Arquivo de tag Corpo de Desejos

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Principais Causas das Doenças Físicas e Mentais e as Nossas Relações com Elas

Vamos ver a saúde e a cura do nosso organismo humano, considerado do ponto de vista oculto. Os motivos reais das desordens físicas e mentais se revelam nos planos superiores ou Mundos suprafísicos onde estão as causas de tudo que acontece no nosso plano que chamamos de Região Química do Mundo Físico.

Lembremo-nos sempre que Cristo ordenou aos Seus discípulos: “Pregai o Evangelho e curai os doentes”. Manter a saúde, uma vez adquirida ou recuperada, requer um conhecimento “do Evangelho” ou Leis de Deus.

Sabemos que as doenças e enfermidades que sofremos podem ser divididas em duas classes: as físicas e as mentais. As doenças e enfermidades mentais têm sua origem, especialmente no abuso das funções sexuais criadoras, quando são congênitas. Ocorre o mesmo quando há perturbações na faculdade de falar. Isto é razoável e fácil de compreender, pois tem a ver com a construção do nosso cérebro e da laringe, onde usamos metade da força sexual criadora para tal.

Há outra origem das doenças e enfermidades mentais. E essa origem é quando estamos, mais uma vez, prestes a renascer aqui, quando já entramos na matriz que está no útero da mãe (já construímos uma nova Mente, um novo Corpo de Desejos, os Anjos do Destino já colocaram o Átomo-semente do Corpo Denso na cabeça do espermatozoide que fecundou o óvulo e colocou a matriz do Corpo Vital no útero da mãe) e, dentre outras coisas que ocorre nesse momento, contemplamos o Panorama da Vida que escolhemos lá no Terceiro Céu. Já temos capacidade de sentir e de raciocinar aqui. Se escolhemos uma vida especialmente dura e consideramos essa existência como demasiada dura para ser suportada, podemos “tentar fugir” da Escola da Vida. No entanto, os Anjos do Destino já fizeram a conexão entre o Corpo Vital e os centros dos sentidos no cérebro do feto em formação, e o nosso esforço para escapar do útero da nossa prestes futura mãe é frustrado. A espécie de “puxão” que damos, desajusta a conexão entre os centros sensoriais físicos e os etéricos, de maneira que o nosso Corpo Vital já não fica concêntrico com o nosso Corpo Denso, e com isso a cabeça etérica sai da cabeça física, ou seja, ficam desconcêntricos. Então é impossível para nós utilizarmos o nosso Corpo Denso. Assim, nos encontramos ligados a um Corpo sem Mente. Resultado: todo esse renascimento fica praticamente perdido em relação ao Panorama de Vida que foi escolhido. Essa mesma causa para doenças mentais pode ocorrer ao longo de uma vida aqui, quando um grande choque faz com que tentemos escapar com os veículos invisíveis. Como resultado, acontece um deslocamento semelhante entre os centros sensoriais etéricos e o cérebro físico, causando esse choque, desequilíbrios mentais. Repare que é uma sensação semelhante ao sofrermos um grande susto. Uma sensação como se algo procurasse escapar do nosso Corpo Denso. E isso ocorre porque os nossos Corpo Vital e Corpo de Desejos são tão rápidos em suas ações que, quando veem e sentem o perigo agem antes que o medo tenha sido transmitido ao comparativamente inerte Corpo Denso, ao qual estão conectados e concêntricos, o que impede ao Corpo Vital e ao Corpo de Desejos de escapar em condições normais. No entanto, às vezes o susto e o choque são tão fortes para dão a esses dois Corpos um impulso tal, que se desajustam os centros etéricos sensoriais. A vantagem é que nesse caso, diferente dos dois anteriores, é mais fácil restaurar as faculdades mentais.

Já para as causas das doenças físicas a regra é que assim como “as indulgências físicas para com as nossas paixões atuam sobre os estados mentais, assim também os abusos dos poderes mentais em uma vida levam à invalidez física em uma existência posterior”. Ou seja, uma pessoa que leva uma vida pura e reta tratando de obedecer às Leis de Deus, servindo amorosa desinteressadamente (portanto, o mais anônimo possível) o irmão e a irmã que está ao seu lado – focando esse serviço na divina essência oculta em cada um de nós, que é a base da Fraternidade – e lutando sinceramente por alcançar a verdade e a retidão, irá criando em torno de si formas mentais da mesma natureza. Sua Mente terá pensamentos que sempre se harmonizarão com a Verdade e, quando morrer e estiver no momento de construir novos Corpos e veículos para mais um renascimento aqui, lá no Segundo Céu, ao criar o Arquétipo necessário para a sua próxima vida terrena, intuitivamente – graças aos bons hábitos formados na vida anterior de procurar a verdade, servir, fazer o bem, cultivar a retidão –, atrairá por “semelhante atrai semelhante” as forças da retidão e da verdade. Estes padrões arquetípicos, sendo formados em seus novos Corpos e veículo, criarão harmonia em seus veículos vindouros. Como resultado, o seu estado de saúde (ausência de doenças latentes que não são ativadas) será bem melhor do que na vida anterior. Por outro lado, uma pessoa que em sua vida passada tive uma visão deformada das coisas da vida, focou somente em bens materiais (relegando para segundo plano ou mesmo não cuidando da parte espiritual) e se afastou da verdade (praticando a mentira sempre que achou necessário), se entregando totalmente ao egoísmo e à astúcia, desconsiderando o bem-estar dos irmãos e das irmãs ao seu lado, quando morrer e estiver no momento de construir novos Corpos e veículos para mais um renascimento aqui, lá no Segundo Céu, ao criar o Arquétipo necessário para a sua próxima vida terrena, intuitivamente – devido a última vida vivida de uma forma cristalizada ou largada ou praticando “o mal para se dar bem” –, atrairá por “semelhante atrai semelhante” as forças da maldade e da mentira (pois esse, para essa pessoa, é um hábito mental normal). Estes padrões arquetípicos, sendo formados em seus novos Corpos e veículo, criarão uma incorporação de erro e falsidade e, por conseguinte, quando o Corpo for levado a nascer demonstrará muitas debilidades e falhas em diversos órgãos, ou talvez em toda a sua organização física. Como resultado, o seu estado de saúde (ausência de doenças latentes que não são ativadas) será bem pior do que na vida anterior.

Entretanto, não generalizamos nessas causas! Afinal não é correto afirmar, absolutamente, que toda pessoa que tenha um Corpo são e cheio de saúde tenha sido um modelo de virtudes na vida passada dela, nem que a pessoa que sofre de alguma incapacidade foi uma pecadora ou uma inútil. Nenhum de nós se encontra atualmente em condições de dizer “a verdade e nada mais que a verdade”. Podemos nos enganar porque nossos sentidos físicos são imperfeitos e facilmente nos iludem. Assim, pois, temos que corrigir, constantemente, as ilusões dos sentidos. O que parece ser a verdade, nem sempre o é, e o que hoje é a verdade acerca das condições de uma vida, pode mudar amanhã. Portanto, é impossível, para nós, conhecermos a verdade absoluta, nas condições ilusórias e evanescentes da atual vida aqui na Região Química do Mundo Físico.

As verdades eternas só começamos a ter acesso quando desenvolvermos a visão e a capacidade de funcionar conscientemente na Região do Pensamento Concreto. E mesmo assim, dado a nossa incompetência, podemos cometer erros uma vez ou outra, mesmo que nos esforcemos arduamente para conhecer e revelar a verdade. Note que aqui estão alguns dos motivos pelos quais é impossível construirmos uma série de veículos perfeitamente harmoniosos. Obviamente, se fosse possível nosso Corpo Denso seria imortal e já sabemos que a “imortalidade na carne” não é o objetivo nesse Esquema de Evolução. Como S. Paulo nos ensinou, quando disse que “a carne e o sangue não herdarão o Reino de Deus” (ICor 15:50).

Que as rosas floresçam em vossa cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

O Regime Vegetariano desde o século XIX e desde lá os resultados

Nossa vida aqui é de curta duração (quiçá 70, 80 anos contra, em torno, de 1000 anos de vida celeste!). Deveríamos  perguntar-nos: Que uso posso fazer de minhas forças para delas tirar o melhor partido possível enquanto estou peregrinando nessa vida terrestre? Como posso contribuir mais para a glória de Deus e o bem-estar dos meus semelhantes aqui e agora? Pois é isso somente que dá valor à vida aqui!

Nosso desenvolvimento físico depende da nutrição de nosso organismo – do nosso Corpo Denso –, consequentemente, de nossa alimentação. É de admirar que muitos de nós, possuidor de poderosa inteligência, menosprezemos a influência da alimentação sobre a preservação da nossa própria saúde. Não temos o direito de prejudicar nenhuma das funções do nosso Corpo Denso, seja ela qual for. Se o fizermos, sofremos seguramente as consequências, pois a Lei de Causa e Efeito é inexorável, pois é uma das Leis de Deus.

Está nas mãos de cada um de nós ser o que devemos ser. As bênçãos da vida presente e as da vida futura nos são sempre acessíveis. Uma Personalidade de elite ou uma vida infeliz dependem do nosso procedimento. A alimentação tem influência decisiva na nossa formação física, emocional e mental.

Apesar de todas as evidências dessa verdade, muitos de nós comem e bebem desordenadamente, sem se preocupar com as consequências decorrentes da escolha dos alimentos. Como efeito disso, como consequência disso, os desejos, as emoções e os sentimentos inferiores (que é o que conseguimos coletar das três Regiões inferiores do Mundo do Desejo e expressar por meio do nosso Corpo de Desejos) dominam e as inclinações para a autodestruição destroem tais irmãos e irmãs.

Se caprichamos na escolha dos nossos alimentos (se precisar, gastando até mais do que roupas, divertimento, automóveis e outros bens materiais), temos como efeito disso, como consequência disso, os desejos, as emoções e os sentimentos superiores (que é o que conseguimos coletar das três Regiões superiores do Mundo do Desejo e expressar por meio do nosso Corpo de Desejos), o que se traduz em ideais nobres e elevadas aspirações. Como aprendemos quando nos dedicamos a assimilar os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, aqueles irmãos e aquelas irmãs que fazem uso de alimentos animais (mamíferos, aves, peixes, crustáceos, anfíbios, frutos do mar e afins) nem sempre têm lúcido o cérebro nem bem ativa a inteligência, porque o uso da carne animal tende a tornar impuros os tecidos, em detrimento das faculdades intelectuais, predispondo, igualmente, para as doenças e enfermidades (muitas delas a própria Ciência material já chegou a essa conclusão, comprovando com testes e mais testes). A carne animal não é indispensável para a manutenção da força e saúde, como muitos ainda advogam. Um exemplo disso nos vem dos cocheiros noruegueses, que não conhecem o uso da carne animal, acompanham seus carros que transportam turistas, por estes guiados, correndo três ou quatro léguas ao lado deles.

Desde o século XIX, o vegetarismo vem sendo considerado, pelos investigadores insuspeitos e imparciais, como regime capaz de proporcionar saúde e força física, bem como acuidade mental e firmeza de caráter.

Apesar de que muitas pessoas praticavam o regime, foi Jean-Antoine Gleizes (1773-1843, um escritor francês e defensor do vegetarianismo, extremamente popular e influente na sua época, com estudos e argumentos muito interessantes no seu livro: Thalysie: ou La Nouvelle Existence, em 1840) o grande apóstolo do vegetarianismo daquele século. Estudando o assunto, do ponto de vista fisiológico e científico, em seu livro Thalysie, assentou as bases do vegetarianismo. Sob sua inspiração formaram-se sociedades vegetarianas na Inglaterra, onde os adeptos do novo regime se tornaram numerosos; editaram-se revistas, fizeram-se conferências e usaram-se outros meios de divulgação, tendo o Governo inglês publicado um livro de cozinha vegetariana, com o objetivo de proporcionar à população uma alimentação mais saudável e mais barata. O proselitismo alcançou a indústria. M. Hills, dirigente de vastas oficinas de construções navais em Blackwall, fundou a London Vegetariana Association. A grande maioria do pessoal dessas usinas, tanto operários como intelectuais, seguiram o regime vegetariano, abandonaram o uso do vinho, da cerveja, dos aperitivos, do uísque e afins, com grande aproveitamento para a saúde e a eficiência.

Hill montou uma fazenda com o objetivo de dar trabalho aos desempregados, em Wickford Essex, a cerca de vinte e cinco quilômetros de Londres. Muitos pobres aí chegaram em estado de grande miséria. Depois de três ou quatro dias, dormindo na fazenda e nutridos sob regime vegetariano, passaram a ganhar bom salário.

Em relatório ao Congresso Vegetariano, o secretário da Sociedade concluiu, nos seguintes termos: “Temos, portanto, em nossas fileiras, operários praticando os mais rudes trabalhos de forja, laminação, altos fornos, funcionários de escritório, homens velhos e enfraquecidos por privações que, graças ao nosso regime, chegam a recuperar sua atividade e a ganhar a vida facilmente no trabalho da fazenda e das oficinas”.

Muitas sociedades vegetarianas se fundaram em várias cidades inglesas. Um restaurante vegetariano fornecia uma refeição por preço duas e meia vezes menor que o preço de uma refeição que contivesse carne animal.

Logo, na Alemanha, surgiram sociedades para o estudo e divulgação do vegetarismo. Entre elas se destaca a Deutscher Vegetarier Band que afinal se tornou “pangermânica” e publicou um jornal — o Vegetarische Warte.

Na Áustria e na Hungria os restaurantes vegetarianos tiveram grande popularidade.

Nos Estados Unidos o vegetarismo se instalou, independentemente da influência de Jean-Antoine Gleizes.

Os adeptos do regime que preconizava o uso do pão integral e arroz integral foram denominados de “papa-farelo”, e ridicularizados. A Ciência, pouco tempo depois, sancionou a prática. Hoje, há em todo o mundo centenas de fábricas de alimentos não refinados, de base vegetarista, que proporcionam nutrimento saudável. Em todo o mundo milhões de pessoas doentes se recuperam com o uso da dieta vegetariana bem orientada. Com base na mesma orientação, há, no Brasil, hospitais, clínicas e sociedades que difundem esses conhecimentos e os praticam, visando ao aperfeiçoamento da Humanidade, tanto do ponto de vista pessoal como coletivo, buscando contribuir para a glória de Deus e o bem-estar de seus semelhantes.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de julho/1967-Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Filosofia Rosacruz pelo Método Socrático: Período de Vênus

Pergunta: O Período de Vênus é o sexto Período deste Esquema de Evolução em que estamos vivendo atualmente. Então, como fica à disposição dos Globos no Período de Vênus?

Resposta: Os Globos estão dispostos nos mesmos Mundos e Regiões como se encontravam no Período Solar.

Pergunta: No Período em foco qual será o nosso Corpo mais denso?

Resposta: O Corpo de Desejos será o nosso veículo mais denso e atingirá a sua perfeição no final do Período.

Pergunta: Aqui não teremos mais Corpo Denso e nem Corpo Vital?

Resposta: Sim, pois, as quinta-essências do Corpo Denso e do Corpo Vital serão absorvidas pelo Corpo de Desejos nesse Período.

Pergunta: Como a Mente passou pelo estágio mineral no Período Terrestre e pelo estágio vegetal no Período de Júpiter, o que acontecerá com ela no Período de Vênus?

Resposta: A Mente adquirirá sentimento e poderemos criar formas vivas e sensíveis. Teremos uma consciência em que poderemos empregar a nossa própria força para dar vida às nossas imaginações e para exteriorizá-las no espaço, como objetos.

Pergunta: Podemos dizer que no Período de Vênus seremos algo parecido a “semideuses”?

Resposta: Sim, uma consciência objetiva, autoconsciente e criadora. Em que o ser humano poderá imaginar formas que viverão e crescerão como as plantas.

Pergunta: Com qual Onde de Vida nós trabalharemos no Período de Vênus?

Resposta: Trabalharemos com a Onda de Vida dos vegetais, pois a Onda de Vida vegetal passará pelo seu “estágio de humanidade” e a Onda de Vida mineral passará pelo seu “estágio de onda vida animal”.

Pergunta: Qual o tempo de duração desse Período?

Resposta: O Período de Vênus, apesar de estar ocupando as mesmas regiões do Período Solar, terá um tempo menor do que esse.

Pergunta: Como no Período de Vênus o nosso veículo mais denso será o Corpo de Desejos, então, podemos dizer que trabalharemos com nossos desejos, sentimentos e emoções mais elevadas para extrair qual Alma?

Resposta: No Período de Vênus extrairemos a Alma Emocional do Corpo de Desejos.

Que as rosas floresçam em vossa cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

A História de um caso contado por um Auxiliar Invisível

Geralmente, não é permitido e nem adequado que os Auxiliares Invisíveis falem de suas façanhas, porque isso possibilita a indesejável propagação de fenômenos; no entanto, há momentos em que a modéstia deva ser deixada de lado, em certa medida, pelo bem da causa e a seguinte história, do médico Dr. Stuart Leech, M. D., um de nossos Probacionistas, ilustra o método usado e os resultados obtidos em um caso. Poderíamos falar sobre centenas de casos semelhantes, em que outros órgãos foram restaurados, colunas foram endireitadas e membros paralisados voltaram a responder à vontade do paciente.

No caso relatado pelo Dr. Leech, ele não menciona se o paciente sentiu as manipulações. Isso é frequentemente o que ocorre, pois, as mãos invisíveis são poderosas, quando materializadas dentro do corpo do paciente. Também acontece com frequência que o paciente veja os Auxiliares Invisíveis no momento em que acorda.

O relatório foi originalmente escrito para publicação na Revista Médica. O Dr. Leech dá a seus médicos, confrades ortodoxos, alguns problemas difíceis de tempos em tempos: mas e se eles zombarem? Ontem, zombou-se de ideias que hoje são “estritamente científicas” e amanhã eles aprenderão isto, parafraseando Shakespeare: Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha sua patologia.

_______

Relatório clínico de um caso

Foi nos primeiros dias de janeiro de 1914 que eu atendi um menino de quatorze anos que estava com problemas abdominais e muito extenuado. Ele tinha cabelos escuros, olhos castanhos, ossos grandes, corpo esbelto e uma boa quantidade de inteligência. Quatro anos antes do problema atual, ele havia sofrido um grave acometimento de apendicite do qual, aparentemente, se recuperara. Ultimamente, ele estava comendo mais do que devia e no dia anterior à crise, ele estava mexendo com o feno quando sentiu uma dor, ao escorregar o pé.

Depois de um ou dois dias de sofrimento, fui chamado e encontrei todos os sintomas clássicos de um apêndice com formação de pus. A comida foi interrompida por oito ou dez dias, o proverbial saco de gelo foi usado, como manda o procedimento médico, e um enema (uma lavagem intestinal) providencial foi empregado. A temperatura dele variava de 37,2°C — 39,1ºC e no sétimo ou oitavo dia os sintomas se tornaram tão alarmantes que convenci a família a permitir que eu tivesse o auxílio do Dr. North, na próxima manhã.

O Dr. Unus, da mesma cidade, havia participado do caso quatro anos antes e, na época, havia insistido em uma cirurgia. Pessoalmente, eu já tinha realizado várias cirurgias abdominais, mas geralmente as faço como último recurso e agora parecia que havia mais um caso em que precisaria recorrer a esse procedimento. Esse modus operandi (maneira de agir), especialmente no meio de uma crise, não é do meu agrado. Estando na classe neófita da Escola dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, tentei usar meios incomuns, em conjunto com os físicos, para promover a recuperação do garoto, como já fiz em outros casos. O incomum é a aplicação de Leis da Natureza de um ou mais dos Mundos superiores.

Para explicar, direi que a Escola de Ciências Naturais dos Rosacruzes nos informa sobre a existência real de um número de Mundos concêntricos, talvez mais reais do que o Mundo Físico, todos interpenetrando-se, ocupando o mesmo espaço, por assim dizer, tomando nada menos do que sete dimensões do espaço, cada uma sob uma condição vibratória consistente com seu ambiente harmonioso. A Ciência Física relutantemente reconhece e sugere as vibrações mais altas do Éter invisível. A Ciência Médica faz o possível para ignorar esses Mundos mais elevados, porém ela usa de modo persistente, empírico e diário os poderosos alcaloides (substâncias naturais retiradas sobretudo de plantas e muito usadas no contexto terapêutico). Há vários comprimentos de onda entre a vibração que causa o som e a que causa a luz; embora sejam desconhecidas para nós, produzem coisas tão poderosas quanto luz ou som; é assim no trilhão e quintilhão de vibrações. A maioria dessas ignora nossos Corpos Densos, vibrando através deles como se tais Corpos nunca tivessem existido. Essas vibrações são harmonizadas em divisões: a Região mais próxima do Mundo Físico é a Região Etérica desse mesmo Mundo e podemos concebê-la como uma extensão dessa Região que conhecemos como Plano físico e que podemos denominar como Região Química; a Região Etérica sendo mais refinada está, naturalmente, sujeita às Leis mais superiores e apuradas.

No entanto, para poder funcionar nessa Região ou no Mundo do Desejo é necessário um veículo feito da mesma substância. Todo ser humano possui, em sua composição física, a estrutura dessa substância e há certa Palavra ou Fórmula que, se usada com sabedoria, desenvolverá esse instrumento. Anatomicamente falando, cria-se um vínculo ou conexão fisiológica entre o Corpo Pituitário (uma Glândula Endócrina, também chamada de Hipófise ou Glândula Pituitária) e a Glândula Pineal (outra Glândula Endócrina, também Conarium, Epífise cerebral ou simplesmente Pineal), os quais governam e harmonizam, respectivamente, o Corpo de Desejos com o Corpo Denso. Quando esse abismo é superado, o Corpo-Alma (formado pelos dois Éteres superiores – Luminoso e Refletor – do Corpo Vital), de vibração superior, pode se retirar do Corpo Denso e percorrer qualquer distância no Mundo do Desejo.

Na noite anterior à realização da consulta física com o Dr. North, esse, o Dr. Unus e eu fomos ao Mundo do Desejo, a “Terra dos Sonhos”, e nos encontramos ao lado do menino doente sem o seu conhecimento ou de seus pais, que observavam o Corpo Denso do menino com ansiedade. Naturalmente, éramos invisíveis às suas percepções físicas.

Durante essa consulta, no Mundo do Desejo, o Dr. Unus deu um passo à frente, quase atingiu violentamente uma parte do órgão afetado e o jogou fora: sua mão etérica passou direto pelo Corpo Denso do garoto. Então, fui até a cabeceira da cama e, usando as duas mãos, levantei a extremidade do ângulo do cólon para afagar gentilmente a substância irritante e indesejável. Dr. North atuou como espectador e, aparentemente, me deu o seu consentimento. Saiba, leitor, que a substância física não impede o trabalho da mão etérica, mas não é incomum que um paciente acorde, enquanto a mão invisível esteja sendo retirada.

Na manhã seguinte, depois da consulta nos Mundos invisíveis, como havia prometido liguei para o consultório do Dr. North e pedi que ele fizesse comigo a consulta física, que havia sido combinada com a família no dia anterior. Para grande surpresa da família, e para minha própria satisfação, o menino estava livre da dor, fragilidade, febre e rigidez muscular e, conforme o relato dos pais, sua rápida recuperação começara à noite. Já se passaram seis meses e o menino está desfrutando o melhor da saúde.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de 09/1915 e traduzido pela Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

O Cordão Prateado e a Associação com os Átomos-sementes

É o Cordão Prateado que une os veículos superiores e inferiores. Durante os primeiros vinte dias do período de gestação, o sangue do feto é nucleado pela vida da mãe e ela regula o processo de construção do Corpo Denso. Então o Ego, de fora, inicia o trabalho no feto, da mesma forma que um Espírito-Grupo trabalha com os seres da espécie que está sob a tutela dele. Nesse momento, alguns corpúsculos são nucleados e a vida celular é dominante em certa medida. O Ego está no útero, mas ainda não permeou seus veículos. Então a parte inferior do Cordão Prateado começa a crescer a partir do Átomo-semente do Corpo Denso no coração e se eleva enquanto a parte superior inicia seu crescimento a partir do vórtice central do Corpo de Desejos, no qual o Ego está revestido.

À medida que o Espírito, na 4ª Época, a Época Atlante, começou a atrair seus veículos e, gradualmente, os interpenetrou e se tornou dinamicamente ativo, o Espírito individual começou a permear o feto no quarto mês e progressivamente tomou posse do organismo em formação. Quando as partes inferior e superior do Cordão Prateado se unem, começa, então, a vida senciente e temos o período de aceleração. Assim como o Átomo-semente do Corpo Denso está na posição referencial do ápice do ventrículo esquerdo do coração, o Átomo-semente do Corpo de Desejos está na posição referencial do grande lóbulo no fígado.

O Átomo-semente do Corpo Vital durante o dia está localizado no ponto vulnerável chamado plexo celíaco. Esse Átomo-semente é formado pelos dois Éteres inferiores (Químico e de Vida) e é a raiz daquela parte do Corpo Vital em que se dá a morte a cada renascimento. É por meio do Átomo-semente do Corpo Vital, com seu dois Éteres inferiores, que forma ao redor a matriz do novo Corpo Vital, quando o Ego desce para o nascimento. Não há Átomo-semente dos dois Éteres superiores, pois eles são a parte imortal ou a parte capaz de se tornar imortal.

Os Éteres são, por assim dizer, os eflúvios do nosso sangue após a oxidação. Assimilamos fisicamente as partículas físicas do sangue, mas assimilamos etericamente as partes etéricas. Essa mudança está constantemente ocorrendo, e as vibrações do Átomo-semente do Corpo Denso constituem a nota-chave. Os vampiros se alimentam dos eflúvios do sangue que irradiam do Corpo. Esses eflúvios são conhecidos como “magnetismo animal”. Nos matadouros, os elementais repugnantes pairam sobre as poças de sangue, banqueteando-se com os eflúvios daquele sangue.

Os eflúvios mais sutis, representando nossas boas ações e experiências, pairam e formam uma aura turva e dourada, talvez, com um profundo tom azulado próximo ao Corpo. As partes azul e dourada estão aproximadamente nas mesmas proporções e na mesma relação entre si que a parte azul e amarela de uma chama de gás, com a qual tudo se mescla. O fogo que arde na medula espinhal, nos ventrículos do cérebro e no topo da cabeça forma uma chama ardente que possui uma aparência belíssima; é a Luz.

À medida que o sangue corre pelo coração, o Éter é extraído e flui ao longo do Cordão Prateado até o plexo celíaco, onde está localizado o Átomo-semente do Corpo Vital. Esse Átomo-semente parece ter sobre o Éter o mesmo efeito que um prisma tem sobre a luz, pois a corrente de prata é refratada por ele nas três cores primárias, vermelho, amarelo e azul, embora a proporção dessas cores não seja a mesma, como na chama externa que queima acima da cabeça. Nas pessoas que se dedicam a uma vida puramente material, o vermelho é esmagadoramente predominante, mas à medida que nos elevamos espiritualmente, o amarelo se torna perceptível e, mais tarde, o azul. A corrente vermelha se aglutina com a corrente incolor do Éter solar que corre constantemente através do baço, e é o agente que transforma esse Éter incolor em um rosa pálido e fornece a todo o Corpo Vital seu tom delicado parecida com a da flor de pessegueiro recém-aberta.

Os raios amarelos e azuis são refratados na medula espinhal oca e ali está a fonte de luz. À medida que crescemos espiritualmente, a agregação cumulativa desses raios transborda e envolve a cabeça e mais tarde todo o Corpo. É o chamado soma psuchicon[1] no qual podemos viajar (nos planos invisíveis) quando o tivermos liberado do veículo denso; é um metal básico transformado pela alquimia em ouro espiritual, que é a Pedra Filosofal.

E, para finalizar, o Átomo-semente da Mente está entre os dois sinus frontais na testa e o segmento do Cordão Prateado que chega até ele parte do Átomo-semente do Corpo de Desejos.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross – Janeiro/1928 – Este artigo provém de anotações a lápis até então inéditas deixadas por Max Heindel – traduzidos pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)


[1] N.T.: Como estudamos no Capítulo 15 da 1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios, em que S. Paulo ensina a doutrina do Renascimento por meio dos Átomos-sementes, tão claramente quanto a dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental de hoje.

Na versão inglesa, o versículo 44 diz: “Existe um corpo natural e um corpo espiritual”; mas o Novo Testamento não foi escrito em inglês e, como os tradutores nada sabiam dos Ensinamentos ocultos não tinham ideia de como traduzir a palavra grega que para eles parecia sem sentido; por isso, a traduziram como a compreenderam. A palavra que é usada e traduzida como “corpo natural” é soma psuchicon. Soma é uma palavra grega que, todos concordam, é Corpo – não há dúvidas quanto a isto. Mas psuchicon – psuche – (psyche) – a alma – um Corpo-Alma do qual nunca ouviram falar; provavelmente pareceu-lhes tolice, de maneira que traduziram a palavra como “corpo natural”. É verdade que S. Paulo diz na 1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:23, que somos “Espírito, Alma e Corpo”, mas, provavelmente, eles interpretaram Alma e Espírito como sinônimos. Existe, porém, uma grande diferença, como é explicado nos Mistérios Rosacruzes: “Este Corpo-Alma é o veículo a que S. Paulo se refere e no qual encontraremos Cristo. É composto de Éter e, portanto, capaz de levitação e de passar por paredes, uma vez que toda matéria densa é permeada com Éter. Os Auxiliares Invisíveis o usam hoje, como Cristo o fez, na Sua primeira vinda aqui”.

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Os Estudantes Rosacruzes, que praticam os Ensinamentos Rosacruzes, creem em uma vida depois da morte? Por quê?

Resposta: Sim. Os Ensinamentos Rosacruzes “tiram”, da morte, o aguilhão da dor, porque eles preparam o Estudante Rosacruz para o que deve esperar na vida futura.

Uma viagem para países estrangeiros se torna agradável quando estamos preparados e sabemos algo do país ao qual nos dirigimos. De modo semelhante, conforta muito conhecer as condições existentes naquelas paragens que se nos apresentam tão misteriosas, em virtude da sombra negra que tem pesado sobre muitas pessoas quando chegam a fase que conhecemos como “terceira idade” ou pessoas idosas, ou “melhor idade”, ou pessoas senis, incluindo aqui alguns casos de pessoas doentes ou enfermas de qualquer idade.

O conhecimento da vida além da tumba conforta mais ainda aqueles que perderam seus entes queridos.

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, com seu conhecimento superior dos Mundos espirituais, nos trazem a prova de uma existência desses sublimes Mundos. Muitos Estudantes Rosacruzes avançados também têm recebido provas positivas de uma vida depois da morte. Para eles, tal vida já não consiste apenas em uma teoria, mas, sim em uma verdade.

É possível, com o desenvolvimento de um sentido mais sutil, experimentar e ver realmente as condições que existem nessa invisível “terra dos mortos que vivem”. Ela interpenetra nosso Mundo Físico, denso, embora não seja vista pelos que têm unicamente desenvolvido o sentido da vista física. Na Fraternidade Rosacruz o Estudante Rosacruz pratica Exercícios Esotéricos que o ajudam nesse desenvolvimento.

John Mc Creery em seu belo poema diz:

Eles não estão mortos.

Eles apenas passaram além da névoa que aqui nos cega,

para uma vida nova e maior,

naquela esfera mais serena”.

A morte é, para um Estudante Rosacruz, que pratica os Ensinamentos Rosacruzes, somente uma mudança de consciência. É tirar um vestido usado (o Corpo Denso) para funcionar somente com o Corpo de Desejos (que toma a forma do Corpo Denso) na nossa vida celeste e depois funcionar só com a Mente na nossa passagem pela Região do Pensamento Concreto e, por fim, vivenciarmos sem nenhum Corpo ou veículo, mas com toda a potência do Tríplice Espírito que é o que realmente somos: um Ego!

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – fevereiro/1978 – Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

A Estação da Alegria

No seu sermão no Dia de Pentecostes S. Pedro proferiu: “Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida, com a Tua face me encherás de júbilo.” (At 2:28), quando Cristo apareceu com a descida do Espírito Santo em cumprimento da promessa do Cristo, e os Apóstolos anunciavam uma alegria espiritual de felicidade futura. Foi seguindo o conhecimento da vida conforme Cristo ensinou que S. Pedro conseguiu a intensa alegria dessa vida. S. Pedro foi, sem dúvida, a figura principal na formação do Cristianismo do primeiro século, pois ele foi a pedra sobre a qual Cristo construiria a Religião Cristã manifestada aqui e a ele foram fornecidas as simbólicas “chaves” do Reino do Céus. Crê-se que S. Pedro foi martirizado durante o reinado de Nero no ano 65, aproximadamente.

S. Pedro, um pescador galileu, na organização do Cristianismo recebeu ajuda e assistência do douto e missionário S. Paulo. A Religião Cristã se desenvolveu como uma instituição promotora de uma fé e de uma teologia.

A alegria de S. Pedro se baseava na prova e na fé de sua crença na Ressurreição, fortalecida pela vinda do Confortador ou Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Esse é o ponto crucial de toda Religião Cristã: não existe a morte: “Creio na Ressurreição do Corpo e na Vida Eterna”.

Como isto é verdadeiro nesta estação do ano! Tempo de prazer e de alegria, com a natureza ornada ao máximo. Este tempo de beleza é o trabalho d’Ele, que deseja nos confortar e trazer Alegria ao Mundo, radiante e expressiva. O canto de alegria surge dos pássaros, dos animais e das plantas que dão tudo em troca do amor que lhes deu o Cristo que partiu. Descem sobre o Místico, vibrações de consciência que podem enchê-lo de alegria à sua aproximação, como sucedeu com S. Pedro.

Este período de júbilo, esta harmonia de formas, é o triunfo do Espírito sobre a Terra, e a manifestação do ritmo do amor. O Senhor nos mostrou Sua face e foi benigno conosco. Com o Espírito Santo ou, como ensina a Filosofia Rosacruz, com o Espírito Humano assumindo o trabalho do Cristo nesta estação lembremo-nos do primeiro dos três passos a dar, isto é, que pela união com o “Eu Superior” nos sobrepomos a nossa natureza interior.

Este primeiro passo é o que mais nos interessa atualmente. O primeiro auxílio que nos foi dado para consegui-lo foram as Religiões de Raça que nos ajudaram a conquistar o Corpo de Desejos, preparando-nos para a nossa união com o Espírito Santo a fim de ser extraída a Alma Emocional. O efeito total deste auxílio se viu no Dia de Pentecostes, pois o Espírito Santo é o Deus de Raça e todas as línguas são Sua expressão. Quando os Apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo, falaram várias línguas. Seus Corpos de Desejos haviam sido suficientemente purificados para produzir a união necessária e isto nos mostra o que o Discípulo conseguirá algum dia: o poder de falar todas as línguas, pois, então, a diferenciação em Raças separadas terá terminado.

As Religiões do Espírito Santo, as Religiões de Raça, se destinam a elevação da Onda de Vida humana por meio do sentimento de parentesco limitado a um grupo, família, tribo ou nação, e é este Deus de Raça que recebe as preces pelas vitórias nas batalhas, pelas chuvas, pelo aumento material dos rebanhos e pela repleção dos celeiros. Como essas preces são feitas pelo Corpo de Desejos por coisas temporais, não são puras como deveriam ser para conseguirem nosso desenvolvimento espiritual.  Bem diferente da parte da Oração do Senhor (O Pai-Nosso) que pede pelo Corpo de Desejos é: “Não nos deixes cair em Tentação” – a tentação de desejar as coisas dos outros seres humanos.

Esta alegre estação do ano fornece expressão a sua vibração em palavras para exprimir o pensamento, que é o nosso mais elevado privilégio. Para podermos fazer isso precisamos de uma laringe vertical que nos permita falar. Foi quando nós, o Ego, entramos na posse dos nossos veículos que se tornou necessário usar parte da nossa força sexual criadora para a construção do cérebro e da laringe. A laringe foi construída enquanto o Corpo Denso estava curvado, do mesmo modo que fica o embrião humano, quando em gestação. À medida que o Corpo Denso se endireitava e ficava em pé, parte do órgão criador permaneceu com a parte superior do Corpo Denso e mais tarde se transformou em laringe e cérebro. Dessa forma obtivemos a consciência cerebral do Mundo externo a custa da metade do nosso poder criador, que antes era usado, integralmente, para exteriorizar outro ser.

Agora temos o poder de criar e exprimir o pensamento aqui. A laringe é mantida pelo poder da força sexual criadora que, quando purificada, se torna o poder anímico que, a seu tempo, invalidará os órgãos sexuais e nós, então, falaremos o Verbo criador.

No Simbolismo Rosacruz achamos a Rosa de brancura imaculada colocada no centro da Cruz, representando o lugar da laringe, pois aí está o poder criador puro que gera a magia da cura.

Durante este mês o Sol está passando pelo segundo Signo da Trindade Criadora, o Signo do princípio criador materno, Touro, regido pela senhora do amor, Vênus, e assistido pela Rainha da Noite, a Lua. A riqueza da Mãe Terra se espalha diante de nós para nosso júbilo e felicidade.

Acabamos de passar pelo mês apaixonado de Marte, introdutor, no início do Ano Novo, do princípio gerador masculino, no qual dominaram as atividades materiais, e estamos agora gozando o produto feminino da Senhora da Graça, Vênus, no qual o crescimento espiritual é manifestado na beleza da vida na forma.

Aquilo que fora paixão, agora foi transformado em amor por intermédio do Cristo, o Confortador, inundando a Terra com alegria e felicidade, à medida que a Voz da Natureza se faz ouvir pela Música das Esferas. Os trabalhadores foram convocados, o Fiat Criador foi proferido e a restauração do Templo na Terra está em andamento. Coalisão e unidade sob o vínculo da Deusa do Amor reflete a vida do Cristo.

Neste tempo, em que a aquisição das necessidades físicas é soberana para a preservação, é bom para nós lembrarmos que nós, o Ego, assim como o nosso Corpo, também precisamos de alimento para nosso crescimento e evolução. Nosso alimento consiste em atos e feitos de bondade, de consideração para com os outros e no esquecimento de nós mesmos.

A canção de júbilo em nossos corações, por aquilo que nos tem sido feito, deve encontrar seu eco nos outros quando, por nossa parte, fizermos algo por eles, pois, o Crescimento da Alma depende das Ações. Nossa Alma enfraquecerá se só a alimentá-la com livros, pois isso não acrescentar um átomo ao nosso Corpo-Alma. A menos que ponhamos em prática o que aprendemos, o conhecimento não produzirá dano considerável, pois somos responsáveis pelo que conhecemos e devemos pôr em bom uso os nossos talentos.

No juízo final será perguntado o que fizemos e não o que sabemos. “E, se Deus assim veste a erva que está no campo e amanhã é lançada ao forno, quanta mais a vós, homens de pouca fé” (Mt 6: 30).

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – maio/1980 – Fraternidade Rosacruz – SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

A Maternidade

Apesar das tentativas em menosprezar a maternidade é caracterizada como algo enfadonho; essa quando analisada sob a luz dos Ensinamentos Rosacruzes é um dos atos mais nobres a que uma mulher pode aspirar além de ser um dos mais importantes a que possa se submeter.

As responsabilidades e os privilégios da maternidade, se encarada com reverência e seriedade, pode ser uma das experiências mais gratificantes no plano físico, além de proporcionar grande crescimento anímico, crescimento da alma da pessoa.

A mãe providencia o veículo inicial que irá ser utilizado pelo Ego que está a caminho do renascimento. Ela, mais do que qualquer outra pessoa, está em condição de determinar o ambiente no qual a criança cresce e as influências a que está sujeita durante os seus anos de desenvolvimento. Os veículos em formação da criança se desenvolverão de acordo com o tratamento e as atitudes que a mãe teve para com os seus próprios veículos físico, emocional e mental (Corpo Denso, Corpo de Desejos e Mente, respectivamente).

Sob a luz dos Ensinamentos Rosacruzes, tentativas de conceber somente deveria ser feita quando as linhas de forças astrais (Sol, Lua e Planetas) estiverem favoráveis. A energia criadora deve ser canalizada para a atividade mental.

Jamais utilizada para se obter prazer. Do ponto de vista astrológico, existem duas condições importantes a serem consideradas se desejamos que um Ego renasça sob condições harmoniosas. Em primeiro lugar os pais devem possuir afinidades, e em segundo a concepção deve ocorrer quando as forças astrais estiverem em relação harmoniosa indicada no horóscopo dos pais. Por “relação harmoniosa”, não queremos dizer presença de Trígonos, Sextis ou Conjunções benéficas, mas também equilíbrio entre as dissonâncias.

Apesar de ser verdade que a “Queda do Homem” teve como causa a má utilização do ato criador, não devemos esperar que este ato seja retificado somente pela concepção sob condições astrais favoráveis. A Humanidade tem se desenvolvido consideravelmente desde aquela época, sendo que as necessidades do ser humano moderno são maiores.

Existe uma verdade na Astrologia Rosacruz que infelizmente é ignorada por muitas pessoas: um horóscopo não pode prometer mais do que é inerente a sua natureza. Consequentemente devemos nos perguntar: qual é o valor de verificarmos condições astrais favoráveis se ao mesmo tempo não avaliamos o nosso estágio físico, mental e espiritual? Se tais atributos são pobres independente da natureza das condições astrais, os resultados não são satisfatórios. Dessa forma se desejamos conceber crianças saudáveis, não devemos atentar somente para as condições astrais, mas também nos purificarmos o melhor que pudermos. Assim, quando as condições internas indicadas pelas posições astrais sejam favoráveis, podemos esperar a concepção de Egos qualificados. Como a maior parte da Humanidade não alcançou um estágio evolutivo considerável, é óbvio que uma vida de celibato é algo difícil de se esperar. Como consequência, a maioria das crianças continua sendo concebida em momentos indevidos.

Uma vez ocorrida a concepção – deliberadamente ou não – a primeira obrigação dos pais é para com a criança. Ambos são responsáveis pelo Ego que está a caminho do renascimento. Conveniente ou não os pais devem procurar desempenhar tal tarefa da melhor maneira possível, não somente por causa do Ego que está para renascer, mas também por seus próprios futuros. A tranquilidade com a qual a gravidez é muitas vezes interrompida, por conveniência, é repreensível, e os envolvidos incorrerão em pesados débitos do destino.

A síntese da maternidade se encontra em Maria, a mãe de Jesus. No Cristianismo Popular, ela é reverenciada como uma Virgem Imaculada de pureza inviolável. O Cristianismo Esotérico também a reverencia pela sua pureza e espiritualidade, porém relata que a “concepção imaculada” se refere ao fato de que Maria e José, dois seres que possuem elevadas Iniciações, foram capazes de realizar o ato criador sem paixão, somente com o propósito de fazer com que um Ego conhecido como Jesus, renascesse na Terra. Jesus, cuja missão era desenvolver o seu Corpo Denso e seu Corpo Vital para ser usado por Cristo, foi sem dúvida o ser humano mais puro e desenvolvido espiritualmente. A mãe dele também teve que se purificar, pois somente assim seria capaz de gerar um ser tão nobre. Assim sendo, uma vida pura, vivida sob os ditames das Leis de Deus, é o melhor preparo para a maternidade. Quanto mais experiência a mãe adquire ao procurar dar o melhor tratamento possível aos seus veículos, mais capaz ela será de trabalhar com a criança. Certamente, não importa que direção a vida tenha tido nos anos anteriores à concepção; tão logo uma mulher tome consciência de que está grávida, é de sua responsabilidade se esforçar para ter bons pensamentos e praticar atos que beneficiem seu futuro filho.

Hábitos Nocivos

Estudos científicos têm revelado que os maus hábitos como fumar tabaco ou afins, tomar bebidas alcoólicas e utilizar drogas causam danos consideráveis ao feto em desenvolvimento. Felizmente a ciência material está ajudando a convencer as mulheres que desejam ser mães, a mudar seus comportamentos. Parece que o bom senso é o suficiente para mostrar que esses hábitos são perigosos tanto para o feto quanto para a mãe.

A mesma coisa vale para os alimentos que a mãe consome, particularmente no período da gestação. Uma dieta rica em nutrientes ajuda a realizar o seu trabalho de forma eficaz, além de fornecer um melhor material para a construção dos veículos do Ego que está a caminho.

Ao contrário, uma dieta pobre formada basicamente de produtos refinados, doces, carnes, embutidos e outros elementos nocivos, prejudica ambos os Egos.

Ambiente Harmonioso

Igualmente importante são os pensamentos que a mãe dirige para a criança. O tempo de retorno à Terra é, particularmente, difícil para um Ego. Ele deixa a segurança e a harmonia dos Mundos espirituais e retorna ao tumultuado e doloroso Mundo Físico. Não importa quanto ansioso esteja por vivenciar as experiências terrestres; o “se envolver na matéria” não pode ser indeciso. Qualquer ajuda que o Ego receba nesse momento, que o faça se sentir amado e desejado, será de um valor incalculável. Se ele sente que a família em que irá nascer e, particularmente, os seus pais estão preparados para recebê-lo de braços abertos, as vicissitudes da vida futura tendem a se tornar mais amenas. Talvez até, seja mais verídico para um Ego que está para renascer do que para aquele que tenha estado de algum modo preso à Terra, que a presença do amor diminua o peso do destino, enquanto a sua ausência aumenta até mesmo os aborrecimentos mais triviais. Importante, também, é a atmosfera em que a mãe se situa. Se a vida da mãe no lar é calma, se ela é rodeada de amor e carinho pelo marido, pela família e pelos conhecidos, se dá valor às questões espirituais, se aprecia a boa música, a natureza, leituras elevadas, e coisas afins, tudo isto se refletirá, não somente em seu estado mental, como também na criança que traz dentro de si. Desarmonia, amoralidade e atividades de gosto questionáveis, penetram na consciência da mãe e perturbam não só a sua serenidade, como também a da criança.

O Ego e as Leis

A Fraternidade Rosacruz evidencia que tanto a Lei de Consequência quanto a Lei de Atração determinam o lugar em que o Ego irá renascer, assim como a família e o ambiente em que irá viver.

Relacionamentos inimigos em vidas passadas perduram até o momento em que estes sejam solucionados com amor. Isso explica os antagonismos tão comuns entre membros de uma família. Às vezes há o antagonismo entre mãe e filho, desde o começo. Esse é o caso de dois Egos que estão tendo a oportunidade de reconciliarem-se. Tal situação requer sabedoria e boa vontade por parte da mãe, sentimentos que se refletem na criança que ela educa.

Por outro lado, relações harmoniosas entre membros de uma família, é o resultado da boa conduta que os envolvidos tiveram em vidas passadas. A Lei de Consequência irá determinar de que forma o Ego, que está para renascer, irá viver. A falta de cuidado que teve com os seus veículos em vidas passadas resulta em veículos fracos na atual existência. Os débitos do destino indicam que o Ego irá ser privado de algo.

As Leis de Deus não podem ser infringidas e as lições têm que ser aprendidas, muitas vezes, sem a ajuda da mãe, que se verá impossibilitada de aliviar o sofrimento que a criança tem que enfrentar.

Se, o Ego tem que passar a sua existência em um veículo debilitado, a mãe tem a prerrogativa e até mesmo o dever de lhe ensinar as regras de higiene e alimentação, que o capacitarão a utilizar, da melhor maneira possível, o veículo que possui atualmente. Os pais podem não dispor de recursos materiais suficientes para oferecer à criança, porém devem se doar, lhe transmitindo amor e confiança. Agindo dessa forma, moldarão a criança aos mais elevados padrões morais, além de fazer com que se torne um ser humano autossuficiente e confiável.

A Astrologia Rosacruz como um recurso

Uma vez que a criança nasceu, convém que a mãe verifique o horóscopo natal da criança o quanto antes. Será bom que procure adquirir conhecimentos suficientes de Astrologia Rosacruz a fim de que possa interpretar o horóscopo. Caso contrário, a interpretação do horóscopo da criança, feita por um verdadeiro Astrólogo Rosacruz qualificado, poderá ser devidamente estudada. As configurações astrais, quando a criança respira pela primeira vez, revelam as debilidades ou fortalezas com que o Ego está retornando à Terra, características que são determinadas conforme os atos praticados nas últimas existências.

Conhecendo os pontos fortes e fracos a que sua criança está sujeita, a mãe deve orientá-la devidamente nos seus primeiros anos de vida a fim de que o Ego evolua. Caso perceba que a criança é propensa à indulgência sensual, uma ênfase na moderação é fator importante. Porém se tende a ser hostil para com os demais, a mãe poderá fazer com que a criança conviva com os seus amigos, auxiliando-os quando necessário.

Se há uma inclinação para a supremacia material ou prestígio intelectual, deve-se procurar explicar à criança a sua natureza espiritual, sendo que tal entendimento é de extrema importância.

Educação

Cabe lembrar que o conhecimento adquirido pelas crianças nos planos superiores ainda está latente e que o ceticismo, cinismo e ilusão do Mundo Físico estão desconhecidos.

Uma educação baseada nos conhecimentos da Filosofia Rosacruz, que é Cristã Esotérica, será de incomensurável valor, fazendo com que as crianças se tornem adultos capazes de conduzir suas próprias vidas.

Os preceitos básicos da Filosofia Rosacruz e particularmente o conceito de Fraternidade Universal e Amor podem ser ministrados desde a mais tenra idade. Como as crianças não são críticas, mas muito imitativas, as atitudes e hábitos dos que estão próximos, em particular da mãe, exercem nelas uma influência considerável.

Assim sendo a mãe deve ser cuidadosa a respeito da sua própria expressão, mesmo quando perceba que a criança não a está observando. Não deve ter medo de expor suas experiências de vida, procurando sempre demonstrar confiança e otimismo frente a criança. Também deve se esforçar por viver uma vida de pureza, procurando transmutar os impulsos de sua natureza inferior. É óbvio que a paciência é um fator de extrema importância a cultivar, caso a mãe ainda não a tenha adotado.

Até no ambiente familiar mais afável, os problemas para manter um lar, uma família, cuidar dos filhos e demais afazeres, estressam a mulher. Porém é nessa hora, que o seu desenvolvimento e compreensão a ajudam, pois as forças superiores estão sempre prontas para auxiliar a quem pede orientação e proteção.

O desenvolvimento dos veículos

O Corpo Denso da criança se desenvolve principalmente nos primeiros sete anos de vida, sendo que nesse período a criança é muito curiosa. A mãe pode canalizar esta energia de modo que contribua para o desenvolvimento da criança, bem como para o seu futuro autocontrole e autoconfiança.

É certo que é difícil ser razoável com a criança nessa idade; caso não responda favoravelmente às sugestões de comportamento alternativo, a disciplina se faz necessária, sendo muito mais eficiente do que dizer muitos “nãos”. O tipo de disciplina que a mãe fornece para a criança, mais uma vez, demonstra o seu nível de desenvolvimento. O castigo corporal, a ira, a raiva, os gritos e coisas afins servem apenas para reprimir emoções ou reforçar o senso de superioridade sobre a criança. O efeito é totalmente negativo!

Se a disciplina se faz necessária, a negação de favores e a não concessão de privilégios, se torna mais eficiente. Tal política irá conscientizar a criança a respeito de sua conduta, com toda certeza.

Outra responsabilidade da mãe durante esse período é submeter a criança ao som e ritmo da boa música (com melodia, harmonia e ritmos elevados). Tudo o que existe no Universo é criação do Mundo Cósmico. Apesar de não podermos ouvir a música das esferas, podemos trabalhar os Corpos (Denso, Vital de Desejos) e a Mente da criança através da música terrena.

As cantigas de ninar possuem um ritmo maravilhoso. Quanto mais uma criança aprende a falar e a cantar, e quanto mais música é incorporada ao seu dia a dia, mais fortes e sadios serão os seus veículos nos anos futuros.

Crianças que possuem menos de 14 anos, ainda são uma parte de seus pais, pois na Glândula Timo está armazenada a essência do sangue dos pais, que a criança utiliza para gerar o seu próprio sangue no período da infância. A Glândula Timo é maior antes do nascimento, sendo que diminui à medida que a criança cresce.

Por volta dos 14 anos o Ego já está apto a gerar o seu próprio sangue. Aqui começa a ter identidade própria.

A Visão Etérica

É uma pena que a maioria das mães, atualmente, não possuam habilidade e nem condições de entender as brincadeiras de suas crianças com seus “amigos invisíveis”. É muito comum as crianças terem visões etéricas, verem Gnomos, Duendes, Ondinas, Fadas e Anjos e insistirem que o seu companheiro invisível a acompanhem. Elas não estão inventando estórias. “Amigos invisíveis” são entidades reais e fazem parte das brincadeiras das crianças. A mãe, que é compreensível, entende isso, mesmo não estando consciente da presença de tais entidades. A imaginação ocupa um lugar importante na vida da criança. Da imaginação surge a criatividade, e sem imaginação uma vida criativa não é possível. A mãe que permite que a criança passe horas em frente de uma televisão, de um computador, de um celular, de um jogo eletrônico, que lhe oferece uma grande quantidade de brinquedos (especialmente os que estão prontos, elétricos ou eletrônicos) sem lhe dar oportunidades de criar suas próprias brincadeiras, está fazendo com que a criança não adquira capacidade suficiente para lidar com os problemas que venham ocorrer no futuro. Mães que incentivam a criatividade em seus filhos, jamais ouvem deles frases do tipo: “estou aborrecido” ou “não tenho nada para fazer”.

A Segurança do Amor

Em tudo o que a mãe faça, o objetivo principal deve ser o amor, a compaixão e a compreensão o que, com certeza, será muito benéfico para a criança em formação. Não é fácil ser criança. As restrições a perseguem e tudo parece estar contra ela. Existem mais coisas que precisam ser disputadas e aprendidas do que aquelas que ofereçam satisfação. Logo, a certeza de que está segura no amor materno, a paciência e a compreensão tornarão o processo educativo da criança muito mais fácil, além de transmitir a autoconfiança que será de grande valor nos anos posteriores.

Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Por que Cristo nasceu, para nós, durante a passagem do Sol por Capricórnio em dezembro?

Resposta: Enquanto o Sol entra em Câncer, no mês de julho o Senhor Cristo ascende ao Seu próprio mundo, o Mundo do Espírito de Vida. Esse é o reino onde a unidade e a harmonia reinam supremas, onde cessa toda a separatividade, onde reina a Fraternidade Universal. Cristo vive nesse Mundo cotidianamente, exatamente como nós vivemos aqui, no Mundo Físico, quando estamos encarnados.

O Mundo do Espírito de Vida também é a esfera de consciência que os primeiros Discípulos de Cristo contataram no Dia de Pentecostes. Isso será alcançado por toda a humanidade avançada no fim do presente Período Terrestre.

Por meio da operação do Cristo Cósmico é aqui que o Filho ou o princípio da Palavra e o segundo aspecto da Trindade, nosso Abençoado Senhor, contata a Hierarquia Criadora de Câncer, Querubins. Esses Seres celestiais são os guardiões de todos os lugares Sagrados no Céu e na Terra. Eles guardam até mesmo o maior mistério da vida. Sob a orientação do Senhor Cristo esse mistério sagrado é transmitido para baixo, de Câncer para o seu Signo oposto, Capricórnio, e fornecido para a Hierarquia Criadora dos Arcanjos ou Hierarquia Criadora de Capricórnio.

Foi por essa razão que o Salvador do Mundo, que veio para a Terra proclamando o mistério do Espírito Santo, teve o início da Sua primeira vinda sob o Signo de Capricórnio.

Para isso ter ocorrido, houve um tempo em que as forças de Capricórnio permearam a Terra para que fosse possível o nascimento do Mestre Jesus, da descendência de Davi, que se converteu no portador, cedendo o Corpo Denso e o Corpo Vital para Cristo (que como todo Arcanjo só sabe construir, como corpo mais denso, o Corpo de Desejos).

E assim, desde a Sua primeira vinda, a força Crística dourada, todo ano, recomeça o seu trabalho de auxílio para nos salvar, descendo da fonte do Sol, tocando a partir do lado externo da atmosfera terrestre no Equinócio de Setembro, passando pelo Mundo do Desejo durante novembro (Escorpião), passando pela Região Etérica do Mundo Físico durante dezembro (Sagitário) e chegando ao centro da Terra no Solstício de Dezembro (Capricórnio).

Que as Rosas floresçam em vossa cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Quarta Época, a Atlante, do Período Terrestre

Podemos dizer que a principal característica dessa Época estava na constituição da atmosfera do nosso Campo de Evolução, no caso, a Terra. Pois do norte do Planeta Terra vinham os blocos de gelo da região boreal e do sul vinha o sopro ardente dos vulcões, que ainda estavam muito ativos. O continente atlante era o ponto de encontro dessas duas correntes e, consequentemente, a atmosfera estava sempre sobrecarregada por um nevoeiro espesso e pesado.

A água não era tão densa como agora, pois continha uma proporção maior de ar e de outros elementos gasosos em suspensão. Além disso, havia muita água suspensa na atmosfera pesada e nebulosa desse lugar que chamávamos de Atlântida. Nesse início da Época Atlante ainda não havia chuva e a atmosfera era uma névoa úmida e quente, através da qual o Sol parecia como uma de nossas lâmpadas incandescentes num dia de neblina; além disso, o fenômeno do arco-íris era uma impossibilidade de acontecer (já que se trata de um fenômeno ótico e meteorológico que se forma quando a luz branca solar entra em contato com as gotas de água na superfície, sofrendo os fenômenos de reflexão e refração da luz, que ocasionam a dispersão da luz em todas as suas sete tonalidades: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta.). Assim, o arco-íris teve condições de aparecer na próxima Época – a presente Época Ária – quando a névoa se condensou em chuva, inundou as bacias da Terra e deixou a atmosfera clara, como descrita na história de Noé (relatada na Bíblia), e que com isso apontou o início dos ciclos da Lei das Alternâncias que trazem o que temos hoje, como o dia e a noite, o verão e o inverno.

Até meados da primeira parte da Época Atlante estávamos sob a orientação direta das Hierarquias Criadoras. Nós éramos incapazes de tomar iniciativas; as mudanças ocorriam mediante grandes cataclismos naturais planejados pelas Hierarquias Criadoras encarregadas da nossa evolução.

Uma das doze Hierarquias Criadoras ou Zodiacais, conhecida como os Senhores da Mente, irradiaram de si mesmo o germe da Mente para cada um de nós. O veículo Mente nos foi fornecida como um ponto focal entre nós, o Ego, e o nosso Tríplice Corpo, completando a nossa constituição que ficou, então, equipada para conquistar o mundo e gerar força anímica pelo seu esforço e experiência, tendo individualmente vontade própria e livre-arbítrio, exceto quando limitado pelas leis da natureza e por suas próprias ações anteriores.

Como o nosso – Ego – domínio era excessivamente débil e a nossa natureza passional (de desejos) muito forte, a Mente nascente uniu-se ao Corpo de Desejos, originando a astúcia, causa de todas as debilidades dos meados do último terço da Época Atlante. Portanto, a astúcia foi desenvolvida, produto da Mente não governada por nós. A astúcia une-se ao desejo sem ter em conta se esse é bom ou mau, ou se pode trazer alegria ou dor.

Até a segunda das três partes da Época Atlante ainda estávamos na fase “Involução” do Esquema de Evolução, ou seja, nós, o Ego – o Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui, ou o Tríplice Espírito, ainda estávamos tomando posse do nosso Tríplice Corpo. No final da segunda parte da Época Atlante alcançamos o nadir da materialidade, isto é, o ponto mais denso em matéria (na Região Química do Mundo Físico) que devemos passar em todo o atual Esquema de Evolução, ou seja: findamos a parte de “Involução” e começamos a subir na parte “Evolução” deste Esquema de Evolução.

A construção dos nossos olhos, como temos atualmente, começou na Época Lemúrica e progrediu, mas, até o final da Época Atlante, não havia o sentido da visão, como hoje o conhecemos.

No último terço da Época Atlante, o ponto do Corpo Vital uniu-se ao ponto correspondente do Corpo Denso. Desde esse momento obteve a plena visão e percepção do Mundo Físico. A maioria perdeu gradualmente a capacidade de perceber os Mundos superiores. Por isso, nossa consciência foi se focalizando no Mundo Físico, se bem que as coisas não apareceram com nitidez até a última parte da Época Atlante. Só então começamos a conhecer a morte como solução de continuidade que se produzia na consciência, ao passar para os Mundos superiores depois de morrermos, e quando retrocedíamos ao Mundo Físico para renascermos aqui.

O nosso cérebro e a nossa laringe foram construídos durante a última parte da Época Lemúrica e os primeiros dois terços da Época Atlante, até que nos convertemos em um ser pensante, que raciocina: completamente consciente no Mundo Físico.

Em meados do último terço da Época Atlante, começavam a surgir as nações separadas. Grupos de pessoas entre si notavam gostos e costumes semelhantes, abandonavam os antigos lugares e fundavam uma nova colônia. Porém, recordavam os antigos costumes e, no possível, seguiam-nos em seus novos lugares, criando ao mesmo tempo outros em harmonia com novas ideias e necessidades particulares.

No final da Época Atlante o Sol brilhou pela primeira vez sobre nós, tal como o conhecemos hoje. Podemos dizer que foi quando “nascemos pela primeira vez no mundo atual”. Foi quando contemplamos as montanhas e seus contornos, deparamos com a beleza das campinas, das criaturas que se moviam, dos pássaros, ou melhor, quando tomamos conhecimento de nós mesmos na Região Química do Mundo Físico.

Como em todas as Épocas, o alimento era escolhido especificamente para servir às necessidades. A atividade do pensamento esgota as células nervosas; mata, destrói e leva à decomposição. Por isso, o alimento do Atlante era, por analogia, constituído de carcaças mortas. Eles matavam para comer, razão pela qual a Bíblia diz que “Nimrod era um caçador poderoso”.  Nimrod representa o ser humano da Quarta Época.

Depois da imersão da Atlântida – continente que existiu entre a Europa e a América, no lugar ocupado agora pelo Oceano Atlântico – os que se salvaram da destruição começaram a cultivar a videira e a fazer vinho, conforme conta a Bíblia na história de Noé. E Noé simboliza os remanescentes da Época Atlante, núcleo da quinta Raça e, portanto, nossos progenitores.

Noé cultivou a vinha e forneceu uma bebida alcoólica para estimular o ser humano dessa Época Atlante. Dessa forma, equipado com uma constituição heterogênea, com uma dieta apropriada à ocasião e leis divinas para guiá-lo, nos tornamos responsáveis por nossas próprias iniciativas na batalha da vida.

Essa Época é mencionada na Bíblia (Gn 1:24-27) como o Sexto dia da criação.

Que as rosas floresçam em vossa cruz

Idiomas