Pitágoras ensinava que o Sistema Solar é um poderoso instrumento musical; que os 12 Signos zodiacais podem ser comparados aos semitons da escala cromática; que os Planetas constituem as sete notas da escala diatônica. Cada Signo responde a certo tom. Alguns sons combinam entre si e formam acordes harmoniosos; outros são antagônicos e produzem acordes desarmoniosos. Do mesmo modo como existem acordes harmoniosos e desarmoniosos, intervalos consonantes e dissonantes, assim também, segundo os ângulos que mantem entre si, para o observador na Terra, os Astros nos céus e os Signos do Zodíaco apresentam combinações harmoniosas e desarmoniosas, em seus efeitos sobre nós.
Dissemos que cada Signo responde a certa tonalidade musical. Eis a relação:
Signo de Áries………..: Ré Bemol Maior;
Signo de Touro ………: Mi Bemol Maior;
Signo de Gêmeos……: Fá Sustenido Maior;
Signo de Câncer …….: Sol Sustenido Maior;
Signo de Leão…………: Lá Sustenido Maior;
Signo de Virgem…….: Dó natural Maior;
Signo de Libra………..: Ré Maior;
Signo de Escorpião…: Mi Maior;
Signo de Sagitário…..: Fá Maior;
Signo de Capricórnio.: Sol Maior;
Signo de Aquário……: Lá Maior;
Signo de Peixes………: Si Maior.
Se você escolher músicas elevadas, nessas tonalidades, poderá amenizar e até curar enfermidades relativas a cada Signo. Tocando-as suavemente, com o paciente relaxado, a musicoterapia tem efeito indiscutível. Referimo-nos a música elevadas, que abrangem os três elementos musicais: Melodia, Harmonia e Ritmo, em equilíbrio, tais como nas obras eruditas (“músicas clássicas) de Bach, Beethoven, Wagner, Mozart, Chopin, Haydn, Brahms e tantos outros conhecidos. Os três elementos musicais se referem aos três atributos do Espírito, herdados de Deus; e aos três veículos:
• Melodia – Pai – Vontade-Poder: Mente
• Harmonia – Filho – Amor-Sabedoria: Corpo de Desejos
• Ritmo – Espírito Santo – Moção- Atividade: Corpo Denso (o físico).
Os solos de voz humana e de instrumentos de sopro ligam a melodia à Vontade. Os antigos gregos desenvolveram ao máximo essa ligação, chegando à sensibilidade de quartos de tons. Os instrumentos de corda e os corais ligam a harmonia ao Amor-Sabedoria. Os instrumentos de percussão ligam o Corpo físico à Moção-Atividade. A Harmonia é uma conquista da renascença. O mero ritmo é próprio dos povos primitivos e bárbaros. Um bom exemplo da influência do ritmo sobre o Corpo eram as danças guerreiras que incitavam os primitivos ao combate. Outro bom exemplo é o carnaval.
Portanto, a influência da música é global quando completa em seus elementos. Atinge os aspectos espiritual e corporal do ser humano, abrangendo-lhe a complexidade do ser. Essa influência é muito mais positiva e definida do que pode parecer. Ainda há pouco tempo, a parapsicologia fez experiências nesse sentido, com as plantas. Numa estufa submeteu algumas orquídeas ao efeito da música moderna, com predominância rítmica e muitos acordes dissonantes. Noutra estufa, mais ou menos distante, submeteu orquídeas da mesma classe a música elevada.
Resultado: as primeiras orquídeas murcharam sobre si mesmas, arrasadas pelo efeito da música moderna. As segundas ficaram mais fortes e formosas sob o efeito da música elevada.
Relação dos Signos com exemplos de doenças e enfermidades:
ÁRIES – Ré bemol Maior
Nevralgias, insônia, congestões cerebrais, febres do cérebro, calvície, dores-de-cabeça, vertigens, afecções dos olhos, dores de dentes e flegmão ou fleimão.
TOURO – Mi bemol Maior
Bócio (papo), difteria, laringite, tonsilite ou amigdalite, crupe ou garrotilho, pólipos, anginas, inflamação das glândulas da garganta e apoplexia.
GÊMEOS – Fá sustenido Maior
Bronquite, asma, pneumonia, consunção, pleurisia, sangue corrompido, afecções nervosas, anemias.
CÂNCER – Sol sustenido Maior
Indigestões, dipsomania, catarros gástricos, flatulências, hidropisia, escleroses.
LEÃO – Lá sustenido Maior
Afecções cardíacas, angina do peito, ataxia locomotora, hiperemia, afecções da coluna, meningite medular e febres.
VIRGEM – Dó natural Maior
Peritonite, desnutrição, disenterias, cólicas, prisão de ventre, diarreias, cólera, tifo, apendicite e solitária (tênia)
LIBRA – Ré Maior
Enfermidade de Bright, lumbago da urina, nefrite, cálculos renais e uremia.
ESCORPIÃO – Mi Maior
Sífilis, hérnias, fraturas, cálculos e areias, escorbuto, fístulas, hemorroidas, enfermidades uterinas, estreitamento da uretra e da próstata, catarro nasal, enfermidades na mucosa e na cartilagem do nariz.
SAGITÁRIO – Fá Maior
Ataxia locomotora, ciática, lumbago, reumatismo, enfermidades dos quadris e acidentes musculares.
CAPRICÓRNIO – Sol Maior
Eczema, erisipela, lepra, deslocamentos de ossos e joelhos fracos.
AQUÁRIO – Lá Maior
Veias varicosas, inflamação dos tornozelos, dores nas pernas, enfermidades nervosas, sensibilidade na pele.
PEIXES – Si Maior
Calos, gota, deformidade dos pés e dos dedos, tumores e hidropisia.
(Publicada na Revista ‘Serviço Rosacruz’ – julho/1979 – Fraternidade Rosacruz – SP)
O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS de um Centro, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos estudados durante o mês anterior.
Assim, nossas Atividades durante o mês de NOVEMBRO DE 2022:
>Dezembro – Sol transitando pelo Signo de Capricórnio (dezembro-janeiro)
>Reuniões Dominicais de Estudos de Filosofia Rosacruz:
-Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVII – Método Para Adquirir O Conhecimento Direto – Contemplação.
-Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVII – Método Para Adquirir O Conhecimento Direto – Adoração.
-Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVIII – A Constituição Da Terra e Erupções Vulcânicas.
-Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVIII – A Constituição Da Terra E Erupções Vulcânicas – O Número da Besta – Parte 1.
>Alguns Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Novembro:
-Alma
-Nutrição e Desenvolvimento Físico.
-Perdão
-Cuide do “aqui e agora”
-As Tentações
>Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes Rosacruzes
1. Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo Se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo Se tornar o Espírito Planetário do nosso planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?
2. Pergunta: Podemos dizer que Jesus, pelo desenvolvimento que atingiu e pelos Seus méritos, foi o instrumento utilizado pelo Cristo para mostrar o novo regime/caminho para a Onda de Vida humana?
3. Pergunta: Aprendemos que Jesus era filho de Seth. Linhagem dos Filhos da Água”. Vimos que através do trabalho de Jesus, que cedeu seu Corpo Vital e Corpo Denso, foi possível para Cristo funcionar conscientemente em sete corpos. Vimos também que o Batismo marca o momento em que o Espírito de Cristo desceu dos Céus”. Mas a dúvida que gostaria de esclarecer no momento é com relação a uma pergunta que menciona a separação de Jesus do regime de Jeová. O que significa exatamente esta separação?
4. Pergunta: Eu tenho um questionamento que vem me intrigando desde ontem. Paralelamente ao meu estudo Rosacruz estou no terceiro ano de espiritismo. O que me ocorreu é que este ano temos o início de práticas mediúnicas, sei que não se pode ser médium para ter as lições rosacruzes, devo então me ausentar de tais aulas? O que o estudo prático muda em minha constituição espiritual? Não pode ser revertido? Já estudei sobre as energias negativas ao redor do médium, e que os clarividentes têm a energia positiva, mas ainda não entendi por que tais energias não podem ser alteradas.
5. Pergunta: Sempre se fala muito da conservação da energia sexual, mas geralmente focado no polo masculino, e a maneira que se sucede na mulher fica um tanto vago, teria como fazer um conteúdo focado nas mazelas dos seres que encarnam em corpos femininos e como restituir e preservar a energia sexual nas mulheres?
SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA. Datas de Cura
1.Para acessar a Edição digital, clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Novembro de 2022
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras):
A Fraternidade Rosacruz é uma escola de Filosofia Cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes da Filosofia Rosacruz, o Centro Rosacruz de Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: Ecos.
Índice
Informação. 2
Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de novembro/2022: 3
Dezembro – Sol transitando pelo Signo de Capricórnio (dezembro-janeiro) 3
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVII – Método Para Adquirir O Conhecimento Direto – Contemplação. 4
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVII – Método Para Adquirir O Conhecimento Direto – Adoração. 10
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVIII – A Constituição Da Terra e Erupções Vulcânicas. 12
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVIII – A Constituição Da Terra E Erupções Vulcânicas – O Número da Besta – Parte 1. 13
Alguns Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Novembro: 15
Alma. 15
Nutrição e Desenvolvimento Físico. 17
Perdão. 19
Cuide do “aqui e agora”. 20
As Tentações. 22
Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes Rosacruzes. 26
1. Pergunta: Em algumas respostas sobre a Terra, vocês disseram que antes do Cristo Se tornar o seu Espírito Planetário, ela não tinha um. Mas em uma resposta recente foi dito que todos os planetas, quando criados, têm um Espírito. Afinal, antes do Cristo Se tornar o Espírito Planetário do nosso planeta, a Terra tinha ou não um Espírito? Se tinha, onde Ele está?. 26
2. Pergunta: Podemos dizer que Jesus, pelo desenvolvimento que atingiu e pelos Seus méritos, foi o instrumento utilizado pelo Cristo para mostrar o novo regime/caminho para a Onda de Vida humana?. 27
3. Pergunta: Aprendemos que Jesus era filho de Seth. Linhagem dos Filhos da Água”. Vimos que através do trabalho de Jesus, que cedeu seu Corpo Vital e Corpo Denso, foi possível para Cristo funcionar conscientemente em sete corpos. Vimos também que o Batismo marca o momento em que o Espírito de Cristo desceu dos Céus”. Mas a dúvida que gostaria de esclarecer no momento é com relação a uma pergunta que menciona a separação de Jesus do regime de Jeová. O que significa exatamente esta separação?. 27
4. Pergunta: Eu tenho um questionamento que vem me intrigando desde ontem. Paralelamente ao meu estudo Rosacruz estou no terceiro ano de espiritismo. O que me ocorreu é que este ano temos o início de práticas mediúnicas, sei que não se pode ser médium para ter as lições rosacruzes, devo então me ausentar de tais aulas? O que o estudo prático muda em minha constituição espiritual? Não pode ser revertido? Já estudei sobre as energias negativas ao redor do médium, e que os clarividentes têm a energia positiva, mas ainda não entendi por que tais energias não podem ser alteradas. 29
5. Pergunta: Sempre se fala muito da conservação da energia sexual, mas geralmente focado no polo masculino, e a maneira que se sucede na mulher fica um tanto vago, teria como fazer um conteúdo focado nas mazelas dos seres que encarnam em corpos femininos e como restituir e preservar a energia sexual nas mulheres?. 30
SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA.. 30
Datas de Cura: 31
As atividades presenciais continuam suspensas em nossa sede em Campinas-SP por tempo indeterminado, devido a pandemia da COVID-19. Nossas reuniões semanais estão ocorrendo virtualmente.
Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de novembro/2022:
https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/
https://www.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas
https://www.instagram.com/frc_max_heindel/
https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas
Dezembro – Sol transitando pelo Signo de Capricórnio (dezembro-janeiro)
A Hierarquia de Capricórnio é o lar dos Arcanjos. Cristo é o mais elevado Iniciado da Hierarquia de Capricórnio, o lar dos Arcanjos. O padrão cósmico que a Hierarquia de Capricórnio mantém é o da vida em seu esplendor, quando o espírito de Cristo se manifeste em toda a humanidade. Então, nosso Planeta responderá a sua própria nota-chave musical, entoada primeiro pelos Anjos e Arcanjos, naquela Noite Santa, quando cantaram “Paz na Terra e boa Vontade entre os homens”. A nota-chave de Capricórnio é a consumação divina. A Terra está submersa na luz branca da consagração, quando as correntes de vida planetárias se invertem, e a força do Cristo Cósmico começa a subir para o Sol. Essas forças vão crescendo do dia 21 de dezembro até a meia-noite do dia 24, no qual adquirem sua máxima potência. O Corpo físico da Terra – que é a Região Química do Mundo Físico – alcança sua maior taxa vibratória quando o Sol entra em Capricórnio.
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVII – Método Para Adquirir O Conhecimento Direto – Contemplação
Ex. fósforo – imagine o plantio e corte da árvore, a fabricação do fósforo, como ele foi embalado, etc.
É imaginar que somos parte de um único Deus, que somos todos parte dessa manifestação Divina. É abrir-se para a verdade desse objeto.
Resposta: Não, porque exige foco em estados de consciência que sozinho não se alcança.
Por isso é que para fazermos os Exercícios de Contemplação e de Adoração é necessária a ajuda de um Mestre (um ser humano que alcançou alguma Iniciação acima do Estudante Rosacruz que está começando a praticar cada um desses 2 Exercícios Esotéricos).
Resposta: O Aspirante não deve temer nunca que por falta do Mestre demore seu progresso, nem precisa se preocupar em procurá-lo.
Tudo o que se precisa é começar a melhorar a si mesmo e continuar de forma diligente e persistente nesse caminho.
Dessa maneira ele purificará seus veículos.
“Quando o Discípulo está pronto, o Mestre aparece”.
Resposta: Esses começam a brilhar nos Mundos Internos, o que não poderá deixar de atrair a atenção dos Irmãos e Irmãs que possuem Iniciações maiores que a do Estudante Rosacruz, que estão sempre vigilantes e de muito bom grado ajudam a todos aqueles que, por seus vigorosos esforços em purificar a si mesmos, têm adquirido o direito de serem ajudados.
Primeiro a luz “começa a brilhar” e depois reflete nos veículos
Resposta: “Buscai e encontrarás”, mas não vamos imaginar que por ir de um instrutor a outro estamos buscando. “Busca” nesse sentido, não significaria nada para esse mundo de trevas. Nós mesmos devemos acender a luz que invariavelmente irradia os veículos dos Aspirantes diligentes. Essa é a estrela que nos levará ao Mestre, ou melhor dizendo, a que conduzirá o Mestre até nós.
Devemos aprender e ser capaz de ascender a força sexual criadora pela espinha dorsal até alcançar a cabeça, iluminando a Glândula Pineal e o Corpo Pituitário
Resposta: O tempo requerido para ter resultados varia com cada pessoa e é dependente da aplicação, nível evolutivo, história no livro da vida, portanto nenhum tempo geral pode estabelecer-se.
Não devemos nos preocupar com o progresso rápido e sim com o tipo de progresso que estamos fazendo.
Os resultados que obtivermos determinarão a classe de Irmã Leiga ou de Irmão Leigo que nós, enquanto Estudante Rosacruz, seremos no futuro.
Resposta: Alguns, que estão preparados, obtém resultados em uns poucos dias, outros, em meses, e alguns, em anos, e outros no fim sem conseguir resultados visíveis.
Porém os resultados estão lá e o Aspirante que fielmente persiste os obterá algum dia;
Nesta ou em uma futura vida, terá sua paciência e fidelidade recompensadas e as palavras interiores abertas a seu olhar fixo (contemplação)
A partir daí, desperto ou dormindo, através do que muitas pessoas chamam “Vida e Morte”, sua consciência não será interrompida.
Levará uma existência contínua consciente, beneficiando-se de todas as condições que permitem um avanço mais rápido, até posições de maior responsabilidade, para ser em benefício da humanidade.
Estado em que se mantém um objeto ou tema ante a visão mental e se deixa que a alma daquele, nos abra figuradamente (imaginado, suposto; representado), ensinando-nos tudo o referente a seu aspecto vital, assim como a Meditação nos ensina o referente a uma forma.
Contemplação nos permite entrar em contato direto com Deus – Em quem realmente “vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”.
Unir-nos a Ele e a toda a Sua criação.
Sim. Nesse momento teremos conseguido a reconciliação do Coração e a Mente.
Isso significa que não mais compreenderemos as coisas pela razão e sim vivenciaremos e sentiremos a união com Deus
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVII – Método Para Adquirir O Conhecimento Direto – Adoração
Quando, por meio da Contemplação, o Aspirante compreende que de fato ele contempla Deus na vida que tudo compenetra, então ele está preparado para o próximo passo, ainda mais elevado, que é a Adoração.
Adoração – estado elevado de disciplina por meio do qual pode unir-se espiritualmente com a Divindade ou Fonte de todas as coisas.
Não. Tanto para a Contemplação, quanto para Adoração necessitamos da ajuda de um Mestre.
Nenhum mestre cobra por seus ensinamentos, ele presta um serviço amoroso e desinteressado.
O verdadeiro mestre não se revela a todos e nem se intitula Mestre publicamente. No devido tempo ele se revela a quem está preparado para dar um novo passo no seu caminho evolutivo.
O tempo requerido para ter resultados varia de indivíduo para indivíduo e depende da nossa dedicação nessa vida; dos registros do livro da nossa vida – quais foram nossas obras; do nosso nível de desenvolvimento – o quanto nos dedicamos e evoluímos nas nossas vidas passadas; depende ainda da prática dos exercícios – não basta saber fazer, tem que exercitar diariamente.
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVIII – A Constituição Da Terra e Erupções Vulcânicas
O exercício de Concentração.
O exercício de Retrospecção
O exercício de Observação
Para conseguir investigar plenamente é preciso haver passado pelos nove Mistérios Menores e pela primeira das Grandes Iniciações.
Pelo contrário, qualquer recanto e fenda são compenetrados pelo Espírito, o fermento que causa as mudanças tanto dentro como sobre o Planeta.
Sim, há uma camada da Terra (6° Estrato ou Estrato Ígneo) que reflete particularmente nossas paixões, sentimentos e emoções, fazendo-os retroagir sobre nós, na forma de tempestades, inundações e tremores de terra.
Sim, o materialismo é também a causa dos abalos sísmicos, tsunamis, tempestades, inundações, erupções vulcânicas, pandemias, etc., de forma que, quanto mais prevaleçam as condições espirituais, menos cataclismos deverão ocorrer no mundo.
Conceito Rosacruz do Cosmos – Capítulo XVIII – A Constituição Da Terra E Erupções Vulcânicas – O Número da Besta – Parte 1
Até ao 1º Estrato. Oficialmente, o maior buraco já perfurado pelo ser humano tem uma profundidade de 12,2 km (a Ciência estima que o que ela chama de crosta terrestre tenha 40 km de espessura).
Quando ele se torna um Estudante Preliminar.
Quando ele se torna um Irmão Leigo ou uma Irmã Leiga.
Somente com o Período Terrestre.
Toda a sua evolução passada, desde a Revolução de Saturno do Período Terrestre até o momento atual e depois o que acontecerá com a humanidade até o final do Período Terrestre.
Como Espírito Virginal manifestado
O Livro da Revelação ou o Livro das Revelações
Entre os vários motivos, podemos citar: não conhece o significado esotérico; mais uma vez é mais fácil colocar qualquer culpa no “exterior à pessoa”; a mania de muitos em demonizar qualquer coisa que parece complicado demais.
Toda a humanidade
Aplicando a redução esotérica: 12 = 1 +2 = 3, que simboliza “tudo que é necessário e suficiente”.
Alguns Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Novembro:
Dentro da Filosofia Rosacruz, o conceito de “Alma” é definido como o extrato espiritualizado, ou a quintessência de cada um dos nós três Corpos: Corpo Denso, Corpo Vital e Corpo de Desejos.
Assim, podemos entender que faz parte do Plano Divino, nesse Esquema de Evolução em que estamos atualmente, tornar a matéria física, a matéria etérica e a de desejos espiritualizadas.
Esse trabalho gera as Almas correspondentes a cada Corpo, a saber: Alma Consciente resultante da espiritualização do Corpo Denso; Alma Intelectual constituindo-se no extrato espiritualizado do Corpo Vital e Alma Emocional, como sendo a quintessência do Corpo de Desejos.
Nós emanamos de Deus, nosso Criador, e, por isso possuímos também as três qualidades inerentes: ao Poder Divino assim expresso como Espírito Divino, ao Amor-Sabedoria que se manifesta como Espírito de Vida, ao Movimento ou Atividade, manifestando-se como Espírito Humano.
Essa Herança Divina de Deus para conosco, Seus filhos, manifesta-se de acordo com o grau de consciência espiritual de cada um de nós, de onde concluímos que, no nosso atual estado evolutivo essa manifestação opera ainda de maneira imperfeita. Há a necessidade de um esforço no sentido de dinamizar tais poderes para que a nossa real natureza se manifeste em toda sua plenitude.
Os preceitos Cristãos como são apresentados pela Fraternidade Rosacruz constituem meios seguros para se conseguir isso. Porém esse alvo deve ser atingido por etapas, onde determinam graus ou estados de consciência.
Esses estados de consciência foram desenvolvidos através de diversas etapas. Lá no Período de Saturno, no Período Solar e no Período Lunar. Na Metade Marciana do Período Terrestre houve uma Recapitulação dos Períodos anteriores, sendo que na Época Atlante houve a aquisição da Mente instintiva, e na presente Época Ária surgiu o estado de consciência apoiado na Razão e no Pensamento.
A presente etapa nos habilitará a alcançar a luminosidade e transparência da Sexta Época – a Nova Galileia.
Dentro do aspecto que nos caracteriza como um ser humano na Época Nova Galileia devemos ressaltar o fato de que a vigília tenderá a se prolongar, o que implicará numa redução das horas de repouso e, consequente, aumento de atividade. Então chegaremos ao ponto essencial no cumprimento da finalidade da existência humana: a atividade!
Dessa forma nos sincronizaremos com Deus, que é sempre ativo.
Como o ser humano não pode fugir a essa conjuntura, se tornará consciente de sua Filiação Divina, tornando-se luminoso, porque Deus é Luz!
Nutrição e Desenvolvimento Físico
Nosso desenvolvimento físico – entendendo aqui desenvolvimento físico como o processo de ter um veículo físico mais perto do seu melhor estado para funcionarmos durante a nossa vida aqui, sendo esse “melhor estado” dependente de como o construímos, como Arquétipo, na fase em que estávamos nos preparando para renascer mais uma vez aqui – depende da nutrição do nosso organismo, do nosso Corpo Denso, do nosso corpo físico, consequentemente, da nossa alimentação!
O ser humano possuidor de inteligência, um ser pensante, que está consciente de estar evoluindo em um Esquema de Evolução criado, também por Deus – o mesmo Deus que o criou –, jamais deveria menosprezar a influência da alimentação sobre a preservação da saúde do seu Corpo Denso. Não deveria, portanto, prejudicar nenhuma das funções do Corpo Denso, seja ela qual for. Se o faz, sofre seguramente as consequências, pois está também consciente da aplicação da Lei de Consequência ou Lei de Causa e Efeito, uma das Leis de Deus.
Sabemos, inclusive pela Ciência, que a alimentação tem influência decisiva na formação física e mental do ser humano, portanto, se aplicado tal conhecimento pode-se ter uma vida cheia de saúde.
Infelizmente o que se vê hoje, apesar de todas as facilidades para se ter uma boa alimentação, são pessoas comendo e bebendo desordenadamente, sem se preocupar com as consequências futuras na saúde, que certamente virão. E qual é a causa-raiz disso? Mais uma vez o Corpo de Desejos da pessoa que a domina e a destrói, aos poucos e cada vez mais rápido. E pasmemos: o Corpo de Desejos que ela mesma criou, como Arquétipo, na fase em que estávamos nos preparando para renascer mais uma vez aqui.
E alguém pode perguntar: mas por que criou assim? Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que ela o fez justamente porque, estando em um momento onde a sua consciência tinha um grau de expansão bem maior que tem aqui, construindo um Corpo de Desejos com essas “características” para que, aqui renascido, pudesse aprender ou resistindo a tentação e se ajustando à sua nutrição aos períodos setenários e as condições de saúde, ou aprender pelo sofrimento e pela dor resultante justamente de cair na tentação e não se ajustando à sua nutrição aos períodos setenários e nem as condições de saúde!
Por outro lado, se a pessoa resiste à tentação e se ajuda adotando uma boa alimentação – a melhor hoje, inclusive já sugerida por muitos cientistas e que está em franca expansão no mundo, a vegetariana – onde se preserva a vida de milhões de seres inocentes (os nossos irmãos menores, os animais (mamíferos, aves, peixes, crustáceos, répteis, anfíbios, frutos do mar e afins), facilita a ela, inclusive, manter ideais nobres e elevadas aspirações espirituais, pois o seus Corpos naturalmente se elevam em vibração e se sintonizam com as elevadas vibrações dos Mundos suprafísicos.
Definitivamente, para quem está renascido na parte ocidental do nosso Planeta, a carne animal não é indispensável para a manutenção da força e da saúde (mais uma vez: a própria Ciência já chegou a essa posição).
O regime vegetariano vem sendo considerado como capaz de proporcionar saúde e força física para qualquer pessoa.
Todos sabemos, quão importante é o consumo de frutas, verduras, legumes frescos, ovos de galinhas caipiras (criadas soltas), alimentação à base de soja, leite tanto de vacas, como os maravilhosos leites vegetais, muito em alta hoje, mel, folhas verde escuras, talos, arroz integral, sucos naturais, etc.
Há uma variedade muito grande de alimentos vegetarianos hoje, assim como grandes e ótimos restaurantes vegetarianos, com comidas saborosas.
Muitas pessoas quando doentes, se bem orientadas, conseguem a cura (sem deixar de seguir as orientações médicas) mais rápido com uma alimentação vegetariana, sucos frescos, banhos de sol, etc.
Hoje também vemos muitos atletas que estão muito bem de saúde e que adotaram esse regime vegetariano, e o divulgam.
Com a proximidade da Era de Aquário também podemos observar a grande quantidade de crianças que não aceitam carne animal na alimentação. Já nascem com essa manifestação!
O Corpo Denso é o nosso veículo mais evoluído e o que está mais próximo da perfeição. Na Fraternidade Rosacruz estudamos todas as razões sobre isso. Cuidemos bem dele enquanto renascidos aqui (que aliás é o único momento em que podemos cuidar dele, não é?). Afinal, como também aprendemos na Fraternidade Rosacruz: qualquer trabalho bem-feito em um Corpo ou veículo nosso reflete positiva e eficazmente em todos os outros Corpos ou veículos.
Perdão
Às vezes ouvimos: “Posso perdoar, mas não posso esquecer”.
Ora, o perdão quando é verdadeiro, completo, de coração, curas as feridas emocionais e elimina cicatrizes.
O perdão parcial ou tíbio não dá resultados.
Igualmente o perdão concedido como “dever” não é eficaz.
Devemos perdoar e depois esquecer o fato, andar para frente, se o outro não aceitar o seu pedido de perdão, paciência, a sua dívida acabou ali: “lição aprendida, ensino suspenso” para quem perdoou (para quem não perdoou: “lição não aprendida, ensino não suspenso”).
de novo a ferida que se pretendia cicatrizar.
Se você se sente orgulhoso do seu perdão, ou o relembra constantemente, é porque, com certeza, acha que a outra pessoa lhe deve alguma coisa por você a ter perdoado, e isso acarreta mais dívidas.
O perdão sincero, verdadeiro, extirpa, cancela, erradica a ofensa, como se essa jamais houvesse existido.
Extraia a essência de “bem” do passado, dos atos, dos acontecimentos, das dívidas quitadas, não guardando nenhum ressentimento.
A vida passa rápido aqui no Mundo Físico, então não vamos perder nosso tempo e ao longo do caminho perdermos a capacidade de apreciar a vida e as pessoas, afinal, somos todos irmãos, filhos de um mesmo Deus!
Ah! E o perdão é uma força curativa! Quer saber como? Leia esse texto aqui: https://fraternidaderosacruz.com/o-perdao-uma-forca-curativa/?fbclid=IwAR3CpZTGB4GRcf33gBEDoUsmdw9jnTt-2Yv37IU6_9s_8NHY4W2uf-LCtMU
Cuide do “aqui e agora”
Foi-nos dito: “A cada dia os seus cuidados”. Ou, como estudamos na Bíblia: “a cada dia basta seu fardo”.
Para compreendermos isso e colocar tal ensinamento na nossa vida devemos interpretar devidamente os Ensinamentos Cristãos, preconizados pelo Cristianismo Esotérico, conforme aprendemos na Fraternidade Rosacruz.
Se tais Ensinamentos não servissem para imediata aplicação na vida prática, seriam inúteis. Não é possível que os princípios Cristãos tenham podido subsistir através de mais de vinte séculos, se não portassem bom senso e sabedoria aplicáveis à vida de todos os dias.
Ninguém colhe antes de plantar. E plantando, ninguém pode abreviar a colheita, além das possibilidades naturais. E dentro dos recursos naturais a terra nos dará os frutos correspondentes à sementeira e aos cuidados no cultivo. Se houver geada, ou seca ou chuva demasiada, o será por circunstância imprevista e independente dos cuidados atuais, mas não injusta. Terá uma ligação com o passado.
Igualmente se passa na seara interna e social. Devemos cuidar do “aqui e agora”, o presente, a única eternidade. O ontem já passou. O amanhã ainda não chegou. Pensar no passado é perder o presente; pensar no futuro é querer vivê-lo duas vezes: uma, antecipada e hipoteticamente; outra, quando o vivermos realmente. A primeira vez foi inútil.
Se vivermos realmente bem o dia de hoje, estamos de acordo com a Bíblia e a vida prática. Seguramente virão os frutos correspondentemente bons. Mas não basta plantar; é preciso cultivar, cuidar, proteger, para que a semente atinja o objetivo. Isso se aplica a qualquer campo de atividades: moral, artístico, técnico, intelectual, sentimental e espiritual. A negligência do cultivo é que origina muitas das justificativas ou desculpas para não ser bem-sucedido!
Se, apesar de nossos esforços presentes, a adversidade nos fustiga e dificulta, há uma explicação lógica: ou representam consequências de ações erradas do passado, ou de erros presentes, por ignorância. Nesse caso deve o agricultor estudar, aqui e agora, como melhorar. Como consequência de causas passadas, pode a terra estar cansada; pode estar cheia de formigueiros que não foram erradicados; pode não servir para a planta que ali está e sim a outra, a menos que a preparemos quimicamente, havendo vantagem; pode haver falhas presentes ou então como a chuva, seca, de imprevistos fatores, pode ser o que chamamos “má sorte”, “azar”, “desgraça”, mas que realmente tem sua explicação: efeito inevitável de causas erradas, que devemos pagar sem murmúrio e nem desânimo quanto ao futuro. Aprendamos, persistamos pois “o único fracasso é deixar de lutar”!
As Tentações
As três tentações pelas quais Cristo Jesus passou sumarizam todas as tentações que um Aspirante à vida superior passa.
A primeira tentação é a “Tentação do Corpo”. Muitas vezes o Aspirante à vida superior fica tão arrebatado com a sua decisão e os frutos que começa a colher que as necessidades físicas são completamente esquecidas e, portanto, é natural que a sensação de fome seja sua primeira necessidade consciente ao retornar ao estado normal de consciência de vigília e, naturalmente, também chega à voz da tentação: “manda que estas pedras se transformem em pães”.
No Evangelho Segundo São Marcos estudamos que Cristo Jesus foi tentado pela aparição de bestas selvagens, significando, assim, os desejos, os quais não Lhe fizeram mal algum, porque Cristo, o Espírito Solar, já tinha transmutado o poder do desejo dentro de si mesmo, e porque o Corpo Denso de Jesus, que Cristo estava usando, era o mais puro que poderia ser reproduzido sobre a Terra.
Uma vez que a humanidade comum ainda não conseguiu tal grau de pureza e perfeição, muitos não poderão sentir o Cristo, pois ainda se encontram sujeitos às fragilidades da carne e devem suplantar a tentação, tal como Ele suplantou; Sua vitória representa as últimas das que os Aspirantes almejam, apesar das falhas que ocorrem.
Mas a persistência fará atingir o fim desejado, pois sabemos que “o único fracasso é deixar de lutar”.
O Reino Mineral, da mesma forma que outros Reinos de vida, têm uma nota básica. Quando determinadas forças são postas em movimento, por alguém que conheça a Lei que lhes é superior, torna-se possível mudar a substância e mesmo transformar pedras em pão. Tais poderes transcendentes se manifestam somente quando o ser é posto de parte, mantendo-se a possibilidade de aplicação, até que as suas forças superiores não sejam empregadas para a satisfação do ser inferior.
Cristo, porém, não necessitava contar com a substância física porque conhecia a fonte do pão vivente, daí a Sua réplica ao tentador: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Situou, pois, Deus e a Sua Glória, primeiramente.
Desnudou o seu coração a todos os lançamentos de ódio, malícia e vingança; descobriu Sua cabeça, que deveria levar a coroa de espinhos; estendeu Suas mãos amorosas que pediam, que argumentavam: “Vinde a Mim que Eu vos darei descanso”, e que mais tarde seriam cravadas na Cruz.
Renunciou a Si mesmo, completa e inteiramente, para a salvação da Terra e da humanidade.
Sabemos que as tentações fazem parte das nossas provas.
Tenhamos sempre Cristo como exemplo, como nosso Ideal a ser seguido, e toda e qualquer prova saberemos passar e transmutar.
Repare na sua vida que a tentação, ao invés de trabalhar para sua queda, o leva a alturas cada vez mais elevadas. Afinal, o erro está em “cair em tentação” e não em ser tentado.
Afinal a “oração para o Corpo de Desejos é: ‘Não nos deixeis cair em tentação’. O desejo, o grande tentador da humanidade, é o grande incentivo para a ação. É bom quando cumpre os propósitos do espírito, mas quando se inclina para algo degradante, para algo que rebaixa a Natureza, certamente devemos rogar para não cair em tentação”.
Na segunda tentação passada por Cristo Jesus, podemos estudar na Bíblia: “O diabo levou-O à Cidade Santa”. Isso significa que Ele foi levado aos Planos Internos ou Mundos Celestes.
Os comentaristas bíblicos dizem que o diabo “transportou-O”.
A frase, aparentemente, demonstra que Ele, literalmente, foi transportado pelo ar. Realmente foi o que aconteceu.
Cristo Jesus saiu de Seu Corpo, porque com o Corpo Denso não poderia entrar na Cidade Santa, etérica (Jerusalém).
Neste lugar superior Cristo Jesus foi submetido à mais aguda de todas as tentações: a vaidade.
Todas as ondas mentais da ambição e do orgulho, que sempre dominaram o mundo, bateram contra Ele.
(*) Pintura: Second Temptations by Satan – William Blake
Com os recursos sem paralelos que possuía e podia comandar, Ele sabia que podia focalizar a atenção, a admiração e a subserviência do mundo inteiro sobre Si mesmo, dando uma demonstração de Sua habilidade no uso do poder supernatural.
Novamente, porém, Cristo Jesus, o Grande Espírito Solar, triunfou, reverberando ao diabo, dizendo: “Não tentarás o Senhor, teu Deus”.
Mais uma vez vimos a magnitude deste Grande Espírito, nosso Grande Ideal!!
Como as três tentações, pelas quais Cristo Jesus passou, sumarizam todas as tentações que um Aspirante à vida superior passa, note que elas envolvem: a Fortuna (sendo que, como aprendemos na Fraternidade Rosacruz: “a única Fortuna pela qual se deve lutar é somente a abundância de oportunidades para servir os semelhantes”); o Poder (sendo que, como aprendemos na Fraternidade Rosacruz: “o único Poder pelo qual se deve desejar é o que atua melhorando as pessoas ao seu redor, as que você encontra na sua vida aqui”) e a Fama (sendo que, como aprendemos na Fraternidade Rosacruz: “a única Fama pelo qual se deve aspirar é a que possa aumentar nossa capacidade de transmitir a boa nova, a fim de os irmãos e as irmãs sofredores possam encontrar o descanso para a dor do seu coração”).
Vamos detalhar esotericamente a terceira tentação: “Cristo, nosso Grande e admirável Arcanjo, foi tentado pela terceira vez.
A ‘Montanha sem precedentes’ à qual Cristo foi levado, deve ser interpretada como referindo-se ainda a um grau espiritual mais elevado do que as outras tentações, isto é, o Segundo Céu ou o Mundo Mental. Dali viu todos os Reinos da Terra e a Sua Glória.
Percebeu os Arquétipos Celestes de todas as coisas manifestadas no Céu e na Terra, vendo como as forças da vida externavam-se em formas. Leu na Memória da Natureza os registros do passado, do presente e do futuro. Aí então o diabo disse: ‘Todas essas coisas eu vos darei, se prostrado me adorares’.
Cristo contemplou de um lado a posição de supremacia que poderia atingir, caso escolhesse, e de outro lado, o caminho de tristeza, de dor e de ignomínia, e finalmente a morte sobre a Cruz se continuasse pelo caminho previamente assinalado.
Seu grande coração, abalado ante o terrível quadro, teve ao mesmo tempo a visão da dor e do sofrimento da humanidade, que sem a Sua intercessão não receberia o auxílio indispensável para a redenção dos pecados e da morte.
Foi então que o Compassivo, estendendo os braços, foi rodeado num halo de Glória, tornando-se para todos os tempos o ‘Homem das Dores’ ao, voluntariamente, aceitar as penas que Lhe seriam impostas, para que o Mundo fosse reconduzido pelo Caminho da Paz, essa Paz ainda por nós desconhecida e que ultrapassa todo o entendimento.
E Cristo, num tom triunfante, ordenou: ‘Vai-te, Satanás, porque está escrito: Somente ao Senhor, teu Deus, adorarás e unicamente a Ele servirás’.
Derrotado, o diabo O deixou.”
(*) Pintura: Third Temptation by Satan – William Blake
Pudemos concluir, pelas três tentações a que foi submetido o Cristo, que as provas são necessárias e sempre vêm para fortalecer a virtude e estabelecer a vitória da Natureza Superior sobre a natureza inferior, dentro de cada um de nós.
Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes Rosacruzes
Reposta: Antes do Cristo se tornar o Espírito Planetário da Terra, essa não tinha um Espírito Planetário que teria que fazer o trabalho de elevado sacrifício que Cristo fez e se mantém fazendo todos os anos: limpar o Mundo do Desejo, descristalizar a matéria física que estava rapidamente atingindo níveis de cristalização de baixíssima vibração (o suficiente para se continuasse, deixar de ser um Campo de Evolução para muitos seres que necessitam desse tipo). O Espírito Planetário que a Terra tinha antes da vinda de Cristo era do tipo do Espírito Planetário (um dos 7 Espíritos diante do Trono de Deus) que mantém o Campo de Evolução (o Planeta) em funcionamento perfeito até que os seres que estão evoluindo em seu “estágio de humanidade” sejam em número suficiente desenvolvidos para manter o Campo de Evolução, quando então o Espírito Planetário se retira, mas mantém o cuidado de longe (com os pais fazem com os filhos quando crescem). Lembrando: os 7 Espíritos diante do Trono ou os 7 Espíritos Planetários é uma classe de seres que também estão em evolução nesse Esquema de Evolução criados por Deus. São tão elevados (em relação a nós) que são chamados “ministros de Deus”.
Pergunta: Podemos dizer que Jesus, pelo desenvolvimento que atingiu e pelos Seus méritos, foi oinstrumento utilizado pelo Cristo para mostrar o novo regime/caminho para a Onda de Vida humana?
Resposta: Não. Jesus, como um ser humano, um Irmão Maior já no tempo de Cristo, trabalhou para conseguir construir um Corpo Denso e um Corpo Vital o mais perto da perfeição e que aguentasse as fortíssimas vibrações do mais elevado Arcanjo, que é Cristo. Todo o trabalho para mostrar “o novo regime/caminho” foi executado pelo Cristo, na Sua primeira vinda, como Cristo Jesus.
Pergunta: Aprendemos que Jesus era filho de Seth. Linhagem dos Filhos da Água”. Vimos que através do trabalho de Jesus, que cedeu seu Corpo Vital e Corpo Denso, foi possível para Cristo funcionar conscientemente em sete corpos. Vimos também que o Batismo marca o momento em que o Espírito de Cristo desceu dos Céus”. Mas a dúvida que gostaria de esclarecer no momento é com relação a uma pergunta que menciona a separação de Jesus do regime de Jeová. O que significa exatamente esta separação?
Resposta: O “regime de Jeová” era baseada na obediência da Lei. Se a pessoa desobedecesse a ela tinha que pagar por meio do sofrimento, da dor e até da morte. Era uma fase da nossa evolução onde tínhamos que dominar o nosso Corpo de Desejos, controlando os desejos inferiores, mas ainda nas questões espirituais éramos muito “infantis” e a política: “se obedecer a Deus, Ele me premia, mas se obedecer a Ele me castiga” era como a gente entendia a nossa relação com Deus. Isso foi feito por meio das Religiões de Raça, criadas por Jeová, o Espírito Santo, o terceiro aspecto de Deus, nosso criador. Na Fraternidade Rosacruz essa fase é classificada como primeira e segunda Dispensação (ou seja: como se relacionamos com Deus), aprendizagem de lições “de fora de nós para dentro de nós”. As Iniciações (a capacidade de nos adiantar muito mais rápido do que seguindo o Caminho da Evolução) eram abertas somente para os escolhidos e, ainda assim, somente as 9 Iniciações Menores. O tempo passou (o Esquema de Evolução avançou); muitos de nós aprendemos que o “caminho do transgressor é duro” e começamos a obedecer às Leis de Deus, se voltando mais para a parte espiritual e, com isso, aprendendo todas as lições que as Religiões de Raça podiam nos oferecer. Muitos de nós alcançaram o domínio do Corpo de Desejos e caminhavam obedientes à Deus. Assim, havia a necessidade de proporciona um ambiente e ensinamentos novos para continuarmos a aprender nesse Esquema de Evolução. Então, apareceu entre nós, o Cristo – o Filho, o segundo aspecto de Deus – e nos trouxe a Religião do Filho, o Cristianismo. Como é uma mudança “de dentro para fora”, Cristo nasceu entre nós (graças ao Irmão Maior Jesus que desenvolveu ao longo do Esquema de Evolução os 2 Corpos o suficientemente organizados, que eram necessário para o Arcanjo Cristo se manifestar no Mundo Físico, o Corpo Denso e o Corpo Vital, e um Corpo de Desejos que conseguia fazer as conexões com outros 2 Corpos de modo que o Arcanjo Cristo, quem tem um Corpo de Desejos – seu Corpo mais denso – pudesse “viver entre nós, como um de nós”) e nos mostrou o caminho para aprender a sua Religião, o Cristianismo, onde o Amor é a tônica, onde as Leis de Deus continuam tendo que serem cumpridas, mas com o Amor e abriu as Iniciações para todos os que quisessem, introduzindo as 4 Iniciações Maiores (ou Cristãs). No Cristianismo o foco é se desenvolver por meio do Corpo Vital e não do Corpo de Desejos (como era com as Religiões de Raça). Na Fraternidade Rosacruz essa fase é classificada como terceira (Cristianismo Exotérico ou popular) e quarta Dispensação (Cristianismo Esotérico). Além disso Cristo instituiu a Doutrina do Perdão dos Pecados, que utilizamos bastante no nosso Exercício Noturno de Retrospecção. Assim, essa foi a “separação”. Claro que há irmãos e irmãs ainda que não deixaram de seguir as Religiões de Raça (ou seja, ainda há lições que tem que aprender). Mas há muitos irmãos e irmãs que já vivem o Cristianismo e que estão caminhando para frente e para cima. O verdadeiro Estudante Rosacruz é um Cristão!
Pergunta: Eu tenho um questionamento que vem me intrigando desde ontem. Paralelamente ao meu estudo Rosacruz estou no terceiro ano de espiritismo. O que me ocorreu é que este ano temos o início de práticas mediúnicas, sei que não se pode ser médium para ter as lições rosacruzes, devo então me ausentar de tais aulas? O que o estudo prático muda em minha constituição espiritual? Não pode ser revertido? Já estudei sobre as energias negativas ao redor do médium, e que os clarividentes têm a energia positiva, mas ainda não entendi por que tais energias não podem ser alteradas.
Resposta: Cara irmã, inicialmente já vamos avisando que são dois métodos completamente diferentes (!) “O método Rosacruz difere de todos os outros num ponto especial: procura, desde o princípio, emancipar o Aspirante de todas as dependências externas e orienta-o a cultivar a confiança em si próprio ao máximo grau, a fim de que se torne num ponto de apoio e de ajuda aos demais — levando-os a alcançar a mesma desejável condição” (Max Heindel, em O Conceito Rosacruz do Cosmos).
Ou seja: não tem como se ter um instrutor, um guia, um líder ou qualquer outra denominação que seja responsável pelo seu desenvolvimento espiritual. Quando você chega no segundo grau, Estudante Regular, você começa a receber no seu campo egóico algumas sutis sugestões de como prestar atenção aqui ou ali no seu cotidiano, fornecida pelo Irmão Maior. Essa frequência vai aumentando conforme você vai subindo de grau até o grau de Discípulo, onde você se prepara para entrar na Ordem Rosacruz (na Região Etérica) e participar de reuniões lá, como Irmã Leiga.
A Fraternidade Rosacruz desaconselha totalmente um Aspirante à Vida Superior praticá-la. É muito perigosa e é um fator de atraso na evolução do Aspirante. Há métodos de conhecimento direto muito mais eficazes e seguros e que é ensinado ao Estudante Rosacruz, desde que ele desenvolva o seu veículo para isso.
A mediunidade já foi praticada por todos nós em um momento evolutivo que chamamos de Época Atlante, pois naquele momento era o único meio que tínhamos para entrar em contato com os Mundos espirituais. Só que naquele momento éramos orientados por ninguém mais do que uma Hierarquia Criadora, seres muito mais elevados do que nós e que sabiam o que estavam fazendo.
Pergunta: Sempre se fala muito da conservação da energia sexual, mas geralmente focado no polo masculino, e a maneira que se sucede na mulher fica um tanto vago, teria como fazer um conteúdo focado nas mazelas dos seres que encarnam em corpos femininos e como restituir e preservar a energia sexual nas mulheres?
Resposta: Na Fraternidade Rosacruz “fala NADA da conservação da energia sexual, geralmente focado no polo masculino”.
Ao contrário, tanto quando você renasce aqui manifestando o sexo masculino, como quando você renasce aqui manifestando o sexo feminino, a questão da conservação da força sexual segue as mesmas condições, facilidades e dificuldades. Inclusive pelo fato de quando você renasce aqui manifestando o sexo feminino o Corpo Vital ser positivo há até mais possibilidades de se compreender o porquê da conservação da força sexual (afinal todas as vezes que nos convencemos do porquê de uma coisa, fica mais convincente fazê-la ou não a fazer). A questão é que só a conservação da força sexual não adianta muita coisa (às vezes só ela até atrapalha e muito). O Estudante Rosacruz, ao longo do trilhar o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, é ensinado como se deve proceder via Exercícios Esotéricos e modo de vida.
SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA
Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.
Datas de Cura:
Dezembro: 02, 10, 17, 24, 30
“Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro,
e tu me curaste” Salmos 30:2.
Mais revelações espirituais são oferecidas ao Estudante Rosacruz, conforme ele gradativamente fornece provas de que está, fortemente, percorrendo o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. Caberá a ele estar atento para observar e compreender os Ensinamentos Rosacruzes oferecidos.
Qualquer comportamento humano consciente e direcionado necessita de um propósito subjacente que guie ou forneça sentido para as ações. Por exemplo, um empresário que objetiva tornar seus negócios bem-sucedidos poderá permanecer meses, anos, até mesmo a vida toda, com esse objetivo que fornece sentido para todas as demais ações. O fato desse empresário ficar todos os dias até tarde no escritório, passar finais de semana planejando e executar ações para melhorar os rendimentos da empresa, terá sua explicação se conseguirmos enxergar o propósito que ele acredita ser o correto de buscar. Outro exemplo seria a pessoa que deseja fazer uma aquisição material qualquer, mas não possui o dinheiro imediato para comprar. Ela procurará um segundo emprego ou realizará horas extras no trabalho para conseguir o dinheiro. Com o tempo e sacrifício, conseguirá acumular o dinheiro e concretizará seu desejo.
Desse modo, verifica-se que é o propósito subjacente que faz uma pessoa elaborar diversas estratégias e ações para concretização dele. Sem o propósito, não haverá sentido para as ações. Caso o propósito esteja ausente na consciência, não haverá motivação necessária para a pessoa agir em uma determinada direção, mas apenas respostas automáticas a estímulos ambientais.
O maior propósito que um Aspirante sincero à vida superior, um Estudante Rosacruz, tem é aquele de cumprir os preceitos do Cristianismo Esotérico em sua vida diária. É exatamente esse propósito que fornece sentido às ações que normalmente pratica em seu cotidiano. Dentre as ações, destacamos aquelas relacionadas a sacrifício do “eu inferior”, a retidão, ao perdão, ao serviço amoroso e desinteressado focado na divina essência do próximo, a vigília e a oração. Ele não se preocupa com a redenção particular ou seu desenvolvimento pessoal, pois seu objetivo prioritário é o auxílio ao alheio, aos que estão em torno dele. Se um terceiro conseguir enxergar esse propósito subjacente, compreenderá o sentido pelo qual um Estudante Rosacruz realiza todos esses atos tão “sem sentidos”, de acordo com os parâmetros materialistas e individualistas comumente observados no atual contexto que vivemos.
É exatamente a não observação ou compreensão desse propósito, pelas pessoas que não estão percorrendo Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz, que gera o julgamento equivocado e que contribui para o Estudante Rosacruz caminhar cada vez mais sozinho. Apesar de aparentemente sozinho, conforme se torna uma “fonte de água da vida” (que jorra sem parar, não importando quem se aproxima para dela beber), novos horizontes e novas companhias de propósito lhe aparecem automaticamente.
Cada evento vivenciado é, então, observado cuidadosamente sob a direção dos propósitos espirituais que escolheu para sua vida. O Estudante Rosacruz deverá, então, utilizar suas faculdades tais como: percepção, atenção, inteligência, aprendizado vicário (aprendizado por observação) e sua experiência prévia, para praticar e realizar o Exercício Esotérico de Discernimento necessário para agir. Além disso, deve também contar com sua força de vontade para conseguir concretizar, no Mundo Físico, aquilo que julga ser correto. Desse processo, ocorre a evolução ou a transformação de seus poderes anímicos latentes em dinâmicos.
Além de sua vontade e do seu propósito espiritual, há, durante o todo o ano, condições propícias para que o Estudante Rosacruz consiga amalgamar poderes dinâmicos ao seu Espírito.
De modo a concentrar forças e ter uma maior eficácia no processo de produção de poderes anímicos, os Estudantes Rosacruzes de todo o mundo da Fraternidade Rosacruz se reúnem, todos os dias, atendendo suas aspirações espirituais e oficiam o Ritual Devocional do Serviço do Templo. Essa reunião tem o objetivo de gerar pensamentos-formas de amor, de fraternidade e de cura. Os pensamentos-formas gerados são concomitantemente envolvidos com sentimentos de igual natureza, que fornecem a força necessária para que os pensamentos-formas cheguem ao seu propósito. Essa é a primeira condição favorável que o Estudante Rosacruz pode unir aos seus propósitos espirituais, para conseguir maior eficácia em seu trabalho no mundo.
Uma segunda condição favorável ocorre quando a órbita da Lua atravessa o raio de vibração de uma Hierarquia Criadora Cardinal (Signos Zodiacais Cardinais ou Cardeais). Nessa situação, há favorecimento de produção de pensamentos-formas e sentimentos direcionados à Cura Rosacruz e é o dia para oficiar o Ritual Devocional do Serviço de Cura. É como se houvesse um forte vento a favor, e se aproveitarmos esse vento que sopra para a direção da cura, nossas orações serão muito mais eficazes e, consequentemente, a produção anímica também. Todo aquele que quiser contribuir para esse serviço, automaticamente também recebe a cura que necessita, seja física ou mental. Mas a recompensa particular desse trabalho não deve ser prioridade para o Estudante Rosacruz, mas sim, a certeza de que irmãos e irmãs que buscam esse auxílio estão recebendo essas bênçãos.
Juntamente a esses serviços, o Estudante Rosacruz busca, onde quer que esteja, ser útil como uma canal de amor e de trabalho. Por mais trabalhoso e árduo que esse tipo de vida parece ser, ele o faz porque compreendeu que os demais propósitos oferecidos pela vida material são estéreis – “…Senhor, para quem iremos? Só tu tens as palavras de vida eterna” (Jo 6:68). Cada trabalho que consegue realizar nesse sentido produz materiais invisíveis que alimentam três pessoas diferentes: a (as) pessoa (as) envolvida (as) que recebeu (eram) o produto desse trabalho; a si próprio (pois esse material invisível para seus olhos fará parte do radiante Dourado Manto Nupcial, seu Corpo-Alma) e, finalmente, o Cristo, que aguarda pelo dia de Sua Libertação (Segunda Vinda) – “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes.” (Mt 25:40).
Como sabemos, o Exercício Esotérico noturno de Retrospecção representa o momento do dia em que realizamos nosso Purgatório e Primeiro Céu. Esse Exercício Esotérico é mais valioso do que qualquer outro método para adiantar o Estudante Rosacruz no Caminho da Preparação e Iniciação Rosacruz. Seu efeito é tão profundo que capacita a quem o pratica a aprender presentemente, não apenas as lições dessa vida, mas também lições que normalmente lhe estariam reservadas para vidas futuras.
Já o Exercício Esotérico matutino da Concentração oferece ao Estudante Rosacruz, depois de algum tempo, quando ele tenha aprendido a manter diante de si por uns cinco minutos ininterruptos o assunto em que se concentra, a visão do Mundo do Desejo.
Se o Estudante Rosacruz for fiel, disciplinado e criar o hábito de fazer os Exercícios Esotéricos diários propostos que estão ao seu alcance (Concentração, Meditação, Observação e Discernimento), evitando considerá-los como uma tarefa enfadonha e os reputando em seu verdadeiro valor – afinal eles são os nossos mais elevados privilégios – deles colherá os mais amplos benefícios que o ajudará a dar passos largos no Caminho da Preparação e Iniciação Rosacruz.
Vê-se, portanto, que há muitas oportunidades dadas para que o Estudante Rosacruz possa se desenvolver com maior eficácia. Mas, como já mencionado no início, deve estar atento para observar e compreender os ensinamentos oferecidos e as condições mais favoráveis.
Possa o Estudante Rosacruz aproveitar todas essas oportunidades que lhe são constantemente apresentadas.
Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz
Geralmente, considera-se uma superstição grosseira alguém expressar seriamente a ideia de que a doença é o resultado do pecado e a pessoa que fizer tal declaração corre o risco de ser ridicularizada. No entanto, quando analisarmos o assunto com cuidado, veremos que não é uma ideia tão absurda, pois o argumento científico não pode fugir do fato de que há ou deve haver uma inteligência superior governando e guiando o universo; além disso, existem certas leis que são imutáveis e preservam a ordem em todos os departamentos; assim, tudo, desde o micróbio até o ser humano, está sob o domínio dessas leis. Se sairmos por uma janela no segundo andar, pecaremos contra a lei da gravitação e a queda na terra poderá causar fraturas nos ossos por causa da nossa descida muito rápida em direção ao centro de atração; se pusermos a mão no fogo, pecaremos contra a lei da vibração e nossa mão se despedaçará por causa da rapidez e intensidade das correntes etéricas; por esses pecados contra as leis da natureza podemos sofrer por meses.
Os casos em que o pecado contra uma lei da natureza bem definida acarreta um sofrimento correspondente são tão óbvios que, via de regra, ninguém transgride deliberadamente, mas estamos muito propensos a cometer pecados em situações em que uma penalidade não parece estar diretamente envolvida e quando ganhamos com a comissão alguma satisfação prazerosa, como é o caso da indulgência do apetite à mesa ou das paixões da natureza inferior. “Embora os Moinhos dos Deuses moam lentamente, eles moem extremamente bem”, no entanto, e toda transgressão certamente trará sua justa recompensa, pois a balança da Justiça deve equilibrar-se; um dos lados não pode ficar permanentemente abaixado. Enquanto ele recupera seu equilíbrio, sofremos pelos pecados que causaram sua descida, e quando o equilíbrio é alcançado, os pecados são perdoados ou apagados.
Contudo, embora a balança da justiça deva encontrar seu equilíbrio, seria uma ideia totalmente equivocada inferir que Deus ou a Natureza pretende se vingar. Longe disso; assim que a lição for aprendida e nos arrependermos e deixarmos de ceder ao pecado, estaremos na posição em que um mediador ou curador habilidoso no uso de forças ocultas poderá intervir e nos salvar do sofrimento ordinariamente exigido na expiação de nossos pecados; isto é, a dor que teríamos que sofrer durante o curso normal da natureza, e é exatamente isso que o Círculo de Cura Rosacruz pretende fazer. Quando o Evangelho do Bem Viver, encarnado nos Ensinamentos Rosacruzes, for assimilado pela pessoa necessitada de ajuda a tal ponto que ela se declare pronta para se esforçar e viver sua vida em harmonia com as leis de Cristo e seguir Seus ensinamentos, então ele se alinhará mentalmente com as Leis Universais da Saúde e poderá então progredir espiritualmente.
A cura pode nem sempre ser milagrosa ou instantânea, particularmente em casos em que a doença é de longa data, mas quando o transgressor da lei de Deus, ou da Natureza, ouve o Evangelho, ou boas novas, e pede para ser curado de sua enfermidade, ele já está no caminho da recuperação.
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de janeiro/1916 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)
Existem algumas palavras-chave nos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental – os Ensinamentos Rosacruzes –, de função bem definida em relação às aspirações do Mundo Ocidental, tais como: panaceia, cosmos, arquétipo, Ecclesia, Epigênese, hierofante, neófito, mistério, misticismo, etc.
A filosofia e mitologia grega, pré-cristã, criaram estas palavras para atender ao significado mais profundo de certas atividades e realizações em suas escolas de mistérios, durante um dos períodos mais gloriosos da História humana – que fora a Idade Áurea. Os criadores destes termos simbólicos foram: Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras, Hipócrates e outros iluminados da Grécia antiga.
O Estudante Rosacruz está familiarizado com esses vocábulos, mas, frequentemente, passa por cima do significado mais profundo ou porque não presta a devida atenção, ou porque não compreendeu, ainda, a diferença que isso faz para a perfeita assimilação dos seus estudos.
Ao compulsar o sentido etimológico podemos desvelar significados mais sutis, convertendo-os em símbolos vivos e imagens pulsantes do pensamento ocidental.
Deles, o que, talvez, encerre maior significado é a palavra – e o conceito que há no seus significado – PANACEIA aplicada nos Ensinamentos Rosacruzes.
Na Filosofia Rosacruz há três pedras angulares: curar, servir e propagar. Sobre elas os Irmãos Maiores edificaram seu trabalho em benefício do mundo. Ora, panaceia exprime a atividade de cura!
Em seu simbolismo, panaceia expressa a aspiração e o desvelo da Fraternidade Rosacruz no desenvolvimento da arte de curar pelo Método Rosacruz, a Cura Rosacruz.
O dicionário define panaceia como um remédio universal, pois pode curar todas as enfermidades e doenças.
No grego, panakeias é um vocábulo composto: Pana (todo ou pão) e o verbo akeistar (curar). Literalmente: o “pão da cura”, ou seja, o remédio com a fórmula para tudo curar: mental, moral ou fisicamente.
Na mitologia grega Panaceia e Higéia (saúde) eram irmãs, filhas de Asklêpios (em latim Asculapius, em português Esculápio) – o deus da cura. Por sua vez, Esculápio era filho de Apolo (Sol, vitalidade, luz) – o grande médico.
Desde tempos imemoriais havia Templos de Cura. Na Grécia eram dedicados a Asclépio, o deus da cura. Seus sacerdotes compunham grupos de curadores especializados, devotos e espirituais. Praticavam a medicina em o sagrado recinto de cura (asklepión).
Sob configurações astrais favoráveis (pois aliavam os conhecimentos de Astrologia), os enfermos eram levados a esse lugar santo (asklepión) onde, em cerimônia religiosa, tomavam tabletes, espécie de hóstia sagrada deixada pelos ex-pacientes agradecidos, após sua cura, na elevação de sua fé ao deus da cura.
Depois deste serviço religioso, os enfermos eram deixados no recinto sagrado a dormir. Durante o sono, os sacerdotes lhes ministravam os remédios – a panaceia – por meios conjuros (ritual especial) e encantamento, regidos por Higéia e Asclépio. Por este meio de cura, muitos pacientes ao despertar na manhã seguinte estavam completamente curados, tal como relatam os manuscritos da época.
Esse ritual é tecnicamente conhecido como “incubação” (em grego epoas, que quer dizer empolar ou deitar-se sobre ovos).
Há grande semelhança entre o templo grego de cura (asklépión) e a arte de Cura Rosacruz. Os dois empregam o método de ajuda espiritual, da Escola Ocidental de Mistérios; ambos ajudam a humanidade a alcançar a saúde do corpo pela combinação da panaceia espiritual e dos meios físicos. É a ação do Grande Curador, aproveitada pelos conhecimentos de Astroterapia e auxiliada pela dieta alimentar adequada, exercícios, preparo mental e emocional, etc.
Quando aprofundamos o significado de Higéia (saúde) e Astroterapia, do ponto de vista Rosacruz, compreendemos por que Max Heindel definiu: “há saúde física apenas quando os órgãos trabalham em perfeita ordem e harmonia”. Quando um órgão diminui sua função, provoca desequilíbrio na harmonia do conjunto e surge a enfermidade ou a doença.
A enfermidade ou a doença se prolonga por causa dos abusos e da ignorância. Se o paciente sabe aproveitar as configurações astrais favoráveis e colabora com o Departamento de Cura de um Centro Rosacruz que o possua, cumprindo sinceramente sua parte, então a panaceia lhe é aplicada, coroando seus esforços de viver segundo as Leis da Natureza, que são as Leis de Deus. Diz Max Heindel: “A panaceia faz com que a substância concentrada da Vida de Cristo flua através do Corpo Denso e do Corpo Vital do paciente, dando a cada célula um ritmo que desperta o Ego preso em sua letargia, devolvendo-lhe vigor e saúde”.
Em que consiste essa panaceia? Como pode ela nos beneficiar?
Max Heindel nos relata o que pôde constatar, quando visitou pela primeira vez o Centro Espiritual da Ordem Rosacruz: “É uma visão inolvidável! Ao penetrar no Templo, vi três esferas suspensas no teto, no meio do salão. Na esfera superior observei um pequeno recipiente com vários pacotes cheios de substância do Espírito Universal. Os Irmãos sentaram-se numa certa posição, enquanto a música preparava o ambiente”.
Inesperadamente as três esferas começaram a brilhar com as três cores primárias: a de cima, azul; a do meio, amarelo; a de baixo, vermelho.
Durante esse encantamento, cheio de beleza, reparei que o recipiente dos pacotes se iluminou de uma essência espiritual. Vi como os Irmãos tomaram essa substância, aplicando-a aos pacientes adormecidos, à medida que os visitavam à noite”.
Continua Max Heindel: “Quanto ao efeito da panaceia, é maravilhoso! Quando aquela substância dos pacotes (panaceia) era aplicada, irradiava-se pelo Corpo do paciente como uma luz mágica, destruindo toda matéria cristalizada que cobria os centros espirituais do Corpo enfermo. A cura era instantânea e o paciente despertava são na manhã seguinte”.
A Astroterapia, à parte da Astrodiagnose e do prognóstico pelos Astros, tem sido de grande importância na medicina de todos os tempos. Pelas Progressões e pelos Trânsitos dos Astros, aplicados a cada enfermo, o profissional de saúde, que utiliza a Astroterapia, pode chegar a conclusões importantes e prevenir crises que se anunciam. Talvez não haja ciência mais estreitamente unida a medicina que a Astroterapia.
A Astrodiagnose, por exemplo, tem sido de uma importância capital na arte de curar. Era o método de diagnóstico que os profissionais da saúde da antiguidade utilizava e constitui um auxiliar precioso aos profissionais da saúde de hoje. No Departamento de Cura de um Centro Rosacruz que o possua é o método básico de diagnóstico. Max Heindel considerava a Astrologia mais importante que a clarividência, porque, baseada na Lei Cósmica, é muito mais rápida, exata e ampla.
Voltando à palavra panaceia, observemos que ela esteve presente no juramento hipocrático, que se estendeu por quase vinte e cinco séculos como guia de ética na profissão “médica”. Tal juramento se inicia com essa invocação: “Juro, pelo médico Apolo, por Asklépios, por Higéia e por Panaceia, etc. etc.”. Hipócrates viveu no século quinto A.C. e é conhecido como o “Pai da Medicina”. Era um Ego avançado, devotado à arte de curar, com grande amor à humanidade. Ele combinava os esforços e contribuições da medicina e da física com poderes espirituais em suas práticas de cura, porque sabia que a enfermidade é, ao mesmo tempo, física e mental. Daí tratar do paciente como um todo: Corpo, Mente e Espírito. Seu tratamento incluía medicina, dieta, massagens, exercícios, estudos e práticas espirituais. Só mesmo quando tudo isto não resultava eficaz recorria à cirurgia.
Hipócrates fez da medicina uma ciência. Não só definiu as funções do “Sacerdote” e do “Médico”, combinando sua contribuição, como também destacou a medicina da filosofia.
Atribuem-lhe muitos aforismos famosos, tais como:
“Onde há amor, há humanidade”. “Não há arte de cura sem amor”.
“Nenhuma enfermidade é só divina ou só humana; todas têm sua própria natureza; cada pessoa apresenta sua própria causa. Assim, nenhuma enfermidade se produz sem causa natural”.
Deste último a medicina moderna adaptou o asserto: “Não há doenças; há doentes”.
Hipócrates ensinou que a natureza é a grande curadora.
Antes de Hipócrates, os métodos gregos de cura estavam em sua infância e tinham caráter mágico-religioso. No tempo de Hipócrates assumiram feição médico-filosófica, levando em conta todos os fatores que pudessem favorecer a cura. Com o tempo, reduziram-se a uma ciência natural, mais especulativa, limitada aos próprios recursos e reduzida em sua eficácia.
Notem no método de Cura Rosacruz: muitas pessoas podem testemunhar a eficiência da panaceia espiritual; seus efeitos são evidentes, mas não podem ser confirmados cientificamente, senão por comparação entre o estado anterior e posterior do paciente. Quer dizer: não se pode explicar praticamente.
A medicina, ao contrário, dá explicações teóricas para quase tudo, sendo mais facilmente aceita por aqueles que desejam evidências.
No entanto, o que vale é o resultado, mais completo e eficaz, de vez que abrange o ser humano integral, consolidando a harmonia física, emocional e mental sem os inconvenientes tóxicos.
O método de Cura Rosacruz foi transmitido a Max Heindel pelos Irmãos Maiores e se baseia nos mais puros princípios da medicina natural, combinados com métodos espirituais de harmonização emocional e mental. Concilia, pois, os diversos aspectos: panaceia espiritual, Astroterapia, dieta, homeopatia, osteopatia, tratamento quiroprático, etc.
O conceito Rosacruz de enfermidade e doença, tal como se depreende da filosofia exposta por Max Heindel, deseja contribuir para que a medicina seja restituída a seu lugar exato, deixando seu limitado campo de experiência e combine todos os fatores solicitados pelo ser integral.
Em tal sentido, Max Heindel construiu, em Mount Ecclesia, um Sanatorium ou Sanitarium (“casa para curar”), onde aplicava todos os recursos na recuperação completa dos enfermos.
Em seu livro “Cartas aos Estudantes”, Carta nº 6, de junho de 1911, último parágrafo, diz Max Heindel: “Denominamos Mount Ecclesia a este maravilhoso recanto da natureza. Iniciamos um fundo para construção de um edifício adequado, uma Escola de Cura, um Sanatorium ou Sanitarium e, por fim, um Templo de Cura, uma Ecclesia onde seja possível preparar a panaceia espiritual, que será aplicada pelos auxiliares devidamente capacitados, aos enfermos que, no mundo inteiro, nos solicitar ajuda”.
Não pode realizar esse objetivo. Durante toda a sua vida o desejou, lamentando não haver encontrado meios para realizá-lo, conforme exprime na Carta n.º 24, de novembro de 1912.
No entanto, formou-se um competente Departamento de Cura, com recursos astrológicos utilizando a Astrologia Rosacruz, orientação sobre medicina natural (higiene, alimentação, tratamento, etc.) que tem atendido eficazmente a todo o mundo, membro ou não, logrando resultados auspiciosos.
O sonho de Max Heindel permanece como ideal embrionário, uma aspiração germinal. O que se realiza apenas no Templo etérico da Ordem Rosacruz será realidade em muitos núcleos futuros, quando houver pessoas devidamente preparadas.
Os gritos de dor e angústia da humanidade carente, chegam à Mount Ecclesia, pelas milhares de cartas endereçadas ao Departamento de Cura e em todos os Centros Rosacruzes no mundo que também possuem um Departamento de Cura. De toda maneira, a ânsia concentrada dos enfermos, sua esperança em um método mais completo, estão criando condições para que os Irmãos Maiores realizem seu ideal de cura, por meio dos homens e das mulheres de boa vontade, sensíveis a esse sofrimento.
Max Heindel estava seguro de que um dia os Centros de Cura se estabelecerão sobre linhas científicas, explicando os recursos espirituais que emprega. Em um futuro não muito distante teremos Discípulos bem qualificados, movidos pelo amor altruísta, dignos de receberem e encaminharem a panaceia, aos lugares de cura estabelecidos com esse propósito.
Ele nos encarece fazermos todo o possível para manter a unidade de esforço, no intento de curar. Insiste sobre a importância de realizarmos, com todo o amor, as Reuniões semanais de Cura, apesar de não podermos contar o mecanismo de ação. Aconselha o estudo dos recursos naturais e da Astrologia Rosacruz médica, para sermos úteis a nossos semelhantes. Sobretudo nas Reuniões de Cura geram a panaceia, para os Auxiliares Invisíveis realizarem amplamente sua tarefa.
Era firme crença de Max Heindel: “Qualquer movimento, incluindo a Fraternidade Rosacruz, deve reunir os três atributos divinos: ‘Sabedoria, Fortaleza e Beleza’, para que cresça e perdure. Esses três atributos geraram a Ciência, a Religião e a Arte. Igualmente, cada Estudante Rosacruz deve empenhar-se para conquistar e desenvolver em si estes três atributos, até certo grau, aplicando-os no trabalho de conjunto, para que a Fraternidade Rosacruz realize o que os Irmãos Maiores planejaram. Estudantes que são profissionais de saúde devem procurar a conciliação dos recursos espirituais de cura (panaceia e recursos auxiliares, que atendam ao ser integral) com os descobrimentos da ciência moderna, que dê um caráter científico-espiritual ao Serviço de Cura, tal como está previsto para a Era de Aquário”.
A tarefa é extremamente difícil, tendo em vista a resistência acadêmica, o materialismo e os interesses em jogo. Entretanto, cabe a cada um de nós realizar aos poucos esta sublime aspiração.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de novembro/1976-Fraternidade Rosacruz-SP)
O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as atividades públicas de um Centro, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos estudados durante o mês anterior:
1. Para acessá-lo (formatado e com as figuras) com as seguintes atividades que desenvolvemos no mês, com as seguintes sessões:
CLIQUE AQUI: ECOS Nº 75 – Agosto de 2022
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras):
A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Filosofia Cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes da Filosofia Rosacruz, o Centro Rosacruz em Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: Ecos.
De acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção do avanço da pandemia de corona vírus (Covid 19), as atividades presenciais continuam suspensas em nossa sede em Campinas-SP por tempo indeterminado. Nossas reuniões semanais estão ocorrendo virtualmente.
https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/
https://business.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/
https://www.instagram.com/frc_max_heindel/ e
https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas
SETEMBRO – Sol transitando pelo Signo de Virgem (agosto-setembro)
Libra é o lar dos Senhores da Individualidade. A Hierarquia de Libra, os Senhores da Individualidade, estão divinamente qualificados para ajudar o Discípulo em sua dedicação pela trilha que consiste em estabelecer contato com o Deus vivo interno. As provas do Discípulo nesse ponto são dirigidas ao desenvolvimento da sua faculdade de discernimento, uma das posses mais importantes na Trilha do Discipulado.
Com o Sol entrando em Libra e as forças de outubro impregnando a Terra, chega o festival do Equinócio de Setembro. A constelação na qual o Sol cruza o equador celestial em setembro é Libra, o Signo da balança no simbolismo astrológico, e associada aos ideais de justiça e equilíbrio. Quando o Sol entra em Libra, no Equinócio de Setembro, o sublime Cristo alcança a superfície exterior da Terra.
Lembremos sempre que quando o Sol entra em Libra, a força dourada do Cristo passa pelos reinos terrestres enquanto esse sublime Ser inicia, novamente, o Seu sacrifício anual em um evento denominado: A Crucifixão Cósmica.
De quantas partes compõem o nosso Sistema Digestório ou Digestivo?
Órgãos do trato gastrointestinal
Sobre os vegetais que crescem abaixo da Terra, qual é o único legume que é exceção, ou seja: apesar de crescer abaixo da terra possui mais força solar e muito Éter Planetário e por quê?
Primeiro devemos saber que os melhores alimentos que temos hoje são aqueles que crescem e se desenvolvem sobre a luz solar, pois eles contêm mais força solar, são mais puros e com partículas que estão envolvidas por muito Éter Planetário. Os vegetais que crescem debaixo da Terra são plenos de força terrestre e carentes de força solar. Temos somente um alimento, exceção à essa regra, que é a batata, porque em seus primórdios crescia na superfície da terra, e só em tempos relativamente recentes, começou a crescer debaixo do solo.
Por que quem é vegetariano tem que se preocupar com a B12?
Porque ela está, de uma forma mais fácil de absorção pelo nosso Corpo, presente em peixes de águas frias (salmão, atum, truta, etc.), carnes bovinas e suínas (com destaques para o fígado de boi), em ostras. Podemos obtê-la na alga nori (maior absorção no nosso Corpo), em ovos, queijos tipo camembert e emmental e leite.
A compreensão e a compaixão de que são seres que estão evoluindo próximos a nós como irmãos menores.
Banana – A banana é rica em fibras, potássio e vitaminas.
Das 3 Regiões inferiores: das Paixões e desejos inferiores; da impressionabilidade, e dos Desejos.
O germe do Corpo Denso foi dado pelos Senhores da Chama durante a primeira Revolução do Período de Saturno.
A carência de fósforo é causada principalmente por ingestão deficiente. Os sintomas incluem anorexia, anemia, fraqueza muscular, dor nos ossos, raquitismo (nas crianças) e osteomalácia (nos adultos), aumento da suscetibilidade a infecções, dormência e formigueiro nas extremidades e dificuldade na locomoção. Em situações extremas a carência deste mineral pode mesmo conduzir à morte.
É principalmente, um crescente depósito de:
Portanto essa maior densidade, dureza e rigidez, são causadas pela quantidade de matérias terrosas, calcárias, depositadas no organismo.
Os ossos da criança são compostos de três partes de gelatina para uma parte de matéria terrosa, enquanto no idoso a proporção é inversa.
O sangue tem substâncias terrosas e, ao nutrir o corpo, leva com ele essas substâncias que vão solidificando o Corpo Denso.
Fósforo – onde encontrar?


Vem do latim ablutio, que quer dizer “lavagem”: é um ritual presente em muitas Religiões, como no cristianismo, judaísmo, islamismo e hinduísmo.
A ablução é um rito de purificação, que consiste na lavagem do corpo ou parte dele.
Geralmente ocorrem antes de uma oração ou rito religioso
Para promoverem a saúde e purificarem o Corpo Denso.
O banho geral é de grande valor como meio de conservar a saúde do corpo. Deve utilizado frequentemente pelo Aspirante à vida superior.
A transpiração, sensível ou insensível, expulsa muito mais substâncias terrosas do que qualquer outra função.
Também para promoverem a saúde e purificarem o Corpo Denso.
Proporcionar ao estômago um bem necessário à um merecido descanso.
Permitir ao Corpo eliminar as substâncias gastas.
Se não são frequentes ou demasiadamente prolongados, levam à saúde.
É que o Corpo Vital do homem é feminino ou negativo, enquanto que o da mulher é masculino ou positivo.
Não, porque as Ondas de Vida, estão em estágios diferentes, e por essa razão, os vegetais se oferecem em serviço as Ondas de vida mais evoluídas.
No alimento animal (oriundo dos seres da Onda de Vida Animal) as células já se tornaram mais individualizadas, e o animal já tem um Corpo de Desejos, que lhe proporciona uma natureza passional, além de ter uma consciência semelhante ao estado de um sono com sonhos;
Já os vegetais, ainda não possuem Corpo de Desejos e vivem num estado de consciência de “sono sem sonhos. Suas células ainda possuem pouca individualidade própria.
Não. Os minerais não têm Corpo Vital separado como o ser humano não está constituído de forma a poder viver de um tipo de substância “somente densa”.
Nós dissemos: “Quando uma pura substância mineral, como o sal, é ingerida, ela passa através do corpo, deixando muito pouco atrás de si;
Mas, o pouco que deixa, é de natureza prejudicial” – porque tende a endurecer e cristalizar;
Alimentando-se de vegetais, o homem assimila – em segunda-mão, como forma de expressão — os minerais que ele necessita.
A Lei da Assimilação declara que: nenhuma partícula do alimento pode vir a formar parte do corpo, a menos que suas forças tenham sido absorvidas pelo Espírito interno porque ele deve ser o regente absoluto e incontestável do corpo, dominando a vida das células, como um perfeito autocrata, pois, do contrário, cada uma delas seria independente, como ocorre quando o Ego abandona o corpo por ocasião da morte.
O Sistema Digestório tem a função de realizar a digestão, ou seja, fracionar os alimentos e transformar as macromoléculas em micromoléculas
No atual momento do nosso processo evolutivo, a Terra vem passando por uma ação regeneradora, que vem purificando os veículos do Planeta. Consequentemente, a humanidade tem a oportunidade de prover seus veículos de material cada vez mais refinado. Futuramente viveremos em outras condições ambientais.
O globo terrestre, apesar da imperfeição de seus habitantes, está se eterizando. E os Egos, à medida que renascem, têm o privilégio de construir corpos cada vez mais sutis. Isso implica na necessidade de transformações e novas adaptações. Nossa dieta insere-se nesse contexto.
Ela deve ser mais pura, mais saudável, composta, preferencialmente, de alimentos superabundantes de Éter. Ganham especial destaque, nesse quadro, as frutas e hortaliças frescas.
As duas razões são importantes, mas a segunda é fundamental e mais relevante.
Não, porque, quando a fruta está madura, já realizou o seu propósito: agir como matriz da semente.
Se não é aproveitada, apodrece e perde-se.
Além de ser destinada a servir de alimento ao animal e ao ser humano, ao cair no solo fértil proporciona à semente oportunidade de germinar.
Idem para todos os outros vegetais.
Não, porque o ovo não possui um Átomo-semente de um Ego e nem a matriz do Corpo Vital, portanto, são ainda desprovidos de vida.
Somente na incubação, é que a vida do Espírito-Grupo nele penetra para produzir um Corpo Denso.
Se esmagamos ou cozinhamos o ovo ou a semente, ou se não lhes proporcionamos as condições necessárias para a vida, a oportunidade se perde. Isto é tudo.
Não. Temos ainda que lembrar:
A Fraternidade Rosacruz não obriga o Estudante a nenhuma ação, respeitamos o livre arbítrio de cada um.
Até porque, a carne deve ser abandonada aos poucos.
O esperado é que a medida que o Estudante vá progredindo em seus estudos, ele mesmo possa tomar suas decisões e fazer suas escolhas, segundo os ditames de seu coração.
Cabeça e Coração
Muitas pessoas dizem que a “Cabeça” tem maior importância que o “Coração” (ou seja, o intelecto mais importante que a devoção). Outros dizem ser o “Coração” ser da maior importância.
A Fraternidade Rosacruz nos esclarece que a importância está no EQUILÍBRIO entre ambos.
Tanto um como o outro agindo isoladamente nem sempre produz bons resultados. Ambos devem funcionar em estreita e íntima colaboração.
Na Escola Fraternidade Rosacruz se aprende que não se deve pender somente para um dos lados, que não se deve desenvolver unilateralmente.
Equilibrando as funções e a pessoa tendo discernimento, com certeza, andará a passos largos e não perderá tempo debatendo qual tem maior importância.
Se as funções intelectuais e devocionais (caminho ocultista e caminho místico) estiverem equilibradas, portanto, harmonizadas, quando o “Coração” sente, a “Razão” sanciona, e quando a “Cabeça” pensa, o “Coração” faz com que a “Razão” sinta o problema, evitando deste modo, que ela se torne tirânica. “Razão” e “Devoção”, portanto, em perfeita consonância, no campo da ação.
Os Irmãos Leigos, os Adeptos e os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, por exemplo, são seres que já conquistaram esse tão importante equilíbrio.
Também os quatro Evangelistas, autores dos quatro Evangelhos na Bíblia, demonstraram um perfeito equilíbrio entre “Cabeça” e “Coração”.
Também, quando estudamos as Cartas ou Epístolas de São Paulo, na Bíblia, vemos que o conteúdo delas é todo um equilíbrio entre “Cabeça” e “Coração”.
O mesmo resultado podemos ver quando estudamos – não somente lemos! – o livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”, uma grande obra, onde não se pode dizer que foi feita com mais “Cabeça” do que “Coração”, nem mais “Coração” do que “Cabeça”.
Procuremos então esse equilíbrio para agirmos intensamente e conseguirmos grandes realizações espirituais enquanto trilhamos o Caminho de Preparação e da Iniciação Rosacruz!!
A Espiritualização dos nossos lares
É possível espiritualizar nossos lares, abençoando-os.
Podemos e devemos formar uma atmosfera espiritual em nossos lares, devotando uns poucos momentos, todos os dias, a uma prece sincera de ação e graças e de consagração.
Assim fazendo, formaremos uma vibração tal que atrairemos bons hóspedes, além de termos harmonia dentro de nossos lares. Tornaremos ali um lugar de conforto, inspiração, força e paz, onde todos se sintam bem. Formaremos uma linda egrégora em torno desse lar, e com certeza não daremos brecha para “espíritos sem luz, brincalhões ou obsessores”, tanto Elementais como irmãos ou irmãs desencarnados apegados à Terra, se achegarem, se adentrarem e assim nos perturbarem.
Crianças que crescem em lares de harmonia, com orações, sem brigas, sem xingamentos, rodeadas de amor e com exemplos de hábitos cotidianos saudáveis são enormemente fortificadas para as experiências da vida, pois essas vibrações constroem seus Corpos Vitais, uma fortaleza espiritual.
Os Estudantes Rosacruzes, conhecedores e treinados – pela prática de Exercícios Esotéricos – sobre o poder do pensamento, têm o grande privilégio e a responsabilidade de empregarem seus dons mentais e emocionais, para impregnarem seus lares, locais de trabalho e qualquer lugar que adentrarem, com vibrações elevadas, sempre se ligando à luz.
Qualquer lugar que nos hospedarmos, façamos uma oração e procuremos impregnar tais lugares com bons pensamentos e emanações amorosas.
Qualquer pessoa sensitiva percebe o bom ambiente ao entrar, da mesma forma que pessoas incrédulas, materialistas ou que não estão bem espiritualmente (ou seja, relaxamos em cuidarmos – “gastarmos tempo” nessa importantíssima dimensão da nossa vida aqui) não se sentem bem em tais ambientes, se sentem incomodadas, algumas chegam a ficar irritadas e logo querem sair desse local!
A Fraternidade Rosacruz tem à nossa disposição a seguinte oração Cristã:
Oração do Lar:
“Senhor, cuida do nosso lar – que não se apague o fogo; vela pela integridade de nossa família; estreita os laços de nosso mútuo afeto – que nada o consiga violar.
Dá-nos hoje o pão de cada dia; provê as nossas precisões e conserva-nos na alegria.
Guarda a incolumidade corporal e espiritual de nossos filhos e das nossas filhas, físicos e espirituais.
Fica, Senhor, conosco, já que nos reunimos em Teu nome. Entre nossos retratos sorridentes, o que de Ti guardamos é de quem padeceu crucificado para que não fosse vã nossa alegria; nos revela, pois, Tua presença no sorriso dos nossos filhos e das nossas filhas, em nossas expansões de afeto e, mais ainda, nas renúncias que nos inspiras para a felicidade em nosso lar. Amém”.
Lembremo-nos se somos incrédulos, materialistas ou não estivermos bem espiritualmente, a oração em si não gerará nenhum efeito e será apenas um monte de palavras ditas sem efeito! Assim, se for o caso, primeiro nos emendemos e depois comecemos à prática dela.
Que seja a oração que for, de sua preferência, crie o hábito de fazê-la. Façamos todos os dias essa, importante, maneira Cristã de agir!
Transfiguração
Foi a partir da Transfiguração que o trabalho de Cristo Jesus e toda a Sua vida na Terra realmente começaram.
Tendo experimentado as provas da tentação, que para Ele não foi meramente pessoais, mas experiências cósmicas, o Corpo Denso pelo qual Ele apareceu como um homem entre os homens foi completamente transmutado em Espírito.
Este corpo não foi Seu próprio corpo, mas um corpo dado para Ele utilizar por Jesus, o mais puro e mais perfeito corpo humano (Corpo Denso) já produzido pela Onda de Vida humana.
Séculos se passaram em sua preparação, por meio de hereditariedade controlada e cuidadosa, entre as mais belas e mais fortes famílias que viveram naquelas épocas, famílias de príncipes da Casa de Davi, de quem o herdeiro do trono foi sempre chamado de Messias.
Na repentina revelação Crística, pela Glória arcangélica que estava, então, dentro dos Corpos Denso e Vital se Jesus, os Discípulos souberam que estavam na presença de um Poder Cósmico.
Os três Discípulos, São Pedro, São Tiago e São João, viram diretamente a Glória juntos a eles, ajoelharam-se e foram envolvidos por ela, imediatamente.
Foi o Cristo Cósmico, localizado no meio da Glória Solar, que ensinou a Seus Discípulos os mistérios mais profundos da nova fé na nova Era, a Era de Peixes, que eles iriam, então, transmitir ao grupo de discípulos mais próximos do futuro.
De todos os Quatro Evangelhos, o Evangelho Segundo São Mateus fornece a mais detalhada noção deste sublime evento.
Para se entender o que é ali revelado, nós devemos compreender que Cristo vem de um lugar que nós chamamos de o Mundo do Espírito de Vida, que é outro nome dado para o Reino da Consciência Universal ou Consciência Crística. Este mundo é o Seu lar.
(*) Pintura: The Transfiguration by Raphael Sanzio (1483-1520) 1518-20
No monte da Transfiguração, Ele apareceu para seus três mais avançados Discípulos, trajando uma vestimenta de gloriosa luz que pertence àquele alto plano celeste; os três estavam ali com Ele, em consciência, embora para a visão física eles estavam dormindo, eles todos estavam em pé sobre o plano terrestre, no que diz respeito ao corpo.
São João, mais tarde, descreve este brilho transcendente da seguinte maneira: “Nós contemplamos a Sua Glória, a Glória como a do Unigênito do Pai”.
Neste Mundo universal, as figuras cósmicas são encontradas como pertencentes ao nosso Esquema de Evolução, um completo e imperecível registro de tudo o que foi experimentado pelo ser humano e os estelares que pertencem a esse Esquema de Evolução, desde o alvorecer da criação; pois este é o mais elevado dos mundos que possui o Livro da Memória de Deus e no qual os Anjos podem ler. Os Discípulos foram levados, conscientemente, a este plano superior. Sobre o Monte da Glória, a benção ouvida no Batismo, no início dos três anos de ministério, é ouvida novamente: “Este é meu Filho amado, em quem Me comprazo”; mas esta benção marca uma nova e mais elevada fase do Trabalho do Cristo!
É de suma importância que todo Aspirante à vida superior, o Estudante Rosacruz, que se emprega em trabalhos mentais e espirituais, dê ao cérebro uma importante substância para o seu cérebro, o FÓSFORO.
O cérebro é o órgão coordenador que domina os movimentos do Corpo.
O cérebro é constituído pelas mesmas substâncias que as demais partes do Corpo, mas, além delas, o fósforo é um elemento essencial para o cérebro.
O fósforo é o alimento particular mediante o qual podemos expressar pensamentos aqui no Mundo Físico e influenciar o Corpo Denso.
Níveis adequados de fósforo garantem uma função cerebral adequada e crescimento cognitivo e desenvolvimento.
Estudos têm relacionado uma deficiência de fósforo para um aumento do risco de mau funcionamento cognitivo, e o aparecimento precoce de doenças neurológicas, tais como a doença de Alzheimer e a demência.
Podemos mantê-lo na nossa dieta alimentar diária, através dos seguintes alimentos:
– Ovos, leite e todos os seus derivados (coalhadas, iogurtes, queijos), tofu, soja, aveia, ervilhas, lentilhas, chocolates (acima de 70% e amargo), castanhas, amendoins, grão de bico, sementes de girassol e de abóbora, nozes, avelãs, cevada, favas, linhaça, feijões (todos os tipos), beterrabas, especialmente as folhas, cenouras, especialmente as folhas, pastinaga, especialmente as folhas, ananás e no caldo de cana (garapa), e outros que você pode encontrar pesquisando na internet.
Vejamos então os que mais se adequam aos nossos gostos e façamos uso desses maravilhosos alimentos!
Progressão
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que não existe a inércia e inutilidade na natureza. O órgão que não se usa, atrofia.
Os desafios da vida são naturais e necessários para o desenvolvimento, e proporcional a cada indivíduo.
Aquele que se adapta e age construtivamente, progride; o que para, retrocede.
Aí está o verdadeiro conceito de mocidade e velhice: no sentido interno, aquele que desanima e para, morre para a vida, cuja finalidade é o desenvolvimento das faculdades internas, que herdamos do nosso Criador.
O Cristão consciente é honesto, sempre dá o melhor que pode em seu trabalho, no seu lar, na sociedade, porque sabe que, ao retardar seu dever, ao negligenciar as suas tarefas, negligencia a si mesmo, e receberá dos outros exatamente na medida do que dá.
Isto se aplica aos indivíduos, às empresas, aos agrupamentos sociais, etc.
Quanto mais produzem, construtiva e legitimamente, crescem muito mais, em todos os sentidos.
Faz-se necessário vencermos as tentações dos maus exemplos e das insinuações aparentemente justas.
Um erro nunca justifica o outro.
Cumpramos cada um nosso dever. Não esperemos pelo outro.
Façamos tudo cada vez melhor!
Afinal: “Toda árvore que não dá bom fruto, é cortada e lançada ao fogo”.
Pergunta: Quando morremos, vamos imediatamente para os Planos Espirituais ou permanecemos na Terra até aceitar a morte e, então, ir para o Mundo do Desejo? O que são os famosos fantasmas? Não são pessoas que se recusaram a ir para o Reino Espiritual?
Resposta: Depende exclusivamente de você. Normalmente o que ocorre: se se morre apegado a alguma coisa aqui (carro, pessoas, riquezas, posição social, ou quaisquer outros bens materiais) é difícil querer entrar no Purgatório (mesmo nem sabendo o que isso significa) e fica-se o que chamamos de “apegado à Terra” (No livro o Conceito Rosacruz do Cosmos temos vários exemplos) – sim, podemos chamá-los de fantasmas e, sim, se recusam a prosseguir o caminho natural e tentam o máximo possível ficar “por aqui”. Agora, caso contrário (o que muitas vezes ocorre com quem está sofrendo com dores físicas atrozes aqui) a pessoa sente um alívio tão grande de se “livrar” desse Corpo Denso, no caso já decrépito, que parte direto para o Purgatório (mesmo nem sabendo o que isso significa)!
Pergunta: No Purgatório, além do mal que fizemos a outros, também expurgamos o mal que fizemos a nós próprios?
Resposta: Sem dúvida alguma, mesmo porque quando fazemos “o mal a nós próprios” também fazemos aos outros, já que somos responsáveis pela evolução espiritual de todos que estão a nossa volta, saibamos ou não.
Pergunta: Gostava de perceber se, também expurgamos o seguinte: os pensamentos negativos que produzimos sobre nós próprios e os sentimentos negativos que podemos alimentar em relação a nós mesmos?
Resposta: Sem dúvida alguma, já que o Éter de onde foi gravado quando do fato ocorrido, leva com ele todas as impressões, sejam elas de pensamentos, desejos, emoções, sentimentos, palavras, atos, obras e ações. Nada escapa a essa perfeita e completa gravação. Tanto é que quando vamos à Memória da Natureza e revivemos um fato, ele nos é sentido em toda as suas dimensões: pensamentos, desejos, emoções, sentimentos, palavras, atos, obras e ações.
Pergunta: Expurgamos também o fato de nos termos desviado, por meio da dispersão e distração por exemplo, daquilo que, no Terceiro Céu, escolhemos vir fazer a este plano (neste caso não me estou a referir àquilo a que não temos mesmo hipótese de fugir, o chamado “Destino Maduro” se não estou em erro)?
Resposta: Como o Panorama da Vida que escolhemos no Terceiro Céu só está gravado os fatos principais (especialmente àqueles em que temos que aprender a lição pela dor e sofrimento, que conhecemos como Destino Maduro), então somente esses, se desviamos, procrastinamos ou nos dispersamos que será purgado. Os demais fatos não estão no Panorama da Vida, cabendo a nós escolhermos que caminho queremos tomar para aprender tais lições. Agora…se não a aprendemos, também será purgado, como lição não aprendida, o ensino não será suspenso.
Pergunta: Os acontecimentos do sonho estão apenas na minha Mente, de modo que todos os personagens, paisagens e detalhes do sonho sejam um efeito da minha criatividade mental e, portanto, eu mesmo, ou são eventos que ocorrem objetivamente em algum lugar além do mundo material?
Resposta: Todos eles estão na porção do material do Mundo do Pensamento que você especializa para você e que você utiliza a Mente como veículo para nele funcionar. Como é em cima, é embaixo ou macrocosmo e microcosmo, é o seu “Mundo do Pensamento individual”. Quando você precisa, você busca mais material no Mundo do Pensamento “externo” ao seu. Como tudo está interpenetrado e no Mundo do Pensamento não existe lugar, tempo, espaço, temperatura, distância, tudo está “aqui e agora”, dentro de você.
Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.
Nessas datas, as 18h30, os Estudantes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o serviço de cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura
Datas de Cura:
Setembro: 05, 12, 19, 26
“Só ele cura os de coração quebrantado
e cuida das suas feridas.” Salmos 147:3.