O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:


Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7
Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026: 11
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS: 12
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes: 12
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não: 12
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos: 12
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento: 12
Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO) 13
Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16
O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”: 19
Termo Rosacruz: Imaginação. 41
Termo Rosacruz: Deus de Raça. 55
Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 57
Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa. 57
A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui! 59
A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui 61
O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui 66
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 67
O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 72
Reuniões de “Cura Rosacruz”. 72
Ritual do Serviço Devocional de Cura. 74
Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 75
As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.
Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.
Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!
Para esse mês de JUNHO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:
Nesse Calendário você encontra:
1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar
2- Os melhores Períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz
3- Os melhores Períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais
4- Os melhores Períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais
5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)
**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:
Reuniões de Estudos:
DOMINGO, 3
DOMINGO, 10
DOMINGO, 17
DOMINGO, 24
DOMINGO, 31
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS:
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes:
Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não:
via e-mail, no site, nas redes sociais
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos:
incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento:
Para os irmãos e as irmãs inscritos (Estudantes Rosacruzes ou não) no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz.
Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de JUNHO, nesse ano, que vai de 20 de MAIO a 21 de JUNHO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Gêmeos.
O modelo cósmico para a Terra, projetado por essa Hierarquia, é o de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.
As características que devem ser cultivadas durante o Período de Gêmeos são a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem”.
Quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, braços e mãos, em particular.
Contém, também, o Arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo.
Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente.
Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Gêmeos é a Hierarquia Criadora dos Serafins.
Os Serafins despertaram o germe do terceiro aspecto do Espírito – o Espírito Humano, durante a quinta Revolução do Período Lunar.
Uma das palavras-chave de Gêmeos é a atividade; essa é, também, a palavra-chave do Espírito Santo. Por meio da sua atividade, os Serafins transpassam os mistérios do Espírito Santo ao Signo oposto, Sagitário, os Senhores da Mente. Ali esperam que o ser humano desenvolva sua iluminação até ser capaz de compreender e aplicar o imenso poder do Espírito Santo em sua vida diária. Ainda assim a Humanidade só é capaz de perceber debilmente os mistérios relacionados com o princípio e os poderes do Terceiro Aspecto da Trindade.
Atividades do Cristo – Enquanto o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a luz de Cristo se difunde em uma aura esférica ao redor da Terra, o que capacita os Iniciados na Trilha da Santidade a alcançar a presença de poderosos seres, conhecidos como Serafins, cuja grandeza e poder sobrepassam qualquer descrição. Sob seu sublime ministério, os ensinamentos relativos ao mistério da polaridade são transmitidos, com que se aprende a interação entre as energias masculinas e femininas (os elementos positivos e negativos da natureza), e constituem a força motriz de tudo, desde o átomo até o Planeta.
Atividades do Aspirante à vida superior – Durante o Período de trânsito do Sol pelo Signo de Gêmeos, o Discípulo fará bem ao dedicar o maior tempo possível a meditar sobre o princípio da polaridade, pois é o mês mais apropriado do ano para receber as revelações esotéricas sobre essa matéria profundíssima. Se for possível, o Zohar, “o Livro da Luz”, como foi inicialmente conhecido, é recomendável para os estudos sobre esse tema.
No Corpo Denso – O Signo de Gêmeos rege as mãos. Essas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornados com preciosos dons de cura e concedendo bênçãos.
Recomenda-se ao Estudante visualizar as mãos com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.
Dentre os 12 Apóstolos – O Discípulo correlacionado com Gêmeos é S. Tomé. Tão intimamente se identificou com Cristo que suas dúvidas, próprias em uma Mente mortal, foram transcendidas por meio de uma dinâmica realização dos poderes crísticos latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo depois de ter havido essa transformação.
Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Gêmeos impregnam a Terra, e durante o mês solar de JUNHO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus” (Sl 46:11). Faça isso em cada um dos dias em que Gêmeos enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.
O texto da Bíblia sob estudo está aqui:
Vendo Jesus que estava cercado de grandes multidões, ordenou que partissem para a outra margem do lago. Então chegou-se a ele um escriba e disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Cristo Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Cristo Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:
Reparem que esse trecho vem depois do que Cristo ordenou (como ordena até hoje): “Segue-me”. No trecho Ele diz para um discípulo (ou seja, que já adotou o Cristianismo e já está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação naquele tempo).
Ou seja: para uma pessoa que despertou em si a espiritualidade Cristã.
Exemplo?
Um Estudante Rosacruz – o que muitos de nós respondemos?
•”permite-me ir primeiro enterrar meu pai”
•O que simboliza ou significa essa desculpa ou justificativa?
Simplesmente TUDO que nos impede de progredir espiritualmente na construção e na utilização do Corpo-Alma para vivermos nos Mundos espirituais (como Cristo ensinou).
Exemplos?
•Subordinação à lei dos homens
•Prisão aos costumes
•Apegos materiais
•Perigosa e ilusória zona de conforto
E o que o próprio Cristo nos ensina como solução para conseguirmos progredir espiritualmente pelo método Cristão?
(…) “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
E será que somos também “mortos” que nos ocupamos em enterrar os “nossos mortos”?
Aqui alguns exemplos para ver se somos, ainda que parcialmente:
•Os que estão “mortos” para espiritualidade
•Os que estão acham que “morreu, acabou”
•Os que estão acham que temos só essa vida
•Os que vivem a base de dogmas
•Os que vivem dependentes de outros, senão Cristo
•Os que acham que conseguem enganar a Deus!
E a lista continua, não?
A raposa aqui simboliza a astúcia que aprendemos a aplicar na Época Atlante e que até hoje usamos e abusamos! Já as aves aqui simbolizam os pensamentos que, contaminados pelo Corpo de Desejos, vão de um lado para outro.
E completando a frase: “…, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
Ou seja: os Ensinamentos d’Ele não estavam nos Corações e nas Mentes humanas…e ainda não estão!
Reparem bem: o próprio Cristo Jesus se intitula “Filho do Homem”: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Resumindo: Referência oculta ao Signo de Aquário. Para compreendermos essa fortíssima correlação: “Filho do Homem” e o Signo Astrológico de Aquário temos que explicar um pouco o que é um dos Movimentos da Terra chamado “Precessão dos Equinócios”.
•Para isso desenhemos uma linha que chamaremos de Linha do Equador da Terra e coloquemos o Planeta Terra no meio dessa linha, assim como está nessa figura.
•Agora coloquemos o Sol alinhado à Terra.
•Só que devido ao eixo da Terra em relação ao Sol não estar, hoje, perpendicular, ou seja, estar inclinado, então o Sol não pode estar alinhado ao Equador da Terra, ou seja há um ângulo entre o Equador da Terra e o Equador do Sol (uns 23 graus). Mais ou menos assim nessa figura:
Agora se ao invés de trabalharmos em duas dimensões, onde usamos linhas, vamos trabalhar em 3 dimensões e usar planos.
Ficaria mais ou menos assim:
Plano do Equador da Terra e Plano do Equador do Sol em ângulo de separação de em torno de 23 graus. Vamos marcar 4 pontos que são de extrema importância para quem estuda a Filosofia Rosacruz.
Primeiro, o do Equinócio de Março que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em março.
Segundo o do Equinócio de Setembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em setembro.
Terceiro o do Solstício de Junho que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em junho.
Quarto o do Solstício de Dezembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em dezembro.
Sabemos que a nossa volta, em volta de todo o nosso Sistema Solar temos os 12 Signos do Zodíaco.
Pois quando falamos, p. exe. que o Sol está em Peixes, é porque se olharmos para o Sol, atrás dele está o Signo de Peixes, como nos ensina a Astrologia Rosacruz.
Então, coloquemos os 12 Signos do Zodíaco na sua sequência. Fica mais ou menos assim:
Note um ponto muito importante que servirá para a nossa explicação: HOJE o Sol cruza o Equador terrestre em março, no Equinócio de Março, no Signo de Peixes.
Vamos pegar justamente essa parte da figura e escrevê-la de outra forma.
•Aqui está uma escala de 60 graus, 30 mais 30.
•Aqui está o Signo de Áries nos seus 30 graus.
•E aqui o Signo de Peixes nos seus 30 graus.
Agora vem a constatação de como o movimento de Precessão dos Equinócios ocorre.
Todos os anos, em março, quando o Sol cruza o Equador terrestre, ele sempre cruza em um valor que é anterior ao ano passado.
Exemplo: se ele cruzou esse ano em 7 graus, 22 minutos e 9 segundos de Peixes, no ano passado ele cruzou em 7 graus, 22 minutos e 59 segundos.
Alguns exemplos no passado:
•no ano 1 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Áries:
•já no ano 498 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 2 graus de Áries:
•e hoje o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Peixes:
Estendamos a escala para mais 30 graus. Note: temos 3 conjuntos e assim podemos projetar 3 Signos: Peixes, Áries e Touro.
Quando o Sol cruzava o Equador terrestre no Signo de Touro estávamos na Era de Touro.
No Signo de Áries, estávamos na Era de Áries.
E, hoje, cruzando no Signo de Peixes, estamos na Era de Peixes.
Na Era de Touro estávamos na 3ª parte da Época Atlante.
Na Era de Áries estávamos na 1ª parte da Época Ária.
Na Era de Peixes estamos na 2ª parte da Época Ária.
Agora notem bem: o Antigo Testamento cobre os 23 graus enquanto estávamos na Era de Áries.
Já o Novo Testamento cobre os 7 graus enquanto estávamos na Era de Áries e, assim, já na Órbita de Influência da Era de Peixes.
Na Era de Touro tínhamos uma Religião onde adorávamos o Touro ou o “bezerro de ouro”. Foco era na conquista da Região Química do Mundo Físico e conquistas materiais sob as Religiões de Raça.
Na Era de Áries, até os 23 graus, estávamos em uma transição que tínhamos que adorar o Cordeiro e o sangue do Cordeiro nos protegia, ainda sob as Religiões de Raça. Alusões aos Pastores do Antigo Testamento de carneiros e cordeiros.
Após os 8 graus, começamos a adorar o Cordeiro de Deus que ia vir e veio! Daí Cristo ser chamado de Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo. Apresentação da Religião Cristã a quem quisesse.
Como estávamos já na Órbita de Influência da Era de Peixes, o peixe, conhecido como Ichthys se torna um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Cristo faz dos Discípulos “pescadores de homens”. Alusões a rede de pesca e peixes.
Continuemos estendendo a nossa escala para mais um Signo além de Peixes. Lembrando: estamos hoje na 2ª parte da Época Ária ou na Era de Peixes, pois o Sol, quando no Equinócio de Março cruza o Equador, atrás dele está o Signo de Peixes. E estamos em direção à 3ª parte da Época Ária ou Era de Aquário:
Reparem que o Signo de Aquário é o único que tem como símbolo um homem inteiro.
Em referência à Aquário Cristo se intitulou “Filho do Homem”, pois ele trouxe a Religião da Era de Aquário, onde a Fraternidade e o altruísmo reinarão no nosso cotidiano.
Ou seja; Ele nos disponibilizou a verdadeira Religião Cristã (bem diferente do que vemos hoje propagandeadas pelas Religiões exotéricas, católicas e protestantes).
E ao disponibilizar para quem quisesse, muitos de nós já a vivencia na prática do seu dia a dia.
Na Fraternidade Rosacruz temos, por exemplo, os irmãos e as irmãs que já alcançaram os níveis de Adepto e Irmão Maior, na sua plenitude; os Irmãos e as Irmãs Leigas na maior parte do tempo; os Discípulos que sabem o que é e se esforçam para vivenciá-la; e os Probacionistas ativos e sinceros que a praticam por meio das lições não escritas que lhe são fornecidas.
Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais.
Para saber mais, assista o vídeo da 29ª Reunião Mensal de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil no nosso Canal do YouTube:
__________________________________________________________________________________________
Estudemos dois Termos Rosacruzes importantíssimos que aparecem no texto sob estudo:
A Mente é o meio pelo qual nós (Tríplice Espírito, a Individualidade) conseguimos trabalhar com o nosso Tríplice Corpo, a Personalidade). Antes para contextualizarmos precisamos entender, quando passamos a possuir a Mente e o marco que ela trouxe, o que mudou a partir dela, e para isso vamos dar uma rápida passada pelo Esquema de Evolução:
•É um grande Dia de Manifestação que compreende 7 Períodos. Cada Período é composto por 49 voltas.
•São 7 Globos que completam 7 Revoluções cada, seguido de 49 Repousos e 1 Noite Cósmica.
•O “Fio de Ariadne” que nos guiará através desse labirinto de Globos, Mundos, Revoluções e Períodos.
•Um Globo é um Campo de Evolução, ou seja, um local com um ambiente completo e condições perfeitas para a EVOLUÇÃO de inúmeras Ondas de Vida.
•Repouso ocorre todas as vezes em que migramos de um Globo para outro, essa não é uma fase de inércia e sim de assimilação e preparação do novo ambiente.
•Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução, vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.
•Noite Cósmica que ocorre entre dois Períodos também não é um Período de inércia, e sim de assimilação e preparação. Quando isso ocorre o cosmo converte-se em ‘Caos’ novamente e partimos para um novo Período.
-Quais são as ajudas que tivemos das Hierarquias?
No trajeto da nossa Evolução tivemos muitas ajudas das Hierarquias Criadoras, algumas pertencentes a nossa Evolução e outras voluntariamente nos ajudaram. No primeiro capítulo do Gênesis essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma hoste de Seres duplos ou bissexuais. Vamos falar do primeiro lá no Período de Saturno.
Senhores da Chama; essa Hierarquia prestou grande auxílio à nossa Onda de Vida nos dando um germe de um Corpo e despertando em nós o Espírito Divino. Vale ressaltar que tal Hierarquia não tinha compromisso ou obrigação nenhuma, que os levasse a nos auxiliar, nem nos em nada poríamos acrescentar à evolução dos mesmos, nenhum novo conhecimento, nenhuma nova habilidade, aprendizado ou experiência, nada poderíamos acrescentar à essa elevada Hierarquia, seu auxílio foi desinteressado (aquilo que não se tem ganho, necessidade ou obrigação), sendo assim, seu auxílio foi essencial para nossa evolução.
Durante a 1° Revolução do Período de Saturno, os Senhores da Chama conseguiram implantar na vida evolucionante o germe do nosso atual Corpo Denso.
Esse germe foi se expandindo durante as próximas 6 Revoluções, onde obteve a capacidade de desenvolver os órgãos do sentido, especialmente o ouvido. Desde quando nos proporcionou o germe do Corpo Denso os Senhores da Chama se fizeram inativos em nossa evolução retomando somente no final do Período para, mais uma vez, nos ajudar. Na metade da 7° Revolução do Período de Saturno os Senhores da Chama se fizeram ativos novamente, nos proporcionado dessa vez o princípio espiritual mais elevado, despertando o Espírito Divino no ser humano.
No Período de Solar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Sabedoria. Os Senhores da Sabedoria, foram responsáveis por proporcionar o germe da Corpo Vital, estabelecendo a base para a futura evolução do ser humano. Durante o Período Solar, tivemos outra grande realização que foi a contraparte do Corpo Vital, foi o despertar do Espírito de Vida, isso foi feito por uma Hierarquia chamada Querubins. Neste Período o ser humano era análogo aos vegetais, a consciência dos seres humanos no Período Solar era semelhante a um estado de sono profundo. Nesse estado, não havia autoconsciência nem a capacidade de perceber o mundo externo de maneira consciente, como fazemos hoje. – Nesse estágio, a consciência humana estava em grande parte fundida com o ambiente ao seu redor. Não havia uma distinção clara entre o “eu” e o “não-eu”. Essa fusão com o ambiente é comparável ao estado de consciência das plantas, que vivem e crescem de acordo com os ritmos naturais, mas sem consciência própria ou Individualidade.
O foco principal no Período Solar era o desenvolvimento do Corpo Vital. Esse Corpo é responsável pelos processos vitais e pelo crescimento, e durante este Período, a Humanidade estava fortemente influenciada por essas forças vitais. – A consciência era, portanto, principalmente ligada às funções vitais e de crescimento, semelhante à vida das plantas, que são guiadas pelas forças do Corpo Vital. – Embora não houvesse autoconsciência, havia uma sensação básica de vida, um sentimento de vitalidade. Isso se manifestava como um tipo de percepção interna, uma sensação de estar vivo, mas sem a complexidade das emoções ou do pensamento consciente.
No Período Lunar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Individualidade.
Os Senhores da Individualidade foram responsáveis por proporcionar as “sementes” do germe de Corpo Desejos. Já outra Hierarquia chamada de Serafins nos proporcionou o despertar do Espírito Humano, a contraparte do Corpo de Desejos. Neste Período o ser humano era análogo aos animais pois possuía uma consciência e estava em um estado de sono com sonhos, onde havia uma percepção rudimentar de imagens e formas. No entanto, essa consciência era instável e fragmentada.
Os seres neste estágio podiam perceber imagens e formas, mas essas percepções eram vagas e fluidas, sem a clareza e a definição da percepção consciente atual.
Neste Período o foco principal do desenvolvimento era o desenvolvimento do Corpo de Desejos. Este Corpo é responsável pelas emoções e sentimentos. Os seres começaram a experimentar emoções primitivas e sensações, mas sem uma compreensão clara ou controle sobre elas.
A reconstrução do Corpo Denso, na Revolução de Saturno do Período Terrestre, teve a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente. Recebeu o primeiro impulso para a construção do Sistema Nervoso, onde começaram a se objetivar o Sistema Nervoso Voluntário e o Simpático. O Sistema Nervoso Simpático já havia sido obtido no Período Lunar, mas o Sistema Nervoso Voluntário foi exatamente no atual Período Terrestre. E por intermédio do Sistema Nervoso Voluntário, o Corpo Denso, que era um mero autônomo agindo somente em função de estímulos exteriores, como uma marionete, se transformou num instrumento extraordinariamente adaptável podendo ser guiado e governado pelo Ego, de dentro. Assumimos o controle.
O trabalho principal de tal reconstrução foi executado pelos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre, assim como as mais ativas do Período de Saturno foram os Senhores da Chama; no Período Solar os Senhores da Sabedoria e no Período Lunar os Senhores da Individualidade. O Período Terrestre é, sem sombra de dúvida, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau máximo o mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado, mais distante e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma. Se os Senhores da Forma é a Hierarquia predominante do Período, sugere-se que ela tenha despertado algo, dado alguma parte do nosso Corpo Denso ou nos proporcionado algum germe, sim ou não?
A grande pergunta é o que foi, e qual foi o germe que Senhores da Forma nos proporcionou? Além é claro de a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente.
Os Senhores da Forma não nos “deram” nada; nem germe e nem partes do nosso Corpo Denso. Eles nos dão (e a todas as Ondas de Vida que precisam) os ensinamentos para construirmos formas, sejam químicas, etéricas, de desejo e/ou de pensamento, e por isso são os responsáveis por todas as atividades no Período Terrestre.
Mas então se os Senhores da Forma não nos deram nenhum germe, nem parte alguma do nosso Corpo Denso? Isso quer dizer que no Período Terrestre não recebemos nenhum tipo de germe, o que além dos Senhores da Forma outra ou outras Hierarquias, também nos ajudaram com o despertar de algum germe, se sim qual foi esse germe e qual foi a Hierarquia?
Os Senhores da Mente, especialistas em matéria mental, nos deram o germe do veículo Mente aqui na 4ª Revolução do Período Terrestre.
Com esse acréscimo completamos a reconstrução final do Corpo Denso, ou ainda teremos a frente mais aperfeiçoamento, do e no, Corpo Denso?
Após recebermos o germe da Mente completamos a reconstrução final do Corpo Denso, capacitando-o a alcançar o mais alto grau de eficiência possível a tal veículo.
E quando fazemos uma Recapitulação podemos enxergar como fomos sendo preparados. Para tornamo-nos autoconscientes, sabemos que no Período de Saturno éramos inconscientes estando no nível de consciência correspondendo ao transe profundo No Período Solar éramos inconscientes correspondendo ao sono sem sonhos. No Período Lunar possuíamos a consciência pictórica correspondendo ao sono com sonhos. Somente no Período Terrestre obtivemos a consciência de vigília. Até aqui, aprendemos sobre as ajudas que recebemos e quando as recebemos. Porém precisamos ter um pouco mais de clareza em saberemos que parte do Período Terrestre essa consciência foi adquirida, logo que entramos no Período Terrestre ou no meio.
Quando chegamos exatamente aqui no Globo D do Período Terrestre, deu início as chamadas Épocas. Aqui é o ponto mais baixo da Involução e o início da Evolução. E foi exatamente aqui em uma das Épocas que os Senhores da Mente nos deram o germe do veículo Mente, na 4ª Revolução do Período Terrestre.
As Épocas se fizeram necessárias por um motivo, e qual foi esse motivo? Para uma recapitulação dos Períodos anteriores.
Qual o grande objetivo das Épocas? Devido a lei de espirais dentro de espirais, um novo passo nunca é dado antes que seja recapitulado todos os passos anteriores.
Em qual Época recebemos o Germe da Mente? O Germe da Mente começou a ser dado aos mais avançados da Humanidade no final da Época Lemúrica, mas o desenvolvimento e a manifestação de forma mais ampla da Mente ocorreram na Época Atlante. Antes disso, o ser humano era mais instintivo, funcionando sem razão desenvolvida, sem intelecto completo e sem consciência individual como conhecemos hoje. O cérebro estaria em formação há muito tempo, mas ainda não plenamente conectado à Mente racional.
• Na Época Polar → o ser humano tinha apenas algo equivalente ao Corpo Denso.
• Na Época Hiperbórea → desenvolveu o Corpo Vital.
• Na Época Lemúrica → desenvolveu o Corpo de Desejos (emoções e impulsos).
• Na Época Atlante → recebeu a Mente. Os “Senhores da Mente” teriam dado ao ser humano o “germe da Mente”, permitindo o surgimento da Individualidade e da autoconsciência. O grande marco foi que a partir daí:
– o ser humano passou a desenvolver razão;
– começou a pensar de forma individual;
– adquiriu consciência do “eu”;
– passou a escolher entre o certo e o errado;
– e iniciou o desenvolvimento intelectual.
“A Mente é o foco em que o Tríplice Espírito […] reflete-se no Tríplice Corpo.”. “O intelecto do ser humano teve sua origem durante o quarto Dia da Criação, o Período Terrestre em que vivemos agora, porque antes dele a vida do ser humano atual não tinha nem cérebro e nem Mente”.
Quem veio primeiro o cérebro ou a Mente? O cérebro físico surgiu antes da Mente racional completa. O cérebro seria preparado ao longo da evolução para depois receber o germe da Mente. Tudo, antes, existe uma preparação, uma construção.
No atual Período Terrestre o veículo mais Denso é o Corpo Denso. No Período de Jupiter será o Corpo Vital. No Período de Vênus será o Corpo de Desejos, e no Período de Vulcano será um Corpo Mental. E agora vamos dar uma olhada nas formas que hoje temos de alimentar e cultivar o atual e futuros Veículos.
•Mente Concreta → ligada aos desejos, emoções, sentimentos, interesse pessoal e pensamento voltado ao mundo material. A Mente Concreta está contaminada pelos desejos.
•Mente Abstrata → ligada às ideias puras, princípios universais, pensamento elevado, impessoal e espiritual. A Mente Abstrata trabalha acima da contaminação emocional que está a Mente Concreta.
•As atividades e disciplinas que ajudam no desenvolvimento da Mente Abstrata são: estudo da matemática, música elevada em harmonia, melodia e ritmo, meditação em assuntos elevados, Astrologia Rosacruz, estudo do Esquema de Evolução, pensamento ordenado e consecutivo, esforço mental contínuo, reflexão filosófica e espiritual.
O Pensamento Abstrato […] não está contaminado pelas emoções. A maioria da Humanidade é incapaz de se abstrair porque não formou a Mente Abstrata.
A imaginação surgiu como parte necessária do processo evolutivo do ser humano. Ela não apareceu por acaso, mas porque o ser humano precisava deixar de ser apenas um ser guiado automaticamente, para se tornar um criador consciente. No início da evolução, nos Períodos e Épocas já apresentados, o ser humano ainda não possuía pensamento consciente do Mundo Físico. Éramos autômatos, guiados em tudo. Sem a Mente, vocês acreditam que nós tínhamos a capacidade para criar algo, ‘sim ou não? Se sim, o que criávamos?
Nessa fase antiga, o ser humano criava inconscientemente apenas seus Corpos, mas ainda não conseguia pensar, experimentar ideias ou criar conscientemente no Mundo Físico.
Então surgiu uma necessidade evolutiva, acabou a involução e já tínhamos tudo o que precisávamos, agora era hora de começar a subir; desenvolver consciência, experimentar pensamentos, aprender a criar, desenvolver a Individualidade e crescer espiritualmente.
E para tudo isso acontecer, ocorreram mudanças profundas durante a Época Lemúrica e depois na Época Atlante. A principal delas foi a construção do cérebro e da laringe.
“A necessidade de se ter um instrumento, formou o cérebro.” O cérebro seria o instrumento da Mente para pensar no Mundo Físico, enquanto a laringe permitiria expressar os pensamentos. E para que isso fosse possível, parte de uma força precisou ser desviada. Qual foi essa força?
A força sexual criadora, da reprodução, direcionada para cima, onde formou o cérebro e a laringe. Foi nesse contexto que apareceram as duas grandes forças criadoras humanas.
– A imaginação passou a ser uma faculdade criadora do Ego, responsável por formar imagens mentais e permitir ao ser humano criar conscientemente. O ser humano deveria desenvolver a criatividade, invenção e a capacidade de transformação.
O gênio é a expressão de uma Mente divina e, em conexão com a imaginação, faz do ser humano um criador dentro de si mesmo.
Ou seja; a imaginação surgiu para tornar o ser humano um criador consciente, ela nasceu junto ao desenvolvimento da Mente, do cérebro e da Individualidade, foi necessária para o crescimento anímico e espiritual e, permitiu que o ser humano deixasse de agir apenas por instinto e começasse a criar novas possibilidades.
•Sem imaginação não existiria civilização humana
•Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens
•E tudo aquilo que a Humanidade construiu primeiro foi imaginado mentalmente, antes de se tornar realidade concreta.
Resumidamente:
A Mente é o instrumento de pensamento do Ego, funcionando como elo entre o espírito e os Corpos do ser humano. Ela permite raciocinar, formar ideias, adquirir consciência e direcionar a Vontade e a Imaginação para a criação e evolução do ser humano.
Imaginação é o poder do sexo feminino, e é ligada às forças lunares. É a força criadora da Mente, responsável por formar imagens, ideias e possibilidades que podem se manifestar na realidade. Ela foi desenvolvida para transformar o ser humano em um criador consciente, auxiliando sua evolução material, mental e espiritual.
Para saber mais, assista ao vídeo da 265ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Alquimia e Crescimento da Alma – Termo Rosacruz: Alma, em nosso canal do YouTube aqui:
265ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-10mai26-C.XVI-Desenvolvimento Futuro: Mente-Imaginação
________________________________________________________________________________________
Estudemos um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Vamos começar de baixo para cima, para melhor compreender o Termo Rosacruz: “Ego”.
Somos um ser composto que, quando estamos aqui renascidos somos um microcosmo composto dos seguintes instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Esses instrumentos se interpenetram, assim como no macrocosmo os Mundos se interpenetram.
•Assim, nós também somos um pequeno mundo, um microcosmo
•Nosso “Mundo Físico” é composto do Corpo Denso e Corpo Vital
•Nosso “Mundo do Desejo” é composto do Corpo de Desejos
•Nossa “Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento” é composto da Mente
•Cada um de nós somos um Mundo diferente e devemos ser respeitados como tal
Trabalharmos sobre os nossos Corpos através da nossa Mente para retirarmos dos nossos Corpos as lições que aprendemos.
Para isso nos alimentamos da Alma Consciente por meio da quintessência de todo trabalho executado por nosso Espírito Divino no Corpo Denso.
Nos alimentamos da Alma Intelectual por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito de Vida no Corpo Vital.
E nos alimentamos da Alma Emocional por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito Humano no Corpo de Desejos.
•do Corpo Denso: todas as nossas ações corretas, honestas e sinceras
•do Corpo Vital: toda a memória das ações retas praticadas e todos os bons hábitos formados
•do Corpo de Desejos: todos os desejos, sentimentos e emoções de fé, altruísmo, filantropia, serviço, amor
Damos o nome de Personalidade ao conjunto: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos
Damos o nome de Ego ao conjunto: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino
•E é através da Mente que podemos atuar nos nossos Corpos
•Ela é que transmite a nossa vontade para colocar em ação os nossos Corpos
•E é por ela que pedimos na Oração do Pai Nosso: livrai-nos do mal
Percebam nas figuras, que o Ego humano separado é segregado definitivamente dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato.
E vejam que unicamente nós possuímos a cadeia completa de veículos que nos correlaciona com todas as divisões dos três Mundos, ou seja, nos fornece a capacidade de funcionar em todas as Regiões desses três Mundos que compõe atualmente, o nosso campo de aprendizagem no “Ciclo de Nascimentos e Mortes”.
A figura acima deixa claro também que é o Ego que, por exemplo, move o Corpo Denso à vontade e não o Corpo Denso que governa os movimentos do Ego. Quanto mais estreitamente o Ego pode se pôr em contato com o seu veículo, mais pode dominá-lo e se expressar por seu intermédio, e vice-versa. Essa é a chave do nosso nível de Consciência de Vigília atualmente!
Para saber mais, assista ao vídeo da 266ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 1 em nosso canal do YouTube aqui:
266ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-17mai26-C.17-Método para o Conhecimento Direto_Ego-P.1
Continuemos o estudo de um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Ao contrário da ideia geralmente aceita, nós, Egos, somos bissexuais. Se fôssemos assexuais, o Corpo Denso seria necessariamente assexual também, por ser o símbolo externo de nós, um Espírito interno.
Isto explica o predomínio da Imaginação quando renascemos aqui como mulher e o poder especial que a Lua exerce sobre o organismo feminino.
E, também, explica o predomínio da Vontade quando renascemos aqui como homem e o poder especial que o Sol exerce sobre o organismo masculino.
Assim, aprendemos que fomos criados bissexuais, como um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui como Ego, e que, até a Época Hiperbórea deste Período Terrestre, quando renascíamos aqui na Região Química do Mundo Físico, cada um de nós era capaz de propagar a nossa espécie humana sem a cooperação de outro, como hoje é o caso de algumas plantas.
Cada um de nós é um Espírito Virginal, criado “à imagem e semelhança de Deus”, como estudamos na Bíblia. Quando, em um Esquema de Evolução, nos manifestamos, somos um Ego. Assim, um Ego é um Espírito Virginal Manifestado durante um Esquema de Evolução.
Antes do início de sua peregrinação através da matéria, nós, o Espírito Virginal, nos encontramos no Mundo dos Espíritos Virginais, o mais próximo ao mais elevado dos sete Mundos. Possuíamos a Consciência Divina, mas não consciência de nós mesmos. A Consciência Divina, o Poder Anímico e a Mente Criadora são faculdades que se adquirem pela evolução.
Vamos ver a Composição do Ego em cada Período na parte da Involução desse Esquema de Evolução:
– Na 7ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos somente do Espírito Divino
– A partir da 6ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino e do Espírito de Vida
– A partir da 5ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano
– Daqui para frente, nossa manifestação se completou como um Tríplice Espírito
Durante a Involução, as Hierarquias Criadoras nos ajudaram a despertar a atividade do Tríplice Espírito, que é o que somos; um Ego, para construirmos o nosso Tríplice Corpo e adquirirmos a ligação por meio da nossa Mente, que também nos foi dada.
Empregando a linguagem bíblica, no “sétimo dia Deus descansa”. O que isso significa?
Que agora, durante a parte “Evolução” desse Esquema de Evolução, devemos trabalhar por nossa “própria salvação”. Nós, o Tríplice Espírito, devemos completar a Obra do Plano iniciado por Deus.
Os nossos três aspectos Divinos, ou seja, nossos três veículos divinos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, estão em atividade durante toda a parte “Evolução”, mas a atividade principal de cada aspecto é desenvolvida em cada Período particular.
A Obra que ali executará será seu trabalho especial. Vamos ver com detalhes o nosso trabalho, o trabalho do Ego nos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano:
– Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Humano no Período de Júpiter.
Por quê? Porque o Espírito Humano, despertado durante a Involução no Período Lunar, é o Período correspondente ao Lunar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Júpiter trabalharemos conscientemente.
Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito de Vida no Período de Vênus.
Por quê? Porque o Espírito de Vida, despertado durante a Involução no Período Solar, é o Período correspondente ao Solar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja; os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vênus trabalharemos conscientemente.
E trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Divino no Período de Vulcano.
Por quê? Porque o Espírito Divino, despertado durante a Involução no Período de Saturno, é o Período correspondente ao de Saturno no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vulcano trabalharemos conscientemente.
Deus se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Como fomos feitos a sua imagem, também nos manifestamos em três aspectos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.
Deus se manifesta quando está criando, como agora, um Sistema Solar (e torna-se três aspectos).
Nós nos manifestamos quando estamos aprendendo no que Ele está criando, como agora nesse Esquema de Evolução (nos tornamos em três aspectos). Assim: “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe contradição alguma em atribuir multiplicidade a Deus. Não pecamos contra a “unidade” da luz por distinguirmos as três cores primárias em que se divide.
Reparem que Deus, o Arquiteto do nosso Sistema Solar, Fonte e Meta da nossa existência, se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Não são três Seres, senão três Atributos de um só Ser. Quando este Ser, em Sua permanente atividade, põe em Manifestação mais densa, com o propósito de criar e crescer, eles se manifestam em: Vontade, Sabedoria e Atividade.
À semelhança de Deus, nosso Criador, nós fomos criados a Sua imagem e semelhança temos três atributos, ou emanações de Deus, que são: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, respectivamente; três aspectos de Uma mesma divindade interna, nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui). Assim, nos manifestamos de forma tríplice, isto é, Consciência (Pai), Vida (Filho) e Forma (Espírito Santo). Não são três “pessoas”, senão três manifestações de uma só “pessoa”. Se faltasse uma destas três manifestações não poderíamos evoluir, mostrando assim que depende de uma cadeia completa de veículos correspondentes aos atributos superiores.
Resumindo então:
Deus se manifesta de forma tríplice:
Juntos formam a Santíssima Trindade
Nós Espíritos Virginais também nos manifestamos de forma Tríplice:
Vamos resumir o nosso trabalho, como Espírito Virginal que somos, desde a nossa manifestação como Ego, o despertar de cada um dos nossos veículos divinos, a aquisição e desenvolvimento de cada Corpo, a produção do alimento que desenvolve cada um dos nossos veículos divinos que são as respectivas Almas e o objetivo final de tudo isso.
Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Tríplice Corpo, ao qual está ligado pelo elo da Mente. Este trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.
A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.
Ou em outras palavras: o Tríplice Espírito através da Mente, governa um Tríplice Corpo, que é emanado de si mesmo para obter experiências. Este Tríplice Corpo, o Espírito transmuta para uma Tríplice Alma, sobre a qual nós nos nutrimos da impotência para a Onipotência.
“Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará obras ainda maiores, porque eu vou para o Pai.” (Jo 14:12). Entre os poderes que Cristo Jesus possui, como temos conhecimento através de Sua obra, estavam a clarividência, profecia, ensino, cura, expulsão de demônios e o controle dos elementos.
Por fim, lembremo-nos que durante a fase de Involução, nesse Esquema de Evolução, progredimos através da formação e aperfeiçoamento dos nossos Corpos, mas a partir da fase de Evolução dependemos do crescimento da Alma, isto é, da transformação dos nossos Corpos em Alma. A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força dos nossos Corpos.
Esse é o caminho que todos nós seguimos da Impotência para a Onipotência.
Para saber mais, assista ao vídeo da 267ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 2 em nosso canal do YouTube aqui:
267ª Reunião Dominical FRC em Campinas SP 24mai26 C 17 Conhecimento Direto Ego P 2
Estudemos um Termo Rosacruz que aparece no texto sob estudo e que deve ser muito bem compreendido por nós, a fim de distinguirmos bem a que “Deus” realmente estamos adorando e buscando seguir.
Como definimos o Deus de Raça? É uma das funções de Jeová, o mais elevado iniciado do Período Lunar.
Jeová pertence a Onda de Vida dos Anjos. Alcançou o mérito de ser o atributo Espírito Santo de Deus.
Ele é o criador e Regente das Religiões de Raça. E nos guiou, no passado, por meio de Religiões Separatistas. Jeová dividiu a Humanidade em diferentes povos, colocando cada um sob a direção de um grande Arcanjo, com a função de Espírito de Raça (um Arcanjo). Nós ainda não tínhamos desenvolvido Consciência Espiritual suficiente para agir de acordo com a vontade do Pai, e não conseguíamos controlar nossos desejos. Por isso surgiu a primeira ajuda para a Humanidade se voltar para Deus, cultivando a espiritualidade: as Religiões de Raça!
O que são Religiões Separatistas? São aquelas focadas em regras e divisões baseadas em raças, nações ou dogmas exclusivos – também chamadas de Religiões de Raça.
O que são Religiões de Raça? Religiões criadas por Jeová e praticada pela Humanidade. É baseada nas Leis Jeovísticas, por exemplo: “Olho por olho, dente por dente”. Os Dez Mandamentos resumem essas Leis.
Como as Religiões nos educavam? De “fora para dentro”. Por meio das Leis, do temor a Deus e da punição, nos ensinando a controlar nossos desejos. As Leis nos ajudavam a perceber quando pecávamos, ou seja, quando fazíamos algo errado — algo contra as Leis de Deus. Esse processo nos ajudou a desenvolver o controle sobre os nossos desejos e na evolução da nossa Consciência.
Já nos libertamos dos Espíritos de Raça? Não – até agora, a maioria de nós está sob a influência do dominante Espírito de Raça e das reminiscências que muitos criaram a partir deles: Espírito de Tribo e Espírito de Família.
E quando nos libertaremos? A Bíblia diz que a Lei nos foi dada até que o amor de Cristo viva em nós e direcione nossas ações, ou seja, até que o Cristo Interno nasça e se desenvolva em nós, tornando assim a Lei externa desnecessária, pois a Lei estará dentro de nós!
As Religiões de Raça foram etapas necessárias de preparação para a vinda de Cristo. Todas elas apontavam para a vinda de um grande Ser que traria uma nova forma de Evolução. Cristo veio com a missão de superar a separação entre os povos e promover a Fraternidade Universal.
268ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-31mai26-C.17-Conhecimento Direto_Deus de Raça
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há sim um grande perigo de praticarmos a Clarividência involuntária ou negativa, seja para conhecer os Mundos invisíveis (Mundos espirituais), seja para trabalhar diretamente neles.
Afinal, quando estudamos o assunto sobre desenvolvimento da visão espiritual não há nada de simbólico, nem se refere a algo vago – como um estado de êxtase ou coisa semelhante.
O que há, de fato, é o desenvolvimento de uma faculdade real, tal como temos a visão física, pois a visão espiritual é tão necessária à percepção dos Mundos espirituais e à verdadeira compreensão das condições suprafísicas, como o é a visão física indispensável a uma mais ampla compreensão das condições materiais (ou seja, aqui na Região Química do Mundo Físico).
Agora, somos alertados nos Ensinamentos Rosacruzes, para que não confundamos a visão espiritual (ensinada aqui) com a Clarividência desenvolvida de uma maneira involuntária ou negativa, pois nessa há a dependência de um estado negativo da nossa Mente (ou seja, a nossa disposição em nos deixar levar, seja pela possessão do nosso Corpo Denso, seja por seguir as “orientações” de um irmão ou uma irmã desencarnada).
Nesse caso tais irmãos e irmãs “clarividentes” podem ser comparados às pessoas presas “em seus cavalos sem selas e com as rédeas soltas, ou seja, são levadas de um lado para outro, à vontade dos cavalos”. Nesse caso é um grande perigo!
Esse grande perigo também ocorre em certas fases de Clarividência negativa que são desenvolvidas com o uso de drogas, instrumentos materiais, assim como por meios de exercícios respiratórios
E por quê? Porque em todos esses casos de Clarividência negativa ou involuntária, não está sob controle do Ego (o dono do Corpo Denso e todos os veículos que ele usa aqui, renascido)!
Aprendemos que um Clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, nunca está preso!
Ele pode ver ou deixar de ver à sua vontade, com segurança, diretamente (sem intermediários). Ele é dono das suas faculdades espirituais. Ele não é escravo de nada nem de ninguém.
Na Fraternidade Rosacruz aprendemos a usar apropriadamente os poderes espirituais que possuímos.
É por isso que aqui podemos realizar atividades espirituais ainda maiores.
Para isso contamos com o auxílio diretos dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.
Usando o método deles tornamos a nossa visão espiritual latente em dinâmica.
Só assim, como uma grande compreensão espiritual, é o que tornamos valiosa a aplicação da Clarividência voluntária como um fator da nossa evolução, e muito segura!
O método começa trilhando um Caminho de Preparação, que nada mais é do que Treinamento Esotérico preparatório.
Essa parte antecede o Caminho da Iniciação Rosacruz, onde aplicamos o que aprendemos antes e continuamos a aprender para seguir adiante em outros patamares.
Para isso precisamos aplicar muito da nossa força de vontade, persistência, perseverança, devoção, observação, nosso discernimento e muito, mas muito, na prática do que aprendemos aqui, por meio do “serviço amoroso e desinteressado”.
Seguindo esses passos o Estudante Rosacruz, capacitado e treinado, trabalha nos Mundos espirituais e traz todo o conhecimento adquirido para aplicar aqui no seu cotidiano, aumentando sua eficiência no “servir”, na colaboração com o Plano de Salvação do Cristo e, assim se tornando um Auxiliar Invisível Consciente.
Façamos do modo correto, sem queimar etapas, sem querer pular níveis (claro, aqui não se consegue!), “tudo tem o seu tempo e a sua hora”.
Façamos tudo conscientemente!
Pois há uma máxima oculta Rosacruz que diz: “não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”
A Fraternidade Rosacruz nos ensina tudo sobre a continuação da nossa vida, quando mais uma vez morremos aqui, na Região Química do Mundo Físico!
Depois que morremos (e isso só ocorre após o rompimento do Cordão Prateado) passamos para o Purgatório (situado nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo), depois Primeiro Céu (nas 3 Regiões superiores), depois Segundo Céu (nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Pensamento – Região Concreta) e, finalmente, no Terceiro Céu (nas 3 Regiões superiores do Mundo do Pensamento – Região Abstrata).
No Purgatório permanecemos cerca de 1/3 da vida que vivemos aqui em nossa vida recém-finda (depende, claro, da quantidade de mal que fizemos aqui “por querer ou sem querer”). Lá iremos ver e viver tudo o que fizemos de mal para os outros aqui na Terra, com uma intensidade de sofrimento e de dores triplicada em relação ao que provocamos aqui. Por quê? Porque isso confere a qualidade da retidão que atuará para o bem e a repulsão para o mal em nossas vidas futuras. Assim, cria a consciência para nas próximas vidas termos a chance de não repetir o erro e sublimar, criando a virtude que se opõe ao vício.
O Primeiro Céu é onde a quintessência do que produzimos como consciência no Purgatório se incorpora no Átomo-semente do Corpo de Desejos. Aqui o bem que fizemos na vida recém-finda, é à base dos sentimentos que revivemos.
O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto.
A vida no Segundo Céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O Ego assimila os frutos de sua última vida terrena e prepara o ambiente para uma nova existência física.
É o nosso verdadeiro e lindo lar. Temos lá uma intensa e importante atividade, nos preparando para o nosso próximo Renascimento aqui no Mundo Físico. Preparamos as condições terrestres mais apropriadas para o nosso próximo passo de progresso, o retorno à Terra. Trabalhamos aqui junto aos Espíritos da Natureza para alterar a aparência, a fauna e, também, a flora da Terra, de maneira a proporcionar um ambiente ao redor, requerido para o próximo passo em direção à perfeição, e até para ajudar na construção de novos Corpos.
O Terceiro Céu está localizado na mais elevada Região do Mundo do Pensamento, ou seja, a Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aqui por meio da harmonia inefável desse Mundo superior, se fortalece para sua próxima imersão na matéria.
Depois de estar lá por algum tempo, temos o desejo de novas experiências, com a contemplação de um novo nascimento, feito com a ajuda dos Anjos do Destino. Estes evocam uma série de quadros ante a nossa visão, ou seja, um Panorama da próxima vida que nos espera. Este Panorama, claro, contém somente os acontecimentos principais, temos a plena liberdade quanto aos detalhes.
_________________________________________________________________________________________
A origem da Ordem Rosacruz, conforme Max Heindel, se inicia no passado distante, no início do Período Terrestre, mas seu arquétipo já se manifesta 3 Períodos antes do nosso Período Terrestre.
A Ordem Rosacruz é uma antiga Fraternidade Mística fundada em 1313 por um elevado ser espiritual com o nome simbólico de “Christian Rosenkreuz”; Cristão Rosacruz.
Sua missão é preparar uma nova fase da Religião Cristã Esotérica para ser utilizada na próxima Era, a Era de Aquário, que se aproxima, pois, à medida que o Mundo e o ser humano evoluem, a Religião também deve evoluir.
Existem 7 Escolas de Mistérios (ou Iniciações) Menores, no qual a Ordem Rosacruz faz parte, e 5 de Mistérios (ou Iniciações) Maiores. Todas fazem parte de um líder central que é chamado “O Libertador”.
A Ordem Rosacruz é destinada para os ocidentais, enquanto as outras 6 escolas são destinadas para os povos do oriente e do sul do oriente. As 5 Escolas de Mistérios Maiores são constituídas pelos graduados nas Escolas Menores.
O Templo da Ordem Rosacruz fica na Região Etérica do Mundo Físico. O Estudante Rosacruz tem acesso a ele a partir do nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, que se alcança a partir da Primeira Iniciação Menor.
A Fraternidade Rosacruz, que promulga os Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico, foi fundada em 1911 por Max Heindel.
Ele foi incumbido, por um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, de tornar público parte dos Ensinamentos Rosacruzes, que antes eram conhecidos e divulgados apenas num círculo fechado e de forma simbólica.
Os Ensinamentos Rosacruzes são inteiramente Cristãos, buscando tornar a Religião Cristã Esotérica um elemento vivo na sociedade, e conduzir a Cristo aqueles que não conseguem encontrá-Lo somente pela fé dogmática, mas que, como ensina S. Paulo, constrói e pratica a fé racional, a fé alimentada por obras, atos e ações bons de serviço ao próximo.
A Fraternidade Rosacruz é ‘Uma Associação Internacional de Cristãos Místicos’.
Existe uma diferença enorme em uma associação, que é totalmente voluntária, e uma organização que prende seus sócios por juramentos, promessas e coisas do tipo.
Os Estudantes Rosacruzes que alcançaram o nível de Probacionistas sabem que a promessa que fazem é uma promessa a eles mesmos e não à Ordem Rosacruz.
Na Fraternidade Rosacruz, o Estudante Rosacruz não tem mestre, guru, instrutor ou quaisquer outras pessoas que diria ser responsável pelo desenvolvimento espiritual dele.
E qual é a relação dos Irmãos Maiores com os Estudantes Rosacruzes? Eles são nossos amigos e professores e nunca exigem – sob nenhuma condição – obediência a qualquer regra que seja. A partir do nível de Probacionistas, no máximo eles nos advertem, nos deixando livres para seguir ou não tal sugestão lançada no nosso campo egóico.
Cura Definitiva das Nossas Doenças e Enfermidades: Atacando a Causa e não os Efeitos
Todos nós um dia ficamos doentes ou enfermos.
Muitas vezes temos que enfrentar duras provas, dores fortes, muitas limitações, incertezas, enfim, fases difíceis, mas temos que enfrentar.
Ter um desejo sincero de passar essa fase sabendo os porquês, das transgressões nas Leis de Deus que fizemos, e buscar ajuda, muito nos ajuda!
Pedir ajuda para que alcancemos a Cura definitiva – atacando a causa e não os efeitos – (a Fraternidade Rosacruz conta com um Departamento de Cura) é, efetivamente, contatar com o que há de mais elevado em nós, é se sintonizar com a Luz Divina e a vibração de harmonia que rege a vida interior de cada um de nós.
O nosso Corpo Denso é o Templo de Deus, mas sabemos que é bem limitado (devido as nossas imperfeições). Precisa ser bem cuidado tanto no físico quanto no espiritual.
Nesses momentos devemos recordar que as provas, as doenças e as dúvidas que nos atormentam, têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser.
E, também, mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do “Eu Superior”, e viver na Luz com autenticidade, verdade e abnegação (a famosa auto-renúncia).
Ao estudarmos e entendermos a Lei de Causa e Efeito, já damos um passo largo para sabermos passar essas provas.
As nossas provas, as nossas doenças (que nós mesmos ativamos!) sempre nos ajudam a compreender melhor a razão profunda delas e aceitá-las, porque sabemos que elas são o resultado, doloroso muitas vezes, de erros e hábitos negativos que cometemos no passado.
A chave de toda evolução é a experiência, e todos nós somos livres para escolher a maneira como as assimilamos, como as tornamos partes integrantes da nossa consciência.
É possível originar grandes e boas transformações em nossas vidas e no nosso meio.
Precisamos viver na Luz e “Deus é Luz”, tenhamo-lO como nosso aliado, façamos sempre muitas orações, falemos sempre com Ele, sejamos humildes.
Tenhamos a compreensão dos fatos que nos levaram a adoecer, a passar por duras provas, pois tivemos sim a ausência da Luz, da harmonia, da simplicidade, da falta de servir, e, claro, porque transgredimos as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.
Lembremos também que fomos corajosos (lá no Terceiro Céu) ao escolher nossas provas, nossas doenças, nossas dificuldades, nosso Espírito teve coragem e fé suficientes para aceitar enfrentar os problemas que agora parecem terríveis.
Temos em nosso interior o Poder de Deus que está focado e canalizado para nós, somente aguardando que o reconheçamos e o utilizemos. Tudo o que desejamos ardentemente atingir é possível e requer apenas esforço e persistência da nossa parte.
Tudo tem uma causa e um efeito, nada é gratuito no Universo.
O aperfeiçoamento, a saúde, a regeneração, a paz, requerem esforço e persistência.
Mantenhamos firmes de que estamos sob a proteção divina.
Sigamos sem receio as linhas que nós mesmos traçamos, certos de que todas as nossas dificuldades passam, são momentâneas, tudo no tempo de Deus, então façamos bem a nossa parte.
Mantenhamos firmes e confiantes no auxílio espiritual que invocamos, e que nos é concedido sempre que fizermos um esforço para vivermos com simplicidade, na verdade, com muita tolerância e sem egoísmo, mas também com muita fé.
Quando estudamos o tempo anterior à primeira vinda de Cristo até aqui, entre nós, verificamos que o altruísmo em qualquer sentido da palavra era desconhecido. Havia sim um materialismo muito grande e uma cristalização enorme em muitos que viviam Religiões que foram moldadas para privilegiar uns e excluir outros.
As pessoas só pensavam em si mesmas, eram gananciosas, indiferentes e egoístas.
E o que é realmente ser altruísta, como o Cristianismo Esotérico nos ensina?
Primeiramente é priorizar o bem-estar dos outros, está associado à generosidade e à solidariedade. É agir com empatia, é “ver” o outro, ou seja, é ajudar nossos irmãos e nossas irmãs, sem distinção, servindo a Divina Essência oculta em cada um de nós, que nada mais é do que a base da Fraternidade.
É sempre fazer ao irmão ou a irmã exatamente o que gostaríamos que fizesse com a gente, independentemente de como eles realmente fazem!
É a disposição ou comportamento de agir em benefício de outras pessoas, de uma forma totalmente amorosa e desinteressada, ou seja, sem esperar recompensas, retribuições ou qualquer benefício pessoal e muito menos material.
É compartilhar recursos com pessoas do seu convívio, quer sejam eles em termos financeiros, materiais, de habilidades ou até mesmo um pouco do seu tempo, sempre priorizando o bem-estar dos outros, jamais colocando seus interesses em primeiro lugar.
Há tantas maneiras de ser altruísta; podem ser em pequenos gestos cotidianos, trabalhos voluntários, doações filantrópicas, até cumprimentar colegas de trabalho com um sorriso, cumprimentar vizinhos, pessoas na rua, na caminhada, ouvir as pessoas.
Ser altruísta é sentir amor Crístico pelo próximo, é amar a todos como irmãos e irmãs, mesmo tendo recursos financeiros, jamais se sentir melhor que as outras pessoas, praticando, aqui, o que Cristo nos ensinou: “Aquele que quiser ser o maior dentre vós, seja este o servo de todos”.
Com a presença do Cristo, hoje nosso único Ideal, aqui na Terra, os raios benéficos foram atraídos, e lentamente, mas com segurança, as boas vibrações começaram a se manifestar, o amor e a generosidade começaram se fazer mais presentes, mesmo que muitos de nós teimam em não perceber (“tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não escutam”). À medida que crescemos espiritualmente, que fazemos o bem pelo simples prazer de fazer o bem, de ajudar, de servir, damos mais um passo no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, absorvemos uma quantidade cada vez maior da Luz de Cristo, e, em troca, consequentemente aumentamos nossa Luz, nossa Aura.
Não deixemos passar nenhuma oportunidade de ser altruísta, estejamos sempre atentos! Todos temos algo de bom dentro de nós, então podemos e devemos ser altruístas.
******************************************************************************************
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?
É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e
https://www.instagram.com/frc_max_heindel
1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?
Resposta: Ou já renasceu inúmeras vezes no Oriente e, depois de aprender todas as lições inerentes à Corpos e veículos feitos para viver naquelas vibrações, alcançou o processo de renascer no Ocidente, construindo Corpos e veículos feitos para viver nessas vibrações mais elétricas e próximas à Era de Aquário. Ou quando todo o Campo de Evolução, a Terra, estava naquele momento da evolução que hoje encontramos somente na parte Oriental (Época Lemúrica e Atlante) aprendeu todas as lições dessas 2 Épocas. Nesse último caso não precisou renascer atualmente no Oriente e segue par e passo na Época Ária.
A atração de muitos irmãos e irmãs para com movimentos e Religiões orientais são explicados pela Fraternidade Rosacruz, por vários motivos. Os principais são: reminiscências das vidas passadas que tentam a pessoa e, caindo na tentação, renunciam a aprendizagem das lições que ela mesma escolheu no Terceiro Céu, e buscam reviver o que já aprendeu (é mais cômodo, confortável e dá uma ilusão de “progresso espiritual”). A segunda é a mesma que levam irmãos e irmãs no Ocidente buscarem o desenvolvimento negativo espiritual, a mediunidade, os búzios, o tarô, o reiki, a bola de cristal, a borra de café, as entranhas de animais, os rituais de sacrifícios (animal ou humano), os vudus, as bruxarias, a magia negra. Todos esses meios nós já passamos em nossos momentos evolutivos passados na Época Atlante. Sabemos fazer, e sabemos o quanto mal isso provoca (pois já fizemos o mal e já sentimos o mal), mas é muito mais fácil fazer do que buscar o conhecimento direto Cristão e caminhar somente no bem. Assim, muitos caem no caminho “mais fácil” e iludidos, utilizando a astúcia até para dizer que “fazem o bem”, gastam sua vida aplicando o que já aprendeu e o que, agora, é prejudicial para quem pratica e para quem participa.
2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?
Resposta: Primeiro de tudo, não existem “infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião”! Aprendemos na Astrologia Rosacruz que determinar o estado de uma pessoa somente por uma configuração ou posição de Astro ou de Signo é cometer um erro gigante, ou demonstra que não conhece a Astrologia Rosacruz. A questão de ter vivido em vidas passadas condições de “trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio”, é determinada por várias configurações e posições de Astros e Signos, e somente o levantamento de todo o horóscopo é que conseguimos determinar isso e qualquer outro tipo de comportamento.
Tomemos cuidado quando utilizamos o conceito “cármico” em uma Escola de Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que, por ser Cristã, advoga a doutrina do Perdão dos Pecados, oposta à Escolas Orientais que advoga o karma (sem a opção de exercer essa doutrina nos trazida por Cristo na sua primeira vinda).
3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?
Resposta: A questão aqui é o nível de consciência. O nosso é de Consciência de Vigília que, por deficiência nossa no seu uso, causa o desgaste do nosso Corpo Denso e, consequentemente, a necessidade de revitalizá-lo todas as noites.
Na Fraternidade Rosacruz é nos ensinado a buscar o domínio próprio que nada mais é do que utilizar o Corpo de Desejos de modo a populá-lo somente com material das três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Ao conseguir isso não há mais “desgaste do nosso Corpo Denso”. Por exemplo, um Irmão ou Irmã Leiga dorme, em média, de 1 a 2 horas por noite e se sente tão restabelecido ou restabelecida quanto uma pessoa adulta que dorme 8 horas de um sono tranquilo!
Já os nossos irmãos menores, os animais, possuem um nível de consciência chamada de Consciência de Sono com Sonhos e que não resulta nesse desgaste.
4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?
Resposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez, e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de Humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (como os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.
5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?
Resposta: nossos irmãos e nossas irmãs do Oriente ainda estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Involução. A direção aqui é “para baixo e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico (dê uma pesquisada na internet em vários povos daquela parte e veja a enorme dificuldade que eles têm em lidar com esses materiais sem ter que ter vidas miseráveis, cristalizadas, confusas em termos de espiritualidade, improdutivas e muitas vezes escravizantes).
Já nossos irmãos e nossas irmãs do Ocidente – na qual estamos incluídos, pois escolhemos renascer nessa porção do Campo de Evolução que chamamos de Terra – estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Evolução. A direção aqui é “para cima e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Etérica do Mundo Físico.
Note: é impossível “comparar” os dois tipos de ensinamentos espirituais. Some-se a isso que a Religião que um irmão ou uma irmã da porção ocidental desse Campo de Evolução deve aprender, praticar, desenvolver e se realizar espiritualmente é a mais elevada, a disposição que é a Religião do Filho, a Religião Cristã.
Já nossos irmãos e nossas irmãs da porção oriental desse Campo de Evolução ainda estão aprendendo as lições da Religião do Espírito Santo, as Religiões de Raças Jeovísticas. Quanto a comparação que você tenta fazer é mera especulação, perda de tempo ou reminiscência de nossos renascimentos anteriores que pode levar somente a alguma satisfação momentânea intelectual, mas que não acrescentará nada na busca do nosso desenvolvimento espiritual.
As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.
A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.
A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.
O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.
Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?
Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.
Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.
O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.
Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:
1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);
2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;
3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)
…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.
O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.
As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/
**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

Sabemos que a primeira vinda de Cristo preparou o caminho da nossa emancipação, para nos libertar da influência separatista dos Espíritos de Raça, ou de Família, para unir toda a família humana numa Fraternidade Universal.
Ele ensinou que a “semente de Abraão” (baseado no Antigo Testamento) se referia aos Corpos e afirmou que, antes que Abraão vivesse, “o EU” – o Ego, já existia.
Vamos ver, agora, as profecias do Antigo Testamento sobre Cristo: o Antigo Testamento nos ensina verdades espirituais muito profundas, e Cristo confirmou-o, citando dele 20 personagens e fazendo referência a 19 livros.
No Evangelho Segundo São Mateus (22:29), Cristo adverte os saduceus severamente por não conhecerem o Antigo Testamento (“Estais enganados, desconhecendo as Escrituras e o poder de Deus…”). No Evangelho Segundo São Lucas (4:16-17), Ele vai à sinagoga em Nazaré (“Ele foi a Nazara, onde fora criado, e, segundo seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías”), lê o livro de Isaías (61:1-2: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor.”), que profetiza a vinda do Messias. Terminando de ler, disse algo importantíssimo que (Lc 4:21 – “Então começou a dizer-lhes: ‘Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura’”.) seria oportuno tomarmos conhecimento.
Quando Cristo foi ao deserto para se submeter às três tentações, citou, em cada uma delas, trechos do Livro de Deuteronômio (6:13: “E somente teu Deus que temerás. A ele servirás e pelo seu nome jurarás.”) (6:16: “Não tentareis a vosso Deus.”) e (8:3: “o homem vive de tudo aquilo que procede da boca de Deus”). Abaixo citaremos algumas passagens do Antigo Testamento que profetizaram a vinda do Messias, e a época em que elas foram feitas.
Aqui alguns exemplos de citações proféticas sobre a vinda do Cristo (o Messias) e alguns relatos de eventos que ocorreu na vida d’Ele:
Que as Rosas floresçam em vossa cruz
O nosso Caminho de Evolução está, indissoluvelmente, unido às Hierarquias Zodiacais (ou Hierarquias Criadoras) que regem os Planetas e os Signos do Zodíaco. Nos livros A Mensagem das Estrelas – Max Heindel e Augusta Foss Heindel – Fraternidade Rosacruz e Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz aprendemos que essas Hierarquias Criadoras determinaram diferentes graus de controle da nossa evolução, assim como a evolução do Reino animal e do Reino vegetal, e que guiam a evolução da vida e da forma nos outros Reinos também.
Enquanto o Sol passar através do Signo de Capricórnio, de 22 de Dezembro a 21 de Janeiro, agiremos bem em estudar os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, no que se refere às diferentes fases da manifestação, relacionadas com esses símbolos espirituais.
Cada Estrela, Planeta, a Lua ou o Sol é o corpo de uma entidade que se manifesta por meio de raios de energia que compenetram todo o espaço. O Signo de Capricórnio está relacionado com as Hostes Arcangélicas – Hierarquia Criadora dos Arcanjos – e o Sol, com o Cristo.
Os Arcanjos operam mediante corpos compostos da substância do Mundo do Desejo, porém, seus poderes chegam a muitos Mundos que se acham por cima e por baixo desse nosso Mundo Físico. O Senhor da Terra é o Cristo, o mais elevado Iniciado de todos os Arcanjos. Uma das funções dos Arcanjos é ser Espíritos de Raça sobre a Terra, e têm influência sobre nós, através do Corpo de Desejos humano; outra de suas funções é ser os Espíritos-Grupo dos animais, meio pelo qual atuam como guias da evolução dessa Onda de Vida.
À medida que a Terra gira em torno do Sol se converte em um ponto focal dos raios solares, em combinação com cada Signo do Zodíaco, e essas Hierarquias Criadoras estimulam as atividades espirituais na Terras.
Todo fenômeno da Natureza tem um especial propósito espiritual, que nos ensina que o grande ciclo da Precessão dos Equinócios, que equivale a um período de 25.868 anos, marca a evolução e a queda dos povos, das nações e suas Religiões. Durante o trânsito precessional do Sol através de um Signo, que dura aproximadamente 2.156 anos, realiza-se um trabalho especial com uma nação, povo ou um grupo de nações, como pudemos constatar nas Primeira e Segunda Guerras Mundiais, que são os resultados da separatividade nacional entre as nações, porque durante a Precessão dos Equinócios, através do Signo de Peixes, o resultado será a unidade.
O trânsito anual do Sol, através dos Signos, marca as mudanças das estações e dos processos vitais em todas as formas viventes. No entanto, o impulso espiritual incorporado nesse acontecimento está sempre se dirigindo para despertar o gênio adormecido de um Espírito individualizado.
Durante o período que antecedeu a Era Cristã, o Espírito Santo teve a seu cargo a nossa evolução e os Arcanjos e os Anjos também estiveram sob seu domínio trabalhando, principalmente, sobre o nosso aspecto emocional e de desejos; por isso foram estabelecidas a beleza e a diversidade dos tipos nacionais. O patriotismo foi a suprema expressão do Amor e da Devoção restrito a um povo ou nação. O patriotismo e os aspectos nacionais da Religião nos cegaram com respeito à realidade de um só Deus com muitos nomes.
Com o advento da Era Cristã, os Arcanjos e os Anjos prestaram obediência a Cristo, e o Espírito de Cristo se converteu no Espírito Interno da Terra ou Espírito Planetário. Agora, todas as Hierarquias Criadoras trabalham com Cristo para nos ajudar a converter o patriotismo em Fraternidade Universal.
As comunicações e o intercâmbio internacional teceram uma grande trama ou Teia do Destino, que nos envolve em tantos interesses internacionais bastante comuns a nós todos, que as barreiras nacionais estão se apagando gradualmente ante a ameaça dos horrores de uma possível guerra nuclear. Por isso precisamos despertar gradualmente o sentido comum do ideal da “Paz sobre a Terra e boa vontade entre os homens” (Lc 2:14).
Existência sobre existência, todos nós estamos dando um pouco mais de expressão terrena à verdade espiritual da Fraternidade entre cada um de nós; essa é a nossa resposta ao chamamento de nosso Redentor, o príncipe da Paz, o Senhor do Amor. Felizmente a Religião progrediu um pouco, trocando a idolatria, que é a adoração da forma, pelo misticismo, que é a adoração aos ideais mais elevados. O governo está progredindo desde o despotismo (governo absoluto de um só indivíduo) para a república democrática, na qual prevalece o grupo do governo com representação popular. A Ciência está conseguindo se libertar do controle estatal e religioso, e está servindo ao nosso bem-estar, em campos cada vez mais amplos. A Arte, todavia, ainda não chegou à sua completa posse, mas está conseguindo progredir. Chegará o dia em que conseguiremos despertar para a necessidade de incorporar a beleza em cada expressão da vida.
Cada ano, ao nascer o raio do Cristo na Terra, é dado um novo impulso de vida a toda criatura vivente, e quando relacionamos essa verdade com os Ensinamentos Rosacruzes, de que é em Capricórnio que se dão os grandes impulsos evolutivos, nos será possível compreender a importância da paciente estação, no que se refere à política, à economia, às finanças e aos empregos.
A analogia, chave-mestra de todos os mistérios espirituais em qualquer Mundo, nos ensina que o Espírito da Terra (um Raio do Cristo Cósmico) se encontra dentro dela mesma, desde o Solstício de Dezembro até o Equinócio de Março. Durante esse tempo, a Terra se encontra cheia do Amor do Cristo, de uma forma mais íntima. Na época do Equinócio de Março, Ele sai em seus veículos superiores, para fortalecer-se em Espírito, mediante a Comunhão com o Pai; por isso todas as criaturas dão visível expressão à Vida e ao Poder com os quais Sua vinda enche a Terra. Isso é análogo a nossos estados alternativos de vigília e de sono. Trabalhamos em nossos Corpos Denso durante o dia e saímos dele durante o sono noturno, mas as forças vitais continuam ativas dentro do Corpo Denso, de maneira que ao despertarmos pela manhã, para um novo dia, nos encontramos ativos e renovados.
O egoísmo, a cobiça e o materialismo devem ceder lugar a pensamentos e ações elevados, como resposta ao chamado do princípio de Cristo, nos trazendo melhores condições. Capricórnio, podemos dizer, que é o Signo da engenharia (entendendo o conceito de engenharia como a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de planejar, desenhar, construir, manter e melhorar tudo a nossa volta e continuamente), de todas as classes de engenharia do mundo e que estão trabalhando para despertar milhões de seres humanos, livrando-os da pobreza e doença ou enfermidade, que infelizmente avassala nosso Globo. Mediante métodos melhores de cultivar a Terra, de construir estradas, do correto cuidado do Corpo Denso, os “engenheiros educativos” estão ajudando a afastar a ignorância e a estimular o impulso interno do Espírito, elevando-o ao mais sublime nível de consciência.
Verdadeiramente, estamos no amanhecer de uma nova Era, porque todos os que receberam a iluminação por meio dos Ensinamentos Rosacruzes deverão estar na vanguarda de um novo pensamento que promete, em sua plenitude, a emancipação dos antigos métodos em que havia o aproveitamento de muitos para o benefício de poucos. É nosso dever pensarmos em termos de um bem maior, em benefício de muitos; devemos nos adaptar à nova ordem de coisas, por meio do serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível), focado na divina essência oculta em cada um de nós, para cada irmão ou irmã no nosso entorno. É conveniente que possamos pensar de nós mesmos como um corpo de paz espiritual, fazendo todo o possível, servindo de exemplo, e exaltando os mais altos ideais de vida onde quer que estejamos.
Durante milhares de anos quase todo o nosso esforço sobre a Terra tem sido centralizado em obter alimento, vestimenta e abrigo. Contemplemos a visão da Época que se aproxima rapidamente, na qual poderemos obter as coisas com o mínimo esforço e, assim, teremos mais tempo, dedicando uma maior porção de nosso poder criador, reflorindo os lugares desérticos da Terra, colocando beleza na vida, afastando a enfermidade, a doença e o crime, cooperando com seres mais evoluídos e estudando o mais amplo significado da vida.
Pelos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, como também é conhecida a Fraternidade Rosacruz, aprendemos que esta é a Revolução Marte-Mercúrio do Período Terrestre. Marte é o símbolo do guerreiro, do trabalhador, do desejo, da paixão, da energia dinâmica, do impulso e da força centrífuga de repulsão, como claramente ficou esclarecido nas palavras-chaves e nas características das Eras passadas. Mas, agora, estamos entrando na metade de Mercúrio do Período Terrestre. Mercúrio é o símbolo do pensador, do escritor, da razão, da lógica, da relatividade, da habilidade mental e das trocas rápidas, por isso as massas dos povos devem aprender a pensar sem serem confundidas pelo sentimento, desejo e emoção.
Ao nosso redor, ainda que invisíveis para muitos, os Grandes Seres estão em seus postos, orientando-nos para um bem maior. Quando nos desviamos da Lei Divina, sofremos, nos redimimos e então poderemos dar o passo seguinte em direção à Luz.
Cristo veio para salvar os que haviam se perdido. Podemos vender nossa herança por um prato de lentilhas, não encontrar felicidade, mas olhando para além da tirania das coisas, contemplaremos os Seres mais evoluídos, sorrindo, amando-nos e sempre prontos a nos inspirar os eternos valores do real. Perdemos a nossa Personalidade na matéria em favor do que realmente somos, Individualidade, porém, sendo essencialmente divinos, nos redimimos, nos esforçando em purificar o ambiente em que vivemos, submergindo na harmonia espiritual por meio da Luz do Cristo. As nações e os povos são guiados por meio de uma Lei Divina, para a verdadeira Fraternidade. Assim como nos redimimos do egoísmo e do materialismo, o poder de quando alcançamos a luz é muito maior que o mal do irrecuperável, a pessoa dissolveu a sua alma, por isso é chamado de desalmado. As pessoas boas do mundo inteiro fracassaram em estabelecer a paz sobre a Terra, porque sua bondade era demasiado passiva, mas o verdadeiro Cristão (Místico ou Ocultista) está sempre ativo em todos os planos de expansão.
Não fiquemos inativos no bem-obrar. O processo de redenção, todavia, segue adiante. Lentamente estamos sendo redimidos, cada vez mais, pelo poderoso raio de Amor de Cristo, a todos que ainda apreciam o separatismo. Nosso é o privilégio de apressar esse processo, por meio do serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível), focado na divina essência oculta em cada um de nós, para cada irmão ou irmã no nosso entorno.
Tratemos de abrir nossos corações para que penetre neles o fermento do Amor Fraternal, e nos esforcemos para sentir com toda sua beleza e maravilha, a unidade de cada um para com todos.
(Da Revista O Encontro Rosacruz, traduzido da Revista Rays from the Rose Cross de janeiro/1963, de abril/1991)
Resposta: A Fraternidade Rosacruz é uma Escola Filosófico-Cristã por excelência. Cristo veio para dissolver toda a influência separatista. O ideal Fraternidade Rosacruz é unificador, não se coadunando com qualquer movimento oposto ao sentimento de unidade. A Fraternidade Rosacruz se mantém coerente a esses princípios, não dotando quaisquer aparatos exteriores que possam distingui-la das outras entidades congêneres.
A cerimônia, as vestes, as insígnias constituíam parte essencial das duas primeiras Dispensações (ambas Antigas e Jeovísticas), grandemente influenciada pelos Espíritos de Raça.
Esta influência alimentou sobremaneira o sentimento separatista, criando um antagonismo entre Raças, nações, credos, povos, clãs, famílias, tribos, gangues e afins.
Dentro do Cristianismo Popular, os credos e os dogmas também engendraram essa separação, muito embora se fundamentassem nos mesmos princípios básicos Cristãos.
O verdadeiro Cristão esoterista – que preconiza o Cristianismo Esotérico – não se preocupa com distinções exteriores. Usa uma “insígnia” dentro de si mesmo por ter desenvolvido o Poder Crístico. Pelos seus frutos o conheceremos e sua vida dedicada ao próximo, mediante a prática do amor Crístico e do serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível) focado na divina essência oculta em cada um de nós – que é a base da Fraternidade –, faculta-lhe tecer um “hábito”, não uma vestimenta sombria e austera, mas um manto luminoso chamado Corpo-Alma, composto dos dois Éteres Superiores do seu Corpo Vital.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – novembro/1968 – Fraternidade Rosacruz-SP)
Resposta: Talvez uma razão fundamental para tanto distúrbio e violência entre nós seja o fato de que nós estamos atravessando um período em que forças antagônicas lutam por dominar a nossa consciência e o mundo que nos cerca.
A Filosofia Rosacruz afirma “o caminho evolucionário da Humanidade está indissoluvelmente ligado as Hierarquias Criadoras que regem os Astros e são os Signos do Zodíaco”.
A passagem do Sol e dos Astros através dos doze Signos zodiacais assinala o nosso progresso no tempo e no espaço. “Presentemente, o Sol, pelo movimento chamado de Precessão dos Equinócios, percorre o Signo de Peixes, encerrando uma Era de superstição e escravidão intelectual. Estamos já penetrando na Órbita de Influência de Aquário, um Signo intelectual, científico e altruísta. Desta forma sofremos a ação de vibrações Astros diferentes em nossa consciência e ao nosso redor”.
Os menos evoluídos são incapazes de manter-se num ponto de equilíbrio desejável para um progresso mais seguro.
Outro ponto a considerar: os separatistas Espíritos de Raça, engendrando diferentes Religiões, costumes, idiomas, tradições, leis, etc., influenciam grande parte da Humanidade, promovendo atritos e guerras. Lembrando que o objetivo dessas Religiões de Raça – mantidas pelos Espíritos de Raça é para que a pessoa que está sob tais Religiões se esforcem para conquistar o seu Corpo de Desejos. Somente com o unificante poder do Cristo, pode-se eliminar a força dos Espíritos de Raça, removendo assim a causa principal da violência.
Cristo encontra-se além dos outros Arcanjos, pois é o mais elevado Iniciado do Período Solar; o Arcanjo que aprendeu tudo que um Arcanjo deve aprender nesse Esquema de Evolução. Seu veículo inferior é o Espírito de Vida, não usando outro mais denso. O Mundo do Espírito de Vida é o primeiro mundo cósmico, ou seja: o Mundo onde não existe a separatividade, somente a Fraternidade. Unicamente pelo poder do Espírito de Vida é que o sentimento extremado de nacionalidade pode ser superado e a Fraternidade Universal tornar-se uma realidade.
Deve também ser lembrado que ao final de ciclos evolutivos (que é o momento que estamos: final da Era de Peixes, mas já na Órbita de Influência da Era de Aquário) renascem muitos Egos poucos evoluídos, os quais recebem assim sua oportunidade final de avançar suficientemente a ponto de não se perderem de seu grupo evolucionário. É desnecessário dizer que os Egos menos evoluídos são provocadores das ondas de violência, desejando atingir seus objetivos.
Outro fator a ser considerado diz respeito às dívidas de Destino Maduro (aquelas que só podem ser resgatadas através da expiação) geradas no passado por indivíduos e nações. Desde os tempos em que começamos a fazer uso do nosso livre arbítrio, o egoísmo e a crueldade compuseram parte do cenário terrestre. Debaixo da Lei de Causa e Efeito toda maldade deve ser resgatada com sofrimento, dor ou algo parecido. Se vivemos pela espada, morreremos pela espada. Se não acontecer em uma existência, sobrevirá na outra. Somos livres para decidir por um curso de ação, porém, essa liberdade nos traz a consequente responsabilidade.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz junho/1972 – Fraternidade Rosacruz-SP)
“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco, e o que estava montado sobre ele chamava-se Fiel e Verdadeiro, e com justiça julga e peleja”.
“Os seus olhos eram chama de fogo, e na sua cabeça estavam muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabe senão ele mesmo”.
“E vestia uma capa imersa no sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus”.
“E os exércitos que estão no céu seguiam-no sobre cavalos brancos, e vestidos de linho finíssimo, branco e puro”.
“Da sua boca saia uma espada afiada para com ela ferir as nações; e ele as regerá com uma vara de ferro, e ele é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo Poderoso”.
“Ele traz sobre a sua capa e sobre a sua coxa este nome escrito: REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES” (Apo 19:11-16).
Vamos a significância esotérica de algumas palavras: o cavalo simboliza o intelecto ou a inteligência. Também é comum a associação entre as expressões “branca” com a pureza. Daí se poder relacionar o primeiro dos versículos dessa passagem da Revelação de São João com a Mente purificada e espiritualizada, alvo a ser atingido pela humanidade. A vida de pureza e de serviço amoroso aos demais, exemplificada por Cristo-Jesus, durante todo seu Ministério sobre a Terra, não somente levará o neófito a espiritualização de sua Mente, como também limpará seu sangue (o Lar do Ego) dos desejos, sentimentos e emoções inferiores e das paixões – tudo isso formamos usando material das três Regiões inferiores do Mundo do Desejo –, atraindo os dois Éteres superiores do Corpo Vital (Éter Luminoso e Éter Refletor) componentes do Corpo-Alma ou Vestido Dourado Nupcial, a ser usado por todos aqueles que viverão na Nova Galileia (a Sexta Época do Período Terrestre) sob a regência do Cristo. A “Palavra de Deus” é o Segundo Aspecto da Trindade, o Amor-Sabedoria, a respeito do qual São João fala em seu Evangelho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1:1).
A espada, muitas vezes, é o símbolo da energia positiva, da Mente superior (ou Mente abstrata, para diferenciarmos a Mente concreta que está “contaminada” pelos desejos), levando avante o conflito entre a verdade e o erro. Esse conflito deve perdurar até que a influência separativa dos Espíritos de Raça e a Mente concreta — unida com o desejo — tenha sido suplantada pelo unificante poder do Cristo.
O Raio do Cristo Cósmico veio a Terra (no Gólgota) para se tornar o Espírito Planetário interno desse Planeta, irradiando o Seu poderoso Amor, Sua poderosa Luz e Vida para nos auxiliar, em trabalho de redenção de nossas transgressões passadas e presentes das Leis de Deus. Quando tenhamos evoluído a ponto dos nossos Corpos-Almas estarem suficientemente fortes para manter flutuando a Terra em sua órbita — Serviço esse atualmente realizado pelo Cristo — Ele retornará, no Corpo Vital de Jesus, o qual está sendo preservado cuidadosamente em um sarcófago de cristal no centro da Terra, por alguns Irmãos Maiores. Então, Ele reinará entre nós, que formaremos uma Humanidade purificada e regenerada.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que a Segunda Vinda de Cristo não ocorrerá provavelmente antes de que o Sol, por Precessão, entre no Signo de Capricórnio. É evidente que a nossa atual condição está longe ainda daquele estado espiritual necessário para a próxima vinda do Cristo. Contudo, como os Raios Crísticos se tornam mais e mais poderosos, ano após ano, e recebemos a vibração do humanitário Signo de Aquário, indubitavelmente faremos maior e mais rápido progresso desenvolvendo nossos Corpos-Almas a fim de que possamos “encontrar Cristo no ar e estar com Ele para todo o sempre.” (ITes 4:17).
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de março/72 – Fraternidade Rosacruz SP)
Estudamos no livro “A Mensagem das Estrelas – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz” que “o Caminho de Evolução da Humanidade está indissoluvelmente unido às divinas Hierarquias que regem os Astros e os Signos do Zodíaco” e, também estudamos no livro “Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz” que nos ensina que essas Hierarquias Criadoras têm a seu cargo diferentes partes do controle da evolução humana, assim como da do animal e da do vegetal, e que guiam a evolução da vida e da forma em outros Astros também.
Enquanto o Sol passa através do Signo de Capricórnio, de 22 de dezembro a 21 de janeiro, faremos bem em estudar os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental concernente às diferentes fases da manifestação relacionadas com estes símbolos espirituais.
Cada estrela, cada Planeta ou o Sol é o corpo de uma entidade que se manifesta por meio de raios de energia que compenetram todo o espaço. O Signo de Capricórnio está relacionado com as hostes angelicais, e o Sol está relacionado com os Arcanjos e com o maior deles: Cristo.
Os Arcanjos operam mediante corpos compostos da substância do Mundo do Desejo, mas seus poderes chegam a muitos Mundos que se encontram acima e abaixo desse Mundo. O Regente do nosso Planeta Terra é Cristo, em sua manifestação como um raio do Cristo Cósmico.
Os Arcanjos atuam como Espíritos de Raça sobre a Terra e nos influenciaram (e ainda há muitos influenciam) através do Corpo de Desejos humano. Também são Espíritos-Grupo dos animais e guiam a evolução da Onda de Vida Animal.
À medida que a Terra gira em torno do Sol se converte no ponto focal dos raios solares em combinação com cada Signo do Zodíaco; essas Hierarquias Criadoras estimulam as atividades especiais na Terra.
Todo fenômeno da Natureza tem um especial propósito espiritual. Ensina-nos que o grande ciclo da Precessão dos Equinócios, que equivale a um período de 25.868 anos, assinala a elevação e a queda das nações, povos, raças, países e suas Religiões.
Durante o trânsito de Precessão do Sol através de um Signo, que dura aproximadamente 2.156 anos, é feito um trabalho especial com uma nação ou um grupo de nações, como o atestam as 1ª e 2ª Guerras Mundiais, que são as culminações da separatividade nacional entre as nações, durante a Precessão dos Equinócios através do Signo de Peixes. O efeito final será a unidade.
O trânsito anual do Sol através dos Signos marca a mudança das estações e dos processos vitais em todas as formas viventes, tanto que o impulso espiritual incorporado neste acontecimento está sempre se dirigindo para o despertar do gênio adormecido de um Espírito individualizado.
Durante o período que antecedeu a Era Cristã, o Espírito Santo teve a seu cargo a evolução humana, e alguns Arcanjos e Anjos estiveram sob a sua liderança. Eles trabalharam principalmente sobre o aspecto emocional da alma humana e foram estabelecidas a beleza e a diversidade dos tipos nacionais. O patriotismo foi a suprema expressão do amor e da devoção. O patriotismo e os aspectos nacionais da Religião cegaram os indivíduos a respeito da realidade de um só Deus com muitos nomes.
Com o advento da Era Cristã, esses Arcanjos das nações e esses Anjos prestaram obediência a Cristo e o Espírito de Cristo se converteu no Espírito Interno da Terra. Agora todas as Hierarquias Criadoras trabalham com o Cristo para ajudar a Humanidade a converter o patriotismo em Fraternidade humana.
A comunicação e o intercâmbio internacionais estão tecendo uma grande aproximação de destino, que nos envolve em tantos interesses internacionais comuns, que as barreiras nacionais estão desfazendo-se gradual e lentamente. Diante da ameaça dos horrores de uma possível guerra nuclear, estamos gradualmente despertando para o sentido comum de ideal de paz sobre à Terra e boa vontade entre os seres humanos.
Existência após existência, todo ser humano está dando um pouco mais de expressão terrena à verdade espiritual de fraternidade do ser humano. É nossa resposta ao chamamento do nosso Redentor, o Príncipe da Paz, o Senhor do Amor.
Felizmente, a Religião está progredindo, transformando a idolatria, a adoração da forma, pelo Cristão Místico, a adoração do princípio. O governo tem evoluído, progredindo do despotismo, governo absoluto de um só indivíduo, à república democrática, na qual prevalece o grupo de governo representativo.
A ciência libertou-se do controle estatal e religioso e vem servindo ao bem-estar, rumando para campos cada vez mais amplos. À arte, porém, ainda não chegou a sua completa expressão, mas está fazendo progressos. Chegará o dia em que a Humanidade despertará à necessidade de incorporar beleza em cada expressão de vida.
Cada ano, ao nascer o Cristo na Terra, é dado um novo impulso de vida a toda criatura vivente. Quando relacionamos essa verdade ao ensinamento de que é em Capricórnio que são dados os grandes impulsos para a evolução e progresso nacionais, compreendemos a importância da presente estação no que se refere à política, à economia, às finanças e seu emprego.
À analogia, chave-mestra de todos os mistérios espirituais, ensina-nos que o Espírito da Terra está dentro dela, desde o Equinócio de Setembro (quando o Sol entra em Libra) até o Equinócio de Março (quando o Sol entra em Áries). Durante essa época, a Terra enche-se do Amor de Cristo em uma forma íntima. Na época do Solstício de Dezembro, Ele sai em seus veículos superiores, para se revivificar em Espírito mediante a comunhão com o Pai e, tanto que, todas as criaturas dão expressão visível à vida e ao poder com os quais Sua vinda encheu a Terra.
Isto é análogo a nossos estados alternados de vigília e de sono. Trabalhamos em nossos Corpos e veículo durante o dia e saímos deles durante o sono noturno. Mas as forças vitais estão ativas dentro do Corpo, de modo que despertamos na manhã do novo dia, refrescados e renovados.
O egoísmo, a inveja e o materialismo devem ceder lugar, como resposta, ao chamado do Princípio de Cristo a melhores condições. Capricórnio, pode-se dizer, é o Signo da engenharia de todas as classes e os profissionais do mundo estão tratando de despertar a milhões de humanos para a libertação da pobreza e da enfermidade, em todas as partes do nosso globo, por meio de melhores métodos de cultivo à terra, da construção de caminhos e do correto cuidado com o Corpo Denso. Os “engenheiros” educacionais estão ajudando a erradicar a ignorância e a estimular o impulso interno do Espírito, de elevar-se para mais sublimes níveis de consciência.
Verdadeiramente estamos no amanhecer de uma nova Era, e nós que recebemos os iluminados Ensinamentos Rosacruzes devemos estar na vanguarda do novo pensamento, que promete em sua plenitude a emancipação dos antigos métodos que exploravam a muitos, em benefício de poucos. Devemos ser capazes de pensar em termos do maior bem para o número maior; devemos estar prontos a adaptar-nos à nova ordem de coisas, por meio do servir amorosa e desinteressadamente (portanto, o mais anônimo possível) o irmão e a irmã que está ao seu lado, focando esse serviço na divina essência oculta em cada um deles (pois nele também essa essência e ela por meio dela que se acessa a base à Fraternidade) por meio de pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, palavras, atos, obras e ações. Podemos pensar a nosso próprio respeito como um Corpo de paz espiritual, fazendo todo o possível para exemplificar e disseminar os mais elevados ideais de vida, onde quer que estejamos.
Durante milhares de anos quase todo o nosso esforço sobre a Terra esteve centrado em obter sustento, vestimenta e abrigo. Contemplemos a visão da Era que se aproxima rapidamente, na qual, uma vez asseguradas estas coisas com um mínimo de esforço, teremos tempo para dedicar uma maior proporção de nosso poder criador a resgatar os lugares desertos da Terra, e por beleza na vida, a erradicar a enfermidade e o crime, a estudar o mais amplo significado da vida.
Em nosso estudo da ciência espiritual da Astrologia Rosacruz descobrimos que quando, no tempo presente, Netuno, o Planeta da Individualidade, está transitando pelo Signo de Escorpião, que governa as forças ocultas da Natureza; quando Júpiter, o Planeta da expansão e da benevolência, está transitando por Peixes, o Signo da antiga ordem das coisas, e quando Urano, o despertador, está transitando por Virgem, o Signo que governa o serviço, o trabalho e a saúde há o acúmulo dessas poderosas influências, e podemos esperar com segurança ver muitas investigações ocultas nos campos científicos, e para aqueles que estejam o suficientemente evoluído para responder ao lado superior da vibração de Netuno em Escorpião, existe a promessa de um progresso na realização espiritual, mediante a arte, a música, a dança e a poesia, assim como na Cura Rosacruz.
A Igreja e os ideais religiosos em geral se elevarão para a unidade, com o consequente rompimento com os credos e práticas antiquadas, tanto na Religião como na saúde. Os ideais de serviço, trabalho e saúde devem alcançar novos níveis à medida que o altruísmo aumente sua força em todas as atividades da Humanidade.
Os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental nos informam que esta é a revolução Marte-Mercúrio do Período Terrestre. Marte é o significador do guerreiro, do trabalhador, do desejo, da paixão, da energia dinâmica, do impulso e da força centrífuga de repulsão. Quão claramente correspondem estas notas-chave às características das idades passadas! Porém agora estamos entrando na metade mercurial do Período Terrestre e Mercúrio representa o pensador, o escritor, a razão, a lógica, a relatividade, a habilidade mental e as mudanças. As massas do povo devem aprender a pensar, e a pensar sem se confundir pelo sentimento ou o desejo.
Ao nosso redor, ainda que invisíveis, as Hierarquias Criadoras estão em “seus postos”, guiando a Humanidade para o bem maior. Quando nos desviamos da Lei Divina sofremos, mas, então, vem-nos a luz e damos o próximo passo em sua direção.
Cristo veio para salvar o que se havia “perdido”. Podemos vender nossa herança espiritual por um prato de lentilhas e não encontrar felicidade; olhando para cima, por sobre a tirania das coisas, O contemplamos, sorrindo, amando-nos e sempre pronto a nos inspirar com os eternos valores do real.
Podemos nos perder em Personalidade e na matéria a compreensão do nosso “ser espiritual”, mas sendo essencialmente divino, nos redimimos a nós próprios e a nosso ambiente mediante a submersão na harmonia espiritual, por meio da luz de Cristo.
As nações são guiadas por meio de uma lei divina para a consciência da Fraternidade do ser humano, assim como o indivíduo se redime do egoísmo e do materialismo. O poder do iluminado é muito maior que o mal do irredento, individualmente considerado. As pessoas boas do mundo têm fracassado em estabelecer a paz sobre a Terra, porque sua bondade é, em muitos casos, passiva. O verdadeiro Cristão Ocultista está sempre ativo em todos os planos de expressão.
Não fiquemos inativos no bem obrar! O processo da redenção, todavia, segue adiante, lentamente. A Humanidade está sendo redimida cada vez mais pelo poderoso Raio de Amor de Cristo de tudo o que aparenta separatismo. Nosso é o privilégio de apressar esse processo, por meio do servir amorosa e desinteressadamente (portanto, o mais anônimo possível) o irmão e a irmã que está ao seu lado, focando esse serviço na divina essência oculta em cada um deles (pois nele também essa essência e ela por meio dela que se acessa a base à Fraternidade) por meio de pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, palavras, atos, obras e ações. Tratemos de abrir nossos Corações para que penetre neles a semente do Amor, a fim de sentirmos em toda sua beleza e maravilha a unidade de cada um com todos.
(Publicado na Revista ‘Serviço Rosacruz’ – julho/agosto/1988-Fraternidade Rosacruz-SP)
•Sabemos que as paixões das nações em guerra se assemelham aos lampejos dos relâmpagos na Região Aérea do Mundo do Pensamento Concreto.
•Há algum meio melhor para demonstrar a beleza e a necessidade da paz, da boa vontade e do amor do que compará-los com o estado atual de guerras, egoísmos e ódios?
•Há sim, pois “Quanto mais forte é a luz, tanto mais profunda é a sombra que projeta. Quanto mais altos os ideais, mais claramente podemos ver nossos defeitos.”
•A guerra econômica/financeira dos nossos dias é muito pior e mais destrutiva do que as guerras militares entre as nações.
Quer saber mais sobre isso?
Escute aqui o Audiobook desse livro: Audiobook: O Lado Oculto da Guerra – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz
Se quiser, também, pode acessar o livro físico aqui: O Lado Oculto da Guerra – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz
Boa audição e leitura 🙂
O patriotismo e o ideal de Raça ainda são fomentados em várias partes do mundo, o que os conduz para longe de Deus. As inúmeras descobertas científicas foram precedidas por uma era de dúvida e de ceticismo, e muitas pessoas foram levadas muito próximas à beira da destruição. Por conseguinte, se tornou necessário que os Irmãos Maiores concebessem medidas para que a humanidade abandonasse o “caminho do prazer” – calcado no intelecto – e cultivasse o “caminho da devoção” – priorizando o coração -, e isso só poderia ser feito removendo a catarata espiritual de um número suficientemente grande de pessoas para que, então, superar a dúvida e o ceticismo do restante da humanidade.
Em muitos livros da Fraternidade Rosacruz já foi detalhado a posição dos Ensinamentos Rosacruzes referentes ao objetivo da guerra, qual seja: para as pessoas se voltarem para Deus pela consolação devido à profunda angústia, tristeza e arrependimento delas, e para romper o véu que existe entre os Mundos visível e invisíveis, ajudando um considerável número de pessoas a adquirir a visão espiritual e a capacidade de se comunicar com aqueles que já passaram para o além. Mas, embora as explicações fornecidas satisfaçam a maioria dos Estudantes de ocultismo em até certo ponto, outros há que não se convenceram ainda; eles procuram algo mais diretamente relacionado com as condições estabelecidas. (trecho da Carta aos Estudantes nº 92 – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz).
Tenha acesso a mais conhecimento sobre esse assunto clicando aqui: O Lado Oculto da Guerra – Uma Operação de Catarata Espiritual – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz
Definimos como unidade o estado de formar uma coisa só, de estar em completa concordância e harmonia. A unidade pode ser mais bem definida como total integração.
Por causa de sua proficiência em três Exercícios Esotéricos Rosacruzes, ou três estados da Mente, Max Heindel obteve conhecimentos extraordinários e de primeira mão sobre o que realmente é a unidade. Os três estados da Mente são: a Concentração – sendo a Mente focalizada num só objeto, como através de uma lente, até que, em certo tempo, o objeto chega a ser um pensamento-forma vivo; a Meditação – precedida pela Concentração, permite a retrocessão até a origem do pensamento-forma; e a Imaginação que trabalha, dessa forma, sobre o resultado da Meditação.
A Concentração e a Meditação têm a ver, geralmente, com objetos, ou coisas externas. Após bastante prática, se atinge um grau de proficiência e estaremos então prontos a partir para o Exercício Esotérico da Contemplação, no qual a “alma vivente” do objeto nos fala. Na contemplação não há nosso esforço para “conseguir” como o caso dos dois Exercícios Esotéricos acima mencionados, e sim, a vida compreendida no objeto se nos manifesta.
Estudamos no livro “Conceito Rosacruz do Cosmos” que o investigador bastante hábil no Exercício Esotérico da Contemplação fica consciente “do fato supremo de que só há uma Vida – a Vida Universal de Deus – em quem de fato e mui realmente, vivemos e temos o nosso ser”; o mineral, a planta, o animal e o ser humano, sem exceção, são manifestações de Deus.
A afirmação “n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser (existimos)” aparece na Bíblia, no Livro Atos dos Apóstolos 17:28 onde o Apóstolo São Paulo argumentava com os “homens” de Atenas que gostavam demais de discutir filosofia.
Acharam a doutrina de São Paulo estranha e o chamaram de “pregador de deuses estranhos”, “homem de muitas palavras”, escarnecendo aquele que os queria ajudar “E enquanto São Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue a idolatria” (At 17:16).
São Paulo defendeu sua posição sem vacilar, proferindo esse maravilhoso discurso sobre a unidade: “Deus, que fez o mundo, sendo Senhor do Céu e da Terra, não habita em templos feitos por mãos de homens, dando ao homem de Sua vida, já que n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.” (At 17:24-31).
A ideia da unidade com Deus não era tão estranha aos “homens de Atenas”, pois no século VI A.C. o profeta de Creta, Epimenides já havia dito: “n’Ele vivemos, nos movemos e existimos”. Vemos por aqui que a ideia era comum na doutrina dos Cristãos Primitivos, na antiga filosofia grega, cretense, etc.
A Filosofia Rosacruz nos propicia, porém, uma interpretação científica e clara dessa unidade. Sabemos do grande Ser que conhecemos como Cristo, que vem até nós provindo do Mundo do Espírito de Vida, e nos traz essa maravilhosa influência unificadora de planos extremamente elevados.
Antes de Cristo, não estávamos bastante adiantados para seguir a Sua voz interna, necessitando da orientação dos Espíritos de Raça, que nos conduzia a partir do nosso exterior.
Tínhamos, naqueles longínquos tempos, pouquíssimo controle sobre os nossos desejos. Assim, devemos, sem dúvida alguma, muita gratidão aos Espíritos de Raça pelo seu trabalho dedicado. Porém, tal influência é separatista, resultando em conflitos, guerras e contendas infinitas e pouco “humanas” entre nações, tribos e indivíduos. Pelo visto, muitos de nós nos encontramos, ainda hoje, de baixo da direção dos Espíritos de Raça.
Antes do advento de Cristo, as influências espirituais, que nos vinham do Sol, só nos atingiam indiretamente, via a Lua, através de Jeová e dos seus Espíritos de Raça.
O mais avançado membro da família humana, Jesus de Nazaré, preparou seus veículos inferiores (Corpo Denso e Corpo Vital) para ficar à disposição do Cristo, na Sua missão terrestre, ensejando-se um primeiro impulso espiritual direto à Onda de Vida humana. O Cristo tomou posse dos Corpos Denso e Vital de Jesus no Batismo (com total consentimento de Jesus) e, durante poucos anos ensinou, curou e, pela sua própria presença literalmente, elevou a humanidade.
Na Páscoa, morrendo na Cruz, o sangue de Cristo-Jesus conduziu o próprio Espírito de Cristo para o interior da Terra. Durante o evento, como todos sabem, a luz era tão intensa que, temporariamente, cegou a humanidade, como cegou São Paulo no caminho de Damasco, promovendo uma grande purificação do Corpo de Desejos do Planeta Terra (o Mundo do Desejo). Como resultado desse grande sacrifício, na Páscoa, o Cristo passou a ser o Espírito Planetário da Terra, trabalhando diretamente com os seres humanos. Esse trabalho de dentro para fora, cujo propósito é a unificação, liberta o ser humano, a tribo e a nação da influência separatista e ainda egoísta dos Espíritos de Raça, que até agora tanto nos ajudaram para lograrmos o desenvolvimento material de hoje.
O trabalho do Cristo, porém, realiza-se em ciclos contínuos de descida ao centro da Terra, do Natal até a Páscoa, e Ascensão para os Mundos superiores nos quais Ele renova Sua força, com a qual deverá rejuvenescer e descristalizar a Terra e todas as Ondas de Vida que aqui habitam. Esse sacrifício continuará ano após ano, até a humanidade ficar liberta das forças tendentes a dividi-las. Quando isto acontecer, seremos guiados pelo Cristo Interno e estaremos formando, através de vidas de serviço e pureza, os nossos Dourados Mantos Nupciais, compostos dos dois Éteres Superiores, o Corpo-Alma
Quando, finalmente, um suficiente número de membros da Onda de Vida humana tenha se purificado ao ponto de poder levitar a Terra, nós O encontraremos nos Éteres. Ali habitaremos conscientes da unidade com o Espírito Divino, que interpenetra não somente o nosso Sistema Solar, mas também o espaço interestelar e muitos outros Sistemas Solares.
O museu astronômico de Mount Wilson, em Los Angeles, California, EUA parece-se com uma igreja. E é isso mesmo que poderia ser. As reproduções do Sol, das estrelas e as galáxias mais distantes, inspiram reverência. Há a possibilidade de se sentir a presença do Espírito Divino, quando admirando e meditando sobre a beleza magnífica dos corpos estelares.
Considerando esses pensamentos ocorre-nos a real grandeza do macrocosmo, Deus, no qual “vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.
Somos expressões em miniatura desse Ser Divino! “Como é em cima, assim é em baixo”. “Como em baixo, assim em cima”. Não é o microcosmo, ser humano, um tipo, em miniatura do macrocosmo Deus? Não há a mesma qualidade divina tanto em Deus como no ser humano? Consideremos a relação entre a semente que temos em nossa mão e uma árvore. Seguramente, nós temos uma árvore em potencial. Essa é a mesma relação entre o ser humano e Deus: o potencial está latente. Que unidade maravilhosa temos, realmente com Ele, no qual “vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”!
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz Março/1975-Fraternidade Rosacruz-SP)