Carta de Max Heindel: Cristo e sua Segunda Vinda

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Carta de Max Heindel: Cristo e sua Segunda Vinda

Junho de 1913

Um dos pontos principais desta lição mensal – que diz respeito a interpretações equivocadamente difundidas – é a que se refere à vinda de Cristo e ao veículo que Ele usará. A Bíblia transmite-nos isto de forma perfeitamente clara e os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental dos Rosacruzes estão completamente de acordo com ela, daí a nossa opinião diferir, radicalmente, da concepção comum sobre a matéria, tanto a da maioria dos cristãos como a dos que, involuntariamente ou por outras razões, exaltam falsos Cristos parra enganar os incautos. É de vital importância que os alunos da Escola Ocidental compreendam muito bem este assunto, por isso, reiteramos resumidamente os pontos principais dos Ensinamentos Rosacruzes contidos no livro “Conceito Rosacruz do Cosmos” e em alguns outros livros.

Cristo é o mais alto Iniciado do Período Solar; a Terra era, então, formada de matéria de desejos e Seu corpo mais denso foi formado desta matéria.

Ninguém pode formar um veículo material que não tenha aprendido a moldar; por isso, o Espírito Cristo trabalhou com a nossa humanidade de fora da Terra – da mesma forma que os Espíritos-Grupos guiam os animais – até que Jesus abandonou os seus Corpos Denso e Vital, no Batismo. Então, o Espírito Cristo desceu e entrou nesses veículos, levando fisicamente o Seu ministério aos seres humanos, até que o Corpo Denso foi destruído no Gólgota quando Ele se tornou o Espírito Interno da Terra. O Corpo Vital de Jesus foi preservado para aguardar a segunda vinda de Cristo.

Cristo advertiu-nos contra os imitadores, mas surge a questão: Como poderemos conhecer o falso do verdadeiro? São Paulo dá-nos a este respeito uma informação definida, e se nós a considerarmos, estaremos a salvo de qualquer decepção.

São Paulo diz (Primeira Epístola aos Coríntios, cap. 15, versículo 50), que “a carne e o sangue não podem herdar o reino do Céus”. Insiste que este corpo será mudado à imagem do próprio veículo de Cristo (Epístola aos Filipenses, cap. 3, versículo 21), e na Primeira Epístola de São João, cap. 3, versículo 2 encontramos o mesmo testemunho.

Está perfeitamente claro que qualquer um que venha em Corpo Físico proclamando que é Cristo, é demente, um ente digno de compaixão, ou um impostor, merecedor de nosso escárnio e reprovação. Também não nos deixou na ignorância acerca da natureza do veículo no qual encontraremos Cristo e de que seremos como Ele. Na Primeira Epístola aos Tessalonicenses, cap. 4, versículo 17; é-nos dito que encontraremos o Senhor no ar. Portanto, nós forçosamente teremos que possuir um veículo de uma textura mais delicada do que a do nosso Corpo Denso atual. A transformação necessitará ainda de séculos para que a maioria dos seres humanos a possa alcançar.

Na Primeira Epístola São Paulo aos Tessalonicenses, Capítulo 5, Versículo 23, São Paulo diz que o ser completo do ser humano consiste de Espírito, Alma e Corpo. Quando finalmente largarmos o nosso Corpo Denso, como Cristo o fez, nós funcionaremos num Corpo chamado Soma Psuchicon (Corpo-Alma) (descrito na Primeira Epístola aos Coríntios, Capítulo 15, Versículo 44). Em nossa literatura, este é o Corpo Vital, um veículo feito de Éter, capaz de levitação e da mesma natureza do Corpo usado por Cristo depois da Crucificação. Este veículo não está sujeito à morte como o nosso Corpo Denso, é finalmente transmutado em Espírito como aprendemos em nossa literatura e é confirmado na Primeira Epístola São Paulo aos Coríntios, Capítulo 15.

Por conseguinte, os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental estão em perfeita harmonia com a Bíblia quando afirmam, enfaticamente, que Cristo nunca voltará na carne (pois isto seria um retrocesso para Ele). Da mesma maneira que as larvas rompem o seu casulo e se transformam numa borboleta que voa de flor em flor – processo deslumbrante de animada beleza – assim também nós algum dia, deixaremos este instrumento mortal que nos prende a Terra e ascenderemos ao céu como almas viventes, radiantes de glória, ansiosas por encontrar o nosso Salvador na terra das almas, o Novo Céu e a Nova Terra. Este é um dos pontos principais da doutrina da Escola Rosacruz. Confiamos que nossos estudantes se esforçarão por assimilar totalmente este assunto, e assim seremos capazes de “dar uma razão” à sua fé.

(Carta nº 31 do Livro Cartas aos Estudantes – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas