A Vida Bem-sucedida

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

A Vida Bem-sucedida

Todos querem o sucesso, mas isso tem um significado diferente para cada um. Certos padrões gerais que são aceitos em várias épocas são alterados à medida que evoluímos.

Na antiga Lemúria, os mais precoces eram instruídos nas ciências físicas, nas artes e nos ofícios. Esse ensinamento floresceu na nossa civilização ocidental. Antes dessa época, éramos Espíritos livres, livres do tempo e do espaço. Mas, quando o Ego entrou no Corpo Denso e se tornou o seu espírito residente, ficamos aprisionados. Durante toda a Época Atlante e grande parte da atual Época Ária eram necessários meses para percorrer distâncias comparativamente curtas na superfície da Terra. Agora (em 1912), praticamente conquistamos o espaço mediante o domínio das Forças da Natureza; o telégrafo, por exemplo, quase aniquila o espaço e o tempo.

Nessas épocas passadas, o padrão de sucesso era diferente do padrão atual e, no futuro, haverá ainda outro critério. Se é verdade que a produção nunca foi tão vasta como atualmente, também é geralmente aceito que as condições ideais da época medieval foram sacrificadas, pois naquele período o artesão trabalhava pelo puro prazer de criar. Tal como o herói da obra “Uma Estranha História” de Bulwer[1], cuja atividade era curar e para quem os honorários eram apenas casuais; ele não trabalhava apenas por causa de outra pessoa, mas em cada obra infundia algo da sua Individualidade, que fazia parte de si próprio. Trabalhava muitas horas, mas nunca resmungava, porque o dia passava rápido enquanto o seu canto alegre rivalizava com o canto do martelo na bigorna ou o seu assobio procurava abafar o assobio da serra ou da lima. Não controlava o tempo que demorava para cumprir a sua tarefa.

A única preocupação dele era que, quando terminado, o seu trabalho estivesse bem-feito. Por isso, as obras de um mestre de qualquer ofício eram justamente admiradas pelos seus concidadãos e eram objeto de disputa por parte dos seus aprendizes e operários. Atingiam um nível de excelência que ainda hoje nos faz admirar.

Hoje em dia nos afastamos muito desse antigo critério de sucesso; a saber, a “eficiência criativa”, e estabelecemos um novo padrão — a “eficiência acumulativa”. Crescemos desprezando o trabalhador e bajulando o ser humano que pode ganhar um milhão em um dia, controlando o abastecimento alimentar do mundo. E o trabalhador enlouqueceu com a mesma doença; não se preocupa com o seu trabalho e o considera uma maldição. Trabalha por dinheiro, contra o tempo e é tão miserável à sua maneira como o ser humano cujas riquezas estão penduradas na balança da bolsa de valores. Ele odeia os ricos, os ricos o odeiam e ambos olham com pena ou desprezo para os artistas e inventores idealistas que ainda trabalham muito tempo por amor e independentemente do dinheiro.

Assim, é evidente que o atual padrão de sucesso não é satisfatório. Também é evidente que não podemos voltar às condições antigas, por isso a questão das questões para o mundo resolver é: de que forma podemos alcançar o sucesso permanente? Quando tivermos encontrado um novo e melhor critério de sucesso e começarmos a vivenciá-lo, então haverá uma nova era. O Cristo estabeleceu o padrão de grandeza para essa nova era quando disse: “Aquele que quiser ser o maior entre vós, que seja o servo de todos[2]; nessa era os seres humanos competirão entre si para serem úteis, como agora procuram rivalizar entre si na aquisição de riquezas. É, portanto, a razão pela qual esse princípio de serviço se tornou o ponto crucial do ritual usado pela Fraternidade Rosacruz, porque se queremos ser os pioneiros de uma ordem mais elevada de coisas, devemos começar a praticar seus princípios básicos pelo menos em alguma medida.

É um fato bem conhecido de todos nós que, em qualquer ramo de atividade, precisamos ter experiência antes de podermos ser úteis. Por conseguinte, é pertinente perguntar: que qualificações são necessárias para ser útil ao nosso semelhante?

Em primeiro lugar, devemos compreender que não é necessário ir ao estrangeiro para procurar a quem podemos servir entre os estrangeiros. Toda a nossa procura será em vão enquanto não tivermos cumprido o dever mais próximo.

Não percamos o nosso tempo ansiando por mundos longínquos e brilhantes para conquistar. O nosso trabalho é onde estamos. Se pudermos ajudar a tornar os seres humanos melhores, eles, por sua vez, tornarão as condições melhores. Para esse efeito, consideremos as ferramentas com que temos de trabalhar — os nossos Tríplices Corpos. Certos corpos, como as ferramentas, devem ser “afiados” pelo cuidado que lhes damos. O Corpo Denso é feito de substância química (sólidos, líquidos e gases) e a sua palavra-chave é a inércia. O Corpo Vital é feito de Éter e a sua palavra-chave é o ritmo. O Corpo de Desejos é feito de matéria de desejo e a sua palavra-chave é a emoção. Para vencer a inércia do Corpo Denso, devemos espiritualizá-lo e construí-lo com o melhor e mais leve material. É verdade que não é o que entra na boca que contamina, mas o estado de espírito que exige alimentos grosseiros é que contamina.

Para acentuar o ritmo do Corpo Vital devemos usar o princípio da repetição e orar sem cessar.

Depois, vem o Corpo de Desejos, o armazém da energia que move o mundo. Quando escapa do controle, surge aquele estado de sentimento ou estado de espírito em um determinado momento, geralmente dominado por uma única emoção forte, por vezes destrutivo e além da medida. No entanto, não devemos matar este sentimento, mas, isso sim, transmutá-lo e direcionar a sua energia para um esforço válido.

Olhamos para o mundo através da nossa própria atmosfera, que dá cor a tudo o que vemos. Se os nossos vizinhos nos parecem pequenos e mesquinhos, vejamos se não há alguma mesquinhez em nós e, segundo o princípio do diapasão, o mal em nós pode ter originado o mal correspondente neles. Esse é realmente o segredo do nosso sucesso ou fracasso na vida: recebemos o que damos.

O ser humano que é pequeno e mau encontra esse mesmo aspecto nos outros. Considera-se um ser humano muito maltratado e o mundo inteiro mau, quando é ele que tem a culpa. Por outro lado, o ser humano com uma disposição solar olha através da sua aura de Sol e de alegria; ele irradia alegria e a chama em todos os que encontra; assim, ele é uma fonte de alegria e de boa vontade, um fator de elevação em todos os Mundos. O Corpo de Desejos pode ser limpo e o estado de sentimento ensolarado pode ser cultivado. Não critiquem nem encontrem defeitos, não se preocupem nem tenham medo. Contemos as nossas bênçãos e sejamos gratos; assim vamos aumentá-las.

As nossas vidas estão nas nossas próprias mãos; podemos fazer delas o que quisermos. Mas, a maneira de começar é nos esforçarmos para que nunca deixemos passar por nós um dia em que não tenhamos ajudado alguém; à medida que ajudamos, descobriremos que as nossas oportunidades de serviço aumentarão; a nossa capacidade também vai aumentar e as nossas vidas serão, assim, um sucesso.

Assim, podemos dizer que uma vida bem-sucedido é uma vida de serviço a todos e na medida em que vivemos de acordo com esse padrão, estamos vivendo uma vida bem-sucedida.

(de Notas não Publicadas de Max Heindel – Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de janeiro/fevereiro de 1999 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)


[1] N.T.: de Edward  Bulwer-Lytton. Bulwer-Lytton sempre acalentou o projeto de abordar o tema da imortalidade, junto com outras questões metafísicas e filosóficas, numa obra mais profunda. O seu Conto de Kosem Kesamim, como ele mesmo revelou, deveria ser posteriormente reelaborado numa obra mais pretensiosa, e para o autor a principal dificuldade deste projeto seria “evitar que se tornasse uma mera imitação do Fausto”. Tudo leva a crer que este projeto resultou nesta Uma Estranha História, obra que junta ficção científica, romance, mistério de assassinato, introspecção sobre o sentido da vida e espiritualidade, intercalada com preocupação social. Escrita vividamente no contexto filosófico histórico da era vitoriana, trata do tema espiritualidade, da busca alquímica da imortalidade, sem cair nos clichês das novelas góticas da época. Este romance, por ocasião de sua publicação em partes na revista norte americana Harper’s Weekly em 1861, recebeu elogios de Charles Dickens, que escreveu a Bulwer Lytton em uma carta de 18 de dezembro de 1861: “E eu digo: o mais magistral e o mais admirável! (…) Não pode haver dúvida da beleza, poder e excelência artística de todo o romance. Sua carreira mostra que mesmo a riqueza e o nascimento elevado nem sempre sufocam o gênio” (Harper’s Weekly, 10 de agosto de 1861, vol. V., n. 241). No transcorrer da trama, há referências aos Rosacruzes, alquimistas, sábios e adeptos que eram “versados nos mistérios da natureza”, levando o leitor a se perguntar se eles estão entrelaçados na história porque talvez estariam historicamente conectados através de um propósito benevolente maior para a humanidade. O livro “Uma Estranha História” foi descrito como “‘um romance baseado em alguns reflexos da realidade’”, com “alguns grãos de verdade” entre “as porções de mistério, suspense e romance inseridas para dar efeitos dramáticos”, elementos que o tornaram um escritor de sucesso com histó­rias que encantaram seus leitores e se tornaram best-sellers. Em certo trecho da obra, o herói Allen Fenwick se pergunta: “Existem em mim sentidos mais refinados do que aqueles que cultivei ou sem perspectivas de conhecimento que instiga, além de meus sentidos, o divino?” A história põe em discussão o desenvolvimento da ciência além da filosofia e da religião, espiritualidade — com referências à ciência do raciocínio indutivo de Francis Bacon.

[2] N.T.: Mc 10:43; Mt 20:26; Lc 22:24

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