Um correspondente escreve: “Em Tannhouser II[1] você diz que a doença acompanha o crescimento da alma em maior ou menor grau. Também vejo na Conferência nº 11, Visão e Compreensão Espiritual[2], que você diz que a doença é uma manifestação de ignorância. Na proporção em que o Cristo é formado em nós, alcançamos a saúde. Essas duas passagens não me parecem conciliáveis”.
Resposta: elas são, no entanto, muito conciliáveis. Até que a vida de Cristo nos ilumine interiormente, não compreendemos nem seguimos as leis da natureza e consequentemente contraímos doenças por nossa violação ignorante dessas leis. Como diz Emerson: “um homem doente é um canalha prestes a ser descoberto”; ele violou as leis da natureza. Por isso que é necessário que o evangelho de Cristo seja pregado e que cada um de nós aprenda a amar o nosso Deus com todo o coração e toda a alma, e ao nosso irmão como a nós mesmos, pois todos os nossos problemas no mundo, reconheçamos isso ou não, vem do nosso óbvio egoísmo.
Se a função alimentar está perturbada, qual o motivo? Não é porque sobrecarregamos o nosso sistema por causa do egoísmo? Ou, se tivermos um colapso nervoso, não será, por exemplo, porque ficamos irritados e esgotamos a nossa força nervosa ao tentar conseguir que alguém servisse aos nossos fins egoístas e ficamos ressentidos por não termos conseguido? Em todos os casos, o egoísmo é a causa principal da maioria das doenças, tristezas e dores; o egoísmo é o pecado supremo da ignorância.
Anexamos, como sempre, algumas cartas daqueles que foram beneficiados no último mês. H. C. O. escreve: “Mais uma semana se passou e posso dizer que eu me sinto muito bem. Ainda tenho manchas nos olhos, mas elas não aparecem constantemente como antes. Os Auxiliares Invisíveis têm feito maravilhas até agora, ao me ajudar a recuperar a saúde; com a ajuda de Deus e deles eu espero um dia alcançar o objetivo de estar inteiramente bem”.
Esta carta, de um paciente na Inglaterra, é autoexplicativa. “Posso dizer que estou livre do controle espiritual ou condição hipnótica; também prometi a mim mesmo não permitir que isso me domine novamente. Tenho evitado constantemente associar-me com meus supostos amigos desde o ocorrido. Obrigado. Seguirei seu conselho e desistirei de me preocupar com esse e outros erros que cometi. Tentarei novamente superar o passado.”
(Publicado no Echoes from Mount Ecclesia de outubro de 1914 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)
[1] N.T.: do Livro Mistérios das Grandes Óperas – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz
[2] N.T.: Texto da Conferência nº 11 do Livro Cristianismo Rosacruz – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz:
CONFERÊNCIA Nº 11 – VISÃO E PERCEPÇÃO ESPIRITUAL
Quando nós falamos de visão espiritual, não estamos falando simbolicamente, ou de uma maneira vaga, como um sentimento de êxtase ou algo semelhante, mas de uma faculdade definida tão real como a visão física, e tão necessária à percepção dos mundos espirituais e à verdadeira habilidade para compreender as qualidades internas das condições suprafísicas, como a visão física é indispensável para uma ampla cobertura de todos os pontos importantes das coisas materiais.
A visão espiritual de que falamos não é para ser confundida com a Clarividência desenvolvida em alguns nos meios espiritualistas. Essa última depende de um estado negativo da Mente onde os Mundos internos são refletidos na consciência do receptor, da mesma forma que uma paisagem é refletida em um espelho. Tal método produz uma visão, mas não há a ampla cobertura indispensável e necessária de todos os pontos importantes do que está sendo visto no Clarividente involuntário, do mesmo modo que não há no espelho. Ele está em uma posição similar àquela de um homem preso a um cavalo sem rédeas nem freios, podendo assim ser levado de um lado para outro, dependendo da vontade do cavalo. Tal faculdade é uma maldição. O clarividente devidamente desenvolvido não está preso: pode ver ou deixar de ver à vontade; maneja as rédeas do seu cavalo; é dono de sua faculdade, enquanto o outro é tão somente escravo dela.
Certas fases negativas de Clarividência são também desenvolvidas através de drogas, bola de cristal, etc. Em todos esses casos, a faculdade torna-se perigosa e prejudicial, uma vez que não se acha sob o controle do espírito. As drogas têm efeito terrivelmente destruidor sobre os diferentes veículos do ser humano. Porém, o mais perigoso de todos os métodos de desenvolvimento é a prática de exercícios respiratórios aplicada de modo indiscriminado. Muitos indivíduos acham-se hoje em manicômios ou até morreram tuberculosos por haverem praticado tais exercícios em aulas de desenvolvimento dirigidas por pessoas tão ignorantes quanto eles mesmos. Exercícios respiratórios, quando necessários, jamais devem ser feitos em conjunto, uma vez que cada discípulo tem constituição diferente dos demais. Assim, cada um requer exercícios individuais, particulares, bem como diferentes exercícios mentais para acompanhar aqueles.
Somente através de instruções individuais dadas por um instrutor competente, pode-se desenvolver com segurança a visão e a compreensão espirituais. Estas advertências referem-se exclusivamente aos exercícios respiratórios como método de desenvolvimento oculto, e nunca aos exercícios físicos que são excelentes quando praticados com moderação.
Surge daí a pergunta: Como achar um instrutor autêntico e como distingui-lo de um impostor? É uma pergunta muito importante, porque quando o aspirante encontra tal mestre, pode considerar-se em perfeita segurança e protegido contra a grande maioria dos perigos que cercam aqueles que, por ignorância ou egoísmo, traçam seus próprios rumos e buscam poderes espirituais, mas sem qualquer esforço para desenvolver fibra moral.
É uma verdade axiomática que os seres humanos são conhecidos “por seus frutos” e, como o mestre esotérico exige de seu pupilo desinteresse nas motivações, infere-se justamente que o instrutor deve possuir esse atributo em grau ainda maior. Portanto, se alguém se arvora em ser instrutor e oferece seus conhecimentos em troca de dinheiro, a tanto por aula, mostra assim que está abaixo do padrão que exige de seus discípulos. Alegar que precisa de dinheiro para viver, ou apresentar outros motivos semelhantes para cobrar pelo ensino, tudo não passa de sofismas. As leis cósmicas cuidam de todo aquele que trabalha com elas. Qualquer ensino oferecido em bases comerciais não é ensino superior, porque este jamais é vendido ou envolve considerações materiais, pois, em todos os casos, chega ao recebedor como um direito em função do mérito. Assim, mesmo que o verdadeiro instrutor tentasse negar o ensino a determinada pessoa que o merecesse, pela Lei de Consequência, seria um dia compelido a ministrar-lhe o mesmo.
No entanto, tal atitude seria inconcebível porque os Irmãos Maiores sentem uma grande e indizível alegria toda vez que alguém começa a palmilhar a senda da vida eterna. Por outro lado, embora ansiosos por tal, eles a ninguém podem revelar seus segredos antes que cada um tenha dado provas de sua constância e altruísmo, pois só assim poderá alguém ser um firme guardião dos imensos poderes resultantes, que tanto podem servir ao bem como podem ser usados para o mal. Se permitimos que nossas paixões se imponham descontroladamente, e se a avareza ou a vaidade são as molas de nossas ações, apenas sustamos o progresso de nosso semelhante ao invés de ajudá-lo. E, até que aprendamos a usar apropriadamente os poderes que possuímos, não estaremos em condições de realizar o trabalho ainda maior exigido daqueles que têm sido ajudados pelos Irmãos Maiores a desenvolverem sua visão espiritual latente, e a conseguirem compreensão espiritual, que é o que torna valiosa aquela faculdade como fator de evolução.
Portanto, a “Senda da Preparação” antecede o “Caminho da Iniciação”. A perseverança, a devoção, a observação e o discernimento são os meios de alcançá-lo, porque tais qualidades sensibilizam o Corpo Vital. Através da perseverança e da devoção, os Éteres Químico e de Vida capacitam-se a cuidar das funções vitais do Corpo Denso durante o sono. E uma separação entre estes dois Éteres e os dois superiores – Éter de luz e Éter refletor – acontece. Quando os dois últimos se espiritualizam suficientemente mediante a observação e o discernimento, uma simples fórmula dada pelo Irmão Maior capacita o Discípulo a separá-los e a levá-los consigo, à vontade, juntamente com seus veículos superiores. Deste modo, ele fica equipado com um veículo de percepção sensorial e memória. Qualquer conhecimento que possua no mundo material pode, então, ser utilizado nos Reinos espirituais, como também pode trazer ao cérebro físico recordações das experiências por que passou enquanto esteve fora de seu Corpo Denso. Isto nos é necessário para funcionarmos separados do Corpo Denso, plenamente conscientes tanto do Mundo Físico quanto do Mundo do Desejo, pois o Corpo de Desejos ainda não está organizado e, se o Corpo Vital não transferisse suas impressões no momento da morte, não poderíamos ter consciência no Mundo do Desejo durante a existência post-mortem.
Os exercícios respiratórios indiscriminados não produzem a divisão acima descrita, mas apenas tendem a separar o Corpo Vital do Corpo Denso. Por isso, as ligações entre os centros etéricos dos sentidos e as células cerebrais rompem-se ou deformam-se em certos casos, resultando ao final em vários tipos de insanidade mental, como a loucura. Em outros casos, o rompimento ocorre entre o Éter de Vida e o Éter Químico e, como o primeiro responde pela assimilação orgânica dos alimentos e é a avenida particular para a especialização da energia solar, essa ruptura resulta em tuberculose. Somente através de exercícios apropriados pode-se efetuar a separação correta. Quando a pureza de vida permite que a força sexual, que é criadora, gerada no Éter de Vida eleve-se até o coração, essa força encarrega-se de manter a quantidade de circulação necessária ao estado de sono. Deste modo, as funções físicas e o desenvolvimento espiritual correm paralelamente ao longo de linhas harmoniosas.
Temos, pois, aí a razão para o voto de celibato feito por aqueles que se dedicam inteiramente à vida superior. Não é necessário que o principiante se torne um asceta. A castidade absoluta por enquanto é só para poucos, especificamente, para aqueles que já alcançaram as Iniciações Maiores. Atualmente, o ato sexual é o método normal de procriação. Não existe outro meio de prover-se Corpos Denso aos Egos que precisam renascer – pois a fila é enorme! –, e é dever de todo aquele que é mental, moral e fisicamente sadio proporcionar veículo e ambiente apropriado a Espíritos, irmãos e irmãs, que desejam e precisam renascer aqui, isto de acordo com seus meios e oportunidades. Deveríamos encarar o ato da procriação como um Sacramento, não um ato para simples gratificação dos sentidos, mas para ser realizado com espírito de oração. A força sexual é exigida para geração apenas umas poucas vezes na vida de qualquer pessoa, de modo que o excedente pode ser legitimamente aproveitável ao autodesenvolvimento, já que ela é criadora.
Discernimento é a faculdade – e um importante Exercício Esotérico, como nos ensinado no livro Conceito Rosacruz do Cosmos – que nos permite distinguir aquilo que é essencial daquilo que não tem importância, separando a realidade da ilusão, e o que é duradouro daquilo que é efêmero. Na vida comum, acostumamo-nos a pensar que somos só corpo. O discernimento ensina-nos que somos Espíritos e que nossos corpos e veículos nada mais são que moradas provisórias, instrumentos para nosso uso. O carpinteiro usa martelo e serra que são importantes instrumentos. Contudo, nunca lhe ocorre que ele próprio seja essas ferramentas. Jamais devemos identificar-nos com o nosso Corpo Denso ou Corpo Vital ou ainda Corpo de Desejos, mas sim aprender, pelo discernimento, a considerá-lo um servidor, valioso tão somente enquanto obedeça a nossas ordens. Quando o considerarmos assim, descobriremos que somos capazes de fazer com facilidade muitas coisas que até então julgávamos impossível realizar. O discernimento gera a Alma Intelectual e imprime em nós o primeiro impulso em direção à vida superior.
A observação – além de ser mais um importante Exercício Esotérico, como nos ensinado no livro Conceito Rosacruz do Cosmos – é o uso dos sentidos como meio de obter-se informações a respeito dos fenômenos que ocorrem ao nosso redor. A observação e a ação geram a Alma Consciente. É de máxima importância para o nosso desenvolvimento que observemos minuciosamente tudo o que se passa em torno de nós; caso contrário, as imagens da nossa Memória Consciente deixam de coincidir com aquelas de nossa Memória Subconsciente ou automática. O ritmo e a harmonia do Corpo Denso são perturbados em proporção à superficialidade de nossa observação durante o dia. Nossas atividades durante o sono restauram parcialmente a harmonia, mas o entrechoque de vibrações dia após dia e ano após ano é uma das causas que, gradualmente, endurecem e destroem nosso organismo até torná-lo impróprio para o uso do Espírito que, então, precisa abandoná-lo e buscar nova oportunidade de desenvolvimento em um corpo novo e melhor. Na mesma proporção em que aprendemos a observar atentamente, ganharemos em saúde e longevidade e precisaremos de menos repouso e sono. Este último é um ponto muito importante, como veremos.
Devoção – além de ser mais um importante Exercício Esotérico, como nos ensinado no livro Conceito Rosacruz do Cosmos – aos elevados ideais restringe os instintos animais, gera e desenvolve a Alma Emocional. O cultivo, pois, dessa faculdade é essencial. Para algumas pessoas, essa é a linha de menor resistência; eis porque são aptos a se converterem em místicos sonhadores. As energias do Corpo de Desejos expressam-se então na forma de entusiasmo e êxtase religioso. Outros há que desenvolvem anormalmente a faculdade de discernimento que os leva ao longo das frias linhas intelectuais da especulação metafísica. Em ambos os casos há desequilíbrio e existe perigo. O sonhador místico pode tornar-se joguete de toda sorte de ilusões por estar dominado pela emoção. Ao intelectual ocultista isso nunca pode acontecer, mas pode terminar na magia negra se perseguir a senda do conhecimento só por desejo de conhecimento e não para poder servir. O único meio seguro é desenvolver simultaneamente a “Cabeça e o Coração”.
O Ocultista desenvolve-se ao longo de linhas intelectuais; procura a verdade pela observação e pelo discernimento, observa e raciocina sobre tudo o que vê. Assim, ele alcança o conhecimento, mas, como diz o apóstolo São Paulo: “O conhecimento ensoberbece, mas o amor edifica.”[2]. Portanto, antes que seu conhecimento possa ser útil ao próprio desenvolvimento espiritual, precisará aprender a senti-lo, pois, de outro modo, não poderá vivê-lo. Quando tiver feito isto, será tanto Ocultista quanto Místico.
O Místico desenvolve especialmente a faculdade de devoção. Ele sente a verdade sem precisar raciocinar. Sabe, mas não tem meios para explicar a razão de sua fé, de modo ajudar os outros. Deve, pois, desenvolver o lado intelectual de sua natureza, a fim de ser o mais útil possível na elevação da humanidade. Assim, o intelecto pode agir como um freio sobre as emoções, e a devoção pode guiar o intelecto com segurança. Se seguirmos unicamente uma das linhas, teremos mais tarde que seguir a outra, caso queiramos ter um desenvolvimento completo e harmonioso. Por isso, é melhor tentar desenvolver agora a faculdade que nos falta, pois assim progrediremos mais rapidamente em direção à meta final e em perfeita segurança.
A clareza e a nitidez de uma fotografia dependem do modo do fotógrafo focalizar as lentes. Uma vez ajustada a objetiva, o foco se conserva. Todavia, se a máquina tivesse vida e vontade próprias, se pudesse modificar sua direção e focalização, as imagens captadas apareceriam sem nitidez. A Mente encontra-se em situação análoga: vagueia sem objetivo como se estivesse literalmente com “dança de São Vito”[2] e resistindo tenazmente a qualquer restrição. Mas ela pode e deve ser subjugada, e a perseverança é o meio de conseguir. Na proporção em que a Mente é aquietada, o Espírito pode refletir-se no Tríplice Corpo, segundo o princípio de que os raios do Sol não se podem refletir num mar encapelado, mas somente em águas tranquilas.
O Corpo Vital é como um espelho, ou melhor, como uma película cinematográfica em movimento: filma o mundo mesmo que esteja em desacordo com a nossa faculdade e observação e com as ideias que brotam do Espírito interno, conforme a clareza e o treinamento mentais. A devoção e o discernimento, ou em outras palavras, a emoção e o intelecto, decidem nossa atitude face a essas imagens, e o equilíbrio entre as ações de ambos conduz a um desenvolvimento perfeito. Alcançado certo grau de aperfeiçoamento, elas realizam inevitavelmente o processo de purificação. O ser humano precisa compreender que, para alcançar a meta, deve pôr de lado tudo o que possa entravar a roda do progresso. O bom mecânico prefere sempre as melhores ferramentas e esmera-se em conservá-las perfeitas, porque sabe quão importantes são para realizar um bom trabalho. Nossos Corpos são as ferramentas de nós, o Espírito, de modo que, na medida em que elas se encontrem obstruídas, estorvam a nossa manifestação. O discernimento aponta-nos o que obstrui. A devoção à vida superior ajuda-nos a eliminar maus hábitos e traços de caráter indesejáveis, suplantando o simples desejo.
A carne animal (mamíferos, aves, peixes, anfíbios, répteis, frutos do mar e afins) obtida à custa da vida e sofrimento de outros seres e, que além de estar impregnada dos desejos e paixões do animal encontra-se já em estado de decomposição, não é um alimento puro. Nenhum sincero Aspirante à vida superior e aos poderes superiores deve escolher este tipo de alimento. Deve estudar, sim, para aprender como atender às necessidades do seu organismo com alimentos puros. Deve também se dar conta da importância de manter seu cérebro lúcido para que sua consciência possa abrir-se completamente à influência espiritual, concluindo-se daí que abandonará o uso do fumo (seja de qualquer espécie e das bebidas alcoólicas que estimulam e entorpecem o cérebro. Moderação é um termo impróprio com relação à bebida alcoólica. O uso do álcool, em qualquer escala, é desastroso ao desenvolvimento espiritual.
Perder a serenidade é prejudicial ao crescimento interno, além de dissipar, em grande escala, utilíssima energia que poderia ser utilizada beneficamente; a raiva envenena o organismo, inutiliza-o e retarda enormemente o progresso espiritual.
Da mesma forma, pensamentos de crítica nos prejudicam, por isso deve o Aspirante à vida superior evitá-los tanto quanto possível. O discernimento ensina-nos, de modo impessoal, o que é bom e o que é mau, mas não imprime em nós nenhum sentimento sobre isso, e isto é um ponto muito importante. O exame de um fato, de uma ideia ou objeto, seguido de uma decisão relativa ao seu valor, é necessário e não deve ser evitado. Porém, os pensamentos não caridosos devem ser evitados, uma vez que geram pensamentos em forma de flecha que, conforme se exteriorizam, atingem e bloqueiam o fluxo de bons pensamentos emanados constantemente dos Irmãos Maiores e atraídos por todos os seres humanos bons.
Dois exercícios específicos são dados ao Aspirante à vida superior que inicia a jornada preparatória. Ambos conduzem ao desenvolvimento da visão e da compreensão espirituais. Um eles levam ao caminho reto e apela mais para o Ocultista, que trabalha mais com o intelecto, mas é de grande valor para o Místico porque desenvolve nele a qualidade que mais lhe falta — a razão. Esse exercício é chamado de Exercício Esotérico matutino de Concentração e produz “poder mental”. O outro produz resultado semelhante de maneira indireta. Agrada mais ao Místico, mas é extremamente necessário ao intelectual Ocultista porque proporciona-lhe o senso da verdade, que está além da razão. Tal exercício é o Exercício Esotérico noturno de Retrospecção, que desenvolve o “poder da devoção”. Ambos são necessários para garantir um desenvolvimento completo e harmonioso.
A filosofia da conquista da visão e compreensão espirituais resume-se em obrigar o Corpo de Desejos a efetuar, dentro do Corpo Denso e em completo estado de vigília, — ou seja, positivo e consciente — o mesmo trabalho que realiza quando se encontra fora durante o sono, ou no estado post-mortem.
Existem certas correntes no Corpo de Desejos de todos. São fortes, bem definidas, e formam sete grandes vórtices nos clarividentes, mas são fracas, descontínuas e destituídas de vórtices no ser humano comum, naquele que não pode “ver”. O desenvolvimento dessas correntes e vórtices conduzem à visão espiritual. Durante o dia, enquanto somos absorvidos pelos nossos interesses materiais, essas correntes fluem muito vagarosamente. Mas, tão logo nos retiramos do Corpo Denso ao dormir, iniciamos o trabalho de restauração, conforme descrito na Conferência IV do Livro Cristianismo Rosacruz, as correntes reativam-se e os vórtices também, fulgurando como se fossem incandescentes, porque então o Corpo de Desejos se encontra no seu elemento de origem, livre do peso embaraçante do Corpo Denso.
O tempo de que o Corpo de Desejos precisa para restaurar o ritmo do Corpo Vital e do Corpo Denso depende do modo que usamos esse último durante o dia. Se o extenuamos nesse período, as desarmonias criadas serão naturalmente maiores, e isso exigirá a maior parte da noite para o Corpo de Desejos poder restaurar a harmonia e o ritmo. Assim, vive o ser humano preso ao seu Corpo Denso, dia e noite. Mas quando ele aprende a controlar a ação, a controlar gastos de energia nas atividades diárias, cessando de malbaratá-las em palavras e atos vãos, quando começa a dominar seus impulsos e a impedir novas desarmonias resultantes de uma observação imperfeita, então o Corpo de Desejos não precisa trabalhar o período inteiro do sono noturno para restaurar o Corpo Denso. Uma parte da noite pode ser empregada para se trabalhar fora. Se os centros sensoriais do Corpo de Desejos estão suficientemente desenvolvidos — como regra geral estão na maioria dos indivíduos inteligentes — o ser humano pode então desatar o cabo e elevar-se ao Mundo do Desejo. Lá ele tem uma visão do que se passa nesse plano, embora geralmente não consiga recordar depois de nada do que viu, até que consiga efetuar a separação entre as partes superior e inferior do Corpo Vital, conforme já explicado.
Vemos, pois, a grande importância da observação correta, da devoção aos elevados ideais, da pureza de alimentação, etc., tudo isso tendendo a harmonizar as vibrações internas com as vibrações externas. Na mesma proporção em que progredimos nessa direção, o tempo empregado na restauração dos veículos é abreviado, sobrando-nos, portanto, uma margem para trabalharmos no Mundo do Desejo.
EXERCÍCIO NOTURNO
O Exercício Esotérico noturno de Retrospecção é o mais eficiente dos métodos existentes para fazer o Aspirante à vida superior avançar na senda da realização espiritual. Seu efeito tem tal alcance que permite ao indivíduo aprender agora não apenas as lições dessa vida, mas também lições que normalmente lhe estariam reservadas para existências futuras.
Após deitar-se à noite, o Aspirante à vida superior relaxa o Corpo Denso e começa a recordar os acontecimentos do dia na ordem inversa, partindo dos da noite, em seguida os da tarde, e depois os da manhã. Deve esforçar-se para “rever” cada cena com a máxima fidelidade e procurar reproduzir ante seus olhos mentais tudo o que aconteceu em cada uma delas, a fim de poder julgar seus atos e certificar-se de que suas palavras transmitiram o sentido desejado ou deram uma impressão falsa, como também se exagerou ou foi omisso ao relatar experiências a outrem. Deve examinar sua atitude moral relativa a cada cena. E quanto aos alimentos, verificar se “comeu para viver” ou “viveu para comer”, para gratificar o paladar. Durante todo o Exercício Esotérico noturno de Retrospecção, o Aspirante à vida superior vai julgando a si mesmo, censurando-se onde couber reprovação e elogiando-se onde couber o louvor.
Os Probacionistas acham, às vezes, difícil permanecer acordados até o fim do Exercício Esotérico noturno de Retrospecção. Em tais casos, é permitido que se sentem na cama, até que lhes seja possível seguir o método comum.
O valor do Exercício Esotérico noturno de Retrospecção é imenso. Vai muito além de nossa imaginação. Em primeiro lugar, realizamos o trabalho de restauração da harmonia conscientemente e em tempo muito mais curto do que o Corpo de Desejos pode fazê-lo durante o sono, sobrando assim uma maior porção da noite para trabalhos fora do corpo. Em segundo lugar, vivemos nosso Purgatório e Primeiro Céu cada noite, incorporando a nós, o Espírito, o senso de retidão como essência das experiências do dia. Escapamos, assim, do Purgatório depois da morte, economizando também o tempo que despenderíamos no Primeiro Céu.
Por último, e não menos importante, tendo dia após dia extraído a essência das experiências que produzem o crescimento anímico, e havendo incorporado essa essência em nós, o Espírito, passamos a vivenciar realmente uma nova atitude mental e a nos desenvolver por linhas que normalmente estariam reservadas a vidas futuras.
Executando fielmente esse Exercício Esotérico noturno de Retrospecção, dia após dia, apagamos de nossa Memória Subconsciente o registro de fatos desagradáveis e eliminamos os nossos pecados, nossas auras começam a reluzir com o ouro espiritual extraído das experiências diárias pela Retrospecção, e aí começamos a atrair a atenção do Irmão Maior.
“Os puros verão a Deus.”[2], disse Cristo, e o Irmão Maior abrirá nossos olhos quando estivermos prontos para entrar no “Templo do Saber” — o Mundo do Desejo — onde obtemos nossas primeiras experiências de vida consciente fora do Corpo Denso.
EXERCÍCIO MATUTINO
O Exercício Esotérico matutino de Concentração, o segundo exercício, é executado pela manhã, tão logo o Aspirante à vida superior desperta. Ele não precisa levantar-se para abrir as janelas ou fazer qualquer coisa desnecessária. Sentindo o Corpo Denso confortável, deve relaxar e começar imediatamente a se concentrar. Esse momento é muito importante porque nós, o Espírito, acabamos de regressar do Mundo do Desejo, podendo termos contato consciente com esse Mundo, bem mais facilmente do que em qualquer outra hora do dia.
Se o Corpo Denso está em desconforto, o Aspirante à vida superior deve se mexer com o objetivo de acomodá-lo melhor antes de iniciar a Concentração, mas muito da eficácia do exercício é perdida em razão de se iniciá-lo com atraso.
Vimos na Conferência IV do Livro Cristianismo Rosacruz que, durante o sono, as correntes do Corpo de Desejos fluem e seus vórtices movem-se e giram com enorme rapidez. Porém, tão logo ele interpenetra o Corpo Denso, suas correntes e vórtices são quase paralisados pela matéria densa e pelas correntes nervosas do Corpo Vital que levam e trazem mensagens ao cérebro. A finalidade deste exercício é levar o Corpo Denso ao mesmo grau de inércia e insensibilidade do estado de sono, embora com o Espírito dentro dele e conservando-se totalmente acordado, alerta, consciente. Deste modo, cria-se uma condição em que os centros sensoriais do Corpo de Desejos podem começar a girar no interior do Corpo Denso.
Concentração é uma palavra enigmática para muitos, por isso tentaremos esclarecer seu significado. O dicionário dá-nos diversas definições, todas aplicáveis à nossa ideia. Uma é “convergir para um centro”, enquanto outra, uma definição química, é “reduzir à extrema pureza e potencialidade pela eliminação de constituintes inúteis”. Aplicada ao nosso problema, uma das definições faz-nos ver que, se convergimos nossos pensamentos para um centro, para um ponto, podemos aumentar sua força, segundo o princípio que estabelece que a força dos raios solares é multiplicada quando focalizada num ponto através de uma lente de aumento. Eliminando-se de nossa Mente todos os demais assuntos, todo o nosso poder mental pode ser completamente aproveitado na consecução de um objetivo ou solução do problema em que nos concentramos. Podemo-nos absorver em nosso assunto a tal ponto que, mesmo um canhão sendo disparado, não o ouviremos. Há pessoas que podem concentrar-se numa leitura de tal maneira que são capazes de esquecer tudo mais. O Aspirante à vida superior deve, igualmente, ser capaz de abstrair-se numa ideia, objeto de concentração, a ponto de fechar por completo sua consciência ao mundo dos sentidos e atentar exclusivamente para os Mundos espirituais.
Quando aprender a fazer isso, ele verá o lado espiritual de um objeto, ou ideia, iluminado por uma luz espiritual e, assim, ele alcançará o conhecimento da natureza interna de coisas nem sequer sonhadas pelo ser humano mundano.
Quando se chega a esse ponto de abstração, os centros sensoriais do Corpo de Desejos começam a girar lentamente no interior do Corpo Denso e a se acomodarem por si mesmos. Com o tempo, esses centros tornam-se cada vez mais definidos e passam gradativamente a exigir menos esforço para pô-los em movimento.
O tema da concentração pode ser um ideal elevado e sublime, mas preferivelmente que seja de uma natureza tal que consiga situar o Aspirante à vida superior acima do tempo e do espaço, afastando-o das sensações ordinárias do Mundo material. Para isto, não há melhor fórmula do que os cinco primeiros versículos do primeiro Capítulo do Evangelho Segundo São João. Tomando-os como base, sentença por sentença, manhã após manhã, com o tempo, o Aspirante à vida superior terá adquirido uma admirável compreensão do princípio do nosso universo e do método da criação — compreensão que está muito longe de ser alcançada em livros.
Depois de algum tempo, quando o Aspirante à vida superior já tenha aprendido a manter sem oscilações, ininterruptamente por uns cinco minutos, a ideia na qual venha se concentrando, pode, um dia, tentar lançar fora repentinamente essa ideia, deixando a Mente “em branco”. Em nada deve pensar então, mas simplesmente esperar que algo venha preencher aquele vazio mental. Com o tempo, as visões e cenas do Mundo do Desejo deverão ocupar essa lacuna. Após ter-se acostumado a essa prática, o Aspirante à vida superior pode desejar que algo se apresente ante seus olhos mentais. A coisa virá e então ele poderá investigá-la à vontade.
Mas o ponto principal é que, seguindo as instruções acima, o Aspirante à vida superior vai purificando a si mesmo. Sua aura começa a brilhar e isso atrairá infalivelmente a atenção do Irmão Maior, que designará alguém para ajudá-lo, quando necessário, a dar o passo seguinte.
Mesmo que passem meses ou anos sem resultados visíveis, estejamos certos de que não nos esforçamos em vão; os Irmãos Maiores veem e apreciam nossos esforços, e vivem eles tão ansiosos por nossa colaboração quanto nós por trabalhar. Os Irmãos Maiores podem ver razões que nos impeçam de empreender o trabalho pela humanidade no momento presente ou mesmo por toda esta vida. Mas, tão logo essas razões desapareçam, poderemos ser admitidos à luz, onde seremos capazes de ver por nós mesmos.
Uma antiga lenda diz que escavações em busca de tesouros devem ser feitas somente na calada da noite e no mais absoluto silêncio; falar uma só palavra antes de os descobrir fará com que desapareçam inevitavelmente. Trata-se de uma parábola mística relativa à busca da iluminação espiritual. Se tagarelarmos ou contarmos a outrem as experiências de nossos momentos de concentração, poderemos perdê-las. Antes de extrairmos delas, pela meditação, pleno conhecimento das leis cósmicas subjacentes, tais experiências podem reduzir-se a nada, uma vez que esta classe de experiências não pode suportar a transmissão oral. A experiência em si, portanto, não conta muito, pois, afinal, não é mais do que uma casca envolvendo e ocultando saboroso fruto. A lei tem valor universal, como vai ficar evidente, porque ela explica os fatos da vida, ensina-nos como tirar vantagem de certas condições e o modo de evitar outras. Em benefício da humanidade, ela pode ser livremente revelada, à vontade de seu descobridor. Então, a experiência que a revelou parecerá, em sua verdadeira luz, apenas uma coisa passageira que dispensa maiores considerações. Por conseguinte, tudo o que aconteça durante o Exercício Esotérico matutino de Concentração deve ser considerado sagrado e guardado no mais absoluto sigilo pelo aspirante.
Finalmente, evitemos considerar os Exercícios Esotéricos Rosacruzes como tarefas desagradáveis. Estimemo-los em seu verdadeiro valor, pois eles são nossos mais altos privilégios. Somente quando assim os considerarmos, poderemos fazer-lhes justiça e colher todo o benefício de sua prática.
*****
Na Fraternidade Rosacruz, os Irmãos Maiores distinguem três classes:
1) Estudantes Preliminares e, depois Estudantes Regulares, aqueles que simplesmente estudam a Filosofia. Pessoas das mais variadas denominações entram em instituições de ensino tais como as Universidades de Harvard ou Yale e ali estudam mitologia, psicologia e Religião comparada sem prejuízo de suas filiações religiosas. Nestas mesmas bases, os candidatos a estudos podem inscrever-se na Fraternidade Rosacruz. Qualquer um pode candidatar-se, se não for hipnotizador ou não esteja profissionalmente comprometido como médium, quiromante ou astrólogo.
2) Probacionistas, que são Estudantes Rosacruzes que aspiram o conhecimento direto a fim de se capacitarem para o serviço. Ao fim de dois anos na condição de Estudante Regular Rosacruz, e caso tenha já se convencido da veracidade dos Ensinamentos Rosacruzes e esteja decidido a cortar toda ligação que eventualmente ainda tenha com qualquer outra entidade esotérica ou ordem religiosa — exceto as igrejas e irmandades Cristãs — o Aspirante à vida superior pode assumir o Compromisso que o fará ser admitido no grau de Probacionista. A estes, a Sede Mundial fornece um formulário mediante o qual o Aspirante à vida superior promete a si mesmo praticar fielmente os dois Exercícios Esotéricos Rosacruzes (noturno de Retrospecção e matutino de Concentração), e registrá-los todos os dias em outro formulário especial que deve ser devolvido mensalmente à Sede. As provas duram no mínimo cinco anos e seu propósito é testar a dedicação e a persistência do Aspirante à vida superior, dando-lhe a oportunidade de purificar-se a si próprio antes de passar aos métodos de treinamento mais diretos pertinentes ao Discipulado. Esse registro diário destina-se também a ajudar o Aspirante à vida superior a fazer os Exercícios Esotéricos Rosacruzes. É próprio da natureza humana tentar fazer o melhor sempre que tenha de mostrá-lo, portanto, sabendo-se observado, o Aspirante à vida superior procura esmerar-se nesses Exercícios Esotéricos Rosacruzes.
Longe estamos de insinuar que as demais escolas de ocultismo não devam ser consideradas. Muitos são os caminhos que levam a Roma, mas lá chegaremos com menos esforço se seguirmos por um só deles ao invés de ziguezaguear de um a outro.
Em primeiro lugar, nosso tempo e energia são limitados e são reduzidos ainda mais pelos deveres sociais e familiares, que não devem ser negligenciados em favor do autodesenvolvimento. Portanto, só com o propósito de economizarmos essa limitada energia — a qual podemos usar de modo mais legítimo — e evitar o desperdício do reduzido tempo à nossa disposição, é que os Irmãos Maiores insistem para renunciarmos a todas as outras ordens.
O mundo é um agregado de oportunidades, mas para aproveitá-las é necessário possuirmos eficiência em certa linha de esforços. O desenvolvimento dos poderes espirituais pode nos capacitar a ajudar ou prejudicar aos nossos irmãos mais fracos. E esses poderes só se justificam quando o objetivo é Servir à Humanidade.
O método de realização Rosacruz difere dos outros sistemas por um pormenor especial: procura desde o princípio emancipar o Discípulo de toda dependência dos outros, tornando-o autoconfiante no mais alto grau, de maneira a poder permanecer só em todas as circunstâncias e enfrentar todas as condições. Somente aquele que for tão bem equilibrado pode ajudar ao débil.
Quando certo número de pessoas se reúne em classe ou círculo objetivando o autodesenvolvimento, mas por meio de métodos negativos, geralmente os resultados são conseguidos em pouco tempo, seguindo o princípio de que é mais fácil deixar-se levar pela corrente, do que lutar contra ela. O médium, contudo, não é senhor dos seus atos, mas escravo do espírito que o domina. Por isso tais reuniões devem ser evitadas pelos Probacionistas.
Mesmo as reuniões em que se mantenha uma atitude mental positiva não são aconselhadas pelos Irmãos Maiores, porque os poderes latentes de todos os membros são amalgamados. Então as visões dos Mundos internos obtidas por quaisquer deles apenas resultam parcialmente da influência das faculdades dos demais. O calor de um carvão no centro de uma fogueira fica aumentado pelo dos carvões que o rodeiam. O Clarividente originado num círculo, mesmo que esse seja positivo, é como uma planta na estufa – demasiado dependente para que se lhe possa confiar os cuidados dos demais.
Portanto, todo Probacionista da Fraternidade Rosacruz efetua seus exercícios sozinho, no isolamento do seu lar. Seguindo esse método, obtêm-se resultados mais lentamente. Porém, quando tais resultados aparecerem, manifestar-se-ão como poderes cultivados por ele mesmo, e poderão ser empregados independentemente dos demais. Além disso, os métodos Rosacruzes constroem o caráter, ao mesmo tempo em que desenvolvem as faculdades espirituais, resguardando assim o Discípulo da tentação de perverter seus poderes divinos em busca de prestígio mundano.
Do que foi dito acima, não se conclua que o candidato deva empregar todo o seu tempo em esforços espirituais. Se não podemos dispor de muito tempo, cinco minutos pela manhã e quinze minutos à noite é quanto basta. De fato, dedicar ao desenvolvimento de faculdades espirituais um tempo que precisaria ser legitimamente usado em responsabilidades materiais é decididamente um erro. Antes de nos entregarmos ao serviço nos mundos espirituais, precisamos cumprir todos os nossos deveres no mundo material. Não se pode esperar fidelidade no trabalho espiritual de quem é infiel aos seus deveres terrenos.
Após a remessa de sessenta relatórios consecutivos, o candidato pode solicitar instruções individuais, as quais, se possível, lhes serão dadas.
3) Discípulos, composta de pessoas que, havendo completado a fase de Probacionista, são consideradas aptas para receberem instruções individuais dos Irmãos Maiores. O ensino é gratuito.
A Filosofia Rosacruz tem conquistado adeptos por toda parte, os quais se mantêm em estreito contato com o movimento e que trabalham para difundir as profundas verdades concernentes à Vida e ao Ser que os estão ajudando.
Uma das forças vivas que é usada na fisioterapia é a luz solar. Todos já vimos um gato ferido ou cachorro buscar algum recanto ensolarado e deitar-se aí, talvez lambendo cuidadosamente o ferimento. O calor do Sol, a massagem suave com a língua e as propriedades curativas dos raios solares contribuem com o processo de cura.
O que o gato e o cão conhecem por instinto, nós, os seres humanos, ignoramos ou, com frequência, negligenciamos. Talvez o leitor desfrute de um período de férias em região ensolarada e, com a ajuda de cremes ou loções, bronzeie intensamente a pele a ponto de causar inveja aos amigos que não puderam aproveitar suas férias. Não obstante, talvez não compreenda por que se sente melhor.
Tão importante é a luz do Sol para a Humanidade como para as plantas. Sem ela, tanto a planta quanto o ser humano teriam aspecto pálido e enfermiço.
Por outro lado, demasiada luz queimaria tanto a planta quanto a pessoa. Nesta era científica e espacial, seria interessante uma apresentação extensa sobre as ondas longas e as unidades Angstrom de medição da luz; assim, aumentaria nosso conhecimento científico sobre isso.
Saber, porém, como fazer atuarem os raios solares para aumentar a vitalidade e a saúde poderá ser mais interessante ainda. Pode o leitor utilizar unicamente as ferramentas de que dispõe; isto é, pode beneficiar-se da luz do Sol, se a tem, ou obtê-la.
Os vidros das janelas impedem que nos atinjam os benéficos raios solares, de modo que, se pretendemos aproveitar as propriedades curativas do Sol, não nos devemos colocar atrás das vidraças; em outras palavras, devemos ir para o pátio ou abrir a janela.
A fumaça, a neblina e as nuvens impedem que os raios solares nos atinjam com toda a sua pujança. No entanto, é inteiramente factível queimar-se severamente nos dias nublados.
A roupa também impede que a luz solar seja absorvida pela pele. Algumas instituições sanitárias têm solários ou pátios para banhos de sol, onde esses podem ser tomados sem roupa, sob prescrição médica.
Nem todos podem ter esse privilégio, mas não devemos desistir facilmente. Observemos ao nosso redor e vejamos o que podemos fazer com aquilo que temos. Talvez achemos um recanto resguardado no jardim ou outro local. É possível que tenhamos a sorte de morar próximo de uma praia. Isso, no entanto, acarreta perigo, porque o reflexo dos raios solares na areia e na água aumenta sua intensidade e maior terá que ser, aí, o cuidado para evitar queimaduras e a excessiva exposição, do que em outro ambiente.
Um dos fatores mais importantes a serem considerados é o da exposição ao Sol. A exposição exagerada acarreta queimaduras e uma queimadura grave possivelmente desanimará a pessoa mais decidida. A luz solar é um medicamento poderoso e deve ser aplicado em doses pequenas e graduadas, mesmo por pessoas fortes e de boa saúde.
Se for possível ter todo o corpo exposto ao Sol, a exposição inicial de uns sete minutos para a face anterior do corpo e outros sete para a posterior será prudente. Deve-se proteger a cabeça com chapéu de palha ou outra coisa que também cubra a nuca. Óculos escuros de boa qualidade protegerão os olhos.
Para a pessoa enfraquecida pela enfermidade, as exposições iniciais devem ser muito mais breves. É costume começarmos com dois ou três minutos para um lado do corpo e outros dois ou três para o outro. Essa exposição pode aumentar um minuto por dia, para cada lado, à medida que o paciente se fortaleça.
A pessoa sadia pode aumentar sua exposição dois e meio minutos para cada lado, por dia, até chegar a tomar uma hora de Sol diariamente. (Muito bem faria aos que pudessem encontrar uma hora por dia para estar ao Sol!).
Lembremos que um pouco de Sol surte grande efeito. Algumas pessoas não toleram muito bem o Sol. Sinais perigosos de exposição exagerada são a dor de cabeça, aumento da temperatura do corpo e do ritmo da pulsação, nervosismo ou irritabilidade e insônia. Qualquer desses sintomas exige menor tempo de exposição por vez ou possivelmente a suspensão dos banhos de Sol.
Têm algum valor as loções ou cremes bronzeadores? Se alguém é fanático pelos banhos de Sol, simplesmente pelo escurecimento da pele, a resposta é sim. Esses preparados contêm substâncias que escurecem a pele ou ajudam a bronzeá-la. No entanto, se buscamos a luz do Sol como remédio, lembremos que os raios solares não podem penetrar uma camada de azeite ou creme, porque são absorvidos por essas substâncias e, assim, o corpo não é beneficiado.
Quais são alguns dos efeitos do Sol no organismo? Além do bronzeamento, sabem os médicos há muitos anos que a combinação do ar e da luz solar melhora a qualidade da hemoglobina. Há aumento de energia e a pessoa sente-se melhor. Devido aos vasos sanguíneos da pele serem estimulados e dilatados, ocorre a diminuição da pressão sanguínea. O Sol tem também efeito destruidor de germes, tem sido utilizado depois de enfermidades infecciosas como agente esterilizador da roupa de cama e dos móveis que não podem ser esterilizados de outra maneira.
Um dos efeitos mais benéficos da luz solar são os que chamaríamos de morais. O Criador compreende as necessidades da Humanidade. Daí que, inicialmente, pôs o ser humano em um jardim. A luz solar e as belezas da Natureza restauram a esperança, promovem a alegria e robustecem o valor do indivíduo. Se o espírito está abatido devido às dificuldades e problemas da vida, um período de tempo exposto ao Sol o reaviva. A depressão desaparece e a vida ganha novo ânimo e significado.
Faça o Sol atuar a seu favor e você se verá amplamente recompensado!
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de abril/1964-Fraternidade Rosacruz-SP)
O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as ATIVIDADES PÚBLICAS de um Centro, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos estudados durante o mês anterior.
*********************
1.Para acessar a Edição digital
clique aqui: Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Agosto de 2023
2. Para acessar somente os textos (sem a formatação e as figuras) é só ler aqui:
A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Filosofia Cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes Rosacruzes, o Centro Rosacruz de Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: ECOS.
As reuniões presenciais abertas ao público, ocorrem na nossa sede situada na Avenida Francisco Glicério, 1326 – Centro – Conj. 82 – Campinas – SP, aos domingos as 17 h. Todos são sempre bem-vindos!
É necessário que os interessados em participar presencialmente, avisem antecipadamente pelo fone: 55 19 99185-4932 ou pelo e-mail: fraternidade@fraternidaderosacruz.com
Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Agosto/2023: 3
Setembro – Sol transitando pelo Signo de Libra (setembro-outubro) 4
Conceito da Palavra Tentação. 4
2. Região Central ou Região Limítrofe. 11
Alguns Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Agosto: 14
Usando a razão e o coração. 14
Nosso Corpo Denso (o corpo físico) é o “Templo de Deus”. 15
“O Reino de Deus está dentro de vós”. 17
“Encontraremos o Senhor nos ares” (São Paulo) 19
4. Pergunta: Como vocês explicam a experiência de quase morte (EQM)?. 23
________________________________________________________________________________________________________________
Nota: Você pode obter uma cópia digital da Obra Básica Conceito Rosacruz do Cosmos da edição mais atualizada grátis aqui: https://fraternidaderosacruz.com/category/livros-digitalizados/o-conceito
Publicações de textos no nosso Site (www.fraternidaderosacruz.com) e nas nossas Redes Sociais:
https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/
https://www.business.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/
https://www.instagram.com/frc_max_heindel/
https://www.youtube.com/@fraternidaderosacruzcampinasbr/videos
Em setembro o Senhor Bendito Cristo sai da glória dos Mundos celestes mais elevados e começa a sua descida para os planos físicos.
Durante todo o mês a terna e anelante beleza da natureza é diferente de todos os outros momentos, porque Cristo está se aproximando da Terra, como uma galinha que acolhe seus pintinhos, com a mesma dor amorosa que sentiu quando chorou por Jerusalém, há muitos anos.
Ele verteu aquelas lágrimas porque sabia do longo tempo de dor e de sofrimento que a humanidade havia de viver por ter buscado a escuridão ao invés de buscar a luz.
Seu imenso coração se angustiou pelas nuvens obscuras que cobririam Jerusalém, o verdadeiro coração do Planeta, ao que se havia dedicado a servir e sobre o que estava derramando todo Seu imenso amor.
Essas 3 tentações, são todos os tipos de tentações que podemos ter, ou seja, todas as tentações pelas quais passamos, são derivadas das 3 que apresentaremos abaixo.
Os conceitos abaixo, são os grandes motivos de toda ação humana, ou seja, é o que nos motiva a fazer ou não uma determinada coisa.
O Objetivo dos grandes Líderes da Humanidade (Hierarquias Criadoras que estão ativas nesse momento da Humanidade), era que pudéssemos obter experiências e aprender esses conceitos.
Resumindo:
Para saber mais, assista a 4ª Reunião de Estudos Bíblicos Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-
https://www.youtube.com/watch?v=xM8aU5BLpdc .
Separar a matéria de desejo inferior, depositada em nosso Corpo de Desejos durante a vida terrestre. Os desejos grosseiros e egoístas são, aqui, divididos pela Força de Repulsão, a força predominante nessa Região.
Depois de passar pelos processos purgatoriais, o Ego está capacitado para entrar nos Mundos celestiais.
O Panorama da Vida passada desenrola-se diante do Ego, trazendo consigo as forças purgatoriais apropriadas para cada incidente.
Aqui, o Ego sente todas as mágoas causadas a outras pessoas e sofre a ansiedade de desejos destrutivos, como os de bebidas alcoólicas, fumo e drogas, sexo desenfreado, que são impossíveis de se satisfazer. E sofrerá até que tais desejos morram por falta de satisfação.
O sofrimento relativo a esse processo é, aproximadamente, três vezes mais agudo que o proveniente de experiências similares na vida terrestre, posto que o processo é três vezes mais rápido, e o Ego não dispõe de Corpo Denso para abrandar a dor.
O período do Purgatório dura geralmente a terça parte, aproximadamente, do tempo correspondente à vida terrestre do indivíduo.
Através do método Rosacruz da Retrospecção (é um Exercício Esotérico Espiritual).
Cada noite deveríamos repassar os acontecimentos do dia, em sentido contrário, começando pelos da noite e continuando a rever para trás, até os da manhã, examinando cada acontecimento cuidadosamente para discernir perfeitamente sua qualidade de bem ou de mal.
Deveríamos fazer voltar as experiências do dia ao campo da consciência, esforçando-nos para sentir o sofrimento que tenhamos causado aos outros e procurando sentir, também, a qualidade não-espiritual das más ações.
Agindo assim, viveremos o Purgatório a cada noite e, quando passarmos ao outro lado do Véu, não necessitaremos sentir as experiências intensificadas dessa Região.
Para saber mais, assista a 149ª Reunião Virtual Dominical-FRC em Campinas-SP https://www.youtube.com/watch?v=AwmlzdU9zHM&t=3s
RETROSPECÇÃO
Quem conheceu uma pessoa hoje e suponhamos, que nos próximos meses, ela pratique o Exercício Esotérico de Retrospecção de forma correta, séria e disciplinada, se você a reencontrar após um período, você não irá reconhecê-la pois o indivíduo já não será o mesmo – seus valores, seus comportamentos, seu jeito de falar, de vestir, muitas mudanças estarão perceptíveis. Houve uma profunda reforma íntima.
REGRA DE OURO
Somente vivendo a Regra de Ouro de Deus é que teremos a Era de Ouro do ser humano
Cristo veio para ensinar à Onda de Vida Humana como transcender essa Lei, seguindo o preceito “Tudo o que vós quereis que os seres humanos vos façam, fazei-o também vós”. Não podemos ser verdadeiros Cristãos até que vivamos essa “Regra de Ouro”.
Devemos ter essa grande compaixão por todos; que o coração nunca descanse, mas sempre ouça o grito da humanidade sofredora.
Devemos ter tolerância com as deficiências dos outros, pois esperamos o mesmo para nós mesmos.
“Deixe nossa luz brilhar” para que todos possam vê-la em nossos rostos.
Deixe nossas mãos fazerem apenas ações nobres, boas e verdadeiras.
Que nossos pés estejam sempre prontos para deslizar rapidamente e aliviar os problemas dos outros.
Então, algum dia a humanidade trilhará o Plano Superior de pensamento e ação e o Cristo será libertado da Terra.
Então, homens e mulheres viverão a vida de Cristo, e seremos capazes de atrair almas de Anjos para habitar conosco; o mal desaparecerá e um Novo Céu e uma Nova Terra serão nossos para habitar.
NATUREZA
Para saber mais, assista a 150ª Reunião Virtual Dominical-FRC em Campinas-SP-
possui 7 Regiões;
Pergunta: Quais os tipos de indivíduos que encontramos na Região Limítrofe?
As pessoas que:
Essa negação, as colocaram fora de contato das correntes espirituais.
Tais indivíduos se colocam além de qualquer possibilidade de ajuda e sofrem mais do que qualquer outra Alma.
Essas pessoas, nos planos celestes, quando vão construir os futuros veículos e ambientes para o renascimento
O sofrimento produzido pelos corpos decrépitos, pode provocar um rápido despertar do Ego, ou o indivíduo pode resistir e aumentar sua revolta e insatisfação.
Pergunta: Qual a diferença do irmão ou da irmã que fica apegado ou apegada à Terra e o que vai para a Região Limítrofe?
Espíritos Apegados à Terra:
Espíritos que estão na Região Limítrofe:
Nessa Região as pessoas, geralmente, estão fora do alcance de qualquer ajuda e sofrem muito mais do que qualquer outra pessoa.
Pode-se ouvi-los exclamar com o mais profundo desespero: “Quando acabará isto? Quando acabará isto?”
Qual é a resposta à essa pergunta?
Até ela chegar à conclusão de que há vida espiritual, se arrepender sinceramente de não ter considerado isso durante o seu último renascimento, e desejar intensamente reformar essa sua posição. Ou seja: só depende dela e de mais ninguém.
É um lugar de alegria e de repouso – a terra de veraneio dos espiritualistas, a terra das promessas.
Quanto mais dura tenha sido a vida, mais intenso será o descanso.
Nessa região, estamos além da influência das condições materiais e terrestres, e assimilamos todo o bem contido em nossa vida passada conforme a revivemos. Todas as nobres decisões que tomamos se realizam em toda sua amplitude aqui.
Quando uma criança morre antes do nascimento de seu Corpo de Desejos – ela não vai para o Primeiro Céu, porque ela não é responsável por seus atos, nem pela dor que causou a sua mãe ao mexer ou ao sair do útero, visto que ela nem chegou a nascer.
É ainda, o lugar de progresso para todos os que tenham sido estudiosos, artistas ou altruístas.
Para saber mais, assista a 151ª Reunião Virtual Dominical-FRC em Campinas-SP
Enquanto estamos vivos aqui:
Para saber mais, assista a 152ª Reunião Virtual Dominical-FRC em Campinas-SP
Em toda Escola de Mistérios (a Fraternidade Rosacruz é uma delas, que prepara o Aspirante à vida Superior para as Iniciações Menores e as Cristãs) recebemos ensinamentos profundos, pois aqui no Mundo Físico, enquanto estamos renascidos, temos que buscar sabedoria (ou seja, obter conhecimento espiritual e aplica-lo com amor), entender pela razão (usando a lógica, guia seguríssimo para esse e para todos os outros Mundos), porém não podemos jamais por isso deixarmos de usar o “coração” (pois a meta é o equilíbrio razão-devoção) e, para tudo isso, não podemos endurecer o nosso coração, jamais nos tornarmos pessoas frias, de corações duros.
O processo de aprendizagem da Fraternidade Rosacruz pressupõe: “saciar a Mente de modo que o Coração possa começar a se expressar”. Se saciamos a Mente e o Coração não se expressar, de nada servirá estarmos nessa Escola!
Façamos como Salomão (podemos ver na Bíblia em: 1Reis 3,5. 7-12) que pediu ao Senhor Deus apenas sabedoria e um coração compreensivo para governar o povo, sabendo discernir entre o bem e o mal, também sabedoria para praticar a justiça. Deus deu a ele um coração sábio e inteligente. E sabemos que Salomão foi o último renascimento antes dele voltar como Jesus!
Temos muitas passagens na Bíblia que nos ajudam a ter essa compreensão, esse grande equilíbrio, essa sabedoria por um coração puro e doce.
Outro exemplo podemos ver no Livro dos Salmos (escrito pelo pai de Salomão, Davi) 118: “o amor para com Deus, o respeito aos Seus mandamentos, o prazer em servir, em ser bom, onde a palavra do Senhor vale mais que milhões em ouro e prata, onde a palavra ilumina e dá sabedoria”. Isso muito nos faz pensar em como buscar a sabedoria, sem deixarmos endurecer nossos corações.
Mais um exemplo nesse sentido estudamos nas Epístolas de São Paulo aos Coríntios e Filipenses: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos Anjos, se não tiver Amor, serei como o metal que soa ou o sino que tine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha fé a ponto de remover montanhas, se não tiver Amor, nada serei”.
Temos outro grande exemplo no próprio ensinamento nos fornecido por Cristo, sobre qual é o verdadeiro conceito de “grandeza” aqui e em qualquer outro lugar que estejamos no Universo: “Aquele que quiser ser o maior entre vós, seja esse o servo de todos”.
Por tudo isso deduzimos que precisamos ter conhecimento sim, mas sempre temperado com amor – se assim não for, o melhor é não o ter! Pois o buscar sabedoria pressupõe a maneira de viver de Salomão, de Jesus e dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz!
_________________________________________________________________________________________________
Hoje ouvimos muito a respeito das mortes por infarto fulminante e acidente vascular (o mais comum cerebral), tanto em adultos, adolescentes e até crianças. Isso apavora muitas pessoas, mas é preciso buscar informações a respeito, falar com bons médicos, estudar as suas condições e tomar decisões, muitas vezes, difíceis e que exige uma enorme força de vontade.
Durante a pandemia, devido a COVID, muitos alteraram para pior os seus hábitos alimentares. A lista do “que quero comer hoje” (e não o “que devo comer hoje”) ficou fácil de ser atendida com entregas em domicílio. Com isso aumentou muito o mau hábito de exagerar em muita fritura, muitos alimentos ricos em farinhas branca, açúcar branco, carregado no sal e em glutamato monossódico, embutidos e uma grande lista que poderíamos colocar aqui.
Aqui no Brasil por exemplo, com este solo fértil, natureza exuberante, tudo que planta, se colhe, há muitas frutas, muitas verduras, legumes. Tantas coisas ao nosso alcance!! Há muitas hortas a céu aberto, a perder de vista, maravilhosas! E se pede marmitex, lanches, pizzas, o tempo todo?
Sabemos que esse Corpo Denso (o corpo físico) é o “Templo de Deus” – como nos ensinou São Paulo -, portanto deve ser muito bem cuidado, muito bem alimentado.
Levamos muitos renascimentos para se chegar a esse nível de desenvolvimento do nosso Corpo Denso – é, atualmente, o Corpo mais organizado e desenvolvido que temos, pois o Corpo Vital é cópia fidedigna do Corpo Denso; o Corpo de Desejos ainda é um ovoide, sem órgãos e desorganizado, e a Mente não passa de uma nuvem em volta do nosso pescoço -, agora temos a obrigação, o dever de cuidar dele.
Outra coisa que está levando as pessoas a adoecerem e morrerem cedo é o fato de se consumir muita bebida alcoólica (muitos de segunda a segunda-feira), muitos tipos de drogas, tabacos de várias maneiras!
Sol, ar puro, água são eternas fontes de vitalidade! Muitos estão se esquecendo disso.
Todos precisam também de horas de sono condizentes com a sua idade.
Logicamente, irmãos e irmãs que vivem conforme descrito nos parágrafos anteriores nem pensam em cuidar da parte espiritual (e se cuidam, o faz de maneira superficial e ainda, muitos, para poder continuar praticando seus maus hábitos).
Vamos nos dedicar e cultivar nosso Cristo interno, construir o nosso Corpo-Alma, mas para isso precisamos também de um Corpo Denso são (no maior nível que consigamos!).
__________________________________________________________________________________________________
Aprendemos na Fraternidade Rosacruz que a Transfiguração é um processo alquímico pelo qual o Corpo Denso, formado pela química dos processos fisiológicos, se converte na “pedra viva”, tal como é mencionado na Bíblia, no evento “Transfiguração do Senhor”.
Estudando o Esquema de Evolução no qual todos nós estamos inseridos podemos, perfeitamente, perceber que o futuro avanço consiste em libertar inteiramente o Corpo Vital dos entraves do Corpo Denso e deixá-lo vibrar livremente em meio ao ar puro.
Foi isto o que aconteceu na sublime altitude, esotericamente conhecida como o “Monte da Transfiguração”.
Seres humanos altamente desenvolvidos de várias épocas, Moisés, Elias e Jesus (ou antes, o Corpo de Jesus que acolheu o Espírito de Cristo) apareceram em vestes luminosas ou em Corpo-Alma plenamente livre. Vestimenta que será comum aos habitantes da Época Nova Galileia, o Reino de Cristo, a próxima Época depois da presente que é a Época Ária.
De fato, naquela Época, o Corpo Denso se tornará obstáculo ao progresso espiritual nessa nova etapa: “A carne e sangue não podem herdar esse reino.”.
Assim, quando Cristo vier na Sua segunda vinda é necessário que nos mantenhamos em um estado de prontidão.
O Corpo-Alma será o veículo devidamente emancipado das condições materiais.
Assim, estaremos prontos para abandonar o Corpo Denso e sermos “arrebatados para encontrá-Lo nos ares”.
Essa perspectiva nos fornece uma visão mais profunda da Transfiguração relatada nos Evangelhos.
Devemos nos lembrar claramente que os veículos de Jesus foram transfigurados, temporariamente, pelo residente Espírito de Cristo.
Mas, mesmo considerando a enorme potencialidade do Espírito de Cristo em efetuar a Transfiguração, é evidente que Jesus devia ser de um sublime caráter, sem igual.
A Transfiguração, como é vista na Memória da Natureza, revela o Seu corpo com uma brancura deslumbrante, assim evidenciando a sua comunhão com o Pai, o Espírito Universal.
Há uma grande diversidade em como tais resultados atualmente são alcançados, porém, no Reino de Cristo, essas diferenças desaparecerão gradualmente, e uma cor uniforme, indicando tanto o conhecimento como a devoção, será alcançada por todos.
Essa cor corresponderá à cor rosa, vista pelos ocultistas como o Sol Espiritual, o veículo do Pai.
Quando isso for alcançado, a Transfiguração da humanidade estará completa. Então, seremos um com nosso Pai, e Seu Reino terá chegado.
_________________________________________________________________________________________________
Aprendemos nos Estudos Bíblicos Rosacruzes que a passagem “O Reino de Deus está dentro de vós.” (Lc 17:21), tem uma significância muito mais abrangente do que se supõe. Afinal Reino de Deus significa o nosso Sistema Solar com toda a Lei de Deus funcionando perfeitamente e na mais perfeita harmonia, sintonia e vibrações exatas para cada forma de vida que está evoluindo nele.
E “como a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus”, o Corpo Denso (que hoje utilizamos aqui na Região Química do Mundo Físico, quando estamos renascidos em mais uma vida terrestre) deve ser crucificado, só assim podemos ser libertados para nos unirmos ao nosso Pai no Céu que, microcosmicamente somos nós, o Tríplice Espírito, o Eu Superior.
Pois, enquanto estivermos mentalizando a matéria, e dirigindo nossa atenção para os sucessos mundanos, todas as nossas atividades estarão centralizadas na parte inferior do nosso ser, a Personalidade, o Eu inferior. Viveremos e morreremos como os animais, inconscientes das reservas magnéticas do que realmente somos: um Ego humano, um Espírito Virginal da Onda de Vida Humana aqui manifestado, exatamente como Deus, que nos criou, está manifestado: de forma tríplice.
Entretanto, há um momento decisivo no qual os nossos anseios (anseios do Espírito que somos) são sentidos. A nossa Personalidade (a parte que mudamos em cada vida) vê a luz. Entusiasmada, compromete-se a atingir seu Eu Superior por meio da ponte da Mente.
O superior deve estimular a elevação do inferior, esse é o processo natural. Mas, infelizmente, há exemplos na direção oposta: a Personalidade (que nós mesmos criamos) se recusa a se sacrificar por nós, o Espírito. Nesse caso a Personalidade se mostra muito forte e dominadora, impregnada de materialismo. A Mente se mostra intensamente enredada com os veículos inferiores. Como resultado a ponte da Mente finalmente se quebra e os riscos de perdermos todas as oportunidades de evoluir nesse atual Esquema de Evolução vão aumentando significativamente.
Por isso é necessário que nos direcionemos seriamente para o verdadeiro caminho, para a luz que conduz ao nosso ideal espiritual, a união com o Eu Superior. Que essa luz resplandeça cada vez mais.
Para isso sejamos puros de coração, tenhamos bons pensamentos, desejemos sempre o bem, busquemos sempre o bem em tudo e em todos.
Tenhamos um interior puro, estejamos sempre dispostos, sejamos amáveis.
Uma pessoa de fé, um verdadeiro Cristão não se abala, mas confia em Deus, sempre com muita paciência e muita fé.
___________________________________________________________________________________________________
Na nossa vida celeste (que acontece sempre entre uma vida terrestre e outra, e dura muito, mas muito mais que uma vida terrestre), quando assimilamos todos os frutos da nossa última vida terrestre passada e alteramos a aparência da Terra de maneira a nos proporcionar o ambiente requerido em nosso próximo passo em busca da perfeição; quando temos também aprendido, pelo trabalho nos Corpos dos outros, a construir um Corpo apropriado a nossa manifestação no Mundo Físico; e quando temos, por último, dissolvido a nossa Mente na nossa verdadeira essência, como Tríplice Espírito que somos, nós, o Ego, sem envolturas sobe a mais elevada Região do Mundo do Pensamento – o Terceiro Céu. Aqui, pela harmonia inefável desse Mundo superior, nos fortificamos para a próxima imersão na matéria, para a próxima vida terrestre.
“Depois de algum tempo, vem em nós uma vontade enorme de novas experiências e a contemplação de um novo nascimento.
Isto evoca uma série de quadros ante a nossa visão – um Panorama da nova Vida que nos espera.
Contudo, note-se bem, esse Panorama da Vida contém somente os acontecimentos principais. Quanto aos detalhes, nós temos plena liberdade.
É como se uma pessoa, para ir a uma cidade distante, tivesse uma passagem com tempo determinado para lá chegar, mas com liberdade inicial de escolher o caminho. Depois dessa pessoa ter escolhido e começado a viagem já não poderia mudar de caminho durante a jornada. Poderia se deter em todos os lugares que quisesse dentro do tempo marcado, mas não poderia voltar atrás. Assim, cada avanço na viagem limitaria ainda mais as condições da escolha feita. Se escolheu viajar num vapor carvoeiro, seguramente chegará ao seu destino sujo e manchado. Se, ao contrário, tivesse escolhido uma condução elétrica, chegaria mais limpo.
Assim acontece conosco em cada nova vida. Talvez encontremos pela frente uma vida muito dura, porém podemos escolher entre vivê-la limpamente ou chafurdar-se na lama.
Outras condições estão também sob o nosso arbítrio, embora igualmente sujeitas às limitações das escolhas e ações passadas.
Os quadros do Panorama da próxima Vida terrestre começam no “berço e terminam na sepultura”.
Seguem em direção oposta àquelas do Panorama da Vida que se segue à morte aqui, depois de mais uma vida terrestre, imediatamente após nos libertarmos, mais uma vez, do Corpo Denso.
A razão desta diferença radical entre os dois Panoramas de Vida é que no Panorama pré-natal o objetivo é mostrar a nós, o Ego, que regressamos como certas causas ou atos produzem sempre certos efeitos.
No caso do Panorama da Vida pós-morte o objetivo é oposto, isto é, mostrar como cada acontecimento da vida que findou foi efeito de alguma causa anterior da vida.
A Natureza, ou Deus, nada faz sem uma razão lógica, de modo que quanto mais investiguemos mais se evidencia que a Natureza é uma mãe sábia, empregando sempre os melhores meios para a realização dos seus fins.”
_________________________________________________________________________________________________
Quando chegarmos ao fim do presente Período Terrestre, e não houver mais lições a serem aprendidas, então não necessitaremos mais de um Corpo Denso para adquirir experiência no plano físico.
Da mesma forma, o Planeta Terra não precisará de seu invólucro físico, posto que esse terá terminado sua função referente ao Período Terrestre.
Gradualmente, os nossos Corpos Densos e o Corpo Denso do Planeta serão fluidificados até o ponto de atingirem uma condição que os permita funcionar totalmente nos Reinos Etéricos.
Nessa etapa, “encontraremos o Senhor nos ares”, como predito por São Paulo.
O estado etérico será a constituição deste Planeta durante um mais elevado e próximo passo evolutivo, esotericamente conhecido como Período de Júpiter.
Quando Virgem Maria vivenciou o Rito da Assunção, ela se elevou nesse estado etérico.
Considerando que já havia concluído toda a Sua experiência terrestre, ela já não precisava de um Corpo Denso ou de um Planeta físico para atuar e, então, elevou-Se ao Reino Etérico e assumiu Sua morada no Mundo Angélico.
E, no instante em que o Senhor Cristo a “coroou” nesse Rito (da Assunção), ela recebeu a Iniciação referente ao 2º Grau dos Grandes Mistérios Crísticos, o único que se relaciona com as condições sobre as quais toda a humanidade atuará no Período de Júpiter.
Nesses Reinos Etéricos, o ser humano estará acompanhado pelos Seres Angélicos, e uma esplendorosa humanidade conhecerá Eras semelhantes às que a Virgem Maria já alcançou.
Pergunta: Eu estudo Astrologia há mais de 30 anos. Sempre tive dificuldades em fazer a interpretação de um horóscopo. Tenho vários livros de Astrologia inclusive todos da Fraternidade Rosacruz. Também utilizo vários programas de computador que calculam as posições astrológicas. E sempre noto que há diferenças, tantos nos métodos que vários autores ensinam, como nos resultados dos cálculos via programa de computadores. Como saber quem está correto e quem não está?
Resposta: Nós somos da Fraternidade Rosacruz, fiéis aos Ensinamentos Rosacruzes que nos foram fornecidos pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz e que chegaram até nós pelo único mensageiro deles, o Irmão Leigo Max Heindel.
Se Max Heindel desenvolveu o Método de Astrologia Rosacruz é porque esse método é o melhor e o mais adequado para ser seguido por um Estudante Rosacruz da Fraternidade Rosacruz (Regular, Probacionista ou Discípulo). Isso porque tudo que ele elaborava para promulgar os Ensinamentos Rosacruzes (e a Astrologia Espiritual Rosacruz é dos meios para tal) era orientado, supervisionado e aprovado pelo Irmão Maior que, naquele momento, teve a missão de instruir – e, também, Iniciar – Max Heindel.
Assim, o que temos na Fraternidade Rosacruz sobre Astrologia Espiritual Rosacruz é necessário e suficiente para que um Estudante Rosacruz se capacite como Astrólogo Rosacruz.
Consultar, estudar, usar ou curiosamente ler outro material, é só criar confusão para o Estudante Rosacruz e o fazer atrasar na sua meta: se tornar um Astrólogo Rosacruz para, como Auxiliar Invisível, ajudar os Irmãos Maiores no seu trabalho de “pregar o Evangelho e Curar os Enfermos”.
Muitas vezes “surgem” – e todos os dias estão surgindo – livros, materiais, pessoas, “novos programas de SW” aqui na Fraternidade Rosacruz e a cada vez que isso acontece nós nos perguntamos: o irmão ou irmã que está propondo isso é, no mínimo, um Irmão Leigo que alcançou, no mínimo, a 4ª Iniciação Menor. Não é? Então, esqueçamos!!
Acreditamos nos Irmãos Maiores e nos Ensinamentos Rosacruzes que temos o privilégio de termos acesso! E é só assim que conseguimos continuar trilhando o Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz.
A Fraternidade Rosacruz também tem um programa para “calcular as posições astrológicas”. No entanto, o Probacionista que o desenvolveu sempre alertou que é somente para ajudar ao Estudante Rosacruz confirmar os seus cálculos a fim de não cometer erros grosseiros, mas jamais substitui o cálculo manual, pois, o verdadeiro Astrólogo Rosacruz foca a sua dedicação na fase “cálculos” e é isso que lhe garantirá bons resultados na fase “interpretação”. Se não dominar a fase “cálculos” dificilmente se aprofundará na fase “interpretação” dessa Ciência Divina. Permanecerá na superfície. Anos e anos de observação nos mostram esses fatos aqui.
Nenhum programa de computador substitui a precisão de cálculos manuais pelo método elaborado por Max Heindel. Aqui já testamos todos e sempre estamos testando.
Motivo: a Ciência Divina da Astrologia Espiritual Rosacruz não é algo somente “intelectual”, que se usa somente a cabeça para fazer, mas é algo “devocional” onde procura se pensar com o coração e, para isso, o Estudante Rosacruz tem que conhecer e praticar a Filosofia Rosacruz em sua vida. Afinal, como aprendemos nos Ensinamentos Rosacruzes: “a Astrologia Rosacruz é uma fase da Religião”. Caso contrário, não avançará na Astrologia Espiritual Rosacruz. Aqui na Fraternidade Rosacruz já contamos algumas centenas de exemplos claros disso (fora o que não tivemos conhecimento!).
Pergunta: Como o pensamento Rosacruz tem fundamentos iguais à doutrina espírita. Isso é muito bom. Estou correta?
Resposta: Não, os fundamentos da Fraternidade Rosacruz não são iguais aos nossos irmãos e irmãs que professam a doutrina espírita. Basta conhecer o que a Fraternidade Rosacruz preconiza como Clarividente e como médium, por exemplo. E há outros “fundamentos” que são bem diferentes. Sugerimos ler a obra básica da Fraternidade Rosacruz, o livro Conceito Rosacruz do Cosmos (que você acessa gratuita e digitalmente aqui:) para você conhecer os “fundamentos” dos Ensinamentos Rosacruzes e verificar como há diferenças “fundamentais”.
Pergunta: O que vocês sabem sobre alienígenas? Eles são hostis e fazem experiências genéticas com pessoas em troca da tecnologia que dão para os Governos, como alguns homens de Estado afirmam? Eles são bons e estão a serviço de Deus?
Resposta: Depende do conceito que você tem sobre a palavra “alienígena”. Se for seres de outros Planetas, sem dúvida que há! Afinal:
1. Várias forças que eram ativas no princípio da evolução deram nascimento a variedade de seres nos vários mundos, tanto no reino orgânico como no inorgânico.
2. Os seres animados derivaram dos primeiros, com formas e organismos correspondentes ao estado fisiológico de cada globo habitado.
3. As humanidades dos outros mundos diferem da nossa, tanto na organização interna como no tipo físico exterior.
Como exemplo vamos falar de dois líderes, que não as Hierarquias Criadoras, que vieram para conduzirem a humanidade. Eles ajudaram o ser humano nos seus primeiros passos titubeantes depois que a involução o dotou de veículos. Esses seres, é claro, estavam muito mais adiantados do que a humanidade comum, no caminho da evolução.
Vieram dos Planetas Vênus e Mercúrio prestar serviço à humanidade da Terra como pagamento de suas próprias dívidas de destino. Os seres que habitam Vênus e Mercúrio não são tão adiantados quanto aqueles cujo campo de evolução é o Sol, mas estão muito além da nossa humanidade. Foram capazes de permanecer por mais tempo na massa central do Sol do que nós que viemos para a Terra, mas em certo ponto, sua evolução também precisou de campo separado.
E os dois Planetas, Vênus primeiro e Mercúrio depois foram arrojados do Sol. Seu grande desenvolvimento permitiu que ficassem mais próximos do Sol para receberem o grau de vibração necessários ao prosseguimento de sua evolução.
Os habitantes de Mercúrio mais adiantados, firmam mais próximos do Sol. Desse, os que vieram à Terra foram identificados como os “Senhores de Mercúrio”. Os que vieram de Vênus foram chamados de “Senhores de Vênus”. Os Senhores de Vênus foram os Guias das nossas massas de povo. Eram atrasados da evolução de Vênus e, para recuperarem sua evolução, foi-lhes dado o privilégio de nos prestarem serviço.
Apareceram entre nós, a humanidade, e foram conhecidos como os “Mensageiros dos Deuses”. Guiaram nossa humanidade passo a passo não havendo rebeldia à sua autoridade porque o ser humano daquele tempo não havia desenvolvido a vontade própria. Seu propósito era conduzir a humanidade ao ponto em que pudesse manifestar vontade e entendimento, ou, ao menos, ao ponto em que pudesse dirigir-se a si mesmo.
Era sabido que tais mensageiros falavam com os Deuses. Eram muito reverenciados e suas ordens eram obedecidas sem discussão. Sob a orientação desses Grandes Seres, a humanidade atingiu elevado grau de progresso; os mais adiantados foram postos sob a direção dos “Senhores de Mercúrio” que os iniciaram nas verdades superiores a fim de prepará-los para serem os guias do povo.
Alguns desses iniciados foram elevados à posição de reis, sendo os fundadores das diversas dinastias de “Guias Divinos”, reis por graça divina, ou melhor, pela graça dos Senhores de Vênus e de Mercúrio que eram como deuses para a humanidade infante.
Os Senhores de Mercúrio guiaram e instruíram esses reis para governarem pelo bem do povo. A arrogância e a cupidez que eles depois demonstraram foi simples degeneração. Os Senhores de Mercúrio ensinaram o ser humano a sair e entrar no corpo físico à vontade, a empregar seus veículos superiores independentemente do Corpo Denso, de modo que o corpo físico se tornou uma habitação agradável em vez de uma prisão. Atualmente Mercúrio exerce pequena influência sobre nós porque está emergindo do repouso planetário; com o tempo, porém, sua influência será mais fortemente sentida, tornando-se poderoso fator na futura evolução.
A viagem entre os Planetas não é novidade, mas há razões para acreditarmos que ela só é possível com veículos muito mais sutis. As condições e os elementos físicos não são empecilho nem afetam aos que viajam nesses veículos sutis.
As forças que encontraremos no trajeto são “interplanetárias” e assim como os Filhos de Deus” puderam outrora chegar ao nosso Planeta e tornar conhecida sua vontade à humanidade infantil, aqueles que conseguirem suficiente crescimento anímico nos nossos dias, poderão viajar para “países estrangeiros”, conforme seu desejo de servir.
Considerando o movimento de qualquer objeto material na nossa atmosfera, não podemos esquecer que está provado cientificamente que qualquer objeto (mesmo as naves espaciais), de material que tenha densidade maior do que o meio no qual está agindo (neste caso nossa atmosfera) criaria uma onda de choque, se viajasse com velocidade maior do que a do som, que é aproximadamente de 1.200 quilômetros por hora.
Qualquer pessoa que visse um “disco voador” estaria, inevitavelmente, dentro da onda de choque, se ele viajasse com aquela velocidade ou maior ainda, e o som da onda de choque seria ouvida, com certeza, com grande intensidade. Mas até agora, nenhum dos observadores de discos voadores fez referência a esse fato, que é elementar, na física.
Não há dúvida que a humanidade quer dominar um a um os diversos materiais bem como as limitações e restrições físicas na conquista da matéria. Dessa forma pretende alcançar e penetrar regiões afastadas do nosso centro de densidade, a Terra. Como a densidade varia ao se aproximar de outro Planeta, aí encontrará novamente um grau ou condição de matéria que terá de lutar para conquistar.
Conquistar o ser humano quer, pois ele está cada vez mais penetrando em seu veículo próprio a Mente, à medida que este veículo vai se tornando “maduro”. Parece-nos, todavia, que o melhor que o ser humano poderia fazer, se conseguisse intercâmbio amistoso com seres de outros Planetas, seria a troca de conhecimentos intelectuais e é razoável supor que este seja um passo dado na direção certa que conduzirá à Fraternidade, dentro da esfera de influência de Deus, todas as Suas criaturas que, dessa forma, lhe proporcionarão o desenvolvimento e a perfeição evolutiva que ele busca.
Pergunta: Como vocês explicam a experiência de quase morte (EQM)?
Resposta: Relatos que embora a ciência não aceite, não temos como ignorar essas experiências místicas, feitos com tantos detalhes.
Na realidade quando ocorre, não quer dizer que “quase morremos”. Isso é um nome dado por aqueles que não entendem o que é a morte e a diferença dela para quando saímos da nossa consciência de vigília (de maneira natural quando dormimos ou forçadamente).
Sabemos que na EQM existe a separação entre os Corpos, a mesma situação que ocorre durante o sono. O Ego, revestido do Corpo de Desejos e da Mente, desliga-se dos Corpos Denso e Vital que ficam sobre o leito.
Os veículos superiores flutuam próximo e acima deles. Estão ligados aos outros dois Corpos pelo Cordão Prateado, portanto, enquanto o Cordão Prateado está ligado ao Corpo Denso, o espírito entra contato com o Mundo do Desejo, mas permanece consciente do Mundo material.
Todas as vezes que dormimos, isso acontece. Algumas vezes quando o nosso Corpo Denso é enchido de remédios que tem como efeito tirar-nos da consciência de vigília, forçando-nos a sair do nosso Corpo Denso, repetimos a condição de sono, mas como a situação foi provocada, podemos não entrar no Mundo do Desejo e ficamos pairando em torno do Corpo Denso, sempre ligados pelo Cordão Prateado.
Dependendo da situação que estamos (e, PRINCIPALMENTE, da lição que temos a aprender) ocorre o que é dito como EQM.
Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.
Nessas datas, as 18h30, os Estudantes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o Serviço de Cura, emita os sentimentos mais profundos de amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.
02, 08, 16, 23, 29
“Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim.
No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!”.
João 16:33
Todo sincero Aspirante à vida espiritual considera que seu Corpo Denso, o físico, é o “Templo do Deus vivente” e, em consequência, observa que é seu sagrado dever aprender a comer para viver, no mais elevado sentido da palavra — prover o seu veículo físico daqueles alimentos que, em qualidade e quantidade, são capazes de lhe dar não só a possibilidade de funcionar com o máximo de eficiência no mais longo período de tempo, mas também para torná-lo mais refinado e sensível às solicitações do Espírito. Isso requer necessariamente um estudo de dietética sob os dois pontos de vista, o físico e o espiritual, e a efetivação da necessidade de se abster dos tóxicos, das bebidas alcoólicas, carnes de animais (mamíferos, aves, peixes, anfíbios, répteis, frutos do mar) e de todos os alimentos muito temperados.
É de importância básica um conhecimento substancial dos fundamentos da dietética — dos alimentos, das quantidades necessárias ao corpo e dos alimentos que fornecem as necessárias proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, todos sob a forma mais facilmente digerível e assimilável. Evidentemente, os vegetais, as frutas e as nozes são os que melhor proveem esses elementos nutritivos, mas uma vez que cada indivíduo é uma lei em si mesmo e reage aos alimentos de modo inteiramente peculiar, é necessário que cada um adapte os seus conhecimentos sobre dietética às suas próprias necessidades. Observação impessoal e intuição são os dois principais meios para aprender a fazê-lo e quanto mais a pessoa presta atenção à sua intuição, quer nesse, quer em qualquer outro assunto, tanto mais claramente essa intuição se manifesta.
O fator dominante para a maioria, no aprendizado do comer para viver, é conduzir o Corpo de Desejos, objetivando a extirpação de hábitos alimentares inconvenientes e a implantação daqueles que sejam saudáveis. Verdadeiramente, nisso está a cruz do aprendizado, pois não importa a grande soma de conhecimento que se tem sobre dietética, se não for utilizado. Logo, aprender a comer para viver torna-se uma forma definitiva de treino espiritual. Ele pode solicitar muito exercício de vontade com o fim de dominar os clamores do apetite físico e de desejos, antes que o nosso paladar esteja exercitado na apreciação de alimentos adequados. Em todo caso, uma corajosa persistência sempre vence e a recompensa vale todo o esforço.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de junho/1965, traduzido da Revista Rays from the Rose Cross-Fraternidade Rosacruz-SP)
Um ponto alto destaca-se dentre as leis que asseguram nosso bem-estar físico e espiritual: o sentimento de gratidão, a capacidade sentimental de avaliar, de ver e sentir todas as bênçãos e manifestar seu reconhecimento pela generosidade de Deus. A porta que conduz à abundância das bênçãos divinas, quer materiais, quer espirituais, abre-se amplamente ao coração humilde e agradecido. Só esse poderá avaliar a realidade e riqueza das dádivas divinas. A saúde física, a iluminação espiritual e o sustento material acompanham o despertar daqueles que “entram pelas Suas portas com ação de graças, e em Seus átrios com louvor” (Sl 100:4).
Quando, pela manhã, abrimos os olhos ao despertar, devemos logo agradecer a Deus. Esse sentimento pavimentará o caminho do dia que se inicia com alegria, paz, ajuda e crescimento interno. A atitude de gratidão estabelece uma vibração que automaticamente nos atrai a atenção e assistência daqueles que fulguram nos planos internos, os quais são, realmente, os mensageiros de Deus.
O coração grato está espiritualmente sintonizado à “onda divina” e mantém, desse modo, seu físico, os demais corpos e todos os assuntos na harmonia cósmica, em perfeita normalidade. Ainda que tenha estado física, mental ou psicologicamente enfermo, o novo hábito de vislumbrar o bem em todas as coisas, de avaliar os dons de Deus à disposição de todos, de sentir o amor divino convidando ao usufruto da permanente felicidade, o levará a agradecer por tudo. Essa atitude positiva, humilde e amorosa, irá seguramente reconstituindo o equilíbrio de sua instrumentação.
“Em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser” (At 17:28); Sua força infinita está sempre ao nosso alcance, desde que estejamos vibrando numa silenciosa canção de louvor e de ação de graças. A coragem, o equilíbrio interno, o entusiasmo e tudo o mais são a colheita daqueles que vivem semeando atos, em sentimentos e modo de pensar, o reconhecimento da bondade de Deus.
“Oh, aqueles homens que louvavam ao Senhor por Sua bondade e por Seu maravilhoso trabalho para com seus filhinhos humanos!”
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de dezembro/1965-Fraternidade Rosacruz-SP)
Vamos começar entendendo o conceito da palavra “cura” para os Ensinamentos Rosacruzes. Isso porque, na língua portuguesa, há uma confusão que não há na língua inglesa. Em inglês “healing” é bem diferente de “curing”. O problema é que em português traduzimos ambas as palavras por “curar”. Entretanto, o conceito delas é bem diferente. “Curing” significa “eliminar todas as evidências da doença”, “eliminar todos os sintomas” – está mais para remediar; enquanto que “healing” significa curar totalmente o Corpo – aqui sim: restaurar, eliminar a causa suprafísica, restabelecer o funcionamento normal da parte afetada, pois essa parte está doente. Lembrando: o Espírito e a Alma nunca ficam doentes (!). Quando falamos do Método de Cura da Fraternidade Rosacruz, estamos falando de “healing”. Assim, neste texto, todas as vezes que se lê “cura”, entenda “healing” e não “curing”.
“Entre a infinidade de tolices que têm circulado nos últimos séculos a respeito dos Rosacruzes, destaca-se uma grande verdade: ‘Os membros da Ordem Rosacruz se dedicam a curar os enfermos e têm meios superiores para realizar esse benéfico propósito’. As ordens religiosas anteriores buscaram o progresso espiritual mortificando o corpo, porém os Rosacruzes sempre tiveram o maior cuidado com a conservação desse veículo. Existem duas razões para as suas atividades de curar. Todos os seguidores fervorosos de Cristo esperam ansiosamente pelo ‘dia do Senhor’. Sabem que Lúcifer, a falsa Luz da Lemúria, infundiu a paixão, iniciando assim o pecado original que causou sofrimento, tristeza e morte. Sabem também que o Cristo, a Verdadeira Luz da vindoura Nova Galileia, inaugurou a Imaculada Concepção, pregando o Evangelho da redenção do pecado pelo Amor. O celibato é adequado para os aspirantes do Oriente, porque os veículos físicos que tais irmãos e irmãs utilizam nos seus renascimentos estão destinados a desaparecer, mas é contrário ao esquema da Evolução Ocidental porque dela deve surgir um novo tipo de corpo disponível para os renascimentos e a geração em pureza deve ser a diretriz do discípulo nessa parte do mundo. Esses novos tipos de corpos deverão ser trazidos à existência pelo Amor, e dessa maneira os males que atualmente afligem a humanidade, trazidos pelas gerações que concebem em pecado, cessarão. Até a morte será vencida na Nova Dispensação, porque a pureza etérea dos Corpos evitará a necessidade de sua renovação.
Embora se fale muito sobre essa época na Bíblia, um ponto está envolto em mistério impenetrável: ‘Esse dia ninguém sabe quando será, nem os Anjos do céu, nem mesmo o Filho.’[1]. Desde que o Evangelho foi pregado pela primeira vez, todos os Cristãos, em todos os tempos, anseiam fervorosamente por esse dia em que se manifestarão os Filhos da Luz. Somente o Pai, o mais elevado Iniciado dos Senhores da Mente, é Quem pode prever o tempo em que a Mente egoísta e separatista se submeterá à abnegação e ao unificante Espírito do Amor. Um ponto, todavia, está bem claro: o ser humano do futuro não poderá habitar o Novo Céu e a Nova Terra enquanto não tiver construído para si mesmo um corpo chamado, na Bíblia, “Veste Nupcial”, o Corpo-Alma. Foi algo parecido que aconteceu com os degenerados Atlantes, os quais, não possuindo pulmões, não puderam respirar quando mudaram as condições atmosféricas para esta Época Ária.
É um fato científico que o estado do sangue afeta a Mente e vice-versa. Para ter a mentalidade sã é mister possuir igualmente um corpo são. Só a Mente sã pode transcender à paixão e só um corpo são pode gerar outro que seja puro. Os Rosacruzes sempre procuraram curar o corpo para que possa albergar uma Mente sã e um amor puro e para que cada concepção, nessas condições, seja um passo à frente para o dia do Senhor que todos esperamos ardentemente. Essa é a razão para as atividades curadoras e é a razão de ser do nosso lema: ‘Mente Pura – Coração Nobre – Corpo São’.
Está escrito em várias obras que os membros da Ordem fazem o voto de curar os outros gratuitamente. Essa afirmativa é inexata. Os Irmãos Leigos fazem o voto de assistir a todos o melhor que possam independentemente de retribuição. Esse voto inclui o trabalho de curar para os possuidores dessa aptidão, como foi o caso de Paracelso. Ele tinha uma grande capacidade curadora e procurava combinar a eficiência dos remédios físicos, aplicados em fases astrológicas favoráveis, com a orientação espiritual conveniente. Os que não possuem a faculdade curadora trabalham em outros setores, mas todos têm uma característica em comum: nunca cobram pelos seus serviços e sempre trabalham em segredo, sem clarinadas e rufos de tambores.
Cristo deu dois mandamentos aos Seus mensageiros: ‘Pregai o Evangelho’[2] (da Nova Era) e ‘Curai os Enfermos’[3]. O primeiro mandamento é tão obrigatório quanto o segundo e, pelas razões que já vimos, são igualmente necessários. Para cumprir o segundo mandamento, os Irmãos Maiores desenvolveram um sistema curador que combina os melhores pontos das diferentes escolas atuais com um método de diagnóstico e de tratamento tão seguro como simples, com o qual se deu um grande passo na arte de curar, algo assim como passar das simples areias da experiência para a firme rocha do conhecimento.
É uma boa razão, verdadeira e válida, quando dizemos que procuramos ajudar os outros pelo amor de Cristo. Ele está atualmente encerrado na Terra, penando e esperando o dia da sua libertação. A dor e a enfermidade são causadas pela violação das Leis da Vida; por isso, o Corpo Denso se cristaliza, dando maior compressão ao Corpo Vital e retardando o dia da nossa libertação, bem como da d’Ele. Ajudando os enfermos a recuperar a saúde, ensinando-os a viver de acordo com as leis da vida, de maneira que possam manter a saúde, estamos, realmente, apressando o dia da Sua volta. Que Deus abençoe nossos esforços e fortaleça nossas mãos na Boa Obra!”.
(Explicação sobre termos e Trecho do Livro: “Princípios Ocultos de Saúde e Cura” – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)
[1] N.R.: Mt 24:36
[2] N.R.: Mc 16:15
[3] N.R.: Mt 10:8 e Lc 10:9
Curar é uma palavra mágica. Uma palavra capaz de fazer soar uma corda dentro de todos os corações. Quem, dentre nós, nunca sentiu interiormente um movimento de piedade e desejou possuir mãos com o dom de curar? Que coração não se comoveu ante a possibilidade de suprimir a dor, o sofrimento e a enfermidade, obstáculos a limitar a livre expressão de nossos irmãos? Tantos pediram esse poder divino em suas orações. Tão poucos se dão conta do que pedem e do sacrifício que isso encerra.
Através das idades, o ser humano vem buscando incessantemente a fórmula mágica – a panaceia – para remover os males do Corpo e da Mente. Durante a marcha dos séculos apareceram curadores divinos que verdadeiramente procuraram extrair a água da “Fonte da Cura”, oferecendo-a aos sofredores.
Esses curadores, todavia, não eram a fonte, nem a água. Eram unicamente canais, instrumentos para a condução da Graça Divina à Humanidade enferma. O maior curador de todos os tempos foi Cristo-Jesus, o canal mais perfeito que já caminhou sobre a Terra. Foi o mais exaltado instrumento através do qual a Luz, a Vida e o Amor do Pai puderam encontrar expressão. Amiúde dizia: “Não sou Eu, mas o Pai em Mim que faz as obras”[1]. Ele mesmo nos deixou a promessa de que faríamos tudo o que fez. Ressaltou a possibilidade de convertermo-nos em canais por onde possam expressar-se atos de misericórdia e cura.
Para seguirmos Seus passos, tornando-nos canais radiantes de luz e força curadora, devemos aspirar a sermos curadores. A aquisição do conhecimento, embora se constituindo em um mero princípio nesse trabalho, é um passo necessário. Do devido uso do conhecimento surge o poder.
A aquisição do conhecimento constitui sempre um prelúdio para sua utilização. A Fraternidade Rosacruz ensina como as leis operam sobre os planos físico, mental, emocional e espiritual. À proporção que se medita sobre eles, as portas da inteligência começam a se abrir, ampliando nossa consciência. Desenvolvem, também, nossa intuição e percepção interna, se convertendo, gradativamente, em uma ferramenta mais eficiente, um instrumento mais útil para conduzir a “Água da Vida” aos outros.
Contudo, para que nos convertamos realmente em verdadeiros canais de cura, um preceito deve ser entendido e consolidado em nosso interior: “o Cristo” – o Senhor da Cura – é a encarnação do Princípio do Amor Divino. E se desejamos aprender a curar, cumpre-nos, antes de tudo, aprender a amar. O amor não é meramente um sentimento, nem uma emoção, mas um princípio atual, um poder divino latente em cada um de nós. É a influência que sustenta, reserva e protege toda a criação. E, naturalmente, toda cura está contida no amor. É fácil ver em proporção ao nosso desenvolvimento do Princípio de Cristo – poder do amor dentro de nós – se crescemos em graça e habilidade para curar e abençoar.
Cristo-Jesus, como sabemos, produziu milagres na arte de curar, era possuidor da habilidade de curar instantaneamente aqueles que mereceram essa benção.
Como se verificaram esses milagres? Max Heindel nos oferece uma explicação iluminadora: o Cristo encarna dentro de Si mesmo a síntese das vibrações astrais, assim como a oitava encerra todos os sons da escala. Emitia de Si mesmo a verdadeira e correta influência astrológica, necessária em cada caso particular de cura. Era capaz de perceber a desarmonia da pessoa enferma ou doente. Sabia como eliminá-la em seguida, pela virtude de seu exaltado desenvolvimento, pois Ele é o canal de cura perfeito. Não necessitava mais reparação, pois obtinha resultados imediatos substituindo a discórdia astrológica – causadora da enfermidade ou da doença– pela harmonia.
Essa referência às vibrações astrológicas em relação à cura é um ponto vital a ser considerado na arte de curar. Portanto, contemplemos os Astros, pois ali encontramos a Escritura de Deus estampada. Ali, no firmamento, existem verdades sagradas ocultas, reveladas apenas àqueles que aspiram a ler as inscrições astrais.
Na ciência da Astrologia Rosacruz, a sexta Casa se associa à enfermidade e à saúde. O Regente natural desse departamento da vida é Virgem, a Virgem Imaculada, o símbolo da pureza, do discernimento e do serviço. O maior de todos os curadores nasceu da Virgem. À medida que crescemos em qualidade de serviço e pureza, apressamos o nascimento do Cristo-Menino dentro de nós. Enquanto não houver o nascimento de Cristo dentro de nós, não poderemos nos converter em curadores afortunados. Está aí uma lição ensinada por Virgem.
Observemos agora o Signo que rege a cura. Vejamos o dinâmico Escorpião representado pelo escorpião, pela serpente e pela águia. A serpente representou sempre a força criadora: envelhecida se converte em escorpião ou degeneração. Elevada e transmutada, porém, se transforma no símbolo da águia, a regeneração. É interessante observar uma característica das pessoas com Ascendente em Escorpião: possuem uma habilidade natural para curar.
Nos velhos livros de astronomia a constelação de Escorpião abrangia também a de Libra. Assim, Virgem e Escorpião permaneceram lado a lado nos céus. Depois, parte da constelação de Escorpião serviu para formar os pratos da balança (Libra). Isso, em si mesmo, é muito significativo. Em um lado dos céus estrelados permanecia Virgem, a Imaculada Virgem; no outro, está Escorpião. E reluzindo entre eles, em refinada beleza, estão os pratos de Libra, formando uma verdadeira ponte de amor, harmonia, beleza, equilíbrio e proporção unindo os dois Signos representativos da saúde e cura.
Que formosas lições podemos aprender contemplando esses Signos zodiacais. As Hierarquias celestiais expressando-se através deles nos ajudarão a desenvolver poderes divinos, convertendo-nos em canais individuais de cura. Encontramos a pureza, o discernimento e o serviço simbolizados por Virgem devendo mesclar-se com o amor, beleza e equilíbrio de Libra, além de combinar-se com o poder de cura de Escorpião.
Com esse ideal como nossa meta – pois sem ideais elevados não faríamos nenhum progresso – nossos Corpos se transformam em canais radiantes, tornando-nos dignos de confiança e capazes de fazer bom uso do poder curador.
Em nossa contemplação dos símbolos celestiais destacamos Libra, a ponte celestial entre Virgem e Escorpião. No palácio de Libra mora o amor, o Princípio Crístico – a chave mágica para a verdadeira cura. Como seus companheiros naturais notamos a beleza, a harmonia, a música, o equilíbrio, a justiça e a proporção.
Libra carrega os pratos da alegria e da tristeza. Se cruzarmos sem perigo a ponte de Libra, conduzindo desde Virgem à terra misteriosa de Escorpião (cura), devemos primeiramente equilibrar tais pratos. Em um deles permanece Vênus – o Regente desse Signo – símbolo da alegria. No outro encontramos Saturno – Exaltado em Libra – representando a tristeza. Este equilíbrio da alegria e tristeza em nossas vidas pessoais encerra uma poderosa lição e um grande desafio. Não se pode encontrar uma melhor descrição desse equilíbrio que nas palavras do poeta Khalil Gibran:
“Vossa alegria é vossa tristeza descoberta.
E do manancial onde aflora vosso riso, jorram amiúde vossas lágrimas.
E como mais poderia ser?
Enquanto se aprofunda vossa tristeza, mais alegria poderá obter.
Alguns dirão: A alegria é maior que a tristeza;
E outros afirmarão: A tristeza é maior.
Porém, eu vos digo que são inseparáveis.
Juntas vêm, e enquanto uma permanece só à mesa,
Recorde que a outra está dormindo em vosso leito.
Certamente estais suspensos, como os pratos,
Entre vossas alegrias e tristezas”.
Somente quando aprendermos a equilibrar alegria e tristeza em nossas reações às experiências da vida poderemos adentrar a casa do tesouro de Libra.
Assim, ao delinearmos, individualmente, o modelo de nossas vidas, investimo-nos das qualidades positivas exemplificadas por esses nobres Signos. Ao fazê-lo, nos capacitaremos para a missão de Curadores Divinos. Esforcemo-nos em nos converter não em curadores, mas em canais puros, através dos quais o poder de cura do nosso Pai Celestial possa fluir. Cristo nos ensinou isso na expressão: “Não se faça a minha vontade, mas a Sua, Pai”[2]. Assim não correremos o risco de fazer uso indevido desse poder celestial.
Um poeta desconhecido nos enseja a chave nestas palavras:
“Se possuis o coração compassivo,
o cérebro onisciente, a mão que cura,
A sempre radiante coroa de sabedoria e amor,
Se podes obter tudo isto e ser um Deus,
Não busques a fama: unicamente o Serviço Amoroso
Obtém este poder”.
Essas últimas palavras nos deixam entrever o segredo da cura, como pode ser observado nos céus: serviço (Virgem) no amor (Libra); esse dom pode ser adquirido (Escorpião).
Os céus indicam o caminho da cura. Nós, Aspirantes à vanguarda do trabalho espiritual, podemos e devemos nos converter em uma verdadeira legião de luz – canais de luz – pois, como Filhos de Deus, temos o privilégio de apressar o dia quando o “Sol da retidão levantar-se-á com a Cura em suas asas”[3].
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – outubro/1976-Fraternidade Rosacruz-SP)
[1] N.R.: Jo 14:10
[2] N.R.: Lc 22:42
[3] N.R.: Ml 4:2
Há um momento, no Caminho de nossa realização, em que compreendemos a necessidade de prepararmos as nossas Mentes para um trabalho maior do que aquele em que estivemos empenhados até agora. Um trabalho em que a nossa vontade deverá colocar-se permanentemente na vontade de Deus, com a consciência plena de que Deus é um Pai amoroso que só deseja o Bem aos Seus filhos. Compreenderemos, então, que só o fato de vivermos constantemente colocando a nossa Mente na Mente universal de Deus, na Mente amorosa do Criador, nosso Pai Celeste, que é força, vida e saúde, só esse fato já nos torna em condições de merecer as transformações que a nossa posição vai por si mesma solicitando Dele, a cada hora do dia. Transformações na saúde, por exemplo, na nossa saúde e na dos outros que nos cercam.
Nessa altura será um bom princípio esquecermos nossos escrúpulos de merecimento, para pensarmos que, se o poder de Deus circula em nossos corações e nas nossas Mentes, nossas potencialidades latentes serão transformadas em poderes dinâmicos. Já essa transformação nos coloca em condições de merecer a Seu Auxílio e o Seu Amor. Todo e qualquer pensamento de limitação será abolido das nossas Mentes, se quisermos trabalhar realmente, pura e amplamente na seara de Deus. Ele tudo pode e tudo quer de bom para as Seus filhos, portanto jamais deverá ser responsabilizado pelos nossos erros e fracassos, e por não atingirmos a conquista de nossos males e sua transmutação em saúde e cura.
Se quisermos curar nossos corpos e nossas Mentes para estarmos qualificados a curar os males alheios com eficiência, temos que acreditar que podemos fazê-lo, que vamos consegui-lo, já que essa conquista não é só um direito nosso, mas, principalmente, um dever sagrado o realizarmos. Temos que acreditar piamente que tudo aquilo em que acreditamos nos será dado, na medida da nossa crença. “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33), diz a Bíblia. E o Reino de Deus está na colocação permanente das nossas Mentes na Mente Divina, deixando a Sua sabedoria circular em nós, sentindo-nos como seus canais de força para a Sua permanente Presença. Essa presença terá que ser notada, terá que ser sentida como algo real, se quisermos tornar real também a nossa transformação interna. Não importarão os nossos defeitos, não importarão as nossas limitações apontadas pelos nossos horóscopos, o importante é pensarmos que, se tivermos a constância e o valor moral para manter a seiva divina circulando em nossos corpos e em nossa Mente, incessantemente, como um jorro de luz e de vida, só essa certeza bastará para nos colocar em condições de merecer a Divina Presença.
Assim então, de acordo com esse novo estado de ânimo adquirido pela nossa vontade posta a favor da Divina Vontade, exerceremos a divina prerrogativa que Deus nos deu de praticarmos a Epigênese, transmutando as condições negativas de nosso horóscopo e estabelecendo uma rede de novas influências e de novos auxílios. É dado que recebemos, portanto, nada mais meritório para atrair a benevolência de Deus do que entregarmos nossos corpos e as nossas Mentes ao Seu Poder, para que Ele possa realizar-se através de nós, e o Seu Amor fluir em cada hora do dia, num fluxo constante, através do conduto vivo em que nos transformamos pelo Seu Amor.
(Publicado na Revista “Serviço Rosacruz” – junho/1967 – Fraternidade – Fraternidade Rosacruz – SP)