Arquivo de tag Cauda do Dragão

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

ECOS-no-120-jun-2026_page-0001-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
ECOS-no-120-jun-2026_page-0002-725x1024 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

SUMÁRIO

Nossas Reuniões de Estudos Semanal 7

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para JUNHO de 2026. 8

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026: 11

Reuniões de Estudos: 11

DOMINGO, 10. 11

DOMINGO, 17. 11

DOMINGO, 24. 11

DOMINGO, 31. 11

Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS: 12

Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes: 12

Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não: 12

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos: 12

Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento: 12

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO) 13

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos. 16

03/05 – 16h – Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Matheus Capítulo 8 versículos: 16 a 17. 16

Primeiro vamos ver a Significância Esotérica desse trecho: “‘Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.’”: 17

Passamos para a Significância Esotérica desse trecho: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos…”: 18

O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”: 19

10/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – A Palavra Criadora – Termos Rosacruzes: Mente e Imaginação. 32

Termo Rosacruz: Mente. 33

Termo Rosacruz: Imaginação. 41

17/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.1. 43

Termo Rosacruz: Ego. 43

24/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.2. 47

Termo Rosacruz: Ego. 47

31/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Primeiros Passos: Palavra Criadora. 55

Termo Rosacruz: Deus de Raça. 55

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL: 57

Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa. 57

A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui! 59

A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui 61

O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui 66

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 67

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também: 68

1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?. 68

2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?. 69

3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?. 69

4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?. 70

5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?. 70

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 72

Reuniões de “Cura Rosacruz”. 72

Datas de Cura. 74

Ritual do Serviço Devocional de Cura. 74

Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 75

Nossas Reuniões de Estudos Semanal

As Reuniões de Estudos abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h até às 18h30.

Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Para esse mês de JUNHO de 2026, aqui estão as Reuniões que teremos:

 

O Calendário do Estudante Rosacruz na Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil para JUNHO de 2026

Nesse Calendário você encontra:

1- Os DIAS de Ofícios de cada Ritual do Serviço Devocional que qualquer um pode oficiar

2- Os melhores Períodos para Tratamentos de Saúde usando a Astroterapia e Astrodiagnose Rosacruz

3- Os melhores Períodos que ajudam você a assimilar melhor os resultados dos seus Estudos Espirituais

4- Os melhores Períodos que ajudam você a executar as Atividades Materiais

5- Os assuntos que nós estudaremos nas nossas Reuniões Públicas Dominicais de Estudos (tanto com participação local como remota) no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

6- As datas que ocorrerão as Reuniões reservadas Dominicais de Estudos também no Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

7- Os assuntos que você poderá utilizar para a sua reflexão e para os Exercícios Esotéricos Rosacruzes (seja pelo Trabalho do Cristo nesse Período, seja pelo Trânsito do Sol pelas Hierarquias Criadoras)

**** Informações adicionais sobre esse Calendário você encontra no nosso site:

Atividades gerais que executamos em nosso Centro da Fraternidade Rosacruz, no mês de MAIO/2026:

Reuniões de Estudos:

DOMINGO, 3

DOMINGO, 10

DOMINGO, 17

DOMINGO, 24

DOMINGO, 31

Publicações de Textos DIÁRIOS e SEMANAIS:

Correção de Lições dos Cursos de Capacitação dos Ensinamentos Rosacruzes:

Filosofia, Estudos Bíblicos e Astrologia Rosacruzes que estão sendo feitos pelos Estudantes Rosacruzes por esse Centro Rosacruz

Respostas às dúvidas dos leitores, Estudantes Rosacruzes ou não:

via e-mail, no site, nas redes sociais

Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional do dia: Templo, Cura e Específicos:

incluindo Hino de Abertura, do Signo solar do mês e Hino de Encerramento

Departamento de Cura, recebendo novas Solicitações ou continuando o Tratamento:

Para os irmãos e as irmãs inscritos (Estudantes Rosacruzes ou não) no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz.

Trânsito do Sol: Transitando pelo Signo de Gêmeos (MAIO-JUNHO)

Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes de Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para  praticarmos durante TODOS OS DIAS DE MAIO. Esse mês solar de JUNHO, nesse ano, que vai de 20 de MAIO a 21 de JUNHO, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Gêmeos.

O modelo cósmico para a Terra, projetado por essa Hierarquia, é o de uma grande paz, uma paz que sobre passa toda a compreensão e que será a herança da vindoura Humanidade Crística.

As características que devem ser cultivadas durante o Período de Gêmeos são a mesma paz e o mesmo equilíbrio que se refere S. Paulo e que lhe permitiram dizer: “Nenhuma dessas coisas (do mundo externo) me comovem”.

Quando o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a constelação imprime no Corpo-templo humano uma dupla influência. Governa todas as dualidades do Corpo: Pulmões, ombros, braços e mãos, em particular.

Contém, também, o Arquétipo cósmico do perfeito andrógino, onde as potencialidades masculinas e femininas estão em equilíbrio. Essa é a consecução dos Iniciados nos Grandes Mistérios de Cristo.

Essa aquisição produz a imunidade ante a enfermidade e a passagem do tempo. E como sua consciência não se interrompe, esteja ou não na carne, nunca experimentam a morte, tal como nós a concebemos, já que sua consciência está centrada na imortalidade ininterruptamente.

Hierarquia Criadora – A Hierarquia Zodiacal de Gêmeos é a Hierarquia Criadora dos Serafins.

Os Serafins despertaram o germe do terceiro aspecto do Espírito – o Espírito Humano, durante a quinta Revolução do Período Lunar.

Uma das palavras-chave de Gêmeos é a atividade; essa é, também, a palavra-chave do Espírito Santo. Por meio da sua atividade, os Serafins transpassam os mistérios do Espírito Santo ao Signo oposto, Sagitário, os Senhores da Mente. Ali esperam que o ser humano desenvolva sua iluminação até ser capaz de compreender e aplicar o imenso poder do Espírito Santo em sua vida diária. Ainda assim a Humanidade só é capaz de perceber debilmente os mistérios relacionados com o princípio e os poderes do Terceiro Aspecto da Trindade.

Atividades do Cristo – Enquanto o Sol transita pelo Signo de Gêmeos, a luz de Cristo se difunde em uma aura esférica ao redor da Terra, o que capacita os Iniciados na Trilha da Santidade a alcançar a presença de poderosos seres, conhecidos como Serafins, cuja grandeza e poder sobrepassam qualquer descrição. Sob seu sublime ministério, os ensinamentos relativos ao mistério da polaridade são transmitidos, com que se aprende a interação entre as energias masculinas e femininas (os elementos positivos e negativos da natureza), e constituem a força motriz de tudo, desde o átomo até o Planeta.

Atividades do Aspirante à vida superior – Durante o Período de trânsito do Sol pelo Signo de Gêmeos, o Discípulo fará bem ao dedicar o maior tempo possível a meditar sobre o princípio da polaridade, pois é o mês mais apropriado do ano para receber as revelações esotéricas sobre essa matéria profundíssima. Se for possível, o Zohar, “o Livro da Luz”, como foi inicialmente conhecido, é recomendável para os estudos sobre esse tema.

No Corpo Denso – O Signo de Gêmeos rege as mãos. Essas são visualizadas como centros florais, fragrantes, luminosos e adornados com preciosos dons de cura e concedendo bênçãos.

Recomenda-se ao Estudante visualizar as mãos com seus órgãos espirituais despertos e iluminados, e com todas as suas faculdades e funções totalmente desenvolvidas.

Dentre os 12 Apóstolos – O Discípulo correlacionado com Gêmeos é S. Tomé. Tão intimamente se identificou com Cristo que suas dúvidas, próprias em uma Mente mortal, foram transcendidas por meio de uma dinâmica realização dos poderes crísticos latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo depois de ter havido essa transformação.

Passagem da Bíblica correlacionada – enquanto os ritmos vibratórios de Gêmeos impregnam a Terra, e durante o mês solar de JUNHO, se tem o seguinte pensamento-núcleo bíblico: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus(Sl 46:11). Faça isso em cada um dos dias em que Gêmeos enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.

Conteúdo Rico para os Estudos Rosacruzes gerado nas Reuniões de Estudos

03/05 – 16h – Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Matheus Capítulo 8 versículos: 16 a 17

O texto da Bíblia sob estudo está aqui:

Vendo Jesus que estava cercado de grandes multidões, ordenou que partissem para a outra margem do lago. Então chegou-se a ele um escriba e disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Ao que Cristo Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro dos discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Mas Cristo Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.

Estudemos alguns Termos Rosacruzes que aparecem no texto sob estudo:

Primeiro vamos ver a Significância Esotérica desse trecho: “‘Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.’”:  

Reparem que esse trecho vem depois do que Cristo ordenou (como ordena até hoje): “Segue-me”. No trecho Ele diz para um discípulo (ou seja, que já adotou o Cristianismo e já está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação naquele tempo).

Ou seja: para uma pessoa que despertou em si a espiritualidade Cristã.

Exemplo?

Um Estudante Rosacruz – o que muitos de nós respondemos?

•”permite-me ir primeiro enterrar meu pai”

•O que simboliza ou significa essa desculpa ou justificativa?

Simplesmente TUDO que nos impede de progredir espiritualmente na construção e na utilização do Corpo-Alma para vivermos nos Mundos espirituais (como Cristo ensinou).

Exemplos?

•Subordinação à lei dos homens

•Prisão aos costumes

•Apegos materiais

•Perigosa e ilusória zona de conforto

E o que o próprio Cristo nos ensina como solução para conseguirmos progredir espiritualmente pelo método Cristão?

(…) “Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos”.

E será que somos também “mortos” que nos ocupamos em enterrar os “nossos mortos”?

Aqui alguns exemplos para ver se somos, ainda que parcialmente:

•Os que estão “mortos” para espiritualidade

•Os que estão acham que “morreu, acabou”

•Os que estão acham que temos só essa vida

•Os que vivem a base de dogmas

•Os que vivem dependentes de outros, senão Cristo

•Os que acham que conseguem enganar a Deus!

E a lista continua, não?

Passamos para a Significância Esotérica desse trecho: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos…”:  

A raposa aqui simboliza a astúcia que aprendemos a aplicar na Época Atlante e que até hoje usamos e abusamos! Já as aves aqui simbolizam os pensamentos que, contaminados pelo Corpo de Desejos, vão de um lado para outro.

E completando a frase: “…, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Ou seja: os Ensinamentos d’Ele não estavam nos Corações e nas Mentes humanas…e ainda não estão!

O próximo trecho que vamos buscar a Significância Esotérica é: “Filho do Homem”:  

Reparem bem: o próprio Cristo Jesus se intitula “Filho do Homem”: o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

Resumindo: Referência oculta ao Signo de Aquário. Para compreendermos essa fortíssima correlação: “Filho do Homem” e o Signo Astrológico de Aquário temos que explicar um pouco o que é um dos Movimentos da Terra chamado “Precessão dos Equinócios”.

•Para isso desenhemos uma linha que chamaremos de Linha do Equador da Terra e coloquemos o Planeta Terra no meio dessa linha, assim como está nessa figura.

•Agora coloquemos o Sol alinhado à Terra.

•Só que devido ao eixo da Terra em relação ao Sol não estar, hoje, perpendicular, ou seja, estar inclinado, então o Sol não pode estar alinhado ao Equador da Terra, ou seja há um ângulo entre o Equador da Terra e o Equador do Sol (uns 23 graus). Mais ou menos assim nessa figura:

Agora se ao invés de trabalharmos em duas dimensões, onde usamos linhas, vamos trabalhar em 3 dimensões e usar planos.

Ficaria mais ou menos assim:

Plano do Equador da Terra e Plano do Equador do Sol em ângulo de separação de em torno de 23 graus. Vamos marcar 4 pontos que são de extrema importância para quem estuda a Filosofia Rosacruz.

Primeiro, o do Equinócio de Março que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em março.

Segundo o do Equinócio de Setembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – cruza o Equador terrestre em setembro.

Terceiro o do Solstício de Junho que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em junho.

Quarto o do Solstício de Dezembro que é bem aqui. Ou seja, quando, estando nós na Terra, parece que o Sol – que se move no seu Plano – atinge um ponto mais longe da Terra em dezembro.

Sabemos que a nossa volta, em volta de todo o nosso Sistema Solar temos os 12 Signos do Zodíaco.

Pois quando falamos, p. exe. que o Sol está em Peixes, é porque se olharmos para o Sol, atrás dele está o Signo de Peixes, como nos ensina a Astrologia Rosacruz.

Então, coloquemos os 12 Signos do Zodíaco na sua sequência. Fica mais ou menos assim:

Note um ponto muito importante que servirá para a nossa explicação: HOJE o Sol cruza o Equador terrestre em março, no Equinócio de Março, no Signo de Peixes.

Vamos pegar justamente essa parte da figura e escrevê-la de outra forma.

•Aqui está uma escala de 60 graus, 30 mais 30.

•Aqui está o Signo de Áries nos seus 30 graus.

•E aqui o Signo de Peixes nos seus 30 graus.

Agora vem a constatação de como o movimento de Precessão dos Equinócios ocorre.

Todos os anos, em março, quando o Sol cruza o Equador terrestre, ele sempre cruza em um valor que é anterior ao ano passado.

Exemplo: se ele cruzou esse ano em 7 graus, 22 minutos e 9 segundos de Peixes, no ano passado ele cruzou em 7 graus, 22 minutos e 59 segundos.

Alguns exemplos no passado:

•no ano 1 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Áries:

•já no ano 498 d.C. o Sol estava cruzando em torno de 2 graus de Áries:

•e hoje o Sol estava cruzando em torno de 7 graus de Peixes:

Estendamos a escala para mais 30 graus. Note: temos 3 conjuntos e assim podemos projetar 3 Signos: Peixes, Áries e Touro.

Quando o Sol cruzava o Equador terrestre no Signo de Touro estávamos na Era de Touro.

No Signo de Áries, estávamos na Era de Áries.

E, hoje, cruzando no Signo de Peixes, estamos na Era de Peixes.

Na Era de Touro estávamos na 3ª parte da Época Atlante.

Na Era de Áries estávamos na 1ª parte da Época Ária.

Na Era de Peixes estamos na 2ª parte da Época Ária.

Agora notem bem: o Antigo Testamento cobre os 23 graus enquanto estávamos na Era de Áries.

Já o Novo Testamento cobre os 7 graus enquanto estávamos na Era de Áries e, assim, já na Órbita de Influência da Era de Peixes.

Na Era de Touro tínhamos uma Religião onde adorávamos o Touro ou o “bezerro de ouro”. Foco era na conquista da Região Química do Mundo Físico e conquistas materiais sob as Religiões de Raça.

Na Era de Áries, até os 23 graus, estávamos em uma transição que tínhamos que adorar o Cordeiro e o sangue do Cordeiro nos protegia, ainda sob as Religiões de Raça. Alusões aos Pastores do Antigo Testamento de carneiros e cordeiros.

Após os 8 graus, começamos a adorar o Cordeiro de Deus que ia vir e veio! Daí Cristo ser chamado de Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo. Apresentação da Religião Cristã a quem quisesse.

Como estávamos já na Órbita de Influência da Era de Peixes, o peixe, conhecido como Ichthys se torna um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Cristo faz dos Discípulos “pescadores de homens”. Alusões a rede de pesca e peixes.

Continuemos estendendo a nossa escala para mais um Signo além de Peixes. Lembrando: estamos hoje na 2ª parte da Época Ária ou na Era de Peixes, pois o Sol, quando no Equinócio de Março cruza o Equador, atrás dele está o Signo de Peixes. E estamos em direção à 3ª parte da Época Ária ou Era de Aquário:

Reparem que o Signo de Aquário é o único que tem como símbolo um homem inteiro.

Em referência à Aquário Cristo se intitulou “Filho do Homem”, pois ele trouxe a Religião da Era de Aquário, onde a Fraternidade e o altruísmo reinarão no nosso cotidiano.

Ou seja; Ele nos disponibilizou a verdadeira Religião Cristã (bem diferente do que vemos hoje propagandeadas pelas Religiões exotéricas, católicas e protestantes).

E ao disponibilizar para quem quisesse, muitos de nós já a vivencia na prática do seu dia a dia.

Na Fraternidade Rosacruz temos, por exemplo, os irmãos e as irmãs que já alcançaram os níveis de Adepto e Irmão Maior, na sua plenitude; os Irmãos e as Irmãs Leigas na maior parte do tempo; os Discípulos que sabem o que é e se esforçam para vivenciá-la; e os Probacionistas ativos e sinceros que a praticam por meio das lições não escritas que lhe são fornecidas.

Aqui são somente algumas significâncias esotéricas desse trecho. Como visitaremos novamente esses trechos em outros Evangelhos teremos a oportunidade de nos aprofundar mais.

Para saber mais, assista o vídeo da 29ª Reunião Mensal de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil no nosso Canal do YouTube:

29ª-Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes-FRC-Campinas SP-3mai268ºC. S. Mateus-18-22-Filho do Homem

__________________________________________________________________________________________

10/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – A Palavra Criadora – Termos Rosacruzes: Mente e Imaginação

Estudemos dois Termos Rosacruzes importantíssimos que aparecem no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Mente

A Mente é o meio pelo qual nós (Tríplice Espírito, a Individualidade) conseguimos trabalhar com o nosso Tríplice Corpo, a Personalidade). Antes para contextualizarmos precisamos entender, quando passamos a possuir a Mente e o marco que ela trouxe, o que mudou a partir dela, e para isso vamos dar uma rápida passada pelo Esquema de Evolução:

•É um grande Dia de Manifestação que compreende 7 Períodos. Cada Período é composto por 49 voltas.

•São 7 Globos que completam 7 Revoluções cada, seguido de 49 Repousos e 1 Noite Cósmica.

•O “Fio de Ariadne” que nos guiará através desse labirinto de Globos, Mundos, Revoluções e Períodos.

•Um Globo é um Campo de Evolução, ou seja, um local com um ambiente completo e condições perfeitas para a EVOLUÇÃO de inúmeras Ondas de Vida.

•Repouso ocorre todas as vezes em que migramos de um Globo para outro, essa não é uma fase de inércia e sim de assimilação e preparação do novo ambiente.

Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe, depois de completar essa primeira Revolução, vamos para uma Recapitulação dessa Revolução e depois vamos para a segunda Revolução, passando pelos sete Globos que a compõe.

•Noite Cósmica que ocorre entre dois Períodos também não é um Período de inércia, e sim de assimilação e preparação. Quando isso ocorre o cosmo converte-se em ‘Caos’ novamente e partimos para um novo Período.

-Quais são as ajudas que tivemos das Hierarquias?

No trajeto da nossa Evolução tivemos muitas ajudas das Hierarquias Criadoras, algumas pertencentes a nossa Evolução e outras voluntariamente nos ajudaram. No primeiro capítulo do Gênesis essas Hierarquias são chamadas Elohim. Esse nome significa uma hoste de Seres duplos ou bissexuais. Vamos falar do primeiro lá no Período de Saturno.

Senhores da Chama; essa Hierarquia prestou grande auxílio à nossa Onda de Vida nos dando um germe de um Corpo e despertando em nós o Espírito Divino. Vale ressaltar que tal Hierarquia não tinha compromisso ou obrigação nenhuma, que os levasse a nos auxiliar, nem nos em nada poríamos acrescentar à evolução dos mesmos, nenhum novo conhecimento, nenhuma nova habilidade, aprendizado ou experiência, nada poderíamos acrescentar à essa elevada Hierarquia, seu auxílio foi desinteressado (aquilo que não se tem ganho, necessidade ou obrigação), sendo assim, seu auxílio foi essencial para nossa evolução.

Durante a 1° Revolução do Período de Saturno, os Senhores da Chama conseguiram implantar na vida evolucionante o germe do nosso atual Corpo Denso.

Esse germe foi se expandindo durante as próximas 6 Revoluções, onde obteve a capacidade de desenvolver os órgãos do sentido, especialmente o ouvido. Desde quando nos proporcionou o germe do Corpo Denso os Senhores da Chama se fizeram inativos em nossa evolução retomando somente no final do Período para, mais uma vez, nos ajudar. Na metade da 7° Revolução do Período de Saturno os Senhores da Chama se fizeram ativos novamente, nos proporcionado dessa vez o princípio espiritual mais elevado, despertando o Espírito Divino no ser humano.

No Período de Solar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Sabedoria. Os Senhores da Sabedoria, foram responsáveis por proporcionar o germe da Corpo Vital, estabelecendo a base para a futura evolução do ser humano. Durante o Período Solar, tivemos outra grande realização que foi a contraparte do Corpo Vital, foi o despertar do Espírito de Vida, isso foi feito por uma Hierarquia chamada Querubins. Neste Período o ser humano era análogo aos vegetais, a consciência dos seres humanos no Período Solar era semelhante a um estado de sono profundo. Nesse estado, não havia autoconsciência nem a capacidade de perceber o mundo externo de maneira consciente, como fazemos hoje. – Nesse estágio, a consciência humana estava em grande parte fundida com o ambiente ao seu redor. Não havia uma distinção clara entre o “eu” e o “não-eu”. Essa fusão com o ambiente é comparável ao estado de consciência das plantas, que vivem e crescem de acordo com os ritmos naturais, mas sem consciência própria ou Individualidade.

O foco principal no Período Solar era o desenvolvimento do Corpo Vital. Esse Corpo é responsável pelos processos vitais e pelo crescimento, e durante este Período, a Humanidade estava fortemente influenciada por essas forças vitais. – A consciência era, portanto, principalmente ligada às funções vitais e de crescimento, semelhante à vida das plantas, que são guiadas pelas forças do Corpo Vital. – Embora não houvesse autoconsciência, havia uma sensação básica de vida, um sentimento de vitalidade. Isso se manifestava como um tipo de percepção interna, uma sensação de estar vivo, mas sem a complexidade das emoções ou do pensamento consciente.

No Período Lunar, a Hierarquia que atuou diretamente com o ser humano foi a dos Senhores da Individualidade.

Os Senhores da Individualidade foram responsáveis por proporcionar as “sementes” do germe de Corpo Desejos. Já outra Hierarquia chamada de Serafins nos proporcionou o despertar do Espírito Humano, a contraparte do Corpo de Desejos. Neste Período o ser humano era análogo aos animais pois possuía uma consciência e estava em um estado de sono com sonhos, onde havia uma percepção rudimentar de imagens e formas. No entanto, essa consciência era instável e fragmentada.

Os seres neste estágio podiam perceber imagens e formas, mas essas percepções eram vagas e fluidas, sem a clareza e a definição da percepção consciente atual.

Neste Período o foco principal do desenvolvimento era o desenvolvimento do Corpo de Desejos. Este Corpo é responsável pelas emoções e sentimentos. Os seres começaram a experimentar emoções primitivas e sensações, mas sem uma compreensão clara ou controle sobre elas.

A reconstrução do Corpo Denso, na Revolução de Saturno do Período Terrestre, teve a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente. Recebeu o primeiro impulso para a construção do Sistema Nervoso, onde começaram a se objetivar o Sistema Nervoso Voluntário e o Simpático. O Sistema Nervoso Simpático já havia sido obtido no Período Lunar, mas o Sistema Nervoso Voluntário foi exatamente no atual Período Terrestre. E por intermédio do Sistema Nervoso Voluntário, o Corpo Denso, que era um mero autônomo agindo somente em função de estímulos exteriores, como uma marionete, se transformou num instrumento extraordinariamente adaptável podendo ser guiado e governado pelo Ego, de dentro. Assumimos o controle.

O trabalho principal de tal reconstrução foi executado pelos Senhores da Forma. Esta Hierarquia é a mais ativa no atual Período Terrestre, assim como as mais ativas do Período de Saturno foram os Senhores da Chama; no Período Solar os Senhores da Sabedoria e no Período Lunar os Senhores da Individualidade. O Período Terrestre é, sem sombra de dúvida, o Período da Forma. Aqui, a parte material da evolução está em seu grau máximo o mais elevado, ou mais pronunciado. Em contrapartida, o Espírito está mais abandonado, mais distante e coibido. A Forma é o fator mais dominante, daí o predomínio dos Senhores da Forma. Se os Senhores da Forma é a Hierarquia predominante do Período, sugere-se que ela tenha despertado algo, dado alguma parte do nosso Corpo Denso ou nos proporcionado algum germe, sim ou não?

A grande pergunta é o que foi, e qual foi o germe que Senhores da Forma nos proporcionou? Além é claro de a finalidade de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente.

Os Senhores da Forma não nos “deram” nada; nem germe e nem partes do nosso Corpo Denso. Eles nos dão (e a todas as Ondas de Vida que precisam) os ensinamentos para construirmos formas, sejam químicas, etéricas, de desejo e/ou de pensamento, e por isso são os responsáveis por todas as atividades no Período Terrestre.

Mas então se os Senhores da Forma não nos deram nenhum germe, nem parte alguma do nosso Corpo Denso? Isso quer dizer que no Período Terrestre não recebemos nenhum tipo de germe, o que além dos Senhores da Forma outra ou outras Hierarquias, também nos ajudaram com o despertar de algum germe, se sim qual foi esse germe e qual foi a Hierarquia?

Os Senhores da Mente, especialistas em matéria mental, nos deram o germe do veículo Mente aqui na 4ª Revolução do Período Terrestre.

Com esse acréscimo completamos a reconstrução final do Corpo Denso, ou ainda teremos a frente mais aperfeiçoamento, do e no, Corpo Denso?

Após recebermos o germe da Mente completamos a reconstrução final do Corpo Denso, capacitando-o a alcançar o mais alto grau de eficiência possível a tal veículo.

E quando fazemos uma Recapitulação podemos enxergar como fomos sendo preparados. Para tornamo-nos autoconscientes, sabemos que no Período de Saturno éramos inconscientes estando no nível de consciência correspondendo ao transe profundo No Período Solar éramos inconscientes correspondendo ao sono sem sonhos. No Período Lunar possuíamos a consciência pictórica correspondendo ao sono com sonhos. Somente no Período Terrestre obtivemos a consciência de vigília. Até aqui, aprendemos sobre as ajudas que recebemos e quando as recebemos. Porém precisamos ter um pouco mais de clareza em saberemos que parte do Período Terrestre essa consciência foi adquirida, logo que entramos no Período Terrestre ou no meio.

Quando chegamos exatamente aqui no Globo D do Período Terrestre, deu início as chamadas Épocas. Aqui é o ponto mais baixo da Involução e o início da Evolução. E foi exatamente aqui em uma das Épocas que os Senhores da Mente nos deram o germe do veículo Mente, na 4ª Revolução do Período Terrestre.

As Épocas se fizeram necessárias por um motivo, e qual foi esse motivo? Para uma recapitulação dos Períodos anteriores.

Qual o grande objetivo das Épocas? Devido a lei de espirais dentro de espirais, um novo passo nunca é dado antes que seja recapitulado todos os passos anteriores.

Em qual Época recebemos o Germe da Mente? O Germe da Mente começou a ser dado aos mais avançados da Humanidade no final da Época Lemúrica, mas o desenvolvimento e a manifestação de forma mais ampla da Mente ocorreram na Época Atlante. Antes disso, o ser humano era mais instintivo, funcionando sem razão desenvolvida, sem intelecto completo e sem consciência individual como conhecemos hoje. O cérebro estaria em formação há muito tempo, mas ainda não plenamente conectado à Mente racional.

• Na Época Polar → o ser humano tinha apenas algo equivalente ao Corpo Denso.

• Na Época Hiperbórea → desenvolveu o Corpo Vital.

• Na Época Lemúrica → desenvolveu o Corpo de Desejos (emoções e impulsos).

• Na Época Atlante → recebeu a Mente. Os “Senhores da Mente” teriam dado ao ser humano o “germe da Mente”, permitindo o surgimento da Individualidade e da autoconsciência. O grande marco foi que a partir daí:

– o ser humano passou a desenvolver razão;

 – começou a pensar de forma individual;

– adquiriu consciência do “eu”;

– passou a escolher entre o certo e o errado;

– e iniciou o desenvolvimento intelectual.

“A Mente é o foco em que o Tríplice Espírito […] reflete-se no Tríplice Corpo.”. “O intelecto do ser humano teve sua origem durante o quarto Dia da Criação, o Período Terrestre em que vivemos agora, porque antes dele a vida do ser humano atual não tinha nem cérebro e nem Mente”.

Quem veio primeiro o cérebro ou a Mente? O cérebro físico surgiu antes da Mente racional completa. O cérebro seria preparado ao longo da evolução para depois receber o germe da Mente. Tudo, antes, existe uma preparação, uma construção.

No atual Período Terrestre o veículo mais Denso é o Corpo Denso. No Período de Jupiter será o Corpo Vital. No Período de Vênus será o Corpo de Desejos, e no Período de Vulcano será um Corpo Mental. E agora vamos dar uma olhada nas formas que hoje temos de alimentar e cultivar o atual e futuros Veículos.

Mente Concreta → ligada aos desejos, emoções, sentimentos, interesse pessoal e pensamento voltado ao mundo material. A Mente Concreta está contaminada pelos desejos.

Mente Abstrata → ligada às ideias puras, princípios universais, pensamento elevado, impessoal e espiritual. A Mente Abstrata trabalha acima da contaminação emocional que está a Mente Concreta.

•As atividades e disciplinas que ajudam no desenvolvimento da Mente Abstrata são: estudo da matemática, música elevada em harmonia, melodia e ritmo, meditação em assuntos elevados, Astrologia Rosacruz, estudo do Esquema de Evolução, pensamento ordenado e consecutivo, esforço mental contínuo, reflexão filosófica e espiritual.

O Pensamento Abstrato […] não está contaminado pelas emoções. A maioria da Humanidade é incapaz de se abstrair porque não formou a Mente Abstrata.

Termo Rosacruz: Imaginação

A imaginação surgiu como parte necessária do processo evolutivo do ser humano. Ela não apareceu por acaso, mas porque o ser humano precisava deixar de ser apenas um ser guiado automaticamente, para se tornar um criador consciente. No início da evolução, nos Períodos e Épocas já apresentados, o ser humano ainda não possuía pensamento consciente do Mundo Físico. Éramos autômatos, guiados em tudo. Sem a Mente, vocês acreditam que nós tínhamos a capacidade para criar algo, ‘sim ou não? Se sim, o que criávamos?

Nessa fase antiga, o ser humano criava inconscientemente apenas seus Corpos, mas ainda não conseguia pensar, experimentar ideias ou criar conscientemente no Mundo Físico.

Então surgiu uma necessidade evolutiva, acabou a involução e já tínhamos tudo o que precisávamos, agora era hora de começar a subir; desenvolver consciência, experimentar pensamentos, aprender a criar, desenvolver a Individualidade e crescer espiritualmente.

E para tudo isso acontecer, ocorreram mudanças profundas durante a Época Lemúrica e depois na Época Atlante. A principal delas foi a construção do cérebro e da laringe.

“A necessidade de se ter um instrumento, formou o cérebro.” O cérebro seria o instrumento da Mente para pensar no Mundo Físico, enquanto a laringe permitiria expressar os pensamentos. E para que isso fosse possível, parte de uma força precisou ser desviada. Qual foi essa força?

A força sexual criadora, da reprodução, direcionada para cima, onde formou o cérebro e a laringe. Foi nesse contexto que apareceram as duas grandes forças criadoras humanas.

– A imaginação passou a ser uma faculdade criadora do Ego, responsável por formar imagens mentais e permitir ao ser humano criar conscientemente. O ser humano deveria desenvolver a criatividade, invenção e a capacidade de transformação.

O gênio é a expressão de uma Mente divina e, em conexão com a imaginação, faz do ser humano um criador dentro de si mesmo.

Ou seja; a imaginação surgiu para tornar o ser humano um criador consciente, ela nasceu junto ao desenvolvimento da Mente, do cérebro e da Individualidade, foi necessária para o crescimento anímico e espiritual e, permitiu que o ser humano deixasse de agir apenas por instinto e começasse a criar novas possibilidades.

•Sem imaginação não existiria civilização humana

•Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens

•E tudo aquilo que a Humanidade construiu primeiro foi imaginado mentalmente, antes de se tornar realidade concreta.

Resumidamente: 

A Mente é o instrumento de pensamento do Ego, funcionando como elo entre o espírito e os Corpos do ser humano. Ela permite raciocinar, formar ideias, adquirir consciência e direcionar a Vontade e a Imaginação para a criação e evolução do ser humano.

Imaginação é o poder do sexo feminino, e é ligada às forças lunares. É a força criadora da Mente, responsável por formar imagens, ideias e possibilidades que podem se manifestar na realidade. Ela foi desenvolvida para transformar o ser humano em um criador consciente, auxiliando sua evolução material, mental e espiritual.

Para saber mais, assista ao vídeo da 265ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e IniciaçãoAlquimia e Crescimento da Alma – Termo Rosacruz: Alma, em nosso canal do YouTube aqui:

265ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-10mai26-C.XVI-Desenvolvimento Futuro: Mente-Imaginação

________________________________________________________________________________________

17/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.1

Estudemos um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Ego

Vamos começar de baixo para cima, para melhor compreender o Termo Rosacruz: “Ego”.

Somos um ser composto que, quando estamos aqui renascidos somos um microcosmo composto dos seguintes instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Esses instrumentos se interpenetram, assim como no macrocosmo os Mundos se interpenetram.

•Assim, nós também somos um pequeno mundo, um microcosmo

•Nosso “Mundo Físico” é composto do Corpo Denso e Corpo Vital

•Nosso “Mundo do Desejo” é composto do Corpo de Desejos

•Nossa “Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento” é composto da Mente

•Cada um de nós somos um Mundo diferente e devemos ser respeitados como tal

Trabalharmos sobre os nossos Corpos através da nossa Mente para retirarmos dos nossos Corpos as lições que aprendemos.

Para isso nos alimentamos da Alma Consciente por meio da quintessência de todo trabalho executado por nosso Espírito Divino no Corpo Denso.

Nos alimentamos da Alma Intelectual por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito de Vida no Corpo Vital.

E nos alimentamos da Alma Emocional por meio da quintessência de todo trabalho executado no nosso Espírito Humano no Corpo de Desejos.

•do Corpo Denso: todas as nossas ações corretas, honestas e sinceras

•do Corpo Vital: toda a memória das ações retas praticadas e todos os bons hábitos formados

•do Corpo de Desejos: todos os desejos, sentimentos e emoções de fé, altruísmo, filantropia, serviço, amor

Damos o nome de Personalidade ao conjunto: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos

Damos o nome de Ego ao conjunto: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino

•E é através da Mente que podemos atuar nos nossos Corpos

•Ela é que transmite a nossa vontade para colocar em ação os nossos Corpos

•E é por ela que pedimos na Oração do Pai Nosso: livrai-nos do mal

Percebam nas figuras, que o Ego humano separado é segregado definitivamente dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato.

E vejam que unicamente nós possuímos a cadeia completa de veículos que nos correlaciona com todas as divisões dos três Mundos, ou seja, nos fornece a capacidade de funcionar em todas as Regiões desses três Mundos que compõe atualmente, o nosso campo de aprendizagem no “Ciclo de Nascimentos e Mortes”.

A figura acima deixa claro também que é o Ego que, por exemplo, move o Corpo Denso à vontade e não o Corpo Denso que governa os movimentos do Ego. Quanto mais estreitamente o Ego pode se pôr em contato com o seu veículo, mais pode dominá-lo e se expressar por seu intermédio, e vice-versa. Essa é a chave do nosso nível de Consciência de Vigília atualmente!

Para saber mais, assista ao vídeo da 266ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 1 em nosso canal do YouTube aqui:

266ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-17mai26-C.17-Método para o Conhecimento Direto_Ego-P.1    

24/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Graus – Ego – P.2

Continuemos o estudo de um Termo Rosacruz importantíssimo que aparece no texto sob estudo:

Termo Rosacruz: Ego

Ao contrário da ideia geralmente aceita, nós, Egos, somos bissexuais. Se fôssemos assexuais, o Corpo Denso seria necessariamente assexual também, por ser o símbolo externo de nós, um Espírito interno.

Isto explica o predomínio da Imaginação quando renascemos aqui como mulher e o poder especial que a Lua exerce sobre o organismo feminino.

E, também, explica o predomínio da Vontade quando renascemos aqui como homem e o poder especial que o Sol exerce sobre o organismo masculino.

Assim, aprendemos que fomos criados bissexuais, como um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui como Ego, e que, até a Época Hiperbórea deste Período Terrestre, quando renascíamos aqui na Região Química do Mundo Físico, cada um de nós era capaz de propagar a nossa espécie humana sem a cooperação de outro, como hoje é o caso de algumas plantas.

Cada um de nós é um Espírito Virginal, criado “à imagem e semelhança de Deus”, como estudamos na Bíblia. Quando, em um Esquema de Evolução, nos manifestamos, somos um Ego. Assim, um Ego é um Espírito Virginal Manifestado durante um Esquema de Evolução.

Antes do início de sua peregrinação através da matéria, nós, o Espírito Virginal, nos encontramos no Mundo dos Espíritos Virginais, o mais próximo ao mais elevado dos sete Mundos. Possuíamos a Consciência Divina, mas não consciência de nós mesmos. A Consciência Divina, o Poder Anímico e a Mente Criadora são faculdades que se adquirem pela evolução.

Vamos ver a Composição do Ego em cada Período na parte da Involução desse Esquema de Evolução:

– Na 7ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos somente do Espírito Divino

– A partir da 6ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino e do Espírito de Vida

– A partir da 5ª Revolução nós, o Ego, éramos compostos do Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano

– Daqui para frente, nossa manifestação se completou como um Tríplice Espírito

Durante a Involução, as Hierarquias Criadoras nos ajudaram a despertar a atividade do Tríplice Espírito, que é o que somos; um Ego, para construirmos o nosso Tríplice Corpo e adquirirmos a ligação por meio da nossa Mente, que também nos foi dada.

Empregando a linguagem bíblica, no “sétimo dia Deus descansa”. O que isso significa?

Que agora, durante a parte “Evolução” desse Esquema de Evolução, devemos trabalhar por nossa “própria salvação”. Nós, o Tríplice Espírito, devemos completar a Obra do Plano iniciado por Deus.

Os nossos três aspectos Divinos, ou seja, nossos três veículos divinos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, estão em atividade durante toda a parte “Evolução”, mas a atividade principal de cada aspecto é desenvolvida em cada Período particular.

A Obra que ali executará será seu trabalho especial. Vamos ver com detalhes o nosso trabalho, o trabalho do Ego nos Períodos de Júpiter, Vênus e Vulcano:

– Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Humano no Período de Júpiter.

Por quê? Porque o Espírito Humano, despertado durante a Involução no Período Lunar, é o Período correspondente ao Lunar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Júpiter trabalharemos conscientemente.

Trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito de Vida no Período de Vênus.

Por quê? Porque o Espírito de Vida, despertado durante a Involução no Período Solar, é o Período correspondente ao Solar no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja; os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vênus trabalharemos conscientemente.

E trabalharemos mais afincamente usando nosso Espírito Divino no Período de Vulcano.

Por quê? Porque o Espírito Divino, despertado durante a Involução no Período de Saturno, é o Período correspondente ao de Saturno no arco ascendente da espiral. Reparem que os Globos são compostos dos mesmos materiais. Ou seja, os Campos de Evolução são similares. Lá trabalhamos inconscientemente, no Período de Vulcano trabalharemos conscientemente.

Deus se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Como fomos feitos a sua imagem, também nos manifestamos em três aspectos: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.

Deus se manifesta quando está criando, como agora, um Sistema Solar (e torna-se três aspectos).

Nós nos manifestamos quando estamos aprendendo no que Ele está criando, como agora nesse Esquema de Evolução (nos tornamos em três aspectos). Assim: “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe contradição alguma em atribuir multiplicidade a Deus. Não pecamos contra a “unidade” da luz por distinguirmos as três cores primárias em que se divide.

Reparem que Deus, o Arquiteto do nosso Sistema Solar, Fonte e Meta da nossa existência, se manifestou e se tornou três em um único Ser, os três aspectos de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Não são três Seres, senão três Atributos de um só Ser. Quando este Ser, em Sua permanente atividade, põe em Manifestação mais densa, com o propósito de criar e crescer, eles se manifestam em: Vontade, Sabedoria e Atividade.

À semelhança de Deus, nosso Criador, nós fomos criados a Sua imagem e semelhança temos três atributos, ou emanações de Deus, que são: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, respectivamente; três aspectos de Uma mesma divindade interna, nós, o Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui). Assim, nos manifestamos de forma tríplice, isto é, Consciência (Pai), Vida (Filho) e Forma (Espírito Santo). Não são três “pessoas”, senão três manifestações de uma só “pessoa”. Se faltasse uma destas três manifestações não poderíamos evoluir, mostrando assim que depende de uma cadeia completa de veículos correspondentes aos atributos superiores.

Resumindo então:

Deus se manifesta de forma tríplice:

Juntos formam a Santíssima Trindade

Nós Espíritos Virginais também nos manifestamos de forma Tríplice:

Vamos resumir o nosso trabalho, como Espírito Virginal que somos, desde a nossa manifestação como Ego, o despertar de cada um dos nossos veículos divinos, a aquisição e desenvolvimento de cada Corpo, a produção do alimento que desenvolve cada um dos nossos veículos divinos que são as respectivas Almas e o objetivo final de tudo isso.

Durante a vida o Tríplice Espírito, o Ego, trabalha sobre e no Tríplice Corpo, ao qual está ligado pelo elo da Mente. Este trabalho traz à existência a Tríplice Alma. A Alma é, pois, o produto espiritualizado do Corpo.

A Tríplice Alma, por sua vez, amplia a consciência do Tríplice Espírito.

Ou em outras palavras: o Tríplice Espírito através da Mente, governa um Tríplice Corpo, que é emanado de si mesmo para obter experiências. Este Tríplice Corpo, o Espírito transmuta para uma Tríplice Alma, sobre a qual nós nos nutrimos da impotência para a Onipotência.

Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará obras ainda maiores, porque eu vou para o Pai.” (Jo 14:12). Entre os poderes que Cristo Jesus possui, como temos conhecimento através de Sua obra, estavam a clarividência, profecia, ensino, cura, expulsão de demônios e o controle dos elementos.

Por fim, lembremo-nos que durante a fase de Involução, nesse Esquema de Evolução, progredimos através da formação e aperfeiçoamento dos nossos Corpos, mas a partir da fase de Evolução dependemos do crescimento da Alma, isto é, da transformação dos nossos Corpos em Alma. A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força dos nossos Corpos.

Esse é o caminho que todos nós seguimos da Impotência para a Onipotência.

Para saber mais, assista ao vídeo da 267ª Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Os Primeiros Passos – Termo Rosacruz: Ego – Parte 2 em nosso canal do YouTube aqui:

267ª Reunião Dominical FRC em Campinas SP 24mai26 C 17 Conhecimento Direto Ego P 2  

 

31/05 – 17h – Reunião de Estudos de Filosofia Rosacruz por meio do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e Iniciação – Primeiros Passos: Palavra Criadora

Estudemos um Termo Rosacruz que aparece no texto sob estudo e que deve ser muito bem compreendido por nós, a fim de distinguirmos bem a que “Deus” realmente estamos adorando e buscando seguir.

Termo Rosacruz: Deus de Raça

Como definimos o Deus de Raça? É uma das funções de Jeová, o mais elevado iniciado do Período Lunar.

Jeová pertence a Onda de Vida dos Anjos. Alcançou o mérito de ser o atributo Espírito Santo de Deus.

Ele é o criador e Regente das Religiões de Raça. E nos guiou, no passado, por meio de Religiões Separatistas. Jeová dividiu a Humanidade em diferentes povos, colocando cada um sob a direção de um grande Arcanjo, com a função de Espírito de Raça (um Arcanjo). Nós ainda não tínhamos desenvolvido Consciência Espiritual suficiente para agir de acordo com a vontade do Pai, e não conseguíamos controlar nossos desejos. Por isso surgiu a primeira ajuda para a Humanidade se voltar para Deus, cultivando a espiritualidade: as Religiões de Raça!

O que são Religiões Separatistas? São aquelas focadas em regras e divisões baseadas em raças, nações ou dogmas exclusivos – também chamadas de Religiões de Raça.

O que são Religiões de Raça? Religiões criadas por Jeová e praticada pela Humanidade. É baseada nas Leis Jeovísticas, por exemplo: “Olho por olho, dente por dente”. Os Dez Mandamentos resumem essas Leis.

Como as Religiões nos educavam? De “fora para dentro”. Por meio das Leis, do temor a Deus e da punição, nos ensinando a controlar nossos desejos. As Leis nos ajudavam a perceber quando pecávamos, ou seja, quando fazíamos algo errado — algo contra as Leis de Deus. Esse processo nos ajudou a desenvolver o controle sobre os nossos desejos e na evolução da nossa Consciência.

Já nos libertamos dos Espíritos de Raça? Não – até agora, a maioria de nós está sob a influência do dominante Espírito de Raça e das reminiscências que muitos criaram a partir deles: Espírito de Tribo e Espírito de Família.

E quando nos libertaremos? A Bíblia diz que a Lei nos foi dada até que o amor de Cristo viva em nós e direcione nossas ações, ou seja, até que o Cristo Interno nasça e se desenvolva em nós, tornando assim a Lei externa desnecessária, pois a Lei estará dentro de nós!

As Religiões de Raça foram etapas necessárias de preparação para a vinda de Cristo. Todas elas apontavam para a vinda de um grande Ser que traria uma nova forma de Evolução. Cristo veio com a missão de superar a separação entre os povos e promover a Fraternidade Universal.

268ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-31mai26-C.17-Conhecimento Direto_Deus de Raça

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de ABRIL:

Perigos em Praticar a Clarividência Involuntária ou Negativa

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há sim um grande perigo de praticarmos a Clarividência involuntária ou negativa, seja para conhecer os Mundos invisíveis (Mundos espirituais), seja para trabalhar diretamente neles.

Afinal, quando estudamos o assunto sobre desenvolvimento da visão espiritual não há nada de simbólico, nem se refere a algo vago – como um estado de êxtase ou coisa semelhante.

O que há, de fato, é o desenvolvimento de uma faculdade real, tal como temos a visão física, pois a visão espiritual é tão necessária à percepção dos Mundos espirituais e à verdadeira compreensão das condições suprafísicas, como o é a visão física indispensável a uma mais ampla compreensão das condições materiais (ou seja, aqui na Região Química do Mundo Físico).

Agora, somos alertados nos Ensinamentos Rosacruzes, para que não confundamos a visão espiritual (ensinada aqui) com a Clarividência desenvolvida de uma maneira involuntária ou negativa, pois nessa há a dependência de um estado negativo da nossa Mente (ou seja, a nossa disposição em nos deixar levar, seja pela possessão do nosso Corpo Denso, seja por seguir as “orientações” de um irmão ou uma irmã desencarnada).

Nesse caso tais irmãos e irmãs “clarividentes” podem ser comparados às pessoas presas “em seus cavalos sem selas e com as rédeas soltas, ou seja, são levadas de um lado para outro, à vontade dos cavalos”. Nesse caso é um grande perigo!

Esse grande perigo também ocorre em certas fases de Clarividência negativa que são desenvolvidas com o uso de drogas, instrumentos materiais, assim como por meios de exercícios respiratórios

E por quê? Porque em todos esses casos de Clarividência negativa ou involuntária, não está sob controle do Ego (o dono do Corpo Denso e todos os veículos que ele usa aqui, renascido)!

Aprendemos que um Clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, nunca está preso!

Ele pode ver ou deixar de ver à sua vontade, com segurança, diretamente (sem intermediários). Ele é dono das suas faculdades espirituais. Ele não é escravo de nada nem de ninguém.

Na Fraternidade Rosacruz aprendemos a usar apropriadamente os poderes espirituais que possuímos.

É por isso que aqui podemos realizar atividades espirituais ainda maiores.

Para isso contamos com o auxílio diretos dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz.

Usando o método deles tornamos a nossa visão espiritual latente em dinâmica.

Só assim, como uma grande compreensão espiritual, é o que tornamos valiosa a aplicação da Clarividência voluntária como um fator da nossa evolução, e muito segura!

O método começa trilhando um Caminho de Preparação, que nada mais é do que Treinamento Esotérico preparatório.

Essa parte antecede o Caminho da Iniciação Rosacruz, onde aplicamos o que aprendemos antes e continuamos a aprender para seguir adiante em outros patamares.

Para isso precisamos aplicar muito da nossa força de vontade, persistência, perseverança, devoção, observação, nosso discernimento e muito, mas muito, na prática do que aprendemos aqui, por meio do “serviço amoroso e desinteressado”.

Seguindo esses passos o Estudante Rosacruz, capacitado e treinado, trabalha nos Mundos espirituais e traz todo o conhecimento adquirido para aplicar aqui no seu cotidiano, aumentando sua eficiência no “servir”, na colaboração com o Plano de Salvação do Cristo e, assim se tornando um Auxiliar Invisível Consciente.

Façamos do modo correto, sem queimar etapas, sem querer pular níveis (claro, aqui não se consegue!), “tudo tem o seu tempo e a sua hora”.

Façamos tudo conscientemente!

Pois há uma máxima oculta Rosacruz que diz: “não há pecado maior que a privação, ainda que momentaneamente, da livre vontade de um Ego, sua mais inestimável herança.”

A Continuação da Vida quando, mais uma vez, Morremos Aqui!

A Fraternidade Rosacruz nos ensina tudo sobre a continuação da nossa vida, quando mais uma vez morremos aqui, na Região Química do Mundo Físico!

Depois que morremos (e isso só ocorre após o rompimento do Cordão Prateado) passamos para o Purgatório (situado nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo), depois Primeiro Céu (nas 3 Regiões superiores), depois Segundo Céu (nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Pensamento – Região Concreta) e, finalmente, no Terceiro Céu (nas 3 Regiões superiores do Mundo do Pensamento – Região Abstrata).

No Purgatório permanecemos cerca de 1/3 da vida que vivemos aqui em nossa vida recém-finda (depende, claro, da quantidade de mal que fizemos aqui “por querer ou sem querer”). Lá iremos ver e viver tudo o que fizemos de mal para os outros aqui na Terra, com uma intensidade de sofrimento e de dores triplicada em relação ao que provocamos aqui. Por quê? Porque isso confere a qualidade da retidão que atuará para o bem e a repulsão para o mal em nossas vidas futuras. Assim, cria a consciência para nas próximas vidas termos a chance de não repetir o erro e sublimar, criando a virtude que se opõe ao vício.

O Primeiro Céu é onde a quintessência do que produzimos como consciência no Purgatório se incorpora no Átomo-semente do Corpo de Desejos. Aqui o bem que fizemos na vida recém-finda, é à base dos sentimentos que revivemos. 

O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto.

A vida no Segundo Céu é extraordinariamente ativa e variada em numerosos sentidos. O Ego assimila os frutos de sua última vida terrena e prepara o ambiente para uma nova existência física.

É o nosso verdadeiro e lindo lar. Temos lá uma intensa e importante atividade, nos preparando para o nosso próximo Renascimento aqui no Mundo Físico. Preparamos as condições terrestres mais apropriadas para o nosso próximo passo de progresso, o retorno à Terra. Trabalhamos aqui junto aos Espíritos da Natureza para alterar a aparência, a fauna e, também, a flora da Terra, de maneira a proporcionar um ambiente ao redor, requerido para o próximo passo em direção à perfeição, e até para ajudar na construção de novos Corpos.

O Terceiro Céu está localizado na mais elevada Região do Mundo do Pensamento, ou seja, a Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Aqui por meio da harmonia inefável desse Mundo superior, se fortalece para sua próxima imersão na matéria.

Depois de estar lá por algum tempo, temos o desejo de novas experiências, com a contemplação de um novo nascimento, feito com a ajuda dos Anjos do Destino. Estes evocam uma série de quadros ante a nossa visão, ou seja, um Panorama da próxima vida que nos espera. Este Panorama, claro, contém somente os acontecimentos principais, temos a plena liberdade quanto aos detalhes.

_________________________________________________________________________________________

A Origem da Ordem Rosacruz e a Fundação da Fraternidade Rosacruz aqui

A origem da Ordem Rosacruz, conforme Max Heindel, se inicia no passado distante, no início do Período Terrestre, mas seu arquétipo já se manifesta 3 Períodos antes do nosso Período Terrestre.

A Ordem Rosacruz é uma antiga Fraternidade Mística fundada em 1313 por um elevado ser espiritual com o nome simbólico de “Christian Rosenkreuz”; Cristão Rosacruz.

Sua missão é preparar uma nova fase da Religião Cristã Esotérica para ser utilizada na próxima Era, a Era de Aquário, que se aproxima, pois, à medida que o Mundo e o ser humano evoluem, a Religião também deve evoluir.

Existem 7 Escolas de Mistérios (ou Iniciações) Menores, no qual a Ordem Rosacruz faz parte, e 5 de Mistérios (ou Iniciações) Maiores. Todas fazem parte de um líder central que é chamado “O Libertador”.

A Ordem Rosacruz é destinada para os ocidentais, enquanto as outras 6 escolas são destinadas para os povos do oriente e do sul do oriente. As 5 Escolas de Mistérios Maiores são constituídas pelos graduados nas Escolas Menores.

O Templo da Ordem Rosacruz fica na Região Etérica do Mundo Físico. O Estudante Rosacruz tem acesso a ele a partir do nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, que se alcança a partir da Primeira Iniciação Menor.

A Fraternidade Rosacruz, que promulga os Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico, foi fundada em 1911 por Max Heindel.

Ele foi incumbido, por um dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, de tornar público parte dos Ensinamentos Rosacruzes, que antes eram conhecidos e divulgados apenas num círculo fechado e de forma simbólica.

Os Ensinamentos Rosacruzes são inteiramente Cristãos, buscando tornar a Religião Cristã Esotérica um elemento vivo na sociedade, e conduzir a Cristo aqueles que não conseguem encontrá-Lo somente pela fé dogmática, mas que, como ensina S. Paulo, constrói e pratica a fé racional, a fé alimentada por obras, atos e ações bons de serviço ao próximo.

A Fraternidade Rosacruz é ‘Uma Associação Internacional de Cristãos Místicos’.

Existe uma diferença enorme em uma associação, que é totalmente voluntária, e uma organização que prende seus sócios por juramentos, promessas e coisas do tipo.

Os Estudantes Rosacruzes que alcançaram o nível de Probacionistas sabem que a promessa que fazem é uma promessa a eles mesmos e não à Ordem Rosacruz.

Na Fraternidade Rosacruz, o Estudante Rosacruz não tem mestre, guru, instrutor ou quaisquer outras pessoas que diria ser responsável pelo desenvolvimento espiritual dele.

E qual é a relação dos Irmãos Maiores com os Estudantes Rosacruzes? Eles são nossos amigos e professores e nunca exigem – sob nenhuma condição – obediência a qualquer regra que seja. A partir do nível de Probacionistas, no máximo eles nos advertem, nos deixando livres para seguir ou não tal sugestão lançada no nosso campo egóico.

Cura Definitiva das Nossas Doenças e Enfermidades: Atacando a Causa e não os Efeitos

Todos nós um dia ficamos doentes ou enfermos.

Muitas vezes temos que enfrentar duras provas, dores fortes, muitas limitações, incertezas, enfim, fases difíceis, mas temos que enfrentar.

Ter um desejo sincero de passar essa fase sabendo os porquês, das transgressões nas Leis de Deus que fizemos, e buscar ajuda, muito nos ajuda!

Pedir ajuda para que alcancemos a Cura definitiva – atacando a causa e não os efeitos – (a Fraternidade Rosacruz conta com um Departamento de Cura) é, efetivamente, contatar com o que há de mais elevado em nós, é se sintonizar com a Luz Divina e a vibração de harmonia que rege a vida interior de cada um de nós.

O nosso Corpo Denso é o Templo de Deus, mas sabemos que é bem limitado (devido as nossas imperfeições). Precisa ser bem cuidado tanto no físico quanto no espiritual.

Nesses momentos devemos recordar que as provas, as doenças e as dúvidas que nos atormentam, têm a finalidade espiritual de nos tornar mais fortes, mais conscientes da verdadeira razão do nosso ser.

E, também, mais firmes na resolução de seguir a via da libertação do “Eu Superior”, e viver na Luz com autenticidade, verdade e abnegação (a famosa auto-renúncia).

Ao estudarmos e entendermos a Lei de Causa e Efeito, já damos um passo largo para sabermos passar essas provas.

As nossas provas, as nossas doenças (que nós mesmos ativamos!) sempre nos ajudam a compreender melhor a razão profunda delas e aceitá-las, porque sabemos que elas são o resultado, doloroso muitas vezes, de erros e hábitos negativos que cometemos no passado.

A chave de toda evolução é a experiência, e todos nós somos livres para escolher a maneira como as assimilamos, como as tornamos partes integrantes da nossa consciência.

É possível originar grandes e boas transformações em nossas vidas e no nosso meio.

Precisamos viver na Luz e “Deus é Luz”, tenhamo-lO como nosso aliado, façamos sempre muitas orações, falemos sempre com Ele, sejamos humildes.

Tenhamos a compreensão dos fatos que nos levaram a adoecer, a passar por duras provas, pois tivemos sim a ausência da Luz, da harmonia, da simplicidade, da falta de servir, e, claro, porque transgredimos as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.

Lembremos também que fomos corajosos (lá no Terceiro Céu) ao escolher nossas provas, nossas doenças, nossas dificuldades, nosso Espírito teve coragem e fé suficientes para aceitar enfrentar os problemas que agora parecem terríveis.

Temos em nosso interior o Poder de Deus que está focado e canalizado para nós, somente aguardando que o reconheçamos e o utilizemos. Tudo o que desejamos ardentemente atingir é possível e requer apenas esforço e persistência da nossa parte.

Tudo tem uma causa e um efeito, nada é gratuito no Universo.

O aperfeiçoamento, a saúde, a regeneração, a paz, requerem esforço e persistência.

Mantenhamos firmes de que estamos sob a proteção divina.

Sigamos sem receio as linhas que nós mesmos traçamos, certos de que todas as nossas dificuldades passam, são momentâneas, tudo no tempo de Deus, então façamos bem a nossa parte.

Mantenhamos firmes e confiantes no auxílio espiritual que invocamos, e que nos é concedido sempre que fizermos um esforço para vivermos com simplicidade, na verdade, com muita tolerância e sem egoísmo, mas também com muita fé.

O Altruísmo trazido por Cristo para Nós aplicarmos aqui

Quando estudamos o tempo anterior à primeira vinda de Cristo até aqui, entre nós, verificamos que o altruísmo em qualquer sentido da palavra era desconhecido. Havia sim um materialismo muito grande e uma cristalização enorme em muitos que viviam Religiões que foram moldadas para privilegiar uns e excluir outros.

As pessoas só pensavam em si mesmas, eram gananciosas, indiferentes e egoístas.

E o que é realmente ser altruísta, como o Cristianismo Esotérico nos ensina?

 Primeiramente é priorizar o bem-estar dos outros, está associado à generosidade e à solidariedade. É agir com empatia, é “ver” o outro, ou seja, é ajudar nossos irmãos e nossas irmãs, sem distinção, servindo a Divina Essência oculta em cada um de nós, que nada mais é do que a base da Fraternidade.

É sempre fazer ao irmão ou a irmã exatamente o que gostaríamos que fizesse com a gente, independentemente de como eles realmente fazem!

É a disposição ou comportamento de agir em benefício de outras pessoas, de uma forma totalmente amorosa e desinteressada, ou seja, sem esperar recompensas, retribuições ou qualquer benefício pessoal e muito menos material.

É compartilhar recursos com pessoas do seu convívio, quer sejam eles em termos financeiros, materiais, de habilidades ou até mesmo um pouco do seu tempo, sempre priorizando o bem-estar dos outros, jamais colocando seus interesses em primeiro lugar.

Há tantas maneiras de ser altruísta; podem ser em pequenos gestos cotidianos, trabalhos voluntários, doações filantrópicas, até cumprimentar colegas de trabalho com um sorriso, cumprimentar vizinhos, pessoas na rua, na caminhada, ouvir as pessoas.

Ser altruísta é sentir amor Crístico pelo próximo, é amar a todos como irmãos e irmãs, mesmo tendo recursos financeiros, jamais se sentir melhor que as outras pessoas, praticando, aqui, o que Cristo nos ensinou: “Aquele que quiser ser o maior dentre vós, seja este o servo de todos”.

Com a presença do Cristo, hoje nosso único Ideal, aqui na Terra, os raios benéficos foram atraídos, e lentamente, mas com segurança, as boas vibrações começaram a se manifestar, o amor e a generosidade começaram se fazer mais presentes, mesmo que muitos de nós teimam em não perceber (“tem olhos, mas não veem; tem ouvidos, mas não escutam”). À medida que crescemos espiritualmente, que fazemos o bem pelo simples prazer de fazer o bem, de ajudar, de servir, damos mais um passo no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, absorvemos uma quantidade cada vez maior da Luz de Cristo, e, em troca, consequentemente aumentamos nossa Luz, nossa Aura.

Não deixemos passar nenhuma oportunidade de ser altruísta, estejamos sempre atentos! Todos temos algo de bom dentro de nós, então podemos e devemos ser altruístas.

 ******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?

É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam estar inseridas nas suas dúvidas também:

1. Pergunta: Quem nasce no Ocidente já nasceu inúmeras vezes no Oriente e não vai nascer lá de novo? Por que alguns ocidentais se sentem tão atraídos pelo Hinduísmo ou Budismo?

Resposta:  Ou já renasceu inúmeras vezes no Oriente e, depois de aprender todas as lições inerentes à Corpos e veículos feitos para viver naquelas vibrações, alcançou o processo de renascer no Ocidente, construindo Corpos e veículos feitos para viver nessas vibrações mais elétricas e próximas à Era de Aquário. Ou quando todo o Campo de Evolução, a Terra, estava naquele momento da evolução que hoje encontramos somente na parte Oriental (Época Lemúrica e Atlante) aprendeu todas as lições dessas 2 Épocas. Nesse último caso não precisou renascer atualmente no Oriente e segue par e passo na Época Ária.

A atração de muitos irmãos e irmãs para com movimentos e Religiões orientais são explicados pela Fraternidade Rosacruz, por vários motivos. Os principais são: reminiscências das vidas passadas que tentam a pessoa e, caindo na tentação, renunciam a aprendizagem das lições que ela mesma escolheu no Terceiro Céu, e buscam reviver o que já aprendeu (é mais cômodo, confortável e dá uma ilusão de “progresso espiritual”). A segunda é a mesma que levam irmãos e irmãs no Ocidente buscarem o desenvolvimento negativo espiritual, a mediunidade, os búzios, o tarô, o reiki, a bola de cristal, a borra de café, as entranhas de animais, os rituais de sacrifícios (animal ou humano), os vudus, as bruxarias, a magia negra. Todos esses meios nós já passamos em nossos momentos evolutivos passados na Época Atlante. Sabemos fazer, e sabemos o quanto mal isso provoca (pois já fizemos o mal e já sentimos o mal), mas é muito mais fácil fazer do que buscar o conhecimento direto Cristão e caminhar somente no bem. Assim, muitos caem no caminho “mais fácil” e iludidos, utilizando a astúcia até para dizer que “fazem o bem”, gastam sua vida aplicando o que já aprendeu e o que, agora, é prejudicial para quem pratica e para quem participa.

2.Pergunta: É verdade que os infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião (indicando vidas anteriores nas trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio) são confrontados com as lições cármicas mais difíceis do Zodíaco?

Resposta: Primeiro de tudo, não existem “infelizes que têm a Cauda do Dragão em Escorpião”! Aprendemos na Astrologia Rosacruz que determinar o estado de uma pessoa somente por uma configuração ou posição de Astro ou de Signo é cometer um erro gigante, ou demonstra que não conhece a Astrologia Rosacruz. A questão de ter vivido em vidas passadas condições de “trevas do abuso sexual, da magia negra, do homicídio e suicídio”, é determinada por várias configurações e posições de Astros e Signos, e somente o levantamento de todo o horóscopo é que conseguimos determinar isso e qualquer outro tipo de comportamento.

Tomemos cuidado quando utilizamos o conceito “cármico” em uma Escola de Ensinamentos da Sabedoria Ocidental que, por ser Cristã, advoga a doutrina do Perdão dos Pecados, oposta à Escolas Orientais que advoga o karma (sem a opção de exercer essa doutrina nos trazida por Cristo na sua primeira vinda).

3.Pergunta: O ser humano sente sono e dorme por causa da cansativa luta entre o seu Corpo de Desejos e o seu Corpo Vital, um tentando destruir e o outro tentando restaurar o seu Corpo Denso. Os animais dormem pelo mesmo motivo?

Resposta: A questão aqui é o nível de consciência. O nosso é de Consciência de Vigília que, por deficiência nossa no seu uso, causa o desgaste do nosso Corpo Denso e, consequentemente, a necessidade de revitalizá-lo todas as noites.

Na Fraternidade Rosacruz é nos ensinado a buscar o domínio próprio que nada mais é do que utilizar o Corpo de Desejos de modo a populá-lo somente com material das três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Ao conseguir isso não há mais “desgaste do nosso Corpo Denso”. Por exemplo, um Irmão ou Irmã Leiga dorme, em média, de 1 a 2 horas por noite e se sente tão restabelecido ou restabelecida quanto uma pessoa adulta que dorme 8 horas de um sono tranquilo!

Já os nossos irmãos menores, os animais, possuem um nível de consciência chamada de Consciência de Sono com Sonhos e que não resulta nesse desgaste.

4.Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário do nosso Planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?

Resposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez, e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de Humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (como os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.

5.Pergunta: Avatares do Oriente como Ramana Maharshi ou Nisargadatta Maharaj defendem que o único Deus seja o Eu Sou. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina? Não foi esse o Nome que o próprio Cristo usou para Se revelar a Moisés? Oriente e Ocidente não ensinam, portanto, a mesma Verdade usando terminologias diferentes? O que a Sabedoria Ocidental chama de Libertação não é justamente o Nirvana oriental?

Resposta: nossos irmãos e nossas irmãs do Oriente ainda estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Involução. A direção aqui é “para baixo e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico (dê uma pesquisada na internet em vários povos daquela parte e veja a enorme dificuldade que eles têm em lidar com esses materiais sem ter que ter vidas miseráveis, cristalizadas, confusas em termos de espiritualidade, improdutivas e muitas vezes escravizantes).

Já nossos irmãos e nossas irmãs do Ocidente – na qual estamos incluídos, pois escolhemos renascer nessa porção do Campo de Evolução que chamamos de Terra – estão na fase de evolução que aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes chamado de Evolução. A direção aqui é “para cima e para frente” com o objetivo de conquistar a Região Etérica do Mundo Físico.

Note: é impossível “comparar” os dois tipos de ensinamentos espirituais. Some-se a isso que a Religião que um irmão ou uma irmã da porção ocidental desse Campo de Evolução deve aprender, praticar, desenvolver e se realizar espiritualmente é a mais elevada, a disposição que é a Religião do Filho, a Religião Cristã.

Já nossos irmãos e nossas irmãs da porção oriental desse Campo de Evolução ainda estão aprendendo as lições da Religião do Espírito Santo, as Religiões de Raças Jeovísticas. Quanto a comparação que você tenta fazer é mera especulação, perda de tempo ou reminiscência de nossos renascimentos anteriores que pode levar somente a alguma satisfação momentânea intelectual, mas que não acrescentará nada na busca do nosso desenvolvimento espiritual.

O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ

Reuniões de “Cura Rosacruz”

As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio) o que ocorre, normalmente, uma vez por semana.

A Capela Pro-Ecclesia é o edifício original e mais antigo da Sede internacional da Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, em Oceanside, Califórnia. Construído em 1913, este pequeno edifício térreo de estuque foi dedicado ao fundador da Fraternidade, Max Heindel, na véspera de Natal daquele ano. Desde então, são oficiados os Rituais do Serviço Devocional diários, incluindo ofícios matinais e vespertinos, e o Ritual do Serviço Devocional de Cura. Ou seja, o Templo principal (Ecclesia), maior, é uma estrutura dodecagonal usada principalmente para as Reuniões de Cura exclusivas para os Probacionistas e Discípulos, a Pro-Ecclesia serve como capela diária e é uma parte essencial das estruturas devocionais Cristãs e de Cura Rosacruz.

A Pro-Ecclesia possui um telhado de quatro águas feito de telhas e apresenta um campanário em estilo Missão com três sinos acima da porta da frente.

O nome “Pro-Ecclesia” significa “Para a Igreja” ou “Antes da Igreja”, indicando seu papel como o primeiro local dos Ofícios, Palestras, Seminários e Serviços.

image-3-1024x692 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

O horário do ofício dos Rituais do Serviço Devocional (diários e semanais de Cura) é 18h30, horário local.

Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?

Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o Mundo são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.

Datas de Cura

Se você gostaria de participar deste trabalho então, nas Datas de Cura (vide tabela ao lado) sente-se em silêncio quando o relógio no local onde você se encontra apontar para o horário: 18h30 (excepcionalmente pode ser em qualquer horário que melhor seja para você, desde que seja todos os dias no mesmo horário).

image-2 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

E por que excepcionalmente pode ser qualquer horário? Porque a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra.

O efeito não tem o grau de eficiência maximizado como quando é oficiado às 18h30 local, mas é sempre melhor contribuir, pois “a messe é grande e os operários são poucos”), e oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.

Ritual do Serviço Devocional de Cura

Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:

1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);

2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;

3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.

image-1 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026

“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)

Se você está doente e entende que precisa de ajuda

…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas.

O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA.

 As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

image Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2026
porFraternidade Rosacruz de Campinas

O que é o Dragão e Suas Influências nas Casas Astrológicas

Quando a Lua recolhe e reflete a luz solar sobre a Terra, em seu Nodo Ascendente, essa luz emprestada é, em muitos aspectos, semelhante ao raio direto do Sol; e onde a Cabeça do Dragão (Nodo Norte) aparece nos Signos ou nas Casas de um horóscopo, seu efeito sobre os assuntos a ela relacionados é semelhante ao do Sol em Áries, seu ponto de Exaltação. Ela promove e acelera os assuntos pessoais em grau comparável ao de Júpiter — a grande fortuna da figura mundana —; além disso, lubrifica a engrenagem da manifestação onde estiver localizada, aumentando a força dos Astros benéficos com os quais esteja em Conjunção e tornando menos adversa a influência dos Planetas adversos trazidos sob o seu domínio vigoroso.

Mas sempre em oposição a isso está a Cauda do Dragão letal, drenando a vida de toda influência benéfica em sua órbita de e, ao que parece, agindo diretamente contra a força da Cabeça do Dragão, em sua sutil determinação de anular seu poder e desfazer tudo o que a parte superior possa realizar em benefício do nativo. Assim, a natureza inferior está sempre em guerra contra a superior e a Cauda do Dragão busca desafiar e derrotar o plano da do Dragão. Sua influência corresponde à de Saturno e, quando em Conjunção com um Astro, exerce uma força de supressão e obstrução semelhante, em efeito, às rajadas gélidas do inverno sob o feitiço saturnino do Grande Provador da Alma.

Assim, sempre se deve considerar a Cabeça do Dragão equivalente a qualquer um dos Astros benéficos; quando unida aos Planetas adversos, nota-se que ela reduz a influência adversa deles; quando unida aos Astros benéficos, aumenta o bem prometido por estes.  Sobre a Cauda do Dragão nota-se que, quando unida aos Planetas adversos, sua malícia — ou a adversidade pretendida — é duplicada, triplicada ou extremamente aumentada; quando, por acaso, está em Conjunção com algum dos Astros benéficos que são relevantes em um horóscopo ou, de outra forma, proeminentes, o bem deles é frustrado e seu poder, por assim dizer, arrancado pela “fúria do Dragão”.

A Cabeça do Dragão é o ponto espiritual mais sensível do horóscopo e indica, por sua posição e se está em Conjunção, a linha de maior desenvolvimento do nativo. A Cauda do Dragão mostra o ponto de maior limitação no caráter — aquilo de que mais carece espiritualmente. Ela é forte em trevas e adversidades. Quando está em Conjunção com o Sol, suas trevas se transformam em um tom mais brando.

Considerando o fato de que a Lua é o centro Zodiacal do poder procriador, é significativo que o glifo usado para simbolizar a Cabeça do Dragão seja uma reprodução quase perfeita do desenho fálico utilizado como emblema da trindade masculina, apontando para cima, enquanto o da Cauda representa a mesma força, mas direcionada para baixo.

O Nodo Norte, ou Nodo Ascendente — a Cabeça do Dragão — é benevolente: uma força masculina e ígnea, determinada a induzir o nativo a se elevar sobre o horóscopo, afirmando sua própria divindade, criando seu próprio destino. O Nodo Sul, ou Nodo Descendente, é adverso, uma força feminina e aquosa que está determinada a incentivar o nativo a pecar até mesmo abaixo do nível da própria natividade, esquecendo sua Humanidade nas garras da ação destrutiva, devoradora. Assim, há inclusive uma “guerra no céu” até que o dragão seja esmagado sob o calcanhar da alma que aspira às alturas.

Consideremos, brevemente, suas manifestações mundanas no horóscopo natal ou no progredido. Nas 1ª ou 7ª Casa, exerce um papel variável, porém poderoso. Quando a Cabeça do Dragão está na 1ª Casa, tende a trazer honra e favor, acrescentando muito ao magnetismo da Personalidade e ao poder do indivíduo; mas a Cauda do Dragão, em Oposição na 7ª Casa, proporcionar o pesar a opressão para neutralizar cada favor, trazendo inimigos e concorrentes que antagonizam a Personalidade, além de provações como disputas com um parceiro, seja nos negócios ou no matrimônio: desafios que exigirão ao máximo a força do nativo para superá-los.

Saturno quando em Exaltação na 7ª Casa e nos tempos de provação é o ceifador de todo feixe disponível. Por outro lado, quando a Cabeça do Dragão está na 7ª Casa, reduz o número de inimigos e concede sucesso em todas as uniões e parcerias — contrastando com as tribulações trazidas pela Cauda do Dragão na 1ª Casa, que provoca perdas, escândalos e falta de magnetismo pessoal, inclinando o nativo a uma vida curta e pouco proveitosa.

Na 2ª e 8ª Casas, manipula o ganho de maneira das mais provocantes. Se a Cabeça do Dragão está na 2ª Casa, atua para conceder abundância e afastar toda preocupação e ansiedade, aumentando as posses e atraindo ao nativo muita riqueza por herança ou dádiva; enquanto a Cauda do Dragão, na 8ª Casa, desvia esses ganhos por meio do engano — podendo até conduzir a uma morte súbita ou violenta.

Se a posição do Dragão estiver invertida — estando a Cabeça do Dragão na 8ª Casa e a Cauda do Dragão na 2ª Casa —, a saúde do nativo será fortalecida e uma vida longa estará assegurada, com presentes e heranças recebidos de parentes falecidos. Entretanto, a Cauda do Dragão trará perda e prejuízo ao patrimônio, além de muitas adversidades nas finanças, conduzindo a temores, tristezas e inúmeras preocupações com dinheiro ou posses. A Cabeça do Dragão concederá benefícios em ambos os casos, mas a Cauda do Dragão arrancará a vida de cada ganho obtido.

Na 3ª e 9ª Casas, a condição mental e as viagens do nativo estão sob o domínio serpentino do Dragão. Quando a Cabeça do Dragão está na 3ª Casa e a Cauda do Dragão, na 9ª Casa, o ganho por meio de irmãos ou irmãs, viagens, escritos ou publicações é assegurado, enquanto a Mente se torna mais ágil e os assuntos educacionais são seguidos com zelo. Contudo, a Cauda do Dragão esgota boa parte da faculdade da fé, pressagia viagens miseráveis e conclusões infelizes, além de inclinar o nativo a sonhos curiosos e premonições pouco confiáveis.

Quando o Dragão inverte sua posição — com a Cabeça na 9ª Casa —, ele aumenta a fé e o interesse por assuntos religiosos e espirituais, sendo favorável a viagens e residências em terras estrangeiras. Também confere maior confiabilidade aos sonhos e visões, além de ampliar a intuição profética; enquanto a Cauda do Dragão, na 3ª Casa, traz preocupações mentais e problemas com irmãos, irmãs ou pessoas próximas — o suficiente para manter as coisas agitadas durante todo o período de adaptação.

Na 4ª e 10ª Casas, temos os assuntos do pai e da mãe sob o toque do dedo do destino. A Cabeça do Dragão na 4ª Casa prenuncia boa fortuna para a mãe, uma infância pacífica e feliz para o nativo e um final de vida igualmente harmonioso; enquanto a Cauda do Dragão na 10ª Casa anuncia um destino desfavorável para o pai, além de perdas de posição, honra e prestígio público para o nativo, no exercício de qualquer profissão que escolha seguir.

Quando o Dragão está invertido — com a Cabeça na 10ª Casa —, a boa fortuna é transferida para o pai e o nativo recebe promessas de honra, alta posição e grande favor público em todas as suas atividades profissionais. Enquanto isso, a Cauda do Dragão na 4ª Casa priva a mãe da sua paz e alegria, trazendo turbulência tanto ao lar da infância quanto ao final da vida do nativo, cuja carreira pode ser completamente abalada e lançada em confusão quando Aspectos adversos se formam em conjunto com essa força destrutiva.

Na 5ª e 11ª Casas, os filhos, as filhas e os amigos ou amigas estão sob a influência desse poder potente e desempenham seu papel na determinação das dívidas de Destino Maduro do indivíduo. A Cabeça do Dragão na 5ª Casa liberta o nativo de muitos infortúnios, tornando-o feliz e o inclinado a atividades prazerosas, com filhos afortunados e muita alegria em todos os empreendimentos; mas a Cauda do Dragão na 11ª Casa impõe amizades indesejáveis, perda de oportunidades e a morte de suas mais queridas esperanças e desejos.

Por outro lado, quando a Cabeça do Dragão está na 11ª Casa, ela traz ao nativo amizades meritórias e a ajuda delas na realização de suas esperanças e desejos; embora a Cauda do Dragão, na 5ª Casa, retire dele a esperança de ter filhos — ou os destrua, caso eles venham —, não lhe permitindo alegria junto a eles durante sua vida. Além disso, o nativo sofre em decorrência da excessiva entrega a prazeres nocivos.

Na 6ª e 12ª Casas, a saúde e a felicidade entram em processo de ajuste. A Cabeça do Dragão na 6ª Casa promete um Corpo forte e saudável, enquanto a Cauda do Dragão na 12ª Casa traz muitos tormentos causados por inimigos ocultos e possibilidade de aprisionamento, inclinando o nativo à autodestruição. A Cabeça do Dragão na 12ª Casa é altamente significativa de ganhos por meio de empreendimentos secretos e sucesso em atividades ocultas; embora a Cauda do Dragão na 6ª Casa prive o nativo de toda saúde, tornando longa e árdua a luta contra as limitações físicas, dificultando cada atividade pela fragilidade do Corpo através do qual a alma se manifesta.

Estas são apenas algumas das indicações natais; são, porém, os Aspectos de Conjunção, os Trânsitos e as Direções que determinam as crises da experiência do nativo e marcam as dívidas amadurecidas e o modo do seu pagamento. No entanto, cada uma delas deve ser esgotada até “o último centavo”. São essas direções que despertam a constante luta entre o avançar, o retroceder e as batalhas que devam ser travadas — perdidas ou vencidas — ao longo de toda a escalada rumo ao alto.

Observe essas manifestações e veja por si mesmo a função vital que elas desempenham no desenvolvimento do destino humano. À medida que enfrentamos e vencemos todas as provas, uma a uma, devemos alcançar aquela meta suprema em que poderemos reivindicar a promessa bíblica: “Aquele que vencer herdará tudo… E nunca mais haverá maldição.” (Apo 21:7 e 22:3).

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross – setembro e outubro /1916 – Traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Os Ensinamentos Rosacruzes ensinam que Cristo é o Espírito Solar e, por essa razão, parece perfeitamente lógico que consideremos o domingo como dia sagrado para a “dedicação ao Senhor” em terras Cristãs. No entanto, Jeová é o Regente da Lua. Por que, então, os Judeus não foram ensinados a guardar a segunda-feira como dia sagrado em vez do dia de Saturno, que agora é o “sábado”?

Resposta: Há uma conexão esotérica entre Saturno, o Sol e a Lua, que regem o sábado, o domingo e a segunda-feira, respectivamente. O Sol e Saturno são ministros da vida e da morte – respectivamente –, e a Lua é, por assim dizer, a lançadeira com o qual a Humanidade se vê constantemente impelida de um polo a outro, enquanto a teia da experiência está sendo tecida. O nodo setentrional – ou nodo norte – da Lua, que chamamos de Cabeça do Dragão, compartilha da natureza do Sol, que nos fornece a vida, e conduz a Humanidade ao período de atividade física. O nodo meridional – ou nodo sul – nos conduz para o repouso da morte por meio das forças saturninas da Cauda do Dragão. Em outras palavras, tanto Saturno como a Lua são os portais de entrada e saída dos Mundos invisíveis, ou Caos – a Lua em termos de capacidade astral e Saturno em sentido cósmico.

Quando um grande Dia Criador de Manifestação se inicia, uma Época sempre começa com um Período de Saturno, então, as Ondas de Vida – nas quais o Espírito se manifesta –, que passaram pela fase subjetiva de evolução durante a Noite Cósmica precedente, são conduzidas à manifestação ativa, e isso ocorre durante a Revolução de Saturno de cada Período. Na pequena esfera terrestre da nossa atividade atual, quando um Ego está pronto para o renascimento na vida terrestre, a Lua marca o momento tanto da concepção quanto do nascimento, assumindo assim a função saturnina de conduzir os Egos em evolução da escura Noite Cósmica da morte para o universo solar da vida e da luz. Há, contudo, alguns Egos que não evoluem, mas permanecem estagnados no Caminho de Evolução. Para eles, chega um momento em que são, finalmente, expulsos para a Lua e lhe é negada a oportunidade e o privilégio de renascer dentro da atual classe evolucionária. Em consequência disso, eles permanecem na Lua até que os veículos, cristalizados por eles por falta de ação (ou inanição), sejam dissolvidos, e como não podem prosseguir com a corrente evolutiva, só lhes resta um caminho, isto é, gravitar de volta através do portão de Saturno para o Caos, ou para a Noite Cósmica, onde devem aguardar outra oportunidade de manifestação numa corrente de vida posterior.

Jeová não é o Regente dos Judeus, ao ponto de excluir todos os outros povos. Ele é o Legislador e o Senhor Cósmico da fecundação. Portanto, Ele tem uma missão especial a cumprir em relação a todos os povos pioneiros de qualquer Época ou Período, onde uma grande hoste de Espíritos que devam ser providos de veículos de um novo tipo. É Ele que multiplica abundantemente os povos pioneiros, lhes fornece as Leis apropriadas para a sua evolução e os prepara para um novo período de desenvolvimento. Se nos lembrarmos desse fato e, também, de que a primeira parte de uma Época é saturnina, então entenderemos que, embora os Semitas Originais fossem os ancestrais da Raça Ária, tenham sido multiplicados como as areias da praia, e tenham recebido suas Leis através de Jeová, eles também viviam no estágio saturnino da Época Ária e, portanto, logicamente, foram ensinados a guardar o dia de Saturno como um “dia de descanso”.

A Bíblia diz que a Lei era suprema até o advento do grande Espírito Solar. Cristo iniciou uma nova fase da evolução sob o princípio do amor e da regeneração. Isso pôs fim ao regime de Jeová e ao domínio de Saturno, não de uma forma abrupta, é claro, pois sempre há uma sobreposição que se procura entre um regime antigo e um novo. Mas, a partir desse momento, nós, o povo pioneiro Cristão, já entramos na segunda parte, ou seja, na parte Solar da Época Ária e, portanto, estamos substituindo agora o “dia de Saturno” pelo “dia do Sol” como dia de “dedicação ao Senhor”.

Como já mencionamos, a Lua e Saturno são os portões do Caos, e isso pode levar os Estudantes Rosacruzes a quererem saber o que acontecerá ao restante de nós e, portanto, podemos fornecer uma explicação resumida dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental sobre esse ponto: a Humanidade comum que segue o Caminho de Evolução é guiada em direção ao Reino de Cristo, o Espírito Solar.

Os atrasados, que não conseguem acompanhar o curso evolutivo, retrocedem para o Reino de Jeová, o Espírito Lunar.

Os avançados da Humanidade, os Iniciados que passaram tanto pelas Iniciações Menores quanto pelas Iniciações Maiores e seguem diante do Libertador (o grande Ser encarregado da evolução na Terra), têm a opção de permanecer aqui e ajudar seus irmãos e suas irmãs nesse mundo, ou ir para um satélite natural de Júpiter e preparar as condições sob as quais a Humanidade poderá evoluir no futuro Período de Júpiter.

As almas avançadas que malbarataram os seus poderes exercendo a magia negra retrocedem diretamente para Saturno e são forçadas a penetrar no Caos pela dissolução de seus veículos.

Saturno tem uma preponderância do quarto Éter, o Éter Refletor. Daí a sua pálida luminosidade, e os Egos que vão para lá deixam um registro de suas vidas e são em seguida lançados para fora em direção ao Caos, através das luas de Saturno.

Júpiter tem uma preponderância do terceiro Éter, o Éter Luminoso ou Éter de Luz. Daí o seu brilho, e os Egos avançados que vão para Júpiter, vindos do lado externo, dirigem-se para o interior através das luas e começam, então, como já dito, um trabalho construtivo para o Período de Júpiter.

 (Pergunta nº 77 do Livro Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Vol. II – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Astrodiagnose e Astroterapia Aplicada a uma Pessoa que tem seis Astros em Signos Comuns

Esta paciente tem Sol, Lua e quatro Planetas em Signos Comuns (Mercúrio, Júpiter, Saturno e Netuno), dois Planetas em Signos Cardeais (Vênus e Marte) e há Signos Cardeais nos quatro ângulos, sugerindo que ela, às vezes, pode ser desconfortavelmente suscetível a influências externas. O cultivo da vontade e do equilíbrio interior deve fazer parte de sua rotina diária para alcançar uma saúde melhor.

image Astrodiagnose e Astroterapia Aplicada a uma Pessoa que tem seis Astros em Signos Comuns

O Sol em Sagitário está com Aspectos benéficos: Sextil com Marte em Libra, Trígono com Lua em Peixes, e com o ASC em Câncer. A Conjunção entre Sol e Mercúrio ilumina a Mente, quando a Órbita de Influência do Aspecto está em três graus ou mais. Aqui, faltam alguns segundos para estar em três graus, então o poder de Mercúrio pode estar ligeiramente diminuído. No geral, porém, as forças vitais estão fortes e deve haver considerável capacidade de recuperação de doenças.

A Lua em Peixes (que rege os pés e a fibrina do sangue) é uma indicação bastante negativa, mas apresenta vários Aspectos benéficos excelentes: Trígono com Sol, Mercúrio e ASC. No entanto, a Lua forma Quadratura com Júpiter que, por sua vez, está em Conjunção com a Cauda do Dragão, sugerindo um desequilíbrio na circulação arterial, bem como nas funções do fígado e dos gânglios linfáticos. Pode haver também dificuldades com os pés. Marte em Libra, o Signo que rege os rins, forma Sextil com Sol e Mercúrio, fortalecendo a condição física e mental geral, mas forma Quadratura com Vênus, Regente planetário dos rins, em Capricórnio. Assim, há uma tendência à inflamação dos rins, bem como ao funcionamento anormal desses importantes órgãos excretores.

Saturno, um dos principais indicadores de doenças físicas, está aqui em Peixes, em Oposição ao restritivo Netuno em Virgem, que rege a região abdominal, os lóbulos inferiores do fígado e o peristaltismo. Há tendência a joanetes, tumores, hidropisia e gota, bem como desnutrição, apendicite, peritonite e constipação. A quilificação e o peristaltismo são prejudicados. A Glândula Pineal, regida por Peixes e Netuno, não funciona bem, o que pode, em certa medida, prejudicar o funcionamento de todo o sistema de Glândulas Endócrinas.

Alimentação adequada e exercícios moderados podem contribuir muito para que este paciente obtenha o máximo auxílio dos Auxiliares Invisíveis. A abundância de fibras nos alimentos ajudará a aumentar o movimento da digestão dos alimentos, evitando assim os perigos da constipação. Alimentos de fácil digestão devem ser preferidos, incluindo, é claro, frutas e vegetais frescos. Como as aflições no mapa são em grande parte decorrentes dos Signos Comuns, e não de Signos Fixos, existe a possibilidade de muito ser alcançado em direção à melhoria da saúde, se este paciente fizer a sua parte e cooperar.

(Publicado na Rosicrucian Fellowship Online Magazine de 1993 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

A Cabeça e a Cauda do Dragão

A Cabeça do Dragão é o Nodo Norte da Lua. Nodos são pontos, na órbita de um Planeta, onde ele cruza a Eclíptica ou curso do Sol. O ponto no qual ele cruza do sul para o norte é chamado Nodo ascendente ou Nodo Norte; o outro ponto em que ele cruza do norte para o sul é chamado Nodo descendente ou Nodo Sul.

Quando está a leste e cruza o Equador celeste do sul para o norte, o Sol entra no marciano Signo de sua Exaltação, Áries, como um rei conquistador no Equinócio de Março. Então, a natureza inteira desperta para a vida, para o amor e para a labuta de outro ano. Por conseguinte, o ponto em que o luminar menor cruza e entra na declinação norte também está sujeito à benigna influência do doador de vida, o que se atribui à Cabeça do Dragão, que estimula e promove todas as coisas sob sua influência. Em setembro, porém, Saturno, Satã — ou o adversário — ergue-se em seu Signo de exaltação, Libra, para dominar com sua mão fria e viscosa o vivificante Sol e conduzi-lo ao seu Nodo descendente, deixando o Hemisfério norte em lamentações e morte. Portanto, o Nodo Sul da Lua, chamado Cauda do Dragão, é considerado saturnino em seus efeitos, obstruindo todas as coisas às quais esteja ligado.

Na Astrologia Rosacruz, a Cabeça do Dragão e a Cauda do Dragão exercem influência no horóscopo somente quando em Conjunção com um Astro (Sol, Lua e Planetas) ou com o Ascendente. Uma órbita de influência de apenas 3 graus é admitida.

A Cabeça do Dragão é considerada benéfica, sendo sua influência análoga à do Sol em Áries, e seu efeito jupiteriano. A Cauda do Dragão é considerada adversa, sendo saturnina em qualidade e tendo uma influência semelhante à de Saturno em Libra.

Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Influências da Cabeça e da Cauda do Dragão

Onde quer que caia a Cabeça do Dragão, nos Signos e Casas do Tema, seu efeito sobre os assuntos daquele departamento será como os do Sol em Áries (quando o Sol está em Exaltação): adianta e acelera os negócios pessoais, tal como faria Júpiter. Ela lubrifica a máquina da manifestação onde quer que esteja colocada, aumentando a força dos Astros benéficos, com os quais entre em Conjunção. Ao mesmo tempo ameniza a influência dos Astros adversos, com os quais esteja em Conjunção.

Em Oposição exata à Cabeça do Dragão sempre está a Cauda do Dragão, procurando anular os benefícios da Cabeça. Assim, a Cabeça e a Cauda do Dragão se assemelham às naturezas espiritual e material, constantemente em luta em nosso íntimo. A Cauda do Dragão tem efeito restritor semelhante ao de Saturno. Quando associado a algum Aspecto Adverso (algumas Conjunções, Quadratura e Oposição), aumenta-lhe o prejuízo. Quando em Conjunção com qualquer Astro benéfico (Sol, Júpiter, Vênus) rouba-lhes o benefício como a fúria de um dragão.

A Cabeça do Dragão é o ponto espiritual mais sensível no horóscopo, enquanto que a Cauda indica o ponto de maior limitação. A Cabeça mostra a linha de maior desenvolvimento do nativo; a Cauda revela o ponto em que ele é mais falto de espiritualidade.

A Cabeça do Dragão é benevolente — uma força ígnea, masculina. Ela confere a determinação para que o nativo se sobreponha ao horóscopo, firme sua própria divindade e crie seu próprio destino. Representa as virtudes conquistadas em vidas anteriores, ao seu dispor agora.

A Cauda do Dragão é adversa, aquosa, feminina e induz o nativo a continuar transgredindo e retrocedendo. Representa as falhas de caráter não regeneradas, de outras vidas, que agora tentam à repetição.

Cabeça e Cauda do Dragão figuram a batalha do céu, até que o Dragão seja vencido e cai aos pés da Alma Aspirante, como bem simboliza a figura de S. Jorge, com o cavalo branco (um corpo puro), armadura (da virtude) e uma lança (o poder espiritual), dominando o Dragão escuro (a natureza inferior).

Consideremos, agora, suas manifestações no mapa natal ou no tema progredido:

Na lª e 7ª Casas: A Cabeça do Dragão inclina o nativo a receber favores e honras. Proporciona mais atrativo e poder ao nativo. Mas, nessa posição terá a Oposição da Cauda do Dragão na 7ª Casa, que procura proporcionar tendências negativas e tornar o nativo mal reconhecido ou ingrato aos favores recebidos. Indica inimigos declarados e competidores, buscando antagonizá-lo através de demandas com sócios, desentendimentos com a esposa, forçando-o de todos os modos para libertá-lo das associações. Saturno está em Exaltação em Libra e na 7ª Casa e na época das provas é um coletor das más qualidades de caráter. Ora, Saturno é relacionado com a Cauda do Dragão. Pelo contrário, a Cabeça do Dragão na 7ª Casa tende a diminuir o número de inimigos, proporciona êxito em todas as uniões ou associações, apesar de, a Cauda, na lª Casa, opôr tribulações, escândalos, falta de magnetismo pessoal e buscando inclinar o nativo a uma vida curta e sem proveito.

Na 2ª e 8ª Casas: A Cabeça do Dragão na 2ª Casa ajuda o afluxo de recursos, elimina as ansiedades. A Cauda em Oposição na 8ª Casa procura varrer os lucros através de decepções e pode provocar morte violenta e repentina. Se a posição é invertida, a Cabeça na 8ª e a Cauda na 2ª Casa, a saúde do nativo tende a ser duradoura e tende a ter uma longa vida, com dádivas e heranças legítimas de parentes, pelos benefícios da Cabeça na 8ª Casa. Mas a Cauda, na 2ª Casa, tende a trazer perdas e danos nos negócios, adversidade nas finanças, ansiedades e medos nos assuntos de dinheiro e posses.

Na 3ª e 9ª Casas: a Cabeça na 3ª Casa tende a trazer lucros, através dos irmãos e íntimos, viagens, facilidade de expressão, Mente progressista e facilidade nos assuntos educacionais. A Cauda, na 9ª Casa procurará varrer a fé, indica viagens miseráveis, conclusões desafortunadas, sonhos com previsões falsas. A Cabeça do Dragão na 9ª Casa tende a aumentar a fé, inclina aos assuntos religiosos e espirituais, favorece as viagens e residência em lugares estrangeiros, adiciona veracidade aos sonhos e visões, aumenta a intuição profética. A Cauda na 3ª Casa tende a trazer ansiedade mental, dificuldades com irmãos e com pessoas íntimas e rouba disposição à expressão verbal e escrita.

Na 4ª e 10ª Casas: a Cabeça na 4ª Casa augura boa sorte para a mãe. A velhice tende a ser feliz para o nativo e sua mãe. A 10ª Casa terá a Cauda indicando prejuízos para o pai, perda de empregos, honras e favores para o nativo. A Cabeça na 10ª Casa proporciona benefícios ao pai, honras e postos elevados ao nativo. Já a Cauda na 4ª Casa rouba a alegria e paz da mãe, provoca distúrbios entre o nativo e a genitora, na infância. Na velhice, o nativo pode ver sua carreira abalada em confusão.

Na 5ª e 11ª Casas: a Cabeça na 5ª Casa liberta o nativo de muitas dificuldades, lhe proporcionando alegrias e ocupações alegres e felizes, filhos afortunados e muita satisfação em seus afazeres. A oposição da Cauda na 11ª Casa atrai amizades indesejáveis e a morte dos mais caros ideais e esperanças. Pelo contrário, a Cabeça na 11ª Casa atrai amizades meritórias que vão colaborar com o nativo na realização de seus anelos. A Oposição da Cauda na 5ª Casa nega os filhos ou os destrói, não permitindo nenhuma alegria com eles. Também traz sofrimentos, pela indulgência em prazeres prejudiciais.

Na 6ª e 12ª Casas: a Cabeça na 6ª Casa promete um corpo forte e são. A Cauda, oposta na 12ª Casa inclina a perseguições de inimigos secretos, com possibilidade de ser preso e inclinando à própria ruína. Inversamente, a Cabeça na 12ª Casa tende a trazer lucros por meio de empresas secretas e êxito em assuntos ocultistas, ainda que a Cauda, na 6ª Casa, lhe roube a saúde, provoque lutas, desgastes físicos prolongados e duros, dificultando cada atividade pelas debilidades do corpo.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de maio/1978-Fraternidade Rosacruz-SP)

Idiomas