O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:


Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7
Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026: 11
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS: 12
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes: 12
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não: 12
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos: 12
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento: 12
Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO) 13
Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16
O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”: 19
Termo Rosacruz: Imaginação. 41
Termo Rosacruz: Deus de Raça. 55
Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 57
Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa. 57
A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui! 59
A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui 61
O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui 66
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 67
O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 72
Reuniões de “Cura Rosacruz”. 72
Ritual do Serviço Devocional de Cura. 74
Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 75
As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.
Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.
Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!
Para esse mês de JUNHO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:
Nesse Calendário você encontra:
1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar
2- Os melhores Períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz
3- Os melhores Períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais
4- Os melhores Períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais
5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil
7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)
**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:
Reuniões de Estudos:
DOMINGO, 3
DOMINGO, 10
DOMINGO, 17
DOMINGO, 24
DOMINGO, 31
Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS:
Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes:
Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz
Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não:
via e-mail, no site, nas redes sociais
Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos:
incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento
Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento:
Para os irmãos e as irmãs inscritos (Estudantes Rosacruzes ou não) no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz.
Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de JUNHO, nesse ano, que vai de 20 de MAIO a 21 de JUNHO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Gêmeos.
O modelo cósmico para a Terra, projetado por essa Hierarquia, é o de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.
As características que devem ser cultivadas durante o Período de Gêmeos são a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem”.
Quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, braços e mãos, em particular.
Contém, também, o Arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo.
Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente.
Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Gêmeos é a Hierarquia Criadora dos Serafins.
Os Serafins despertaram o germe do terceiro aspecto do Espírito – o Espírito Humano, durante a quinta Revolução do Período Lunar.
Uma das palavras-chave de Gêmeos é a atividade; essa é, também, a palavra-chave do Espírito Santo. Por meio da sua atividade, os Serafins transpassam os mistérios do Espírito Santo ao Signo oposto, Sagitário, os Senhores da Mente. Ali esperam que o ser humano desenvolva sua iluminação até ser capaz de compreender e aplicar o imenso poder do Espírito Santo em sua vida diária. Ainda assim a Humanidade só é capaz de perceber debilmente os mistérios relacionados com o princípio e os poderes do Terceiro Aspecto da Trindade.
Atividades do Cristo – Enquanto o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a luz de Cristo se difunde em uma aura esférica ao redor da Terra, o que capacita os Iniciados na Trilha da Santidade a alcançar a presença de poderosos seres, conhecidos como Serafins, cuja grandeza e poder sobrepassam qualquer descrição. Sob seu sublime ministério, os ensinamentos relativos ao mistério da polaridade são transmitidos, com que se aprende a interação entre as energias masculinas e femininas (os elementos positivos e negativos da natureza), e constituem a força motriz de tudo, desde o átomo até o Planeta.
Atividades do Aspirante à vida superior – Durante o Período de trânsito do Sol pelo Signo de Gêmeos, o Discípulo fará bem ao dedicar o maior tempo possível a meditar sobre o princípio da polaridade, pois é o mês mais apropriado do ano para receber as revelações esotéricas sobre essa matéria profundíssima. Se for possível, o Zohar, “o Livro da Luz”, como foi inicialmente conhecido, é recomendável para os estudos sobre esse tema.
No Corpo Denso – O Signo de Gêmeos rege as mãos. Essas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornados com preciosos dons de cura e concedendo bênçãos.
Recomenda-se ao Estudante visualizar as mãos com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.
Dentre os 12 Apóstolos – O Discípulo correlacionado com Gêmeos é S. Tomé. Tão intimamente se identificou com Cristo que suas dúvidas, próprias em uma Mente mortal, foram transcendidas por meio de uma dinâmica realização dos poderes crísticos latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo depois de ter havido essa transformação.
Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Gêmeos impregnam a Terra, e durante o mês solar de JUNHO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus” (Sl 46:11). Faça isso em cada um dos dias em que Gêmeos enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.
O texto da Bíblia sob estudo está aqui:
Vendo Jesus que estava cercado de grandes multidões, ordenou que partissem para a outra margem do lago. Então chegou-se a ele um escriba e disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Cristo Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Cristo Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:
Reparem que esse trecho vem depois do que Cristo ordenou (como ordena até hoje): “Segue-me”. No trecho Ele diz para um discípulo (ou seja, que já adotou o Cristianismo e já está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação naquele tempo).
Ou seja: para uma pessoa que despertou em si a espiritualidade Cristã.
Exemplo?
Um Estudante Rosacruz – o que muitos de nós respondemos?
•”permite-me ir primeiro enterrar meu pai”
•O que simboliza ou significa essa desculpa ou justificativa?
Simplesmente TUDO que nos impede de progredir espiritualmente na construção e na utilização do Corpo-Alma para vivermos nos Mundos espirituais (como Cristo ensinou).
Exemplos?
•Subordinação à lei dos homens
•Prisão aos costumes
•Apegos materiais
•Perigosa e ilusória zona de conforto
E o que o próprio Cristo nos ensina como solução para conseguirmos progredir espiritualmente pelo método Cristão?
(…) “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.
E será que somos também “mortos” que nos ocupamos em enterrar os “nossos mortos”?
Aqui alguns exemplos para ver se somos, ainda que parcialmente:
•Os que estão “mortos” para espiritualidade
•Os que estão acham que “morreu, acabou”
•Os que estão acham que temos só essa vida
•Os que vivem a base de dogmas
•Os que vivem dependentes de outros, senão Cristo
•Os que acham que conseguem enganar a Deus!
E a lista continua, não?
A raposa aqui simboliza a astúcia que aprendemos a aplicar na Época Atlante e que até hoje usamos e abusamos! Já as aves aqui simbolizam os pensamentos que, contaminados pelo Corpo de Desejos, vão de um lado para outro.
E completando a frase: “…, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
Ou seja: os Ensinamentos d’Ele não estavam nos Corações e nas Mentes humanas…e ainda não estão!
Reparem bem: o próprio Cristo Jesus se intitula “Filho do Homem”: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Resumindo: Referência oculta ao Signo de Aquário. Para compreendermos essa fortíssima correlação: “Filho do Homem” e o Signo Astrológico de Aquário temos que explicar um pouco o que é um dos Movimentos da Terra chamado “Precessão dos Equinócios”.
•Para isso desenhemos uma linha que chamaremos de Linha do Equador da Terra e coloquemos o Planeta Terra no meio dessa linha, assim como está nessa figura.
•Agora coloquemos o Sol alinhado à Terra.
•Só que devido ao eixo da Terra em relação ao Sol não estar, hoje, perpendicular, ou seja, estar inclinado, então o Sol não pode estar alinhado ao Equador da Terra, ou seja há um ângulo entre o Equador da Terra e o Equador do Sol (uns 23 graus). Mais ou menos assim nessa figura:
Agora se ao invés de trabalharmos em duas dimensões, onde usamos linhas, vamos trabalhar em 3 dimensões e usar planos.
Ficaria mais ou menos assim:
Plano do Equador da Terra e Plano do Equador do Sol em ângulo de separação de em torno de 23 graus. Vamos marcar 4 pontos que são de extrema importância para quem estuda a Filosofia Rosacruz.
Primeiro, o do Equinócio de Março que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em março.
Segundo o do Equinócio de Setembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em setembro.
Terceiro o do Solstício de Junho que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em junho.
Quarto o do Solstício de Dezembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em dezembro.
Sabemos que a nossa volta, em volta de todo o nosso Sistema Solar temos os 12 Signos do Zodíaco.
Pois quando falamos, p. exe. que o Sol está em Peixes, é porque se olharmos para o Sol, atrás dele está o Signo de Peixes, como nos ensina a Astrologia Rosacruz.
Então, coloquemos os 12 Signos do Zodíaco na sua sequência. Fica mais ou menos assim:
Note um ponto muito importante que servirá para a nossa explicação: HOJE o Sol cruza o Equador terrestre em março, no Equinócio de Março, no Signo de Peixes.
Vamos pegar justamente essa parte da figura e escrevê-la de outra forma.
•Aqui está uma escala de 60 graus, 30 mais 30.
•Aqui está o Signo de Áries nos seus 30 graus.
•E aqui o Signo de Peixes nos seus 30 graus.
Agora vem a constatação de como o movimento de Precessão dos Equinócios ocorre.
Todos os anos, em março, quando o Sol cruza o Equador terrestre, ele sempre cruza em um valor que é anterior ao ano passado.
Exemplo: se ele cruzou esse ano em 7 graus, 22 minutos e 9 segundos de Peixes, no ano passado ele cruzou em 7 graus, 22 minutos e 59 segundos.
Alguns exemplos no passado:
•no ano 1 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Áries:
•já no ano 498 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 2 graus de Áries:
•e hoje o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Peixes:
Estendamos a escala para mais 30 graus. Note: temos 3 conjuntos e assim podemos projetar 3 Signos: Peixes, Áries e Touro.
Quando o Sol cruzava o Equador terrestre no Signo de Touro estávamos na Era de Touro.
No Signo de Áries, estávamos na Era de Áries.
E, hoje, cruzando no Signo de Peixes, estamos na Era de Peixes.
Na Era de Touro estávamos na 3ª parte da Época Atlante.
Na Era de Áries estávamos na 1ª parte da Época Ária.
Na Era de Peixes estamos na 2ª parte da Época Ária.
Agora notem bem: o Antigo Testamento cobre os 23 graus enquanto estávamos na Era de Áries.
Já o Novo Testamento cobre os 7 graus enquanto estávamos na Era de Áries e, assim, já na Órbita de Influência da Era de Peixes.
Na Era de Touro tínhamos uma Religião onde adorávamos o Touro ou o “bezerro de ouro”. Foco era na conquista da Região Química do Mundo Físico e conquistas materiais sob as Religiões de Raça.
Na Era de Áries, até os 23 graus, estávamos em uma transição que tínhamos que adorar o Cordeiro e o sangue do Cordeiro nos protegia, ainda sob as Religiões de Raça. Alusões aos Pastores do Antigo Testamento de carneiros e cordeiros.
Após os 8 graus, começamos a adorar o Cordeiro de Deus que ia vir e veio! Daí Cristo ser chamado de Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo. Apresentação da Religião Cristã a quem quisesse.
Como estávamos já na Órbita de Influência da Era de Peixes, o peixe, conhecido como Ichthys se torna um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Cristo faz dos Discípulos “pescadores de homens”. Alusões a rede de pesca e peixes.
Continuemos estendendo a nossa escala para mais um Signo além de Peixes. Lembrando: estamos hoje na 2ª parte da Época Ária ou na Era de Peixes, pois o Sol, quando no Equinócio de Março cruza o Equador, atrás dele está o Signo de Peixes. E estamos em direção à 3ª parte da Época Ária ou Era de Aquário:
Reparem que o Signo de Aquário é o único que tem como símbolo um homem inteiro.
Em referência à Aquário Cristo se intitulou “Filho do Homem”, pois ele trouxe a Religião da Era de Aquário, onde a Fraternidade e o altruísmo reinarão no nosso cotidiano.
Ou seja; Ele nos disponibilizou a verdadeira Religião Cristã (bem diferente do que vemos hoje propagandeadas pelas Religiões exotéricas, católicas e protestantes).
E ao disponibilizar para quem quisesse, muitos de nós já a vivencia na prática do seu dia a dia.
Na Fraternidade Rosacruz temos, por exemplo, os irmãos e as irmãs que já alcançaram os níveis de Adepto e Irmão Maior, na sua plenitude; os Irmãos e as Irmãs Leigas na maior parte do tempo; os Discípulos que sabem o que é e se esforçam para vivenciá-la; e os Probacionistas ativos e sinceros que a praticam por meio das lições não escritas que lhe são fornecidas.
Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais.
Para saber mais, assista o vídeo da 29ª Reunião Mensal de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil no nosso Canal do YouTube:
__________________________________________________________________________________________
Estudemos dois Termos Rosacruzes importantíssimos que aparecem no texto sob estudo:
A Mente é o meio pelo qual nós (Tríplice Espírito, a Individualidade) conseguimos trabalhar com o nosso Tríplice Corpo, a Personalidade). Antes para contextualizarmos precisamos entender, quando passamos a possuir a Mente e o marco que ela trouxe, o que mudou a partir dela, e para isso vamos dar uma rápida passada pelo Esquema de Evolução:
•É um grande Dia de Manifestação que compreende 7 Períodos. Cada Período é composto por 49 voltas.
•São 7 Globos que completam 7 Revoluções cada, seguido de 49 Repousos e 1 Noite Cósmica.
•O “Fio de Ariadne” que nos guiará através desse labirinto de Globos, Mundos, Revoluções e Períodos.
•Um Globo é um Campo de Evolução, ou seja, um local com um ambiente completo e condições perfeitas para a EVOLUÇÃO de inúmeras Ondas de Vida.
•Repouso ocorre todas as vezes em que migramos de um Globo para outro, essa não é uma fase de inércia e sim de assimilação e preparação do novo ambiente.
•Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução, vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.
•Noite Cósmica que ocorre entre dois Períodos também não é um Período de inércia, e sim de assimilação e preparação. Quando isso ocorre o cosmo converte-se em ‘Caos’ novamente e partimos para um novo Período.
-Quais são as ajudas que tivemos das Hierarquias?
No trajeto da nossa Evolução tivemos muitas ajudas das Hierarquias Criadoras, algumas pertencentes a nossa Evolução e outras voluntariamente nos ajudaram. No primeiro capítulo do Gênesis essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma hoste de Seres duplos ou bissexuais. Vamos falar do primeiro lá no Período de Saturno.
Senhores da Chama; essa Hierarquia prestou grande auxílio à nossa Onda de Vida nos dando um germe de um Corpo e despertando em nós o Espírito Divino. Vale ressaltar que tal Hierarquia não tinha compromisso ou obrigação nenhuma, que os levasse a nos auxiliar, nem nos em nada poríamos acrescentar à evolução dos mesmos, nenhum novo conhecimento, nenhuma nova habilidade, aprendizado ou experiência, nada poderíamos acrescentar à essa elevada Hierarquia, seu auxílio foi desinteressado (aquilo que não se tem ganho, necessidade ou obrigação), sendo assim, seu auxílio foi essencial para nossa evolução.
Durante a 1° Revolução do Período de Saturno, os Senhores da Chama conseguiram implantar na vida evolucionante o germe do nosso atual Corpo Denso.
Esse germe foi se expandindo durante as próximas 6 Revoluções, onde obteve a capacidade de desenvolver os órgãos do sentido, especialmente o ouvido. Desde quando nos proporcionou o germe do Corpo Denso os Senhores da Chama se fizeram inativos em nossa evolução retomando somente no final do Período para, mais uma vez, nos ajudar. Na metade da 7° Revolução do Período de Saturno os Senhores da Chama se fizeram ativos novamente, nos proporcionado dessa vez o princípio espiritual mais elevado, despertando o Espírito Divino no ser humano.
No Período de Solar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Sabedoria. Os Senhores da Sabedoria, foram responsáveis por proporcionar o germe da Corpo Vital, estabelecendo a base para a futura evolução do ser humano. Durante o Período Solar, tivemos outra grande realização que foi a contraparte do Corpo Vital, foi o despertar do Espírito de Vida, isso foi feito por uma Hierarquia chamada Querubins. Neste Período o ser humano era análogo aos vegetais, a consciência dos seres humanos no Período Solar era semelhante a um estado de sono profundo. Nesse estado, não havia autoconsciência nem a capacidade de perceber o mundo externo de maneira consciente, como fazemos hoje. – Nesse estágio, a consciência humana estava em grande parte fundida com o ambiente ao seu redor. Não havia uma distinção clara entre o “eu” e o “não-eu”. Essa fusão com o ambiente é comparável ao estado de consciência das plantas, que vivem e crescem de acordo com os ritmos naturais, mas sem consciência própria ou Individualidade.
O foco principal no Período Solar era o desenvolvimento do Corpo Vital. Esse Corpo é responsável pelos processos vitais e pelo crescimento, e durante este Período, a Humanidade estava fortemente influenciada por essas forças vitais. – A consciência era, portanto, principalmente ligada às funções vitais e de crescimento, semelhante à vida das plantas, que são guiadas pelas forças do Corpo Vital. – Embora não houvesse autoconsciência, havia uma sensação básica de vida, um sentimento de vitalidade. Isso se manifestava como um tipo de percepção interna, uma sensação de estar vivo, mas sem a complexidade das emoções ou do pensamento consciente.
No Período Lunar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Individualidade.
Os Senhores da Individualidade foram responsáveis por proporcionar as “sementes” do germe de Corpo Desejos. Já outra Hierarquia chamada de Serafins nos proporcionou o despertar do Espírito Humano, a contraparte do Corpo de Desejos. Neste Período o ser humano era análogo aos animais pois possuía uma consciência e estava em um estado de sono com sonhos, onde havia uma percepção rudimentar de imagens e formas. No entanto, essa consciência era instável e fragmentada.
Os seres neste estágio podiam perceber imagens e formas, mas essas percepções eram vagas e fluidas, sem a clareza e a definição da percepção consciente atual.
Neste Período o foco principal do desenvolvimento era o desenvolvimento do Corpo de Desejos. Este Corpo é responsável pelas emoções e sentimentos. Os seres começaram a experimentar emoções primitivas e sensações, mas sem uma compreensão clara ou controle sobre elas.
A reconstrução do Corpo Denso, na Revolução de Saturno do Período Terrestre, teve a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente. Recebeu o primeiro impulso para a construção do Sistema Nervoso, onde começaram a se objetivar o Sistema Nervoso Voluntário e o Simpático. O Sistema Nervoso Simpático já havia sido obtido no Período Lunar, mas o Sistema Nervoso Voluntário foi exatamente no atual Período Terrestre. E por intermédio do Sistema Nervoso Voluntário, o Corpo Denso, que era um mero autônomo agindo somente em função de estímulos exteriores, como uma marionete, se transformou num instrumento extraordinariamente adaptável podendo ser guiado e governado pelo Ego, de dentro. Assumimos o controle.
O trabalho principal de tal reconstrução foi executado pelos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre, assim como as mais ativas do Período de Saturno foram os Senhores da Chama; no Período Solar os Senhores da Sabedoria e no Período Lunar os Senhores da Individualidade. O Período Terrestre é, sem sombra de dúvida, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau máximo o mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado, mais distante e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma. Se os Senhores da Forma é a Hierarquia predominante do Período, sugere-se que ela tenha despertado algo, dado alguma parte do nosso Corpo Denso ou nos proporcionado algum germe, sim ou não?
A grande pergunta é o que foi, e qual foi o germe que Senhores da Forma nos proporcionou? Além é claro de a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente.
Os Senhores da Forma não nos “deram” nada; nem germe e nem partes do nosso Corpo Denso. Eles nos dão (e a todas as Ondas de Vida que precisam) os ensinamentos para construirmos formas, sejam químicas, etéricas, de desejo e/ou de pensamento, e por isso são os responsáveis por todas as atividades no Período Terrestre.
Mas então se os Senhores da Forma não nos deram nenhum germe, nem parte alguma do nosso Corpo Denso? Isso quer dizer que no Período Terrestre não recebemos nenhum tipo de germe, o que além dos Senhores da Forma outra ou outras Hierarquias, também nos ajudaram com o despertar de algum germe, se sim qual foi esse germe e qual foi a Hierarquia?
Os Senhores da Mente, especialistas em matéria mental, nos deram o germe do veículo Mente aqui na 4ª Revolução do Período Terrestre.
Com esse acréscimo completamos a reconstrução final do Corpo Denso, ou ainda teremos a frente mais aperfeiçoamento, do e no, Corpo Denso?
Após recebermos o germe da Mente completamos a reconstrução final do Corpo Denso, capacitando-o a alcançar o mais alto grau de eficiência possível a tal veículo.
E quando fazemos uma Recapitulação podemos enxergar como fomos sendo preparados. Para tornamo-nos autoconscientes, sabemos que no Período de Saturno éramos inconscientes estando no nível de consciência correspondendo ao transe profundo No Período Solar éramos inconscientes correspondendo ao sono sem sonhos. No Período Lunar possuíamos a consciência pictórica correspondendo ao sono com sonhos. Somente no Período Terrestre obtivemos a consciência de vigília. Até aqui, aprendemos sobre as ajudas que recebemos e quando as recebemos. Porém precisamos ter um pouco mais de clareza em saberemos que parte do Período Terrestre essa consciência foi adquirida, logo que entramos no Período Terrestre ou no meio.
Quando chegamos exatamente aqui no Globo D do Período Terrestre, deu início as chamadas Épocas. Aqui é o ponto mais baixo da Involução e o início da Evolução. E foi exatamente aqui em uma das Épocas que os Senhores da Mente nos deram o germe do veículo Mente, na 4ª Revolução do Período Terrestre.
As Épocas se fizeram necessárias por um motivo, e qual foi esse motivo? Para uma recapitulação dos Períodos anteriores.
Qual o grande objetivo das Épocas? Devido a lei de espirais dentro de espirais, um novo passo nunca é dado antes que seja recapitulado todos os passos anteriores.
Em qual Época recebemos o Germe da Mente? O Germe da Mente começou a ser dado aos mais avançados da Humanidade no final da Época Lemúrica, mas o desenvolvimento e a manifestação de forma mais ampla da Mente ocorreram na Época Atlante. Antes disso, o ser humano era mais instintivo, funcionando sem razão desenvolvida, sem intelecto completo e sem consciência individual como conhecemos hoje. O cérebro estaria em formação há muito tempo, mas ainda não plenamente conectado à Mente racional.
• Na Época Polar → o ser humano tinha apenas algo equivalente ao Corpo Denso.
• Na Época Hiperbórea → desenvolveu o Corpo Vital.
• Na Época Lemúrica → desenvolveu o Corpo de Desejos (emoções e impulsos).
• Na Época Atlante → recebeu a Mente. Os “Senhores da Mente” teriam dado ao ser humano o “germe da Mente”, permitindo o surgimento da Individualidade e da autoconsciência. O grande marco foi que a partir daí:
– o ser humano passou a desenvolver razão;
– começou a pensar de forma individual;
– adquiriu consciência do “eu”;
– passou a escolher entre o certo e o errado;
– e iniciou o desenvolvimento intelectual.
“A Mente é o foco em que o Tríplice Espírito […] reflete-se no Tríplice Corpo.”. “O intelecto do ser humano teve sua origem durante o quarto Dia da Criação, o Período Terrestre em que vivemos agora, porque antes dele a vida do ser humano atual não tinha nem cérebro e nem Mente”.
Quem veio primeiro o cérebro ou a Mente? O cérebro físico surgiu antes da Mente racional completa. O cérebro seria preparado ao longo da evolução para depois receber o germe da Mente. Tudo, antes, existe uma preparação, uma construção.
No atual Período Terrestre o veículo mais Denso é o Corpo Denso. No Período de Jupiter será o Corpo Vital. No Período de Vênus será o Corpo de Desejos, e no Período de Vulcano será um Corpo Mental. E agora vamos dar uma olhada nas formas que hoje temos de alimentar e cultivar o atual e futuros Veículos.
•Mente Concreta → ligada aos desejos, emoções, sentimentos, interesse pessoal e pensamento voltado ao mundo material. A Mente Concreta está contaminada pelos desejos.
•Mente Abstrata → ligada às ideias puras, princípios universais, pensamento elevado, impessoal e espiritual. A Mente Abstrata trabalha acima da contaminação emocional que está a Mente Concreta.
•As atividades e disciplinas que ajudam no desenvolvimento da Mente Abstrata são: estudo da matemática, música elevada em harmonia, melodia e ritmo, meditação em assuntos elevados, Astrologia Rosacruz, estudo do Esquema de Evolução, pensamento ordenado e consecutivo, esforço mental contínuo, reflexão filosófica e espiritual.
O Pensamento Abstrato […] não está contaminado pelas emoções. A maioria da Humanidade é incapaz de se abstrair porque não formou a Mente Abstrata.
A imaginação surgiu como parte necessária do processo evolutivo do ser humano. Ela não apareceu por acaso, mas porque o ser humano precisava deixar de ser apenas um ser guiado automaticamente, para se tornar um criador consciente. No início da evolução, nos Períodos e Épocas já apresentados, o ser humano ainda não possuía pensamento consciente do Mundo Físico. Éramos autômatos, guiados em tudo. Sem a Mente, vocês acreditam que nós tínhamos a capacidade para criar algo, ‘sim ou não? Se sim, o que criávamos?
Nessa fase antiga, o ser humano criava inconscientemente apenas seus Corpos, mas ainda não conseguia pensar, experimentar ideias ou criar conscientemente no Mundo Físico.
Então surgiu uma necessidade evolutiva, acabou a involução e já tínhamos tudo o que precisávamos, agora era hora de começar a subir; desenvolver consciência, experimentar pensamentos, aprender a criar, desenvolver a Individualidade e crescer espiritualmente.
E para tudo isso acontecer, ocorreram mudanças profundas durante a Época Lemúrica e depois na Época Atlante. A principal delas foi a construção do cérebro e da laringe.
“A necessidade de se ter um instrumento, formou o cérebro.” O cérebro seria o instrumento da Mente para pensar no Mundo Físico, enquanto a laringe permitiria expressar os pensamentos. E para que isso fosse possível, parte de uma força precisou ser desviada. Qual foi essa força?
A força sexual criadora, da reprodução, direcionada para cima, onde formou o cérebro e a laringe. Foi nesse contexto que apareceram as duas grandes forças criadoras humanas.
– A imaginação passou a ser uma faculdade criadora do Ego, responsável por formar imagens mentais e permitir ao ser humano criar conscientemente. O ser humano deveria desenvolver a criatividade, invenção e a capacidade de transformação.
O gênio é a expressão de uma Mente divina e, em conexão com a imaginação, faz do ser humano um criador dentro de si mesmo.
Ou seja; a imaginação surgiu para tornar o ser humano um criador consciente, ela nasceu junto ao desenvolvimento da Mente, do cérebro e da Individualidade, foi necessária para o crescimento anímico e espiritual e, permitiu que o ser humano deixasse de agir apenas por instinto e começasse a criar novas possibilidades.
•Sem imaginação não existiria civilização humana
•Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens
•E tudo aquilo que a Humanidade construiu primeiro foi imaginado mentalmente, antes de se tornar realidade concreta.
Resumidamente:
A Mente é o instrumento de pensamento do Ego, funcionando como elo entre o espírito e os Corpos do ser humano. Ela permite raciocinar, formar ideias, adquirir consciência e direcionar a Vontade e a Imaginação para a criação e evolução do ser humano.
Imaginação é o poder do sexo feminino, e é ligada às forças lunares. É a força criadora da Mente, responsável por formar imagens, ideias e possibilidades que podem se manifestar na realidade. Ela foi desenvolvida para transformar o ser humano em um criador consciente, auxiliando sua evolução material, mental e espiritual.
Para saber mais, assista ao vídeo da 265ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Alquimia e Crescimento da Alma – Termo Rosacruz: Alma, em nosso canal do YouTube aqui:
265ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-10mai26-C.XVI-Desenvolvimento Futuro: Mente-Imaginação
________________________________________________________________________________________
Estudemos um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Vamos começar de baixo para cima, para melhor compreender o Termo Rosacruz: “Ego”.
Somos um ser composto que, quando estamos aqui renascidos somos um microcosmo composto dos seguintes instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Esses instrumentos se interpenetram, assim como no macrocosmo os Mundos se interpenetram.
•Assim, nós também somos um pequeno mundo, um microcosmo
•Nosso “Mundo Físico” é composto do Corpo Denso e Corpo Vital
•Nosso “Mundo do Desejo” é composto do Corpo de Desejos
•Nossa “Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento” é composto da Mente
•Cada um de nós somos um Mundo diferente e devemos ser respeitados como tal
Trabalharmos sobre os nossos Corpos através da nossa Mente para retirarmos dos nossos Corpos as lições que aprendemos.
Para isso nos alimentamos da Alma Consciente por meio da quintessência de todo trabalho executado por nosso Espírito Divino no Corpo Denso.
Nos alimentamos da Alma Intelectual por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito de Vida no Corpo Vital.
E nos alimentamos da Alma Emocional por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito Humano no Corpo de Desejos.
•do Corpo Denso: todas as nossas ações corretas, honestas e sinceras
•do Corpo Vital: toda a memória das ações retas praticadas e todos os bons hábitos formados
•do Corpo de Desejos: todos os desejos, sentimentos e emoções de fé, altruísmo, filantropia, serviço, amor
Damos o nome de Personalidade ao conjunto: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos
Damos o nome de Ego ao conjunto: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino
•E é através da Mente que podemos atuar nos nossos Corpos
•Ela é que transmite a nossa vontade para colocar em ação os nossos Corpos
•E é por ela que pedimos na Oração do Pai Nosso: livrai-nos do mal
Percebam nas figuras, que o Ego humano separado é segregado definitivamente dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato.
E vejam que unicamente nós possuímos a cadeia completa de veículos que nos correlaciona com todas as divisões dos três Mundos, ou seja, nos fornece a capacidade de funcionar em todas as Regiões desses três Mundos que compõe atualmente, o nosso campo de aprendizagem no “Ciclo de Nascimentos e Mortes”.
A figura acima deixa claro também que é o Ego que, por exemplo, move o Corpo Denso à vontade e não o Corpo Denso que governa os movimentos do Ego. Quanto mais estreitamente o Ego pode se pôr em contato com o seu veículo, mais pode dominá-lo e se expressar por seu intermédio, e vice-versa. Essa é a chave do nosso nível de Consciência de Vigília atualmente!
Para saber mais, assista ao vídeo da 266ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 1 em nosso canal do YouTube aqui:
266ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-17mai26-C.17-Método para o Conhecimento Direto_Ego-P.1
Continuemos o estudo de um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:
Ao contrário da ideia geralmente aceita, nós, Egos, somos bissexuais. Se fôssemos assexuais, o Corpo Denso seria necessariamente assexual também, por ser o símbolo externo de nós, um Espírito interno.
Isto explica o predomínio da Imaginação quando renascemos aqui como mulher e o poder especial que a Lua exerce sobre o organismo feminino.
E, também, explica o predomínio da Vontade quando renascemos aqui como homem e o poder especial que o Sol exerce sobre o organismo masculino.
Assim, aprendemos que fomos criados bissexuais, como um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui como Ego, e que, até a Época Hiperbórea deste Período Terrestre, quando renascíamos aqui na Região Química do Mundo Físico, cada um de nós era capaz de propagar a nossa espécie humana sem a cooperação de outro, como hoje é o caso de algumas plantas.
Cada um de nós é um Espírito Virginal, criado “à imagem e semelhança de Deus”, como estudamos na Bíblia. Quando, em um Esquema de Evolução, nos manifestamos, somos um Ego. Assim, um Ego é um Espírito Virginal Manifestado durante um Esquema de Evolução.
Antes do início de sua peregrinação através da matéria, nós, o Espírito Virginal, nos encontramos no Mundo dos Espíritos Virginais, o mais próximo ao mais elevado dos sete Mundos. Possuíamos a Consciência Divina, mas não consciência de nós mesmos. A Consciência Divina, o Poder Anímico e a Mente Criadora são faculdades que se adquirem pela evolução.
Vamos ver a Composição do Ego em cada Período na parte da Involução desse Esquema de Evolução:
– Na 7ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos somente do Espírito Divino
– A partir da 6ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino e do Espírito de Vida
– A partir da 5ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano
– Daqui para frente, nossa manifestação se completou como um Tríplice Espírito
Durante a Involução, as Hierarquias Criadoras nos ajudaram a despertar a atividade do Tríplice Espírito, que é o que somos; um Ego, para construirmos o nosso Tríplice Corpo e adquirirmos a ligação por meio da nossa Mente, que também nos foi dada.
Empregando a linguagem bíblica, no “sétimo dia Deus descansa”. O que isso significa?
Que agora, durante a parte “Evolução” desse Esquema de Evolução, devemos trabalhar por nossa “própria salvação”. Nós, o Tríplice Espírito, devemos completar a Obra do Plano iniciado por Deus.
Os nossos três aspectos Divinos, ou seja, nossos três veículos divinos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, estão em atividade durante toda a parte “Evolução”, mas a atividade principal de cada aspecto é desenvolvida em cada Período particular.
A Obra que ali executará será seu trabalho especial. Vamos ver com detalhes o nosso trabalho, o trabalho do Ego nos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano:
– Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Humano no Período de Júpiter.
Por quê? Porque o Espírito Humano, despertado durante a Involução no Período Lunar, é o Período correspondente ao Lunar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Júpiter trabalharemos conscientemente.
Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito de Vida no Período de Vênus.
Por quê? Porque o Espírito de Vida, despertado durante a Involução no Período Solar, é o Período correspondente ao Solar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja; os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vênus trabalharemos conscientemente.
E trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Divino no Período de Vulcano.
Por quê? Porque o Espírito Divino, despertado durante a Involução no Período de Saturno, é o Período correspondente ao de Saturno no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vulcano trabalharemos conscientemente.
Deus se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Como fomos feitos a sua imagem, também nos manifestamos em três aspectos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.
Deus se manifesta quando está criando, como agora, um Sistema Solar (e torna-se três aspectos).
Nós nos manifestamos quando estamos aprendendo no que Ele está criando, como agora nesse Esquema de Evolução (nos tornamos em três aspectos). Assim: “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe contradição alguma em atribuir multiplicidade a Deus. Não pecamos contra a “unidade” da luz por distinguirmos as três cores primárias em que se divide.
Reparem que Deus, o Arquiteto do nosso Sistema Solar, Fonte e Meta da nossa existência, se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
Não são três Seres, senão três Atributos de um só Ser. Quando este Ser, em Sua permanente atividade, põe em Manifestação mais densa, com o propósito de criar e crescer, eles se manifestam em: Vontade, Sabedoria e Atividade.
À semelhança de Deus, nosso Criador, nós fomos criados a Sua imagem e semelhança temos três atributos, ou emanações de Deus, que são: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, respectivamente; três aspectos de Uma mesma divindade interna, nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui). Assim, nos manifestamos de forma tríplice, isto é, Consciência (Pai), Vida (Filho) e Forma (Espírito Santo). Não são três “pessoas”, senão três manifestações de uma só “pessoa”. Se faltasse uma destas três manifestações não poderíamos evoluir, mostrando assim que depende de uma cadeia completa de veículos correspondentes aos atributos superiores.
Resumindo então:
Deus se manifesta de forma tríplice:
Juntos formam a Santíssima Trindade
Nós Espíritos Virginais também nos manifestamos de forma Tríplice:
Vamos resumir o nosso trabalho, como Espírito Virginal que somos, desde a nossa manifestação como Ego, o despertar de cada um dos nossos veículos divinos, a aquisição e desenvolvimento de cada Corpo, a produção do alimento que desenvolve cada um dos nossos veículos divinos que são as respectivas Almas e o objetivo final de tudo isso.
Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Tríplice Corpo, ao qual está ligado pelo elo da Mente. Este trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.
A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.
Ou em outras palavras: o Tríplice Espírito através da Mente, governa um Tríplice Corpo, que é emanado de si mesmo para obter experiências. Este Tríplice Corpo, o Espírito transmuta para uma Tríplice Alma, sobre a qual nós nos nutrimos da impotência para a Onipotência.
“Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará obras ainda maiores, porque eu vou para o Pai.” (Jo 14:12). Entre os poderes que Cristo Jesus possui, como temos conhecimento através de Sua obra, estavam a clarividência, profecia, ensino, cura, expulsão de demônios e o controle dos elementos.
Por fim, lembremo-nos que durante a fase de Involução, nesse Esquema de Evolução, progredimos através da formação e aperfeiçoamento dos nossos Corpos, mas a partir da fase de Evolução dependemos do crescimento da Alma, isto é, da transformação dos nossos Corpos em Alma. A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força dos nossos Corpos.
Esse é o caminho que todos nós seguimos da Impotência para a Onipotência.
Para saber mais, assista ao vídeo da 267ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 2 em nosso canal do YouTube aqui:
267ª Reunião Dominical FRC em Campinas SP 24mai26 C 17 Conhecimento Direto Ego P 2
Estudemos um Termo Rosacruz que aparece no texto sob estudo e que deve ser muito bem compreendido por nós, a fim de distinguirmos bem a que “Deus” realmente estamos adorando e buscando seguir.
Como definimos o Deus de Raça? É uma das funções de Jeová, o mais elevado iniciado do Período Lunar.
Jeová pertence a Onda de Vida dos Anjos. Alcançou o mérito de ser o atributo Espírito Santo de Deus.
Ele é o criador e Regente das Religiões de Raça. E nos guiou, no passado, por meio de Religiões Separatistas. Jeová dividiu a Humanidade em diferentes povos, colocando cada um sob a direção de um grande Arcanjo, com a função de Espírito de Raça (um Arcanjo). Nós ainda não tínhamos desenvolvido Consciência Espiritual suficiente para agir de acordo com a vontade do Pai, e não conseguíamos controlar nossos desejos. Por isso surgiu a primeira ajuda para a Humanidade se voltar para Deus, cultivando a espiritualidade: as Religiões de Raça!
O que são Religiões Separatistas? São aquelas focadas em regras e divisões baseadas em raças, nações ou dogmas exclusivos – também chamadas de Religiões de Raça.
O que são Religiões de Raça? Religiões criadas por Jeová e praticada pela Humanidade. É baseada nas Leis Jeovísticas, por exemplo: “Olho por olho, dente por dente”. Os Dez Mandamentos resumem essas Leis.
Como as Religiões nos educavam? De “fora para dentro”. Por meio das Leis, do temor a Deus e da punição, nos ensinando a controlar nossos desejos. As Leis nos ajudavam a perceber quando pecávamos, ou seja, quando fazíamos algo errado — algo contra as Leis de Deus. Esse processo nos ajudou a desenvolver o controle sobre os nossos desejos e na evolução da nossa Consciência.
Já nos libertamos dos Espíritos de Raça? Não – até agora, a maioria de nós está sob a influência do dominante Espírito de Raça e das reminiscências que muitos criaram a partir deles: Espírito de Tribo e Espírito de Família.
E quando nos libertaremos? A Bíblia diz que a Lei nos foi dada até que o amor de Cristo viva em nós e direcione nossas ações, ou seja, até que o Cristo Interno nasça e se desenvolva em nós, tornando assim a Lei externa desnecessária, pois a Lei estará dentro de nós!
As Religiões de Raça foram etapas necessárias de preparação para a vinda de Cristo. Todas elas apontavam para a vinda de um grande Ser que traria uma nova forma de Evolução. Cristo veio com a missão de superar a separação entre os povos e promover a Fraternidade Universal.
268ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-31mai26-C.17-Conhecimento Direto_Deus de Raça
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há sim um grande perigo de praticarmos a Clarividência involuntária ou negativa, seja para conhecer os Mundos invisíveis (Mundos espirituais), seja para trabalhar diretamente neles.
Afinal, quando estudamos o assunto sobre desenvolvimento da visão espiritual não há nada de simbólico, nem se refere a algo vago – como um estado de êxtase ou coisa semelhante.
O que há, de fato, é o desenvolvimento de uma faculdade real, tal como temos a visão física, pois a visão espiritual é tão necessária à percepção dos Mundos espirituais e à verdadeira compreensão das condições suprafísicas, como o é a visão física indispensável a uma mais ampla compreensão das condições materiais (ou seja, aqui na Região Química do Mundo Físico).
Agora, somos alertados nos Ensinamentos Rosacruzes, para que não confundamos a visão espiritual (ensinada aqui) com a Clarividência desenvolvida de uma maneira involuntária ou negativa, pois nessa há a dependência de um estado negativo da nossa Mente (ou seja, a nossa disposição em nos deixar levar, seja pela possessão do nosso Corpo Denso, seja por seguir as “orientações” de um irmão ou uma irmã desencarnada).
Nesse caso tais irmãos e irmãs “clarividentes” podem ser comparados às pessoas presas “em seus cavalos sem selas e com as rédeas soltas, ou seja, são levadas de um lado para outro, à vontade dos cavalos”. Nesse caso é um grande perigo!
Esse grande perigo também ocorre em certas fases de Clarividência negativa que são desenvolvidas com o uso de drogas, instrumentos materiais, assim como por meios de exercícios respiratórios
E por quê? Porque em todos esses casos de Clarividência negativa ou involuntária, não está sob controle do Ego (o dono do Corpo Denso e todos os veículos que ele usa aqui, renascido)!
Aprendemos que um Clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, nunca está preso!
Ele pode ver ou deixar de ver à sua vontade, com segurança, diretamente (sem intermediários). Ele é dono das suas faculdades espirituais. Ele não é escravo de nada nem de ninguém.
Na Fraternidade Rosacruz aprendemos a usar apropriadamente os poderes espirituais que possuímos.
É por isso que aqui podemos realizar atividades espirituais ainda maiores.
Para isso contamos com o auxílio diretos dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.
Usando o método deles tornamos a nossa visão espiritual latente em dinâmica.
Só assim, como uma grande compreensão espiritual, é o que tornamos valiosa a aplicação da Clarividência voluntária como um fator da nossa evolução, e muito segura!
O método começa trilhando um Caminho de Preparação, que nada mais é do que Treinamento Esotérico preparatório.
Essa parte antecede o Caminho da Iniciação Rosacruz, onde aplicamos o que aprendemos antes e continuamos a aprender para seguir adiante em outros patamares.
Para isso precisamos aplicar muito da nossa força de vontade, persistência, perseverança, devoção, observação, nosso discernimento e muito, mas muito, na prática do que aprendemos aqui, por meio do “serviço amoroso e desinteressado”.
Seguindo esses passos o Estudante Rosacruz, capacitado e treinado, trabalha nos Mundos espirituais e traz todo o conhecimento adquirido para aplicar aqui no seu cotidiano, aumentando sua eficiência no “servir”, na colaboração com o Plano de Salvação do Cristo e, assim se tornando um Auxiliar Invisível Consciente.
Façamos do modo correto, sem queimar etapas, sem querer pular níveis (claro, aqui não se consegue!), “tudo tem o seu tempo e a sua hora”.
Façamos tudo conscientemente!
Pois há uma máxima oculta Rosacruz que diz: “não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”
A Fraternidade Rosacruz nos ensina tudo sobre a continuação da nossa vida, quando mais uma vez morremos aqui, na Região Química do Mundo Físico!
Depois que morremos (e isso só ocorre após o rompimento do Cordão Prateado) passamos para o Purgatório (situado nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo), depois Primeiro Céu (nas 3 Regiões superiores), depois Segundo Céu (nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Pensamento – Região Concreta) e, finalmente, no Terceiro Céu (nas 3 Regiões superiores do Mundo do Pensamento – Região Abstrata).
No Purgatório permanecemos cerca de 1/3 da vida que vivemos aqui em nossa vida recém-finda (depende, claro, da quantidade de mal que fizemos aqui “por querer ou sem querer”). Lá iremos ver e viver tudo o que fizemos de mal para os outros aqui na Terra, com uma intensidade de sofrimento e de dores triplicada em relação ao que provocamos aqui. Por quê? Porque isso confere a qualidade da retidão que atuará para o bem e a repulsão para o mal em nossas vidas futuras. Assim, cria a consciência para nas próximas vidas termos a chance de não repetir o erro e sublimar, criando a virtude que se opõe ao vício.
O Primeiro Céu é onde a quintessência do que produzimos como consciência no Purgatório se incorpora no Átomo-semente do Corpo de Desejos. Aqui o bem que fizemos na vida recém-finda, é à base dos sentimentos que revivemos.
O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto.
A vida no Segundo Céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O Ego assimila os frutos de sua última vida terrena e prepara o ambiente para uma nova existência física.
É o nosso verdadeiro e lindo lar. Temos lá uma intensa e importante atividade, nos preparando para o nosso próximo Renascimento aqui no Mundo Físico. Preparamos as condições terrestres mais apropriadas para o nosso próximo passo de progresso, o retorno à Terra. Trabalhamos aqui junto aos Espíritos da Natureza para alterar a aparência, a fauna e, também, a flora da Terra, de maneira a proporcionar um ambiente ao redor, requerido para o próximo passo em direção à perfeição, e até para ajudar na construção de novos Corpos.
O Terceiro Céu está localizado na mais elevada Região do Mundo do Pensamento, ou seja, a Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aqui por meio da harmonia inefável desse Mundo superior, se fortalece para sua próxima imersão na matéria.
Depois de estar lá por algum tempo, temos o desejo de novas experiências, com a contemplação de um novo nascimento, feito com a ajuda dos Anjos do Destino. Estes evocam uma série de quadros ante a nossa visão, ou seja, um Panorama da próxima vida que nos espera. Este Panorama, claro, contém somente os acontecimentos principais, temos a plena liberdade quanto aos detalhes.
_________________________________________________________________________________________
A origem da Ordem Rosacruz, conforme Max Heindel, se inicia no passado distante, no início do Período Terrestre, mas seu arquétipo já se manifesta 3 Períodos antes do nosso Período Terrestre.
A Ordem Rosacruz é uma antiga Fraternidade Mística fundada em 1313 por um elevado ser espiritual com o nome simbólico de “Christian Rosenkreuz”; Cristão Rosacruz.
Sua missão é preparar uma nova fase da Religião Cristã Esotérica para ser utilizada na próxima Era, a Era de Aquário, que se aproxima, pois, à medida que o Mundo e o ser humano evoluem, a Religião também deve evoluir.
Existem 7 Escolas de Mistérios (ou Iniciações) Menores, no qual a Ordem Rosacruz faz parte, e 5 de Mistérios (ou Iniciações) Maiores. Todas fazem parte de um líder central que é chamado “O Libertador”.
A Ordem Rosacruz é destinada para os ocidentais, enquanto as outras 6 escolas são destinadas para os povos do oriente e do sul do oriente. As 5 Escolas de Mistérios Maiores são constituídas pelos graduados nas Escolas Menores.
O Templo da Ordem Rosacruz fica na Região Etérica do Mundo Físico. O Estudante Rosacruz tem acesso a ele a partir do nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, que se alcança a partir da Primeira Iniciação Menor.
A Fraternidade Rosacruz, que promulga os Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico, foi fundada em 1911 por Max Heindel.
Ele foi incumbido, por um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, de tornar público parte dos Ensinamentos Rosacruzes, que antes eram conhecidos e divulgados apenas num círculo fechado e de forma simbólica.
Os Ensinamentos Rosacruzes são inteiramente Cristãos, buscando tornar a Religião Cristã Esotérica um elemento vivo na sociedade, e conduzir a Cristo aqueles que não conseguem encontrá-Lo somente pela fé dogmática, mas que, como ensina S. Paulo, constrói e pratica a fé racional, a fé alimentada por obras, atos e ações bons de serviço ao próximo.
A Fraternidade Rosacruz é ‘Uma Associação Internacional de Cristãos Místicos’.
Existe uma diferença enorme em uma associação, que é totalmente voluntária, e uma organização que prende seus sócios por juramentos, promessas e coisas do tipo.
Os Estudantes Rosacruzes que alcançaram o nível de Probacionistas sabem que a promessa que fazem é uma promessa a eles mesmos e não à Ordem Rosacruz.
Na Fraternidade Rosacruz, o Estudante Rosacruz não tem mestre, guru, instrutor ou quaisquer outras pessoas que diria ser responsável pelo desenvolvimento espiritual dele.
E qual é a relação dos Irmãos Maiores com os Estudantes Rosacruzes? Eles são nossos amigos e professores e nunca exigem – sob nenhuma condição – obediência a qualquer regra que seja. A partir do nível de Probacionistas, no máximo eles nos advertem, nos deixando livres para seguir ou não tal sugestão lançada no nosso campo egóico.
Cura Definitiva das Nossas Doenças e Enfermidades: Atacando a Causa e não os Efeitos
Todos nós um dia ficamos doentes ou enfermos.
Muitas vezes temos que enfrentar duras provas, dores fortes, muitas limitações, incertezas, enfim, fases difíceis, mas temos que enfrentar.
Ter um desejo sincero de passar essa fase sabendo os porquês, das transgressões nas Leis de Deus que fizemos, e buscar ajuda, muito nos ajuda!
Pedir ajuda para que alcancemos a Cura definitiva – atacando a causa e não os efeitos – (a Fraternidade Rosacruz conta com um Departamento de Cura) é, efetivamente, contatar com o que há de mais elevado em nós, é se sintonizar com a Luz Divina e a vibração de harmonia que rege a vida interior de cada um de nós.
O nosso Corpo Denso é o Templo de Deus, mas sabemos que é bem limitado (devido as nossas imperfeições). Precisa ser bem cuidado tanto no físico quanto no espiritual.
Nesses momentos devemos recordar que as provas, as doenças e as dúvidas que nos atormentam, têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser.
E, também, mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do “Eu Superior”, e viver na Luz com autenticidade, verdade e abnegação (a famosa auto-renúncia).
Ao estudarmos e entendermos a Lei de Causa e Efeito, já damos um passo largo para sabermos passar essas provas.
As nossas provas, as nossas doenças (que nós mesmos ativamos!) sempre nos ajudam a compreender melhor a razão profunda delas e aceitá-las, porque sabemos que elas são o resultado, doloroso muitas vezes, de erros e hábitos negativos que cometemos no passado.
A chave de toda evolução é a experiência, e todos nós somos livres para escolher a maneira como as assimilamos, como as tornamos partes integrantes da nossa consciência.
É possível originar grandes e boas transformações em nossas vidas e no nosso meio.
Precisamos viver na Luz e “Deus é Luz”, tenhamo-lO como nosso aliado, façamos sempre muitas orações, falemos sempre com Ele, sejamos humildes.
Tenhamos a compreensão dos fatos que nos levaram a adoecer, a passar por duras provas, pois tivemos sim a ausência da Luz, da harmonia, da simplicidade, da falta de servir, e, claro, porque transgredimos as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.
Lembremos também que fomos corajosos (lá no Terceiro Céu) ao escolher nossas provas, nossas doenças, nossas dificuldades, nosso Espírito teve coragem e fé suficientes para aceitar enfrentar os problemas que agora parecem terríveis.
Temos em nosso interior o Poder de Deus que está focado e canalizado para nós, somente aguardando que o reconheçamos e o utilizemos. Tudo o que desejamos ardentemente atingir é possível e requer apenas esforço e persistência da nossa parte.
Tudo tem uma causa e um efeito, nada é gratuito no Universo.
O aperfeiçoamento, a saúde, a regeneração, a paz, requerem esforço e persistência.
Mantenhamos firmes de que estamos sob a proteção divina.
Sigamos sem receio as linhas que nós mesmos traçamos, certos de que todas as nossas dificuldades passam, são momentâneas, tudo no tempo de Deus, então façamos bem a nossa parte.
Mantenhamos firmes e confiantes no auxílio espiritual que invocamos, e que nos é concedido sempre que fizermos um esforço para vivermos com simplicidade, na verdade, com muita tolerância e sem egoísmo, mas também com muita fé.
Quando estudamos o tempo anterior à primeira vinda de Cristo até aqui, entre nós, verificamos que o altruísmo em qualquer sentido da palavra era desconhecido. Havia sim um materialismo muito grande e uma cristalização enorme em muitos que viviam Religiões que foram moldadas para privilegiar uns e excluir outros.
As pessoas só pensavam em si mesmas, eram gananciosas, indiferentes e egoístas.
E o que é realmente ser altruísta, como o Cristianismo Esotérico nos ensina?
Primeiramente é priorizar o bem-estar dos outros, está associado à generosidade e à solidariedade. É agir com empatia, é “ver” o outro, ou seja, é ajudar nossos irmãos e nossas irmãs, sem distinção, servindo a Divina Essência oculta em cada um de nós, que nada mais é do que a base da Fraternidade.
É sempre fazer ao irmão ou a irmã exatamente o que gostaríamos que fizesse com a gente, independentemente de como eles realmente fazem!
É a disposição ou comportamento de agir em benefício de outras pessoas, de uma forma totalmente amorosa e desinteressada, ou seja, sem esperar recompensas, retribuições ou qualquer benefício pessoal e muito menos material.
É compartilhar recursos com pessoas do seu convívio, quer sejam eles em termos financeiros, materiais, de habilidades ou até mesmo um pouco do seu tempo, sempre priorizando o bem-estar dos outros, jamais colocando seus interesses em primeiro lugar.
Há tantas maneiras de ser altruísta; podem ser em pequenos gestos cotidianos, trabalhos voluntários, doações filantrópicas, até cumprimentar colegas de trabalho com um sorriso, cumprimentar vizinhos, pessoas na rua, na caminhada, ouvir as pessoas.
Ser altruísta é sentir amor Crístico pelo próximo, é amar a todos como irmãos e irmãs, mesmo tendo recursos financeiros, jamais se sentir melhor que as outras pessoas, praticando, aqui, o que Cristo nos ensinou: “Aquele que quiser ser o maior dentre vós, seja este o servo de todos”.
Com a presença do Cristo, hoje nosso único Ideal, aqui na Terra, os raios benéficos foram atraídos, e lentamente, mas com segurança, as boas vibrações começaram a se manifestar, o amor e a generosidade começaram se fazer mais presentes, mesmo que muitos de nós teimam em não perceber (“tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não escutam”). À medida que crescemos espiritualmente, que fazemos o bem pelo simples prazer de fazer o bem, de ajudar, de servir, damos mais um passo no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, absorvemos uma quantidade cada vez maior da Luz de Cristo, e, em troca, consequentemente aumentamos nossa Luz, nossa Aura.
Não deixemos passar nenhuma oportunidade de ser altruísta, estejamos sempre atentos! Todos temos algo de bom dentro de nós, então podemos e devemos ser altruístas.
******************************************************************************************
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?
É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e
https://www.instagram.com/frc_max_heindel
1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?
Resposta: Ou já renasceu inúmeras vezes no Oriente e, depois de aprender todas as lições inerentes à Corpos e veículos feitos para viver naquelas vibrações, alcançou o processo de renascer no Ocidente, construindo Corpos e veículos feitos para viver nessas vibrações mais elétricas e próximas à Era de Aquário. Ou quando todo o Campo de Evolução, a Terra, estava naquele momento da evolução que hoje encontramos somente na parte Oriental (Época Lemúrica e Atlante) aprendeu todas as lições dessas 2 Épocas. Nesse último caso não precisou renascer atualmente no Oriente e segue par e passo na Época Ária.
A atração de muitos irmãos e irmãs para com movimentos e Religiões orientais são explicados pela Fraternidade Rosacruz, por vários motivos. Os principais são: reminiscências das vidas passadas que tentam a pessoa e, caindo na tentação, renunciam a aprendizagem das lições que ela mesma escolheu no Terceiro Céu, e buscam reviver o que já aprendeu (é mais cômodo, confortável e dá uma ilusão de “progresso espiritual”). A segunda é a mesma que levam irmãos e irmãs no Ocidente buscarem o desenvolvimento negativo espiritual, a mediunidade, os búzios, o tarô, o reiki, a bola de cristal, a borra de café, as entranhas de animais, os rituais de sacrifícios (animal ou humano), os vudus, as bruxarias, a magia negra. Todos esses meios nós já passamos em nossos momentos evolutivos passados na Época Atlante. Sabemos fazer, e sabemos o quanto mal isso provoca (pois já fizemos o mal e já sentimos o mal), mas é muito mais fácil fazer do que buscar o conhecimento direto Cristão e caminhar somente no bem. Assim, muitos caem no caminho “mais fácil” e iludidos, utilizando a astúcia até para dizer que “fazem o bem”, gastam sua vida aplicando o que já aprendeu e o que, agora, é prejudicial para quem pratica e para quem participa.
2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?
Resposta: Primeiro de tudo, não existem “infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião”! Aprendemos na Astrologia Rosacruz que determinar o estado de uma pessoa somente por uma configuração ou posição de Astro ou de Signo é cometer um erro gigante, ou demonstra que não conhece a Astrologia Rosacruz. A questão de ter vivido em vidas passadas condições de “trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio”, é determinada por várias configurações e posições de Astros e Signos, e somente o levantamento de todo o horóscopo é que conseguimos determinar isso e qualquer outro tipo de comportamento.
Tomemos cuidado quando utilizamos o conceito “cármico” em uma Escola de Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que, por ser Cristã, advoga a doutrina do Perdão dos Pecados, oposta à Escolas Orientais que advoga o karma (sem a opção de exercer essa doutrina nos trazida por Cristo na sua primeira vinda).
3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?
Resposta: A questão aqui é o nível de consciência. O nosso é de Consciência de Vigília que, por deficiência nossa no seu uso, causa o desgaste do nosso Corpo Denso e, consequentemente, a necessidade de revitalizá-lo todas as noites.
Na Fraternidade Rosacruz é nos ensinado a buscar o domínio próprio que nada mais é do que utilizar o Corpo de Desejos de modo a populá-lo somente com material das três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Ao conseguir isso não há mais “desgaste do nosso Corpo Denso”. Por exemplo, um Irmão ou Irmã Leiga dorme, em média, de 1 a 2 horas por noite e se sente tão restabelecido ou restabelecida quanto uma pessoa adulta que dorme 8 horas de um sono tranquilo!
Já os nossos irmãos menores, os animais, possuem um nível de consciência chamada de Consciência de Sono com Sonhos e que não resulta nesse desgaste.
4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?
Resposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez, e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de Humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (como os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.
5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?
Resposta: nossos irmãos e nossas irmãs do Oriente ainda estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Involução. A direção aqui é “para baixo e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico (dê uma pesquisada na internet em vários povos daquela parte e veja a enorme dificuldade que eles têm em lidar com esses materiais sem ter que ter vidas miseráveis, cristalizadas, confusas em termos de espiritualidade, improdutivas e muitas vezes escravizantes).
Já nossos irmãos e nossas irmãs do Ocidente – na qual estamos incluídos, pois escolhemos renascer nessa porção do Campo de Evolução que chamamos de Terra – estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Evolução. A direção aqui é “para cima e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Etérica do Mundo Físico.
Note: é impossível “comparar” os dois tipos de ensinamentos espirituais. Some-se a isso que a Religião que um irmão ou uma irmã da porção ocidental desse Campo de Evolução deve aprender, praticar, desenvolver e se realizar espiritualmente é a mais elevada, a disposição que é a Religião do Filho, a Religião Cristã.
Já nossos irmãos e nossas irmãs da porção oriental desse Campo de Evolução ainda estão aprendendo as lições da Religião do Espírito Santo, as Religiões de Raças Jeovísticas. Quanto a comparação que você tenta fazer é mera especulação, perda de tempo ou reminiscência de nossos renascimentos anteriores que pode levar somente a alguma satisfação momentânea intelectual, mas que não acrescentará nada na busca do nosso desenvolvimento espiritual.
As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.
A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.
A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.
O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.
Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?
Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.
Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.
O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.
Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:
1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);
2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;
3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)
…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.
O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.
As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/
**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2024
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

Maio – Sol transitando pelo Signo de Gêmeos (maio/junho) 4
7/04 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo VIII – A Obra da Evolução: Recapitulação. 7
21/04 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo VIII – A Obra da Evolução: O Período Lunar 12
Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Abril: 17
É tempo de adotarmos uma postura altruísta. 17
A Morte e a Teoria do Renascimento. 19
Os Ensinamentos Rosacruzes na nossa Evolução. 20
Deixando de lado o que impede nosso crescimento espiritual 22
3.Pergunta: Por que existem animais carnívoros?. 24
SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA.. 26
Datas de Cura: Maio: 05, 11, 19, 26. 26
As Reuniões de Estudos presenciais abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h. Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.
Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!
-Dia 07/04 – 16 h – Estudo Bíblico Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Mateus 5,17-19
17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. VIII – A Obra da Evolução: Recapitulação
-Dia 14/04 – 16 h – Estudo de Astrologia Rosacruz – Reunião Reservada
17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. VII – O Caminho da Evolução: Revoluções e Noites Cósmicas
-Dia 21/04 – 16 h – Reunião do Estudante Regular – Reunião reservada
17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. VIII – A Obra da Evolução: O Período Lunar
-Dia 28/04 – 16 h – Reunião do Probacionista – Reunião reservada
17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. VIII – A Obra da Evolução: O Período Solar – P.1
Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito/
https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas
https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e
https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas
A Hierarquia Criadora de Gêmeos projeta um modelo cósmico para o nosso Planeta Terra de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.
Esse conceito de paz – que ainda não compreendemos em sua plenitude – pode ser um pouco quando vemos que é a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem, pois Deus mora em meu coração”.
E quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, baços e mãos, em particular. Contém, também, o arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo. Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente!
“Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento”
-1ª Dispensação (Jeovística) – Ensinamentos para adorarmos a Deus por meio do medo, a Quem começamos a pressentir.
–O que fazemos: sacrifícios físicos – inclusive humanos, para agradá-lo; fetichismo.
-2ª Dispensação (Jeovística) – Ensinamentos para olharmos a Deus como doador de todas as coisas; esperar d’Ele benefícios materiais.
–O que fazemos: sacrifício do nosso melhor bem material, por avareza: esperamos que Deus nos dê cem por um. E para nos livrar do castigo imediato: pragas, guerras, etc. Ex.: peço um carro novo e prometo acender uma vela de 5 metros.
-3ª Dispensação (Cristã/ Cristianismo Popular) – Ensinamentos para adorarmos a Deus com orações e a vivermos em boa vida.
–O que fazemos: cultivamos a fé num Céu onde obteremos recompensar no futuro; abstemos do mal, para que possamos nos livrar do castigo futuro do inferno ou “coisa parecida”.
-4ª Dispensação (Cristã/ Cristianismo Esotérico) – Ensinamentos para agirmos bem sem pensar na recompensa ou no castigo: simplesmente porque “é justo agir retamente”.
–O que fazemos: amamos o bem por ser o bem. Procuramos ordenar nossa conduta de acordo com esse princípio. Não temos em conta o benefício ou desgraça presente.
“… porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só “i”, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado”.
-Quando o céu e a Terra passarão?
Quando nós nos emanciparmos totalmente através do conceito Uraniano de Amor. O Amor de Urano, é o amor ágape, amor incondicional, amor de Cristo. Representa o amor superior, demonstrado através do altruísmo. O amor sem egoísmo pela humanidade e para com o próximo.
Portanto, quando nos emanciparmos completamente pelo Amor, nos elevaremos além da Lei e nos converteremos a nós mesmos numa Lei.
E quando conseguiremos nos emancipar através do amor, e nos convertemos, a nós mesmos em Lei?
Quando estivermos vivendo na Era de Aquário, e para isso precisaremos construir o Corpo Alma. Aí expressaremos o amor Uraniano (Amor Crístico, Ágape).
Ou pelo Caminho da Preparação e Iniciação Rosacruz, tivermos atingido o nível de
Adepto. Nesse momento, o estudante Rosacruz já libertou da roda de nascimentos e mortes, portanto ele já se tornou a lei em si.
“… será chamado o menor no Reino dos Céus (…) será chamado grande no Reino dos Céus”
–Reino dos Homens: é um conjunto de leis e procedimentos que nós criamos. Inclusive nós achamos que temos o direito de julgar os outros baseados nessas leis e procedimentos. É o reino que nós construímos.
-Reino de Deus: é o nosso Sistema Solar (Planetas, suas Luas, o Sol e todos os corpos celestes até o limite do Sistema Solar).
É a negação do Reino dos homens. É um conjunto das Leis da Natureza, Leis divinas e Leis de Deus. Temos as Leis de Deus que são dadas nos 10 mandamentos, no Sermão da Montanha. Temos todas as Leis de Deus para vivermos no Reino de Deus. Temos que ter todas essas leis internalizadas para vivermos no Reino de Deus.
-Reino dos Céus: é todo o Esquema, a Obra e Caminho de Evolução no qual estamos inseridos.
-Menor no Reino dos Céus: aqueles que violarem um só desses menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo:
–Lutam tenazmente para adquirir conhecimento
–Não hesitam em usar qualquer meio, inclusive violar tal conhecimento
–Juntam e recolhem para si mesmo vasto repertório intelectual
-Maior no Reino dos Céus: aqueles que praticarem os ensinamentos e ensinarem os outros a fazerem o mesmo:
–Compreenderam a responsabilidade de viver os Ensinamentos Cristãos
–Levam esses Ensinamentos aos outros por meio do exemplo nas suas vidas
–Compreendem e vivenciam diligentemente as oportunidades
Para saber mais, assista a 10ª Reunião Estudos Bíblicos Rosacruzes-FRC em Campinas no nosso Canal no YouTube aqui:
10-Reunião de Estudos Bíblicos Rosaruzes-7mabr24-5to Capítulo do Evangelho Segundo São Mateus P.5
-É a atividade que é feita, nessa Obra de Evolução, antes que uma próxima atividade se inicie. Devido a “espirais dentro de espirais” a Recapitulação ocorre:
–Entre um Globo e o próximo,
–Entre uma Revolução e a próxima,
–Entre uma Época e a próxima,
–No nosso desenvolvimento intrauterino, etc.
-É quando extraímos o que é essencial de alguma atividade feita anteriormente num determinado período ou tempo.
-Essas atividades dentro dos Períodos se processa, cada vez, em um grau superior daquele estado de progresso que se recapitula.
2.Efeito das Espirais
-Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que Evolução é “a história do progresso do Espírito no Tempo”.
Por toda a parte, podemos observar os variados fenômenos do Universo, vemos que o Caminho de Evolução é uma espiral.
-Cada volta da espiral é um ciclo. Cada ciclo funde-se com o seguinte e, como as espirais são contínuas, cada ciclo é o produto melhorado do precedente e o criador de estados sucessivos de maior desenvolvimento.
–Quando observamos este Caminho de Evolução do ponto de vista físico, vemos uma espiral. Mas, quando observamos pelo caminho da Lemniscata conseguimos ver tanto no lado físico como no espiritual (diagrama do Caduceu de Mercúrio).
É importante ter em mente que a evolução se move numa espiral, mas, nunca se repete na mesma condição e segue sempre um aperfeiçoamento progressivo.
–Qual o efeito das espirais em nossas vidas?
São as oportunidades dadas pela Sabedoria Divina, mostrando que não devemos desanimar se cairmos pelas provas que nos são apresentadas, pois elas retornarão até que tenhamos aprendido a lição, ou seja, o ensino somente será suspenso, quando a lição for aprendida.
As espirais nos permitem repetir o mesmo acontecimento, mas em patamares diferentes, e se não aprendemos com ele, perdemos as oportunidades de crescimento e, podemos retroceder com sofrimento e dor.
Mas por outro lado, se erramos e nos corrigimos, elaboramos os passos seguintes com mais força, mais determinação e evoluímos e, podemos seguir em passos largos de crescimento, mas sempre, para frente e para cima.
O importante que precisamos saber é que: essas provas retornam cada vez mais difíceis quando insistimos em procrastinar ou postergar a aprendizagem das lições que nós mesmos escolhemos lá no Terceiro Céu.
Ressaltamos a importância dos exercícios de Retrospecção a noite e o de Concentração matutina que nos ajudam a tomarmos consciência das nossas quedas e tentarmos acertar na próxima vez dentro da próxima espiral que virá com certeza.
–Como entender o efeito de uma espiral?
O efeito de uma espiral é apenas mais uma etapa preparatória para alcançarmos outro degrau na espiral evolutiva.
Sempre devemos ter em mente que novos modelos de desenvolvimento estão em processo de gestação e a evolução não estaciona. Não existe inércia no processo evolutivo.
Nós como seres humanos que só conseguimos funcionar com uma Consciência de vigília na Região Química do Mundo Físico, estamos atrasados neste Esquema de Evolução, mas, à medida que procuremos estar atentos com redobrado cuidado no aproveitamento das nossas oportunidades que surgem, e assim, aprendermos as lições de cada dia e extrair delas a experiências que nelas contêm, certamente, irão aparecer mais e mais.
3.Atividade Própria de Cada Período
-Sabemos que cada Período trás na sua caminhada evolutiva um desenvolvimento peculiar. Para que possamos entender as atividades ou o trabalho de cada Período, se faz necessário dizermos que qualquer atividade própria de um Período específico, só começa quando termina o trabalho de Recapitulação das respectivas Revoluções como já vimos anteriormente.
É uma volta completa pelos 7 Globos ou a passagem pela onda de vida que está evoluindo (a nossa, por exemplo), UMA VEZ passado por todos os 7 Globos, em 3 Mundos ou Regiões desses Mundos de diferentes densidades.
Detalhamos aqui as atividades da Onda de Vida humana nos Períodos:
–Primeira Revolução de qualquer Período é conhecida como “Revolução de Saturno” e o trabalho é sempre efetuado no Corpo Denso.
–Segunda Revolução, conhecida como “Revolução Solar” e o trabalho é efetuado no Corpo Vital.
–Terceira Revolução, conhecida como “Revolução Lunar” e o trabalho será efetuado no Corpo de Desejos.
–Quarta Revolução, conhecida como “Revolução Terrestre” será na quarta Revolução do Período de Júpiter e o trabalho será efetuado na Mente.
–Quinta Revolução de qualquer Período como “Revolução de Júpiter” que acontecerá na quinta Revolução do Período de Vênus e o trabalho será no nosso Espírito Humano.
–Sexta Revolução de qualquer Período será a “Revolução de Vênus” que acontecerá somente no Período de Vulcano na sexta Revolução, e o trabalho a ser modificado será no nosso Espírito de Vida.
–Sétima Revolução, ou “Revolução de Vulcano”, desenvolve especialmente alguma atividade relacionada com o Espírito Divino, porque o seu desenvolvimento iniciou-se numa sétima Revolução.
Para saber mais, assista a 177ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- em:
O Caminho de Evolução é o modo como percorremos o Esquema de Evolução. Espirais dentro de espirais é um conceito aplicado aqui importantíssimo.
O esquema evolutivo é efetuado através destes cinco Mundos em sete grandes Períodos de Manifestação, durante os quais o Espírito Virginal ou vida que está evoluindo, se converte primeiramente em ser humano, depois em Deus.
Começamos no início da primeira Revolução do Período de Saturno, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução do Período de Saturno, passando pelos sete Globos que a compõe. E assim o fazemos até a sétima Revolução do Período de Saturno.
Ao terminar esse Período, mergulhamos nos cinco Globos da Noite Cósmica. Depois de passar pelo quinto Globo, começamos na primeira Revolução do Período Solar, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução do Período Solar, passando pelos sete Globos que a compõe. E assim o fazemos até a sétima Revolução do Período Solar. Ao terminar esse Período mergulhamos nos cinco Globos da Noite Cósmica. E assim vamos trilhando o Caminho da Evolução até o final da sétima Revolução do Período de Vulcano.
2.Revoluções:
Revolução: É uma volta completa pelos 7 Globos ou a passagem pela Onda de Vida que está evoluindo (a nossa, por exemplo) UMA VEZ por todos os 7 Globos, em 3 Mundos ou Regiões desses Mundos de diferentes densidades.
Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.
É um momento nesse Esquema de Evolução que tem lugar tanto entre as Revoluções como entre os Períodos, onde é um momento de repouso e assimilação. Reafirmamos que uma Noite Cósmica não deve ser considerada um período de inatividade. Não é uma existência inerte
Quando a onda da vida completou suas sete voltas ao redor dos sete Globos, ou sete Revoluções, o primeiro Dia da Criação termina, e então segue uma Noite Cósmica, de descanso e assimilação, após a qual o novo Período amanhece.
Quando falamos entre Períodos há seis Noites Cósmicas. Em cada Noite Cósmica entre Períodos há cinco Globos obscuros nos quais nós habitamos.
Nos 2 primeiros Globos obscuros de uma Noite Cósmica, as Ondas de Vida que estão evoluindo vão se transformando em uma massa homogênea, se liberando da “forma”. Mantém-se a Individualidade, mas todos se tornam “um”, como Deus o é.
No terceiro Globo obscuro de uma Noite Cósmica todos os indivíduos das Ondas de Vida que estão evoluindo, têm a oportunidade de obterem todo o conhecimento que deveria ter obtido no Período precedente. É a parte mais importante de uma Noite Cósmica.
Nos dois últimos Globos obscuros, todos os indivíduos das Ondas de Vida que estão evoluindo começam a preparação para mergulharem no próximo Período desse Esquema de Evolução.
É durante uma Noite Cósmica que os Globos são novamente transferidos a um grau mais abaixo (quando estamos evoluindo entre o Período de Saturno até o Período Terrestre) e a um grau mais acima (quando estamos evoluindo entre o Período Terrestre até o Período de Vulcano).
Quando chega a Noite Cósmica, todas as coisas manifestadas transformam-se numa massa homogênea, o Cosmos converte-se novamente em Caos, semelhante à noite de sono entre dois dias de vida humana, e o intervalo de descanso entre duas vidas terrestres. Esta Noite Cósmica de descanso não é um intervalo de descanso passivo, mas o tempo de preparação para a atividade que deve ser desenvolvida no próximo Período em que o ser humano deve mergulhar mais fundo na matéria.
Esse retorno periódico da matéria à substância primordial habilita o Espírito a evoluir. Se o processo cristalizante de manifestação ativa continuasse indefinidamente, ofereceria um insuperável obstáculo ao progresso do Espírito. Quando a matéria se cristaliza a ponto de se tornar demasiada pesada e dura, o Espírito, nela não podendo agir, se retira para recuperar a energia já exaurida. É como uma broca que vai furando metais duros: deve parar e ser guardada durante algum tempo para recuperar-se. As forças químicas na matéria, livres da energia cristalizante do Espírito em evolução, convertem o Cosmos em Caos, isto é, devolvem a matéria ao seu estado primordial, para que os Espíritos Virginais regenerados possam recomeçar o seu trabalho na aurora de um novo Dia de Manifestação.
As experiências obtidas nos Períodos e Revoluções capacitam o Espírito a reconstruir, com relativa rapidez, até o ponto ultimamente alcançado. Além disso, facilitam o progresso ulterior promovendo as alterações que as experiências acumuladas lhe ditam.
Para saber mais, assista a 174ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- em
1.O Período Lunar
Refere-se ao 3º Período entre os 7 que compõem todo este Esquema de Evolução.
Nós, os Espíritos Virginais da Onda de Vida humana, iniciamos nosso processo de Evolução no Período de Saturno, e a cada Período, viemos caminhando em busca de adquirir nossos 3 Corpos, além de despertar nosso Tríplice Espírito, o que aconteceu até o fim do Período Lunar.
-O elemento que define o Período Lunar: A grande característica do Período Lunar era a “umidade”.
Um núcleo ardente, ao entrar em contato com o espaço exterior, gerava uma umidade densa; esta umidade, que transformada em vapor quente esfriava na periferia e voltava ao núcleo.
Era, na verdade, uma névoa ígnea, e os ocultistas chamam este cenário de “Água”.
-O Trabalho que o define: Neste Esquema de Evolução no Período Lunar, eram essencialmente dois os objetivos:
–Adquirir o germe do Corpo de Desejos,
–Iniciar a atividade germinal do 3°aspecto do Tríplice Espírito: O Espírito Humano.
-Ondas de Vidas evoluindo no Período Lunar: Onda de vida humana, animal e vegetal. Os vegetais iniciaram sua jornada evolutiva nesse Período, recebendo do germe do Corpo Denso.
No final do Período Lunar, antes de acessarmos o Período Terrestre, já tínhamos neste projeto evolutivo, 3 Reinos evoluindo juntos:
–Onda de Vida Humana com os Corpos: Denso, Vital e de Desejos; o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano.
–Onda de Vida Animal com os Corpos: Denso e Vital.
–Onda de Vida Vegetal com apenas o Corpo Denso.
-As 7 Revoluções
–A 1ª Revolução do Período Lunar: refere-se ao Período de Saturno (sempre em todos os Períodos) e, consequentemente, ao Corpo Denso. Esse Corpo veio evoluindo deste a sua aquisição.
Nesta Revolução, os Senhores da Sabedoria cooperando com os Senhores da Individualidade, reconstruíram o germe do Corpo Denso, que havia desenvolvido os órgãos sensoriais, digestivos, as glândulas etc. (todos em estado embrionário).
A reconstrução do Corpo Denso foi necessária para que ele pudesse ser interpenetrado por um Corpo de Desejos e que também pudesse desenvolver-se nele, um sistema nervoso, músculos, cartilagens e um esqueleto rudimentar.
–2ª Revolução do Período Lunar: refere-se ao Período Solar.Nessa revolução o Corpo Vital foi modificado, para que pudesse ser interpenetrado por um Corpo de Desejos e, também, para acomodá-lo ao sistema nervoso, músculos, esqueleto etc.
Os Senhores da Sabedoria, ajudaram também os Senhores da Individualidade neste trabalho.
–As 3ª e 4ª Revoluções do Período Lunar: Apenas a partir da 3ª Revolução é que começa o trabalho específico do Período lunar.
Os Senhores da Individualidade, irradiaram a substância que ajudou a Humanidade (inconsciente) a construir e adaptar-se a um Corpo de Desejos germinal.
Também a auxiliaram a incorporar este Corpo de Desejos germinal, ao conjunto Corpo Vital, mais o Corpo Denso (que já possuía).
–A Quinta Revolução do Período Lunar: Os Senhores da Individualidade, eram superiores a Humanidade, e para completarem sua evolução, trabalharam com o veículo inferior (Corpo de Desejos), mas não tinham condições de fazê-lo com o veículo superior, e assim, aqui surgem voluntariamente os Serafins para despertar o germe do 3°Aspecto do Espírito: o Espírito Humano.
—A Sexta Revolução do Período Lunar: Da mesma maneira que os Senhores da Individualidade foram ajudados pelos Serafins a despertar o germe do Espírito Humano, já na 6ª Revolução, os Querubins os auxiliaram a vincular o germe do Espírito humano ao Espírito de vida.
–A Sétima Revolução do Período Lunar: o Espírito Humano foi vinculado ao Espírito Divino, e desta vez, os Senhores da Individualidade contaram novamente os Senhores da Chama.
Assim, o Ego separado, (Tríplice Espírito) passou a existir.
Para saber mais, assista a 179ª Reunião Dominical-FRC – Campinas-SP em:
1.O Período Solar:
-Os Globos do Período Solar:
-Todas as Ondas de Vida evolutivas continuavam na massa ígnea central, da qual se formaram os Planetas do nosso atual sistema, inclusive a Terra;
-A massa ígnea central alcançou o estado de fogo brilhante e luminoso: assim, não havia necessidade de iluminação externa, a luz estava dentro;
-“Ar” é a que mais se aproxima da verdadeira ideia sobre as condições prevalecentes;
–Portanto, o segundo Elemento da Natureza que nos foi oferecido para o nosso desenvolvimento foi: AR;
–Assim: no Período Solar já contávamos com 2 elementos da natureza para evoluirmos: o FOGO e o AR.
–Os Globos do Período Solar, eram como esferas luminosas, brilhantes e de consistência análoga à dos gases atuais
–Com propriedade de absorver e utilizar qualquer imagem ou som que se projetasse sobre sua superfície
–Sensibilidade muito maior do que o nosso Planeta Terra atual: a sensibilidade não estava atenuada pelas condições duras e densas da Região Química do Mundo Físico atual
–A crosta do “Planeta” era formada pela Onda de Vida animal junto com os Atrasados da Nossa Onda de Vida, a humana
–Planeta Terra descrito aqui como: um nevoeiro incandescente de brilhante luminosidade
–O Período Solar se refere ao segundo dia da criação.
-As 7 Revoluções
–Primeira Revolução ou Revolução Saturno do Período Solar:
–Nós, Espíritos Virginais (divididos em 2 grupos):
2.“Adiantados”: Possuíam: Corpo Denso e Espírito Divino despertado
Estado de inconsciência análogo a de sono sem sonhos
Consciência semelhante ao do Vegetal
3.“Atrasados”: Devido a cristalização, possuíam somente Corpo Denso
Estado de inconsciência análogo ao de transe mais profundo
Consciência semelhante à do Mineral
–Senhores da Chama junto com os Senhores da Sabedoria:
Alteraram o nosso Corpo Denso para:
Permitir a sua interpenetração por um Corpo Vital;
Fornecer a capacidade do Corpo Denso desenvolver as glândulas e o tubo digestivo.
–Uma nova Onda de Vida começou sua atividade:
Atualmente conhecido como Animais, nossos Irmãos Menores;
Estado de inconsciência análogo ao dos médiuns no transe mais profundo;
Consciência semelhante à do Mineral
–Arcanjos: Trabalharam com os Animais da mesma forma que nós, atualmente, trabalhamos com a onda de vida Mineral
Para saber mais, assista a 178ª Reunião Dominical-FRC – Campinas-SP em:
178ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- 28abr24-Termos Rosacruzes no Texto_C8_Período Solar-P.1
Hoje com a proximidade da Era de Aquário ainda nos deparamos com duas realidades aqui no Mundo Físico, infelizmente.
Por um lado, vemos pessoas deixando de lado aquele individualismo egocêntrico, alimentador da Personalidade, para assumirem uma postura mais altruísta diante dos problemas que afligem a sociedade.
Está se estabelecendo um consenso em torno da ideia nesta frase: “numa sociedade, o que não beneficia a todos, efetivamente não beneficia a ninguém”.
(*) Pintura: Bansky
Isso é muito claro nos Ensinamentos do Cristo, pois mais importante que fazer orações e adoração nas sinagogas, igrejas e templos, é amar ao próximo, é servir, é ajudar.
Esse hábito dava prestígio na sociedade judaica, era motivo de apreciação, porém a renúncia aos bens materiais, prestígio, autoridade, poder, fama, em benefício de outrem, constituía um penoso sacrifício. Mas isso ficou para trás.
Voltando aos nossos dias, verificamos como muitos fatores ainda tendem a impedir pessoas de fazerem coisas sagradas, fazerem o bem, se desprenderem de suas posses materiais (como se fossem “suas” e não bens a administrar), do poder, da fama, do materialismo.
Muitas pessoas, por mais sensíveis que pareçam ser diante do sofrimento alheio, muitas vezes cai na tentação de não sacrificar seus interesses pessoais, sua comodidade, para prestarem ajuda a alguém. Isso é muito triste.
A renúncia ainda é um pesado fardo para muita gente.
Muitas pessoas não querem renunciar a pontos de vista, suportar idiossincrasias de seus companheiros, ser humilde, bondoso, altruísta.
Enquanto houver Cristãos verdadeiros, fiéis ao Cristo nos Seus Ensinamentos, há esperança de materialistas, egocentristas, vencerem o egoísmo, dispondo-se a trabalharem em grupo pelo bem comum.
Hoje as máscaras estão caindo e cada vez mais mostra-se o caráter do ser humano, as coisas estão vindo à tona, mostrando a verdade.
Quem não quiser ver, quem não quiser ouvir, ajudar, servir, “pagará para ver” no Purgatório, com certeza. E com muita tristeza!
Fazer o bem é aqui, é agora!
A Verdade dentro de nós
A maioria das pessoas no mundo não conhece a verdade sobre as coisas espirituais, e acham difícil quebrar as crenças e ações convencionais.
Se queremos achar a Verdade, precisamos quebrar as crenças comuns e procurar a Verdade dentro de cada um de nós.
A maioria não quer negar a si mesmo, pegar sua cruz e seguir o Cristo.
As dificuldades são necessárias, afinal escolhemos no Terceiro Céu, com a ajuda dos Anjos do Destino, os Anjos Relatores. Eles dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento, então não há erro.
Quando procuramos a verdade e trilhamos o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, encontramos forças das quais não devemos fugir para que possamos nos fortalecer e encarar as batalhas, sozinhos, mas confiantes.
Encontrar oposição e críticas é importante também; nos obriga a nos julgar e aprender, se temos a certeza do bem, do correto, críticas não devem nos preocupar, devemos ser firmes e seguir em frente.
Cristo enviou Seus Discípulos e os preveniu: “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos; portanto sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mt 10:16).
Assim devemos fazer também, seguir os passos de Cristo e favorecer o que é verdadeiro, belo, bom e justo, e crescendo espiritualmente.
Somos confortados nas realizações e nas provas; Deus está conosco!
Permanecendo em qualquer circunstância por tudo o que é correto e verdadeiro, desenvolvemos forças internas que muito nos capacitarão.
Precisamos desenvolver a Luz dentro de nós, fazer crescer o Cristo interno!
Para os nossos irmãos e as nossas irmãs materialistas, a morte é o fim de tudo. Para os nossos irmãos e as nossas irmãs que vivenciam o Cristianismo popular é um passo no caminho que leva ao céu ou ao inferno, ao Purgatório ou ao limbo. Para alguns de nossos irmãos e nossas irmãs a morte é “apenas a passagem para outro tipo de vida, outra dimensão, outro ‘universo paralelo’”.
Há os que afirmam que viemos do além, vivemos aqui alguns anos, passamos pelo portal da morte e voltamos para esse além, permanecendo então lá para sempre; que nossa felicidade ou desgraça é ali determinada para toda a eternidade, pelas ações que tenhamos praticados aqui, no curto espaço de tempo da vida terrestre.
Na Fraternidade Rosacruz estudamos a Teoria do Renascimento – onde vimos que cada um de nós é uma parte integrante de Deus, contendo em nós todas as potencialidades divinas, do mesmo modo que a semente contém a planta; que por meio de repetidas existências em Corpos terrestres de qualidade gradualmente melhor, as possibilidades latentes se convertem lentamente em poderes dinâmicos; que ninguém se perde nesse processo, mas que todos nós alcançaremos, por fim, a meta da perfeição e a união, novamente, com Deus, nosso Criador. Há, portanto, a necessidade de repetidos renascimentos aqui para que possamos aprender a trabalhar conscientemente no Mundo Físico (Região Química e Etérica) e dominar totalmente os materiais da Região Química do Mundo Físico, a fim de nos tornarmos especialistas em Matéria Química (como os Anjos são especialistas em Matéria Etérica, os Arcanjos em Matéria de Desejos e os Senhores da Mente em Matéria Mental).
Nada na Natureza foi criado para se perder. Deus criou tudo e viu que era bom.
Na Bíblia vemos todo o processo da criação (no Livro do Gênesis).
Deus é Onisciente e, portanto, desenvolveu um plano perfeito para todas as Ondas de Vida.
Olhando a Natureza ao nosso redor, vemos por toda a parte o esforço lento e perseverante para atingir a perfeição.
Não vemos nenhum processo súbito de criação ou mesmo de destruição.
O que vemos sempre é Evolução.
Temos, como Egos, Espíritos Virginais da Onda de Vida Humana, um Tríplice Corpo, um Tríplice Espírito e um veículo Mente, todos muito bem-organizados e suficientes, sempre evoluindo.
A vida aqui é espiral dentro de espiral e sempre para frente e para cima.
Tudo ao nosso redor é movimento, é vida!
Todas as atividades visam produzir vida nova por toda a parte.
Todas as coisas se movem em ciclos progressivos para que possam aproveitar plenamente todas as oportunidades de progresso oferecidas pelo Universo.
Cada vez aqui renascidos, evoluímos em conjunto, trazemos nossos defeitos para corrigirmos e nossas virtudes para ajudar. Estamos sempre a evoluir.
A mesma lei que desperta a vida na planta para que cresça outra vez, traz o ser humano de volta para adquirir novas experiências e avançar ainda mais para a meta da perfeição.
A Teoria do Renascimento que ensina a necessidade de repetidas incorporações em veículos de crescente perfeição, está em perfeito acordo com a evolução e com os fenômenos da Natureza, bem diferente do que explanam os materialistas, os teólogos, os cientistas, os religiosos que vivem o Cristianismo popular.
O que somos, o que temos e todas as boas qualidades são o resultado das nossas próprias ações passadas. O que agora nos falta física, moral ou mentalmente, pode ser nosso no futuro.
A Lei de Deus é para todos os Reinos, para todas as Ondas de Vida.
Vejamos os ciclos alternantes, nas modestas plantinhas, nas sequoias gigantes, na abóbada celeste, nas nebulosas ígneas, nos Sistemas Solares. O Sol que se levanta a cada manhã, mas a cada dia progride em sua jornada anual, tudo é movimento, tudo caminha, tudo é progresso, nada se perde!
Deus é Pai, é criador, jamais criaria qualquer coisa ou seres para se perder no Caminho da Evolução.
A nossa vida é feita de etapas como também mudamos nos períodos setenários, muito importantes para nossa evolução.
Aqui na Fraternidade Rosacruz, para quem é assíduo, persistente nos estudos, nos Cursos de formação, nos Exercícios Esotéricos Espirituais, essas etapas são visíveis.
A primeira etapa é com o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, composto de 12 lições, que deverá ser muito bem-feito, pois é a base para os outros (Curso de Ensinamentos Bíblicos, Curso Suplementar de Filosofia Rosacruz e de Astrologia Rosacruz). Muitos Estudantes acham que é um Curso simples, querem fazer rapidamente, mas não é assim.
Há que se ter muita dedicação, hoje com as redes sociais temos muitas e rápidas informações (no site, no YouTube, Facebook, Instagram, Pinterest).
Devemos em paralelo, estudar (não é só ler) o livro: “O Conceito Rosacruz do Cosmos” que é a obra básica dos Ensinamentos Rosacruzes, observar os Termos Rosacruzes (bem diferente de palavras com o mesmo conceito). Não é nada simples!
O Estudante Rosacruz, que é um Aspirante à vida superior, deve também ir investigando o que estuda, deve ir se aprofundando cada vez mais, pois nossa caminhada deve ser paralela à nossa aplicação na vida diária. Ninguém deve ficar somente na teoria.
O Mundo é uma grande Escola. Devemos ter entusiasmo, desejo de saber, curiosidade em aplicar os Ensinamentos Rosacruzes e ter paciência com nossos irmãos e nossas irmãs, nossos familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho.
Estamos nos aproximando da Era de Aquário e devemos, portanto, transformar o “homem velho”, no “homem novo”, de que falava S. Paulo.
A transformação pode ser lenta, mas deve ocorrer, como na mudança de hábitos, persistente e insistentemente.
Há que se fazer os Exercícios Esotéricos Rosacruzes, pois eles constroem a musculatura espiritual necessária para o Estudante.
A oficiação dos Rituais dos Serviços Devocionais ajuda na formação dos hábitos de concentração, oração e foco no objetivo.
Há que ter muita persistência e muita força de vontade.
Nesses períodos setenários, devemos ir fazendo uma revisão nas nossas vidas, ver as mudanças já ocorridas (com o nosso Corpo Denso (o corpo físico), nossas atitudes, nossa paciência, como estamos servindo e tratando os nossos semelhantes, os degraus que já subimos).
Uma pessoa dotada de senso moral, com hábitos sadios, despida de todo egoísmo, todo materialismo, sensualidade, desejo de fama, poder, posses, caminhará a passos largos no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz.
Muitas pessoas já trazem uma bagagem espiritual de outras vidas, o que as ajudará num crescimento rápido, e até chegarem à Iniciação.
Para os que acham o processo lento, lembrem-se: “Os moinhos de Deus moem devagar, mas moem muito fino”.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que nada nos pode revelar a natureza de Deus tão claramente como esse símbolo: “Deus é Luz”, uma linda inspiração divina de incomensurável valor nos ensinada por S. João Evangelista.
Todo local reverenciado pela prece, amor, pensamentos de Cura, paz, adoração, em que se oficia os Rituais do Serviço Devocional da Fraternidade Rosacruz é um local sagrado, e a elevamos com certeza para “procurar a Luz”.
Se tomarmos essas três palavras como tema de meditação, com certeza, encontraremos uma rica recompensa, ali nos banhamos numa fonte espiritual de inesgotável profundidade, e nos aproximamos do nosso Pai Celestial. Podemos perguntar: “De onde vem a luz?”. No primeiro capítulo do Gênesis vemos: “O Espírito de Deus movia-se sobre as águas. E Deus disse: Faça-se a Luz, e a Luz se fez. Deus viu a Luz e que era boa. Deus chamou à luz dia, e a escuridão, noite”.
Também ao buscarmos a Luz na Escola de Sabedoria Ocidental, sabemos que Amor e Serviço devem ser o nosso lema, pois foi isso que nos deixou o Cristo.
Amando e servindo aos nossos semelhantes, atraímos mais Éteres superiores (mais elevados), o de Luz e o Refletor, substâncias imprescindíveis para construirmos o Corpo-Alma, o radiante traje de Luz, que usamos para viver conscientemente nos Mundos espirituais.
Todos sabemos o que pode fazer em nossas vidas o poder da luz espiritual e o amor sincero, puro, real e verdadeiro.
Amar e servir erradica de nossas Mentes todos os pensamentos de medo, egoísmo, cobiça, poder, ódio, vingança, pois só vemos e vivemos na luz, afinal “se andarmos na Luz como Deus está na Luz, seremos fraternais uns com os outros”!! Essa sentença faz parte do Ritual do Serviço Devocional – O Serviço do Templo, realizado diariamente por todos os Estudantes Rosacruzes.
Se usarmos a nossa força de vontade repetidas vezes, em buscar a Luz, em viver na Luz, uma modificação alquímica se realizará em nós.
Sempre repita para si: “Deus é Luz”. E em quaisquer circunstâncias, procure vislumbrar a Luz, pois “se andamos na luz, como Ele na luz está, seremos fraternais uns com os outros. Aquele que ama a seu Irmão está na luz, mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas e não sabe por onde caminha, porque as trevas lhe cegaram os olhos!
Cristo nos recomendou “Orar sem cessar”. Isso não significa que vamos nos ater a fazer somente isso, nos recolhendo, nos ausentando. Não, não é isso.
Cristo nos ensinou que o nosso modo de viver, de pensar, os nossos hábitos, nossas palavras e ações devem ser sempre puras, cheias de bondade, que devemos ser fraternos, amigos para todas as horas e ocasiões.
Nosso viver deve ser a expressão verdadeira de uma Oração bem-feita.
Devemos eliminar de nós tudo o que não nos convém; crenças equivocadas, emoções negativas, pensamentos impuros, hábitos perniciosos.
Entremos dentro de nós, periodicamente, façamos uma bela faxina, nos livremos de medos, eliminemos justificativas desnecessárias (deixando, portanto, de servir, de ajudar), fazer-se de humilde (ser falso), usar a timidez como desculpa para não fazer o que tem que ser feito ou falado.
Precisamos deixar sair tudo o que impede nosso crescimento espiritual.
Procuremos colocar nesse lugar, agora limpo, somente o que for bom, belo, verdadeiro, altruísta, elevado e que ajudará qualquer irmão ou irmã.
Vamos nos fechar para tudo o que for negativo, impuro, imoral, sensual, tanto no nosso modo de falar, de pensar e de agir.
A partir dessa limpeza no nosso interior, no nosso cérebro, no nosso coração, virão bons hábitos, seremos sempre corretos, verdadeiros, veremos o bem em tudo e em todos, aí faremos aos nossos semelhantes somente o que gostaríamos que também nos fizessem.
Parece uma tarefa difícil, mas não é. Basta querermos, e é importante.
Lembrem-se que temos as Hierarquias Criadoras ou Hierarquias Zodiacais nos ajudando o tempo todo, nos encorajando, nos fortalecendo no Caminho do bem.
Usemos toda nossa força de vontade possível nessa tarefa, afinal, Deus, nosso Pai e criador, está a nos observar e a nos ajudar, sempre!
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais? É só acessar aqui:
https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e
https://www.instagram.com/frc_max_heindel
1.Pergunta: A apologia à pobreza não seria contrária a abundância que o Universo pode nos proporcionar sendo a prosperidade um dom de Deus??
Resposta: O irmão e a irmã que se desenvolvem espiritualmente nunca serão pobres, pois sempre terão o que precisam para bem-viver enquanto estão renascidos aqui. Exercem as suas funções no Mundo aqui, e sempre serão remunerados com o que precisam, nem mais, nem menos, afinal “o operário é digno do seu salário’. A prosperidade que Deus nos dá é e sempre será a espiritual; jamais a material. A material deixou de ser a milhões de anos atrás quando acabou a Época Atlante e começou a Época Ária, a que aqui estamos. É só estudar com atenção o que o Cristo ensinou. Cristo pregou a riqueza material? E justamente não pregou porque ele sabe que essa fase já passou. Para conquistamos a Região Etérica do Mundo Físico é necessário prosperidade espiritual, abundância em qualidades espirituais desenvolvidas por cada um de nós.
2.Pergunta: Por que a obtenção das experiências que Max Heindel se refere precisam estar associadas ao sofrimento físico e material?
Resposta: Não deveria, mas nós, em nossos renascimentos anteriores, criamos tantas dívidas com o destino – se negando a aprender o que deveríamos, atrapalhando a evolução de muitos irmãos e irmãs, procrastinando lições que nós mesmos escolhemos lá no Terceiro Céu e, depois, aqui fizemos de tudo para não as aprender – que para a grande maioria de nós só restou aprender essas lições por meio do sofrimento. Ele é físico e material, porque é por meio desses “efeitos”, aqui na Região Química do Mundo Físico, que enxergamos as “causas” que são espirituais – e sempre são! Exemplo: se hoje tenho dificuldades financeiras é porque em alguma das minhas vidas anteriores “usei e abusei e mal usei” os recursos financeiros que eu tinha facilidade em obter. Gerei uma dívida, pois há outra máxima Cristã que nos ensina: “a quem muito é dado, muito é exigido”. Então, nessa vida, quando estou escolhendo o panorama dela no Terceiro Céu, se tenho a chance, escolho as condições que me ajuda a ter as dificuldades financeiras a fim de que pelo “sofrimento material” eu consiga aprender a lição de que a “vida do transgressor é dura” e gere a consciência suficiente e necessária que aprenderei em como ser eficaz e utilizar os recursos financeiros somente para servir amorosa e desinteressadamente o irmão e a irmã que estão no nosso entorno. Infinitos exemplos como esses podem ser dados. Reflita!
3.Pergunta: Por que existem animais carnívoros?
Resposta: Os nossos irmãos menores que chamamos de “animais” são Espíritos Virginais também, só que da Onda de Vida animal. Existem animais carnívoros pela mesma razão que nós, seres humanos, até a Época Atlante também tínhamos que ser carnívoros. E o objetivo deles serem carnívoros, também é o mesmo objetivo de ter sido necessário nós, seres humanos, até a Época Atlante também termos sido carnívoros: a conquista da Região Química do Mundo Físico, ou seja, aprender todas as lições que são próprias dessa Região, utilizando o melhor Corpo Denso que se pode para tal.
4.Pergunta: Todos os humanos atuais pertencem à Raça Ária, menos os remanescentes de outras Raças?
Resposta: Todos os seres humanos atualmente têm a capacidade de construir um Corpo Denso com as características descritas pelo Conceito Rosacruz do Cosmos, do que chamamos “Raças Árias”, que teve como berço a Ásia Central (todas elas são derivadas da Raça Semitas Originais, a quinta e mais importante das 7 Raças Atlantes). Mas também são capazes de construir um Corpo Denso com as características descritas pelo conceito do que chamamos Raça Babilônio-Assírio-Caldaica, Persa-Greco-Latina, Céltica e Teuto-Anglo-Saxônica e, graças à vinda do Cristo que promoveu – e promove – a miscigenação das Raças, pode construir um Corpo Denso com traços de quaisquer uma dessas Raças, bem como de reminiscências das Raças Atlantes e da Raça Lemúrica.
5.Pergunta: Vocês conseguem ler a Memória da Natureza? Vocês têm acesso direto ao conhecimento dos Mundos Sutis e acreditam por experiência própria ou, como eu, acreditam apenas de forma indireta e teórica no que os livros de Max Heindel afirmam?
Resposta: Como podemos ler ainda no Conceito Rosacruz do Cosmos o primeiro voto do Iniciado é o silêncio. Assim, “quem fala, não é Iniciado; é um charlatão”. Além disso, veja o que Max Heindel nos orienta, também no Conceito: “Diz uma antiga lenda que a procura de um tesouro deve ser feita no sossego da noite e em perfeito silêncio. Pronunciar uma só palavra enquanto o tesouro não estiver completamente escavado causaria, inevitavelmente, o seu desaparecimento. É uma parábola mística que se refere à procura da iluminação espiritual. Se bisbilhotarmos ou contarmos aos outros as experiências de nossas horas de concentração perdê-las-emos. Elas não podem suportar a transmissão oral, por isso dissolver-se-ão em nada. Precisamos, pela meditação, extrair delas o pleno conhecimento das leis cósmicas ocultas. Portanto, a experiência própria não deve ser comentada, haja vista que ela é apenas o invólucro que esconde a semente que contém. A lei é de valor universal, como vai ficar evidente, porque pode explicar os fatos e ensinar-nos como aproveitar oportunidades de determinadas condições e a evitar outras. A critério do seu descobridor, e para benefício da humanidade, ela pode ser revelada livremente. A experiência que revelou a lei aparece, então, em sua verdadeira luz como sendo apenas de interesse passageiro, não mais digna de nota. Por isso o Estudante Rosacruz precisa considerar tudo o que acontece como sagrado, e deve conservá-lo rigorosamente para si”.
A partir do Grau: Discípulo – ainda na Fraternidade Rosacruz -, somente quem é, sabe se o outro também é um Discípulo, mas não sabe quem é Irmão Leigo, Irmã Leiga, Adepto ou Irmão Maior. O mesmo ocorre entre os Irmãos Leigos ou Irmãs Leigas (que sabem que são os Irmãos Leigos ou as irmãs leigas e os Discípulos, mas não sabem quem é um Adepto ou Irmão Maior). E, também, o mesmo ocorre entre os Adeptos (que sabem que são os Adeptos, Irmãos Leigos ou Irmãs leigas e os Discípulos, mas não sabem quem é Irmão Maior). Por isso que você pode viver a vida inteira tendo ao lado alguém que já esteja a partir do Discipulado e nunca saberá que ele é um, a não ser que você alcance o Grau que ele está.
No Caminho Rosacruz, conforme você vai avançando e seja um Estudante Rosacruz praticante (pasme, mas muito não o são!), é natural você ter acesso a informações que quem não está no Caminho não tem. E esse acesso vai aumentando conforme o Grau que você vai, por mérito, aumentando. Assim, um Discípulo tem muito mais acesso que um Probacionista que, por sua vez, tem muito que o Estudante Regular, sendo o Estudante Preliminar reservado somente o acesso pelo meio escrito. Isso porque, conforme você vai aceitando as “verdades prováveis” fornecidos pelos Ensinamentos Rosacruzes e as colocam em prática no seu dia a dia (aqui está o segredo que muitos não fazem, ou fazem tentando barganhar ou adquirir “coisas materiais” ou, ainda, fazem um certo tempo depois desistem ou caem em um mesmismo cristalizante), tais “verdades” começam a ser provadas pelo Estudante Rosacruz atuante e começa um círculo virtuoso para frente e para cima que dura o tempo que o Estudante Rosacruz se mantém atuante.
Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.
Nessas datas, às 18h30, os Estudante Rosacruzes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o Serviço de Cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.
Datas de Cura: Maio: 05, 11, 19, 26
“Iahweh o guarda, dá-lhe vida e felicidade na terra, e não o entrega à vontade dos seus inimigos! Iahweh o sustenta no seu leito de dor, tu afofas a cama em que ele definha.” (Sl 42:3-4))
*Se você está doente e entende que precisa de ajuda, recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas. O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA. As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/
**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-la começa por oficiar o Ritual Devocional do Serviço de Cura nas Datas de Cura.
As instruções detalhadas se encontram aqui:
O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS de um Centro, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos estudados durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital, clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Abril de 2023
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:
A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Filosofia Cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes da Filosofia Rosacruz o Centro Rosacruz de Campinas-SP-Brasil edita o informativo: Ecos.
Informação
As reuniões presenciais abertas ao público ocorrem na nossa sede situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP, aos domingos às 17hs.
É necessário que os interessados em participar presencialmente avisem antecipadamente pelo fone: (WhatsApp) 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail fraternidade@fraternidaderosacruz.com
Sumário
Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Abril/2023: 2
Maio – Sol transitando pelo Signo de Gêmeos. 4
Material produzido pelas Reuniões Dominicais de Estudos: 5
Alguns Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Abril: 19
A luz solar é um medicamento poderoso. 19
Os perigos do Materialismo. 21
Outono, o mês solar de Áries. 24
Pensar e Agir – Dê o primeiro passo. 27
1) Pergunta: existe namoro casual?. 29
Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Abril/2023:
Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito/
Publicações de textos no nosso Site (www.fraternidaderosacruz.com) e nas nossas Redes Sociais:
– Facebook: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/
https://business.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/
– Instagram: https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e
– YouTube: https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas
Envio, Recepção e Correção das Lições dos Cursos:
Tanto via correio, como via e-mail
Se quiser mais informações é só solicitar via e-mail: contato@fraternidaderosacruz.com
Maio – Sol transitando pelo Signo de Gêmeos
No Calendário Mensal da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil, o Estudante Rosacruz encontra todas as datas e períodos para várias atividades, eventos, oficiações e orientações, como o Trânsito do Sol. Para acessá-lo, é só clicar aqui: Calendário: Fraternidade Rosacruz em Campinas/SP/Brasil–2023
O arquétipo do andrógino perfeito foi projetado pela Hierarquia de Gêmeos a seu Signo oposto, Sagitário. Quando um iluminado segue a Trilha da Santidade que conduz a essa exaltada esfera, é-lhe permitido estudar as maravilhas do Corpo andrógino, a forma que o Corpo humano adotará em uma etapa futura de seu desenvolvimento. Como foi dito, a Hierarquia de Gêmeos, ou sejam, os Serafins, projeta sobre a Terra esse glorioso arquétipo cósmico. E, quando a humanidade estiver preparada para recebê-lo, suas forças descerão, transportadas até o ser humano pela Hierarquia de Sagitário. Quando o ser humano conhece as maravilhas desse arquétipo cósmico e os milagres do Corpo de Sagitário, construído inteiramente de matéria mental, começa a compreender algo do destino exaltado que lhe espera. Com profunda reverência e grande humildade entoa, em seu interior, a nota-chave bíblica de Gêmeos: “Esteja tranquilo e saiba que Eu sou Deus.” (Sl 46:10).
Material produzido pelas Reuniões Dominicais de Estudos:
Conceito Rosacruz do Cosmos: O livro fornece uma descrição completa dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, até o ponto onde podem ser tornados públicos, atualmente. Ele contém um esboço abrangente do processo evolutivo do ser humano e do universo, correlacionando a ciência com a religião. O autor – Max Heindel – recebeu esses Ensinamentos da Fraternidade Rosacruz pessoalmente, do Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.
É dividido em 3 partes:
Nos Mundos suprafísicos, porém, não há tempo, lá nada é opaco nem frio. Nem há verão ou inverno. Tudo é um dia brilhante, longo e sem fim, lindo e eterno.
Esta fórmula hermética, podemos encontrá-la na Escola dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que é a Fraternidade Rosacruz, que também compreende a Lei de Analogia. Esta Lei de Analogia é a chave mestra para investigarmos a vida e seus enigmas, e seu propósito é ajudar todo aquele que busca se familiarizar com o mundo macrocosmo em um trabalho harmonioso com mundo microcosmo.
O ensinamento hermético dos rosacruzes deseja desvelar o segredo desse microcosmo. A Linguagem secreta dos herméticos é apresentada, a todo aquele que tiver olhos para ver e ouvidos para ouvir.
Sabemos que muitos livros antigos da Ordem (Fama Fraternitatis) eram escritos herméticos para serem lidos de um modo especial, dos quais a pessoa só compreenderá a linguagem e o contexto quando estiver de posse dessa chave hermética. Que são princípios ou leis.
No Corpo de Desejos de um Clarividente involuntário, os vórtices do Corpo de Desejos giram da direita para a esquerda, ou seja, na direção oposta à dos ponteiros de um relógio.
É um indivíduo que possui uma frouxidão entre o Corpo Vital e o Corpo Denso. Tal individuo não escolhe ter acesso a tais Mundos, simplesmente por conta dessa frouxidão ele entra contato com a Região Etérica do Mudo Físico, onde as formas e informações são nebulosas, eles não visualizam claramente. Podemos dizer: “vê quando não quer ver e quando vê não sabe o que tem que fazer”.
É um indivíduo Místico ou Ocultista, que se dedica ao desenvolvimento espiritual, buscando elevar-se e conhecer mais sobre os Mundos suprafísicos, por conta de tais esforços seu sentido de visão é expandido ao ponto de poder perceber os Mundos invisíveis e executar tal faculdade.
A Memória da Natureza só pode ser consultada por aqueles que passaram por Iniciações, a partir do grau de Irmão Leigo ou Irmã Leiga. O Iniciado também pode ler na Memória da Natureza (inicialmente no seu reflexo mais confiável, na Região Abstrata do Mundo do Pensamento e aos poucos na verdadeira Memória da Natureza, localizada no Mundo do Espírito de Vida) em um grau considerável, que se amplia à medida que recebe outras Iniciações. Como é o caso do Clarividente voluntário treinado, quando é também um Iniciado.
O seu lar é o Mundo do Espírito de Vida. Seu reflexo se encontra na quarta região do Mundo do Pensamento Concreto. Ela só pode ser consultada pelos Iniciados que passaram pelas Iniciações e tiveram um treinamento especial. Na Memória da Natureza, situada nos Mundos superiores, todo o conhecimento é guardado e todos os acontecimentos do passado e os mistérios do futuro estão lá gravados. Para que uma pessoa possa ter acesso a estas informações é necessário que ela cultive continuamente a verdadeira e profunda espiritualidade dentro de si, dia a dia, e este procedimento, sem interrupção, trará o desenvolvimento do sexto sentido tornando-o um Clarividência voluntário.
Temos um veículo formado com material desse Mundo: o Corpo de Desejos. É um Mundo em que tudo está em movimento constante. Nesse Mundo não existe tempo nem distância; não existe frio nem calor. Lá as formas levitam tanto quanto gravitam.
Com qualquer outro Mundo é dividido em 7 Regiões com materiais de diferentes densidades, sendo que a 1ª Região o material de desejo é mais denso e a 7ª Região o material de desejo é mais sutil. O Mundo do Desejo é formado de uma substância mais rarefeita, ou muito menos densa, do que o Mundo Físico. Em outras palavras, a taxa de vibração da matéria do Mundo do Desejo é muitíssima mais elevada do que a taxa de vibração da matéria do Mundo Físico. Não é separado do Mundo Físico, não havendo necessidade de se deslocar de um para ir ao outro, nem de uma Região à outra.
Mundo Físico: O Mundo Físico é o mundo dos efeitos. As causas estão escondidas da nossa vista, embora estejam mais próximas do que nossas mãos ou pés. A força está ao nosso redor, é invisível e vista apenas pelos efeitos que produz. No Mundo Físico a matéria está sujeita à gravidade, à contração e à expansão. A lei que rege a matéria da Região Química é a da inércia, ou seja, a tendência a permanecer em status quo.
Nosso papel neste atual Esquema de Evolução é conquistar e aprender a criar a partir da Região Química do Mundo Físico; ou seja: o baluarte da nossa evolução é aqui! Vivemos hoje no Globo D do nosso Esquema de Evolução – Região Química do Mundo Denso. É o reino das formas. Os materiais da Região Química são empregados para construir todas as formas físicas
Região Etérica do Mundo Físico: A quatro subdivisões mais sutis ou Etéricas do Mundo Físico constituem o que se conhece por Região Etérica. A Região Etérica é o lar das forças que conduzem as atividades vitais nas formas da Região Química (o Reino da forma), capacitando-as a viver, mover-se e propagar-se. Esse Reino da Natureza é um Mundo invisível e intangível, onde os nossos sentidos comuns são inoperantes. Parte do Mundo Físico praticamente inexplorável pela ciência material. Temos um veículo formado de material dessa Região: o Corpo Vital, que é composto de Éter.
Forma (cristalizada e inerte): é a expressão negativa do Espírito. Quando uma forma serviu ao seu propósito, como veículo de expressão para as três correntes superiores de vida, as forças químicas desintegram essa forma. Então a matéria pode voltar ao estado primordial, ficando assim em disponibilidade para a constituição de novas formas.
Vida: é a manifestação positiva do Espírito. Ela se reveste da Forma a fim de adquirir a Consciência.
Reinos: São correntes de vida em evolução.
Reino Mineral: Onda de Vida que começou sua evolução no Período Terrestre; chegarão a ser humanos no Período de Vulcano.
Reino Vegetal: Onda de Vida que começou sua evolução no Período Lunar; chegarão a ser humanos no Período de Vênus.
Reino Animal: A Onda de Vida animal começou sua atividade no princípio do Período Solar, como minerais, e chegará a ser humana no Período de Júpiter.
Reino Humano: A Onda de Vida humana começou a sua evolução no Período de Saturno e atingiu o estágio de Humano, como conhecemos hoje, no Período Terrestre
Esquema de Evolução: É a nossa peregrinação através de cinco dos sete Mundos ou estados da matéria (Físico, do Desejo, do Pensamento, do Espírito de Vida e do Espírito Divino), em sete grandes Períodos de Manifestação (Períodos de: Saturno, Solar, Lunar, Terrestre, Júpiter, Vênus e Vulcano). Durante essa peregrinação, o Espírito Virginal, ou vida evolucionante, torna-se primeiro, um ser humano e depois um Deus.
Involução: É a primeira parte desse Esquema de Evolução, quando os Espíritos Virginais, descem até à matéria, por meio da cristalização dos nossos veículos (que se transformando em Corpos). É a parte onde obtemos e construímos, inconscientemente e sob a orientação das Hierarquias Criadoras, os nossos veículos (Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente). Vai desde o início do Período de Saturno até a metade do Período Terrestre.
Evolução: É a segunda parte desse Esquema de Evolução. Quando os Espíritos Virginais, se libertam da matéria, por meio da espiritualização dos Corpos e conversão deles em Almas. É a parte onde aperfeiçoamos nossos veículos (Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e Mente) e expandimos a nossa consciência, a partir da atual consciência de vigília nos cinco Mundos. Vai da metade do Período Terrestre até o final do Período de Vulcano
Terra: Planeta Terra, é o nosso Campo de Evolução do Período Terrestre. Se compõe de nove Estratos de diferentes espessuras, e o núcleo ou centro constitui a décima parte. Esse é o assento da consciência do Espírito da Terra. Temos aqui vários organismos vivos, cada um dos deles sendo uma imagem microscópica ou semelhança do Todo. O ser humano, uma miniatura do todo – é um microcosmo.
Espírito Universal Uno: É o Ser Supremo. O Grande Arquiteto do Universo. Ele é emanado do Absoluto. Ele é o UNO. Seu Mundo é o primeiro Plano Cósmico.
Sim. São seres inteligentes, de diversos graus de evolução
Existem ainda os Elementais: que são seres de uma onda de vida sub-humana. Nem bons, nem maus, dependem exclusivamente dos desejos que os seres humanos criam. Se uma pessoa cria um desejo inferior eles se aproximam e instigam à pessoa a criar mais desejos daquele tipo, se alimentam e chamam mais elementais para participar da fartura. O ser humano comum, que ainda não está em uma Escola de Preparação para a Iniciação, não sabe lidar com os elementais quando cria um desejo superior, ou seja, quando cria um desejo desse tipo, os elementais não se aproximam.
A partir do grau de Irmão Leigo ou Irmã Leiga. O Iniciado também pode ler na Memória da Natureza (inicialmente no seu reflexo mais confiável, na Região Abstrata do Mundo do Pensamento e aos poucos na verdadeira Memória da Natureza, localizada no Mundo do Espírito de Vida).
Atualmente seu formato é ainda uma espécie de nuvem em torno da nossa cabeça e do nosso pescoço. Só se tornará Corpo Mental no Período de Vulcano, se seguirmos o Caminho da Evolução normal ou a qualquer momento quando das Iniciações Maiores ou Cristãs. Mas ainda é frequentemente dominada pelo Corpo de Desejos, estando a serviço da natureza inferior. A Lei das Religiões de Raça foi criada para libertar a Mente das garras do desejo.
A Mente não está focalizada de forma que possa dar uma imagem clara e precisa daquilo que o Espírito imagina. Não tem um foco único e nítido, e por isso, dá imagens nebulosas.
A partir dos 14 anos a Mente começa o seu processo de nascimento – e se completa por volta dos 21 anos – em suas possibilidades latentes para tornar-se capaz de ser o meio de frear os desejos e coordenar todos os 3 Corpos (Corpo Denso, Vital e de Desejos). A Mente é o espelho no qual o Tríplice Espírito se reflete no Tríplice Corpo – ponto focal.
Mundo do Desejo: Onde se concretizam os desejos, emoções e sentimentos. É onde formamos os nossos desejos, sentimentos e emoções, que nos dá impulso à ação. Temos um veículo formado com material desse Mundo: o Corpo de Desejos. É um Mundo em que tudo está em movimento constante. Nesse Mundo não existe tempo nem distância; não existe frio nem calor. Lá as formas levitam tanto quanto gravitam.
Reinos suprafísicos: É o mesmo que Mundos suprafísicos, ou seja: são os Mundos que passam a ser acessível a um verdadeiro Estudante Rosacruz, um Aspirante à vida superior, quando ele compreende internamente como funciona e como deve se desenvolver para trabalhar eficientemente nesses Mundos suprafísicos ou Mundos Invisíveis. Para se capacitar a isso ele busca continuamente se ligar ao seu Cristo Interno e estar sempre ajudando o próximo, praticando fielmente o serviço amoroso e desinteressado (e, portanto, o mais anônimo possível) e focando na divina essência de cada um que ele serve. Na grande maioria dos casos se refere do Mundo de Desejo ao Mundo de Deus, ou seja, Mundos em que temos que desenvolver a visão apropriada para funcionarmos conscientemente neles.
Hierarquias de seres espirituais: Esse é um Termo Rosacruz contextualizado, ou seja, temos que prestar atenção onde ele está colocado.
Por exemplo, no texto: “Isto é o Mundo do Desejo: luz e cor sempre cambiantes, onde as forças do animal e do ser humano se misturam com as forças de inumeráveis Hierarquias de seres espirituais que não aparecem no Mundo Físico, mas que são tão ativas no Mundo do Desejo como nós o somos aqui.”
Então aqui Hierarquias se referem às Hierarquias Criadoras que trabalham no Mundo do Desejo, seja somente lá, seja parcialmente lá durante o Ciclo de Nascimentos e Mortes. Nesse sentido, podemos enumerá-las: Senhores da Individualidade, Senhores da Forma; Seres Humanos, Arcanjos e Anjos
Sentimento de Indiferença: É o outro sentimento gêmeo que atua na 4ª Região do Mundo do Desejo, a Região do Sentimento. Como o próprio nome sugere é o sentimento neutro. Ele simplesmente enfraquece a nossa ligação com o objeto ou pensamento-forma que estamos tratando. Se é despertada, não põe em ação nenhuma das duas forças gêmeas Atração ou Repulsão.
Alguns Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Abril:
A luz solar é um medicamento poderoso
Sabemos que a luz do Sol é de grande importância para nós, para os animais e plantas. Sem ela, nós teríamos um aspecto pálido, doente e sem ânimo. O Sol é vida, é energia; ele tem propriedades curativas. É o lar dos Arcanjos!
O processo oculto que ocorre conosco ao se expor à luz solar (direta ou indiretamente) é o seguinte: “Os átomos dos Éteres Químico e de Vida do nosso Corpo Vital, reunidos em torno do Átomo-semente desse Corpo, situado no Plexo Celíaco, têm formas prismáticas. Estão todos colocados de tal maneira que quando a energia solar entra no Corpo pelo baço etérico, o raio refratado tem a cor vermelha. Essa é a cor do aspecto criador da Trindade, ou seja, Jeová, o Espírito Santo, que rege a Lua, o Astro da fecundação. Por conseguinte, os fluídos vitais do Sol que penetram no nosso Corpo pelo baço etérico se transformam em uma cor de rosa pálida, que muitas vezes podem ser observados pelos Clarividentes, circulando pelos nervos, como se fossem eletricidade passando pelos fios de uma instalação elétrica. Assim carregados, os Éteres Químico e de Vida são as vias da assimilação que nos preservam. Afinal, durante a nossa vida aqui, cada átomo prismático vital compenetra um átomo físico e o faz vibrar. Por meio desse fluido vital, os músculos são movidos e os órgãos desempenham suas funções vitais para que o corpo possa se expressar em perfeita saúde. Quanto melhor for a saúde, maior será a quantidade desse fluido solar que somos capazes de absorver, contudo, só podemos utilizar uma parte dele e o excedente é irradiado do Corpo em linhas retas.”
Notem que pessoas que saem de férias e vão para regiões ensolaradas, praias, onde se bronzeiam (com moderação), voltam com aspecto jovial, mais feliz. O cuidado que precisam nas praias é com o reflexo dos raios solares na areia e na água, que aumentam de intensidade, podendo causar queimaduras. Também exposições demasiadas ao Sol causam queimaduras graves e mal-estar. Deve- se usar chapéus que protegem a cabeça e a nuca, e óculos de sol de boa qualidade para a proteção dos olhos, protetores solares.
Algumas clínicas e asilos têm pátios reservados para banhos de Sol, que aumentam a vitalidade e a saúde das pessoas.
Pessoas com alguma enfermidade devem começar a exposição ao Sol aos poucos, aumentando gradativamente.
Exposições exageradas causam dor de cabeça, aumento de temperatura do corpo e do ritmo da pulsação, nervosismo, irritabilidade e, às vezes, insônia.
Vejamos alguns efeitos do Sol no organismo: a combinação do ar e da luz solar melhoram a qualidade da hemoglobina. Há aumento de energia e a pessoa se sente melhor. Devido ao que os vasos sanguíneos da pele são estimulados e dilatados, ocorre diminuição da pressão sanguínea. O Sol também tem efeito destruidor dos germes, tem sido utilizado depois de enfermidades infecciosas, como agente esterilizador da roupa de cama e dos móveis.
A luz solar e as belezas da Natureza restauram a esperança, promovem a alegria e robustecem qualquer um de nós.
Se uma pessoa se encontra abatida, devido algumas dificuldades e problemas na vida, um período de exposição ao Sol, com certeza, vai reavivá-la, dar novo ânimo, a depressão desaparecerá e ela dará outro significado à vida.
Deixemos o Sol atuar a nosso favor! A recompensa é grande.
A luz solar é um medicamento poderoso!
__________________________________________________________________________________________
Atualmente enfrentamos um grande problema: a maciça maioria das pessoas se tornou profundamente envolvida no materialismo (veja: bem mais do que “ser materialista”). Com isso, os veículos invisíveis estão inteiramente voltados para as atividades físicas e muito adormecidos para as verdades espirituais. Mesmo quem está despertando do sono do materialismo é considerado fanático. Chega a ser ridicularizado como candidato à internação num manicômio. Taxado de cérebro doentio e povoado de entes imaginários.
A maior apreensão dos ocultistas é o materialismo. Se for demasiadamente longe, não somente impedirá todo o progresso; chegará até a destruir os sete veículos do Espírito Virginal, deixando-o completamente nu. Quem se encontra em semelhante caso terá de recomeçar a evolução desde o princípio. Todo trabalho efetuado desde o princípio do Período de Saturno será uma perda completa. Por tais razões, o presente período é, para nossa humanidade, o mais crítico de todos.
Para contrabalançar essa influência desmoralizadora, uma grande quantidade de informação oculta foi fornecida, durante todo esse tempo, pelos Irmãos Maiores, que estão sempre trabalhando pelo bem da humanidade. Pensou-se que oferecendo esses conhecimentos e educando os poucos que ainda queriam recebê-los, seria possível deter a maré de materialismo a qual, caso contrário, poderia produzir consequências muito sérias aos seus partidários. Com efeito, tendo negado durante tanto tempo a existência espiritual, poderão não serem capazes de manter seu equilíbrio ao perceberem que, embora tendo sido privados do Corpo Denso pela morte, eles continuam mais vivos do que nunca. Tais pessoas podem ter de suportar um destino demasiado triste para ser contemplado com serenidade.
No Ocidente há o grande privilégio de se ter a Fraternidade Rosacruz com seus grandes ensinamentos, preparando cada Aspirante à vida superior não para destruir a Ciência florescente, conforme esta última vinha sufocando a Religião, pois como aprendemos na Fraternidade Rosacruz o resultado será o bem, quando uma Ciência avançada se tornará novamente colaboradora da Religião, ou melhor ainda: e sim para espiritualizar a Ciência e tornar científica a Religião!
Infelizmente ainda vemos muitas pessoas egoístas, materialistas, sem amor para dar, sem receber amor, sem uma base familiar, que não lhes ensinou o devido respeito e amor ao próximo, atualmente “terceirizando” a educação dos filhos; ainda falta carinho e diálogo nas famílias. Tudo em nome de se dedicar prioritariamente à parte material da vida e os prazeres que eles proporcionam (ainda que, muitas vezes, disfarçada de gratificação dos sentidos físicos).
Muito tem ajudado os Ensinamentos Rosacruzes, Cristãos, que preconizam a Fraternidade Universal, no amor ensinado por Cristo, que mostram que pela dedicação aos estudos, e a prática destes, também a execução fiel, persistente e constante Exercícios Esotéricos Espirituais, do ofício repetitivo dos Rituais (afinal o Corpo Vital se desenvolve pela repetição de coisas boas), podem sim, mudar as pessoas, de dentro para fora.
E os Aspirantes à vida superior, os Estudantes Rosacruzes, sinceros e estudiosos, que entenderam o recado, devem estar por dentro do que acontece ao seu redor, devem ver bons noticiários, convivendo com vizinhos, com colegas de trabalho, devem se relacionar, serem verdadeiros Cristãos, participando de Religiões Exotéricas Cristãs (pois há muito que aprender pela devoção, pela dedicação via coração, que muitos não conseguem ainda fazer isso somente em uma Escola Exotérica).
É também dever de divulgar os Ensinamentos Rosacruzes, Cristãos, profundos, sérios, ao maior número de pessoas, agindo coerentemente em todas as esferas de atuação, de ação, porque é a prática que demonstra o que entenderam, e constitui as mudanças tão necessárias.
Hoje há muito material no site da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil (www.fraternidaderosacruz.com); também para os que assim desejarem, muitos folhetos, livros, e há divulgação nas redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram, Pinterest, etc.), e os Cursos que são gratuitos (todos).
Cuidar da parte espiritual está bem mais fácil hoje, só necessita de dedicação, muita, mas muita força de vontade, não deixando prevalecer as desculpas do “Eu inferior”. É só fazer um esforço e buscar…com certeza encontrará.
__________________________________________________________________________________________
Cada um dos acontecimentos da vida do Senhor Cristo, dados nos Evangelhos, representa uma determinada etapa do Aspirante à vida superior ao longo do Caminho da Iniciação.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que quando Cristo Jesus foi crucificado no Gólgota o Seu Grande Sacrifício pela humanidade apenas começou. Ou seja, a missão do Cristo Místico é algo infinitamente mais gloriosa do que aquilo que já penetrou no coração dos que conhecem apenas a interpretação ortodoxa dos Evangelhos.
Foi nesse primeiro evento que conhecemos como “Paixão de Cristo” que Cristo rasgou “o véu do Templo” e o Templo foi inundado de luz e, desde então, nenhum segredo tem vigorado na Iniciação. Entretanto, num certo sentido, ela é tão secreta como sempre o foi, pois, ela não consiste em nenhum tipo de cerimônia. É uma experiência interna, e nós devemos ter o poder dentro de nós mesmos para viver tal experiência, antes que a Iniciação possa chegar até nós.
“Vamos então, caro amigo, nos aproximarmos da próxima Páscoa numa atitude de aspiração espiritual, para imitar o nosso grande Líder, o Cristo, crucificando a nossa natureza inferior. Que cada dia do próximo ano seja uma Sexta-feira Santa; que cada noite seja passada na prisão purgatorial ministrando aos Espíritos ali confinados, como Cristo também fez, e que cada manhã seja uma Páscoa gloriosa pela qual nos elevemos numa vida recém-construída e bem desenvolvida para ações maiores e melhores.”
__________________________________________________________________________________________
Estamos no Outono, no mês solar de Áries, onde os dias tornam-se mais curtos e as noites mais compridas. Embora estejamos vendo mudanças atemporais; sol forte, calor intenso, etc. Mas é Outono.
A Palavra-chave de Áries é “Atividade”, e suas Qualidades Positivas: Decisão de se alcançar um objetivo, Coragem, Empreendimento e Iniciativa onde vemos que nesta estação, aparentemente sombria, não devemos e nem podemos descansar das nossas atividades, pelo contrário, devemos nos empenhar mais e mais na obra benfeitora em prol da humanidade; ou seja, os trabalhos continuam.
O Espírito Solar de Cristo, que pela ocasião do Natal se encontrava no centro da Terra, entre nós, e dali espargiu Sua Vida, Sua Luz e Seu Amor sobre todos os seres vivos, foi depois deixando este Tabernáculo, após novo sacrifício e oferta de Si mesmo, inteiro, que foi o sublime presente de Natal.
Vai agora, aos poucos, deixando a Terra.
Alcança o Signo de Áries, de volta à Sua Pátria, o Mundo do Espírito de Vida, enquanto a Terra e a humanidade assimilam-Lhe o Espírito, a Alma e o Corpo (o ouro, a mirra e o incenso). Não é uma inversão de presentes, mas a realidade simbolizada nas ofertas dos Reis Magos, para mostrar que todo ser humano deve aprender um dia a, como Ele, dar a vida por seus semelhantes (Jo 15-13), porque só assim poderá realmente fazer algo por Cristo, e colocar-se em consonância com Ele.
Depois vai Cristo ao Mundo do Espírito Divino, junto ao Pai, para d’Ele receber mais um impulso de Vida e Luz (Jo 6:33), que destina em Sua próxima descida, à humanidade que está gemendo na luta pela Verdade e a Liberdade.
Cada ser humano é um Cristo em formação, e com Ele pode vencer a cruz da matéria pela transubstanciação espiritual.
Assim, exteriorizando o impulso interno que Ele nos despertou, consagremos de maneira santa a Sua dádiva, na formação de um caráter nobre, de um Corpo são, de uma Mente pura, num trabalho pacífico e edificante, que perante os olhos de Deus, assuma formas de beleza, e eleva até Seu Trono o aroma agradável da virtude.
Estamos no Signo de Áries, então vamos nos imbuir de sua Iniciativa, Coragem e Lealdade, a fim de nos habituarmos ao bom uso da exuberância da vida, que o Pai nos presenteou, por meio de Seu Filho.
Basta que tenhamos boa vontade na obediência à ordem Divina!
Como vemos, o tempo não para; nós não podemos parar; não se pode parar de cuidar da parte espiritual, que é importante em qualquer estação, em qualquer época, em todos os Signos, e estes sempre nos propõem algum trabalho, alguma mudança. Ajamos!
__________________________________________________________________________________________
A gratidão produz crescimento anímico, importantíssimo e indispensável para o Estudante Rosacruz.
E o que é a gratidão?
É o reconhecimento pelo benefício que alguém nos prestou, por um auxílio, por um favor; é a qualidade de reconhecer as dádivas recebidas: – a vida, a saúde, a família, o trabalho, os amigos, a moradia, as nossas capacidades, tudo o que temos, tudo o que somos, por tudo o que recebemos, etc. Até mesmo pelo que não recebemos, ou ainda não temos.
Gratidão é a grande expressão do amor.
É valorizar os momentos compartilhados.
É deste modo que se vai alimentando o altruísmo, a filantropia e todos os sentimentos da vida superior da Alma, para a formação da Vida, da Luz e do Poder Anímico.
Ser grato atrai boas energias, boas companhias, bons ambientes.
Faz bem ao cérebro; quando agradecemos aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, bom humor e prazer.
Agradecer nos deixa mais leves, mais tranquilos, mais amáveis.
Afinal temos os cinco sentidos despertados, apurados, temos como entender o porquê de tudo que nos acontece, por todas as provas que passamos.
Devemos ser gratos até quando temos alguma enfermidade; essa é sinal de que transgredimos as Leis da Natureza, a Lei de Deus, e sabemos como nos curar, como nos redimir.
Ao sermos gratos aprendemos a amar nossos semelhantes e tudo ao nosso redor, vemos Deus em tudo e em todos. Isso é amar com sabedoria, com discernimento. Amor-Sabedoria é a tônica do Cristo.
Sendo gratos não esqueceremos das palavrinhas mágicas: “Obrigada (o), com licença, por favor, até logo, Deus lhe pague, etc.”
Todo bem que fizermos, toda gratidão que aqui tivermos, serão revistos no Primeiro Céu.
Sejamos também gratos aos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz por nos terem enviado essa maravilhosa Escola Fraternidade Rosacruz, através do grande mensageiro, nosso irmão que conhecemos como Max Heindel.
__________________________________________________________________________________________
Pensar e Agir – Dê o primeiro passo
Sabemos da grande importância de cuidar da parte espiritual, subir degraus no Caminho de Preparação, em direção à Iniciação, etc. enquanto aqui renascidos, pois o Mundo Físico é o nosso lugar de evolução, de aprendermos as lições da vida que escolhemos no Terceiro Céu, passarmos por experiências e provas a fim de provar para nós mesmos que aprendemos as lições e estamos aptos a avançar no Caminho da Evolução.
Precisamos, portanto, aqui, com persistência, adquirir conhecimentos, colocá-los em prática, servir ao próximo, ter bons pensamentos, desejos altruístas, sentimentos e emoções expressos por boas obras, buscando então a união do nosso “Eu inferior” (Personalidade) com o nosso “Eu Superior” (Individualidade).
Devemos vencer os desejos inferiores, dominar nosso Corpo de Desejos (e não o matar ou eliminá-lo).
Temos que igualmente, vencer o nosso egoísmo, o nosso desejo de posse (principalmente apossar-se do que é do outro), esmagar o desejo de riqueza advindos de coisas materiais – assim como de fama e poder mundanos –, não ter, ciúmes, inveja e desejos afins a esses, dando de nós o melhor possível. E para tudo isso temos uma ferramenta extremamente forte: o Exercício Esotérico noturno de Retrospecção. Por meio dele, além de tudo, começa a ser mais fácil adquirir e manter bons hábitos. Ele, também, nos ajuda a reduzir o tempo da nossa passagem pelo Purgatório, ou seja, ganharemos mais tempo para viver nos Planos Espirituais (Primeiro Céu, Segundo Céu e Terceiro Céu).
Se não vencermos os desejos mais baixos – como a cobiça, a luxúria, o ódio, a malignidade e desejos afins –, se não vencermos os nossos vícios – como bebidas alcóolicas, fumo, drogas – ficaremos presos aqui no Mundo Físico, por ocasião da nossa morte (por muito tempo como um Apegado à Terra). Com isso não entraremos no Purgatório, como deveríamos, mas ficaríamos rondando bares, ambientes de orgias, de drogados, brigas, confusões, e outros que tanto nos atraem enquanto vivos aqui, atrasando, portanto, nossa própria Evolução. Enfim, sabemos o que fazer, onde buscar, a Fraternidade Rosacruz muito ajuda nesse quesito, depende somente de cada um de nós, individualmente, o mais rápido possível, sem perda de tempo. Afinal, o tempo está passando, e a cada dia resta menos dias dessa nossa vida aqui. Pense nisso!
Resposta: Existe qualquer tipo de relacionamento humano que queiramos “inventar”. Desde que não tenha como objetivo gastar a força sexual criadora para gratificar nossos sentidos não há problema algum. Afinal, é por meio do relacionamento humano que evoluímos, senão como prestar o serviço amoroso e desinteressado?
Resposta: Isso pode acontecer em alguns casos com as crianças que morrem no período da infância e que tem condições da teia do destino de renasce em um espaço de um a vinte anos. Não é a regra. E mais: mesmo assim é uma tendência, pois a mãe, por livre arbítrio, pode escolher outro caminho e a criança que tinha tudo para renascer nessa família, tem o seu destino frustrado por uma mãe que não quer ter filhos ou, pior, que aborta. Veja a situação!
Uma delas me trouxe um grande questionamento na qual não tenho maturidade para saber se e uma via Cristã de verdade. Tal linha espiritual utiliza em suas bases a mistura da mediunidade da Umbanda, Martinismo e Maçonaria. Tendo em seus estudos o desenvolvimento da mediunidade através das práticas da kundalini e práticas de magia sexual. Apontando em seus ensinamentos que esse e um caminho Cristão e luciferiana. Como esse é um assunto que eu discordo, e que veio de uma pessoa próxima a mim, gostaria de saber se essa é uma linha de espiritualidade que poderia se dizer: Cristã; e se tem algum texto ou livro da Fraternidade Rosacruz a respeito desse conteúdo para eu poder estudar. Meus familiares são da religião de Umbanda na qual não tenho nenhum preconceito.
Resposta: Isso sempre ocorre no momento da evolução que nós estamos passando: final de uma Era (no caso a Era de Peixes) e já estando na órbita de influência da próxima Era, a de Aquário. Aparecimento de “seitas, “movimentos”, “religiões”, “escolas”, umas “inéditas” outras misturando um pouco de tudo. Veja, pesquisando nos fatos históricos – com a internet está mais acessível – que a mesma coisa ocorreu quando da primeira vinda de Cristo, quando estávamos no final da Era de Áries, mas já na órbita de influência da Era de Peixes.
E isso sempre acontecerá nesses momentos da evolução, para 1) Na questão de hoje, testar se a pessoa é realmente Cristã ou não; 2) Se a pessoa ainda necessita aprender lições das Eras anteriores (Gêmeos, Touro e Áries) ou até as mais básicas da Era atual, a de Peixes; 3) Separar um grupo do outro grupo que é aquele composto por pessoas que já estão prontas para começar a aprender as lições disponíveis da Era de Aquário.
Somos Estudantes Rosacruzes, ou seja, praticamos os ensinamentos de uma Escola de Preparação para a Iniciação Cristã Rosacruz.
Se a questão é a gente saber se tal “movimento”, “seita”, “escola” pode ser outra Escola de Preparação para a Iniciação Cristã Ocidental, seguem os 10 quesitos básicos para você bater:
Agora…se a comparação é com “religião”, então aqui é mais fácil: a mais avançada a nossa disposição atualmente e que devemos seguir é a Religião Cristã (não confunda com Católica ou as centenas de Protestantes, que professam o Cristianismo Popular – são Cristãs, mas não professam o Cristianismo Esotérico -, ainda necessário para TODOS nós, mesmo que achemos que não). Se não for uma Cristã, então, são Ensinamentos pré-Cristãos, atrasados para quem é um Estudante Rosacruz.
Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.
Nessas datas, as 18h30, os Estudantes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o serviço de cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura
Datas de Cura:
Maio: 02, 09, 16, 22, 30
“Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.” Isaías 53:4-5