Pergunta: Qual o valor dos exercícios respiratórios espirituais no desenvolvimento do Corpo e da Mente?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Qual o valor dos exercícios respiratórios espirituais no desenvolvimento do Corpo e da Mente?

Resposta: O valor dos exercícios respiratórios espirituais depende do conhecimento da pessoa a quem foi fornecido. Os exercícios respiratórios espirituais fornecidos em livros e por supostos instrutores, que anunciam cursos de desenvolvimento psíquico, são extremamente perigosos e muitas pessoas estão hoje em hospitais para pessoas com doenças mentais (hospitais psiquiátricos) por terem tentado essas práticas, ou talvez, já morreram por doença consuntiva[1].

Cada ser humano é um indivíduo e precisa de exercícios espirituais individuais. Os exercícios respiratórios espirituais apropriados só podem ser ministrados por uma pessoa que seja Clarividente voluntário e que, também, seja capaz de observar o crescimento de certos órgãos etéricos no Corpo Denso de quem ele está ensinando. Ele também deve conhecer qual deve ser esse crescimento em cada caso individual. Quem tem a capacidade de assim fornecer esse exercício respiratório espiritual individual, também conhece como checar os desenvolvimentos indesejáveis. Mas tal pessoa capaz de fornecer esses exercícios não faz propaganda da sua capacidade ou do desenvolvimento que ocorre. Tais exercícios nunca são vendidos por nenhum tipo de compensação financeira, mas sempre são fornecidos pelo mérito de quem busca.

A razão é evidente. Alguém que tenha a faculdade da Clarividência positiva ou voluntária (ou seja: tem todo o controle desse talento) tem um enorme poder; se mal utilizado, ele pode causar mais danos do que qualquer arma terrena. Poderia causar um pânico nos mercados mundiais, provocar guerras e inimizades entre as pessoas de todos os lugares e, assim, o possuidor desse conhecimento se tornaria um flagelo para a sociedade, exceto se usar essa sua faculdade somente para o bem. Os poderes por trás da evolução, os Irmãos Maiores da Humanidade, que já desenvolveram esses poderes e são capazes de ensiná-los, tomam muito cuidado para que ninguém alcance esse poder, até que tenha dado provas de altruísmo e que tenha feito obrigações por meio de votos e restrições do uso desse poder. Portanto, pode-se dizer que ninguém deveria realizar exercícios respiratórios espirituais, a menos que prescritos por um Clarividente voluntário competente, e nem é necessário correr à procura de tal pessoa. O Aspirante à vida superior deve antes se esforçar para fazer o bem e utilizar as faculdades, que agora possui, no ambiente em que se encontra, pois esse é o único trampolim adequado para alcançar um poder superior. Quando ele estiver suficientemente apto, a pessoa competente para fornecer tal ensinamento aparecerá em sua vida e ele não duvidará, nem por um momento, da genuinidade do ensinamento que lhe será fornecido. A esse respeito podemos citar um pequeno poema[2] que é extremamente belo:

“Não perca seu tempo com saudades

por coisas brilhantes e impossíveis.

Não fique sentado esperando

pelo nascimento de asas angelicais.

Não desdenhe de ser uma luz brilhante.

Nem todo mundo pode ser uma estrela,

mas ilumine um pouco da escuridão

brilhando exatamente onde você está.

Há necessidade das velas menores,

assim como do vistoso Sol.

E a ação mais humilde é enobrecida,

quando é feita dignamente.

Você nunca pode ser chamado para iluminar

regiões escuras distantes;

Então, preencha sua missão dia a dia;

brilhando exatamente onde você está.”

(Pergunta nº 151 do livro “Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas” – Volume 1, Max Heindel-Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: p.exe.: tuberculose, endocardite e todos os tipos que vão fazendo a pessoa decair aos poucos, perdendo, progressivamente, a vitalidade, debilitando a pessoa.

[2] N.T.: trecho do Poema Shine Just Where You Are de John Hay (1838-1905), estadista estadounidense.

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas