O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS realizadas pelos Estudantes Rosacruzes, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos que foram objetos de exposições, publicações e em Reuniões públicas de Estudos durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital (com a formatação e as figuras em melhor qualidade)
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Junho de 2025
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:

Julho – Sol transitando pelo Signo de Câncer (Junho-Julho) 7
Termo Rosacruz: Massa Ígnea Central no Período Solar 21
Termo Rosacruz: As 2 Classes de Água do Período Lunar 22
Termo Rosacruz: Período Lunar na Teoria científica dos tempos modernos 23
Termo Rosacruz: Nebulosa no Período Lunar 25
Termo Rosacruz: Espirais dentro de Espirais 27
Termo Rosacruz: Recapitulação. 29
Termo Rosacruz: Período de Repouso. 34
Termo Rosacruz: Quem eram os “Elohim” nas Épocas do Período Terrestre. 36
Termo Rosacruz: Onda de Vida. 45
Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Junho: 48
A boa música eleva a vibração de cada uma das fontes de desenvolvimento do Espírito. 50
As guerras não terão fim? Não haverá paz para todos?. 52
Viver de aparências será sempre um risco, um grande perigo. 55
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?. 59
2.Pergunta: Existe fazer um “Pacto com Lúcifer”, como algumas pessoas falam?. 59
O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ. 64
Se você está doente e entende que precisa de ajuda. 67
*******************************************************************************************************
Informação
As Reuniões de Estudos presenciais abertas ao público ocorrem na nossa Sede própria situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP – Brasil, aos domingos às 16 h e/ou às 17 h. Em seguida temos a oficiação do Ritual do Serviço Devocional do dia.
Se você quiser participar presencialmente é só nos avisar antecipadamente pelo WhatsApp: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
É uma oportunidade ímpar de você estar estudando com pessoas que têm o mesmo ideal Rosacruz!
Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Junho/2025: Reuniões de Estudos e Publicações
-Dia 1/06 – 16 h – Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo S. Mateus – Cap. 7 – P.2 – “pérolas aos porcos” … “pedir o que tem capacidade para receber”
17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Solar – Terra – Sol – Massa Ígnea Central
-Dia 08/06 – 16 h – Estudos de Astrologia Rosacruz – Reunião Reservada
17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Lunar – Duas Classes de Água – Nebulosa no Período Lunar
-Dia 15/06 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Terrestre – Espirais dentro de Espirais – Recapitulações – Períodos de Repouso
-Dia 22/06 – 16 h – Reunião do Estudante Regular – Reunião Reservada
17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Terrestre – Quem eram os Elohim nas Épocas do Período Terrestre – Vida – Onda de Vida
-Dia 29/06 – Recesso – Não houve Reuniões de Estudos
Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito/
-Publicações de textos no nosso Site (www.fraternidaderosacruz.com) e nas nossas Redes Sociais:
https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas
https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e
https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas
-Correção de lições dos Cursos (Filosofia, Bíblia e Astrologia) dos Estudantes Rosacruzes que fazem tais Cursos por esse Centro Rosacruz
-Respostas às dúvidas dos leitores (via e-mail, no site, nas redes sociais)
-Oficiação dos Rituais do Serviço Devocional (incluindo Hino de Abertura, do Signo do mês solar e Hino de Encerramento)
-Continuação dos tratamentos de saúde para os irmãos e as irmãs inscritos no Departamento de Cura desse Centro Rosacruz
***********************************************************************************************************
Julho – Sol transitando pelo Signo de Câncer (Junho-Julho)
Aproveitemos o mês e unamos os Ensinamentos Rosacruzes: Filosofia, Bíblia e Astrologia Rosacruz para praticarmos durante TODOS OS DIAS DE JULHO. Esse mês solar de JULHO, que vai de de 22 de junho a 22 de julho, corresponde à Hierarquia Zodiacal de Câncer.
Câncer é a Hierarquia Criadora dos Querubins, que mantém sobre a Terra o modelo cósmico da exaltação do divino feminino em toda a Criação. Esse Signo é o lar da gloriosa Mãe do Mundo, uma elevada Iniciada da Hierarquia de Câncer. Esse Ser, e o princípio que representa, é reconhecido e deificado por todas as grandes Religiões do mundo.
Câncer trata com a Alma – a Alma como reveladora da verdade. Por isso a dedicação durante o mês de Câncer é a busca dessa luz, ainda nunca vista sobre a Terra nem sobre o mar.
Enquanto o Sol entra em Câncer, no mês de Julho, o Senhor Cristo ascende ao Seu próprio Mundo, o Mundo do Espírito de Vida. Esse é o Reino onde a unidade e a harmonia reinam supremas; também, é a esfera de consciência que os primeiros discípulos de Cristo contatou no Dia de Pentecostes. Isso será alcançado por toda a Humanidade avançada no fim do presente Período Terrestre.
Por meio da operação do Cristo Cósmico, é aqui que o Filho ou o princípio da Palavra e o segundo aspecto da Trindade, nosso Abençoado Senhor, contata a Hierarquia de Câncer, os Querubins. Esses Seres celestiais são os guardiões de todos os lugares Sagrados no Céu e na Terra. Eles guardam até mesmo o maior mistério da vida. Sob a orientação do Senhor Cristo, esse mistério sagrado é transmitido para baixo, de Câncer para o seu Signo oposto, Capricórnio, e fornecido para os Arcanjos. Foi por essa razão que o Salvador do Mundo, que veio para a Terra proclamando o mistério do Espírito Santo, nasceu sob o Signo de Capricórnio. A observância conhecida eclesiasticamente como a Festividade de São João, o precursor do Cristo, ocorre durante a estação do Solstício de Junho.
Em julho a Alma da Terra está impregnada de puro êxtase. O Céu se inclina, enquanto a Terra é elevada. No intercâmbio divino de forças espirituais o Casamento Místico entre o Céu e a Terra é consumado. Em um intervalo de quatro dias, as correntes de desejos são acalmadas de tal modo que as forças espirituais vão se tornando cada vez mais operantes. A Terra vai, então, sendo literalmente inundada com a luz pura e branca do espírito. O discípulo que aprende como se sintonizar com esse influxo poderoso receberá um despertar jamais sonhado de consciência espiritual.
O centro físico correlacionado com Câncer é o Plexo Celíaco (também chamado de Plexo Solar), que é uma complexa rede de neurônios que, no corpo humano, está localizada atrás do estômago e embaixo do diafragma, perto do tronco celíaco na cavidade abdominal a nível da primeira vértebra lombar (L1), chamado, às vezes, de “o sol do estômago”. Antes da vinda de Cristo esse centro era considerado muito importante em relação ao desenvolvimento para a Iniciação. Na nova Raça crística, o Plexo Celíaco será dirigido novamente pelo Espírito, porque o Sistema Nervoso Simpático se transformará na coluna feminina do Corpo-templo humano.
Dentre os 12 Apóstolos, o correlacionado com Gêmeos é S. Natanael (ou Bartolomeu, nos três Evangelhos sinóticos), que é um místico em quem não existe o engano.
Procure utilizar a seguinte frase ao fazer os Exercícios Esotéricos de Concentração durante o dia e o da Meditação: “…se caminhamos na Luz como Ele está na Luz, estamos em comunhão uns com os outros” (IJo 1:7). Faça isso em cada um dos dias em que Câncer enfoca seu ritmo sobre a Terra, e os significados ocultos dessa passagem lhe aclarará a Mente e o Coração sobre sua significância esotérica.
**************************************************************************************************************
01/06 – 16 h – Estudos Bíblicos Rosacruzes – Evangelho Segundo S. Matheus Capítulo 7 – Versículos: 6 a 11
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz, como Estudantes Rosacruzes que as páginas da Bíblia possuem: uma mensagem para todas as Almas sedentas, independente do estágio que se esteja no Caminho da realização. E, também, esperança, conselho e inspiração para as Mentes mais fechadas e tradicionalistas, e ao mesmo tempo, há palavras gloriosas de luz para o intelecto questionador e liberal.
Se estudarmos como se deve os Ensinamentos Bíblicos, e se observarmos bem ao nosso redor, será fácil descobrir que: em todas as partes da Bíblia há ensinamentos e conforto; tanto para as doutrinas mais simples como para doutrinas mais elevadas, e para o maior Iniciado que este Planeta é capaz de produzir.
Comecemos desvendando algumas significâncias esotéricas desse trecho do versículo 6:
Significância esotérica da passagem: “Não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos”
Está claro que no Ensinamento dado por Cristo é que não devemos oferecer os Ensinamentos Cristãos a quem não os aprecia ou não é digno delas. Há vários tipos de irmãos e irmãs que não “apreciam” e/ou que não querem saber “disso”.
E por quê? Porque o efeito pode ser perda de tempo (nosso e deles), perigoso, confundir com proselitismo e/ou missionarismo, totalmente contrário os princípios Rosacrucianos. Coisa parecida ocorre quando pessoas que chegam à Fraternidade Rosacruz com mero diletantismo intelectual. Se não tomarmos cuidado, é fácil cair em argumentações, discussões, desqualificações, comparações com outras instituições que o irmão ou a irmã frequenta ou frequentou.
Devemos transmitir os Ensinamentos Cristãos, mas consideremos o nível de entendimento do irmão ou da irmã, senão o irmão ou a irmã podem estar acostumados a dogmatismos, ou podem confundir a Fraternidade Rosacruz com outras denominações ou ainda, estar interessados em fenômenos ou aquisição de “poderes” e se o interesse é mais Devocional (partindo do coração pela beleza dos Ensinamentos Cristãos Rosacruzes).
E, no caso de não ser por interesse devocional, a curiosidade ser somente superficial; adquirir conhecimento pelo conhecimento e a busca pode ser por novidades, nem se tocando que aqui são “verdades antigas em novas roupagens”. Ou, então, ter “dificuldades” em ver resultados visíveis, e ou desistir ou falar mal do Método Rosacruz.
De qualquer forma, sempre será o melhor método para demonstrar como funciona o “Método Rosacruz de Conhecimento Direto” às verdades espirituais pela prática na vida do Estudante Rosacruz.
**
Significância esotérica da passagem: “Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois, tudo o que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? Ou lhe dará uma cobra, se este lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem”
Muitos acham que é uma “receita” para uma “oração eficaz”, entendendo aqui “eficaz” como conseguir o que está pedindo! Esotericamente, é claro, que não é bem isso, né?
Para entendermos o que o Cristo está nos ensinando aqui comecemos com algumas afirmações:
•Não perguntamos ao mineral se ele quer ou não se cristalizar, nem à flor se quer ou não florescer, nem ao leão se deixará ou não de devorar. Todos estão, tanto nas grandes quanto nas pequenas coisas, sob o domínio absoluto do Espírito-Grupo, pois carecem de iniciativa e livre arbítrio, o que em certo grau são atributos somente nosso, dentre os 4 Reinos de Vida.
•Todos os animais da mesma espécie aparentam ser quase iguais porque emanam do mesmo Espírito-Grupo, enquanto entre todos os seres humanos que povoam a Terra não há dois que pareçam exatamente iguais; nem sequer os gêmeos quando adolescentes, porque a estampa que o Ego sobre cada um produz, é a diferença, tanto na aparência quanto no caráter.
O Sol sempre nascerá no oriente e se porá no ocidente. Não atrasa e nem adianta. A maré alterna entre alta e baixa. Não adianta e nem atrasa. Toda planta sempre germina, cresce, floresce e frutifica (segundo leis infalíveis). Todos os bois pastam erva e animais ruminantes pastam. Isto é mais uma ilustração da absoluta influência do Espírito-Grupo.
Para os 3 Reinos de Vida, isso tudo funciona com infalível precisão e não deixam nunca de funcionar. Mas…de maneira completa e perfeita, só onde há ambiente propício! Notemos que para os 3 Reinos sempre será automaticamente, sempre mecanicamente.
•Agora para o nosso Reino, o Humano, pode ou não existir circunstâncias para qualquer coisa funcionar de uma maneira ou de outra. Ou seja, não podemos ser manejados tão facilmente de fora, seja ou não com o nosso consentimento. Somente nós podemos, até certo ponto, seguir nossos próprios desejos, dentro de limites determinados.
E qual é a principal CAUSA dessa diferença entre nós e os outros 3 Reinos de Vida? O Livre Arbítrio!
E isso nos proporciona um certo privilégio se, e somente se, aprendemos com os nossos erros e se andamos na retidão com as Leis de Deus, mas há um grande perigo! Se insistimos em procrastinar, adiar, deixar para depois, os efeitos serão sempre danosos, sempre graduados pela gravidade das nossas más decisões, para o nosso desenvolvimento nesse Esquema de Evolução.
Agora, nunca esqueçamos que o nível de desenvolvimento espiritual depende sempre do quanto estamos prontos! Ou seja: se não estivermos prontos, não nos desenvolveremos espiritualmente numa Escola de Preparação para Iniciação como é a Fraternidade Rosacruz!
O que isso significa? Aqui na Fraternidade Rosacruz significa o quanto seguimos o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz.
E nisso está incluído, o quanto oficiamos os Rituais de Serviço Devocional e o praticamos os Exercícios Esotéricos Rosacruzes. E mais ainda, o quanto colocamos em prática no nosso dia a dia os Ensinamentos Rosacruzes que aprendemos.
Em outras palavras: ser de fato e verdadeiramente um Estudante Rosacruz ativo.
E por que é necessário tudo isso?
Porque aqui o foco é desenvolver o Corpo-Alma e a Mente Abstrata.
Aqui cabe totalmente o provérbio que diz que “o recebido está no recipiente segundo a capacidade do recipiente”. Ou seja: só recebemos aquilo que temos condições de receber; se somos um copo, recebemos o suficiente para encher um copo; se um balde, o suficiente para encher um balde; se uma piscina, o suficiente para encher a piscina.
Portanto, os Ensinamentos Rosacruzes estão todos a nossa disposição e prontos para serem recebidos, mas o que falta? Qual é o tamanho do seu recipiente?
Agora, com toda essa introdução podemos compreender a significância esotérica do “Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá”
Sabemos que o princípio fundamental para construir e desenvolver o nosso Corpo Vital é a repetição. As experiências repetidas agindo nele criam a memória.
Nessa passagem acima, considerando o que explicamos, há somente uma finalidade: criar em nós as condições para aumentar o nosso recipiente.
E o que indica esse texto? Como devemos fazer isso?
As Hierarquias Criadoras, desejando nos prestar uma ajuda inconsciente por meio de certos Exercícios, instituíram a oração! Por isso elas nos recomendaram que “orássemos sem cessar”, pedindo a Deus. Os críticos têm perguntado ironicamente e com frequência, porque será necessário estar sempre a orar.
Se Deus é Onisciente, dizem, deve conhecer todas as nossas necessidades e, se não é, as orações provavelmente, não chegarão até Ele. Aliás, se não for Onipotente também não poderá, sequer, responder às orações. Pensando de modo análogo, até muitos Cristãos têm acreditado que será ruim, estar importunando a Deus continuamente com orações.
Tais ideias estão baseadas numa má compreensão.
Deus, verdadeiramente é Onisciente, não necessita que ninguém lhe recorde nossas necessidades. No entanto, se, como devemos, Lhe dirigimos orações, somos nós mesmos que nos elevamos para Ele ao prepararmos e purificarmos os nossos Corpos Vitais.
Se orarmos como devemos, aí está a grande questão. Geralmente, interessam-nos muito mais as coisas temporais do que elevarmo-nos espiritualmente. As igrejas celebram reuniões especiais para pedir chuva ou para pedir o triunfo do exército ou armada sobre o inimigo. A oração é um meio de produzir pensamentos delicados e puros que agem sobre o Corpo Vital. Ela é também um dos melhores métodos para realizar a espiritualização dos nossos Corpos.
E, como aprendemos na Filosofia Rosacruz, ela é muito superior à fria Concentração, pois é devoção pura e impessoal, dirigida a altos ideais.
Agora, para praticar esses Ensinamentos nos fornecidos por Cristo nessa passagem, façamos sempre as Orações científicas.
•A mais completa de todas é a Oração do Senhor: o Pai-Nosso!
•E há outras que obedecem às mesmas regras de Orações Cristãs, como: Oração Rosacruz, Oração do Estudante Rosacruz, Oração para as Refeições, Oração de Cura.
Agora pensemos bem em como nos capacitar para aplicar esses conhecimentos nos fornecidos diretamente por Cristo. Isso, logicamente, se você não quiser só brincar de “cuidar da parte espiritual”.
Para saber mais, assista a 21ª Reunião de Estudos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
__________________________________________________________________________________________
01/06 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Solar – Termos Rosacruzes: Terra – Sol – Massa Ígnea Central
Termo Rosacruz: Terra
Para a Fraternidade Rosacruz a palavra “Terra” assume significados distintos ao longo dos diversos Períodos desse Esquema de Evolução.
No Período Solar:
• A “Terra” não é o Planeta físico que conhecemos hoje, mas sim um estado mais sutil e espiritualizado da existência.
• A Terra estava numa condição de existência etérica e luminosa, composta por matéria muito mais sutil do que a atual.
• A Nebulosa tornou-se ígnea – estado de fogo brilhante e luminoso.
• A característica principal dos brilhantes Globos do Período Solar foi descrita pelo termo “Ar”.
• A Bíblia não fala somente da Terra, mas da Massa Ígnea Central, da qual se formaram os Planetas do nosso Sistema Solar, inclusive a Terra.
• Planeta Terra era descrito como um nevoeiro incandescente de brilhante luminosidade.
Portanto no Período Solar, “Terra” indica a esfera ou condição espiritual e etérica onde os seres evoluíam e desenvolviam, principalmente o Corpo Vital e não era um Planeta físico, mas sim um estágio da evolução cósmica onde a matéria ainda era sutil e luminosa.
O Período Solar se refere ao segundo dia da criação. Como pôde haver luz na Terra se o Sol não foi criado senão no quarto dia?
Quando a Nebulosa alcançou o estado de fogo brilhante e luminoso, no Período Solar não havia a menor necessidade de iluminação externa pois a Luz estava dentro.
“E os Elohim disseram: “Faça-se a luz, e a luz foi feita”. Isto porque o espaço exterior era obscuro, se distinguindo da brilhantíssima nebulosa que existiu no Período Solar.
Era um mundo fluídico, mais próximo do plano etérico, onde as Forças Criadoras Espirituais predominavam sobre a Forma.
A Vida se expressava em um nível menos denso que o atual, mas ainda ligada à evolução da futura Humanidade.
No Período Solar a Onda de Vida que estava atravessando o estágio “Humanidade” era a Onda de Vida dos Arcanjos.
E o ser mais elevado iniciado do Período Solar foi Cristo – O Arcanjo – O “Filho”. Foi o Arcanjo que aprendeu, no Período Solar, tudo que um Arcanjo deve aprender até o Período de Vulcano. Cristo conseguiu criar um Corpo com material formado de matérias do Mundo de Deus.
O Período Solar, foi crucial para o desenvolvimento do Corpo Vital, pois foi nesse Período que recebemos o germe do Corpo Vital.
E no final deste Período Solar possuíamos: um Corpo Denso, um germe do Corpo Vital que começamos a desenvolver a partir da 3ª Revolução, e os veículos despertados foram o Espírito Divino e o Espírito de Vida, isto é, um duplo Espírito e um duplo Corpo.
*
Termo Rosacruz: Sol
Para a Fraternidade Rosacruz o termo “Sol” no Período Solar tem um significado profundamente esotérico e simbólico, e difere do conceito astronômico comum. Recebe esse nome não por haver um Sol físico como o que conhecemos hoje, mas porque a manifestação da vida nesse estágio estava diretamente relacionada às forças solares, ou seja, forças de calor, luz e vida que são expressão direta do Espírito. Representa um estado vibratório, luminoso e etérico, onde as formas eram criadas e sustentadas mais pela luz e pelo calor espiritual, do que por qualquer substância densa.
O Período Solar pode ser imaginado como uma grande esfera de luz — um “Sol espiritual”, onde os seres estavam imersos nesse ambiente de energia vital, absorvendo, modelando e construindo os fundamentos do que viria a ser, no futuro, seus Corpos Vitais.
O “Sol” no Período Solar simboliza:
• A fonte de vida, calor e luz espiritual.
• O centro organizador da evolução naquele estágio.
• Uma esfera onde a matéria era composta de substância etérica luminosa, e não havia matéria densa como hoje.
O foco da evolução nesse Período foi o desenvolvimento do Corpo Vital, que é justamente o veículo relacionado à energia solar, à vitalidade, crescimento e manutenção da vida.
*
Termo Rosacruz: Massa Ígnea Central no Período Solar
Para a Fraternidade Rosacruz a ‘Massa Ígnea’ no Período Solar, representa o núcleo espiritual e energético da manifestação naquele estágio evolutivo.
“Ígnea” não significa fogo físico, mas sim fogo espiritual, associado ao calor, luz, vida e forças criadoras do Espírito. É o centro emanador de vida e energia etérica, uma concentração intensa de forças espirituais que sustentavam e vitalizavam toda a esfera de manifestação do Período Solar.
A “Massa Ígnea Central” simboliza o Espírito Divino em manifestação, que irradia vida, calor e luz. Representa o papel do Fogo Cósmico, que nas tradições esotéricas é a manifestação mais direta do Espírito na matéria. É o embrião do que mais tarde se tornaria, em estágios posteriores, o próprio Sol físico, além dos Planetas e outros Corpos Celestes.
Essa Massa Ígnea Central atuava como o polo gerador da vitalidade universal, sendo a fonte das forças que permitiam a formação e sustentação dos Corpos Etéricos dos seres em desenvolvimento. Não havia matéria física no Período Solar. Essa massa não era composta de lava, fogo ou elementos químicos, mas sim de substância etérica incandescente, altamente vibratória e luminosa. A partir dessa massa central emanavam as correntes de energia vital (associadas posteriormente ao que chamamos de forças solares) que alimentavam todo o processo evolutivo daquele Período.
Para saber mais, assista a 226ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
__________________________________________________________________________________________
08/06 – 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Lunar – Termos Rosacruzes: As 2 Classes de Água do Período Lunar – Período Lunar na Teoria científica dos tempos modernos – Nebulosa no Período Lunar
Termo Rosacruz: As 2 Classes de Água do Período Lunar
O Elemento Água foi acrescentado nesse Esquema de Evolução no Período Lunar. Essa água não era tão densa como agora, continha maior proporção de ar: “e os Elohim disseram: haja uma expansão nas águas, para que a água se separe da água”.
No Período Lunar, o calor da massa ígnea brilhante e o frio do espaço exterior, formaram uma coberta de água em torno do centro ígneo. O contato do fogo com a água gerou o vapor, que é água em expansão, conforme descreve o versículo. O vapor, arremessado do centro ígneo formava uma atmosfera de neblina ardente que se condensava ao pôr-se em contato com o espaço externo. E voltava novamente ao centro para tornar a se esquentar e realizar outro ciclo.
Havia duas classes de água e uma divisão entre elas, como se descreve na Bíblia:
• A água mais densa estava mais próxima do centro incandescente
• A água em expansão ou vapor estava fora
Termo Rosacruz: Período Lunar na teoria científica dos tempos modernos
A Nebulosa é Espírito, e isso não é reconhecido pelas teorias científicas, e dela nascem todos os Planetas desse Sistema Solar, e a finalidade é criar um Campo de Evolução espiritual para a Humanidade e outras formas de vida.
A teoria científica dos tempos modernos concorda que no Período de Saturno houve o calor obscuro e a nebulosa escura e quente. No Período Solar houve a Nebulosa brilhantíssima que se tornou ígnea, um estado de fogo brilhante e luminoso. No Período Lunar houve o calor interno e umidade externa. Formou-se uma coberta de água em torno do centro ígneo. No Período Terrestre houve a solidificação pela umidade externa e calor interno.
Dentro da “teoria científica dos tempos modernos” em qual das 4 partes se encaixa o Período Lunar, segundo a Rosacruz, e por quê?
A teoria moderna reflete apenas os estágios finais da formação da Terra física, a partir da condensação de uma nebulosa, e a Fraternidade Rosacruz nos ensina que a evolução ocorre em sete grandes Períodos Planetários, dos quais a ciência só vê o final do atual, o Período Terrestre. Sendo o Período Lunar o terceiro grande Período e não é visível ou reconhecido pela ciência moderna, pois ocorreu em um plano mais etérico, anterior à densificação da matéria física como a conhecemos hoje, mas que antes da formação física houve Períodos anteriores, como o Período Lunar, onde a matéria era etérica e a vida evoluía em um plano mais sutil.
O Período Lunar não se encaixa diretamente na teoria científica moderna porque essa não reconhece planos de existência invisíveis, nem os processos criativos guiados por Inteligências Espirituais.
Termo Rosacruz: Nebulosa no Período Lunar
A Nebulosa no Período Lunar era uma substância viva, fluídica e etérica, ainda não física como conhecemos hoje. Essa nebulosa era formada por matéria altamente sutil e plástica, permeada pela consciência e ação das Hierarquias Criadoras (como os Senhores da Sabedoria e os Senhores Individualizadores). Era um ambiente em que a matéria ainda não havia se cristalizado em formas sólidas, mas já se diferenciava em graus de densidade (as “águas de cima” e “águas de baixo”).
Dentro dessa nebulosa, os Corpos dos seres em evolução (inclusive os primórdios da Humanidade) existiam em formas semifluidificadas, moldados principalmente pelas forças vitais. Foi a preparação para a materialização posterior no Período Terrestre, foi a condição para a separação entre diferentes tipos de matéria (mais sutil e mais densa). Era substância viva, dinâmica, espiritualizada, em processo de organização pela Inteligência Cósmica.
A ciência materialista de meados do século passado iniciou a teoria da geração espontânea; que em algum momento apareceu no espaço, espontaneamente, uma névoa de fogo. E, também espontaneamente, surgiram naquela névoa de fogo, correntes que a fizeram girar. E, espontaneamente, a força centrífuga lançou dela Corpos e eles formaram Planetas que giram em torno do Sol central, assim, os Sistemas Solares foram formados.
A nebulosa deveria ter sido escura antes de iluminar-se, e ter sido quente antes de ser ígnea. Esse calor deve ter-se produzido pelo movimento, e movimento é Vida. Mesmo Spencer, o grande pensador materialista do século XIX, não podia concordar com essa Teoria Nebular, pois ele viu que, se tal teoria fosse verdadeira, deveria haver por trás de tudo uma primeira causa. Ele não acreditava em um Criador Divino, mas compreendia perfeitamente que deve ter havido uma causa externa para iniciar aquela névoa de fogo. Spencer entendeu que devemos acreditar que por trás desse vasto Universo, existe um Poder governante, isso é assim ou não poderia haver uma expressão tão ordenada.
O menor Planeta que foi arrojado no Período Lunar condensou-se com relativa rapidez, e formou o campo de nossa evolução até o fim desse Período. Era como uma Lua girando em torno do seu Planeta-pai, da mesma forma que a Lua gira em torno da Terra, porém não mostrava fases como a nossa Lua. Girava de tal maneira que uma metade estava sempre iluminada e a outra sempre obscura, como sucede com Vênus.
Para saber mais, assista a 227ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
15/06– 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Terrestre – Termos Rosacruzes: Espirais dentro de Espirais – Recapitulação – Períodos de Repouso
Termo Rosacruz: Espirais dentro de Espirais
Aprendemos que o Caminho da nossa Evolução, desde que a começamos no Período de Saturno, é em espiral. Não é uma reta e nem um círculo, o que significaria dar voltas continuamente sem nunca terminar. Tanto se fosse uma linha reta como se fosse um círculo, estaríamos caminho em duas dimensões: para lá e para cá,
mas sim uma espiral: ou para frente e para baixo ou para frente e para cima. Cada volta da espiral é um ciclo, cuja denominação depende de onde ela está inserida: fase, grau, Período, etc. Cada ciclo se submerge no próximo, pois há sempre uma continuidade durante o Esquema de Evolução. Cada ciclo é sempre formado por atividades de Aprendizagem, Assimilação, Incorporação e Prática.
Assim, garantimos que:
• Cada ciclo é o produto melhorado do ciclo precedente
• Cada ciclo é o criador de estados de maior desenvolvimento
Portanto, todas as coisas se movem em ciclos progressivos, beneficiando-se das vantagens e oportunidades que todo o Universo pode oferecer. E isso só é possível se caminharmos em três dimensões: para lá, para cá e para cima.
E por toda parte vemos a espiral evolutiva. Sempre representa o esforço da Natureza (que é a manifestação visível de Deus) para atingir a perfeição, lenta, mas perseverantemente. Muitas vezes na forma de Sequência de Fibonacci ou de Razão Áurea, outras vezes em forma de Fractais, e outras com dificuldades em visualizarmos a forma espiral imediatamente. Mas sempre em ciclos, sempre alternantes…dia e noite, alegria e tristeza, saúde e doença, para lá e para cá, mas sempre em um estágio diferente, para cima e para frente.
Na extrema complexidade do nosso atual Esquema de Evolução, há a necessidade de sempre ter espirais dentro de espirais, ad infinitum. Mas, por que tem que ser assim?
Porque Deus nos criou com possibilidades potencialmente ilimitadas. Assim, no Esquema, Caminho e Obra de Evolução, quanto mais condições diferentes pudermos experimentar, mais possibilidades reais e ativas poderemos desenvolver para a glória de Deus. Por isso que existem condições sobre condições evolutivas. E para isso, temos que ter o processo de espirais dentro de espirais para garantir a existência de Recapitulações, de Períodos de Repouso que geram aprendizagem, assimilações, incorporações, práticas em níveis infinitos de modo a termos acesso a todas as possibilidades potenciais.
Termo Rosacruz: Recapitulação
Antes de começar qualquer atividade nova nesse Esquema, Obra e/ou Caminho de Evolução é feita uma recapitulação de tudo que antes foi feito. Ou seja: se preciso avançar para uma nova atividade, antes de mais nada faço uma recapitulação de tudo que fiz até então, e só depois avanço para aprender uma nova atividade.
Se observarmos bem, nada mais é do que a aplicação da Lei da Polaridade: recapitula-avança.
Vamos a um exemplo simples e didático no microcosmo e que muitas vezes já o fizemos: para saltar a uma maior distância, caminhamos para trás para pegar impulso. Ou para saltar por um buraco, também, caminhamos para trás para pegar impulso. Ou quem quiser arremessar uma pedra o mais distante possível, não se aproxima do seu objetivo curvando-se para frente; pelo contrário, inclina-se para trás, na direção oposta.
E essa distância para trás depende de muitas variáveis: recapitulações pessoais (idade, forma física, coragem e outras). Se observarmos e refletirmos bem, veremos que só avançamos depois de recapitularmos tudo que aprendemos. Se não o fizermos, o nosso avanço fica comprometido. Eis a causa-raiz da conclusão que chegamos que “muitas coisas não dão certo”. Não temos a paciência e a sabedoria para recapitular!
Afinal: Vida é ritmo, portanto, é movimento: vai e vem… Tudo é duplo!
Compreendamos sempre que: Recapitulações nada mais são do que mais uma chance para aprendermos o que passou batido.
Um dos efeitos de estarmos evoluindo por meio de “Espirais dentro de Espirais” é que Recapitulações não são simples repetições. Por exemplo: uma Época não dura somente enquanto o Sol, pelo movimento de Precessão dos Equinócios, passa pelos Signos que a determinavam (exemplo: a Época Atlante não durou somente enquanto o Sol passou pelos Signos de Câncer, Gêmeos e Touro, por Precessão, totalizando uns 6 mil e poucos mil anos).
As Espirais dentro de Espirais proporcionam as Recapitulações que ocorrem nas Épocas, de modo que podemos saber qual é o destino geral observando a passagem do Sol por esses Signos, e com isso levando em consideração seu significado e simbolismo. Mas e o tempo de duração da Época? Durou muito mais do que o tempo cronológico pela passagem pelos 3 Signos! E sempre ocorrem a um estágio acima da vez anterior.
Um exemplo disso podemos ver que quanto mais progredimos, menores se tornam as espirais, e mais curto o tempo em que determinado aperfeiçoamento é conseguido, por causa da eficácia no processo de aprendizagem, assimilações, incorporações, práticas que alcançamos nos eventos anteriores.
Qual é o efeito disso?
Por exemplo, é extremamente provável que a presente etapa seja a última, que a vindoura Era de Aquário seja o último dia da escola preparatória que nos adaptará à Sexta Época, e que isso começará quando o Sol, por Precessão, entrar em Capricórnio.
Vamos ver uns exemplos no Macrocosmo. Utilizemos o Período Terrestre: Aqui temos o Período Terrestre com os Globos A, B, C e D, cada um situado no seu respectivo Mundo ou Região de um Mundo, bem como as Revoluções que passam por cada Globo.
Perceba que entramos pela 1ª Revolução no Globo A, vindo da Noite Cósmica entre o Período Lunar e o Período Terrestre e sairemos na 7ª Revolução no Globo G, indo da Noite Cósmica entre o Período Terrestre e o Período de Júpiter.
Já percorremos 3 Revoluções e meia, ou seja, estamos na metade da 4ª Revolução.
Vamos ver as Recapitulações em relação aos Globos do Período Terrestre:
•Toda passagem pelo Globo A é uma Recapitulação do Campo de Evolução que houve no Período de Saturno; calor obscuro e fogo incipiente.
•Toda passagem pelo Globo B é uma Recapitulação do Campo de Evolução que houve no Período Solar; Nebulosa Brilhante (com os Elementos da Natureza: Fogo e Ar).
•Toda passagem pelo Globo C é uma Recapitulação do Campo de Evolução que houve no Período Lunar; Umidade Externa e Calor Interno (com os Elementos da Natureza: Fogo, Ar e Água).
Mas o trabalho original, ou seja, o fim das Recapitulações dos Períodos anteriores, não começou no Globo D imediatamente, pois houve as Recapitulações em cada Revolução.
Assim: a Primeira Revolução foi a Recapitulação do Período de Saturno, é a Revolução de Saturno em qualquer Período. A Segunda Revolução foi a Recapitulação do Período Solar, é a Revolução Solar em qualquer Período. A terceira Revolução foi a Recapitulação do Período Lunar, é a Revolução Lunar em qualquer Período.
Mas o trabalho original, ou seja, o fim das Recapitulações das Revoluções anteriores, não começou no início da 4ª Revolução no Globo D, pois houve as Recapitulações dentro das Épocas, que ocorrem na metade da 4ª Revolução do Globo D.
Assim: a 1ª Época, a Polar, foi uma Recapitulação do Período de Saturno: nós no estágio mineral de Corpo e Consciência. A 2ª Época, a Hiperbórea, foi uma Recapitulação do Período Solar: nós no estágio vegetal de Corpos e Consciência. A 3ª Época, a Lemúrica, foi uma Recapitulação do Período Lunar: nós no estágio animal de Corpos e Consciência.
Assim, o trabalho original no Período Terrestre, a um nível macrocósmico começou no Globo D, com o estado de solidificação máxima que podemos alcançar com os Elementos Fogo, Ar, Água e Terra, mas na metade da 4ª Revolução e na Época Atlante.
Termo Rosacruz: Período de Repouso
É definido como um Período que ocorre entre uma atividade, onde há alguma separatividade e a próxima que também há alguma separatividade. E durante esse Período há uma cessação da manifestação ativa, a fim de que se possa desenvolver proporcionalmente uma atividade subjetiva e mais intensa, para depois, iniciar a próxima manifestação ativa.
Talvez a melhor ideia da natureza dessa atividade subjetiva, nos seja proporcionada pela observação do que ocorre quando uma fruta madura cai na terra, por exemplo, a maçã, ela apodrece, fermenta, vai se esfoliando até ser incorporada à terra. E de todo esse caos brota a nova macieira, que se eleva para o ar e para a luz do Sol.
Durante um Período de Repouso, ocorre uma atividade subjetiva em que Tudo se resume em um conglomerado Caos, aparentemente impossível de ser ordenado. Todas as coisas manifestadas se transformam numa massa homogênea. Esse retorno periódico da matéria – que é a separatividade – à substância primordial – que é a unidade – nos habilitar a evoluir.
Se o processo cristalizante de manifestação ativa continuasse indefinidamente, ofereceria um insuperável obstáculo ao nosso progresso. Quando a matéria se cristaliza a ponto de se tornar demasiadamente pesada e dura, nós não podemos agir nela, e nos retiramos para recuperar a energia já exaurida. Exatamente como acontece quando dormimos! O motivo, a causa e a necessidade são as mesmas!
Assim, onde ocorre os principais Períodos de Repouso?
•Entre Períodos (que chamamos de Noite Cósmica)
•Entre Globos
•Entre Revoluções
Para saber mais, assista a 228ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
22/06– 17 h – Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos – Cap. XIV – Análise Oculta do Gênesis – Período Terrestre – Termos Rosacruzes: Quem eram os “Elohim” nas Épocas do Período Terrestre – Vida – Onda de Vida
Termo Rosacruz: Quem eram os “Elohim” nas Épocas do Período Terrestre
No primeiro Capítulo do Livro do Gênesis encontraremos este nome que é dado às Hierarquias Criadoras, que significa uma hoste de seres bissexuais, masculino-femininos, expressões da energia criadora dual, positiva-negativa. Na Bíblia diz que eles são os Agentes de Deus.
Vamos ver nesta apresentação quais Hierarquias Criadoras ou quais os principais Elohim, aqui no Período Terrestre, que trabalharam conosco, lembrando que Elas são responsáveis por nos ajudar – não mais guiar, controlar ou liderar – nesse Esquema, Obra e Caminho de Evolução, e a cada uma destas Hierarquias foi dado o trabalho que melhor podiam desempenhar devido a nossa necessidade daquele momento que estávamos passando, para que este trabalho pudesse ser revertido em maior benefício de todos os envolvidos no aprendizado. Não podemos esquecer que o trabalho destas Hierarquias é voluntário, em contrapartida Elas também acabam evoluindo naquilo que necessitam.
Nosso trabalho hoje começa a partir da primeira Época, a Polar, descrita no versículo nono.
O foco nessa Época Polar foi trabalharmos no nosso Corpo Denso (Corpo Físico), o nosso veículo que usamos para funcionar na Região Química do Mundo Físico. E, nessa Época possuíamos a mesma constituição de um mineral atual, em Corpo e em grau de Consciência.
E os principais Elohim que trabalharam para nós, conosco e sobre nós, foi a Hierarquia Criadora dos Senhores da Forma, também chamada de Hierarquia Zodiacal de Escorpião que foram os responsáveis por toda a evolução no Período Terrestre e, portanto, é a Hierarquia mais ativa no Período Terrestre – nos ajudaram reconstruir o nosso Corpo Denso na Época Polar.
Já na segunda Época, a Hiperbórea – descrita nos versículos 11 a 19 –, o foco foi trabalharmos no nosso Corpo Vital, o nosso veículo que usamos para funcionar na Região Etérica do Mundo Físico e, nessa Época possuíamos a mesma constituição de um vegetal atual, em Corpos e em grau de Consciência.
E os principais Elohim que trabalharam para nós, conosco e sobre nós foram a Hierarquia Criadora dos Senhores da Forma e a Hierarquia Criadora dos Anjos.
Os Senhores da Forma, juntamente com a Hierarquia Criadora dos Anjos, nos ajudaram a reconstruir o Corpo Vital.
Na terceira Época – a Lemúrica – que na Bíblia está descrita como a obra do quinto dia, no versículo 20 e 21, vemos: “Elohim disseram: ‘que as águas tenham coisas que respirem vida… e aves…’ e os Elohim formaram os grandes anfíbios e todas as coisas viventes de acordo com as suas espécies e todas as aves com asas”.
O foco nessa Época foi trabalharmos no nosso Corpo de Desejos, o nosso veículo de sentimentos, desejos e emoções e, nessa Época possuíamos a mesma constituição de um animal atual, em Corpos e em grau de Consciência.
E os principais Elohim que trabalharam para nós, que trabalharam conosco e que trabalharam sobre nós foram a Hierarquia Criadora dos Anjos, a Hierarquia Criadora dos Arcanjos, a Hierarquia Criadora dos Senhores da Mente e a Hierarquia Criadora dos Senhores da Forma (a Hierarquia Criadora responsável por toda a Evolução no Período Terrestre).
Recordando que nesta Época Lemúrica todos nós éramos Clarividentes involuntários, e foi precisamente a frouxidão da conexão que havia entre o Corpo Denso e o Corpo Vital que nos tornamos assim e, naquela Época, era necessário tal estado para que os Elohim pudessem trabalhar sobre nós.
Vejamos agora qual foi o trabalho de cada Hierarquia nesta Época Lemúrica:
– A Hierarquia Criadora dos Anjos, também chamada de Hierarquia Zodiacal de Aquário, dirigiram, nessa Época, a propagação da espécie humana em um processo, em que o parto era sem dor. Em determinados períodos do ano, os Arcanjos retiravam sua restritiva influência sobre o Corpo de Desejos, e os Anjos nos conduziam a grandes templos, onde o ato gerador era realizado nos momentos em que as configurações astrológicas eram as mais propícias. Na última parte da Época Lemúrica nós éramos puros e inocentes e, por isso, éramos protegidos por Anjos da Guarda que guiaram cada passo do nosso caminho de desenvolvimento.
– A Hierarquia Criadora dos Arcanjos – ou Hierarquia Zodiacal de Capricórnio – como são especialistas em lidar com os materiais de desejos, foram ajudados pelos Senhores da Forma a trabalharem sobre o nosso Corpo de Desejos, e se incumbiram de cuidar da parte inferior na Época Lemúrica.
– A Hierarquia Criadora Senhores da Mente – ou Hierarquia Zodiacal de Sagitário -, como são peritos na construção de Corpos de “matéria mental”, trabalharam, como até hoje trabalham, somente conosco, o ser humano. Na Época Lemúrica, ajudados pelos Senhores da Forma, deram o germe do veículo Mente à maior parte dos pioneiros entre nós, pois esses seres humanos tão evoluídos estavam prontos para receberem o germe do veículo Mente.
– A Hierarquia Criadora Senhores da Forma – ou Hierarquia Zodiacal de Escorpião -, na Época Lemúrica vivificaram o veículo Espírito Humano em todos os Atrasados do Período Lunar que tinham progredido o necessário nas três Revoluções e meia, transcorridas desde o começo do Período Terrestre.
Na quarta Época – a Atlante – que na Bíblia está descrita como a obra do sexto dia – é descrita nos versículos 24 ao 27. No versículo 24 é mencionada a criação dos mamíferos. Os Elohim disseram: ‘Que a Terra produza coisas que respirem vida’… mamíferos…” e no versículo 27 os Elohim formaram o ser humano à sua semelhança, isto é, fizeram-nos macho e fêmea como Eles (os Elohim).
E o foco nessa Época foi trabalharmos na obtenção, na grande maioria de nós que não tinha, o germe do nosso veículo Mente.
E até antes de ganharmos o germe da Mente, continuávamos a ser Clarividente involuntário, e foi precisamente a frouxidão da conexão entre o Corpo Denso e o Corpo Vital que nos tornamos assim, e era necessário tal estado para que os Elohim pudessem trabalhar sobre nós.
Quando, finalmente na última terça parte da Época Atlante, o ponto do Corpo Vital se uniu ao ponto correspondente do Corpo Denso, na região chamada “raiz do nariz”, e obtivemos a plena visão e percepção do Mundo Físico. Fomos perdendo, gradualmente, a capacidade de perceber os Mundos superiores.
Os principais Elohim que trabalharam para nós, conosco e sobre nós foram: Jeová – o mais elevado Iniciado do Período Lunar e pertencente à Hierarquia Criadora dos Anjos –, a própria Hierarquia Criadora dos Anjos, a Hierarquia Criadora dos Arcanjos, a Hierarquia Criadora dos Senhores da Mente e a Hierarquia Criadora dos Senhores da Forma.
Vejamos o trabalho de cada uma destas Hierarquias nesta Época:
Jeová que instituiu as Religiões de Raça para nos ajudar no domínio do nosso Corpo de Desejos. Ele nos dividiu em diferentes povos e nações, cada um com a sua própria língua, e colocou cada um deles sob a direção de um grande Arcanjo, como se fosse um “Deus” particular deste povo. Ele nos deu a Lei que nos freou em nossos inferiores anseios. Afinal se seguíssemos os seus preceitos, Ele nos abençoaria abundantemente e nos cumularia de bens. Se nos afastássemos dos seus caminhos, os males viriam sobre nós. Portanto, a escolha era nossa. Éramos livres, mas sofríamos as consequências de nossos próprios atos. E essas consequências por desobediência, são conhecidas como pecado. Portanto, como todas as Religiões de Raça é baseada em Leis, são originadores do pecado como consequência da desobediência a essas Leis.
Alguns seres da Hierarquia Criadora dos Anjos continuaram a exercer a função de “Anjos da Guarda”, ou seja, Jeová destinou um Anjo a cada Ego para que agisse como guardião, até que o Espírito individual fosse suficientemente forte e pudesse se emancipar de toda influência externa, o que foi ocorrendo ao longo da Época Atlante até que essa função não tivesse mais sentido para cada um de nós.
Alguns seres da Hierarquia Criadora dos Arcanjos começaram a exercer a função de Espíritos de Raça e trabalham conosco tanto industrial como politicamente, como árbitros do destino dos povos e nações. Podem ser chamados de Espíritos raciais e nacionais, porque unem as nações por meio de patriotismo e do amor ao lar e ao país. Foram responsáveis pela elevação e queda dos povos – e ainda são para alguns povos e nações que necessitam; nesse sentido deram e dão a paz ou a guerra, vitórias ou derrotas, isto é, aquilo que serve melhor aos interesses do povo a que regem.
A Hierarquia Criadora Senhores da Mente – também chamada de Hierarquia Zodiacal de Sagitário – nessa Época nos deram o germe da Mente, para que tivéssemos propósito na ação. Como o nosso domínio era excessivamente débil e a nossa natureza passional de desejos muito forte, unimos a nossa Mente nascente ao nosso poderoso Corpo de Desejos, originando a astúcia, causa de todas as debilidades dos meados da última terceira parte da Época Atlante. A partir daí a astúcia se une ao desejo sem ter em conta se esse é bom ou mau, ou se pode trazer alegria ou dor. Reparem bem que a culpa disso é nossa e não dos Senhores da Mente! Na maioria de nós, os Senhores da Mente trabalharam nas partes superiores do Corpo de Desejos e da Mente germinal, impregnando-as do sentimento da Personalidade separada, sem a qual não poderíamos existir como seres separados, tal como hoje nos conhecemos. Assim, devemos aos Senhores da Mente a Personalidade individual e todas as possibilidades de experiências e crescimento que ela pode nos proporcionar. Esse ponto marca o nascimento do indivíduo!
A Época Ária corresponde ao sétimo dia da Criação, quando os Elohim, como Criadores e Líderes, descansaram do seu trabalho e fomos deixados ao nosso próprio cuidado, isto é, devíamos trabalhar por nossa própria salvação. “No sétimo dia, Deus havia terminado sua obra de criação e descansou de todo o seu trabalho. Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, pois foi o dia em que ele descansou de toda a sua obra de criação” (Gn 2:2).
E o foco nessa Época é nos manifestar e no revelar, até certo ponto, o nosso terceiro ou mais inferior aspecto de nosso Tríplice Espírito – o Ego – que é o Espírito Humano.
Para isso, foi nessa Época Ária, que começamos a aperfeiçoar o nosso pensamento e a nossa razão, isso, como resultado do nosso trabalho sobre a nossa Mente, a fim de conduzirmos os nossos desejos, os nossos sentimentos e as nossas emoções a canais que conduzem à nossa perfeição espiritual, que é o objetivo da nossa evolução aqui no Mundo Físico.
Foi no início dessa Época que os mais Avançados dentre nós alcançaram as Iniciações superiores, para que pudessem ocupar o lugar de muitos Elohim. Desde esse tempo tais irmãos e irmãs Iniciados têm sido os únicos mediadores entre nós e Deus!
E os principais Elohim que trabalharam e trabalham para nós e sobre nós foram: a Hierarquia Criadora dos Anjos, a Hierarquia Criadora dos Arcanjos, a Hierarquia Criadora dos Senhores da Mente e a Hierarquia Criadora dos Senhores da Forma.
Vejamos então o trabalho das Hierarquias desta Época Ária:
A Hierarquia Criadora dos Anjos geralmente, ensina o ser humano, os animais e os vegetais a modelar e a empregar o Corpo Vital. Exercem a função de Anjos do Destino – também chamados de Senhores do Destino ou Anjos Relatores – em que uma das suas funções é nos ajudar na escolha de nosso ambiente do próximo Renascimento, e dedicando para que a cada vida o destino produza os necessários efeitos. Também nos ajudam a renascer aqui, e são responsáveis por colocar o Átomo-semente do Corpo Denso na cabeça do espermatozoide que fecundará o óvulo, e a matriz do Corpo Vital no útero da futura mãe. E sabemos que sem isso não há a fecundação!
A Hierarquia Criadora dos Arcanjos ainda presta a função de Espíritos de Raça para povos e nações que ainda necessitam. Geralmente, ensinam o ser humano e os animais a modelarem e empregarem o Corpo de Desejos. Trabalham nos preparando para chegarmos ao ponto de podermos receber os impulsos espirituais diretamente do Sol, sem a intervenção da Lua. Lembrando que Cristo, o mais elevado Iniciado do Período Solar, o Deus Filho, um Arcanjo, é o que nos envia esse impulso, sendo o Espírito Planetário da Terra, o nosso Salvador, o nosso Redentor.
A Hierarquia Criadora Senhores da Forma, aproveitando a nossa consciência de vigília, nos ajuda a nos desenvolver na criação de Formas: físicas (sólidas, líquidas e gasosas), etéricas (química, de vida, luminosa, refletora), de desejos (emoções e sentimentos) e de pensamentos (pensamento-forma e ideias). E isso ela utiliza o nosso Espírito Humano como meio, já que é a responsável por nos ajudar no desenvolvimento desse veículo.
A Hierarquia Criadora Senhores da Mente – também chamada de Hierarquia Zodiacal de Sagitário – então, na Época Ária, são bem ativos com todos os Espíritos Virginais da Onda de Vida humana que possuem a Mente. A Mente ainda é um veículo para nós, e eles são especialistas em nos ajudar a tornar esse “veículo” em “Corpo”. Conforme vamos nos aproximando da Era de Aquário o trabalho deles, para os que estão se dedicando para desenvolver o Corpo necessário para lá funcionar (o Corpo-Alma), vai se intensificando. Muitas “tecnologias aquarianas” que estão se concretizando são resultados da facilitação que os Senhores da Mente criam para que os seres humanos acessem as Forças Arquetípicas do Mundo do Pensamento. Se o ser humano usar isso para o bem ou para o mal, aí é o livre arbítrio que será colocado. Sabemos que na imensa maioria das vezes a INTENÇÃO do ser humano é boa nesse sentido, depois é que mete os pés pelas mãos, né? Os Exercícios que são fornecidos para reforçar em nós, a tão inativa Mente abstrata, para sairmos de onde nos metemos de “contaminar” a Mente concreta com o nosso Corpo de Desejos, são orientados pelos Senhores da Mente.
E conforme vamos nos adiantando no Caminho de Preparação e de Iniciação Rosacruz, mais fáceis se tornarão a execução daqueles Exercícios (que a grande maioria não dá muita bola, mesmo porque não possuem a sutilização dos Corpos Vitais e de Desejos o suficiente para receber tais instruções, que ajudam a compreender e a executar tais Exercícios, ao contrário, quando se tem um bom hábito não se consegue viver sem fazer tais Exercícios).
Quando se chega ao Discipulado, os Senhores da Mente já encontram um Corpo Vital e um Corpo de Desejos do Estudante Rosacruz suficientemente desenvolvidos para trabalhar na alimentação cotidiana da Mente Abstrata.
Já no nível de Irmão Leigo ou Irmã Leiga, a Mente já começa a se desvencilhar do aprisionamento do Corpo de Desejos, por meio de criação de pensamentos-formas municiado por ideias livres do desejo, da emoção e/ou do sentimento inferior, ou seja, fica muito mais fácil criar pensamentos-formas e envolvê-los somente com materiais de desejo das 3 Regiões superiores do Mundo do Desejo. E como resultado temos o caminhar pelo dever, que é mais regozijante e fácil do que caminhar pelo prazer (que é fugindo do dever).
No nível de Adepto, já tem o Corpo Mental, e esta é a sua realidade, usando para criar em sua plenitude no Mundo do Pensamento!
Termo Rosacruz: Vida
Para iniciarmos essa definição notemos que a Vida não foi e não é gerada. A Vida é!
Pois a Vida é, antes das formas mortas. Por exemplo, sabemos que ela construiu Corpos das Formas de substância vaporosa e sutil, muito antes de se condensar na crosta sólida da Terra.
Assim, somente quando a Vida abandona as Formas, podem essas se cristalizar, tornando-se duras e mortas. Portanto, considerando a explicação oculta da nossa evolução, a questão que devemos sempre colocar é como se originaram as coisas mortas, as Formas! A Vida pode existir independentemente da Forma. Logicamente, podem existir Formas não perceptíveis aos nossos atuais sentidos limitados, e não sujeitas a nenhuma das Leis da Natureza que regem o estado atual, concreto, da matéria.
Podemos falar do “problema da Vida e da Morte”, mas ao estudarmos por meio dos Ensinamentos Rosacruzes, vemos que “morte aqui no Mundo Físico é vida celeste”; “morte lá nos Mundos espirituais é vida terrestre”. Ou seja, só há Vida!
Das três soluções sobre esse “problema da Vida e da Morte” que se estuda, vemos que a Teoria do Renascimento é a única que satisfaz todas as condições, pois só nela é que vemos claramente que só há Vida!
Notem que o que nos faz relacionar atualmente, enquanto, seres humanos em evolução, são as quatro correntes de Vida, e cada uma delas se envolvem em Formas. Tais Formas são utilizadas e descartadas pela Vida, quando não mais servem como meios de evolução.
Ou seja; quando uma forma serviu ao seu propósito, como veículo de expressão para as três correntes superiores de vida (vegetal, animal e humana), as forças químicas desintegram essa Forma. Então a matéria pode voltar ao estado primordial, ficando assim em disponibilidade para a constituição de novas Formas.
Assim, somente a Vida sente; a Forma é morta e insensível.
Por exemplo: como todas as Formas mineral, vegetal, animal e humana são químicas, logicamente deverão ser tão mortas e desprovidas de sensação como a matéria química no seu estado primitivo.
Usamos a Vida na nossa escola de experiência que, atualmente, estamos passando aqui, na Região Química do Mundo Físico.
Olhem que interessante: nós, um Espírito Virginal, somos a Vida que nos juntamos à Forma para, por seu intermédio, obter a Consciência. Reparem: nos juntamos, usamos, mas nunca somos a forma!
Termo Rosacruz: Onda de Vida
Uma Onda de Vida é um conjunto de seres vivos, criados por um Deus, que estão em evolução e que pertencem a uma Hierarquia Criadora, ou a um subgrupo de uma Hierarquia Criadora.
No atual Grande Dia de Manifestação Deus diferenciou dentro de Si Mesmo (não de Si mesmo) todos os Espíritos Virginais, como chispas de uma Chama da mesma natureza, capazes de se expandirem até se converterem, eles também, em Chamas.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que Deus, nesse Grande Dia de Manifestação que, para nós, começou no Período de Saturno, criou muitas e muitas Ondas de Vida, e muitas outras se desenvolvem nesse Esquema de Evolução.
Para nós, somente quatro Ondas de Vida nos interessa tratar aqui:
-Os Espíritos Virginais da Onda de Vida humana – nós – também chamada de Hierarquia Zodiacal de Peixes, somos a Onda de Vida que começou a evolução no Período de Saturno desse Esquema de Evolução. Temos um Tríplice Corpo, uma Tríplice Alma, um Tríplice Espírito, e para que possamos trabalhar com o Tríplice Corpo, por meio do Tríplice Espírito, para gerarmos a nossa Tríplice Alma, temos o nosso veículo Mente, o elo de ligação. Atingimos o nosso estágio de “Humanidade” neste Período Terrestre, momento em que começamos o trabalho para nos tornarmos especialistas em materiais da Região Química do Mundo Físico. Atualmente exercemos o nosso poder apenas sobre a Onda de Vida dos minerais e as substâncias químicas, porque a nossa Mente está ainda no primeiro estágio de evolução. Hoje estamos trabalhando com os minerais por meio da imaginação, lhes dando formas, fazendo com eles barcos, pontes, trilhos, máquinas, casas, etc.
No Período de Júpiter guiaremos a evolução do Reino vegetal. O que atualmente é mineral terá uma existência análoga à das plantas. E com nossa faculdade imaginativa teremos a capacidade não só de criar formas como também de insuflar-lhes vitalidade.
No Período de Vênus dirigiremos os animais desse Período, e os vegetais atuais serão a Humanidade deste Período, e o ser humano trabalhará dando-lhes vitalidade e formas sensíveis.
No Período de Vulcano será nosso privilégio dar a atual Onda de Vida mineral uma Mente germinal, tal como os Senhores da Mente fizeram conosco. Os minerais de hoje serão a Humanidade deste Período, e nós teremos passado através de estados análogos aos percorridos pelos Anjos e Arcanjos. Lembrando que, na espiral evolutiva há sempre aperfeiçoamento progressivo: para frente e para cima.
Outra coisa é que: cada Onda de Vida permanece, definidamente, confinada dentro de seus próprios limites. Isso quer dizer: nenhuma espécie animal poderá alcançar o nosso estado de desenvolvimento em particular.
-Os Espíritos Virginais da Onda de Vida animal que começaram a evolução no Período Solar desse Esquema de Evolução, são nossos irmãos menores, têm um Tríplice Corpo e um Tríplice Espírito, e para que possam trabalhar com o Tríplice Corpo, por meio do Tríplice Espírito, contam com um Espírito-Grupo (para cada espécie) que os dirigem de fora, por meio do acesso ao sangue. Tal função é feita por um grupo da Hierarquia Criadora dos Arcanjos que, hoje, são responsáveis pela evolução dessa Onda de Vida. Atingirão o estágio de “Humanidade” no Período Júpiter.
-Os Espíritos Virginais da Onda de Vida vegetal que começaram a evolução no Período Lunar desse Esquema de Evolução, possuem um Duplo Corpo e um Duplo Espírito, e para que possam trabalhar com o Duplo Corpo, por meio do Duplo Espírito, contam com um Espírito-Grupo (para cada espécie) que os dirigem de fora, por meio do Éter. Tal função é feita por um grupo da Hierarquia Criadora dos Anjos que, hoje, são responsáveis pela evolução dessa Onda de Vida. Atingirão o estágio de “Humanidade” no Período de Vênus.
-Os Espíritos Virginais da Onda de Vida mineral que começaram a evolução no Período Terrestre desse Esquema de Evolução, possuem um único Corpo, o Corpo Denso, e um Espírito, o Espírito Divino. Hoje tem a função de ser a Crosta e toda a parte de sustentação química (sólidos, líquidos e gasosos) no nosso Campo de Evolução, o qual chamamos de Planeta, no nosso caso o Planeta Terra. Atingirão o estágio de “Humanidade” no Período de Vulcano.
Do Período Terrestre até o Período de Vulcano não aparecerá nenhuma outra Onda de Vida, pelo menos que interaja com a nossa Onda de Vida. Todas as Ondas de Vida foram criados à imagem e semelhança de Deus.
Para saber mais, assista a 229ª Reunião Dominical-Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil em:
***************************************************************************************************************
Alguns Artigos Publicados nas nossas redes sociais no mês de Junho:
Quais são as nossas prioridades, pois com a proximidade da Era de Aquário, as facilidades das informações, as notícias estão chegando rápido demais
Todos devemos estar sempre atentos quanto às nossas prioridades, o tempo está passando rápido, com a proximidade da Era de Aquário, as facilidades das informações, notícias chegando rápido demais. E nós, o que priorizamos?
Temos deveres a cumprir diariamente, claro, estamos no Mundo Físico, porém não podemos descuidar da parte espiritual, muito mais importante do que a parte material, pois todas as causas são espirituais e todos os efeitos são materiais e, logicamente, não há como ter um efeito sem, antes, se ter uma causa! Eis aí o motivo de quando se lida com assuntos materiais se fazer uma oração antes terminando com a máxima Cristã: “Faça a Sua vontade a não a minha”.
Infelizmente, muitas pessoas cometem o grande equívoco de colocar como primordiais os deveres e as tarefas materiais, pensando que o desenvolvimento espiritual pode esperar até um tempo propício em que não tenham outra coisa a fazer, por exemplo quando se aposentarem, criarem os filhos. Não compreenderam que o desenvolvimento espiritual só ocorre quando cumprimos nossos deveres materiais inserindo neles a prática espiritual, ou seja, como servir amorosa e desinteressadamente (ou seja: cumprir os deveres) o irmão ou a irmã, focando na divina essência oculta que temos em cada um, sem considerar a parte espiritual do irmão ou da irmã?
Admitem que deveriam dar atenção aos assuntos espirituais, mas sempre encontram uma desculpa para não fazerem naquele momento, como se pudesse separar o “material” do “espiritual”! Só se pode separar aqui um “material” do outro “material”.
Já ouvimos: “Meus negócios requerem toda minha atenção, tenho as horas do dia contadas, não me sobra tempo, minha família precisa de mim”. “Assim que ficar mais livre, vou me preocupar com a parte espiritual”.
Entendemos que existem aquelas pessoas que estão se sacrificando real e verdadeiramente por alguém, há pessoas aos seus cuidados, ok.
Por mais extenuantes que sejam os trabalhos de cada um, é sempre possível colocar a parte espiritual dentro dos trabalhos materiais. Devemos cuidar bem do nosso tempo.
Hoje as facilidades para se estudar, se concentrar, fazer os Exercícios são muitas, a Fraternidade Rosacruz dispõe até de vários métodos aquarianos, utilizando as “ferramentas” aquarianas para o bem e de acesso gratuito!
Damos aqui todo suporte às dúvidas em todos os Cursos, diariamente, além de enviarmos o “ECOS” material informativo uma vez por mês, disponibilizamos um grande material todas as quintas feiras, textos em redes sociais, vídeos no Youtube, Reuniões de Estudos, um site fiel aos Ensinamentos Rosacruzes, tudo isso de forma totalmente gratuita.
Todos os livros da Biblioteca Rosacruz estão em PDF visando facilitar, é só baixar e estudar, em qualquer lugar, a qualquer momento.
No livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”, a obra básica dos Ensinamentos Rosacruz, há um Capítulo intitulado: “Como adquirir o Conhecimento Direto”, uma fonte maravilhosa de informações.
Hoje não cabem mais desculpas para não se cuidar da parte espiritual.
A Fraternidade Rosacruz dá o passo a passo de como seguir o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz.
Devemos sempre lembrar que o amanhã pode não chegar (!?), e se quisermos estudar quando estivermos com uma idade já avançada, “tranquilos”, talvez seja tarde; a visão não ajuda, a locomoção, idem, podemos ficar doentes, talvez dependentes de outras pessoas, tanta coisa pode acontecer, e sobrará apenas arrependimento pelo descuido e pela demora.
Façamos, irmãos e irmãs, bom uso do nosso tempo!
O tempo é agora!
***
A boa música eleva a vibração de cada uma das fontes de desenvolvimento do Espírito
A sabedoria popular diz: “Quem canta, seus males espantam”.
Vamos mais adiante; não só cantar, mas ouvir uma boa música.
Podemos melhorar muito nosso humor, esquecer um pouco das tristezas, das dores, diminuir nosso cansaço, se ouvirmos uma boa música.
A boa música eleva a vibração de cada uma das fontes de desenvolvimento do Espírito, a saber, o Espírito Divino, o Espírito da Vida, o Espírito Humano e o elo da Mente, que conecta o Espírito aos seus: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos. O despertar da vibração dessas sete fontes de poder desenvolve os poderes do Espírito.
As três divisões primárias da música – melodia, harmonia e ritmo – estão correlacionadas aos três poderes primários de Deus: Vontade, Sabedoria e Atividade. Assim, nenhuma tentativa de revolucionar a arte da música pode produzir resultados desejados, a menos que comece com o princípio artístico de coerência, e com um equilíbrio correto dos três elementos dos quais a música é composta: melodia, harmonia e ritmo.
Porém, a chamada música discordante reduz suas vibrações, e a continuação desse tipo de música resultará na perda de poder e desintegração dos quatro veículos inferiores.
Muitos médicos da antiguidade prescreviam músicas para ajudar em diversas doenças, principalmente como sedativo para os “nervos”.
Muitos médicos árabes (há muito tempo atrás) acreditavam no poder da música para curar, usavam o instrumento musical alaúde, no combate às doenças, acreditavam que cada uma das quatro cordas desse instrumento tinha uma correspondência com os quatro elementos da Natureza; Fogo, Ar, Terra e Água.
Achavam também que estes se relacionavam com os quatro temperamentos: fleumático, melancólico, sanguíneo e colérico. Vibrando as cordas correspondentes, pretendiam obter a cura dos males que afligiam as doenças de cada categoria. O fato é que acreditavam no poder da música.
Curandeiros sérios, antigos, também usavam o canto, a música e a dança.
Uma boa música, todos sabemos, tem o poder de acalmar.
Igualmente uma música com muitos batuques e barulhos nos irritam.
Hoje vemos que os trens modernos colocam músicas para atenuar o cansaço de viagens longas, muitas fábricas deixam uma música ambiente, gostosa, visando amenizar um pouco o estresse, criadores de vacas colocam músicas para que elas não se estressem na hora da ordenha, e por aí vai…
Muitos massoterapeutas, quiropratas, fisioterapeutas também colocam uma música suave para relaxar os pacientes.
Hoje não se usa somente a música como poder de cura, claro, mas sabemos que ela ajuda e muito a acalmar as pessoas.
A Música é uma verdadeira arte!
Exerce grande influência sobre o estado de ânimo de quem a ouve, refletindo com certeza, na saúde física das pessoas.
Podemos melhorar e muito o ambiente em que vivemos, onde trabalhamos, onde estudamos, e a tensão nervosa que nos martiriza, se soubermos se cercar em tempo certo, lugar certo e, também, da música certa.
Então usemos mais a sabedoria popular e não só cantemos, mas procuremos cada vez mais colocar boas músicas nas nossas vidas
***
As guerras não terão fim? Não haverá paz para todos?
Infelizmente enquanto muitos irmãos não acabarem seus relacionamentos com amor, enquanto o dinheiro (falamos de bilhões e bilhões de dólares) e o poder falarem mais alto, haverá a continuidade das guerras.
Entristecemo-nos, obviamente, vendo o horror da guerra, inocentes a nosso ver (pois há uma razão de estarem lá) morrendo de fome, de sede, ficando órfãos, sendo mutilados, perdendo seus lares, seus familiares.
Somos Cristãos, e como tal, queremos ver a paz, a Fraternidade Universal.
Por outro lado, não podemos permitir que as atuais condições de guerras e conflitos afetem nossa fé e nosso otimismo. Façamos a nossa parte orando muito, pedindo por esses irmãos e essas irmãs que estão sofrendo.
Uma pessoa que é definida como gênio militar, dotado de maravilhoso conhecimento sobre táticas de guerra não pode ser verdadeiramente boa, pois está destinada a ser impiedosa e destrutiva ao manifestar sua genialidade. Ela nunca poderá ser sábia, porque deliberadamente deve esmagar todos os bons sentimentos!
E aqui não se fala só de militares, mas dos irmãos e das irmãs que trabalham para as indústrias de armamentos direta ou indiretamente e, também, daqueles que ganham fábulas de dinheiro com ações das empresas que fornecem materiais para tais armamentos ou os produzem!
Irmãos e irmãs que gostam de “joguinhos de guerra”, onde “matar” é a ordem para se “ganhar”, cooperam por meio da geração de sentimentos, desejos e emoções das três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. Pense bem nisso, pois a astúcia Atlante leva muitos a definirem isso como é “de faz de conta” …” não estou machucando ninguém” …” é meu ganha-pão”. E pudessem ver a cor dos Corpos de Desejos nesses momentos e o estrago que isso faz no Corpo Denso, com certeza, mudariam de opinião.
Os Anjos do Destino – que estão acima de todo erro – governam as linhas da evolução, e têm a função de ajustar o Relógio do Destino e isso quer dizer que definem com precisão a ocasião propícia para colher as safras do passado de cada um de nós, seja individualmente, seja coletivamente.
Assim, se estudarmos as características das nações que estão em guerra e, também, os objetivos pelos quais estão lutando, juntando a isso um olhar retrospectivo sobre a história delas, não precisamos de ter nenhuma visão espiritual para localizar e inferir que as fontes da recente guerra foram geradas num passado distante!
As guerras do passado sempre reacenderam novos conflitos quando os vencidos foram tratados com dureza e sem compaixão.
Para evitar a repetição de tragédias semelhantes, é essencial cultivar um espírito de bondade e justiça equilibrada.
O desejo de agressão precisa ser eliminado, e todos devem se empenhar para preservar a paz, hoje e no futuro.
Medidas como o boicote industrial são contraproducentes, pois perpetuam o ódio. O ideal seria que todas as nações tivessem uma parte justa no comércio global.
Nunca se deve tentar corrigir um erro com outro — é vital adotar o princípio de “viver e deixar viver”.
Enquanto não aceitarem o Cristo, Seus magníficos Ensinamentos, e consequentemente não tiverem a Sabedoria (aqui ela é definida como o conhecimento usado com Amor), continuarão os conflitos, as guerras e suas terríveis consequências.
Aqueles que hoje são mortos nascerão de novo e, devido à angústia de suas experiências, viverão em seus próximos Renascimentos aqui, a partir de um estado de consciência mais elevado do que agora.
Os preceitos de paz e Amor fraternal ensinados diretamente por Cristo, então lhes aparecerão em sua devida Luz, como a base natural para a vida social e econômica do ser humano, e a guerra, com certeza, será coisa do passado.
Esses irmãos e irmãs hoje em guerra, terão uma ânsia muito grande por coisas espirituais, como também terão uma dedicação mais completa ao modo de vida espiritual, buscarão absorver rapidamente o Cristianismo.
Chegará para todos uma vida pura e altruísta, realizarão a união do “Eu superior” com o “eu inferior”.
No vindouro Reino de Cristo, o Regente do Planeta Terra, o maior de todos os Arcanjos, ou a Época da Nova Galileia, todos estaremos num estágio extremamente elevado.
Oremos muito por esses irmãos e essas irmãs que estão em guerra, e perdidos.
Lembremos sempre: Deus, nosso criador não faz nada para se perder.
O tempo de Deus não é o nosso tempo, em qualquer lugar do mundo.
Viver de aparências será sempre um risco, um grande perigo
A Natureza (manifestação visível de Deus invisível aos nossos olhos físicos) não deve ser enganada; Deus não pode ser zombado. “𝘖 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘩𝘰𝘮𝘦𝘮 𝘴𝘦𝘮𝘦𝘢𝘳, 𝘪𝘴𝘴𝘰 𝘤𝘰𝘭𝘩𝘦𝘳á”.
É fato também que se 𝘃𝗶𝘃𝗲𝗿𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗮𝗿ê𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀, estaremos enganando aos outros e a nós mesmos, menos a Deus, que tudo vê.
Sabemos que na época do Cristo quem vivia de aparências eram os 𝗳𝗮𝗿𝗶𝘀𝗲𝘂𝘀; faziam questão de serem vistos, serem aplaudidos, admirados, se achavam melhores que as outras pessoas, e se esqueciam que eram vistos por Deus.
Viver de aparências será sempre um risco, um grande perigo.
A pessoa “𝙥𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙙𝙚 𝙚𝙨𝙥í𝙧𝙞𝙩𝙤” gosta de elogios, holofotes, admiração, se contenta com migalhas, gosta de tapinhas nas costas, de presentinhos.
Estão enganando a si mesmos, e o tempo passando…Muitas vezes tudo é em nome de uma vida social, mas não deixa de ser uma vida “fake”.
Todo o mal, toda a mentira, toda injustiça praticada, inveja, cobiça, uma vida mundana, material, absolutamente tudo está sendo visto por Deus.
Como Estudantes Rosacruzes, fiéis, verdadeiros, Cristãos, isso não nos cabe.
Hoje quando menos esperamos, tudo vem à tona, nada mais fica escondido por muito tempo, as máscaras caem tão rapidamente que chega a assustar.
Lágrimas, dores, tristezas, lutas diárias, tudo está sendo “visto”, gravados no Éter particular nosso!
Estamos sendo vistos? Sim, com toda certeza!
Sabemos como trilhar o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, e esse tem que ser sincero, sempre para frente e para cima, com muita vontade, sinceridade e persistência.
Aqui não cabe querer enganar, querer fazer os Cursos rapidamente (para que? Ganhar diploma, medalha, elogios?), pois não caminhará e nem crescerá espiritualmente, talvez, intelectualmente, mas logo irá desistir, achará que não era o que procurava. E será uma pena, perdeu o precioso tempo.
Conselho? Não tente se enganar, nem enganar aos outros, hoje isso não dura por muito tempo, as máscaras caem e a pessoa não cresce e nem sai do lugar.
Estudante Rosacruz ativo é um “esteio”, principalmente na família, e muitas vezes no trabalho, entre amigos, e jamais pode enganar, mas ser exemplo.
A Angústia
Além da depressão, que é muito comum ouvirmos hoje, temos a “angústia”.
Que é a angústia? Parece um mal sem distinção de origem ou de classes sociais, onde analisá-la e situá-la exatamente fica impossível.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não devemos nos contentar em meramente tentar aliviar a angústia de qualquer um ou de qualquer número de pessoas. Buscamos a causa de todo sofrimento humano (onde a angústia é um deles) para que, eliminando a causa principal (a causa fundamental, a causa-raiz) possamos erradicar os efeitos.
Para fazer isso, para chegar a uma conclusão verdadeira sobre a origem da angústia, ao tempo em que descobrimos os meios para sua erradicação permanente, devemos compreender que ela está no momento que nos desviamos de Deus, aceitando a “falsa Luz”, dando origem a toda angústia que sentimos hoje; e ela terminará a sua existência com a promessa de que o Sol da Justiça surgirá com a “Cura em suas asas”, a “verdadeira Luz”, que veio para “salvar o mundo” e o primeiro fato que se afirma sobre Ele é que seja de uma Imaculada Conceição. Ou seja: o grande ideal pelo qual o Aspirante à vida superior está lutando: se purificar da mácula do egoísmo e da busca egoísta.
Eis o motivo pelo qual hoje a pessoa angustiada a descreve como um sentimento de aperto e vazio no peito, frequentemente acompanhados de ansiedade, desespero e muitas vezes até de irritabilidade.
Também descreve que sente uma tristeza inexplicável, um medo, uma preocupação.
Isso pode ser um estado natural em resposta a situações difíceis ou perdas.
Muitas pessoas sentem impulsividade, agitação, tremores, insônia, uma sensação de sufocamento, dificuldade para respirar, palpitações, um certo desânimo, pesadelos e até dores de cabeça.
Hoje devido à correria do dia a dia (muitas vezes sem necessidade), com preocupações em excesso, como também excesso de trabalho, mulheres com jornadas duplas, excesso do uso de celulares, violência aparecendo a todo momento nas redes sociais levam a um estresse muito grande e angústia.
Sair desse problema depende da própria pessoa, buscando o equilíbrio.
Há médicos que digam que a má alimentação, muito fast-food, refrigerantes, comer fora de casa, consumo excessivo de carnes animais, bebidas alcoólicas e até drogas, estão deixando as pessoas doentes.
Muitas pessoas não fazem exames periódicos, não verificam a pressão arterial, estão com excesso de peso, não fazem exercícios físicos, não tomam sol, não tomam ar puro, não têm nenhum contato com a natureza, passam horas nos escritórios, nas redes sociais, esquecendo de cuidar da própria saúde.
Muito ajudaria se tivessem uma alimentação de forma equilibrada, sem pressa, natural, fizessem caminhadas, tivessem uma boa noite de sono, momentos de lazer, tivessem o hábito de uma boa leitura, e claro, cuidando da saúde física e da parte espiritual, essa então, muito importante.
Há que se esquecer um pouco desse mundo material, consumista, corrido.
Se tivessem um ideal construtivo, amor ao próximo, vontade de viver bem, cuidando bem do Corpo Denso (Corpo Físico), buscando a parte espiritual Cristã, com certeza, não dariam espaço para a angústia.
Uma boa saúde e paz interior depende de nós mesmos.
******************************************************************************************
Quer ver mais postagens diárias de lindos e práticos textos nas nossas Redes Sociais?
É só acessar aqui: https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz e
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/ e
https://www.instagram.com/frc_max_heindel
************************************************************************************************************* Fraternidade Rosacruz – As Cinco Perguntas selecionadas do mês que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudante Rosacruzes:
1. Pergunta: Depois que o Espírito interno de um animal aprende tudo o que pode dentro de uma espécie, ele adquire experiência em outras espécies?
Resposta: Não. Atualmente no Período Terrestre cada espécie animal tem o seu objetivo muito bem definido pelo Espírito-Grupo dele.
2.Pergunta: Existe fazer um “Pacto com Lúcifer”, como algumas pessoas falam?
Resposta: Não existe esse tal “Pacto com Lúcifer”! Isso, logicamente, se a pessoa sabe exatamente quem é Lúcifer. Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que Lúcifer é um Anjo, ainda que seja um “Anjo caído”, ou seja, um Anjo que não quis seguir o Esquema de Evolução da Onda de Vida dos Anjos. Por isso dizemos que ele se rebelou e, por isso, ficou Atrasado na Evolução dos Anjos.
Em outras palavras, Lúcifer é um Atrasado da Onda de Vida dos Anjos, há lições que ainda não aprendeu e está aprendendo a fim de alcançar a Onda de Vida dos Anjos.
Como as pessoas – os seres humanos – que ainda não conseguem viver conscientemente no Corpo-Alma estão atrasadas em relação às pessoas que conseguem. Na terminologia da Fraternidade Rosacruz, as pessoas que conseguem são os Irmãos Leigos, as Irmãs Leigas, os Adeptos e os Irmãos Maiores.
A fim de conseguir alcançar a Onda de Vida dos Anjos, Lúcifer nos ajudou, sugerindo a nós um “caminho diferente” para conseguirmos alcançar a consciência de vigília (essa que hoje usamos aqui, quando estamos renascidos nessa Região Química do Mundo Físico). Note, essa consciência nós não tínhamos quando Lúcifer apareceu para nós, isso há milhões de anos atrás no que chamamos de Época Atlante (hoje estamos na Época Ária).
Ao invés de usarmos a sugestão com prudência e inteligência, nós abusamos da força sexual criadora (a força que tínhamos e temos para tal consciência) e, como consequência, nos degeneramos a esse estado que muitos de nós está hoje, e o que conhecemos como a “Queda do Homem” – e muitos de nós continuam “caindo”.
Então, veja, que em um sentido Lúcifer foi um benfeitor. Se quiser saber mais sobre isso, leia esse artigo que publicamos: https://fraternidaderosacruz.com/construindo-a-nova-jerusalem/
Como “vemos” Lúcifer hoje? Como um tentador que nos sugere fazer algo que não é correto, que é mal. E o “vemos” assim por nossa própria culpa, pois não alcançamos o domínio próprio ou o autodomínio. Quando alcançarmos não mais o “veremos” assim.
Sobre o “dito pacto” que menciona: é comum pessoas que “apostam” a sua realização nessa vida, nas coisas materiais e em se manter se alimentando de desejos, emoções e sentimentos inferiores (paixão, egoísmo, inveja, posse, poder, cobiça, ciúmes, ódio, raiva, medo e outros afins) atraírem (pela Lei de Semelhante atrai Semelhante), facilmente, seres humanos desencarnados que ainda não entraram no Purgatório (que nós chamamos de Apegados à Terra) e que tendem a serem maus (pois assim o eram quando estavam renascidos aqui, ou seja; viviam se alimentando daqueles sentimentos, daqueles desejos e daquelas emoções) ou uma outra Onda de Vida sub-humana que chamamos de elementais, cujo alimento é a intensidade de paixões, desejos e emoções inferiores. Esses lamentáveis seres não estão limitados pela visão física, nem pela distância e nem pelas restrições que muitos de nós têm enquanto renascidos aqui. Normalmente trabalham induzindo, como uma “pequena voz” que muitos acham que é ou da sua própria consciência, ou “de Deus”, ou de um antepassado ou…de Lúcifer. E assim é montado o processo: “fala no ouvido de uma pessoa”, “fala no ouvido da outra pessoa”; “fala para uma pessoa o que ela deve falar para a outra pessoa”, enquanto induz a outra pessoa a aceitar o que está ouvindo. O efeito da pessoa que aceita? “Conseguir” o que quer. As consequências para a pessoa que aceita? Dívidas a serem pagas nessa vida (normalmente em vidas futuras) por meio do sofrimento, da dor e da necessidade de conviver com as pessoas que prejudicou, e terminar esse relacionamento com amor, pois enquanto não conseguir amar, ela não aprendeu a lição e, portanto, vem na vida com restrições e limitações, que são traduzidas como dor e sofrimento.
Oremos por esses irmãos que você mencionou para que retomem o caminho Cristão e pratiquem o que Cristo – nosso único Mestre, a verdadeira Luz (Lúcifer é a falsa luz) – ensinou, no seu dia a dia, estudando e colocando em prática na sua vida os Ensinamentos Cristãos, bem explicados pela Fraternidade Rosacruz.
3.Pergunta: Vocês têm prova pessoal e direta do que foi dito pelo Max Heindel ou, como eu, apenas acreditam no que ele escreveu? Vocês também possuem clarividência ou são capazes de visitar os Planos espirituais? Eu gostaria de ver por mim mesmo para fortalecer a minha confiança nos ensinamentos da Fraternidade. Vocês não têm essa necessidade de evidência direta e pessoal?
Resposta: Caro irmão, se esforce e foque seu desenvolvimento trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. A evolução é individual e o Caminho está aberto a todos que quiserem.
Se você é um Estudante Preliminar, se esforce para chegar ao segundo grau, Estudante Regular.
Se você é um Estudante Regular, se esforce para chegar ao terceiro grau, Probacionista.
Se você é um Probacionista, se esforce para chegar ao quarto grau, Discipulado e aqui estar às portas da Ordem Rosacruz.
Se você é Discípulo, se esforce em se preparar para, unicamente pelo seu mérito, a ser Irmão Leigo e, assim, ter o privilégio de trabalhar na Ordem Rosacruz, continuando o seu trabalho na Fraternidade Rosacruz.
Se for fiel, paciente, persistente e aplicar seu conhecimento no serviço amoroso e desinteressado considerando unicamente a divina essência oculta no seu irmão ou na sua irmã que está ao seu lado, aos poucos, as verdades prováveis vão lhe sendo provadas, ou seja, o conhecimento direto vai lhe sendo apresentado. Caso contrário, ficará especulando e tentando encontrar “alguém” que lhe diga o que a pessoa é para você, ou “confirmar algo que não conseguirá” ou pior, cair na tentação em ter essa pessoa como uma espécie de guru, instrutor ou mestre. Na Fraternidade Rosacruz, com certeza, isso você não conseguirá. Pois “é possível viver sob o mesmo teto, em estreita intimidade, com um Iniciado de Fraternidade Rosacruz, e ainda assim o segredo desse Iniciado permanecer oculto em seu peito, até que você alcance o ponto de poder converter-se num Irmão Iniciado. A revelação dos segredos não depende da vontade do Iniciado, mas da qualificação do Aspirante, no caso, você!”.
4.Pergunta: Se os nossos irmãos menores não estão sujeitos à Lei de Causa e Efeito, por que eles sofrem com as doenças, por exemplo? Entendo que isso pode fazer parte da evolução, mas é um sofrimento?
Resposta: O Corpo Denso de nenhuma das quatro Ondas de Vida (mineral, vegetal, animal e humana) é perfeito. Ou seja, tem partes que não funcionam perfeitamente e sendo assim, podem “adoecer” – que é nada mais do que não conseguir cumprir com as suas funções perfeitamente, indo deteriorando durante o uso do Corpo Denso, durante a vida aqui. Como aprendemos, estudando o livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”, o animal e o ser humano possuem Corpos de Desejos separados que os capacitam a sentir desejos, emoções e paixões. Contudo, existe uma diferença entre eles: o Corpo de Desejos do animal é inteiramente formado por matéria das Regiões mais densas do Mundo do Desejo, ou seja, das 3 Regiões inferiores do Mundo do Desejo: Região da Paixão e do Desejo Sensual, Região da Impressionabilidade e Região do Desejo. Assim, os nossos irmãos menores só conseguem criar desejos, emoções e/ou sentimentos inferiores. Como nessas Regiões prevalece a Força de Repulsão muito mais fortemente do que a Força de Atração, a “produção” desses tipos de desejos, emoções e/ou sentimentos sempre geram efeitos nocivos no Corpo Denso (pois o Espírito tem que lutar muito para fazer prevalecer um desejo, sentimento ou uma emoção em um lugar onde a “Repulsão” em usá-los é muito mais forte do que a “Atração”). Exatamente como nós, os nossos irmãos menores têm o livre arbítrio. E é por isso que, como aprendemos, estudando o livro Conceito Rosacruz do Cosmos, o Espírito-Grupo do animal atua sobre ele com sugestões e jamais imposições. Ou seja, o animal produzindo um desejo, sentimento ou uma emoção inferior, pode sim danificar a parte do seu Corpo Denso correspondente ao efeito daquele desejo, sentimento ou daquela emoção. E isso se chama doença e enfermidade. Como isso depende do grau de consciência (apesar de todos terem a consciência de sono com sonhos, alguns mais avançados já tem vislumbres de consciência próxima a de vigília – e isso garantido pelo processo de espirais dentro de espirais), os que estão mais elevados entre os animais, têm a possibilidade de desenvolver doenças ou enfermidades mais diversificadas. Atualmente, é o caso dos mamíferos (no grau mais diversificado de tipos de doenças ou enfermidades – e das aves – no grau menos diversificado delas). O Espírito-Grupo aprende com isso? Sim, melhorando o seu “jeito de sugerir” para ser mais eficaz e ajudar o animal a tomar a decisão correta. O animal aprende com isso? Sim, entendendo que colocar em ação desejos, sentimentos e emoções inferiores para atender um anseio seu, há um preço a pagar: o preço do transgressor!
5.Pergunta: O que exatamente significa o “germe dos Corpos” que vemos quando estudamos o Esquema de Evolução no livro Conceito Rosacruz do Cosmos? É a sua “alma” ou força essencial, o seu núcleo ou matriz?
Resposta: Não. É uma matriz fornecida por uma Hierarquia Criadora que é especialista na matéria que é formado esse Corpo (tem, latente, tudo que esse Corpo precisa, e poder ser desenvolvido até a sua perfeição ou transmutação em Alma). Essa matriz não tem nada da pessoa que a recebe (ou seja: não tem o Átomo-semente desse Corpo). Só deixará de ser germe para ser Átomo-semente do Corpo quando a pessoa a recebe e começa a funcionar nesse Corpo na Região ou no Mundo referente.
O CÍRCULO DE CURA ROSACRUZ
As Reuniões de “Cura Rosacruz” são realizadas na Pro-Ecclesia (Chapel) da The Rosicrucian Fellowship quando a Lua está em torno dos 15 graus de um dos quatro Signos Cardeais ou Cardinais do Zodíaco (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio).
O horário é 18h30, horário local.
Por que fazer as Reuniões de Cura Rosacruz, com o ofício do Ritual do Serviço Devocional de Cura quando a Lua transita pelos Signos Cardeais ou Cardinais?
Porque a virtude dos Signos Cardeais ou Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) é a energia dinâmica que eles infundem em cada coisa ou empreendimento iniciado sob sua influência e, portanto, os pensamentos de cura dos Auxiliares Visíveis e Invisíveis em todo o mundo, são dotados de poder adicional quando lançados em suas missões de misericórdia sob essa influência cardinal.
Se você gostaria de participar deste trabalho, nas Datas de Cura (veja na figura abaixo as datas para esse mês), sente-se em silêncio quando o relógio em seu local de residência apontar para a hora local indicada: 18h30 ou em qualquer horário que melhor seja, desde que seja todos os dias no mesmo horário (pois a “coleta” é feita 24 horas por dia em todos os lugares do mundo – e a todo momento sempre é 18h30 em algum lugar da Terra), oficie o 𝗥𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼 𝗗𝗲𝘃𝗼𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗿𝗮.
Esse Ritual é dividido em três partes bem distintas:
1ª –Preparação – composto por músicas e textos que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante) do interno (para o interior do Estudante);
2ª – Concentração – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade na Cura, como é feita pela Fraternidade Rosacruz: o Poder Curador de Deus Pai – abundante e sempre presente, pois n’Ele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; o Curador – um ser humano, selecionado utilizando as Leis Divinas de Semelhança e da Receptividade Sistemática, que será o ponto focal de transmissão do excesso do seu fluído vital, à noite, para o paciente; e o Paciente (que NÃO tem que ser nominado em hipótese alguma, pois a Cura será feita por quem deve ser curado, por quem já aprendeu a lição que a doença e o sofrimento está apontando), colaborativo, participativo, que tenha muita fé e que também está disposto a ajudar aos outros que também estão sofrendo tanto quanto ou até mais que ele;
3ª – Saída – composto de música e admoestação de saída que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: a sua participação no processo de Cura Rosacruz.
“Se podes?”, disse Cristo-Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9:23)
…recorra ao Método de Cura Rosacruz, já utilizado por milhares de pessoas. O processo começa com o preenchimento de um Formulário que deve ser preenchido com caneta à base de tinta nanquim LÍQUIDA. As instruções detalhadas se encontram aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/cura/formulario-para-solicitacao-de-auxilio-de-cura-fraternidade-rosacruz/
**Se você conhece alguém que esteja doente e quer ajudá-lo (a), comece por oficiar o Ritual do Serviço Devocional de Cura nas Datas de Cura. As instruções detalhadas se encontram aqui:
Todos nós estamos percorrendo o “Ciclo de Vida e Morte”, vivendo parte do tempo no Mundo visível (Região Química do Mundo Físico) e parte nos Mundos invisíveis (Região Etérica do Mundo Físico, Mundo do Desejo e Mundo do Pensamento).
Ouvimos, muitas vezes, alguém dizer após ouvir esta doutrina pela primeira vez: “Oh! Mas eu não quero voltar”. Tal protesto parte só do cansado e extenuado Corpo Denso como consequência de uma vida árdua. Contudo, tão logo as experiências desta vida tenham sido assimiladas nos céus, a Lei de Consequência ou a Lei de Causa e Efeito e o desejo de novos conhecimentos atraem o Ego de volta à Terra, do mesmo modo que um ímã atrai uma agulha. Então, o Ego começa outra vez a contemplar seu renascimento.
Aqui, novamente a Lei de Consequência é o fator determinante: o novo nascimento está condicionado pelas nossas vidas passadas. Tendo vivido muitas vidas, é evidente que tenhamos conhecido muitas e diferentes pessoas, ligando-nos a elas nas mais variadas relações, afetando-as para o bem ou para o mal ou sendo assim por elas afetados. Causas foram então geradas entre elas e nós, e assim muitas dívidas – impossíveis de serem logo liquidadas por um ou outro motivo – ficaram pendentes.
1. Para fazer download ou imprimir:
2. Para estudar no próprio site:
Nosso Trabalho para Renascer Aqui mais uma vez
Por um Estudante
Centro Rosacruz de Campinas – SP – Brasil
Avenida Francisco Glicério, 1326 – conj. 82
Centro – 13012-100 – Campinas – SP – Brasil
Editado e Revisado
pelos Irmãos e Irmãs da Fraternidade Rosacruz – Centro Rosacruz de Campinas – SP – Brasil
contato@fraternidaderosacruz.com
fraternidade@fraternidaderosacruz.com
_______________________
Aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes que todos nós estamos inseridos no Ciclo de Nascimentos e Mortes durante esse Esquema de Evolução, pelo menos durante esse momento evolutivo, entorno do ponto chamado Nadir da Materialidade.
E esse Ciclo é que nos leva a: morte aqui, no Mundo visível, então nascimento lá, nos Mundos invisíveis; assim como: morte lá, nos Mundos invisíveis, nascimento aqui no Mundo visível.
Assim, da mesma forma que temos uma “Ciência do Nascimento” aqui, deveríamos ter uma “Ciência da Morte” aqui.
Nesse livreto, vamos ver um Ciclo completo que cada um de nós fazemos, saibamos ou não. Que isso nos ajude a aprender com os mínimos detalhes, a fim de que possamos compreender cada fase e, assim, aproveitar para vivenciá-la transformando cada evento em um alimento para a nossa Alma, o que resultará no Crescimento Anímico de cada um de nós.
Aprendemos, também, que aqueles que seguem a Cristo e alcançam, por mérito e prática dos Ensinamentos Cristão, o mais elevado objetivo proposto se libertam do ciclo de nascimentos mortais aqui; eles estão livres do Ciclo de Nascimentos e Mortes. “Não saem mais”.
Isso significa que tais seres humanos não tem mais lições a aprender aqui, as “dívidas do destino” estão pagas e todos os vínculos terrestres deles são desfeitos. Tais seres humanos são conhecidos como Seres Compassivos, os Irmãos Maiores da Onda de Vida humana que não mais necessitam de lições terrestres.
Eles estão livres para passar para uma existência gloriosa. Entretanto, esses grandes Seres podem retornar, por livre vontade, e em obediência ao preceito de que aquele que ama deve servir melhor, frequentemente eles desistem dessas oportunidades bem-aventuradas daquele plano divino, para servir os seres humanos menos evoluídos que estão, ainda, lutando nas labutas com seus próprios destinos maduros. Humildade, obediência e serviço são as notas chaves de suas vidas.
Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil
Tudo que agora vivemos, todo ambiente em nosso redor, todas as pessoas que nos cercam, todas as nossas idiossincrasias, boa parte de tudo que nos acontece foi previamente escolhido e construído antes de habitarmos esses Corpos atuais. Antes, mesmo, de construir esses Corpos!
Tudo começa no Segundo Céu, que se encontra na Região do Pensamento Concreto – ou Região Concreta do Mundo do Pensamento, a Região do Mundo do Pensamento onde existem os Arquétipos, ou modelos viventes – de tudo aquilo que existe no nosso Planeta Terra.
Mas o que é um Arquétipo? É o produto do trabalho de uma classe de seres compostos de inteligências de graus muito diferentes. Esses seres se chamam Forças Arquetípicas. E o seu lar é a quarta divisão da Região do Pensamento Concreto no Mundo do Pensamento. Tal Arquétipo é um molde oco vibratório que emite um som harmonioso. Esse som atrai e modela a matéria.
Podemos ter uma ligeira ideia se fizermos a seguinte experiência: tomemos uma placa de vidro. Coloquemos um pouco de areia em cima dessa placa. Passemos um arco de violino na borda dessa placa de vidro. As vibrações formam figuras geométricas que se formam quando o som muda.
Portanto, um Arquétipo não é um modelo de uma forma física que vemos em torno de nós. Ele é que modela a forma a sua própria imagem. E dá a essa forma um tom, sua nota-chave, que vibra sempre, enquanto o Arquétipo existir. Quando essa nota-chave cessa de vibrar, o Arquétipo deixa de existir e a forma morre. Portanto, todas as formas que agora aqui existem foram criadas primeiro o Arquétipo. E, se essas formas ainda existem é porque o Arquétipo vibra, cada um com a nota-chave própria e exclusiva de cada forma.
De tudo que falamos, se deduz, logicamente, que o material que é formado no Segundo Céu é mental. E, como o Mundo Mental – ou Mundo do Pensamento – compenetra todo nosso Planeta desde o centro até além da atmosfera, estendendo no espaço do Mundo Físico e do Mundo do Desejo, o Segundo Céu também o faz.
Com isso, os Egos que nele se encontram podem nos visitar. Entretanto, as condições e pensamentos gerados por nós aqui obstruem o trabalho deles e, também, a evolução deles, por isso tais Egos preferem ficar na região externa do Segundo Céu, onde as egoístas correntes mentais geradas por nós não os atingem, devido a qualidade inferior de matéria mental que são formados.
Todos nós passamos pelo Segundo Céu. Isso ocorre após morrermos aqui. Antes de chegarmos lá, já descartamos o Corpo Denso da presente vida, o Corpo Vital e, também, o atual Corpo de Desejos.
Portanto, entramos no Segundo Céu apenas com os Átomos-sementes do Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos, que formarão a base, ou o núcleo, dos nossos próximos Corpos nas nossas próximas vidas aqui. Ainda possuímos a Mente, da última vida finda aqui.
E é com esse veículo – a Mente – que funcionamos no Segundo Céu. Neste ponto, iniciamos nossa atividade criadora. Ela será tão criadora quanto foram nossas aspirações mentais durante a última existência aqui na Terra. E não poderia ser de outra forma.
Estamos destinados a nos transformar em Inteligências Criadoras. Somos filhos de Deus, criador de tudo que existe, Deus do nosso Sistema Solar.
Então, temos que nos tornar especialistas em construções mentais, também. Do mesmo modo que os Anjos são especialistas em matéria Etérica e os Arcanjos em matéria de Desejos. Portanto: criamos esses Arquétipos no Segundo Céu e experimentamos sua eficiência durante a nossa existência terrestre, aqui na Região Química do Mundo Físico.
Desde que deixamos o Mundo dos Espíritos Virginais – antes do início do Período de Saturno – para iniciarmos o processo de construção de veículos para a nossa expressão como Ego, o Segundo Céu tornou-se nosso verdadeiro lar. Aqui permanecemos durante séculos!
Vejamos, agora, o que produzimos lá: a matéria que utilizamos para executar o nosso trabalho no Segundo Céu é o som, assim como a matéria química é o instrumento que utilizamos enquanto renascidos aqui na Terra. Mas o som do Segundo Céu não é como o som disponível aqui quando renascidos. O som do Segundo Céu possui frequência – ou vibrações por segundo – muito acima do que estamos acostumados. E essa vibração harmoniosa e sonora nos ajuda na mais intensa e importante atividade, preparando-nos para a nossa próxima vida.
E lembram-se, daquela classe de seres compostos de inteligência de graus muito diferentes e que se chamam Forças Arquetípicas?
Então, quando estamos no Segundo Céu, fazemos parte dessas Forças Arquetípicas. E não deveria ser de outra forma já que estamos destinados a nos converter em uma grande Inteligência Criadora, em algum tempo futuro, e se não houvesse ambiente onde pudéssemos, gradualmente, aprender a criar, não seria possível nos adiantarmos, porque nada na Natureza – que é Deus em manifestação – é feito repentinamente.
Tais Inteligências Criadoras dirigem os Arquétipos, ou os modelos vivos de tudo que existe no nosso Planeta Terra: os continentes, as ilhas, a fauna, a flora, as terras, o clima, o ar, os Éteres e, ainda: os desejos, os sentimentos e as emoções.
Enquanto os Arquétipos não são modificados, também não há modificação aqui no Planeta Terra, que é reflexo do Mundo do Pensamento. Assim, preparamos o nosso próximo ambiente, as condições terrestres para a nossa existência física, o próximo passo no caminho do progresso, ou seja: modificamos e transformamos o Planeta Terra.
Mas essa realização ocorre obedecendo o grau de aspirações e uso de materiais mentais que empregamos em nossa última vida objetiva na Terra. Sob a Lei de Causa e Efeito, que observamos em todos os Reinos, colhemos na nossa existência nos Mundos Superiores – como por exemplo, no Segundo Céu exatamente o que semeamos aqui no Planeta Terra e vice-versa.
Se somos ativos durante a nossa existência objetiva, se trabalhamos para melhorar o ambiente e as condições que vivemos, construímos, nesse Segundo Céu, uma terra melhor, fértil, cheia de recursos onde poderemos obter maiores frutos com menor trabalho.
Se, ao contrário, perdemos o nosso tempo durante essa existência, passando os nossos dias sonhando ou discutindo condições metafísicas, descuidando das nossas condições materiais, continuaremos isso no Segundo Céu e, consequentemente, negligenciando nosso trabalho para o futuro, construiremos uma terra árida e estéril, difícil de se sobreviver.
Assim, como aprendemos quando estudamos o livro Conceito Rosacruz do Cosmos: “O mundo é exatamente o que nós próprios, individual e coletivamente temos feito e, será tal qual o fizermos”. Assim crescemos lenta, mas persistentemente e, avançamos continuamente.
Além de aprendermos a alterar o nosso Planeta Terra, também nos ocupamos em aprender a construir um Corpo que tenha os melhores meios de expressão. Não só os nossos próximos Corpos, mas também os dos outros. Portanto, o que chamamos de mortos são realmente os que nos ajudam a viver aqui na Terra. E, assim, aprendemos conscientemente a construir: o nosso Corpo Denso, o nosso Corpo Vital, o nosso Corpo de Desejos e a nossa Mente, bem como todos os outros Corpos dos outros. Obviamente que no Segundo Céu construiremos o Arquétipo de cada um desses Corpos pois, lá, lidamos somente com a matéria mental.
Cada Arquétipo de cada Corpo tem uma “nota-chave”, um som característico que o distingue de qualquer outro, que cria e mantém o Arquétipo e, consequentemente, o Corpo. É o seu tom. Assim, todas as formas em torno de nós são figuras cristalizadas dos sons produzidos pelas forças dos Arquétipos do Segundo Céu. Quando essa “nota-chave” cessa, o Corpo morre, a força desaparece.
Agora, podemos entender o porquê: “ninguém pode habitar um corpo mais eficiente do que aquele que é capaz de construir”. E isso porque construímos todos os nossos Corpos sobre os nossos Átomos-sementes que nos dá a base para essa construção.
Além disso nada melhor para avaliar uma ferramenta senão utilizando-a! Desta maneira, utilizando os Corpos que construímos percebemos os defeitos e aprendemos a corrigi-los.
Depois de termos assimilado tudo que podíamos da vida passada; depois de termos alterado a aparência do Planeta Terra a fim de nos proporcionar o ambiente necessário para a próxima existência terrena; depois de termos aprendido, pelo trabalho nos corpos dos outros a construir cada um dos nossos Corpos apropriados à nossa manifestação objetiva aqui no Mundo Físico, estamos quase prontos a entrar no Terceiro Céu em nosso trabalho para renascer mais uma vez aqui!
Depois de termos assimilado tudo que podíamos da vida passada; depois de termos alterado os Arquétipos que constituirão a aparência futura do Planeta Terra, a fim de nos proporcionar o ambiente necessário para a próxima existência terrena; depois de termos aprendido, pelo trabalho nos Corpos dos outros, a construir um Corpo apropriado à nossa manifestação aqui no Mundo Físico, estamos quase preparados para entrar no Terceiro Céu.
O Terceiro Céu se situa na Região Abstrata do Mundo do Pensamento – ou Região do Pensamento Abstrato. Essa Região é o local mais elevado que atingimos a cada Ciclo de Vida e Morte, no nosso atual estado de desenvolvimento, ou seja: aqui é o local que trabalhamos com a matéria mais sutil que somos capazes de lidar, no nosso presente estágio de desenvolvimento nesse Esquema de Evolução.
E que matéria que é esta? Matéria Mental Abstrata. Nessa Região é que surgem as nossas Ideias.
Tais Ideias são apenas pensamentos embrionários. Concebidas por uma Mente sã, se tornam pensamentos racionais e servem de base a todo o progresso material, moral e mental. Nesta Região, a Verdade não está obscurecida pela Matéria; ela é evidente por si mesma.
Daqui mergulhamos novamente para Mundos de Matérias mais densas.
Entramos no Terceiro Céu após abandonarmos os Corpos: Denso ao morrer; o Vital, logo em seguida; o de Desejos ao deixarmos o Purgatório e o Primeiro Céu; e, por último, a Mente ao deixarmos o Segundo Céu e entrarmos no Terceiro Céu.
Basicamente nosso trabalho no Terceiro Céu se resume a duas etapas bem definidas:
Entramos no Terceiro Céu sem nenhum dos nossos veículos. Destes, só possuímos seus Átomos-sementes. Em outras palavras, subsistimos em um estado isento de nossa Personalidade (o “eu inferior”) e permanecemos em estado de Espírito puro.
Permanecemos por algum tempo neste Terceiro Céu, que é um verdadeiro reservatório espiritual de força. Aqui fortificamo-nos para o próximo renascimento nessa vida física. Infelizmente para a maioria de nós tudo isso não é tão consciente. E, como não estamos conscientes não conseguimos trazer, na próxima existência, as lições que aprendemos lá aplicando-as no nosso dia a dia. E por quê? Porque a maioria de nós não consegue pensar abstratamente e, portanto, carece de consciência no Terceiro Céu.
O modo pelo qual podemos melhor aproveitar a passagem no Terceiro Céu, e assim potencializar a aplicação das lições que lá aprendemos, durante a existência aqui na Terra, é pela dedicação de nosso tempo e esforço a pensamentos abstratos que não se relacionam com tempo ou espaço.
Pensar no “Amor”, logo o associamos a alguém. Pensar na “Verdade”, logo a associamos a alguma coisa que conhecemos.
Técnicas que podemos utilizar enquanto renascidos aqui para desenvolver o pensamento abstrato (alimentando, assim, a nossa Mente abstrata, ao invés de utilizar somente a Mente concreta): estudar nosso Esquema de Evolução; estudar Astrologia Rosacruz; ouvir músicas de cunho elevado (exemplo: clássica ou erudita) e/ou estudar Matemática.
Muitos dizem que a Matemática é árida, sem emoção. Não há sentimento quando se diz que dois mais dois são quatro. Não há emoção quando se diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos em um triângulo retângulo. E é nisso que está o seu valor!
Porque quando nos elevamos acima dos sentimentos, nossos “pré-conceitos” limitantes ficam para trás, e a Verdade se revela imediatamente.
Ou seja: a Verdade é evidente por si mesma e não há nenhum sentimento envolvido no assunto. Este é o motivo pelo qual Pitágoras exigia que seus discípulos estudassem matemática para entrarem em contato com os ensinamentos ocultos. Pois ele sabia o efeito edificante da matemática para elevar as Mentes acima da esfera das emoções que os teria sujeitado a percepções ilusórias, quando fossem conduzidos a Região do Pensamento Abstrato.
Como a maioria de nós ainda não alcançou o estágio de progredir por meio de linhas lógicas, práticas e sequenciais, capazes de examinar e distinguir a verdade sem prevenção, o Terceiro Céu acaba por ser um lugar de espera e de pouca produção para o aprimoramento do Ego.
Lá ficamos inconscientes – como durante o nosso sono – até a oportunidade de um novo nascimento nesse Mundo Físico.
Entretanto, aqueles que buscam aqui, durante a atual existência física, meios de aplicar as suas ideias para melhoria de vida nesse Mundo – os inventores – trazem do Terceiro Céu as ideias originais para a aplicação na próxima existência.
Já aqueles que, durante essa existência se ocuparam em descobrir como melhor utilizar seus talentos a serviço de quem precisa, amorosa e desinteressadamente – os filantropos – obtêm uma visão mais clara de como realizar seus sonhos utópicos na próxima existência.
Como estamos:
– no Terceiro Céu sem nenhum véu que nos obscurece de ver o verdadeiro propósito dessa existência física;
– lá certos de quanto erramos e o que fazer para corrigirmos;
– lá “ansiosos” para ressarcir os prejuízos que causamos aos nossos irmãos e ao plano traçado pelo nosso Deus Pai;
– conscientemente envergonhados de si mesmo recebendo a ajuda de tantos seres ao nosso redor insistimos aqui em sermos egoístas, ignorantes, hipócritas e negligentes e nasce de dentro do nosso íntimo um desejo sincero e honesto de:
-voltar de renascer nesse Mundo Físico;
-obter novas experiências;
– mostrar a nossa gratidão a todos esses seres e ao nosso Pai de que realmente aprendemos as lições que assimilamos no Purgatório e no Primeiro Céu, que aprendemos no Segundo Céu e, quem sabe, que aspiramos no Terceiro Céu.
E é aí que surge, novamente, seres de incomensurável sabedoria, conhecidos como os Anjos do Destino ou Anjos Relatores ou Anjos Arquivadores ou, ainda, Senhores do Destino que nos ajudam nessa tarefa de escolher o que queremos fazer nessa nova existência. Estamos nos aprontando para voltar!
Depois de termos:
-Assimilado tudo que podíamos dos aspectos morais relacionados a vida passada, durante a nossa estada no Purgatório e Primeiro Céu;
-Trabalhado sobre os Arquétipos que alterarão a aparência do Planeta Terra a fim de nos proporcionar o ambiente necessário para a próxima existência terrena;
-Aprendido, pelo trabalho nos Corpos dos outros a construir um Corpo apropriado à nossa manifestação aqui no Mundo Físico durante a nossa estada no Segundo Céu.
-Depois de estarmos no Terceiro Céu sem nenhum véu que nos obscurece de ver o verdadeiro propósito dessa existência física. E, com isso, estamos certos de quanto erramos e o que fazer para corrigirmos. Estarmos lá ansiosos para ressarcir os prejuízos que causamos aos nossos irmãos e ao plano traçado pelo nosso Deus Pai. Estarmos conscientemente envergonhados de, mesmo recebendo a ajuda de tantos seres, insistirmos aqui em sermos: egoístas, ignorantes, hipócritas e negligentes, nasce de dentro do nosso íntimo a Vontade sincera e honesta de renascer; de obter novas experiências de mostrar a nossa gratidão a todos esses seres e ao nosso Pai de que realmente aprendemos as lições que assimilamos no Purgatório e no Primeiro Céu que aprendemos no Segundo Céu e, quem sabe, que aspiramos no Terceiro Céu.
É neste ponto que surge, novamente, seres de incomensurável sabedoria, conhecidos como: os Anjos do Destino ou os Anjos Relatores, ou os Senhores do Destino ou os Anjos Arquivadores que nos ajudam nessa tarefa de escolher o que queremos fazer nessa nova existência.
Tais Seres estão acima de todo erro que, no nosso atual estágio de desenvolvimento, podemos cometer e nos dão exatamente o que necessitamos para o nosso desenvolvimento.
E como se dá esta escolha? Lembrem-se, no Terceiro Céu estamos:
-Sem nenhum véu que nos obscurece de ver o verdadeiro propósito dessa existência física;
-Certos de quanto erramos e o que fazer para corrigirmos;
-Ansiosos para ressarcir os prejuízos que causamos aos nossos irmãos e ao plano traçado pelo nosso Deus;
-Conscientemente envergonhados de, mesmo recebendo a ajuda de tantos seres, insistimos aqui com o nosso egoísmo, ignorância, hipocrisia e negligência;
-Ansiosos para desenvolver as potencialidades latentes que herdamos de nosso Pai, para sermos mais úteis e efetivos no Plano Divino.
Portanto a vontade que nasce de dentro do nosso íntimo sincero e honesto de voltar a renascer nesse Mundo Físico só pode estar impregnada de fortes sentimentos de obter novas experiências, de mostrar a nossa gratidão a todos esses seres e ao nosso Pai de que realmente aprendemos as lições assimiladas nesses Mundos Superiores.
É por estes motivos que escolhemos “melhor vida” para ser vivida no novo renascimento. E agora? O conceito de “melhor vida” neste contexto (do ponto de vista espiritual) é muito diferente do conceito de melhor vida aqui?
Digamos que, para muitos, tais conceitos são diametralmente opostos. Com a nossa própria decisão de querer aprender mais e colaborar mais fica mais fácil escolher a próxima vida.
Afinal, já tivemos por aqui renascidos no Mundo Físico inúmeras vezes. Construímos relações; fortalecemos laços; afrouxamos outros; fugimos de algumas relações; outras completamos totalmente, através do amor, aliás, único modo de se realizar uma relação.
Enfim, temos uma teia completa e complexa de relações para escolher como nosso próximo renascimento.
Com a nossa vontade e, portanto, respeitando nosso livre arbítrio, os Anjos do Destino elaboram vários Panoramas de Vida, onde constam os principais acontecimentos que teremos que passar durante o próximo renascimento.
Mostram-nos as causas principais que poremos em movimento, desde o nascimento até a morte. Note que o Panorama de Vida nos é mostrado no sentido inverso aquele mostrado quando morremos. Por quê? Porque aqui o objetivo é nos mostrar como determinadas causas geram certos efeitos.
Com isso fechamos completamente nossa aprendizagem da Lei de Causa e Efeito: quando morremos e passamos pelo Purgatório e Primeiro Céu, o Panorama de Vida nos é apresentado desde o momento da morte até o nosso nascimento: como cada efeito foi gerado por uma determinada causa, posta em movimento por nós. Já quando estamos prestes a renascer, partindo do Terceiro Céu, o Panorama de Vida nos é apresentado desde o momento do nosso próximo nascimento até a nossa próxima morte: como cada causa, posta em movimento por nós, gera um determinado efeito.
Observe: somente as causas e acontecimentos principais, em termos de conceitos e linhas gerais nos são apresentados. Ou seja: os detalhes ou modos de expressão ocorrem por nossa conta. Ou seja, podemos colocar novas causas em movimento!
Nesse clima tão maravilhoso não é difícil olharmos o nosso Destino Maduro e querermos ser provados nele, a fim de “pagar a dívida”. Não é difícil vermos uma causa complicada ser nos apresentada e nós com grande disposição para enfrentá-la, para gerar efeitos construtivos e mostrar nossa aprendizagem.
Obviamente, que os Anjos do Destino nos orientam e nos aconselhando a escolher, comentando a nossa escolha. Mas, no final, a decisão é nossa.
Esse Panorama de Vida mostra qual a parte das nossas dívidas passadas liquidaremos e o que aprenderemos.
Estamos quase prontos para mergulhar, mais uma vez, nos Mundos inferiores e renascer aqui, com um novo Corpo Denso, um novo Corpo Vital, um novo Corpo de Desejos e uma nova Mente.
O que temos para construí-los? O Átomo-semente de cada um deles. E o que contém o Átomo-semente de cada um deles? A quintessência de tudo que aprendemos utilizando esses nossos veículos, desde quando obtivemos esses Átomos-sementes das Hierarquias Criadoras no Período de Saturno, no Período Solar, no Período Lunar e na Época Atlante do nosso atual Período Terrestre até a nossa última existência.
Vejam, então, que temos material de sobra para construir veículos que contemplem as necessidades e as características que precisaremos para essa existência recém-escolhida.
Outra coisa a se notar é que somente os nossos veículos são novos. Então, pode surgir a pergunta: e a Alma? Nascemos com Almas novas? Já que os Corpos são novos e as Almas são a quintessência do trabalho do Espírito sobre os Corpos, então as Almas não são novas. Não criamos novas Almas só porque os Corpos são novos. Lembrando que durante a nossa existência terrestre e até o descarte de cada Corpo nos Mundos superiores, após a nossa morte, nós, Egos (Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado como um Tríplice Espírito), trabalhamos sobre e no nosso Tríplice Corpo (Denso, Vital e de Desejos), através do nosso veículo Mente. Esse trabalho traz à existência a Tríplice Alma que é o produto espiritualizado dos Corpos. Assim:
– A Alma Consciente é o produto do trabalho do Espírito Divino sobre o Corpo Denso;
– A Alma Intelectual é o produto do trabalho do Espírito de Vida sobre o Corpo Vital;
– E a Alma Emocional é o produto do trabalho do Espírito Humano sobre o Corpo de Desejos.
Ou seja, cada Alma aumenta a consciência, o poder e a eficiência do Espírito no trabalho nesses Mundos Físicos, de Desejo e do Pensamento. Portanto, a Alma é a mesma. Representa o controle que nós, o Ego, teremos sobre nossos novos Corpos: quão eficientemente utilizaremos o nosso Corpo de Desejos; quanto poder teremos sobre o nosso Corpo Vital e quão consciente estaremos no nosso Corpo Denso.
Uma vez revisto isso, estamos prontos para renascer, mais uma vez, aqui!
Depois de:
1-Assimilarmos tudo que podíamos da vida passada, durante a nossa estada no Purgatório e Primeiro Céu.
2-Alterarmos a aparência arquetípica do Planeta Terra a fim de nos proporcionar o ambiente necessário para a próxima existência terrena e aprendermos, pelo trabalho nos Corpos dos outros, a construir Corpos para funcionarmos nos Mundos: Físico, do Desejo e do Pensamento, durante a nossa estada no Segundo Céu.
3-Permanecermos no Terceiro Céu sem nenhum véu que nos obscurece a certeza do verdadeiro propósito da existência física.
4-E, lá no Terceiro Céu, compreendermos quanto erramos e o que fazer para corrigirmos e para evoluirmos mais em direção à nossa meta real: “tornarmos perfeitos, como perfeito é o nosso criador, Deus.” (Mt 5:48).
5-E, ainda, depois de nascer em nosso íntimo uma vontade sincera e honesta de voltar a renascer nesse Mundo Físico; de obter novas experiências; de fazer algo novo, original, criativo como colaborador consciente no Plano de nosso Deus Pai.
6-Depois de contarmos com a ajuda de grandes Seres de incomensurável Sabedoria, conhecidos, na Religião Cristã, como os Anjos do Destino ou os Anjos Relatores, ou os Senhores do Destino ou os Anjos Arquivadores, que trabalham arduamente para que cada um de nós tenha a maior quantidade de experiências possíveis.
E que por terem esta função, nos ajudam a escolher o melhor Panorama de Vida para a nova existência terrestre, existência esta que nos proporcione duas coisas, a saber:
a- sermos testados nas lições que aprendemos;
b- adquirirmos maiores experiências nas nossas relações interpessoais;
7-Depois de escolhermos o sexo que nasceremos; pela Lei das Alternações, que diz que em uma vida física viemos como ser masculino e na próxima como ser feminino (isso para termos a experiência dos dois polos sexuais, durante o tempo em que o Sol transita, por Precessão dos Equinócios, num determinado Signo Zodiacal); ou modificando essa lei em virtude de circunstâncias específicas e individuais para cumprir a próxima vida que escolhemos.
Pela utilização das duas Leis Cósmicas, quais sejam: qualquer ser só pode funcionar em um Mundo se tiver um veículo composto de material desse Mundo; e “semelhante atrai semelhante” e, através delas, partirmos para construir os veículos.
8-Depois de mergulharmos no Mundo do Pensamento e construirmos uma nova Mente, pronta para fazer parte do conjunto dos 3 Corpos e um veículo necessários para essa nova peregrinação. Uma Mente que sintetiza tudo que aprendemos até aqui de como lidar com a matéria mental e mais uma expressão individual original, não determinada pelas ações passadas e que nos garante a nossa Epigênese; aquela capacidade típica de um Espírito Virginal e inaugurar uma coisa completamente nova e não uma simples escolha entre dois cursos de ação. E, que, portanto, torna a nossa Mente com aquele algo a mais e a composição do passado.
9-Depois de mergulharmos no Mundo do Desejo e construirmos um novo Corpo de Desejos. Um Corpo de Desejos que reúne tudo que aprendemos até aqui de como lidar com a matéria de desejos e mais uma expressão individual original, não determinada pelas ações passadas e que nos garante a nossa Epigênese em termos de sentimentos, emoções e desejos originais, nada tendo a ver com o passado. E, que, portanto, torna o nosso Corpo de Desejos com aquele algo a mais da composição do passado.
E então, estamos no seguinte ponto de constituição: nós, um Ego (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado) com os veículos Espírito Humano, Espírito de Vida, Espírito Divino, Mente e com o Corpo de Desejos. Sendo que os últimos, a Mente e o Corpo de Desejos, ainda não assumiram sua forma final.
Ainda estão sob uma forma semelhante ao de um sino com duas camadas, aberto embaixo e tendo em sua cúspide o Átomo-semente da Mente pelo lado externo; e o Átomo-semente do Corpo de Desejos pelo lado interno.
A composição de cada um desses dois veículos recém confeccionados: a Mente e o Corpo de Desejos são de materiais existentes até a última existência material, menos o mal expurgado no Purgatório mais a quintessência do bem praticado assimilado no Primeiro Céu.
10-Continuando na nossa jornada de preparação para um novo aparecimento nesse Mundo Físico partimos para a confecção de um novo Corpo Vital. Entretanto, devido ao nível de organização do nosso Corpo Vital, comparado com o da Mente e do Corpo de Desejos, o processo não é tão simples como foi a confecção desses dois.
A aquisição do material obedece ao mesmo princípio: atração e semelhança, mas a construção e organização dos materiais dentro do Corpo Vital é muito diferente.
Uma vez deixada a Região mais inferior do Mundo do Desejo, a Região das Paixões e Desejos Inferiores, mergulhamos na subdivisão mais elevada da Região Etérica do Mundo Físico, conhecida como a sétima Região, ou Região do Éter Refletor. As forças do Átomo-semente do Corpo Vital entram em ação atraindo todo o material que tenha afinidade.
O nosso Corpo Vital é construído pelos Anjos do Destino, pelos habitantes que estão no Segundo Céu e pelos Espíritos Elementais. É esse Corpo Vital, modelado pelos Anjos do Destino, que dará a forma ao nosso Corpo Denso. Ou seja: o nosso Corpo Denso é átomo a átomo cópia do nosso Corpo Vital. Obviamente, formado por Sólidos, Líquidos e Gases (materiais da Região Química do Mundo Físico), enquanto o Corpo Vital é formado pelos Éteres (materiais da Região Etérica do Mundo Físico).
O que nós agregamos de novo no nosso Corpo Vital, já que ele é construído por outros seres, lembrando a regra de formação de novos Corpos: “composto dos materiais existentes até a última existência material, menos o mal expurgado no Purgatório mais a quintessência do bem praticado assimilado no Primeiro Céu”. E mais uma expressão individual original, não determinada pelas ações passadas e que nos garante a nossa Epigênese em termos a capacidade de lidar com a matéria Etérica, nada tendo a ver com o passado. E, que, portanto, torna o nosso Corpo Vital com aquele algo a mais da composição do passado.
De uma parte da matéria etérica atraída pelo Ego, os Anjos do Destino fazem uma matriz ou modelo etérico que servirá como molde para o novo Corpo Denso e depositam tal modelo no útero materno.
Nesse mesmo momento, os Anjos do Destino depositam na cabeça triangular de um dos espermatozoides do sémen paterno o Átomo-semente do Corpo Denso. Somente esse espermatozoide possibilita a fertilização. Sem a presença desses dois fatores nenhuma união sexual produzirá resultados.
Lembremos que o nosso sexo já está determinado quando escolhemos a nossa próxima existência. Assim, se escolhemos vir como sexo feminino essa matriz etérica colocada no útero materno é feita unicamente de átomos etéricos positivos. Esses átomos etéricos positivos atrairão, infalivelmente, átomos físicos negativos e o Corpo Denso torna-se feminino. Agora, se escolhemos vir como sexo masculino a matriz colocada no útero materno é composta de átomos etéricos negativos e, assim, atrairá átomos físicos positivos, resultando em um Corpo Denso masculino.
Assim que o Corpo Vital é depositado, nós, envolto no nosso Corpo de Desejos, nossa Mente (ambos ainda em forma de sino), Espírito Humano, Espírito de Vida e Espírito Divino ficamos orbitando em volta da nossa futura próxima mãe terrestre.

Essa nossa futura mãe terrestre, através do seu Corpo de Desejos, trabalha sozinha na construção do nosso próximo Corpo Denso nos primeiros dezoito a vinte e um dias após a fertilização. Após esse período entramos no corpo materno.
O NASCIMENTO DE UM NOVO CORPO DENSO (FÍSICO)
Se iniciamos mais uma volta na roda de nascimentos e mortes com a fase de desencarnação, então passamos pelas fases onde:
1-Assimilamos tudo que podíamos da vida passada durante a nossa estada no Purgatório e Primeiro Céu.
2-Alteramos a aparência arquetípica do Planeta Terra a fim de nos proporcionar o ambiente necessário para a próxima existência terrena e aprendemos, pelo trabalho nos Corpos dos outros, a construir Corpos para funcionarmos nos Mundos: Físico, do Desejo e do Pensamento, durante a nossa estada no Segundo Céu.
3-Permanecemos no Terceiro Céu, sem nenhum véu que nos obscurecesse de ver o verdadeiro propósito dessa existência física.
4-E, é lá no Terceiro Céu que compreendemos quanto erramos e o que fazer para corrigirmos e para evoluirmos mais em direção à nossa meta real: “tornarmos perfeitos, como perfeito é o nosso criador, Deus” (Mt 5:48).
Até aqui, utilizando da Força centrífuga de Repulsão, nos livramos do nosso Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e do nosso veículo Mente. Depois nasceu de dentro do nosso íntimo uma vontade sincera e honesta de voltar a renascer nesse Mundo Físico, de obter novas experiências, utilizando a Força centrípeta de Atração.
Foi então que contamos com a ajuda de Grandes Seres de incomensurável Sabedoria, conhecidos, na Religião Cristã, como os Anjos do Destino, que trabalham arduamente para que cada um de nós tenha a maior quantidade de experiências possíveis.
E que por terem esta função, nos ajudam a escolher o melhor tipo para a nova existência terrestre, existência esta que nos proporcione duas coisas, a saber:
1ª-sermos testados nas lições que aprendemos
2ª-adquirirmos maiores experiências nas nossas relações interpessoais
Até aqui podemos ter passado, se considerarmos o tempo terrestre, até 1000 anos nessa nossa existência celestial, tempo este que é o que geralmente ocorre. Podendo até ser abreviado em algumas centenas de anos, se já tivermos evoluído bastante, aprendido rapidamente, e com isso já termos condições de trabalhar nos Mundos invisíveis não precisando passar tanto tempo nos Mundos celestes, afinal o baluarte da nossa evolução é aqui, na Região Química do Mundo Físico!
Depois escolhemos o sexo que nasceremos, utilizando a Lei das Alternâncias, uma vez no sexo masculino, outra vez no sexo feminino, ou modificando essa Lei em virtude de circunstâncias específicas.
E, assim, utilizando duas das Leis Cósmicas:
– “qualquer ser só pode funcionar em um Mundo se tiver um veículo composto de material desse Mundo” e
-a Lei de Atração, popularmente conhecida como “Semelhante atrai semelhante”
Utilizando essas duas Leis Cósmicas partirmos para construir os novos veículos que utilizaremos na próxima existência aqui na Terra.
Mergulhamos no Mundo do Pensamento e construímos uma nova Mente. Mergulhamos no Mundo do Desejo e construímos um novo Corpo de Desejos. Mergulhamos na Região Etérica do Mundo Físico e partimos para a confecção de um novo Corpo Vital que, devido ao seu alto nível de organização, comparado com o do nosso Corpo de Desejos e com a Mente, tem um processo mais complexo de construção: a aquisição do material é igual ao do Corpo de Desejos e da Mente, ou seja, através da: atração e semelhança, mas a construção e organização de tais materiais são de um modo muito diferente.
E que se processa assim: as forças do Átomo-semente do Corpo Vital entram em ação atraindo todo o material que haja afinidade. Mas somente os materiais dos dois Éteres inferiores: Éter Químico e o Éter de Vida.
Lembrem-se: os materiais dos Éteres superiores: Luminoso e Refletor são atraídos pelas forças que compõe o nosso próximo principal Corpo, “o Dourado Vestido de Bodas”, o Corpo-Alma. Forças essas que são compostas pela quintessência de todo o nosso serviço amoroso e desinteressado para com nossos irmãos e nossas irmãs.
Assim, é esse Corpo Vital, modelado pelos Anjos do Destino, que dará a forma ao nosso Corpo Denso, átomo por átomo!
Com a parte da matéria etérica atraída por nós, os Anjos do Destino fazem essa matriz e a depositam no útero materno.
Nesse mesmo momento, os Anjos do Destino depositam na cabeça triangular de um dos espermatozoides do sêmen paterno o Átomo-semente do Corpo Denso. Sem a presença desses dois fatores nenhuma união sexual produz resultado.
Então, envolto nos nossos veículos, ficamos orbitando em volta da nossa futura próxima mãe. Ela, por meio de seu Corpo de Desejos, trabalha sozinha, na construção do nosso próximo Corpo Denso entre os primeiros dezoito e vinte e um dias após a fertilização. Ela controla nosso Corpo Denso por meio das moléculas nucleadas que compõem o nosso sangue.
Após esse período entramos no útero do Corpo Denso materno. Daqui para frente vamos dissolvendo os núcleos das moléculas do nosso sangue de forma a assumir o controle do nosso incipiente Corpo Denso.
A Mente e o Corpo de Desejos se juntam sobre a cabeça do Corpo Vital. O nosso novo Corpo de Desejos assume a sua forma de ovoide envolvendo o nosso novo Corpo Vital e o nosso, ainda disforme, Corpo Denso. A nossa Mente toma a sua forma de nuvem envolvendo onde ficará a cabeça e o pescoço do nosso futuro Corpo Denso.
Esses Corpos reúnem tudo que aprendemos até aqui, de como lidar com a matéria mental, de desejos, etérica e física e mais uma expressão individual original, não determinada pelas ações passadas e, que nos garante a nossa Epigênese em termos de ideias, pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, palavras, atos, obras e ações originais, nada tendo a ver com o passado. E, que, portanto, tornam os nossos Corpos com aquele algo mais da composição do passado.
E assim, cá estamos, nós, Espírito Virginal envolto nos seguintes veículos:
1-o veículo Espírito Divino
2-o veículo Espírito de Vida
3-o veículo Espírito Humano
4-o veículo uma nova Mente
5-o novo Corpo de Desejos
6-o novo Corpo Vital
7-o novo Corpo Denso
E tudo isso acrescido da quintessência de todo serviço amoroso e desinteressado prestado aos nossos irmãos e as nossas irmãs (onde esquecemos os defeitos deles e focamos exclusivamente na Divina Essência de cada um, que é a base da Fraternidade) em nossas peregrinações passadas e, que formam a base para continuarmos a construir o Corpo-Alma.
Encarcerado, mais uma vez, na casa-prisão do Corpo Denso. O Átomo-semente do Corpo Denso é colocado no ápice situado no ventrículo esquerdo do coração. E nele contendo todos os registros dos ciclos de nossas existências anteriores, desde o princípio de tudo.
O Átomo-semente do Corpo Vital é colocado na posição relativa no Corpo Denso conhecida como Plexo Celíaco, Plexo Solar ou, popularmente, “boca do estômago”.
Já o Átomo-semente do Corpo de Desejos é colocado na posição relativa no Corpo Denso onde está o lóbulo superior do fígado e está também o grande vórtice do Corpo de Desejos.
E o Átomo-semente da Mente é colocado na posição relativa no Corpo Denso onde está o seio frontal (meio da testa).
Esses Átomos-sementes estão conectados através de um Cordão, conhecido como Cordão Prateado e que nasce em cada nosso novo renascimento aqui no Mundo Físico.
Esse Cordão é Tríplice em formação e conexão: uma parte desse Cordão nasce composta de Éter Químico e de Éter de Vida e conecta o Átomo-semente do Corpo Vital ao Átomo-semente do Corpo Denso. Uma outra parte desse Cordão nasce composto de material de Desejos e conecta o Átomo-semente do Corpo de Desejos ao Átomo-semente do Corpo Vital. E aí se dá o despertar do feto.
Aqui a última molécula de sangue nucleada (com núcleo) se desintegra e definitivamente assumimos o controle do nosso Corpo Denso. Essa posse é a nossa expressão mais elevada e sagrada do nosso direito, respeitada e resguardada por todas as forças do bem. O Ego, nós (um Espírito Virginal da Onda de Vida humana), é o amo do seu veículo!
Nesse importante momento, contemplamos o Panorama da Vida que temos pela frente, mas somente os eventos principais (mormente, relacionados com os eventos principais das vidas anteriores onde, nelas não aprendemos as lições que devíamos ter aprendido).
Lembrem-se que esse Panorama da Vida foi impresso naquela matriz do Corpo Vital pelos Anjos do Destino.
Esse Panorama da Vida nos é apresentado na ordem direta, ou seja: primeiro as causas e depois os efeitos. De modo a entendermos por que cada causa, que iremos colocar em movimento, determina sempre o mesmo efeito.
Nós o observamos através do polo negativo do Éter Refletor do nosso Corpo Vital. Entretanto, envolto que estamos em todos os nossos Corpos não conseguimos visualizar o objetivo real dessa existência física, com aquela mesma clareza que visualizamos no Terceiro Céu, quando escolhemos o tipo ou molde dessa nova existência física, com todas as circunstâncias, situações necessárias para liquidar com as causas maduras de aprendizagem. Então, pode acontecer, que quando visualizamos uma vida muita dura, penosa, com muitas provas, demais para poder resistir, nos assustamos, nos apavoramos e tentamos escapar. Porém, nesse ponto, os Anjos do Destino que já fizeram as conexões necessárias entre o Corpo Vital e os centros sensoriais do cérebro no feto e, portanto, o nosso esforço para fugir do renascimento é frustrado. Mas, ao forçarmos impulsionado pela fuga, podemos desequilibrar a conexão entre os centros sensoriais etéricos e físicos resultando daí que o Corpo Vital e o Corpo Denso não fiquem concêntricos podendo fazer com que a cabeça do Corpo Vital se sobressaia para cima da cabeça do Corpo Denso. Com isso podemos estar impossibilitados de utilizar nosso Corpo Denso e ficar conectados a um Corpo Denso sem a Mente que não se pode utilizar. Assim, tal renascimento será praticamente inútil. Nasce um idiota congênito.
Depois de rever o Panorama da Vida partimos para, definitivamente, focarmos nesse Mundo Físico. Ainda como embrião, a nossa Glândula Pineal se sobressai através do cérebro e o nosso Corpo Pituitário forma uma abertura em direção a nossa boca conectando-se, também com a cavidade espinhal.
Através dessa cavidade estamos com um íntimo contato com os Mundos superiores enquanto o Corpo Denso vai se tornando mais endurecido. Então, outras aberturas do Corpo Denso vão se fechando. Aos poucos a cavidade que existe no lugar do umbigo vai se fechando, desviando a corrente fetal que passava por ele, para os centros de percepção espiritual na cabeça o sangue é impulsionado ao pulmão através dos ventrículos do coração e ali é refletido o Mundo Físico. Esses centros são obstruídos e então, a visão espiritual é diminuída e a consciência gradualmente é enfocada no Mundo Físico.
Então, a redução do fornecimento de sangue, quando se corta a conexão com a mãe no parto, cortando o cordão umbilical, serve para emparedar-nos mais ainda em nossa nova prisão terrestre.
Assim, nasce o novo Corpo Denso.

À primeira inspiração de ar aos nossos pulmões, damos início a mais um renascimento. Mas e os outros Corpos? Também estão prontos? Não. Apenas as forças que atuam pelos polos negativos de alguns desses Corpos já se pronunciam.
O NASCIMENTO DE UM NOVO CORPO VITAL
Estamos percorrendo todo um Ciclo de Vida, desde uma morte no Mundo Físico até um novo Renascimento. Entendendo cada etapa podemos vivê-la de maneira mais eficiente e dar a ela a devida importância.
Utilizando da Força Centrífuga de Repulsão, nos livramos do nosso Corpo Denso (Físico) levando conosco somente o seu Átomo-semente.
Começamos no Purgatório, onde através da dor e do sofrimento, assimilamos nossas lições geradas pelas nossas maldades.
Em seguida, no Primeiro Céu, onde através do regozijo, da gratidão e da alegria, assimilamos mais lições, geradas pelo seu serviço amoroso e desinteressado prestado, que foram prestados aos nossos irmãos e irmãs, indistintamente.
Depois no Segundo Céu, onde dedicamos todo o nosso tempo construindo Corpos e formando o meio ambiente para nossa vida futura, moldando a terra e o mar, provendo as condições da flora e da fauna, geralmente dando forma às coisas que nos darão um campo propício para a nossa próxima vida. Mas, isso depende profundamente de como fomos aqui na Terra. Se fomos preguiçosos e negligentes, criamos um ambiente precário, escasso e feio. Se fomos criativos e esforçados, criamos um paraíso para a nossa próxima existência.
De lá seguimos para o Terceiro Céu, sem nenhum véu que nos obscurece de ver o verdadeiro propósito dessa existência física. Somente com os Átomos-sementes dos nossos passados; Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e da Mente. E, aqui, compreendemos quanto erramos e o que fazer para corrigirmos. Depois nasceu de dentro do nosso íntimo um desejo sincero e honesto de voltar a renascer nesse Mundo Físico, de obter novas experiências, utilizando a Força Centrípeta de Atração.
Foi então que contamos com a ajuda de quatro grandes seres de incomensurável sabedoria, conhecidos, na Religião Cristã, como os Anjos do Destino, que trabalham arduamente para que cada um de nós tenha a maior quantidade de experiências possíveis.
E que por terem essa função, nos ajudam a escolher o melhor tipo da nova existência terrestre, existência esta que nos proporcione duas coisas, a saber: sermos testados nas lições que aprendemos e adquirirmos maiores experiências nas nossas relações interpessoais.
Até aqui podemos ter passado, se considerarmos o tempo terrestre, até 1000 anos nessa nossa existência celestial, tempo este que é o que geralmente ocorre. Podendo até ser abreviado em algumas centenas de anos, se já tivermos evoluído bastante, aprendido rapidamente, e com isso já termos condições de trabalhar nos Mundos invisíveis, não precisando passar tanto tempo nos Mundos celestiais, afinal o baluarte da nossa evolução é aqui, no Mundo Físico.
Depois escolhemos o sexo que nasceremos utilizando a Lei das Alternâncias; uma vez no sexo masculino, outra vez no sexo feminino. Ou, ainda, modificando essa Lei em virtude de circunstâncias específicas.
E, assim, utilizando duas das Leis Cósmicas: “qualquer ser só pode funcionar em um Mundo se tiver um veículo composto de material desse Mundo”, e “semelhante atrai semelhante” partirmos para construir os veículos.
Mergulhamos no Mundo do Pensamento, e construímos uma nova Mente. Mergulhamos no Mundo do Desejo e construímos um novo Corpo de Desejos. Mergulhamos na Região Etérica do Mundo Físico e partimos para a confecção de um novo Corpo Vital que, devido ao seu alto nível de organização, comparado com o da nossa Mente e do Corpo de Desejos, tem um processo mais complexo de construção; a aquisição do material é igual ao da Mente e do Corpo de Desejos, ou seja, através da atração e semelhança, mas a construção e organização de tais materiais são de um modo muito diferente.
E que se processa assim: as forças do Átomo-semente do Corpo Vital entram em ação atraindo todo o material que haja afinidade. Mas somente os materiais dos dois Éteres inferiores, Éter Químico e de Vida. Lembrem-se: os materiais dos Éteres superiores, Luminoso e Refletor, são atraídos pelas forças que compõem o nosso próximo principal Corpo, “o Dourado Vestido de Bodas”, o “Corpo Alma”. Forças essas que são compostas pela quinta essência de todo o nosso serviço amoroso e desinteressado para com os nossos irmãos e irmãs.
Assim, é esse Corpo Vital, modelado pelos Anjos do Destino, que dará a forma ao nosso Corpo Denso. Parte da matéria etérica atraída por nós, os Anjos do Destino fazem essa matriz e a depositam no útero materno.
Nesse mesmo momento, os Anjos do Destino depositam na cabeça triangular de um dos espermatozoides do sêmen paterno, o Átomo-semente do Corpo Denso. Sem a presença desses dois fatores nenhuma união sexual produz resultado. Então, envolto nos nossos veículos, ficamos orbitando em volta da nossa futura próxima mãe terrestre.
Essa nossa futura próxima mãe terrestre, através do seu Corpo de Desejos, trabalha, sozinha, na construção do nosso próximo Corpo Denso nos primeiros dezoito a vinte e um dias após a fertilização. Ela controla nosso Corpo Denso através das moléculas nucleadas que compõem o nosso sangue. Após esse período entramos no útero do Corpo Denso materno.
Daqui para frente vamos dissolvendo os núcleos das moléculas do nosso sangue de forma a assumir o controle do nosso incipiente Corpo Denso. A Mente e o Corpo de Desejos se juntam sobre a cabeça do Corpo Vital. O nosso novo Corpo de Desejos assume a sua forma de ovoide envolvendo o nosso novo Corpo Vital e o nosso, ainda disforme, Corpo Denso. A nova Mente toma a sua forma de nuvem envolvendo onde ficará a cabeça e o pescoço do nosso futuro Corpo Denso. Esses Corpos reúnem tudo que aprendemos até aqui, ou seja, de como lidar com a matéria mental, de desejos, etérica e física, e mais uma expressão individual original, não determinada pelas ações passadas e, que nos garante a nossa Epigênese para termos ideias, pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, hábitos e ações originais, nada tendo a ver com o passado. E, que, portanto, tornando os nossos Corpos com aquele algo mais da composição do passado.
E assim, cá estamos, nós, Espírito Virginal envolto nos seguintes corpos: o veículo Espírito Humano, o veículo Espírito de Vida, o veículo Espírito Divino, a Mente, o novo Corpo de Desejos, o novo Corpo Vital, o novo Corpo Denso, e a quinta essência de todo serviço amoroso e desinteressado prestado aos nossos irmãos e irmãs em nossas peregrinações passadas e, que formam a base para continuarmos a construir o nosso Corpo-Alma.
Encarcerado mais uma vez na casa-prisão do Corpo Denso, o Átomo-semente do Corpo Denso é colocado na posição referencial do ápice situado no ventrículo esquerdo do coração. E nele contendo todos os registros dos ciclos de nossas existências anteriores, desde o princípio de tudo.
O Átomo-semente do Corpo Vital é colocado na posição referencial no Corpo Denso conhecida como Plexo Celíaco, Plexo Solar ou “boca do estômago”.
Já o Átomo-semente do Corpo de Desejos é colocado na posição referencial no Corpo Denso onde está o lóbulo superior do Fígado e onde está também o grande vórtice do Corpo de Desejos.
E o Átomo-semente da Mente é colocado na posição referencial no Corpo Denso onde está o seio frontal (meio da testa).
Esses Átomos-sementes estão conectados através de um cordão, conhecido como Cordão Prateado e que nasce em cada nosso novo renascimento aqui no Mundo Físico. Esse Cordão é Tríplice em formação e conexão: uma parte desse Cordão nasce composta de Éter Químico e de Éter de Vida e conecta o Átomo-semente do Corpo Vital ao Átomo-semente do Corpo Denso, uma outra parte desse Cordão nasce composto de material de Desejos e conecta o Átomo-semente do Corpo de Desejos ao Átomo-semente do Corpo Vital. E aí se dá o despertar do feto.
Aqui a última molécula de sangue nucleada (com núcleo) se desintegra e definitivamente assumimos o controle do nosso Corpo Denso. Essa posse é a expressão mais elevada e sagrada do direito do ser humano, respeitada e resguardada por todas as forças do bem. O Ego é o “amo” do seu veículo.
Nesse importante momento, contemplamos o Panorama da Vida que temos pela frente. Lembrem-se que esse Panorama foi impresso naquela matriz do Corpo Vital pelos Anjos do Destino. Esse Panorama nos é apresentado na ordem direta, ou seja, primeiro as causas e depois os efeitos, de modo a entendermos por que cada causa que iremos colocar em movimento determina sempre o mesmo efeito. Nós o observamos através do polo negativo do Éter Refletor do nosso Corpo Vital. Entretanto, envolto que estamos em todos os nossos Corpos, não conseguimos visualizar o objetivo real dessa existência física, com aquela clareza que visualizamos no Terceiro Céu quando escolhemos o tipo dessa nova existência física, com todas as circunstâncias, e situações necessárias para liquidar com as causas maduras de aprendizagem.
Então, pode acontecer, que quando visualizamos uma vida muita dura, penosa, com muitas provas, demais para podermos resistir, nos assustamos, nos apavoramos e tentamos escapar.
Porém, nesse ponto, os Anjos do Destino já fizeram as conexões necessárias entre o Corpo Vital e os centros sensoriais do cérebro no feto e, portanto, o nosso esforço para fugir é frustrado. Mas, ao forçarmos impulsionados pela fuga, podemos desequilibrar a conexão entre os centros sensoriais etéricos e físicos, resultando daí que o Corpo Vital e o Corpo Denso não fiquem concêntricos podendo fazer com que a cabeça do Corpo Vital se sobressaia para cima da cabeça do Corpo Denso. Com isso podemos estar impossibilitados de utilizar nosso Corpo Denso, podemos estar conectados a um Corpo Denso sem Mente que não se pode utilizar. Assim, tal renascimento será praticamente inútil. Nasce um idiota congênito.
Depois de rever o Panorama da Vida, partimos para definitivamente focarmos nesse Mundo Físico.
Ainda como embrião, a nossa Glândula Pineal se sobressai através do cérebro, e o nosso Corpo Pituitário forma uma abertura em direção a nossa boca, conectando-se, também com a cavidade espinhal. Através dessa cavidade estamos com um íntimo contato com os Mundos Superiores, enquanto o Corpo Denso vai se tornando mais denso.
Então, outras aberturas do Corpo Denso vão se fechando. Aos poucos a cavidade que existe no lugar do umbigo vai se fechando, desviando a corrente fetal que passava por ele, para os centros de percepção espiritual na cabeça, o sangue é impulsionado ao pulmão através dos ventrículos do coração e ali é refletido o Mundo Físico.
Esses centros são obstruídos e então, a visão espiritual é diminuída, e a consciência gradualmente é enfocada no Mundo Físico.
Então, a redução do fornecimento de sangue, quando se corta a conexão com a mãe no parto, cortando o cordão umbilical, serve para emparedar-nos mais ainda em nossa nova prisão terrestre.
Assim, nasce o Corpo Denso. À primeira inspiração de ar aos nossos pulmões, damos início a mais um renascimento.
As forças que atuam pelos polos negativos dos outros Corpos e da Mente já se pronunciam:
-a excreção dos sólidos (polo negativo do Éter Químico)
-a excreção dos líquidos (polo negativo do Éter de Vida)
-as funções passivas dos sentidos (polo negativo do Éter Luminoso)
-a Clarividência negativa (polo negativo do Éter Refletor)
-a sensação de dor física (polo negativo do Corpo de Desejos)
-a função imitadora e ensinadora (polo negativo da Mente)
As forças que atuam pelos polos positivos desses Corpos e da Mente, ainda estão latentes e são acionadas pelos chamados Corpos Macrocósmicos, que nada mais são do que a Região Etérica do Mundo Físico (Corpo Vital Macrocósmico); Mundo do Desejo (Corpo de Desejos Macrocósmico) e o Mundo do Pensamento (Corpo Mental Macrocósmico).
Do 0 aos 7 anos, a porção do Cordão Prateado que liga o Átomo-semente do Corpo Denso no Coração ao Átomo-semente do Corpo Vital no Plexo Celíaco, vai se desenvolvendo e tem fundamental importância nesse primeiro período setenário.
Nesse período o Corpo Vital vai crescendo e amadurecendo. Por volta dos 7 anos o nosso novo Corpo Vital nasce, formado de átomos prismáticos que vitalizam cada átomo do Corpo Denso.
O Corpo Vital macrocósmico diminui a sua atuação e o nosso novo Corpo Vital começa a se manifestar.
Aos poucos vai tomando a forma definitiva de extensão de mais ou menos 4 cm além da periferia do nosso Corpo Denso. O baço etérico, que é a porta de entrada das forças solares que vitalizam o Corpo Vital, vai transmutando tal força em um fluído vital, cor de rosa pálido se espalhando por todo o nosso Sistema Nervoso, irradiando o excesso para fora, irradiando saúde.
Algumas forças que atuam pelo polo positivo dos Éteres começam a ser utilizadas:
•A assimilação (polo positivo do Éter Químico)
•O calor do corpo e a circulação do sangue (polo positivo do Éter Luminoso)
•A retenção da imagem de todo acontecimento (polo positivo do Éter Refletor)

Nesse primeiro período setenário há duas normas fundamentais para serem aplicadas:
•Para os pais: exemplo
•Para os filhos: imitação
O NASCIMENTO DE UM NOVO CORPO DE DESEJOS
Um Ciclo da nossa existência nessa presente escala de evolução, desde uma Morte no Mundo Físico até um novo Renascimento, envolve quatro grandes etapas:
1-Descarte dos nossos Corpos usados;
2-Assimilação de todas as lições aprendidas;
3-Escolha da nova existência;
4-Construção dos nossos novos Corpos.
5-Utilizamos várias Forças e Leis do Universo.
Começamos nos livrando desse Corpo Denso, fazendo uso da força centrífuga de repulsão. Dele, apenas seu Átomo-semente é levado.
Entramos no Purgatório. O tempo aqui depende diretamente de quão eficiente fomos à execução do Exercício Esotérico noturno de Retrospecção. É claro que vivendo nosso Purgatório diariamente diminuiremos drasticamente o tempo gasto ali.
De qualquer modo, por meio da dor e do sofrimento, assimilamos as lições geradas pelas nossas maldades (por omissão ou por comissão).
Passado tal tempo, somos compelidos ao Primeiro Céu. Novamente o tempo de presença ali depende diretamente de quão eficiente fomos à execução do Exercício Esotérico noturno de Retrospecção.
De qualquer modo, através do regozijo, da gratidão e da alegria assimilamos mais lições, geradas pelo seu serviço amoroso e desinteressado prestado.
Depois ao Segundo Céu onde dedicamos todo o nosso tempo: construindo Corpos e formando o novo ambiente para nossa vida futura.
De lá seguimos para o Terceiro Céu sem nenhum véu que nos obscurece de ver o verdadeiro propósito dessa existência física. Somente com os Átomos-sementes dos nossos últimos Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e do veículo Mente.
A compreensão de quanto erramos e o que devemos fazer para corrigir os erros alcança seu ápice. Dessa consciência e compreensão, juntamente com a Força Centrípeta de Atração, nasce de dentro do nosso íntimo a vontade sincera e honesta de voltar a renascer nesse Mundo Físico. Contando com a ajuda inestimável dos Seres conhecidos na Religião Cristã como Anjos do Destino, que trabalham arduamente para que cada um de nós tenha a maior quantidade de experiências possíveis, escolhemos o melhor tipo da nova existência terrestre, existência esta que nos proporcione duas coisas a saber: teste nas lições que aprendemos e aquisição de maiores experiências nas nossas relações interpessoais.
Aqui utilizamos duas Leis Cósmicas: qualquer ser só pode funcionar em um Mundo se tiver um veículo composto de material desse Mundo e “Semelhante atrai semelhante” partirmos para construir os veículos.
Mergulhamos no Mundo do Pensamento construímos uma nova Mente. Mergulhamos no Mundo do Desejo, construímos um novo Corpo de Desejos.
Mergulhamos na Região Etérica do Mundo Físico e partimos para a confecção de um novo Corpo Vital. Adquirimos o material através da: atração e semelhança, o construímos e o organizamos atraindo materiais dos dois Éteres inferiores: Éter Químico e de Vida. Já os materiais dos Éteres superiores: Luminoso e Refletor são atraídos pelas forças que compõe o nosso próximo principal Corpo, “o Dourado Vestido de Bodas”, o Corpo-Alma. Forças essas que são compostas pela quintessência de todo o serviço amoroso e desinteressado que prestamos para com outros.
Os Anjos do Destino modelam o nosso Corpo Vital, que dará a forma ao nosso Corpo Denso.
A Mente e o Corpo de Desejos se juntam sobre a cabeça do Corpo Vital. O nosso novo Corpo de Desejos assume a sua forma de ovoide envolvendo o nosso novo Corpo Vital e o nosso, ainda disforme, Corpo Denso.
A nossa nova Mente toma a sua forma de nuvem envolvendo onde ficará a cabeça e o pescoço do nosso futuro Corpo Denso.
E assim, cá estamos, nós, Espírito Virginal da Onda de Vida humana, nos manifestamos mais uma vez aqui com os seguintes veículos:
– veículo Espírito Humano
– veículo Espírito de Vida
– veículo Espírito Divino
– a nova Mente
– o novo Corpo de Desejos
– o novo Corpo Vital
– o novo Corpo Denso
– e a quintessência de todo serviço amoroso e desinteressado (portanto, mais anônimos possível), focado na Divina Essência oculta em cada um, para com o irmão e/ou a irmã, nosso próximo ou nosso semelhante.
O Átomo-semente do Corpo Denso é colocado na posição referencial do ápice situado no ventrículo esquerdo do coração. E nele contendo todos os registros dos ciclos de nossas existências anteriores, desde o princípio de tudo.
O Átomo-semente do Corpo Vital é colocado na posição relativa no Corpo Denso conhecida como Plexo Celíaco (ou Plexo Solar ou “boca do estômago”).
Já o Átomo-semente do Corpo de Desejos é colocado na posição relativa no Corpo Denso onde está o Fígado e onde está também o grande vórtice do Corpo de Desejos.
E o Átomo-semente da Mente é colocado na posição relativa no Corpo Denso onde está o seio frontal, na testa.
Esses Átomos-sementes estão conectados através de um Cordão, conhecido como Cordão Prateado e que nasce em cada nosso novo renascimento aqui no Mundo Físico. Esse Cordão é Tríplice em formação e conexão: entre o Átomo-semente do Corpo Denso e do Corpo Vital; entre o Átomo-semente do Corpo Vital e do Corpo de Desejos; e entre o Átomo-semente do Corpo de Desejos e o da Mente.
Detalhando as duas primeiras partes: uma parte desse Cordão nasce composto de Éter Químico e de Éter de Vida e conecta o Átomo-semente do Corpo Vital ao Átomo-semente do Corpo Denso; uma outra parte desse Cordão nasce composto de material de Desejos e conecta o Átomo-semente do Corpo de Desejos ao Átomo-semente do Corpo Vital. E aí se dá o despertar do feto. Nesse importante momento, contemplamos o Panorama da Vida que temos pela frente. Esse Panorama da Vida nos é apresentado na ordem direta, ou seja: primeiro as causas e depois os efeitos.
De modo a entendermos o porquê cada causa que iremos colocar em movimento determina sempre o mesmo efeito.
Depois de rever o Panorama da Vida, partimos para focarmos definitivamente nesse Mundo Físico. Então, a redução do fornecimento de sangue, cortando o cordão umbilical, serve para emparedar-nos mais ainda em nossa nova prisão terrestre.
Assim, nasce o Corpo Denso (Denso). À primeira inspiração de ar aos nossos pulmões, damos início a mais um renascimento.
As forças que atuam pelos polos negativos desses corpos já se pronunciam:
– a excreção dos sólidos (polo negativo do Éter Químico);
– a excreção dos líquidos (polo negativo do Éter de Vida);
– as funções passivas dos sentidos (polo negativo do Éter Luminoso)
– a Clarividência negativa (polo negativo do Éter Refletor)
– a sensação de dor física ou psicossomatização (polo negativo do Corpo de Desejos)
– a função imitadora e ensinadora (polo negativo da Mente)
As forças que atuam pelos polos positivos desses Corpos ainda estão latentes e são acionadas pelos chamados Corpos Macrocósmicos que nada mais são do que:
– Região Etérica do Mundo Físico (Corpo Vital Macrocósmico)
– Mundo do Desejo (Corpo de Desejos Macrocósmico)
– Mundo do Pensamento (Corpo Mental Macrocósmico)
Dos 0 aos 7 anos, a porção do Cordão Prateado que liga o Átomo-semente do Corpo Denso no Coração ao Átomo-semente do Corpo Vital no Plexo Celíaco vai se desenvolvendo e tem fundamental importância nesse primeiro período setenário. Nesse período o Corpo Vital vai crescendo e amadurecendo.
Por volta dos 7 anos o nosso novo Corpo Vital nasce, formado de átomos prismáticos que vitalizam cada átomo do Corpo Denso.
O Corpo Vital macrocósmico diminui a sua atuação e o nosso novo Corpo Vital começa a se manifestar.
Aos poucos vai tomando a forma definitiva de extensão de mais ou menos 4 cm além da periferia do nosso Corpo Denso.
O baço etérico, que é a porta de entrada das forças solares que vitalizam o Corpo Vital vai transmutando tal força em um fluído vital, cor de rosa pálido se espalhando por todo o nosso Sistema Nervoso, irradiando o excesso para fora irradiando saúde.
Algumas forças que atuam pelo polo positivo dos Éteres começam a ser utilizadas:
– A assimilação (polo positivo do Éter Químico)
– O calor do corpo e a circulação do sangue (polo positivo do Éter Luminoso)
– A retenção da imagem de todo acontecimento (polo positivo do Éter Refletor)
Nesse primeiro período setenário há duas normas fundamentais para serem aplicadas: para os pais: exemplo e para os filhos: imitação.
Entramos no segundo período setenário.
Dos 7 aos 14 anos, a porção do Cordão Prateado que liga o Átomo-semente do Corpo de Desejos no Fígado ao Átomo-semente do Corpo Vital no Plexo Celíaco vai se desenvolvendo e tem fundamental importância para o que chamamos de adolescência.
Os centros de percepção do Corpo de Desejos, os vórtices, ainda que incipientes, começam a se manifestar. Começamos a sentir emoções, sentimentos e desejos mais duradouros.
Nesse segundo período setenário a assimilação excessiva armazena certa quantidade de força que, fica acumulada nos nossos órgãos sexuais.
Por volta dos 14 anos nasce o nosso Corpo de Desejos.

Toda essa força acumulada nos nossos órgãos sexuais está pronta para agir.
Começa a luta entre o nosso Corpo Vital (construindo o Corpo Denso) e o nosso Corpo de Desejos (destruindo o Corpo Denso). Resultado disso: consciência no Mundo Físico.
O polo positivo do Éter de Vida, responsável pela propagação, amadurece por completo.
Até aqui quem nos forneceu a maioria dos nossos corpúsculos sanguíneos foi a Glândula Timo. Essa Glândula armazena certa quantidade de corpúsculos sanguíneos fornecidos pela mãe. Por isso que até mais ou menos essa idade não nos vemos muito como um indivíduo como um “eu” separado.
Quando próximo dos 14 anos a nossa medula óssea como a formar os nossos corpúsculos sanguíneos e a Glândula Timo vai se atrofiando o nosso sentimento de “eu” separado, de indivíduo, começa a se expressar completamente. O nosso Corpo de Desejos assume seu papel de ação nos nervos voluntários e músculos.
Do grande vórtice do fígado sai um fluxo contínuo que se irradia para a periferia do Corpo de Desejos retornando ao centro por meio de muitos outros vórtices.
Começamos a manifestar as cores no nosso Corpo de Desejos:
– Cinza quando estamos, por exemplo: com medo
– Vermelho quando estamos, por exemplo: com raiva
– Azul quando estamos, por exemplo: calmo
Ele se estende de 40 a 50 cm além do nosso Corpo Denso.
Nesse segundo período setenário há duas novas normas fundamentais para serem aplicadas: para os pais, autoridade; para os filhos, discipulado.
Somos ensinados por meio de lições que aceitamos, baseadas na autoridade dos nossos pais e professores. Somos, portanto, eminentemente ensináveis.
Aproveitemos aqui para ensinar coisas superiores e positivas para as nossas crianças unindo bons hábitos a desejos superiores.
Com a memória pronta para guardar tudo que ensinamos ajudamo-la a encher com bons hábitos, bons exemplos e bom caráter.
Aproveitemos essa oportunidade para ajudá-la a expressar mais habitualmente as características positivas e superiores de sua Personalidade.
O NASCIMENTO DE UMA NOVA MENTE
Atualmente passamos por três Mundos todas as vezes que morremos e voltamos a existência física, em um novo renascimento: Mundo Físico, Mundo do Desejo e Mundo do Pensamento.

Em outras palavras: nosso atual Campo de Evolução é composto por esses três Mundos.
A partir do momento em que as experiências que podemos adquirir em nosso ambiente atual esgotam-se, a existência aqui nesse Mundo Físico termina. A este fato denominamos Morte aqui. Em verdade, esse acontecimento nada mais é do que um novo renascimento nos Mundos suprafísicos, Mundos espirituais. Nesse processo de retorno aos Mundos espirituais, a Força de Repulsão, que é centrífuga, permite nos livrar do nosso Corpo Denso, levando dele apenas seu Átomo-semente, que contém os registros de tudo aquilo que vivemos.
Começa o processo de transferência de tudo que passamos nessa existência recém-terminada, e que está gravado no Corpo Vital, para o Corpo de Desejos, o assento do sentimento. Este processo será a base da nossa existência no Mundo do Desejo.
Após está gravação desse Panorama da Vida recém-finca, abandonamos o nosso Corpo Vital, também levando dele seu Átomo-semente.
Assim, despertamos no Mundo do Desejo com o Átomo-semente do Corpo Denso e do Corpo Vital. Temos uma sensação de alívio, como se tivéssemos nos livrado de um fardo pesado. Entramos no Purgatório que está nas três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. Utilizando novamente a Força de Repulsão, que é centrífuga, expelimos toda matéria inferior de desejos que alimentamos durante a última vida, isto é, nossas paixões, desejos inferiores e ilusões. Esse processo de eliminação de material de desejo gera dor e sofrimento. O extrato do sofrimento se converte em consciência.
Depois disso somos compelidos ao Primeiro Céu, que está nas três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Utilizando da Força de Atração, que é centrípeta, colhemos todo o material superior de desejos que cultivamos na última vida, ou seja, toda a gratidão que provocamos e recebemos todo sentimento que geramos relacionado aos bons ideais e reto agir. A quintessência do bem se transforma em benevolência e altruísmo.
Daí nos livramos do nosso Corpo de Desejos e entramos no Segundo Céu. Também levamos o Átomo-semente do Corpo de Desejos. Unimo-nos as Forças da Natureza e iniciamos a nossa atividade criadora: novos Corpos, novos ambientes, novas criações. Em outras palavras, trabalhamos no arquétipo de todas as coisas que irão compor a Terra física em muitos anos precedentes. Após o que, nos livramos da nossa Mente e seguimos para Terceiro Céu sem nenhum veículo.
Somente com os Átomos-sementes dos nossos passados: Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e da Mente.
A compreensão de quanto erramos e o que fazer para corrigirmos alcança seu ápice. Dessa consciência e compreensão e utilizando da Força de Atração centrípeta nasce de dentro do nosso íntimo a vontade sincera e honesta de voltar a renascer no Mundo Físico, contando com a ajuda inestimável dos conhecidos, na Religião Cristã, os Anjos do Destino, que trabalham arduamente para que cada um de nós tenha a maior quantidade de experiências possíveis, escolhemos o melhor tipo da nova existência terrestre, existência esta que nos proporcione duas coisas, a saber: teste nas lições que aprendemos e aquisição de maiores experiências nas nossas relações interpessoais.
Conscientes das duas Leis Cósmicas que agem nesse momento: qualquer ser só pode funcionar em um Mundo se tiver um veículo composto de material desse Mundo, e “Semelhante atrai semelhante” partirmos para construir os veículos.
Mergulhamos nos três Mundos que compõe nosso atual Campo de Evolução. Do Mundo do Pensamento colhemos materiais afins para construir uma nova Mente. Do Mundo do Desejo colhemos materiais afins para construir um novo Corpo de Desejos. Da Região Etérica do Mundo Físico colhemos materiais afins de Éteres Químico e de Vida para o nosso Corpo Vital. Lembrando que os materiais dos Éteres superiores: Luminoso e Refletor são atraídos pelas forças que compõe o nosso próximo principal Corpo, “o Dourado Vestido de Bodas”, o Corpo-Alma. Forças essas que são compostas pela quintessência de todo o nosso serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível) prestado aos nossos irmãos e nossas irmãs, esquecendo os defeitos deles e focado na Divina Essência oculta em cada um de nós, que é a base da Fraternidade.
Os Anjos do Destino modelam o nosso Corpo Vital, que dará a forma ao nosso Corpo Denso. E assim, cá estamos nós de volta (o Ego, um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui) envolto nos seguintes nossos veículos para mais uma vida terrestre: um veículo Espírito Humano, um veículo Espírito de Vida, um veículo Espírito Divino, uma nova Mente, (utilizada como freio sobre os impulsos, que dá propósito à ação), um novo Corpo de Desejos (de onde parte o desejo e/ou a emoção que impele à ação), um novo Corpo Vital (que vitaliza o Corpo Denso e que torna possível a ação), um novo Corpo Denso (que é o instrumento da ação aqui).

Os nossos Átomos-sementes são colocados nas suas posições de recepção dos ensinamentos que adquiriremos: o Átomo-semente do Corpo Denso na posição referencial do ápice situado no ventrículo esquerdo do coração; o Átomo-semente do Corpo Vital na posição relativa no Corpo Denso conhecido como Plexo Celíaco, Plexo Solar ou “boca do estômago”; o Átomo-semente do Corpo de Desejos na posição relativa no Corpo Denso onde está o lóbulo superior do Fígado; o Átomo-semente da nossa Mente na posição relativa no Corpo Denso onde está o seio frontal (no meio da testa).

Um tríplice Cordão Prateado entra em formação para conectar por meio dos seguintes segmentos: entre o Átomo-semente do Corpo Denso e do Corpo Vital; entre o Átomo-semente do Corpo Vital e do Corpo de Desejos; e entre o Átomo-semente do Corpo de Desejos e o da Mente.
Detalhando as duas primeiras partes: uma parte desse Cordão nasce composta de Éter Químico e de Éter de Vida e conecta o Átomo-semente do Corpo Vital ao Átomo-semente do Corpo Denso; uma outra parte desse Cordão nasce composto de material de Desejos e conecta o Átomo-semente do Corpo de Desejos ao Átomo-semente do Corpo Vital. A terceira ponta se desenvolverá oportunamente. E aí se dá o nosso despertar como um feto.

Nesse importante momento, contemplamos o Panorama da Vida que temos pela frente. Esse Panorama da Vida nos é apresentado na ordem direta, ou seja: primeiro as causas e depois os efeitos. De modo a entendermos o porquê cada causa que iremos colocar em movimento determina sempre o mesmo efeito. Depois de rever o Panorama da Vida, partimos para começarmos a focar a nossa consciência no Mundo Físico.
A redução do fornecimento de sangue, cortando o cordão umbilical, é utilizada para focarmos definitivamente nossa consciência no Mundo Físico. Assim, nasce o nosso Corpo Denso. À primeira inspiração de ar aos nossos pulmões, damos início a mais um renascimento aqui. As forças que atuam pelos polos negativos desses Corpos já se pronunciam: a excreção dos sólidos (Éter Químico), a excreção dos líquidos (Éter de Vida), as funções passivas dos sentidos (Éter Luminoso), a clarividência negativa (Éter Refletor), a sensação de dor física (Corpo de Desejos ligado ao sistema físico cérebro-espinhal), a função imitadora e ensinadora (Mente).
As forças que atuam pelos polos positivos desses Corpos ainda estão latentes e são acionadas pelos chamados Corpos Macrocósmicos: a Região Etérica do Mundo Físico, o Mundo do Desejo e o Mundo do Pensamento.
Do 0 aos 7 anos, a ponta do Cordão Prateado que liga o Átomo-semente do Corpo Denso ao Átomo-semente do Corpo Vital vai se desenvolvendo e tem fundamental importância nesse primeiro período setenário. Nesse período o Corpo Vital vai crescendo e amadurecendo. Por volta dos 7 anos o nosso novo Corpo Vital nasce. Algumas forças que atuam pelo polo positivo dos Éteres começam a ser utilizadas: a assimilação (Éter Químico), o calor do corpo e a circulação do sangue (Éter Luminoso), a retenção da imagem de todo acontecimento (Éter Refletor). Nesse primeiro período setenário há duas normas fundamentais para serem aplicadas: para os pais – exemplo; para os filhos – imitação. Nesse período aprendemos o que são as coisas não se importando com o seu significado, a não ser aquilo que entendemos do nosso jeito.
Entramos no segundo período setenário. Dos 7 aos 14 anos, a ponta do Cordão Prateado que liga o Átomo-semente do Corpo de Desejos ao Átomo-semente do Corpo Vital vai se desenvolvendo e tem fundamental importância para o que chamamos de adolescência. Por volta dos 14 anos, nasce o nosso Corpo de Desejos. Toda essa força acumulada nos nossos órgãos sexuais está pronta para agir. Começa a luta entre: nosso Corpo Vital (construindo o Corpo Denso) e o nosso Corpo de Desejos (destruindo o Corpo Denso). Resultado disso: consciência mais focada no Mundo Físico. O polo positivo do Éter de Vida, responsável pela propagação, amadurece por completo. Nesse segundo período setenário há duas novas normas fundamentais para serem aplicadas: para os pais – autoridade; para os filhos – discipulado. Aqui aprendemos o que as coisas significam, guardamos na nossa memória as explicações e definições que nos ensinam.
Entramos no terceiro período setenário. Dos 14 aos 21 anos, a ponta do Cordão Prateado que liga o Átomo-semente do Corpo Vital ao Átomo-semente da Mente vai se desenvolvendo e tem fundamental importância para o que chamamos de maioridade. Nesse período torna-se mais intensa a atração pelo sexo oposto, perturbadora e desenfreada. Porque no terceiro período setenário, que vai dos 14 aos 21 anos, marca o início da necessidade de autoafirmação de cada um de nós e se não aproveitarmos os dois primeiros períodos setenários: o primeiro, do 0 aos 7 anos, utilizando o exemplo e a imitação, e o segundo, dos 7 aos 14 anos, utilizando a autoridade e o discipulado teremos sérios problemas em nosso trabalho de ajudar um irmão ou uma irmã a evoluir nessa vida como nosso filho ou filha. Nesse terceiro período setenário há duas novas normas fundamentais para serem aplicadas: para os pais – conselho; para os filhos – ver o exemplo. A nossa tolerância e a nossa simpatia para com quem é nosso filho ou nossa filha torna-se imprescindível. Procuremos estimular os filhos a pesquisar cuidadosamente antes de julgar. Nossa Mente, nutrida pela Mente macrocósmica, começa a desenvolver suas potencialidades latentes.
É nesse terceiro período setenário que o Éter Luminoso, responsável pela produção do nosso sangue quente, se desenvolve e governa o nosso coração de modo que o nosso Corpo não esteja demasiado frio nem demasiado quente. Enquanto não está totalmente ativo, nos vemos em situações onde ora o sangue está demasiadamente quente e expressamos a ira, a paixão, a ansiedade e não conseguimos dominar nosso corpo pela força refreadora do pensamento, ora o sangue está demasiado frio e expressamos o medo, a sonolência, o desânimo e não conseguimos utilizar o nosso corpo, e o pensamento paralisa-se. Somente por volta dos 21 anos é que tomamos posse completa de todos os nossos veículos, utilizando para isso a produção própria do nosso sangue e o calor desse mesmo sangue. É a partir daqui que podemos manter o nosso sangue nem demasiado quente, nem demasiado frio, que podemos ser ativos, mental e fisicamente. Que conseguimos dirigir o nosso sangue para o cérebro, quando necessitamos utilizar esse instrumento para ter informações para pensar ou para os órgãos digestivos quando precisamos digerir uma alimentação.
E é por volta dos 21 anos que nasce a nossa Mente.

Começa a luta entre: nossa Mente, voando de uma descoberta material para outra ansiosa, satisfazendo apenas com explicações materialmente demonstráveis sobre o Mundo e o nosso coração, que sente, instintivamente, que algo de maior existe e, aspira aquilo que pressente como verdade. Resultado disso: essa nossa busca incessante do equilíbrio entre “cabeça e coração”, “razão e devoção”. Só a Mente ampla e um grande Coração podem nos proporcionar este conhecimento! Estamos equipados para tomarmos a rédea dessa nossa existência!
A FASE DOS 21 AOS 28 ANOS
Durante nossa existência terrestre estamos vivendo alternativamente nesse Mundo Físico, ou seja, estamos sob a Lei dos Ciclos Alternados a qual decreta a sucessão de fluxo e refluxo, do dia e da noite, do verão e do inverno, da vigília e do sono.
Aqui semeamos as ações e ganhamos experiências com respeito ao nosso horóscopo.
Dispomos dos seguintes instrumentos: um veículo Espírito Divino, um veículo Espírito de Vida, um veículo Espírito Humano, um veículo Mente, um Corpo de Desejos, um Corpo Vital e um Corpo Denso.
E, atualmente, nosso Campo de Evolução se resume em trabalharmos somente em 3 Mundos: Mundo Físico, Mundo do Desejo e Mundo do Pensamento.
Todas as vezes que morremos neste Mundo Físico, nascemos nos Mundos espirituais. Então, estamos prontos a assimilar os frutos da nossa existência terrestre e incorporá-los como nossos poderes nos Mundos espirituais.
Portanto, daqui nós já concluímos que nascimento e morte nessa vida terrestre não são mais do que passagens de uma fase da nossa vida para outra e mais: a vida que agora nós vivemos não é mais do que uma das muitas da série.
É aqui que nos livramos do nosso Corpo Denso, levando conosco o seu Átomo-semente, resumo de tudo que aprendemos. Nesse momento tudo que passamos nessa existência recém-terminada, e que está gravado no Átomo-semente do Corpo Denso, transferimos para o Átomo-semente Corpo de Desejos.
Terminada essa transferência nos livramos do nosso Corpo Vital, levando conosco o seu Átomo-semente.
Despertamos no Mundo do Desejo. Entramos no Purgatório, que se localiza nas três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. Repudiamos todos os desejos e as emoções inferiores, que resultaram em ações ou não e que resultaram em sofrimentos e dores aos outros, sentindo triplamente todo o mal que ocasionamos. A resultado dessa atividade é chamada de consciência.
Após o que entramos no nosso Primeiro Céu, que se localiza nas três Regiões superiores do Mundo do Desejo. Assimilamos toda a gratidão, resultado de desejos e emoções superiores, que resultaram em ações ou não e que resultaram em alegrias, gratidões e regozijos dos outros, sentindo triplamente todo o bem que ocasionamos. A quintessência do bem se transforma em benevolência e altruísmo.
Depois nos livramos do nosso Corpo de Desejos, levando conosco somente o seu Átomo-semente. Entramos no Segundo Céu, que se localiza na Região Concreta do Mundo do Pensamento. Exercemos nosso poder criador em toda sua plenitude. Ajudamos a criar novos Corpos, novos ambientes, nova flora e fauna para as vidas futuras terrestres nossa e de outros seres humanos.
Em seguida, nos livramos da Mente levando conosco somente o Átomo-semente.
Ultrapassamos a Região central do Mundo do Pensamento, a conhecida Região das Forças Arquetípicas.
Entramos no Terceiro Céu, que se localiza Região Abstrata do Mundo do Pensamento. Estamos sem nenhum dos Corpos e sem a Mente. Estamos Uno com Deus. A consciência de que o objetivo dessas existências terrestres é a aquisição de experiências é a mais completa possível. Estamos ávidos para cumprir as promessas que fizemos a nossos amigos ou inimigos; para colher a alegria ou sofrer a dor, que são os frutos de nossas existências anteriores nesse Planeta Terra devido a lições (que nada mais é do que como cumprir com as Leis de Deus aqui). Quando nos aparece uma possível oportunidade, com a vontade que temos para renascer, começamos o processo de mais um renascimento aqui. Os Anjos do Destino nos fornecem uma indispensável e necessária ajuda: “como escolher a vida terrestre?”, “o que fazer para renascer?” e “como não nos deixar desistir quando estivermos cegos para os Mundos espirituais?”
Do Mundo do Pensamento, utilizamos o Átomo-semente da Mente, colhendo materiais afins para construir uma nova Mente. Do Mundo do Desejo, utilizamos o Átomo-semente do Corpo de Desejos colhendo materiais afins para construir um novo Corpo de Desejos.
Da Região Etérica do Mundo Físico, nós utilizamos o Átomo-semente do Corpo Vital, colhendo materiais afins de Éteres: Químico e de Vida para o nosso Corpo Vital. Os materiais dos Éteres superiores: Luminoso e Refletor são atraídos pelas forças que compõe o nosso próximo principal Corpo, “o dourado vestido de bodas”, o Corpo Alma.
Os Anjos do Destino modelam o nosso Corpo Vital, que dará a forma ao nosso Corpo Denso. Colocam o Átomo-semente do nosso Corpo Denso na cabeça do espermatozóide que fecundará o óvulo. E a matriz do novo Corpo Vital no útero da futura mãe.
E estamos de volta, manifestados com os nossos veículos: um veículo Espírito Divino, um veículo Espírito de Vida, um veículo Espírito Humano, um veículo Mente, um Corpo de Desejos, um Corpo Vital e um Corpo Denso.
Essa é a nossa constituição conhecida como sétupla.
Os Átomos-sementes estão nas suas posições de recepção dos ensinamentos que adquiriremos: o Átomo-semente do Corpo Denso na posição relativa no ápice do ventrículo esquerdo do coração; o Átomo-semente do Corpo Vital na posição relativa no Corpo Denso, conhecida como Plexo Celíaco, Plexo Solar ou “boca do estômago”; o Átomo-semente do Corpo de Desejos na posição relativa no Corpo Denso onde está o Fígado; o Átomo-semente da Mente na posição relativa no Corpo Denso onde está o seio frontal.
Conectamos os nossos Átomos-sementes através de um Cordão, conhecido como Cordão Prateado, tríplice em sua constituição. Assim, nasce o Corpo Denso. Inicia-se a Infância, primeiro período setenário (0-7). Aqui, timidamente, começa a continuação do nosso trabalho de espiritualização do nosso Corpo Denso, ou seja: trabalhamos através do nosso veículo Espírito Divino no nosso Corpo Denso extraindo a quintessência desse trabalho construindo, assim, mais um pouquinho da nossa Alma Consciente. Não esqueçamos das duas palavras-chaves que devemos praticar, como educadores, ou exemplos, para os nossos irmãos (filhos naturais ou espirituais) nesse primeiro período setenário: para os pais ou responsáveis, através do exemplo; estimulando os filhos a imitação.
Por volta dos 7 anos o nosso novo Corpo Vital nasce. A pressão normal do ar retém o nosso Corpo Vital dentro do nosso Corpo Denso mais do que nunca, cada um dos átomos prismáticos que compõe os Éteres Inferiores do nosso Corpo Vital Irradiam de si mesmos as linhas de força que fazem voltear os átomos físicos em que estão inseridos, provendo a vitalidade do nosso Corpo Denso. Quando estamos bem de saúde, a direção dessas linhas de força estende-se além da periferia do nosso Corpo Denso (por volta de 4 cm). Inicia-se a Puberdade, o segundo período setenário (7-14). Aqui, timidamente, começa a continuação do nosso trabalho de espiritualização do nosso Corpo Vital, ou seja: trabalhamos através do nosso veículo Espírito de Vida no nosso Corpo Vital extraindo a quintessência desse trabalho construindo, assim, mais um pouquinho da nossa Alma Intelectual. Não esqueçamos das duas palavras-chaves que devemos praticar, como educadores, ou exemplos, para os nossos irmãos (filhos naturais ou espirituais) nesse segundo período setenário: para os pais ou responsáveis, autoridade; estimulando em os filhos o discipulado.
Por volta dos 14 anos, nasce o nosso Corpo de Desejos. Inicia-se a Adolescência, o terceiro período setenário (14-21). Aqui, timidamente, começa a continuação do nosso trabalho de espiritualização do nosso Corpo de Desejos, ou seja: trabalhamos através do nosso veículo Espírito Humano no nosso Corpo de Desejos extraindo a quintessência desse trabalho construindo, assim, mais um pouquinho da nossa Alma Emocional. Começa a primeira luta interna, entre: o Corpo Vital (construindo o Corpo Denso) e o Corpo de Desejos (destruindo o Corpo Denso). Resultado disso: consciência no Mundo Físico. Não esqueçamos das duas palavras-chaves que devemos praticar, como educadores, ou exemplos, para os nossos irmãos (filhos naturais ou espirituais) nesse terceiro período setenário: para os pais ou responsáveis, pelo conselho (ou sugestão); estimulando os filhos a valorizar o exemplo.
Até aqui nossa Mente não nasceu, está latente. Todos os nossos pensamentos e ideias são nutridos por material mental fornecido pela Mente Macrocósmica que nada mais é do que a Região Concreta do Mundo do Pensamento. Em torno dos 21 anos nasce a Mente, e se atinge a maioridade, pois até a lei também reconhece esta como a idade mínima para a maioridade do indivíduo, e para que esse possa exercer as suas prerrogativas de cidadão.
É importante notar que o calor apropriado para a nossa (nós, Ego) expressão real não se manifesta enquanto a Mente não tenha nascido da Mente Concreta macrocósmica, quando não atingimos, aproximadamente, vinte e um anos.
Inicia-se o quarto período setenário (21-28). Começa a segunda luta interna, entre: a Mente, voando de uma descoberta material para outra, ansiosa, satisfazendo apenas com explicações materialmente demonstráveis sobre o mundo e o Coração, que sente, instintivamente, que algo de maior existe e, aspira aquilo que pressente como verdade. Resultado disso: a busca incessante do equilíbrio entre cabeça e coração.
Com o foco despertado – a Mente, o foco pelo qual nós, Egos, trabalhamos sobre as ferramentas, os nossos Corpos – o nosso trabalho de espiritualização dos nossos três Corpos se torna mais efetivo e eficiente: pela Observação e da ação reta e, com isso, da experiência, cresce a nossa Alma Consciente; pelo Discernimento (distinguir aquilo que é essencial daquilo que não tem importância) e do cultivo de bons hábitos cresce a nossa Alma Intelectual; e pela devoção a ideais elevados (que nos ajuda a restringir os nossos instintos animais) expressando somente desejos superiores, crescer nossa Alma Emocional.
Se até aos 21 anos temos a desculpa de ainda sermos manipulados exteriormente devido a algum veículo ainda latente, ou algum polo de algum veículo ainda inativo agora não temos mais. Mais do que nunca, daqui para frente, estamos sob a Lei da Consequência. A partir daqui somos um ser com todos os instrumentos ativos, prontos para serem utilizados. Cabe a nós, a nossa vontade, utilizarmos bem ou não tais instrumentos.
Se todos os cuidados que apontamos nos três períodos setenários anteriores foram tomados torna-se mais fácil atuarmos nesse quarto período setenário, no tocante aos cuidados com os nossos veículos para melhor utilizá-los como instrumentos de aprendizagem nessa existência.

A FASE DOS 28 AOS 35 ANOS
Recapitulando, vimos que ao nascer, após o primeiro suspiro (primeira respiração) iniciamos nossa jornada na Vida Terrestre. A cada 7 anos, aproximadamente, temos o “nascimento” dos Corpos:
– em torno dos 7 anos – Corpo Vital;
– em torno dos 14 anos – Corpo de Desejos;
– em torno dos 21 anos – Mente;
E daqui para frente a cada 7 anos temos uma mudança de fase na nossa vida (quer façamos ou não): até os 28 anos – Início da Seriedade de Vida;
Agora, vamos descrever resumidamente, a fase da nossa vida aqui que vai do Princípio da Vida Sensata (por volta dos 28 anos) até o Início do Segundo Crescimento (por volta dos 35 anos).
Durante nossa existência terrestre estamos vivendo alternativamente nesse Mundo Físico, ou seja, estamos sob a Lei dos Ciclos Alternados a qual decreta a sucessão de fluxo e refluxo, do dia e da noite, do verão e do inverno, da vigília e do sono.
Nesse período setenário atingimos o nosso Nadir da Materialidade (por volta dos 28 anos).
Chegamos ao ponto perigoso de ficarmos demasiadamente aderidos a nossa família e, com isso, cristalizarmos e degenerarmos essa nossa existência.
Lembremos, aqui, as palavras de Cristo: “Se alguém vem a Mim e não abandona seu pai, sua mãe, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14:26).
Isso não quer dizer que devemos deixar ou desprezar os laços familiares, mas que devemos elevar-nos acima deles.
Pai, mãe, irmão, irmã, primos, primas, tios, tias, avôs, avós são “corpos” e todas as relações são questões de família, pertencentes à forma.
Devemos reconhecer, e praticar, que não somos corpos, nem famílias, mas sim Egos, ou Espíritos Virginais da Onda de Vida humana manifestados aqui, lutando para buscar o crescimento espiritual a fim de podermos nos desenvolver ao ponto de funcionarmos conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico, a partir do serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível) ao irmão e a irmã ao nosso lado, esquecendo os defeitos deles e focando na Divina Essência oculta em cada um de nós, pois isso é a base da Fraternidade.
Se se esquecemos disso e nos identificamos com a nossa família – aderindo a ela com fanático apego – é o mesmo que nos fossilizar, negando-se a cumprir as experiências que escolhemos lá no Terceiro Céu, com a ajuda dos Anjos do Destino.
Passado essa fase, atingimos o Princípio da Nossa Vida Sensata, início do quinto período setenário (28-35). Estamos aptos a dar tudo de nós para tentarmos alcançar o domínio de nós próprios.
Alcançamos a nossa máxima eficiência em:
– Investigar as coisas por conta própria a fim de aprendermos a formar nossas opiniões individuais;
– Pesquisar cuidadosamente antes de julgar;
– Conservar nossas opiniões mais fluídicas possíveis;
– Em saber que ninguém tem o direito de procurar a vida superior sem ter cumprido antes com nossos deveres para com a família e para com os nossos irmãos.
Caso insistamos em negar nossos deveres cotidianos com o objetivo de só dedicarmos à vida superior, com certeza seremos coagidos a voltar para caminho do nosso dever pela Lei.
Não podemos escapar sem que tenhamos aprendido a lição. Agindo assim estamos cultivando a nossa faculdade fundamental: o dever.
E é por aqui que avançaremos rápido e, com muito menos tempo, despertaremos a chamada para a vida superior; afinal: “quando estamos pronto, o Mestre aparece”.
E, com isso, as nossas condições financeiras, sociais, psíquicas e materiais viram uma mera consequência, aquelas que vêm “por acréscimo”.
Se nós temos condições físicas, financeiras, sociais e de destino para nos casarmos, que o façamos. Tanto como gratidão pelos que nos ajudaram, como por serviço para com milhares de irmãos que buscam uma oportunidade saudável e boa para renascer nesse Mundo Físico.
Afinal, do ponto de vista da ciência oculta, os irmãos e as irmãs que tenham Corpos e Mentes saudáveis tem o dever e, ao mesmo tempo, privilégio de criar veículos para os irmãos que necessitam renascer nesse Mundo Físico.
Lembremos que o nosso atual Esquema de Evolução, com a separação dos sexos, há a necessidade de se ter um ser de cada sexo para a procriação.
Mas há também a facilidade de se ter um ser de cada sexo para melhor aproveitar-se das lições a serem aprendidas nessa existência. Portanto, o encontro do nosso parceiro de matrimônio é uma benção, como acelerador para a evolução de ambos. Ou, em linguagem astrológica, aquele companheiro que está mais próximo do nosso Eu, sinalizado pela 7ª Casa, e que, assim, nos complementa, forma a associação completa para: aguentarmos os revezes dessa existência e para compartilharmos as alegrias que provocamos.

A FASE DOS 35 AOS 42 ANOS
Aqui é a fase do Máximo de Vitalidade até o Início da Mudança de Vida
Recapitulando, os veículos, ou se preferir, instrumentos ou, ainda, ferramentas que nós, Espíritos Virginais da Onda de Vida humana, dispomos para trabalhar, enquanto renascidos aqui são: nosso veículo Espírito Divino, nosso veículo Espírito de Vida, nosso veículo Espírito Humano, nossa Mente, nosso Corpo de Desejos, nosso Corpo Vital e nosso Corpo Denso. Ou seja, 7 veículos no total.
E desses veículos, utilizamos enquanto renascidos aqui somente os veículos necessários para trabalharmos nos seguintes Mundos e respectivas Regiões: Mundo Físico, Mundo do Desejo e Mundo do Pensamento. Ou seja: somente em três dos sete Mundos (ou sete estados de Matéria) que se divide o Universo. Este trabalho é ininterrupto. Ora estamos trabalhando aqui, focado no Mundo Físico. Ora estamos trabalhando lá, focado nos Mundos Espirituais ou Suprafísicos.
Todas as vezes que morremos neste Mundo Físico, nascemos nos Mundos Espirituais, por meio da conhecida Morte. Mas, por outro lado, todas as vezes que morremos nos Mundos Espirituais nascemos neste Mundo Físico. Fato conhecido como Nascimento.
Todas as vezes que morremos neste Mundo Físico estamos prontos para assimilar os frutos da nossa existência terrestre e incorporá-los como nossos poderes nos Mundos Espirituais. Portanto, daqui já concluímos que nascimento e morte, nessa vida terrestre, não são mais do que passagens de uma fase da nossa vida para outra. É aqui que nos livramos do nosso Corpo Denso. E o que se leva de tudo isso?
O Átomo-semente de cada um dos três Corpos e da Mente, que possui gravado dentro de si o resumo de tudo o que aprendemos nesta e em outras vidas. No momento que sucede a Morte, transferimos tudo que está gravado no nosso Corpo Vital, assento da nossa Memória, para o Corpo de Desejos, o assento do Desejo, Sentimento e Emoção. Terminada essa transferência nos livramos do nosso Corpo Vital. E o que levamos dele? Somente o seu Átomo-semente, resumo de tudo que aprendemos com ele.
Já sem esse Corpo Denso e sem esse Corpo Vital e funcionando nesse Corpo de Desejos, despertamos nas três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. Em geral, o tempo que se vive no Mundo do Desejo é três vezes mais rápido do que se vive nesse Mundo Físico. Explicando: se se vive 60 anos aqui, se viveria, os mesmos fatos e experiências, em 20 anos lá.
Despertamos no nosso Purgatório. Nosso trabalho aqui: repudiar todos os desejos inferiores (ódio, inveja, egoísmo, raiva, cobiça, preguiça, entre outros.), corrigir as nossas debilidades e vícios, sentindo todo o mal que ocasionamos. A quintessência do sofrimento se converte em consciência, que utilizaremos nas vidas futuras.
Deixamos o Purgatório para trás e entramos nas três Regiões Superiores do Mundo do Desejo: o nosso Primeiro Céu. Nosso trabalho aqui: assimilar toda a gratidão emitida por quem ajudamos, sentir novamente toda a gratidão que externamos. Daqui conclui-se que a gratidão produz crescimento anímico. A quintessência do bem se transforma em benevolência e altruísmo, que utilizaremos em vidas futuras.
Concluído esse trabalho nos livramos do nosso Corpo de Desejos. E o que levamos dele? Somente o seu Átomo-semente, resumo de tudo que aprendemos com ele.
Já sem os Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos, da vida que acabou de passar e, neste ponto, funcionando apenas com a Mente (único veículo que restou da vida passada), entramos na Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento, o Segundo Céu. Criamos e trabalhamos sobre arquétipos: de novos Corpos – dos nossos irmãos que estão prestes a nascer, de novos ambientes, de nova flora e de nova fauna.
Terminada essa fase, nos livramos da nossa Mente. E o que levamos dela? Somente seu Átomo-semente, resumo de tudo que aprendemos com ela. Note que possuímos quatro Átomos-semente, um para cada veículo.
Ultrapassamos a Região central do Mundo do Pensamento, a conhecida Região das Forças Arquetípicas. Entramos na Região Abstrata do Mundo do Pensamento, Terceiro Céu. Estamos sem nenhum dos quatro veículos que usamos na nossa última vida terrestre. Somente nós, o Espírito Virginal, com os Átomos-sementes dos nossos passados: Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e da Mente. A consciência de que o objetivo dessas existências terrestres é a aquisição de experiências é a mais completa possível.
E é por isso que mergulhamos para mais um renascimento. Os Anjos do Destino nos fornecem uma indispensável e necessária ajuda: como escolher a vida terrestre (dentre de um número finito de possibilidades), o que fazer para renascer, como não nos deixar desistir quando estivermos cegos para os Mundos Espirituais.
Do Mundo do Pensamento, utilizamos o Átomo-semente da Mente, colhendo materiais afins para construir um nova Mente. Do Mundo do Desejo, utilizamos o Átomo-semente do Corpo de Desejos colhendo materiais afins para construir um novo Corpo de Desejos. Da Região Etérica do Mundo Físico, utilizamos o Átomo-semente do Corpo Vital, colhendo materiais afins de Éteres Químico e de Vida para o nosso Corpo Vital.
Os materiais dos Éteres superiores: Luminoso e Refletor são atraídos pelas forças que compõe o nosso próximo principal Corpo, “o dourado vestido de bodas”, o Corpo-Alma. Os Anjos do Destino modelam o nosso Corpo Vital, que dará a forma ao nosso Corpo Denso. Colocam: o Átomo-semente do nosso Corpo Denso na cabeça do espermatozoide que fecundará o óvulo e o Átomo-semente do nosso Corpo Vital no útero da mãe.
E, assim, estamos de volta para um novo nascimento nesse Mundo Físico, com: o veículo Espírito Humano, o veículo Espírito de Vida, o veículo Espírito Divino, uma nova Mente, um novo Corpo de Desejos, um novo Corpo Vital, um novo Corpo Denso.
E onde se estacionam os Átomos-sementes? Exatamente nas posições mais adequadas para as lições neles serem gravadas: Átomo-semente do Corpo Denso na posição referencial do ápice situado no ventrículo esquerdo do coração. Átomo-semente do Corpo Vital na posição relativa no Corpo Denso conhecida como Plexo Celíaco, Plexo Solar ou “boca do estômago”. Átomo-semente do Corpo de Desejos na posição relativa no Corpo Denso onde está o Fígado. Átomo-semente do nossa Mente na posição relativa no Corpo Denso onde está o seio frontal (meio da testa).
Conectamos os nossos Átomos-sementes através de um cordão, conhecido como Cordão Prateado, tríplice em sua constituição. Assim, nasce o Corpo Denso. Um Corpo Denso tenro, denso e sólido composto de sólidos, líquidos e gases.
Inicia-se: a infância, primeiro período setenário (0-7); a continuação do desenvolvimento da nossa Alma Consciente. Aqui aprendemos observando o exemplo dos nossos pais e os imitando.
Por volta dos 7 anos o nosso novo Corpo Vital nasce. Inicia-se: a Puberdade, segundo período setenário (7-14); a continuação do desenvolvimento da nossa Alma Intelectual. Aqui aprendemos através da autoridade exercida pelos nossos pais e deles sendo discípulos.
Por volta dos 14 anos, nasce o nosso Corpo de Desejos. Inicia-se: a Adolescência, o terceiro período setenário (14-21); a continuação do desenvolvimento da nossa Alma Emocional. Começa a primeira luta interna, entre os nossos: Corpo Vital (construindo o Corpo Denso) e Corpo de Desejos (destruindo o Corpo Denso). Resultado disso: consciência no Mundo Físico. A manutenção do Corpo Denso tem como objetivo nos preparar para atrair o sexo oposto para procriar. É aqui que vemos homens, se importando em buscar corpos “sarados”, ou, pelo menos, evidenciar seus dotes físicos. As mulheres, se importando em buscar corpos curvilíneos, ou, pelo menos, evidenciar sua suavidade. Ao mesmo tempo que se busca a sua destruição com descontrole das emoções adolescentes. Aqui aprendemos através dos conselhos do nossos pais e sendo estimulados por eles a valorizar o exemplo.
Em torno dos 21 anos nasce a nossa Mente: atingimos a Maioridade. Inicia-se o quarto período setenário (21-28). Começa a segunda luta interna, entre: nossa Mente, voando de uma descoberta material para outra ansiosa, satisfazendo apenas com explicações materialmente demonstráveis sobre o mundo e o nosso coração, que sente, instintivamente, que algo de maior existe e, aspira aquilo que pressente como verdade. Resultado disso: para alguns é essa busca incessante do equilíbrio entre cabeça e coração.
Estamos completos para uma total manifestação nesses Mundos: o Tríplice Espírito (Divino, de Vida e Humano) trabalhando sobre o Tríplice Corpo (Denso, Vital e de Desejos) através da Mente, tendo como produto desse trabalho a Tríplice Alma (Consciente, Intelectual e Emocional). Ou seja: crescimento anímico através das experiências que passamos.
Por volta dos 28 anos atingimos o nosso Nadir da Materialidade e, tal como ocorre com a nossa evolução quando nos apegamos a raça, ocorre conosco por volta dessa idade. É o axioma hermético “como é em cima, é também em baixo”. O perigo do apego as coisas materiais atinge o seu ápice. Apego a: bens materiais, afetos egoístas, corporativismo separatistas (família, grupo, raça).
O perigo de cristalizarmos e, com isso, nos atrasar na evolução, se faz mais presente. Devemos relembrar que estamos aqui para adquirir experiências e não para se realizar com os bens materiais. Devemos nos lembrar de que os bens que temos não são nossos, são talentos que tivemos a graça de Deus como privilégio para os administrar. E seremos cobrados por essa administração, tal qual nos diz a Bíblia na parábola dos talentos. Devemos reconhecer, e praticar, que não somos corpos, nem famílias, mas sim Espíritos lutando pela perfeição.
Passando essa fase, atingimos o Princípio da Nossa Vida Sensata, início do quinto período setenário. (28-35). Aqui presenciamos uma bifurcação decisiva nessa nossa existência terrestre: se não houver sequelas do perigo do apego aos bens materiais e afetos do período setenário anterior, então: nos sentimos aptos a dar tudo de nós para tentarmos alcançar o domínio de nós próprios. Se houver tais sequelas passaremos o resto dessa nossa existência material sob a Lei de Causa e Efeito, a Lei da Consequência, sendo levados de um lado para outro pela corrente da vida. Se houver tais sequelas passaremos o resto dessa nossa existência material nos enganando, arranjando desculpas pelas nossas condições, circunstâncias e atitudes. E, assim, criando mais destinos maduros para existências materiais futuras. Mas, suponhamos que não tenhamos sequelas. Que decidimos buscar o domínio de nós mesmos. Que decidimos viver a vida espiritual e buscar o domínio de nós mesmos. Que decidimos nadar contra a corrente da vida material.
Com isso, ao alcançar o Máximo da vitalidade, o nosso Segundo Crescimento, por volta dos 35 anos, que deve ser o Crescimento em Sabedoria. Atingimos a nossa máxima eficiência em: investigar as coisas por conta própria a fim de aprendermos a formar nossas opiniões individuais; pesquisar cuidadosamente antes de julgar; conservar nossas opiniões mais fluídicas possíveis; em saber que ninguém tem o direito de procurar a vida superior sem ter cumprido antes com nossos deveres para com a família e para com os nossos irmãos.
E daí, por volta dos 35 anos inicia-se o sexto período setenário, que vai até os 42 anos. Se optamos: por buscar o domínio de nós próprios; por cumprir com o nosso dever (que nada mais é do que passar pelas experiências que escolhemos no Terceiro Céu); por aspirar a realização espiritual através da vivência dos ensinamentos ocultos então, tiraremos o máximo desse período. Apararemos arestas.
Com um grau de certeza sobre o nosso objetivo nessa existência física o suficiente para nos satisfazer, a vida física torna-se mais fácil.
Os esforços mais concentrados. As tarefas mais interessantes. A aprendizagem mais completa. E o apetite para estender mais essa existência terrestre maior.
A preocupação pela manutenção dos corpos se torna muito mais para poder utilizá-los com a maior eficiência possível do que para fins egoístas.
Buscamos manter o Corpo Denso saudável porque temos a consciência dele ser o Corpo mais perfeito que já pudemos construir, e porque temos a consciência que o baluarte da nossa evolução é aqui na Região Química do Mundo Físico e que precisamos desse Corpo Denso e todos os demais Corpos nas mais perfeitas condições de saúde para aproveitar tal evolução.
Por volta dos 42 anos inicia-se a nossa Mudança de Vida.
Notem uma coisa muito importante: “a messe é grande e os operários são poucos” e “os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”. O nosso desenvolvimento setenário, enquanto renascidos aqui, é um caminho que facilita a nossa atenção em cada um desses períodos setenários a adquirir, com mais facilidade, aquelas experiências e aprendizagens específicas para cada um deles. Entretanto, o fato de não termos conseguido, não deve ser motivo de desânimo, de desistência ou de sofrimento. Nosso destino foi traçado por nós mesmos no Terceiro Céu. Sabemos das nossas dificuldades e porque escolhemos, muitas vezes, o caminho mais duro, pedregoso e de buscar aprender as lições não necessariamente no momento em que a aprendizagem era mais fácil. O importante sempre é que estejamos dispostos a aprender essas lições e praticá-las no nosso dia a dia. Agora, o fato de saber o que cada período setenário nos fornece como facilidades para aprendizagem deve nos encher de ânimo em saber que esse conhecimento nos ajudará a auxiliar os outros, os que vêm após a nós e assim, praticar o serviço amoroso e desinteressado para com os outros, afinal esse é o “caminho mais curto, mais seguro e o mais agradável que conduz a Deus”.

DOS 42 AOS 49 ANOS
Com o intuito de percorrermos um Ciclo completo de Vida, nesse atual Esquema Evolutivo, comecemos exatamente pela parte que se mostra invisível para nossos olhos físicos. Ou seja: comecemos quando ocorre a Morte no Mundo Físico.
Ao fim do nosso último suspiro, começamos a nos livrar de nosso Corpo Denso. De tudo aquilo que possuímos no Mundo Material, levamos apenas o Seu Átomo-semente, que contém a essência de tudo que aprendemos.
Com o objetivo de nos livrarmos também do Corpo Vital, que também pertence ao Mundo Físico, mas não perdermos tudo o que aprendemos nessa nossa existência, transferimos tudo que está gravado no nosso Corpo Vital, que é o assento da nossa Memória, para o Corpo de Desejos, que é o assento do nosso Sentimento.
Esse será o material com o qual trabalharemos no Purgatório e no Primeiro Céu. Ou seja: a memória dos pensamentos, sentimentos, palavras e atos que colocamos em movimento durante essa existência terrestre.
Ao fim dessa gravação da memória do primeiro pensamento nos livramos do nosso Corpo Vital, só levamos o seu Átomo-semente, resumo de tudo que aprendemos.
Funcionando em nosso Corpo de Desejos, despertamos para a vivência purgatorial. Esta vivência se dá nas 3 Regiões Inferiores do Mundo do Desejo.
Nosso trabalho aqui: repudiar todos os desejos inferiores, maldosos e corrigir as nossas debilidades e vícios, sentindo todo o mal que ocasionamos. A quintessência do sofrimento se converte em consciência, que utilizaremos nas vidas futuras.
Seguindo o caminho ascendente, entramos no nosso Primeiro Céu. Estamos vivendo, agora, nas três Regiões Superiores do Mundo do Desejo. Nosso trabalho aqui: assimilar toda a gratidão emitida por quem ajudamos e sentir novamente toda a gratidão que externamos. A quintessência do bem se transforma em benevolência e altruísmo, que utilizaremos em vidas futuras.
Concluído esse trabalho nos livramos do nosso Corpo de Desejos. De tudo isso aqui, só levamos o Seu Átomo-semente, resumo de tudo que aprendemos. Funcionando nessa Mente, entramos na Região do Pensamento Concreto do Mundo do Pensamento, o Segundo Céu. Criamos arquétipos: de novos corpos, de novos ambientes, de nova flora e de nova fauna.
Terminada essa fase, nos livramos da nossa Mente. E o que levamos dela? De tudo isso aqui, só levamos o Seu Átomo-semente, resumo de tudo que aprendemos.
Entramos na Região Abstrata do Mundo do Pensamento, Terceiro Céu. Estamos sem nenhum veículo. Somente nós, o Ego, com os Átomos-sementes dos nossos passados: Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e Mente.
A consciência de que o objetivo dessas existências terrestres é a aquisição de experiências é a mais completa possível. E é por isso que mergulhamos para mais um renascimento.
Do Mundo do Pensamento, utilizamos o Átomo-semente da Mente, colhendo materiais afins para construir uma nova Mente.
Do Mundo do Desejo, utilizamos o Átomo-semente do Corpo de Desejos colhendo materiais afins para construir um novo Corpo de Desejos.
Já esse novo Corpo Vital utilizamos dois métodos para construí-lo: os Éteres Químico e de Vida atraímos Região Etérica do Mundo Físico pelas forças do Átomo-semente; já os Éteres Luminoso e Refletor são atraídos pelas forças que compõe o nosso próximo principal Corpo, “o dourado vestido de bodas”, o Corpo-Alma.
O nosso novo Corpo Denso é formado com a ajuda da nossa mãe através do molde do Corpo Vital devidamente colocado pelos Anjos do Destino.
E, assim, estamos de volta para um novo nascimento nesse Mundo Físico, com: o veículo Espírito Humano; o veículo Espírito de Vida; o veículo Espírito Divino; uma nova Mente, e seu Átomo-semente; um novo Corpo de Desejos, e seu Átomo-semente; um novo Corpo Vital, e seu Átomo-semente; um novo Corpo Denso, e seu Átomo-semente.
Conectamos os nossos Átomos-sementes através de um cordão, conhecido como Cordão Prateado, Tríplice em sua constituição. Assim, nasce o Corpo Denso. Um Corpo Denso tenro, denso e sólido composto de sólidos, líquidos e gases.
Inicia-se: a Infância, primeiro período setenário (0-7); a continuação do desenvolvimento da nossa Alma Consciente. Aprendemos observando o exemplo dos nossos pais e os imitando.
Por volta dos 7 anos o nosso novo Corpo Vital nasce. Inicia-se: a Puberdade, segundo período setenário (7-14); a continuação do desenvolvimento da nossa Alma Intelectual. Aprendemos através da autoridade exercida pelos nossos pais e deles sendo discípulos.
Por volta dos 14 anos, nasce o nosso Corpo de Desejos. Inicia-se: a Adolescência, o terceiro período setenário (14-21); a continuação do desenvolvimento da nossa Alma Emocional. Começa a primeira luta interna, que se arrastará por toda nossa existência terrestre, entre os nossos: Corpo Vital (construindo o Corpo Denso) e Corpo de Desejos (destruindo o Corpo Denso). Resultado disso: consciência no Mundo Físico.
A manutenção do Corpo Denso tem como objetivo nos preparar para atrair o sexo oposto para procriar. Os homens buscam corpos “sarados”, ou, pelo menos, evidenciar seus dotes físicos. As mulheres buscam corpos curvilíneos, ou, pelo menos, evidenciar sua suavidade. Ao mesmo tempo em que se busca a sua destruição com descontrole das emoções adolescentes. Aprendemos através dos conselhos dos nossos pais e sendo estimulados por eles a valorizar o exemplo.
Em torno dos 21 anos nasce a nossa Mente, atingimos a Maioridade. Inicia-se o quarto período setenário (21-28). Começa a segunda luta interna, que, também se arrastará por toda nossa existência terrestre entre: nossa Mente, voando de uma descoberta material para outra ansiosa, satisfazendo apenas com explicações materialmente demonstráveis sobre o mundo e o nosso coração, que sente, instintivamente, que algo de maior existe e, aspira aquilo que pressente como verdade. Resultado disso: essa nossa busca incessante do equilíbrio entre cabeça e coração.
Que se, para muitos não é objetivo da vida terrestre, pelo menos perturba muito como consciência. Estamos completos: O Tríplice Espírito despertado (Divino, de Vida e Humano) trabalhando sobre o Tríplice Corpo ativo (Físico, Vital e de Desejos) através da Mente, tendo como produto desse trabalho a Tríplice Alma (Consciente, Intelectual e Emocional). Ou seja: crescimento anímico através das experiências que passamos.
Por volta dos 28 anos atingimos o nosso Nadir da Materialidade e, tal como ocorre com a nossa evolução quando nos apegamos a raça, ocorre conosco por volta dessa idade. É o axioma hermético “como é em cima, é também em baixo”. O perigo do apego as coisas e afetos materiais atingem o seu ápice. O perigo de cristalizarmos e, com isso, nos atrasar na evolução, se faz mais presente. Nessa fase, como em nenhuma outra, oremos desse modo: “Eu não sou meu Corpo Denso, senão o Ego que o usa…Eu não sou meus desejos, senão o Ego que os controla…Eu não sou meus pensamentos, senão o Ego que os cria…Essas coisas não são senão expressões temporais de mim, o Ego, o Eu eterno”.
Passando essa fase, atingimos o Princípio da Nossa Vida Sensata, início do quinto período setenário. (28-35) Aqui presenciamos uma bifurcação decisiva em nossa existência terrestre: se não houver sequelas do perigo do apego aos bens materiais e afetos do período setenário anterior, então: sentimo-nos aptos a dar tudo de nós para tentarmos alcançar o domínio de nós próprios. Se houver tais sequelas passaremos o resto dessa nossa existência material sob a Lei de Causa e Efeito, a Lei da Consequência: ou sendo levados de um lado para outro pela corrente da vida, ou lutando bravamente para tentarmos alcançar o domínio de nós próprios.
Ou seja: se houver tais sequelas: ou passaremos o resto dessa nossa existência material nos enganando, arranjando desculpas pelas nossas condições, circunstâncias e atitudes (criando mais destinos maduros para existências materiais futuras), ou lutando bravamente para tentarmos alcançar o domínio de nós próprios.
Mas, suponhamos que não tenhamos sequelas ou que decidimos viver a vida espiritual e buscar o domínio de nós mesmos, a nadar contra a corrente da vida.
Com isso, ao alcançar o Máximo da Vitalidade, o nosso Segundo Crescimento, por volta dos 35 anos, que deve ser o Crescimento em Sabedoria. Atingimos a nossa máxima eficiência em: investigar as coisas por conta própria; a pesquisar cuidadosamente antes de julgar; a conservar nossas opiniões mais fluídicas possíveis; e, principalmente, a entender o que é o Dever, a força motriz substituta do Interesse e Indiferença, os sentimentos gêmeos que, atualmente, movem esse nosso Mundo.
E daí, por volta dos 35 anos inicia-se o sexto período setenário, que vai até os 42 anos. Se optamos: por buscar o domínio de nós próprios, por cumprir com o nosso dever (que nada mais é do que passar pelas experiências que escolhemos no Terceiro Céu), por aspirar a realização espiritual através da vivência dos ensinamentos ocultos, então, tiraremos o máximo desse período.
Com um grau de certeza sobre o nosso objetivo nessa existência física a vida física torna-se mais fácil, não por conformarmos com ela, mas sim porque nossos esforços se tornam mais eficientes nossas tarefas mais interessantes e, consequentemente, nossa aprendizagem mais completa. E o apetite para estender mais essa existência terrestre maior.
A preocupação pela manutenção dos corpos se torna muito mais para poder utilizá-los com a maior eficiência possível do que para fins egoístas.
Buscamos manter o Corpo Denso saudável porque temos a consciência dele ser o Corpo mais perfeito que já pudemos construir, e porque temos a consciência que o baluarte da nossa evolução é aqui na Região Química do Mundo Físico e que precisamos desse Corpo Denso e todos os demais Corpos nas mais perfeitas condições de saúde para aproveitar tal evolução.
Por volta dos 42 anos inicia-se a nossa Mudança de Vida. Se vivemos uma existência puramente material, a Mudança de Vida começa com a fase de decepção ao descobrir que, por mais estáveis que estamos nessa existência uma insatisfação inexplicável nos incomoda e toma todo o nosso tempo até o fim dessa nossa existência, e como diz Raul Seixas em uma de suas músicas: “sentado na sala, com a boca escancarada de dentes esperando a Morte chegar…”.
Mas se nos dedicamos a vida espiritual e cuidamos dos nossos Corpos, estamos iniciando a fase da qual mais nos realizamos. Afinal: após construirmos todos os nossos Corpos, após aprendermos a utilizá-los da maneira mais eficiente que podemos, após cumprir com nossos deveres de criarmos nossos filhos naturais ou espirituais, após contribuirmos para tornar esse Planeta melhor possível, após criarmos o nosso espaço, o nosso mundo, com boas vizinhanças e condições de convivência, ou seja: após criarmos todas as condições para absorvermos o máximo das experiências (causas e efeitos) que obtivermos estamos prontos para desenvolver conscientemente nossos poderes latentes transformando-os em poderes dinâmicos dando mais um grande passo para nos tornarmos Auxiliar Invisível Consciente trabalhando 24 horas nesse Plano Evolutivo.
Oportunidades de servir abundarão porque os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, regozijados pela nossa postura e dedicação, e sabendo que estamos prontos nos oferecerão maiores tarefas para auxiliarmos e, consequentemente, crescermos espiritualmente.
Os Exercícios Esotéricos do Método Rosacruz para o Conhecimento Direto crescerão em eficiência, atingindo o máximo de eficiência por volta dos 49 anos, quando se inicia o nosso Máximo de Mentalidade.
Lembremos sempre: “a messe é grande e os operários são poucos”[1] e “os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”[2]. O nosso desenvolvimento, enquanto renascidos aqui, é um caminho que facilita a nossa atenção em cada um desses períodos setenários a adquirir, com mais facilidade, aquelas experiências e aprendizagens específicas para cada um deles. Entretanto, o fato de não termos conseguido, não deve ser motivo de desânimo, de desistência ou de sofrimento. Nosso destino foi traçado por nós mesmos no Terceiro Céu. Sabemos das nossas dificuldades e porque escolhemos, muitas vezes, o caminho mais duro, pedregoso e de buscar aprender as lições não necessariamente no momento em que a aprendizagem era mais fácil.
O importante sempre é que estejamos dispostos a aprender essas lições e praticá-las no nosso dia a dia. Agora, o fato de saber o que cada período setenário nos fornece como facilidades para aprendizagem deve nos encher de ânimo em saber que esse conhecimento nos ajudará a auxiliar os outros, os que vêm após a nós e assim, praticar o serviço amoroso e desinteressado para com os outros, afinal esse é o “caminho mais curto, mais seguro e o mais agradável que conduz a Deus”.
[1] Mt 9:37 e Lc 10:2
[2] Mt 20:16

…Em publicação
RESPOSTA: Antes de tudo vamos considerar o assunto em relação ao que se costuma chamar de “morte”. Quando chega o momento determinante do fim de mais uma existência física, nós – o Ego, um Espírito Virginal da Onda de Vida humana, manifestado aqui – nos retiramos pela nossa cabeça, levando conosco a nossa Mente e o nosso Corpo de Desejos. É semelhante ao que costumamos fazer todas as noites, durante o nosso sono. Como o Corpo Vital já cumpriu também sua finalidade se retira juntamente. Rompe-se, então, o Cordão Prateado que ligava os veículos superiores ao veículo físico, o Corpo Denso.
Após esse fato surge, para nós, um momento de extrema importância: uma grande parte do valor da nossa vida passada depende da nossa atenção.
Quando nos libertamos do nosso Corpo Denso, que era o mais considerável empecilho ao nosso poder espiritual (como, por exemplo, são as luvas grossas nas mãos do músico que tenta tocar um violino), esse poder espiritual volta para nós, até certo ponto. Com isso podemos ler as imagens contidas no polo negativo do Éter Refletor do nosso Corpo Vital, que é o assento da Memória subconsciente.
Toda a nossa vida terrestre passada, recém-finda, desfila nesse momento ante nossa visão como um panorama – um Panorama de Vida, só que com todos os detalhes –, apresentando os acontecimentos em ordem inversa. Os incidentes do dia que precedeu a morte vêm em primeiro lugar, e assim seguem para trás através de todas as fases que passamos, por exemplo: terceira idade, adulto, adolescência e infância. Tudo é revisto.
Permanecemos como um espectador ante esse Panorama de Vida passada. Vemos as cenas conforme se sucedem e que se vão imprimindo nos nossos veículos superiores, mas nesse momento ficamos impassível ante elas. O sentimento está reservado para quando chegar a hora de entrarmos no Mundo do Desejo, que é o Mundo do sentimento, desejo e da emoção. Por enquanto nos encontramos apenas na Região Etérica do Mundo Físico. Este Panorama de Vida perdura de algumas horas até vários dias, dependendo isso do tempo que possamos nos manter despertos, se necessário. Algumas pessoas podem se manter assim somente doze horas, ou menos ainda; outras podem se manter, segundo a ocasião, por certo número de dias. Mas enquanto pudermos nos manter desperto esse Panorama de Vida recém-finda aqui. E desde que as experiências purgatoriais, a assimilação das experiências e o crescimento da consciência dependem da nitidez destas cenas impressas nos veículos superiores, é muito importante que quando morremos não sejamos perturbados durante esse período da gravação desse Panorama de Vida (o máximo tempo que devemos aguardar é até três dias e meio após a determinação da morte aqui). Autópsias, choros e lamentações em torno do Corpo Denso, remoções, movimentações e quaisquer outros procedimentos que mexam com o Corpo Denso são fatores que se devem evitar.
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que a Ciência material reconhece que o poder que o faz funcionar está dentro do próprio. O Cientista Ocultista vê um espaço no ventrículo esquerdo do coração, próximo ao ápice que corresponde à ponta do coração, formado principalmente pela porção inferior do ventrículo esquerdo. É na posição referencial do ápice que está um pequeno átomo, chamado Átomo-semente do Corpo Denso. A forçaque existe nesse átomo, bem como em todos os outros átomos do nosso Corpo, nada mais é do que Vida indiferenciada de Deus. Sem esta força o mineral não poderia se materializar em cristal, por exemplo. Igualmente o vegetal, o animal e nós mesmos, seres humanos, estariam impossibilitados, sem Vida indiferenciada de Deus, de formarem o próprio Corpo.
A força existente nesse Átomo-semente do Corpo Denso é que movimenta o coração, proporcionando vida ao nosso organismo. Todos os demais átomos do Corpo vibram no tom desse átomo especial. As forças Átomo-semente do Corpo Denso estão imanentes em todo Corpo Denso possuído por nós, que é por meio dele que agimos. Nesse Átomo-semente do Corpo Denso, que poderíamos chamar “O Livro de Deus”, se imprimem todas as nossas (Egos) experiências, até as mais delicadas, mínimas e até as que poderíamos considerar “pequenas demais” da vida recém-finda. Nele, também, se encontra o arquivo de todas as experiências de todas as nossas vidas passadas.
Se quisermos seguir o caminho que compõe o Cordão Prateado, podemos começar pelo meio do seio frontal (meio da testa), passando pela raiz do nariz, descendo ao grande vórtice do fígado, passando pelo plexo celíaco e terminando no ápice do coração, onde está o Átomo-semente do Corpo Denso, e isso nos (nós, o Ego) liga ao nosso Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a nossa Mente. Quando mais uma vida material está chegando naturalmente ao fim, as forças do Átomo-semente do Corpo Denso se desligam, saindo do Corpo Denso através do nervo pneumogástrico, através das comissuras dos ossos parietais e occipital do crânio. Percorrem o trajeto do Cordão Prateado e acompanham os veículos superiores que nos acompanham Esta ruptura no coração determina a morte física, porém, a conexão do Cordão Prateado (entre o segmento que sai do ápice do coração e o segmento que sai do Plexo Celíaco, cuja união tem a forma de dois números “seis” invertidos), em alguns casos, só se desfaz depois de vários dias.
Sendo o Corpo Vital o nosso veículo da percepção sensorial, ele permanece com o nosso Corpo de Desejos e o Cordão Prateado, quando se libertam do Corpo Denso. Evidentemente, até que o Cordão Prateado se desconecte, no ponto mencionado acima, continuará gravando as sensações experimentadas por nós, o Ego, enquanto o nosso Corpo Denso, recém-morto, não for perturbado. Em consequência, toda cautela é pouca para não causar sofrimentos e nos incomodar nesse momento importantíssimo da nossa Evolução. Por isso é que, do mesmo modo que há uma Ciência para o Nascimento físico aqui, deve ter uma Ciência para a Morte aqui!
No caso de transplantes de um coração, como a cirurgia é realizada logo após a morte do doador, haverá interferência no processo do Panorama de Vida e sua gravação, pois também este se inicia imediatamente após amorte do Corpo Denso, ou seja, logo depois da ruptura do Cordão Prateado que estava ligado ao coração, no Átomo-semente do Corpo Denso. Contudo, embora imperfeitamente, devido aos incômodos ocasionados pela intervenção cirúrgica, cremos seja possível continuar o processo panorâmico do doador.
Mas, que sucederá ao Átomo-semente do Corpo Denso do receptor nesse meio tempo? Permanece inerte na contraparte etérica que ali continua, apesar de haver saído do coração físico. O Cordão Prateado dessa pessoa continua em seu lugar e ligado, mesmo que o coração físico tenha sido removido, pois se fosse rompido, o indivíduo não poderia viver. Em face de tal situação, surge a pergunta: teriam os Anjos e seus auxiliares transferido o Átomo-semente do Corpo Denso do receptor para o ápice do coração do doador? Não há dúvida que isto pode acontecer. Se o receptor vive, quer nos parecer que isto acontece. O destino deste último é uma provável relação em vidas passadas com o doador, poderá constituir elemento importante para o sucesso do transplante. Então, será também este o caso do Arquétipo, que supomos ficar sensibilizado por algum tempo com a ocorrência. É um fator a ser considerado.
Há outro ponto a ser lembrado no caso de transplante de órgãos humanos: cada átomo de um Corpo pertence peculiarmente ao Ego que nele habita. A condição de um Corpo com seus nervos, órgãos, tecidos, etc., reflete a modo como o Ego viveu anteriormente aqui na Terra. A recordação fiel de todas as suas experiências está registrada no Átomo-semente do Corpo Denso e esse, em cada renascimento, atrai matéria para onovo Corpo segundo as qualidades pessoais inatas. Se tiver violado as Leis de Deus, os resultados estarão presentes na estrutura de seus veículos.
Assim, as doenças são atraídas pelo próprio Ego, enraizando-se como uma manifestação de ignorância e desobediência às Leis Divinas, podendo ser erradicadas permanentemente com uma transformação interna moral. O transplante de um órgão saudável para substituir o órgão enfermo pode ser efetuado e em alguns casos poderá prolongar a vida do receptor. Contudo, acreditamos que seja um Arquétipo de matéria mental o que determina a extensão da vida, pois não outro jeito, porque a Lei de Causa e Efeito é o árbitro da maneira como a vida transcorre aqui. É fornecido a nós sempre escolher certas oportunidades de crescimento espiritual em vários momentos da nossa vida terrena. Se tais oportunidades forem aproveitadas a vida continuará pautada em reta conduta. Mas se forem negligenciadas, mergulharemos num beco sem saída, onde a vida é terminada pelas Hierarquias Criadoras com a destruição do Arquétipo.
Assim, podemos dizer que a extensão de uma vida na Terra é determinada antes do nosso, mais um, renascimento. Mas poderá ser reduzida (se negligenciarmos as oportunidades de avanço) ou excepcionalmente prolongada (quando, ao contrário, vivermos retamente e nos esforcemos em bem aproveitar todas as experiências).
(Publicada na Revista Rays from the Rose Cross de maio/1918 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)
Frequentemente ouvimos, entre os Estudantes Rosacruzes, falar da palavra “Arquétipo”, referindo-se ao modelo ou padrão original de alguma coisa, mas quantos de nós sabem da existência de um Arquétipo para cada indivíduo no mundo? Que a construção do Corpo Denso é exatamente uma cópia do referido Arquétipo?
Se nossos Corpos não são perfeitos, o erro deve se encontrar num Arquétipo defeituoso e, assim sendo, é bom saber a causa de imperfeição e como pode ser corrigida. Nós, o Ego, com o auxílio das Hierarquias Criadoras, particularmente os Senhores da Mente, formamos, na Região do Pensamento Concreto, o Arquétipo (que é um pensamento-forma) de um nosso futuro Corpo Denso, antes de cada renascimento aqui. Esse Arquétipo é um modelo que vibra harmoniosamente, formado pelo poder da Música das Esferas. Pomos em vibração o Arquétipo com certa quantidade de nossa própria energia de vida e tal quantidade de energia vital fornecerá a duração da nossa vida terrena, de acordo com seu impulso maior ou menor. Quando esse impulso cessa, o Arquétipo deixa de vibrar e o Corpo Denso morre, começando a se decompor, por lhe faltar a força vital e coesiva.
É a Lei de Causa e Efeito que rege a duração da nossa vida aqui. Em cada renascimento são dadas a nós várias oportunidades para o nosso avanço espiritual. Se as aproveitamos, a vida continua. Uma vida repleta de serviços amorosos e desinteressados (portanto, o mais anônimo possível) focado na divina essência oculta em cada irmão e irmã – que é a base da Fraternidade – é, algumas vezes, prolongada por novo impulso vital no Arquétipo. Ordinariamente, a duração da vida é determinada no Terceiro Céu, ao nos prepararmos para um renascimento aqui. Todavia, sob certas circunstâncias adversas ou favoráveis pode ser ela prolongada ou encurtada.
Por exemplo, quando desdenhamos as oportunidades de crescimento e enveredamos por um caminho perigoso em que podemos nos tornar singularmente mau, nossa vida terrestre é encurtada. Mas, isso sucede apenas quando já nos encontramos num beco sem saída. Então, as Hierarquias Criadoras, agindo por misericórdia, destroem o Arquétipo, finalizando, assim, a nossa manifestação terrena, para que nos reforcemos moralmente num aprendizado no Primeiro Céu.
O movimento harmonioso da vibração do Arquétipo é que atrai para si o material do Mundo Físico e fixa os átomos todos do Corpo Denso, fazendo-os vibrar em sintonia com o Átomo-semente daquele Corpo. Nenhum Corpo Denso pode ser formado sem o padrão do Átomo-semente.
O suicida, quando morre o Corpo Denso, leva o Átomo-semente dele. Mas, como o Arquétipo continua vibrando e tende a atrair matéria física, estando carente do Átomo-semente, fica impossibilitado de assimilar o material e utilizá-lo no Corpo Denso. Devido ao fato de ser o Arquétipo oco, nesse caso o Ego experimenta um sentimento de vazio desesperador que não cessa até que pare de vibrar tal Arquétipo, o que ocorre quando está marcada a morte natural dessa pessoa aqui na Terra. Então o Arquétipo se desintegra. Nós construímos um Arquétipo para cada vida.
Na região da medula oblongada, na parte superior do cordão espinhal há uma chama que pulsa e vibra de um modo maravilhoso. Sua cor varia segundo a natureza do indivíduo no qual é observada. É nela que o Arquétipo toca a nota-chave do Átomo-semente do Corpo Denso. Esse som muda através da vida e conforme ele vai mudando, também o Corpo Denso vai experimentando transformações.
Algumas vezes, certo número de Forças Arquetípicas trabalha juntas para criar uma espécie individual de plantas ou animais, como ocorre com o ornitorrinco da Austrália. Em tais casos as notas-chaves de todas se combinam em um só acorde e este acorde é a nota-chave da forma assim criada. Na Região do Pensamento Concreto, quando se deseja conhecer determinada coisa, basta concentrar a atenção no Arquétipo dela. Ele, por assim dizer, emitindo um som, imediatamente fornece uma iluminada compreensão de cada uma das fases de sua natureza, dando uma visão de se haver vivido através das próprias experiências, juntamente com as coisas que se investiga. Não fora a enorme dificuldade que ela apresenta, essa informação poderia ser utilizada imediatamente. Contudo, essa informação, essa película da vida da coisa, chega-nos de modo global e com tal rapidez, num abrir e fechar de olhos, sem começo nem fim e, assim, para usar essa informação arquetípica, aqui no Mundo Físico, temos que ordená-la cronologicamente, com um princípio e um fim, de modo a torná-la inteligível aos seres humanos. Esta é uma tarefa assaz difícil, a grande dificuldade de que falamos atrás.
A qualidade do material que se reúne para a construção de um corpo depende do Átomo-semente; a quantidade depende da requerida pelo Arquétipo. O Arquétipo determina nossa forma, altura, nosso peso e nossa aparência física. De fato, é um modelo vivo do Corpo Denso. Todo ato nosso tem um efeito no Arquétipo do nosso Corpo Denso. Se o ato está em harmonia com as Leis da Vida – que são as Leis de Deus – e sintonizado com a Evolução, fortalece-o e prolonga a vida, na qual obterá o máximo de experiência, alimentando e fazendo crescer a nossa alma de forma extraordinária, mas sempre segundo sua posição relativa na vida e sua capacidade de assimilação. Contrariamente, se aplicamos nossas capacidades de modo destrutivo, contrariando as Leis de Deus, o Arquétipo se debilita e se destrói facilmente.
Moisés foi levado à montanha (um lugar elevado, Iniciação) e lhe foi ensinado ali certo modelo (Arquétipo) do Tabernáculo do Deserto. Esse Arquétipo foi construído pelas Hierarquias Criadoras, nos Mundos celestes.
O Arquétipo é influenciado pela natureza da vida passada. Quando nos esforçamos sinceramente, pela verdade e retidão, criamos ao nosso redor pensamentos-formas de natureza semelhante e, deste modo, nossa Mente atua num ambiente harmonizado com a verdade, centro de nossa Aura. Agindo assim, quando morremos mais uma vez aqui e chegamos ao Segundo Céu, nos encontramos dispostos a construir um novo Arquétipo que, intuitivamente, delineamos com as forças vibratórias da retidão e da verdade e tais linhas de força vibratória criarão harmonia no novo veículo, que manifestará saúde, felicidade, eficiência e amor. Ao contrário, se na nossa vida terrena malbaratamos os nossos talentos, descuidamos da verdade, exercitamos a astúcia, o extremo egoísmo indiferente à felicidade dos demais, seguramente, ao chegarmos no Segundo Céu, veremos as coisas de modo falso, deturpado, sem entender nada. Em consequência, construiremos um Arquétipo dentro de linhas que conterão o erro, ineficiência e a falsidade manifestados no Corpo, em detrimento dos vários órgãos físicos. Sob tais circunstâncias, as vibrações que deveriam resultar na construção de Trígonos e Sextis em nosso horóscopo natal se desviam das linhas construtoras exatas, até que as encontre novamente, quando, então, o Ego começa de novo a trabalhar no Arquétipo.
As formas que vemos a nosso redor são figuras de som cristalizadas, isto é, resultado das Formas Arquetípicas que trabalham por meio dos Arquétipos na Região do Pensamento Concreto.
É curioso que a ocorrência do suicídio na vida de uma pessoa e os consequentes sofrimentos, por nós referidos atrás, geram o medo mórbido da morte nos renascimentos seguintes.
Quando uma pessoa que se suicidou em vida anterior, morre aqui na vida seguinte, sente tal ânsia de voltar ao Mundo Físico que, frequentemente, comete o crime de obsessão, da maneira mais irrazoável e estúpida. E, como há sempre pessoas negativas, facilmente influenciáveis, procura oportunidade para se refugiar num Corpo Denso, expulsando o Ego residente. Outras vezes, não encontrando tal oportunidade, apesar dos negativos que existem por aí, sucede uma coisa horrível, absurda: com tal ânsia de retornar ao mundo, o Ego do antigo suicida retira a posse do Corpo de um animal de seu legítimo dono, para nele entrar. Encontra-se, então, sob a terrível necessidade de viver uma existência animal, pura e simplesmente. Se o animal está sujeito a crueldades, o Espírito humano obsessor sofre horrivelmente; se o animal é sacrificado para alimento, o ser humano, dentro dele, vê e compreende tudo o que se relaciona com o ato que se vai realizar e tem que passar pelas horripilantes experiências dessa morte. Esta é uma das explicações de casos curiosos de animais que se ajoelham diante da morte ou dão mostras de uma estranha consciência do ato, pois tais casos sucedem com relativa frequência, como pode verificar alguém que seja clarividente e visite nossos grandes matadouros.
Nenhum Espírito humano pode nascer no corpo de um animal, mas é-lhe possível neutralizar a relação do Espírito animal com sua forma e tomar posse dela por certo tempo.
Esses fatos determinaram a necessidade de educarmos o mundo sobre a grande verdade de que a morte aqui, assim como o nascimento aqui, são apenas acontecimentos correntes na vida imortal de nós, o Ego, um Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado aqui.
(Publicado na Revista ‘Serviço Rosacruz’ – agosto/1971 – Fraternidade Rosacruz – SP)
No princípio, Deus diferenciou dentro de Si uma hoste de Espíritos como faíscas de um fogo. Esses Espíritos não eram chama, embora dotados de consciência total – omnisciência –, não tinham autoconsciência. Eles tinham todas as possibilidades de ser, mas não eram realmente onipotentes como Deus, porque não tinham o poder dinâmico disponível para uso, a qualquer momento, de acordo com sua vontade. Para que pudessem desenvolver essas qualidades, começaram sua peregrinação pela matéria.
Aprendemos na Filosofia Rosacruz que o nome deles é Espírito Virginal e que nós, Espíritos Virginais da Onda de Vida humana estamos manifestados em um Tríplice Espírito — Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano — (como Deus, nosso criador, está manifestado também: de forma Tríplice), possuímos um veículo Mente, por meio da qual estamos aprendendo a governar um Tríplice Corpo — Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos — cujo germe ganhamos de Hierarquias Criadoras e por meio do nosso trabalho (Tríplice Espírito) sobre esse Tríplice Corpo fomos enriquecendo os Átomos-sementes de cada um desses três Corpos, com o propósito de coletar experiência. E, aos poucos, vamos transmutando esse Tríplice Corpo em uma Tríplice Alma por meio da qual iremos da impotência à onipotência.
Durante a Involução (a primeira das duas partes desse Esquema de Evolução), nós – o Ego, um Espírito Virginal da Onda de Vida humana – progredimos construindo um Tríplice Corpo e vamos conquistando o controle sobre esses Corpo por meio do elo da Mente. A Mente é o ponto básico sobre o qual a Involução se transforma em Evolução e nós, que entramos em nossos veículos (o Tríplice Corpo), começamos a desenvolver a Tríplice Alma — Alma Consciente, Alma Intelectual e Alma Emocional.
E o processo é o seguinte: toda atividade que executamos via nosso veículo Espírito Divino sobre o nosso Corpo Denso, que resulta em observação e ação retas, promove o crescimento da Alma Consciente, alimento para aumentar a consciência do veículo Espírito Divino, a fim de um dia termos um Corpo Espírito Divino.
O Corpo Denso é trabalhado pelo Espírito Divino porque ele é a oitava inferior desse Espírito Divino. A Alma Consciente cresce pela observação, ação, pelos impactos externos e experiência. Essas são as lições que nos são dadas na grande Escola de Deus, o ambiente diário que nos cerca e do qual frequentemente reclamamos amargamente; ainda assim, quando corretamente enfrentadas, na realidade elas se tornam nossas maiores bênçãos, pois são o alimento que nutre a Alma Consciente e ela aumenta a consciência do Espírito Divino porque ela é a quintessência do Corpo Denso, que é a contraparte inferior – ou oitava inferior – do Espírito Divino.
Toda atividade que executamos via nosso veículo Espírito de Vida sobre o nosso Corpo Vital, que resulta em memória da observação e ação retas e dos desejos, sentimentos e emoções superiores, promove o crescimento da Alma Intelectual, alimento para aumentar a consciência do veículo Espírito de Vida, a fim de um dia termos um Corpo Espírito de Vida.
Repare que a Alma Intelectual, como mediadora entre a Alma Consciente e a Alma Emocional, cresce pelo exercício do discernimento e da memória pela qual ela liga experiências passadas e presentes às ações feitas pelo Corpo Denso, pelos desejos, sentimentos, emoções do Corpo de Desejos, pensamentos e ideias, criando simpatia e antipatia; isso não poderia existir sem a memória, porque os sentimentos resultantes apenas da experiência seriam evanescentes.
O Corpo Vital é trabalhado pelo Espírito de Vida porque ele é a oitava inferior desse Espírito de Vida. A Alma Intelectual fornece poder adicional ao Espírito de Vida, porque ela é extraída do Corpo Vital, que é a contraparte inferior – ou oitava inferior – do Espírito de Vida.
Toda atividade que executamos via nosso veículo Espírito Humano sobre o nosso Corpo de Desejos, que resulta em desejos, sentimentos e pelas emoções superiores (ou seja: criados por nós usando somente materiais das três Regiões superiores do Mundo do Desejo) promove o crescimento da Alma Emocional, alimento para aumentar a consciência do veículo Espírito Humano, a fim de um dia termos um Corpo Espírito Humano.
Ou seja: o Corpo de Desejos é trabalhado pelo Espírito Humano, porque ele é a oitava inferior desse Espírito Humano. Repare que os desejos, sentimentos e as emoções inferiores não fazem crescer a Alma Emocional. A Alma Emocional, que é o extrato do Corpo de Desejos, é acrescentada à eficiência do Espírito Humano, que é a contraparte espiritual – ou oitava superior – do Corpo de Desejos.
A Alma é, por assim dizer, a quintessência, o poder ou força do Tríplice Corpo; quando um Corpo é completamente construído e levado à perfeição através das Épocas e Períodos, como descrito previamente, a Alma é totalmente extraída dele para ser absorvida por um dos três aspectos do Espírito.
O Espírito Divino, que tem a sua contraparte o Corpo Denso, promove o crescimento da Alma Consciente; essa Alma será absorvida pelo Espírito Divino na sétima Revolução do Período de Júpiter. O Espírito de Vida, que tem a sua contraparte o Corpo Vital, promove crescimento da Alma Intelectual; essa Alma será absorvida pelo Espírito de Vida na sexta Revolução do Período de Vênus. O Espírito Humano, que tem a sua contraparte o Corpo de Desejos, promove crescimento da Alma Emocional, que será absorvida pelo Espírito Humano na quinta Revolução do Período Vulcano.
Quanta ou quão pouca Alma um ser humano tem depende da quantidade de trabalho que ele realizou em seu Tríplice Corpo, pois a Alma é o produto espiritualizado do Corpo. É importante enfatizar demais a extrema importância desta parte do nosso trabalho, porque é a parte em que estamos realmente engajados hoje. Agora mesmo, cada um de nós está construindo, ou então negligenciando construir, esta Tríplice Alma.
E lembre-se de que os esforços necessários para que possamos promover o crescimento da Alma são os seguintes: observação, ações corretas, a memória dessas ações, desejos, sentimentos e emoções superiores, tais como: gratidão, olhares gentis, expressões de confiança, simpatia, ajuda amorosa, discernimento, esforço para ajudar os necessitados a se ajudarem, boas ações, firme contenção de tendências ao autoritarismo, o esforço para conter o apetite e as paixões animais, devoção, serviço prestado independentemente de conforto e prazer pessoal e coisas afins a essas. Nessas qualidades são encontrados todos os elementos necessários para o crescimento da Alma. Cada ato e cada pensamento são fatores determinantes na construção da Tríplice Alma
Não devemos prolongar a nossa estada no Purgatório – quando terminar mais uma vida terrestre –, pois não podemos deixar esta Região enquanto uma única propensão ao mal não for purgada. E assim nossa permanência no Purgatório depende não do desejo de Deus de nos punir pelos erros cometidos enquanto estamos vivendo aqui, mas inteiramente de cada um de nós e do tempo que usamos para nos apegar às práticas malignas que apreciávamos enquanto estávamos revestidos com nossa vestimenta de carne. Pois, sabemos que “a morte não tem poder de limpeza”. Se nos deleitávamos em fazer o mal ou em nada fazer de bom (“deixa a vida me levar”) enquanto levávamos nossa vida terrena, então temos exatamente os mesmos gostos e inclinações após a morte, pois sempre somos nós e não o nosso Corpo Denso quem sentia prazer em fazer o mal ou em se deleitar em nada fazer de bom. O Corpo Denso por si só não tem vontade para o certo nem para o errado; ele é simplesmente um veículo através do qual funcionamos na Região Química do Mundo Físico, e quando nos retiramos, ele rapidamente perde toda sua forma e retorna aos seus elementos originais na Natureza.
Há uma classe de pessoas que se esforçam para se esquivar, por assim dizer, da Lei de Causa e Efeito, tomando uma espécie de rota intermediária entre o bem e o mal. Essas pessoas não são malfeitoras, em sentido geral. Nem estão preocupadas com o trabalho de construir a Tríplice Alma. Elas são honestas, corretas e não são injustas com os outros; mas estão profundamente imersas nos negócios delas aqui e não pensam sobre a vida espiritual e, logicamente, nem sobre o que realmente estamos fazendo aqui e nem para onde vamos depois daqui. Este mundo é suficientemente bom para elas. Elas sentem que se deva ser decente para não desejar prejudicar outros e o principal negócio da sua vida é prover abundantemente para si e para a família; quiçá para alguns no seu entorno que, logicamente, interessa a ela. São os que tem estada garantida na Região Limítrofe. O Purgatório ocupa as três Regiões inferiores do Mundo do Desejo. O Primeiro Céu está nas três Regiões superiores. A Região central – Região Limítrofe – é uma espécie de terra de fronteira — não é o Purgatório nem o Céu; aqui encontramos essas pessoas após a morte. Para elas o Mundo do Desejo é um estado de monotonia indescritível.
Não há “negócios” naquele lugar nem algo que seja parecido; então essas pessoas têm muita dificuldade para pensar em coisas mais elevadas do que resultados financeiros, contas no banco ou ganhos monetários. Aqueles que pensaram no problema da vida e chegaram à conclusão de que “a morte acaba com tudo”, que negaram a existência de coisas fora do mundo material-sensorial, esses também sentem essa terrível monotonia. Eles esperavam que a morte implicasse a aniquilação da consciência e do Corpo; mas em vez disso eles se percebem com uma percepção aumentada de pessoas e objetos ao seu redor. Estavam acostumados a negar a realidade espiritual tão veementemente na Terra que, muitas vezes, imaginam que o Mundo do Desejo é uma alucinação e podem ser ouvidos frequentemente exclamando no mais profundo desespero: “Quando isso vai acabar? Quando vai acabar?”.
Essas pessoas estão realmente em um estado lamentável. Geralmente, estão além do alcance de qualquer ajuda e sofrem muito mais do que qualquer outra pessoa. Além disso, elas têm pouca coisa a fazer nos Mundo celestes, onde a construção de Corpos para uso futuro é ensinada; logo, projetam todos os seus pensamentos cristalizantes no Corpo que será construído para sua vida futura; um Corpo assim moldado tem as tendências de endurecimento que vemos, por exemplo, em doenças consultivas, como por exemplo a tuberculose, pneumonia e afins. Às vezes, o sofrimento de tais Corpos decrépitos eleva os pensamentos das entidades que os animam para Deus e sua evolução pode prosseguir; mas na Mente materialista reside o maior perigo de perder o contato entre o Ego (o que realmente ele é) e os Corpos e se tornar um pária nessa vida.
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de maio de 1916, e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)
Nesta época em que as vibrações do Cristo Solar se fazem sentir mais amplamente na esfera pesada da Terra, se formos meditar sobre o Seu imenso sacrifício de Amor renovado em cada Natal, chegaremos infalivelmente ao desprendimento.
Porque é pelo desprendimento de Si mesmo que o Adorável Espírito desce anualmente do Seio do Pai para revitalizar nosso Planeta Terra; e será também pelo desprendimento, que chegaremos um dia, com Ele, ao Trono do Pai. Portanto, nesta época solene será oportuno pensarmos um instante no que seja o desprendimento; será interessante considerarmos que se trata de uma força interna que nos ensina a viver na “carne” uma vida separada, independente, liberta de todas as coisas e de todos os seres.
O desprendimento faz, realmente, nos sentirmos em nós mesmos, mas desapegado de nós mesmos como um ser humano, liberto da nossa própria tirania e da tirania de todas as coisas que nos cercam, das coisas que podem nos escravizar a qualquer sentimento transitório. Poderemos, assim, realizarmos as coisas do mundo sem preocupação com essas mesmas coisas, desligados das decepções, dos desafetos, das traições e das maldades. Viveremos aplicando a Lei de Causa e Efeito – ou Lei de Consequência –, e compreendendo que os efeitos e as causas estão no coração de cada um de nós.
O desprendimento desperta a Individualidade, nos leva à libertação dos apegos a que a Personalidade costuma nos cingir. Na verdade, quando desprendidos não sentimos necessidade de perdoar os males que nos fazem, porque começamos a perceber que o perdão é o resultado do nosso próprio egoísmo, que se perdoamos as ofensas que nos fazem, estamos apenas satisfazendo a nós mesmos, procurando agradar ao nosso “eu inferior”. Isso porque, para chegar ao desejo de perdoar, tivemos que atravessar, em maior ou menor escala, o caminho do ressentimento. Quem não se ressente e não odeia, nada terá a perdoar de ninguém. O próprio Cristo, no momento supremo do Seu martírio, ao ouvir, do alto da cruz, os apupos da multidão, não disse: “Eu vos perdoo!”, mas, “Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem!” (Lc 23:34). Mesmo na Oração do Senhor, o Pai-Nosso, o perdão aos nossos devedores a que se referiu Cristo-Jesus, quando ensinou a sublime oração a Seus Discípulos, quis significar que não devemos imputar dívidas aos nossos semelhantes, quando nós próprios não estamos livres de contrair essas mesmas dívidas. Se formos mesmo refletir um pouco, veremos que as dívidas dos outros para conosco são realmente nossas próprias dívidas, porque tudo o que nos sucede é sempre fruto do nosso próprio merecimento: que nada teremos que perdoar a outro irmão ou a outra irmã; teremos, sim, que pedir perdão a Deus por merecer ainda que alguém nos ofenda, que a vida nos seja madrasta, que o mal nos persiga na forma de seres ou de acontecimentos adversos.
E, quando chegarmos a viver sob esse entendimento, acabaremos encarando todas as coisas com naturalidade. Nada nos causará espanto ou admiração, nada nos amedrontará ou há de nos assustar jamais. Seremos igualmente equilibrados, tanto na dor, como no prazer, de modo que nada poderá abalar a nossa segurança íntima. Manteremos uma atitude de completa serenidade, porém, não ficaremos alheio ao que se passa em torno de nós. Pelo contrário, a todos procuraremos ajudar com carinho e atenção. Apenas manteremos a nossa aura fechada a qualquer incursão estranha a nossa própria vontade.
Quando desprendidos amamos nosso irmão, nossa irmã, nossa família, nossos amigos, todos ao nosso reder, mas não deixamos de conservar, mesmo dentro desse amor, a nossa própria Individualidade. Seremos capazes de agir e de pensar, de amar e de viver pelos que nos são caros, mas viveremos sem entregas, para os ajudar a viver, para lhes minorar os pesares, para os confortar na mágoa, para lhe dar felicidade. Isso será justamente o que há de importar mais ao nosso coração: dar felicidade, tornando mais fácil e mais bela a vida do nosso semelhante. E não só no ambiente do lar, mas a todos os seres com quem entramos em contato, estenderemos os nossos propósitos de Amizade Fraternal. Seremos bom, amigo ou amiga, correto com todos, compreensivo e tolerante, mas tolerante no sentido mais puro, porque a tolerância mal compreendida pode ser uma espada de dois gumes. Tanto poderá resultar de um sincero desprendimento nosso, como do egoísmo também nosso. Isso porque, muitas vezes, podemos tolerar por medo, ou para nos beneficiar, ou para nos engrandecer aos olhos do mundo, e não por amor ao nosso semelhante e a Deus nele.
Para sabermos tolerar com amor, compreendendo os erros dos outros através da Lei de Causa e Efeito, temos que ser desprendidos, e desprendidos até da nossa própria tolerância. Esse desprendimento tem que vir de dentro, do nosso foro íntimo, da sinceridade dos nos pensamentos, do nosso equilíbrio de sentimentos, desejos e emoções.
Para chegarmos ao desprendimento, devemos procurarmos sentir a todos como irmãos e irmãs em nossos corações, respeitando igualmente tanto uns como outros; eliminando as preferências, procurando ser igualmente gentis com todos, jamais deixando romper a barreira de nosso próprio “eu inferior” diante de nenhuma pessoa, por mais afins que sejamos com ela, por mais que a estimemos ou a prefiramos dentre outras. Respeitaremos a nós mesmos diante de qualquer criatura, evitando a entrega de nossos pensamentos, de nossas ideias, de nossos sentimentos, desejos e/ou emoções. Não externaremos nossos pensamentos com frouxidão de palavra, não diremos de nossas qualidades, nem de nossos defeitos, senão em circunstâncias muito especiais, quando servir para ajudar alguém. Devemos sentir pelos outros o mesmo respeito que sentimos por nós mesmos. Poremos de lado as intimidades, jamais dizendo mais a um do que a outro, procurando não sentir mais de um do que de outro.
Não esqueçamos que o desprendimento é a qualidade anímica necessária para que possamos enfrentar, um dia e com equilíbrio, o nosso Guardião do Umbral. Não esqueçamos que, em qualquer circunstância, para viver na Terra entre os irmãos e as irmãs, em nosso “corpo de carne”, ou para prosseguir na vida além do véu, é o desprendimento a chave mestra que nos abrirá as portas do nosso próprio Céu, permitindo, num futuro grandioso, que atinjamos a glória de nosso Pai Celeste.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de junho/1978 – Fraternidade Rosacruz-SP)
Resposta: Essa pergunta revela uma atitude de espírito extremamente deplorável; seria a mesma coisa que perguntar se é correto tentar salvar a si mesmo em caso de afogamento, pois a queda na água também é um efeito de uma causa autogerada. Claro que é nosso dever tomar remédios, desde que administrado por uma pessoa apropriadamente qualificada, ou tentar curar as doenças ou enfermidades das quais sofremos da forma que mais nos aprouver. Estaríamos decididamente agindo errado se permitíssemos que o nosso instrumento físico – o nosso Corpo Denso – se deteriorasse por falta de cuidados e de uma atenção apropriada. É o instrumento mais valioso que possuímos e, a menos que o utilizemos apropriadamente e cuidemos dele, estamos sujeitos à Lei de Causa e Efeito devido a essa negligência.
Uma pergunta como essa revela uma concepção totalmente errônea da Lei de Causa e Efeito. É nosso dever tentar nos elevar acima das situações, ao invés de permitir que as circunstâncias dirijam nossas vidas. Há um lindo e pequeno poema que exprime essa ideia adequadamente:
“Um barco sai para Leste e para Oeste outro sai,
com o mesmo vento que sopra numa única direção.
É a posição certa das velas e não o sopro do vento
que determina, por certo, o caminho em que eles vão.
Os caminhos do destino são como os ventos do mar
conforme nós navegamos ao longo e através da vida.
É a ação da alma que à meta nos vai levar
E não a calmaria ou o constante lutar”[1]
Se nos esforçarmos em manejar as velas do barco da vida corretamente, seremos sempre capazes de modificar, senão mudar completamente, as suas condições, e fazer das nossas vidas o que quisermos, ao invés de acomodarmo-nos esperando as nuvens passarem, pois somos nós mesmos que as criamos. O próprio fato de as termos criado deveria ser uma inspiração para nós, para nos dar coragem e energia para desfazê-las ou rechaçá-las, o mais rapidamente possível.
(Pergunta nº 36 do Livro “Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Vol. I – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)
[1] N.T.: de Ella Wheeler Wilcox (1850-1919), autora e poetisa estadunidense. Do poema “The Winds of Fate” (1913.
Resposta: Talvez uma razão fundamental para tanto distúrbio e violência entre nós seja o fato de que nós estamos atravessando um período em que forças antagônicas lutam por dominar a nossa consciência e o mundo que nos cerca.
A Filosofia Rosacruz afirma “o caminho evolucionário da Humanidade está indissoluvelmente ligado as Hierarquias Criadoras que regem os Astros e são os Signos do Zodíaco”.
A passagem do Sol e dos Astros através dos doze Signos zodiacais assinala o nosso progresso no tempo e no espaço. “Presentemente, o Sol, pelo movimento chamado de Precessão dos Equinócios, percorre o Signo de Peixes, encerrando uma Era de superstição e escravidão intelectual. Estamos já penetrando na Órbita de Influência de Aquário, um Signo intelectual, científico e altruísta. Desta forma sofremos a ação de vibrações Astros diferentes em nossa consciência e ao nosso redor”.
Os menos evoluídos são incapazes de manter-se num ponto de equilíbrio desejável para um progresso mais seguro.
Outro ponto a considerar: os separatistas Espíritos de Raça, engendrando diferentes Religiões, costumes, idiomas, tradições, leis, etc., influenciam grande parte da Humanidade, promovendo atritos e guerras. Lembrando que o objetivo dessas Religiões de Raça – mantidas pelos Espíritos de Raça é para que a pessoa que está sob tais Religiões se esforcem para conquistar o seu Corpo de Desejos. Somente com o unificante poder do Cristo, pode-se eliminar a força dos Espíritos de Raça, removendo assim a causa principal da violência.
Cristo encontra-se além dos outros Arcanjos, pois é o mais elevado Iniciado do Período Solar; o Arcanjo que aprendeu tudo que um Arcanjo deve aprender nesse Esquema de Evolução. Seu veículo inferior é o Espírito de Vida, não usando outro mais denso. O Mundo do Espírito de Vida é o primeiro mundo cósmico, ou seja: o Mundo onde não existe a separatividade, somente a Fraternidade. Unicamente pelo poder do Espírito de Vida é que o sentimento extremado de nacionalidade pode ser superado e a Fraternidade Universal tornar-se uma realidade.
Deve também ser lembrado que ao final de ciclos evolutivos (que é o momento que estamos: final da Era de Peixes, mas já na Órbita de Influência da Era de Aquário) renascem muitos Egos poucos evoluídos, os quais recebem assim sua oportunidade final de avançar suficientemente a ponto de não se perderem de seu grupo evolucionário. É desnecessário dizer que os Egos menos evoluídos são provocadores das ondas de violência, desejando atingir seus objetivos.
Outro fator a ser considerado diz respeito às dívidas de Destino Maduro (aquelas que só podem ser resgatadas através da expiação) geradas no passado por indivíduos e nações. Desde os tempos em que começamos a fazer uso do nosso livre arbítrio, o egoísmo e a crueldade compuseram parte do cenário terrestre. Debaixo da Lei de Causa e Efeito toda maldade deve ser resgatada com sofrimento, dor ou algo parecido. Se vivemos pela espada, morreremos pela espada. Se não acontecer em uma existência, sobrevirá na outra. Somos livres para decidir por um curso de ação, porém, essa liberdade nos traz a consequente responsabilidade.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz junho/1972 – Fraternidade Rosacruz-SP)
Resposta: As adversidades são mais benéficas que os fatos agradáveis que nos sucedem. O indivíduo comum – mormente o que não se dedica aos estudos espirituais esotéricos dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental – dificilmente aceitará ou compreenderá esta afirmação, mas o Aspirante à vida superior, por certo, reconhecerá a verdade subjacente nestas palavras.
Em uma de suas “Cartas aos Estudantes”, Max Heindel afirma categoricamente: ” As provas são um sinal de progresso e uma causa de grande regozijo”[1]. E segue explicando que, uma vez alguém reconheça suas responsabilidades espirituais e enverede pelo caminho da espiritualidade, passa a receber contínuas oportunidades de expiar as “dívidas morais” contraídas em vidas passadas sob a Lei de Causa e Efeito.
Todo ato perverso cometido e todo pensamento desarmonioso emitido devem ser compensados. Deve haver restituição, seja diretamente a pessoa atingida, seja por meio de serviço altruísta prestado a outrem. Se o indivíduo sofre, é porque violou as Leis da Natureza – que são as Leis de Deus – e não pela vontade de um “Deus caprichoso”.
As adversidades que se manifestam como privações e sofrimento, em realidade, são oportunidades de aprendermos nossas lições – lembrando: que nós mesmo escolhemos! – e, consequentemente, crescer moral, mental e espiritualmente. Devemos expiar, aprender e crescer. Cabe-nos superar todos os resíduos de destino. Isso é imprescindível se desejamos ser suficientemente puros para conquistar o elevado grau de espiritualidade, exigível na culminação de nossos esforços para o despertamento do Cristo interno. Naturalmente, quanto mais rápido isso acontecer, mais aptos estaremos para assumir nossa responsabilidade de servir à Humanidade.
Mais capacitados, ainda, estaremos para ajudar nossos semelhantes a trilharem o mesmo Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz que agora estamos percorrendo.
Cada prova a nos atormentar, cada dilema a nos confundir, cada sensação de dor ou conflito – seja existencial ou espiritual – a nos abalar, representam oportunidades de crescimento. O recebimento dessas oportunidades é, em si mesmo, um sinal de progresso.
As Potestades Superiores estão conscientes de nossos primeiros esforços no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. Reconhecendo nosso empenho sincero, imediatamente fazem com que as provas se interponham em nossa caminhada.
Entendidos dessa forma, esses obstáculos são, inquestionavelmente, grandes bênçãos em nossas vidas!
Os benefícios que as provações nos trazem dependem de nossa atitude em relação a elas. Se deploremos nosso destino, só nos preocupamos; se, de alguma forma, reagimos negativamente, fazendo concessões à natureza inferior, perderemos a oportunidade de progredir. Se não aprendermos a lição da primeira vez, podemos estar seguros de que outra oportunidade se oferecerá e, provavelmente bem mais desagradável.
Não podemos fugir indefinidamente. O fracasso da primeira vez significa uma segunda prova ou quantas mais forem necessárias. Neste caso, a adversidade já deixou de ser uma benção para se converter num obstáculo ao nosso progresso.
Se reconhecermos em cada prova a sua verdadeira natureza; se encararmos o problema de frente, com alegria e otimismo, convictos de que no final tudo se resolverá satisfatoriamente, então, veremos como as coisas não são tão amargas como imaginávamos. Se reagimos a cada dificuldade, inspirados nos Ensinamentos Cristãos – como preconizados pela Fraternidade Rosacruz –, nos cuidando de, sob a mais extrema provação, agir compassivamente, fazendo o possível para promover a harmonia, daremos um grande passo em direção a nossa meta espiritual. Aprenderemos importantes lições de uma forma menos dolorosa e seremos beneficiados com um crescimento anímico inimaginável. Então, certamente, a adversidade terá sido um privilégio.
As provas, como bem o sabemos, assumem formas diversas. Vão desde o mais evidente até o incrivelmente sutil. Chegam a nos desafiar em assuntos de bem-estar físico e estabilidade emocional. Entram em nossas relações com a família, os amigos e conhecidos. Importuna-nos no trabalho e perturbam nosso descanso. Frustram nossos planos e interferem com nossas esperanças e nossos ideais.
Em certo sentido, é correto afirmar que estamos sendo constantemente provados. E se vivermos cada minuto de nossas vidas como sabemos que Cristo desejaria que o vivêssemos, então passaremos todas nossas provas gloriosamente.
Considere por um momento o significado desta afirmação: “Se vivermos cada minuto de nossas vidas como sabemos que Cristo desejaria que o vivêssemos”. Há, dentro de nós, uma pequena voz chamada consciência, dizendo como nos portar em qualquer eventualidade.
Devemos responder com paciência e amor, não importa que injustamente pareçamos ser tratados por outro indivíduo. Sabemos que se alguém necessita de ajuda, devemos prestá-la, deixando de lado nossos interesses pessoais. Sabemos, também, que em momentos de dificuldades econômicas, aparentemente sem solução, se apresentam, por si mesmas, saídas alternativas, quando recorremos a meditação e oração – como nos ensinam a Filosofia Rosacruz. E sabemos, ainda, que nossas aparentes tribulações perdem importância quando, observando o mundo ao redor, constatamos a situação muito mais desesperadora de outras pessoas. Aí, então, nos sentimos impelidos a aliviar seus sofrimentos.
Se, depois de estudarmos os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, nos perguntarmos como agiria o Cristo em uma determinada situação, logo o saberíamos. O Cristo em todas as circunstâncias seria compassivo, paciente, compreensivo e amoroso. E nós podemos agir dessa forma… se o quisermos. Afirmar tudo isso é fácil, e crer também. Difícil é fazê-lo! Mas, podemos manifestar essas elevadas virtudes… se o quisermos. Isso, claro, é difícil, porque via de regra “não o queremos”. Nossa natureza de desejos predomina sobre a razão e obtém o melhor do nosso Eu Superior. Os sentimentos de altruísmo sucumbem ante a tirania da Personalidade e o amor fraternal é vencido pela satisfação de si mesmo.
Quando fracassamos em uma de nossas provas podemos estar certos de que isso aconteceu por uma razão egoísta. É muito mais cômodo retribuir com a mesma moeda e tratar com agressividade alguém que nos tenha acusado injustamente, ou agindo de má fé. Requer-se um caráter altamente evoluído para “caminhar o outro quilômetro”[2], procurar a “divina essência oculta” dentro de tal pessoa e se sobrepor as suas palavras vilipendiosas.
É egoísmo fugir de uma situação, porque a fuga, naquele momento, parece ser o caminho mais fácil, uma forma de alívio ou a saída para não encarar o problema de frente.
É egoísmo nos preocupar, nos impacientar, alimentar temores, porque isso é desperdiçar tempo valioso que melhor seria empregado em propósitos construtivos.
Em realidade, é egoísmo fazer coisa que nos impeça de passar por uma prova, porquanto consiste numa recusa em progredir. O crescimento de um indivíduo acrescenta muito à evolução da Onda de Vida humana. Caso uma só pessoa relute em fazer sua parte, impedirá que nossa Onda de Vida avance um pouco mais.
Se alguém considera exagerada esta afirmação lembre-se de que “uma corrente e tão forte como seu elo mais fraco”. Qualquer pessoa incapaz de assumir sua responsabilidade e se empenhar no seu fortalecimento mental, moral e espiritual, está debilitando a corrente que é a nossa Onda de Vida.
Não esqueçamos: esta mesma Onda de Vida está destinada a evoluir até o ponto de, vestida com o Dourado Traje de Bodas – o Corpo-Alma-, se tornar capaz de fazer a Terra levitar no espaço, liberando o Espírito de Cristo dos grilhões que o prendem ao nosso Planeta.
Se pensarmos como fracasso em passar por uma prova constitui um obstáculo à consumação desse glorioso dia, talvez sejamos mais persistentes e escrupulosos em nossos esforços.
Então, aprendamos a aceitar nossas adversidades como bênçãos, recordando que procedendo assim ajudaremos a nós mesmos, a nossos semelhantes e ao Espírito de Cristo.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz fevereiro/1986 – Fraternidade Rosacruz-SP)
[1] N.R.: Carta ao Estudante nº 72 do Livro Cartas aos Estudantes – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz
[2] N.R.: Mt 5:39