Arquivo de tag ordem rosacruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Uma Vida Sublime

Em 23 de julho de 1865, nascia na fria Aarhus a capital da Dinamarca, em um nobre solar, o menino Carl Louis Fredrick Grasshoff.

Quarenta e quatro anos mais tarde, já longe da sua pátria e com o simples nome de Max Heindel, essa predestinada criatura recebia uma sublime missão: ser o mensageiro dos Irmãos Maiores, o transmissor dos ensinamentos rosacruzes para o mundo ocidental.

Qual foi o merecimento de tão elevado encargo? Sem dúvida alguma o seu indescritível impulso interno de encontrar a verdade, o seu virtuoso caráter e constância, o seu amor para com os seus semelhantes. Mesmo em contato com a mais profunda verdade, não ficou satisfeito enquanto não transmitiu (mesmo sob tremendos sacrifícios) os luminosos ensinamentos ao mundo. Foi levada a público a maravilhosa Filosofia Rosacruz, explicando com clareza os mistérios da vida, dando-nos fé, consolo e esperança em uma vida futura.

Que valioso privilégio nos concederam os Irmãos Maiores através de Max Heindel. Ele plantou uma fecunda semente — a Fraternidade Rosacruz —, que germinou, cresceu, tornou-se uma frondosa árvore, floresceu e frutificou. Sob ela nos abrigamos. Suas flores perfumam as nossas vidas e seus saborosos frutos alimentam a nossa alma.

Bem sabemos e avaliamos a responsabilidade que nos cabe, pois “a quem muito foi dado, muito lhe será pedido”. Embora ainda sejamos imperfeitos, podemos nos converter em Auxiliares dos Irmãos Maiores, “pregando o Evangelho e curando os enfermos”. A que missão mais sublime poderemos aspirar do que ajudar as criaturas de Deus e a evolução espiritual do mundo?

Riquezas materiais, honras e glórias são artigos temporais e efêmeros; porém os valores espirituais que acumulamos são o tesouro da alma (que a traça não rói e a ferrugem não destrói) e jamais os perderemos.

O Conceito Rosacruz do Cosmos e a Bíblia nos ensinam que Cristo abriu o “CAMINHO” para todos. Suas irradiações espirituais procuram tocar o coração, despertando o Espírito e o impulsionando à ação. Esforcemo-nos, pois, até ao limite de nossas capacidades para nos tornarmos receptivos a essas elevadas vibrações. Harmonizemo-nos com os princípios da nova Era, como Cristo nos ensinou.

No transcurso do centésimo quinquagésimo novo natalício de Max Heindel, elevemos nossos profundos sentimentos de gratidão ao Pai Celestial e aos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz pelas bênçãos que recebemos através desse iluminado amigo.

Que as rosas floresçam em vossa cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Informações de Como Funciona a Cura Rosacruz e como Solicitar Auxílio

O trabalho de Cura Rosacruz é realizado pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, por meio de um grupo de Auxiliares Invisíveis que eles estão instruindo. A obra é conduzida de acordo com os mandamentos de Cristo Jesus, ou seja, “Pregai o evangelho e curai os doentes” (Lc 9:2).

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz são seres humanos que alcançaram elevados graus de espiritualidade e que conseguem produzir a Panaceia Espiritual utilizando as Forças Crísticas.

Já os Auxiliares Invisíveis são aquelas pessoas que vivem uma vida reta e voltada para servir amorosa e desinteressadamente (portanto, o mais anônimo possível) para cada irmão e irmã – focando na divian essência oculta em cada um de nós – durante o dia, enquanto em seus Corpos Densos (ou seja, enquanto em consciência de vigília, “acordados” aqui), e cujo desenvolvimento evolutivo é tal que ganham o privilégio de serem úteis por meio da instrumentalidade dos Irmãos Maiores à noite (durante o sono), enquanto estão funcionando nos seus Corpos-Alma. Isto é indicado nas palavras do Serviço Noturno da Fraternidade Rosacruz: “Hoje à noite, enquanto nossos corpos físicos descansam pacificamente no sono, possamos, como Auxiliares Invisíveis, trabalhar fielmente na ‘vinha de Cristo“. Esses Auxiliares Invisíveis são reunidos em grupos de acordo com suas harmonias astrológicas e habilidades. Eles são instruídos por outros Auxiliares Invisíveis que são, durante o dia, profissionais da saúde, e todos eles trabalham sob a orientação dos Irmãos Maiores que, naturalmente, são os que lideram toda a obra.
Não raramente, os pacientes estão cientes da presença dos Auxiliares Invisíveis.

Os Auxiliares Invisíveis nunca se recusam a responder a um apelo de ajuda, mas para responder à Força Divina de Cura (Cura do Corpo e da Alma), os pacientes devem adotar o evangelho da vida reta. Devem observar uma dieta pura – sem o consumo de carne animal (mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e outras afins). A carne animal deve ser deixada de ser consumida gradualmente, para que o Corpo Denso possa se ajustar à mudança. Já os pacientes devem encher seu lar e seus quartos de ar puro; devem encher suas Mentes com pensamentos puros e devem encher suas vidas diárias com ações puras. A Força Divina de Cura é pura. Se alguém pede para ser curado de doenças (não remediado), ele deve estar disposto a se conformar às Leis de Deus da pureza: ar puro, alimentação pura, pensamento puro e vida pura! Se o paciente ignora esses grandes fatores de saúde, ele pode ter chamado em vão a Força Divina de Cura.

Toda a Força de Cura vem de Deus, nosso Pai celestial, o Grande Médico do Universo; essa Força está latente em toda parte; ela é liberada e dirigida ao doente ou enfermo pela oração e pela concentração; ela é manifestada por meio de Cristo Jesus; ela sai das Reuniões de Cura, diariamente e semanalmente, realizadas nos Centros Rosacruz que oficia os Rituais Devocionais de Serviço. Através do funcionamento desta força suprema, os Auxiliares Invisíveis colocam as vibrações do paciente a uma taxa mais elevada, permitindo-lhe, primeiro, eliminar o veneno da doença do organismo e, em segundo lugar, reconstruir cada corpúsculo de sangue, fibra, tecido e órgão até que todo o Corpo seja renovado. Isso é feito não de maneira milagrosa, mas de acordo com as Leis da Natureza, que são as Leis de Deus. Se o paciente continuar a desobedecer a essas Leis e, por um modo de vida errado, acumular substâncias venenosas no organismo, frustra o trabalho da Cura Rosacruz.

O maravilhoso organismo chamado corpo humano (o Corpo Denso) é governado por Leis da Natureza imutáveis. Todas as doenças resultam da violação intencional ou ignorante dessas Leis. As pessoas estão doentes porque nessa vida terrena, ou em uma anterior, desconsideraram os princípios fundamentais de que depende a saúde do Corpo Denso. Se elas desejam recuperar e conservar a sua saúde, devem aprender a compreender esses princípios e a regular os seus hábitos diários de acordo com eles.

Isto é o que o Grande Curador, Cristo Jesus quis dizer quando Ele disse ao homem que era um aleijado: “Eis que estás curado, não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior.” (Jo 5:14). Mesmo o Cristo não poderia dar uma saúde duradoura, a menos que o destinatário da Força de Cura se abstivesse de hábitos errados que causam as doenças. O destinatário tem que viver em obediência às Leis de Deus que governam o corpo do ser humano e suas relações com os seus semelhantes.

Algumas pessoas “exigem” uma saúde perfeita e afirmam que têm direito a ela. Elas esquecem que nessa ou numa vida anterior perderam seu direito, dado por Deus, devido à desobediência às Leis da Natureza, que são as Leis de Deus. Por meio do sofrimento, elas têm que aprender a obediência. Quando elas aprenderem as suas lições e estarem dispostas a “não pecar mais“, o direito delas à saúde lhes será restaurado.

A Força Divina de Cura é construtiva; métodos de vida errados que desrespeitam as Leis da Natureza são destrutivos. As omissões e transgressões responsáveis pela vida errática e, consequentemente, pelas doenças são muitas. Os principais são: alimentação não natural; se alimentar demais; alimentação má distribuída em seus componentes; falta de tomar ar fresco e falta de tomar sol; falta de higiene pessoal e a sua volta; falta de autocontrole; dormir em quartos não ventilados; abrigar pensamentos de raiva, ódio e ressentimento; ceder rapidamente em se zangar e em ter raiva; gratificar os desejos e prazeres inferiores; prejudicar as criaturas semelhantes, sejam elas humanas ou animais; abusar da função criadora sexual, que é sagrada.

Uma vez que todos os órgãos e funções do Corpo Denso são interdependentes, o abuso e a consequente aflição de uma parte ferem todos os outros, promove a acumulação do veneno da doença em todo o organismo e diminui a vitalidade do todo. Os sintomas locais são, realmente, evidência de que todo o Corpo Denso está com problemas de funcionamento. Toda cura verdadeira, portanto, para alcançar resultados duradouros, é dirigida não para a supressão dos sintomas, mas para a remoção da causa que fez os sintomas aparecerem.

A cura espiritual opera nos Mundos invisíveis e não na Região Química do Mundo Físico, mas é efetuada em estrita adesão às Leis da Natureza que prevalecem tanto abaixo como acima. Consequentemente, todas as terapias naturais aplicadas somente no plano físico (na Região Química do Mundo Físico) estão em harmonia com o trabalho dos Auxiliares Invisíveis nos Mundos invisíveis.

Uma vez que o Corpo Denso é constituído das substâncias físicas introduzidas no sangue pelo alimento diário, o alimento certo é a medicina natural que o paciente deve praticar para cooperar com os Auxiliares Invisíveis na sua tarefa de reconstruir o organismo do paciente.

Antes que os Auxiliares Invisíveis possam trabalhar com o paciente, eles devem ter o acesso ao eflúvio do Corpo Vital do paciente. Essa é a contraparte etérica do Corpo Denso (o físico) e da esfera operacional da Força Vital Solar (que é o resultado da força vital do Sol, que nos rodeia como um fluido incolor, e que é absorvida pelo Corpo Vital através da contraparte etérica do baço). Os eflúvios são obtidos por meio das palavras e das assinaturas que o paciente escreve semanalmente usando caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA ou “pena mosquitinho” que você molha em um recipiente com tinta LÍQUIDA nanquim. Isso é importante, já que uma caneta à tinta nanquim LÍQUIDA carregada de eflúvios do Corpo Vital é um condutor de magnetismo muito maior do que um lápis, uma caneta esferográfica ou hidrográfica ou até uma caneta à tinta nanquim diluída em uma esponja ou outro método que não a deixa líquida. O Éter que assim impregna o papel sobre o qual o paciente escreve, semana a semana, fornece uma indicação de sua condição no momento da escrita, e fornece o meio de acesso ao seu organismo. É algo que ele deu voluntariamente e com o propósito expresso de fornecer acesso aos Auxiliares Invisíveis. A menos que o paciente faça a sua parte a esse respeito, os Auxiliares Invisíveis são incapazes de fazer qualquer coisa por ele; assim eis a razão porque é de extrema importância enviar as cartas mensais com as assinaturas semanais para o Centro de Cura da Fraternidade Rosacruz que o paciente está inscrito.

As curas instantâneas são frequentes, quando os Auxiliares Invisíveis são chamados a auxiliar em casos de doença aguda. No caso de uma doença crônica, que é de longa duração e levou anos para se desenvolver, uma certa quantidade de alívio pode ser experimentada imediatamente; a recuperação completa, no entanto, que é equivalente a uma renovação de todo o organismo, geralmente só pode ser alcançada em estágios graduais. Como dito antes, o trabalho de cura dos Auxiliares Invisíveis não é a supressão dos sintomas, mas a reconstrução de todo o organismo. Essa reconstrução necessita tempo, bem como a cooperação fiel e constante do paciente, segundo as linhas indicadas.

As reuniões da cura são feitas na Fraternidade Rosacruz nas noites quando a Lua está passando pelos Signos Cardeais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). A hora da oficiação desse Serviço é 18h30 (19h30 se o Horário de Verão estiver em vigor na localidade onde será oficiado). A virtude dos Signos Cardeais é a energia dinâmica que infundem em toda ação iniciada sob sua influência. Portanto, os pensamentos de cura definitiva dos Auxiliares Invisíveis, em todo o mundo, são potencializados pelo poder acrescentado, quando lançado sobre suas mensagens de misericórdia sob essa influência Cardeal.

Se você gostaria de se juntar a esse Serviço, sente-se calmamente quando o relógio em seu lugar de residência apontar para a hora dada, 18h30, medite sobre a saúde e o amor divino, e ore para o Grande Médico, nosso Pai Celestial, para a restauração da saúde de todos os que sofrem, particularmente para aqueles que solicitaram auxílio ao Departamento de Cura do Centro Rosacruz.

COMO SE INSCREVER NO DEPARTAMENTO DE CURA DA FRATERNIDADE ROSACRUZ EM CAMPINAS-SP-BRASIL

Se você está doente ou enfermo e deseja contar com o auxílio da Cura Rosacruz, então é só se inscrever no Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil.

Uma vez inscrito você vai recebendo as instruções periodicamente do que tem que fazer (e do que não tem que fazer). Concomitantemente, o Processo de Cura Rosacruz vai trabalhando no seu Corpo, à noite, durante o seu sono, por meio dos Auxiliares Invisíveis, como descrito acima.

Para se inscrever é só seguir as instruções nesse link: Inscrição no Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Os Irmãos Maiores e o Trabalho Deles

Vira e mexe ou nós fazemos essas perguntas para nós mesmos ou alguém vem nos perguntar: “Quem são os Irmãos Maiores? Estão sempre trabalhando nos Mundos celestiais ou vivem na Terra? Deve haver um grande número deles pela quantidade de trabalho que fazem. Qual é a melhor maneira de entrar em comunicação consciente com eles? Eles curam alguém que esteja doente?”.

Quando, há muito tempo, Deus diferenciou dentro de Si as Centelhas divinas que somos nós, conhecidos como Espíritos Virginais, todas foram criadas de maneira igual. Mas, desde o início, alguns de nós responderam mais rapidamente do que outros à influência dos Senhores da Chama, que despertaram o Espírito Divino em cada um e deram o germe de um Corpo Denso.

Desde então temos progredido. Primeiro por Involução e agora por Evolução neste Caminho, Obra e Esquema de Evolução. Mas, nem todos nós aproveitamos todas as vantagens que nos foram apresentadas. Alguns de nós ficamos tão atrasados que, no início do Período Terrestre, tivemos que ser expulsos da massa central – o atual Sol – a fim de que os outros Seres em evolução lá não se atrasassem por necessitarem daquele ambiente que, para muitos de nós, não servia. Quatro vezes isso aconteceu no nosso Sistema Solar e assim nasceram quatro Planetas, cada um deles sendo o lar de um certo número de Espíritos em evolução. Na quinta vez em que semelhante acontecimento voltou a ocorrer nós, que pertencemos à Onda de Vida humana da Terra, giramos no espaço. Pouco a pouco, a Terra foi formada, redonda e cheia de crostas. Mas, todos aqueles que deixamos na massa central estavam na posição de Irmãos Maiores para nós. Eles aproveitaram melhor a oportunidade que surgiu e não cristalizaram seus veículos como nós o fizemos. Mas, chegou um tempo em que mesmo alguns deles se revelaram demasiado densos para acompanhar as atividades dos demais.

Isso aconteceu duas vezes e assim nasceram os Planetas Vênus e Mercúrio. Os Irmãos Maiores desses Planetas visitaram a nossa Terra em vários momentos para nos ajudar, a nós, os seus irmãos mais novos. Agora que já estamos no Caminho de Evolução há algum tempo, na viagem de regresso à nossa origem, somos considerados suficientemente fortes para nos mantermos sozinhos, sem a ajuda deles. Os Espíritos mais avançados entre nós, que foram instruídos pelos que vieram de Mercúrio e Vênus, são agora os nossos orientadores. São os nossos Irmãos Maiores, seres humanos como nós, com as mesmas experiências, mas que aproveitaram todas as oportunidades de serviço amoroso, enquanto nós, por comodismo, não conseguimos acompanhá-los. Vida após vida eles voltaram à Terra e nos ensinaram, os irmãos mais novos, ignorantes e indolentes. Ajudaram e tentaram, de todas as formas que conheciam, nos ensinar como amar e despertar em nós a saudade da Casa do Pai.

Assim, continuaram a servir até se libertar da vida terrena e poder, se quisessem, permanecer nos Mundos celestiais até que nós, lentamente, atingíssemos o mesmo estado. Mas, a escolha deles foi regressar à Terra para nos ajudar. O seu amor é tão forte que não nos deixam para lutarmos sozinhos. Há muitos Espíritos assim, mas na Ordem Rosacruz há apenas doze no primeiro escalão. Desses doze, cinco nunca deixam o Templo da Ordem Rosacruz, mas os outros sete trabalham aqui na Região Química do Mundo Físico, quando necessário, guiando os assuntos de estados e países, auxiliados em seus esforços pelos Irmãos Leigos e pelas Irmãs Leigas.

Como entrar em comunicação com os Irmãos Maiores é uma pergunta frequentemente feita. Só há uma resposta: se um ser humano percorreu um determinado caminho e você deseja falar com ele, você vai em direção diferente ou segue no mesmo caminho para encontrá-lo o mais rápido possível? Devemos seguir o “caminho” através de atos de amor e esquecimento de nós próprios. Quando, mediante o Serviço prestado de modo amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível) ao irmão ou à irmã ao seu lado, esquecendo os defeitos dele ou dela e focando na divina essência oculta nele, nela e em você, tivermos feito brilhar a nossa luz, a atenção dos Irmãos Maiores será atraída para nós e receberemos a ajuda que merecemos. Se pedirmos saúde, então poderemos recebê-la, se nos conformarmos com as Leis da Natureza. Mas, lembremo-nos sempre: Deus-Pai é o Grande Médico e a única fonte suprema de saúde.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de outubro/1920 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Entendo que os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz considerem um pecado cobrar por suas lições ou suas curas. Mas, não é o obreiro digno de seu salário?

Resposta: No capítulo 10 do Evangelho Segundo S. Mateus, Cristo disse a seus Discípulos que fossem “às ovelhas perdidas de Israel” e lhes pregassem o Evangelho e curassem os enfermos. Porém, Ele também lhes ordenou “não levar ouro, nem prata, nem cobre em suas bolsas”, “nem alforja para o caminho”. No capítulo 10 da primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios, S. Paulo também mantém esta ideia: “pregar o Evangelho de graça”.

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz têm seguido essa prática desde o princípio e nunca cobraram, nem cobram, nem cobrarão pelos Ensinamentos Rosacruzes. Nenhum verdadeiro crente nesse elevado Ensinamento cobrará pelas lições, nem solicitará tipo algum de retribuição financeira.

Quem quer que seja capaz de promulgar os Ensinamentos Rosacruzes nunca cobrará nada, nem sequer por uma só lição. Os que pedem ou recebem dinheiro para exercer essa faculdade ou dar lições sobre ela, nada possuem que valha a pena pagar. A regra mencionada é guia seguríssimo e pode ser seguida com absoluta confiança.

Se o fizer, esse ato simplesmente o denuncia como um impostor. Se temos fé e trabalhamos sem egoísmo, Deus terá cuidado sempre conosco e as manifestações de amor serão suficientes para satisfazer o Aspirante à vida superior em suas necessidades.

Podia ser alegado que tal atitude animaria alguns a tomar tudo e não dar nada ou estimularia o egoísmo em outros, afinal, continuando o argumento, há uma Lei da Natureza de que não podemos obter nada de graça.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – fevereiro/1978 – Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Como é o método de Cura Rosacruz

Resposta: Em todos os quatro Evangelhos encontramos que Cristo pregou o evangelho da saúde, curou todos os que o procuraram (e quiseram ser curados) e enviou os seus Discípulos ao mundo com dois mandamentos: “pregar o evangelho e curar os enfermos”.

Estes dois mandamentos são prescritos também pela Ordem Rosacruz, cujos Irmãos Maiores são “médicos da alma”, porque a doença e a enfermidade se manifestam primeiro no Corpo Vital, que é o veículo da alma. E a cura é focada nesse veículo invisível. Durante o sono, quando saímos do nosso Corpo Denso e funcionamos nos Mundos espirituais, a cura é mais rapidamente alcançada. Os Estudantes Rosacruzes, a partir do grau de Probacionismo – desse que sejam Probacionistas Ativos e cumpram com a “Obrigação” –, são treinados para participar desse trabalho particular.

(*) Qualquer pessoa (que esteja doente ou enferma e deseja a Cura pelo Método Rosacruz) pode solicitar a sua inscrição no Departamento de Cura de um Centro Rosacruz que possua um Templo Rosacruz da Fraternidade Rosacruz. Aqui há mais informações de como proceder.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz fevereiro/1978 – Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Relação entre “Eu Superior”, Ego, Personalidade e Individualidade

Qual parte do Espírito Tríplice constitui o “Eu Superior”? Será o Espírito Divino? Afirma-se no Livro “O Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz” que o Espírito Humano é o Ego. O Espírito de Vida não é uma parte do Ego? O Ego inteiro fica no plano físico durante a vida terrena, ou somente parte dele, conforme o ensinamento hindu?

Resposta: O “Eu Superior” é o Espírito Tríplice, o Ego: o Espírito Divino, o Espírito de Vida e o Espírito Humano, mas não se deve conceber esses três como separados um do outro. O Espírito é indivisível, como a luz branca que vem do Sol através do espaço interplanetário, mas da mesma forma que a luz pode ser refratada em três cores primárias – azul, amarelo e vermelho – ao atravessar a atmosfera mais densa da Terra, o Espírito Virginal também aparece como sendo tríplice durante a manifestação, em virtude de estar rodeado por envoltórios de matéria de densidade variável.

Quando envolto apenas na substância do Mundo do Espírito Divino, é o Espírito Divino; quando o Espírito Divino recebe, em acréscimo, um envoltório de material oriundo do Mundo do Espírito de Vida, é um Ego manifestado de forma dupla; e quando, finalmente, é revestido na matéria da Região do Pensamento Abstrato, despertando o seu veículo Espírito Humano, é um Ego manifestado de forma tríplice: um Tríplice Espírito. É por isso que o Espírito Virginal, enredado nessas três camadas de matéria, está apartado de toda consciência de seu Pai Divino e, estando tão encoberto pela matéria que não consegue mais ver as coisas do ponto de vista cósmico, ao atingir o exterior, ele volta sua consciência para dentro e vê-se separado e isolado de todos os outros. Por isso, ele é um Ego – um indivíduo. Nesse ponto nasce o egoísmo, e começa a busca individual.

Quando o Espírito Humano atrai ao redor de si, para uma melhor expressão, os veículos inferiores e mais concretos – a Mente, o Corpo de Desejos, o Corpo Vital submergindo neles, e mesmo descendo até o Mundo Físico, ele adquire a consciência das coisas externas. A partir desse momento, tendo perdido o conhecimento do Mundo de Deus, de onde veio originalmente, ele começa a conquistar o Mundo Físico e a dominá-lo para atingir seus próprios fins.

Individualidade e Personalidade são iguais? Qual a diferença?

Não há outro inimigo, senão nós mesmos. Enquanto houver dentro de nós um resquício de Personalidade, haverá separação.

  • Personalidade é uma máscara mutável que o raio individual produz.
  • Individualidade é a expressão do “Eu” real, verdadeiro e superior.

Na Fraternidade Rosacruz, distinguimos nitidamente entre Personalidade e Individualidade. Personalidade é a “persona”, o conjunto enganoso, provisório e em constante mudança formado pelas nossas sensações, emoções, nossos desejos, sentimentos e modo de expressar o pensamento. São os laços de sangue, as tradições, os elos do mundo, essas coisas mais fortes que algemas de aço, tudo a que o Cristo simbolicamente chamava de “o reino dos mortos”. O mundo, a família, os bens, tudo isso é meio de aprendizagem indispensável a nós – o Ego –, no presente estado evolutivo. Contudo, há o perigo de nos identificarmos com eles, de pensar que nos pertencem ou que lhes pertencemos, olvidando nossa origem celestial, nossa condição de espírito livre, em peregrinação e aprendizagem.

Aquele que quiser ser meu discípulo, deve abandonar pai, mãe, irmãos, amigos, tudo” (Lc 14:26), nos ensinou o Cristo. Com isso não quis significar que devamos desleixar nossos deveres de pais, filhos, irmãos ou amigos Cristãos. Ao contrário, o verdadeiro Cristão é um excelente marido, pai, irmão, amigo, uma excelente esposa, mãe, porque oferece a sua afeição e trabalho o mais puro pensamento, sentimento, emoção, desejo e esforço. Oferece e não espera receber; ama e não espera ser amado; compreende e não espera ser compreendido. As ingratidões não lhe suscitam ressentimentos, mas o cuidado de verificar se não contribuiu para isso. O verdadeiro Cristão busca a amorosa tentativa de reconciliação; ora e espera pela pessoa que é teimosa e rancorosa.

Ser Cristão é exemplificar AMOR, em seu sentido lato. É deixar que o Cristo, em si, fale, viva, ame.

Individualidade é a expressão do “Eu” real (o que somos de fato, Espírito), verdadeiro e superior, comandando os pares físicos, morais e mentais como instrumentos de ação.

A Personalidade é a nossa expressão, de baixo para cima, o “homem invertido”, os valores instintivos, colorindo desordenadamente nosso modo de ser; é o nosso (Ego, Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado) amordaçamento e o nosso condicionamento às conveniências instintivas. Um pentagrama com a ponta superior para baixo…

A Individualidade não prescinde da bagagem de experiências anímicas; ao contrário, vale-se dela de um modo próprio, original, epigenético, criador. Porém, nós, o Espírito, é quem mandamos e orientamos. Como disse S. Paulo: “Não sou mais eu quem vive, mas o Cristo em mim” (Gl 2:20); e o próprio Cristo-Jesus: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30).

É certo que essa condição vamos atingindo gradativamente, em uma luta constante entre a natureza inferior e a superior, entre as trevas e a luz dentro de nós. Por isso, a lenda dos Maniqueus, referindo-se internamente ao ser humano e ao mundo, fala da guerra dos Filhos das Trevas contra os Filhos da Luz. Esses acabam vencendo aqueles; entretanto, sendo bons, não podem exterminá-los. Incorporam, pois, o reino das trevas ao da Luz; ou seja, efetuam a transmutação dos valores inferiores em valores espirituais. Os alquimistas medievais faziam o mesmo, quando falavam sobre transformar os metais inferiores em ouro. Também entre os manuscritos encontrados no soterrado mosteiro dos Essênios, Qumran, às margens do Mar Morto, há um que fala da guerra dos Filhos das Trevas contra os Filhos da Luz.

Goethe, o grande Iniciado e autor de “Fausto”, falou, pela boca de um de seus personagens: “Duas almas — ai! — lutam dentro do meu peito pela posse de um reino indivisível; uma buscando alçar-se aos Céus em ilibados anseios, enquanto a outra se agarra à Terra, em passionais desejos”. São Paulo, o apóstolo, igualmente dizia: “Pobre homem sou! O bem que desejaria fazer, não faço; o mal que não desejaria fazer, esse eu faço”.

Tudo isso mostra, de sobejo, o que todas as Escolas (como a Fraternidade Rosacruz) e Ordens ocultistas (como a Ordem Rosacruz) ensinam.

Todo Aspirante sincero à espiritualidade “ora e vigia”, sobretudo quando se acha à frente de um movimento espiritualista e deve viver o que ensina. Ao mesmo tempo, o claro entendimento dessa luta dentro de cada um de nós nos torna rigorosos conosco e tolerantes com os demais, de modo a unir e não desunir, a estimular e não censurar; enfim, “a buscar a divina essência que existe em cada um”, o que constitui a base da Fraternidade Universal que almejamos formar, como precursores da Era de Aquário.

Assim, a Individualidade é a expressão do “Eu” real, verdadeiro e “Eu Superior”, comandando os pares físicos, morais e mentais como instrumentos de ação. A Individualidade não prescinde da bagagem de experiências anímicas, ao contrário, vale-se dela de um modo próprio, original, epigenético, criador. Porém o Espírito é quem manda e orienta. Compõe-se dos veículos Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano.

É o resultado da descida do Espírito dos Mundos superiores durante a Involução (neste Esquema de Evolução) e, por ação recíproca, no mesmo período os Corpos se elevaram. O encontro dessas duas correntes no foco, ou Mente, marca o momento em que nasce o indivíduo, o ser humano, o Ego, quando o Espírito toma posse dos seus veículos.

Consideremos, agora, a doutrina do Renascimento, que postula um processo de lento desenvolvimento, efetuado, persistentemente, por meio de repetidos renascimentos e em formas de crescente eficiência. Por intermédio dessas formas, tempo virá em que todos alcançarão o cume do esplendor espiritual, presentemente, a nós, inconcebível. Nada há nessa teoria que seja irrazoável ou difícil de aceitar. Olhando ao redor, vemos por toda a parte o esforço lento e perseverante, na natureza, para atingir a perfeição. Não vemos nenhum processo súbito de criação ou mesmo de destruição, mas nós vemos, isto sim, “Evolução”. Afinal, aprendemos que Evolução é “a história do progresso do Espírito no Tempo”.

Evolução é um processo de espirais dentro de espirais. Cada volta da espiral é um ciclo. Cada ciclo funde-se com o seguinte e, como as espirais são contínuas, cada ciclo é o produto melhorado do precedente e o criador de estados sucessivos de maior desenvolvimento.

Pela Lei de Consequência sabemos que “os Anjos do Destino estão acima de todo erro e dão a cada um e a todos exatamente o que necessitam para seu desenvolvimento.” Afinal, “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (IICor 5:10).

“Todas as Leis da Natureza, inclusive a Lei de Consequência, e suas aplicações na vida humana, encontram-se sob a direção de Grandes Seres de sublime espiritualidade e sabedoria superlativa. A Lei não opera às cegas, regendo-se pelo princípio do ‘olho por olho e dente por dente’. Os Grandes Seres e Seus colaboradores administram as coisas com sabedoria muito além da compreensão da nossa Mente finita. Alguns julgam não haver meio de escapar às dívidas do passado. Mas, há. Reiteradas vezes afirmamos: Deus, a Natureza ou os colaboradores da Grande Lei nunca a empregam com todo o seu rigor. Encontramo-nos aqui, neste grande Esquema de Evolução, resguardados por essas Leis, que foram instituídas para nos beneficiar e não para nos prejudicar, ainda que nos limitem de certo modo, de maneira idêntica como limitamos a liberdade concedida a nossos filhos menores visando a protegê-los contra os perigos de sua inexperiência”.

“Mediante nossas ações passadas deixamos dívidas em pendência (lições a serem aprendidas nessa Escola da Vida), sujeitas ao resgate, ou seja: a mostrar para nós mesmo que aprendemos a lição. No entanto, reconhecendo nossas falhas, procuramos escrever uma nova página de nossa vida, em harmonia com as Leis outrora infringidas. Essa transformação apaga as consequências dos erros passados e os agentes da Grande Lei, ao observarem isso, abstêm-se de nos infringir os sofrimentos dos quais fizemo-nos merecedores. Aí está a diferença entre os pontos de vista espiritual e fatalista. A mão de Deus, por intermédio de Seus agentes, encontra-se em toda parte, desde os acontecimentos mais importantes, como a passagem de um Planeta por sua órbita, até o mais simples como a queda de uma folha. Tudo está sob Seu cuidado amoroso e, por conseguinte, o que nos sucede harmoniza-se com o Grande Plano Divino. E tal Plano certamente não pode ser “fatalista”.

Vamos ver, agora, as fases da vida Terrestre e Celestial: em um ciclo de vida, temos a parte superior denominada “Celestial” e a parte inferior, “Terrestre”.

De cima para baixo, como Egos estamos no Terceiro Céu no Mundo do Pensamento Abstrato com uma vontade clara e intensa de adquirir mais experiências (por meio de aprendizagem de mais lições) e, assim, obter um Crescimento Anímico, somos atraídos para mais um renascimento ao qual escolhemos nosso Panorama de Vida (dentre alguns possíveis nos mostrados pelos Anjos do Destino) e partimos para o Segundo Céu, também no Mundo do Pensamento, mas na Região do Pensamento Concreto ao qual reunimos materiais para formar uma nova Mente. Partimos para o Primeiro Céu, que se situa no Mundo do Desejo, reunindo materiais para um novo Corpo de Desejos e, por fim, adentramos ao Mundo Físico na Região Etérica e, também, reunindo materiais para posterior construção do Corpo Vital e, auxiliados mais de perto pelos Anjos do Destino nos preparamos para mais um nascimento aqui (Nascimento do Corpo Denso).

Ao nascer, após o primeiro suspiro (primeira respiração) iniciamos nossa jornada na Vida Terrestre. A cada 7 anos, aproximadamente, temos o “nascimento” dos Corpos:

E a cada 7 anos temos uma mudança de fase na nossa vida (quer façamos ou não):

  • 28 anos – Início da Seriedade de Vida;
  • 35 anos – Máximo de Vitalidade – 2º Crescimento;
  • 42 anos – Mudança de Vida;
  • 49 anos – Máximo da Mentalidade; e
  • XX anos – Morte.

Após mais uma morte aqui, vemos o Panorama da nossa Vida recém-finda e, assim, se encerra mais uma jornada terrestre aqui, a qual é revista e gravada toda a experiência que acumulamos no Átomo-semente do Corpo Denso e é passada, via Átomo-semente do Corpo Vital, para o Átomo-semente do Corpo de Desejos. Essa gravação é a base da nossa nova vida celeste.

Na “subida”, inicia-se o retorno para mais uma vida celestial, nós aqui com o Corpo de Desejos (que assume o formato do Corpo Denso) e o veículo Mente, seguimos para o Purgatório, onde por meio do sofrimento purgamos o que de mal fizemos, e a Essência da Dor se incorpora em nós como consciência; de depois passamos para o Primeiro Céu, onde tudo que fizemos de bom se incorpora em nós como bons hábitos e/ou virtudes.

Ao entrar no Segundo Céu, vivemos com a Mente (que temos aqui) e se aqui nos esforçamos para viver uma vida cuidando mais da parte espiritual dela, temos a chance de trabalhar sobre novos ambientes, novos Corpos e veículos para os outros e para o nosso próximo renascimento.

Por fim retornamos para o Terceiro Céu e a essência da Mente do “reto pensar” e essência Anímica de “reto sentir” são incorporadas em nós como bases para futuros “atos de retidão”.

Encerra-se um ciclo de vida e aguardamos uma nova oportunidade de renascimento para aprendermos as lições que nos faltam, “pelo amor ou pela dor”.

Que as rosas floresçam em vossa cruz

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Shakespeare à Luz dos Ensinamentos Rosacruzes – Leonatus – uma profecia da Era Vindoura

No livro “Conceito Rosacruz do Cosmos, lemos que “Rosacruzes como Paracelso, Commenius, Bacon, Hellmond e outros deram pistas em suas obras e influenciaram outros.

A grande controvérsia sobre a autoria de Shakespeare (que em vão usou tantas penas de ganso e desperdiçou muita tinta boa que poderia servir para fins úteis) nunca teria surgido se os especuladores soubessem que a semelhança entre Shakespeare e Bacon se deve ao fato de ambos terem sido influenciados pelo mesmo Iniciado, que também influenciou Jacob Boehme e um pastor de Ingolstadt, Jacobus Baldus, que viveu depois da morte do Bardo de Avon, e escreveu versos líricos em latim.

Se o primeiro poema de Jacobus Baldus for lido com uma determinada chave vamos verificar que, lendo as linhas para baixo e para cima, aparecerá a seguinte frase: ‘Até agora falei aqui, do outro lado do mar, e por meio do drama; agora vou me exprimir através das letras’”.

Se quiser saber mais sobre esse assunto é só clicar aqui: Shakespeare à Luz dos Ensinamentos Rosacruzes – Leonatus – uma profecia da Era Vindoura

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Quem foram os Maniqueus e Santo Agostinho foi um deles?

Resposta: Mani ou Manes ou, ainda, Maniqueu nasceu próximo a Otesiphon, na Mesopotâmia, em torno do ano 227 da Era Cristã, morrendo por volta de 277. Com referência a seu pai, supõe-se ter sido membro da seita dos “Batistas”. Os ortodoxos negam seu sentimento Cristão.

Mani chamou a si mesmo “Eu, Mani, o Apóstolo de Jesus Cristo”; afirmando que vinha para dar cumprimento à profecia de Cristo. Reuniu os ensinamentos de Zoroastro com os de Buda e, provavelmente, com os princípios do Taoísmo e com os do Novo Testamento. Uma vez que o Maniqueísmo se relacionava pouco com o Novo Testamento, Mani, sendo persa, considerou desnecessário integrar-se primeiramente no Judaísmo, para depois converter-se ao Cristianismo.

A ortodoxia recusa aceitar como Cristão quem não aceite o Novo Testamento conjuntamente com o Antigo Testamento. Evidentemente, Mani julgou haver solucionado o problema do bem e do mal, bem como da realidade da natureza, o que se conclui após um estudo do que se encontra em seu sistema básico, idêntico ao que está exposto no Evangelho da Verdade, descoberto há alguns anos em Nag Hamadi, no Egito.

O aramaico foi o idioma oficial do Império Persa Ocidental, bem como foi o dialeto oriental, assim como o hebreu é o dialeto do ocidente. Em outras palavras, os persas tinham as mesmas palavras sagradas tal como os hebreus, mas em aramaico, que foi o idioma falado por Jesus. Mani escreveu em siríaco e persa e em “código” ou cifrado. Muitos livros Maniqueus foram descobertos em 1930.

A lenda dos Duendes Luminosos e dos Duendes Sombrios mencionada no Conceito Rosacruz do Cosmos[1] demonstra que os Maniqueus atribuíram a si a prerrogativa de solucionar o problema da conquista do Mal, da mesma forma que Max Heindel descreve. Entretanto os chamados escritos Maniqueus sobre a natureza da Verdade e da Realidade não pertencem à época de Mani, pois, como já foi dito, eles foram encontrados no Evangelho da Verdade, escrito em algum lugar por volta da metade do segundo século, ao passo que Mani viveu no terceiro século da Era Cristã.

A Angeologia Zoroastriana é, naturalmente, uma parte real do Cristianismo e do Judaísmo Esotérico. Não há dúvida que, durante o exílio, profetas hebreus e mestres zoroástricos trabalharam em conjunto, o que até a Bíblia demonstra.

Os Maniqueus exotéricos, contudo, não formam a Escola Interna de Mistério, a respeito da qual Max Heindel fala.

Tal como a Fraternidade Rosacruz é uma escola preparatória para a Ordem Rosacruz, assim é o movimento Maniqueu, incluindo os Cataristas ou Albigenses do sul da França, são a representação externa da Grande Escola de Mistérios nos Planos Internos.

Porém, todos os conceitos básicos espirituais do Maniqueísmo são, também, encontrados no Rosacrucianismo, por serem, naturalmente, universais, construídos sobre verdades eternas. Onde quer que haja Mentes abertas à verdade, esses conceitos estarão em evidência, pois somente o fanatismo e a intolerância vivem deles divorciados.

Até certo ponto a Cosmogonia maniquena é um tema da ciência, parcialmente baseada na “Revelação” (lida na Memória da Natureza) e parcialmente nas descobertas científicas externas. Os cientistas modernos estão reelaborando a sua Cosmogonia, modificando a hipótese nebular, descobrindo novos aspectos da evolução, da natureza, da matéria etc. e todas essas mudanças serão, eventualmente, incorporadas à Religião da Era de Aquário, a qual terá uma nova Cosmogonia.

Santo Agostinho foi um membro sem, contudo, ingressar na escola esotérica. No maniqueísmo existia um conjunto de ensinamentos internos, aos quais Santo Agostinho não teve acesso, atendo-se exclusivamente à escola externa. Sua mãe, Mônica, foi uma devota católica, orando continuamente para que ele se reintegrasse ao catolicismo.

Em virtude de tenaz perseguição que sofreu – perseguição essa vinda de todos os lados – a Ordem exotérica de Mani foi impelida a se esconder. Entretanto, os Maniqueus se disfarçaram e começaram a trabalhar de dentro dos agrupamentos de seus inimigos.

Mani foi crucificado pelo sacerdócio pérsico, pelos fanáticos e perseguidores que não admitiam seu Cristianismo. A Ordem de Mani existiu na Europa e na Ásia, podendo ser restaurada de alguma forma dentro de alguns séculos.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz março/1967 – Fraternidade Rosacruz-SP)


[1] N.R.: do Capítulo XVI – Desenvolvimento Futuro e a Iniciação: “Quando um ser humano do Período de Júpiter disser ‘vermelho’ ou expressar o nome de um objeto, apresentar-se-á à sua visão interna uma reprodução exata e clara do tom particular de vermelho em que esteja pensando ou do objeto de que esteja falando, reprodução essa que será também visível para o interlocutor. Não haverá mal-entendido quanto ao que pretende significar pelas palavras emitidas, porque os pensamentos e ideias serão visíveis e vivos. A hipocrisia e a adulação serão completamente eliminadas, os seres humanos se ver-se-ão exatamente como serão. Haverá bons e maus, mas as duas qualidades não se encontrarão mescladas na mesma pessoa. Haverá seres humanos perfeitamente bons e seres humanos completamente malvados, e um dos problemas mais sérios daquele tempo será a maneira de agir com estes últimos. Os Maniqueus, uma Ordem de espiritualidade ainda superior à dos Rosacruzes, estão atualmente estudando esse problema. Pode-se obter uma ideia antecipada dessas condições num curto resumo da sua lenda (Todas as ordens místicas têm uma lenda simbólica enunciadora dos seus ideais e aspirações).

Na lenda dos Maniqueus há dois reinos: o dos Luminosos e o dos Sombrios. Esses últimos atacam os primeiros, são derrotados e devem ser castigados. Contudo, como os Luminosos são perfeitamente bons, como, do mesmo modo, os Sombrios completamente maus, eles não os podem infligir nenhum mal, pelo que os castigam lhes fazendo o Bem. Para isso, uma parte do reino dos Luminosos se incorpora ao dos Sombrios e, desta maneira, com o tempo, o mal é transmutado. O ódio não será dominado pelo ódio; há de sucumbir ante o Amor.”

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Os Estudantes Rosacruzes, que praticam os Ensinamentos Rosacruzes, creem em uma vida depois da morte? Por quê?

Resposta: Sim. Os Ensinamentos Rosacruzes “tiram”, da morte, o aguilhão da dor, porque eles preparam o Estudante Rosacruz para o que deve esperar na vida futura.

Uma viagem para países estrangeiros se torna agradável quando estamos preparados e sabemos algo do país ao qual nos dirigimos. De modo semelhante, conforta muito conhecer as condições existentes naquelas paragens que se nos apresentam tão misteriosas, em virtude da sombra negra que tem pesado sobre muitas pessoas quando chegam a fase que conhecemos como “terceira idade” ou pessoas idosas, ou “melhor idade”, ou pessoas senis, incluindo aqui alguns casos de pessoas doentes ou enfermas de qualquer idade.

O conhecimento da vida além da tumba conforta mais ainda aqueles que perderam seus entes queridos.

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, com seu conhecimento superior dos Mundos espirituais, nos trazem a prova de uma existência desses sublimes Mundos. Muitos Estudantes Rosacruzes avançados também têm recebido provas positivas de uma vida depois da morte. Para eles, tal vida já não consiste apenas em uma teoria, mas, sim em uma verdade.

É possível, com o desenvolvimento de um sentido mais sutil, experimentar e ver realmente as condições que existem nessa invisível “terra dos mortos que vivem”. Ela interpenetra nosso Mundo Físico, denso, embora não seja vista pelos que têm unicamente desenvolvido o sentido da vista física. Na Fraternidade Rosacruz o Estudante Rosacruz pratica Exercícios Esotéricos que o ajudam nesse desenvolvimento.

John Mc Creery em seu belo poema diz:

Eles não estão mortos.

Eles apenas passaram além da névoa que aqui nos cega,

para uma vida nova e maior,

naquela esfera mais serena”.

A morte é, para um Estudante Rosacruz, que pratica os Ensinamentos Rosacruzes, somente uma mudança de consciência. É tirar um vestido usado (o Corpo Denso) para funcionar somente com o Corpo de Desejos (que toma a forma do Corpo Denso) na nossa vida celeste e depois funcionar só com a Mente na nossa passagem pela Região do Pensamento Concreto e, por fim, vivenciarmos sem nenhum Corpo ou veículo, mas com toda a potência do Tríplice Espírito que é o que realmente somos: um Ego!

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – fevereiro/1978 – Fraternidade Rosacruz-SP)

porFraternidade Rosacruz de Campinas

Valioso Patrimônio

Muitos se queixam das dores físicas e morais pelas quais passam nesta vida. Em vez de nos queixarmos, devemos pôr em prática o autoexame, a fim de percebermos em que ponto está a insuficiência para descobrir a falta, ou seja, a causa das tribulações. Desse modo a vergastada de Saturno durará pouco ou até perderá seu efeito. Não é propósito de Deus, amoroso e justo como é, que soframos neste mundo. Nós é que, pela transgressão das Leis da Natureza, provocamos efeitos dolorosos.

O autoexame e o descobrimento da causa de nossas dores é uma preciosa lição que deve ser aprendida por todo Estudante Rosacruz sincero à espiritualidade. Ao descobrir e assimilar a razão do sofrimento, ele experimentará a alegria que sente o que encontra a valiosa pérola do conhecimento. E essa alegria superará as dores e lembranças tristes que envolveram a aprendizagem da lição. Compensa em muito. E, no decorrer do tempo se desenvolverá, no Estudante Rosacruz, a posse mais valiosa de cada um de nós (o Ego que é o que somos): o equilíbrio – que o levará acima das exigências do mar das emoções, ao reino de paz eterna que sobrepassa todo o entendimento. Essa é a lição que nos transmite aquela passagem dos Evangelhos em que o Cristo vem andando sobre as águas e sua aparição atemorizou os Discípulos no barco. Então, S. Pedro pediu permissão ao Mestre para ir ao Seu encontro, andando também sobre o mar. Mas, ele temeu e ia afundando, quando o Mestre o amparou (Mt 14:22:36).  Isso significa: o Aspirante à vida superior, que é o Estudante Rosacruz, deve confiar em suas possibilidades espirituais e buscar sobrepor-se a sua instabilidade emocional, contando, entretanto, com auxílio superior, nos momentos de fraqueza (pois “o único fracasso é deixar de lutar”).

Quando o Estudante Rosacruz atingir esse ponto de seu desenvolvimento, tanto Saturno como Júpiter ou outros Espíritos Planetários não mais terão poder de impulsioná-lo, pois foi aprendida a regra do domínio próprio e, desde então, poderá tomar o timão de seu destino e orientá-lo pelo adequado uso da razão superior, que está de acordo, sempre, com a vontade divina. É o que significam as palavras de S. Paulo: “Já não sou em quem vive, mas o Cristo (o Espírito Interno) em mim” (Gl 2:20); e as de Cristo: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30). Goethe, o grande Iniciado alemão, esclareceu a esse respeito: “O homem se liberta de todas as forças que encandeiam o mundo quando alcança o domínio de si mesmo”.

A Fraternidade Rosacruz e a Ordem Rosacruz, como Escola de Mistérios Ocidentais, adaptada à necessidade evolutiva desta parte mais adiantada do globo, nunca louva e jamais condena; nunca obriga o Estudante Rosacruz a nada. Apenas o orienta, deixando que o anseio de libertação brote espontaneamente de seu íntimo. O discernimento, a capacidade de julgar as obras, ações, os atos, desejos, sentimentos, as emoções e os pensamentos, cabe a cada um, orientado pela Fraternidade Rosacruz. Em todos os Aspectos os Irmãos Maiores ensinam-no a manter-se e andar com suas próprias pernas, de modo a não depender de ninguém, nem mesmo deles. Essa é uma das diferenças entre o método Ocidental (Fraternidade Rosacruz) e o Oriental (demais escolas, algumas até indevidamente com o nome de Rosacruz, também).

Diz acertadamente o provérbio: “quanto mais alto subimos, tanto maior é a queda”. Isso no caso de cairmos e há esse perigo. Em qualquer grau de nosso desenvolvimento.

Preparatório ou mesmo iniciático pode um indivíduo cair numa prova. E as provas existem para testar sua firmeza e avaliar-lhe o mérito de atingir pontos mais altos, como os exames e sabatinas ao estudante que deseja avançar na escola. Somente pelo cultivo do equilíbrio e da autoconfiança, ligadas ao zelo de uma firme devoção, estaremos aptos a prosseguir. Não importa o que possam dizer de nós. Por mais discretos que sejamos em nossa atuação (e a discrição é importante mesmo) não podemos evitar que muitos nos julguem “diferentes” e outras coisas mais. Não importa, repetimos. As opiniões, as palavras, não têm o poder intrínseco de nos ferir, se vibramos superiormente. É nossa própria atitude mental em relação às palavras e atitudes dos outros que determinam o efeito delas sobre nós, tanto para o bem como para o mal. S. Paulo, em face da perseguição e maledicência, afirmou que “nenhuma dessas coisas me comove” (At 20:24). O equilíbrio é indispensável a quem pretende avançar espiritualmente. Sem ele o Corpo de Desejos se desenfreia ou se congela na proporção da natureza das emoções geradas no convívio com os outros.

Ser pacífico numa vida fácil ou nas montanhas ou ainda vivendo como um eremita é simples e não tem méritos. Como disse Cristo: “ser amigo de quem nos ama e agrada é muito fácil; é preciso que amemos nossos inimigos” (Mc 6:27). Realmente, é difícil manter uma atitude equânime, equilibrada, pacífica, num ambiente industrial ou em meio à tribulação. Todavia é preciso que essa atitude seja por nós conquistada. Muitas pessoas famosas chegaram a sê-lo porque verificaram, em tempo, que a perda de equilíbrio interferia em suas ambições. Por isso praticaram o equilíbrio. Em suas biografias e observações relatam que o equilíbrio lhes trouxe um aumento de eficiência nos negócios, na saúde e, por corolário, na felicidade em geral. Ora, se o autocontrole pode ser conseguido pelas pessoas mundanas e tanto benefício tem trazido às condições ordinárias da vida, igualmente é benéfico nos esforçarmos para seguir o “caminho”. Aliás, somos observados por nossos familiares e companheiros. Em nós o equilíbrio deve ser uma coisa natural, porque constituem um reflexo lógico da fé e da esperança. Se damos um bom exemplo, nos constituímos defensores daqueles companheiros mais novos que ainda não têm grande iluminação, dando-lhes ânimo para alcançá-la também.

A depressão e a soberba são nocivas. O equilíbrio deve ser cultivado, como auxílio na obtenção e manutenção da saúde e condição de maior avanço espiritual.

Esperamos que todos consigam possuir esse patrimônio valioso.

(Publicado na Revista: Serviço Rosacruz – abril/1965 – Fraternidade Rosacruz – SP)

Idiomas