudo isso acontecer, ocorreram mudanças profundas durante a Época Lemúrica e depois na Época Atlante. A principal delas foi a construção do cérebro e da laringe.
“A necessidade de se ter um instrumento, formou o cérebro.” O cérebro seria o instrumento da Mente para pensar no Mundo Físico, enquanto a laringe permitiria expressar os pensamentos. E para que isso fosse possível, parte de uma força precisou ser desviada. Qual foi essa força?
A força sexual criadora, da reprodução, direcionada para cima, onde formou o cérebro e a laringe. Foi nesse contexto que apareceram as duas grandes forças criadoras humanas.
– A imaginação passou a ser uma faculdade criadora do Ego, responsável por formar imagens mentais e permitir ao ser humano criar conscientemente. O ser humano deveria desenvolver a criatividade, invenção e a capacidade de transformação.
O gênio é a expressão de uma Mente divina e, em conexão com a imaginação, faz do ser humano um criador dentro de si mesmo.
Ou seja; a imaginação surgiu para tornar o ser humano um criador consciente, ela nasceu junto ao desenvolvimento da Mente, do cérebro e da Individualidade, foi necessária para o crescimento anímico e espiritual e, permitiu que o ser humano deixasse de agir apenas por instinto e começasse a criar novas possibilidades.
•Sem imaginação não existiria civilização humana
•Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens
•E tudo aquilo que a Humanidade construiu primeiro foi imaginado mentalmente, antes de se tornar realidade concreta.
Resumidamente:
A Mente é o instrumento de pensamento do Ego, funcionando como elo entre o espírito e os Corpos do ser humano. Ela permite raciocinar, formar ideias, adquirir consciência e direcionar a Vontade e a Imaginação para a criação e evolução do ser humano.
Imaginação é o poder do sexo feminino, e é ligada às forças lunares. É a força criadora da Mente, responsável por formar imagens, ideias e possibilidades que podem se manifestar na realidade. Ela foi desenvolvida para transformar o ser humano em um criador consciente, auxiliando sua evolução material, mental e espiritual.
Para saber mais, assista ao vídeo da 265ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Alquimia e Crescimento da Alma – Termo Rosacruz: Alma, em nosso canal do YouTube aqui:
265ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-10mai26-C.XVI-Desenvolvimento Futuro: Mente-Imaginação
________________________________________________________________________________________
Estudemos um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Vamos começar de baixo para cima, para melhor compreender o Termo Rosacruz: “Ego”.
Somos um ser composto que, quando estamos aqui renascidos somos um microcosmo composto dos seguintes instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Esses instrumentos se interpenetram, assim como no macrocosmo os Mundos se interpenetram.
•Assim, nós também somos um pequeno mundo, um microcosmo
•Nosso “Mundo Físico” é composto do Corpo Denso e Corpo Vital
•Nosso “Mundo do Desejo” é composto do Corpo de Desejos
•Nossa “Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento” é composto da Mente
•Cada um de nós somos um Mundo diferente e devemos ser respeitados como tal
Trabalharmos sobre os nossos Corpos através da nossa Mente para retirarmos dos nossos Corpos as lições que aprendemos.
Para isso nos alimentamos da Alma Consciente por meio da quintessência de todo trabalho executado por nosso Espírito Divino no Corpo Denso.
Nos alimentamos da Alma Intelectual por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito de Vida no Corpo Vital.
E nos alimentamos da Alma Emocional por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito Humano no Corpo de Desejos.
•do Corpo Denso: todas as nossas ações corretas, honestas e sinceras
•do Corpo Vital: toda a memória das ações retas praticadas e todos os bons hábitos formados
•do Corpo de Desejos: todos os desejos, sentimentos e emoções de fé, altruísmo, filantropia, serviço, amor
Damos o nome de Personalidade ao conjunto: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos
Damos o nome de Ego ao conjunto: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino
•E é através da Mente que podemos atuar nos nossos Corpos
•Ela é que transmite a nossa vontade para colocar em ação os nossos Corpos
•E é por ela que pedimos na Oração do Pai Nosso: livrai-nos do mal
Percebam nas figuras, que o Ego humano separado é segregado definitivamente dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato.
E vejam que unicamente nós possuímos a cadeia completa de veículos que nos correlaciona com todas as divisões dos três Mundos, ou seja, nos fornece a capacidade de funcionar em todas as Regiões desses três Mundos que compõe atualmente, o nosso campo de aprendizagem no “Ciclo de Nascimentos e Mortes”.
A figura acima deixa claro também que é o Ego que, por exemplo, move o Corpo Denso à vontade e não o Corpo Denso que governa os movimentos do Ego. Quanto mais estreitamente o Ego pode se pôr em contato com o seu veículo, mais pode dominá-lo e se expressar por seu intermédio, e vice-versa. Essa é a chave do nosso nível de Consciência de Vigília atualmente!
Para saber mais, assista ao vídeo da 266ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 1 em nosso canal do YouTube aqui:
266ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-17mai26-C.17-Método para o Conhecimento Direto_Ego-P.1
Continuemos o estudo de um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Ao contrário da ideia geralmente aceita, nós, Egos, somos bissexuais. Se fôssemos assexuais, o Corpo Denso seria necessariamente assexual também, por ser o símbolo externo de nós, um Espírito interno.
Isto explica o predomínio da Imaginação quando renascemos aqui como mulher e o poder especial que a Lua exerce sobre o organismo feminino.
E, também, explica o predomínio da Vontade quando renascemos aqui como homem e o poder especial que o Sol exerce sobre o organismo masculino.
Assim, aprendemos que fomos criados bissexuais, como um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui como Ego, e que, até a Época Hiperbórea deste Período Terrestre, quando renascíamos aqui na Região Química do Mundo Físico, cada um de nós era capaz de propagar a nossa espécie humana sem a cooperação de outro, como hoje é o caso de algumas plantas.
Cada um de nós é um Espírito Virginal, criado “à imagem e semelhança de Deus”, como estudamos na Bíblia. Quando, em um Esquema de Evolução, nos manifestamos, somos um Ego. Assim, um Ego é um Espírito Virginal Manifestado durante um Esquema de Evolução.
Antes do início de sua peregrinação através da matéria, nós, o Espírito Virginal, nos encontramos no Mundo dos Espíritos Virginais, o mais próximo ao mais elevado dos sete Mundos. Possuíamos a Consciência Divina, mas não consciência de nós mesmos. A Consciência Divina, o Poder Anímico e a Mente Criadora são faculdades que se adquirem pela evolução.
Vamos ver a Composição do Ego em cada Período na parte da Involução desse Esquema de Evolução:
– Na 7ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos somente do Espírito Divino
– A partir da 6ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino e do Espírito de Vida
– A partir da 5ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano
– Daqui para frente, nossa manifestação se completou como um Tríplice Espírito
Durante a Involução, as Hierarquias Criadoras nos ajudaram a despertar a atividade do Tríplice Espírito, que é o que somos; um Ego, para construirmos o nosso Tríplice Corpo e adquirirmos a ligação por meio da nossa Mente, que também nos foi dada.
Empregando a linguagem bíblica, no “sétimo dia Deus descansa”. O que isso significa?
Que agora, durante a parte “Evolução” desse Esquema de Evolução, devemos trabalhar por nossa “própria salvação”. Nós, o Tríplice Espírito, devemos completar a Obra do Plano iniciado por Deus.
Os nossos três aspectos Divinos, ou seja, nossos três veículos divinos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, estão em atividade durante toda a parte “Evolução”, mas a atividade principal de cada aspecto é desenvolvida em cada Período particular.
A Obra que ali executará será seu trabalho especial. Vamos ver com detalhes o nosso trabalho, o trabalho do Ego nos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano:
– Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Humano no Período de Júpiter.
Por quê? Porque o Espírito Humano, despertado durante a Involução no Período Lunar, é o Período correspondente ao Lunar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Júpiter trabalharemos conscientemente.
Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito de Vida no Período de Vênus.
Por quê? Porque o Espírito de Vida, despertado durante a Involução no Período Solar, é o Período correspondente ao Solar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja; os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vênus trabalharemos conscientemente.
E trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Divino no Período de Vulcano.
Por quê? Porque o Espírito Divino, despertado durante a Involução no Período de Saturno, é o Período correspondente ao de Saturno no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vulcano trabalharemos conscientemente.
Deus se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Como fomos feitos a sua imagem, também nos manifestamos em três aspectos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.
Deus se manifesta quando está criando, como agora, um Sistema Solar (e torna-se três aspectos).
Nós nos manifestamos quando estamos aprendendo no que Ele está criando, como agora nesse Esquema de Evolução (nos tornamos em três aspectos). Assim: “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe contradição alguma em atribuir multiplicidade a Deus. Não pecamos contra a “unidade” da luz por distinguirmos as três cores primárias em que se divide.
Reparem que Deus, o Arquiteto do nosso Sistema Solar, Fonte e Meta da nossa existência, se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Não são três Seres, senão três Atributos de um só Ser. Quando este Ser, em Sua permanente atividade, põe em Manifestação mais densa, com o propósito de criar e crescer, eles se manifestam em: Vontade, Sabedoria e Atividade.
À semelhança de Deus, nosso Criador, nós fomos criados a Sua imagem e semelhança temos três atributos, ou emanações de Deus, que são: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, respectivamente; três aspectos de Uma mesma divindade interna, nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui). Assim, nos manifestamos de forma tríplice, isto é, Consciência (Pai), Vida (Filho) e Forma (Espírito Santo). Não são três “pessoas”, senão três manifestações de uma só “pessoa”. Se faltasse uma destas três manifestações não poderíamos evoluir, mostrando assim que depende de uma cadeia completa de veículos correspondentes aos atributos superiores.
Resumindo então:
Deus se manifesta de forma tríplice:
Juntos formam a Santíssima Trindade
Nós Espíritos Virginais também nos manifestamos de forma Tríplice:
Vamos resumir o nosso trabalho, como Espírito Virginal que somos, desde a nossa manifestação como Ego, o despertar de cada um dos nossos veículos divinos, a aquisição e desenvolvimento de cada Corpo, a produção do alimento que desenvolve cada um dos nossos veículos divinos que são as respectivas Almas e o objetivo final de tudo isso.
Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Tríplice Corpo, ao qual está ligado pelo elo da Mente. Este trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.
A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.
Ou em outras palavras: o Tríplice Espírito através da Mente, governa um Tríplice Corpo, que é emanado de si mesmo para obter experiências. Este Tríplice Corpo, o Espírito transmuta para uma Tríplice Alma, sobre a qual nós nos nutrimos da impotência para a Onipotência.
“Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará obras ainda maiores, porque eu vou para o Pai.” (Jo 14:12). Entre os poderes que Cristo Jesus possui, como temos conhecimento através de Sua obra, estavam a clarividência, profecia, ensino, cura, expulsão de demônios e o controle dos elementos.
Por fim, lembremo-nos que durante a fase de Involução, nesse Esquema de Evolução, progredimos através da formação e aperfeiçoamento dos nossos Corpos, mas a partir da fase de Evolução dependemos do crescimento da Alma, isto é, da transformação dos nossos Corpos em Alma. A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força dos nossos Corpos.
Esse é o caminho que todos nós seguimos da Impotência para a Onipotência.
Para saber mais, assista ao vídeo da 267ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 2 em nosso canal do YouTube aqui:
267ª Reunião Dominical FRC em Campinas SP 24mai26 C 17 Conhecimento Direto Ego P 2
Estudemos um Termo Rosacruz que aparece no texto sob estudo e que deve ser muito bem compreendido por nós, a fim de distinguirmos bem a que “Deus” realmente estamos adorando e buscando seguir.
Como definimos o Deus de Raça? É uma das funções de Jeová, o mais elevado iniciado do Período Lunar.
Jeová pertence a Onda de Vida dos Anjos. Alcançou o mérito de ser o atributo Espírito Santo de Deus.
Ele é o criador e Regente das Religiões de Raça. E nos guiou, no passado, por meio de Religiões Separatistas. Jeová dividiu a Humanidade em diferentes povos, colocando cada um sob a direção de um grande Arcanjo, com a função de Espírito de Raça (um Arcanjo). Nós ainda não tínhamos desenvolvido Consciência Espiritual suficiente para agir de acordo com a vontade do Pai, e não conseguíamos controlar nossos desejos. Por isso surgiu a primeira ajuda para a Humanidade se voltar para Deus, cultivando a espiritualidade: as Religiões de Raça!
O que são Religiões Separatistas? São aquelas focadas em regras e divisões baseadas em raças, nações ou dogmas exclusivos – também chamadas de Religiões de Raça.
O que são Religiões de Raça? Religiões criadas por Jeová e praticada pela Humanidade. É baseada nas Leis Jeovísticas, por exemplo: “Olho por olho, dente por dente”. Os Dez Mandamentos resumem essas Leis.
Como as Religiões nos educavam? De “fora para dentro”. Por meio das Leis, do temor a Deus e da punição, nos ensinando a controlar nossos desejos. As Leis nos ajudavam a perceber quando pecávamos, ou seja, quando fazíamos algo errado — algo contra as Leis de Deus. Esse processo nos ajudou a desenvolver o controle sobre os nossos desejos e na evolução da nossa Consciência.
Já nos libertamos dos Espíritos de Raça? Não – até agora, a maioria de nós está sob a influência do dominante Espírito de Raça e das reminiscências que muitos criaram a partir deles: Espírito de Tribo e Espírito de Família.
E quando nos libertaremos? A Bíblia diz que a Lei nos foi dada até que o amor de Cristo viva em nós e direcione nossas ações, ou seja, até que o Cristo Interno nasça e se desenvolva em nós, tornando assim a Lei externa desnecessária, pois a Lei estará dentro de nós!
As Religiões de Raça foram etapas necessárias de preparação para a vinda de Cristo. Todas elas apontavam para a vinda de um grande Ser que traria uma nova forma de Evolução. Cristo veio com a missão de superar a separação entre os povos e promover a Fraternidade Universal.
268ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-31mai26-C.17-Conhecimento Direto_Deus de Raça
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há sim um grande perigo de praticarmos a Clarividência involuntária ou negativa, seja para conhecer os Mundos invisíveis (Mundos espirituais), seja para trabalhar diretamente neles.
Afinal, quando estudamos o assunto sobre desenvolvimento da visão espiritual não há nada de simbólico, nem se refere a algo vago – como um estado de êxtase ou coisa semelhante.
O que há, de fato, é o desenvolvimento de uma faculdade real, tal como temos a visão física, pois a visão espiritual é tão necessária à percepção dos Mundos espirituais e à verdadeira compreensão das condições suprafísicas, como o é a visão física indispensável a uma mais ampla compreensão das condições materiais (ou seja, aqui na Região Química do Mundo Físico).
Agora, somos alertados nos Ensinamentos Rosacruzes, para que não confundamos a visão espiritual (ensinada aqui) com a Clarividência desenvolvida de uma maneira involuntária ou negativa, pois nessa há a dependência de um estado negativo da nossa Mente (ou seja, a nossa disposição em nos deixar levar, seja pela possessão do nosso Corpo Denso, seja por seguir as “orientações” de um irmão ou uma irmã desencarnada).
Nesse caso tais irmãos e irmãs “clarividentes” podem ser comparados às pessoas presas “em seus cavalos sem selas e com as rédeas soltas, ou seja, são levadas de um lado para outro, à vontade dos cavalos”. Nesse caso é um grande perigo!
Esse grande perigo também ocorre em certas fases de Clarividência negativa que são desenvolvidas com o uso de drogas, instrumentos materiais, assim como por meios de exercícios respiratórios
E por quê? Porque em todos esses casos de Clarividência negativa ou involuntária, não está sob controle do Ego (o dono do Corpo Denso e todos os veículos que ele usa aqui, renascido)!
Aprendemos que um Clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, nunca está preso!
Ele pode ver ou deixar de ver à sua vontade, com segurança, diretamente (sem intermediários). Ele é dono das suas faculdades espirituais. Ele não é escravo de nada nem de ninguém.
Na Fraternidade Rosacruz aprendemos a usar apropriadamente os poderes espirituais que possuímos.
É por isso que aqui podemos realizar atividades espirituais ainda maiores.
Para isso contamos com o auxílio diretos dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.
Usando o método deles tornamos a nossa visão espiritual latente em dinâmica.
Só assim, como uma grande compreensão espiritual, é o que tornamos valiosa a aplicação da Clarividência voluntária como um fator da nossa evolução, e muito segura!
O método começa trilhando um Caminho de Preparação, que nada mais é do que Treinamento Esotérico preparatório.
Essa parte antecede o Caminho da Iniciação Rosacruz, onde aplicamos o que aprendemos antes e continuamos a aprender para seguir adiante em outros patamares.
Para isso precisamos aplicar muito da nossa força de vontade, persistência, perseverança, devoção, observação, nosso discernimento e muito, mas muito, na prática do que aprendemos aqui, por meio do “serviço amoroso e desinteressado”.
Seguindo esses passos o Estudante Rosacruz, capacitado e treinado, trabalha nos Mundos espirituais e traz todo o conhecimento adquirido para aplicar aqui no seu cotidiano, aumentando sua eficiência no “servir”, na colaboração com o Plano de Salvação do Cristo e, assim se tornando um Auxiliar Invisível Consciente.
Façamos do modo correto, sem queimar etapas, sem querer pular níveis (claro, aqui não se consegue!), “tudo tem o seu tempo e a sua hora”.
Façamos tudo conscientemente!
Pois há uma máxima oculta Rosacruz que diz: “não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”
A Fraternidade Rosacruz nos ensina tudo sobre a continuação da nossa vida, quando mais uma vez morremos aqui, na Região Química do Mundo Físico!
Depois que morremos (e isso só ocorre após o rompimento do Cordão Prateado) passamos para o Purgatório (situado nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo), depois Primeiro Céu (nas 3 Regiões superiores), depois Segundo Céu (nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Pensamento – Região Concreta) e, finalmente, no Terceiro Céu (nas 3 Regiões superiores do Mundo do Pensamento – Região Abstrata).
No Purgatório permanecemos cerca de 1/3 da vida que vivemos aqui em nossa vida recém-finda (depende, claro, da quantidade de mal que fizemos aqui “por querer ou sem querer”). Lá iremos ver e viver tudo o que fizemos de mal para os outros aqui na Terra, com uma intensidade de sofrimento e de dores triplicada em relação ao que provocamos aqui. Por quê? Porque isso confere a qualidade da retidão que atuará para o bem e a repulsão para o mal em nossas vidas futuras. Assim, cria a consciência para nas próximas vidas termos a chance de não repetir o erro e sublimar, criando a virtude que se opõe ao vício.
O Primeiro Céu é onde a quintessência do que produzimos como consciência no Purgatório se incorpora no Átomo-semente do Corpo de Desejos. Aqui o bem que fizemos na vida recém-finda, é à base dos sentimentos que revivemos.
O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto.
A vida no Segundo Céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O Ego assimila os frutos de sua última vida terrena e prepara o ambiente para uma nova existência física.
É o nosso verdadeiro e lindo lar. Temos lá uma intensa e importante atividade, nos preparando para o nosso próximo Renascimento aqui no Mundo Físico. Preparamos as condições terrestres mais apropriadas para o nosso próximo passo de progresso, o retorno à Terra. Trabalhamos aqui junto aos Espíritos da Natureza para alterar a aparência, a fauna e, também, a flora da Terra, de maneira a proporcionar um ambiente ao redor, requerido para o próximo passo em direção à perfeição, e até para ajudar na construção de novos Corpos.
O Terceiro Céu está localizado na mais elevada Região do Mundo do Pensamento, ou seja, a Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aqui por meio da harmonia inefável desse Mundo superior, se fortalece para sua próxima imersão na matéria.
Depois de estar lá por algum tempo, temos o desejo de novas experiências, com a contemplação de um novo nascimento, feito com a ajuda dos Anjos do Destino. Estes evocam uma série de quadros ante a nossa visão, ou seja, um Panorama da próxima vida que nos espera. Este Panorama, claro, contém somente os acontecimentos principais, temos a plena liberdade quanto aos detalhes.
_________________________________________________________________________________________
A origem da Ordem Rosacruz, conforme Max Heindel, se inicia no passado distante, no início do Período Terrestre, mas seu arquétipo já se manifesta 3 Períodos antes do nosso Período Terrestre.
A Ordem Rosacruz é uma antiga Fraternidade Mística fundada em 1313 por um elevado ser espiritual com o nome simbólico de “Christian Rosenkreuz”; Cristão Rosacruz.
Sua missão é preparar uma nova fase da Religião Cristã Esotérica para ser utilizada na próxima Era, a Era de Aquário, que se aproxima, pois, à medida que o Mundo e o ser humano evoluem, a Religião também deve evoluir.
Existem 7 Escolas de Mistérios (ou Iniciações) Menores, no qual a Ordem Rosacruz faz parte, e 5 de Mistérios (ou Iniciações) Maiores. Todas fazem parte de um líder central que é chamado “O Libertador”.
A Ordem Rosacruz é destinada para os ocidentais, enquanto as outras 6 escolas são destinadas para os povos do oriente e do sul do oriente. As 5 Escolas de Mistérios Maiores são constituídas pelos graduados nas Escolas Menores.
O Templo da Ordem Rosacruz fica na Região Etérica do Mundo Físico. O Estudante Rosacruz tem acesso a ele a partir do nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, que se alcança a partir da Primeira Iniciação Menor.
A Fraternidade Rosacruz, que promulga os Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico, foi fundada em 1911 por Max Heindel.
Ele foi incumbido, por um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, de tornar público parte dos Ensinamentos Rosacruzes, que antes eram conhecidos e divulgados apenas num círculo fechado e de forma simbólica.
Os Ensinamentos Rosacruzes são inteiramente Cristãos, buscando tornar a Religião Cristã Esotérica um elemento vivo na sociedade, e conduzir a Cristo aqueles que não conseguem encontrá-Lo somente pela fé dogmática, mas que, como ensina S. Paulo, constrói e pratica a fé racional, a fé alimentada por obras, atos e ações bons de serviço ao próximo.
A Fraternidade Rosacruz é ‘Uma Associação Internacional de Cristãos Místicos’.
Existe uma diferença enorme em uma associação, que é totalmente voluntária, e uma organização que prende seus sócios por juramentos, promessas e coisas do tipo.
Os Estudantes Rosacruzes que alcançaram o nível de Probacionistas sabem que a promessa que fazem é uma promessa a eles mesmos e não à Ordem Rosacruz.
Na Fraternidade Rosacruz, o Estudante Rosacruz não tem mestre, guru, instrutor ou quaisquer outras pessoas que diria ser responsável pelo desenvolvimento espiritual dele.
E qual é a relação dos Irmãos Maiores com os Estudantes Rosacruzes? Eles são nossos amigos e professores e nunca exigem – sob nenhuma condição – obediência a qualquer regra que seja. A partir do nível de Probacionistas, no máximo eles nos advertem, nos deixando livres para seguir ou não tal sugestão lançada no nosso campo egóico.
Cura Definitiva das Nossas Doenças e Enfermidades: Atacando a Causa e não os Efeitos
Todos nós um dia ficamos doentes ou enfermos.
Muitas vezes temos que enfrentar duras provas, dores fortes, muitas limitações, incertezas, enfim, fases difíceis, mas temos que enfrentar.
Ter um desejo sincero de passar essa fase sabendo os porquês, das transgressões nas Leis de Deus que fizemos, e buscar ajuda, muito nos ajuda!
Pedir ajuda para que alcancemos a Cura definitiva – atacando a causa e não os efeitos – (a Fraternidade Rosacruz conta com um Departamento de Cura) é, efetivamente, contatar com o que há de mais elevado em nós, é se sintonizar com a Luz Divina e a vibração de harmonia que rege a vida interior de cada um de nós.
O nosso Corpo Denso é o Templo de Deus, mas sabemos que é bem limitado (devido as nossas imperfeições). Precisa ser bem cuidado tanto no físico quanto no espiritual.
Nesses momentos devemos recordar que as provas, as doenças e as dúvidas que nos atormentam, têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser.
E, também, mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do “Eu Superior”, e viver na Luz com autenticidade, verdade e abnegação (a famosa auto-renúncia).
Ao estudarmos e entendermos a Lei de Causa e Efeito, já damos um passo largo para sabermos passar essas provas.
As nossas provas, as nossas doenças (que nós mesmos ativamos!) sempre nos ajudam a compreender melhor a razão profunda delas e aceitá-las, porque sabemos que elas são o resultado, doloroso muitas vezes, de erros e hábitos negativos que cometemos no passado.
A chave de toda evolução é a experiência, e todos nós somos livres para escolher a maneira como as assimilamos, como as tornamos partes integrantes da nossa consciência.
É possível originar grandes e boas transformações em nossas vidas e no nosso meio.
Precisamos viver na Luz e “Deus é Luz”, tenhamo-lO como nosso aliado, façamos sempre muitas orações, falemos sempre com Ele, sejamos humildes.
Tenhamos a compreensão dos fatos que nos levaram a adoecer, a passar por duras provas, pois tivemos sim a ausência da Luz, da harmonia, da simplicidade, da falta de servir, e, claro, porque transgredimos as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.
Lembremos também que fomos corajosos (lá no Terceiro Céu) ao escolher nossas provas, nossas doenças, nossas dificuldades, nosso Espírito teve coragem e fé suficientes para aceitar enfrentar os problemas que agora parecem terríveis.
Temos em nosso interior o Poder de Deus que está focado e canalizado para nós, somente aguardando que o reconheçamos e o utilizemos. Tudo o que desejamos ardentemente atingir é possível e requer apenas esforço e persistência da nossa parte.
Tudo tem uma causa e um efeito, nada é gratuito no Universo.
O aperfeiçoamento, a saúde, a regeneração, a paz, requerem esforço e persistência.
Mantenhamos firmes de que estamos sob a proteção divina.
Sigamos sem receio as linhas que nós mesmos traçamos, certos de que todas as nossas dificuldades passam, são momentâneas, tudo no tempo de Deus, então façamos bem a nossa parte.
Mantenhamos firmes e confiantes no auxílio espiritual que invocamos, e que nos é concedido sempre que fizermos um esforço para vivermos com simplicidade, na verdade, com muita tolerância e sem egoísmo, mas também com muita fé.
Quando estudamos o tempo anterior à primeira vinda de Cristo até aqui, entre nós, verificamos que o altruísmo em qualquer sentido da palavra era desconhecido. Havia sim um materialismo muito grande e uma cristalização enorme em muitos que viviam Religiões que foram moldadas para privilegiar uns e excluir outros.
As pessoas só pensavam em si mesmas, eram gananciosas, indiferentes e egoístas.
E o que é realmente ser altruísta, como o Cristianismo Esotérico nos ensina?
Primeiramente é priorizar o bem-estar dos outros, está associado à generosidade e à solidariedade. É agir com empatia, é “ver” o outro, ou seja, é ajudar nossos irmãos e nossas irmãs, sem distinção, servindo a Divina Essência oculta em cada um de nós, que nada mais é do que a base da Fraternidade.
É sempre fazer ao irmão ou a irmã exatamente o que gostaríamos que fizesse com a gente, independentemente de como eles realmente fazem!
É a disposição ou comportamento de agir em benefício de outras pessoas, de uma forma totalmente amorosa e desinteressada, ou seja, sem esperar recompensas, retribuições ou qualquer benefício pessoal e muito menos material.
É compartilhar recursos com pessoas do seu convívio, quer sejam eles em termos financeiros, materiais, de habilidades ou até mesmo um pouco do seu tempo, sempre priorizando o bem-estar dos outros, jamais colocando seus interesses em primeiro lugar.
Há tantas maneiras de ser altruísta; podem ser em pequenos gestos cotidianos, trabalhos voluntários, doações filantrópicas, até cumprimentar colegas de trabalho com um sorriso, cumprimentar vizinhos, pessoas na rua, na caminhada, ouvir as pessoas.
Ser altruísta é sentir amor Crístico pelo próximo, é amar a todos como irmãos e irmãs, mesmo tendo recursos financeiros, jamais se sentir melhor que as outras pessoas, praticando, aqui, o que Cristo nos ensinou: “Aquele que quiser ser o maior dentre vós, seja este o servo de todos”.
Com a presença do Cristo, hoje nosso único Ideal, aqui na Terra, os raios benéficos foram atraídos, e lentamente, mas com segurança, as boas vibrações começaram a se manifestar, o amor e a generosidade começaram se fazer mais presentes, mesmo que muitos de nós teimam em não perceber (“tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não escutam”). À medida que crescemos espiritualmente, que fazemos o bem pelo simples prazer de fazer o bem, de ajudar, de servir, damos mais um passo no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, absorvemos uma quantidade cada vez maior da Luz de Cristo, e, em troca, consequentemente aumentamos nossa Luz, nossa Aura.
Não deixemos passar nenhuma oportunidade de ser altruísta, estejamos sempre atentos! Todos temos algo de bom dentro de nós, então podemos e devemos ser altruístas.
******************************************************************************************
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?
É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e
https://www.instagram.com/frc_max_heindel
1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?
Resposta: Ou já renasceu inúmeras vezes no Oriente e, depois de aprender todas as lições inerentes à Corpos e veículos feitos para viver naquelas vibrações, alcançou o processo de renascer no Ocidente, construindo Corpos e veículos feitos para viver nessas vibrações mais elétricas e próximas à Era de Aquário. Ou quando todo o Campo de Evolução, a Terra, estava naquele momento da evolução que hoje encontramos somente na parte Oriental (Época Lemúrica e Atlante) aprendeu todas as lições dessas 2 Épocas. Nesse último caso não precisou renascer atualmente no Oriente e segue par e passo na Época Ária.
A atração de muitos irmãos e irmãs para com movimentos e Religiões orientais são explicados pela Fraternidade Rosacruz, por vários motivos. Os principais são: reminiscências das vidas passadas que tentam a pessoa e, caindo na tentação, renunciam a aprendizagem das lições que ela mesma escolheu no Terceiro Céu, e buscam reviver o que já aprendeu (é mais cômodo, confortável e dá uma ilusão de “progresso espiritual”). A segunda é a mesma que levam irmãos e irmãs no Ocidente buscarem o desenvolvimento negativo espiritual, a mediunidade, os búzios, o tarô, o reiki, a bola de cristal, a borra de café, as entranhas de animais, os rituais de sacrifícios (animal ou humano), os vudus, as bruxarias, a magia negra. Todos esses meios nós já passamos em nossos momentos evolutivos passados na Época Atlante. Sabemos fazer, e sabemos o quanto mal isso provoca (pois já fizemos o mal e já sentimos o mal), mas é muito mais fácil fazer do que buscar o conhecimento direto Cristão e caminhar somente no bem. Assim, muitos caem no caminho “mais fácil” e iludidos, utilizando a astúcia até para dizer que “fazem o bem”, gastam sua vida aplicando o que já aprendeu e o que, agora, é prejudicial para quem pratica e para quem participa.
2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?
Resposta: Primeiro de tudo, não existem “infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião”! Aprendemos na Astrologia Rosacruz que determinar o estado de uma pessoa somente por uma configuração ou posição de Astro ou de Signo é cometer um erro gigante, ou demonstra que não conhece a Astrologia Rosacruz. A questão de ter vivido em vidas passadas condições de “trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio”, é determinada por várias configurações e posições de Astros e Signos, e somente o levantamento de todo o horóscopo é que conseguimos determinar isso e qualquer outro tipo de comportamento.
Tomemos cuidado quando utilizamos o conceito “cármico” em uma Escola de Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que, por ser Cristã, advoga a doutrina do Perdão dos Pecados, oposta à Escolas Orientais que advoga o karma (sem a opção de exercer essa doutrina nos trazida por Cristo na sua primeira vinda).
3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?
Resposta: A questão aqui é o nível de consciência. O nosso é de Consciência de Vigília que, por deficiência nossa no seu uso, causa o desgaste do nosso Corpo Denso e, consequentemente, a necessidade de revitalizá-lo todas as noites.
Na Fraternidade Rosacruz é nos ensinado a buscar o domínio próprio que nada mais é do que utilizar o Corpo de Desejos de modo a populá-lo somente com material das três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Ao conseguir isso não há mais “desgaste do nosso Corpo Denso”. Por exemplo, um Irmão ou Irmã Leiga dorme, em média, de 1 a 2 horas por noite e se sente tão restabelecido ou restabelecida quanto uma pessoa adulta que dorme 8 horas de um sono tranquilo!
Já os nossos irmãos menores, os animais, possuem um nível de consciência chamada de Consciência de Sono com Sonhos e que não resulta nesse desgaste.
4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?
Resposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez, e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de Humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (como os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.
5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?
Resposta: nossos irmãos e nossas irmãs do Oriente ainda estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Involução. A direção aqui é “para baixo e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico (dê uma pesquisada na internet em vários povos daquela parte e veja a enorme dificuldade que eles têm em lidar com esses materiais sem ter que ter vidas miseráveis, cristalizadas, confusas em termos de espiritualidade, improdutivas e muitas vezes escravizantes).
Já nossos irmãos e nossas irmãs do Ocidente – na qual estamos incluídos, pois escolhemos renascer nessa porção do Campo de Evolução que chamamos de Terra – estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Evolução. A direção aqui é “para cima e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Etérica do Mundo Físico.
Note: é impossível “comparar” os dois tipos de ensinamentos espirituais. Some-se a isso que a Religião que um irmão ou uma irmã da porção ocidental desse Campo de Evolução deve aprender, praticar, desenvolver e se realizar espiritualmente é a mais elevada, a disposição que é a Religião do Filho, a Religião Cristã.
Já nossos irmãos e nossas irmãs da porção oriental desse Campo de Evolução ainda estão aprendendo as lições da Religião do Espírito Santo, as Religiões de Raças Jeovísticas. Quanto a comparação que você tenta fazer é mera especulação, perda de tempo ou reminiscência de nossos renascimentos anteriores que pode levar somente a alguma satisfação momentânea intelectual, mas que não acrescentará nada na busca do nosso desenvolvimento espiritual.
As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.
A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.
A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.
O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.
Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?
Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.
Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.
O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.
Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:
1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);
2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;
3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)
…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.
O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.
As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/
**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

Pergunta: Para onde vamos após permanecermos temporariamente no Purgatório, depois de morrermos aqui?
Resposta: Quando a existência purgatorial chega ao fim, nós, já purificados de todo o mal que fizemos durante a vida, adentramos ao Primeiro Céu, localizado nas três Regiões superiores do Mundo do Desejo.
Pergunta: Que transformação ocorre?
Resposta: Ali, os efeitos de nossos sofrimentos são incorporados ao Átomo-semente do Corpo de Desejos, abrindo nosso coração ao sentimento de ternura.
Isto constitui um impulso à prática do bem e a erradicação do mal no futuro.
Pergunta: Revemos novamente o nosso Panorama da Vida pretérita?
Resposta: Sim. O Panorama da Vida se desenrola em ordem inversa, porém, agora são somente os bons atos, as boas obras e ações praticados que servem de base ao sentimento.
Pergunta: Qual é o seu efeito sobre nós?
Resposta: Quando passam as cenas em que ajudamos a outras pessoas – direta ou indiretamente –, sentimos um certo alívio como se nós fôssemos ajudados. E como acréscimo, envolvemo-nos com o sentimento de gratidão do recebedor de nossa ajuda.
Pergunta: A amorosidade dos outros beneficia-nos também?
Resposta: Sim. Ao contemplarmos cenas em que fomos auxiliados, sentimos a gratidão dirigida ao nosso benfeitor.
Pergunta: Que lição podemos extrair desses fatos?
Resposta: Aprendemos a valorizar o altruísmo, a compaixão, a simpatia e principalmente os favores que outros nos prestaram, porque a gratidão é fator de crescimento anímico. Nossa felicidade nas Regiões superiores dos planos internos depende do bem proporcionado às outras pessoas e da sincera apreciação, ou seja, gratidão do que elas fizeram por nós.
Pergunta: Nossa possibilidade de dar encontra-se limitada as nossas posses?
Resposta: Não. O poder de dar não é privilégio da pessoa abastada. Dar dinheiro indiscriminadamente pode converter-se em um mal. É justo dar dinheiro para uma finalidade reconhecidamente digna.
Pergunta: O Primeiro Céu é um lugar de felicidade?
Resposta: Sim. É um lugar isento de qualquer resquício de maldade ou amargura. Encontramo-nos além da influência material implícita às condições terrestres e assimilamos todo o bem contido na vida passada.
Pergunta: Auferimos algum proveito adicional?
Resposta: Ali, todas as nobres aspirações são realizadas na maior amplitude. É um lugar de paz. Por mais sofrida que tenha sido nossa vida terrestre, tanto mais encontraremos paz. Enfermidades, doenças, tristezas, angústias inexistem no Primeiro Céu. É o lugar dos espiritualistas. Ali, a imaginação dos devotos Cristãos constrói a Nova Jerusalém, formada de material das Regiões superiores do Mundo do Desejo.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de janeiro/1973 – Fraternidade Rosacruz-SP)
Um colega de serviço vivia repetindo, em voz alta, esta frase: “eu nada sei, só sei que nada sei”. Ouvia-o e cada vez me punha a meditar, ponderando, entre mim, que, sendo ele espiritualista, havia de ter um lado positivo nessa afirmação, uma advertência que o pusesse alerta contra o personalismo pretensioso que enfeia tantas pessoas. Mas um dia, durante o lanche, provoquei uma troca de ideias sobre o assunto. E por muitos dias continuamos, em episódios, o exame da questão, julgando de interesse pô-lo aqui para análise e ampliado, por parte dos leitores. Queremos falar de humildade num ponto de vista mais elevado e não pelo mal-entendido ponto de vista, segundo o qual a humildade é sinônimo de capacho ou de subserviência a poderes sociais ou econômicos.
Somos um ser complexo. Como Espírito, centelha de Deus, que nos faz semelhante à Deus-Pai, trazemos uma longa jornada de experiências, em que passamos por estágios de consciência equivalentes aos minerais, vegetais, animais, em que adquirimos nosso Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos correspondentes aos nossos veículos de expressão em cada Mundo. Atingindo o estado de Humanidade, no início da Época Atlante, tivemos nosso Corpo de Desejos dividido em duas partes: sentimentos elevados e sentimentos inferiores. Essa parte inferior do Corpo de Desejos foi juntada à Mente recém-adquirida, constituindo os dois, uma “alma animal”, a Personalidade, uma parte de nós voltada para a Região Concreta do Mundo do Pensamento, Mundo do Desejo e Mundo Físico.
Nesse tempo sofremos a influência passional dos Anjos decaídos ou Espíritos Lucíferos. Tais Espíritos não podiam alcançar a evolução natural da Onda de Vida dos Anjos, de que se haviam afastado e por isso restava-lhes trabalhar sobre o incipiente cérebro humano, induzindo a paixão (pois o cérebro está ainda ligado ao Corpo de Desejos). Desenvolvemos os primeiros trabalhos da Mente, sob a forma primitiva da astúcia e ao ingressar na presente Época Ária começamos a exercitar a Razão.
Ao falar assim, referimo-nos às pessoas que vivem no lado ocidental, pois ainda há irmãos e irmãs em estágios primitivos de consciência exercitando a astúcia e com um Corpo de Desejos superior muito reduzido e de pouca expressão altruística. Acresce notar que essa ação dos Espíritos Lucíferos, pelo nosso abuso sexual – por livre e espontânea vontade –, pelo egoísmo e outras formas passionais que insistimos em manifestar nas nossas vidas aqui, nos embruteceu a nossa sensibilidade e os nossos Corpos, fazendo-nos perder a visão espiritual e acreditar apenas na realidade deste Mundo material em que, provisoriamente, estamos.
Recebemos a primeira ajuda: as Religiões de Raça, Jeovísticas, como o objetivo de nos ajudar a controlar o nosso Corpo de Desejos que insistíamos em encher somente com materiais das três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. Mas usamos essa ajuda para induzir a nós mesmos a divisão e ao egoísmo, embora tais Religiões tenham disciplinado relativamente o nosso Corpo de Desejos com a ação restritora das Leis Mosaicas.
Como insistimos no erro, chegando a um estado evolutivo extremamente perigoso, arriscando a perdermos (uma grande maioria de nós) a oportunidade de continuar evoluindo nesse atual Esquema de Evolução, recebemos uma segunda ajuda. Conhecemos como a vinda da Religião do Filho – a Religião Cristã –, cuja expressão, Cristo, inaugurou uma nova fase evolutiva, onde o Cristo implantou o Seu Plano de Salvação e se tornou o Espírito Planetário da Terra. Só que, também devido a nós mesmos, a Religião Cristã ainda não foi implantada como deve ser, ou seja, o altruísmo (que foi introduzido e ensinado por Cristo) não virá senão quando os últimos vestígios de egoísmo tenham desaparecido, com as formas inferiores de expressão. E isso depende somente de cada um de nós, exercendo o livre arbítrio, ou seja: de dentro para fora.
Esta digressão é necessária para compreendermos que nós atualmente, quando renascidos aqui, nos embrutecemos até onde os nossos Corpos nos permitirem. Somos o que pensamos, o que sentimos, o que percebemos. Aqui estamos limitados pelo grau de aperfeiçoamento dos nossos veículos o Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente.
Nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui) sim, nos esforçamos para isso através da Mente, o foco entre o Ego e os nossos veículos e por isso simbolizada por Mercúrio, o Mensageiro dos Deuses. Mas estamos limitados, nessa expressão, pela condição dos nossos veículos que construímos (com o nível de evolução que chegamos até a última vida aqui) e usamos.
Disso tudo inferimos que nós sabemos algo! Nós temos dentro de nós mesmos uma bagagem imensa de experiências passadas, que vão formando a nossa Tríplice Alma. Chamamos a essa bagagem, a Memória ou Mente Superconsciente, a que temos acesso apenas pelo desenvolvimento dos Éteres superiores e contato com o Mundo do Espírito de Vida, via alcançando as Iniciações, preconizadas pela Fraternidade Rosacruz.
Mas essa forma de memória não nos vem pela Mente, senão pelo Coração. Cristo está trabalhando sobre toda a Terra e afetando os nossos Corpos humanos para lograr uma transformação do nosso Coração, formando estrias para, através dele, afetar todo o nosso Corpo Denso e dar mais livre expressão à nós, o Ego, ainda prisioneiro nas grades de nossas limitações.
Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, compreendendo profundamente esse plano Crístico, ensinam aos Estudantes Rosacruz – a partir de um certo nível no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz – a conquistar o equilíbrio entre a Mente e o Coração, condicionando as possibilidades daquele, aos ditames deste. É um plano de libertação que possibilitará ao Estudante Rosacruz se livrar da consciência atual, muitas vezes mais próximas da consciência animal, para a Consciência de um indivíduo, onde o Ego dirige seus veículos, exprimindo ambos a mesma coisa, como a citada fonte dos evangelhos, de que não fIui ao mesmo tempo água doce e salgada. Os místicos buscam apenas esta fonte de pureza pelo Coração. Os ocultistas desenvolvem a Mente. A Ordem Rosacruzes busca unir as nossas expressões pelo equilíbrio perfeito entre Mente e Coração.
Afinal, sabemos ou não sabemos? Está claro que sim, mas nosso conhecimento ainda é passível de muita cautela, porque sofre interferências várias e deturpa, muitas vezes, os nossos reais propósitos.
Um Estudante Rosacruz não diz: “eu nada sei, eu sou um pobre diabo, um imprestável, um ignorante”. Tampouco diz: “eu tudo sei, eu tudo posso”, como ensinam algumas escolas espiritualistas pregadoras de afirmações e negações. Afinal, como aprendemos na Fraternidade Rosacrduz: “de que valeria a uma bolota de carvalho, sendo semente, dizer: eu sou um carvalho? Ela será um carvalho, sob condições favoráveis de desenvolvimento, mas por enquanto não é, apesar de todas suas afirmações; assim é o ser humano em relação à perfeição divina”.
A afirmação deve ser feita em silenciosa convicção, na interna vontade, para estendermos aos atos os nossos propósitos, depois de haver afetado o subconsciente. Não de forma negativa, renunciando, de princípio, às possibilidades divinas latentes e poderes adquiridos. Que efeito podemos esperar, desse modo, sobre nós?
Não gostamos de extremos. Tudo é relativo (pois só Deus é absoluto!) e, conhecendo amplamente os diversos fatores que fazem de cada um de nós essa realidade atual, buscamos aperfeiçoá-lo, sabendo que não somos nada e nem tudo, mas que caminhamos para a perfeição a que nos destina o Criador, pondo-nos todos os recursos para isso, inclusive ajuda externa.
A verdadeira humildade, pois, está na consciência dessa relatividade evolutiva, que nos põe no nosso devido lugar, no qual não se justificam orgulhos nem personalismos, embora estes nos assaltem nas repetidas tentações, por forças dos vícios de origem, ainda não sublimados.
Forçoso é reconhecer: a verdade tem muitos degraus e o acesso aos superiores pressupõe havermos passado pelos inferiores, as verdades parciais, mas nem por isso desprezíveis, pois são as partes e fundamentos do todo almejado.
Para concluir, não dizemos “eu nada sei, só sei que nada sei”, mas sim: “sou uma semente de Deus e posso me converter na própria árvore e estatura de Deus. Estou trabalhando para isso, orando e vigiando, fazendo fielmente os Exercícios Esotéricos Rosacruzes de Observação, Discernimento, de Retrospecção, de Concentração e oficiando os Rituais dos Serviços Devocionais diariamente, que me ensinam, cada vez mais, a conhecer minha própria natureza, a fim de transubstanciá-la na força anímica que me permitirá o retorno consciente ao que realmente sou, um Ego, e através deste, a Deus”.
“Quem se humilha será exaltado” (Mt 23; 12), mas quando a humildade é bem compreendida. Reduzir-se, anular-se é negar as possibilidades divinas latentes e descrer em nós mesmos, o Ego. E sendo nós um Ego (e não os nossos Corpos, especialmente, como muito acham, o Corpo Denso), como podemos falar de nós como se fossemos os Corpos e suas limitações? Somos isto sim, prisioneiros conscientes, trabalhando pela libertação das invisíveis grades e cadeias que, simbolicamente, prendiam Prometeu ao Cáucaso[1]. Mas seremos também Hércules[2], o “super-homem” e nos libertaremos destas condições, mediante o esforço perseverante e racional, passo a passo, pois a Natureza não dá saltos.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – junho/1964 – Fraternidade Rosacruz – SP)
[1] N.R.: da mitologia grega: foi um defensor da humanidade, conhecido por sua astuta inteligência. Roubou o fogo dos deuses e o deu aos homens. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Todavia o fogo era exclusivo dos deuses. Como castigo a Prometeu, Zeus ordenou a Hefesto que o acorrentasse no cume do monte Cáucaso.
[2] N.R.: nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus.
O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Outubro de 2025
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:






As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h. Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.
Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!
Para esse mês de NOVEMBRO de 2025, aqui estão as Reuniões que teremos:
Nesse Calendário você encontra:
1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar
2- Os melhores períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz
3- Os melhores períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais
4- Os melhores períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais
5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)
**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site: https://fraternidaderosacruz.com/category/sobre-a-fraternidade/atividades-presenciais-do-mes/
Reuniões de Estudos
Dia 05/10 –
| 16H – Reunião Pública: Estudos Bíblicos Rosacruzes: Evangelho Segundo S. Mateus-Cap. 8: Cura de um Leproso 17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis: Mescla do Sangue no Casamento-Clarividências |
Dia 12/10 –
| 16H – Reunião Reservada: Astrologia Espiritual Rosacruz 17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis-“A Queda do Homem”: Espíritos Lucíferos-“Comer o Fruto” |
Dia 19/10 –
| 16H – Reunião Reservada: Estudante Regular 17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XV – Cristo e Sua Missão-Evolução da Religião: Cristianismo-Altruísmo-“Vibrações” |
Dia 26/10 –
| 16H – Reunião Reservada: Probacionista 17H – Reunião Pública: Filosofia Rosacruz: Cap. XV – Cristo e Sua Missão-Evolução da Religião: 4 graus que nos levam a Deus-Perdão |
Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz
Respostas às dúvidas dos leitores
via e-mail, no site, nas redes sociais
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional
incluindo Hino de Abertura, do Signo do mês solar e Hino de Encerramento
Continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritas no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz
Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para praticarmos durante TODOS OS DIAS DE NOVEMBRO. Esse mês solar de NOVEMBRO, que vai de 23 de OUTUBRO a 21 de NOVEMBRO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Escorpião.
Escorpião é o Signo misterioso do Zodíaco. Possui dois símbolos: um escorpião, com um aguilhão da morte em sua cauda, e uma águia que pode voar mais perto do Sol que nenhuma outra ave. Esses dois símbolos representam dois aspectos, amplamente divergentes desse Signo: sob a influência do escorpião o ser humano pode descer às profundidades da degradação; sob a influência da águia, sua natureza inferior é transmutada, de modo que pode alcançar grandes alturas espirituais.
Escorpião é um Signo de tremendo poder. Suas forças atuam em uma faixa que vai desde as fases mais íntimas da degeneração, até as fases mais excelsas da regeneração. Quando alguém aprende a se sintonizar perfeitamente com os poderes de Escorpião, se converte em um operador de milagres, tanto no plano físico como no espiritual.
Hierarquia Criadora – Escorpião é a Hierarquia Criadora dos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre. O Período Terrestre é, eminentemente, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma.
O padrão cósmico que essa Hierarquia está trabalhando para estabelecer na Terra é a obtenção por meio da transmutação da matéria em Espírito. Por meio desse processo as essências sublimadas da Mente e do Corpo emergem com as forças do Espírito.
Atividades do Cristo – Quando o Sol entra em Escorpião, o sublime Cristo alcança o Mundo do Desejo. Então, ocorre uma aceleração cósmica.
Lentamente, durante novembro e dezembro, o raio do Cristo penetra nos diversos planos internos do Planeta, até alcançar o centro da Terra, no Natal. Pela visão superior, o raio do Cristo é dourado, como o Sol espiritual do qual emana.
Atividades do Aspirante à vida superior – Transmutação é a palavra-chave dominante de Escorpião.
Esse é um tempo propício para que o discípulo trabalhe na purificação da sua natureza inferior e, assim, se torna mais habilitado para auxiliar os Seres Superiores em seus trabalhos de purificação da camada astral (N.T.: o Mundo do Desejo) da Terra. Um esforço suplementar é, então, feito para torna-lo um servidor consciente mais eficiente tanto nos planos internos como nos externos da vida.
Em estágios evolutivos anteriores do desenvolvimento humano, a Hierarquia de Escorpião, que preside o mês zodiacal de novembro, auxiliou o despertar do Ego (N.T.: o Espírito Virginal manifestado, nós) no ser humano (N.T.: nos seus Corpos: Denso, Vital e de Desejos) e, fazendo isso lançou o ser humano na estrada da individualização. Durante o presente estágio de evolução humana o discípulo, trabalhando sob a orientação dos Senhores da Individualidade (Libra) e dos Senhores da Forma (Escorpião), está aprendendo a substituir a sua capacidade de fazer valer a própria opinião diante de outras pessoas, pela humildade e pelo sacrifício pessoal do “eu” pelo impessoal “nós”; em outras palavras, atualmente vive-se o ideal de “O MAIOR BEM PARA O MAIOR NÚMERO”.
No Corpo Denso – o centro físico correlacionado com Escorpião é o sistema reprodutor.
Dentre os 12 Apóstolos – S. João, o Amado, é o Discípulo correlacionado com Escorpião. A transmutação foi a nota chave de sua vida. Progrediu tanto na divina ciência da transmutação da matéria em Espírito que nunca conheceu a morte.
Passagem da Bíblica correlacionada – procure utilizar a seguinte frase ao fazer os Exercícios Esotéricos de Concentração durante o dia e o de Meditação: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5:8). Faça isso em cada um dos dias em que Escorpião enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.
A fim de nunca esquecermos e até como forma de imensa gratidão, nos lembremos sempre que: “A Bíblia foi nos dada pelos Anjos do Destino que estando acima de todo o erro nos dão exatamente o que necessitamos para o nosso desenvolvimento”.
Hoje vamos estudar um dos inumeráveis Milagres que Cristo fez durante a Sua primeira vinda aqui. Antes de estudá-lo veremos que podemos dividir as características dos milagres descritos na Bíblia (tanto no Antigo como no Novo Testamento) em quatro tipos:
->Primeiro tipo é na verdade Alegorias, ou seja, não considerados como registros de observações científicas.
Alguns exemplos que podemos citar:
– História de Sansão e Dalila
– e a História da mulher de Ló: olhando para trás se tornou em estátua de sal
->Um segundo tipo são os considerados extraordinários no momento em que ocorreram, mas não contradizem realmente as leis científicas conhecidas.
Alguns exemplos que podemos citar:
– O fogo queimou o sacrifício de Elias (depois de encharcado com água por 3 vezes)
– Rebelião de Coré – Saiu fogo da parte de Iahweh e consumiu os 250 homens que ofereciam o incenso
->Um terceiro tipo são aqueles que aparentam contradizer as leis científicas conhecidas, mas que uma explicação para essa contradição pode ser que as condições tenham variado, com padrões de operação diferentes dos anteriores.
Alguns exemplos que podemos citar:
– sangue comum entre os membros da nação, tribo e/ou família: maior poder do Espírito de Raça
– Patriarcas anteriores ao dilúvio (Adão, Set, Enós, Cainã, Malaleel, Jared, Henoc, Matusalém, Lamec, Noé e os demais) alcançando idades elevadas
->E, por fim, um quarto tipo pode ser porque, naquele momento, a lei científica não era conhecida…e muitas até hoje não são conhecidas por todos.
E aqui se encaixam os Milagres de Cura, que é o que se refere o trecho que acabamos de ler da Bíblia.
Vamos estudar o trecho da Bíblia conhecido como “A Cura de um Leproso” por Cristo (Mt 8-1:4):
“Ao descer da montanha, seguiam-no multidões numerosas, quando de repente um leproso se aproximou e se prostrou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tens poder para purificar-me’. Ele estendeu a mão e, tocando-o disse: ‘Eu quero, sê purificado’. E imediatamente ele ficou livre da sua lepra. Jesus lhe disse: ‘Cuidado, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta prescrita por Moisés, para que lhes sirva de prova’”.
Para entender melhor esse 4º tipo de milagre, os milagres de cura, compreendamos o Ciclo Virtuoso que perseguimos nas descobertas tanto na Ciência Material como na Ciência Oculta:
1-A todo momento estamos pesquisando, observando, descobrindo “coisas novas”.
2-E cada vez que conseguimos uma “nova descoberta”, vamos obtendo mais compreensões sobre as leis que regem o Universo – o mundo que nos rodeia, desde o microcosmo até o macrocosmo.
3-Aos poucos, muitas coisas que até então eram consideradas milagres são tidas como em harmonia com as leis oriundas das “novas descobertas”. Só que a partir de novo nível, mais observações são feitas, o que originam novos fenômenos sem explicação. Isso leva a buscarmos novas explicações.
4-E, assim, o ciclo virtuoso recomeça!
Agora, vamos entender como se manifesta uma doença que tem a sua matriz no Corpo de Desejos.
Resumidamente, esses tipos de doenças são consumptivos, ou seja, “consomem” o Corpo Denso.
Alguns exemplos: câncer, AIDS, hanseníase e tuberculose pulmonar.
Ou seja, todas estão ligadas à fragilidade do Corpo de Desejos que não pode fazer seu trabalho no Corpo Denso. Uma das possíveis causas-raízes são as tendências materialistas que colocamos em ação e que podem chegar até:
– negar quaisquer partes que não seja comprovada materialmente ou, ainda,
– que pela insistência em utilizar desejos, emoções e/ou sentimentos para conquistar as coisas materiais e viver dependentes exclusivamente delas.
Outra possível causa-raiz que gera o efeito nessa vida é o abuso da força sexual criadora em vidas passadas, remontadas desde à Época Lemúrica e/ou Época Atlante e que vida após vida se repete. Isso pode causar o endurecimento de certas partes do nosso Corpo Denso e que deveriam ser flexíveis, cartilaginosas ou moles, como os tecidos que não são ossos, como os músculos, fáscias, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos e, ainda, pele, mamas, glândulas, couro cabeludo e afins.
Como exemplo dessa doença para essa segunda causa-raiz citemos aqui a Lepra, também chamada de Hanseníase, Morfeia, Mal de Hansen ou Mal de Lázaro. A hanseníase corrompe o Corpo; compromete os nervos; tira a sensibilidade da pele. O doente corre o risco de se autodestruir sem perceber!
Vejamos como o irmão ou a irmã com hanseníase era considerado durante a 1ª e 2ª Dispensação.
Peguemos um exemplo que aparece no Livro de Levítico, na Bíblia, Capítulo 13, Versículos 45-46: “O leproso portador desta enfermidade trará suas vestes rasgadas e seus cabelos desgrenhados; cobrirá o bigode e clamará: “Impuro! Impuro!”. Enquanto durar a sua enfermidade, ficará impuro e, estando impuro, morará à parte; sua habitação será fora do acampamento”.
Note uma coisa interessante: naquele tempo o diagnóstico da lepra não estava a cargo dos médicos e sim dos sacerdotes. E, durante a Dispensação que vemos descrita no Antigo Testamento, a Lepra era conhecida como “o dedo de Deus”. O que quer disso isso? Que “a função que você usa mal torna-se sua inimiga”.
Afinal, note que a lepra era mais considerada como impureza, do que doença. Em outras palavras, era considerada evidência de pecado. E isso era traduzido e aceito como corrupção tanto da carne como do espírito. Na maioria das vezes, tida como uma expressão de um castigo divino ao leproso, pois era entendida como desobediência da Leis Jeovísticas, pois vivíamos como se a Lei Jeovística fosse a reguladora da relação entre nós e o nosso próprio Corpo.
Na Bíblia, em Levítico, nos capítulos de 12 a 14, temos as minuciosas indicações sobre o diagnóstico da doença. Algumas dessas indicações eram de que, com certeza, a pessoa estava com lepra: ulceração, afundamento da pele e pelos esbranquiçados. Hoje sabemos que esse não é o diagnóstico correto, não é?
Uma vez identificado o leproso, este tinha:
1-Que deixar o local onde residia
2-Se recolher a um lugar previamente designado (longe da cidade e acabavam nas beiras das estradas)
3-Cobrir a boca com um pano e anunciar, alto e bom som, que era impuro, todas as vezes que alguém estava se aproximando (outras vezes, nessa impossibilidade, tinha que tocar um sino)
Também só o sacerdote é que tinha a autoridade para constatar a cura. Se assim ele o fizesse, o leproso ainda tinha que praticar uns rituais (de sacrifícios e atividades) antes que fosse promovido e ser reintroduzido na comunidade.
Agora, já na Dispensação Cristã vamos ver como o próprio Cristo efetuou o Milagre de Cura de um leproso.
Já dá para perceber que Cristo utilizou a cura por meio da Sua mão, estendo-a e tocando com ela o leproso. Note a presença dos 3 fatores indispensáveis para que a cura definitiva (que utilizamos atualmente na Cura Rosacruz) pudesse ocorrer:
1º O poder curador ou a força curadora onipresentemente de Deus-Pai
2º O curador (para uma cura definitiva) que é o foco, o veículo por cujo intermédio se infunde a energia no Corpo Vital do paciente. Se for um instrumento adequado, consagrado, harmonioso, real e bem harmonizado com o Infinito, não há limites para as obras maravilhosas que Deus realizará por intermédio do Curador, quando a oportunidade se apresentar a um paciente suficientemente receptivo e de Mente obediente.
3º O ânimo obediente do paciente, pois é somente nesse paciente obediente e animado que pode agir o Poder Curador de Deus-Pai por intermédio da pessoa que é o Curador, de tal forma que dissipe todas as doenças e enfermidades no Corpo Vital. Essa é uma Lei da Natureza absolutamente certa. A desobediência produz a doença ou enfermidade. A obediência mostra a mudança de ânimo e a pessoa ficará em situação de receber o bálsamo que pode vir por intermédio do Cristo ou por intermédio de outra pessoa, de qualquer forma o Curador.
Se faltar um ou mais desses três fatores não há cura definitiva.
Veja, sempre presente, a cooperação ATIVA do paciente. É a relação da sentença: “A Fé sem Obras é Morta”, que lemos na Epístola de São Tiago, Cap. 2, Versículo 20, e os trabalhos da cura definitiva.
Para isso note que todos os casos em que Cristo curou alguém, essa pessoa tinha que fazer alguma coisa, ou seja, tinha que cooperar com o Grande Médico, antes que a cura se efetuasse no paciente.
Alguns exemplos: “Estende a tua mão“, e quando a pessoa assim fazia, sua mão ficava curada. Dizia a outro: “Toma o teu leito e anda“, e quando isso era feito, desaparecia a enfermidade. Ao cego mandou: “Vai e banha-te no lago de Siloé“, ao leproso: “Vai ao sacerdote e oferece o teu donativo“, etc.
E depois, nesse caso, cumpra a lei que existe que era o que Moisés estabeleceu em um ritual para esse caso (Lv 14:2-32): ao ficar purificado, deveria oferecer em sacrifício:
– Para o rico eram uma ovelha e dois cordeiros
– Para o pobre eram um cordeiro e duas pombas
E, assim, se tivesse sido purificado pelos sacerdotes, o ex-leproso era aceito na sociedade. Em todos os casos havia necessidade da cooperação ativa da parte daquele que desejava ser curado. Eram simples pedidos, mas tais como eram, tinham que ser atendidos e a obediência auxiliava o trabalho do Curador.
Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais. E pensemos bem em como nos capacitar para aplicar esses conhecimentos nos fornecidos diretamente por Cristo.
Para saber mais, assista a 25ª Reunião de Estudos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
__________________________________________________________________________________________
Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:
A fim de nivelarmos a informação, definimos a palavra “Clarividência” de uma pessoa na Fraternidade Rosacruz como a faculdade, geralmente considerada uma percepção extrassensorial, de obter conhecimento sobre algo (um evento, objeto, pessoa ou local) e/ou de funcionar nos Mundos invisíveis (a partir da Região Etérica do Mundo Físico) sem depender dos sentidos físicos dessa Região Química.
Para conseguirmos compreender qual é o conceito do Termo Rosacruz de Clarividência involuntária e, também, porque muitos de nós tem uma atração por ela, achando até que está se desenvolvendo espiritualmente praticando-a, vamos ver onde ela surgiu e porque foi usada.
Para isso temos que contextualizá-la por meio do Esquema de Evolução que já estudamos aqui.
É ensinado pela Filosofia Rosacruz que nosso Esquema de Evolução é levado através de cinco dos sete Mundos ou estados da matéria (Mundo Físico, do Desejo, do Pensamento, do Espírito de Vida e do Espírito Divino), em sete grandes Períodos de Manifestação (Períodos de Saturno, Solar, Lunar, Terrestre, de Júpiter, Vênus e Vulcano) durante os quais nós, o Espírito Virginal da Onda de Vida humana, criados como chispas divinas, nos tornamos, primeiro, um ser humano e depois, um Deus, exatamente à imagem e semelhança de Deus que nos criou.
Como já estudamos em Reuniões de Estudos passadas, durante os Períodos de Saturno, Solar e Lunar e na metade passada do atual Período Terrestre, nós construímos, inconscientemente, nossos diferentes veículos sob a direção de exaltados Seres, as Hierarquias Criadoras, os quais guiaram nosso progresso, nos despertando gradualmente, até adquirirmos nosso estado atual de consciência de vigília. Essa parte do Esquema de Evolução é chamado “Involução”.
Desde o tempo presente até o fim do Período de Vulcano, nós, que agora somos a Humanidade, estamos aperfeiçoando nossos veículos e expandindo nossas consciências nos cinco Mundos por nosso próprio esforço, vontade e responsabilidade. Essa parte do Esquema de Evolução é chamado “Evolução”.
Atualmente estamos no Período Terrestre e trabalhando com matérias dos 3 Mundos.
E nesse Período Terrestre estamos transitando pelo Globo D.
Um Globo formado totalmente por material da Região Química do Mundo Físico, ou seja: pelos Sólidos, Líquidos e Gasosos.
E já passamos por 3 vezes, ou seja, por 3 Revoluções completas e estamos na metade da 4ª Revolução.
Conforme vamos descendo em densidade de matéria, vamos nos obscurecendo em relação a sutilização da matéria, ou seja, se torna difícil funcionar conscientemente nos Mundos invisíveis aos nossos 5 sentidos físicos.
Por que tem que ser assim? Porque temos que ser especialistas em materiais sólidas, líquidas e gasosas da Região Química do Mundo Físico. Para isso, precisamos ter Corpos extremamente eficazes nessa Região e junto disso, foco, dedicação e aprendizagem.
Como também já vimos, essa metade da 4ª Revolução é o momento evolutivo onde a densidade da matéria alcança o seu máximo para nós.
E quando isso ocorre em um Esquema de Evolução, é necessário dividir esse ponto de densidade máxima em vários outros pontos.
No atual caso, cada ponto desse é chamado de Época.
Começando com a Época onde a densidade da matéria é menos densa, depois aumenta de densidade, até atingir o seu máximo e depois vai diminuindo novamente.
Ou seja, a Época Polar foi onde a densidade da matéria era a menos densa. A Época Atlante foi onde a densidade da matéria era a mais densa de todas as outras, e a Época Reino de Deus será onde a densidade da matéria será igual à que foi a Época Polar.
Ou seja, foi na Época Atlante que tivemos todas as condições para conquistar a Região Química e nos tornarmos especialistas em todos os materiais dessa Região.
Quem de nós conseguiu e é consciente disso, está passo e passo com esse Esquema de Evolução.
Quem de nós conseguiu e não é, o não quer ser, e está consciente disso, está em vários níveis de atraso esse Esquema de Evolução.
Quem não conseguiu, está em vários níveis de atraso nesse Esquema de Evolução.
Atualmente, a imensa maioria de nós está na Época Ária, ou seja, já passamos o ambiente onde a densidade da matéria química foi a mais densa de todas, a Época Atlante.
Agora que já sabemos onde estamos em relação à densidade de matéria química, vamos focar na Época Lemúrica que é aqui que vamos ver como a Clarividência involuntária foi, pela primeira vez, usada.
Há um ponto no rosto de todos nós bem aqui entre os dois arcos supraciliares.
Ele está a mais ou menos 1,5 cm de profundidade a partir da nossa pele.
Esse ponto é chamado raiz do nariz.
É o assento do nosso Espírito interno, o Santo dos Santos no Templo do Corpo Denso, fechado para todos menos para o residente do Corpo, o Ego, que nele habita.
O Clarividente voluntário e treinado pode ver, com maior ou menor acuidade, segundo sua capacidade e exercitamento, todos os diferentes Corpos que formam a Aura humana, mas esse ponto, esse lugar, está oculto para ele.
O ser mais evoluído não pode erguer o véu do Ego, nem mesmo da mais humilde e menos desenvolvida criatura.
Sobre a Terra, isso e somente isso, é tão sagrado que está completamente a salvo de toda e qualquer intromissão.
Esse ponto, a “raiz do nariz” no Corpo Denso tem um correspondente na “raiz do nariz” no Corpo Vital.
Desde a Época Lemúrica até a segunda fase da Época Atlante, esses 2 pontos não estavam no mesmo lugar correspondente.
O ponto do Corpo Vital estava um pouco acima do ponto correspondente no Corpo Denso.
As consequências foram:
-Isso criou uma frouxidão natural entre esses 2 Corpos
-Os veículos superiores (nosso Corpo de Desejos, Mente e até o Tríplice Espírito) não estavam, em relação ao Corpo Denso, na posição concêntrica
-Nós não éramos um “espírito interno”, totalmente residente nos Corpos, porque estávamos parcialmente fora dos nossos Corpos.
-Essa separação desses dois pontos nos proporcionava à percepção de poder muito mais agudo nos Mundos internos, invisíveis do que na Região Química do Mundo Físico, que chamamos de Mundo exterior, ainda obscurecida para nós.
-Não percebíamos claramente as linhas de um objeto ou pessoa, mas via sua Alma, e de uma vez percebia seus atributos, fossem ou não benéficos para ele.
-Sabíamos logo das disposições, amigáveis ou agressivas, de um outro ser humano ou animal que nós observávamos, nos tornamos conhecedores pela percepção espiritual; como devíamos tratar os demais e como podíamos escapar dos perigos.
Com esse foco mais para os Mundos invisíveis, tínhamos que receber as lições das Hierarquias Criadoras para que pudéssemos aprender e evoluir aqui. Mas tais Hierarquias não conseguem fazer isso a partir da Região Química do Mundo Físico, ou seja, do Mundo exterior. Somente dos Mundos internos.
Como, então faziam? Para isso vamos ver como giravam os vórtices dos nossos Corpos de Desejos. Ou seja, como se comportavam os centros sensíveis do Corpo de Desejos, pois dependem de como se comportam, e isso está relacionado ao sentido em que os vórtices giram, temos domínio sobre o que desejamos e o que não desejamos.
Como não sabíamos nada sobre o Mundo exterior, era apresentado quadros de material de pensamento (Arquétipos), de desejos e até etéricos sobre a Formas do Mundo exterior, totalmente independentes da nossa vontade.
E para que as Hierarquias Criadoras pudessem ter esse controle de apresentarmos os centros sensíveis do nosso Corpo de Desejos, giravam em sentido inverso ao movimento dos ponteiros do relógio analógico. Ou seja, seguia negativamente o movimento da Terra que gira sobre seu eixo naquela direção.
Conclusão: A frouxidão natural entre o Corpo Denso e o Corpo Vital e o sentido anti-horário do giro dos vórtices, proporcionaram a todos nós sermos Clarividentes Involuntários, enquanto estávamos renascidos aqui; via e percebia quando não queria ver nem perceber (porque não tinha controle) e quando via ou percebia não sabia o que fazer, pois era orientado sempre de fora.
Mas notem bem: Já a usamos quando DEVERÍAMOS usar e sob a orientação das Hierarquias Criadoras, ou seja: risco nenhum corríamos!
Para conseguirmos compreender qual é o conceito do Termo Rosacruz de Clarividência voluntária e, também, porque muito poucos entre nós tem uma atração por ela, não entendendo ainda que só por meio dela é que se desenvolve espiritualmente, por meio de um treinamento esotérico, vamos ver o que ela é e como podemos desenvolvê-la.
Primeiro de tudo, saibamos que da 3ª fase da Época Atlante até agora, todos os nossos Corpos se tornaram concêntricos no ponto da raiz do nariz, relativos a cada um. O nosso Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente.
Algumas consequências que nos interessam aqui:
-Desde esse momento obtivemos a plena visão e percepção da Região Química do Mundo Físico
-A maioria de nós perdeu gradualmente a capacidade de perceber os Mundos invisíveis ou Mundos espirituais
-Na maioria de nós o Corpo Vital se ligou muito firmemente ao Corpo Denso
-Ou seja, a frouxidão entre os dois Corpos, para essa maioria de pessoas, não há mais
Resultado: tais pessoas estão inconscientes de tudo que não sejam as vibrações contatadas por meio dos cinco sentidos físicos.
E a questão da frouxidão dos 2 Corpos, agora concêntricos, antes de Cristo, só era possível para grupos especialmente preparados para tal, separados pelo Espírito de Raça em cada Raça, ex.: Levitas, Brâmanes, Druidas e outros. Depois de Cristo (que rasgou o “véu do Templo”), tornou-se possível para quem quiser, desde que busque o desenvolvimento para isso.
Conclusão: hoje entre nós há 2 grupos:
1º grupo de pessoas: aquelas pessoas que estão inconscientes de tudo que não seja as vibrações contatadas por meio dos cinco sentidos
2º grupo de pessoas: aquelas pessoas, chamadas de sensitivas, que possuem frouxidão entre os 2 Corpos, e que podem se tornar conscientes de tudo que sejam vibrações contatadas por meio dos nossos sentidos suprafísicos
No 2º grupo de pessoas também há uma divisão entre nós, atualmente.
Chamemos de Grupo 2a as que ainda não se submergiram firmemente na matéria (não atingiram o Nadir da Materialidade, estão na fase “Involução” ainda), por exemplo, a maioria dos hinduístas, indianos, enfim nossos irmãos e nossas irmãs orientais e que lá vivem, que possuem certo baixo grau de Clarividência ou são sensíveis às manifestações da Natureza.
Chamemos de Grupo 2b as pessoas sensitivas que já atingiram o Nadir da Materialidade, já estão na fase “Evolução” desse Esquema de Evolução.
Essas pessoas aqui chamadas de sensitivas receberam isso por “dom de Deus”? Não, né? Foi por mérito, resultados de esforços para adquirir essa qualidade em vidas passadas!
Só que nesse Grupo 2b também há outra subdivisão, aqui nascida pela livre e espontânea vontade de cada um de nós e não por orientação divina.
Chamemos de Grupo 2b-1 as pessoas que, por vontade própria, desenvolvem os poderes vibratórios dos órgãos relacionados atualmente com o Sistema Nervoso voluntário ou Sistema Nervoso somático (SNS). Convertem-se, por treinamento, em Clarividentes voluntários ou positivos treinados. Os centros sensíveis do Corpo de Desejos produzem vórtices que giram intensamente na direção dos ponteiros de um relógio analógico. Eles exercem a faculdade da Clarividência à vontade, como desejam.
Chamemos de 2b-2 as pessoas que, de vontade fraca, desenvolvem de maneira passiva por meio do Plexo Celíaco (ou Solar) e outros órgãos únicos atualmente com Sistema Nervoso involuntário.
Elas recebem ajuda de outros, novamente, despertam o Plexo Solar e desenvolvem um estado de consciência dos planos interiores, como imagem refletida num espelho (como fazíamos nas Épocas Lemúrica e Atlante).
Os Centros sensíveis do Corpo de Desejos produzem vórtices que giram intensamente na direção contrária dos ponteiros de um relógio analógico.
Elas não têm controle sobre suas faculdades de Clarividência. Retrocederam!
São os Clarividentes involuntários ou negativos
Muitas vezes, são vítimas de espíritos inferiores, apegados à terra, que, dizendo-se “Guias”, desenvolvem suas vítimas, como “espíritos de transe” ou “espíritos de controle”.
De nenhum modo é recomendável assistir a sessões espíritas, ou demonstrações hipnóticas, porque existe o perigo de algum espírito inferior se apegar a nós, causando muitos incômodos e até atrasos na nossa evolução.
Podemos resumir assim:
A Clarividência voluntária ou positiva é quando a pessoa é capaz, à sua vontade, de ver e investigar os Mundos internos, onde é senhor de si mesmo e sabe o que está fazendo.
Esse tipo de Clarividência é desenvolvido através de uma vida pura e de serviço, e a pessoa precisa ser cuidadosamente treinada para saber usá-la, para que ela seja verdadeiramente eficaz e útil. Mais difícil de se desenvolver, porque nunca a fizemos!
A Clarividência involuntária ou negativa é quando as visões dos Mundos internos são apresentadas a uma pessoa independente de sua vontade; ela vê o que lhe é dado ver e não pode, de maneira alguma, controlar esta visão. Esta Clarividência é perigosa, deixando a pessoa aberta para ser dominada por entidades desencarnadas que, se puderem, fazem com que a vida da pessoa, neste Mundo e no próximo, não lhe pertença inteiramente. Esse ilusório “poder” é intermitente, isto é, algumas vezes podem “ver” e outras vezes, sem nenhuma razão aparente, falham totalmente.
Mais fácil de desenvolver, porque é só uma revivificação do que fizemos nas Épocas Lemúrica e Atlante!
Para saber mais, assista a 242ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
__________________________________________________________________________________________
Podemos encontrar em alguma literatura falando sobre esta classe de Seres no singular. Mas, os Espíritos Lucíferos são uma classe de Seres (no plural) pertencente a Onda de Vida dos Anjos no Período Lunar, que se rebelaram e foram os atrasados desta Onda de Vida, e são conhecidos como Anjos Caídos.
E por serem atrasados da Onda de Vida dos Anjos, não puderam adquirir experiências seguindo o Esquema de Evolução da Onda de Vida Angélica. Uma vez que se encontravam a meio caminho entre o ser humano, que tem cérebro, e os Anjos que não necessitam de cérebro, mas mesmo assim, no Período Lunar estavam muito além da grande massa que atualmente constitui os mais avançados da nossa Onda de Vida humana. Estes Espíritos Lucíferos não desenvolveram tanto quanto os Anjos, que eram a Humanidade pioneira do Período Lunar, entretanto, estavam mais avançados do que a nossa Humanidade atual.
E neste Período estavam, por assim dizer, em uma situação muito séria, pois, o único caminho que puderam encontrar para se expressarem e adquirir conhecimento evolutivo, era por meio de um ‘órgão interno’, já que eles não podiam e nem sabiam como funcionar em um Corpo Denso (pois são Anjos!).
Então, a saída que encontraram foi usar o cérebro físico do ser humano e trabalhar por meio dele. Com isto encontraram a válvula de escape para se fazerem compreender e desenvolver, por meio de nós que éramos dotados de um cérebro, algo que estava fora do poder dos Anjos ou de Jeová.
E isto só foi possível na última parte da Época Lemúrica, pois naquela Época nós, enquanto Espíritos Virginais da Onda de Vida humana, não podíamos ver o Mundo Físico, tal como o vemos atualmente, pois estávamos inconscientes do Mundo exterior. Para nós, Ego, o Mundo do Desejo era muito mais real, pois tínhamos a consciência do sono com sonhos do Período Lunar, uma consciência pictórica interna.
E diante desta situação que nos encontrávamos lá na Época Lemúrica, os Espíritos Lucíferos não encontraram nenhuma dificuldade em se manifestarem a essa nossa consciência interna e, assim, nos ajudaram a nos voltar para a forma exterior, ou seja, para a Região Química. Notemos bem que os Espíritos Lucíferos não conhecem a Região Química, pois como Anjos, o mais inferior entre as densidades que conseguiram atingir foi a Região Etérica.
Com isso, eles nos ensinaram como podíamos deixar de ser simplesmente o escravo dos poderes exteriores, e como poderíamos nos converter em nosso próprio dono e senhor, parecendo-nos com os deuses, isto é, “conhecendo o bem e o mal”. Então, nos fizeram compreender que não devíamos ter apreensão quanto à morte do Corpo, já que possuíamos a capacidade de formar novos Corpos a qualquer hora, sem necessidade da intervenção dos Anjos.
Mas, é claro que, todas essas coisas os Espíritos Lucíferos nos ensinaram com o único propósito, que é, fazer com que dirigíssemos a nossa consciência ao exterior, para fora e, desta maneira, eles podiam aproveitar e adquirir conhecimentos à medida que nós também íamos adquirindo conhecimento.
Vejam que os Espíritos Lucíferos atingiriam seu objetivo inicial que era “abrir os nossos olhos”, a fim de que pudéssemos nos concentrar na Região Química Mundo Físico. Com isso, nos tornamos ciente dos Corpos, tanto do nosso como dos demais ao nosso redor, e nos ensinaram como podíamos conquistar a morte, criando novos Corpos. E depois disso a morte não poderia mais nos atrapalhar, uma vez que Jeová, teria o poder de criar à vontade.
Mas, antes que fossemos iluminados pelos Espíritos Lucíferos não conhecíamos as enfermidades, nem dor, nem morte. Só que agora com essas experiências o resultado se tornou para nós dor e sofrimento, que é o emprego ignorante da faculdade propagadora, bem como do abuso na gratificação dos sentidos da função sexual, que tem por única finalidade a perpetuação das espécies e não a gratificação dos desejos sensuais, seja qual for o prisma pelo qual se examine a questão em si.
Se continuássemos sendo um autômato guiado por Deus, não teríamos conhecido, até hoje, nem a enfermidade, nem a dor, nem a morte, mas também não teríamos obtido a consciência cerebral e a inestimável bênção da emancipação das influências e direção alheias proporcionada pelos Espíritos Lucíferos, os “dadores da luz” e com isso iniciamos a evolução de nossos poderes espirituais que um dia, vai nos permitir construir Corpos com tanta sabedoria como os Anjos e também de outros Seres que nos guiaram antes de exercitar nossa vontade.
Os Espíritos Lucíferos abriram o entendimento para este mundo e nos ensinaram a empregar a obscura visão para obter conhecimento do Mundo Físico, o qual estavam eles destinados a conquistar.
Desde esse tempo, hoje duas forças (originadas a partir da força sexual criadora) agem nos Espíritos Virginais da Onda de Vida humana, são elas:
– A dos Anjos, se dirige para baixo, para a propagação e, por meio do Amor, forma novos seres na matriz e, os Anjos são, portanto, os perpetuadores da Raça.
– E a outra força é a dos Espíritos Lucíferos, os investigadores de todas as atividades mentais. Dirige para cima, para o trabalho cerebral, a outra parte da força sexual.
Mas não pensem que todos nós seguimos este caminho. Na última parte da Época Lemúrica, somente uma pequena parcela de nós, os Lemurianos, recebemos a iluminação concedida pelos Espíritos Lucíferos. E essa parcela de Espíritos Virginais da Onda de Vida humana é que se tornou a Semente para as sete Raças Atlantes. A maior parte dos Lemurianos ainda era animalesca e as formas habitadas por eles degeneraram nos selvagens antropoides dos dias atuais.
E não devemos esquecer que “todas as coisas no Mundo trabalham para o bem, no Reino de Deus. Mesmo aquilo que é mal transmuta-se, por meio de sutilíssima alquimia espiritual, em trampolim para um bem maior”.
Para terminar esta Terminologia, cabe aqui uma pequena explicação para entendermos qual era a missão de Jeová. Ele era responsável em conduzir a Humanidade para a frente e para cima, até que os seres humanos estivessem prontos para receber mais um passo em sua ascensão em direção a Deus, mas, na época da “Queda do Homem”, os Espíritos Lucíferos intervieram e começaram a participar do desenvolvimento do ser humano. E foi sob a orientação dos Espíritos Lucíferos que a Humanidade tomou em suas próprias mãos, assuntos dos quais não tinha conhecimento real — como por exemplo a propagação.
Como resultado da nossa ignorância das Leis Cósmicas, foi necessário tomar medidas severas para controlar a natureza inferior. E isso foi feito por Jeová, que ajudou o ser humano a obter controle sobre a Mente e o Corpo de Desejos, dando leis e decretando punição por nossas transgressões. Podemos citar aqui, o temor a Deus, quando confrontado com os desejos da carne. Foi assim que o pecado se manifestou no Mundo, pois a lei produz o pecado; a lei é separatista e, além disso, o ser humano deve aprender a fazer o “que é certo, independente do medo”.
Portanto, Cristo veio para ensinar ao Mundo que o Amor é superior à lei. Esse Amor perfeito expulsa todo o medo e emancipará a Humanidade de casta, raça e nação.
O Capítulo 3:1-24 do Gênesis, registra a “Queda do homem”. Nesse registro, afirma-se que a serpente tentou a mulher a comer do fruto da “Árvore do Conhecimento”.
Os Ensinamentos Rosacruzes mostram que esta afirmação é puramente simbólica e que “comer o fruto” é meramente um símbolo do ato gerador, e por isso, Jeová declara que, as consequências deste ato, traria à mulher um parto de seus filhos com dor e sofrimento.
No final da Época Lemúrica, a nossa consciência estava ainda focada quase inteiramente ao plano espiritual e, toda vez que renascíamos como mulher, e exercíamos a Imaginação, dávamos um passo à frente, até que descobrimos a forma física e, aprendemos por meio de investigações posteriores e com uma imaginação treinada, que às vezes quando renascíamos como homem perdia o Corpo Físico e este se desintegrava. Enquanto, a mulher em sua imaginação via o homem, exatamente da mesma forma que no Mundo Espiritual, mas o fato era que toda perda do Corpo Denso do homem preocupava enquanto mulher, e com isso crescia a busca delas por mais informações.
E é neste ponto que entra os Espíritos Lucíferos para ajudar a mulher mostrando que era fácil resolver este enigma na ajuda daqueles que renasciam como homens. E mostrava que a mulher deveria exercer a função criadora independentemente dos Anjos e, dessa forma, podia prover Corpos quando estes estivessem perdidos, escapando assim da morte.
Agindo de acordo com o conselho dado a ela pelos Espíritos Lucíferos, a mulher garantiu a cooperação do ser humano e, assim, nos arrogamos ao direito de usar a força sexual indiscriminadamente.
E devido o abuso da força sexual criadora (para sentir o prazer material) cristalizou o Corpo Denso e endureceu o Coração humano e, aí fomos exilados do Jardim do Éden, isto é, da Região Etérica do Mundo Físico, e em hipótese nenhuma devemos entender isto como uma punição por nossa desobediência, mas, sim, como uma proteção necessária.
Jeová sabia que estávamos agora com a atenção voltada para a roupagem física e envolvidos por ‘revestimento de pele’ e separados uns dos outros, e que mesmo percebendo a morte, não tínhamos ainda sabedoria para refrear as paixões e regular a relação sexual pelas posições dos Astros, então, o abuso da função produziria o parto com dor.
Naquela época, a nossa força de vontade era tão grande que houve um certo receio de Jeová, que comêssemos da “Árvore da Vida”.
Aproveitamos então para perguntar: E o que é a ‘Árvore da Vida’? – É a “faculdade de regeneração da força vital”.
Se, naquela época tivéssemos descoberto o segredo da renovação de nosso Corpo Vital, seríamos capazes de criar um Corpo e vitalizá-lo para sempre. O que teria sido ainda pior. Caso isso fosse concretizado, seríamos imortais de fato e, jamais teríamos sido capazes de aperfeiçoar o nosso Corpo Denso, que naquela época era o mais primitivo. A evolução do Ego depende da evolução dos seus veículos. Se não pudesse obter novos e mais perfeitos veículos por meio de sucessivas mortes e renascimentos, se teria estagnado. É máxima oculta que diz: “quanto mais frequentemente morremos, melhor poderemos viver”.
Então, realmente não haveria morte, mas também não haveria evolução, visto que nós não sabíamos e ainda não sabemos, como construir um Corpo perfeito. Isso teria sido a maior calamidade. Atualmente a morte não é uma maldição, mas uma benção, quando chega naturalmente, pois nos liberta de um ambiente que, de certa forma, nós superamos e, de um Corpo que nos prende, a fim de que possamos ter uma nova chance em um Corpo novo e melhor para aprendermos novas lições.
Assim, quando o ser humano se arrogou o poder de gerar a qualquer momento, ele foi exilado da Região Etérica do Mundo Físico para que não se apoderasse do segredo de vitalizar os Corpos imperfeitos que gerava e tornasse a evolução impossível.
E hoje estamos aqui na Região Química do Mundo Físico para aprendermos a conhecer o mundo material e, em consequência de repetidos abusos sexuais. Fixamos nossa atenção aqui, e o uso crescente do Corpo de Desejos inferior endureceu o Corpo Denso, com isso começamos a precisar de alimento e abrigo.
E assim tivemos que seguir aprendendo a pensar e agir para suprir as nossas necessidades através da fome, do frio, da dor, das tristezas etc., e gradualmente seguimos aprendendo que a sabedoria é dor cristalizada. E que podemos encarar toda essa dor com calma e extrair as lições que cada uma delas contêm, sabendo que as lições são minas de sabedoria para o crescimento e desenvolvimento Anímico, pois, por meio dessas lições aprendemos a ordenar nossas vidas corretamente e, aprendemos a cessar o pecado, pois a ignorância é pecado, e o conhecimento aplicado é a salvação, a única salvação.
Portanto, devemos aprender a fazer o uso correto da força sexual para construir um órgão que nos dará a chave para os Mundos superiores, e nos ajudará a criar por meio do Pensamento Abstrato. Se assim agirmos, a tristeza e a dor cessarão e teremos entrado no caminho para a Cidade da Paz, a Nova Jerusalém, construindo o nosso Corpo-Alma.
Resumo do que vimos sobre os Espíritos Lucíferos:
-São Seres atrasados na Evolução da Onda de Vida dos Anjos do Período Lunar.
-Como precisavam de um cérebro para evoluir, encontraram esta saída quando ajudaram a Humanidade a abrir os olhos, simbolizados por Adão e Eva, para que conhecêssemos tanto o bem quanto o mal, e focarmos nossa consciência na Região Química do Mundo Físico.
-Mostraram para os seres humanos que podiam ser criadores de Corpos e o uso ignorante da força criadora indiscriminadamente que foi o principal responsável pela dor, doença e tristeza.
-Essa liberdade e o gratificar dos sentidos, sem a direção dos Anjos, foram o que se considera o “pecado original”, resultando na saída do Jardim do Éden e que marca o início da jornada da Humanidade através do sofrimento e da experiência no Mundo Físico. Lembrando que muitos irmãos e irmãs não sofreram a ‘Queda’.
-Os Espíritos Lucíferos não são vistos como demônios, mas como um grupo de Anjos que atrasou seu próprio progresso na sua Onda de Vida, e que agora busca evoluir através da experiência da Humanidade terrestre.
-E hoje temos que nos preparar para regressar ao ‘Jardim do Éden’, hoje conhecida como a Nova Jerusalém com toda esta nossa experiencia adquirida aqui.
Para saber mais, assista a 243ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
Também chamado de Cristianismo popular é preconizado pelas Igrejas Cristãs (por exemplo: Religião Católica e Religiões Protestantes). Advoga, de modo geral, que Cristo, o Filho de Deus, veio à Terra há quase dois mil anos, para se tornar o Salvador espiritual da Onda de Vida humana, por meio da crença das doutrinas que enunciou e por viver uma vida de acordo com elas. Também afirma que os nossos pecados contra as leis de Cristo são perdoados e apagados sob certas condições, as quais são promulgadas desde tempo considerável, sob diferentes denominações.
Para contextualizar isso vamos detalhar, resumidamente, as Dispensações.
Na Primeira Dispensação, por meio do medo e do temor, adoramos a Deus a Quem começamos a pressentir, e para agradá-Lo fazemos sacrifícios físicos (inclusive humanos), como fazem, por exemplo, os fetichistas atualmente.
Na Segunda Dispensação aprendemos a olhar a Deus como um Doador de todas as coisas e a esperar d’Ele benefícios materiais, agora e sempre. Sacrificamos por avareza (muitas vezes do nosso “melhor bem material”), esperando que o Senhor nos dê cem por um, ou para nos livrarmos do castigo imediato, como pragas, guerras, etc.
Na Terceira Dispensação aprendemos a adorar a Deus com orações e a viver a vida em bondade, a cultivar a fé num Céu onde obteremos recompensas no futuro, e a nos abster do mal, para que possa nos livrar do castigo futuro do inferno. Aqui está o Cristianismo Exotérico ou Popular!
Na Quarta Dispensação chegamos a um ponto em que podemos agir bem sem pensar na recompensa ou no castigo, simplesmente porque “é justo agir retamente. Amamos o bem por ser o bem, e procuramos ordenar nossa conduta de acordo com esse princípio, e sem termos em conta nosso benefício ou desgraça presente, ou os resultados dolorosos em algum tempo futuro.
Para que toda pessoa (que pretenda viver como um (uma) Aspirante à vida superior) que tem a fortuna ou o mérito de possuir uma Mente esquadrinhadora, consiga receber todas as informações que ela deseje, a fim de que “o coração possa falar quando a cabeça esteja satisfeita”. Pois, os Ensinamentos Rosacruzes nos mostram que o conhecimento intelectual é um meio para chegar ao fim, não é a própria finalidade.
É por isso que o Cristianismo Esotérico oferecido pelos Ensinamentos Rosacruzes visa, primeiramente, satisfazer o (a) Aspirante à vida superior provando que tudo é razoável no Universo, para que triunfe sobre o rebelde intelecto.
E para que isso se torne um fato inquestionável, os Ensinamentos Rosacruzes sempre recordam a ele (ela) que a lógica é o guia mais seguro em todos os Mundos. Portanto, o que não seja lógico não pode existir no Universo.
Quando deixar de criticar e se dispuser a aceitar provisoriamente, como “verdade provável”, afirmações que não pode constatar de imediato, então, e somente então, desenvolverá as faculdades superiores, pelo Treinamento Esotérico, ou seja: “as verdades prováveis” ser tornarão “verdades provadas”.
Deixando de ser uma simples “pessoa de fé”, passará ao Conhecimento Direto investigando e trabalhando nos Mundos invisíveis (todos acima da Região Química do Mundo Físico).
O Cristianismo Esotérico está relacionado à quarta Dispensação ou ao quarto grau de nossa reaproximação ou nosso relacionamento com Deus.
Esse quarto grau é composto por um comportamento onde podemos agir bem sem pensar na recompensa ou no castigo, simplesmente porque “é justo agir retamente”.
Amamos o bem por ser o bem e procuramos ordenar a nossa conduta de acordo com esse princípio, sem ter em conta nosso benefício ou nossa desgraça presente, ou os resultados dolorosos em algum tempo futuro.
Pouquíssimos indivíduos encontram-se nesse quarto grau de experiência religiosa. Não é fácil conceituá-la de uma forma clara, por não estar associado a uma ideia antropomórfica de Deus, nem a um dogma.
Daí, a pessoa experimenta a totalidade da existência como uma unidade, guiada pelo conhecimento Esotérico, pela Arte, pela Ciência e pela Intuição. Para ela a Religião tem, ao mesmo tempo, um sentido cósmico e interior.
O Universo é o Templo onde se cultua o Ser Absoluto, como também o nosso íntimo. Esse sentido cósmico da Religião é percebido por uns poucos iluminados, cujas vidas servem de estímulo a que outros, por seus próprios meios, busquem a Senda da Luz.
Os Ensinamentos Rosacruzes fornecem tudo que precisamos para alcançarmos esse grau superior.
De modo geral, esse será alcançado por todas as pessoas que desenvolverem o suficiente para viverem na Sexta Época, a Nova Galileia, quando a Religião Cristã unificadora abra os Corações de todos que estejam preparados, assim como o entendimento está agora sendo aberto.
Observemos bem que o Cristianismo Esotérico, em seu aspecto global, não contradiz as doutrinas básicas preconizadas pelo Cristianismo Popular, porém mostra mais exatamente o que realmente sucede.
Cristo é um grande Ser, de elevado desenvolvimento espiritual, a mais alta expressão Arcangélica, isto é, o mais elevado Iniciado da Onda de Vida que evolucionava como a “Humanidade” no longínquo Período Solar, há muitos e muitos milhões de anos.
Cristo veio à Terra a fim de nos influenciar espiritualmente, irradiando Suas vibrações de Luz e de Amor, do interior do Globo terrestre. Desde então, continuamente nos envolve das mais altas influências espirituais.
Ambos começaram com a primeira vinda do Cristo. Daqueles que adotaram o Cristianismo ainda quando Cristo estava entre nós; aqueles irmãos e aquelas irmãs pioneiros que cultivavam a parte espiritual de suas vidas quando renascidos aqui em inúmeros renascimentos antes da vinda de Cristo, sendo fiéis às vigentes Leis de Deus (Leis do Deus de Raça, Jeová), desde a presença de Cristo entre nós já abraçaram o Cristianismo Esotérico.
Já os demais abraçaram o Cristianismo Popular e foram “moldando-o” aos seus interesses. Nisso, muitas vezes, descaracterizaram o Cristianismo Popular, por isso que dizemos que o Cristianismo Popular atual, que permanecerá até se apagar todo o sentimento de Raça, não é, sequer, uma sombra da verdadeira Religião de Cristo, o Cristianismo Esotérico
Para saber mais, assista a 244ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
Se pesquisarmos em um dicionário encontraremos que a palavra “altruísmo” significa a preocupação e ação em benefício dos outros, sem esperar retribuição ou benefício pessoal. Essa atitude desinteressada e empática pode envolver gestos de bondade, solidariedade e generosidade, motivada por uma consideração genuína pelo bem-estar alheio, que pode ser instintiva ou uma prática moral.
Também podemos achar até as suas características que envolve:
– Foco nos outros: A ação é direcionada para ajudar e melhorar a vida de outra pessoa ou seres sencientes.
– Desinteresse: A motivação não é a recompensa pessoal ou um benefício futuro, mas uma consideração desinteressada.
– Empatia e compaixão: A base do altruísmo é a capacidade de sentir e compreender os sentimentos do outro, motivando a ação de ajuda.
– Sacrifício pessoal: Em algumas situações, praticar o altruísmo pode exigir um sacrifício de recursos, tempo ou bem-estar pessoal em prol do outro.
Já na Bíblia conseguimos outra definição quando aprendemos que altruísmo é o Amor sacrificial (é um amor que se sacrifica por outros, como no exemplo de Cristo Jesus que deu sua vida para salvar a Humanidade). e desinteressado pelo próximo, priorizando as necessidades dele acima das próprias, ou seja, não buscando o próprio bem, mas o bem dos outros, colocando suas necessidades e interesses antes dos seus. Exemplificado por Cristo Jesus, por meio do Mandamento de “amar o próximo como a si mesmo” é central para essa prática. E isso se manifesta em atitudes de humildade, servidão e cuidado mútuo.
O oposto do Altruísmo é o egoísmo!
Agora para os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental está ligado diretamente à divina natureza de Cristo.
E é por isso que o Altruísmo substituirá o patriotismo. O egoísmo vai sendo corroído lenta mas seguramente pelo Altruísmo. Sob a continuidade do impacto do Amor de Deus, dentro do ser humano, se desperta e aumenta a potência da força de igual natureza, o Altruísmo. É gratificante constatarmos a prática do altruísmo e quanto este, para dignificação da Humanidade, vem aumentando!
Importantíssimo notar que o Altruísmo é a única maneira de compreender, sentir, aplicar e praticar no dia a dia enquanto renascido aqui, e se a pessoa é Cristã. Se adota o Cristianismo Popular só o consegue praticá-lo superficialmente, mas na maioria dos casos para no “amor venusiano”. Se adota o Cristianismo Esotérico, com a prática e a repetição consegue praticá-lo em sua plenitude!
Vamos ver como as Hierarquias Criadoras nos ajudam chegar à prática do Altruísmo.
A Hierarquia Zodiacal de Aquário (os Anjos) representa a Água da Vida – a eternidade que só se consegue comendo da Árvore da Vida, que nada mais é do que funcionar conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico, e se libertar da Roda de Nascimentos e Mortes aqui – , que provém justamente do coração (regido pela Hierarquia Zodiacal de Leão, os Senhores da Chama), que nos ajuda a transformar em essência de pureza (qualidade nos oferecida pela Hierarquia Zodiacal de Virgem, os Senhores da Sabedoria) e que nos mostra como elevar ao Altruísmo (qualidade nos oferecida pela Hierarquia Zodiacal de Aquário, os Anjos), fechando o ciclo virtuoso.
Assim, praticar o Altruísmo é uma expressão da consciência de Cristo (alcançarmos a Consciência Crística), o impulso puro e nobre do bem.
Vejamos como o conceito de “Amor” chega ao conceito de “Altruísmo” pela ajuda dos Planetas.
Conhecemos Vênus como a “Deusa do Amor”.
Mas, pela Astrologia Rosacruz, sabemos que Vênus representa, na verdade, as razões para o amor, a beleza na forma, no som, tato, na visão, no olfato, ritmo, na cor e chega próxima, embora não atinja os aspectos espirituais desses sentidos.
Vênus se aproxima-se da paixão, mas não a atinge.
O amor nos oferecido por Vênus nos deixa satisfeitos por poder dar motivo para isto.
Pois o conceito de Amor (que não é “amor”, mas é assim dito popularmente) passional ou sensual é nos oferecido pelo oposto (veja o símbolo de um e de outro) por Marte.
Assim, percebam que Vênus atrai o conceito de Amor através dos encantos dos sentidos.
Já Urano nos oferece o conceito de Amor por canais etéricos.
Notem que Urano também nos oferece uma atração “de sentir”, mas é um “sentimento” ou sentido num plano mais elevado do que aquele de Marte ou Vênus.
É fácil ver o porquê Urano representa o Amor superior, demonstrado através do altruísmo e é o verdadeiro Planeta do Amor.
Seu Amor é o que está acima da razão, sem restrição de forma, cor, tato, visão ou som. Urano começa onde Vênus termina.
Por isso é que o Altruísmo é sua qualidade ideal.
Portanto o Altruísmo de Urano é a nossa consciência em expansão ou o fruto da essência espiritual das qualidades de Vênus.
Quando Max Heindel falava acerca de Cristo, usava, habitualmente, o termo ALTRUÍSMO.
Essa qualidade nobilíssima, fundamental à evolução humana, encontra-se indissociavelmente ligada à divina natureza do maior dos Arcanjos.
Um estudo, mesmo à ligeira, da Antiguidade Clássica, revela como o “direito da força” regia o relacionamento entre as pessoas e principalmente entre os povos. Predominava a “lei do mais forte”, com a sobrevivência dos mais aptos em detrimento dos mais débeis.
Aos últimos, caso lograssem escapar à morte, só restava uma alternativa: submissão incondicional, quando não, o cativeiro.
Todas essas distorções do sentimento humano — a crueldade, a opressão e a injustiça — têm suas raízes no egoísmo.
O sentimento de posse exclusiva, a luta pelo interesse próprio sem levar em consideração os demais, os preconceitos, encontram-se num extremo diametralmente oposto ao Altruísmo.
O interesse pessoal, mesmo desenvolvido inconscientemente, desempenhou um importante papel durante a chamada “Involução”.
De outra forma não teríamos avançado tanto, de um modo geral.
Todos os esforços do passado concentraram-se na formação de veículos para que o Espírito pudesse utilizá-los em seu progresso, gigantesca escalada de Chispa Divina, a Chama Criadora.
O egoísmo, tal como o conhecemos, não se manifestara, até o surgimento da nevoenta atmosfera Atlante.
Começamos, daí em diante, a perceber-nos como seres separados.
Tal não ocorria anteriormente, quando nossa consciência estava enfocada nos planos internos.
Procuramos, então, fazer valer nossos desejos estritamente pessoais.
Tornamo-nos avaros. Era espantosa nossa avidez em possuir bens materiais, porque, sob o regime de Jeová, essas “posses” convertiam-se em sinais externos de que estávamos vivendo consoante Suas Leis.
Essa situação, contudo, chegou a extremos perigosos, capazes de comprometer nossos passos evolutivos. Afinal, se em “Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”, se constituímos células divinas de Seu Grande Corpo Macrocósmico, não poderíamos viver tanto tempo apartados e inconscientes dessa grande realidade.
Uma providência seria tomada pelas Hierarquias Divinas, ao assegurar-nos uma ajuda efetiva por intermédio do Cristo, o Senhor do Amor.
As grandes transformações, porém, ocorrem lentamente.
O Altruísmo encontrava-se em estado latente na Humanidade, até o momento em que Cristo obteve acesso ao coração da Terra, quando Seu sangue fluiu no Gólgota. A partir desse magnífico evento, a semente do princípio altruísta começou a germinar no interior do ser humano.
Gradativamente passamos a ampliar nossa área de interesse, para incluir mais alguém, mantendo-nos alertas quanto às necessidades de outrem.
Do sentimento tribal ou de clã, tão comum nos tempos antigos, avançou-se para um espírito nacional. As tribos, superando diferenças decorrentes de suas peculiaridades, serenaram suas querelas, conseguindo organizar-se em nações. O interesse coletivo passou a sobrepujar, dessa maneira, o sentimento individualista ou de grupos minoritários. Todos os esforços deveriam convergir para o bem-estar comum.
O altruísmo, tal como uma planta, germina, desponta e cresce lentamente. Mas é certo que produzirá frutos. Por seu intermédio o Cristo nascerá dentro de cada um de nós, fazendo irradiar Sua Luz. Então, andaremos na Luz, como Ele na Luz está.
Os Espíritos Lucíferos apareceram como “Dadores de Luz”, aquele que mostrou o Caminho do Conhecimento.
Incitaram-nos a tomar em nossas mãos o domínio do uso da força sexual criadora.
Incitaram – ou seja; tentaram – em nós a exercitarmos o egoísmo, a ambição, o abuso da força criadora e a conhecer a morte.
Criaram um ponto de contato – que eles tanto necessitavam para seu desenvolvimento.
Esse ponto é o lado esquerdo, ou o Hemisfério esquerdo, do nosso cérebro.
Esse lado tende para o egoísmo. Aí está assentado os Anjos Lucíferos, aí está a Babilônia.
Por isso estudamos na Bíblia que Babilônia havia se convertido em uma abominação, e a chamavam de prostituta, provocando guerras, perturbações e desolações em todos os povos da Terra.
O hemisfério cerebral oposto, direito, recebe o nome de “Nova Jerusalém”.
Babilônia (de Babel) significa “confusão”, e Jerusalém (Jer-u-salém) quer dizer “ali haverá paz”.
Uma outra “Luz do Mundo”, um “Brilhante Luzeiro da Manhã”, a chamada Noiva.
Também está sobre sete colinas. Mas não há nenhum rio fluente, e sim um Mar de Cristal.
Tem como rei um outro dador de luz. É a cidade da paz, cujas portas nunca se fecham.
Dentro dela está a Árvore da Vida. Não existe noite e nem iluminação externa. A luz é interior.
Essa cidade não é uma cidade desse Mundo, mas sim uma cidade que veio do Céu.
Sabemos que utilizamos muito pouco o hemisfério direito do nosso cérebro.
Também sabemos que o coração está se movendo lentamente da esquerda para a direita.
E, também, que se trata de um órgão que possui fibras musculares cruzadas, tipo este que está sob o controle da nossa vontade.
Entretanto, não podemos controlá-, ainda. Aos poucos, com as nossas ações altruísticas, de serviço, de amor desinteressado, de Fraternidade Universal, de utilização apropriada da força sexual criadora, estamos construindo mais fibras cruzadas no coração, de modo que, a devido tempo, poderemos controlá-lo.
Quando isso ocorrer, poderemos recusar enviar o sangue para o Hemisfério esquerdo de nosso cérebro, a Babilônia, aí a cidade de Lúcifer, cairá.
Então, poderemos enviar o sangue para o Hemisfério direito do cérebro e teremos construído a Nova Jerusalém, a cidade da Paz (Jer-u-salém — ali haverá paz).
Os cientistas, admitiam o fato de certas áreas cerebrais serem o centro de determinadas atividades mentais.
E Max Heindel se enraíza no assunto, esclarecendo que certas regiões do cérebro constituem a base de atividades mentais egoístas, ao passo que outras sediam atividades altruístas, nobres e refinadas. Não é difícil deduzir que as primeiras predominam.
As outras são ativas apenas numa minoria, justamente a elite espiritual da Humanidade.
Encontramos, também, na literatura Rosacruz, que as áreas destinadas a atividades de ordem inferior, encontram-se, em sua maior parte, localizadas no hemisfério cerebral esquerdo.
O hemisfério oposto é aquele capaz de abrigar a sede de atividades ligadas à verdadeira natureza do Espírito.
Há pouco tempo lemos sob o título: “Ciência Estuda o Cérebro Dividido”, onde o articulista principia afirmando que nos últimos anos a ciência médica tem obtido notáveis progressos na investigação do cérebro humano, estabelecendo as diferentes e complexas funções de suas duas partes.
A Neurologia sempre se preocupou mais com o lado esquerdo do cérebro chamado hemisfério dominante, que controla o pensamento, a linguagem e a mão direita. Agora, parece que o lado direito, considerado mudo, carente de expressão é essencial para que a pessoa reconheça indícios emocionais e perceba em três dimensões. Entre várias descobertas científicas, capazes de corroborar as afirmações da ciência oculta, podemos destacar as seguintes extraídas do artigo mencionado:
1. O hemisfério direito parece ser o responsável pelas emoções, por manipular formas geométricas abstratas, cantar canções líricas, distinguir ritmo, etc.
2. Foram aplicados testes em quatro pacientes que perderam o lado direito. Intelectualmente mostraram-se normais, mas apresentaram problemas de ordem emocional, pois pareciam não ter sentimentos de piedade para consigo mesmos.
3. O hemisfério esquerdo nos dá a capacidade de raciocinar e ainda de enganar a nós mesmos.
4. Anos de investigações do cérebro tem confirmado que o lado esquerdo contém o centro da fala e da linguagem que proporciona ao ser humano a capacidade de expressar seus sentimentos com palavras. O lado direito contém mecanismos neurológicos que interpretam a música e nos permitem compreender conceitos tridimensionais e distinguir emoções.
5. A hemisferotomia, isto é, operações do cérebro, é um dos meios de investigação cerebral.
Vemos, portanto, como os cientistas já admitem a diferença de função entre os dois hemisférios. E, no futuro, quando o coração se converter em um músculo voluntário, e a circulação permanecer sobre o domínio do Espírito de Vida, este impedirá o fluxo de sangue aos centros cerebrais destinados a propósitos inferiores. O ser humano, dessa forma, expressará unicamente as qualidades nobres do Espírito. Será dado, talvez, o passo maior para a concretização da Fraternidade Universal, e o primeiro para vivermos na Nova Jerusalém. Ali, somente ali haverá paz.
O que é vibrações por segundo? A frequência de uma vibração é o número de vibrações completas por segundo.
Ou seja, temos o espetro eletromagnético que é o intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética.
Outro dado importante é que nós só conseguimos ouvir frequências entre, em torno de, 20 a 20 mil vibrações por segundo.
Um cachorro tem ouvidos bem mais sensíveis, capazes de escutar sons de até 40 mil vibrações por segundo.
Os campeões em audição são os morcegos, golfinhos e baleias, que conseguem ouvir até 150 mil vibrações por segundo.
O ser humano duas categorias: abaixo dos 20 Hz – infrassom; acima de 20.000 Hz – ultrassom.
O ultrassom é toda vibração com frequência superior à percepção auditiva humana.
Quando fazemos vibrar um de dois diapasões afinados exatamente no mesmo tom, o som induzirá a mesma vibração no outro.
Esse vibrará fracamente, a princípio, mas continuando a golpear o primeiro, o segundo diapasão emitirá um som cada vez mais alto, até atingir um volume de som igual ao primeiro.
Isto ocorre mesmo com os diapasões a vários pés de distância.
Ainda que um deles esteja encerrado numa caixa de cristal, o som penetra através do vidro e faz o instrumento emitir um som igual.
No violino toda vez que se toque a nota, sente-se nesse lugar a mesma vibração. Essa nota ou som é a “nota-chave” da pessoa a quem afeta. Se for tocada lenta e suavemente, descansa e repousa o Corpo, tonifica os nervos e restaura a saúde. Se, ao contrário, é tocada alto e longamente, matará a pessoa tão certamente quanto uma bala de uma pistola.
Em primeiro lugar notem: os dois diapasões estavam afinados no mesmo tom. Não fora assim, poderíamos golpear um deles até rompê-lo, que o outro permaneceria mudo. Fixemos isto claramente: a vibração pode ser induzida em outro diapasão, mas só por um do mesmo tom. De modo semelhante, qualquer coisa ou ser só pode ser afetado, como foi dito, pela nota-chave que lhe é particular.
Sabemos que aquela força altruística existe; sabemos que tem menor expressão num povo pouco civilizado do que num de elevado padrão social; e que falta quase totalmente nas Raças inferiores. Logicamente, conclui-se que em tempo recuado, faltava por completo.
Desta conclusão surge a pergunta: que ou quem a induziu?
Sem dúvida, a Personalidade material nada tem a ver com ela. Essa parte da natureza humana sente-se até mais à vontade sem a despertada força altruística. Logo, o ser humano devia possuir latente essa força do Altruísmo, dentro de si. De outra maneira não a poderia ter despertado. Ainda mais, deve ter sido despertada por uma força da mesma espécie – uma força similar que já estivesse ativa – tal como a do primeiro diapasão que, “depois” que foi tocado, induziu a vibração no segundo.
Além disso, as vibrações do segundo diapasão tornavam-se cada vez mais fortes sob os contínuos golpes dados no primeiro, e a caixa de cristal que encerrava o segundo não era obstáculo algum à indução do som. Assim também, sob a continuidade do impacto do Amor de Deus, dentro do ser humano, se desperta e aumenta a potência da força de igual natureza, o Altruísmo.
Lembremos sempre que a Vontade melódica do Pai, unindo-se com o Amor harmônico do Cristo, tem o poder de produzir uma ativa vibração rítmica, cuja força não pode ser detida e nem seu objetivo desviado, pois é essa mesma energia manifestada pelo Deus de nosso Sistema Solar, que trouxe tudo o que É como criação, e tem o poder de levar tudo ao Caos a qualquer momento se Ele assim o desejar.
Portanto, é absolutamente impossível para qualquer das criações de Deus, das mais avançadas em Suas Ondas de Vida até as mais jovens em evolução, definitivamente frustrar o pleno desenvolvimento de Seus planos, pois eles são tão eternos e inabaláveis em Seus processos como o é Deus em Si mesmo.
Para saber mais, assista a 245ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
Na nossa vida adquirimos hábitos, como na forma de pensar, de agir, de sentir, manifestar nossas emoções e por aí vai. E junto vem a saúde ou a doença, que dependem dessa capacidade ao criarmos esses hábitos. Lembremo-nos que a ativação de toda doença ou enfermidade é causada pela transgressão das Leis de Deus. Se não as transgredimos, a doença ou enfermidade permanece latente. Por quê? Porque só há duas formas de aprendermos as lições, que nada mais são do que adquirir experiências, enquanto estamos em mais uma vida terrestre: pelo amor ou pela dor.
Vamos relembrar a diferença entre remediar e curar. Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que remediar é um processo físico. Já curar é radicalmente diferente porque, neste caso, se exige que o paciente coopere espiritual e fisicamente com quem cura, tendo uma fé inexorável.
Para deixar isso mais claro, nada melhor do que estudar a vida e as obras de Cristo, na Sua primeira vinda aqui entre nós. Quando estudamos os Ensinamentos Bíblicos Rosacruzes aprendemos que as pessoas iam a Ele para serem curadas não esperavam ser submetidas a nenhum tratamento físico. Elas tinham confiança ilimitada n’Ele, o que era absolutamente essencial. E aqui temos um evento onde se diz que Cristo foi para o meio das pessoas entre as quais Jesus havia morado em sua juventude. Tais pessoas não viam mais do que o ser humano exterior, Jesus, e diziam: “Não é este Jesus o filho de José? Não estão conosco seus irmãos?” Elas acreditavam que nada de grandioso poderia sair de Nazaré, e as coisas foram feitas de acordo com a sua fé, pois lemos que “ali não fez grandes obras devido à falta de fé”.
Ah! Mais Cristo curou todo mundo? Logicamente que não! Como um elevado Ser, Ele via nos veículos invisíveis (aos olhos físicos) que aquela pessoa já tinha aprendido a lição que foi a causa da doença ou enfermidade, e, portanto, já estava merecedora de ser curada; afinal: “lição aprendida, ensino suspenso”!
E, assim, aprendemos ao estudar os Ensinamentos Bíblicos Rosacruzes, que desde sempre houve a necessidade dos três fatores no processo de curar: primeiro, o Poder de Cura ou a Força de Cura de Deus, nosso Criador, sempre abundante, pois “n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”; a seguir, o Curador – o foco, o veículo por cujo intermédio se infunde a energia no Corpo Vital do paciente. Se for um instrumento adequado, consagrado, harmonioso, real e bem harmonizado com o Infinito, não há limites para as obras maravilhosas que Deus realizará por seu intermédi, e por fim, o paciente suficientemente receptivo – que quer ser realmente curado – e de Mente obediente.Ter boa saúde então, depende de cada um de nós, individualmente!
Muitos Estudantes e simpatizantes da Fraternidade Rosacruz escrevem ou chegam aos Centros já querendo informações de como ser “Iniciados (as)”.
A ideia geral que se tem da Iniciação é que ela consiste numa cerimônia por meio da qual uma pessoa se tornará membro de uma sociedade secreta, que ela é concedida a qualquer pessoa, pagando o preço estabelecido.
Muitas das chamadas “ordens fraternais de Iniciação” e a maioria das pseudo-ocultistas, assim procedem, porém é absolutamente errado pensar que se consegue a Iniciação aos vários graus nas verdadeiras Ordens Fraternais, tal como a Ordem Rosacruz, pagando.
Não há chave de ouro para abrir as portas da Iniciação!
Aqui só prevalece o mérito.
A Iniciação na Ordem Rosacruz é uma experiência totalmente interna, absolutamente independente de qualquer cerimônia externa.
Quando uma pessoa vive uma vida de pureza e serviço amoroso, desinteressado e anônimo aos seus irmãos e irmãs, considerando a divina essência oculta em cada um, cotidianamente, ela acumula dentro dela, algumas forças dinâmicas.
A pessoa usa com muita eficácia seu Corpo-Alma, também se torna um Auxiliar Invisível Consciente, com uma abrangência muito grande, capaz de ajudar eficazmente a tratar os doentes, os enfermos, os aflitos, os moribundos e as Almas do Purgatório.
É esta a transformação, aos poucos, e o desenvolvimento destas potências, que é a Iniciação. Ela transforma inteiramente a vida da pessoa; dá-lhe uma confiança que antes não possuía.
Geralmente o (a) candidato (a) à Iniciação não tem consciência de que é um (uma) candidato (a), e leva sua vida normalmente, servindo seus semelhantes por dias e anos, até que um dia um Instrutor (um Hierofante dos Mistérios Menores da Ordem Rosacruz no Ocidente) aparece em sua vida, pois sabe que esta pessoa já está pronta. Ela, com certeza, estava sendo observada.
Esse Hierofante mostra ao (à) candidato (a) suas faculdades latentes, mostra como despertar a energia estática, convertendo-a em poderes dinâmicos.
É um processo seguro, sem alardes, festas ou cerimônias.
A Iniciação na Fraternidade Rosacruz dá ao Aspirante a oportunidade de desenvolver suas faculdades e poderes superiores, num curto espaço de tempo, isso através dos Exercícios Esotéricos ensinados na Filosofia Rosacruz, com os quais adquirem a expansão de consciência.
A grande maioria das pessoas alcançará também essa expansão de consciência, porém seguindo o lento processo da evolução.
Muitas pessoas querem a Iniciação a qualquer custo, e muitas vezes acabam caindo nas mãos de charlatães, de aproveitadores, de mentirosos.
A Fraternidade Rosacruz dá o passo a passo, através do Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. Nela o Aspirante à vida superior, o Estudante fiel, verdadeiro, persistente, adquire o “Conhecimento Direto”.
Após a morte aqui no Mundo Físico, todos passam pelo Purgatório, localizado nas três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. Na Fraternidade Rosacruz aprendemos um método que, se executado de maneira correta, deixa de ser necessário passar pelo Purgatório!
Agora quem passa por lá? Pessoas pobres ou ricas, pessoas importantes (renomadas) ou anônimas, jovens ou velhos, quem “cuidou da parte espiritual” e quem não cuidou.
Lembramos aqui que ricos, falamos daquelas pessoas que afortunadas, agiam com indiferença para com seus irmãos e suas irmãs que estavam com fome, com sede, frio, sem posses, precisando de um remédio, de um ombro amigo, e que deles não recebiam nada, nem mesmo um olhar, que dirá uma ajuda.
Lembremo-nos sempre: nada há de errado em ser uma pessoa rica! A pessoa pode ser rica, claro, mas quando não é capaz de se sensibilizar com a indigência alheia, é sinal de que algo dentro dela vai muito mal. É triste isso.
Afinal, se a pessoa se diz Cristã, então, pela lógica, só é válido e aceitável não amar o próximo se são pessoas materialistas, que acham que a vida acaba com a morte do Corpo Denso.
Ao deixarmos o Mundo Físico, todos somos iguais ao entrar no Purgatório.
Todos estaremos na mesma condição; erradicando os maus hábitos, sofrendo exatamente o que fez ao outro ou a outra sofrer, com sua indiferença, impaciência, desonestidade, crueldade, intolerância, enfim, todo mal que fez a outrem.
De nada adiantará argumentar que “foi um descuido, um deslize, falta de atenção, eu não sabia”.
No Purgatório ficaremos, após a morte do Corpo Denso (Corpo Físico), por um período que dependerá das más ações que fizemos na vida que terminou. Mas normalmente passamos lá um terço do tempo de vida que vivemos aqui, quando ainda estávamos renascidos no Mundo Físico.
As más ações são expiadas pelo sofrimento, e ele irá se manifestar a nós, na próxima vida, como Consciência. A Consciência (a “voz da consciência”) nos irá encorajar a não repetirmos os erros do passado. Mas a decisão sempre será nossa, se repetirmos, mostramos que não aprendemos pelo amor, e precisaremos aprender que o “caminho do transgressor” (das Leis de Deus) é duro”.
No Purgatório sofremos muito mais por não termos mais o Corpo Denso, para amenizar qualquer tipo de sofrimento.
Procuremos então desde já nos melhorar fazendo todas as noites o Exercício Esotérico de Retrospecção, adiantando assim nosso Purgatório.
Procuremos também tomar muito cuidado com as nossas ações diárias.
Tratar nossos irmãos e nossas irmãs com indiferença, com desdém, é grave, é dívida.
Maltratar pessoas que não têm o mínimo para viver, se achar melhor que as outras pessoas, pisar nos outros para subir de posição, não ter olhos nem ouvidos para com os irmãos e as irmãs que passam privações e fome, é estar desde já criando um Purgatório sofrido e dívidas para a próxima vida.
Todos sem exceção, somos filhos e filhas do mesmo Pai, do mesmo Deus.
Hoje há muitas pessoas entre nós que buscam a qualquer custo a famosa “independência financeira” ou, no mínimo, uma posição financeira que a pessoa entende que é suficiente, segura e cômoda para se ter uma vida definida como “classe média”. E aí? Aí “Descansa, come, bebe, aproveita.”
E o “aproveita” aqui tem distintos conceitos: prazeres da vida, acúmulo e mais acúmulo de conhecimento intelectual, ou uma “vida simples em uma casinha de campo” e afins.
É um modo de pensar, pois acham que a vida vai longe (como se a vida nunca terá um fim neste mundo e todas as coisas que podem pôr um fim na vida só acontecem sempre na “casa do vizinho”, nunca na da pessoa); aliás que só existe essa vida aqui (ou mesmo que já chegou à conclusão de que há outra, aquela será de “glórias, desfrutes e eterna alegria”). Ledo engano!.
E saber que muitos que se definem como Aspirantes à vida superior também mantém esse ritmo vida, usando a astúcia atlante para se convencer e convencer quem está ao seu lado, enquanto fingem que “cuidam da parte espiritual”. Já a definição de “cuidar” é pura ilusão!
É um direito das pessoas pensarem e agirem assim? Sim, claro! O livre arbítrio meu e dos outros devem ser respeitados! Mas, se a pessoa optou, por livre e espontânea vontade, se desenvolver espiritualmente trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, há de ser alertada. Pois a Lei de Consequência age em igual proporção em todos; a cada causa, colhe-se um efeito. Alguns advindos de causas em vidas passadas que se ativadas, gerarão efeitos benéficos ou adversos, e outras advindas dessa mesma vida e que podem ainda serem colhidas como efeitos benéficos ou adversos. E, sempre, inquestionavelmente, a responsabilidade pela causa é da própria pessoa. Nunca será de outrem ou da “situação”, “circunstância”, algo fora da pessoa!
Nossa vida não é mais ter como foco na Região Química do Mundo Físico (isso já mudou a milhares de anos atrás, na segunda metade da Época Atlante!), esse “mundo material”, e nem acumular, adquirir somente coisas materiais (e muito menos gastar o que se deve administrar para “passar as experiências que foram escolhidas com o objetivo de evoluir aqui, colher na próxima vida celeste e renascer em uma vida mais evoluída”).
Buscar a Deus, ser Cristão, saber de onde viemos, por que estamos aqui, para onde vamos ao deixar esta vida, são tipos de decisões que atualmente, no momento desse Esquema de Evolução que estamos passando, é o que mais importa!
Nossa vida não é do berço ao túmulo e não acaba ao morrermos aqui. Há sim, muita vida nos Mundos espirituais.
Nossa passagem por aqui é muito curta perto do que passamos lá (em torno de 70 a 100 anos aqui contra em torno de 1000 anos lá!).
Saibamos fazer bom uso do nosso tempo, dos nossos bens e recursos, não esquecendo jamais viver a nossa espiritualidade no dia a dia (e não “cuidar da parte espiritual”!) e não deixando de conviver. Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que o “ajuste de contas” significa: a qualidade da estada no Purgatório e no Primeiro Céu, assim que morrermos, mais uma vez, aqui!
******************************************************************************************
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?
É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e
https://www.instagram.com/frc_max_heindel
1. Pergunta: Força Criativa, Criadora, a Força Sexual, que foi utilizada para a construção do cérebro e da laringe, habilitando o ser humano à linguagem e comunicação, à expressão do pensamento e memória aqui , nesse tema, os pecados não expiáveis que seriam os do mau uso da Força Sexual, este pecado, além do uso inapropriado do sexo para gratificação dos prazeres pessoais, envolveria também o mal uso da palavra, sugestão, pensamentos destrutivos e tudo que envolve essa Força Criadora (órgãos de procriação)? Ou é específico ao ato sexual? Porque se a palavra e o pensamento criam, quais são os pecados não expiáveis?
Resposta: Com a constituição de Corpos e veículos que nós temos hoje, o tipo de gasto da força sexual criadora, que não tem como usá-la mais, é somente quando a expulsamos do nosso Corpo Denso, por meio da relação sexual ou da masturbação. Já a expressão por meio do mal uso da palavra, sugestão, desejos, emoções e/ou pensamentos destrutivos, a força sexual criadora continua dentro do nosso Corpo Denso. Assim o pecado pelo mal uso da palavra, sugestão, desejos, emoções e/ou pensamentos destrutivos são expiáveis, especialmente para o Estudante Rosacruz que, sabiamente, recorre ao Exercício Esotérico noturno de Retrospecção para essa expiação (ou seja: apagamento de tais pecados do Átomo-semente do Corpo Denso).
2.Pergunta: Procuro desenvolver o meu lado Místico, devocional, “Coração” a fim de tentar equilibrar o meu forte, prazeroso, mais fácil de se dedicar, meu lado Ocultista, razão, que me leva ao intelectualismo e que, muitas vezes, me faz sentir incompetente e faltando um pedaço. Frequente uma igreja Cristã, mas não consigo ver nessa ação a suficiência que preciso para atender a esse equilíbrio. O que vocês me sugerem?
Resposta: Sem dúvida, “ir à igreja” é necessário, mas longe de ser suficiente!
Na Fraternidade Rosacruz é-nos ensinado várias maneiras para nos ajudar no atingimento desse importantíssimo equilíbrio, sem o qual o Estudante Rosacruz não é um Estudante Rosacruz, mas sim uma “tentativa”:
Se for somente pelo lado intelectual, arrisca-se a “fundar uma Rosacruz” para atender seus “anseios”, ou se tornar um intelectual que “acha que sabe” ou, ainda, a desistir e se achar um “ocultista”, dando palestras, escrevendo por aí e se satisfazendo com a fama mundana e, algumas vezes, até com a fortuna que cobra.
Se for somente pelo lado místico, arrisca-se a fazer da “Fraternidade Rosacruz” uma igrejinha e lá vai colocar até imagens de santos ou de “Jesus” ou até um crucifixo e se apega adorando (muitas vezes até idolatrando) a figura de Max Heindel ou do Emblema (pois não entende o que é o Símbolo) Rosacruz. E se envolve na emoção, nas lágrimas e naquela pieguice de “se está indo tudo bem, é porque está agradando a essas coisas”, e “se alguma coisa não está indo bem, é porque não está fazendo direito”.
Então o que fazer?
Sugerimos 3 AÇÕES cotidianas, persistentes, difíceis, mas não impossíveis, para praticar na sua vida:
1) Focar cada noite em melhor fazer o Exercício Esotérico Rosacruz noturno de Retrospecção como se deve. SE feito de forma correta, ele é um perfeito instrumento de prática de julgamento usando o equilíbrio “cabeça-coração”. Note: no início, a maioria o faz como um exercício de memória, portanto, intelectual e usa a astúcia para se justificar. Assim, bem diferente do que Max Heindel descreve, né? SE estiver fazendo tal Exercício corretamente, o Exercício Esotérico Rosacruz matutino de Concentração será feito de maneira tranquila, fácil e com grande satisfação. Está aqui um bom termômetro para você saber se está ou não fazendo o Exercício Esotérico Rosacruz noturno de Retrospecção como se deve.
2) Estudar a Bíblia, por meio dos Ensinamentos Rosacruz, já que o “Conceito” é conhecido como o “Cristianismo Místico”. Para isso muito o ajudará o fazer o Curso Bíblico Rosacruz. Temos, também, no nosso site muito material especificamente da aplicação do Ensinamentos Rosacruzes para compreendermos e praticarmos os Ensinamentos Bíblicos (https://fraternidaderosacruz.com/category/misticismo/) e no nosso canal do Youtube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLEXN-V28CRa2OYF29oYyfZf9BMqNJXR63)
3) Durante a sua presença na missa, Religião Católica, ou no culto de uma igreja Protestante séria (pois há muitas que não são, não é?) procure identificar a prática de Liturgias do Cristianismo Exotérico (sabendo separar o que é “dogma” do que é a prática do Cristianismo Exotérico real e verdadeiro) para compreender como esse vai levando as pessoas ao Cristianismo Esotérico (o estudos dos Livros o ajudarão muito nisso e na prática devocional na sua vida cotidiana: Iniciação Antiga e Moderna – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/max-heindel/iniciacao-antiga-e-moderna/ – Coletâneas de um Místico – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/max-heindel/coletaneas-de-um-mistico/ – Cartas aos Estudantes – https://fraternidaderosacruz.com/category/sobre-a-fraternidade/cartas-max-heindel/ – Como Conheceremos Cristo quando Voltar – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/max-heindel/como-conheceremos-cristo-quando-voltar/ – A Bíblia: O Maravilhoso Livro das Épocas, por Corinne Heline – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/corinne-heline/a-biblia-o-maravilhoso-livro-das-epocas/ – Os Milagres de Cura de Cristo-Jesus, por Corinne Heline – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/corinne-heline/os-milagres-de-cura-de-cristo-jesus/ – O Mistério dos Cristos, por Corinne Heline – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/corinne-heline/os-misterios-dos-cristos/ – As Sete Igrejas do Apocalipse, por F. Ph. Preuss – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/f-ph-preuss/as-sete-igrejas-do-apocalipse/ – O Testamento de S. João Batista, por F. Ph. Preuss – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/f-ph-preuss/o-testamento-de-joao-batista/ – As Bem-aventuranças, por um Estudante – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/um-estudante/as-bem-aventurancas/ – Os Dez Mandamentos, por um Estudante – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/um-estudante/os-dez-mandamentos/ – A Imitação de Cristo, por Thomas de Kempis (livro sugerido por Max Heindel) – https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/tomas-de-kempis/ )
Note a quantidade de material que a Fraternidade Rosacruz disponibiliza para ajudar ao Estudante Rosacruz “desenvolver” o lado Místico, o lado Devocional!!
Pena que pouquíssimos Estudantes Rosacruzes se dedicam a isso, mas, os poucos que se dedicam fiel e sinceramente, avançam a passos largos no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz e alcançam o Discipulado!
3.Pergunta: Todos nós estamos aqui evoluindo, morrendo e nascendo várias vezes tendo várias vidas. E qual o caminho final de tudo isso? Qual o objetivo de tanta evolução? Se tornar alguém tão evoluído quanto Jesus?
Resposta: Conforme estudamos nos Ensinamentos Rosacruzes o atual “objetivo”, que é o próximo passo, nesse Esquema de Evolução para nós, a Onda de Vida humana, é viver conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico, por meio de um veículo que todos estamos construindo, o Corpo-Alma, o “soma psuchicon” (que S. Paulo descreve). Isso porque estamos na direção “para frente e para cima”. Assim, a próxima Região que devemos “conquistar”, trabalhando tão conscientemente lá, como trabalhamos nessa Região Química do Mundo Físico, é a Região Etérica do Mundo Físico. Graças à Deus, já há muitos irmãos e muitas irmãs que vivem conscientemente lá tanto quanto aqui. E na Fraternidade Rosacruz, quando você trilha o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz fornece-se todo um Treinamento Esotérico para o Estudante Rosacruz desenvolver o Corpo-Alma.
4.Pergunta: Os animais têm algum tipo de carma para cumprir, uma vez que alguns têm tantas doenças, abandonos (caso de animais domésticos), vítimas de caça e contrabando (animais silvestres)?
Resposta: Caro irmão, “carma” é uma desinência da Sabedoria Oriental que não considera a questão da Doutrina Cristã do “Perdão dos Pecados”. Para nós, que preconizamos os Ensinamentos da Sabedoria OCIDENTAL, estamos sob a égide do Destino Maduro, onde a utilização da Doutrina Cristã do “Perdão dos Pecados” está à nossa disposição para usarmos, conforme o próprio Cristo nos ensinou.
Não, os animais não têm responsabilidade e nem consequência alguma sobre isso tudo, pois estão sendo orientados pelos Espíritos-Grupo. As doenças que eles têm são resultados de exposição à ambientes hostis (muitos deles criados por nós) e de alimentação errada (também criadas por nós).
Sobre “abandono” também é culpa nossa, que trata animais como uma “posse material” que como tal usa e jogo fora.
Sobre caça: também é culpa nossa (pois muitos insistem em comer carne animal e utilizar as partes deles para vestuário, adereços e até para remédios, cremes, etc.).
Sobre contrabando: também é culpa nossa, que trata animais como uma “posse material” que como tal usa, vende, e ainda ganha dinheiro com isso.
Até mesmo para quem não come carne, mas ainda se alimenta do leite, ovos e derivados (que não deixa de ser também uma enorme crueldade). Fico muito triste vendo tudo isso, e não sei, vendo o lado deles, o que pensar.
Sobre comer “carne animal”. Se você É um Estudante Rosacruz ativo e quer se desenvolver trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, logicamente, tem que tratar seu Corpo Denso com a melhor alimentação possível atual (pois todo trabalho de benfeitoria em um nosso Corpo resulta em resultados benéficos em todos os outros). A compaixão dos animais trabalha para melhorar o nosso Corpo de Desejos.
E aqui, nada adianta não comer carne animal, mas continuar utilizando tênis, cintos e outros itens de vestuários feitos por partes dos corpos deles (como couro e pele) ou utilizar produtos que sacrificam animais para serem testados ou até usados (alimentos de cor vermelha utilizando corante carmim, taurina feita de líquido de testículos de animais e muitos outros, que é só pesquisar para conhecer).
Sobre consumo do alimento IMPORTANTÍSSIMO para o Estudante Rosacruz, o leite, bem como ovos e mel:
Quando falamos do consumo de ovos, leites e mel é claro que estamos falando do consumo de produtos advindos dos nossos irmãos menores onde o tratamento que é dado a eles é o que deve ser dado a um irmão ou a uma irmã em evolução.
Assim, SE você tiver condições de adquirir ovos advindos de galinhas que são tratadas como deve ser tratado um ser em evolução (e, graças à Deus, hoje em dia já há essa possibilidade, é só procurar quem cria com esse método respeitoso) será muito melhor.
Assim, SE você tiver condições de adquirir leite advindos de vacas, ovelhas, cabritas, búfalas que são tratadas como deve ser tratado um ser em evolução (e, graças à Deus, hoje em dia já há essa possibilidade, é só procurar quem cria com esse método respeitoso), ótimo.
Assim, SE você tiver condições de adquirir mel advindos de abelhas que são tratadas como deve ser tratado um ser em evolução (e, graças à Deus, hoje em dia já há essa possibilidade, é só procurar quem cria com esse método respeitoso, ótimo.
Então, e só então, você deve consumir.
Caso contrário, é óbvio que não tem como compactuar com essa indústria horrenda que você detalhou acima.
Ou seja: não há motivo que justifique o consumo, não é?
Seria uma hipocrisia da parte de um Estudante Rosacruz consumir sob tais condições de produção!
Graças à Deus a quantidade de irmãos e irmãs que já compreenderam como se deve cuidar de um ser animal em evolução e o ajudá-lo a nos servir por meio da sua produção natural (respeitando inclusive os limites de produção de cada um), tem aumentado consideravelmente.
Estar na Órbita de Influência da Era de Aquário promove essa consciência em muitos irmãos e muitas irmãs em tratar esses seres animais como devem ser tratados para ajudá-los a evoluir nesse Esquema de Evolução.
5.Pergunta: Se as Ondinas têm um Corpo feito de Éter de Vida, então por que são mortais, tendo uma vida que dura vários milhares de anos?
Resposta: O Esquema de Evolução dos Elementos da Natureza, de onde as Ondinas é um deles, é bem diferente do nosso. O fato de terem somente um Corpo formado somente por um Éter, o de Vida, não quer dizer que possuam a imortalidade. Só quer dizer que devido a não ter o desgaste que nós, seres humanos temos no nosso Corpo Denso e que faz com que a nossa expectativa de vida aqui não passe de dois dígitos, elas têm um Corpo Vital formado somente por um Éter que lhe permite viver no Mundo Físico por milhares de anos. Para nós seres humanos possuir a imortalidade no Mundo Físico (onde a Região Etérica faz parte) é necessário ter um Corpo formado pelos quatro Éteres, e não ter mais nenhuma dívida de destino para ser paga, além de ter, no mínimo, alcançado o grau de Adepto, na Ordem Rosacruz.
As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio).
O horário é 18h30, horário local.
Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?
Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo, são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.
Se você gostaria de participar deste trabalho, nas Datas de Cura sente-se em silêncio quando o relógio em seu local de residência apontar para a hora local indicada: 18h30 ou em qualquer horário que melhor seja, desde que seja todos os dias no mesmo horário (pois a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra), oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.
Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:
1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);
2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;
3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.
“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)
…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.
O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.
As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/
**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:
Eis uma atitude louvável e uma sugestão valiosa, sobretudo na época atual em que predominam, quase sempre, o egoísmo, a indiferença pelo semelhante, a ânsia de obter cada vez mais dinheiro, prestígio, conforto, olvidando a sorte dos menos favorecidos.
Não basta viver e cumprir a contento as tarefas diárias, no lar, no trabalho, na sociedade. É preciso realizar algo mais! Procuremos sempre fazer algum bem, onde quer que seja. Todos nós temos que procurar, dentro de nossas possibilidades, enobrecer a nós mesmos, o Ego, e realizarmos o nosso particular valor. Dediquemos algum tempo a nossos semelhantes. Ainda que pouco, façamos algo por aqueles que têm necessidade de auxílio humano, algo pelo qual não recebemos outra paga que o privilégio de o ter feito. Porque – nos lembremos – nós não vivemos sozinho neste mundo. Nossos irmãos e nossas irmãs se encontram aqui também.
É noção antiga e firmada que não podemos viver isolados, tão intenso é o nosso instinto gregário. E se fazemos parte de um agrupamento (qualquer que seja), tornemos imprescindíveis a nossa colaboração, o nosso sacrifício para o bem-estar dos nossos semelhantes.
Em qualquer agrupamento isso acontece: na família, num clube esportivo ou social, no trabalho, na vida cotidiana …
O altruísmo precisa vencer o egoísmo, aperfeiçoando as nossas virtudes e concorrendo para completa abnegação da Humanidade.
Dar parcelas de nós mesmos – eis outra recomendação proveitosa e que representa fator indiscutível para se alcançar a felicidade.
Notem que lindas essas sugestões escritas por alguém:
“Dá àqueles que você não ama um gesto de simpatia, uma palavra amiga.
Dá um sorriso àqueles que passam indiferentes na sua vida: ao varredor de rua, ao carteiro, ao vendedor de frutas, ao porteiro, às pessoas tidas como “invisíveis”.
Dá uma volta de chave aos pensamentos vãos; às lamentações inúteis, ao ciúme e à inveja.
Dá uma parte do seu tempo àqueles que lhe cercam, mesmo que esteja muito ocupado!
Dá um lugar a sua mesa e um cantinho no seu coração àqueles que vivem na solidão.
Dá pensamentos de amor a todo o mundo”.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – fevereiro/1968 – Fraternidade Rosacruz-SP)
ANTES DE COMEÇAR:
O único e verdadeiro método que põe, de fato, em ação as forças da alma, ou seja, que transforma, modifica, gera melhorias, pode regenerar e aperfeiçoar o ser humano, chama-se ALTRUÍSMO. Esse método é a prática efetiva e real de todos os melhores ideais. É a realização, agora e sempre, de tudo quanto reconhecemos que é justo e bom. Não há altruísmo sem prática.
É totalmente inútil e estéril agir de maneira diferente. Se sua intenção de conseguir domínio mental estiver baseada em interesses pessoais, fique atento! Além de inútil, é perigoso! Os resultados sempre serão desilusões tremendas, capazes de arrastar a alma humana ao mais infeliz abandono de si mesma.
Por isso, antes de começar, lembre-se que os Anjos do Destino estão acima de todos os erros e dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para seu desenvolvimento. Por isso, respeite e entenda a Lei de Causa e Efeito e a vontade de Deus acima de tudo.
PREPARATIVOS
Em lugar silencioso, comodamente sentado ou deitado, relaxar inteiramente todos os músculos, conservando por um ou dois minutos a Mente vazia de pensamentos. Dirigir, então, toda a atenção ao exercício escolhido, tendo o cuidado de não tomar uma atitude mental forçada.
Desde que se note qualquer estado inconveniente, como rigidez dos músculos, tendência a perder a consciência ou depressão nervosa, deve-se suspender o exercício, recomeçando-o depois de um intervalo de descanso mental. Algumas vezes, pode ocorrer o sono natural, que não apresenta inconveniente, mas que é preciso evitar energicamente, se queremos tirar proveito do exercício.
Nenhum esforço mental deve ser feito com o estômago sobrecarregado, logo depois das refeições. Somente três horas depois das refeições maiores as forças psíquicas do organismo estão livres e desembaraçadas e em condições de suportar um esforço superior.
O EXERCÍCIO:
PRIMEIRO EXERCÍCIO – Observe-se cuidadosamente um objeto qualquer simples, como uma flor, uma folha, um inseto ou uma planta. Esforce-se, depois, em reproduzir na imaginação o objeto em todos os seus detalhes, formando dele uma perfeita IMAGEM MENTAL. Com os olhos levemente cerrados, procure-se “ver” a imagem mental e conservá-la na imaginação durante o maior tempo possível.
SEGUNDO EXERCÍCIO – Concentrar-se fortemente nos algarismos de 0 a 9, um a um, vagarosamente, formando imagens mentais de cada um, em ponto grande.
TERCEIRO EXERCÍCIO – Formar as mesmas imagens dos algarismos, porém dando-lhes colorido. Imaginá-los nas cores: vermelho, amarelo, azul, verde e branco.
QUARTO EXERCÍCIO – Formar a imagem mental do nosso Símbolo Rosacruz, em ponto grande, meditando sobre o significado das suas figuras.
QUINTO EXERCÍCIO – Formar uma imagem mental de si mesmo, como se estivesse observando sua própria imagem num espelho. Dirigir essa imagem a qualquer lugar, imaginando estar com sua consciência localizada nessa imagem e empregando-a como empregaria seu próprio corpo denso.
SEXTO EXERCÍCIO – Concentrar o pensamento na Corrente Espiritual da Fraternidade, imaginando estar na Sede, com todos os irmãos reunidos, como em sessão. Repassar na imaginação, lentamente, as fisionomias de todos os amigos que nos vierem à lembrança, enquanto vibramos intensamente com os melhores sentimentos de amizade, de simpatia e afeição.
SÉTIMO EXERCICIO, DE AUXÍLIO ESPIRITUAL – Quando soubermos que algum dos nossos amigos se acha enfermo ou em dificuldades morais, concentremo-nos em sua imagem mental, vendo-o em nossa imaginação perfeitamente forte, corajoso, alegre e bem-disposto. Procuremos sentir profundamente esses estados de alma e transmiti-los à imagem formada. Essa prática é de incalculável valor e com ela podemos auxiliar a todos que desejarmos, mas ao mesmo tempo, que respeitando a Lei Cósmica de CAUSA E EFEITO e a VONTADE de DEUS.
Que as rosas floresçam em vossa cruz
Não dê esmolas diante de outras pessoas
“Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa, Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz tua mão direita; para que a tua esmola fique em segredo: e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará”. (Mt 6:1-4)
Aqui encontramos também a distinção feita entre o “exterior” e o “interior”, entre a forma de conduta humana e a realidade da consciência espiritual.
O desejo de quererem ser vistos é um dos traços mais comuns dos seres humanos; esse traço pertence essencialmente à personalidade e ao velho regime de estado de separação e cumprimento externo da lei, que será descartado inteiramente sob a religião unificadora de Cristo. O altruísmo é a nota-chave da nova ordem das coisas, e toda recompensa por nosso serviço a Deus mediante o serviço a nosso próximo será somente o crescimento espiritual interno que não é visto pelos demais seres humanos.
A hipocrisia, a falsa assunção de virtude, foi tratada por nosso Mestre, que podia ler o coração e conhecer imediatamente se o ser humano era sincero. Aos hipócritas Ele lhes disse:
“Comeis nas casas das viúvas, e por pretexto fazeis longas orações: por isso levareis um julgamento mais sério… dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas tendes descuidado dos preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé: isso tinha que ser feito, e não deixar o outro… limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro, estes estão repletos de avareza e cobiça… sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”.
Felizmente, o próprio Espírito é sincero e desinteressado e, à medida que ganha domínio sobre a personalidade, ele pode dar aos outros o amor sem pensar em agradecimentos. A chispa individualizada de Deus compreende que é parte do Todo, e que a ideia separatista é uma ilusão adquirida durante a nossa permanência através da materialidade. Quando amamos e servimos aos demais mantemos o fogo interior aceso brilhantemente e dessa maneira se sente o impulso para compartilhar com outros o que temos, se não for feito pensando na aparência exterior, nós obtemos uma recompensa invisível para o desenvolvimento da consciência.
Na vida do Sir Launfal encontramos o Cristo Ideal expressado nas palavras do leproso:
“Melhor para mim é a côdea de pão que o pobre me dá,
e melhor a benção deste
Ainda que de mãos vazias de sua porta me deva afastar.
As esmolas que só com as mãos ofertadas, não são as verdadeiras.
Inúteis são o ouro e as riquezas dadas
Só porque lhe parece um dever fazê-lo.
Mas o que parte sua pobreza
E dá para quem está fora de sua vista
Esse fio de Beleza, sustentador Universal,
Que tudo penetra e o une.
A mão não consegue abarcar todas suas esmolas,
O coração estende seus braços ansiosos
Porque um Deus acompanha a doação e provê a alma
que antes estava padecendo na escuridão. ”
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross Nov-Dez/1983 e traduzido pela Fraternidade Rosacruz – Campinas – SP – Brasil)
O Altruísmo: ligada à divina natureza do maior dos Arcanjos
Quando Max Heindel falava acerca de Cristo, usava, habitualmente, o termo ALTRUÍSMO. Essa qualidade nobilíssima, fundamental à evolução humana, encontra-se indissociavelmente ligada à divina natureza do maior dos Arcanjos.
Um estudo, mesmo à ligeira, da Antiguidade Clássica, revela como o “direito da força” regia o relacionamento entre as pessoas e principalmente entre os povos. Predominava a “lei do mais forte”, com a sobrevivência dos mais aptos em detrimento dos mais débeis. Aos últimos, caso lograssem escapar à morte, só restava uma alternativa: submissão incondicional, quando não o cativeiro.
Todas essas distorções do sentimento humano — a crueldade, a opressão a injustiça — têm suas raízes no egoísmo. O sentimento de posse exclusiva, a luta pelo interesse próprio sem levar em consideração os demais, os preconceitos, encontram-se num extremo diametralmente oposto ao altruísmo.
O interesse pessoal, mesmo desenvolvido inconscientemente, desempenhou um importante papel durante a chamada “involução”. De outra forma não teríamos avançado tanto, de um modo geral. Todos os esforços do passado concentraram-se na formação de veículos para que o Espírito pudesse utilizá-los em seu progresso, gigantesca escalada de Chispa Divina, a Chama Criadora.
O egoísmo, tal como o conhecemos, não se manifestara, até o nosso surgimento da nevoenta atmosfera atlante. Começamos, daí em diante, a perceber-nos como seres separados. Tal não ocorria anteriormente, quando nossa consciência estava enfocada nos planos internos.
Procuramos, então, fazer valer nossos desejos estritamente pessoais. Tornamo-nos avaros. Era espantosa nossa avidez em possuir bens materiais, porque, sob o regime de Jeová, essas “posses” convertiam-se em sinais externos de que estávamos vivendo consoante Suas Leis.
Essa situação, contudo, chegou a extremos perigosos, capazes de comprometer nossos passos evolutivos. Afinal, se em “Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”, se constituímos células divinas de Seu Grande Corpo Macrocósmico, não poderíamos viver tanto tempo apartados e inconscientes dessa grande realidade. Uma providência seria tomada pelas Hierarquias Divinas, ao assegurar-nos uma ajuda efetiva por intermédio do Cristo, o Senhor do Amor.
As grandes transformações, porém, ocorrem lentamente. O altruísmo encontrava-se em estado latente na humanidade, até o momento em que o Cristo obteve acesso ao coração da Terra, quando Seu sangue fluiu no Gólgota. A partir desse magnífico evento, a semente do princípio altruísta começou a germinar no interior do ser humano. Gradativamente passamos a ampliar nossa área de interesse, para incluir mais alguém, mantendo-nos alertas quanto às necessidades de outrem.
Do sentimento tribal ou de clã, tão comum nos tempos antigos, avançou-se para um espírito nacional. As tribos, superando diferenças decorrentes de suas peculiaridades, serenaram suas querelas, conseguindo organizar-se em nações. O interesse coletivo passou a sobrepujar, dessa maneira, o sentimento individualista ou de grupos minoritários. Todos os esforços deveriam convergir para o bem-estar comum. Mais recentemente, as nações estreitaram mais ainda essa união, aglutinando-se em uma organização internacional, visando a preservar a paz e debater problemas os mais diversos.
Mas, todo esse processo desenvolveu-se, e se desenvolve, a passos de tartaruga. Portanto, não nos surpreende tanta demonstração de violência e egoísmo nos dias que correm. A maioria dos fumantes queixa-se das dificuldades encontradas em abandonar o vício do fumo, cultivado ao longo de alguns anos. Que dizer então de um vício moral, arraigado há milênios?
Os modernos meios de comunicação realizaram o milagre de estreitar o relacionamento entre os povos, tornando conhecidos os problemas e anseios de muitas nações. Contudo, ao mesmo tempo chocam pela veiculação de tanta crueldade e frieza.
Desiludidos, muitos relutam em acreditar num futuro melhor para a humanidade, onde as guerras e o egoísmo sejam substituídos pela paz, cooperação e altruísmo. A visão da atualidade não lhes permite conceber uma sociedade cujos componentes deixem de lado seus interesses pessoais, para cuidar das carências alheias ou dos problemas comunitários. Descreem da bondade humana.
Esse ceticismo, todavia, existe há muito tempo. Conta-se que certa vez, Thomas Jefferson, o grande estadista norte-americano, viajava por uma estrada na Nova Inglaterra, acompanhado de um amigo, quando a carruagem parou diante de uma cancela, aguardando sua abertura. Enquanto os cocheiros esperavam, apesar da chuva pesada e da lama lá fora, Jefferson interrompeu a conversa, saltando na estrada para libertar um leitãozinho que guinchava desesperadamente, preso entre os varais de uma cerca. Voltando à carruagem, molhado e enlameado, seu amigo admirou-se: “Mas, então, logo você que vive dizendo que as ações humanas têm sua origem no egoísmo e no interesse próprio, sai nesta chuva para soltar um porquinho preso numa cerca?” Jefferson redarguiu: “Eu só fui lá porque os guinchos do animal incomodavam-me. Não veja nenhum altruísmo num gesto que, na verdade, foi egoísta e destinou-se essencialmente a fazer com que eu mesmo me sinta bem e, quem sabe, durma melhor hoje à noite”.
Ora, Thomas Jefferson, isso nós sabemos, era um homem de sentimentos nobres. E, paradoxalmente, não estava seguro de suas próprias qualidades.
Mas há outro exemplo digno de menção. Adam Smith, grande pensador e escritor, contemporâneo de Jefferson, mostrou-se contraditório na abordagem desse mesmo assunto. Em uma de suas obras afirmou que a felicidade e a virtude humanas fundavam-se no sentimento de companheirismo que o ser humano nutre em relação aos seus semelhantes e, portanto, em natural impulso para o mútuo amparo e socorro. Já em outra obra assevera: “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que há de vir o nosso jantar, mas, sim, da preocupação deles com seu próprio interesse. Dirigimo-nos não à sua humanidade, mas ao seu amor-próprio e não lhes falamos das nossas necessidades e sim das vantagens que podem obter”.
São enfoques pessimistas, sombrios, carregados de tonalidade cinzenta. Mas não resistem à análise profunda dos ensinamentos rosacruzes, pérolas de sabedoria, primando por nos mostrar uma outra realidade, mais alvissareira por sinal.
A despeito de tudo, a humanidade pouco a pouco desperta para o clarão de novos horizontes. À medida que o tempo passa, o Cristo, por meio de Seu benéfico trabalho, atrai uma quantidade cada vez maior de éter interplanetário para a Terra, tornando seu Corpo Vital mais luminoso. Esse contacto com as poderosas vibrações crísticas também nos tornará luminosos. Cabe-nos o relevante papel de colaboradores conscientes nesse processo regenerador.
Se as manifestações de egoísmo chegam a assustar, lembremo-nos que no passado eram bem mais acentuadas. Temos de admitir, portanto, que houve um considerável progresso. O quotidiano pode oferecer-nos ou revelar fatos que, pela sua natureza inferior, abalem o melhor dos nossos sentimentos. Mas é inegável que as expressões de solidariedade, mesmo observadas em raros e até fugidios momentos, nos animam de esperanças.
O altruísmo, tal como uma planta, germina, desponta e cresce lentamente. Mas é certo que produzirá frutos. Por seu intermédio o Cristo nascerá dentro de cada um de nós, fazendo irradiar Sua Luz. Então, andaremos na Luz, como Ele na Luz está.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de abril/1978)
Sabemos que a força designada sob o termo ALTRUÍSMO existe. Vemo-la manifestando-se de diversas maneiras em muitas partes do mundo. Observamos que ela está menos pronunciada nos povos menos civilizados do que naqueles de maior desenvolvimento. Nas raças atrasadas, é quase inexistente. A conclusão lógica dessa observação é que, há muito tempo, quando a humanidade passava pelos mais primitivos estágios, o altruísmo estava completamente nulo. E dessa conclusão surge naturalmente a pergunta: que foi que o induziu em nós? A personalidade material certamente não foi. Na verdade, esse aspecto do ser humano estaria muito melhor sem ele.
Ao mesmo tempo, não podemos deixar de reconhecer que o altruísmo deve ter estado latente dentro de nós durante todo o tempo, pois do contrário não poderia ter sido despertado. Do nada não pode surgir qualquer coisa. O que uma semente exprime ao germinar, levava-o dentro de si.
Torna-se, pois, evidente que, tudo que eleva o ser humano a melhor padrão de conduta deve brotar-lhe do íntimo, de uma fonte não idêntica ao seu corpo, pois muitas vezes luta contra os interesses mais óbvios deste. Doutro lado, deve ser uma força poderosíssima, bem mais forte que o corpo, uma vez que o compele a fazer sacrifícios, em benefício dos fisicamente mais frágeis.
Tal força existe mesmo, ninguém poderá negar-lhe a existência. No atual estágio de desenvolvimento ela nos leva a considerar na debilidade alheia, não uma oportunidade de presa fácil e da exploração; ao contrário, nessa fragilidade vemos um apelo de proteção. O egoísmo vai sendo, lenta e seguramente dissolvido pelo altruísmo.
Embora lento, o progresso do altruísmo é ordenado certo, realizando naturalmente seus propósitos. No íntimo de cada um de nós ele vai agindo como um fermento, transformando o selvagem num civilizado e, com o tempo, transubstanciando este num Deus.
Uma chispa do Cristo Cósmico, incorporada em nosso Redentor, para seu trabalho de purificação de nosso globo e estabelecimento de um clima favorável ao desabrochar do altruísmo, obteve acesso à Terra por meio do sangue purificado de Jesus, que fluiu no sacrifício do Gólgota. Atualmente essa chispa Crística está operando dentro de nosso globo para atenuar sua constituição física e suprafísica. Um poderoso fluxo espiritual foi sentido, no momento em que Ele se integrou à Terra, e uma luz irradiou-se tão intensa que toldou a visão do povo; este maravilhoso evento marcou o início da ação do princípio altruístico sobre o gênero humano. Isto tem concorrido sobremaneira para a segurança do processo evolutivo, pois dia a dia todos os sentimentos que fortalecem o interesse próprio são gradualmente transmutados em ações visando o bem-estar alheio.
Se o Cristo não tivesse vindo e iniciado tal processo descristalizante, outra Lua teria sido arremessada ao espaço, levando consigo a escória resultante daquele tenebroso estado de coisas. Esse sacrifício do Espírito do Cristo Cósmico não significa a Sua morte como comum e erroneamente é admitido, mas sim um influxo à Terra de uma elevadíssima energia que permite vivermos mais abundantemente em espírito.
Ainda hoje, séculos após o acontecimento do Gólgota, poucos são aqueles que estão aptos a viver tão próximos à verdade, seguindo suas concepções, professando-a e confessando-a perante o mundo por meio do serviço e por um reto viver. Ante tamanha evidência, bem podemos imaginar como deve ter sido nos remotos tempos que antecederam ao advento do Cristo, quando os seres humanos não possuíam dentro de si a elevação do Altruísmo.
Os padrões de moralidade eram muito baixos e o amor à verdade era uma tênue chama, quase inexistente na maioria dos seres humanos, os quais empenhavam-se mais em acumular riquezas, poder ou prestígios, muitas vezes por meios os mais abjetos possíveis. A tendência natural era conservar a inclinação aos interesses próprios, muitas vezes em detrimento de outrem.
Dessa forma, os Arquétipos enfraqueceram-se, as funções orgânicas foram afetadas intensamente, particularmente em relação aos corpos ocidentais que se tornaram mais sensitivos à dor em virtude do crescimento da consciência espiritual.
O Egoísmo não existia no mundo até que a névoa se condensasse e a humanidade saísse da atmosfera aquosa da Atlântida. Quando seus olhos se abriram, de modo que pudesse perceber o Mundo Físico e tudo o que nele existia, quando cada um ou cada uma viu-se separado dos outros, a consciência do “mim e do meu”, do “teu e da tua” formou-se nas mentes recém-surgidas e a ambição e separatividade substituíram o sentimento de companheirismo até então existente sob as águas da Atlântida. Daí em diante o egoísmo tem sido uma atitude muito natural, mesmo em nossa jactanciosa civilização. O Altruísmo permanece como um sonho utópico para as pessoas “práticas”.
Porém, entre uma minoria a qual já possui evidente iluminação, ele floresce mais e mais, e dia virá em que todos os seres humanos serão tão bons e indulgentes como o foram os maiores santos.
À medida que os anos passam, os movimentos altruístas vão se multiplicando e ganhando eficiência, eficiência que simboliza um novo modo de beneficiar o próximo. Isso consiste num altruísmo mais autêntico, visto que o trabalho efetuado no sentido de se distribuir esmolas, pura e simplesmente, torna-se um meio caritativo degradante e humilhante àquele que recebe o donativo, pois a natureza do benefício confina-se somente à necessidade material, tornando-se mister que haja uma atitude concomitante visando a elevação do ser.
Essa forma de auxilio mais aperfeiçoada, eleva aqueles a quem nós ajudamos, não só amenizando a situação em que se encontram, mas estimulando-os ao reerguimento por meio das próprios forças. Essa espécie de auxílio inclui o pensamento e o autossacrifício que estão sendo incutidos fortemente pelos nossos Guardiães Invisíveis, os quais são atualmente os irmãos que zelam pelos mais fracos.
Podemos perfeitamente iniciar tal trabalho no lar, sendo amorosos para com todos aqueles com quem estamos em contato imediato, sendo fiéis nas pequenas coisas, pois procedendo assim maiores oportunidades não deixarão de se apresentar.
Devemos nos tornar universais em nossas simpatias, pois o refrão “ame ao vosso vizinho como a ti mesmo” se aplica ao mundo inteiro e não unicamente aos nossos vizinhos imediatos. Podemos amar outras famílias bem como a nossa, outros países sem diminuirmos amor para com o nosso.
Grandes são as dores que estão fazendo nascer o Altruísmo em milhões de corações, porém, por meio do sofrimento ele cresce e torna-se melhor do que antes. À medida que o tempo passar e Cristo, por meio do seu beneficente influxo atrair mais Éter Interplanetário à Terra, esta ficará com o seu Corpo Vital bem mais luminoso.
Assim acontecendo, caminharemos num mar de luz, o que fará com que Ele, sendo a Luz, venha a unir-se com outras luzes.
Para que o ser humano atinja um elevado estágio em sua evolução, é mister que o egoísmo seja absorvido pelo Altruísmo.
Saturno, brandindo o chicote da necessidade sobre o ser humano nos tempos primitivos, o levou à situação presente; assim também Júpiter, o Planeta do Altruísmo, está destinado a ascendê-lo ao estado de “super-homem”, onde permanecerá sob o Raio de Urano que por sua natureza emocional substituirá a paixão pela compaixão.
O Altruísmo, a nota-chave de Urano, oculta um amor envolvente tal como o Salvador sentiu. Urano, como a oitava inferior a Vênus, influenciará a todos aqueles que estão em condições de entrar no Caminho da preparação que os conduzirá à Iniciação. Assim, todos os seres que estão nesse ponto de sua evolução deverão gradualmente aprender a suplantar o Amor Venusino, iniciando dessa forma o cultivo daquele amor Uraniano de Cristo, amor que não requer retribuição, amor que não se amainará em relação aos nossos familiares, porém estes senti-lo-ão com maior intensidade do que aqueles que se encontram mais distantes de nós.
A vida superior (Iniciação) não apresenta seus primeiros indícios até que o trabalho sobre o Corpo Vital seja iniciado. O meio dinamizante dessa atividade é o amor ou melhor, o Altruísmo, embora a palavra amor, hodiernamente, devido às deformações porque passou, não exprima mais com fidelidade aquele sentimento que o Cristo nos legou. Exige-se de nós que cultivemos pelos menos algumas das tendências altruísticas, a fim de que o progresso seja levado a efeito para além do nosso presente estágio.
Como estudantes do Cristianismo Esotérico, devemos nos esforçar no sentido de observar os ensinamentos de Cristo Jesus, procurando expressar e vivificar tenazmente o amor e o Altruísmo. Assim procedendo, estaremos mostrando ao próximo que o amor é a chave que abre todas as portas e a bússola segura e infalível a conduzir-nos à Luz. Se compreendemos que nosso dever é difundir a Filosofia Rosacruz, saibamos também como fazê-lo.
A ação com objetivo de proselitismo ou perturbar as crenças já existentes não se coaduna com o ideal Rosacruz, mas, chegar àqueles que necessitam de verdades mais elevadas, àqueles que não podem encontrar Cristo pela fé somente, àqueles cujos intelectos exigem uma explicação do passado, do presente e do futuro desenvolvimento do mundo e do ser humano, isto sim é procurar dar expansão ao rosacrucianismo por meios seguros e louváveis.
Sumariando, concluímos: assim que o ser humano principia a viver em consonância com a verdade, começa a observar a sociedade, vendo os homens e mulheres como sendo seus irmãos e irmãs. O ódio, a inveja, o ciúme, o egoísmo, a cobiça, a avareza não mais o embotam, porque ele vê a si mesmo como uma parte de todas as vidas.
Sabe perfeitamente que aquilo que é bom para um é bom para todos, que nunca poderá ferir a alguém sem que fira a si próprio e que sua vida é um entrelaçar inexorável com toda a humanidade. Portanto, o seu coração é levado inevitavelmente ao amor impessoal, ao amor para com todos homens e mulheres. Vê a possibilidade da consciência espiritual de cada um sendo desenvolvida; compreende que todos estão trilhando o mesmo caminho, embora ele esteja um pouco mais além, que nenhuma vida poderá ser deixada para trás quando os benéficos propósitos de Deus se completam.
O que o ser humano chama de pecado, ele transmuta em termos de ignorância e de egoísmo. Sua compreensão já não lhe permite desprezar ou condenar a alguém, mas sim, expressar compaixão, simpatia e ajuda. O ser humano espiritual não somente compreende a sua união com Deus, como jamais olvida a sua unidade com todo o gênero humano. Isso é o Altruísmo no seu mais elevado sentido.
(Publicado na revista ‘Serviço Rosacruz’ – 03/1967)