Arquivo de tag Personalidade

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Julho de 2024

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Julho de 2024

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

image-1024x428 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Julho de 2024

SUMÁRIO

Informação. 3

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Julho/2024: Reuniões de Estudos e Publicações 3

Agosto – Sol transitando pelo Signo de Virgem (agosto/setembro) 4

07/07 Estudos Bíblicos Rosacruzes – Novo Testamento – Evangelho Segundo São Mateus 5, 33-38 – Parte 8. 5

07/07 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Estudo das Terminologias Rosacruzes – Cap. X – O Período Terrestre – Revolução Solar 8

14/07 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Estudo das Terminologias Rosacruzes – Cap. X – A Revolução Lunar do Período Terrestre. 11

21/07 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Estudo das Terminologias Rosacruzes – Cap. X – O Período Terrestre – Período de Repouso entre Revoluções 14

28/07 Conceito Rosacruz do Cosmos – Estudo das Terminologias Rosacruzes – Cap. X – O Período Terrestre – A Quarta Revolução: que será a Revolução Terrestre. 16

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Julho: 24

O que é o Ego humano atualmente. 24

O Nosso Corpo que está quase chegando à perfeição. 26

Cristo, o nosso único Ideal 27

O estrago que faz ao nos permitirmos ter rancores, ressentimentos, mágoas, raiva, ódio, inimizades e dessas coisas afins 28

A Responsabilidade pelo Conhecimento oculto adquirido. 30

Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudante Rosacruzes 31

1. Por que os jogadores de futebol milionários, para citar apenas um exemplo de uma enorme lista de afortunados, vivem como reis, enquanto mais da metade da população mundial apenas subsiste de forma desgraçada na miséria? No passado esses esportistas foram grandes filantropos ou coisa do tipo?. 31

2.Pergunta: Moro com uma pessoa que é muito preconceituosa com pessoas lgbt. Quando eu digo que devemos aceitar todos, ele diz que a bíblia diz que não é assim, etc. Como meu coração escolheu a Rosacruz para saber o que é certo ou não, eu gostaria de saber se as minorias devem ser aceitas ou é algo a ser combatido.  Enfim como lidar com esse assunto?. 31

3.Pergunta: É possível a um Iniciado investigar a Memória da Natureza em Períodos anteriores? ou é impossível se “trazer” informação de Períodos anteriores devido à “barreira da Noite Cósmica?. 33

4.Pergunta: Um Arcanjo não deveria ser imensuravelmente mais inteligente, culto e sábio do que os homens?. 33

5.Pergunta: Quando eu estou sonhando, tudo no sonho sou eu mesmo, porque o sonho é feito da minha Mente. Ora, então por que eu só tenho consciência do que acontece com o “eu” do sonho e não com as outras pessoas no sonho, que também sou eu? Se eu sonho que me casei, por exemplo, por que motivo não acordo com a lembrança do que foi vivido pela noiva e pelo padre?. 33

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA.. 34

Datas de Cura: Agosto: 1, 9, 16, 22, 29. 34

Informação

As Reuniões de Estudos presenciais abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h. Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Julho/2024: Reuniões de Estudos e Publicações

-Dia 07/07 – 16 h – Estudo Bíblico Estudos Bíblicos RosacruzesEvangelho Segundo São Mateus 5, P.8

 17 h – Cap. X – O Período TerrestreRevolução Solar

-Dia 14/07 – 16 h – Estudo de Astrologia Rosacruz – Reunião Reservada

 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. X – O Período TerrestreRevolução Lunar

-Dia 21/07 – 16 h – Reunião do Estudante Regular – Reunião reservada

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. X – O Período TerrestrePeríodo de Repouso entre Revoluções

-Dia 28/07 – 16 h – Reunião do Probacionista – Reunião reservada

 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. X – Cap. X – O Período Terrestre – A Quarta Revolução: que será a Revolução Terrestre

Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito/

-Publicações de textos no nosso Site (www.fraternidaderosacruz.com) e nas nossas Redes Sociais:

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas

https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e

https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas

-Correção de lições dos Cursos (Filosofia, Bíblia e Astrologia) dos Estudantes Rosacruzes que fazem tais Cursos por esse Centro Rosacruz

-Respostas às dúvidas dos leitores (via e-mail, no site, nas redes sociais)

-Oficiação dos Rituais Devocionais (incluindo Hino de Abertura, do Signo do mês solar e Hino de Encerramento)

Continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritas no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz

Agosto – Sol transitando pelo Signo de Virgem (agosto/setembro)

O Sol transita pelo Signo de Virgem, a Hierarquia Criadora de Virgem. O amor de Leão conduz ao serviço de Virgem. Este divino Ser que conhecemos como a Mãe Divina é o protótipo de todas as Madonas de todas as grandes Religiões; ela é a instrutora dessas elevadas Iniciadas femininas em certos graus de seus desenvolvimentos.

Durante a época em que o raio de Virgem permeia nossa esfera, esta Hierarquia mantém o Planeta Terra em um padrão cósmico elevado de uma Terra limpa profundamente e rejuvenescida. Em certo ponto, a pureza humana conquistada se torna um extraordinário Poder Anímico – uma verdade ressaltada pelo Senhor Cristo quando disse: “Os puros de coração verão a Deus” (Mt 5:8).

(Clique na figura e tenha mais informações de como utilizar esse Calendário Rosacruz)

07/07 Estudos Bíblicos Rosacruzes – Novo Testamento – Evangelho Segundo São Mateus 5, 33-38 – Parte 8

Algumas Informações importantes quando estudamos a Bíblia por meio dos Ensinamentos Rosacruzes:

1- “A Bíblia nos foi dada ao mundo ocidental pelos Anjos do Destino que, estando acima de todo o erro, dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento. Por conseguinte, se procurarmos a Luz, a encontraremos na Bíblia.”

2-O Estudo Bíblico: fundamental para o Estudante Rosacruz: busca incessante do equilíbrio cabeça-coração, ocultista-místico, razão-devoção.

Vamos, agora, a interpretação utilizando os Ensinamentos Rosacruzes desses versículos:

Ouvistes também que foi dito aos antigos

Quem são os “antigos”? São aqueles irmãos e aquelas irmãs que estavam sob o regime de Jeová, ou seja, sob as Religiões de Raça.

São aqueles irmãos e aquelas irmãs que ESTÃO, ainda, sob o regime de Jeová, ou seja, sob as Religiões de Raça.

Aprendemos na Filosofia Rosacruz que tais irmãos e irmãs vivem nas chamadas Dispensações Jeovísticas, que são as primeiras duas de um total de quatro que nos são fornecidas como método para voltarmos a Deus, a saber:

-A primeira onde recebemos ensinamentos que nos levam a adorar a Deus por meio do medo, a Quem começamos a pressentir.

-A segunda onde recebemos ensinamentos que nos levam a olharmos a Deus como doador de todas as coisas e esperar d’Ele benefícios materiais daqui da Região Química do Mundo Físico.

Seja via primeira ou segunda, tais irmãos e irmãs professam as Religiões de Raça (mesmo que não saibam, mesmo que não admitam).

E, logicamente, vivem segundo o Antigo Testamento, mesmo que a astúcia seja usada para dizer que seguem o Novo Testamento.

Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos para com o Senhor.

Sob o regime de Jeová era ensinado aos judeus que um juramento não feito em nome de Deus não era válido.

Qualquer um que fizesse um juramento apelava a Deus como testemunha para julgar a veracidade de suas palavras.

Isso significava que a pessoa ficava sob uma obrigação “ante o Senhor”. E aqui se formava uma encruzilhada:

-Se o que tinha dito não era mentira, então estava tudo bem e a obrigação tinha sido paga.

-Mas se fosse algum tipo de mentira era tido como renegar o Senhor ou tomar o nome do Senhor em vão.

E, como consequência, naquele momento, a pessoa pecou e tinha que pagar com sofrimento e dores.

Eu, porém, vos digo: não jureis em hipótese nenhuma.’

Repare que Cristo-Jesus nos deu um ensinamento superior: “Não jurar”.

Afinal, a palavra do verdadeiro Cristão é suficientemente verdadeira para dispensar o uso do juramento.

E mais, um Cristão esotérico, por exemplo, o Estudante Rosacruz, sabe que a mentira é assassina e suicida.

E como ele sabe que a mentira é assassina e suicida?

Aprendemos também na Filosofia Rosacruz que a tendência de todas as formas no Mundo do Desejo é atrair para si as de natureza semelhante e, consequentemente crescer.

Com isso, quando se descreve com exatidão um acontecimento, é construída no Mundo do Desejo uma forma exatamente igual à descrita.

Uma atrai a outra, juntam-se e mutuamente se fortificam.

Quando isso se refere a desejos, emoções e/ou sentimentos criados a partir das 3 Regiões superiores do Mundo do Desejo, onde a Força de Atração reina em absoluto, temos um dos modos de construirmos bons hábitos e, consequentemente, desenvolvermos as virtudes.

Mas, sabemos que nas 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo, a 1ª das Paixões e Desejos Inferiores, a 2ª a da Impressionabilidade e a 3ª a dos Desejos:

– A Força de Repulsão predomina.

– E que o motivo da Força de Repulsão é a afirmação de si mesma, pelo que repele todas as demais.

E é justamente esse modus operandi que cria situações que por um lado nos ajuda, mas por outro lado e devido a nossa própria vontade pode nos prejudicar e muito, se insistimos.

Percebam: a Força de Repulsão predomina, mas a Força de Atração também está presente com uma intensidade muito mais baixa do que a de Repulsão, mas está lá e é usada!

Agora vamos ver o que ocorre quando temos desejos, emoções ou sentimentos inferiores.

Por exemplo, uma forma de desejo brutal repetido (porque queremos que ele dure para, muitas vezes, nos satisfazer).

Então a forma criada por um desejo brutal é atraída pela outra da mesma natureza, cada uma exerce sobre a semelhante um efeito desintegrante, produto da desarmonia existente nas respectivas vibrações.

Pois lembremos: aqui a Força de Repulsão predomina.

Assim, em vez de fundir-se mal com mal, mutuamente eles se destroem, e deste modo o mal no mundo conserva-se dentro de limites razoáveis.

Vamos ver o que ocorre quando mentimos, que também é uma forma construída com desejos, emoções e sentimentos inferiores.

Quando não se descreve com exatidão um acontecimento, então a versão diferente ou falsa, produz-se uma forma diferente, contrária à primeira, ou seja, à verdadeira. Uma mata a outra, a outra mata uma e ambas se destroem!

São convergentes no mesmo assunto, e por isso unem-se, mas como as vibrações são diferentes atuam uma sobre a outra de maneira mutuamente destruidora.

Mas, a nossa força de vontade pode ser mais forte, e se repetirmos isso muitas e muitas vezes até o ponto em que as mentiras quanto mais fortes e frequentemente repetidas, podem destruir o que é bom!

Lógico que deixam sequelas nos Corpos de Desejos daqueles que cooperaram para a prática e persistência desse mal: dores, sofrimentos, doenças físicas, emocionais e até mentais.

De qualquer modo como a Força de Repulsão é preponderante nas 3 Regiões inferiores o mal não cresce, e a anarquia não predomina no Cosmos.

Quando compreendemos o efeito destas duas Forças gêmeas Atração e Repulsão em ação, podemos também entender a máxima ocultista que diz: ‘uma mentira no Mundo do Desejo é, ao mesmo tempo, assassina e suicida’”.

Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não.

Reparem bem: juramento sugere palavra!

E, para penetrarmos com maior profundidade no assunto, devemos compreender o significado completo do poder da palavra.

O uso da palavra é algo sagrado. Por quê? A palavra falada é uma expressão da nossa força sexual criadora.

E isso começou lá na Época Atlante, quando a nossa força sexual criadora foi dividida em 2 partes:

-metade para a construção do nosso cérebro e da nossa laringe, a fim de podermos expressar as palavras aqui na Região Química do Mundo Físico.

-e outra metade continuou sendo utilizada para prover a geração de novos Corpos para irmãos e irmãs que precisam renascer.

E quando abusamos do uso da palavra?

Alguns exemplos (há muitos outros!):

>Utilizamos para nossos propósitos ilegítimos (astúcia, ameaça, se impor, xingar, etc.)

>Mentimos

>Fofocamos ou falamos mal dos outros

>Falamos mais do que se deve

>Falamos antes de pensar

>Logicamente, quando juramos

Assim, lembremo-nos sempre desse Ensinamento Rosacruz nos fornecido por Max Heindel quando sobre a palavra ele se expressou da seguinte maneira:

“O uso das palavras para exprimir o pensamento é o mais alto privilégio humano, exercitado somente por uma entidade racional e pensante como o ser humano”.

Um dos objetivos a serem colimados pelo estudante ocultista é aprender a falar a “palavra de vida e poder”, o que todos nós concretizaremos em tempos futuros.

Para saber mais, assista a 13ª Reunião Estudos Bíblicos Rosacruzes-FRC em Campinas em:

13ª Reunião de Estudos Bíblicos Rosaruzes-7jul24-5to Capítulo do Evangelho Segundo São Mateus P.8

07/07 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. X – O Período Terrestre – Revolução Solar

Relembremos que o Período Terrestre é o quarto Período desse Esquema de Evolução e é o Período em que estamos vivendo e evoluindo atualmente.

Estamos passando pelo nosso estágio “Humanidade”, como os Anjos passaram o seu no Período Lunar e os Arcanjos no Período Solar.

Hoje estamos vivendo no Globo D e já atingimos o nadir da materialidade, ou seja, a maior densidade que estava reservada para a nossa onda de vida atingir, aqui no Planeta Terra. Já completamos 3 Revoluções e meia de um total de 7 Revoluções, desse Período. Nesse Período temos quatro elementos: Fogo, Ar, Água e Terra. Outro fator importante, é que nesse Período obtivemos o germe da Mente. Do princípio do Período Terrestre até a metade da quarta Revolução no Globo D, temos desenvolvido o elo da Mente e estando despertando para a plena consciência de vigília.

Relembremos também: O que é Revolução?

Revolução é uma volta completa dada pela Onda de Vida evoluindo naquele Período, pelos 7 Globos.

Sete Revoluções formam um Período.

Durante um Período a Onda de Vida dá sete voltas, descendo e subindo através de quatro Mundos ou Regiões de um Mundo.

Vamos estudar o Termo Rosacruz: Revolução Solar do Período Terrestre.

Uma informação muito importante que temos que guardar: Na 2ª Revolução – de qualquer Período, fazemos a recapitulação do trabalho efetuado no Corpo Vital. É uma Recapitulação, em grau superior, do trabalho efetuado sobre o Corpo Vital, adquirido como germe no Período Solar.

No caso da 2ª Revolução do Período Terrestre se reconstruiu o Corpo Vital, a fim de acomodá-lo à Mente germinal.

Vamos estudar o Termo Rosacruz: Clarividência

Clarividência é o poder psíquico natural ou desenvolvido de ver através da matéria densa e regiões invisíveis dos Mundos espirituais, sem obstáculo de distância nem tempo. É uma faculdade latente, que pode ser despertada. A pessoa pode investigar assuntos nos Mundos invisíveis.

Assim, Clarividente é a pessoa em percebe outros Mundos – os Mundos invisíveis, através da Visão Espiritual. Isso é possível devido frouxidão na conexão entre o Corpo Vital e o Denso, deixando-o sensível às vibrações espirituais.

Nas Épocas Lemúrica e Atlante todos éramos Clarividentes Involuntários!

Vamos ver os dois tipos de Clarividência que temos:

1º- os que ainda não se submergiram firmemente na matéria, por exemplo, a maioria dos hinduístas, indianos, etc. – eles ainda possuem certo grau de Clarividência ou são sensíveis aos sons da Natureza.

2º- os vanguardeiros (a frente da Evolução) – Os vanguardeiros estão surgindo do pináculo da materialidade e podem ser divididos em duas classes:

>Clarividente Involuntário

>Clarividente Voluntário ou treinado

O Clarividente Involuntário é também chamado de Clarividente negativo. Não escolhe ter esse acesso aos Mundos invisíveis: “vê quando não quer ver e quando vê não sabe o que tem que fazer”.

No Corpo de Desejos de um Clarividente Involuntário os vórtices do Corpo de Desejos giram da direita para a esquerda, ou seja, na direção oposta à dos ponteiros de um relógio analógico (relógio com ponteiros).

O Clarividente Voluntário é também chamado de Clarividente positivo. Escolhe ter esse acesso aos Mundos invisíveis: “vê quando QUER ver e quando vê sabe EXATAMENTE o que tem que fazer”.

No Corpo de Desejos de um Clarividente Voluntário os vórtices do Corpo de Desejos giram da esquerda para a direita, ou seja, na direção dos ponteiros de um relógio analógico (relógio com ponteiros).

É esse tipo de Clarividência que um Estudante Rosacruz ATIVO desenvolve na Escola Fraternidade Rosacruz.

Vamos estudar mais um Termo Rosacruz: Vanguardeiro

No Dicionário encontramos: “Aquele que vem na frente”, “Que defende ideias inovadoras (em política, filosofia, arte, estilo de vida etc.)”, “vanguardista”. Com sinônimos: Avançado, precursor, pioneiro.

Na Filosofia Rosacruz significa: aqueles que passam mais rapidamente para o próximo grau ou graus superiores, acelerando assim o seu desenvolvimento. Vão adquirindo veículos e construindo Corpos que permitem funcionar nos Períodos e Mundos mais à frente.

Os vanguardeiros são caracterizados por: dedicação ao estudo e prática do conhecimento espiritual pelo método direto, dedicação ao desenvolvimento espiritual, buscando elevar-se e conhecer mais sobre os Mundos suprafísicos, serviço à Humanidade e desenvolvimento interior procurando ter uma vida pura e reta, aqui.

Para saber mais, assista a 187ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

187ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- 7jul24-Termos Rosacruzes no Texto_C10_ O Período Terrestre-A Revolução Solar do Período Terrestre

14/07 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. X – A Revolução Lunar do Período Terrestre

Comecemos relembrando o que é o Termo Rosacruz: Revolução Lunar do Período Terrestre.

A Revolução Lunar do Período Terrestre é uma recapitulação do Período Lunar e muitas de suas condições prevaleceram idênticas às do Globo D daquele Período, porém em grau superior.

Sempre: em toda terceira Revolução de cada Período é desenvolvido alguma coisa no Corpo de Desejos.

Na terceira Revolução do Período Terrestre o Corpo de Desejos foi reconstruído a fim de torná-lo apto para ser interpenetrado pela Mente germinal. Nesta Revolução os Arcanjos (Humanidade do Período Solar) e os Senhores da Forma, se encarregaram da reconstrução do Corpo de Desejos com a ajuda dos Senhores da Mente (a Humanidade do Período de Saturno).

O próximo Termo Rosacruz que estudaremos é o “Eu separado”.

Vimos que na Revolução Lunar do Período Terrestre os Arcanjos (a Humanidade do Período Solar) e os Senhores da Forma se encarregaram da reconstrução do Corpo de Desejos, mas não estavam sozinhos nesta tarefa. Quando se deu a separação do Globo em duas partes, houve uma divisão similar nos Corpos de Desejos de alguns dos seres que estão evoluindo.

Ao se dar essa divisão, a forma estava pronta para se converter em veículo de um Espírito interno. Com o objetivo de levar mais adiante esse propósito, os Senhores da Mente (a Humanidade do Período de Saturno) cuidaram da parte mais elevada do Corpo de Desejos e nela implantaram o “eu separado”, sem o qual nós, como somos agora, nunca poderíamos existir, com nossas gloriosas possibilidades.

O próximo Termo Rosacruz que estudaremos é a Personalidade.

Assim, na última parte da Revolução Lunar, o primeiro germe da Personalidade separada foi implantado na parte superior do nosso Corpo de Desejos pelos Senhores da Mente.

Os Arcanjos foram ativos na parte inferior do Corpo de Desejos, nos dando desejos puramente animais. Também trabalharam sobre o Corpo de Desejos dos que não estavam divididos. Alguns destes Arcanjos se converteram em Espíritos-Grupo dos animais, e agem sobre eles, de fora, nunca penetrando totalmente nas formas animais, como o Espírito separado o faz de dentro do Corpo humano.

Já na Revolução Lunar tínhamos o Mundo do Pensamento como o mais elevado dos três Mundos, onde presentemente tem lugar a nossa evolução: o Mundo Físico, o Mundo do Desejo e o próprio Mundo do Pensamento.

Os outros dois Mundos superiores: Mundo do Espírito de Vida e Mundo do Espírito Divino, no que diz respeito a nós em geral, são ainda praticamente uma esperança.

Notemos que o Mundo do Pensamento é o Mundo central dos cinco Mundos onde nós tínhamos os nossos veículos naquela Revolução: o Corpo Denso, o Corpo Vital, o Corpo de Desejos, o Espírito Humano, o Espírito de Vida e o Espírito Divino.

Aqui se unem Espírito, o Ego renascido, e Corpo, a Personalidade. Repare: não tínhamos o elo de união entre a Personalidade (onde a primeira ideia foi nos dada pelos Senhores da Mente, que a implantaram na parte superior do nosso Corpo de Desejos) e nós, o Ego, ou seja: não tínhamos a Mente.

Na primeira ideia de Personalidade, fornecida pelos Senhores da Mente, podemos descrever o processo da seguinte forma:

Para tornar mais tangível vamos entender como nós, o Ego, o Espírito Virginal da Onda de Vida humana (nós) manifestado, por meio da nossa vontade criamos algo para ser expresso aqui, na Região Química do Mundo Físico, por meio da formação da matéria somente de desejos, etérica e, finalmente, química. Veja sem a Mente!

Tudo começa quando utilizamos a nossa vontade e com ela colocamos em ação a nossa imaginação –

exatamente como Deus, nosso criador, faz todas as vezes que cria e Ele sempre está criando!

E assim, com a Vontade e a Imaginação trabalhando, geramos a ideia, por exemplo de um barco. Dessa ideia  não utilizamos a Mente, porque não a tínhamos, mas construimos o pensamento-forma desse barco. E a partir dele já podíamos utilizar as forças do Mundo do Desejo e pelo interesse e atração formar uma forma de desejos desse objeto. Note: não tínhamos como colocar isso aqui na Região Química, pois a nossa consciência estava voltada para dentro de nós, um nível de consciência de sono com sonhos.

Vejam aqui, claramente, a Lei do Reflexo: as formas, nos Mundos inferiores são reflexos do Espírito nos Mundos superiores:

>A quinta Região do Pensamento Abstrato, que é a mais próxima do ponto focal pelo lado do Espírito, reflete-se na terceira Região do Pensamento Concreto, a mais próxima do ponto focal pelo lado da Forma.

> A sexta Região do Pensamento Abstrato reflete-se na segunda Região do Pensamento Concreto, e a sétima Região do Pensamento Abstrato na primeira Região do Pensamento Concreto.

>Toda a Região do Pensamento Abstrato é refletida no Mundo do Desejo; o Mundo do Espírito de Vida na Região Etérica do Mundo Físico, e o Mundo do Espírito Divino na Região Química do Mundo Físico, ainda que nesse momento não tínhamos acesso direto ao Mundo Físico.

Vejam que interessante:

Como o Mundo do Espírito Divino é refletido na Região Química do Mundo Físico, então, o nosso mais elevado veículo espiritual, ou o aspecto mais elevado do Espírito, Espírito Divino, encontra sua contraparte no mais inferior dos nossos três Corpos, o Corpo Denso.

Como o Mundo do Espírito de Vida é refletido na Região Etérica do Mundo Físico, então, o nosso seguinte veículo espiritual, ou o seguinte aspecto do Espírito, Espírito de Vida, encontra sua contraparte no Corpo imediato, o Corpo Vital.

E como a Região do Pensamento Abstrato é refletida no Mundo do Desejo, então, o nosso seguinte veículo espiritual, ou o seguinte aspecto do Espírito, Espírito Humano, encontra sua contraparte no terceiro Corpo, o Corpo de Desejos.

Note que a primeira ideia de Personalidade nos fornecida pelos Senhores da Mente envolvia o Corpo Denso, o Corpo Vital e o Corpo e Desejos. Contrapondo-se com a sempre presente Individualidade (nós, o Tríplice Espírito).

Para saber mais, assista a 188ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

188ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-14jul24-Termos Rosacruzes_C10_Período Terrestre-A Revolução Lunar

21/07 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. X – O Período Terrestre – Período de Repouso entre Revoluções

O primeiro Termo Rosacruz que estudaremos é: Noite Cósmica. A Noite Cósmica é um retorno nosso, durante esse Esquema de Evolução, periódico de toda a matéria que estamos construindo e evoluindo à Substância-Raiz-Cósmica.  As maiores Noites Cósmicas ocorrem na passagem de um Período para outro. É uma fase de preparação para a atividade a ser desenvolvida no próximo Período. É um período de repouso absoluto (ou restauração absoluta).

A Noite Cósmica entre os Períodos é composta por 5 Globos obscuros com as seguintes funções:

>2 primeiros Globos: Recapitulação (retrospecção)

>O do meio – Globo 3: trabalho original – o trabalho de assimilação, ou uniformização do que deveria ser aprendido no Período anterior

>2 últimos Globos: Preparação para o próximo Período

Entre as Revoluções em um Período há um Repouso entre Revoluções (similar às Noites Cósmicas entre Períodos, pois apresentam o mesmo método e as mesmas funções).

Mas há uma diferença principal entre esses dois momentos de recaptulação, restauração e preparação para o próximo momento evoutivo.

Na Noite Cósmica entre Períodos (desde o Período de Saturno até o Período Terrestre): as atividades foram feitas focando no despertar de um aspecto do Tríplice Espírito e/ou no recebimento do germe de um Corpo.

Já no Repouso entre Revoluções o foco foi na aprendizagem de alterações em um Corpo, ou em um dos aspectos do Tríplice Espírito que deveria ser terminada durante a Revolução.

Por que é importante ter um retorno periódico da matéria à substância primordial?

>Para nos permitir evoluir e alcançar alguma lição ou meta que não conseguimos durante a manifestação ativa

>Para que possamos progredir mais aceleradamente, pois a matéria não se cristaliza. Quando a matéria fica dura demais para o Espírito nela atuar, ele se retira para recuperar sua energia.

O próximo Termo Rosacruz que estudaremos é: Substância-Raiz-Cósmica. Ela é uma expressão do polo negativo do Absoluto.

O Absoluto é o Princípio Universal, sendo o Ser Supremo uma emanação do Absoluto – Tudo que vemos manifestado como formas – emanado do polo negativo do Absoluto.

Deus (que nos criou e criou tudo) é uma expressão do polo positivo do Absoluto.

E a Substância Raiz-Cósmica é o material que Deus atrai e que externa a Sua esfera imediata, quando deseja criar (e Ele sempre está criando!).

O próximo Termo Rosacruz que estudaremos é: Caos. É o momento em que cessa a distinção entre a Vida e a Forma. O Caos é a base de todo progresso, porque no progresso as formas velhas são dissolvidas e dão nascimento, continuamente, a novas formas. Veja que é constante, ou seja, a Forma dissolvendo-se em Espaço e o Espaço cristalizando-se em Forma. Sem esse constante movimento, a Obra da Evolução cessaria e a estagnação impediria toda possibilidade de desenvolvimento.

Aprendemos na Filosofia Rosacruz que Matéria é o espaço ou Espírito cristalizado. E que Espaço é Espírito em atenuada forma. Portanto… Caos é tudo que atualmente nos rodeia.

Temos uma ideia de que o Universo é espaço ou Espírito cristalizado, quando comparamos um ovo submetido ao calor, quando do “nada” aparece uma vida em manifestação.

Assim, o Espírito é ativo em todo tempo: na Manifestação – como Espírito cristalizado, e durante o Caos – como Forma atenuada. Ou seja: O Espírito manifestado é dual:

>A Forma é a manifestação do polo negativo, cristalizado e inerte.

>A Vida é a manifestação do polo positivo, que galvaniza a Forma negativa e a leva à ação.

O próximo Termo Rosacruz que estudaremos é: Cosmos. É toda essa ordem agregada e sistemática que vemos no Mundo. ”Assim como é em cima, também é em baixo”: Macrocosmos: O grande Universo ou Sistema Solar, e Microcosmos: o ser humano que é um pequeno mundo dentro de outro maior, ou seja, temos um microcosmo dentro de um macrocosmo (o indivíduo e o mundo).

Para saber mais, assista a 189ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

189ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- 21jul24-Termos Rosacruzes no Texto_C10_Período Terrestre – Período de Repouso entre Revoluções

28/07 Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. X – O Período Terrestre – A Quarta Revolução: que será a Revolução Terrestre

Comecemos estudando o Termo Rosacruz: Espirais dentro de Espirais.

Aprendamos que em todas as Épocas sempre ocorre a Recapitulação do Período respectivo, pois podemos considerar como um intervalo antes de iniciar uma atividade entre qualquer GloboRevoluçãoPeríodo ou até Épocas. Veja que as Recapitulações são infinitas, dado a tudo que aconteceu anteriormente, antes de iniciar uma nova atividade. E a cada Recapitulação nos elevamos a um grau superior, pois são sempre em níveis crescentes de perfeição, por isso são espirais dentro de espirais.

Afinal, Evolução é “a história do progresso do Espírito no Tempo”. E, também, nos variados fenômenos do Universo, vemos que o Caminho de Evolução é uma espiral.

Assim, as espirais dentro de espirais nos permitem repetir o mesmo acontecimento:

>Em patamares diferentes;

>Em ambientes, pessoas e assuntos diferentes;

>Com propósito de repetir os fatos/lições para aprendermos com eles e evoluir/progredir, corrigir um erro etc.;

>E devido as espirais os “eventos” se repetem, até um determinado momento:

>>SE ERRAMOS, temos a oportunidade futura de corrigir

>>SE ACERTAMOS, evoluímos e a lição/fato é suspenso após algumas repetições de “espirais”

>A cada “ciclo” as lições/acontecimentos se tornam cada vez mais difíceis à medida que procrastinamos o aprendizado.

Repare bem: a evolução se move numa espiral, mas, nunca se repete na mesma condição e segue sempre um aperfeiçoamento progressivo!

O próximo Termo Rosacruz que estudaremos: Recapitulações nas três primeiras Revoluções do Período Terrestre.

Sempre antes de começar o trabalho original em um Período, nas Revoluções são recapitulados tudo que foi feito nos Períodos anteriores, no caso do Período Terrestre, obedecendo a ordem:

>1ª Revolução ou Revolução de Saturno

>2ª Revolução ou Revolução Solar

>3ª Revolução ou Revolução Lunar

Na 1ª Revolução ou Revolução de Saturno: trabalho sobre o nosso Corpo Denso:

-Construção e impulso para construção da parte frontal do cérebro e, também, para a incipiente divisão no sistema nervoso, que desde então começou a evidenciar suas divisões: o sistema voluntário e o simpático.

-Foi nos dado a habilidade de formar um cérebro e tornar-se um veículo para o germe da Mente, a ser acrescentado posteriormente.

-Essa reconstrução completou-se o mais alto grau de eficiência deste veículo.

Na 2ª Revolução ou Revolução Solar: trabalho sobre o nosso Corpo Vital:

– Neste Período o Corpo Vital foi reconstruído a fim de acomodá-lo à Mente germinal.

– Este Corpo tomou uma forma parecida com o Corpo Denso, e terá condições de ser usado como veículo mais denso durante o Período de Júpiter, após a espiritualização do atual Corpo Denso.

Na 3ª Revolução ou Revolução Lunar: trabalho sobre o nosso Corpo de Desejos:

– Os Senhores da Mente implantaram o “Eu separado” sem o qual nós, atualmente com todas nossas gloriosas possibilidades, nunca poderíamos existir.

– Na última parte desta Revolução o primeiro germe da Personalidade separada foi implantado.

– Os Arcanjos imprimiram no Corpo de Desejos os desejos puramente animais. Trabalharam também nos Corpos de Desejos que não estavam divididos.

O próximo Termo Rosacruz que estudaremos: o trabalho realizado na Quarta Revolução do Período Terrestre

Nesta Revolução preparamos nossos Corpos para receber a Mente.

Nosso Campo de Evolução foi dividido entre Épocas e Eras, sendo que cada Época é composta de três Eras. E para tal utilizou-se o movimento da Terra conhecido como Precessão dos Equinócios.

A Primeira Época, a Polar, do Período Terrestre: a Época Polar foi a primeira das sete Épocas que passamos e a primeira mais sutil. Esse é o nome dado a um período de tempo em que estávamos confinados à região polar do Sol. Portanto, a nossa Terra ainda fazia parte do Sol e se encontrava num estado ígneo, ou seja, as substâncias que hoje constituem o nosso mundo estavam em fusão e a atmosfera era gasosa. Repare: tudo formado por material da Região Química do Mundo Físico!

Dessa substância química, sutil do Sol, construímos o nosso primeiro Corpo Denso mineral, auxiliado pela Hierarquia Criadora Senhores da Forma.

E pelos Ensinamentos Rosacruzes sabemos que a nossa evolução é sempre espiral dentro de espiral; então a Época Polar foi uma Recapitulação do Período de Saturno. Pode-se dizer que durante esse tempo passamos através do estado mineral: tínhamos um Corpo Denso e a consciência semelhante à do estado de transe profundo.

Segunda Época, a Hiperbórea, do Período Terrestre: durante a primeira parte da Época Hiperbórea, enquanto a Terra e a Lua faziam parte do Sol, as forças solares-lunares permeavam cada um de nós em proporção igual, de maneira que todos nós éramos capazes de perpetuar nossa espécie por meio de brotos e esporos, como fazem certas plantas atuais. Tínhamos uma consciência semelhante à do sono sem sonhos, onde ainda a Terra continuava em fusão e a atmosfera era parecida com a do Período Solar, pois a 2ª Época foi uma Recapitulação, em um nível mais elevado, do trabalho feito no 2º Período, chamado Período Solar.

Dado a nossa densidade dentro do Sol (que ia aumentando em cristalização) fomos nos deslocando, a partir do que seria o “polo” do Sol até ficarmos entre esse polo e o Equador.

Nessa Época, o Corpo Denso era permeado pelo Corpo Vital, mas até então o nosso Corpo Denso não tinha a constituição de hoje, com sólidos, líquidos e gases e, muito menos a densidade e solidez atuais.

Nessa Época o Corpo Vital se tornou ativo, constituído de Éter, especialmente de Éter Químico e Éter de Vida, e parcelas mínimas de Éter Luminoso e Éter Refletor.

Éramos estacionários como uma planta, não fazíamos nenhum esforço, nem nos empenhávamos nisso. Por isso que se diz que passamos pelo “estado vegetal”. Não éramos exatamente uma planta, mas éramos semelhantes a ela.

Na Época Hiperbórea, nosso Corpo Denso era um enorme saco gasoso, flutuando sobre a porção que hoje é a Terra ignescente, e emitíamos esporos semelhantes aos dos vegetais, que cresciam e eram utilizados por outros seres humanos nascentes. Nessa Época éramos bissexuais, hermafroditas.

Ao final da Época Hiperbórea, a cristalização tinha aumentado tanto que se converteu num verdadeiro obstáculo ao progresso de alguns dos mais elevados seres solares.

Por outro lado, o estado incandescente era um obstáculo à evolução de algumas criaturas de grau inferior, tais como nós. Nesse estado, precisávamos de um Campo de Evolução mais denso para o nosso futuro desenvolvimento. Por isso, a parte do Sol, que agora é a Terra, foi arrojada ao terminar a Época Hiperbórea e começou a girar em torno do Sol, seguindo uma órbita um tanto diferente da atual. 

Fenômeno semelhante, provocado por idêntica razão foi acontecendo com os outros Planetas que hoje formam o nosso Sistema Solar.

Dentro da Terra ainda estava a nossa Lua. Nesse período a visão panorâmica Solar passa por uma mudança decisiva.

Pois, a nossa visão não era mais a partir do Sol e sim, a partir, da Terra que estava começando a incrustar-se. Como a Terra havia se separado do Sol, então o grande calor dela começou a desaparecer. A Terra se esfriou e a vegetação começou a aparecer sobre a sua superfície quente e cheia de vapor.

Sabemos que sempre fomos guiados por Seres Divinos, e quando fomos arrojados do Sol, no final da Época Hiperbórea, não tínhamos a menor ideia do que fazer, mesmo porque éramos guiados de fora em tudo. Foi por isso que precisávamos das Hierarquias Criadoras para prosseguirmos nossa caminhada.

E a ajuda veio destes Seres maravilhosos: os Senhores da Sabedoria, os Senhores da Individualidade, os Senhores da Forma, os Senhores da Mente, os Arcanjos e os Anjos.

Terceira Época, a Lemúrica, do Período Terrestre: no Período Terrestre foram diversas Hierarquias Criadoras que trabalharam sobre nós, como os Arcanjos (Humanidade do Período Solar), Senhores da Mente (Humanidade do Período de Saturno) e Senhores da Forma que ajudaram essas Hierarquias, pois têm a seu cargo o Período Terrestre, e essa ajuda foi bem-vinda para que pudéssemos chegar à Individualidade, ou seja, a total expressão nossa nos três Mundos.

Ainda nessa Época nós estávamos sob a guarda dos Anjos. Por outro lado, reconstruímos o nosso Corpo de Desejos, inconscientemente, pois tínhamos um grau de consciência analogamente ao animal atualmente – um “ser humano-animal”. Neste tempo as relações sexuais eram consumadas sob a sábia tutela dos Anjos.

Também não estávamos conscientes da existência de tristezas, dores e da morte aqui.

Em determinados períodos do ano (durante essa Época Lemúrica), os Arcanjos retiravam sua restritiva influência sobre o Corpo de Desejos, e os Anjos nos conduziam a grandes templos, onde o ato gerador era realizado nos momentos em que as configurações astrológicas eram as mais propícias.

Vivíamos inocentes e pacificamente na atmosfera nebulosa, densa e semelhante a névoa ígnea do Período Lunar, que envolvia a Terra durante a última parte da Época Lemúrica.

Foi nesta Época que a crosta terrestre começou então a adquirir dureza e solidez em algumas partes, enquanto em outras ainda estava em fusão, e entre aquelas ilhas de crosta dura havia um mar de água fervente.

Erupções vulcânicas e cataclismos marcaram a época em que os fogos ardentes lutaram contra a formação da crosta que os rodeava e que os aprisionava. Nas partes mais duras e relativamente frias, vivíamos rodeados de florestas gigantescas e animais de enorme porte.

As formas dos animais e as nossas ainda eram muito plásticas.

O esqueleto já estava formado, mas ainda tínhamos o grande poder de modificar ou modelar a “carne” do nosso corpo e dos animais que nos cercavam.

Quando em meados da Época Lemúrica se efetuou a separação dos sexos, nós, o Ego, começamos a agir ligeiramente em nosso Corpo Denso, criando órgãos internos.

Naquele tempo, não tínhamos plena consciência de vigília, tal como possuímos hoje, mas com metade da força sexual criadora, construímos o cérebro para expressão de pensamento aqui, na forma já indicada.

Estávamos mais despertos nos Mundos Espirituais do que no Mundo Físico, mal podíamos ver nosso Corpo e éramos inconscientes do ato de propagação (relação sexual ou ato gerador).

O Mundo do Desejo nos era muito mais real. Tínhamos a consciência do sono com sonhos do Período Lunar, uma consciência pictórica interna.

Quarta Época, a Atlante, do Período Terrestre:

Podemos dizer que a principal característica dessa Época estava na constituição da atmosfera do nosso Campo de Evolução, no caso, a Terra.

Do norte do Planeta Terra vinham os blocos de gelo da região boreal e do sul vinha o sopro ardente dos vulcões, que ainda estavam muito ativos.

O Continente Atlante era o ponto de encontro dessas duas correntes e, consequentemente, a atmosfera estava sempre sobrecarregada por um nevoeiro espesso e pesado.

A água não era tão densa como agora, pois continha uma proporção maior de ar e de outros elementos gasosos em suspensão. Além disso, havia muita água suspensa na atmosfera pesada e nebulosa desse lugar que chamávamos de Atlântida.

Nesse início da Época Atlante ainda não havia chuva e a atmosfera era uma névoa úmida e quente, através da qual o Sol parecia como uma de nossas lâmpadas incandescentes num dia de neblina; além disso, o fenômeno do arco-íris era uma impossibilidade de acontecer (já que se trata de um fenômeno ótico e meteorológico que se forma quando a luz branca solar entra em contato com as gotas de água na superfície, sofrendo os fenômenos de reflexão e refração da luz, que ocasionam a dispersão da luz em todas as suas sete tonalidades: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta.).

Assim, o arco-íris teve condições de aparecer na próxima Época – a presente Época Ária – quando a névoa se condensou em chuva, inundou as bacias da Terra e deixou a atmosfera clara, como descrita na história de Noé (relatada na Bíblia), e que com isso apontou o início dos ciclos da Lei das Alternâncias que trazem o que temos hoje, como o dia e a noite, o verão e o inverno, etc.

Até meados da primeira parte da Época Atlante estávamos sob a orientação direta das Hierarquias Criadoras. Nós éramos incapazes de tomar iniciativas; as mudanças ocorriam mediante grandes cataclismas naturais planejados pelas Hierarquias Criadoras encarregadas da nossa evolução.

Uma das doze Hierarquias Criadoras ou Hierarquias Zodiacais, conhecida como Senhores da Mente, irradiaram de si mesmos o germe da Mente para cada um de nós.

O veículo Mente nos foi fornecido como um ponto focal entre nós, o Ego, e o nosso Tríplice Corpo, completando a nossa constituição que ficou, então, equipada para conquistar o Mundo e gerar força anímica pelo seu esforço e experiência, tendo individualmente vontade própria e livre-arbítrio, exceto quando limitado pelas Leis da Natureza e por suas próprias ações anteriores.

Como o nosso – Ego – domínio era excessivamente débil e a nossa natureza passional (de desejos) muito forte, a Mente nascente uniu-se ao Corpo de Desejos, originando a astúcia, causa de todas as debilidades dos meados do último terço da Época Atlante. Portanto, a astúcia foi desenvolvida, produto da Mente não governada por nós.

A astúcia une-se ao desejo sem ter em conta se esse é bom ou mau, ou se este pode trazer alegria ou dor.

Até a segunda das três partes da Época Atlante, ainda estávamos na fase “Involução” do Esquema de Evolução, ou seja, nós, o Ego – o Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui, ou o Tríplice Espírito, ainda estávamos tomando posse do nosso Tríplice Corpo. No final da segunda parte da Época Atlante alcançamos o nadir da materialidade, isto é, o ponto mais denso em matéria (na Região Química do Mundo Físico) que devemos passar em todo o atual Esquema de Evolução, ou seja: findamos a parte de “Involução” e começamos a subir na parte “Evolução” deste Esquema de Evolução.

A construção dos nossos olhos, como temos atualmente, começou na Época Lemúrica e progrediu, mas, até o final da Época Atlante, não havia o sentido da visão, como hoje o conhecemos.

Na última e terceira parte da Época Atlante, o ponto do Corpo Vital uniu-se ao ponto correspondente do Corpo Denso. Desde esse momento obteve a plena visão e a percepção do Mundo Físico. A maioria perdeu gradualmente a capacidade de perceber os Mundos superiores.

Por isso, nossa consciência foi se focalizando no Mundo Físico, se bem que as coisas não apareceram com nitidez até a última parte da Época Atlante.

Só então começamos a conhecer a morte como solução de continuidade que se produzia na consciência, ao passar para os Mundos superiores depois de morrermos, e quando retornávamos ao Mundo Físico para então renascermos.

O nosso cérebro e a nossa laringe foram construídos durante a última parte da Época Lemúrica, e os primeiros dois terços da Época Atlante, até que nos convertemos em um ser pensante, que raciocina completamente consciente no Mundo Físico.

Em meados da última terça parte da Época Atlante, começaram a surgir as nações separadas. Grupos de pessoas entre si notavam gostos e costumes semelhantes, abandonavam os antigos lugares e fundavam uma nova colônia. Porém, recordavam os antigos costumes e, no possível, seguiam-nos em seus novos lugares, criando ao mesmo tempo outros em harmonia com novas ideias e necessidades particulares.

No final da Época Atlante o Sol brilhou pela primeira vez sobre nós, tal como o conhecemos hoje. Podemos dizer que foi quando “nascemos pela primeira vez no mundo atual”. Foi quando contemplamos as montanhas e seus contornos, deparamos com a beleza das campinas, das criaturas que se moviam, dos pássaros, etc., foi então quando tomamos conhecimento de nós mesmos na Região Química do Mundo Físico.

Quinta Época, a Ária, do Período Terrestre: nós, a Humanidade, estamos passando, atualmente, pela quinta Época que chamamos de Época Ária.

Sob a direção de uma grande Entidade, a Raça Semitas Originais – a quinta e mais importante das sete Raças Atlantes – foi levada para leste até a grande extensão das estepes da Ásia Central, atualmente denominada Deserto de Gobi.

Ali ela foi preparada para se converter na semente das sete Raças da Época Ária, nutrindo-a, potencialmente, das qualidades que deveriam ser desenvolvidas por seus descendentes.

Esse nome se deu em virtude da Ásia Central ter sido o berço das Raças Árias, descendente dos Semitas Originais, que aperfeiçoou a Mente e a razão, e à qual pertencemos.

Nessa Época conhecíamos o uso do fogo e de outras forças, que nos foram intencionalmente ocultadas nas Épocas anteriores, para que pudéssemos usá-las livremente para os propósitos mais elevados do nosso próprio desenvolvimento.

Durante as primeiras quatro Épocas, tínhamos um conhecimento maior dos Mundos espirituais. Porém, houve a necessidade de despertarmos completamente para a grande importância desta existência concreta. Por isso, fomos privados da recordação da existência espiritual superior nesta quinta Época. Assim, fomos obrigados a aproveitar e viver a vida intensamente, visando nosso crescimento no conhecimento do que tínhamos à nossa disposição.

No início da Época Ária, os mais Avançados da nossa Humanidade, obtiveram as Iniciações Maiores para que pudessem ocupar o lugar dos Mensageiros de Deus, ou seja, os Senhores de Vênus.

Esses Iniciados humanos foram, desde então, os únicos mediadores entre nós e Deus. Embora não apareçam publicamente nem mostrem sinais ou maravilhas, são grandes Líderes. Ficamos completamente livres para procurá-los ou não, quando quiséssemos.

Na metade da Época Atlante, nós, o Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado, penetramos completamente nos nossos veículos e começamos a trabalhar no veículo Mente, produzindo a manifestação do Pensamento e da Razão: a habilidade de deduzir uma causa pelo efeito da atividade do próprio pensamento. A faculdade de raciocínio ou lógica se desenvolveu mais completamente na Época Ária. Os Semitas Originais constituíram um “povo escolhido”, destinado a levar essa faculdade germinal a tal ponto de maturação que impregnasse completamente seus descendentes, para se converterem em uma Nova Raça.

Com a manifestação do pensamento e a aquisição da Mente – ainda no seu primeiro estágio de desenvolvimento, o mineral –, exercemos, presentemente, o nosso poder apenas sobre os minerais e as substâncias químicas.

Para saber mais, assista à 190ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

190ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP-28jul24-Termos Rosacruzes_C10_Período Terrestre-A Quarta Revolução

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Julho:

O que é o Ego humano atualmente

Nos Ensinamentos da Filosofia Rosacruz, aprendemos que o Ego, o Espírito Virginal manifestado nesse atual Esquema de Evolução, possui um Espírito Tríplice, ou seja, um Espírito Divino, um Espírito de Vida e um Espírito Humano. Essa é a constituição do nosso “Eu Superior”.

Não se deve pensar nos três como estando separados um do outro.

O Espírito é indivisível, como a luz branca que vem do Sol através do espaço interplanetário, mas a luz, como sabemos, pode ser refratada nas três cores primárias: azul, amarelo e vermelho, ao atravessar as camadas mais densas da atmosfera terrestre.

O Espírito Virginal aparece como sendo Tríplice durante sua manifestação devido ao fato de estar rodeado por materiais de densidade variável. Vejam: quando envolto somente na substância do Mundo do Espírito Divino, ele é o Espírito Divino; quando o Espírito Divino recebe em acréscimo um envoltório de material oriundo do Mundo do Espírito de Vida, ele se torna então o Espírito de Vida; e quando, finalmente, é revestido de matéria da Região do Pensamento Abstrato, ele se torna o Espírito Humano – o Ego humano atual.

É por isso que o Espírito Virginal, enredado nessas três camadas de matéria, está apartado de toda consciência do seu “Pai Divino”, e estando então tão cego pela matéria, a ponto de não poder ver as coisas do ponto de vista cósmico quando “de fora”, ele volta sua consciência para dentro e se vê como sendo separado e isolado de todos os outros.

Ele é, portanto, um Ego humano – um indivíduo.

Neste ponto então é que ali começamos, na maioria das vezes, manifestar o egoísmo (só pensa em si mesmo e nas próprias necessidades e se coloca, na maioria das vezes, em primeiro lugar, desconsiderando os demais, mesmo que os magoe).

Já quando o Espírito Humano congrega em volta de si para melhor expressão, os veículos inferiores e mais concretos, penetrando neles, e até mesmo descendo ao Mundo Físico, ele obtém, novamente, a consciência das coisas exteriores. A partir de então, tendo perdido o conhecimento do Mundo de Deus, de onde veio originariamente, começa a conquistar o Mundo, adaptando-o aos seus próprios fins.

Em todos os Reinos de Vida evolutiva existentes sobre a Terra, somente o Espírito Humano é um Ego individualizado, que penetra em veículos que ficam todos reunidos no Mundo Físico durante as horas de vigília.

Atingimos desse modo a consciência desperta por meio da qual temos pleno conhecimento e ciência de todas as coisas pertencentes ao Mundo em que vivemos, e somos capazes de usar nossa própria razão, expressar nossos desejos e emoções, e agir de acordo com o que nos dita nosso “Eu Superior” – o Espírito interno, o Ego, nós verdadeiramente!

(*) Pintura Sir Isaac Newton – por J.A. Houston, ca. 1870!

O Nosso Corpo que está quase chegando à perfeição

O Corpo Denso é uma máquina linda, altamente eficiente e constituída da maioria dos minerais que a Terra contém. Ele está no seu quarto grau de desenvolvimento, assim, dentre nossos Corpos e veículos é o que mais perto está da perfeição.

Devemos notar, de modo especial, que o nosso Corpo Vital, o Corpo de Desejos e a Mente, têm valor presentemente porque estão conectados com o nosso Corpo Denso, cujo mecanismo é tão esplendidamente organizado. Assim não cometamos o erro, tão frequente em muitas pessoas, de menosprezar o Corpo Denso ao saber que existem Corpos e veículos superiores, dele falando como de coisa “grosseira” e “vil” e dirigindo os olhos ao céu ansioso por abandonar logo esse amálgama de barro terreno para voar nos seus “veículos superiores”. Tais pessoas, geralmente, não compreendem a diferença entre “superior” e “perfeito”.

Tais elementos para todo o ser humano devem ser obtidos por meio da alimentação.

Cuidando desse Corpo Denso com a alimentação adequada contribuímos para termos uma boa saúde.

Tomemos muito cuidado com os destruidores da saúde, como por exemplo alimentos industrializados, fast-foods, drogas, bebidas alcoólicas, cigarro e outros mal hábitos que vamos adquirindo.

Precisamos constantemente mudar alguns hábitos nocivos à saúde.

Evitaremos muitas doenças, dores, sofrimentos, etc., se cuidarmos muito desse Corpo Denso, aliado ao cultivo da parte espiritual.

Afortunadamente, pode qualquer ser humano restaurar seu Corpo e levá-lo a um estado vibrante de saúde; basta fazer um esforço consciente para agir de acordo com as Leis da Natureza, que são as Leis de Deus.

Desde o tempo em que nós nos individualizamos e conquistamos esse nível de consciência, que chamamos de consciência de vigília, parece que gostamos de nos rebelar e ser violador das Leis de Deus.

Com a proximidade da Era de Aquário, se faz necessário buscarmos nos elevar espiritualmente, e cuidar bem do nosso Corpo Denso.

Muito nos ajuda, termos pensamentos puros e construtivos, sentimentos nobres, retos, ações amorosas e altruístas, em resumo, como diz o lema Rosacruz: “uma Mente pura, um Coração nobre e um Corpo são”.

(*) Homem Vitruviano (desenho de Leonardo da Vinci)!

Cristo, o nosso único Ideal

Saibamos que a Fraternidade Rosacruz é uma Associação de Cristãos Místicos que, dentre suas funções, é uma Escola de Filosofia Cristã. Como tal nos ensina que Cristo é o nosso único Ideal.

Seguir esse Grande Ser é enveredar por um Caminho de conversão, de mudança interior e profunda do nosso ser, é mudar costumes e ações.

Cristo é o mais elevado Iniciado do Período Solar, é um Arcanjo (o único que conseguiu aprender, já no Período Solar, tudo que um Arcanjo deve aprender até o Período de Vulcano). Como qualquer Arcanjo, Ele tem como veículo inferior o Corpo de Desejos.

E como o mais elevado dos Arcanjos, funciona tão conscientemente no Mundo do Espírito de Vida (o primeiro Mundo, de baixo para cima, onde cessa toda a separatividade, onde a Fraternidade é o cotidiano), como nós, aqui, Espíritos Virginais da Onda de Vida humana, funcionamos no Mundo Físico.

Cristo possui os doze veículos que formam uma ininterrupta cadeia desde o Mundo Físico até o próprio Trono de Deus.

Ele é o único Ser do Universo que está em contato, ao mesmo tempo, com Deus e o ser humano. É capaz dessa mediação porque experimentou, pessoal e individualmente, todas as condições (vivendo aqui no Mundo Físico) e conhece todas as limitações incidentais à existência física.

Ninguém, a não ser Ele, é capaz de sentir tão elevada compaixão e compreender tão amplamente a situação e as nossas carências. Somente Ele está qualificado para trazer a cura que satisfaça todas as nossas necessidades.

Quem se compromete a segui-Lo, tê-lo como seu único Ideal, sabe que terá de lutar contra o Mundo material, contra coisas mundanas e, às vezes, até dentro de seus próprios lares.

Não se segue a Cristo por questões culturais, sociais ou mesmo por modismo, mas com uma vontade firme de abraçar e colocar em prática Seus ricos Ensinamentos, tendo muita , e sendo fiéis aos Seus Mandamentos.

Quem O segue, sabe que absolutamente nada deve antepor a esse amor.

Lembremos: Cristo e somente Cristo é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.

O estrago que faz ao nos permitirmos ter rancores, ressentimentos, mágoas, raiva, ódio, inimizades e dessas coisas afins

A Fraternidade Rosacruz nos ensina que a partir do momento em que nós nos permitimos termos rancores, ressentimentos, mágoas, raiva, ódio, inimizades e coisas dessas afins, o nosso Corpo Denso faz um esforço como que para fechar as portas contra os “inimigos exteriores”, imaginários ou reais.

Então, o nosso baço etérico também se fecha e coleta muito pouco do fluido solar e, portanto, o nosso Plexo Celíaco (onde está o Átomo-semente do nosso Corpo Vital) para de especializar o Fluido Vital Solar em quantidades suficientes para as necessidades do Corpo Denso e, assim, presenciamos um fenômeno que é análogo ao efeito que observamos quando se diminui a voltagem ou se coloca mais resistência em um ventilador elétrico.

Se colocarmos serpentinas de papel amarrados nos seus gradis, elas começarão a decair e já não se mantém estendidas e ondulantes o suficiente para produzir o vento que queremos para nos refrescar.

Do mesmo modo, o Fluido Vital Solar não irradia da periferia do Corpo em linhas retas, mas essas linhas se deformam, permitindo a passagem de microrganismos, por mais minúsculo que seja, e que é capaz de carregar ou provocar uma doença ou enfermidade.

Portanto, rancores, ressentimentos, mágoas, raiva, ódio, inimizades e coisas dessas afins, afetam e muito a nossa saúde, o nosso estado emocional e mental.

Desde que guardemos esses sentimentos dentro de nós, torna-se impossível afirmar que temos saúde. A não ser que o conceito de “saúde” que temos seja bem superficial.

A cristalização, que traz consigo a doença, é devido a essa atitude mental inflexível, cheia de coisas ruins dentro de nós.

Muitas vezes o nosso bem-estar, a nossa saúde, viver com alegria, depende demais da nossa capacidade de “perdoar”. Sim, de perdoar.

Pois, como aprendemos estudando os Ensinamentos Rosacruzes, que embora as Leis da Natureza normalmente governem os reinos inferiores de maneira absoluta, elas podem ser “neutralizadas” por Leis Espirituais quando se trata dos Reinos superiores. Por exemplo, a doutrina dos Perdão dos Pecados – nos fornecida por Cristo –, quando reconhecidos e confessados, com o devido arrependimento, neutraliza a ação exclusiva da Lei de Consequência, a Lei que exige “olho por olho e dente por dente”.

Se não conseguimos perdoar alguém é porque estamos amando pouco.

Normalmente perdoamos um inimigo, ou alguém que não temos tantas afinidades e não perdoamos um amigo, uma amiga, um irmão, uma irmã, onde esperávamos muito deles e eles nos desiludiram, ou destruíram a confiança que depositamos neles.

Vemos que havia ali um grande egoísmo da nossa parte nessa amizade.

Se conseguirmos transformar esse sentimento ruim, que aos poucos vai nos destruindo, em entendimento, em amor verdadeiro, é que teremos realmente capacidade de perdoar totalmente alguém.

Perdoar, no amplo sentido espiritual, é absolver quem nos magoou, é parar de persegui-lo com pensamentos negativos, vingativos, e passar a enviar-lhes pensamentos de compaixão, devemos orar por nós e por eles. Devemos envolvê-los de bênçãos, as mais sinceras possível.

Lembremos que a relação que tivemos não foi casual, tínhamos lições a aprender juntos, e tivemos essa oportunidade nesse breve ou longo encontro.

Ao vermos a situação sob esta perspectiva, verificaremos quão fácil se tornará perdoarmos. Se o outro vai entender e aceitar, já não é problema nosso, vamos fazer a nossa parte.

Nos tornaremos então mais compreensíveis, pessoas melhores, mais fortes, mais corajosas para perdoar definitivamente, jamais superficialmente.

Às vezes estamos tão centrados nas mágoas, nos ressentimentos, nos rancores, que não reconhecemos nem admitimos nossas faltas, afinal não erramos sozinhos, e pode ter sido apenas um mal-entendido, ato ou omissão que pode ter desencadeado a crise.

Perdoemo-nos uns aos outros, isso é o que espera o Cristo de todos nós.

A “cura” pode estar mais perto de nós do que imaginamos; depende apenas do nosso perdão, do nosso Amor para com o próximo, do nosso entendimento, de um súbito, sincero e fiel arrependimento.

 A Responsabilidade pelo Conhecimento oculto adquirido

A Fraternidade Rosacruz sempre nos lembra: “a responsabilidade do Conhecimento adquirido por meio dos Ensinamentos Rosacruzes” por cada Aspirante à vida superior.

Ganhamos experiências através de muitas vidas, muitos renascimentos aqui no Mundo Físico e, consequentemente, mais aptidões. Renascemos sempre com “talentos” acumulados que são o resultado das experiências dessas vidas, então somos responsáveis pela maneira como usamos esses “talentos”.

Precisamos estar sempre colocando-os em ação, ou se atrofiam.

Todo conhecimento precisa estar impregnado de vida, ou será vazio, inútil e, claro, sem propósito.

Lembremos que Salomão, um homem de paz, pediu a Deus apenas sabedoria e grande conhecimento, não para que obtivesse vitória sobre seus inimigos, nem para aumentar seu território e fazer de seu povo uma grande nação, mas para que pudesse melhor “governar o seu povo” colocado aos seus cuidados, e recebeu conhecimento em abundância.

Temos inúmeros exemplos de pessoas que usaram mal o conhecimento que tinham e, portanto, se atrasaram na evolução delas.

Toda vez que alguém procura usar um conhecimento espiritual e poder de maneira errada, ele os perderá.

A única razão satisfatória e apropriada para a busca do conhecimento, é aquela onde nos capacitará para SERVIR e AJUDAR a todos nossos semelhantes de maneira totalmente satisfatória e eficiente.

Sempre há um lugar onde podemos fazer bom uso de nosso conhecimento, sem pregar sermões, sem falar ao povo em praças públicas, nem para sermos admirados pelo que sabemos, mas para vivermos entre eles uma vida espiritual, pura, limpa, séria, verdadeira, sendo um exemplo vivo dos ensinamentos que recebemos e servindo-os.

Essa oportunidade existe para todos nós.

Não devemos buscar e procurar o conhecimento pelo conhecimento, mas apenas como um meio para viver uma vida melhor e mais pura, uma vida de serviço.

Há muitos irmãos e muitas irmãs sedentos do conhecimento dos Ensinamentos Rosacruzes, tal como foi, didaticamente, nos facilitados por Max Heindel, o mensageiro dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz!

******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais? É só acessar aqui:

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudante Rosacruzes

1. Por que os jogadores de futebol milionários, para citar apenas um exemplo de uma enorme lista de afortunados, vivem como reis, enquanto mais da metade da população mundial apenas subsiste de forma desgraçada na miséria? No passado esses esportistas foram grandes filantropos ou coisa do tipo?

Resposta:  Longe disso! Caíram na tentação em utilizar a facilidade que têm em adquirir recursos financeiros para o prazer e o enriquecimento próprio. E note: tanto a facilidade quanto a tentação (provas) para aprender a lição (ou usando bem a facilidade ou caindo na tentação e procrastinando a aprendizagem para vidas posteriores, aqui em papéis trocados) foram escolhidos por eles próprios no Terceiro Céu. A lição que deixaram de aprender foi a de utilizar essa facilidade para ajudar aos irmãos e irmãs que, devido à má gestão dos recursos financeiros em vidas passadas, hoje vem com tal dificuldade a fim de aprender pela dor e sofrimento, que o caminho do transgressor é duro. Esses irmãos e irmãs que hoje gastam os seus recursos financeiros malbaratamente, em vidas posteriores estarão na situação dos “necessitados”. E, se os necessitados já aprenderam a lição da dureza do caminho do transgressor, virão com uma disposição enorme em utilizar eficientemente os recursos financeiros que possuem. À nossa volta é fácil ver irmãos e irmãs que vivem com tão pouco e são felizes, têm apenas o suficiente e não se queixam da vida!

2.Pergunta: Moro com uma pessoa que é muito preconceituosa com pessoas lgbt. Quando eu digo que devemos aceitar todos, ele diz que a bíblia diz que não é assim, etc. Como meu coração escolheu a Rosacruz para saber o que é certo ou não, eu gostaria de saber se as minorias devem ser aceitas ou é algo a ser combatido.  Enfim como lidar com esse assunto?

Resposta: sobre a questão LGBTQIA+: Isso sempre acontece quando estamos para entrar em uma nova Era. No momento estamos no final da Era de Peixes, já na órbita de influência da Era de Aquário. Quando da primeira vinda do nosso Salvador e Redentor Cristo, estávamos no final da Era de Áries, já na órbita de influência da Era de Peixes. Veja lá nos Evangelhos como era o tempo, as pessoas, os problemas e a situação geral. Guardada as proporções, muito parecido com o de hoje (lógico que as lições a serem aprendidas eram outras, muito mais primitivas e duras que as de hoje). Mas havia pessoas com sérios problemas mentais, leprosos escorraçados da sociedade, ser humano que nascia como mulher valia menos que as crianças e os animais, orgias sexuais de todos os tipos, muita depravação, muita possessão de espíritos, com obsessões e insanidade mentais por isso. E, conforme aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes, isso ocorre porque são esses momentos desse Esquema de Evolução, que são mais apropriados para os seres humanos resgatarem suas dívidas para com os outros; para aprenderem muitas lições pela dor, por terem esgotadas todas as oportunidades em aprender pelo amor; para, porém para fora todas as suas dificuldades em evoluir conforme Deus planejou: seus apegos, seus vícios, suas cristalizações, suas maldades. Assim, como você bem observou, cabem as reminiscências (lições não aprendidas em um momento no passado e que, agora, se tenta aprender, desesperadamente) de outros momentos desse Esquema de Evolução e que afloram para quem precisa. Como se está aprendendo em um momento não mais apropriado para tal (como ocorre com a gente na escola quando nos atrasamos em um determinado nível e temos que frequentar com outras pessoas que estão no nível correto: muita dificuldade e dor) é natural a distorções e a esquisitice para quem está aprendendo as lições no momento certo. Exemplos: aprender a não ser mais astuto para obter o que acha que precisa – muito comum lá na Época Atlante (foi lá que aprendemos a não ser mais); aprender a não apelar para os fenômenos (drogas, alucinógenos, bebida alcoólica, carnes, mutilações no corpo, etc.) para se destacar ou se mostrar diferente dos demais – muito comum lá na Época Lemúrica  (foi lá que aprendemos a não usar da fenomenologia para tal); apego ao sexo aqui na Região Química do Mundo Físico (veja na nossa história como o machismo de um lado e o feminismo – ainda que disfarçado – foram práticas de inúmeras reencarnações), esquecendo que o sexo só tem a haver com essa Região do Mundo Físico (já na Região Etérica o sexo é invertido e no Mundo do Desejo já não mais existe!). A esses irmãos e a essas irmãs vem essa confusão: corpo de um jeito, sentimento do sexo de outro. Não há outro modo: tem que resgatar por meio da experiência. O problema então não é se mostrar como homossexual ou heterossexual; o problema é não usar desses 2 atributos como “licença para gastar a força sexual criadora” a torto e a direito. Afinal o abusar do uso dessa força criadora sexual para o prazer é um dos únicos pecados que não pode ser expiado (apagado) pelo Perdão dos Pecados. É o chamado pecado contra o Espírito Santo e deve ser pago, pela dor e sofrimento. Então veja: o irmão ou irmã homossexual está no mesmo patamar do irmão ou irmã mentirosa, fofoqueira, egocêntrica, invejosa e outros tipos de vícios da Personalidade. Exteriorizando essa “dificuldade ou vício” ele ou ela tem todas as oportunidades para aprender. Depende se quer aprender ou não. Lógico que sempre com dificuldades, dor e sofrimento. Pois são lições que já deveria aprender lá atrás.

3.Pergunta: É possível a um Iniciado investigar a Memória da Natureza em Períodos anteriores? ou é impossível se “trazer” informação de Períodos anteriores devido à “barreira da Noite Cósmica?

Resposta: Sim, aliás em cada Iniciação Menor, dentre suas atividades, está a de investigar o que aconteceu em cada Período anterior, e isso é feito estudando via Memória da Natureza.

4.Pergunta: Um Arcanjo não deveria ser imensuravelmente mais inteligente, culto e sábio do que os homens?

Resposta: Todos os Arcanjos são imensuravelmente sábios (mais do que “inteligentes, cultos”) do que os seres humanos.

5.Pergunta: Quando eu estou sonhando, tudo no sonho sou eu mesmo, porque o sonho é feito da minha Mente. Ora, então por que eu só tenho consciência do que acontece com o “eu” do sonho e não com as outras pessoas no sonho, que também sou eu? Se eu sonho que me casei, por exemplo, por que motivo não acordo com a lembrança do que foi vivido pela noiva e pelo padre?

Resposta: Para entendermos o que os Ensinamentos Rosacruzes nos ensinam, vamos conceituar “sonhos”: No estado de vigília, os nossos diferentes veículos – a Mente, o Corpo de Desejos, o Corpo Vital e o Corpo Denso – são todos concêntricos.

Eles ocupam o mesmo espaço, e nós atuamos externamente no Mundo Físico. Contudo, à noite, durante o sono sem sonhos, nós, revestidos do nosso Corpo de Desejos e da nossa Mente, nos retiramos deixando os Corpos Denso e Vital sobre o leito, não havendo mais as ligações entre os veículos superiores e inferiores, a não ser por um fio tênue e brilhante chamado Cordão Prateado. Acontece, às vezes, que a gente se envolve tanto com os “assuntos” do Mundo Físico, que o Corpo de Desejos fica de tal forma excitado que se recusa a abandonar os veículos inferiores e se retira apenas por uma parte. Então, a conexão entre os centros sensoriais do Corpo de Desejos e os centros sensoriais do cérebro físico fica somente parcialmente rompida. O Ego vê os aspectos e as cenas do Mundo do Desejo, que lhe são extremamente fantásticas e ilusórias, transmitidas aos centros cerebrais sem qualquer conexão racional. Dessa situação é que surgem todos os nossos sonhos absurdos e fantásticos. Eis o motivo pelo qual parece termos consciência do que acontece conosco, pois tudo ocorre dentro da porção do Mundo do Desejo que somente a gente está funcionando dentro do nosso Corpo de Desejos (ou outros não têm nada a haver com isso e nem sabem do que aconteceu).

Às vezes, acontece que o Ego, ao sair completamente do Corpo Denso no sono sem sonhos, vê um acontecimento que lhe diz respeito e que está prestes a se materializar, pois os acontecimentos iminentes se apresentam antecipadamente, isto é, antes que qualquer coisa aconteça aqui no Mundo material, já aconteceu nos Mundos espirituais. Se, ao acordar após tal experiência, o Ego conseguir fixar no cérebro aquilo que viu, terá um sonho profético que, ao devido tempo, se tornará realidade. O Ego também poderá, se o seu destino o permitir, modificá-lo através de uma nova ação, isto é, se informado a respeito de um acidente, poderá tomar providências para impedir o desastre iminente.

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.

Nessas datas, às 18h30, os Estudantes Rosacruzes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o Serviço de Cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.

Datas de Cura: Agosto: 1, 9, 16, 22, 29

“Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim.

No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!”.

Jo 16:33

*Se você está doente e entende que precisa de ajuda, recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas. O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA. As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-la, comece por oficiar o Ritual Devocional do Serviço de Cura nas Datas de Cura.

As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Carta de Max Heindel: Os Esforços Extenuantes da Alma Aspirante diante das Dificuldades

Agosto de 1916

De tempos em tempos, em Mount Ecclesia são recebidas cartas contando os desânimos, a falta de entusiasmo e de desencorajamento, procedentes de pessoas profundamente afetadas ou atingidas pela própria consciência por não se sentirem capazes de viver conforme os elevados ideais delas mesmas, e sentem que seria mais honesto abandonar a fé e viver como vivem os outros que não fizeram profissão de fé alguma. Asseveram que, enquanto leem, estudam ou ouvem passagens que os exortam a amar seus inimigos, a abençoar aqueles que os amaldiçoam e orar por aqueles que as maltratam, estão de acordo, em alma e coração, com esses sentimentos, e estão dispostos a seguir e cumprir alegremente estes preceitos; mas, ao deparar com tais condições no mundo, não conseguem cumprir ao mandamento bíblico e, portanto, sentem que são hipócritas.

Se o ser humano fosse um todo homogêneo, se o Espírito, a Alma e o Corpo fossem “um” e indivisíveis, seria uma verdade que essas pessoas são hipócritas. Mas o Espírito, a Alma e o Corpo não são “um”, pois isso descobrimos, para a nossa profunda angústia e tristeza, desde o primeiro dia que sentimos o desejo de trilhar o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. E nesse fato está a solução do problema. Há duas naturezas distintas em cada um de nós. Nos dias em que não alimentamos aspirações superiores, a natureza espiritual permanece adormecida e o “eu inferior”[1] é o senhor indiscutível de todas as nossas ações. Então, há paz e serenidade. Mas, no momento em que a natureza espiritual desperta, a guerra começa. À medida que crescemos na espiritualidade, os esforços extenuantes diante das dificuldades se intensificam até que, em algum momento no futuro, a Personalidade sucumbirá e alcançaremos a paz que excede todo o entendimento e compreensão.

Enquanto isso, temos a condição da qual nossos Estudantes reclamam (a exemplo de S. Paulo, de Fausto e todas as demais almas Aspirantes à vida superior): é fácil querer ou desejar, mas “não fazemos o bem que queremos e fazemos o mal que não deveríamos fazer”[2]. Este que lhe escreve tem sentido e sente mais intensamente, todos os dias dessa vida, essa discrepância entre os Ensinamentos e as próprias ações. Uma parte do seu ser aspira com um ardor que é doloroso em sua intensidade a todas as coisas mais elevadas e nobres, enquanto, por outro lado, uma Personalidade forte, extremamente difícil de dominar, é uma fonte de um contínuo sofrimento, de uma contínua aflição profunda e pungente. Mas ele sente que, enquanto não “posar de santo”, enquanto admitir, honestamente, suas deficiências e professar sua profunda angústia e tristeza por causa delas, e enquanto usar a palavra “nós” inclusivo em todas as suas exortações, ele não enganará ninguém e não será um hipócrita. Tudo o que ele diz, ele leva para si mesmo em primeiro lugar e, por mais malsucedido que seja, ele se esforça para seguir os Ensinamentos Rosacruzes. Se todos os outros Estudantes se sentem incomodados, da mesma forma que os correspondentes que inspiraram essa Carta, esperamos que isso possa ajudá-los a não desistir.

Além disso, o que mais podemos fazer senão continuar? Uma vez despertada a natureza superior, ela não pode ser silenciada permanentemente, sem correr o risco de se sofrer a miséria do arrependimento e do remorso, se abandonarmos o esforço. Já chamamos a atenção, diversas vezes, para a maneira como um marinheiro conduz seu navio através da imensidão do oceano, guiando-se por uma estrela. Ele nunca chegará a alcançá-la, mesmo assim, ela o conduzirá em segurança, desviando dos bancos de areia e das rochas, ao porto destinado. Da mesma forma, se os nossos ideais são tão elevados, a ponto de percebermos que nunca os alcançaremos nessa vida, lembremo-nos que dispomos de um tempo ilimitado ou infinito pela frente e que o que não pudermos realizar hoje, faremos amanhã e depois e nas próximas vidas. Sigamos o exemplo de S. Paulo, e pela paciente “persistência em fazer o bem”, continuemos “buscando a glória espiritual, a honra e a imortalidade[3].

(Cartas aos Estudantes – nº 69 – do Livro Cartas aos Estudantes – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)


[1] N.T.: nosso Tríplice Corpo, agindo como tendo uma “vontade própria” – especialmente a parte inferior do nosso Corpo de Desejos que comanda a nossa Mente concreta –, independente de nós, o Tríplice Espírito.

[2] N.T.: “Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço.” (Rm 7:19)

[3] N.T.: Rm 12:12

porFraternidade Rosacruz de Campinas

As Qualidades do verdadeiro Aspirante Rosacruz

O verdadeiro Aspirante à vida superior que é um Estudante Rosacruz ativo promove a sua Individualidade, não a sua Personalidade. Sim, existe diferença entre o que busca promover a sua Individualidade, e o que vive na sua Personalidade. O verdadeiro Aspirante Rosacruz busca continuamente se ligar-se ao seu Cristo Interno – expressão da sua Individualidade – e se expressar superiormente em servir amorosa e desinteressadamente (portanto, o mais anônimo possível) ao seu irmão e a sua irmã que estão no seu entorno, esquecendo os defeitos deles e focando exclusivamente na divina essência oculta deles e dele, que é a base da Fraternidade. É coerente, no sentido de que age segundo a consciência. Embora imperfeito ainda, cônscio das ciladas de sua natureza inferior (expressão da sua Personalidade), ele “ora e vigia” constantemente.

Ao contrário do que parece, a promoção da Individualidade, bem entendida, une e valoriza a Fraternidade, da mesma forma que cidadãos conscientes formam um povo e não massa.

Atende-se bem no que, sobre o assunto, escreveu Max Heindel, no livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”, a obra básica da Filosofia Rosacruz: “O método de realização espiritual Rosacruz difere de outros sistemas num ponto especial: procura, desde o princípio, emancipar o discípulo de toda dependência dos outros, tornando-o confiante em si, no mais alto grau, de maneira a poder permanecer só em todas as circunstâncias e lutar em todas as condições. Somente aquele que for bem equilibrado, pode ajudar ao débil”.

Há um perigo de se interpretar mal essa independência. Julgamos, rigorosamente, como dependência externa, inclusive a que se pode ter a nossa Personalidade, que não faz parte real de nosso “Eu Superior”. Isto quer dizer que o verdadeiro Aspirante Rosacruz não procura mestres, guias, instrutores, ídolos, “preferidos”, “seguidores” externos; que em nossa Fraternidade não há estres ou instrutores, senão orientadores no reto sentido de quem procura ajudar cada Estudante Rosacruz a se ajudar, a se libertar, a se independer, a se confiar para ser um valioso servidor na obra de Cristo na Terra. Aquele que gosta de proteção não pode ser um Aspirante Rosacruz, um Estudante Rosacruz de fato. Aquele que vive buscando novos autores, novos livros, “novas tendências”, novos conferencistas ou oradores da vez e correndo de uma a outra conferência, exposições, “retiros”, encontros, simpósios, seminários de oradores ilustres ou da “moda”, que se empolga, que vive repetindo ideias alheias e, afinal de contas, continua sendo o mesmo indivíduo, não pode ser um Aspirante Rosacruz, um Estudante Rosacruz de fato.

Perscrute-se letra a letra, linha a linha, página a página, no “Conceito Rosacruz do Cosmos” e as demais obras de Max Heindel e veja-se que todas elas são libertadoras. Os Irmãos Maiores não gostam de dependências. Temos de gravar com letras de fogo em nossa consciência anestesiada pela escravidão do mundo, que somos “príncipes”, filhos de Deus, centelhas de seu Fogo, Espíritos feitos à Sua Imagem e Semelhança tendo dentro de nós todos os divinos atributos, latentes, à espera de desenvolvimento e potencialização. Somos criadores em formação, Cristos em desenvolvimento. “Não sabeis que sois templo do Altíssimo e o Espírito Santo habita em vós?” (ICor 3:16). “O Reino dos Céus está dentro de vós” (Lc 17:21). Ensinou-nos o próprio Cristo: “Aquilo que eu faço vós o fareis e obras maiores ainda” (Jo 14:12). São promessas bíblicas, são reconhecimento de nossa divindade em formação.

Mas para que essa Individualidade se forme harmoniosamente é necessário que se a oriente honestamente em humildade, em amor, em serviço, em entendimento. Não conhecemos outra Escola que o faça melhor, do que a Fraternidade Rosacruz! Ela não é obra de mestres terrenos, de literaturas rendadas, de promessas fantasiosas, de pretensas Iniciações. Os Irmãos Maiores que a ditaram, são elevados Iniciados, conhecidos por seus frutos. Ela é simples e profunda como a própria natureza; racional e lógica como a própria nudez simbólica da verdade. Ela reúne a que há de mais atual e conveniente às necessidades internas de cada um de nós, Egos ocidentais; é uma fase mais elevada do Cristianismo, aquilo que o Cristo ainda não podia ensinar em seu tempo, porque não podíamos suportar; é o alimento sólido do “adulto espiritual”.

Respeitamos o “leite das criancinhas”; a necessidade de dependência de muitas pessoas a outras; compreendemos a curiosidade dos que buscam coisas novas, porque se encantaram com as “vestes coloridas e não podem avaliar, ainda, a essência”. Mas a Escola Fraternidade Rosacruz se destina aos simples, aos essencialistas, aos sinceros, aos realizadores, aos servidores, aos humildes, aos corajosos que podem renunciar aos acenos do passado e “buscam alcançar o Reino dos Céus por assalto” (Lc 16:16), por seu próprio esforço e orientação esclarecida da Fraternidade. Não é uma dependência; é o reconhecimento de um método melhor, mais apropriado. O Irmão Maior leva em conta as possibilidades do verdadeiro Aspirante Rosacruz e, tendo já percorrido o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, previne os desvios retardantes e o prepara para vencer as dificuldades que defrontará.

A Escola Fraternidade Rosacruz (dizemos “de Max Heindel” só porque já andam deturpando o nome “Rosacruz”) é uma compilação atualizada de todos os mistérios antigos, conciliados com os mistérios Cristãos, de modo a dar a mentalidade inquiridora e dinâmica do povo ocidental, uma explicação lógica e simples do ser humano, do universo e de sua missão no mundo. Daí chamar-se “Escola Ocidental de Mistérios, preparatória para uma Nova Era – a de Aquário –, em que seus ensinamentos constituirão a futura Religião, o Cristianismo Esotérico”.

Compreende-se, então, que ela não pode ainda atrair grande número de pessoas, porque pressupõe qualidade, porque ensina primeiro a dar, a primeiro “buscar o Reino de Deus e Sua justiça”, e por mérito, como consequência natural o desenvolvimento interno lhe venha “como acréscimo”.

Essa é a Iniciação: um processo natural de desenvolvimento interno, como decorrência do mérito que se conquista pelo domínio de si mesmo e pelo serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível) ao seu irmão e a sua irmã que estão no seu entorno, esquecendo os defeitos deles e focando exclusivamente na divina essência oculta deles e dele, que é a base da Fraternidade. O resto é fantasia.

A Fraternidade Rosacruz é desinteresseira e sincera, desmascara ilusões e artificialismo pela simples apresentação de seus princípios racionais.

O verdadeiro Aspirante à vida superior que é um Estudante Rosacruz ativo que nela se inspira e forma se liberta de sua natureza inferior e concomitantemente, de todas as dependências externas. Não mais se desilude porque não se ilude. Sabe que seus poderes internos serão proporcionais a capacidade moral que ele desenvolve, para usá-los retamente. Não fala de si como um Mestre ou Instrutor, não conta suas “experiências”, não exibe seus recursos curadores – porque sabe que atrás de tudo isso está a Personalidade a reclamar preço, glória, reputação, que o distinga dos demais.

O verdadeiro Aspirante à vida superior que é um Estudante Rosacruz ativo é autêntico, simples, humilde, e tudo refere a Deus dentro de si; é o que ocupa o último lugar e o que busca mais servir, sem pretensões ulteriores.

Quão necessário e oportuno se compreender isto para avançar no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz!

(Publicado na Revista: Serviço Rosacruz – outubro/1965 – Fraternidade Rosacruz – SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Por favor, comente sob a óptica (ou prisma) da Filosofia Rosacruz a natureza e finalidade do sangue, e a inconveniência das transfusões sanguíneas. Podem os atributos básicos, físicos e mentais, e as influências astrológicas inerentes a uma pessoa serem revelados em uma análise de seu sangue? Há relação entre os tipos básicos de sangue e os tipos de Personalidade?

Resposta: O Ego humano (Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui), nós temos nosso assento no sangue, funcionando e controlando nossos veículos através dele. Quando desejamos expressar o pensar, conduzimos o sangue, com o calor apropriado, até o cérebro. O calor sanguíneo mantém a vibração das células cerebrais, estimulando por esse meio à ação mental. Maior quantidade de sangue sempre é dirigida à parte do corpo onde naquele momento desejamos promover uma atividade particular.

Cada átomo do nosso Corpo Denso é posse única de nós, o Ego, que habitamos nesse Corpo Denso. A condição do veículo físico e de seus órgãos reflete a maneira pela qual vivemos nossas vidas anteriores na Terra e fomos capazes de construir o Arquétipo de nosso veículo físico durante o período pós-morte.

Por essa razão, certos tipos de sangue e algumas substâncias artificiais podem ser rejeitados por alguns de nós. Nenhum de nós aceitará inserções físicas em nosso Corpo Denso que estejam em desacordo com a nossa própria constituição singular. Devemos dominar as células de matéria estranha trazidas para o nosso Corpo Denso, por exemplo, sob a forma transfusão. Se não conseguimos dominar o assunto estranho, então ele será rejeitado.

Quando circula em regiões mais profundas e internas do organismo o sangue é um gás. A perda de calor na superfície do corpo produz-lhe uma condensação parcial. Nos capilares e pequenos vasos, próximos à superfície, o sangue é inteiramente líquido. O sangue pode ser um gás naquelas áreas do Corpo Denso onde os processos da digestão, assimilação e outros realizam-se, isto porque nós não trabalhamos através de sólidos ou líquidos, mas por intermédio do gás.

Nós acreditamos haver relação entre tipos básicos de sangue e tipos de Personalidade. Algumas das características de um Ego particular se ligam a uma outra Individualidade após uma transfusão, havendo até casos de “mudança de Personalidade” (aliás, também visto essa alteração em casos de transplantes de coração).

Quando se perde muito sangue, como consequência de acidentes, enfermidades ou cirurgias não podemos funcionar no nosso Corpo Denso, acarretando a chamada morte. Por esta razão, muitas vezes, são necessárias as transfusões.

Se o sangue de uma pessoa é inoculado nas veias de outra, cujo estágio evolutivo é semelhante, ou se possui características razoavelmente afins pode ocorrer algum dano de pequena monta. Se, contudo, um dos indivíduos for altamente evoluído e outro não, provavelmente, se manifestará uma desarmonia de ordem espiritual. Ao mesmo tempo, haverá uma incompatibilidade de natureza corporal e os resultados da transfusão não seriam aquilo que poderia se esperar.

Nestas conotações propostas, devemos recordar que no sangue de cada um de nós estão gravadas as cenas de todos os acontecimentos da nossa vida presente. Estas impressões, transferidas junto com o sangue no caso de uma transfusão, tenderiam a obscurecer as gravações pertencentes ao segundo Ego – àquele que recebe o sangue –, tornando-as pouco claras e, por conseguinte, de pouco valor para o seu possuidor.

A transfusão de sangue de uma entidade superior a uma forma de vida inferior produzirá, fatalmente, a destruição da segunda, pois o Espírito mais evoluído pode escapar às difíceis condições impostas pelo veículo menos desenvolvido.

Enfermidades ou debilidades são efeitos correspondentes a causas passadas. A cura definitiva depende de uma mudança de atitude mental, emocional e física. A transformação ou autorregenerarão deve principiar agora.

No entanto, nesse Esquema de Evolução, “chegará o dia em que haverá uma diferença ainda maior nos chamados ‘tipos de sangue’, pois da mesma forma que existe uma diferença nos cristais formados pelos diferentes tipos de Corpos Densos que construímos, existe também uma distinção nos cristais formados por cada um de nós, individualmente. Não há duas impressões digitais idênticas, e se descobrirá a tempo que o sangue de cada um de nós é diferente do sangue de qualquer outro indivíduo. Essa diferença já se tornou evidente para o investigador oculto, e é apenas uma questão de tempo para que a ciência material faça a descoberta, pois as características estão se tornando mais marcantes à medida que passamos a ficar cada vez menos dependente e mais autossuficiente.

Esta alteração no sangue é muito importante e, com o passar do tempo, se tornará mais enfático, pois, gerará consequências de grande importância. Diz-se que a Natureza geometriza. Ela é somente o símbolo visível do Deus invisível, e nós fomos criados a Sua imagem e semelhança. Tendo sido feitos a Sua semelhança, estamos também começando a geometrizar e estamos, naturalmente, iniciando com a substância sobre a qual nós, os Egos, temos o maior poder, isto é, no nosso sangue.

No momento, estamos justamente no princípio dessa individualização do nosso sangue. Atualmente, é possível fazer uma transfusão de sangue de um de nós para outro, mas está próximo o dia em que isto se tornará impossível. O sangue de um de nós matará todo aquele que for de um nível inferior, e o sangue de uma pessoa superior destruirá quem for menos evoluída. A criança atualmente recebe o suprimento de sangue dos pais, armazenado na Glândula Timo para os anos da infância. Chegará um momento nesse Esquema de Evolução em que estaremos tão individualizados que não poderemos atuar com um sangue que não seja gerado por nós próprios. O modo atual de procriação terá que ser substituído por outro, quando nós, o Ego, poderemos criar o nosso próprio veículo sem o auxílio dos pais”.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz abril/1972 – Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2024

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2024

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

image-1024x392 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Maio de 2024

SUMÁRIO

Informação. 3

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Maio/2024: Reuniões de Estudos e Publicações. 4

Junho – Sol transitando pelo Signo de Câncer (junho/julho) 5

05/05 Estudos Bíblicos Rosacruzes – Novo Testamento – Evangelho Segundo São Mateus 5, 20-27 – Parte 6. 6

05/05 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo VIII – A Obra da Evolução: O Período Solar – P.2. 8

12/05 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo VIII – O Caminho da Evolução: O Período Lunar – P.2. 11

19/05 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo IX – Atrasados e Recém-chegados – P.1. 14

26/05 Conceito Rosacruz do Cosmos – Estudo das Terminologias Rosacruzes –Capítulo IX – Atrasados e Recém-chegados – P.2. 16

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Maio: 19

Seremos “todo: olhos e ouvidos”. 19

O Verdadeiro Guardião do Umbral 20

Bíblia: S. João evangelista. 21

Estágios de Iniciação Rosacruz – Irmão Leigo ou Irmã Leiga. 23

“Dai de graça o que de graça recebestes”. 25

Serviço de Auxílio à Saúde e Cura da Fraternidade Rosacruz. 26

Sejamos Cristãos o tempo todo. 27

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudante Rosacruzes. 28

1. Pergunta: Não é surpreendente e decepcionante saber que algo tão significante e marcante quanto o sexo, cujos efeitos sejam dramáticos, possa ocorrer de modo casual, sem que os Anjos do Destino tenham qualquer participação. (Eventualmente, Eles devam progredir para administrar as relações humanas de forma mais oportuna)?. 28

2.Pergunta: O Ego guarda lembranças das vidas anteriores da Personalidade? Por exemplo, um homem que deseja ser mulher faz isso porque seu espírito tem lembranças agradáveis de quando era mulher, em vidas passadas?. 29

3.Pergunta: Não é possível obtermos as experiências ao mesmo tempo que as conciliamos com uma vida financeiramente próspera e feliz? Ninguém é feliz sob a pobreza, a fome e a miséria. Como alguém pode (pensar) se desenvolver espiritualmente sob tais condições?. 30

4.Pergunta: Se for possível (ou se fosse) estudar a vida do Ser Cristo no Período Solar, podemos entender que havia também ali “ciclos de vida, morte e renascimento” para as humanidades de então, mesmo não tendo os seres veículos do Mundo Físico, Região Química?. 31

5.Pergunta: Uma dúvida sobre o Cristianismo preconizado pela Fraternidade Rosacruz em comparação ao que vivemos hoje no Brasil. Vejo muitos que se intitulam Cristãos apoiarem figura política que demonstra falta de empatia e desprezo às pessoas, que é a favor de liberação de armas à população e que também já se pronunciou a favor da tortura. E ainda associam essa figura política como um representante dos cristãos. Isso tudo não é contraditório à doutrina Cristã que, como citado no texto, é simpatia, compaixão e perdão?. 31

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA. 31

Datas de Cura: Junho: 01, 08, 15, 22, 29. 32

______________________________________________________________________________________________________________

Informação

As Reuniões de Estudos presenciais abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h. Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Maio/2024: Reuniões de Estudos e Publicações

-Dia 05/05 – 16 h – Estudo Bíblico Estudos Bíblicos RosacruzesEvangelho Segundo São Mateus 5,20-27

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. VIII – A Obra da Evolução: Período Solar-P.2

-Dia 12/05 – 16 h – Estudo de Astrologia Rosacruz – Reunião Reservada

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. VIII – A Obra da Evolução: Período Lunar-P.2

-Dia 19/05 – 16 h – Reunião do Estudante Regular – Reunião reservada

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IX – Atrasados e Recém-chegados-P.1

-Dia 26/05 – 16 h – Reunião do Probacionista – Reunião reservada

17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IX – Atrasados e Recém-chegados-P.2

Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito/

-Publicações de textos no nosso Site (www.fraternidaderosacruz.com) e nas nossas Redes Sociais:

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas

https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e

https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas

-Correção de lições dos Cursos (Filosofia, Bíblia e Astrologia) dos Estudantes Rosacruzes que fazem tais Cursos por esse Centro Rosacruz

-Respostas às dúvidas dos leitores (via e-mail, no site, nas redes sociais)

-Oficiação dos Rituais Devocionais (incluindo Hino de Abertura, do Signo do mês solar e Hino de Encerramento)

-Continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritas no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz

Junho – Sol transitando pelo Signo de Câncer (junho/julho)

À medida que o Sol atinge o ponto mais alto de sua ascensão norte, o Cristo também sobe para o Reino Espiritual descrito na Bíblia como sendo o Trono do Pai. Isso é conhecido na terminologia Rosacruz como o Mundo do Espírito Divino, a morada do Deus desse Sistema Solar.

Enquanto o Sol transita pelo Signo de Câncer, Cristo ascende ao Trono do Pai, onde se banha em Sua transcendente glória. Ali se renova e se revitaliza, atraindo mais e mais forças espiritualizadas para prosseguir o Seu Ministério terreno quando volte a penetrar nos reinos da humanidade, no Equinócio de Setembro. Durante Sua permanência nos Céus, o Planeta Terra, clarividentemente observado, aparece luminoso por Suas radiações; e o observador comprova, no mais profundo do seu ser, o significado de Sua afirmação: “Toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue.” (Mt 28:18).

Câncer é o Signo mais profundamente místico, o principal Signo feminino. Em harmonia com esse fato, o Signo contém um pequeno aglomerado de estrelas dispostas que se assemelha a uma manjedoura. Do coração de Câncer surgem as águas da vida eterna, em que são germinadas formas-sementes que animam todos os Reinos da Terra. O Solstício de Junho ocorre quando o Sol entra em Câncer (em torno de 21 de junho) e, também, está em sintonia com o princípio da fecundidade!

(Clique aqui e tenha mais informações)

——————————————————————————————————————-

NOSSAS REUNIÕES DOMINICAIS DE ESTUDOS DE FILOSOFIA ROSACRUZ E ESTUDOS BÍBLICOS ROSACRUZES

05/05 Estudos Bíblicos Rosacruzes – Novo Testamento – Evangelho Segundo São Mateus 5, 20-27 – Parte 6

Por que o Estudante Rosacruz deve estudar a Bíblia, usando os Estudos Bíblicos Rosacruzes?

Porque a Bíblia nos foi dada pelos Anjos do Destino – os mesmos que nos ajudam lá no Terceiro Céu, escolher o Panorama dessa Vida aqui, os mesmos que colocam na cabeça do espermatozoide do nosso pai atual o Átomo-semente do nosso Corpo Denso, e no útero da nossa mãe atual a matriz do nosso Corpo Vital, para que houvesse a fecundação e, consequentemente, pudéssemos ter mais uma vida aqui. Eles, os Anjos do Destino, que estando acima de todos os erros dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento. Por conseguinte, se procurarmos a Luz, a encontraremos na Bíblia.

O estudo da Bíblia é fundamental para o Estudante Rosacruz, a fim de ajudá-lo a equilibrar cabeça-coração, intelecto-coração, razão-devoção, Cristão ocultista-místico.

“… se a vossa justiça não exceder a dos escribas e a dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus

-Fariseus era uma classe social daquela época, extremamente obedientes a lei, letra a letra.

–Gostavam de se mostrar – ex.: Mulher

–Eram hipócritas – se mostravam boas pessoas, mas não eram assim no seu interior

–Sempre se achavam melhores e superiores às outras pessoas

-Escribas eram pessoas que sabiam ler e escrever

–passavam a vida copiando manuscritos

–Nem sempre conheciam bem a língua e “ajustavam” os textos

–Eram os doutores da lei – achavam-se como os “donos da verdade”

-Não entrareis no Reino dos Céus

Reino dos Céus: é todo o Esquema, a Obra, o Caminho de Evolução no qual estamos inseridos

–Não entrar no Reino dos Céus: é não estar aderente as circunstâncias e situações da Obra, Esquema e o Caminho da Evolução. Se isso acontecer, ficaremos atrasados no processo de evolução.

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; aquele que matar terá de responder no tribunal … (do versículo 21 ao 25)”

-“Não matarás” – Para qualquer ser vivente aqui: “não podendo criar sequer uma partícula de barro, não temos o direito de destruir nem a forma mais insignificante”, diz  Max Heindel.

-Citamos aqui algumas formas de matar:

–Aborto: na Fraternidade Rosacruz há muitas explicações que ilustram as consequências observadas nos Mundos Invisíveis, de abusos neste campo, inclusive falando do “Destino Maduro” criado por esses, pela própria mãe e por todos os envolvidos

–Pena de morte: que destrói o Corpo Denso, mas liberta o criminoso no Mundo do Desejo

–Eutanásia: sempre há uma razão para que precisemos suportar quaisquer condições aqui no Mundo Físico, pois estamos assimilando as lições que precisamos aprender.  As doenças terminais, debilidade mental, anencefalia ou qualquer outra condição que estejamos vivendo aqui, por exemplo

-Outras formas de “matar”

–Cólera: tal palavra carrega um monte de sentimentos, desejos, emoções, sinônimos, ou que precisa ocorrer antes de se expressar: a cólera inveja, ciúmes, egoísmo, inconformismo, poder de se achar maior que os outros, achar que está sendo injustiçado.

E quando geramos desejos inferiores de cólera, nos vem a raiva, o ódio, o desejo de destruir, o desgosto, a mágoa, o rancor, a vontade de se vingar, o ressentimento, o não perdoar.

–Cretino: quando chamamos (ou pensamos) o outro de cretino, geramos desejos inferiores de afirmar que o irmão ou a irmã é imbecil, otário, parvo, tolo, idiota, inconveniente, que lhe falta inteligência ou delicadeza ou escrúpulos.

–Louco: quando chamamos (ou pensamos) o outro de louco, geramos desejos inferiores de afirmar que o irmão ou a irmã tem problemas mentais graves, alienado, desprovido de sensatez, insensato, temerário.

Isso são formas de matar o outro, porque faz com que mudemos nosso comportamento para com o outro, e a pessoa passa a se sentir desprezada, angustiada e morrendo aos poucos.

Lembremos: O outro está nos prestando o serviço de “espelho”; quando conseguimos enxergar características que também existem ou existiram em nós. Observando sem julgar, aprendemos mais sobre nós mesmos.

-Obviamente há muitos outros modos de se “matar” uma pessoa: prisão ou perseguição psicológica, tirar as esperanças dela, a cobiça, o racismo e muitos outros.

Se não terminamos um relacionamento com amor – vamos ser julgado no Purgatório pelo que está gravado no nosso Átomo-semente e pela Lei de Consequência, e na próxima vida poderemos vir com restrições, limitações e dificuldades, a fim de tentarmos aprender novamente a “não matar”.

“Ouvistes que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração… (do versículo 27 ao28)”

-“Não cometerás adultério”

Não se refere somente ao ato de adultério de natureza carnal. Afinal: “O que nós pensamos em nosso coração, assim é que somos”!!!

Essa passagem está relacionada com o gasto da força criadora sexual (propriedade do Espírito Santo, pois é a mesma que nos torna criadores de fato, aqui e nos Mundos suprafísicos), para satisfação de desejos sexuais, egoístas e de posse. São pecados não expiados, que não podem ser apagados e isso vai gerar Destino Maduro.

O Destino Maduro deve ser pago por meio do sofrimento, da dor, da tristeza e, portanto, do atraso na nossa evolução. Atualmente, é um dos maiores problemas que não nos deixa crescer espiritualmente, se ativa muitas das nossas doenças e enfermidades latentes.

Para saber mais, assista a 11ª Reunião Estudos Bíblicos Rosacruzes-FRC em Campinas em:

11-Reunião de Estudos Bíblicos Rosaruzes-5mai24-5to Capítulo do Evangelho Segundo São Mateus P.6

——————————————————————————————————————–

5/05 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo VIII – A Obra da Evolução: O Período Solar – P.2

-As 7 Revoluções

–Segunda Revolução ou Revolução Solar do Período Solar:

Foi na segunda Revolução que os Senhores da Sabedoria deram início ao trabalho propriamente dito do Período Solar, irradiando de seus próprios Corpos o “germe” ou o Pensamento-forma ou o Átomo-semente do Corpo Vital, tornando-o capaz de interpenetrar o Corpo Denso, e dando ao Corpo Vital a capacidade de crescimento ulterior, de propagação e de sensibilização dos centros sensoriais do Corpo Denso e possibilitando-o a se mover.

—O grupo dos Adiantados Espíritos Virginais: já possuíam oCorpo Denso totalmente adaptado para ser interpenetrado pelo Corpo Vital.

—Aproveitando essa sensibilidade e impressionabilidade, os Senhores da Sabedoria irradiaram de seus próprios Corpos o “germe”, o Pensamento-forma do Corpo Vital no grupo dos “Adiantados” Espíritos Virginais

–Terceira, Quarta e Quinta Revoluções do Período Solar:

Os Senhores da Sabedoria, trabalhando no grupo dos “Adiantados” dos Espíritos Virginais, desenvolveram no Corpo Vital, ainda de maneira germinal, todas as suas faculdades: Assimilação e Excreção (elementos nutritivos dos alimentos), capacitação para formar um novo ser, funcionalidade para gerar calor interno e manter as funções dos 5 sentidos e capacitação para ter a Memória, de modo que o Corpo Vital pudesse se constituir em um veículo que: construísse e restaurasse o Corpo Denso, promovesse a vitalidade do Corpo Denso e fosse o assento do veículo do Princípio do Amor-Sabedoria.

–Sexta Revolução do Período Solar

Os Querubins iniciaram o despertar, no grupo dos “Adiantados” dos Espíritos Virginais, do nosso princípio espiritual: Espírito de Vida

–Sétima Revolução do Período Solar

Os Querubins e os Senhores da Chama trabalharam no grupo dos “Adiantados” dos Espíritos Virginais para vincular o Espírito Divino ao Espírito de Vida. Motivo: Possibilitar que pudéssemos exercer a expressão harmoniosa dos princípios da Vontade (querer fazer) – Espírito Divino e Amor-Sabedoria (como fazer) – Espírito de Vida

-No Final do Período Solar o que nós possuíamos?

–Um Corpo Denso

–Um germe do Corpo Vital que começamos a desenvolver a partir da 3ª Revolução

–Os veículos despertos: Espírito Divino e o Espírito de Vida, isto é, um duplo Espírito e um duplo Corpo.

-Os Senhores da Sabedoria, menos evoluídos que os Senhores da Chama, trabalharam para completar sua própria evolução. Por isso receberam ajuda de uma ordem de Exaltados Seres que, como os Senhores da Chama, agiram voluntária e livremente. Na linguagem esotérica são chamados: “Querubins“.

Os Senhores da Sabedoria eram capazes de executar o trabalho relacionado com o Corpo Vital, mas não podiam despertar o segundo princípio espiritual, o Espírito de Vida.

Os Arcanjos, a “Humanidade” do Período Solar não podiam descer mais no mar da matéria além do Mundo do Desejo, portanto, seu veículo inferior era o Corpo de Desejos, e, como é uma lei cósmica que nenhum ser pode criar um veículo que não aprendeu a construir durante sua evolução, esse é o Corpo mais denso que um Arcanjo pode construir.

Cristo, como um Arcanjo, tinha aprendido a construir o Corpo de Desejos, o Corpo de material mais denso que ele pode construir.

-Os Querubins e os Serafins – que veremos no Período Lunar – nada têm a ver com a criação da Forma; por isso, não são mencionados no Primeiro Capítulo do Gênesis, que trata especialmente do aspecto: Forma da Criação.

São mencionadas somente as sete Hierarquias Criadoras que, em efetivo trabalho, levaram o ser humano até onde pudesse adquirir uma forma física densa para, por seu intermédio, poder trabalhar o Espírito interno.

Foram os Querubins, os Senhores de Câncer, que despertaram em nós o Espírito de Vida, o segundo aspecto da Divindade em seu interior, que corresponde à Palavra, à Sabedoria ou ao princípio Feminino – o Cristo Cósmico.

Para saber mais, assista a 178ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

178ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- 05mai24-Termos Rosacruzes no Texto_C8_Período Solar – P.2

 ——————————————————————————————————————–

12/05 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo VIII – O Caminho da Evolução: O Período Lunar – P.2

1.Hierarquias Criadoras ATIVAS no Período Lunar

-São conhecidas como: Hierarquias de Seres Espirituais, Hierarquias de Seres Celestiais, Hierarquias Divinas, Hierarquias Zodiacais ou Hierarquias Criadoras ou, ainda, Elohim, na Bíblia.

-São “Seres Compassivos” que têm nos guiado no Caminho de Evolução, desde o começo da nossa jornada, no início do Período de Saturno, e ainda estão ativos e trabalhando conosco para que sejamos capazes de alcançar uma realização individual de glória, honra e imortalidade. 

-Ao nível do segundo ao sexto Plano Cósmico, são descritas como Seres de indescritível esplendor, que se diferenciam mais e mais conforme vão se difundindo através dos vários Planos Cósmicos.

-Ao nível do sétimo Plano Cósmico, também são denominadas: “Hierarquias Zodiacais”.

Existem 12 Hierarquias Criadoras ou Hierarquias Zodiacais atuando nesse atual Esquema de Evolução:

-DUAS já executaram um trabalho no início, são elas:  A Hierarquia Criadora de Áries e a Hierarquia Criadora de Touro. Não há informação sobre o que fizeram nem se fala coisa alguma sobre elas, salvo que agiram livre e voluntariamente, se retirando depois da existência limitada para a libertação.

-Outras TRÊS: Hierarquia Zodiacal de Leão – ou Senhores da Chama, Hierarquia Zodiacal de Câncer – ou Querubins e a Hierarquia Zodiacal de Gêmeos – ou Serafins, executaram trabalhos em nós e para nós nos Períodos de Saturno, Solar e Lunar, e depois passaram para a libertação.

-As SETE restantes, estão ativas até hoje no Período Terrestre, cada uma executando várias funções importantíssimas nesse Esquema de Evolução. São elas: Hierarquia Zodiacal de Virgem ou Senhores da Sabedoria, Hierarquia Zodiacal de Libra ou Senhores da Individualidade, Hierarquia Zodiacal de Escorpião ou Senhores da Forma, Hierarquia Zodiacal de Sagitário ou Senhores da Mente, Hierarquia Zodiacal de Capricórnio ou Arcanjos, Hierarquia Zodiacal de Aquário ou Anjos, Hierarquia Zodiacal de Peixes ou Espíritos Virginais.

A Hierarquia Criadora mais evoluída que está trabalhando diretamente com a humanidade neste Período Terrestre, é a Hierarquia Zodiacal de Virgem ou Senhores da Sabedoria.

2.Senhores da Individualidade

-Também chamada de Senhores de Libra ou Hierarquia Zodiacal de Libra, na Bíblia é chamada de Virtudes.

-Foram encarregados de toda evolução de todas as Ondas de Vida durante o Período Lunar; estava sob sua responsabilidade a direção e tudo que precisávamos adquirir nesse Período.

-São especialistas em lidar com todas as matérias de todas as 7 Regiões do Mundo do Desejo. Ou seja, sabem criar desejos, emoções e/ou sentimentos manipulando todas as matérias de todas as 7 Regiões do Mundo do Desejo.

Sabem transmutar todos os desejos, as emoções e/ou os sentimentos inferiores em superiores.

-São especialistas em trabalhar com as Forças de Atração e Repulsão em cada Região. E, também, com os Sentimentos de Interesse e Indiferença que atuam na 4ª Região do Mundo do Desejo.

-Trabalharam e trabalham conosco ainda hoje para completar o próprio desenvolvimento deles e a própria evolução deles.

-A Hierarquia Criadora dos Senhores da Individualidade, nos ajudaram em cada uma das 7 Revoluções pelos Globos do Período Lunar.

–Na Primeira Revolução do Período Lunar, os Senhores da Sabedoria cooperaram com Senhores da Individualidade. Juntos reconstruíram o germe do Corpo Denso, trazido do Período Solar.

–Na Segunda Revolução do Período Lunar: os Senhores da Sabedoria cooperaram com Senhores da Individualidade na preparação do Corpo Vital, capacitando-o para ser interpenetrado por um Corpo de Desejos, bem como para acomodá-lo ao sistema nervoso, músculos, esqueleto, etc.

–Na 3ª Revolução do Período Lunar: Começou o trabalho próprio do Período Lunar. Os Senhores da Individualidade irradiaram de si a substância em germe do Corpo de Desejos para cada um de nós.

–Na 4ª Revolução do Período Lunar: Os Senhores da Individualidade nos ajudaram – ainda que estávamos inconscientes – a construir e se adaptar a um Corpo de Desejos germinal.  Nos ajudaram a incorporar esse Corpo de Desejos germinal ao conjunto Corpo VitalCorpo Denso que já possuíamos.

–Na 6ª Revolução do Período Lunar: os Querubins cooperando com os Senhores da Individualidade vincularam o recém-adquirido germe do Espírito Humano ao Espírito de Vida.

–Na 7ª Revolução do Período Lunar: os Senhores da Chama voltaram a nos ajudar, cooperando com os Senhores da Individualidade para vincular o Espírito Humano ao Espírito Divino.

3.Serafins

-Também chamada de Senhores de Gêmeos ou Hierarquia Zodiacal de Gêmeos e na Bíblia: Serafins.

-São especialistas em lidar com todas as matérias do Mundo do Pensamento, ou seja, sabem criar ideias e Pensamentos-formas manipulando todas as matérias de todas as 7 Regiões do Mundo do Pensamento. Sabem criar Arquétipos de todas as formas existentes.

-Trabalharam para completar o próprio desenvolvimento deles e a própria evolução deles.

-os Serafins são peritos em trabalhar com veículos que precisam expressar o 3º Aspecto de Deus, ou seja, Movimento, relacionado com o Espírito Santo. Assim na 5ª Revolução do Período Lunar despertou em nós o veículo Espírito Humano.

Ainda tivemos bem ativas no Período Lunar:

4.A Hierarquia Criadora dos Arcanjos.

-Também chamada de Senhores de Capricórnio ou Hierarquia Zodiacal de Capricórnio e na Bíblia: Arcanjos.

-São especialistas em lidar com todas as matérias de todas as 7 Regiões do Mundo do Desejo, mas não são tão desenvolvidos para fornecerem germes de Corpos de Desejos.

-São responsáveis pela evolução da Onda de Vida dos animais (mamíferos, aves, peixes, crustáceos, anfíbios, répteis, frutos do mar, insetos e afins), os nossos irmãos menores.

-Essa Onda de Vida começou a sua evolução no Período Solar.

-Assim no Período Lunar evoluíram recebendo o germe do Corpo Vital e despertando o veículo Espírito de Vida para todos os que estavam aptos para isso.

5.A Hierarquia Criadora dos Anjos.

-Também chamada de Senhores de Aquário ou Hierarquia Zodiacal de Aquário e na Bíblia: Anjos.

-São especialistas em lidar com todas as matérias dos 4 Éteres que compõem a Região Etérica do Mundo Físico, mas não são tão desenvolvidos para fornecerem germes de Corpo Vitais.

-São responsáveis pela evolução da Onda de Vida dos vegetais (as plantas).

-Essa Onda de Vida começou a sua evolução no Período Lunar.

-Assim nesse Período receberam o germe do Corpo Denso e foi despertado o veículo Espírito Divino para todos os que estavam aptos para isso.

Para saber mais, assista a 180ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

180ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- 05mai24-Termos Rosacruzes no Texto_C8_Período Lunar-P.2

——————————————————————————————————————–

19/05 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo IX – Atrasados e Recém-chegados – P.1

1.Adaptabilidade

-Adaptabilidade não quer dizer estagnação. Significa, acomodação às novas condições e o encontro do fio da meada para agir, descortinando sempre os novos horizontes.

-Quem é facilmente adaptável é também flexível; portanto, eminentemente ensinável e funciona no campo da inteligência de maneira sábia e amorosa, assimilando os ensinamentos que lhe chegam de toda a criação, Obra de nosso Pai Comum — DEUS.

-Adaptabilidade é uma a palavra-chave em nossa evolução. Nesta palavra temos o grande segredo do atraso ou do progresso humano.

-Todo adiantamento depende da Flexibilidade e Adaptabilidade do ser em evolução, da capacidade que tem de se acomodar às novas condições ou estacionar e se cristalizar, se tornando incapaz de qualquer transformação.

-A adaptação é a qualidade que faz a pessoa progredir, estejam em um grau superior ou inferior da evolução. A falta de Adaptabilidade é a causa de atraso para o Espírito e de retrocesso para a Forma.

Isto se aplica ao passado, ao presente e ao futuro, e a qualificação ou desqualificação se faz exata e impessoalmente, com toda justiça, pela Lei de Consequência.

-Uma das atitudes mentais insistentemente recomendadas pela Filosofia Rosacruz é a de “admitir como possíveis todas as coisas”. A adaptabilidade é um dos fatores mais expressivos da evolução.

-Se, por um lado, o “Corpo Vital é o veículo conducente, ou seja, apropriado para levar à Iniciação por meio da repetição de novos e melhores hábitos”, por outro lado pode nos encarcerar na conservação de hábitos antigos e, desse modo, nos retardar a evolução.

-O intelecto é orgulhoso e tende a se conservar, lutando contra as novas ideias.

2.Atrasados de cada Período

-Em cada Período desse Esquema de Evolução, existem os que ficam para trás, por não poderem alcançar o desenvolvimento necessário para passar ao próximo grau superior. (Como é numa escola).

-Quando um Planeta tem Luas isso pode indicar que há alguns seres na Onda de Vida que está evolucionando nesse Planeta, que estão demasiados Atrasados para continuar na evolução da Onda de Vida principal, e tiveram que ser arrojados do Planeta para evitar que estorvem o progresso dos Adiantados ou Precursores.

–Quando esses Atrasados, que estiverem evolucionando em alguma Lua, alcançam seu ponto correspondente e voltam ao Planeta paterno,

–ou quando um retrocesso contínuo causou a completa desintegração de seus veículos, a Lua abandonada começa também a se dissolver.

3.Pioneiros de cada Período

-Em cada Período desse Esquema de Evolução existem os “Pioneiros”, aqueles que passaram mais rapidamente ao próximo grau superior, acelerando assim o seu desenvolvimento.

-Eles vão adquirindo veículos e construindo Corpos que permitem funcionar nos Períodos e Mundos mais à frente.

-“Só os que permanecem plásticos, flexíveis e adaptáveis podem modelar novas Formas, apropriadas à expressão da consciência que se expande.

Só a vida capaz de cultivar as possibilidades de aperfeiçoamento, inerentes na Forma que anima, pode evolucionar com os Adiantados de qualquer Onda de Vida. Todos os outros ficam Atrasados”.

Para saber mais, assista a 181ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

181ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- 12mai24-Termos Rosacruzes no Texto_C9_Atrasados e Recém-chegados – P.1

——————————————————————————————————————–

26/05 Conceito Rosacruz do Cosmos – Estudo das Terminologias Rosacruzes –Capítulo IX – Atrasados e Recém-chegados – P.2

1.Protoplasma

-O Protoplasma, ou Citoplasma, é uma parte da célula, situada entre o núcleo e a membrana plasmática.

-Substância a partir da qual são formados os seres vivos.

-Algumas das tarefas que cumpre o Protoplasma no organismo:

–Proteger os diferentes órgãos do corpo,

–Atuar como um depósito de energia, transportar oxigénio,

–Regular as propriedades térmicas e

–Propiciar numerosas reações químicas

-Existem três propriedades importantes dos Protoplasmas no sistema nervoso: irritabilidade (significa que o neurônio tem a capacidade de ser estimulado e receber os estímulos nervosos), condutibilidade (está relacionado com a capacidade de movimento das cargas do axônio) e contratibilidade (está relacionado com sensibilidade do neurônio)

-O Protoplasma é formado, em sua maior parte, por cinco substâncias básicas, sendo elas: Água, Eletrólitos, Proteínas, Lipídeos e Carboidratos.

Visão Da Filosofia Rosacruz:

-Quando existe um forte desejo de segurança e receio de não se possuir suficientemente as coisas da vida, as células do organismo humano respondem à sugestão e começam a armazenar. Isso ocorre porque a Mente Subconsciente envia ordens para reservar mais substância material. Essas ordens fazem vibrar o tecido de reabastecimento individual afinado com o comprimento de onda desses impulsos, ou fazem vibrar a Corrente Cósmica do nitrogênio (componente das proteínas), regida pelo Signo de Câncer, a Onda de Vida da Reprodução.

-Muita ajuda vem sendo dada ao indivíduo pelos Grandes Seres por meio das Glândulas Endócrinas. Uma Glândula é formada por uma massa celular; essa é composta por uma substância densa, incolor, gelatinosa, chamada Protoplasma. Cada Glândula pode ser comparada a um laboratório no qual as células são os operários, e o produto do laboratório é a secreção. As Glândulas Endócrinas não têm aberturas, tubos, nem condutos para excretar suas secreções. Descarregam-nas diretamente no sangue e nos vasos linfáticos que as permeiam.

-Pergunta: Qual é a Origem da Vida?

-Quando essa pergunta for feita a um cientista, ele começará a nos falar sobre Protoplasma, protótipo ou qualquer outra coisa de natureza semelhante, mas isto só concerne à forma, não importa quão insignificante, pequena ou simples seja essa forma: é uma forma da Região Química do Mundo Físico.

-É a VIDA que constrói as FORMAS e as utiliza por um tempo para que assim possa progredir. Quando sua utilidade cessa, a vida passa, deixando para trás as formas, e então elas morrem.

-O progresso do ser humano na sua longa e maravilhosa jornada vai do barro até Deus, do protoplasma à unidade consciente com o Pai.

2.Turfa

-A turfa é uma camada orgânica de um solo que consiste em matéria orgânica parcialmente decomposta, derivada principalmente de material vegetal, que se acumulou sob condições de alagamento, deficiência de oxigênio, alta acidez e deficiência de nutrientes.

-É encontrada em camadas, junto a solos sedimentares, geralmente em zonas úmidas, regiões pantanosas e, também, sob montanhas.

-É formada principalmente por musgos, mas também de juncos, restos de folhas, esporos, pólens, tecidos lenhosos e celulose, etc.

-Turfas – atrasados da Onda de Vida Lunar (da Onda de Vida Vegetal)

–No início do Período Terrestre, os Atrasados da nova Onda de Vida Lunar – que era a Onda de Vida vegetal, mais atrasada – estava ainda no seu estado mineral (areias, solos macios: argila, turfa, etc.).

Podemos dizer que passavam por um estado intermediário entre o vegetal e o mineral. Essa classe de seres possui apenas o veículo: Corpo Denso. Por estarem atrasados, não haviam adquirido o Corpo Vital e nem o Espírito Divino e de Vida como os demais vegetais.

Para saber mais, assista a 182ª Reunião Dominical de Estudos de Filosofia Rosacruz da FRC em Campinas-SP- em:

182ª Reunião Dominical-FRC em Campinas-SP- 26mai24-Termos Rosacruzes no Texto_C9_Turfa-Protoplasma

——————————————————————————————————————–

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Maio:

Seremos “todo: olhos e ouvidos”

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que desde o início do Período Terrestre desse Esquema de Evolução, a partir da Época Polar a sensação do tato (que hoje conhecemos como o sentido do tato) começou a se estender por todo o nosso Corpo Denso.

Isso indica a maneira como todo o Corpo Denso se desenvolverá: os sentidos especializados indicam limitação, mas tempo chegará que qualquer parte do Corpo Denso poderá perceber todas as coisas.

Os sentidos da visão e da audição se estenderão por todo o corpo, como acontece atualmente com o tato. Seremos todo: olhos e ouvidos.

Todavia, a percepção sensorial de todo o Corpo Denso terá uma percepção relativa.

E essa questão de sentidos para percebermos o nosso redor aqui na Região Química do Mundo Físico, começou ainda quando o nosso primeiro Corpo Denso não se parecia, nem remotamente, com o atual veículo, tão esplendidamente organizado e quase perto da perfeição! Tal nível de alta organização foi conseguida depois de milhões de anos construindo Corpos Densos e os aprimorando quando estávamos aqui renascidos.

O primeiro Corpo Denso era um objeto enorme e pesado.

Por uma abertura na parte superior saía ou se projetava um órgão. Era uma espécie de órgão de orientação e direção.

No transcurso do tempo, o Corpo Denso e o órgão se uniram mais estreitamente e este se condensou um tanto. Quando nos aproximávamos de lugares onde nós não podíamos suportar o calor, o nosso Corpo Denso se desintegrava (e nós morríamos aqui). Com o tempo, o órgão se tornou sensitivo e assinalava o perigo. O Corpo Denso, automaticamente, movia-se para um lugar mais seguro.

Este órgão se transformou no que agora conhecemos por Glândula Pineal. Algumas vezes, essa Glândula é chamada o “terceiro olho”, mas é uma denominação imprópria, porque nunca foi um olho, mas sim, o órgão em que se localizava a percepção do calor e do frio, faculdade atualmente distribuída por todo o corpo, por meio do tato. Ou seja, durante a Época Polar esse sentido estava localizado nesse órgão, assim como a visão está hoje localizada nos olhos e o sentido da audição nos ouvidos!

O Verdadeiro Guardião do Umbral

Sempre ressaltamos e insistimos no que representa a retidão no bem servir, desde o ponto de vista espiritual e, também, material, do Estudante Rosacruz que está trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, e isso se deve a muitas razões que existem para que esta nossa insistência tenha justificação.

Talvez um dos pontos ou temas mais analisados, uma vez que estamos imbuídos do que representa o transitar pela senda, seguindo uma vida espiritual, mediante o conhecimento que nos brindam os Instrutores da Filosofia Rosacruz, ou seja, o tema do Guardião do Umbral.

O verdadeiro Guardião do Umbral é uma entidade elemental, complexa, criada nos planos invisíveis, por todos os maus pensamentos e obras não transmutados durante a evolução. Este Guardião prostado à entrada dos Mundos invisíveis desafia nosso direito de neles penetrar. Tal entidade deve ser redimida e transmutada. De nossa parte devemos gerar equilíbrio e força de vontade suficientes para resistir ao seu encontro, e poder sobrepor-nos a ela, antes de podermos entrar conscientemente nos Mundos suprafísicos.

Como seres eternos que somos, viemos desenvolvendo através do tempo, experiências diferentes, umas boas outras más, e tem uma implicância grandiosa no nosso desenvolvimento evolutivo, sendo que os resultados dessas ações sejam passadas ou presentes, o que constitui o Guardião do Umbral, o qual analisaremos à luz dos conhecimentos que nos proporciona a Filosofia Rosacruz, e a maneira como tratá-lo, por assim dizer.

Seu alimento se constitui de temor, de dúvidas, circunstâncias negativas em que vivemos ou nos colocamos, mesmo que de vez em quando.

Nós o estamos alimentando? Sim, se não vivemos uma vida espiritual 24 horas (sim 24 horas, nos momentos de vigília e trabalhando como Auxiliares Invisíveis, mesmo inconscientes, durante a noite).

Se não nos vigiamos, o alimentamos e alimentamos, cada vez mais.

Uma vez que sabemos como o alimentamos, podemos fazer o contrário para ir diminuindo sua força, pouco a pouco, até eliminá-lo por completo, através de muita força de vontade, bons pensamentos, ações retas, vivendo uma vida pura, servindo aos irmãos e às irmãs, amorosamente, não sendo materialistas, etc., etc., a lista de coisas boas é grande também, depende de nós.

É uma tarefa árdua eliminá-lo? Sim, mas não impossível, principalmente para Aspirantes à vida superior, cristãos verdadeiros, fiéis aos Ensinamentos do Cristo, e aos Ensinamentos da Filosofia Rosacruz.

Esse trabalho só pode ser feito aqui, no Mundo Físico, sendo impossível o acesso aos Mundos suprafísicos, com um Guardião do Umbral robustecido.

Cuidemos, pois, das nossas emoções, nossos desejos, nossos pensamentos, procurando controlar nosso Corpo de Desejos, com muita força de vontade, buscando uma grande elevação espiritual, aqui.

O assunto é de grande importância, principalmente aos Aspirantes.

Façamos sempre uma autoanálise, uma autocrítica, com muita sinceridade, com muita seriedade, vendo onde precisamos e devemos melhorar.

Aqui não cabe ler livros e mais livros, fazer Cursos e mais Cursos, fazer orações e mais orações, para trilhar o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, precisamos de muito mais. A Fraternidade Rosacruz tem o método completo e infalível para trilharmos o Caminho.

Tenhamos então muita força de vontade, equilíbrio e grande persistência.

Nada é impossível quando queremos crescer espiritualmente!

Bíblia: S. João evangelista

Aprendemos nos Estudos Bíblicos Rosacruz que S. João evangelista, chamado de “boanerges” por Cristo-Jesus, ou seja: “Filho do Trovão” teve o lugar de “Discípulo mais amado de Cristo”. E isso ocorreu por mérito dele, pois conseguiu, enquanto Cristo-Jesus estava aqui funcionando na Região Química do Mundo Físico, obter um avanço espiritual tamanho que lhe permitiu ser aquele que mais se aproximou do Espírito de Cristo!

S. João afirma ter estado na ilha chamada “Patmos”. Essa passagem possibilita a interpretação das visões desse grande Discípulo de Cristo.

A palavra Patmos significa “iluminação”, ou “Iniciação”.

S. João se encontrava apto para observar os Reinos internos e lá funcionar em seus Corpos mais sutis.

S. João teve sete visões, por meio das quais lhe foram fornecidas mensagens para passar para “sete igrejas” às quais deveria enviá-las.

No livro da Revelação, ou Apocalipse, notamos uma incidência do número místico sete.

Vemos lá: sete Espíritos ante o Trono, tendo sete candeias de fogo e sete trombetas, há sete candieiros, sete selos do livro e sete trovões.

As mensagens de S. João dirigidas às “sete igrejas” dizem respeito aos conhecimentos que devemos adquirir. Em outras palavras, as “sete igrejas” constituem uma forma simbólica de referências aos nossos centros espirituais.

Na Fraternidade Rosacruz aprendemos que nossa constituição é setenária, isto é, nós – o Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui – consistimos de um Tríplice Espírito, um Tríplice Corpo e um veículo Mente que liga o Ego (o Tríplice Espírito) aos seus veículos (o Tríplice Corpo). Nos nossos Corpos Densos (e respectivos Corpos Vitais) existem sete centros espirituais que, despertados, expressam os nossos poderes espirituais.  

Sete são também os Planetas do nosso Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano.

Sete também são os Períodos começando por Saturno, Solar, Lunar, nosso atual Período Terrestre, e os próximos: Júpiter, Vênus e Vulcano.

Também sete são os Globos em cada Período, assim como as sete Revoluções e os sete Mundos, dos quais se constitui o Universo: Mundo de Deus, Mundo dos Espíritos Virginais, Mundo do Espírito Divino, Mundo do Espírito de Vida, Mundo do Pensamento, Mundo do Desejo e Mundo Físico.

Temos também como sete, os períodos setenários em que nascem nossos Corpos; o Corpo Vital (próximos aos sete anos), o Corpo de Desejos (próximo dos catorze anos) e o veículo Mente (próximo dos 21 anos).

E muitas outras manifestações setenárias podemos encontrar nos Ensinamentos Rosacruzes, todas com sua significância oculta de importantíssimo interesse para o nosso desenvolvimento espiritual.

Estágios de Iniciação Rosacruz – Irmão Leigo ou Irmã Leiga

Logicamente é impossível descrever num livro dado ao público em geral os estágios de Iniciação Rosacruz. Fazer isso seria um abuso de confiança, o que, ademais, seria impossível por falta de palavras adequadas para expressar os fatos.

Não é possível fazer qualquer descrição das cerimônias Iniciáticas. O primeiro voto do Iniciado é o do silêncio.

Contudo, ainda que o relato fosse permitido, não teria maior importância. Para nós, basta indicar os resultados de tais cerimônias para ter uma visão geral do caminho evolutivo.

Em síntese, a Iniciação fornece ao Irmão Leigo ou a Irmã Leiga uma oportunidade de desenvolver, em curto tempo e por meio de um treinamento muito disciplinado e intenso, suas faculdades e seus poderes superiores. Por meio delas se alcança a expansão da consciência que toda a Humanidade possuirá num futuro distante. A grande maioria só a conseguirá seguindo o lento processo da evolução comum!

Entretanto, é permitido fazer um esboço geral e mostrar o propósito da Iniciação.

As Iniciações Menores (também chamadas de Mistérios Menores) tratam somente da nossa evolução durante o Período Terrestre.

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que nas primeiras três e meia Revoluções em que passamos em torno dos sete Globos, nós não havíamos ainda adquirido a consciência que temos hoje. Por isso é que ignoramos como chegamos a ser o que somos hoje.

O Iniciado (um Irmão Leigo) ou uma Iniciada (uma Irmã Leiga) precisa ser esclarecido (a) pelos Hierofantes sobre o assunto durante o período de Iniciação.

No primeiro grau, ou primeira Iniciação, a consciência do Iniciado ou da Iniciada é dirigida à página da Memória da Natureza que contém os registros da primeira Revolução, na qual nós recapitulamos o desenvolvimento do Período de Saturno – a Revolução de Saturno. Aí permanece em plena posse da sua consciência diária, sabe e recorda os fatos da vida do século XX, mas está agora observando conscientemente os progressos da evolucionante hoste de Espíritos Virginais (nós!), da qual era uma unidade na denominada Revolução de Saturno. Desse modo, aprende como no Período Terrestre foram dados os primeiros passos para a meta da realização; realização essa que lhe será revelada num grau posterior.

Além dessa aprendizagem, o Iniciado ou a Iniciada, a última consumação da Revolução de Saturno: a Época Polar no Globo D do Período Terrestre, que é a Terra.

E, além disso, também lhe é revelado o primeiro Estrato da Terra: o Mineral.

Note aqui que o Iniciado ou a Iniciada adquiriu o conhecimento direto sobre este assunto e mais ainda: se pôs em contato direto com as Hierarquias Criadoras em sua atividade com e sobre nós. Tornou-se assim capaz de apreciar seus esforços benéficos no Mundo e, até certo ponto, de se pôr em linha com eles, convertendo-se, de fato, num colaborador ou numa colaboradora.

Quando chega o tempo de passar ao segundo grau (segunda Iniciação), é solicitado a ele ou a ela dirigir sua atenção às condições da segunda Revolução do Período Terrestre – a Revolução Solar –, conforme registradas na Memória da Natureza. Então, em plena consciência, observa os progressos alcançados nesse tempo pelos Espíritos Virginais.

Também aqui, além dessa aprendizagem, o Iniciado ou a Iniciada a última consumação da Revolução Solar: a Época Hiperbórea no Globo D do Período Terrestre, que é a Terra.

E, além disso, também lhe é revelado o segundo Estrato da Terra: o Fluídico.

No terceiro grau (terceira Iniciação) o Iniciado ou a Iniciada segue a evolução da terceira Revolução – a Revolução Lunar.

Também aqui, além dessa aprendizagem, o Iniciado ou a Iniciada a última consumação da Revolução Lunar: a Época Lemúrica no Globo D do Período Terrestre, que é a Terra.

E, além disso, também lhe é revelado o segundo Estrato da Terra: o Vaporoso.

No quarto grau (quarta Iniciação) vê os progressos feitos na metade da quarta Revolução, metade essa que acabamos de passar. Durante essa quarta Iniciação Menor, ele ou ela vê a evolução da última meia Revolução com seu correspondente período de tempo em nossa estada sobre a Terra, a primeira metade da Época Atlante, que terminou quando a atmosfera densa e nebulosa se precipitou e o Sol começou a brilhar, pela primeira vez, sobre a terra e o mar. Então terminou a noite de inconsciência, os nossos olhos se abriram por completo e pudemos dirigir a Luz da razão para o problema da conquista do Mundo Físico. Foi aí que nasceu o que dizemos que somos como o ser humano, tal como hoje nos conhecemos.

E, além disso, também lhe é revelado o quarto Estrato da Terra: o Aquoso.

Tendo-se familiarizado com o caminho percorrido no passado, o quinto grau (quinta Iniciação Menor) leva o Iniciado ou a Iniciada ao final do Período Terrestre, no qual uma Humanidade gloriosa estará recolhendo os frutos deste Período, levando-os consigo, dos sete Globos sobre os quais evoluiu em cada Dia de Manifestação, ao primeiro dos cinco Globos obscuros que são a sua habitação durante as Noites Cósmicas.

E, além disso, também lhe é revelado o quinto Estrato da Terra: o Germinal.

Uma vez mostrada a finalidade da quinta Iniciação Menor, em que o Iniciado ou a Iniciada se familiariza com os meios pelos quais essa finalidade há de ser atingida durante as três e meia Revoluções restantes do Período Terrestre, os quatro graus (sexta, sétima, oitava e nona Iniciações Menores) restantes são dedicados a seu esclarecimento sobre o assunto.

No sexto grau (sexta Iniciação), também lhe é revelado o sexto Estrato da Terra: o Ígneo.

No sétimo grau (sétima Iniciação), também lhe é revelado o sétimo Estrato da Terra: o Refletor.

No oitavo grau (oitava Iniciação), também lhe é revelado o oitavo Estrato da Terra: o Atômico.

E, no nono grau (nona Iniciação), também lhe é revelado o nono Estrato da Terra: a Expressão Material do Espírito da Terra.

 “Dai de graça o que de graça recebestes”

Já ouvimos a frase na Fraternidade Rosacruz: “Dai de graça o que de graça recebestes”, e por quê? Ora, Max Heindel, fundador da Escola Fraternidade Rosacruz, passou todo seu conhecimento gratuitamente, que, aliás, foi a prova que ele mesmo disse que ele passou e, por isso, foi escolhido para disseminar os Ensinamentos Rosacruzes na Região Química do Mundo Físico, aqui.

Não podemos nos fartar com uma alimentação intelectual, mental, de tão grande ajuda, sem compartilhá-la e empregá-la nas Obras do Mundo, tudo gratuitamente, ajudando nossos irmãos e nossas irmãs, como também fomos e sempre somos ajudados.

Cabe a cada um de nós que recebemos tão grande ajuda, tão grande direcionamento para nossas vidas, pela lei de compensação, a dar algo em troca, passando adiante nosso conhecimento, tirando dúvidas com clareza, de qualquer irmão ou irmã que se aproxime de nós com sede de saber.

Jamais devemos reter nossos conhecimentos, pelo contrário, devemos compartilhar nosso tesouro, espalhar ao maior número de pessoas.

Estão lembrados de que quando Davi morreu e Salomão reinou em seu lugar, este teve uma visão de Deus em sonho e pediu sabedoria? Sim, sabedoria para guiar o seu povo. Eis a resposta que recebeu:

“Porque em teu coração pediste sabedoria, porque não pediste riquezas, vida longa, ou vitória sobre os teus inimigos, ou qualquer coisa semelhante, mas pediste sabedoria, ser-te-á concedida essa sabedoria e muito mais”.

Devemos orar por sabedoria (que aprendemos na Fraternidade Rosacruz como: “o conhecimento temperado com amor”), principalmente ao nosso coração, sempre com o intuito de divulgá-la, de dividi-la, e, principalmente se a mesclarmos com Amor, aí sim, com certeza estará completa.

Isso estará de acordo com a Missão da Fraternidade Rosacruz: divulgar uma doutrina que venha unir Cabeça-Coração.

S. Paulo nos ensina na sua Primeira Epístola aos Coríntios: “Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, se não tiver Amor, nada serei”. Quando o conhecimento se mescla com Amor, se converte em sabedoria.

Usemos nosso conhecimento, tudo que já recebemos, mesclando com Amor no trabalho de divulgação e no serviço amoroso, desinteressado e sempre que possível, anônimo, aos nossos irmãos e nossas irmãs, mundo afora!

Serviço de Auxílio à Saúde e Cura da Fraternidade Rosacruz

Sabedores de que podemos ativar nossas doenças, e que estão na sua maioria latentes (aprendemos isso na Astrologia Rosacruz), a qualquer momento, devemos, além de levarmos uma vida saudável, alimentação vegetariana, beber muita água pura, fazermos nossos exames semestralmente, fazermos exercícios físicos, cuidar muito da nossa parte espiritual (estudando e praticando os Ensinamentos Rosacruzes) aqui a mais importante.

Também sabedores de que temos nosso Destino Maduro (a parte das lições a serem aprendidas com sacrifícios, dificuldades, pois esgotamos as possibilidades, em vidas passadas, em aprender “pelo amor”), podemos adoecer, e devemos buscar ajudar (com toda a nossa humildade e força de vontade para sermos curados!), não somente com os profissionais de saúde (indispensáveis para nos dar a mínima condição para cooperarmos com a Cura Rosacruz), mas com a Cura Rosacruz (https://fraternidaderosacruz.com/…/formulario-para…/ ).

A Fraternidade Rosacruz obedece ao segundo Mandamento de Cristo: “curar os doentes e os enfermos”.

Afinal, aprendemos na Fraternidade Rosacruz que há três fatores no processo de curar definitivamente (Cura Rosacruz) de uma doença ou enfermidade que nos acomete:

  1. O Poder Curador ou a Força Curadora de nosso Deus-Pai Celestial,
    1. O Curador, um Probacionista Ativo ou Discípulo, treinado e com a Lei de Compatibilidade e de Receptividade Sistemática harmônica com o Paciente,
    1. O Paciente, que quer ser curado, que coopera, espiritual e fisicamente com quem cura, com o processo que é obediente e que também ajuda a quem precisa.

É claro que uma pessoa só será curada se ela assim o desejar, não adianta alguém falar do Departamento de Cura, indicar o caminho, se a pessoa doente não o desejar. Há pessoas que não desejam ser curadas, por diversos motivos!

Todo Universo está impregnado pelo Poder do Pai, sempre à nossa disposição, sempre pronto a nos curar, seja qual for a enfermidade. Isso é certo.

Se uma pessoa é curada e volta a sua vida vivida com as mesmas deficiências (maus hábitos, vícios, desejos inferiores e/ou pensamentos negativos), sem mudar absolutamente nada, sem cuidar da parte espiritual, não entendeu nada e, provavelmente, a mesma doença ou uma outra, voltará num outro momento.

Além disso, toda pessoa que for curada deve ser muito grata. Pessoas ingratas atraem pessoas ingratas! Semelhante atrai semelhante!

Estamos aqui no Mundo Físico de passagem, vamos então fazê-la da melhor maneira que pudermos, há muitos meios, muita ajuda…É só procurar!

__________________________________________________________________________________________

Sejamos Cristãos o tempo todo

Devemos realizar todos os esforços possíveis para sempre nos melhorarmos e nos corrigirmos, desarraigando de nossos corações tudo que seja inferior e negativo, pois não podemos nem devemos falar aos outros de paz, se não a temos; não devemos falar aos demais de amor, de tolerância e mansidão, se não possuímos essas qualidades!

O raio de luz que cada manhã chega à nossa morada (nosso Corpo Denso, o corpo físico), não poderá penetrar totalmente se não abrirmos as janelas, deixando a luz invadir totalmente o nosso Corpo. Ela está presente, mas se não abrirmos a morada, por mais esplendorosa que seja essa luz, permaneceremos na obscuridade, tristes, sem rumo. Luz é vida! Deus é Luz!

Sabemos que a beleza existe, que a luz existe, que o bem existe, depende de nós mesmos, abrir nossas janelas e vê-los, depois transmiti-los aos outros.

Nossa habitação, nossa maior morada é o CORAÇÃO.

Vamos abrir as janelas dessa habitação, com muita vontade.

Como Estudantes da Filosofia Rosacruz não podemos descuidar dessa morada, devemos buscar a união Cabeça-Coração, não vamos cairmos na intelectualidade, querer ler de tudo, absorver tudo, se não abrirmos nossos corações, se não nos capacitarmos para sermos melhores seres humanos, mais compreensivos, mais amorosos, prontos para nos doarmos, todo conhecimento será totalmente inútil.

Devemos ter um coração puro, limpo, bondoso, e estarmos sempre prontos para ajudar nossos irmãos e irmãs, prontos para levar consolo aos que sofrem.

Todas as manhãs, antes de se levantar, eleve seus pensamentos a Deus em oração dizendo:

“Senhor, não te peço que perdoe meus erros, mas sim, te rogo que Teu Amor encha meu coração neste dia que começa, para não cometê-los”.

Todas as manhãs vamos abrir nossas moradas!

Há muita vida lá fora, e há muitos irmãos e irmãs necessitados de amor, de carinho, de um abraço, de um “Bom dia”, de um: “Vá com Deus”, etc.

Sejamos Cristãos o tempo todo, de Coração puro e aberto!!

******************************************************************************************

Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais? É só acessar aqui:

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudante Rosacruzes

1. Pergunta: Não é surpreendente e decepcionante saber que algo tão significante e marcante quanto o sexo, cujos efeitos sejam dramáticos, possa ocorrer de modo casual, sem que os Anjos do Destino tenham qualquer participação. (Eventualmente, Eles devam progredir para administrar as relações humanas de forma mais oportuna)?

Resposta:  O respeito ao livre arbítrio é uma lei divina. A todos devem ser respeitadas. Se um ser humano ainda não compreendeu que a força sexual criadora é sagrada, advinda diretamente do Espírito Santo, e se satisfaz gastando-a para gratificar seus sentidos, ele tem todo o direito de gastá-la, mas terá o dever de responder à Lei de Consequência: pecado que não pode ser expiado e deverá ser pago com dor e sofrimento (restrições nos órgãos geradores sexuais, laringe e cérebro com doenças e enfermidades correlatas: é o fogo de Deus queimando as cristalizações  que insistimos em manter nos nossos Corpos, o Templo de Deus). Aos Anjos do Destino cabem executar sua função, quando de uma relação sexual resultar em fecundação, e nas demais aguardar a vontade de cada ser humano em não mais gastar a força sexual criadora para gratificação dos sentidos. Eles estão evoluindo e têm muitas outras coisas para fazer e aprender. Com toda certeza do mundo, nós não os atrapalhamos.

2.Pergunta: O Ego guarda lembranças das vidas anteriores da Personalidade? Por exemplo, um homem que deseja ser mulher faz isso porque seu espírito tem lembranças agradáveis de quando era mulher, em vidas passadas?

Resposta: As “lembranças” a que você se refere recebe os nomes na terminologia da Fraternidade Rosacruz de Memória (ou Mente) Subconsciente e Memória (ou Mente) Supra ou Superconsciente. A primeira grava e guarda tudo que aconteceu nessa vida, desde sua primeira inspiração, com os mínimos detalhes – que você, usando a Memória (ou Mente) Consciente, não “se lembra” – e a segunda grava e guarda tudo que aconteceu em todas as suas vidas passadas.

Quanto ao desejo de “um homem querer ser uma mulher” isso tem mais a ver com o apego ao sexo na vida passada (já que estamos sobre o período de alternâncias, onde se em uma vida nos manifestamos como o polo positivo, masculino, preponderância da Vontade, homem, na próxima vida nos manifestaremos como o polo negativo, feminino, preponderância da Imaginação, mulher). Ao invés de focarmos que essa manifestação só tem sentido na Região Química do Mundo Físico (já que na Região Etérica do Mundo Físico já há uma inversão: se sou masculino no meu Corpo Denso, sou feminino no meu Corpo Vital e vice-versa, e a partir do Mundo do Desejo não existe o sexo, nos manifestamos hermafroditamente), nos apegamos somente a parte que nos coloca como homem (masculino) ou como mulher (feminino) (repare: polo positivo/negativo, Vontade/Imaginação não consideramos quando nos julgamos só nos vendo como homem ou como mulher) e, ainda, na maioria das vezes, para “justificar” a atração sexual com forte viés de gastar a força sexual criadora para gratificação dos nossos sentidos.

Esse apego ao sexo na vida passada é consequência de naquela vida a pessoa se gratificar abundantemente gastando a sua força sexual criadora, mormente pela sensualidade, luxúria, orgia e outras práticas que servem para “atrair o sexo oposto” e “garantir uma vida abastada materialmente”. Nessa vida, pela Lei de Causa e Efeito, vem a tentação para verificar se o Ego entendeu o quanto isso é danoso (o último Purgatório impressionou nele a consciência de que o “caminho do transgressor das Leis de Deus é muito sofrido”) e não cai na tentação, ou não foi o suficiente, cai na tentação e “é vida que segue”. Agora, se uma pessoa que vem nessa vida com um Corpo Denso masculino e que se sente feminino e que até não tem atração pelo sexo oposto, mas que não gasta sua força sexual criadora para gratificar os seus sentidos, não há problema algum (o mesmo vale para o contrário). Não será por isso que a facilidade em manifestar a Vontade (força mais fácil de expressar em um Corpo Denso masculino aqui) estará ausente e nas oportunidades que aparecerão a pessoa verá essa facilidade (o mesmo vale ao contrário com a manifestação da Imaginação). Portanto, o maior problema aqui é a “justificativa” que se utiliza para gastar a força sexual criadora para gratificação dos sentidos (salientando que esse vício, esse mau hábito, não está restrito a esse caso, mas muitos que definimos como héteros também gastam igual ou mais essa força sexual criadora e como sempre ficam à mercê de sofrerem com doenças consultivas ou gerarem dívidas que expressarão como Destino Maduro nas próximas vidas).

3.Pergunta: Não é possível obtermos as experiências ao mesmo tempo que as conciliamos com uma vida financeiramente próspera e feliz? Ninguém é feliz sob a pobreza, a fome e a miséria. Como alguém pode (pensar) se desenvolver espiritualmente sob tais condições?

Resposta: Todos os nossos questionamentos devem ser sempre colocados sem medo de ser mal compreendido, ou de achar que está ofendendo alguém. Assim, sempre encorajamos os Estudantes Rosacruzes a verbalizarem as suas dúvidas, inquietações e colocações. Vamos à resposta: lógico que é possível obtermos experiências ao mesmo tempo que conciliamos com uma vida financeiramente próspera. Desde que utilizemos todos esses recursos para servir amorosa e desinteressadamente o irmão e a irmã que estão no nosso entorno.

Como você mesmo pontuou: “Quando a fortuna é um meio para pensar filantropicamente, para ajudar os demais seres humanos a aperfeiçoar-se, pode constituir uma grande bênção para o seu possuidor. Mas quando é utilizada com propósitos egoístas e opressivos não pode ser considerada senão como terrível desgraça”. O problema é que aqui a tentação é muito maior para se desviar, e quantos se desviam!!

Muitos, mas muitos mais do que o irmão ou a irmã que “luta com a pobreza e com a fome”, note: FÍSICAS e nunca ESPIRITUAIS.

E por quê? Porque estamos no pináculo da materialidade nesse momento desse Esquema de Evolução. Já alcançamos o nadir da materialidade (ou seja, o ponto mais denso que devíamos descer nesse Esquema de Evolução e que nos fez conquistar e aprender tudo que poderíamos aprender da Região Química do Mundo Físico; e isso se deu já a alguns milhões de anos – e muitos renascimentos nossos – atrás: segunda fase da Época Atlante; hoje estamos na segunda fase da Época Ária).

A partir desse ponto era para já estarmos vivendo na Região Etérica do Mundo Físico (inclusive Cristo na sua primeira vinda, teve que se sacrificar, já que é um Arcanjo, para “nascer como um homem entre os homens” e nos ensinar como fazer isso; e o que fizemos? Negamos os seus Ensinamentos e até hoje titubeamos em tomar essa decisão e seguir a Evolução como deveríamos), utilizando conscientemente nosso Corpo Vital e funcionando no Corpo Denso (aqui na Região Química) apenas para ajudar a quem não tinha conseguido ainda.

O que fazemos? Apegamo-nos às coisas materiais; nos deliciamos em comer, beber e se divertir; praticamos uma vida onde o objetivo da “felicidade” e ganhar dinheiro, ser bem-sucedido financeiramente e ter bens materiais; nos dedicamos 99,99999…% à vida material e muito pouco – para não dizer quase nada – ao nosso desenvolvimento espiritual, que aqui é: viver conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico, utilizando o nosso Corpo Vital.

Quer uma prova disso? Olhe o seu horóscopo: a posição dos seus Astros, as Quadraturas, Oposições e Conjunções adversas, são as lições que você tem que aprender para se espiritualizar e tentar, em mais um renascimento, conseguir viver conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico, utilizando o seu Corpo Vital.

Conseguirá? Que Deus nos ajude. Afinal, se somos sinceros com o Plano de Deus, confiamos e praticamos a máxima oculta: “buscai primeiro o Reino de Deus e Sua justiça e o mais vos será dado por acréscimo”.

O que é esse “mais”? Tudo aquilo que você precisa para viver e sobreviver nessa vida que você mesmo escolheu lá no Terceiro Céu. Deus, nosso Pai, é infinitamente bom e nos dá exatamente tudo que precisamos para viver aqui, desde que cumpramos com as nossas obrigações, orando e trabalhando dignamente com o foco correto e na direção certa.

4.Pergunta: Se for possível (ou se fosse) estudar a vida do Ser Cristo no Período Solar, podemos entender que havia também ali “ciclos de vida, morte e renascimento” para as humanidades de então, mesmo não tendo os seres veículos do Mundo Físico, Região Química?

Resposta: Não necessariamente. Veja que no Período Solar o Globo mais denso estava no Mundo do Desejo, onde não há “ciclos de vida, morte e renascimento”. Esse método é inerente ao Mundo Físico, onde estamos atualmente. E mesmo aqui se aprendemos tudo que precisamos (pagando todas as nossas dívidas de destino) nessa vida e não gerando mais dívidas no futuro, nos libertamos desse “ciclo de vida, morte e renascimento”. É o que ocorre com qualquer ser humano que atingiu o grau de Irmão Maior.

5.Pergunta: Uma dúvida sobre o Cristianismo preconizado pela Fraternidade Rosacruz em comparação ao que vivemos hoje no Brasil. Vejo muitos que se intitulam Cristãos apoiarem figura política que demonstra falta de empatia e desprezo às pessoas, que é a favor de liberação de armas à população e que também já se pronunciou a favor da tortura. E ainda associam essa figura política como um representante dos cristãos. Isso tudo não é contraditório à doutrina Cristã que, como citado no texto, é simpatia, compaixão e perdão?

Resposta: O problema é que o que temos hoje praticado pela imensa maioria das pessoas que se dizem Cristãos é o Cristianismo Popular, ou Exotérico. O verdadeiro Cristianismo Esotérico ainda não foi ensinado publicamente, nem o será enquanto a Humanidade não ultrapassar o estado materialista, e esteja mais preparada para recebê-lo. Note que no Cristianismo Exotérico – o Popular – o intelecto até pode ver no ideal do amor e da fraternidade algumas belezas e facilmente admite que devemos amar os nossos inimigos, mas as paixões do Corpo de Desejos permanecem demasiado fortes. Sendo a lei ainda do “olho por olho”, o sentimento afirma: “vingar-me-ei”. O coração pede Amor, mas o Corpo de Desejos anseia por vingança. O intelecto vê, em abstrato, a beleza de amar os nossos inimigos, mas nos casos concretos, alia-se aos sentimentos vingativos do Corpo de Desejos com a desculpa de fazer justiça, porque “o organismo social deve ser protegido”.

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.

Nessas datas, às 18h30, os Estudante Rosacruzes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o Serviço de Cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.

Datas de Cura: Junho: 01, 08, 15, 22, 29

Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10:8)

*Se você está doente e entende que precisa de ajuda, recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas. O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA. As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/

**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-la começa por oficiar o Ritual Devocional do Serviço de Cura nas Datas de Cura.

As instruções detalhadas se encontram aqui:

https://fraternidaderosacruz.com/category/treinamento-esoterico/rituais-diario-e-semanal/ritual-de-cura

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Relação entre “Eu Superior”, Ego, Personalidade e Individualidade

Qual parte do Espírito Tríplice constitui o “Eu Superior”? Será o Espírito Divino? Afirma-se no Livro “O Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz” que o Espírito Humano é o Ego. O Espírito de Vida não é uma parte do Ego? O Ego inteiro fica no plano físico durante a vida terrena, ou somente parte dele, conforme o ensinamento hindu?

Resposta: O “Eu Superior” é o Espírito Tríplice, o Ego: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, mas não se deve conceber esses três como separados um do outro. O Espírito é indivisível, como a luz branca que vem do Sol através do espaço interplanetário, mas da mesma forma que a luz pode ser refratada em três cores primárias – azul, amarelo e vermelho – ao atravessar a atmosfera mais densa da Terra, o Espírito Virginal também aparece como sendo tríplice durante a manifestação, em virtude de estar rodeado por envoltórios de matéria de densidade variável.

Quando envolto apenas na substância do Mundo do Espírito Divino, é o Espírito Divino; quando o Espírito Divino recebe, em acréscimo, um envoltório de material oriundo do Mundo do Espírito de Vida, é um Ego manifestado de forma dupla; e quando, finalmente, é revestido na matéria da Região do Pensamento Abstrato, despertando o seu veículo Espírito Humano, é um Ego manifestado de forma tríplice: um Tríplice Espírito. É por isso que o Espírito Virginal, enredado nessas três camadas de matéria, está apartado de toda consciência de seu Pai Divino e, estando tão encoberto pela matéria que não consegue mais ver as coisas do ponto de vista cósmico, ao atingir o exterior, ele volta sua consciência para dentro e vê-se separado e isolado de todos os outros. Por isso, ele é um Ego – um indivíduo. Nesse ponto nasce o egoísmo, e começa a busca individual.

Quando o Espírito Humano atrai ao redor de si, para uma melhor expressão, os veículos inferiores e mais concretos – a Mente, o Corpo de Desejos, o Corpo Vital submergindo neles, e mesmo descendo até o Mundo Físico, ele adquire a consciência das coisas externas. A partir desse momento, tendo perdido o conhecimento do Mundo de Deus, de onde veio originalmente, ele começa a conquistar o Mundo Físico e a dominá-lo para atingir seus próprios fins.

Individualidade e Personalidade são iguais? Qual a diferença?

Não há outro inimigo, senão nós mesmos. Enquanto houver dentro de nós um resquício de Personalidade, haverá separação.

  • Personalidade é uma máscara mutável que o raio individual produz.
  • Individualidade é a expressão do “Eu” real, verdadeiro e superior.

Na Fraternidade Rosacruz, distinguimos nitidamente entre Personalidade e Individualidade. Personalidade é a “persona”, o conjunto enganoso, provisório e em constante mudança formado pelas nossas sensações, emoções, nossos desejos, sentimentos e modo de expressar o pensamento. São os laços de sangue, as tradições, os elos do mundo, essas coisas mais fortes que algemas de aço, tudo a que o Cristo simbolicamente chamava de “o reino dos mortos”. O mundo, a família, os bens, tudo isso é meio de aprendizagem indispensável a nós – o Ego –, no presente estado evolutivo. Contudo, há o perigo de nos identificarmos com eles, de pensar que nos pertencem ou que lhes pertencemos, olvidando nossa origem celestial, nossa condição de espírito livre, em peregrinação e aprendizagem.

Aquele que quiser ser meu discípulo, deve abandonar pai, mãe, irmãos, amigos, tudo” (Lc 14:26), nos ensinou o Cristo. Com isso não quis significar que devamos desleixar nossos deveres de pais, filhos, irmãos ou amigos Cristãos. Ao contrário, o verdadeiro Cristão é um excelente marido, pai, irmão, amigo, uma excelente esposa, mãe, porque oferece a sua afeição e trabalho o mais puro pensamento, sentimento, emoção, desejo e esforço. Oferece e não espera receber; ama e não espera ser amado; compreende e não espera ser compreendido. As ingratidões não lhe suscitam ressentimentos, mas o cuidado de verificar se não contribuiu para isso. O verdadeiro Cristão busca a amorosa tentativa de reconciliação; ora e espera pela pessoa que é teimosa e rancorosa.

Ser Cristão é exemplificar AMOR, em seu sentido lato. É deixar que o Cristo, em si, fale, viva, ame.

Individualidade é a expressão do “Eu” real (o que somos de fato, Espírito), verdadeiro e superior, comandando os pares físicos, morais e mentais como instrumentos de ação.

A Personalidade é a nossa expressão, de baixo para cima, o “homem invertido”, os valores instintivos, colorindo desordenadamente nosso modo de ser; é o nosso (Ego, Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado) amordaçamento e o nosso condicionamento às conveniências instintivas. Um pentagrama com a ponta superior para baixo…

A Individualidade não prescinde da bagagem de experiências anímicas; ao contrário, vale-se dela de um modo próprio, original, epigenético, criador. Porém, nós, o Espírito, é quem mandamos e orientamos. Como disse S. Paulo: “Não sou mais eu quem vive, mas o Cristo em mim” (Gl 2:20); e o próprio Cristo-Jesus: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30).

É certo que essa condição vamos atingindo gradativamente, em uma luta constante entre a natureza inferior e a superior, entre as trevas e a luz dentro de nós. Por isso, a lenda dos Maniqueus, referindo-se internamente ao ser humano e ao mundo, fala da guerra dos Filhos das Trevas contra os Filhos da Luz. Esses acabam vencendo aqueles; entretanto, sendo bons, não podem exterminá-los. Incorporam, pois, o reino das trevas ao da Luz; ou seja, efetuam a transmutação dos valores inferiores em valores espirituais. Os alquimistas medievais faziam o mesmo, quando falavam sobre transformar os metais inferiores em ouro. Também entre os manuscritos encontrados no soterrado mosteiro dos Essênios, Qumran, às margens do Mar Morto, há um que fala da guerra dos Filhos das Trevas contra os Filhos da Luz.

Goethe, o grande Iniciado e autor de “Fausto”, falou, pela boca de um de seus personagens: “Duas almas — ai! — lutam dentro do meu peito pela posse de um reino indivisível; uma buscando alçar-se aos Céus em ilibados anseios, enquanto a outra se agarra à Terra, em passionais desejos”. São Paulo, o apóstolo, igualmente dizia: “Pobre homem sou! O bem que desejaria fazer, não faço; o mal que não desejaria fazer, esse eu faço”.

Tudo isso mostra, de sobejo, o que todas as Escolas (como a Fraternidade Rosacruz) e Ordens ocultistas (como a Ordem Rosacruz) ensinam.

Todo Aspirante sincero à espiritualidade “ora e vigia”, sobretudo quando se acha à frente de um movimento espiritualista e deve viver o que ensina. Ao mesmo tempo, o claro entendimento dessa luta dentro de cada um de nós nos torna rigorosos conosco e tolerantes com os demais, de modo a unir e não desunir, a estimular e não censurar; enfim, “a buscar a divina essência que existe em cada um”, o que constitui a base da Fraternidade Universal que almejamos formar, como precursores da Era de Aquário.

Assim, a Individualidade é a expressão do “Eu” real, verdadeiro e “Eu Superior”, comandando os pares físicos, morais e mentais como instrumentos de ação. A Individualidade não prescinde da bagagem de experiências anímicas, ao contrário, vale-se dela de um modo próprio, original, epigenético, criador. Porém o Espírito é quem manda e orienta. Compõe-se dos veículos Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.

É o resultado da descida do Espírito dos Mundos superiores durante a Involução (neste Esquema de Evolução) e, por ação recíproca, no mesmo período os Corpos se elevaram. O encontro dessas duas correntes no foco, ou Mente, marca o momento em que nasce o indivíduo, o ser humano, o Ego, quando o Espírito toma posse dos seus veículos.

Consideremos, agora, a doutrina do Renascimento, que postula um processo de lento desenvolvimento, efetuado, persistentemente, por meio de repetidos renascimentos e em formas de crescente eficiência. Por intermédio dessas formas, tempo virá em que todos alcançarão o cume do esplendor espiritual, presentemente, a nós, inconcebível. Nada há nessa teoria que seja irrazoável ou difícil de aceitar. Olhando ao redor, vemos por toda a parte o esforço lento e perseverante, na natureza, para atingir a perfeição. Não vemos nenhum processo súbito de criação ou mesmo de destruição, mas nós vemos, isto sim, “Evolução”. Afinal, aprendemos que Evolução é “a história do progresso do Espírito no Tempo”.

Evolução é um processo de espirais dentro de espirais. Cada volta da espiral é um ciclo. Cada ciclo funde-se com o seguinte e, como as espirais são contínuas, cada ciclo é o produto melhorado do precedente e o criador de estados sucessivos de maior desenvolvimento.

Pela Lei de Consequência sabemos que “os Anjos do Destino estão acima de todo erro e dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para seu desenvolvimento.” Afinal, “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (IICor 5:10).

“Todas as Leis da Natureza, inclusive a Lei de Consequência, e suas aplicações na vida humana, encontram-se sob a direção de Grandes Seres de sublime espiritualidade e sabedoria superlativa. A Lei não opera às cegas, regendo-se pelo princípio do ‘olho por olho e dente por dente’. Os Grandes Seres e Seus colaboradores administram as coisas com sabedoria muito além da compreensão da nossa Mente finita. Alguns julgam não haver meio de escapar às dívidas do passado. Mas, há. Reiteradas vezes afirmamos: Deus, a Natureza ou os colaboradores da Grande Lei nunca a empregam com todo o seu rigor. Encontramo-nos aqui, neste grande Esquema de Evolução, resguardados por essas Leis, que foram instituídas para nos beneficiar e não para nos prejudicar, ainda que nos limitem de certo modo, de maneira idêntica como limitamos a liberdade concedida a nossos filhos menores visando a protegê-los contra os perigos de sua inexperiência”.

“Mediante nossas ações passadas deixamos dívidas em pendência (lições a serem aprendidas nessa Escola da Vida), sujeitas ao resgate, ou seja: a mostrar para nós mesmo que aprendemos a lição. No entanto, reconhecendo nossas falhas, procuramos escrever uma nova página de nossa vida, em harmonia com as Leis outrora infringidas. Essa transformação apaga as consequências dos erros passados e os agentes da Grande Lei, ao observarem isso, abstêm-se de nos infringir os sofrimentos dos quais fizemo-nos merecedores. Aí está a diferença entre os pontos de vista espiritual e fatalista. A mão de Deus, por intermédio de Seus agentes, encontra-se em toda parte, desde os acontecimentos mais importantes, como a passagem de um Planeta por sua órbita, até o mais simples como a queda de uma folha. Tudo está sob Seu cuidado amoroso e, por conseguinte, o que nos sucede harmoniza-se com o Grande Plano Divino. E tal Plano certamente não pode ser “fatalista”.

Vamos ver, agora, as fases da vida Terrestre e Celestial: em um ciclo de vida, temos a parte superior denominada “Celestial” e a parte inferior, “Terrestre”.

De cima para baixo, como Egos estamos no Terceiro Céu no Mundo do Pensamento Abstrato com uma vontade clara e intensa de adquirir mais experiências (por meio de aprendizagem de mais lições) e, assim, obter um Crescimento Anímico, somos atraídos para mais um renascimento ao qual escolhemos nosso Panorama de Vida (dentre alguns possíveis nos mostrados pelos Anjos do Destino) e partimos para o Segundo Céu, também no Mundo do Pensamento, mas na Região do Pensamento Concreto ao qual reunimos materiais para formar uma nova Mente. Partimos para o Primeiro Céu, que se situa no Mundo do Desejo, reunindo materiais para um novo Corpo de Desejos e, por fim, adentramos ao Mundo Físico na Região Etérica e, também, reunindo materiais para posterior construção do Corpo Vital e, auxiliados mais de perto pelos Anjos do Destino nos preparamos para mais um nascimento aqui (Nascimento do Corpo Denso).

Ao nascer, após o primeiro suspiro (primeira respiração) iniciamos nossa jornada na Vida Terrestre. A cada 7 anos, aproximadamente, temos o “nascimento” dos Corpos:

E a cada 7 anos temos uma mudança de fase na nossa vida (quer façamos ou não):

  • 28 anos – Início da Seriedade de Vida;
  • 35 anos – Máximo de Vitalidade – 2º Crescimento;
  • 42 anos – Mudança de Vida;
  • 49 anos – Máximo da Mentalidade; e
  • XX anos – Morte.

Após mais uma morte aqui, vemos o Panorama da nossa Vida recém-finda e, assim, se encerra mais uma jornada terrestre aqui, a qual é revista e gravada toda a experiência que acumulamos no Átomo-semente do Corpo Denso e é passada, via Átomo-semente do Corpo Vital, para o Átomo-semente do Corpo de Desejos. Essa gravação é a base da nossa nova vida celeste.

Na “subida”, inicia-se o retorno para mais uma vida celestial, nós aqui com o Corpo de Desejos (que assume o formato do Corpo Denso) e o veículo Mente, seguimos para o Purgatório, onde por meio do sofrimento purgamos o que de mal fizemos, e a Essência da Dor se incorpora em nós como consciência; de depois passamos para o Primeiro Céu, onde tudo que fizemos de bom se incorpora em nós como bons hábitos e/ou virtudes.

Ao entrar no Segundo Céu, vivemos com a Mente (que temos aqui) e se aqui nos esforçamos para viver uma vida cuidando mais da parte espiritual dela, temos a chance de trabalhar sobre novos ambientes, novos Corpos e veículos para os outros e para o nosso próximo renascimento.

Por fim retornamos para o Terceiro Céu e a essência da Mente do “reto pensar” e essência Anímica de “reto sentir” são incorporadas em nós como bases para futuros “atos de retidão”.

Encerra-se um ciclo de vida e aguardamos uma nova oportunidade de renascimento para aprendermos as lições que nos faltam, “pelo amor ou pela dor”.

Que as rosas floresçam em vossa cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

A Páscoa Interna diferente da Páscoa Externa

Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que os graus Iniciáticos menores, quando alcançados por meio do Caminho Cristão Místico, não se realizam obrigatoriamente na ordem exposta pela Filosofia Rosacruz (que nos ensina como alcançar as Iniciações Menores pelo Caminho do Cristão Ocultista). Ao mesmo tempo, são experiências que devem ser vivenciadas em todos os graus, desde uma pessoa comum. De fato, o Batismo ou o despertar se efetiva grau a grau, em cada vislumbre, cada nova ideia, cada nova experiência, cada nova vivência emocional. É o nascer gradativo, que sucede ao morrer gradativo.

A Tentação se dá todos os dias. Oportunidades pequenas, mas, expressivas, de autossuperação. Verdadeiro herói não é o que realiza grandes façanhas, com desprezo à vida e temeridade. Não. Verdadeiro herói é o que vence, todos os dias, pequenas falhas, num ritmo seguro, constante, rumo à meta.

A Transfiguração, ou renovação do ser, é decorrente da transformação. A cada falha superada e nova virtude conquistada, ocorre, em grau infinitesimal, uma correspondente eterização dos Corpos Densos.

Assim também com os passos correspondentes à Última Ceia e Lavapés; ao Horto da Agonia; à Estigmata; à Crucifixão; à Ressurreição e Ascensão. A cada pequeno passo, distanciamo-nos do sentido humano e nos aproximamos do “Eu real”, para mais íntima comunhão com Ele. Com isso vamos experimentando a solidão do incompreendido; o sofrimento da Personalidade ao se desligar do sentido humano. É um “morrer todos os dias”, como disse S. Paulo, em graus correspondentes ao nosso nível de Consciência; uma lenta crucifixão, que nos permite ressurgir aos poucos, numa expansão gradual de Consciência. Espirais dentro de espirais, todos os graus Iniciáticos se realizam diariamente, nos mais variados níveis de evolução. Assim como nas matemáticas, o sentido de proporção, de quantidade, de unidade, se desenvolve desde as primeiras noções do curso fundamental na escola e se vai aprofundando gradativamente até o curso superior e além desse; assim, também com os diversos aspectos Iniciáticos: eles vão desabrochando incipientemente em graus pequeníssimos, que se ampliam na medida em que se processa a evolução, até assumirem a proporção de grandes espirais nos níveis Iniciáticos propriamente ditos.

Ora, também a escalada evolutiva, em níveis comuns, se divide em duas etapas, como nos graus das Iniciações Menores:

a) Levando-nos do estado humanamente mal ao humanamente bom;

b) e do humanamente bom à Iniciação.

A cena do calvário, vista na Memória da Natureza, apresenta muitos crucificados junto com Cristo-Jesus. Mas, a tradição Cristã representou-a, simbolicamente, com três cruzes: a de Cristo-Jesus (no meio), a do bom ladrão (à direita) e a do mau ladrão (à esquerda). Tendo em vista que a cruz representa as limitações, extraímos da cena do calvário um expressivo simbolismo: o mau ladrão representa o estado de consciência do humanamente mau, isto é, aquele que está preponderantemente sob a influência do seu “Eu inferior” e vive sob o aguilhão constante da Lei de Causa e Efeito. É uma cruz imposta, que ele carrega com revolta, porque desejaria agir impunemente, sem restrições nem dores, na satisfação de seus impulsos. Um ser nesse nível é ignorante das Leis de Deus e, por isso, peca menos – mas a Lei de Consequência tem de agir mais fortemente sobre ele, para acordá-lo pela dor e reconduzi-lo à justeza. É um pobre estado de ignorância em que o indivíduo não compreende nem aceita as circunstâncias, atribuindo todos os seus problemas aos outros. Revolta-se com os que têm mais e vivem felizes. Inveja-os. Acha que todos têm obrigação de ajudá-lo. Está sempre com a mão na posição errada, vergonhosamente estendida, a pedir, em vez de colocá-la acima do ombro, para segurar e carregar a cruz das limitações que ele mesmo formou com seus desvios às leis da natureza. Foi esse mau ladrão que xingou o Cristo, ironizando: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós” (Lc 23:39). Para um tal estado, a finalidade do espiritualismo é a de nos isentar das dores e nos cumular de conforto. Fora disso, que utilidade teria? Por isso, rouba-se a si mesmo a graça e prolonga o calvário.

O bom ladrão é o ser humanamente bom. Ou conhece as Leis de Deus e as segue como o “moço rico” da Parábola – ou tem consciência do justo. Assume a cruz de suas limitações espontaneamente, compreendendo que ele mesmo gera seu destino e, portanto, ele mesmo pode transformá-lo gradativamente para melhor. Conquistou, por mérito, uma boa Vida, desconforto e harmonia relativos e a conserva zelosamente como um fim. Aí é que ele se rouba também: as boas coisas não representam um fim, mas um meio. “A quem mais for dado, mais lhe é exigido”. Ele tem mais Consciência e responde mais severamente perante a Consciência por se deter numa “Boa Vida” como um fim, em vez de se empenhar mais, a serviço do “Eu superior” – já que tem mais para dar. Ele deve compreender: que “nada lhe pertence”, senão que é mero canal consciente do Cristo Interno, para verter os bens do espírito ao mundo, a fim de colher os frutos d’Alma, decorrentes do serviço prestado. Reserva para si o suficiente apenas e todo o mais põe nos “negócios do Senhor, para render”. Como na Parábola dos Talentos, ninguém tem o direito de tornar deste plano físico ao espiritual, sem levar um acréscimo de capacidades. Nós, Aspirantes à vida superior, somos um “bom ladrão”. Humanamente bons, mas ladrões ainda, porque estamos roubando ao nosso “Eu Superior” a oportunidade de uma evolução maior. Não estamos fazendo tudo o que podemos. Receosos de perder o relativo conforto e a harmonia conquistados, neles nos detemos como um fim. E isso se torna, para nós, uma gaiola de ouro, uma restrição. Seja de bambu, de arame ou de ouro, é sempre gaiola, é sempre uma prisão. Vivemos melhor, mas ainda limitados no humano. É preciso dar o segundo passo: de consagração a uma vida de serviço, amoroso e altruísta. Para esses, para nós enfim, é que o Cristo dirigiu seu apelo de discipulado:

  1. “Toma a tua cruz e me segue!”
  2. “Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e depois volta a me seguir!”
  3. “Aquele que não deixar pai, mãe, irmãos, amigos…”

É a lição do despojamento da Personalidade; de transferência do humano ao Cristo Interno, sabendo que o “pão” só nos vem de cima, do céu do íntimo, do Divino em nós – e não dos recursos da Personalidade, de sua esperteza, de sua astúcia, de suas manobras.

É mister assumir nossas limitações e nos dispor, decidida e perseverantemente a um nível gradativamente mais alto de Consciência. Isso é tomar a cruz e se dispor à regeneração e à libertação, nas pegadas de Cristo – o “Eu Superior”. É mister renunciar ao sentido humano de posse, sabendo que tudo pertence ao Divino interno e deve ser posto a serviço da evolução e não para exaltar a Personalidade. Atribuir ao humano o que é do Divino interno é ateísmo. Se não esvaziamos a Personalidade e nem a colocamos em condições de receptividade, não podemos receber “o maná renovado” o “pão transubstancial de cada dia”, que nos impulsione à evolução. Tal um copo vazio, de boca para cima, assim devemos permanecer em relação ao Cristo Interno. Mas, para estar vazios, devemos renunciar ao velho ser, aos triunfos e fracassos de ontem, entregando diariamente ao nosso Melquisedeque os despojos de nosso diário lutar. Eis o sentido de ir vender tudo o que temos e dar aos pobres. Os pobres são nossos “Eu inferiores”, aquelas vivências a quem devemos levar o Evangelho e curar, numa regeneração constante. É mister, finalmente, transcender os laços de sangue, de família, de raça e outras limitações convencionais, para que se estabeleça a “Família Universal de Cristo”, o “único rebanho com um só Pastor”, que pressupõe uma ligação mais profunda, como ensina o Ritual do Serviço Devocional do Templo Rosacruz: “o reconhecimento da unidade fundamental de cada um de nós com todos, a Comunhão Espiritual, é a realização de Deus. Para alcançarmos essa realização, esforcemo-nos, diariamente, por esquecer os defeitos de nossos irmãos e procuremos servir à Divina Essência neles oculta, o que constitui a base da fraternidade”. Tal é o sentido de “deixar pai, mãe, irmãos…”, não como convite para negligenciarmos nossos deveres filiais e fraternos, senão como desafio para superar as conveniências, fanatismos e preferências da Personalidade.

A cruz do meio é a do Cristo – aquele nível em que trabalhamos para o levantamento da Humanidade; em que, voluntariamente ajudamos o Cristo a carregar sua pesada missão. Já não é o natural assumir de nosso destino, senão o desejo de fazer mais ainda. Para tais indivíduos, bem mais raros, há um preparo especial que lhes permita chegar e transpor os portais da Iniciação.

A Páscoa, em níveis comuns, começa no indivíduo humanamente bom.

Aprendemos, também na Fraternidade Rosacruz, que todo trabalho Iniciático começa no Corpo Vital, o veículo dos hábitos, formados pela repetição. Isso nos leva a uma meditação e oportuno esclarecimento: devemos trabalhar pelo Corpo Vital, cuja chave é a repetição, para formar hábitos. É claro, hábitos bons, como disse S. Paulo: “Examinai de tudo e escolhei o melhor”. “Tudo é lícito, mas nem tudo convém”.

O que é o melhor? O que mais nos convém? – Só o nível individual de evolução é quem pode determinar, se bem que haja determinadas coisas que são comprovadamente boas a todos, tais como os Exercícios Esotéricos Rosacruzes recomendados no livro “Conceito Rosacruz-do Cosmos”, a oficiação dos Rituais do Serviço Devocional e, principalmente, a prática de tudo que vai se aprendendo por meio do estudo constante dos Ensinamentos Rosacruzes (Filosofia, Bíblia e Astrologia).

Mas, referindo-nos especificamente às pequenas coisas da vida, o discernimento individual há que determinar o que melhor lhe convém e buscar alcançá-lo; Personalidade viciosa que procura justificar suas dificuldades, de atingir certas virtudes, dizendo: “estão acima de minhas forças… talvez mais tarde…”.

Se vencemos essas manhas, vamos aos novos e melhores hábitos e os realizamos. E depois? Ficamos neles? É o que estamos testemunhando: há muitos Estudantes Rosacruzes que se acomodaram na rotina e nela permanecem como se houvessem alcançado o “Ideal”. É como alguém que, detendo-se num degrau da escada, olha satisfeito para baixo, vê que subiu, regozija-se com sua “superioridade” e permanece ali…Não tira o pé do degrau para colocá-lo no de cima e, desse modo, jamais poderá atingir o topo.

É preciso olhar para cima e dispor-se à escalada gradativa e constante! Cada um de nós é como um parêntesis na eternidade: vencemos uma parte da jornada, estamos num determinado grau de consciência mui individual (por causa da Epigênese) e devemos saber que ainda falta muito para chegar. Se nos dispomos a continuar firmemente, nosso parêntesis se desloca, deixando anteriores estados e alcançando novos níveis. Isso acontece até mesmo na vida prática: o profissional que se acomoda e deixa de se aprimorar, de se atualizar com novos e melhores recursos, fica para trás e paga o seu desleixo. Afinal é uma verdade: “há homens ultrapassados, mas não ideias ultrapassadas”.

Há sempre algo mais a conquistar; um modo melhor de fazer as coisas. Tudo é suscetível de aprimoramento. Tudo! Mas, podemos nos acomodar e nos cristalizar, porque a Natureza não conhece paradas: ou avançamos e evoluímos, ou paramos e retrogradamos e nos cristalizamos.

A mensagem da Páscoa é esse constante morrer para o velho ser seguido de um constante nascer para a novidade de Espírito que nos acena alvissareira.

Se todo trabalho Iniciático começa pelo Corpo Vital – repitamos e adquiramos a disciplina dos Exercícios Esotéricos Rosacruzes e de uma vida mentalmente mais pura, emocionalmente mais nobre a amorosa, fisicamente mais saudável. Todavia, cuidado com a rotina! Estejamos vigilantes para que cada dia traga uma nova e melhor contribuição, pois os próprios exercícios são um desafio: eles vão desvelando maravilhas ao Estudante Rosacruz sincero que se empenha diariamente e se vão tornando cada vez mais novos e profundos, na medida da prática renovada em Epigênese.

Com essa advertência, deixemos de ser o Estudante Rosacruz de ontem e sejamos, hoje, algo melhor em tudo. Esse é o morrer gradativo e racional. Essa é a Páscoa – com seu convite de crucificar o que está ultrapassado (por mais que o apego nos dificulte e implore), ressuscitando para algo maior e ascendendo um pouco mais na evolução.

(Publicado na Revista ‘Serviço Rosacruz’ – abril/1976 – Fraternidade Rosacruz – SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Sem Calvário não pode haver Ressurreição

O caminho até o Calvário há de passar, necessariamente, pelo Getsemani, o Jardim da Agonia, cenário em que experimentamos o grande conflito interno diante da dor que temos de finalmente aceitar. Aqui tem lugar a batalha final. Se temos suficiente valor, tomamos então nossa cruz de sofrimento expressamente aceito, para seguir o Mestre até a Ressurreição, através do Calvário. Muitas vezes já estivemos no Horto da Agonia, clamando desesperadamente a ouvidos surdos: “Afasta de mim este cálice!” (Mt 26:39), mas o terror mortal não se afastará de nós e tampouco se filtrará em nosso interior a bendita segurança do céu, enquanto não adquirirmos valor e não elevarmos nossas consciências para dizer como Ele: “Não se faça, Pai, a minha vontade, senão a vossa.” (Lc 22:42).

Quando chegarmos a este ponto, então poderemos triunfalmente enfrentar qualquer prova, na firme convicção de que isto é apenas um meio que nos conduzirá a um glorioso fim; um processo regenerativo que nos irá emancipando, cada vez mais, de todos os males das heranças da “carne”; a crucifixão da nossa Personalidade que libertará, gradualmente, o que somos de fato: a Individualidade, um Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui).

Na verdade, em cada prova saboreamos o Calvário; em cada vitória nos aproximamos da Ressurreição.

Por meio de incontáveis existências terrestres, nos mais profundos mistérios de nosso Ser, o Cristo de nossa própria divindade vem sendo sepultado, amarrado, esquecido em nosso interior, enquanto nos inclinamos às solicitações materiais.

Hoje, alguns, felizmente, já vão se tornando abatidos com as migalhas pouco satisfatórias de seu modo material de vida e se dispõem a tomar a Cruz das passadas dívidas para crucificar a Personalidade e tornar o “Eu superior”, seu Cristo Interno, mais dignificado, que se eleve em esplendor e poder dentro de suas almas.

Atualmente muitos acreditam firmemente que se podem tornar novas criaturas, vitoriosos sobre as condições transitórias do mundo e herdeiros das ocultas riquezas do céu. Esses podem chegar a ser participantes conscientes da maravilhosa experiência do Domingo da Ressurreição, dessa grande libertação, desse avassalador poder espiritual que nos inunda de paz. E só nessa condição nos unimos conscientemente a Ele, Aquele que perdoa todas as nossas iniquidades, que cura todas as nossas doenças e enfermidades e nos infunde na alma um descanso indizível.

Seja triunfante o vosso Domingo da Ressurreição!

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – março/1966 – Fraternidade Rosacruz – SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Astrologia: assumamos a responsabilidade de nosso destino e tratemos de construir condições melhores

O levantamento científico de um horóscopo por meio da Astrologia Rosacruz obedece a princípios matemáticos e astronômicos. O estudo da Astrologia Rosacruz fica incompleto se não incluir o aspecto espiritual ou interno (baseado em um conhecimento profundo da Filosofia Rosacruz e dos Ensinamentos Bíblicos Rosacruzes), que lhe constitui a essência. Assim como somos um ser complexo, porque possuímos um Tríplice Corpo, trabalhado por Tríplice Espírito (que somos nós, a Individualidade, um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui, como Ego), por meio da Mente, assim também o Planeta que vemos pela luneta é apenas o Corpo de um grande Espírito, cuja instrumentação é semelhante a nossa, porque: “como é em cima é embaixo”.

Os materialistas levam em conta apenas o que podem, sensorialmente, apreciar. Exceto uma facção dos diversos ramos científicos e da psicologia profunda, que vão abrindo caminho para concepções mais reais e amplas a respeito de nós, o ser humano, e do mundo, os demais nos considera por aquilo que exteriormente se vê: nosso corpo físico (nem o Corpo Denso real é visto!). Igualmente, no estudo astronômico, leva-se em conta o aspecto externo da questão: distâncias, tempo de rotação e translação, órbitas, volume, formas e outras dimensões que são medidas por meio de instrumentos feitos por materiais exclusivos da Região Química do Mundo Físico.

Todavia, assim como nós possuímos uma Individualidade que exprimimos por meio da nossa atmosfera áurica (a quem tenha sensibilidade suficiente de percepção) e no nosso modo de agir (pela Personalidade), pela convivência, também os Planetas têm uma natureza individual, própria, a que chamamos de “influência”. Esse modo de ser, formado ao longo dos renascimentos do Espírito Planetário residente em cada Planeta, expressa-se segundo o ângulo de incidência de seus raios. Lembremos que os Planetas têm seu grande Corpo Mental, Corpo de Desejos, Corpo Vital e Corpo Denso, de que seus habitantes “humanos”, nossos companheiros da Onda de Vida de Peixes, formam seus pequenos veículos. O Espírito Planetário influencia seus habitantes e por eles é influenciado. Igualmente, influi sobre os demais Planetas, seus Irmãos, e por eles é influenciado. Influencia também os habitantes dos outros Planetas.

Isso nos permite compreender mais profundamente por que o Cristo tinha que sofrer na cruz e, por meio do sangue derramado do Corpo de Jesus, penetrou em nosso globo terrestre, a fim de limpá-lo de toda a carga inferior das nossas passadas transgressões que comprometiam seriamente a nossa evolução e estabilidade desse Campo de Evolução.

Muitos acreditam na influência da Lua. Principalmente os que vivem ou viveram no interior e no litoral, sabem que a Lua influencia claramente as plantas, impondo épocas de plantio, de colheita, de poda, etc. Provoca as marés e vazantes, pescaria farta ou reduzida. Influi nos períodos menstruais e gestações. Tudo isso, desde muito antes de Cristo, já a Astrologia Espiritual ensinava. Dizem que acreditam nisso porque é evidente; mas não creem na influência dos demais Astros porque não percebem. Em verdade, não estão atentos para isso. O estudo da Astrologia Espiritual Rosacruz lhes mostraria que essas influências existem, exercendo grande força na direção de seus negócios e tendências.

Os ponteiros do relógio marcam a hora dos acontecimentos da vida diária. Mas permaneceriam imóveis se não fossem impulsionados pela força do mecanismo oculto. Se o relógio para, pode ocasionar perdas de oportunidades e consequentes prejuízos.

De igual modo, os Astros visíveis marcam os acontecimentos de nossa vida, como ponteiros de um relógio, com a diferença de que os Grandes Espíritos Planetários jamais se detêm; sempre nos influenciam, advertindo-nos e impulsionando, segundo o que nos está marcado no “Relógio do Destino”. Sob determinadas circunstâncias, podemos invalidar essas influências, como fazemos com os assuntos da vida cotidiana, pois os “Astros impelem, mas não obrigam”. Quanto mais domínio próprio tenhamos, tanto mais nos libertamos das influências exteriores.

Max Heindel nos fala de uma passagem bem curiosa, a esse respeito: “Conta-se que Edison, em certa fase de sua vida, trabalhava como telegrafista de uma estrada de ferro. Para descansar nos intervalos de folga, sem perigo de perder as horas em que deveria cumprir suas obrigações com a chegada do trem, construiu um despertador original: sentava-se na cadeira, e, acima de sua cabeça, pendia uma vasilha meio inclinada. De uma torneira próxima, por meio de um tubo, corria um fio regular de água, calculado para encher a vasilha num determinado tempo. Quando esta se enchia, o líquido começava a transbordar e caia sobre a cabeça de Edison, despertando-o seguramente.

Igualmente, estamos girando numa corrente contínua de ações, para o bem e para o mal, ou melhor, para o certo e para o errado, dentro do depósito do tempo. O que transborda, se volta sobre nós, impelindo-nos a novas ações. Não importa que fiquemos adormecidos como Edison, pois o sono da morte material não pode anular as ações do espírito imortal. Um novo nascimento terá lugar, exatamente quando o depósito do tempo estiver cheio, para que o que venhamos colher o que semeamos, de bem ou de mal.”.

A propósito do assunto, convém compreendermos claramente o seguinte: não temos certo destino por haver nascido em determinado momento. Nós, o Ego, renascemos quando as influências astrais reinantes, naquele momento, correspondam às nossas tendências. O Ego é atraído ao renascimento pela afinidade das vibrações prevalecentes. Essa compreensão é importante, porque elimina falsos conceitos, segundo os quais, a sorte ou azar de uma vida inteira depende do acaso, ou seja, da circunstância de nascer sob “boa ou má estrela”, sem direito a escolha. Se isso fosse verdade, teríamos fortes razões para duvidar da sabedoria e amor do nosso Criador. Edison teria motivos de aborrecimento, se alguém viesse acordá-lo com um borrifo de água fria. No entanto, sabendo que ele próprio, antes de adormecer, é que preparara aquela forma de despertador, ficava satisfeito, porque alcançava os benefícios dessa advertência. Assim também se, por meio da Astrologia Rosacruz, chegamos a compreender as causas postas em ação, por nós mesmos, em vidas anteriores, as quais determinaram nossa atual condição e circunstâncias, deixaremos de culpar a Deus e aos nossos semelhantes. Ao contrário, assumiremos a responsabilidade de nosso destino e trataremos de construir condições melhores, contando com os aspectos positivos de nosso caráter e livre arbítrio, que para isso Deus nos concede. Os Astros (Sol, Lua e Planetas) e os Signos apenas marcam o momento mais favorável de colher o que semeamos, de certo ou de errado. Tratemos, pois, de extrair de cada momento e experiência da vida, a lição que ela nos envia. Essa é a finalidade da Astrologia Rosacruz, em benefício da nossa evolução.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – fevereiro/1978 – Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Janeiro de 2024

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.

*********************

1.Para acessar a Edição digital

clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Janeiro de 2024

2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

ecos-1024x194 Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Janeiro de 2024

A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Filosofia Cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes Rosacruzes, o Centro Rosacruz de Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: ECOS.

SUMÁRIO

Informação.. 3

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Janeiro/2024: Reuniões de Estudos e Publicações. 4

Fevereiro – Sol transitando pelo Signo de Peixes (fevereiro-março). 4

14/01 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.2 – Grandes Líderes da Humanidade – Épocas (nesse Esquema de Evolução). 5

21/01 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.3 – “Vinho” – bebidas alcoólicas – Esquema de Evolução.. 8

28/01 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.4 – Épocas e Eras – Eu Superior. 9

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Janeiro: 14

O que é a Verdade?. 14

O que é Epifania?. 15

Espíritos humanos apegados à Terra.. 15

Personalidade e Individualidade humana: diferenças radicais. 16

A Filosofia Rosacruz está ultrapassada? Se não, para quem está?. 17

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes Rosacruzes. 18

1.     Pergunta: Acompanho a Fraternidade há alguns anos. Estou fazendo o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz. Mas não sabia que a Fraternidade era contra a aquisição de riquezas no plano físico. Se temos o Pai mais rico de todos, que nos proporciona tudo, nada nos nega, não compreendo como pode ser assim tão errado trabalhar e colher os frutos de um trabalho virtuoso. Não são todos os ricos que são mesquinhos, assim como também nem todos os pobres serão generosos. Nunca podemos generalizar. Pessoas são diferentes, em qualquer cultura ou posição social. De todos os textos que leio, ouço e acompanho da Fraternidade, esse é o primeiro que preciso discordar. Espero que esses conceitos sejam revistos, pois a riquezas está em toda a parte, inclusive no conhecimento que a própria Fraternidade divulga?. 18

2.     Pergunta: Quando uma criança nasce de forma prematura ou pós-matura, isso aconteceu “por acaso” ou por destino? Se foi por destino, foi para que ela não se ajustasse à sua família? Pergunto isso porque Max Heindel esclareceu várias vezes que esse tipo de nascimento é ruim?. 19

3.     Pergunta: Antes do Corpo Censo existir, o Corpo Vital já existe e aquele é uma cópia deste. Então a genética dos pais é desnecessária às características do corpo físico. Por exemplo, se o Corpo Vital tem olhos de cor azul, o Corpo Denso terá, mesmo que a hereditariedade não possa fornecer. Isso está correto?. 20

4.     Pergunta: No segundo livro de perguntas e respostas, a resposta 92 essencialmente diz que Jesus Cristo é o Filho do Homem porque é filho de Seth, Adão e Jeová. Mas a resposta 93 diz, em essência, que Ele é o Filho do Homem porque é o filho de Aquário. Isso não é incompatível?. 21

5.     Pergunta: No livrinho “Apegados à Terra”, de Augusta Foss Heindel, lemos na parte II, no final do penúltimo §, que após a desintegração do arquétipo o suicida vai para o Primeiro Céu. Mas não é correto afirmar que depois dessa desintegração ele vai para o Purgatório?. 21

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA.. 22

Datas de Cura: Fevereiro: 7-13-19-27. 22

Informação

As Reuniões de Estudos presenciais abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP, aos domingos as 17hs. Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.

Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com

É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Janeiro/2024: Reuniões de Estudos e Publicações

-Dia 07/01 – 16 h – Reunião Reservada: Planejamento Anual

-Dia 14/01 – 16 h – Estudo de Astrologia Rosacruz – Reunião Reservada

-17 h – Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.2 – Grandes Líderes da Humanidade – Épocas (nesse Esquema de Evolução)

-Dia 21/01 – 16 h – Reunião do Estudante Regular – Reunião Reservada

-17 h – Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.3 – “Vinho” – bebidas alcoólicas – Esquema de Evolução

-Dia 28/01 – 16 h – Reunião do Probacionista – Reunião Reservada

-17 h – Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.4 – Épocas e Eras – Eu Superior – Ciclo de Nascimentos e Mortes

Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito/

-Publicações de textos no nosso Site (www.fraternidaderosacruz.com) e nas nossas Redes Sociais:

https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/

https://business.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/

https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e

https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas

-Correção de lições dos Cursos (Filosofia, Bíblia e Astrologia) on line em andamento

-Respostas às dúvidas dos leitores (via e-mail, no site, nas redes sociais)

-Oficiação dos Rituais Devocionais (incluindo Hino de Abertura, do Signo do mês solar e Hino de Encerramento)

Fevereiro – Sol transitando pelo Signo de Peixes (fevereiro-março)

Em fevereiro começa uma preparação especial para a estação Quaresmal, quando o Aspirante experimenta disciplinas específicas para ir tornando o espírito o elemento mais importante de cada pensamento, palavra e obra. A palavra fevereiro vem do latim Februaris, nome dado à festa romana da Purificação que se celebrava no décimo quinto dia do segundo mês do ano. Durante os primeiros dias de fevereiro a igreja celebra, igualmente, a Festa da Purificação como trabalho inicial da época da Quaresma. Um Discípulo místico Cristão a observa como tempo de tríplice purificação, tratando de purificar o seu Corpo Denso com alimentos mais puros; seu Corpo de Desejos por meio de atos virtuosos; e sua Mente por meio de pensamentos castos de palavras de verdade.

Essas disciplinas são uma orientação de preparação para a grande transmutação que é o momento culminante de cada observância anual. Tanto a Mente como o Corpo do Aspirante se sensibilizarão, se participar do derramamento extático dessa celebração cósmica. Por isso a igreja abençoa os círios que serão utilizados durante o ano seguinte. Para um Místico Cristão as velas simbolizam a “luz do mundo”, o bendito Cristo. Na Quaresma se consagra a si mesmo de novo ao serviço de Cristo e se esforça para ser portador da luz que, segundo São Pedro, está também no próprio Cristo.

14/01 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.2 – Grandes Líderes da Humanidade – Épocas (nesse Esquema de Evolução)

Os Grandes Líderes da Humanidade a tudo consideram, inclusive o alimento do ser humano, pois isto tem muito a ver com o seu desenvolvimento.

Quem são eles? O que fizeram em prol da Humanidade? O que ganharam com este trabalho altruísta? Qual o nosso agradecimento a Eles?

E infinitas são nossas dúvidas e só encontraremos as respostas se aprofundarmos no estudo do Esquema da Evolução e lograrmos com muito esforço e dedicação a busca do conhecimento em prol de um conhecimento aplicado, que nada mais é do que a Sabedoria.

E estudando e pensando neste imenso trabalho do Pai e dos demais Seres Maravilhosos, a quem devemos nossa imensa gratidão pelo acompanhamento e direcionamento neste caminho do Esquema de Evolução dado por Deus.

Fazendo uma analogia, podemos observar que estes Guardiões ou Líderes Divinos cuidam de nós de uma forma muito parecida como aquela pequena criança que é cuidada pelos seus pais a fim de prepará-la para a batalha da vida; e nós podemos estar certos que embora esses Guardiães se afastaram da liderança visível, eles ainda estão conosco e se mantêm atentos, da mesma forma que os pais continuam tendo um interesse no bem-estar de seus filhos após esses deixarem o lar para lutar na batalha da vida por si mesmos.

Esses exaltadores Seres, embora invisíveis aos nossos olhos físicos, constituem poderosos fatores em todos os assuntos da vida, dando aos diferentes grupos da Humanidade lições que promovem eficientemente o desenvolvimento dos seus poderes espirituais.

Temos que ter consciência que todos esses Líderes da Humanidade estão ansiosos para que desenvolvamos a nossa visão espiritual e aprendemos a distinguir as várias classes de seres nos reinos elevados e, essa tutela sobre nós é um dos fatos mais tranquilizadores que podemos sentir e observar. Mesmo sabendo que ninguém poderá interferir com o livre arbítrio da Humanidade, uma vez que esta atitude é contrária ao plano divino, isto é, coagir ou tentar induzir a fazer o que ele não quer fazer, mas, não há nada que proíba a estes grandes Líderes dar sugestões sobre qualquer coisa que, provavelmente, escolheríamos a seguir.

Pelos Ensinamentos Rosacruzes sabemos que o Cristo é nosso Ideal e aqueles que o seguem até o mais elevado objetivo, se libertam do ciclo de nascimento e morte. Seus débitos de destino maduro estão pagos e todos os seus vínculos terrestres são desfeitos. Hoje esses Seres humanos que atingiram este patamar são conhecidos como Seres Compassivos, que são os Irmãos Maiores da Onda de Vida humana que não mais necessitam de lições terrestres.

Vamos agora, falar sobre o Termo Rosacruz: Épocas.

Hoje estamos peregrinando pelo Período Terrestre pela quarta Revolução no Globo D e, além de todos os passos anteriores, aqui neste ponto tivemos mais divisões no nosso Caminho de Evolução. Tais divisões são conhecidas como Épocas.

Veja que as Épocas, por ser uma nova etapa, embora constituindo uma espiral menor dentro das grandes espirais traz sempre um novo ciclo de ideias e consequentemente uma gama enorme de transformações.

Como a natureza não abriga processos repentinos, as mudanças operam lentamente e têm seu início ao apagar das luzes da Época anterior. Portanto, o final de um ciclo e a aurora de outro ciclo (final de uma Época e nascer de outra Época), marcam uma fase de transição, em que a mescla de ideias e valores, uns decaindo, outros nascendo, cria uma atmosfera conturbada. Isto é tão verdade que estamos presenciando atualmente na Época Ária, com o final da Era de Peixes e a influência da órbita da Era de Aquário batendo a nossa porta. Há sempre espirais dentro de espirais: no átomo, no Globo, o melhor, em todas as outras fases da evolução.

1ª Época Polar – A primeira das sete Épocas que estamos passando, aqui na 4ª Revolução do Globo D do Período Terrestre. Este é o nome dado a um período de tempo em que a evolução humana estava confinada à região polar do Sol. A nossa Terra ainda fazia parte do Sol e estava num estado ígneo, ou seja, as substâncias que hoje constituem o nosso mundo estavam em fusão e a atmosfera era gasosa.

2ª Época Hiperbórea – Durante a primeira parte da Época Hiperbórea, enquanto a Terra ainda estava unida ao Sol, o ser humano ainda recebia o alimento necessário das forças solares. Inconscientemente, para fins de propagação, o excesso era irradiado. Nós ficamos entre o polo e o Equador solar. E ao final do qual a Terra se diferenciou e foi lançada e começou a girar em torno do Sol.

3ª Época Lemúrica – Nesse período, diversas Hierarquias Criadoras trabalharam sobre o ser humano, como os Arcanjos, Senhores da Mente e Senhores da Forma e que o ajudaram muito para que pudessem chegar à Individualidade.

4ª Época Atlante – A maior diferença nesta Época estava na constituição da sua atmosfera. Do norte vieram os blocos de gelo da região boreal. Do sul do Planeta Terra vinha o sopro ardente dos vulcões, que ainda estavam muito ativos. O continente atlante foi o ponto de encontro destas duas correntes e, consequentemente, a sua atmosfera esteve sempre sobrecarregada por um nevoeiro espesso e pesado. Nesse meio tempo o ser humano desceu mais profundamente na matéria. E quando o ser humano atingiu o Nadir da Materialidade, ele ainda estava muito conectado com os Mundos espirituais, e era necessário que ele focasse na sua existência concreta aqui no Mundo Físico, a fim de aprender e ganhar experiência, uma vez que ele estrava desperdiçava seu tempo.

5ª Época Ária – Chama-se assim porque foi o período em que surgiu na Ásia Central as raças arianas, descendente dos Semitas Originais, que aperfeiçoou a Mente e a razão à qual pertencemos. Nesta Época o ser humano conhecia o uso do fogo e de outras forças, que lhe foram intencionalmente ocultadas antes, para que pudesse usá-las livremente para os propósitos mais elevados do seu próprio desenvolvimento.

6ª Época Nova Galileia – Na Nova Galileia a Humanidade terá um corpo mais eterizado do que agora. A Terra será transparente também. Como resultado, esses corpos serão muito mais sensíveis aos impactos espirituais da intuição. Tal corpo nunca se cansará porque não haverá noite. A Nova Galileia será um lugar de paz (Jerusalém). A Fraternidade Universal unirá todos os seres da Terra através do amor. Não haverá morte porque a Árvore da Vida, a faculdade de gerar a força vital, se tornará possível por meio do órgão etérico que existirá na cabeça dos que se tiverem desenvolvido, os quais serão os pioneiros da Humanidade daquela época. Na Nova Galileia a Humanidade viverá no ar, em seus corpos luminosos, numa Terra feita de Éter. O Amor e a Fraternidade prevalecerão e o Cristo (que terá vindo pela segunda vez) reinará como Melquisedeque (Rei e Sacerdote).

7ª Época Reino de Deus – onde consolidaremos tudo que aprendemos nas outras Épocas e já trabalhando conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico nos preparemos para uma nova Noite Cósmica para depois começarmos a se desenvolver no Globo E, ainda na 4ª Revolução.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode assistir esses vídeos das Reuniões de Estudos, no nosso canal de YouTube:

– 55ª Reunião Virtual Dominical: https://youtu.be/B_yY3suqvBY?si=M8QvKS_eF2jPzVeo

– 56ª Reunião Virtual Dominical:

https://youtu.be/1y64B_YeODk?si=gXFhnWNG_h8ikoSf

– 57ª Reunião Virtual Dominical:

https://youtu.be/o0wFPqw0qUI?si=bXcr7Ity5cfp7XZ7

– 67ª Reunião de Estudos Dominical:

https://youtu.be/nxx4wPOVRJo?si=Y8gRODLdyf35Ke9r

– 68ª Reunião de Estudos Dominical:

https://youtu.be/antaiblQAfQ?si=ohOnEG9dCSjrJTn8

– 70ª Reunião de Estudos Dominical:

https://youtu.be/GkoINuta5F0?si=AguMJGAFiSZm3cJr

21/01 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.3 – “Vinho” – bebidas alcoólicas – Esquema de Evolução

Vamos ver o que significa o Termo Rosacruz: “Vinho”.

As bebidas alcoólicas, simbolicamente chamada de “Vinho”, foram inseridas na nossa evolução nesse Período Terrestre. Mais precisamente na Época Ária, a Época presente. A necessidade de inserção delas foi com o objetivo de focarmos na Região Química do Mundo Físico, já que insistíamos em utilizar a nossa faculdade de inércia e continuar, no conforto, de vivermos focados nos Mundos espirituais.

Isso se deu porque na Época Atlante chegamos ao pináculo (ou nadir) da materialidade (ou seja, o ponto mais denso na Região Química do Mundo Físico) onde deveríamos, todos, conquistar essa Região. Mas, a grande maioria de nós não foi o que foi feito. Aproveitamos para destruir todo um continente (o Atlante) junto com todo o conhecimento que adquirimos (não focando na Região Química, usando da astúcia, do egoísmo, da magia negra, do abuso da força sexual criadora).

No entanto, o caminho de volta para Deus tinha que começar, de um modo para outro, e isso significava “começar a subir”, para viver em lugares na Região Química do Mundo Físico mais altas, em uma atmosfera mais rarefeita do que a densa neblina Atlante. Para isso precisávamos de um esqueleto formado de ossos (os nossos na Época Atlante se sustentava em cartilagens). Para tanto foi introduzido a alimentação à base de carne animal. Com a assimilação de materiais mais densos, especialmente o cálcio, fomos construindo Corpos Densos com estrutura esquelética como os de hoje. Só que para completar isso precisávamos focar na Região Química do Mundo Físico. E para “esquecer” os Mundos espirituais foi introduzido o “Vinho”. Dentre os vários efeitos naquele momento, um foi o esquecimento da nossa origem divina, com visões espirituais do modo passivo, como nossos corpos mais dominantes, formados mais de elementos químicos mais densos e Corpos Vitais com maiores quantidades de Éteres inferiores e muito pouco de Éteres superiores. Também o efeito do “Vinho” na nossa dieta nos ajudou a submeter as células mais individualizadas da Onda de Vida animal e, assim, tornou possível a sua assimilação para extrairmos os nutrientes necessários naquele momento evolutivo.

Resultado: focamos a nossa atenção na Região Química do Mundo Físico. Mas, mais uma vez, nos acomodamos na nossa inércia e chegamos ao ponto de muitos acharem que só existe isso, o Mundo material!

Para saber mais sobre esse assunto, você pode assistir esses vídeos das Reuniões de Estudos, no nosso canal de YouTube: – 32ª Reunião Virtual Dominical:

https://youtu.be/9-LhgNRyJWE?si=y_ZK-ySetBXJHKUu

28/01 Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. IV – Renascimento e Lei de Consequência – P.4 – Épocas e Eras – Eu Superior

Para entender melhor porque em cada Época foi acrescentado um novo elemento, precisamos saber: Qual é o objetivo do Ser Humano?

Terminar o que não foi feito, pela maioria, na Época Atlante: focar todo o seu desenvolvimento na conquista da Região Química do Mundo Físico.

Já vimos que a transição da Época Atlante para Ária foi necessária comer carne animal para endurecimento dos ossos. E as bebidas alcoólicas (“Vinho”) foram nos dadas dois motivos principais:

  1. Dominar as células da carne – para depois tirar nosso “sustento” dominar depois assimilar
  2. Dominar/conquistar a Região Química do Mundo Físico (ser humano estava em uma fase “cômoda” de “esperar as instruções dos Anjos, Senhores da Mente, de Mercúrio, etc.)

Só que a partir do Cristo já era necessário deixar de comer carne animal e consumir bebidas alcoólicas (para quem quer se desenvolver em uma Escola esotérica Cristã, como é a Fraternidade Rosacruz).

Por que a alimentação é importante para nossa evolução espiritual?

No atual momento do nosso processo evolutivo, a Terra vem passando por uma ação regeneradora, que vem purificando os veículos do Planeta. Consequentemente, a humanidade tem a oportunidade de prover seus veículos de material cada vez mais refinado. Futuramente viveremos em outras condições ambientais.

O globo terrestre, apesar da imperfeição de seus habitantes, está se eterizando. E os Egos, à medida que renascem, têm o privilégio de construir corpos cada vez mais sutis. Isso implica na necessidade de transformações e novas adaptações. Nossa dieta insere-se nesse contexto.

Ela deve ser mais pura, mais saudável, composta, preferencialmente, de alimentos superabundantes de Éter. Ganham especial destaque, nesse quadro, as frutas e hortaliças frescas.

Que razões devem realmente levar o Estudante Rosacruz a adotar a alimentação vegetariana?

-Alguns o fazem pela necessidade de gozar boa saúde.

-Outros inspiram-se em considerações de ordem ética ou princípios relativos ao respeito à vida.

MAS, as duas razões são importantes, mas a segunda é fundamental e mais relevante.

-Devemos ser vegetarianos por amor, por respeito à vida de outros seres. Não temos o direito de contribuir, direta ou indiretamente, para a matança de indefesos animais.

-A compaixão, acima de tudo, deve nortear nossos passos na decisão de mudar nosso regime alimentar.

-A firmeza de convicções é fator importante no crescimento anímico.

Tudo isso porque daqui para frente o nosso objetivo é:

 -Se renascemos no ocidente do Planeta, então: escolhemos evoluir por meio do Cristianismo Esotérico. Assim, escolhemos ter o Cristo como nosso único ideal. Trabalhamos para a sutilização dos nossos Corpos e a construção e atividades no nosso Corpo-Alma. E para isso se busca, desde o princípio, ser livre de todas as influências externas que nos dificulta a livre manifestação de nós aqui e agora. Com isso temos todos os meios de realização e deixa o nosso desenvolvimento na dependência exclusiva de nossa iniciativa, nosso esforço e nossa perseverança.

-Agora se renascemos no oriente do Planeta, então: ainda estamos na fase de dominar e funcionar conscientemente na Região Química do Mundo Físico. A alimentação à base de carne animal e “Vinho” ainda se faz necessária. Ainda há a necessidade de se subordinar a um guru (Mestre) e condicionar seu desenvolvimento à completa aceitação do que lhe é ensinado.

Vamos ver outro Termo muito importante para entendermos esse assunto: Era

Sua definição: Dá-se o nome de Era a passagem do Sol, ao “cruzar” o equador terrestre no sentido norte para o sul, a cada ano (uma vez por ano) por determinado Signo, devido a Precessão dos Equinócios.

Devido à Precessão dos Equinócios, o Sol move-se para trás através dos doze Signos do Zodíaco à razão aproximada de um grau de espaço a cada 72 anos; através de um Signo (30 graus de espaço) a cada 2.100 anos, aproximadamente, completando todo o círculo em cerca de 26.000 anos.

Isto é devido ao fato de que a Terra não gira em torno de um eixo estacionário. Seu eixo tem um movimento lento, oscilante, próprio, (semelhante ao de um pião que já perdeu parte da força) descrevendo assim um círculo no espaço, pelo que uma estrela após outra se converte em Estrela Polar.

Por causa desse movimento oscilante o Sol não cruza o Equador no mesmo ponto todos os anos, mas sempre um pouco antes, razão do termo “Precessão dos Equinócios”, isto é, o Equinócio “precede” – chega mais cedo.

Se a cada 1000 anos nascemos em sexos alternados (Mulher e Homem) temos a oportunidade de aprender em cada Era uma vez com Corpo Feminino (Imaginação) e outra com Corpo Masculino (Vontade)

Repare que na Época Atlante passamos por 3 Eras e estamos na Época Ária também passando por 3 Eras. Estamos nos últimos graus da Era de Peixes, já na “Órbita de Influência” da Era de Aquário.

E o que fazemos para viver de uma Era para outra?

Se estamos na Era de Peixes indo para Era de Aquário temos que aprender as lições do Signo oposto que é Virgem.

Se estamos na Era de Áries para passar para Era de Peixes temos que aprender as lições de Libra (Justiça, Equilíbrio, Harmonia, Parcimônia, capacidade de se relacionar por meio de associações, sociedades, grupos equipes cônjuges para entender como funciona o processo, saber até onde começa seu direito e até onde vai o direito do outro e por último: “Eu posso não concordar com seu ponto de vista, mas eu o defenderei até o final de minha vida”).

Todo fim de Era, últimos 8 graus de cada Signo, irmãos e irmãs atrasados aproveitam esta época/vibrações da próxima Era para acelerar seu desenvolvimento e recuperar e aprender as lições que não aprenderam nesta Era.

Veja, também, que o fato de estarmos na “Órbita de Influência” da Era de Aquário nos possibilita: adiantar lições, facilitar o conhecimento e ter muito mais material para evoluirmos!

Vamos ver outro Termo muito importante para entendermos esse assunto: Deus interior (“Eu superior”)

O “Eu superior” é o Tríplice Espírito: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano – somos nós! –, mas não se deve conceber esses três como separados um do outro. O Espírito é indivisível, como a luz branca que vem do Sol através do espaço interplanetário, mas da mesma forma que a luz pode ser refratada em três cores primárias – azul, amarelo e vermelho – ao atravessar a atmosfera mais densa da Terra, o Espírito Virginal também aparece como sendo tríplice durante a manifestação, devido a estar rodeado por envoltórios de matéria de densidade variável.

Quando envolto apenas na substância do Mundo do Espírito Divino, é o Espírito Divino; quando o Espírito Divino recebe em acréscimo um envoltório de material oriundo do Mundo do Espírito de Vida, torna-se o Espírito de Vida; e quando, finalmente, é revestido na matéria da Região do Pensamento Abstrato, torna-se o Espírito Humano – o Ego. É por isso que o Espírito Virginal, enredado nessas três camadas de matéria, está apartado de toda consciência de seu Pai Divino e, estando tão encoberto pela matéria que não consegue mais ver as coisas do ponto de vista cósmico ao atingir o exterior, ele volta sua consciência para dentro e vê-se separado e isolado de todos os outros. Por isso, ele é um Ego – um indivíduo. Nesse ponto nasce o egoísmo, e começa a busca individual.

Quando o Espírito Humano atrai ao redor de si, para uma melhor expressão, os veículos inferiores e mais concretos – a Mente, o Corpo de Desejos, o Corpo Vital submergindo neles e mesmo descendo até o Mundo Físico, ele adquire novamente a consciência das coisas externas. A partir daquele momento, tendo perdido o conhecimento do Mundo de Deus, de onde veio originalmente, ele começa a conquistar o mundo físico e a dominá-lo para atingir seus próprios fins.

Assim, somente nós, em todos os Reinos de Vida em evolução na Terra, somos um Ego individualizado, e habitamos os nossos veículos que estão reunidos no Mundo Físico durante as horas de vigília do dia. Desse modo, atingimos a consciência desperta, e assim tornamo-nos totalmente cientes e despertos para todas as coisas pertencentes ao mundo no qual, então, atuamos e onde somos capazes de usar a nossa própria razão, expressar os nossos desejos e emoções, e agir segundo as diretrizes do nosso “Eu Superior” – o Espírito Interno, o Ego, nós!

Para saber mais sobre esse assunto, você pode assistir esses vídeos das Reuniões de Estudos, no nosso canal de YouTube:

– 13ª Reunião Virtual Dominical:

https://youtu.be/R3_19B-wzr8?si=4mADgW2HnFfcCBr5

– 14ª Reunião Virtual Dominical:

https://youtu.be/Pw1slyrUcGc?si=kJNi7bqJHadTYTv5

– 15ª Reunião Virtual Dominical:

https://youtu.be/ZX4YyaIMzuU?si=cR5whqvdRCzR1x–

– 16ª Reunião Virtual Dominical:

https://youtu.be/9-AnwW79-30?si=7X-oS5uASJ-0iI9a

Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Janeiro:

O que é a Verdade?

No Evangelho Segundo São João, capítulo 18, versículos 37-38 temos a conversa entre Cristo Jesus e Pilatos:

“- Disse Cristo Jesus: Para isso nasci, para isso vim ao mundo, para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz.

– Disse-lhe Pilatos: O que é a Verdade?”

E nós aqui perguntamos: O que é a Verdade?

Será que a Verdade é o que vemos com os nossos olhos físicos? O que sentimos? O que ouvimos? Será que são as nossas posses? Nossos recursos intelectuais, emocionais, sentimentais?

Não… Essas coisas são muito limitadas para serem a Verdade.

Essas explicações e outras que são demonstráveis material ou concretamente e que tencionam explicar tudo sobre o ser humano e seu meio só satisfazem o intelecto, a Mente.

Raciocinar nesse Mundo dos Fenômenos, dos Efeitos, em que vivemos buscando a verdade é ilusão.

O que temos aqui são os efeitos da Verdade que se expressa como causas nos Mundos superiores.

Como disse Cristo: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.”

Contudo, como conheceremos a Verdade, estando aqui vivendo neste Mundo dos efeitos, dos fenômenos, onde tudo está obscurecido ou torcido, irreconhecível sob essas condições ilusórias?

À medida que deixemos de lado todas as nossas aspirações para aquisições materiais, buscando amontoar tesouros no céu, quanto mais servirmos amorosa e desinteressadamente tanto mais rapidamente conheceremos a Verdade e, então mesmo vivendo neste Mundo dos fenômenos, poderemos falar como um Iniciado: “Vivo neste Mundo, mas não sou deste Mundo”.

Portanto: para uma pessoa que um dia parou para pensar e chegou à brilhante conclusão que não sabe nada sobre o assunto, e, como diz Max Heindel, compreendeu sua ignorância e, assim, deu o primeiro passo para o conhecimento desse assunto, sente internamente, que algo maior existe e aspira conhecer a Verdade, mesmo sabendo que dificilmente alcançará pelos próprios meios.

Todavia, o que é esse “sentir internamente”? Não é nada mais, nada menos do que o coração aspirando por esclarecimentos mais profundos.

Vamos a um exemplo: quantas vezes estamos trabalhando afincadamente para resolver um problema e por mais que fazemos não conseguimos chegar à conclusão alguma.

Aí, eis que um belo dia, sem mais nem menos, um fio de intuição nos dá a solução que satisfaz todos os requisitos.

Nesse momento paramos para pensar no dito popular:

“O coração tem razões que a própria razão desconhece”.

E mais: todo ato motivado por uma intuição pura raramente deixa de produzir um resultado positivo!

É difícil? Sim, é difícil, mas já sabemos que é uma luta árdua, constante, sem descanso. E uma vozinha lá dentro, baixinha, mas firme, a nos empurrar para cima e para frente, dizendo-nos, constantemente: “O único fracasso é deixar de lutar”.

O que é Epifania?

A palavra grega Epifania tem um significado de “manifestação”, “proclamação”.

A festa da Epifania do Senhor possui uma tamanha potência espiritual que sua influência se estende por um período de quatro semanas a partir de 6 de janeiro de todo ano.

A simbologia dos três homens sábios representa o Corpo, a Alma e o Espírito; seus presentes, a suprema dedicação ao Mestre.

A mirra significa a amargura da dor e da pena, antes de que a natureza inferior do Aspirante tenha sido transformada.

O incenso, o caminho da transmutação.

O ouro, o Espírito que refina a natureza inferior e, finalmente, a submete.

Lembrando sempre que os eventos na vida de Cristo (detalhados nos quatro Evangelhos) representam etapas sucessivas no Caminho da Iniciação para o Aspirante à vida superior.

Para o Aspirante à vida superior é uma preparação para a manifestação ou proclamação do ser humano Crístico, o Cristo interno.

Espíritos humanos apegados à Terra

Há muitos Espíritos desencarnados que, infelizmente, se recusam entrar no Purgatório e seguir o seu novo caminho.

E segundo aprendemos na Fraternidade Rosacruz há nos Mundos invisíveis Espíritos apegados à Terra, ou seja, irmãos e irmãs que morreram aqui e que não quiseram entrar no Purgatório.

Esses Espíritos desencarnados ficam “rondando pela Terra”, às vezes “brincalhões”, ou mesmo maldosos, que desejam se manifestar e até aprendem como “possuir” um veículo denso de um irmão ou de uma irmã encarnada aqui, ou atuam sobre os centros cerebrais de um irmão ou de uma irmã, ou em certas circunstâncias, sobre o mecanismo coordenador do cerebelo.

Na existência de pessoas descuidadas, ou melhor, que não cuidam da parte espiritual, que têm desejos inferiores, usam muito a astúcia, são apegados a coisas materiais, ao dinheiro, viciados em bebidas alcoólicas ou drogas ou ao sexo de maneira desregrada e baixa são um alvo muito fácil para esses irmãos e essas irmãs “apegados à Terra”. Genericamente são conhecidos como “entidades” (apesar de sabermos, pelos Ensinamentos Rosacruzes que além de Espíritos humanos, há também os Elementais, uma Onda de Vida sub-humana que atuam de modo semelhante).

Colaboram também com essas entidades, pessoas que têm o hábito de queimar incensos específicos para “chamar a entidade” ou acender velas de cera pois tais odores podem estar em harmonia com essas classes de espíritos.

Afinal, se você tem a tendência de praticar o mal enquanto renascido aqui, quando você morre essa tendência se mantém, não é? A morte não transforma ninguém! Assim, se um irmão ou uma irmã desencarnada conseguir satisfazer seu desejo influenciando uma alma mais fraca ou alguma pessoa que participa de eventos onde se evoca justamente a possessão do Corpo (ou partes do Corpo) pelas entidades, através do qual possa alimentar sua natureza inferior, ele ou ela levará mais tempo para superar seus desejos, e permanecerá apegado à Terra até que esteja totalmente purgado. Se uma pessoa morrer antes de ter dominado sua natureza má, viverá entre seus semelhantes por algum tempo para satisfazer, por exemplo, seu gosto pelas bebidas alcoólicas, pelo tabaco, pelas drogas, por enganar os outros, por gostar de poder e fama e até por eventos sangrentos e violentos. Mesmo o sensualista poderá procurar e obter satisfação influenciando outros de maneira que, através deles, possa obter uma satisfação indireta.

Oremos por esses irmãos e essas irmãs, pois “os moinhos de Deus moem lentamente, mas moem extraordinariamente bem”. Algum dia, eles ou elas terão que pagar pelas desgraças e atrasos resultantes cometidos; algum dia, através do sofrimento e da aflição, deverão se purgarem de todos os pecados e encontrar seu Criador em seu Corpo espiritual purificado.

Personalidade e Individualidade humana: diferenças radicais

A Fraternidade Rosacruz, com seus ricos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, nos ensina distinguir entre Personalidade e Individualidade.

Criamos uma Personalidade a cada novo renascimento aqui. A “persona”, o conjunto enganoso, provisório e em constante mudança formado pelas nossas sensações, emoções, sentimentos e modo de pensar. São os laços de sangue, as tradições, os elos do mundo, essas coisas mais fortes que algemas de aço, tudo a que o Cristo simbolicamente chamava de “o reino dos mortos”.

O mundo, a família, os bens, tudo são meios de aprendizagem, claro, indispensáveis ao Ego (nós), no presente estado evolutivo, mas devemos ter o devido cuidado de não pensar que pertencemos a eles, e eles a nós, de nos identificarmos com eles, esquecendo nossa origem celestial, nossa condição de espíritos livres, em peregrinação e grande aprendizagem aqui no Mundo Físico.

Não queremos dizer com isso que devemos abandoná-los, deixar nossos deveres, nossos afazeres, não é isso, pois o verdadeiro cristão sabe distinguir o que é do mundo, como também não ser do mundo.

Personalidade é a expressão do ser humano, é o amordaçamento do Espírito, que colore desordenadamente seu modo de ser.

A Individualidade não prescinde da bagagem de experiências anímicas; ao contrário, vale-se dela de um modo próprio, original, epigenético, criador. Porém, nós, o Espírito, é quem mandamos e orientamos.

Não é uma luta fácil, mas tem que ser travada; é uma luta constante da natureza inferior (hoje, a Personalidade) com a superior (nós, a Individualidade), das trevas e da luz dentro de cada um de nós.

Todo Aspirante à vida superior “ora e vigia”, para alcançar essa sublimação, para que sobressaia sempre a Individualidade, o “Eu Superior”.

A Filosofia Rosacruz está ultrapassada? Se não, para quem está?

Muitas pessoas dizem que a Filosofia Rosacruz, fundada por Max Heindel, está ultrapassada, que por seu fundador já ter falecido, por já surgirem novos e mais eficientes métodos espirituais. Puro engano!! Total desconhecimento do que é a Escola Fraternidade Rosacruz e, pior ainda, do que é a Ordem Rosacruz.

A Fraternidade Rosacruz foi fundada sob a orientação dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz; ela é impessoal, atualíssima em seus ricos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental. Ela existe por si mesma, porque é essencialmente Cristã e preconizar o Cristianismo Esotérico.

Todos nós passaremos para os planos suprafísicos e ela continuará cada vez mais firme, mais forte; seu método foi dado como preparação para cada um de nós para a Era de Aquário, já que estamos na Órbita de Influência dessa Era.

Na Era de Aquário o Cristianismo Esotérico estará completamente manifestado entre nós. Isso dispensa a necessidade de novos mensageiros.

O que a Fraternidade Rosacruz precisa é tão somente de Estudantes, Aspirantes à vida superior, conscientes, sinceros, firmes no seu propósito, que não se iludam com promessas vãs. Que foquem o desenvolvimento no Corpo Vital (repetição sempre) e não no Corpo de Desejos (novas novidades sempre).

Aspirantes dinâmicos, que se perguntam todos os dias se estão sendo verdadeiros Cristãos, se estão seguindo os Ensinamentos Rosacruzes e aprendendo sempre (e há sim uma quantidade infinita de Ensinamentos a aprender e a colocar em prática!).

Aqui só precisa de pessoas comuns, humildes, mas sinceras, prudentes, tolerantes, desinteressadas e altruístas.

A Fraternidade Rosacruz só precisa de pessoas que trabalhem pela continuidade dessa maravilhosa Obra Rosacruz, não balizadas em pessoas (instrutor, “preferido”, “querido”, “anjo bom”, astrólogo, especialista, ótimo orador, “influencer”, intelectual, “formado” e coisas afins), sem pensar em cargos ou recompensas, a não ser no seu crescimento espiritual.

A Fraternidade Rosacruz só precisa de “qualidade”, e pessoas dedicadas em que realmente querem crescer espiritualmente trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz.

Confiamos em que os frutos aqui serão cada vez mais promissores, que os meios materiais e espirituais nos serão dados, à medida que os vamos merecendo, quanto mais se vai crescendo espiritualmente e colocando em prática o que se aprendeu (com estudo sério e focado nos Ensinamentos Cristãos Rosacruzes).

************

Quer ver mais? https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e

https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e

https://www.instagram.com/frc_max_heindel/

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes Rosacruzes

Pergunta: Acompanho a Fraternidade há alguns anos. Estou fazendo o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz. Mas não sabia que a Fraternidade era contra a aquisição de riquezas no plano físico. Se temos o Pai mais rico de todos, que nos proporciona tudo, nada nos nega, não compreendo como pode ser assim tão errado trabalhar e colher os frutos de um trabalho virtuoso. Não são todos os ricos que são mesquinhos, assim como também nem todos os pobres serão generosos. Nunca podemos generalizar. Pessoas são diferentes, em qualquer cultura ou posição social. De todos os textos que leio, ouço e acompanho da Fraternidade, esse é o primeiro que preciso discordar. Espero que esses conceitos sejam revistos, pois a riquezas está em toda a parte, inclusive no conhecimento que a própria Fraternidade divulga?

Resposta: Acho que está havendo algum entendimento equivocado. Por favor, nos informe em que livro da literatura da Fraternidade Rosacruz você leu que a “Fraternidade é contra a aquisição de riquezas no plano físico”. O que a Fraternidade Rosacruz nos ensina (e está muito claro inclusive no Livro Conceito Rosacruz do Cosmos) é que não devemos focar a nossa vida na aquisição de bens materiais, tendo isso inclusive como “objetivo de vida”, “perspectiva de vida”, “realização de vida”. A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Filosofia Cristã e, portanto, segue os Ensinamentos do Cristo. E, nesse sentido, há muitos ensinamentos do próprio Cristo nos dizendo verdades sobre não focar em riquezas materiais, como por exemplo: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam; pois onde está o teu tesouro aí estará também teu coração.” (Mt 6:19-21) ou “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33) e muitas outras que os Estudos Bíblicos Rosacruzes nos mostram. Também, nos estudos dos Cursos de Filosofia Rosacruz aprendemos que até a segunda metade da Época Atlante (Era de Touro) o foco da nossa evolução nesses atual Esquema de Evolução era, sim, acumular bens materiais aqui, pois estávamos com o objetivo de conquistar a Região Química do Mundo Físico. Pois já passamos por esse ponto. Hoje estamos na Época Ária e com a primeira vinda do nosso Salvador e Redentor, o Cristo, no final da Era de Áries, fomos instruídos diretamente por ele para focarmos nossa vida aqui a conquistar o próximo degrau nesse Esquema de Evolução é que é: funcionarmos conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico (aqui está a causa da ênfase em cada um de nós desenvolver o Corpo-Alma). E não tem como fazer isso se continuarmos nos dirigindo exclusivamente para o acúmulo de bens materiais, ou como você colocou: “a aquisição de riquezas no plano físico”. O que precisamos de bens materiais para cada vida que vivemos aqui, temos e teremos, pois nunca Deus nos dá um fardo maior do que podemos carregar. Se temos facilidade para adquirir bens materiais, é sinal que já aprendemos como fazemos e temos o dever de utilizá-los para ajudar que tem dificuldade, usar para melhorar as condições que tantos necessitam. Se não temos tal facilidade é porque abusamos na época em que nós aprendemos e nos desleixamos. A Astrologia Rosacruz explica magistralmente cada caso desses. Além do que nunca esqueçamos: quando estamos no Terceiro Céu nos preparando para um novo nascimento aqui, escolhemos o Panorama dessa vida com os fatos principais (aqueles em que teremos as maiores lições a aprender). E para isso escolhemos as “facilidades” e as “dificuldades”. Sempre temos o livre arbítrio para fazermos o que quisermos (dificuldades não significam impossibilidades, mas sim exercício de força de vontade), mas temos o dever de colher os efeitos pela Lei de Consequência. Por fim, sugerimos que estude com cuidado, no livro o Conceito Rosacruz do Cosmos no CAPÍTULO XVII – MÉTODO PARA ADQUIRIR O CONHECIMENTO DIRETO, o assunto: A Oração do Senhor e você compreenderá os quatro grandes motivos de toda ação humana, incluindo aqui a “fortuna”, também conhecida como “riqueza”. Temos mais dúvidas ou querendo mais informações, não hesite em nos dizer. Sempre teremos o maior prazer em ajudá-la.

Pergunta: Quando uma criança nasce de forma prematura ou pós-matura, isso aconteceu “por acaso” ou por destino? Se foi por destino, foi para que ela não se ajustasse à sua família? Pergunto isso porque Max Heindel esclareceu várias vezes que esse tipo de nascimento é ruim?

Resposta: Todos os nascimentos nesse Mundo aqui dos seres humanos são dirigidos pelos Anjos do Destino, “que estando acima de todos os erros, dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para o seu desenvolvimento” (sentença que repetimos todas as vezes que oficiamos o Serviço Devocional do Templo). Assim, a questão do “por acaso” já está eliminada, né?

E quando nascemos, já escolhemos o panorama da vida (com os eventos principais) e nesse sentido os principais relacionamentos que teremos ao longo da vida, sendo que a família entra nesse contexto. Assim, o “não se ajustasse à sua família” também está eliminado.

Agora…o processo natural, segundo as Leis da Natureza para o ser humano é uma gestação de mais ou menos 9 meses, tempo no qual tudo que deveria estar construído dentro do corpo da mãe está terminado e totalmente pronto para que o Ego comece uma nova vida por aqui. Assim, há sempre algo errado na vida quando se interferiu no período de gestação e a pessoa recebeu o seu batismo astral num período em que as configurações astrais não se adequavam ao seu caso e condição. Casos especiais são tratados de maneira especial, havendo uma razão para explicar o nascimento prematuro. E, sem dúvida, ligado a dívidas em vidas passadas que foram escolhidas para serem pagas nessa vida: dificuldades no desenvolvimento de algum órgão, sistema ou processo orgânico; necessária humildade, pois para “vingar o nascimento” haverá a necessidade desse Ego ser cercado de cuidados de muitas pessoas; e até os próprios pais envolvidos que em vidas passadas renegaram o filho ou a filha que agora vem ou, ainda, o inverso os pais de hoje terem sido o filho ou a filha renegada pelo Ego que agora se apresenta como filho ou filha. De qualquer modo, a observação demonstra que um Ego, quando nasce para essa vida prematuramente, tende a ter uma vontade de viver e uma disposição para cumprir o que prometeu no Terceiro Céu muito intensa, muito cuidadosa e com muita persistência.!

Pergunta: Antes do Corpo Censo existir, o Corpo Vital já existe e aquele é uma cópia deste. Então a genética dos pais é desnecessária às características do corpo físico. Por exemplo, se o Corpo Vital tem olhos de cor azul, o Corpo Denso terá, mesmo que a hereditariedade não possa fornecer. Isso está correto?

Resposta: O Corpo Denso sempre existiu e existirá ANTES do Corpo Vital. Quando estamos no Segundo Céu construindo os Arquétipos dos Corpos e da Mente, primeiro construímos o Arquétipo do Corpo Denso e a partir desse é que construímos o Arquétipo do Corpo Vital. Atualmente, para a imensa maioria das pessoas, não há como se ter um Corpo Vital sem se ter um Corpo Denso. Quando estamos para renascer, o Átomo-semente do Corpo Denso é colocado na cabeça do espermatozoide que irá fecundar o óvulo. E a matriz do Corpo Vital é colocado no óvulo. O material para formar o Corpo Denso nós pegamos do papai e da mamãe (atualmente, muito pouco – para quem não tem parte espiritual Cristã cultivada quase nada – de original se faz, ou seja: a Epigênese no Corpo Denso e Vital atuais tem uma baixa intensidade). Ainda que quase nada, nenhum Corpo Denso é mescla exata das características físicas dos pais, ainda que o Ego se veja restringido a usar os materiais tomados dos Corpos deles (pois o Ego renascente também executa certa soma de trabalho em seu Corpo Denso ao incorporar-lhe a quintessência das qualidades físicas do passado). Daí o músico renascer onde possa conseguir material para uma mão delicada e um ouvido apurado com Órgão de Corti suprassensíveis e esmerado ajuste dos três canais semicirculares.

Portanto, salvo no caso de um ser de muito elevado desenvolvimento, esse trabalho do Ego, no presente estágio evolutivo do ser humano, é quase insignificante. Maior margem lhe é dada na construção do Corpo de Desejos; muito pouca na do Corpo Vital e quase nenhuma na de seu Corpo Denso. Se bem que esse pouco seja suficiente para fazer cada indivíduo uma expressão do seu próprio Espírito e diferente dos pais.

Pergunta: No segundo livro de perguntas e respostas, a resposta 92 essencialmente diz que Jesus Cristo é o Filho do Homem porque é filho de Seth, Adão e Jeová. Mas a resposta 93 diz, em essência, que Ele é o Filho do Homem porque é o filho de Aquário. Isso não é incompatível?

Resposta: Pois é: Ele é os dois! Repare: Ele é um quando O chamam. Ele é outro quando Ele se intitula.

Quando O chamam: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. Disseram: “Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas” (reparem: todos da Classe dos Filhos de Seth). A classe dos Filhos de Seth deu origem à longa linhagem de Reis que exerciam essa função pela “graça de Deus” e que culminou com Salomão, o Filho de Seth, que renasceu como Jesus. O batismo da água administrado por João como representante de Jeová, também o libertou. Naquele momento, Ele cedeu seu corpo para o Espírito Cristo que estava descendo e permaneceu ao lado do novo líder. Assim, quando na primeira vinda de Cristo, se manifestando aqui com os Corpos Denso e Vital de Jesus – um Filho de Seth – O chamavam justamente dessa classe de pessoa: um “filho do homem”. Salomão (Jesus) é um “filho do homem” (filhos de Seth). Já Hiram Abiff (Lázaro, Christian Rosenkreuz) é um “filho da viúva” (filhos de Caim).

Quando Ele se intitula: Veja nessa passagem da Bíblia: “…disse Cristo Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele; se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar” (Jo 13:31-32).

Na realidade, <aqui> Ele não foi chamado assim. Ele chamou-se assim. Então, o Filho do Homem retomará. (…) O Sol, por precessão, está se aproximando da cúspide de Aquário, o grande signo intelectual. Deixará brevemente o signo da devoção, Peixes, em que as pessoas viveram uma fé cega. Aproximamo-nos do de Aquário e já começamos a sentir sua influência, o grande Signo intelectual do Filho do Homem. Se lermos a Bíblia corretamente e sem opiniões preconcebidas, verificaremos que Seu primeiro milagre foi à transformação de água em vinho, nas bodas de Caná. Não obstante, ao chegar ao término do Seu ministério, revogou a antiga aliança, enviando Seus Discípulos a um local onde pudessem comer a refeição pascal. “Ele disse-lhes:” Logo que entrardes na cidade, sair-vos-á ao encontro um homem que levará uma bilha de água (símbolo de Aquário); segui-o até a casa em que entrar; nessa casa (a casa de Aquário) comerei conosco esta Páscoa “. Eles seguiram as Suas instruções, Ele veio, partiu o pão e deu graças. Depois, passou a taça e disse: “Tomai e bebei este é o sacramento da Nova Dispensação, porque vos digo que não tornarei a beber do fruto da videira “. Eis aí a questão. Ele disse que procurassem um homem com uma bilha de água – o Signo de Aquário. Há somente um Signo em todo o Zodíaco em que aparece um homem, e Aquário está sentado ali, com uma bilha que despeja água. Cristo Jesus intitulou-Se o Filho do Homem porque Ele trouxe a Religião da Era Aquariana.

Pergunta: No livrinho “Apegados à Terra”, de Augusta Foss Heindel, lemos na parte II, no final do penúltimo §, que após a desintegração do arquétipo o suicida vai para o Primeiro Céu. Mas não é correto afirmar que depois dessa desintegração ele vai para o Purgatório?

Resposta: Leia com atenção o parágrafo todo: “…a existência do Ego nas Regiões inferiores do Mundo do Desejo <onde está o Purgatório> é muito desagradável. Ele <o suicida> fugiu do sofrimento, mas encontrou-o mais perto de si. E deve suportá-lo até a hora marcada para a morte natural do Corpo Denso. Somente aí <ou seja: quando chega o tempo de morte natural que deveria ocorrer do Corpo Denso>, o Arquétipo se desintegra e o Espírito é libertado, para passar para o Primeiro Céu.

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.

Nessas datas, às 18h30, os Estudantes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o Serviço de Cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.

Você precisa de auxílio para tratar uma doença ou enfermidade? Então que tal se inscrever no Departamento de Cura e ter um tratamento com base no Método Rosacruz de Cura, preconizado pelos Irmãos Maiores? Se quiser, entre aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/ e siga as instruções.

Datas de Cura: Fevereiro: 7-13-19-27

“Tenho me colocado com fé, com espírito obediente, receptivo e feito a minha parte para que a Panaceia Espiritual atue em mim?”

Idiomas