Diagrama 10 – Classes no início do Período Terrestre

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Diagrama 10 – Classes no início do Período Terrestre

Lembrando: atualmente estamos na metade da quarta Revolução no Globo D do Período Terrestre. Ou seja, do princípio do Período Terrestre até agora muito, mais muito mesmo, tempo já se passou.

Entretanto no início do Período Terrestre a divisão entre os quatro Reinos (Mineral, Vegetal, Animal e Humano) que começaram a sua evolução nesse Grande Dia de Manifestação – e com os quais temos um relacionamento bem próximo – não era tão bem delimitado assim. Dentro de cada Reino houve a necessidade de divisão em classes. Assim, no início do Período Terrestre tivesses os seguintes nomes de classes:

  1. Pioneiros: seres das ondas de vida que estavam exatamente no momento do Caminho da Evolução que deveriam estar, ou seja, com os Corpos e veículos de acordo com o Esquema da Evolução
  2. Atrasados: seres das ondas de vida que estavam com algum corpo ou veículo faltante em relação ao momento do Caminho da Evolução que deveriam estar, ou seja, faltavam ou receber um germe de algum (uns) Corpo (s) e/ou despertar um ou mais veículos, conforme o Esquema da Evolução para aquela onda de vida
  3. Início da onda de vida Mineral

Ao principiar o Período Terrestre havia cinco classes, contendo algumas delas várias divisões, como mostra o Diagrama 10. As classes mencionadas nesse Diagrama foram trazidas a este ambiente de quatro elementos que temos atualmente (Ar, Água, Terra e Fogo) pelas Hierarquias Criadoras que as tinham a seu cargo.

Diagrama 10 – Classes no início do Período Terrestre

Essas divisões sucederam-se nas seguintes épocas e pelas razões expostas.

As classes 3a e 3b do Diagrama 10 pertencem à nossa onda de vida e têm possibilidades de alcançar-nos, se vencerem o ponto crítico da próxima Revolução do Período Terrestre. Os que não puderam passar esse ponto ficarão apartados, até poderem entrar em alguma evolução futura e prosseguir seu desenvolvimento em novo período humano. Excluídos, não poderão seguir com a nossa humanidade, porque esta ter-se-ia desenvolvido deixando-os distantes. Seria um verdadeiro obstáculo ao nosso progresso se tivéssemos de rebocá-los. Não serão destruídos, isso não, mas ficarão à espera de outro período evolutivo.

Notem que a classe 3c é, atualmente, a onda de vida animal. A classe 4a era a onda de vida animal, mas atrasada. A classe 4b é, atualmente, a onda de vida vegetal. Já a classe 5a era a onda de vida vegetal, mas atrasada. E a classe 5b é, atualmente, a onda de vida mineral.

Percebam que no início do Período Terrestre houve uma nova onda de vida (o atual Reino Mineral) que entrou na evolução (a classe 5b).

Durante o tempo transcorrido desde o princípio do Período Terrestre até a metade da quarta Revolução no Globo D, o Reino Humano vem desenvolvendo o elo da Mente, despertando para a plena consciência de vigília. Os animais obtiveram um Corpo de Desejos; as plantas um Corpo Vital; os atrasados da onda de vida evolutiva começada no Período Lunar escaparam à dura e pesada condição pétrea e, agora, seus Corpos Densos formam nossas terras brandas; enquanto a onda de vida que começou a evolução no Período Terrestre forma as rochas e pedras mais duras.

Foi assim que as diferentes classes adquiriram os veículos indicados no Diagrama 3, que replicamos abaixo e que detalhamos aqui:

Diagrama 3 – Os Veículos dos Quatro Reinos

Recordemos que, no Período Lunar, essas classes formavam três Reinos: Animal, Animal-vegetal e Vegetal-mineral.

Aqui, na Terra, as condições existentes já não permitem classes intermediárias. Só podem existir quatro Reinos distintos e diferentes. Nessa fase de existência cristalizada das formas, torna-se muito mais definida a diferença entre os Reinos, o que não acontecia nos primeiros Períodos, em que cada Reino imergia gradualmente no seguinte. Portanto, algumas das classes citadas no Diagrama 10 avançaram meia etapa, enquanto outras retrocederam outro tanto.

Alguns dos minerais-vegetais avançaram completamente para o Reino Vegetal e formaram a verdura dos campos. Outros retrocederam e converteram-se no solo puramente mineral em que crescem as plantas. Alguns dos vegetais-animais desenvolveram-se até o Reino Animal. Suas espécies têm ainda o sangue incolor dos vegetais, e outras, como as estrelas do mar, conservam ainda as cinco pontas semelhantes às pétalas de uma flor.

Os da classe 2, cujos Corpos de Desejos estavam em condições de serem divididos em duas partes (neste caso, todos os da classe 1) e que podiam atuar em veículos humanos, avançaram para o grupo humano.

Convém reparar cuidadosamente que, nos parágrafos anteriores, faz-se referência às formas, não à vida, que anima as formas. O instrumento está graduado para servir à vida que o anima.

Os da classe 2, em quem se podia efetuar a divisão mencionada, elevaram-se ao Reino Humano, mas o espírito interno foi-lhes dado um pouco mais tarde do que aos da classe 1. Por consequência, não estão tão desenvolvidos como os da classe 1, e formam os nossos irmãos e irmãs que ocupam Corpos e veículos inferiores ao da classe 1.

Os que tinham seus Corpos de Desejos incapazes de divisão foram colocados nas mesmas condições das classes 3a e 3b; constituem os presentes antropoides superiores (bonobos, chimpanzés, gorilas e orangotangos). Entretanto, se alcançarem o suficiente grau de desenvolvimento antes do ponto crítico já mencionado, que virá a meados da quinta Revolução, poderão seguir com a nossa evolução. Caso não consigam, perderão todo contato com ela.

(Quer saber mais? Faça os Cursos de Filosofia Rosacruz (todos gratuitos) e/ou consulte o Livro Conceito Rosacruz do Cosmos – Max Heindel)

Que as rosas floresçam em vossa cruz

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas