Arquivo de tag Espíritos de Raça

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Setembro de 2022

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS de um Centro, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos estudados durante o mês anterior:

  • Alguns Artigos publicados nas nossas redes sociais
  • Assuntos veiculados na Mídia visto pelos olhos dos Ensinamentos Rosacruzes
  • Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes
  • Serviço de Auxílio de Cura – Datas de Cura para o mês corrente: todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações.

1. Para acessá-lo (formatado e com as figuras) com as seguintes atividades que desenvolvemos no mês, com as seguintes sessões:

CLIQUE AQUI: ECOS – SETEMBRO 2022

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras):

A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Filosofia Cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes da Filosofia Rosacruz, o Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: Ecos.

Informação

De acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção do avanço da pandemia de corona vírus (Covid 19), as atividades presenciais continuam suspensas em nossa sede em Campinas-SP por tempo indeterminado. Nossas reuniões semanais estão ocorrendo virtualmente.

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/

https://business.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/

https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e

https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas

  • Correção de lições dos Cursos (Filosofia, Bíblia e Astrologia) on line em andamento
  • Respostas às dúvidas dos leitores (via e-mail, no site, nas redes sociais)
  • Oficiação dos Rituais Devocionais (incluindo Hino de Abertura, do Signo do mês solar e Hino de Encerramento)

OUTUBRO – Sol transitando pelo Signo de Escorpião (setembro-outubro)

Escorpião é o lar dos Senhores da Forma. A Hierarquia Criadora de Escorpião fornece a nós modelos de pensamentos-forma cósmicos. Mediante esses modelos aprendemos a construir nossos renascimentos aqui característicos. Por isso, os membros da Hierarquia de Escorpião se denominam Senhores da Forma. As formas impuras e imperfeitas estão sujeitas à morte. Isso é, afortunadamente, verdade, posto que nem tudo pertence a esse plano da imortalidade.

Tão somente a essência da experiência mortal, misturada e incorporada a nossa natureza superior, assimilada e transformada em nossa alma, se torna imortal.

É mediante o poder de Escorpião, para produzir a regeneração, que nós, renascidos aqui, somos capazes de utilizar as formas físicas e as mortes incidentais que levamos conosco, como pedras miliares da trilha para uma vida superior, e até o renascimento nos veículos possuidores de elementos imortais.

O esqueleto é a representação simbólica dos poderes de Escorpião, onde vemos que representa, também, o trabalho da lei de Retribuição ou de Destino Maduro.

Nesse sentido tal lei é representada com uma gadanha para segar a humanidade ou, em outras palavras, para eliminar as forças passageiras.

No entanto, também revela que, apesar de que a vida esteja identificada com essas formas, não depende dela para existir.

Entre as formas eliminadas aparecem novas mãos e novos pés, indicando a nossa (Ego, Espírito Virginal manifestado) supremacia sobre a matéria e apontando à cíclica lei de Renascimento. Outra indicação de caráter regenerador de Escorpião: a promessa de um tempo em que a dor, a enfermidade e a morte já não existirão.

Libra é o lar dos Senhores da Individualidade. A Hierarquia de Libra, os Senhores da Individualidade, estão divinamente qualificados para ajudar oDiscípulo em sua dedicação pela trilha que consiste em estabelecer contato com o Deus vivo interno. As provas do Discípulo nesse ponto são dirigidas ao desenvolvimento da sua faculdade de discernimento, uma das posses mais importantes na Trilha do Discipulado.
Com o Sol entrando em Libra e as forças de outubro impregnando a Terra, chega o festival do Equinócio de Setembro. A constelação na qual o Sol cruza o equador celestial em setembro é Libra, o Signo da balança no simbolismo astrológico, e associada aos ideais de justiça e equilíbrio.

Quando o Sol entra em Libra, no Equinócio de Setembro, o sublime Cristo alcança a superfície exterior da Terra.
Lembremos sempre que quando o Sol entra em Libra, a força dourada do Cristo passa pelos reinos terrestres enquanto esse sublime Ser inicia, novamente, o Seu sacrifício anual em um evento denominado A Crucifixão Cósmica.

Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap XVII – Método para adquirir o Conhecimento Direto – A Oração do Senhor

1 – Qual o grande objetivo da oração do Senhor a Oração do Pai Nosso?

A oração do Senhor pode ser considerada como uma abstrata fórmula algébrica, dirigida ao melhoramento e a purificação de todos os nossos veículos

2 – Qual seria a frase utilizada para melhoramento e a purificação o Corpo Vital na Oração do Senhor?

“Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”

3 – O Corpo Vital é a sede da Memória e nós temos três tipos de memórias. Quais são elas?

  • A memória consciente, voluntária, ou Mente consciente.

É a nossa memória comum e acessível a todos. É tudo aquilo que lembramos com facilidade e recordamos com riqueza de detalhes.

Imperfeita e fugitiva, ela se forma a partir das percepções dos nossos cinco sentidos.

  • A memória subconsciente, involuntária, ou Mente subconsciente.

É a memória impressa sobre o nosso Corpo Vital.

O Éter contido no ar que nós respiramos registra a cada instante de tudo que nos acontece e tudo que nós desejamos, sentimos e pensamos.

Essas imagens passam pelo sangue, por intermédio dos pulmões e são impressas no Éter Refletor do Corpo Vital. Todas as nossas ações, nossos desejos, emoções, sentimentos e pensamentos são, assim, fielmente conservados.

Após a morte, eles determinarão nossas condições de existência no Purgatório e no Primeiro Céu.

  • A memória superconsciente ou Mente superconsciente.

Já a memória superconsciente é inscrita no Espírito de Vida e contém todos os conhecimentos e todas as faculdades adquiridas durante as nossas vidas passadas. Estes podem permanecer latentes no presente renascimento.

4 – Qual seria a frase utilizada para o melhoramento e a purificação o Corpo de Desejos na Oração do Senhor?

“Não nos deixeis cair em tentação”
5 – Quais são os quatro grandes motivos para das ações humana?

O Amor, a Fortuna, o Poder, a Fama!
Amor
– Um dos quatro motivos de toda a ação humana. O amor pelo qual se deve aspirar é unicamente o da alma; que abarca todos os seres, elevados e inferiores e que aumenta em proporção direta às necessidades daquele que recebe.

Fortuna – Outro dos quatro motivos de toda a ação humana. A fortuna pela qual se deve lutar é somente a abundância de oportunidades para servir os semelhantes.

Poder – Outro dos quatro motivos de toda a ação humana. O poder que se deve desejar é o que atua melhorando a humanidade.

Fama – Outro dos quatro motivos de toda a ação humana. A fama pela qual se deve aspirar é a que possa aumentar nossa capacidade de transmitir a boa nova, a fim de os sofredores poderem encontrar o descanso para a dor do seu coração.

6 – Qual seria a frase utilizada para o melhoramento e a purificação da Mente na Oração do Senhor?

“Livrai-nos do mal”

7 – O Aspirante à vida superior consegue a união entre as naturezas superiores e inferiores pela prática de qual exercício? Da meditação sobre assuntos elevados.

Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap XVII – Método para adquirir o Conhecimento Direto – O Voto do Celibato

  • Qual a relação entre a força criadora sexual e o cérebro?

Uma parte da força sexual constrói do cérebro. Parte da força sexual, empregada normalmente pelos órgãos sexuais para a propagação, é dirigida ao cérebro, tornando o ser humano apto a pensar.

  • Qual a diferença entre pessoas que abusam da função sexual e as que tendem à espiritualidade?

Se uma pessoa se dedica a pensamentos espirituais, a tendência para empregar a força sexual na propagação é muito pequena. E qualquer parte dela que não seja usada nesse propósito, pode ser transmutada em força espiritual.

  • Justifica-se descuidarmos de nossos deveres para dedicarmos todo o tempo e energia em propósitos espirituais?

Não. Uma vez que o renascimento depende da união sexual e que há dificuldades para as entidades prestes a renascer encontrarem veículos adequados e ambientes propícios ao desenvolvimento de suas faculdades, o sexo com o objetivo de reprodução permite a geração de Corpos Densos, essenciais ao desenvolvimento de espíritos que buscam o renascimento.

Não ter filhos por razões egoísticas, também leva a desordem da natureza.

  • O que há em deixar tudo de lado, e viver só para o desenvolvimento espiritual?

O ser humano que deliberadamente volta as costas aos deveres atuais para dedicar-se à vida espiritual, com certeza será forçado a voltar ao caminho do dever, do qual se afastou equivocadamente, sem possibilidade de escapar até que tenha aprendido a lição.

  • Pode, a força sexual ser empregada para fins espirituais?

Não é o uso, mas o abuso que produz todas as perturbações e que interfere com a vida espiritual. Não há necessidade alguma de abandonar a vida superior quando não se possa ser casto, nem é necessário ser estritamente casto para passar pelas Iniciações Menores.

  • Em que momento da vida espiritual é recomendado o Celibato?

O voto de absoluta castidade relaciona-se unicamente com as Grandes Iniciações (ou Iniciações Maiores ou Iniciações Cristãs). Mesmo nestas, um só ato de fecundação pode ser necessário alguma vez, como um sacrifício, como aconteceu quando se preparou o Corpo para Cristo.

O Aspirante à vida superior só pode triunfar na medida da subjugação da natureza inferior. Contudo, deve precaver-se para não ir de um extremo ao outro.

Só a Mente sã pode transcender à paixão e só um corpo são pode gerar outro que seja puro.

Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap XVII – Método para adquirir o Conhecimento Direto – O Corpo Pituitário e a Glândula Pineal

  • Onde estão localizadas as Glândulas Pineal e Pituitária no nosso Corpo Denso?

Na região da nossa cabeça

O Terceiro Olho.

  • Por que a “Natureza nada conserva inútil”?

Porque a natureza é perfeita. O que não serve mais, o que não é mais preciso, o que não tem mais serventia, o que já cumpriu o que precisava, volta para a economia da natureza.

  • Na maioria dos seres humanos qual é o estado dos centros dos sentidos do Corpo de Desejos?

Inativos, parecidos com redemoinhos ou remoinhos.

A mediunidade é uma Clarividência involuntária ou uma Clarividência voluntária?

Clarividência involuntária

  • Por que o desenvolvimento da mediunidade é muito mais fácil?

O motivo: revivificação da função negativa que possuíamos no passado que mencionamos

  • O Clarividente voluntário e treinado tem férias, folgas, dias para descansar e não fazer nada? Por que sim ou por que não?

Não tem. Porque tem a consciência do que está fazendo aqui e como há muito trabalho para ser feito. Interna o mantra Cristão “a messe é grande e os operários são poucos”.

  • Que poder que um Clarividente voluntário e treinado tem que seria um grande perigo para a sociedade se fosse usado indiscriminadamente?

Ler o pensamento dos outros.

  • O Iniciado, por ter feito um voto de absoluto desprendimento, pode salvar os outros. Mas e a si, pode ou não se salvar?

Não

  • Um verdadeiro Clarividente voluntário e treinado aceita qualquer coisa (dinheiro, presente, donativo, mimo, lembrancinha) quando ajuda a alguém? Por que sim ou por que não?

Não. Dai de graça o que de graça recebestes.

  • Atualmente, para um Estudante Rosacruz, o que resta fazer para retomar o contato com os Mundos internos, os Mundos invisíveis, os Mundos suprafísicos?

O despertar do Corpo Pituitário e da Glândula Pineal

Por meio da Educação ou Treinamento Esotérico

Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap XVII – Método para adquirir o Conhecimento Direto – Treinamento Esotérico

  • Qual a diferença entre Esotérico e Exotérico?
  • Exoterismo: Vem do grego: exotéricos e, pelo latim: exotericu, que quer dizer: conhecimento passível de ser divulgado para o público.

Relacionamos com externo, público e profano. É tudo que se fala abertamente sobre uma filosofia, uma corrente de pensamento, uma Religião, etc., ou seja, todo ensinamento dado publicamente, sem reservas.

É representado pelas grandes Religiões: Cristianismo Popular – igreja católica, protestante, ortodoxa, etc., Budismo, Judaísmo, Islamismo, etc.

  • Esoterismo: vem do grego esotéricos, que quer dizer: conhecimento complexo e entendimento restrito a um círculo de especialistas.

Relacionamos com interno, oculto e reservado. Para passarmos de nível utilizamos as iniciações.

  • Qual a necessidade de experimentarmos o Esoterismo e o Exoterismo?

O Esoterismo: Uma das razões é a necessidade de nós sairmos da inconsciência total até a consciência total.

No atual Esquema de Evolução conseguimos isso em quatro etapas bem definidas:

  • Etapa 1 – Ações feitas sobre nós de fora, enquanto permanecemos inconscientes;
    • Etapa 2 – Sob a direção de Mensageiros Divinos e Reis, a quem vemos e a cujas ordens obedecemos;
    • Etapa 3 – Ensinados a reverenciar as ordens de um Deus a quem não vemos com os olhos físicos
    • Etapa 4 – Aprendemos: a nos elevar sobre toda a ordem; a convertermos em uma lei em nós mesmos; viver voluntariamente em harmonia com a Lei de Deus

O Exoterismo: precisamos experimentar o exoterismo pela necessidade de galgarmos os 4 graus que nos leva a Deus, quais sejam:

  • Primeiro Grau:    Adoramos a Deus por meio do medo; começamos a presenti-Lo; fazemos sacrifícios para agradá-Lo (exemplo: fetichismo);
    • Segundo Grau:   Vemos Deus como o “dador de tudo”; esperamos d’Ele benefícios materiais; cumprir as Leis desse Deus: prosperidade material; sacrificamos por avareza e intenções próprias;
    • Terceiro Grau:    Adoramos a Deus com orações; cultivamos a fé num céu com recompensa futura através de um sacrifício próprio; caso contrário: castigo futuro em um inferno;
    • Quarto Grau:    Agimos bem sem pensar em recompensas ou castigo; amamos o bem, por ser o bem; vivemos uma vida de serviço amoroso e desinteressado.
  • Na Fraternidade Rosacruz, o que conhecemos por Ego?

Chama-se de Ego o Espírito Individual o qual está manifestado em três aspectos espirituais:

O Ego é também chamado de “Deus interno”

O Tríplice Espírito (Ego) dirige o Tríplice Corpo por meio do veículo Mente, traço de união entre o Espírito e seus Corpos.

Personalidade – é a imagem refletida do Espírito, e a Mente é o espelho ou foco.

Compõe-se do:

No nosso estado atual de desenvolvimento, o Corpo de Desejos dirige a Personalidade muito mais do que o espírito.

A Personalidade é a expressão do ser humano, de baixo para cima, o “homem invertido”, os valores instintivos, colorindo desordenadamente seu modo de ser; é o amordaçamento do espírito e seu condicionamento às conveniências instintivas.

  • Quais os 2 caminhos no processo de ascensão da Força Sexual Criadora?
  • Naqueles que procuram a iluminação seguindo linhas puramente intelectuais, a corrente sexual passa particularmente sobre a medula espinhal e somente uma parte menor segue o caminho que passa pelo coração, passando diretamente entre o Corpo Pituitário e a Glândula Pineal para o ponto obscuro da “raiz do nariz”, onde o “Vigilante Silencioso”, o mais elevado espírito, tem seu assento.
  • No Místico, que sente ao invés de conhecer, as correntes seguem, preferivelmente, o caminho ascendente que passa pelo coração, passando diretamente entre o Corpo Pituitário e a Glândula Pineal para o ponto obscuro da “raiz do nariz”, onde o “Vigilante Silencioso”, o mais elevado espírito, tem seu assento.

O Espírito de Vida assenta, primariamente, no Corpo Pituitário (também chamada de Hipófise) e, secundariamente, no coração, o regente do sangue que nutre os músculos.

  • A Clarividência Voluntária:  quando a pessoa, ainda que não seja exercitada; já construiu a ponte; portanto pode entrar em contato com os Mundos Internos. Ela atua, segundo a sua vontade, ou seja, estabelece ou interrompe este contato sempre que quiser. Nesse processo, não há transe, pois esta faculdade estará sempre sob o controle de sua vontade.
  • A Clarividência Involuntária: onde o processo de Clarividência se dá pela mediunidade. A pessoa vê apenas aquilo que lhe é apresentado, sua vontade não tem controle algum sobre isto. É enfim, uma faculdade negativa.

Alguns Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Setembro:

Nascimento do Corpo Vital – em torno dos 7 anos de idade

Aprendemos nos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que em torno de 7 anos de idade o nosso Corpo Vital “nasce”. Detalhando um pouco isso, o processo de assimilação e do crescimento dependem das forças que agem pelo polo positivo do Éter Químico do Corpo Vital – o polo negativo desse Éter (dentre outras coisas, responsável pela excreção) já está completamente ativo quando nasce o nosso Corpo Denso (vulgarmente conhecido como o momento que “nascemos” aqui) –, cujo Éter é liberado em torno dos sete anos, simultaneamente com o equilíbrio do Corpo Vital.

Ou seja, por esse tempo somente o Éter Químico está completamente maduro. Eis o motivo que é em torno dessa idade que a criança é uma fonte de energia e, provavelmente, começa a querer fazer muitas atividades físicas (desde a prática de esportes a simples brincadeiras no quintal ou em qualquer espaço que puder contar).

E isso deve ser estimulado, pois o processo crescimento (liderado pelo polo positivo do Éter Químico) está totalmente ativado e, assim, tais atividades ajudarão a criança a desenvolver as habilidades motoras e a ganhar força física. Além do que a prática ainda é válida para aperfeiçoar a habilidade motora fina da criança.

Devido a essa mudança com ênfase na atividade físico, geralmente, a criança gosta de dormir e dormir bastante. O processo de assimilação também torna possível que a criança se torne bastante sociável, já consegue se concentrar por mais tempo em uma única tarefa, muitas vezes adorar compartilhar o que aprendeu na escola com os mais próximos dele e outras características já bem estudadas pela pedagogia e psicopedagogia. Note: isso tudo pela entrada em ativação do polo positivo do Éter Químico.

O polo positivo dos outros Éteres entrarão em atividades mais a frente nessa vida da criança!

Lei do Êxito

Sem dúvida alguma, existe a Lei do êxito, tão certa e imutável como qualquer outra das grandes leis cósmicas.

Essa lei existe e pode ser aplicada tanto em assuntos materiais, como em assuntos espirituais.

Devemos saber fazer nossa escolha, pois “não podemos servir a Deus, nosso Pai e Criador, e a Mamon” (rei da cobiça), mas consideremos que se a nossa escolha for para assuntos materiais, isso vai acabar num suicídio espiritual.

Devemos optar pelos assuntos espirituais, “buscando primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, que o mais nos será dado por acréscimo”.

Optando pela Lei do êxito em assuntos espirituais devemos então:

  • determinar definida e claramente aquilo que desejamos desenvolver, ou seja, onde queremos atuar e ajudar, tendo Cristo como nosso Ideal, é na Cura aos nossos semelhantes? É aumentar nosso campo de visão? É sermos Auxiliares Invisíveis Conscientes? É termos facilidade com a palavra e assim podermos nos expressar melhor e claramente? E levar os Ensinamentos da Fraternidade Rosacruz para mais e mais pessoas? É disseminar esses ricos Ensinamentos?

 Uma vez que tenhamos decidido por uma das finalidades, jamais admitirmos um pensamento

de medo, de fracasso, de não se achar capaz, etc., cultivando então uma determinação invencível em levar a cabo o objetivo a que se propôs, a despeito de todos os obstáculos.

Devemos sempre manter o pensamento: “eu posso fazer e o farei”.

Tenhamos absoluta confiança em nós mesmos, certos de que temos capacidade em levar adiante nossos propósitos.

Tenhamos a convicção de vencermos e darmos o nosso melhor onde aparecer a oportunidade de servirmos. Estejamos sempre prontos e firmes.

Realizemos os desejos de nossos corações já pensando no êxito.

Usemos esta Lei no propósito de desenvolvimento da nossa Alma.

Perdão

O maior, talvez o único antídoto para a enfermidade provocada – tendo como causa – ressentimento, ódio, amargura, é o PERDÃO. O perdão que vem do coração, sincero.

Já ouvimos: “eu perdoei fulano, mas ele acabou para mim”. Isso é o perdão artificial, da boca para fora. Isso não é perdão! Nunca será.

Ao perdoar superficialmente, permanecemos algemados ao outro, qual um carcereiro, prendendo a pessoa ao nosso ressentimento, ódio ou amargura. Estaremos sempre a relembrar o erro do outro. Que perda de tempo! Ou melhor, paramos no tempo.

A pessoa não tem que “acabar para nós”, mas sim perdoarmos, se ela vai receber esse perdão, já não nos importa; façamos a nossa parte. Lembrem-se: Deus vê o nosso coração!

O Purgatório vai desfazer os laços desamorosos que aqui deixamos, não desfeitos pela compreensão e o perdão, porém de forma mais dolorosa. Afinal, só uma realização para todo e qualquer relacionamento e essa é o amor (mesmo que um lado não chegue a esse termo, mas o outro lado chegue, já há a realização do lado que amou).

Devemos perdoar dizendo para nós mesmos: “eu te liberto, fulano, do meu ressentimento, por amor”, na certeza de que tudo coopera para o bem.

O relacionamento que aqui não acabar em amor, voltará numa próxima vida, com toda certeza.

Se o nosso Ideal é o Cristo, sigamos seus exemplos em tudo.

Cristo deu a resposta a São Pedro: “devemos perdoar até setenta vezes sete”, ou seja, sempre, pois pela matemática esotérica o resultado dessa operação é 3, o ciclo completo.

Façamos a nossa parte independente se outro vai aceitar nosso pedido ou não.

É como fazer o bem sem olhar a quem. Perdoe e siga em frente!!

Afinal, Cristo nos ensinou: “Mas se não perdoardes as pessoas, tão pouco vosso Pai perdoará as vossas ofensas”. E não está correto isso?

Gratidão

Quando lemos atentamente o Evangelho Segundo São João, que foi também Discípulo de São João Batista, vamos sendo gradativamente absorvidos por uma grande admiração, em face da desenvoltura e sublimidade de seu trabalho.

Ao iniciá-lo, coloca como primeiro título a grande boa nova, na expressiva frase: “A Encarnação do Verbo”. Essa Encarnação representa o ponto de intercessão entre duas Eras (Touro e Áries). A primeira delas, em que vigorava a Lei – olho por olho, dente por dente – era representada por Moisés. A segunda, seu representante é o Cristo, o Cordeiro que tirou o pecado do mundo e purificou o Corpo de Desejos da Terra, o nosso Mundo do Desejo.

Cristo também colocou ao alcance da humanidade todos os meios de que necessitava para a salvação dela.

Vejam, pois, a extraordinária importância que tem esse Glorioso Ser, para todos nós. Como salienta São João Evangelista, se sentirmos profunda gratidão a Cristo, todos os dias, ainda seria pouco, perto do que Ele nos fez e continua fazendo.

A melhor maneira de manifestarmos nossa gratidão é servirmos diligentemente aos nossos semelhantes (os irmãos e as irmãs que estão em torno de nós), e à grande e maravilhosa obra, a Fraternidade Rosacruz – uma escola Filosófica Cristã que traz aqui na Região Química do Mundo Físico os Ensinamentos Rosacruzes e promove o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, um formoso trabalho iniciado pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.

A Fraternidade Rosacruz tem o Cristo como Ideal a ser seguido, e sua tônica é o serviço amoroso e desinteressado para com os nossos semelhantes, considerando unicamente a divina essência oculta em cada um.

Cristo é a tônica do Amor, através do qual une tudo o que existe e venha a existir não só aqui no Planeta Terra, mas também nos demais Planetas do nosso Sistema Solar.

Ele, o Cristo, é o Amor que tudo liga, transforma e vivifica! Sejamos, de fato, um Cristão!

Cabeça-coração

Em torno do tema “cabeça-coração” se debatem, milenarmente, quase todos os seres humanos e, de modo especial, os filiados as diversas escolas, espiritualistas ou não.

Uns acham que a Cabeça tem maior importância.

Outros inclinam-se para o Coração.

Entretanto, a Ordem Rosacruz, através da Fraternidade Rosacruz, lançando luz sobre tão magno problema, nos esclarece que a importância está no equilíbrio.

Equilibrar “a Cabeça e o Coração” é tocar no ponto fundamental para a realização integral do homem ou da mulher.

É de suma importância o equilíbrio das funções intelectual e devocional. Essas funções equilibradas permitem, portanto, a harmonia.

Assim, quando o Coração sente, a Razão sanciona, não deixando de aparar, todavia, os excessos.

E, quando a Cabeça pensa, o Coração faz com que a Razão sinta o problema, evitando, desse modo, que ela se torne tirânica.

Conclui-se, então, que tanto um, como o outro, atuando isoladamente, nem sempre produz bons resultados.

Por esse motivo, nada mais importante do que o conjunto, ambos funcionando em estreita e íntima colaboração, tendo em vista o progresso e felicidade do ser humano.

Nenhuma delas deverá, pois, querer se trajar de mais importante do que a outra.

E, aquele que assim opinar, pendendo para um lado ou para o outro, mesmo que esteja imbuído da melhor intenção, revela estar vivendo, ainda, uma das fases de desenvolvimento unilateral.

Contudo, o esforço que cada um empreende, é algo respeitável. Produzirá, seguramente, resultado positivo.

Contudo, se for empregado como a Escola Rosacruz orienta, o candidato dará largos passos, por meio do equilíbrio das funções:

Razão e Devoção (Ocultista e Místico) em perfeita consonância, no campo da ação.

Após o equilíbrio, resta agir intensamente. Com o equilíbrio conquistado, temos a unidade para tanto. Estamos, portanto, aptos às grandes realizações.

Quando o Probacionista (terceiro nível no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz) atinge o equilíbrio “Cabeça-Coração”, encontra-se, sem a menor sombra de dúvida, às portas do Discipulado (o quarto nível).

Não importa o seu tempo de Probacionismo. Aliás, quanto menos tempo gastar para ingressar no nível seguinte, demonstra maior capacidade evolutiva.

Não mais se prende a este ou aquele aspecto, exatamente porque se tornou um todo harmônico, em plena atividade.

Seu desenvolvimento passou a ser total, tendo deixado para trás o sentido parcial das coisas. Assim, acaba de ampliar seu campo de realizações.

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes Rosacruzes

Pergunta: Por que existem Espíritos de Raça para estimular o egoísmo e a segregação entre as raças? Não seria mais adequado que apenas o Espírito do Cristo agisse sobre as pessoas? Os racistas não seriam “vítimas” dos Arcanjos ou Espíritos de Raça, nesse sentido??

Resposta: Os Espíritos de Raça, que é uma das muitas funções dos Arcanjos, ainda existem porque existem irmãos e irmãs que necessitam aprender as lições que são mais bem fornecidas por meio de uma Religião de Raça. Conforme vão aprendendo e terminem todas as lições, estão aptos a abraçarem o Cristianismo, promulgado pela Religião Cristã, sob a liderança de Cristo. Ou seja, “o Espírito de Cristo age sobre essas pessoas”, mas essas não possuem nenhum ponto de contato, pois o livre arbítrio sempre é respeitado e se não querem, então, não querem! A paciência e misericórdia do Deus Filho, o Cristo, é infinita e aguarda o momento de cada pessoa querer. Sobre os irmãos e irmãs racistas (não só na relação branco-negro, mas negro-branco, branco-amarelo, amarelo-branco, branco-vermelho, vermelho-branco, negro-vermelho, vermelho-negro, amarelo-vermelho, vermelho-amarelo, e piores ainda: branco-branco, negro-negro, vermelho-vermelho, amarelo-amarelo e outros racismos “camuflados” que existem): isso não tem nada a haver com os Arcanjos, exercendo a sua função de Espíritos de Raça. Tem sim a haver com um irmão ou irmã que em vidas anteriores apegou-se tanto a uma raça que agora tenta se desapegar por meio da violência (física, verbal e de todas as formas) focando nos irmãos e irmãs que ainda estão construindo corpos com elementos dessa raça. Aqui é mais um caso de: “tenho um problema na minha Personalidade (minha persona) e acho que a causa está fora de mim; resolvo isso atacando a causa fora de mim: mais fácil, mais cômodo, mas nunca será a solução; tanto que o término disso ou é uma fatalidade, ou é produção de Destino Maduro (pecado que deverá ser expiado à base de dor e sofrimento), mas sempre o maior prejuízo será o atraso na evolução do irmão ou da irmã “racista”. Agora, perceba bem: “racismo” é uma qualidade negativa inerente, escondida, camuflada em muitos irmãos e muitas irmãs, muito mais do que imaginamos! Só termina de fato quando se abraça o Cristianismo Esotérico. Enquanto isso, sempre estará na Personalidade da pessoa e poderá se manifestar a qualquer momento e até de uma forma que “o irmão ou a irmã jura que não é racista”.

Pergunta: Como era a humanidade dos Anjos, quando essa Onda de Vida atingiu esse estágio no Período Lunar? Ela tinha carro, computador, prédio, avião ou coisas desse tipo?

Resposta: O estágio “humanidade” dos Anjos não tem nada a haver com a nossa. Primeiro, porque ela se deu na Região Etérica do Mundo Físico, ou seja, em um mundo de Éter e não se Sólidos, Líquidos e Gasosos. Segundo, porque a Sabedoria (naquilo que entendemos como conceito de Sabedoria) fluía livremente nos Anjos, ou seja, eles não precisaram estudar, estudar e estudar para praticar as lições reservadas para o seu estágio “humanidade”. Tinha sim que praticar o conhecimento adquirido para aprender a dominar o elemento Éter. Agora, sobre desejos, emoções e sentimentos tiveram problemas sim em aprender a lidar com material de cada Região (vide o caso dos Anjos Lucíferos que “caíram”, ou seja se atrasaram devido a não conseguirem lidar com a matéria do Mundo do Desejo, como os Anjos tiveram que fazer). Outra diferença foi a questão de quem era o regente do Período Lunar. Enquanto atualmente são os Senhores da Forma, que polariza todo e qualquer método de aprendizagem no Período Terrestre somente pelo meio da forma, no Período Lunar tínhamos os Senhores da Individualidade, cujo método de aprendizagem era por meio da aplicação de desejos superiores, ou seja: da manipulação dos materiais das 3 Regiões superiores do Mundo do Desejo (Vida Anímica, Luz Anímica e Poder Anímico). Aqui, onde estava a dificuldade? Tentar utilizar os materiais das 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo para aprender.

Não “tinha carro, computador, prédio, avião ou coisas desse tipo” porque o Regente do Período Lunar não eram os Senhores da Forma, que polariza todo e qualquer método de aprendizagem no Período Terrestre somente pelo meio da forma.

Pergunta: Por que o Cristo não impediu a rebelião de Lúcifer? Ele não percebeu, mesmo sendo Grandioso, a tragédia que ela causaria à humanidade, aos animais, ao planeta e a tudo mais? Por que Javé, após vencer Lúcifer nos primórdios do sistema solar, não o prendeu ou até anulou sua existência?

Resposta: Resposta curta: por respeito ao nosso livre arbítrio, exatamente como Deus, nosso criador, sempre o faz. Além disso, temos a Lei divina da Consequência que garante a colheita devido à escolha que fazemos (efeito da causa). Lembrando: Lúcifer sugeriu, não obrigou e nem “fez acontecer”. O uso da força sexual criadora para construir algo (seja um novo Corpo para um irmão ou uma irmã que está necessitando renascer, seja uma ideia) é o único uso que é correto. Eles ensinaram como fazermos isso, por nós próprios. O que fizemos? Abusamos do uso da força sexual criadora a utilizando para gratificar os nossos prazeres, seja procurando outra pessoa para relações sexuais, seja sozinho pela masturbação. E o fizemos isso vida após vida, de várias formas, das mais simples, as mais devassas. Assim, a culpa jamais foi ou é ou será dos Espíritos Lucíferos, mas sim de nós, que caímos na tentação em abusar do uso de uma força divina: a força sexual criadora. Muitos de nós não caímos! Hoje são os irmãos e as irmãs vanguardeiros da Onda de Vida humana.

Pergunta: Ouvi uma vez que muitos espíritos que estão em processo de perder os Átomos-sementes do Tríplice Corpo, por terem afundado na matéria e alimentado sua natureza inferior de modo invencível, estão nascendo deformados. Isso está correto?

Resposta: Não. Isso não é correto. A questão das deformações não tem nada a haver com o processo de perder os Átomos-sementes. Normalmente, deformações são efeitos de vidas anteriores entregues à satisfação da natureza passional amalgamada com um caráter vil e com desconsideração cruel para com os outros.

Pergunta: Quando morremos, vamos imediatamente para os Planos Espirituais ou permanecemos na Terra até aceitar a morte e, então, ir para o Mundo do Desejo? O que são os famosos fantasmas? Não são pessoas que se recusaram a ir para o Reino Espiritual?

Resposta: Depende exclusivamente de você. Normalmente o que ocorre: se se morre apegado a alguma coisa aqui (carro, pessoas, riquezas, posição social, ou quaisquer outros bens materiais) é difícil querer entrar no Purgatório (mesmo nem sabendo o que isso significa) e fica-se o que chamamos de “apegado à Terra” (No livro o Conceito Rosacruz do Cosmos temos vários exemplos) – sim, podemos chamá-los de fantasmas e, sim, se recusam a prosseguir o caminho natural e tentam o máximo possível ficar “por aqui”. Agora, caso contrário (o que muitas vezes ocorre com quem está sofrendo com dores físicas atrozes aqui) a pessoa sente um alívio tão grande de se “livrar” desse Corpo Denso, no caso já decrépito, que parte direto para o Purgatório (mesmo nem sabendo o que isso significa).

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.

Nessas datas, as 18h30, os Estudantes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o serviço de cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura

Datas de Cura:

Outubro: 03, 09, 16, 23, 30

“O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade,

e da doença o restaurará”

Salmos 41:3

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Dois Métodos Diferentes: só devemos seguir a um; não um pouco de cada

A Filosofia Rosacruz é o Cristianismo Esotérico. Na literatura rosacruciana é fácil notar a preocupação em ressaltar a Fraternidade Rosacruz como a escola preparatória aos Mistérios (ou Iniciações) ocidentais, uma Escola preparatória para a Ordem Rosacruz. Isso não contradiz o sentido de universalização para que tende o Cristianismo Esotérico.

Tal como o Sol aparenta caminhar de leste a oeste, a luz da espiritualidade percorre o mesmo caminho, ao longo da evolução humana. Confúcio na China, Buda na Índia, Pitágoras na Grécia constituíram marcos da trajetória brilhante do Sol da espiritualidade, dirigindo a evolução cada vez mais para oeste.

Há dois mil anos surgiu o Cristo, trazendo um novo ideal, abrindo amplas perspectivas de progresso anímico para a Humanidade. Sua influência, contudo, ainda predomina apenas no Ocidente. Mas, tempo virá em que os demais seres se universalizarão, libertando-se dos restritivos laços da tradição, dos costumes arraigados desde milênios, engendrados pelos Espíritos de Raça por meio das Religiões de Raça. Haverá, então, um consenso quanto à aceitação do Cristianismo, mormente do Cristianismo Esotérico.

No momento, todavia, por circunstâncias evolutivas, isso não ocorre. No Ocidente encontram-se renascidos os seres mais evoluídos da Terra, em sentido geral. Em outras existências já viveram no Oriente. Agora, renascem nessa parte do globo, a fim de receber ensinamentos correspondentes aos seus presentes estágios evolutivos.

Pode parecer, aos menos avisados, que o Oriente, em questão espiritual, esteja na vanguarda da evolução. Aliás, os orientais, valendo-se de uma imensa variedade de obras à venda por aí, deixam transparecer semelhante ideia. Puro engano. A maior parte dos Egos que ocupam os corpos orientais encontra-se na curva descendente desse Esquema de Evolução (cuja denominação rosacruciana para essa parte do Esquema de Evolução é chamada de Involução), prestes a atingir o nadir da materialidade, pelo que já passaram os ocidentais.

Os povos do Oriente não têm a mesma sensibilidade dos seres que vivem do outro lado do globo. Suas pretensas faculdades espirituais são, muitas vezes, um psiquismo negativo.

Os Ocidentais, subindo o arco evolutivo ascendente desse Esquema de Evolução (cuja denominação rosacruciana para essa parte do Esquema de Evolução é chamada de Evolução), estão alcançando condições cada vez mais espirituais: Corpos Densos mais refinados e Mentes mais dinâmicas.

E, como não poderia deixar de ser, os métodos de desenvolvimento, para um e outro povo, apresentam radicais diferenças, se bem tenham em comum alguns princípios doutrinários, como a Teoria do Renascimento, Lei de Consequência, etc.

No método oriental, o neófito submete-se ao arbítrio do guru, mestre, instrutor, condicionando seu desenvolvimento à total aceitação do que lhe é ensinado. Trocando em miúdos: o neófito deve obedecer sem vacilar às determinações de seu “mestre”, transferindo-lhe toda a responsabilidade. Deve praticar certos exercícios e adotar determinadas posturas físicas para lograr domínio sobre seu corpo. Alguns desses exercícios – respiratórios, por sinal – são completamente inadequados à constituição do ser humano ocidental, podendo levá-lo, se praticados, a mais lamentável ruína física e mental.

O método indicado para o neófito do Ocidente respeita-lhe o acervo individual de experiências passadas que lhe formaram a natureza, a índole etc. Procura, desde o início, libertá-lo de toda influência externa (seja de outras pessoas, seja por meio de instrumentos físicos como: pêndulo, bola de cristal, tarô, cartas de baralho, runas, búzios e outros afins que estão sempre sendo apresentados com “nomes modernizados”), tornando-o confiante em si mesmo no mais alto grau. Propicia-lhe os meios de realização, deixando seu desenvolvimento na dependência exclusiva de sua iniciativa, dos seus esforços e da sua perseverança.

Reconhecemos e respeitamos o valor do método oriental, porém, com uma ressalva importante: serve apenas e tão somente aos neófitos do Oriente, aos irmãos e irmãs que renascem naquela parte do globo terrestre.

É importante que saibamos distinguir, para nossa orientação e dos demais, os dois métodos de desenvolvimento. Como afirmou Max Heindel: “Buda pode ter sido a luz da Ásia, mas Cristo é a luz do mundo. Assim como a luz do Sol ofusca o brilho das mais radiantes estrelas, tempo chegará em que o verdadeiro Cristianismo, o Cristianismo Esotérico, ofuscará e anulará todas as demais Religiões, para inteiro benefício da Humanidade”.

(Publicada na Revista Serviço Rosacruz de janeiro/1976-Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Os animais, tanto selvagens quanto domésticos, sofrem em muitas situações, e ensinam-nos que os Espíritos-Grupo sofrem mais intensamente. Por que será? Os Espíritos-Grupo, da mesma forma que nós, sofrem as consequências de seus atos errados?

Resposta: Parece muito difícil conceber que seres tão gloriosos quantos os Arcanjos — que, dentre muitas atividades, também exercem as funções de Espíritos-Grupo e Espíritos de Raça — possam cometer atos errados, pelo menos no sentido que o nosso entendimento limitado confere a essa palavra. Cristo é o mais elevado Iniciado dentre os Arcanjos e como sabemos que “Ele sofreu em todos os aspectos da mesma forma que nós, sendo tentado, embora isento de pecado[1] há, evidentemente, uma lei superior. Perceberemos que nós devemos percebê-la quando consideramos a relação dos Espíritos-Grupo com os animais de suas espécies à luz da Lei de Analogia, que é a chave-mestra de todos os mistérios.

A seguinte ilustração do livro Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz, provavelmente, com clareza demonstrará a diferença entre o ser humano com seu Espírito Interno e os animais com seus Espíritos-Grupo:

“Imaginemos um quarto dividido ao meio por uma cortina, um lado representando o Mundo do Desejo e o outro o Mundo Físico. Dois homens, um em cada divisão, não podem ver-se mutuamente. Contudo, na cortina há dez furos pequenos e o ser humano que se encontra na divisão que representa o Mundo do Desejo pode meter seus dez dedos por esses furos para o outro lado que representa o Mundo Físico. Isto pode dar uma excelente representação do Espírito-Grupo que está no Mundo do Desejo. Os dedos representam os animais pertencentes a uma espécie. Pode movê-los a seu gosto, mas não pode empregá-los tão livre e tão inteligentemente quanto o ser humano que se encontra na divisão física pode mover seu Corpo.

Esse último vê os dedos que atravessam a cortina e observa que todos se movem, mas não pode ver a relação que existe entre eles. Para ele todos parecem separados e distintos uns dos outros. Não pode ver que são os dedos do ser humano que, atrás da cortina, governa seus movimentos com sua inteligência. Se fere um destes dedos, não é ferido somente o dedo, mas principalmente o ser humano que está por trás da cortina. Se um animal é ferido esse sofre, mas não tanto quanto o Espírito-Grupo. O dedo, não tendo consciência individualizada, move-se conforme a vontade do ser humano assim como os animais se move sob os ditames do Espírito-Grupo.

O Corpo Denso, no qual funcionamos, é composto de numerosas células, cada uma tendo uma consciência celular separada, embora de uma ordem muito inferior. O Corpo Denso em que funcionamos é composto de inúmeras células, tendo cada uma sua consciência celular separada, ainda que de ordem inferior. Enquanto essas células fazem parte do nosso Corpo estão sujeitas e dominadas por nossa consciência. Um Espírito-Grupo animal funciona num Corpo espiritual, que é seu veículo inferior. Esse veículo compõe-se de um número variável de Espíritos Virginais, imbuídos durante esse tempo da consciência do Espírito-Grupo. Esse último dirige os veículos construídos pelos Espíritos Virginais, cuidando deles e ajudando-os a aperfeiçoar esses veículos. Conforme aqueles que estão ao seu cargo evoluem, o Espírito-Grupo também evolui. Sofre assim uma série de metamorfoses, de modo idêntico àquele pelo qual crescemos e ganhamos experiência por introduzirmos em nosso organismo as células do alimento que comemos, elevando também dessa maneira – e por indução temporária – a sua consciência.

Esse Espírito-Grupo dirige as ações animais em harmonia com a Lei Cósmica, até que os Espíritos Virginais a seu cargo tenham adquirido consciência própria e se tornado humanos. Então, gradualmente começarão a manifestar vontade própria, libertando-se cada vez mais do Espírito-Grupo e tornando-se responsáveis pelos seus próprios atos. Contudo, o Espírito-Grupo continua a influenciá-los (ainda que em grau decrescente) como Espírito de Raça, de tribo, de comunidade ou de família, até que cada indivíduo se torne capaz para agir em plena harmonia com a lei cósmica. Só então o Ego se libertará e se tornará inteiramente independente do Espírito-Grupo, que por sua vez entrará numa fase superior de evolução.”.

À luz da explicação anterior, sobre o relacionamento entre o Espírito-Grupo e os animais, torna-se evidente que os sofrimentos experimentados por meio dos seus representantes têm a mesma finalidade que os sofrimentos experimentados por nós devido aos nossos erros diretos, isto é, para ensiná-los a evitar, sempre que possível, as situações indesejáveis que produzam a dor. O ser humano sem uma arma vê muitos animais quando passeia pelos campos; eles se reúnem em lugares onde o Espírito-Grupo os sugerem que estarão a salvo. O ser humano com uma arma pode querer caçar, sendo assim, o Espírito-Grupo previne seus protegidos da aproximação de tal ser humano. Além disso, o Espírito-Grupo reveste as suas espécies com peles ou penas com cores parecidas às da terra, das árvores ou das folhas para disfarçá-las tanto quanto possível dos olhos de quem as caçaria e lhes causaria dor. Então, por causa do desejo de evitar a dor para si mesmo, ele exercita à sua engenhosidade no sentido de defender seus protegidos. No entanto, não estamos preparados para afirmar que o desejo de escapar à dor seja o motivo principal do Espírito-Grupo ao defender os seus protegidos, mas os dois estão ligados como a causa e o efeito.

E quanto aos animais abatidos para servirem de alimento, e as pobres criaturas torturadas nos infernos da vivissecção? E quanto aos pobres cavalos submetidos à fome e surrados por cavaleiros desumanos? O que o Espírito-Grupo faz para protegê-los, poupando-os da dor inerente a essa situação? Ele pode instruir os animais selvagens a se salvar por meio de vários métodos, mas o problema que surge em função dos animais domésticos deve apresentar uma dificuldade considerável para o Espírito-Grupo. Ele tem o poder de reter o Átomo-semente necessário à fertilização para preservar a pureza de sua tribo, e é o que faz no caso dos híbridos. Entretanto, o propósito principal da existência é a experiência, por isso, é forçado a deixar os Espíritos sob sua guarda nascerem através de seus canais legítimos, embora fiquem mais expostos a um tratamento cruel nas mãos do ser humano. Futuramente, o ser humano deve e irá ajudar os animais para assim compensar a sua maldade atual, e terá de ajudar os atuais minerais quando eles se tornarem animais. A Lei de Consequência é justa e podemos confiar nela para equilibrar os pratos da balança. Enquanto isso, os Espíritos-Grupo estão aprendendo sobre simpatia e compaixão. Os Espíritos de Raça estão aprendendo a mesma coisa por meio do sofrimento humano, provocado pelas contendas industriais e nacionais. Dia virá em que o leão se deitará ao lado do cordeiro, pastará junto ao boi, a criança poderá brincar com a serpente sem correr risco, quando “as espadas serão transformadas em arados e as lanças em podadeiras[2], e haverá “paz na terra e boa vontade entre os homens[3]. De fato, tudo isso demandará grandes mudanças tanto mentais como morais e físicas, mas “embora os moinhos de Deus moam devagar, moem extraordinariamente bem”[4]. O poder divino moldou o Cosmos a partir do Caos; portanto, temos razão para confiar em seu propósito benevolente e acreditar em sua onipotência ao remover todos os obstáculos para a realização do que hoje nos parece uma utopia.

 (Pergunta nº 60 do Livro Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Vol. II – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: Hb 4:15

[2] N.T.: Is 2:4

[3] N.T.: Lc 2:14

[4] N.T.: provérbio popular alemão

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Em Busca da Paz

Cristo-Jesus disse: “Eu não venho trazer a paz, mas uma espada”. Muitas pessoas foram incapazes de conciliar essa declaração com os ensinamentos de Cristo sobre o amor e a paz. No entanto, há, sim, uma explicação dessa afirmação que nos permite conhecer seu verdadeiro significado e, também, saber o que será necessário antes que a paz possa reinar na Terra. No Evangelho Segundo São João, 10:16, lemos que Cristo-Jesus também disse: “Haverá um rebanho e um pastor”. Isso indica que TODAS as pessoas eventualmente devam chegar a um estado de unidade sob Sua liderança.

A história tem sido amplamente um registro de conflitos e guerras entre raças e nações. Diferenças de ideais, religiões, características físicas, idiomas e formas de governo fomentaram a separatividade e desse fato, associado ao egoísmo inato do ser humano imperfeito, resultou a competição contínua e a turbulência ao longo dos séculos.

A primeira raça foi estabelecida no final da Época Lemúrica, quando “havia uma pequena parte da humanidade nascente que estava suficientemente avançada para que a mente germinativa lhe pudesse ser dada e o Espírito pudesse começar lentamente a atrair seus veículos”. O início das nações separadas foi promovido durante a terceira parte da segunda metade na Época Atlante. Grupos de pessoas que tinham hábitos e gostos semelhantes se uniram e fundaram novas colônias. As raças foram colocadas sob os cuidados dos Espíritos de Raça (os Arcanjos), que deram para os líderes delas leis escritas, recompensas instantâneas e punições. Os Arcanjos guiaram as raças para diferentes climas e diferentes partes da Terra. Os Espíritos de Raça promovem o patriotismo e instigam guerras, quando tais medidas drásticas são necessárias, intensificando assim a separatividade que existe entre os diferentes povos.

Obviamente, enquanto a humanidade permanecer dividida em raças e nações, povos e países, falantes de um idioma comum ou filiações nacionais, grupos étnicos ou tipos essenciais de indivíduos com base em traços observáveis (ou quaisquer outras terminologias mais “politicamente correta” do momento), cada uma promovendo agressivamente seus próprios objetivos e propósitos, a “paz na Terra” e a “boa vontade entre os homens” não serão possíveis. Somente quando todas as nações e raças, povos e países acima se unirem em Fraternidade Universal é que a paz será possível.

O ser da onda de vida humana (seja homem ou mulher), cujo destino é crescer, progredir e desenvolver seus potenciais internos respondendo às influências espirituais direcionadas a ele, deve se tornar autossuficiente, emancipado de todas as influências externas, incluindo as dos Espíritos de Raça.

A vinda do Raio de Cristo como Espírito Planetário interno da nossa Terra iniciou a emancipação dos seres humanos não apenas dos poderes envolventes dos Espíritos da Raça, mas também de seus próprios desejos contaminados por Lúcifer. As vibrações do Poder de Amor do Cristo, irradiando de dentro da Terra, purificaram a matéria de desejo do Mundo do Desejo do nosso Planeta e tornaram possível a todos nós garantir substâncias de desejos, emoções e sentimentos mais puras para ser utilizada pelo nosso Corpo de Desejos. Seu Poder de Amor funciona, particularmente, através do nosso Corpo Vital, e “quando nos libertamos das labutas do Corpo de Desejos e vivemos de acordo com as vibrações do Corpo Vital, ficamos imbuídos do Espírito de Cristo. Então e somente então, com certeza, abandonamos o princípio nacional e patriota e nos tornamos capazes de ser irmãos uns dos outros”.

Aqui reside a chave para estabelecer paz e harmonia em nossa Terra. À medida que o poder do divino Amor de Deus, manifestado a nós por meio de Cristo, cresça e se expresse de dentro de cada um de nós, somos capazes de nos libertarmos da nossa escravidão à consciência nacional. O patriotismo não é mais o estreito “meu país, certo ou errado”, mas agora abraçaremos o bem-estar de todas as outras pessoas no mundo. Perdemos o desejo competitivo e começamos a considerar o interesse dos outros tanto quanto o nosso.

Sabemos que as Leis imutáveis do Amor divino e da Justiça operam em nosso universo, trazendo a cada pessoa o que lhe é devido ou o seu imposto. Todo indivíduo criou o que chegou até ele e somente ele pode mudar suas condições ou resgatar. Isso se aplica também às nações. A menos que reconheçamos plenamente esses fatos e ajamos de acordo, não poderemos trazer paz ao mundo.

A nossa paz é verdadeiramente uma herança divina. Somos essencialmente Espírito diferenciado em Deus para revelar os poderes divinos latentes em nós. Somos Deuses em formação e só podemos reivindicar nossa herança divina aprendendo a viver de acordo com a Lei do Amor. Essa Lei move toda a vida manifestada para uma perfeição cada vez maior. A vida “É”; ela não pode morrer. Somente a forma perece ou muda. Chegamos repetidamente à vida na Terra para redimir nossa injustiça passada e transformar a Centelha divina em uma Chama ainda mais gloriosa.

Sempre conosco estão as Forças da Luz e do Amor. “Todo aquele que quiser” pode abrir seu coração ao influxo divino e enviá-lo novamente à humanidade. Os sábios olharão para a vida de Cristo-Jesus e terão coragem. A Vida DELE era perfeitamente positiva. ELE viveu de maneira construtiva. ELE amou. ELE curou. ELE ensinou.

ELE forneceu o poder e apontou o caminho para a unificação de todos os seres da onda de vida humana em paz e amor. SEU caminho é o único caminho para a paz permanente.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de agosto de 1985 e traduzido pela Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Se o mundo é uma escola de ensinamento e todos nós devemos evoluir algum dia, por que foi necessário que Jesus Cristo morresse para nossa salvação?

Pergunta: Se o mundo é uma escola de ensinamento e todos nós devemos evoluir algum dia, por que foi necessário que Jesus Cristo morresse para nossa salvação?

Resposta. Se você estudou o “Conceito Rosacruz do Cosmos”, vai lembrar que, em diferentes períodos do desenvolvimento do mundo, houve atrasados que não preencheram os requisitos e precisaram transferir-se para outra classe, por assim dizer. Isso se baseia no mesmo princípio que rege as escolas atuais. Em toda classe há crianças que não estudam tanto quanto as outras e, consequentemente, na época dos exames, elas não estão aptas a ir para a classe superior; por isso, ficam para trás. Sob o regime de Jeová, o egoísmo foi instilado na humanidade primitiva para promover a evolução. Nos primeiros Atlantes, o Espírito tinha acabado de entrar no corpo e todos se sentiam em uma fraternidade universal, como filhos do grande Pai. Não obstante, eles estavam destinados a conquistar o mundo e desenvolver a individualidade; para isso, foram divididos em nações e famílias.

Tendo recebido o domínio sobre todas as coisas, foram estimulados a adquirir bens. Favores de ordem material, maior número de filhos, de gado e terras lhes foram dados como recompensa pela obediência às ordens dos vários Espíritos de Raça, considerados por eles os mensageiros de Deus. Por outro lado, se transgredissem e desobedecessem aos mandamentos de Jeová, deveriam pagar com a fome, sendo acometidos por pestes ou outras calamidades de ordem material. Não havia, sob o regime de Jeová, uma promessa de paraíso, pois foi dito que “mesmo os Céus pertencem ao Senhor, mas a Terra, Ele a deu aos filhos dos homens”. Além disso, dizia-se a eles que seriam recompensados com uma longa vida em sua terra, se fossem obedientes aos Seus mandamentos. Assim, aos poucos, o egoísmo e a autossatisfação tornaram-se soberanos e as boas ações, que são a base da vida celestial onde se realiza o progresso espiritual, foram negligenciadas. Quanto mais inteligentes as pessoas se tornavam, mais a astúcia e a cobiça estimulavam-nas a acumular tesouros na Terra.

A humanidade constrói tanto as partes da Terra quanto os seus próprios corpos no Segundo Céu, entre duas vidas, e ela teria cristalizado o planeta e a si própria, em seu egoísmo ganancioso, até chegar ao ponto em que a Terra se tomasse semelhante à Lua.

Para evitar essa calamidade, outra influência se fazia necessária e o vidente, que pode ler a Memória da Natureza, observa que durante as eras que precederam o advento real de Cristo, a Sua autoridade benéfica foi exercida de fora. Ele Se preparava para atuar como Espírito Interno do nosso Planeta, elevando assim a sua vibração a fim de purificar a atmosfera moral e transformar a máxima “olho por olho, dente por dente” em “Amai os vossos inimigos”. Jeová é o regente de todos os satélites do nosso Sistema Solar. Para despertar a classe atrasada de Espíritos que se encontram nessas luas, é necessário usar os meios mais enérgicos, indefinidamente. Mas, tão logo o povo de um planeta atinge o suficiente estágio de iluminação, o Cristo Cósmico encarrega-Se dele para salvá-lo da lei por intermédio do amor. Ele então produz em tal população e na sua atmosfera planetária as vibrações altruísticas da fraternidade.

O fato de mergulhar a Sua consciência em condições tão baixas e materiais, com concentração suficiente para realizar o Seu objetivo, acarreta uma morte temporária nos reinos espirituais superiores; mas isso é necessário, portanto, Cristo deve morrer para salvar o mundo.

(Pergunta nº 100 – “Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Vol. II”)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Carta de Max Heindel: A Guerra Mundial e a Fraternidade Universal

A Guerra Mundial e a Fraternidade Universal

Em quase todas as correspondências, nós recebemos cartas comentando sobre a guerra[1], e com raras exceções, não encontramos nelas expressão de partidarismo, mostrando que os autores têm um ponto de vista mais elevado do que o inculcado pelos vários Espíritos de Raça e que, normalmente, recebem o nome de “patriotismo”. Essa é a única atitude coerente com os princípios da Fraternidade Rosacruz. Nós estamos todos unidos numa associação internacional; estamos todos procurando pelo Reino que deve substituir todas as já superadas nações, e o fato de termos nascido em diferentes partes do mundo e nos expressarmos em línguas diferentes, não revoga o mandamento de Cristo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, nem nos escusa por desempenharmos o papel de “ladrão”, e não de “samaritano”. Cabe a cada um de nós, na Fraternidade Rosacruz, se elevar acima das barreiras da nacionalidade e aprender a dizer o mesmo que Thomas Paine[2]: “O mundo é a minha pátria e fazer o bem é a minha religião”. Devemos deixar de ser meramente nacionalistas e nos esforçarmos para nos tornarmos universais em nossas percepções, compreensões e reações aos sofrimentos dos outros.

Contudo, há uma guerra que vale a pena lutar, uma guerra na qual podemos, legitimamente, empregar toda a nossa energia, uma guerra que devemos persistir com zelo implacável, e um dos Estudantes coloca isso tão bem que o melhor que podemos fazer é transcrever sua carta:

“Ao refletir sobre a guerra, surge esse pensamento: quando os seres humanos se cansarem da desagradável e chocante luta entre as diferentes nações vizinhas e semelhantes, largarem suas armas e a paz predominar, então a partir desse continente, sobrecarregado com o pó dos amigos e adversários, com seus rios correndo avermelhados com o melhor sangue dos impérios, surgirá uma nova Europa e uma civilização superior substituirá a destruída.

E um grande número de mortos desconhecidos, moribundos, revelará um poder muitíssimo maior para a paz mundial do que o vivido anteriormente. Assim, das paixões desenfreadas dos seres humanos, a Deidade, justa e amorosa, traz o bem final.

Se os homens e as mulheres tivessem também uma décima parte da vontade para travar uma guerra contra o seu verdadeiro inimigo, que está dentro do seu coração, ao invés de pegar em armas contra um suposto inimigo de um lado da fronteira imaginária inexistente na boa face do mundo de Deus, então o Príncipe da Paz poderia reinar. Todas as armas mortíferas seriam jogadas no limbo e a promessa gloriosa se realizaria: “Paz na Terra e Boa Vontade entre os Homens”.

E assim, por mim mesmo, resolvi não cessar com meus esforços até que o último vestígio de maldade, erro e ódio sejam eliminados, e a sublime Trindade de “Bondade, Verdade e Amor reinem sem contestação interior”. Nessa luta real, me considero um pobre soldado e, geralmente, a curso da batalha se coloca na direção errada, contudo, não importa se eu falhe dez mil vezes, a lição deve ser aprendida e será aprendida. Algum dia, com um coração robusto, uma vontade indomável e uma persistência infalível, a vitória será conquistada e a paz reinará – a paz que ultrapassa toda a compreensão.

Unamo-nos todos ao nosso irmão nessa nobre luta, recordando as palavras de Goethe:

“De todo poder que mantém o mundo agrilhoado,

o homem se liberta quando o autocontrole há conquistado”.

(Por Max Heindel – livro: Cartas aos Estudantes – nr. 48)

[1] N.T.: a Primeira Grande Guerra Mundial.

[2] N.T.: Thomas Paine (1737-1809) foi um político britânico, além de panfletário, revolucionário, inventor, intelectual e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos da América.

porFraternidade Rosacruz de Campinas

O Sangue do Redentor

Muito se tem falado e escrito sobre o sangue redentor, derramado no Gólgota, em holocausto aos nossos pecados. Tal é a versão do cristianismo popular e não chegamos a compreender como o simples ato de derramamento de sangue de um mártir, tenha alcançado tão grande repercussão. Houve muitos mártires, antes e depois de Jesus-Cristo. Por que o sacrifício deles foi diferente? Ou estes sacrifícios não foram aceitos? Sabemos que muitos desses mártires foram canonizados e, portanto, foram reconhecidos. Qual, então, a diferença?

A explicação está no lado oculto, exposto pelo Cristianismo Esotérico. Oculto porque ainda não pode ser compreendido pela massa; no entanto, a disposição daqueles que se disponham a conhecer com mais profundidade os mistérios do Cristianismo.

O sangue é a mais alta expressão do Corpo Vital e através dele se manifesta o Espírito interno. Se, através da Filosofia Rosacruz, observamos os reinos em evolução na Terra, vemos que o sangue acompanha os níveis evolutivos.

No reino Vegetal o sangue é a seiva, cheia de força vital. Sua circulação depende do polo positivo do éter luminoso, que vem da luz solar. Na primavera e verão a circulação da seiva é ativa e promove a vida na planta, ajudando-a a retirar os meios de sobrevivência do solo, encaminhando-os para os galhos. Essa atividade é governada pelos Espíritos-Grupo dos vegetais, os Anjos, que são hábeis manipuladores da vida. Eles é que se incumbem de alimentar as partes carentes das plantas, mandando mais água às ramagens quando o demasiado calor ameaça queimá-las; e dosam a água em clima ameno. Quando vem o outono a seiva diminui e no inverno chega a paralisar-se (nos países frios) por falta de luz solar.

No reino animal, os insetos apresentam a circulação de um líquido, a linfa. Não têm Corpo de Desejos e sua ação é dirigida pelos Espíritos-Grupo dos Animais, os Arcanjos, cuja sabedoria explica a extraordinária ordem comunitária que se nota nos formigueiros e colmeias, etc.

Os animais de sangue Vermelho e frio (peixes, anfíbios e répteis) são mais evoluídos que os insetos e já possuem Corpo de Desejos separado, sentindo emoções, se bem que num grau pequeno. Menos dependentes dos Espíritos-Grupo Arcangélicos.

Os animais de sangue vermelho e quente (aves, mamíferos) sentem mais plenamente. Estão ainda menos dependentes dos Espíritos-Grupo. Os animais superiores (mamíferos), principalmente o cão, o cavalo etc., estão perto da individualização: seus espíritos individuais já estão parcialmente dentro da forma.

O ser humano passou por estágios semelhantes, pois as condições jamais se repetem, havendo a tendência geral de melhora constante, devido as espirais que se elevam.

E quando fizemos a transição para o reino humano, em fins da época Lemúrica, libertamo-nos da influência do Espirito-Grupo, o que amenizou sua orientação, passando a atuar como Espíritos de Raça. A influência do Espírito de Raça e através do ar da respiração.

Ele paira sobre a região ou país que rege, através do ar, unificando as aspirações de seus protegidos e insuflando-lhes o amor racial (nacionalidade), o patriotismo, etc. Essa transição, de Espírito-Grupo para Espírito de Raça é marcada por uma transformação sanguínea: o sangue do animal é nucleado; através do núcleo o Espirito-Grupo exerce influência direta. Quando passámos para o Reino Humano, o sangue continuou nucleado até meados da Época Atlante, porque não tínhamos o sangue quente. Só quando se liberou o ferro marciano para formarmos a hemoglobina do sangue é que preenchemos os requisitos de Espírito individualizado (laringe vertical, caminhar ereto, fígado e sangue quente). Entramos nos corpos e começamos a vida individual, eliminando os núcleos sanguíneos de influência externa e iniciando nosso livre arbítrio.

Daí por diante, na medida da evolução, o sangue se vai tornando, cada vez mais, uma expressão individualizada. Chegará a um ponto em que a transfusão será impossível, devido à elevada individualização.

O plano evolutivo se desenvolve sempre com recapitulações maiores e menores. É o que observamos. Sabemos que na fase inicial, o feto humano tem sangue nucleado, porque seu desenvolvimento depende exclusivamente de trabalho externo. Quando o espírito penetra no ventre materno, entre 18 e 21 dias após a concepção, ele começa a dissolver os núcleos do sangue, até que este seja uma expressão individual. Ao nascer, não tendo capacidade para formar os corpúsculos sanguíneos, recolhemos na glândula Timo os corpúsculos fornecidos pelo sangue de nossos pais, para servirem de base na formação do sangue individual. Por isso a glândula Timo é grande na criança que nasce. Depois, a medida que vamos utilizando a essência do sangue dos pais, até chegar a puberdade, ela vai diminuindo. Nesse período a criança, devido a influência do sangue dos pais, tem muita afinidade com eles, sente tudo o que se passa com eles: é a ligação sanguínea. Ao chegar a puberdade, a criança começa a formar seu sangue através da medula óssea e Marte começa a atuar em seu horóscopo individual, dando nascimento ao Corpo de Desejos e início à personalidade, desligando o filho dos pais e explicando porque se vai ele tornando bem diferente deles. É um período de autoafirmação e de conflitos com os pais, mormente quando estes são muito protetores. Ao chegar aos 21 anos (início da capacidade mental individualizada), a Mente regula a temperatura sanguínea para estabelecer normalidade na ação do Espírito interno.

Esta fase, do nascimento à maioridade (21 anos) é uma recapitulação do período evolutivo em que, libertados da ação do Espírito-Grupo, tínhamos, contudo, a influência familiar muito forte. Havia a endogamia (casamento em família, união entre irmãos). O sangue era comum, homogeneizado, para conservar a união da Tribo. Isto fazia com que fôssemos clarividentes involuntários: através do sangue comum guardávamos a lembrança dos ancestrais desencarnados, conservando essa linha de experiência da Tribo (daí a palavra linhagem). Isso explica porque a Bíblia afirma terem os patriarcas vivido centenas de anos. Não que pessoalmente tenham vivido tanto; é que suas experiências se conservaram através dos descendentes.

Quando o casamento começou a ser feito fora da tribo, essa memória interna desapareceu e se diz que os Patriarcas (os cabeças das linhagens) ”morreram”. Desde em tão o casamento em família foi considerado com horror e no Oriente proibiam uniões de parentes próximos, estabelecendo que os primos se chamassem irmãos, para que, na convivência, não pensassem em casamento. No entanto, alguns povos persistiram algum tempo no hábito da endogamia (casamento dentro da Tribo), o que retardou a sua evolução. Os ciganos, com esse hábito, até hoje guardam certa clarividência negativa.

Enquanto essa influência tribal era diluída aos poucos, ainda seus membros tinham certa ligação entre si. Um sinal dessa ligação é o hábito dos sufixos: ”son”, “daughther” (Johnson, Stevenson, Mary-daughter). Pela influência do sangue, a família estava acima do indivíduo e este se sentia, antes, um filho de fulano, do que ele próprio.

Nas Américas não temos Espírito de Raça. Estamos exercitando uma individualidade sadia, não movida pelo egoísmo separatista, em detrimento da ordem social e dos interesses familiares, senão uma ação individual autêntica, fraternal e colaboradora, pela união divina e não sanguínea, como objetiva o Cristo: “um só rebanho e um só pastor” – uma família universal, pelos laços do Cristo interno que identifica superiormente os homens, acima dos preconceitos e influências do sangue, da raça, da cor, da classe, da religião etc.

Que a evolução pode ser contada pela história do sangue, é uma experiência que hoje podemos comprovar em laboratório, pela hemólise: se inoculamos sangue humano em uma ave, ela sucumbe, porque a consciência humana, muito mais evoluída, presente no sangue inoculado, no esforço de afirmar-se e libertar-se, mata a ave, incapaz de superá-la. Que a consciência ou alma está no sangue, a Bíblia o confirma em Levítico 17:14: “A alma de toda a carne está no sangue”. Ora, se a alma é a expressão de nosso nível evolutivo e está presente no sangue, compreendemos que o sangue se transforma na medida de nossa evolução. Ainda mais, todo nosso comportamento se reflete no sangue. Harvey, o descobridor da circulação sanguínea, afirmou que uma circulação deficiente ocasiona enfermidade. O ocultismo vai muito além. Ele diz que uma vida moral, sadia, otimista, torna o sangue limpo e ativo. Contrariamente, uma vida imoral, pessimista, ansiosa, suja o sangue e torna a circulação pobre. A astrologia confirma que os bons Aspectos de Júpiter e Vênus asseguram boa circulação arterial e venosa, enquanto os Aspectos adversos indicam sangue pobre, sujo, circulação deficiente.

Ora, Júpiter rege a benevolência, o otimismo, o altruísmo, o idealismo, etc. Vênus governa a coalizão, o amor, a compreensão, a adaptabilidade, etc.

Se o sangue é puro e a circulação ativa, a ação do Espirito nos corpos é muito mais eficaz e sua evolução mais rápida. Como a memória está no sangue, que registra as cenas pelo éter da respiração, ao pensar o sangue aflui ao cérebro e leva para lá todas as imagens d’a memória, possibilitando um perfeito correlacionamento de ideias e de recursos internos. Um sangue puro defende perfeitamente o sistema, promove normal digestão e assegura harmonia geral do corpo. Como decorrência, sendo a mais alta expressão do Corpo Vital, começamos a torná-lo mais positivo e refinado, podendo ter acesso à memória supraconsciente e de lá trazer ao coração, como intuição, a sabedoria interna.

E o sangue impuro? Cheio de impurezas, de medo, de ira, frequentemente provoca anormalidades físicas, morais e mentais. O medo retrai o sangue para o interior do corpo, provocando a palidez, fazendo cair a temperatura do sangue até a ponto de expulsar o Ego. A ira esquenta o sangue e igualmente chega a expulsar o Espirito interno, que não pode agir senão em equilibrada temperatura sanguínea, já que seu ”assento” no corpo é o sangue.

O tema do sangue assume, assim, um caráter geral. O sangue redentor deve acontecer em cada um de nós, pela gradual libertação de todos os fatores externos. Em tal ascese, nossa consciência se expande e ocorre uma transformação física: o coração começa a formar estrias e a tornar-se cada vez mais controlado pelo Corpo Vital, ou melhor, controlado pelo Cristo interno que atua do Espirito de Vida, através de sua contraparte, o Corpo Vital. Então o Cristo interno poderá dirigir a circulação sanguínea para ‘os centros espirituais e a desvia-la dos centros do egoísmo, para redimir-nos da “queda”.

De fato, quando o gênero humano descambou, houve uma transformação em seu sangue e circulação. O sangue passou a fluir mais para o hemisfério esquerdo, onde estão os centros do egoísmo, do personalismo. A isto a Bíblia refere alegoricamente, dizendo que queríamos construir uma torre que fosse até o céu: a torre de Babel.

Babel ou Babilônia significa contusão, que o Senhor estabeleceu entre os trabalhadores da Torre, para que não pudessem termina-la, fazendo com que cada um falasse uma língua diferente. Quer dizer: jamais podemos alcançar a realização espiritual (o céu) através do meio separatista do egoísmo (a língua do personalismo).

Com a libertação individual, que afeta o sangue, o coração, dirigido pelo Divino interno, poderá aos poucos alimentar com o sangue os centros de altruísmo localizados no hemisfério direito cerebral, que esotericamente chamamos: ”A Nova Jerusalém” – o novo lugar de onde nos virá a paz interna. Essa Nova Jerusalém é citada no livro da revelação de João Evangelista (Apocalipse) como “a noiva ataviada que desceu dos céus” para o casamento com o cordeiro (requisito para a Iniciação).

Através dos graus Iniciáticos menores o sangue sofrerá ainda outras mutações, até que desapareça todo vestígio de humanidade, de ignorância, de erro. É o símbolo da degola de João Batista, quando foi sucedido pelo Cristo. Enquanto estivermos na personalidade (João Batista) deveremos nascer do ventre materno (nascer da água da placenta). É o iniciado menor, “chamado filho de mulher.

“Dos filhos de mulher – disse Cristo – João Batista é o maior” (quer dizer que ele devia ter alcançado a 9ª Iniciação Menor). “Mas o menor no Reino dos Céus (a primeira Iniciação Maior, já é ”Filho do Homem”, porque não tem mais necessidade do ventre materno para formar seus veículos: domina as leis da Terra e manipula as forças do metabolismo para constituir seus veículos, por método alquímico) é maior do que João”.

Voltando, agora com estes recursos de compreensão, ao sangue redentor de Jesus-Cristo, que tinha ele de diferente?

Jesus, embora tenha nascido de Maria, passou pelas Iniciações Maiores no seu preparo de 30 anos. Era o Ser mais evoluído entre nossa Humanidade. Com isto ele atingiu o centro de nosso Planeta e entrou em ligação com o Espírito Planetário. Só Ele podia ter um sangue, cuja consciência podia servir de veículo ao Cristo para adentrar nosso Planeta, até o Centro e, de lá o Cristo purificar este Globo conspurcado pelas paixões acumuladas dos homens. Nenhum outro sangue poderia fazê-lo, porque a evolução está no sangue e a consciência de Jesus tinha atingido o Centro do Globo. Logo, só este sangue poderia servir de veículo ao Cristo, no grande ato redentor da Humanidade. E aquele Corpo Vital sublime permaneceu, para meio de ingresso ao planeta, quando o Raio Crístico retorna pelo Natal, todos os anos.

Se você, caro leitor (a), estudou mesmo o ”Conceito Rosacruz do Cosmos”, poderá meditar proveitosamente sobre este artigo, a fim de ponderar a grande responsabilidade de sua vida, de seus pensamentos, emoções, palavras e ações, na espiritualização de seus corpos, na transubstanciação de seu sangue, até que possa atingir o centro mesmo de seu SER.

  (Publicado na Revista Serviço Rosacruz de dezembro de 1976)

Idiomas