Pergunta: Qual o curso que deverei seguir inicialmente e como poderei concomitantemente ajudar ao próximo e difundir os ensinamentos da Fraternidade Rosacruz?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Qual o curso que deverei seguir inicialmente e como poderei concomitantemente ajudar ao próximo e difundir os ensinamentos da Fraternidade Rosacruz?

Pergunta: Encontro-me atualmente  na lista dos Estudantes em Mount Ecclesia. Assim, gostaria de saber qual o curso que deverei seguir inicialmente e como poderei concomitantemente ajudar ao próximo e difundir os ensinamentos da Fraternidade Rosacruz.

Resposta: O Aspirante ao caminho espiritual deverá, primeiramente, fazer um inventário de si mesmo, relacionando os seus “débitos” e “créditos”, isto é, reconhecer e analisar os defeitos que possui, no sentido de gradativamente poder sublimá-los, e racionalmente procurar fortalecer as virtudes de que é possuidor. Desde que a sua habilidade para servir seja determinada pela sua espiritualidade e respectivas aptidões para executar certos tipos de trabalho, é mister então levar avante um regime de automelhoramento, bem como procurar, mediante a prática. tornar-se um perito no serviço que deseja realizar. Autopurificação é o primeiro passo no caminho. Isso compreende purificação ou limpeza dos veículos utilizados pelo Ego para a sua expressão. Asseio, ar fresco, alimentação pura e exercícios adequados são meios necessários para manter o corpo físico em boas condições. Similarmente, para mantermos os nossos veículos de Desejos e Mental em condições ideais, nossos sentimentos e pensamentos deverão também ser portadores das mesmas características. Para tanto, devemos cultivar um espírito de bondade, sentimentos de alegria, tolerância e auxílio. Um período regular de oração diária serve como meio de purificação das emoções e os exercícios de Retrospecção e de Concentração são indicados especificamente com o propósito de desenvolvimento da alma.

Cada Estudante deverá compreender perfeitamente que o conjunto que designamos sob o nome de Fraternidade implica  união de todos aqueles que estão integrados ao movimento. Cada pensamento e ato reflete sobre o todo. Cada vez que sentimentos de amor e compaixão são estimulados, intensificam a vibração do todo, seja executado na Califórnia ou no Ceilão. Toda expressão de qualquer sentimento contrário à Harmonia refletirá negativamente sobre o conjunto da Fraternidade. A todo momento estamos auxiliando ou dificultando o trabalho dos Seres Espirituais que guiam a humanidade.

Os membros da Fraternidade são como uma cidade situada no cimo de uma colina, cujas luzes não poderão estar ocultas. A tarefa deles é de harmonizarem-se de maneira que emitam apenas uma nota verdadeira.

Quando ocorrer o contrário, isto é, quando agirem de maneira dissonante em relação a tudo aquilo que representa o lado espiritual das coisas, algo de indesejável constatar-se-á dentro da Fraternidade. Então, cada um deverá indagar a si mesmo o que fez para criar tal situação indesejável. Cada um diante da barra do tribunal da consciência deverá acusar-se, porque ninguém está livre de transgredir a lei.

Quando um ser humano renuncia ao “modus vivendi” mundano, e resolve trilhar o caminho que conduz para o alto, todos os olhos dirigem-se para ele. Os Anjos regozijam-se e o auxiliam, ao passo que as forças do mal armam-lhe ciladas na esperança de contemplar sua queda. Muitas vezes tropeçará e por certo também cairá, porém, cada vez que reiniciar a jornada, estará ajudando o conjunto total da Fraternidade. Portanto, cada um deve esforçar-se, jamais esmorecendo ante os obstáculos que surgirem, procurando seguir tão identicamente como possa a vida de Cristo Jesus.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de junho/1967)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas