Pergunta: Por que houve a necessidade de passarmos pelo Período Lunar?
Resposta: Porque precisávamos continuar nesse Esquema de Evolução submergindo mais profundamente na matéria. Daí avançarmos para mais um passo: o Período Lunar.
Pergunta: Então foram criados novos Globos?
Resposta: Sim, foram necessários novos Globos, cujas posições nos sete Mundos tinham que ser diferentes daquelas ocupadas pelos Globos do Período de Saturno e do Período Solar.
Pergunta: Como assim?
Resposta: No Período de Saturno o Mundo mais denso estava situado na Região Concreta do Mundo do Pensamento; no Período Solar o mais inferior dos Globos encontrava-se no Mundo do Desejo. Já no Período Lunar o mais inferior dos Globos encontrava-se na Região Etérica do Mundo Físico.
Pergunta: E o que aconteceu com o Período Solar e seus Globos?
Resposta: Tenhamos sempre em mente que na criação de Deus nada se perde. O Espírito Virginal passa por cada Globo sete vezes, então, quando passou pela sétima vez no Globo A, este já começou a se desintegrar lentamente, pois não havia mais utilidade e assim aconteceu com os demais. O mesmo acontecerá com o Período Lunar.
Pergunta: Como era a atmosfera dos 7 Globos do Período Lunar?
Resposta: Os sete Globos desse Período eram aquosos e a atmosfera era uma névoa ígnea.
Pergunta: No Período Lunar existia outro elemento que predominou em todos os Globos?
Resposta: No Período Lunar os Globos eram esferas luminosas, brilhantes, de consistência análoga à dos gases. Portanto, existiam três elementos, o Fogo, Ar e a Água.
Pergunta: Qual era a Onda de Vida que estava atravessando o estágio “humanidade” no Período Lunar?
Resposta: Era a Onda de Vida dos Anjos.
Pergunta: Na Onda de Vida dos Anjos algum ser se destacou na evolução?
Resposta: Sim, o mais elevado Iniciado desse Período foi Jeová, o “Espírito Santo”, que é um Anjo, isto é, o mais elevado de todos os Anjos.
Pergunta: Então, nesse caso, Jeová, o “Espírito Santo”, alcançou o segundo aspecto de Deus?
Resposta: Ele conseguiu aprender tudo que precisava aprender até o Período de Vulcano, alcançado o mérito de construir um Corpo com material do Mundo de Deus. Assim, se tornou responsável pelas atribuições divinas do Espírito Santo.
Pergunta: Qual é o veículo inferior de um Anjo?
Resposta: O Corpo Vital é o veículo cotidiano dos Anjos e, portanto, são especialistas em matéria etérica.
Pergunta: Até que Região do Mundo Físico os Anjos trabalham?
Resposta: A Região mais densa que os Anjos desceram nesse Esquema de Evolução foi a Região Etérica do Mundo Físico, ou seja, é até nessa Região que os Anjos trabalham.
Pergunta: Qual era o nível da nossa consciência?
Resposta: No Período Lunar tínhamos a consciência do sono com sonhos, uma consciência pictórica interna. Era uma consciência pictórica interna das coisas externas, tipo uma representação interna dos objetos, das cores e dos sons externos. Não víamos as coisas concretas, mas as qualidades anímicas.
Pergunta: Havia uma Hierarquia Criadora responsável nesse terceiro Período pelo desenvolvimento dos Espíritos Virginais, que já tinha o germe do Corpo Denso e do Corpo Vital?
Resposta: Nesse Período os Senhores da Individualidade (uma das 12 Hierarquias Criadoras ou Zodiacais) irradiaram de si mesmo o germe do Corpo de Desejos e, também, ajudaram na reconstrução do Corpo Denso e Vital e começaram, em forma germinal, a desenvolver o esqueleto, os músculos e os nervos.
Pergunta: E qual Hierarquia ficou responsável para despertar a contraparte espiritual do Corpo de Desejos?
Resposta: Os Serafins (outra das 12 Hierarquias Criadoras ou Zodiacais) despertaram em nós o nosso veículo Espírito Humano.
Pergunta: No Período de Saturno tivemos o desabrochar da Onda de Vida humana, no Período Solar, a Onda de Vida animal e no Período Lunar qual foi a Onda de Vida que iniciou sua evolução?
Resposta: Uma nova Onda de Vida que começou sua evolução ao princípio do Período Lunar é a vida que anima atualmente as nossas plantas – a Onda de Vida Vegetal – e, nesse Período, eram como hoje é a Onda de Vida mineral, ou seja, fazia a “crosta” ou a base onde evoluíam a Onda de Vida humana e a Onda de Vida animal.
Pergunta: Na Onda de Vida anterior do Período Solar houve seres que se atrasaram em sua evolução?
Resposta: Certamente. Em todos os Períodos sempre houve atrasados das Ondas de Vida.
Pergunta: Então, quais eram as classes de seres que iniciam no Período Lunar?
Resposta: a) Os Pioneiros dos Períodos de Saturno e Solar. Tinham os Corpos Vital e Denso, Espíritos de Vida e Divino, em forma germinal e ativos.
b) Os Atrasados do Período Solar que tinham Corpos Denso e Vital e, também, Espírito Divino, todos germinais.
c) Os Atrasados do Período de Saturno que tinham sido promovidos na sétima Revolução do Período Solar. Possuíam os germes do Corpo Denso e do Espírito Divino.
d) Os Pioneiros da nova Onda de Vida Solar que tinham os mesmos veículos que os da classe 3, mas pertenciam a um esquema de evolução diferente do nosso.
e) Os Atrasados da nova Onda de Vida Solar que tinham somente o germe do Corpo Denso.
f) Uma nova Onda de Vida que começou sua evolução ao princípio do Período Lunar e é a vida que anima atualmente as nossas plantas.
Pergunta: E na “humanidade” do Período Lunar houve atrasados na Hierarquia do Anjos?
Resposta: Os Espíritos Lucíferos foram os atrasados da Onda de Vida dos Anjos; eles não progrediram tanto quanto os Anjos, pois não conseguiam obter conhecimento sem um órgão interno, como faz um Anjo normalmente.
Pergunta: Se os Espíritos Lucíferos se atrasaram nesse Período, onde eles ficaram para evoluir?
Resposta: No final do Período Lunar houve uma divisão no Globo e a parte menor se tornou como um satélite para a evolução dos Espíritos Lucíferos. Algo parecido como a nossa Lua.
Que as rosas floresçam em vossa cruz
Sobre o autor