O Veículo da Nova Dispensação

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

O Veículo da Nova Dispensação

Foi dito, muitas vezes, que a nota-chave do Corpo Vital é a REPETIÇÃO. Isso tem seu sentido, porque é por meio de ações repetidas que os bons ou maus hábitos são formados. Todas as verdades espirituais devem ser repetidas uma vez ou outra. É por meio de nossas boas ações que a nossa Alma cresce. Nosso Corpo Vital assimila a essência dos nossos bons atos da mesma maneira que nosso Corpo Denso se torna forte por meio do alimento que ingerimos. Portanto, devemos observar a admoestação de “não cansar de fazer o bem.” (Gl 6:9).

Construir o melhor caráter que nos é possível é algo básico e nenhuma estrutura suprema se pode fazer até que sejam feitos bons alicerces. Todos os nossos grandes planos para um grande futuro baseiam-se sobre isso.

Nessa escola que chamamos “a vida” é de maior importância cada um usufruir suas próprias experiências e tirar proveito delas. Nenhuma outra pessoa pode promover nosso próprio crescimento, nem em forma física nem moral. Cada um deve resolver seus próprios problemas, porque eles foram criados e postos em ação pelas faltas cometidas.

O ser humano, em nosso tempo, trata de eliminar as faltas graves chamando, por exemplo, um hipnotizador ou outros para curá-lo de seus próprios erros. Aparentemente recebe ajuda, porém sob o ponto de vista da ciência oculta esse bem aparente em verdade é uma perda.

A influência de um hipnotizador sobre sua vítima é grande e se converte em mais poderosa em cada esforço para hipnotizar o paciente. Nenhuma pessoa de firme vontade pode ser hipnotizada, a menos que primeiro seja posta em um estado negativo (passivo) pelo hipnotizador. Cada impulso para a ação deve ser aprovado pela vontade do ser humano: sua ação deve vir de dentro. Para recebermos o completo benefício de experiências de toda vida, devemos nos capacitar para tomar nossas próprias decisões. Devemos determinar se seguimos os conselhos dos outros e, por todos os meios possíveis, devemos nos decidir a escolher nosso próprio modo de ação.

Quando uma pessoa se encontra sob domínio de outra, a cabeça de seu Corpo Vital não está em seu lugar próprio. O hipnotizador pode interpenetrar a cabeça do hipnotizado com suas vibrações etéricas e, assim, dar-lhe ordens que são realizadas de maneira insuspeita. Esse resíduo do Corpo Vital do hipnotizador é também o fator para que as ordens sejam cumpridas no futuro, relacionadas com certo ato, em um dia determinado e à hora certa. Quando chega a hora, o impulso é libertado do mesmo modo que o dispositivo de um relógio despertador. E a vítima tem de cumprir a ordem.

Dado que uma parte do Corpo Vital do hipnotizador penetrou na cabeça da vítima, substituindo o seu próprio Corpo Vital, ela não pode ser completamente retirada. Um pequeno resíduo permanece, convertendo-se no núcleo por meio do qual se pode obter acesso fácil, na próxima vez. Esse laço se rompe somente depois da morte de um ou outro.

Quando aprendemos tudo o que podemos em nosso meio, nosso corpo morre e os dois Éteres inferiores do Corpo Vital decompõem-se com ele. Porém as forças dos dois Éteres superiores são levadas de vida em vida. A isso se chama Corpo-Alma ou Dourado Manto Nupcial. É o esforço sincero do aspirante no caminho que constrói o Corpo-Alma, de modo que possa ser forte e luminoso quando entrar na Nova Era, porque “a carne não pode herdar o Reino de Deus.” (ICor 15:50).

Uma vida simples, de serviço focado na divina essência do irmão ou da irmã, amoroso e desinteressado, pode construir esse veículo da Nova Dispensação, ou seja: a quarta Dispensação. Esse é o caminho dos filhos de Seth e muitos devotos Cristãos o estão construindo.

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz nos deram Exercícios Esotéricos específicos que também ajudam a construir o Corpo-Alma. E aqueles que o estão tecendo dessa maneira são chamados Filhos de Caim. Essas duas correntes da humanidade, a seu tempo, vão se unir. Ambas estão conscientes ou inconscientes, tecendo esse Dourado Manto Nupcial, formando o Corpo-Alma, o “Abre-te Sésamo” para os Mundos invisíveis. Ali, todos seremos regidos pela Lei do Amor.

Nossas ações nessa vida possibilitarão uma existência mais ampla e melhor em todas as futuras. E a construção de um bom caráter proverá um destino melhor. A quintessência do bem, extraída da parte migratória do Corpo Vital, em uma vida determina a qualidade dos átomos etéricos e prismáticos na próxima vida. O superior em uma vida se converte no inferior na seguinte; assim e gradualmente escalamos os degraus da evolução até à Divindade.

Semeia-se um corpo material, ressuscita-se um corpo espiritual. Se há corpo material, também há corpo espiritual.” (ICor 15:44).

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de junho/1974-Fraternidade Rosacruz – SP)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas