Arquivo mensal outubro 2024

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Sétima Época, a do Reino de Deus, do Período Terrestre

Esta é a sétima e última das sete Épocas que estamos passando, aqui na 4ª Revolução do Globo D do Período Terrestre.

Dentre vários conceitos que são nos ensinado sobre o Reino de Deus na Bíblia, temos esse ensinado por Cristo: “O Reino de Deus é semelhante a um mercador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma de grande valor, vende tudo que possui para comprá-la” (Mt 13:44-46).

Para os verdadeiros Cristãos a única Fortuna que se deveria buscar é aquela que “não tem dinheiro que pague”; a que nos leva a adorar somente a Deus (acima de tudo e unicamente Ele), pois o Reino de Deus é Celeste, uma vez que aqui na Região Química do Mundo Físico somos peregrinos, viajantes temporários e não levamos daqui nenhum bem material, portanto, somos celestes e não terrestre.

O próprio Cristo proclamou que: “Reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17:21), esta passagem é de uma significância muito mais abrangente do que se supõe. Afinal, Reino de Deus significa o nosso Sistema Solar com todas as Leis de Deus funcionando perfeitamente e na mais impecável harmonia, sintonia e vibrações exatas para cada forma de vida que está evoluindo nesse Esquema de Evolução. E acrescentou: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (Jo 14:12). “Procurai o reino de Deus e Sua Justiça e todas as coisas ser-vos-ão dadas por acréscimo” (Mt 6:33).

Ora, se o Reino de Deus, com todas as suas benesses, está dentro de nós basta procurá-lo para que nossa vida seja vívida em toda a plenitude. Tudo depende de nós, de como nós agimos ou reagimos às situações. Porque o sentimento de solidariedade deve tornar-se universal, sendo o princípio básico no Reino de Deus.

S. Paulo, que era muito enfático em suas asserções, nos ensina que: “a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus. Ele afirma que nós devemos nos transformar e sermos como Cristo, e se nós não podemos entrar no Reino em um corpo carnal, seria absurdo supor que o Rei da Glória usaria tal vestimenta, pesada e grosseira.

A Sua missão é emancipar a Humanidade das Leis que são as bases das Religiões de Raça e substitui-las pelo amor Crístico, para destruir “o reino dos homens” com todos os seus antagonismos, e construir sobre suas ruínas, “o Reino de Deus”. Portanto, cada um de nós precisa ser libertado dos grilhões das Religiões de Raça e de suas fortes reminiscências: Espírito de tribo, Espírito de nação, Espírito de família, superar o partidarismo religioso e o patriotismo, e aprender a dizer o que o incompreendido e caluniado Thomas Paine disse: “O mundo é minha Pátria e fazer o bem é minha Religião”.

No Reino de Deus não haverá a morte, e o nascimento de corpos, como hoje gerados não será mais necessário. Portanto, o casamento, o conflito de interesses devido à luxúria do sexo e do amor ao poder não mais existirão e o amor das almas será santificado pelo Espírito da Paz.

E todos que alcançarão o mérito de viver em plenitude na Época Reino de Deus obterão a vitória sobre a morte dando a vida em autossacrifício pelos outros. Só então vem a libertação da cruz com o grito glorioso proferido primeiro por Cristo, “Consummatum est”, ou seja: está consumado.

Se seguirmos os ensinamentos contidos na Bíblia (que foi nos fornecida pelos “Anjos do Destino que, estando acima de todo erro, dão a cada um e a todos exatamente o que necessita para o seu desenvolvimento”), fazendo tudo “como se fosse para o Senhor”, não importa que linha de trabalho honesto realizemos, estaremos também, ao mesmo tempo, procurando o Reino de Deus. Mas se somos apenas servos temporários, trabalhando por temor ou favor, não podemos esperar sucesso a longo prazo. Saúde, riqueza e felicidade podem nos servir por pouco tempo, mas fora dos fundamentos sólidos da Bíblia não pode haver uma vida em plenitude e nem uma realização espiritual verdadeira enquanto estamos vivendo aqui.

Que as rosas floresçam em vossa cruz

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: No Livro Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz nós lemos: “como o Espírito é necessariamente bissexual, renasce, alternadamente, em Corpos masculinos e femininos a fim de adquirir toda espécie de experiências, posto que a experiência de um sexo difere amplamente da do outro”. Lemos, também, que Elias renasceu como João Batista. Não se faz menção a renascimentos intermediários em sexos alternados. Isso está de acordo com o que está escrito?

Resposta: Essa é uma regra geral, aplicável às massas. Tratando-se de um Ego espiritualmente mais avançado, há maior oportunidade de escolher o sexo para um determinado renascimento, como também o tempo e o lugar.

Além disso, não é sempre que uma pessoa renasce consecutivamente em Corpos Densos masculinos e femininos. Alguns fatores em sua evolução exigem-lhe habitar um Corpo Denso masculino ou feminino, não alternadamente, a fim de que possa cumprir alguma missão importante. Essa natureza dual é inerente a todos os seres humanos, e ambos os aspectos podem ser plenamente desenvolvidos e harmonizados em cada Ego.

O Ego que renasceu como Elias e subsequentemente como S. João Batista estava consciente de que só poderia dar comprimento à sua missão, com maior eficiência, num Corpo Denso masculino do que renascendo em um Corpo Denso feminino.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – janeiro/1978 – Fraternidade Rosacruz-SP)

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Estudos Bíblicos Rosacruzes: Retorno à Galileia, Vocação dos quatro primeiros Discípulos, Cristo Jesus ensina e cura

O Estudo Bíblico Rosacruz é fundamental para o Estudante Rosacruz a fim de ajudá-lo a equilibrar cabeça-coração, intelecto-coração, razão-devoção, ocultista-místico Cristão.

Sabemos que os eventos na vida de Cristo representam etapas sucessivas no Caminho da Iniciação para os Cristãos (Místicos e Ocultistas) que estão trilhando esse caminho, que na Fraternidade Rosacruz é o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz.

Nesse Estudo vamos detalhar a significância esotérica de alguns pontos sobre os lugares por onde Cristo Jesus passava, as características dos quatro primeiros Discípulos, o motivo pelo qual Cristo Jesus “ensinava e curava”, segundo o Evangelho de S. Mateus.

Para saber mais sobre esses assuntos é só clicar aqui: Estudos Bíblicos Rosacruzes: Estudos Bíblicos Rosacruzes: Significância Esotérica de alguns pontos – Evangelho Segundo S. Mateus: Capítulo 4 – Versículos de 1 a 11

Para os outros Capítulos, clique aqui

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Uma Análise do Simbolismo dos Mitos

Ao contemplar o progresso da Humanidade, encontramos sempre uma tendência pesquisadora que aparece através dos tempos. Esta tendência é uma busca nossa em prol daquilo que, de novo, nos una com nosso Pai Celestial. Depois da época que designamos como “Queda do Homem”, instintivamente compreendemos que estávamos nos afastando do nosso Criador. Nós mesmos nos ausentamos da nossa Fonte até que o anelo de retornar se tornou tão grande que corrigimos os nossos erros e tomamos coragem para retornar ao nosso Pai Celestial. Esta é a história relatada por Cristo a Seus seguidores na Parábola do Filho Pródigo, que nos narra S. Lucas em seu Evangelho[1].

Nosso presente caminhar de esforço espiritual é determinado por nossas existências passadas, pelo menos em certa medida e, se desejamos obter uma perspectiva verdadeira de nossos objetivos presentes, devemos nos familiarizar com os registros dos acontecimentos do passado. As lendas de um povo são importantes em relação a isto. Essas lendas chegam até às origens de nossa consciência e, portanto, estão profundamente submergidas nos nossos corações. Quando só uma pequena parte da Humanidade podia ler, a sabedoria tinha de ser transmitida de uma geração a outra por meio da palavra. Os oradores, menestréis, trovadores e cantores iam de cidade em cidade, levando ao povo as notícias dos acontecimentos do dia anterior. Depois, cantavam seus velhos contos e lendas. Isto, geralmente, aconteciam nas praças das aldeias, após finalizarem os labores do dia.

Estas lendas, repetidas em forma de cançãoe de contos através dos anos, finalmente foram escritas para serem legadas à posteridade. Cada nação possui seu próprio acervo dessas tradições, que datam de remota antiguidade. Algumas destas lendas foram, sem dúvida, transmitidas à nós por Seres avançados que, assim, nos ajudavam a despertar a um nível de consciência superior e maior, dentro do plano de Deus para a nossa evolução.

É uma ideia errônea pensar que um mito seja uma ficção criada pela nossa fantasia, sem nenhum fundamento de realidade. Pelo contrário, um mito é uma área que contém, às vezes, as mais profundas e preciosas joias da verdade espiritual, pérolas de beleza tão rara e etérea que não podem ser expostas ao intelecto material. Com o fim de resguardá-las e, ao mesmo tempo, deixar que atuassem sobre nós para a nossa ascensão espiritual, as Hierarquias Criadoras que nos ajudavam na nossa evolução, invisíveis à nossa visão física, mas poderosas, deram estas verdades espirituais à nós, envoltas no pitoresco simbolismo dos mitos, para que pudéssemos atuar sobre os seus sentimentos até o instante em que o nosso nascente intelecto se tivesse desenvolvido e espiritualizado suficientemente a ponto de, ao mesmo tempo, sentir e conhecer.

A lenda do Santo Graal é uma destas antigas narrativas, assim como as histórias dos Cavaleiros da Távola Redonda. Os Ensinamentos Rosacruzes nos trazem o conhecimento de que alguns desses, em vários lugares, foram altos Iniciados dos Mistérios da Nova Dispensação (Iniciações Maiores). Também nos informam que antigamente, durante as assim chamada Idade Média, Jesus trabalhou com as Escolas Esotéricas com os Druidas da Irlanda e com os Trottes do norte da Rússia, num esforço para difundir, entre nós, o impulso espiritual. Conta-nos a lenda como aos Cavaleiros do Graal foram confiado o Cálice de José de Arimatéia, que tinha sido empregado por Cristo-Jesus na Última Ceia. A estes foram entregues também a Lança que feriu o peito do Salvador e o receptáculo que recolheu o sangue da ferida, quando se consumou a missão para a qual veio à Terra. Estas lendas não podem ser agora demonstradas materialmente, mas são inestimáveis como pontos focais para quem, intuitivamente, em seu esforço cultive o lado superior da vida aqui, enquanto renascido.

James Russel Lowell, em seu poema “A Visão de Sir Launfal”[2], nos conta a lenda de um dos Cavaleiros que partiu em busca do Santo Graal. Fala-nos, com profunda intuição poética, da vida de um homem que, depois de muito buscar, aprende por meio da experiência que devemos ser o guardião de nosso irmão. Conclui seu poema com o bem conhecido verso:

A Santa Ceia é mantida, na verdade,

por tudo que ajudamos o outro em sua necessidade.

Pois a dádiva, só tem valor

Quando com ela vem o doador

e a três pessoas ela alimenta assim:

ao faminto, a si própria e a Mim.”.

Sir Launfal viajou até o fim do mundo para encontrar o Santo Graal, precisamente, na porta de seu próprio castelo. Vemos também que o Aspirante à vida superior deve, ao fim, encontrar a espiritualidade perto de si, em seu próprio coração. Pode ser que isso não se reconheça de momento, porque “ninguém pode reconhecer espiritualidade nos demais até que, em certa medida, a tenha desenvolvido em si mesmo”. Que é a espiritualidade? A ideia de que ela se manifeste somente por meio da oração e da meditação, é necessária e essencial para o crescimento da Alma; mas quando nossa vida é vivida alegremente no serviço, por amor à Humanidade e o fazemos para glória de Deus, nossa vida inteira se converte em oração.

Cristo-Jesus, nosso único Ideal, andou entre o povo e quando este necessitou de alimento físico alimentou-o. Deu a quem quisesse Seus Ensinamentos e curou os doentes e enfermos. No verdadeiro sentido, Ele foi um servidor da Humanidade. Quando participamos do Cálice da Comunhão o fazemos em Seu Nome e em memória do serviço que nos prestou.

O Cálice que Cristo-Jesus levou aos lábios na última Ceia foi utilizado por José de Arimatéia, na Crucificação para receber o Precioso Sangue de Vida que fluía da ferida do flanco do Salvador. Mais tarde esse Cálice foi dado em custódia aos Anjos e, quando se construiu um castelo – Monte Salvat – um lugar de paz onde toda a vida é sagrada, essa relíquia foi colocada sob a guarda de Cavaleiros castos e santos. Converteu-se, então, no Centro de onde fluem poderosas influências espirituais.

(Publicado na Revista: Serviço Rosacruz – agosto/1969 – Fraternidade Rosacruz – SP)


[1] N.T.: 11Disse ainda: “Um homem tinha dois filhos. 12O mais jovem disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, ajuntando todos os seus haveres, o filho mais jovem partiu para uma região longínqua e ali dissipou sua herança numa vida devassa. 14E gastou tudo. Sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar privações. 15Foi, então, empregar-se com um dos homens daquela região, que o mandou para seus campos cuidar dos porcos. 16Ele queria matar a fome com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17E caindo em si, disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome! 18Vou-me embora, procurar o meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; 19já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados’. 20Partiu, então, e foi ao encontro de seu pai. Ele estava ainda ao longe, quando seu pai o viu, encheu-se de compaixão, correu e lançou-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. 21O filho, então, disse-lhe: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho’.22Mas o pai disse aos seus servos: ‘Ide depressa, trazei a melhor túnica e revesti-o com ela, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 23Trazei o novilho cevado e matai-o; comamos e festejemos, 24pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado!’ E começaram a festejar. 25Seu filho mais velho estava no campo. Quando voltava, já perto de casa ouviu músicas e danças. 26Chamando um servo, perguntou-lhe o que estava acontecendo. 27Este lhe disse: ‘É teu irmão que voltou e teu pai matou o novilho cevado, porque o recuperou com saúde’. 28Então ele ficou com muita raiva e não queria entrar. Seu pai saiu para suplicar-lhe. 29Ele, porém, respondeu a seu pai: ‘Há tantos anos que eu te sirvo, e jamais transgredi um só dos teus mandamentos, e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. 30Contudo, veio esse teu filho, que devorou teus bens com prostitutas, e para ele matas o novilho cevado!’ 31Mas o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, pois, esse teu irmão estava morto e tornou a viver; ele estava perdido e foi reencontrado!’”.

[2] N.T.: O leproso não ergueu o ouro do pó:

“Melhor para mim é a côdea de pão que o pobre me dá,

e melhor sua mão que me abençoará,

ainda que de mãos vazias de sua porta me deva afastar.

As esmolas que só com as mãos ofertadas,

não são as verdadeiras.

Inúteis são o ouro e as riquezas dadas

apenas como um dever a cumprir.

A mão, porém, não consegue a esmola abarcar,

quando vem daquele que reparte o pouco que tem,

que dá o que não é possível visualizar.

– esse fio de Beleza que tudo sabe unir,

que tudo sustenta, penetra e mantém –

o coração ansioso e estende a mão

quando Deus acompanha a doação,

alimentando a Alma faminta, que sucumbia só, na escuridão”.

Ao regressar, Sir Launfal encontra seu castelo ocupado por outro, sendo impedido de entrar nele.

Já velho, claudicante e alquebrado,

da busca do Santo Graal, ele voltou

pouco lhe importando o que para trás deixou.

Não mais luzia a cruz sobre seu manto,

mas fundo em seu coração a marca ficou:

a divisa do pobre e seu triste pranto.

De novo encontra o leproso que, outra vez, lhe pede uma esmola. No entanto, o cavaleiro agora responde de outro modo.

E Sir Launfal lhe disse: “Vejo em ti

a imagem d’Aquele que na cruz morreu.

Tu, também, tens a coroa de espinhos de quem padeceu,

muitos escárnios tens também sofrido

e o desprezo do mundo hás sentido.

As feridas em tua vida não faltaram

nos pés, nas mãos, no corpo, elas te machucaram.

Filho da clemente Maria reconhece quem eu sou

e vê que, através do pobre, é a Ti que eu dou.”

Um olhar aos olhos do leproso lhe traz recordações e reconhecimento, e:

Seu coração era só cinza e pó.

Ele partiu, em duas, sua única côdea de pão,

ele quebrou o gelo da beira do córrego

e ao leproso deu de comer e beber.

Uma transformação, enfim, ocorreu:

Não mais o leproso ao seu lado se curvava

Mas, à frente dele, glorioso se levantava.

(…)

E a Voz, ainda mais doce que o silêncio:

“Vê, Sou Eu, não temas!

Na busca do Santo Graal, em muitos lugares

Gastaste tua vida, sem nada lucrares.

Olha! Ei-lo aqui: o cálice que acabaste de encher

com a límpida água do regato que Me desse de beber.

Esta côdea de pão é Meu Corpo

que foi para ti partido.

Esta água é Meu sangue

que na cruz para ti foi vertido.

A Santa Ceia é mantida, na verdade,

por tudo que ajudamos o outro em sua necessidade.

Pois a dádiva, só tem valor

Quando com ela vem o doador

e a três pessoas ela alimenta assim:

ao faminto, a si própria e a Mim.”

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para Utilizar na Cura – Melhores e Adversos Períodos e Dias para Tratamentos e Cirurgias – Dezembro de 2024

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Fornece muitas informações importantes para que você possa escolher os melhores períodos, dias e até horas para tratar as doenças ou enfermidades que lhe acometem.
  2. Logicamente, uma doença ou enfermidade que está latente e se torna ativa leva em conta outros fatores, como por exemplo o Destino Maduro da pessoa. No entanto, ela se esforçando para ajudar a si mesma no tratamento, já demonstrará que está a fim de aprender à lição que a doença ou a enfermidade lhe está “informando”.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com
PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Auxílio para ser Utilizado na Cura – Partes do Corpo que Não Se Deve Mexer – Dezembro de 2024

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA UTILIZAR MELHOR ESSAS INFORMAÇÕES:

  1. Descreve as partes principais do nosso Corpo Denso. Repare que detalhes da parte são subconjunto da parte. Exemplo: músculos de uma determinada parte, considere o nome da parte. Músculos que estão no estômago, considere o estômago.
  2. O conceito de “não se deve mexer” significa: cirurgia, tratamento invasivo, operação. Massagens, colocação de medicamento e outros tratamentos não invasivos podem ser feitos.
  3. O horário: está no fuso horário de São Paulo-SP-Brasil. Assim, você deve ajustar para a hora padrão de onde você está.
  4. Essas informações combinadas com o tratamento via Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil produzirão um efeito muito mais eficaz. Mais informações? É só clicar AQUI
  5. Tem dúvidas? É só nos escrever: cura_rosacruz@fraternidaderosacruz.com
PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Setembro de 2024

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Setembro de 2024

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Filosofia Cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel.

Exercitando nosso papel de Estudantes Rosacruzes, o Centro Rosacruz de Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: ECOS.

SUMÁRIO

Informação. 3

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Agosto/2024: Reuniões de Estudos e Publicações 4

Outubro – Sol transitando pelo Signo de Escorpião (outubro/novembro) 5

01/09 – 16 h – Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo São Mateus 5, P.9. 6

01/09 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da Terra – Época Hiperbórea – Lua: a oitava esfera. 11

08/09 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – Evolução da Terra – A Época Lemúrica. 14

15/09 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da Terra – Nascimento do Indivíduo. 21

22/09 – 17 h – Estudos do Estudo das Terminologias Rosacruzes – Cap. XII – A Evolução da Terra: Separação dos Sexos 24

29/09 – 17 h – Estudos do Estudo das Terminologias Rosacruzes – Cap. XII – A Evolução da Terra: Influência de Marte-Elemento Químico Ferro. 25

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Setembro: 28

A “Teia do Destino” que todos nós estamos envolvidos, saibamos ou não! 28

As Ondas de Vida que temos mais interações e que começaram a evolução nesse Dia de Manifestação. 30

O que acontece quando aceitamos as “verdades espirituais”?. 31

O Tempo de Deus 32

Mundo liberto das paixões e do orgulho intelectual 34

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudante Rosacruzes 35

1. Pergunta: Se todo o desenvolvimento espiritual nosso começa no Corpo Vital, então, somente estando renascido aqui na Região Química do Mundo Físico é que temos a oportunidade de nos desenvolvermos espiritualmente (Digo isto, porque quando estamos vivendo nos Mundos espirituais, entre renascimentos, não temos o Corpo Vital)?. 35

2.Pergunta: A vítima de assassinato fica num estado de coma até o tempo em que a morte natural devia ocorrer?. 35

3.Pergunta: Por que alguns “mestres” hindus, que têm bastante conhecimento espiritual e inclusive parecem conhecer a Memória da Natureza (que chamam de Registros Akáshicos), dizem que algumas pessoas renascem alguns dias após a morte do corpo físico, quando viveram tudo o que deveriam viver e morreram de forma pacífica?. 35

4. Cristo também é o Espírito planetário dos outros Planetas, como é da Terra?. 35

5.Pergunta: Quanto tempo dura o Corpo Vital, depois que o corpo físico morre? Ele não persiste até a desintegração total do Corpo Denso, dissolvendo-se conforme o corpo material se dissolve? Se é assim, porque Max Heindel cita o caso — em “Filosofia Rosacruz em perguntas e respostas”, volume 2, pergunta 57 — de um homem que havia morrido há 20 anos e podia, pela união entre os Corpos Vital e de Desejos, manifestar-se facilmente?. 36

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA.. 36

Datas de Cura em Outubro: 2, 10, 16, 22 e 29. 36

—————————————————-

Informação

As Reuniões de Estudos presenciais abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h. Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Agosto/2024: Reuniões de Estudos e Publicações

-Dia 01/09 – 16 h – Estudos Bíblicos RosacruzesEvangelho Segundo São Mateus 5, P.9

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da Terra – Época Hiperbórea – Lua: a oitava esfera

-Dia 08/09 – 16 h – Estudos de Astrologia Rosacruz – Reunião Reservada

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da Terra – Época Lemúrica – Anjos

-Dia 15/09 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da TerraNascimento do Indivíduo

-Dia 22/09 – 16 h – Reunião do Estudante Regular – Reunião reservada

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da Terra – Separação dos Sexos

-Dia 29/09 – 16 h – Reunião de Probacionistas – Reunião reservada

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XI – A Evolução da Terra – Influência de Marte

Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito/

-Publicações de textos no nosso Site (www.fraternidaderosacruz.com) e nas nossas Redes Sociais:

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas

https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e

https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas

-Correção de lições dos Cursos (Filosofia, Bíblia e Astrologia) dos Estudantes Rosacruzes que fazem tais Cursos por esse Centro Rosacruz

-Respostas às dúvidas dos leitores (via e-mail, no site, nas redes sociais)

-Oficiação dos Rituais Devocionais (incluindo Hino de Abertura, do Signo do mês solar e Hino de Encerramento)

Continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritas no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz

Outubro – Sol transitando pelo Signo de Escorpião (outubro/novembro)

Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes: Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para praticarmos durante TODOS OS DIAS DE OUTUBRO. Esse mês solar de outubro, que vai de 23 de setembro a 24 de outubro, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Libra ou Hierarquia Criadora dos Senhores da Individualidade que, dentre das coisas importantes que nos ajudaram está a fornecer a todos nós o germe do nosso Corpo de Desejos na 3ª Revolução do Período Lunar. Além de muitas outras atividades que fizeram para ajudar a gente!

O padrão cósmico mantido da Hierarquia Criadora de Libra é o de um mundo formoso. Sua marca se vê em cada paisagem, em cada árvore, em cada planta, em cada arbusto e em toda forma dos vários reinos da natureza. A beleza e a harmonia são a marca de Libra. Por isso, tudo quanto vem sob a influência desse Signo celestial expressará esses divinos atributos. Quando recebermos mais completamente sua influência, serão abolidas a miséria, enfermidades, discórdia e dor!

Dentre os 12 Apóstolos, o correlacionado com Libra é Judas Tadeu. Esse Apóstolo foi um ministro da beleza. Muitos, e de longo alcance, foram os resultados das obras que ele fez com sua devoção.

Dentre as partes do nosso Corpo Denso que é regido por Libra temos a mais importante que são as duas Glândulas Endócrinas: as suprarrenais. Essas Glândulas, quando funcionam adequadamente, criam um absoluto equilíbrio físico e psicológico por meio de cada órgão e de seus processos.

Procure utilizar a seguinte frase “quando não estiver fazendo nada” e fizer os Exercícios Esotéricos de Concentração durante o dia e o da Meditação: “…e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Faça isso em cada um dos dias em que Libra enfoca seu ritmo sobre a Terra e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.

01/09 – 16 h – Estudos Bíblicos RosacruzesEvangelho Segundo São Mateus 5, P.9

Reafirmemos o motivo principal pelo qual nós, Estudantes Rosacruzes, nos dedicamos ao estudo e à colocação em prática na nossa vida dos Ensinamentos contidos na Bíblia.

O motivo principal é: Porque a Bíblia foi nos dada pelos Anjos do Destino que estando acima de todos os erros dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento. Por conseguinte, se procurarmos a Luz, a encontraremos na Bíblia.

Um segundo motivo é porque o estudo bíblico é fundamental para o Estudante Rosacruz. É por meio dele que o Estudante Rosacruz tem a maior ajuda para equilibrar cabeça-coração, intelecto-coração, razão-devoção, Cristão ocultista-místico. Pois, como todos sabem, a imensa maioria das pessoas que se tornam Estudantes Rosacruzes tem a tendência a ficar mais para o lado da Mente, da “cabeça”, da razão e, com isso, sofre a tentação de ser perder na intelectualidade. E isso, como nos diz Max Heindel, é um fator de desestímulo e até de risco à perda de oportunidades para evoluir nessa vida aqui.

Para entendermos a causa dessa necessidade de Cristo se pronunciar assim, ensinando que deveríamos alterar o nosso comportamento, deixando de pensar, desejar, falar e agir de um modo bem diferente do que estávamos acostumados a fazer, temos que compreender como e porque chegamos a essa situação, que evidenciou o risco de muitos de nós perder a oportunidade de continuar evoluindo nesse Esquema de Evolução.

Segue o texto da Bíblia que estudamos: 38Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 39Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe, também, a esquerda; àquele que quer pleitear contigo, para tomar-te a túnica, deixa-lhe, também, a veste; 41e se alguém te obriga a andar uma milha, caminha com ele duas. 42Dá ao que te pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado. 43Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;45desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos. 46Com efeito, se amais aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também os publicanos a mesma coisa? 47E se saudais apenas os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem também os gentios a mesma coisa? 48Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

Há muitos detalhes que podemos estudar, mas fixemos em alguns mais importantes a fim de nos aprofundar na sua significância esotérica.

A primeira está nessa frase: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe, também, a esquerda.

Sem dúvida, aqui estamos diante de uma figura de linguagem, também chamada de hipérbole, que significa: o perdão que jamais, nunca revida com a mesma ação, mas que pratica persistentemente e sempre a doutrina Cristã do Perdão dos Pecados. Assim: se alguém me fez sofrer, seja por pensamentos, desejos, emoções, sentimentos, palavras, atos, obras ou ações, então sempre temos que revidar:

-se revidarmos com a mesma violência, com a “mesma moeda” teremos que purgar tal ação no Purgatório (com intensidade tripla)

-se revidarmos com o perdão, colheremos o bom hábito no Primeiro Céu, depois de findarmos mais uma vida aqui.

A escolha sempre é nossa… mas a consequência também é só nossa!

A segunda está nessa frase: “àquele que quer pleitear contigo, para tomar-te a túnica, deixa-lhe, também, a veste.”

Mais uma figura de linguagem que significa a prática da verdadeira generosidade.  Não dar nada ou usar até acabar ou sempre afirmar que só você sabe o quanto lutou para conseguir as coisas que você tem, ou jogar no lixo as coisas que não servem mais a você ou, ainda, só dar quando sabe que receberá algo em troca (dívida moral, subserviência e afins) mostra que a pessoa ainda não entendeu nada sobre o conceito de generosidade que Cristo ensinou. Na verdade, a pessoa tem vícios, como avareza, egoísmo, sovinice e outros afins.

O que acontecerá, fatalmente, com a pessoa? Reviverá no Purgatório todas as oportunidades que a falta da sua generosidade fez alguém sofrer, sempre com o triplo de intensidade no sofrimento que causou.

Por outro lado: dar o que você tem de sobra, ou o que você não quer mais, ou o que não mais lhe serve ou, pior ainda, o que nem lhe pertence, de fato não é ser generoso, é ser astuto!

Também, reviverá no Purgatório todas as oportunidades que a falta da sua generosidade fez alguém sofrer, sempre com o triplo de intensidade no sofrimento que causou.

Foram também a insistência em se comportar assim por muitas e muitas vidas (vem a tentação e a pessoa cai) que levou muita gente para o cone sombrio da Lua (pois isso é materialismo ou cristalização) e, quando não, atrasou demais a evolução de muita gente.

Como estudamos no Conceito Rosacruz do Cosmos: “quando eu dou, eu me dou por inteiro”.

A terceira está nessa frase: “se alguém te obriga a andar uma milha, caminha com ele duas.

Mais uma figura de linguagem? Sim, mais uma figura de linguagem que significa a prática do serviço amoroso e desinteressado. Quando alguém lhe pede algo que você, então, por meio da lógica e da compaixão (cabeça-coração), decida se consegue ajudar: se sim, conclui que é uma necessidade que vai ajudar ao irmão ou a irmã, e sempre exceda as expectativas para que, no final, ele ou ela consiga prosseguir a partir daquele ponto sozinho; se você não consegue ajudar procure quem é capaz de ajudar tal pessoa. De qualquer forma sempre faça de tal forma “em Harmonia e na Luz de uma perfeita Liberdade”, como repetimos todas as vezes que rezamos a Oração Rosacruz.

A quarta está nessa frase: “Dá ao que te pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado.

Sim, mais uma figura de linguagem que significa a prática do desapego das coisas materiais. Nada é de fato nosso. Tudo é bem para ser administrado por nós. Se um irmão ou uma irmã precisar de algo aí utilize a lógica e a compaixão para você discernir se é necessidade ou astúcia, se for necessidade, então dê a ele ou a ela o que precisar e não olhe mais para saber se foi bem utilizado ou não e, logicamente, muito menos faça disso como se ele ou ela tivesse uma dívida para com você, pois isso é astúcia.

Agora se for astúcia: ou repreenda o irmão ou a irmã ou se mantenha em silêncio, calado (pois só isso já demonstra a sua indignação para com ele ou ela).

E Cristo completa esse ensinamento deixando clara a substituição do Mandamento “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, já deturpado para “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo” – como muitos outros – para o amor incondicional, o Amor Crístico: “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”.

E não pode ser de outra forma, pois: Cristo iniciou a implantação da Fraternidade Universal onde todos são Filhos de Deus. E mais, quem segui-Lo, também são mais do que irmãos: são amigos.

Primeiro de tudo, se refletirmos profundamente, chegaremos à conclusão de que nós não temos inimigos; nós próprios somos a origem daquilo que interpretamos como “inimizade”! E o que conceituamos como “inimigo” é o nosso melhor professor. Afinal, a reação de ódio ou de vingança cria um vínculo entre o que recebe e o que perpetra uma má ação, e que somente quando a reação negativa é neutralizada pelo bem poderá ser dissolvido o vínculo. Afinal, sabemos que os que chamamos de “inimigos” hoje, em vidas passados podem ter sido nossos maiores amigos, pai, mãe, filhos, vizinhos, avôs, primos, etc.

Sabemos que se trata tão somente de lições que escolhemos – nós mesmos no Terceiro Céu – a aprender como “relacionamentos entre Filhos de Deus e que não terminamos com amor em vidas passadas, e que escolhemos nessa vida terminar com amor, por meio do perdão, da convivência pacífica (mesmo não precisando ser tão próximas como com as pessoas que não definimos como “inimigo”, mas sempre pronto para ajudar o que definimos como “inimigo”, porque reconhecemos nele o irmão ou a irmã com quem temos dívidas de destino a saldar).

Se não fizermos nessa vida, em alguma vida futura teremos que fazer, muitas vezes, pelo látego do sofrimento ou das restrições do destino.

Assim, durante essa vida aqui: ao invés de “torcer para que o seu inimigo se ferre”, ore com mais firmeza para que ele busque a Deus e que Deus o ilumine no seu Caminho de Santidade. Se você o prejudicou, peça perdão, se arrependa e busque a reforma íntima. Enquanto não fizer isso, a dívida não está paga e a lição continua a ser dada, pois não foi aprendida!

Aí vem a pergunta nascida da astúcia: “e se ele não quiser…e se ele me prejudicar?”. Se ele quiser ou não quiser, o problema é dele e não nosso. Se ele lhe prejudicar, esqueça, perdoe e ore mais intensamente por ele, porque se isso estiver ocorrendo, é sinal de que ele está perdido no caminho da santidade (mesmo que ele não saiba ou tenha certeza de que não está). Afinal como disse Cristo aqui: “vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos”. Não há outro caminho para cada um de nós!

Para saber mais, assista a 15ª Reunião Estudos Bíblicos Rosacruzes-FRC em Campinas em:

15-Reunião de Estudos Bíblicos Rosaruzes-1set24-5to Capítulo do Evangelho Segundo São Mateus P.9

01/09 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da Terra – Época Hiperbórea – Lua: a oitava esfera

Vamos entender o que os Ensinamentos Rosacruzes quer dizer sobre Época Hiperbórea.

A Época Hiperbórea é a segunda das sete Épocas da 4ª Revolução do Globo D do Período Terrestre. Na Época Hiperbórea: um Corpo Vital foi acrescentado a cada um de nós em evolução. Éramos estacionários, semelhantes ao que as plantas são hoje. Esse é um dos motivos pelos quais a Época Hiperbórea foi uma Recapitulação do Período Solar.

Na Bíblia:

  • Temos Caim, que é descrito como agricultor e alimentava-se de plantas. Ele é o símbolo do que seria um ser humano na Época Hiperbórea.
  • E se refere ao quarto Dia da Criação com a sua descrição em Gn 1:11-19.

Nessa Época havia uma única linguagem entre todos nós e ela era totalmente espiritual, ou seja, a comunicação entre nós e todos os outros seres ocorria somente nos Mundos espirituais.

Não havia a separação em sexos. Ou seja, manifestávamos todos como hermafroditas. Assim, a propagação – para a criação de um novo Corpo Denso (Corpo Físico)- era por meio de algo parecido com o que temos hoje como brotos e esporos.

Nosso nível de consciência era do tipo: Consciência de Sono sem Sonhos.

Nosso Campo de Evolução se localizava no Sol Central entre os Polos e o Equador desse Sol Central.

No final dessa Época várias condições ocorreram. Entre as principais foram:

  1. O aumento da nossa cristalização (demora em responder às lições necessárias para evoluir) se converteu num obstáculo ao progresso de todos que estavam em um único Campo de Evolução: o Sol Central;
  2. Houve a necessidade de segmentar o Campo de Evolução em vários níveis de vibração e intensidade de forças (abaixo do que havia no Sol Central), pois várias Ondas de Vidas começaram a necessitar desses ambientes.

Essa foi a causa do “Nascimento dos Planetas”, ou seja, cada Planeta foi arrojado do, então,  Sol Central.

Vamos entender o que os Ensinamentos Rosacruzes quer dizer sobre Anjos.

Os Anjos são uma Hierarquia Criadora, também chamada de Hierarquia Zodiacal de Aquário.

No Período Lunar os Anjos atravessaram o estágio de “Humanidade”, ou seja, o ponto mais denso que Eles teriam que descer nesse Esquema de Evolução: a Região Etérica do Mundo Físico. Com isso, seu Corpo mais denso é formado de Éteres, ou seja: é o Corpo Vital.

O Anjo Jeová é o mais elevado Iniciado do Período Lunar. Ou seja, aprendeu tudo que deveria aprender nesse Esquema de Evolução e, por esse mérito conseguiu construir um Corpo formado de material do Mundo de Deus. Com isso, assumiu a atribuição de “Atividade” de Deus, com a denominação de Espírito Santo.

Dentre os quatro Reinos que estão evoluindo conosco nesse Esquema de Evolução, as Anjos trabalham com o ser humano, com os animais e os vegetais. E o fazem para a própria evolução deles.

Agora vamos entender o que os Ensinamentos Rosacruzes querem dizer sobre a Lua.

Sabemos que a Lua não é um Planeta. É o satélite natural do Planeta Terra.

A Lua do nosso Planeta, tambám chamada de a Oitava Esfera, é um campo de desintegração. É morada dos “fracassados” da Onda de Vida humana atual: seres humanos que perderam toda a capacidade de continuarem evoluindo nesse Esquema de Evolução (perderam todos os veículos e os Átomos-sementes) e aguardam um novo Dia de Manifestação de Deus.

As forças lunares ajudam a construir o Corpo Denso (Corpo Físico) com a densidade conveniente, por isso as emanações dela são cristalizantes.

A Lua exerce influência sobre a saúde, especialmente quando estamos aqui renascidos em Corpo do sexo feminino.

Ela serve de foco das forças Angélicas e, por isso a Lua está relacionada com os eventos: morte e o nascimento físico.

Para saber mais, assista a 195ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

195ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-1set24Termos-C.12-Evolução da Terra: Época Hiperbórea, os Anjos e a Lua

08/09 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – Evolução da Terra – A Época Lemúrica

Vamos entender o que os Ensinamentos Rosacruzes querem dizer sobre Época Lemúrica.

Só para relembrar: estamos falando do momento, nesse Esquema de Evolução, onde estamos na quarta Revolução do Período Terrestre no Globo D.

Como em todas as Épocas que já passamos, não devemos pensar que a Época Lemúrica durou apenas enquanto o Sol, por Precessão dos Equinócios, passou pelos Signos de Virgem, Leão e Câncer, um período de apenas seis mil e poucas centenas de anos (se usarmos como padrão as medidas de tempo atuais), longe disso; mas há as espirais dentro de espirais e Recapitulações ocorrem nas Épocas e em como somos compostos!

Como em todas as Épocas, a Época Lemúrica é dividida em três Eras: a Era de Libra, a Era de Virgem e a Era de Leão que, no tempo, apresentam essa sequência.

Assim, quando o Sol entrou no Signo de Libra, “a Balança”, por Precessão dos Equinócios, começamos a viver na Era de Libra da Época Lemúrica. Aqui o equilíbrio da razão nos deu um novo começo no Caminho de Evolução. Sob os cuidados dos Instrutores divinos, os pioneiros da nossa Onda de Vida, haviam avançados até o ponto em que, por causa da faculdade da razão, podiam ser totalmente responsáveis pelas Leis da Natureza e, assim, colher o que haviam semeado, para que pudessem aprender a lição da vida por meio da experiência real, para que pudessem ser capazes de raciocinar sobre a relação entre a causa e o efeito e, com o tempo, aprenderem a governar a si mesmos, a fim de progredir nesse Caminho de Evolução. A eles os Senhores da Mente deram o germe da Mente. Reparem bem: somente aos pioneiros, pois os demais já estavam atrasados!

Quando findou a Era de Libra, começou a Era de Virgem. O germe dos nossos atributos físicos, moral e mental (que precedeu o começo da evolução do nosso lado espiritual), começou nessa Era de Virgem. Portanto, pela passagem precessional do Sol através do Signo de Virgem, foi dado o primeiro impulso germinal para a possibilidade do nascimento da divindade dentro de nós.

E quando findou a Era de Virgem, começou a Era de Leão da Época Lemúrica. Pela primeira vez nos comportamos como uma única Raça, a Raça Lemúrica e, como tal exercitamos, ainda que primitivamente, as virtudes da força (usando os nossos desejos, emoções e sentimentos), do conhecimento (sentindo, ouvindo e distinguindo os sons da natureza; vendo a nós mesmos e aos outros internamente) e da beleza (ajudando a construir formas animais e mesmo as nossas formas humanas).

Como era a atmosfera do Planeta Terra na Época Lemúrica? Vamos relembrar que durante a Época Lemúrica fomos expulsos do Sol, então havia um calor interno e frio externo e o resultado foi a solidificação e cristalização,  a atmosfera era parecida com a névoa ígnea do Período Lunar, vivíamos nas partes mais duras, tínhamos os 4 Elementos da Natureza ativos: Ar, Água, Terra e Fogo e a atmosfera era muito densa com vapor de água.

Como era a crosta do Planeta Terra na Época Lemúrica? A crosta estava começando a endurecer. Haviam uitos vulcões e cataclismas, também existiam erupções ardentes que lutavam contra a formação da crosta.

Como era a vegetação na Época Lemúrica? Vivíamos sobre as partes mais duras e relativamente resfriadas Entre bosques gigantescos, nas densas vegetações para nos proteger do excessivo calor Havia ilhas da crosta dura, um mar de água em ebulição e erupções ardentes.

A Época Lemúrica foi uma Recapitulação do Período Lunar. O foco no desenvolvimento era o Corpo de Desejos. Construímos nosso primeiro Corpo de Desejos de matéria do Mundo do Desejo. Fomos auxiliados por 2 Hierarquias Criadoras:

-Os Senhores da Forma – os responsáveis por toda a evolução no Período Terrestre

-Os Arcanjos – especialistas em lidar com os materiais de Desejos

Como era nossa consciência e estrutura de veículos e Corpos? Nossa consciência era dirigida para dentro de nós mesmos. Tínhamos um nível de Consciência similar ao Sono com Sonhos. Isto é: percepção das coisas externas de maneira espiritual, percepção interna clara e racional, e parecia que tudo que víamos estava dentro de nós. Por isso que se diz que éramos ser humano-animal; tínhamos um Estado de Consciência semelhante à Onda de Vida animal atual. A Constituição de Corpos e Veículos era análoga aos dos animais atuais: Espírito Divino, Espírito de Vida, Espírito Humano, Corpo de Desejos, Corpo Vital e Corpo Denso. Somente para os pioneiros da Onda de Vida humana a constituição já atingira o que temos atualmente, ou seja; Espírito Divino, Espírito de Vida, Espírito Humano, Corpo de Desejos, Corpo Vital, Corpo Denso e o germe da Mente.

Como eram a propagação, nascimento e morte na Época Lemúrica? Os sexos foram separados: masculino (vontade) e feminino (imaginação). Motivo: construção dos dois órgãos de expressão da criação (pensamento e palavra): cérebro e laringe.

Tudo que se relacionava com a nossa propagação e com o nascimento: era executado sob a direção dos Anjos. Não conhecíamos a morte porque quando se inutilizava o corpo, entrávamos em outro. Agíamos inconscientes dessa saída e dessa entrada. Abandonar o nosso corpo era como: “a queda de uma folha seca de árvore, logo substituída por novo broto”

A linguagem era de sons análogos aos da natureza e algo Santo: cada som emitido tinha poder sobre os semelhantes, os animais e toda a natureza circundante. Construíamos e reconstruíamos continuamente a fauna e flora aos nosso redor. A preparação que fazemos hoje no Segundo Céu, quando desencarnados, aqui fazíamos durante o nosso renascimento.

Trouxemos muito dessa linguagem para hoje: onomatopeias: que são palavras que procuram reproduzir aproximadamente certos sons ou ruídos, vozes e rumores: “cabrum”, “cataplam”, “atchim” , “bué”, “chiar”, “clique”, “fonfom”, “pum” , “reco-reco”, “fiufiu”, “grunf”, “nham-nham”, “nheco-nheco”, “piupiu”, splash!! (to splash), salpicar de água; crack (to crack), quebrar, crash! (to crash), espatifar, squeeze, espremer, Sip, beber de pouquinho, Smack! caracterizar um beijo, Sniff-sniff (to sniff), cheirar e muitos outros!

Considerando a alimentação: houve a introdução de mais um tipo de alimento: vegetais, btido dos, então, estacionários animais, o “leite”então utilizado para desenvolver o Corpo de Desejos. É o significado da frase bíblica: “Abel era um pastor” (Gn 4, 2). Desejo por este alimento de mais fácil digestão: estímulo a nos esforçar, gradual evolução da nossa natureza de desejos, nossa constituição tornou-se semelhante aos atuais herbívoros.

Embora possuidores de uma natureza passional, éramos dóceis, não nos sentíamos induzidos a lutar. O Leite fresco quando ainda quente da ordenha é muito rico em Éter de Vida.

Sobre a nossa percepção do Corpo não sabíamos nada do nascimento do nosso Corpo Denso. Não podíamos vê-los externamente. Nem sabíamos que tínhamos um corpo (como hoje não percebemos que temos um estômago – só lembramos dele quando dói!). Não podíamos ver nada externamente.

Do meio para frente da Época Lemúrica começamos a produzir o sangue vermelho e quente. E o processo foi assim: até o início da Época Lemúrica, o Planeta Marte seguia uma órbita distinta da atual. A aura do Planeta Marte compenetrava o Planeta Terra polarizando o mineral ferro em todo o Planeta Terra, que é um metal marciano, resultado: todos os seres do Planeta Terra eram de sangue frio (heterotérmicos) ou a parte fluídica dos Corpos tinha a mesma temperatura que as rodeava.

Assim, no início da segunda e última metade da Época Lemúrica, a órbita de Marte foi alterada. Somente o Corpo de Desejos da Terra e de Marte ainda se compenetravam. Resultado: diminuiu a influência de Marte sobre o ferro. Obtivemos o sangue vermelho e quente: tornamo-nos homeotérmicos ou endotérmicos. Começamos a ter governo sobre o nosso corpo, através do sangue. Tornamos nosso Corpo Denso ereto.

O evento “A Queda do Homem” ocorreu na Época Lemúrica! Antes da “Queda do Homem”, estávamos sob a tutela dos Anjos. Convivíamos com Eles cotidianamente; vivíamos na Região Etérica do Mundo Físico. Os Anjos nos guiavam no que eles mais sabiam – lidar com os Éteres (Corpo Vital): fecundação propagação, vitalidade. Através dos Éteres nos ensinavam como construir os órgãos, tecidos, sistemas do nosso Corpo Denso, controlar a expressão física do amor do ser humano e guiá-lo, através das emoções, de um modo amoroso e inocente. Vivíamos no “Jardim do Éden”, traduzido como “Paraíso” para o grego. Simboliza quando vivíamos na Região Etérica do Mundo Físico. Era o nosso lar antes da “Queda”. Ainda na última parte da Época Lemúrica, reconhecíamo-nos como um descendente dos Deuses: um ser espiritual. Vivíamos em completa harmonia com os Anjos, animais e vegetais e em fraternidade uns com os outros. Éramos obedientes a tudo o que os Anjos nos mandavam fazer. Ignorávamos as Leis do Cosmos e os fatos relacionados com a Região Química do Mundo Físico, ensinavam-nos a arte, as Leis da Natureza e os fatos relacionados com o universo físico, frequentávamos escolas superiores de desenvolvimento do poder da Vontade e da Imaginação.

Com a separação dos sexos e o nosso foco cada vez mais na Região Química do Mundo Físico, um resultado óbvio dessas práticas constantes foi: perdíamos frequentemente nossos Corpos Densos. Quando renascidos como mulher era obscura consciência de que algo estranho acontecia. Ainda quando renascidos como mulher tínhamos consciência de que perdíamos o Corpo Denso, mas não conseguíamos avisar os renascidos como homem que estavam prestes a perdê-lo!

Os Espíritos Lucíferos ajudaram-nos a entender quando perdíamos o Corpo Denso (ou percebíamos alguém perder), ou seja, morrer aqui.

O ponto de contato foi quando estávamos renascidos como mulher, e os motivos foram vários; tínhamos como meios de percepção primitivos e como começava a nos intrigar certos eventos que pressentíamos ligeriamente: a imaginação, o foco no desenvolvimento de uma Memória Incipiente. Começávamos a desenvolver o sentimento do interesse, tentando usá-lo para explicarmos alguns eventos nada claros. Dentre eles o ficar intrigados com a certeza da perda dos Corpos Densos, mas com a impossibilidade de comunicar isso aos que estavam renascidos como homem.

Vamos, agora, falar da Hierarquia Criadora Arcanjos ou a Hierarquia Zodical de Capricórnio.

Na Bíblia são chamados de Arcanjos.

No Período Solar a Onda de Vida que estava atravessando o estágio “Humanidade” era a Onda de Vida dos Arcanjos, que começara a trabalhar com a Onda de Vida animal, que estava no seu estágio “mineral”.

Os Arcanjos têm como veículo inferior o Corpo de Desejos, portanto se tornaram especialistas em trabalhar com materiais do Mundo do Desejo.

São os responsáveis pela evolução da Onda de Vida dos animais.

Dentre as funções dos Arcanjos em que estamos mais próximos podemos citar:

-Espíritos de Raça

-Espíritos-Grupos da Onda de Vida animal

-Embaixadores na Terra dos Planetas do nosso Sistema Solar

Nas Regiões superiores do Mundo do Desejo existem entidades conhecidas com o nome de Arcanjos. Estes Seres excelsos foram humanos naquele tempo da história da Terra, em que nós éramos de constituição semelhante às plantas. Desde então avançamos dois passos através dos estudos de desenvolvimento animal e humano.

Os atuais Arcanjos também fizeram dois avanços em seu progresso: no primeiro deles foram semelhantes àquilo que são os Anjos atualmente. Seu Corpo mais denso, embora difira do nosso em forma,e seja feito de matéria de desejos, é usado por eles como um veículo de consciência do mesmo modo pelo qual usamos nosso Corpo. São operadores experimentados das forças do Mundo do Desejo e estas forças é que movem toda a sua ação. Portanto, os Arcanjos trabalham com a Humanidade industrial e politicamente, como árbitros do destino dos povos e nações.

Assim como há diversos graus de inteligência entre os seres humanos, também há entre os Seres superiores. Nem todos os Arcanjos estão preparados para guiarem aos seres humanos, mas visto os animais também terem uma natureza de desejos, estes graus inferiores de Arcanjos governam os animais como Espíritos-Grupo, se desenvolvendo assim, para alcançar maior capacidade.

Trabalham com os seres humanos e os animais, trabalhando para completar sua própria evolução.

Estão em atividade no Período Terrestre, ajudando-nos no desenvolvimento do nosso Corpo de Desejos.

O mais elevado Iniciado dentre todos os Arcanjos é Cristo. Foi o Arcanjo que aprendeu, no Período Solar, tudo que um Arcanjo deve aprender até o Período de Vulcano. Cristo alcançou a possibilidade de construir um Corpo com materiais das 3 Regiões mais inferiores do Mundo de Deus. Assim, assumiu o atributo de Deus-Filho, responsável por tudo o que tem a ver com Amor para todas as Ondas de Vida que necessitam de tais lições.

O veículo inferior de um Arcanjo é o Corpo de Desejos, mas Cristo, geralmente emprega o Espírito de Vida como veículo inferior. Notem: o Mundo do Espírito de Vida é o Mundo da Fraternidade, onde cessa toda a separatividade. É uma Hierarquia Criadora; é a Hierarquia Zodiacal de Capricórnio, é também uma Onda de Vida que começou sua evolução em algum Dia de Manifestação anterior ao presente.

Para saber mais, assista a 196ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

196ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-8set24-Termos Rosacruzes_C12_Evolução da Terra – A Época Lemúrica – os Arcanjos

15/09 – 17h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XII – A Evolução da Terra – Nascimento do Indivíduo

O primeiro Termo Rosacruz que estudaremos nesse texto é: “Personalidade.

Também chamamos a Personalidade de “Eu inferior”.

É o conjunto do nosso Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos.

Atualmente, na maioria das pessoas, também contém a “Mente inferior” ou “Mente concreta” – pois essa está contaminada pelos desejos, emoções e sentimentos inferiores.

Construímos uma nova Personalidade toda vez que renascemos nesse Mundo Físico.

Atualmente, a nossa Personalidade é a raiz do nosso sofrimento e das nossas dores, e isso é devido ao nosso ignorante modo de conduzir nossas faculdades. Como respondemos mais ao nosso Corpo de Desejos, caminhamos pelo próprio interesse e só caminhamos pelo dever quando nos bate o látego da necessidade. E é por isso que só amamos para sermos amados; amamos somente quando somos amados; achamos que temos que buscar a retribuição no amor; pois a Personlidade nos impede de entender que o amor é a própria recompensa!

E por que tudo isso? Porque pela Personalidade nós distorcemos o conceito do que é o Amor Crístico, o verdadeiro conceito da palavra “amor”, como Cristo nos ensinou – que é “o dar gera o receber”.

Assim, a Personalidade expressa o egoísmo, a busca do próprio interesse, sem levar em consideração os demais.

Frases típicas que demonstra que estamos “utilizando” a Personalidade atual para nos expressarmos: “mas todo mundo faz assim”; “se eu não fizer, outro fará e levará a vantagem”; “fiz para poder cuidar do meu filho, minha filha, meu pai, minha mãe, meu/minha…” ;“é apenas uma mentirinha que não fará mal a ninguém”.

O segundo Termo Rosacruz que estudaremos nesse texto é: “Individualidade.

Também chamamos a Individualidade de “Eu superior”.

É o conjunto do nosso: Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino.

Impulsiona-nos para viver uma vida de “reto pensar, reto sentir, reto agir”.

Por meio dela conseguimos vivenciar aqui o correto modo de amar, honrar e obedecer às Leis de Deus. Obedecemos à divina essência oculta em cada um de nós (que é a base da Fraternidade) – ou seja, vemos nossos irmãos e nossas irmãs, na sua essência – sem focar nos seus defeitos.

Com isso fica claro que uma das metas de todo Estudante Rosacruz ativo é tornar a Personalidade passiva – serva da nossa Individualidade, ou seja, o “Eu inferior” – a Personalidade – deve comprometer a amar, honrar e obedecer ao “Eu superior” – a Individualidade. A chave da nossa libertação está em seguir a nossa consciência individual, ou seja, a nossa Individualidade.

Devemos nos ligar ao nosso Cristo Interno – expressão da nossa Individualidade. Assim, servir amorosa e desinteressadamente – e o mais anônimo possível. Agir segundo a nossa consciência.

Como ainda somos imperfeitos e caímos nas ciladas da sua natureza inferior (expressão da Personalidade) – devemos “orar e vigiar” constantemente.

Se só existe um poder que é o poder de Deus, então temer o que? S. Paulo diz: “Se Deus é por nós, quem será contra nós.” (Rm 8:31)? Se só existe um poder que é o poder de Deus, então odiar por quê? Quem odeia é a Personalidade e não o “Eu superior”, a Individualidade.

O terceiro Termo Rosacruz que estudaremos nesse texto é: “Sete Mundos.

Cada um dos Mundos tem um grau, uma “medida” diferente, de vibração.

Estes Mundos não estão separados pelo espaço ou pela distância, como está a Terra dos demais Planetas.

São estados de matéria, de distinta densidade e vibração, tal como são os sólidos, os líquidos, os gases, e os Éteres do Mundo Físico.

Estes Mundos não são criados instantaneamente, no princípio de um Dia de Manifestação, nem duram até o fim dele. Deus vai diferenciando um Mundo após outro, conforme as necessidades do Esquema de Evolução.

O quarto Termo Rosacruz que estudaremos nesse texto é: “Mundo inferior.

Também chamado de Mundo Físico. É o Mundo mais denso no qual nós, seres humanos, podemos funcionar nesse atual Esquema de Evolução. Ele está compenetrado por todos os outros Mundos, que são mais sutis.

No Mundo Físico temos o Corpo Denso (Corpo Físico) – formado de material da Região Química – e o Corpo Vital – formado de material da Região Etérica.

O quinto Termo Rosacruz que estudaremos nesse texto é: “Mundos superiores.

Também chamados de Mundos internos. Vai desde o Mundo do Desejo até o Mundo de Deus. São os Mundos das causas.

Para a grande maioria dos seres humanos as faculdades espirituais estão adormecidas, portanto, não podem perceber o que se passa nesses Mundos superiores, pelo menos enquanto está na sua consciência de vigília.

Os Mundos superiores são criados em primeiro lugar para infundir a Vida na Forma. E assim começamos o nosso processo de Involução, até atingirmos o ponto de maior densidade, o nadir da materialidade. Desse ponto começa a Evolução para os Mundos superiores. Os Mundos mais densos, vão ficando despovoados. Quando um Mundo realizou o objetivo para o qual foi criado, Deus põe fim à sua existência. Os Mundos superiores são os últimos a serem terminados.

Para saber mais, assista a 197ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

197ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-15set24-Termos Rosacruzes_C12_Evolução da Terra-Nascimento do Indivíduo-Personalidade-Individualidade-Sete Mundos-Mundo inferior-Mundos superiores

22/09 – 17 h – Estudos do Estudo das Terminologias Rosacruzes – Cap. XII – A Evolução da Terra: Separação dos Sexos

Comecemos estudando o Termo Rosacruz: “Sexo”.

Nem sempre vivemos aqui no Mundo Físico por meio de sexos separados: ora masculino, ora feminino!

A separação dos sexos só se fez necessária aqui no Período Terrestre. E ainda aqui, somente quando alcançamos o Globo D, o mais denso do Período Terrestre, composto de material da Região Química do Mundo Físico. E, ainda, no Globo D, somente quando alcançamos a metade da quarta Revolução desse Período Terrestre. E mais ainda, quando alcançamos a Época Lemúrica, a terceira dentre as sete que estamos passando.

A partir de então, renascemos aqui alternadamente: num renascimento, renascemos por meio do sexo masculino e no próximo por meio do sexo feminino. Exceções poderão ocorrer; isso só quando atingirmos as Iniciações Menores.

E isso serve para:

1)Reproduzirmos, onde damos a chance a irmãos e irmãs que estão na fila, ávidos para renascer aqui e continuar a evolução deles, pois o baluarte da evolução é aqui, no Mundo Físico.

2)Garantir, por meio da reprodução, que no nosso próximo renascimento aqui, tenhamos condições de ter material para construir um Corpo Denso melhor do que o construímos aqui, pois se seguirmos a linhagem à frente seremos, um dia, filho do filho…do filho, do nosso filho ou filha atual.

3)Aprendermos tudo que precisamos, ora tendo a facilidade de manifestar a força criadora de Deus que conhecemos como Vontade (quando renascemos no sexo masculino), ora tendo a facilidade de manifestar a força criadora de Deus que conhecemos como Imaginação (quando renascemos no sexo feminino).

Para saber mais, assista a 198ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

198ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-22set24-Termos Rosacruzes_C12_ Evolução da Terra-Separação dos Sexos

29/09 – 17 h – Estudos das Terminologias Rosacruzes – Cap. XII – A Evolução da Terra: Influência de Marte e Elemento Químico Ferro

O primeiro Termo que vamos estudar hoje e fornecer informações que ajudam a compreender o seu significado esotérico segundo a Filosofia Rosacruz é: “Planeta Marte”.

No final da Época Hiperbórea, o Planeta Marte foi arrojado do Sol Central antes da Terra, e depois de Júpiter, como aprendemos pela Teoria Nebular.

Assim, o Planeta Marte é um dos 7 Planetas que fazem parte do nosso Sistema Solar.

Portanto, é o Corpo Denso esférico de um dos Sete gênios Planetários, também chamados de Sete Espíritos diante do Trono, como já aprendemos em Reuniões de Estudos anteriores.

Apesar das condições das Ondas de Vida que evoluem no Campo de Evolução do Planeta Marte serem um mistério, temos ligeiras informações sobre isso.

Podemos dizer que a vida de Marte é de natureza atrasada.

Como observado pelos astrônomos, Marte é cheio de “canais” (como se fossem vales de terra de profundidade, largura e comprimentos variáveis). O mistério é que esses canais mudam de direção, tamanho, formas ao longo do tempo. E isso intriga os astrônomos. Os Ensinamentos Rosacruzes afirmam que esses “canais” não são escavações na superfície do Planeta. Se fossem realmente “canais”, não poderiam estar mudando; são correntes que emanam dos polos de Marte, estão sujeitos a tais desvios.

São correntes semelhantes à que passavam sobre o nosso Planeta durante a Época Atlante. Temos, ainda, aqui no nosso Planeta Terra os resíduos dessas correntes da Época Atlante, que podem ser observados nas Aurora Boreal e Aurora Austral.

Na parte do Período Terrestre entre a diferenciação de Marte, no final da Época Hiperbórea e o começo da Época Lemúrica, até antes do evento “separação dos sexos”, Marte seguia uma órbita distinta da que agora percorre.

Sua aura (essa parte dos veículos sutis que se estende para fora do Planeta denso) compenetrava o Corpo do Planeta central.

O efeito da aura de Marte compenetrar a Terra naquele momento nesse Esquema de Evolução, resultava na polarização interna do elemento químico ferro, o que impedia que possuíssemos sangue vermelho quente.

Esotericamente falando, se aprendermos a responder às influências benéficas de Marte, tais influências nos impele a dirigir nossas energias por linhas de ação construtivas.

Sabemos que a nossa Terra é o único Planeta onde existe o problema do sexo, ou seja: o abuso da força sexual criadora via Corpo Denso (Corpo Físico), gerando os tipos de pecados que não podemos utilizar a “Doutrina do Perdão dos Pecados”, por ser este um pecado contra o Espírito Santo. Ou seja: temos que pagar por meio da purgação, traduzida em sofrimentos, dores e restrições.

Reconhecendo esse fato, Deus providenciou a força necessária para passarmos por essa experiência, na energia que Marte nos fornece.

É esse Planeta que nos ensina que é unicamente pelo uso apropriado de todas as forças sexuais criadoras do Corpo Denso e da Mente, que poderemos compreender que a “inocência não é virtude e que o ser humano é aquilo que ele conquistou”. Ou seja; que podemos de fato evoluir quando estamos renascidos aqui, no “Mundo Físico, o baluarte da evolução”.

Vamos agora, detalhar o segundo termo escolhido hoje: o elemento químico Ferro.

O ferro é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atômica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido.

Hoje o ferro é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre e, entre os metais, somente o alumínio é mais abundante.

Aqui o que nos interessa é o tipo de Ferro heme, ou seja, a forma orgânica dele, presente na hemoglobina dos eritrócitos do sangue.

O elemento químico Ferro é um metal Marciano.

Como dissemos antes até o começo da Época Lemúrica, até antes do evento “separação dos sexos”, Marte seguia uma órbita distinta da que agora percorre. Sua aura (essa parte dos veículos sutis que se estende para fora do Planeta denso) compenetrava o Corpo do Planeta central polarizando internamente o ferro, o que impedia que possuíssemos sangue vermelho quente.

Já no início da Época Lemúrica as órbitas de Marte e da Terra tinham se modificado tanto que a influência de Marte sobre o ferro na Terra foi diminuindo, ao ponto em que o Espírito Planetário de Marte, finalmente, retirou o restante desta influência e, a partir daí, o ferro ficou disponível para o uso em nosso Planeta.

E a partir daí é que as Hierarquias Criadoras foram nos ajudando a combinar a hemoglobina, que é um tipo de proteína presente nos eritrócitos do sangue (que era frio) com o elemento químico ferro, na forma de ferro heme, formando a Hemoglobina com estrutura quaternária, que temos hoje tornando o sangue da cor vermelho intenso e produtor de calor. Ou seja: um sangue vermelho e quente.

Com isso, tivemos grandes resultados e grandes conquistas. Vamos elencar dois imediatos naquela Época:

-Nós, o Ego – um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui – conseguir entrar no nosso Corpo e governá-lo de dentro, pois o “sangue é o veículo do Ego”.

-E, com esse controle, também conseguimos tornar o nosso Corpo Denso ereto, a fim de facilitar o movimento dele naquele ambiente hostil da Época Lemúrica, escapando do fogo, dos precipícios e de outros acidentes geográficos terríveis que existiam nessa época aqui na Terra.

Já na Época que estamos, a Época Ária, quando mudamos de atmosfera e tivemos que construir os pulmões, vejamos a imensa importância do Ferro nas trocas gasosas que ocorre nos nossos pulmões.

Hoje o elemento Ferro participa de várias combinações no nosso Corpo Denso, pois é um importante elemento biológico. A mais importante é a que envolve a hemoglobina e a mioglobina.

Vamos ver isso, em um esquema resumido, como fazemos hoje: a hemoglobina transporta oxigênio, O2. A hemoglobina localiza-se dentro de células chamadas hemácias ou glóbulos vermelhos, células essas constituintes do sangue.

Ou seja: o ferro participa do transporte de oxigênio do ambiente para os tecidos. O oxigênio é ligado a uma molécula contendo ferro, seja como parte da hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos, ou como parte da mioglobina como facilitadora da difusão do oxigênio nos tecidos.

Para saber mais, assista a 199ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

199ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-29set24-Termos Rosacruzes_C12_ Evolução da Terra-Influência de Marte-Elemento Químico Ferro

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Setembro:

A “Teia do Destino” que todos nós estamos envolvidos, saibamos ou não!

Construímos nossa “Teia do Destino” (onde iremos renascer, família, amigos, relacionamentos pessoais, principais eventos na vida seguinte) lá no Terceiro Céu com a ajuda de Grandes e Exaltados Seres, os Anjos do Destino, ou Anjos Relatores, “que estão acima de todo erro e dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento”.

Há muitos outros Grandes e Exaltados Seres, de sublime espiritualidade e superlativa sabedoria, ajudando nesse Esquema de Evolução a todos os seres que estão evoluindo.

Esses Seres e Seus Agentes administram todas as coisas com uma sabedoria que, infelizmente, foge à compreensão de nossas Mentes limitadas.

Todo o trabalho desses administradores invisíveis, faz com que todos nós aprendamos as lições que temos que aprender (quando insistimos em não aprender no “tempo programado”, a classificamos como “dívidas adquiridas em vidas passadas e que deverão ser pagas aqui”).

E, muitas vezes, esse “pagamento” é feito por meio de doenças, de sofrimentos, dores, tristezas, amarguras, e limitaçõe. Temos que colher o que nós mesmos plantamos no passado ou, o que é impossível, a Lei de Consequência não se aplica.

Para nos aliviar, devemos parar de “gerar mais dívidas” (ou seja: aprender as lições no tempo em que ela nos apresenta, pois esse é o melhor momento de se aprender na nossa vida). E isso implica mudarmos nossa maneira de viver, de ser, de tratar nossos irmãos, nossas irmãs, todas as Ondas de Vida com quem evoluímos, e não violando mais as Leis de Deus.

Aqui no Mundo Físico estamos de passagem mais uma vez; viemos para adquirir mais e mais experiências, e convivermos bem com todos que cruzarem nossos caminhos.

Sigamos os ricos e maravilhosos Ensinamentos do Cristo, o Regente do nosso Planeta Terra, Grande Iniciado do Período Solar; só assim vale a pena viver aqui!

Deus, infinitamente sábio e misericordioso, jamais castiga ou massacra alguém. Seu Plano Divino é perfeito!

Os planos de Deus não são fatalistas, apenas devemos pagar pelos nossos erros, por infringirmos Suas Leis.

Está em nossas mãos crescer espiritualmente, estando passo a passo com esses Caminhos de Evolução!.

As Ondas de Vida que temos mais interações e que começaram a evolução nesse Dia de Manifestação

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que Deus, nesse Grande Dia de Manifestação que, para nós, começou no Período de Saturno criou muitas e muitas Ondas de Vida, e muitas outras se desenvolvem nesse Esquema de Evolução. No entanto, nós, Onda de Vida humana, estamos trabalhando, diretamente, somente com três Ondas de Vida: a animal, a vegetal e a mineral.

A Onda de Vida mineral começou sua evolução nesse Período Terrestre. Atualmente, seus seres dispõem somente de Corpo Denso. Ao não possuir Corpo Vital não podem crescer, propagar-se ou mostrar vida sensível. Unicamente o Éter mais inferior dos quatro, o Químico, está ativo nos minerais. Sua inércia é devida, então, a carência de veículos vitais. Somente o raio mais potente e espiritual pode tentar penetrar o assento de consciência da Onda de Vida que anima o Reino Mineral e, portanto, encontramos nas alturas das montanhas o raio azul do Pai que se reflete nas áridas ladeiras e como nuvem suspendida nos cânions.

Quando uma Onda de Vida surge ao nascer da evolução e incrusta-se na forma mineral, essa é imediatamente presa por uma Onda de Vida ligeiramente mais elevada, o que torna os cristais minerais desintegrados, e os adota aos seus próprios fins como cristaloides e os assimila como parte de uma forma do vegetal.

Assim, se não existissem minerais sobre os quais se agarrassem e se prendesse a Onda de Vida vegetal, desintegrando-os e transformando-os, a vida das plantas seria impossível.

A Onda de Vida vegetal começou sua evolução no Período Lunar. Atualmente, seus seres dispõem de Corpo Denso e de Corpo Vital. Ao possuir Corpo Vital pode crescer pela ação do Éter Químico e propagar a sua espécie mediante a atividade do Éter de Vida do Corpo Vital separado que possui. O Éter de Luz também está presente, embora parte latente, e falta o Éter Refletor, por completo. Portanto, é óbvio que as faculdades sensoriais e a memória, que são qualidades desses Éteres, não podem ser expressas pelo Reino Vegetal.

A Onda de Vida animal iniciou sua atividade no início do Período Solar. Os animais possuem Corpos Denso, Vital e de Desejos, com faculdade de movimento, crescimento, propagação e percepção sensorial. No Corpo Vital dos animais os Éteres Químico, de Vida e Luminoso estão dinamicamente ativos. No Reino Animal, os três raios do Pai, do Filho e do Espírito Santo são absorvidos, mas o do Espírito Santo dá cor ao sangue e à carne. A mistura de azul e vermelho é evidenciada no sangue roxo.

As forças dos vegetais (as plantas) são utilizadas por muitas espécies de animais:  inicialmente são mastigadas por eles até formar uma pasta, a qual, em seguida, é ingerida, servindo de alimento à Onda de Vida animal. Se não existissem plantas, os animais não poderiam existir.

E nisso tudo aprendemos que não existe outra vida no Universo além da Vida de Deus; e “n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”. Sua Vida anima tudo que existe e por isso é fácil compreender que, quando tiramos uma vida, estamos destruindo uma forma de vida que foi criada por Deus para Sua manifestação. Os animais inferiores são Espíritos em evolução (é a Onda de Vida dos animais) e têm sensibilidade. O desejo de experiência de cada um deles é que os faz construir suas várias formas; e quando as destruímos, privámo-los da oportunidade de obter essa experiência. Retardamos sua evolução, em vez de ajudá-lo, e chegará o dia em que sentiremos profunda repugnância ante o pensamento de converter nossos estômagos em cemitério de cadáveres dos animais assassinados. Com certeza, um dia todos os verdadeiros Cristãos se absterão de comer carne animal por pura compaixão, e compreenderão que toda vida é a Vida de Deus e que é errado causar sofrimento a qualquer ser sensível. Mesmo porque, sem isso não tem como construir um Corpo-Alma o suficiente para servir conscientemente nos Mundos espirituais, também!!

O que acontece quando aceitamos as “verdades espirituais”?

O que nos ocorre quando aceitamos que a consciência divina se expressa individualmente em nós, pois sabemos que o “Reino de Deus” está dentro de cada um de nós?

Primeiro precisamos ter plena consciência do que são verdades espirituais, vivenciá-las e colocá-las em prática. Como fazemos isso?

Na Fraternidade Rosacruz, uma Escola Filosófica Cristã, nos dá o Caminho para esse conhecimento com segurança, passo a passo.

Afinal os Ensinamentos Rosacruzes visam correlacionar fatos científicos com verdades espirituais: satisfaz o nosso intelecto, a fim de que o nosso Coração possa crer naquilo que o intelecto haja sancionado!

Aos poucos, conhecendo essas verdades (dando chances de início, “prováveis” se tornarem “provadas”) aceitando-as, elas vão fazendo parte do nosso caráter, do nosso modo de ser e de viver.

Aquele que tem plena consciência das verdades espirituais, começa a ver o mundo e as pessoas à sua volta de um modo bem diferente. Vê em tudo o Poder, o Amor e o Reino de Deus em ação.

Vê e compreende a ação de Deus, de tudo o que chamamos de mal, sendo transmutado em bem, aliás passa a ver o bem em tudo e em todos.

Aquele que crê, que tem fé, que estuda, medita, vivencia os Ensinamentos Rosacruzes, perde o medo de tudo o que é externo (micróbios, feitiços, animais peçonhentos, ameaças de catástrofes, assaltos, acidentes, e até inveja, cobiça, medo, traição), tem confiança em si mesmo e em Deus.

Sente que Deus é Pai, criador, sustentador e aperfeiçoador de todo o Esquema de Evolução, em cujo Corpo, vive, se move e tem o seu ser.

Na abundância ou privação, estando enfermo ou com saúde, empregado ou desempregado, em quaisquer circunstâncias, se sente ancorado na Presença e no Poder de Deus; enfim, medo já não faz parte de seu vocabulário.

Acreditando e vivendo as verdades espirituais, vivendo os Ensinamentos de Cristo, a pessoa se sente totalmente segura, não necessita e não quer ser dependente de ninguém, controla seus pensamentos, seus desejos, suas emoções, vive em paz de espírito e tranquila.

Desejo de fama, poder, riqueza, ter mais e mais coisas materiais, já não fazem mais parte da vida dessa pessoa. Deseja, sim, é crescer espiritualmente.

As verdades espirituais em nós, em nosso interior, são transformadoras.

O Tempo de Deus

Sempre ouvimos e, também, dizemos: “Tudo é no tempo de Deus”, “O tempo de Deus é perfeito”, “Deus faz coisas perfeitas, de forma perfeita”, etc., etc.

Mas esperamos pelo “tempo de Deus”?

Sabemos ter paciência? Mesmo sabendo que a paciência é uma virtude?

O Estudante Rosacruz sempre encontra na paciência uma grande e dura prova.

Muitos estão no Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz (que o inicia em trilhar o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz) e já querem fazer o Curso de Astrologia Rosacruz, ou o Curso de Ensinamentos Bíblicos Rosacruz ou, ainda pior, o Curso Suplementar de Filosofia Rosacruz; às vezes, todos ao mesmo tempo! Difícil compreender que são “cursos de formação”, onde há dependências fortes entre o anterior e o posterior e onde o foco, o objetivo não é um “diploma”, um “certificado” e nem qualquer outra “coisa” externa, mas sim, o próprio Estudante Rosacruz aprender (“de cor e salteado”) as Terminologias Rosacruzes, como elas se encandeiam, qual é conceito de cada uma, e como tudo se encaixa para explicar os mistérios da vida e da morte aqui e em quaisquer outros Mundos!

Se na “Escola” que frequentamos para adquirir conhecimentos básicos de português, matemática, geografia, história, etc. temos que obedecer a uma sequência que vai do ensino fundamental, médio, faculdade, senão não aprendemos nada e fazemos a maior confusão, imagine quando se trata de Ensinamentos Espirituais de altíssimo valor, e que exige de cada um de nós “veículos preparados” que, na maior parte das vezes, nem temos prontos!

Hoje em que tudo acontece muito rápido, se sabe das notícias muito rápido também, todos querem tudo na hora, e como dizem: “prá ontem”.

Está cada vez mais difícil esperar pelo “tempo de Deus”.

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova, no livro do tempo, ou seja, devemos aprender a viver bem, um dia de cada vez, certos de que há um Deus-Pai a nos guiar, a nos ajudar, a nos encaminhar.

Nos Estudos Bíblicos Rosacruzes focando nessa passagem do Livro de Eclesiastes (3:1): “Há um tempo para cada coisa debaixo do sol; tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver, de morrer…”.

Devemos aprender a acalmar nossa Mente e o nosso Coração.

As coisas de Deus não acontecem no nosso tempo, mas sim no tempo d’Ele, na hora certa, na medida certa, como deve ser para cada um de nós.

Tudo dá certo da forma que combinamos lá no Terceiro Céu; façamos então a nossa parte muito bem-feita, com calma, confiantes em Deus.

Até a criação do mundo, perfeita como foi, não foi num único dia!

Por que não aprendemos a entender e esperar pelo “tempo de Deus”?

Deus não nos dá a resposta quando a queremos, mas sim quando estamos prontos para ouvi-la, para entendê-la.

Até a Natureza (que é Deus em manifestação) é calma, tranquila, não dá saltos, respeita cada momento.

Com confiança em Deus, no Seu tempo, fica tudo mais fácil.

O “tempo de Deus” é diferente do tempo cronológico, do tempo terrestre, do nosso tempo: “Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia” (IIPe 3:8).

A paciência, essa virtude, a espera pelo “tempo de Deus”, se bem cultivada, nos levará a alcançar outras qualidades espirituais.

Esperemos e confiemos no “tempo de Deus”!

Mundo liberto das paixões e do orgulho intelectual

Se ponderarmos sobre as carências humanas e paralelamente avaliarmos o que a Filosofia Rosacruz pode oferecer a cada indivíduo em termos de realização integral, admitiremos indubitavelmente, a missão transcendental a ser cumprida pela Fraternidade Rosacruz em um futuro não muito distante.

Que privilégio maravilhoso, o de penetrarmos no âmago, nas raízes mais profundas dos problemas humanos, identificando-lhes as causas e apontando as soluções! À medida que nos aproximamos da Era de Aquário, notamos aumentar o número de pessoas desejosas de conhecer verdades mais amplas. Insatisfeitas com as migalhas atiradas pelo mundo, desiludidas com o materialismo e ortodoxíssimo religioso, aspiram ansiosamente por um mundo novo. Mundo liberto das paixões e do orgulho intelectual, dos preconceitos anacrônicos e dos “ismos” cristalizantes.

Este é o mundo do futuro. Sua construção já foi iniciada. Seus alicerces já foram fincados. Falta erigir a Obra. A Fraternidade Rosacruz tem elaborado efetivamente este trabalho, tornando-se um dos arautos de uma Humanidade renovada. Desde a sua fundação não tem sido outra a sua meta.

Dediquemos-lhe uma parcela de nossas energias! Boa vontade é o requisito necessário! A Fraternidade Rosacruz espera contar com um mínimo de nosso empenho, retribuindo-nos com a suprema oportunidade de colaborar na construção de um mundo melhor.

******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais? É só acessar aqui:

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudante Rosacruzes

1. Pergunta: Se todo o desenvolvimento espiritual nosso começa no Corpo Vital, então, somente estando renascido aqui na Região Química do Mundo Físico é que temos a oportunidade de nos desenvolvermos espiritualmente (Digo isto, porque quando estamos vivendo nos Mundos espirituais, entre renascimentos, não temos o Corpo Vital)?

Resposta:  Com certeza! Aqui é o baluarte da evolução. Se estamos renascidos, como agora, estamos na fase de “aprender e crescer” espiritualmente. Porque, quando estamos vivendo nos Mundos espirituais, estamos na fase de “assimilar e nos preparar” para o próximo renascimento.

2.Pergunta: A vítima de assassinato fica num estado de coma até o tempo em que a morte natural devia ocorrer?

Resposta: O estado que a vítima de assassinato fica é de uma inércia letárgica, que é um pouco diferente do conceito que utilizamos para o estado de coma atualmente, pois a palavra coma é utilizada no sentido de um estado de inconsciência do qual a pessoa não pode ser despertada; sendo que a manutenção da consciência depende de dois componentes neurológicos importantes: o córtex, a matéria cinzenta cerebral da camada mais externa do cérebro, e o sistema de ativação reticular ascendente. Veja que a vítima do assassinato já não tem mais essas partes do corpo para que possa ser trabalhada a fim de se atingir o estado de coma.

3.Pergunta: Por que alguns “mestres” hindus, que têm bastante conhecimento espiritual e inclusive parecem conhecer a Memória da Natureza (que chamam de Registros Akáshicos), dizem que algumas pessoas renascem alguns dias após a morte do corpo físico, quando viveram tudo o que deveriam viver e morreram de forma pacífica?

Resposta: Para um irmão e uma irmã que não alcançou o estágio de Iniciações dos Mistérios Maiores (Iniciações Cristãs) é impossível “renascer alguns dias após a morte do corpo físico”. Lembrando que as Escolas Orientais Ocultistas têm como objetivo levar o seu Estudante a atingir o nadir da materialidade, evento que nós – que renascemos no ocidente – já atingimos na Época Atlante. Os Ensinamentos espirituais que os irmãos e as irmãs das Escolas Orientais estão aprendendo agora são aqueles que tínhamos até a Época Atlante.

4. Cristo também é o Espírito planetário dos outros Planetas, como é da Terra?

Resposta: Não. Além do Planeta Terra, ele é o Regente do Sol.

5.Pergunta: Quanto tempo dura o Corpo Vital, depois que o corpo físico morre? Ele não persiste até a desintegração total do Corpo Denso, dissolvendo-se conforme o corpo material se dissolve? Se é assim, porque Max Heindel cita o caso — em “Filosofia Rosacruz em perguntas e respostas”, volume 2, pergunta 57 — de um homem que havia morrido há 20 anos e podia, pela união entre os Corpos Vital e de Desejos, manifestar-se facilmente?

Resposta: O tempo de decomposição do Corpo Vital depois da morte do Corpo Denso (rompimento do Cordão Prateado na união dos dois “6”) depende muito da sua composição na última vida. Quanto mais Éter Químico e de Vida ele tiver e, consequentemente, menos Éter Luminoso e Refletor, mais ele demorará se desintegrar. Eis porque o cemitério é um ambiente horrível para quem tem a visão etérica.

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.

Nessas datas, às 18h30, os Estudantes Rosacruzes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar, ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o Serviço de Cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.

Datas de Cura em Outubro: 2, 10, 16, 22 e 29

“Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim.

No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!”.

Jo 16:33

*Se você está doente e entende que precisa de ajuda, recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas. O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA. As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-la, comece por oficiar o Ritual Devocional do Serviço de Cura nas Datas de Cura.

As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Artigos Publicados: Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas

Pergunta: A Alma de uma mulher é masculina e a Alma de um homem feminina?
Pergunta: A cada fase que surge, o ser humano vê-se a frente com um novo elemento, ao qual deve adaptar-se. Como se manifesta esse elemento nos dias atuais e quais suas implicações futuras?
Pergunta: A consciência é a voz de Deus ou a do nosso Anjo Guardião?
Pergunta: A Cremação do nosso Corpo Denso, depois da morte, afeta de alguma forma a nossa evolução, resultado de mais uma vida aqui recém findada?
Pergunta: A crença nas sereias tem algum fundamento? Se tiver, qual a sua origem? Qual o propósito da sua existência?
Pergunta: A criança não herda o sangue e o Sistema Nervoso dela dos pais? Se assim for, não herdará as doenças e os distúrbios nervosos também?
Pergunta: A Doação da Glândula Pituitária após a morte causa prejuízo à evolução do Ego?
Pergunta: A doença é uma manifestação de ignorância, mas como a doença colabora para o maior ou menor crescimento anímico?
Pergunta: A eletricidade é estritamente física e o processo mencionado na Bíblia como a “segunda morte” pode ser compreendido mais facilmente sob esse ponto de vista?
Pergunta: A enfermidade e saúde são problemas de vibração e ritmos variados? Uma doença pode ser curada mudando o seu ritmo?
Pergunta: A experiência adquirida em cada renascimento é registrada separadamente e acrescentada as anteriores ou mais ou menos inconscientemente absorvida no próximo renascimento?
Pergunta: A Experiência Purgatorial do Ego é Contínua desde a gravação do Panorama de Vida na sua morte até o Seu Nascimento?
Pergunta: A Filosofia Rosacruz oferece um ensinamento específico relativo à educação das crianças?
Pergunta: A Fraternidade Rosacruz concorda com a pena capital? Se assim for, expliquem as razões. Quando um ser humano é executado, a Lei da Mortalidade Infantil incidirá sobre ele na próxima vida e ele morrerá na infância como acontece com as vítimas de acidentes?
Pergunta: A Fraternidade Rosacruz fala de Escolas de Ocultismo Orientais e Ocidentais. As Escolas Ocidentais são mais avançadas? Por quê?
Pergunta: A Inalação da queima de Incenso pode prejudicar o Desenvolvimento Espiritual?
Pergunta: A minha dúvida basicamente é como acontece estas evoluções no tempo e no espaço?
Pergunta: A que raio pertence a Fraternidade Rosacruz? Pois lemos no “CONCEITO”: “Todas as escolas ocultas pertencem a um dos sete raios planetários, e as pessoas só podem ingressar na escola a cujo raio pertencem”. Isso significa que quem quiser ingressar nela e não pertencer ao mesmo raio será rejeitado? A compreensão deste ponto torna-se ainda mais difícil devido à declaração, creio eu nos livros de Astrologia, de que nossa Estrela-Pai não é conhecida até a última Iniciação.
Pergunta: A Terra passa por ciclos de alternância. Esses encontram alguma correspondência no ser humano?
Pergunta: Abraçar pessoas que não conhecemos tem o risco de “sugar” nossa energia? Interligação entre Corpo Denso e Vital vai afrouxando naturalmente?
Pergunta: Afinal, sofremos duas vezes pelo mesmo erro: no Purgatório e pagando aqui um Destino Maduro?
Pergunta: Algumas deficiências tais como visual e auditiva produzem algum efeito final sobre os veículos internos e respectivos Átomos-sementes? O que ocorre com o indivíduo nessas condições depois da morte?
Pergunta: Aqueles que estão passando, agora, para o Além voltarão a renascer antes da Era de Pergunta: Aquário? Se eles têm lições a aprender para se tornarem capazes de viver naquela Era, voltarão para aprender?
Pergunta: Aqueles que morrem agora, tornam a renascer antes da Era de Pergunta: Aquário?
Pergunta: Aqueles que se retiraram da vida terrena ficam vigiando e protegendo os que ficaram? Por exemplo, cuidarão as mães dos seus filhos pequenos ou até dos maiores?
Pergunta: As almas que passaram pelo Purgatório, pelo Primeiro, Segundo e Terceiro Céus voltam a renascer nesta Terra, ou dirigem-se para outras esferas?
Pergunta: As Bombas Atômicas e de Hidrogênio afetam as substâncias mais sutis (suprafísicas)?
Pergunta: As condições atuais são também passageiras?
Pergunta: As pessoas podem absorverem, como vampiros, a minha força?
Pergunta: As pessoas que estão no Mundo do Desejo ou Região Etérica veem o Sol tal como o vemos? Essas regiões não acompanham a rotação da Terra como sua atmosfera? Então, por que não há ali dia e noite?
Pergunta: Cada Nascimento é uma Nova Vida? Que acontece com a vida dessa forma?
Pergunta: Como alguém pode evitar ser obsidiado?
Pergunta: Como Demonstrar Experiências Psíquicas?
Pergunta: Como devemos concentrar-nos para ajudar os que estão no outro mundo? Será permanecendo em silêncio e enviando-lhes pensamentos amorosos e de ajuda?
Pergunta: Como é vista o uso de adereços pela Fraternidade Rosacruz?
Pergunta: Como educar crianças “difíceis”?
Pergunta: Como está relacionado o nascimento de Jesus Cristo com o celibato e a imaculada concepção?
Pergunta: Como explicam o fato de uma criança herdar tão frequentemente as características negativas dos pais?
Pergunta: Como nós na Época Lemúrica podíamos executar nossas atividades se não tínhamos olhos, e não podíamos ver o mundo ao nosso redor?
Pergunta: Como o avarento, o alcoólatra, o libertino e pessoas similares vivem no Mundo do Desejo depois que morrem aqui?
Pergunta: Como o corpo de Jesus pôde ser dispersado pelas forças vibratórias do Espírito de Cristo após Sua saída e como os átomos poderiam ter saído do túmulo uma vez que esse estava selado?
Pergunta: Como ocorre a evolução dos insetos e répteis?
Pergunta: Como os chamados mortos se apresentam em relação às suas roupas externas?
Pergunta: Como os registros na Memória da Natureza aparecem à visão espiritual? Pergunta: Como os atos da vida anterior de uma pessoa são representados?
Pergunta: Como pode ser conquistada a Clarividência Voluntária?
Pergunta: Como podemos caminhar na Luz? Significa isto que temos comunhão com o Cristo, ou uma pessoa com outra, ou a temos com o Cristo e simultaneamente com outras pessoas? Significará que todas as pessoas, caminhando na Luz, receberão iluminação?
Pergunta: Como podemos compreender o que seja o Mundo do Desejo?
Pergunta: Como podemos conciliar o terrível sofrimento e tortura dos animais com a justiça de Deus? Qual será o destino daqueles que maltratam hoje os animais?
Pergunta: Como podemos orar ou se dirigir a Saturno quando ele é o Astro Regente, causando problemas e tristezas?
Pergunta: Como podemos saber que o renascimento é realmente um fato? Não será possível que aqueles que afirmam isso estejam sofrendo de alucinações?
Pergunta: Como poderão ser despertados os órgãos de percepção espiritual (dos Mundos invisíveis)?
Pergunta: Como posso entender a diferença entre a Clarividência voluntária e o Espírito de Controle? Qual é a sensação que cada um desses dois tipos produz?
Pergunta: Como se determina o sexo antes de renascer aqui?
Pergunta: Como se explica que alguém que expie todos os pecados no Purgatório deva, no renascimento seguinte, devido à Lei de Causa e Efeito, sofrer novamente pelos pecados de uma vida anterior?
Pergunta: Como se inicia a formação de um veículo capaz de manifestar nos Mundos invisíveis?
Pergunta: Como serão os atrasados e os pioneiros na Sexta Época, a Nova Galileia? Os atrasados estarão no mesmo campo de evolução dos pioneiros?
Pergunta: Como um Iniciado pode criar um novo Corpo adulto, pronto para ser usado, antes de abandonar o antigo?
Pergunta: Como um Pergunta: Iniciado cura o doente? Pela invocação de um poder superior ou por sua própria concentração? Há alguma diferença entre os dois métodos? Se houver, qual é?
Pergunta: Com que poder S. Pedro ressuscitou Dorcas dentre os Mortos?
Pergunta: Como você explica sobre as más formações que, algumas vezes, encontramos na vida das plantas, já que a Onda de Vida que compõe esse Reino não tem a vontade própria?
Pergunta: Conhecem vocês algum lugar onde uma pessoa possa viver essa vida tão bela, simples e inofensiva que recomendam?
Pergunta: Conservamos o mesmo temperamento durante todas as nossas vidas?
Pergunta: Consideram autênticas as profecias de “Mother Shipton”?
Pergunta: Consideram errado tentar curar um mau hábito como, por exemplo, o alcoolismo, por meio do hipnotismo?
Pergunta: Creem os Rosacruzes em uma Vida Depois da Morte? Por quê?
Pergunta: Creem os Rosacruzes no Renascimento e na Lei de Consequência? Por quê?
Pergunta: Crianças que morrem ainda no período da infância retornam às mesmas condições da vida anterior, já que renascem entre 1 e 20 anos?
Pergunta: De acordo com a Bíblia, apenas o ser humano recebeu uma alma. Então, por que você diz que os animais têm um Espírito-Grupo?
Pergunta: De acordo com o que li, é possível reproduzir os vários estados místicos, por meio de drogas; como pode o Aspirante à vida superior separar o verdadeiro do falso? Como distinguir entre iluminação espiritual e intoxicação psíquica?
Pergunta: De que forma nos ajudará na vida após a morte se cultivarmos a Clarividência na vida presente?
Pergunta: Depois de Max Heindel, a Ordem Rosacruz acaso fez nova revelação ao Mundo?
Pergunta: Desde que comecei a estudar os Ensinamentos Rosacruzes e estou tentando viver uma vida melhor, parece que os problemas e as dificuldades desabaram sobre mim de uma maneira que nunca experimentei antes, e parece que aqueles que estão mais próximos de mim, por parentesco, são os que particularmente me põem à prova. Às vezes, sinto que estou crescendo espiritualmente, outras vezes parece que a vida é um fracasso. Qual é a situação real, e qual é a razão dessas provações?
Pergunta: Devemos procurar tratamento em casos de doenças tidas como incuráveis?
Pergunta: Diz-se que quando o “Filho do Homem” é mencionado no Novo Testamento, esta referência se dirige ao Espírito Solar. Adoradores do Sol foram considerados idólatras. Nós também seríamos considerados como tais?
Pergunta: Do ponto de vista oculto, é justo ou injusto deixar morrer um menino com deficiências, como se fez no caso Bollinger? Por favor, nos dê sua opinião sobre o assunto.
Pergunta: Durante o embalsamamento, o sangue é retirado do corpo ainda quente e um fluído é inoculado dentro das artérias. Qual o efeito dessa operação?
Pergunta: Durante o período de tratamento de um paciente, podemos eliminar as vibrações da enfermidade de modo que elas não voltem depois do término desse tratamento?
Pergunta: Durante o sono entramos em contato com parentes e amigos que morreram há já vinte anos, ou isto não passa da ação da memória?
Pergunta: Durante uma fase de tratamento, podemos destruir as vibrações da enfermidade para que elas não voltem depois desse tratamento ter terminado?
Pergunta: É absolutamente necessário viver uma vida de ascetismo para evoluir espiritualmente e desenvolver os poderes psíquicos?
Pergunta: É correto afirmar-se que a Epigênese, neste caso, ocorre no Segundo Céu, e que o trabalho feito pelo Ego, no útero, não passa, na verdade, apenas de uma repetição?
Pergunta: É errado primos de primeiro, segundo ou terceiro graus se casarem e, em caso afirmativo, por quê?
Pergunta: É lícito a um médico permitir a morte de uma criança, que tem debilidades mentais ou que é portador de deficiências físicas, quando uma cirurgia poderia evitar sua morte? A criança que tem debilidades mentais haure alguma experiência em sua vida? O Ego tem consciência das suas deficiências físicas e ou mentais durante uma encarnação e poderá aprender dessa experiência? Podemos classificar a loucura ou insanidade como uma doença hereditária?
Pergunta: É possível cultivar a Clarividência pelo uso de drogas, pela observação de cristais ou exercícios respiratórios e, esses métodos não trazem resultados mais rápidos do que os métodos que você advoga?
Pergunta: É possível Egos da onda de vida humana reencarnar em corpos de animais?
Pergunta: É possível espiritualizar nossos lares, abençoando-os?
Pergunta: É possível para uma mãe que passou ao Mundo invisível ajudar seus filhos direta ou indiretamente? Ela materializa mãos carnais para isso, ou recorre a outros meios para ajudá-los?
Pergunta: É possível que a Raça humana seja destruída por ela mesma, através de uma guerra ou outra forma qualquer e, por causa disso, parar ou retardar o processo evolutivo?
Pergunta: É possível que imediatamente depois de morrer já termos a consciência para funcionar nos Mundos suprafísicos?
Pergunta: É possível ser Iniciado em outro plano sem passar antes por uma Iniciação correspondente no plano físico? Nesse caso, a lembrança da Iniciação, no primeiro despertar, seria uma indicação que essa se realizou, ou isso não passaria de um sonho?
Pergunta: É seguro para uma pessoa que está em uma condição de extrema debilidade nervosa receber treinamento oculto fornecido pelos Rosacruzes, ou é necessário que tal pessoa primeiro se recupere? A saúde é recuperada pelo treinamento oculto?
Pergunta: Em “MISTÉRIOS DAS GRANDES ÓPERAS” lemos que “um dos primeiros requisitos para que o Instrutor espiritual se aproxime do candidato, até que este tenha sido abandonado pelos seus familiares e amigos”. É necessário permanecer solitário, sem um único amigo?
Pergunta: Em sua explicação esotérica da ópera TANNHAUSER, o senhor diz que o homem deve encontrar a mulher dentro de si. O que isso significa?
Pergunta: Em sua opinião, é permitido o uso da “eutanásia legalizada” ou execução legal de pessoas idosas, enfermas, padecendo e que desejam a morte?
Pergunta: Encontramo-nos com os amigos e entes queridos após a morte, mesmo que suas crenças sejam diferentes?
Pergunta: Ensinamentos Rosacruzes: É Pecado Cobrar por Lições ou Curas? Não é o Obreiro Digno de Seu Salário?
Pergunta: Existe ou não a Pergunta: Era Aquariana?
Pergunta: Foi-nos mandado nos preparar para as futuras condições de nossas vidas, mas como tornar-nos privilegiados em saber como são estas condições? Poderei eu como Estudante Rosacruz qualificar-me a aprender tais coisas?
Pergunta: Gostaria de saber o que determina a época da Páscoa a cada ano. E qual é a relação entre a ressurreição de Cristo na Páscoa e a ressurreição de Hiram Abiff no ritual Maçônico?
Pergunta: Gostaria de saber se o Sr. Heindel pode operar no plano do Ego. Em caso afirmativo poderá ele comunicar-se com meu Ego?
Pergunta: Há algo de “satânico” nos Ensinamentos Rosacruzes?
Pergunta: Há algum limite de tempo estabelecido para a vida terrena antes de nós nascermos aqui?
Pergunta: Há alguma base nos ensinamentos dados por algumas escolas de ocultismo sobre as almas perdidas e atrasadas?
Pergunta: Há alguma forma de não precisarmos renascer para aprender tudo o que precisamos?
Pergunta: Há alguma maneira de nos proteger das forças negativas?
Pergunta: Há Estações, Tempo, Idades e Épocas nos Planos Internos da Natureza?
Pergunta: Há possibilidade de duas pessoas que muito se gostaram aqui se reencontrarem na vida celeste?
Pergunta: Há sensibilidade na matéria?
Pergunta: Há uma alma-companheira que tenha uma forte conexão com a outra, o suficiente e apropriada a cada uma delas para viverem juntas por toda a eternidade? Se assim for, não seria melhor se manter solteiro por mil anos, do que se casar com a pessoa errada?  
Pergunta: Haverá Unificação entre as Igrejas no Futuro?
Pergunta: Intervalo entre renascimentos: 1000 ou 5000 anos? Sempre há a alternação de sexos?
Pergunta: Na literatura oculta menciona-se o Templo de Lhassa no Tibet. A que Fraternidade ou Ordem pertence esse Templo, e será verdade, conforme relatado, que lá a “Palavra Perdida” é conhecida e cuidadosamente guardada?
Pergunta: Na quarta parte de Tannhauser lemos: “O homem deve encontrar a mulher dentro de si”. Lemos também que devemos enfrentar o Guardião do Umbral. Poderiam esclarecer esses dois pontos?
Pergunta: Na Sexta Época: os atrasados humanos, que não tiverem desenvolvido o Corpo-Alma à altura da segunda chegada, também serão etéricos, possuindo apenas os dois Éteres inferiores?
Pergunta: Não é dever da pessoa que detenha o conhecimento sobre assuntos relacionados com a vida superior esclarecer e auxiliar aos menos esclarecidos?
Pergunta: No caso de morte de forma violenta, na vida posterior, quando a pessoa morre como criança, viverá num corpo do mesmo sexo como antes ou de sexo oposto?
Pergunta: No livro O Conceito Rosacruz do Cosmos aprendemos que os glóbulos brancos do sangue não são os agentes do sistema. Qual a sua origem e missão?
Pergunta: Nos casos de dificuldades econômicas, ficamos restringidos em nossa possibilidade e capacidade de dar?
Pergunta: Nós encontramos com os amigos e entes queridos após a morte, mesmo que eles tivessem crenças diferentes da nossa ou, ainda, que não passassem de ateus?
Pergunta: Nos Estados Unidos da América do Norte há grande popularidade dos movimentos carismáticos, que empregam orações acompanhadas por imposição das mãos. Os efeitos são desmaios dos pacientes “tocados pelo Espírito” ou o aparecimento de “glossolalia” – falar e
Pergunta: Numa lição recente foi-nos dito que o Espírito de Raça influenciou pessoas diversas a tomarem parte em grandes movimentos mundiais. Se a função a ser exercida não for justa, a pessoa é responsável por isso? Sofreria as consequências desse ato?
Pergunta: O “Conceito” diz que o Mundo do Desejo é fluídico e composto de luz e cor em contínua mudança. Será correto imaginar as cores mais escuras nas regiões inferiores fundindo-se, gradualmente, com as cores mais claras, e encontrar na região do poder de alma a luz branca e pura?
Pergunta: O Corpo de Desejos está sujeito a doenças e necessita de alimento e reabastecimento?
Pergunta: O Ego penetra no corpo no momento da concepção ou no momento do nascimento?
Pergunta: O Ego reside no sangue? A transfusão influencia o Ego?
Pergunta: O Ego sobrevive à morte da Personalidade, porém, ele é imortal?
Pergunta: O Livro Conceito Rosacruz do Cosmos – o “Conceito” – está desatualizado?
Pergunta: O que acontece com cada um de nós quando morremos?
Pergunta: O que acontece com um Alcoólatra no Mundo do Desejo?
Pergunta: O que acontece depois da morte?
Pergunta: O que acontece quando morremos repentinamente?
Pergunta: O que acontece quando um suicida vive apegado à Terra?
Pergunta: O que aconteceu com as pessoas que não tinham ainda desenvolvido os pulmões na Época da enchente? Foi-lhes dada uma oportunidade para desenvolvê-los posteriormente?
Pergunta: O que aconteceu com cada Corpo de Jesus nos 30 anos e depois até os 33 anos?
Pergunta: O que é a Memória? Tem alguma relação com a imaginação?
Pergunta: O que é a oração? Ela é equivalente à concentração e meditação, ou é apenas uma súplica a Deus?
Pergunta: O que é e como se dá a Ascensão e Descida do Cristo?
Pergunta: O que é o Bálsamo de Gileade ou Gilead?
Pergunta: O que é o Gênio do ponto vista Rosacruz!
Pergunta: O que é o sono e o que leva o corpo a adormecer?
Pergunta: O que é Psicocinesia?
Pergunta: O que é realmente a Idade de Aquário ou Aquária ou tudo isso é uma fraude?
Pergunta: O que é realmente o sonambulismo, e se há alguma forma de ajudar os que estão sujeitos a ele?
Pergunta: O que é realmente um cometa? É uma massa sólida ou um vapor semelhante a uma nuvem? Ele exerce alguma influência astrológica?
Pergunta: O que é um Adepto?
Pergunta: O que entendemos por Iniciação, e por que a maioria dos Iniciados é do sexo masculino?
Pergunta: O que fazer quando filhos desejados não chegam até um casal desejoso por tê-los?
Pergunta: O que forma o Espírito é o Tríplice Espírito (Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano); este é o Ego?
Pergunta: O que ocorre quando a nossa existência Purgatorial termina, ou seja, quando termina a nossa passagem pelo Purgatório?
Pergunta: O que pode significar ter o mesmo sonho durante várias noites? Um senhor, em perfeita saúde física e mental, teve o mesmo sonho durante várias noites seguidas. Nesse sonho, ele se dirige a uma reunião composta principalmente de seus amigos e conhecidos. Durante seu discurso, ele explica que está sonhando e que todas as pessoas que estão diante de si não passam de um produto de seus sonhos. Uma das pessoas da audiência pede-lhe uma prova da veracidade dessa asserção, e ele responde que pensará sobre o assunto quando despertar e explicará suas razões no próximo encontro que tiverem na terra dos sonhos. Todos riem dele e chamam-no de lunático. Esse sonho deixa-o muito confuso. Está ansioso por saber como pode convencer essas criaturas de seu sonho, de que esse fato é, na verdade, um sonho.
Pergunta: O que provoca as Calamidades da Natureza que tanto nos fazem sofrer?
Pergunta: O que são os sonhos? Todos eles têm um significado? Como podemos atraí-los ou induzi-los?
Pergunta: O que significa “Espaço” para a Filosofia Rosacruz?
Pergunta: O que significa dizer que a Filosofia Rosacruz é o Cristianismo Esotérico?
Pergunta: O que significa o Segundo Aspecto do Deus Trino?
Pergunta: O que Simboliza o Coelhinho da Páscoa?
Pergunta: O que Simboliza o Ovo de Páscoa?
Pergunta: O que sucedeu ao Corpo Denso de Jesus, colocado no túmulo e não encontrado na manhã da Páscoa?
Pergunta: O que trazemos de volta, ao fim da nossa jornada evolutiva?
Pergunta: O ser humano que comete suicídio permanece mais tempo no Purgatório que as pessoas que morrem naturalmente?
Pergunta: O ser humano sempre foi uno e não se dividiu ou foi uno e se dividiu em duas partes?
Pergunta: Onde se encontra Christian Rosenkreuz?
Pergunta: Onde está o Céu?
Pergunta: Os Animais são Clarividentes no mesmo sentido que os Seres Humanos?
Pergunta: Os animais, tanto selvagens quanto domésticos, sofrem em muitas situações, e ensinam-nos que os Espíritos-Grupo sofrem mais intensamente. Por que será? Os Espíritos-Grupo, da mesma forma que nós, sofrem as consequências de seus atos errados?
Pergunta: Os Anjos do Destino são Seres Individuais?
Pergunta: Os Anjos e Arcanjos nos observam, tanto individual como coletivamente, e conhecem exatamente o que são as nossas vidas?
Pergunta: Os Anjos têm asas como vemos nas pinturas?
Pergunta: Os Arcanjos trabalham com a humanidade? Se isso é verdade, como e com o que se parecem?
Pergunta: Os Doze Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz alimentam-se da mesma maneira que nós?
Pergunta: Os Elementais podem assumir a forma de animais ou répteis, e o que pode ser feito para detê-los?
Pergunta: Os Elementais podem influenciar uma pessoa habituada a usar perfumes?
Pergunta: Os Espíritos-Grupo são inimigos no plano espiritual, como o são aqui algumas espécies como as dos lobos e carneiros?
Pergunta: Os Estudantes Rosacruzes, que praticam os Ensinamentos Rosacruzes, creem em uma vida depois da morte? Por quê?
Pergunta: Os Mitos têm Valor Real ou são, em grande parte, Fantasias da Imaginação?
Pergunta: Os Mundos invisíveis dos quais você fala não são muito irreais e obscuros em comparação com este Mundo em que nós vivemos hoje?
Pergunta: Os Rosacruzes acreditam na Medicina, ou seguem o método de cura de Cristo?
Pergunta: Os Rosacruzes ensinam que Cristo foi um Mensageiro Divino, um Salvador do Mundo?
Pergunta: Os tipos sanguíneos têm interferência na evolução da Fraternidade Universal, haja visto que o sangue de um animal superior ao ser injetado num inferior o mata, e do inferior injetado no superior não faz isso como está no Livro O Conceito Rosacruz do Cosmos?
Pergunta: Ouvimos falar de almas novas. No entanto, todas não tiveram início nessa vida terrena ao mesmo tempo; ou algumas procederam de uma onda de vida anterior?
Pergunta: Para onde foi o Espírito de Jesus, quando o Espírito de Cristo tomou posse de Seu Corpo Físico?
Pergunta: Parece ter havido um grande declínio da fé nestes últimos anos. Qual o remédio para isto do ponto de vista oculto?
Pergunta: Parece-me perfeitamente lógico que deve haver um Corpo mais sutil tal como você chama de Corpo Vital, mas há algum modo que alguém possa provar isso a um amigo que é muito cético e argumentador?
Pergunta: Parece-me que o Senhor enfatiza demasiado sobre a importância e o valor da dor como fator da evolução humana. Não seria melhor enfatizar o valor da alegria e da felicidade em vez da dor?
Pergunta: Podemos Cancelar Certas Circunstâncias que temos como Compromisso com o Nosso Destino?
Pergunta: Podemos ver fantasmas de pessoas que ainda estão vivas?
Pergunta: Poderá de renascimento a renascimento persistir as mesmas semelhanças, apesar dos fatores sexo e povo?
Pergunta: Poderia dar-nos seu ponto de vista sobre a causa e a cura dos resfriados?
Pergunta: Poderia nos dizer algo acerca do método Rosacruz de curar aos enfermos?
Pergunta: Poderiam descrever o Cordão Prateado e explicar sua função tanto no ser humano como no animal?
Pergunta: Poderiam dizer-me qual a melhor maneira de ajudar aqueles que faleceram?
Pergunta: Poderiam dizer-nos algo a respeito de Christian Rosenkreuz, de sua pessoa, habitação, meio ambiente ou em que parte do mundo se encontra?
Pergunta: Poderiam esclarecer o problema da percepção? Como o vidente sabe a respeito dos planos superiores?
Pergunta: Por favor digam-me alguma coisa a respeito dos Espíritos da Natureza. Já foram eles vistos por alguém?
Pergunta: Por favor, deem-me uma descrição clara dos Irmãos Maiores e digam-me se eles atuam nesse plano por meio de um corpo material e, também, em relação aos Irmãos Leigos e Irmãs Leigas, etc.?
Pergunta: Por que a aversão da humanidade em relação às serpentes? O Espírito-Grupo da serpente é inimigo do ser humano?
Pergunta: Por que a matança nas Grandes Guerras Mundiais não gerou enfermidades desastrosas engendradas pela obsessão e pelos crimes sugeridos?
Pergunta: Por que a mulher foi colocada em desigualdade, numa condição assumida de inferioridade e injustiçada desde o início da existência humana?
Pergunta: Por que a nossa existência terrena é tão curta em comparação à vida nos Mundos Internos?
Pergunta: Por que a umidade não se forma em torno do nosso Sol atual, já que a condição é parecida ao que tínhamos no Período Lunar?
Pergunta: Por que algumas crianças nascem numa família na qual não são bem-vindas?
Pergunta: Por que as crianças morrem?
Pergunta: Por que as igrejas solicitam dinheiro e adquirem bens, e por que a Fraternidade Rosacruz está começando a fazer o mesmo?
Pergunta: Por que deveria Jesus perder a experiência correspondente aos trinta anos que já vivera, uma vez que ele havia ocupado esses veículos e os Átomos-sementes voltaram a ele depois que Cristo cessou de usá-los?
Pergunta: Por que dizem que algumas pessoas, mesmo depois de terem morrido, ainda estão apegadas à Terra?
Pergunta: Por que é necessária à nossa passagem por esta existência física? Não poderíamos aprender as mesmas lições sem estarmos aprisionados e limitados pelas densas condições do mundo material?
Pergunta: Por que há almas novas e almas velhas se todos iniciamos na evolução ao mesmo tempo?
Pergunta: Por que há sempre, em suas obras, uma nota de caráter sombrio ou deprimente, sempre há um elemento sombrio e tão pouca emoção evocada pelo bem-estar, por ser bem-sucedido e tão pouca felicidade? Não há felicidade a ser encontrada na vida mais elevada? Contentamento, satisfação, paz – sim, mas não aquela emoção evocada pelo bem-estar, por ser bem-sucedido?
Pergunta: Por que muitas pessoas que morrem mutiladas ou desfiguradas aqui continuam sua vida lá também mutiladas ou desfiguradas?
Pergunta: Por que o alcoólatra não pode moldar a matéria de desejos nas Regiões inferiores do Mundo do Desejo e criar condições reais de vício adequadas ao seu temperamento?
Pergunta: Por que os Clarividentes voluntários treinados não se oferecem para prestar ajuda em alguns experimentos simples, porém, conclusivos, conduzidos por cientistas que convenceriam a todos da veracidade das faculdades que transcendem os sentidos físicos comuns?
Pergunta: Por que os Estudantes Rosacruzes saúdam uns aos outros com a saudação Rosacruz: “que as Rosas floresçam em vossa Cruz”?
Pergunta: Por que os ocultistas nos falam de Mestres e de Iniciações, quando outras escolas — místicas — parecem ensinar que o ser humano pode aprender sozinho e alcançar Deus sem a necessidade de Iniciação e de Mestres?
Pergunta: Por que os videntes dão versões e ideias tão discordantes daquilo que veem nos Mundos invisíveis, ao ponto de ser extremamente impossível conciliar suas narrações?
Pergunta: Por que se diz que as provações são grandes bênçãos?
Pergunta: Por que tanta violência?
Pergunta: Por que um Probacionista não deve tomar bebidas alcoólicas e fumar?
Pergunta: Por que vocês recomendam sempre que construamos corpos melhores para as vidas futuras e o que entendem exatamente por essa recomendação?
Pergunta: Por que, salvo algumas exceções, renascemos sem ter a mínima consciência de qualquer existência anterior, para sofrer, cegamente, nesta vida por transgressões cometidas em alguma precedente e da qual somos inteiramente ignorantes? Não progrediríamos espiritualmente melhor e com mais rapidez se soubéssemos onde erramos e quais atos teríamos que corrigir antes de progredir?
Pergunta: Quais as Causas da Insanidade?
Pergunta: Quais as condições que o recém-nascido encontra no Primeiro Céu?
Pergunta: Quais os tipos de indivíduos que encontramos na Terra fronteiriça ou Região Limítrofe?
Pergunta: Quais são as Hierarquias Criadoras atualmente que trabalham no Mundo do Desejo?
Pergunta: Quais são as provas da Iniciação pelas quais, segundo dizem, o candidato deve passar antes de ser iniciado? 
Pergunta: Quais são as qualificações necessárias para se tornar um Auxiliar Invisível? Devemos dedicar a vida toda tentando arduamente conseguir avançar na espiritualidade?
Pergunta: Quais são os Aspectos Ocultos do Transplante de Coração?
Pergunta: Quais são os Pioneiros e os Atrasados da Sexta Época?
Pergunta: Qual a causa do grande número de mortes que ocorre entre recém-nascidos e durante a infância?
Pergunta: Qual a diferença entre Alma e Corpo-Alma?
Pergunta: Qual a finalidade das Escolas de Mistérios?
Pergunta: Qual a origem das figuras grotescas e hediondas vistas pelas pessoas que sofrem de “delirium tremens”?
Pergunta: Qual a posição adotada pela Fraternidade Rosacruz em relação ao aborto? Será que alguns Egos encontram este caminho por razões de destino e o que acontece a eles depois que suas vidas, no útero, foram abortadas? Será que as pessoas que abortam ou ajudam a
Pergunta: Qual a razão do grande crescimento populacional de nosso Planeta nos últimos 100 anos?
Pergunta: Qual a relação entre a força sexual criadora, o cérebro e o efeito do celibato?
Pergunta: Qual a relação entre a Força Criadora e o Envelhecimento?
Pergunta: Qual a relação entre Era Aquariana, Época Nova Galileia e a Segunda Vinda do Cristo?
Pergunta: Qual a relação existente entre a Alma e a Mente? Estão as forças de ambas permanentemente ligadas ao Espírito? Qual o corpo que será usado nos estágios posteriores de desenvolvimento, a Mente ou o Corpo-Alma?
Pergunta: Qual é a diferença entre a Ordem Rosacruz e a Fraternidade Rosacruz? Usam o mesmo Templo?
Pergunta: Qual é a diferença entre a visão Etérica, a Clarividência e a visão pertencente ao Mundo do Pensamento?
Pergunta: Qual é a diferença entre Magia Branca e Magia Negra e qual é o efeito da prática da Magia Negra sobre a alma?
Pergunta: Qual é a diferença entre um Clarividente, um Iniciado e um Adepto?
Pergunta: Qual é a diferença entre um médium em transe, um médium materializador, o Clarividente Voluntário treinado e a pessoa comum?
Pergunta: Qual é a essência dos Ensinamentos Rosacruzes?
Pergunta: Qual é a essência ou ensinamento particular do verdadeiro Cristianismo?
Pergunta: Qual é a explicação da Fraternidade Rosacruz a respeito de OVNI ou UFO?
Pergunta: Qual é a explicação para a vara de radiestesia e por que ela funciona para algumas pessoas capacitando-as a localizar onde há água na Terra enquanto para outras pessoas ela não funciona?
Pergunta: Qual é a natureza e finalidade do sangue?
Pergunta: Qual é a primeira experiência que passamos no Primeiro Céu?
Pergunta: Qual é o ponto de vista Rosacruz sobre o sufrágio feminino e a posição da mulher, no geral?
Pergunta: Qual é o processo que leva à consciência da quarta dimensão e tem a ver com os três canais semicirculares no ouvido?
Pergunta: Qual era o trabalho executado realmente pelos alquimistas?
Pergunta: Sou um Estudante Rosacruz. Qual o curso que deverei seguir inicialmente e como poderei concomitantemente ajudar ao próximo e difundir os ensinamentos da Fraternidade Rosacruz?
Pergunta: Qual o efeito da morfina sobre aqueles que se viciaram?
Pergunta: Qual o melhor horário da manhã para fazer o Exercício Esotérico de Concentração?
Pergunta: Qual o posicionamento sobre o controle da natalidade do ponto de vista do ocultismo?
Pergunta: Qual o princípio da Filosofia Rosacruz considerado de maior valia para ajudar a humanidade a solucionar os problemas da vida?
Pergunta: Qual o propósito da divisão dos sexos?
Pergunta: Qual o significado de nossa dívida ou dos nossos débitos do destino?
Pergunta: Qual o valor dos exercícios respiratórios espirituais no desenvolvimento do Corpo e da Mente?
Pergunta: Qual o verdadeiro mérito no martírio? Os mártires tornaram-se realmente santos?
Pergunta: Qual parte do Espírito Tríplice constitui o Eu Superior? Será o Espírito Divino? Afirma-se no “CONCEITO” que o Espírito Humano é o Ego. O Espírito de Vida não é uma parte do Ego? O Ego inteiro fica no plano físico durante a vida terrena, ou somente parte dele, conforme o ensinamento hindu?
Pergunta: Qual será a situação daqueles que não tiverem preparado o Dourado Manto Nupcial quando Cristo chegar? Permanecerão na Terra continuando a evoluir?
Pergunta: Quais as condições que o recém-nascido na vida celeste encontra no Primeiro Céu?
Pergunta: Quando alguém que trabalhou inconscientemente como Auxiliar Invisível abandona o corpo, ao morrer, reconhecerá no Mundo Espiritual aqueles com quem trabalhou à noite, ou essas experiências não ficam registradas?
Pergunta: Quando ficamos doentes nesta vida, submetemo-nos a uma intervenção cirúrgica e um órgão é removido. Isto nos cura permanentemente ou retornamos num corpo futuro com uma enfermidade semelhante?
Pergunta: Quando morremos, tem como irmos diretamente para os Mundos espirituais sem 
Pergunta: Quando o Ascendente está em Áries, isso mostra que o nativo é uma alma nova?
Pergunta: Quando o Espírito está para renascer, extraiu para si a matéria mental e penetrou no Mundo do Desejo, não estará novamente no Purgatório?
Pergunta: Quando oramos para o Cristo as nossas preces realmente o alcançam, ou são respondidas, ou recebidas por um ser menos elevado?
Pergunta: Quando os médiuns fazem as chamadas “viagens da alma”, o que é que deixa o corpo físico? E ele pode sair quando está no estado de vigília para obter informações?
Pergunta: Quando um braço ou um membro é amputado, ele existe, independentemente, no Mundo do Desejo após a amputação? E depois da morte, uma pessoa aparece sem uma mão ou um pé no Mundo do Desejo? Conheci pessoas que sentiam dores num membro mesmo depois da amputação ter sido feita há anos. Como isso se explica?
Pergunta: Quando um ser humano paga aqui as suas dívidas, cuida da sua família e vive uma vida honrada não estará em excelentes condições no outro Mundo?
Pergunta: Quanto tempo levará até podermos dispensar estes Corpos físicos, e atuar total e novamente nos Mundos Espirituais?
Pergunta: Que princípios da Filosofia Rosacruz você considera sendo os mais valiosos para ajudar a humanidade em geral a resolver os problemas da vida dela?
Pergunta: Que propósito tem a pessoa em sair de seu Corpo?
Pergunta: Que significa a elevação do eleito no ar para ir ao encontro do Senhor? Isso se refere a uma ascensão física?
Pergunta: Que tipo de cura aconselham: a dos médicos ou profissionais ou a crença na Ciência Cristã?
Pergunta: Queira dar sua opinião sobre o movimento Carismático agora popular nos U.S.A.; isto é, ungir com as mãos e produzir desdobramento pelo toque do Espírito.
Pergunta: Quem foram os Maniqueus e Santo Agostinho foi um deles?
Pergunta: Quem são os Rosacruzes e o que significa esse nome?
Pergunta: Recém-nascidos do sexo feminino parecem resistir melhor às influências adversas que o do sexo masculino?
Pergunta: Retemos o conhecimento obtido no Primeiro Céu e o trazemos para a Terra no nascimento seguinte? Podemos prosseguir o estudo lá e colher o fruto desse estudo na próxima ou numa futura vida terrena?
Pergunta: Rezando para que seja feita a vontade de Deus e parei de tentar fazer com que as coisas aconteçam por mim mesma. Isto é certo ou não?
Pergunta: Se “Deus fez o homem um pouco inferior aos Anjos”, como é possível que ele se torne, no final, superior a eles no Mundo Espiritual?
Pergunta: Se a mulher, que possui o Corpo Vital positivo, atingir um ponto evolutivo que lhe permita escolher um corpo, e ela escolher um Corpo Denso positivo, onde será contrabalançada a parte negativa?
Pergunta: Se a vida de uma pessoa tiver muitos revezes e ela se empenhar ao máximo para cumprir todos os seus deveres, será a sua próxima vida vivida sob circunstâncias mais fáceis e mais suportáveis?
Pergunta: Se Cristo era divino, um Arcanjo, o Iniciado mais elevado do Período Pergunta: Solar, conforme você diz, por que foi Ele chamado “O Filho do Homem”?
Pergunta: Se nós éramos puro Espírito e uma parte de um Deus Onisciente, por que foi necessário que empreendêssemos esta longa peregrinação, marcada pelo pecado e pela dor através da matéria?
Pergunta: Se o Cordão Prateado está ligado ao Átomo-semente no coração por uma extremidade e ao vórtice central do Corpo de Desejos por outra, que órgão corresponde no corpo físico ao vórtice central?
Pergunta: Se o Espírito de Raça obedece ao Espírito Santo, como pode ser libertador?
Pergunta: Se o mundo é uma escola de ensinamento e todos nós devemos evoluir algum dia, por que foi necessário que Jesus Cristo morresse para nossa salvação?
Pergunta: Se o trabalho do Espírito também é regido por ciclos alternantes, os corpos, logicamente, passam por modificações periódicas. Como, por exemplo, eram os corpos humanos na Lemúria e na Atlântida?
Pergunta: Se somos comprometidos com o nosso destino, como somos capazes de cancelar esse compromisso sob determinadas circunstâncias?
Pergunta: Se trabalharmos dedicadamente com as plantas e os animais para auxiliá-los no seu desenvolvimento e no processo de sua evolução, isso contribuirá para nossa elevação espiritual?
Pergunta: Se um Espírito desencarnado pode atravessar uma parede, ele também pode atravessar uma montanha e a Terra, e pode ver o que está no seu interior?
Pergunta: Se um indivíduo alcançou um elevado grau de visão espiritual nesta vida e morre para renascer em período futuro, lembrará quem foi?
Pergunta: Se uma parede não constitui obstáculo a um Espírito humano que não tem o Corpo Denso, mas tem um Corpo de Desejos e/ou funciona em um Corpo-Alma, poderia ele passar também através de uma montanha ou da Terra, alcançando o centro dessa última?
Pergunta: Se uma pessoa perdeu a memória, ela perdeu a gravação da sua vida?
Pergunta: Segundo vocês ensinam, a Epigênese é a habilidade para criar coisas novas. Podemos realmente criar alguma coisa nova? Julgo cada coisa já existente na Consciência Universal.
Pergunta: Sei que a Fraternidade Rosacruz desaconselha a mediunidade, mas vendo os resultados do “bem” via as atividades de ajuda equilibraria o mal ao médium?
Pergunta: Será errado interferir no karma ou devemos sustentar a nossa divindade?
Pergunta: Será que dois erros correspondem a um acerto na Teoria do Renascimento?
Pergunta: Será que é aconselhável a educação sexual nas escolas?
Pergunta: Seremos capazes de superar a morte no Corpo Denso?
Pergunta: Soube de um caso de uma mulher em que o baço foi removido. Como o baço é a porta de entrada para forças solares, como ficaria nela?
Pergunta: Temos o direito de pensar o que quisermos, por não sermos responsáveis por isso?
Pergunta: Tenho curiosidade em saber qual será a condição daqueles que não prepararam seu Traje de Bodas, o Corpo-Alma, para quando o Cristo voltar à Terra. Poderão continuar vivendo na Terra com sua evolução?
Pergunta: Tenho dificuldade em compreender as palavras de Max Heindel sobre a entrada periódica de Cristo na Terra em cada Natal, para lá sofrer até a Páscoa. Um Espírito pode sofrer? Também não o compreendo quando diz que Cristo está no centro da Terra e que, quando um número suficiente de discípulos estiver preparado, Cristo será libertado e os discípulos se encarregarão de sustentar a Terra. Essa teoria parece exigir a necessidade de Hierarquias diferentes para controlar os vários Planetas.
Pergunta: Teremos contato com amigos de uma vida anterior quando nascermos para uma nova vida terrena?
Pergunta: Tivemos algumas discussões nas nossas aulas a respeito da Alma. As opiniões continuam um pouco confusas. Qual a relação entre a Alma e a Mente? Estão as forças de ambas permanentemente ligadas ao Espírito? Qual o Corpo que será usado nos estágios posteriores de desenvolvimento, o Corpo Mental – evoluído a partir do veículo Mente – ou o Corpo-Alma?
Pergunta: Todas as crianças são Clarividentes até uma determinada idade?
Pergunta: Todos os seres humanos atualmente povoando a Terra são Espíritos que já passaram por outras vidas terrestres? Outros Espíritos entraram posteriormente em nossa esfera particular de evolução?
Pergunta: Um animal de estimação pode renascer já com uma individualidade separada?
Pergunta: Um caso de Renascimento ou de Obsessão?
Pergunta: Um cirurgião sentirá no Purgatório todas as dores experimentadas pelos seus pacientes durante as operações realizadas por ele? Isso parece ser injusto, no caso de cirurgias necessárias.
Pergunta: Um enterro realizado antes de, pelo menos, três dias e meio após o falecimento teria efeito prejudicial para o Ego?
Pergunta: Um Espírito desencarnado poderia alcançar o centro da Terra?
Pergunta: Um idiota ou um insano ganhará alguma experiência compensadora no decorrer de sua vida?
Pergunta: Um ser humano bom terá que passar pelo Purgatório e aí tornar-se consciente de todo o mal antes de poder entrar no Primeiro, Segundo e Terceiro Céus? Se for assim, não será isso um castigo imerecido para ele?
Pergunta: Um vampiro é o mesmo que um lobisomem?
Pergunta: Uma alma que nasceu como mulher permanece sempre mulher nas vidas futuras e nunca pode se tornar homem? Qual o período entre os renascimentos?
Pergunta: Uma pessoa doente e com idade muito avançada deve lutar pela vida ou aceitar a morte?
Pergunta: Uma pessoa pode ser influenciada durante um sono normal da mesma forma que é influenciada sob um sono hipnótico, ou existe alguma diferença?
Pergunta: Visto que o progresso exige periodicamente mudanças na alimentação humana, poderia saber algumas características do alimento do futuro?
Pergunta: Você acredita em conversão?
Pergunta: Você poderá comunicar-se com o meu Ego e me fornecer as seguintes informações: quem é meu Ego e o que ele pretende fazer com esta vida terrena, e também como poderia ter consciência dele, diária e ininterruptamente?
Pergunta: Você poderia me dar uma ideia aproximada de quando podemos esperar que Cristo volte e governe o mundo como sumo sacerdote depois da Ordem de Melquisedeque?
Pergunta. Você poderia explicar o que aconteceu com o Cordão Prateado de Jesus, quando o Espírito de Cristo tomou posse do Corpo Denso e do Corpo Vital dele?
Pergunta: Você teria permissão para informar ao meu irmão que faleceu novembro passado que, com um simples esforço de vontade, ele pode evitar que a matéria do Corpo de Desejos tome a forma de camadas concêntricas; ou seja, a matéria mais grosseira na camada externa e a mais pura na interna?
Pergunta: Vocês disseram numa outra oportunidade que a Terra era o corpo de um Espírito que dava a sua vida aos seus habitantes. E porque então dá flores e frutos a uns e fome e terremotos a outros?
Pergunta: Vocês falam das Escolas Ocidentais e Orientais de Ocultismo. A Escola Ocidental é a melhor e, se for, por quê?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta. Você poderia explicar o que aconteceu com o Cordão Prateado de Jesus, quando o Espírito de Cristo tomou posse do Corpo Denso e do Corpo Vital dele?

Resposta. O Cordão Prateado permaneceu conectado com os veículos superiores de Jesus, que são a Mente e o Corpo de Desejos, e Jesus continuou trabalhando no Mundo do Desejo, até a crucificação de Cristo-Jesus, pois quando o Cordão Prateado é rompido, o influxo de vida aqui na Região Química do Mundo Físico cessa e o Corpo Denso morre. Não é possível transferir a conexão do Cordão Prateado dos veículos superiores de uma pessoa para os de outra. Assim, Jesus esteve conectado com seu Corpo de Desejos pelo Cordão Prateado durante todo o tempo em que Cristo usou o Corpo Denso dele. Isso, no entanto, não prejudicou os movimentos de Jesus, pois o Cordão Prateado, no seguimento entre o Átomo-semente do Corpo Vital e o Átomo-semente do Corpo de Desejos é capaz de extensão ilimitada. Na crucificação ou logo depois dela, o Cordão Prateado foi rompido e a morte do Corpo Denso ocorreu. Então Jesus foi liberado no Mundo do Desejo, levando consigo os Átomos-sementes de todos os seus veículos (Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente), e Cristo entrou na Terra e Se tornou o Espírito Planetário dela, função que persiste até hoje.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de março/1926 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Seremos capazes de superar a morte no Corpo Denso?

Resposta. Não. A morte só será superada no Corpo Vital; a morte é meramente uma interrupção momentânea na consciência de alguém, enquanto ela é transferida de um mundo para outro: do Mundo Físico para o Mundo do Desejo. Quando tivermos desenvolvido nossos Corpos-Almas o suficiente para que nossa consciência se torne residente neles, então ela será contínua e não será interrompida pelo fim do Corpo Denso.

Para a maior parte da Humanidade isso não ocorrerá até a Sexta Época, que é chamada de Nova Galileia. Então a Humanidade estará em uma condição análoga àquela em que estava nos dias da Época Lemúrica primitiva, quando a consciência estava focada na Região Etérica do Mundo Físico e não estava consciente da morte do Corpo Denso. No entanto, na Sexta Época estaremos na fase ascendente desse Esquema de Evolução, em um estágio mais elevado do que estávamos nos dias da Época Lemúrica.

O Adepto já chegou a esse estágio. Ele aperfeiçoou seu Corpo Vital, na parte superior que é o Corpo-Alma, a tal ponto que ele pode funcionar nele conscientemente em todos os momentos; ele também adquiriu a habilidade de construir um novo Corpo Denso à vontade e entrar nele quando o velho Corpo Denso se desgastar ou quando ele desejar descartá-lo. Assim, o Adepto superou a morte. Mas note que isso não foi feito elevando as vibrações do Corpo Denso para imortalizá-lo.

Corpos Densos se desgastam, mesmo os dos Adeptos, e continuarão fazendo isso… Além do mais, não é desejável que eles sejam imortalizados. É muito melhor que, quando atingirmos um estágio mais elevado de evolução, transfiramos nossa consciência para Corpos Vitais, que são muito mais adequados para nossos propósitos do que Corpos Densos possam ser.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de março/1926 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)

Idiomas