Com a ajuda de nossa mãe, do nosso pai e dos Anjos do Destino nos preparamos para um novo nascimento no Mundo Físico.
E toda nossa estada aqui na Terra é para colher os frutos que semeamos em vidas passadas e, consequentemente, para semear outras que nos irão proporcionar experiências futuras para os próximos renascimentos.
Nós, Egos, chegamos aqui nessa mais uma vida na Terra construindo as seguintes ferramentas como veículos: Corpo Denso, Corpo Vital, Corpo de Desejos e a Mente.
Contudo, podemos dizer que a consciência da utilização desses veículos por nós, o Ego, aqui se dá por etapas: isto é, os veículos vão nascendo aos poucos aqui.
E a finalidade desse processo gradual é para que possamos assimilar o máximo em cada etapa e se preparar para a colheita na vida futura.
De posse desses maravilhosos instrumentos nós podemos utilizá-los para evoluir e aperfeiçoá-los, mas a qualidade desse desenvolvimento dependerá da qualidade do trabalho em que esses veículos serão empregados por nós para ganhar experiências em cada vida. Afinal, já sabemos que a verdadeira finalidade da vida não é a obtenção da felicidade, mas a conquista de experiências que desenvolverão os poderes espirituais latentes em cada um de nós.
Nascemos completamente dependentes dos nossos pais e responsáveis e somos guiados por eles durante muitos anos.
Por isso lemos no Livro do Eclesiástico capítulo 7 versículos 27-28: “Honra teu Pai de todo o coração e não esqueça as dores do parto de tua mãe. Lembra-te de que por eles foste gerado: como lhes retribuirás o quanto te deram?”.
Depois do nosso nascimento aqui, nossos veículos estão interpenetrados, mas nenhuma de suas forças positivas é ativa, mas elas continuam a se desenvolver.
É sabido que a vida progride em ciclos de sete em sete anos, desde o nascimento até a morte.
Do zero aos sete anos se dá a preparação para o nascimento do Corpo Vital e, portanto, nós, o Ego, não temos total domínio dele. O sangue utilizado no nosso Corpo Denso é o que foi armazenado na Glândula Timo, quando ainda estávamos no útero da mãe; ou seja, esse sangue é o da mãe. O domínio sobre ele só será possível com a fabricação dos corpúsculos vermelhos do sangue por nós, o Ego.
O Corpo Vital vai crescendo e dando a vitalidade que nós necessitamos no interior de nossa proteção cósmica (também chamado de Corpo Vital macrocósmico).
Nesse período estamos abertos para sermos ensinados e instruídos e não temos a iniciativa para julgar antecipadamente e muito menos para emitir opiniões. Porque durante esses primeiros sete anos nós somos “todos olhos e ouvidos”, absorvendo, sem críticas, tudo o que é nos ensinado e mostrado, constituindo-se esse setenário o mais importante na formação do nosso caráter. Pois a nossa natureza interna é sensível e inocente. Assim, a imitação e o exemplo são as palavras-chaves para a nossa educação nesse período. Imitação por nossa parte e exemplo por parte dos nossos pais, para que imitemos o que é bom.
Nesse período, quando nos deparamos com algo desconhecido somos bastante humildes para perguntar e admitir a nossa ignorância no assunto. Estamos sempre prontos a aprender!
Existe uma passagem na Bíblia que ilustra bem esse ponto. No Evangelho Segundo São Marcos capítulo 10, versículos 14-15 lemos: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais; porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. Em verdade vos digo, todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará”. Isso mostra também que nesse período somos dotados de uma fé infantil, pois acreditamos e vivenciamos tudo o que nos é ensinado.
Em torno do sétimo ano de vida, o Corpo Vital, atingindo seu nível de perfeição suficiente, nasce. Esse é o período em que os pais e educadores poderão ajudar os filhos na formação e desenvolvimento das afeições, dos hábitos, da consciência, do caráter, da memória e do temperamento. É nesse período que passamos a observar mais, e com isso acabamos por aprender a discernir o certo do errado e a cultivar ideais elevados.
As palavras-chaves para esse período na nossa educação são discipulado e autoridade. Contudo, essa autoridade deve ser passada pelos pais com confiança, sinceridade e amor; dessa maneira, podemos considerar nossos pais como sendo os mais corretos e estamos aptos ao aprendizado do discipulado. E nesse momento os pais devem estar prontos a dar uma vida de bons exemplos a seus filhos, já que é mediante a observação e veneração a eles que mais aprendemos. Retornemos à Bíblia no Eclesiástico capítulo 14, versículo 22: “Feliz o ser humano que persevera na sabedoria, que se exercita na prática da justiça, e que, em seu coração pensa no olhar de Deus que tudo vê”.
Por volta dos 14 anos nasce o Corpo de Desejos. A palavra-chave para a educação nesse período é a compreensão e o amor. É o período da puberdade, em que se inicia a nossa fase de autoafirmação e passamos, então, a ter identidade própria. Com isso o sentimento do “eu” começa a se expressar completamente, por ser o sangue inteiramente produzido e dominado por nós, o Ego.
Nesse período, devido à produção de sangue quente pelo Éter de Luz, nós, o Ego, acumulamos muita força sexual no sangue que se desenvolve e governa o coração. É por isso que, muitas vezes, encontramos alguém dizer que alguns jovens “perderam a cabeça” ou que alguns são de temperamento “fervente”. É visto, nesse período, que a ira, a paixão e, muitas vezes, a ansiedade do jovem acabam por elevar a temperatura do sangue e se não houver um controle, poderão prejudicar a atuação do Ego sobre seus veículos. Necessário faz-se que os pais tenham muita paciência com seus filhos para que eles possam transpor esse período até, por volta dos 21 anos, quando nasce a Mente, idade que chamamos de maioridade.
Com o controle da Mente, o Corpo Denso não fica com o sangue nem muito quente nem frio. Com a Mente completa-se a ligação de todos os nossos veículos, incluindo os Éteres superiores, que são o Luminoso e o Refletor e, assim, estamos capacitados para ter controle sobre nossas aspirações e desejos, freando a natureza dos desejos.
Daqui para frente cabe a nós, o Ego, trilharmos o nosso caminho, uma vez que o caráter já está formado. Precisando apenas exercer nossa vontade. É muito importante a educação que os pais dão a seus filhos nesse tempo, sem cobrança ou sem esperar nada em troca e não julgando ser sua propriedade para retribuir os favores dados a eles anteriormente. Pois os filhos que são educados com amor, assistência, atenção, confiança e afeto, certamente, retornarão reconhecendo o valor dos pais ou responsáveis.
Agora estamos prontos para aspirar e desenvolver o que resume o lema da Fraternidade Rosacruz: “uma Mente pura, um Coração nobre e um Corpo são”.
Comecemos lembrando o que a Escola Rosacruz ensina, como máxima fundamental, que “todo desenvolvimento oculto começa no Corpo Vital”.
Há de ter uma particular atenção à parte do Corpo Vital formado pelos dois Éteres superiores que, desenvolvidos e trabalhados, formarão o Corpo-Alma. Trabalho esse que tem início com a prática dos bons hábitos e para isso é essencial utilizar-se da palavra-chave desse veículo que é “repetição”.
No Evangelho Segundo São Mateus, capítulo 7, versículo 24 lemos: “Aquele que ouve minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um ser humano prudente, que edificou sua casa sobre a rocha”. O fator essencial na realização desses ideais é a prática da persistência na meta escolhida. E jamais devemos trabalhar com nossos esforços ocasionalmente, pois isto não leva a nenhum propósito definido e a desistência fica sempre mais próxima!
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que o maior perigo que ameaça o Aspirante nesse Caminho de Espiritualidade é que fique preso na rede do egoísmo, e sua única salvaguarda é o cultivo da fé, devoção e a irradiação de amor sem restrições.
Precisamos estar então alertas em relação a nossas atitudes mentais ou novas ideias para que não julguemos somente com o intelecto, mas deixemos, também, o nosso coração tomar parte nessa decisão.
Se tem algo que pode ser destacado como de utilização sempre presente é a adaptabilidade, que é um fator expressivo no Caminho de Evolução.
Existem certos hábitos antigos que deveremos analisar sob diversos ângulos e admitir as mudanças necessárias para vencermos o convencionalismo.
Se estamos neste Caminho de Evolução para a frente e para cima é necessário que façamos inovações: que edifiquemos melhor nosso Templo do Espírito, pois Deus opera continuamente para nosso bem.
Muitas de nossas fraquezas são forças mal dirigidas e devemos, então, mudar o eixo dessas forças recusando pensamentos maus, como medo, temor, ansiedade e outros similares e nos orientar para a verdade que nos é mostrada dentro de nós.
Todavia, se acaso cairmos em tentação, devemos compreender e aceitar esses desafios ou provações de nosso eu inferior e vendo nessas oportunidades uma maneira de nos livrarmos desses maus hábitos para sempre. Aprendamos pela dor e sofrimento, mas, de fato, aprendamos!
As provações são sinais de progresso, pois durante nossas vidas anteriores contraímos dívidas sob a Lei de Causa e Efeito (ou a Lei de Consequência) e hoje estamos ajustando as dívidas antigas, pagando-as uma a uma. Contudo, uma coisa é certa: o futuro deve ser decidido agora para que deixemos de gerar dívidas, o que trará, como consequência lógica, menos sofrimento e dores possíveis e evoluiremos cada vez mais rápido, com segurança, indo ao encontro de Cristo.
Lembremos: “O único fracasso é deixar de lutar”.
Uma indicação importantíssima para a formação dos ideais superiores no Corpo Vital são os Exercícios Esotéricos Rosacruzes: noturno de Retrospecção e matutino Concentração. Outra indicação e o orar utilizando as orações científicas, dentre elas: a Oração do Senhor, o Pai-Nosso. Devemos orar, mas não para obter auxílio material ou passar em exame na escola ou faculdade. Isto é barganha, e barganha espiritual não existe; é ilusão, é a nossa astúcia, reminiscente da Época Atlante.
A oração ajuda nossos veículos a evoluírem com segurança. Portanto, por meio da oração temos um método de produzir pensamentos puros e, assim, agir principalmente sobre o Corpo Vital. Por isso que o Apóstolo S. Paulo nos ensinou que devemos “orar sem cessar”.
O Caminho de Espiritualidade – também chamado de Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz – é aberto a todos, mas para trilhá-lo é preciso eliminar os maus hábitos, o comodismo, a inércia, enfim tudo que é prejudicial no progresso em favor do nosso Cristo Interno.
Contudo, somente o sacrifício de nós mesmos não é suficiente; é preciso fazê-lo em prol da Humanidade, por meio do serviço amoroso e desinteressado aos demais, focando sempre na divina essência que há em cada irmão, em cada irmã, que é a base da Fraternidade, tão preconizada por Cristo!
Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz
Ao acordar, depois da noite bem dormida, e depois de se fazer o Exercício Esotérico matutino de Concentração, não é bom ficar na cama a se espreguiçar e a dar asas à imaginação; mas é bom fixar rapidamente a atenção nos primeiros afazeres do dia, deixando o leito sem demora.
Uma vez por dia, sempre à mesma hora, é bom esvaziar o intestino (caso não consiga, tome providências); sempre é bom lavar as mãos e o rosto com sabonete, gargarejar um pouco de água com dentifrício, usar o fio dental e escovar os dentes em movimento circular com escova pequena e dentifrício com flúor; não é bom escovar os dentes com escova grande e em movimento apenas lateral, o que não permite a conveniente limpeza dos espaços interdentários. Não é bom tomar logo o banho, ainda pior se for com água quente ou morna entorpecedora. O que é sempre bom é fazer, primeiro, ao ar livre ou, ao menos, diante da janela aberta, de 15 a 30 minutos de exercícios físicos e só depois tomar o banho pouco morno e rápido, de chuveiro.
Depois do banho, sempre é bom vestir roupa que proteja e que não seja apertada; não é bom querer se trajar com elegância e desconforto (vestimentas apertadas, cintos apertados, saltos altos, etc.).
Antes de sair para o trabalho, sempre é bom que a primeira refeição, chamada de café da manhã, seja feita devagar… não é nada bom comer assistindo TV, no celular ou lendo algo, engolindo sem mastigar, e com alimentos pobres em nutrientes.
Depois do almoço, sempre é bom usar o fio dental, escovar os dentes e bochechar um pouco de água para limpeza da boca; não é nada bom ficar esgaravatando os dentes com um palito de dentes, que fere as gengivas e, às vezes, se quebra, entupindo o espaço interdentário.
Na rua, não é nada bom correr para tomar um veículo, pois a ginástica já foi feita e, fora de portas, a corrida dificulta o fixar a atenção em outro veículo que possa até atropelar você.
Se tomar transporte público tome muito cuidado em ler, pois a trepidação dificulta a acomodação visual, concorrendo para aumentar a miopia e astigmatismo. Na dúvida, consulte o seu oftalmologista.
No trabalho sempre é bom ter iluminação e ventilação convenientes; também sempre é bom ser prudente em tarefas perigosas; não é nada bom distrair a atenção para focar em estranhas preocupações.
Na pausa para o almoço, sempre é bom que a refeição a se fazer seja leve, vegetariana e tomada devagar; não é nada bom fazer lanche farto, almoço que sobrecarregue o estômago e torne menos fácil o trabalho a prosseguir.
Ao voltar para casa, ao fim do labor cotidiano, não é nada bom tomar aperitivos alcoólicos que nos fazem perder tempo, dinheiro e, sobretudo, saúde; mas sempre é bom não perder a prudência à hora de buscar a condução, se utiliza transporte coletivo.
Se possui automóvel, sempre é mau o excesso de velocidade, por mais pressa que se tenha de voltar para casa (a velocidade excessiva é a grande causa dos desastres de trânsito).
Ao chegar em casa, sempre é bom mudar de roupa; sempre é bom tomar um bom banho; e sempre não é bom continuar a se preocupar com o trabalho do dia.
O jantar, é bom que seja comparável ao primeiro almoço, de pratos bem combinados, devendo-se mastigar devagar e despreocupadamente. Depois do jantar é bom usar o fio dental, escovar os dentes e bochechar um pouco de água para limpeza da boca.
Depois do jantar, tanto é muito bom um breve passeio a pé quanto a reunião em casa amiga para a conversa. Nesta, é sempre bom saber falar, mas também saber escutar; nunca é bom discutir com veemência, coisa que nos faz perder a serenidade e causa irritação.
Depois, sempre é bom lembrar que são necessárias de seis, sete até oito horas de sono, em quarto bem arejado, em um ambiente tranquilo, tendo o corpo convenientemente agasalhado, para conseguir fazer o Exercício Esotérico de Retrospecção completo e, assim é sempre bom o dia vivido!
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de fevereiro de 1968-Fraternidade Rosacruz-SP)
Uma amiga, Estudante dos Ensinamentos Rosacruzes, me apresentou à Fraternidade Rosacruz. Comprei o livro “Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz” – pois sou do tipo que gosto do livro em papel –, que li enquanto frequentava os Cursos de Filosofia Rosacruz. Essa forma de estudar foi mais fácil para mim, pois me permitiu aprofundar o estudo do texto.
Durante esse período de estudo, não encontrei muitas dificuldades, além da dificuldade de conversar sobre o assunto com alguém próximo. Meu marido me permitiu, pois sabia da importância que tinha para mim. Consegui compartilhar com alguns amigos, mas não com minha família, que é muito focada nas Religiões Exotéricas Cristãs! Como não quero ter problemas com eles, a situação permanece a mesma até hoje. Além dos meus filhos, os demais membros da família não sabem nada sobre esse estudo. Embora eu estivesse entusiasmada com os ensinamentos, levei anos para concluir os cursos, devido às inúmeras transferências profissionais do meu marido.
Essas são dificuldades pessoais e materiais. Mas este ensinamento inclui muitos outros de ordem diferente, particularmente na prática dos Exercícios Esotéricos Rosacruzes: o noturno de Retrospecção e o matutino de Concentração. Estes exercícios são muito importantes. Para serem verdadeiramente eficazes, devem ser praticados com perseverança, especialmente a o da Concentração, que requer atenção especial a si mesmo. De certa forma, devemos recolher-nos em nós mesmos, esquecer o que nos rodeia. No início, este Exercício de Concentração exige muita força de vontade. Depois, com a prática e o tempo, conseguimos dominá-lo melhor.
O objetivo destes Exercícios Esotéricos Rosacruzes é ajudar-nos a progredir no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. São importantes e exigem um “compromisso” pessoal da nossa parte. Mas este compromisso não deve nos isolar do resto do mundo; pelo contrário, nos pede que “vivamos” neste mundo, para ajudar o nosso próximo a evoluir e a crescer espiritualmente. Por esta razão, Max Heindel nos fornece um conselho muito importante: colocarmo-nos ao “Serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível)” de forma altruísta.
Nos nossos Ensinamentos Rosacruzes, posso dizer que o “Serviço” é o próprio centro do nosso compromisso. Sim, o Serviço do Amor Abnegado (portanto, o mais Anônimo possível) está no coração dos Ensinamentos Rosacruzes. Se quisermos seguir o caminho ensinado por Cristo Jesus e se quisermos “formar Cristo dentro de nós” – o Cristo interno –, devemos seguir o Seu exemplo, colocando-nos a “serviço” do nosso próximo. Como Ele fez com o Seu Sacrifício na Cruz, onde Ele sofreu e deu a Sua vida por nós. Ele não nos pede que sigamos o Seu exemplo ao ponto de “morrer” pelo nosso próximo, mas podemos “nos doar”, por exemplo: dedicando algum tempo para ajudar alguém (e que está ao nosso lado!), ou visitando uma pessoa idosa e sozinha e/ou acompanhando-a às compras, ou simplesmente conversando!
Na maioria das vezes, é através de pequenos gestos que podemos ajudar mais.
Sim, através das nossas ações e até mesmo dos nossos pensamentos a serviço dos outros, crescemos espiritualmente, porque tudo é Serviço: até o menor gesto, como um simples “olá” ou um sorriso para uma pessoa que encontramos na rua, pode trazer-lhe conforto e alegria.
Se realmente queremos seguir o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, que nos levará a uma vida mais espiritual, o nosso compromisso deve ser sincero e eficaz no Serviço.
Eu não disse que seria “fácil”. Certamente haverá muitos obstáculos. Se por vezes nos esquecermos do nosso compromisso e cairmos no Caminho, isso não é o mais importante; o que mais importa é levantarmo-nos. Como está escrito no Hino de Abertura do Ritual do Serviço Devocional do Templo:
“Falhando, embora, vamos ver
A persistência há de vencer
E num crescendo gradual
O bem sublimará o mal.”
(Publicado pela Associazione Rosacrociana – ARCO – 40° Convegno Pescia (PT) – Itália 19-20-21/setembro/2025 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)
Os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, promulgados pela Fraternidade Rosacruz, foram dirigidos de maneira especial àqueles que não encontraram o Cristo pela fé. Tais pessoas se inclinavam demasiado ao desenvolvimento intelectual e sofriam o risco de, perigosamente, enlaçarem nas teias retardadoras do materialismo. Por meio do Cristianismo Esotérico, promulgado pela Fraternidade Rosacruz, poderão satisfazer os reclamos lógicos e uma vez satisfeita a sua Mente poderão o Coração delas também falar.
O equilíbrio está no desenvolvimento paralelo de nossas naturezas ocultista e mística, isto é, no cultivo da razão (Mente) e da devoção (Coração). Este é o símbolo apresentado pela capa do Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz: um Coração (devoção) e uma Lamparina (razão), mantida em nível e paralelo como ideal. Daí resultará um Corpo sadio e melhor serviço à Humanidade. Platão, o Iniciado, preconizava: “Devemos ser sábios, santos e atletas”. E o lema Rosacruz o parafraseia: desenvolvamos “uma Mente Pura, um Coração Nobre e um Corpo São”.
Quartas-feiras, dia de Mercúrio, são propícios às atividades mentais, para dissertação de temas ocultistas; e os domingos, dia do Sol, dia do Senhor, são propícios à dedicação para estudos de temas devocionais. Isto tem uma maior importância do que podemos imaginar. Todos os Estudantes Rosacruzes deveriam se empenhar em acompanhar assiduamente esses trabalhos, ambos devidamente preparados com o Ritual do Serviço Devocional, Ritual composto por Max Heindel, sob a orientação e ajuda dos Irmãos Maiores, para cultivo da natureza interna dos Estudantes Rosacruzes. Não importa a repetição. Ao contrário, a repetição é a chave do desenvolvimento do nosso Corpo Vital. Por meio dela é que se vão gravando em nosso íntimo os preceitos básicos para nossa formação Cristã esotérica. É por meio dela, com as práticas espirituais, pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, palavras, obras, ações e atos da vida diária, quando coerentes com a vontade de nosso verdadeiro Eu superior, que se forma o Templo Interno “sem ruídos de martelos”.
Cuidemos, pois, carinhosamente, desses dois polos de nossa interna divindade: razão e devoção, positivo e negativo, masculino e feminino. O potencial equilíbrio desses dois polos é que nos tornará, gradativamente, uma “usina de força”, uma fonte de luz, não importa se ainda pequena, pois “todas as trevas do mundo não podem esconder a luz de uma pequenina vela” (Mt 5:14). Deus é Luz (1Jo 1:5); somos feitos à Sua Imagem e Semelhança; Deus é Onipotente; portanto, a Luz está em toda a parte, principalmente em nós. Como manifestá-la? Através do desenvolvimento dos divinos atributos latentes em nós. Este é o programa da Fraternidade Rosacruz.
Sem dois polos não há eletricidade. Buscar ansiosamente os livros, correr de uma à outra conferência, reunião, apresentação, se deleitar com as “novidades intelectuais”, com as novas formas de apresentação, com os novos vestidos de antigas verdades, é ilusão de sentidos, é passarela da “mente carnal” (intelecto), não da Mente Abstrata. Também não devemos buscar somente o cultivo do Coração. O bom senso está no equilíbrio, no desenvolvimento simultâneo dos dois potenciais.
O intelectual é presa fácil da vaidade e do personalismo. Igualmente, o místico por falta de discernimento, pode ser enganado nas suas experiências internas, confundindo os meros reflexos de seu inconsciente com os raios da intuição, que vêm do Supraconsciente, do reino Crístico, do Espírito de Vida, diretamente ao Coração.
O êxito é sempre alcançado pela consciência, pela perseverança, pelo “orar e vigiar”. O Exercício Esotérico noturno de Retrospecção, bem realizado, nos aguça a consciência e a natureza mística, afetando, favoravelmente, o centro espiritual localizado na Glândula Pituitária e que é regida por Urano. O Exercício Esotérico matutino de Concentração, se bem realizado, possibilita-nos a disciplina mental, favorece-nos a executar o Exercício Esotérico de Observação e do Exercício Esotérico de Discernimento, o raciocínio, ajudando-nos em todas as nossas atividades, e inclusive desenvolve o centro espiritual localizado na Glândula Pineal, regida por Netuno, em prol de nossa evolução ocultista.
Desejamos a elevação de cada irmão e irmã, começando pelos Estudantes Rosacruzes, que, voluntariamente, buscam a orientação dada pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz. Recomendamos a eles que levem a sério o método. Nenhum atleta logra resultados se não pratica fiel e assiduamente os exercícios. Se pudessem os nossos irmãos e as nossas irmãs imaginar a felicidade que se esconde nessas realizações, os benefícios de toda ordem que estão reservados a todo “fiel administrador das coisas de Deus”, poderiam profundamente compreender o sentido daquela frase: “Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 6:33).
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – maio/1959 – pela Fraternidade Rosacruz–SP)