Descanso: o que é e o que não é

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Descanso: o que é e o que não é

Descanso: o que é e o que não é

Muitas definições da palavra descanso se encontram nos dicionários. As duas mais comuns são: repouso ou refrigério do corpo devido ao sono, e parada ou interrupção do movimento do labor, quietude, tranquilidade. Outra definição que à primeira vista engloba as outras duas, mas que também pode ser entendido em um sentido de atividade é: liberdade de qualquer coisa que disturbe ou moleste a paz da mente ou do espírito.

O sono é essencial para todos, já que somente por meio do sono é que as substâncias do Corpo Denso são reconstituídas e recobram o ritmo. O sono, contrariamente à ciência popular, é um momento de intensa atividade. O Ego leva o veículo mental e o Corpo de Desejos ao Mundo do Desejo, deixando o Corpo Denso e Vital para trás. Como as vibrações harmoniosas do Mundo do Desejo fluem através da Mente e do Corpo de Desejos, o ritmo e a harmonia desses veículos são gradualmente restabelecidas. Os veículos superiores banham-se na essência de desejo e quando estão completamente fortalecidos começa o trabalho no Corpo Vital. Depois o Corpo Vital, usando a energia solar, remove todos os resíduos acumulados durante o dia no Corpo Denso e o reconstrói: como resultado, teremos um corpo fresco e vigoroso pela manhã quando o   Ego entra nele no momento de despertar. Se essa atividade não tivesse acontecido, nos sentiríamos fatigados quando despertássemos, como quando no momento em que adormecemos, e nossos corpos físicos logo se inutilizariam.

Uma distinção entre descanso e sono é feita no Conceito Rosacruz do Cosmos, onde lemos: o descanso não é nada em comparação com o sono. É somente quando os veículos superiores estão no Mundo do Desejo que há uma total suspensão de desgaste e influxo de força regenerativa. É verdade que durante o descanso o Corpo Vital é obstruído em seu trabalho pelos tecidos que estão sendo danificados pelo movimento e os músculos tensos, mas, no entanto, deve lutar com o gasto de energia do pensamento e por isso recebe a energia recuperadora do exterior do Mundo do Desejo durante o sono.

Por isso vemos que o sono é absolutamente essencial para a supervivência de nossos Corpos Densos e que nenhuma quantidade de atividade calma, leitura ociosa é substituto adequado.

A atividade restabelecedora do sono tem lugar de uma maneira fácil e com êxito quando o Ego se comportou de uma maneira limpa e consciente durante o dia. Se obedeceu a lei natural e os ditados do sentido comum para cuidar de seu corpo físico, se seus pensamentos foram bons e amorosos e seus comportamentos altruístas, os veículos superiores, rapidamente restabelecidos, serão capazes de fazer seu trabalho sobre o Corpo Vital. Dessa maneira tampouco haverá problema em revitalizar o corpo físico.

Se, pelo contrário, o Ego caiu em comportamentos viciosos, ou excesso de alimento ou bebida, se teve sentimentos como o medo, ressentimentos e repugnância, a desarmonia em todos os veículos é tão grande que o restabelecimento, às vezes, não pode ser completo. Se caiu em emoções baixas, leva muito mais tempo retomar os veículos mentais e de desejo a um estado no qual possa trabalhar sobre o Corpo Vital. Dessa maneira, o trabalho no corpo físico também se atrasa e pode não estar terminado pela manhã.

Até se as aberrações fossem puramente físicas, os 4 veículos estariam em relação entre si, o que afeta a um, afeta a todos, e o restabelecimento não se faz.

É por isso que muitas vezes despertamos com certo mal-estar, envenenamos de tal forma todo o sistema que não é possível fazer o ajuste necessário.

Por razões puramente físicas, tanto como por razões espirituais, vemos quão importante é levar uma boa vida, moderada, dedicada aos demais. Com referência à segunda definição que tem a conotação de paralisação de movimento e o restabelecimento de tranquilidade e quietude, concluímos que certamente tem seu lugar em nossa rotina diária. O labor físico pode ser sustentado somente por um certo período, depois do qual o corpo deve ter um período de inatividade.

A quietude e a tranquilidade, entretanto, não são sinônimos. Todos conhecemos pessoas que desejam servir aos demais por causa da fadiga. Ao tratar de curar essa fadiga, no entanto, não tratam de dormir, o que lhes daria o restabelecimento que necessitam, mas gastam seu tempo em tarefas sem importância como assistir TV, beber coquetéis porque se estão relaxando ou a leitura de alguma publicação de mérito duvidoso, já que a cabeça não lhes dá para ler nada mais.

Essas atividades, no entanto, não lhes confere a tranquilidade desejada ainda que a pessoa possa pensar que o está fazendo.

Se a dor de cabeça resultante, a irritabilidade ou qualquer outra reação não agradável ao seu comportamento improdutivo servem ultimamente somente para fazer a pessoa se sentir pior do que estava antes geralmente a vemos no dilema de “Estou tão cansada, mas não fiz nada”.

Enquanto o corpo físico descansa, os demais veículos podem utilizar-se de algo produtivo. Às vezes, o pensamento é mais produtivo quando o corpo está inativo, depois de um período de movimento intenso.

Muitas espécies de serviços podem ser prestadas em uma posição sedentária. A boa literatura e a música clássica são boas alternativas para abandonar as revistas e a chamada “música popular”, pois têm um efeito mais desejável sobre o Ego e os veículos superiores.

Também a atividade mental intensa deve ser seguida por um período de relativa quietude para a Mente. Esse período também não necessita ser improdutivo. A Mente pode descansar enquanto o corpo se exercita nas tarefas da casa, no jardim, esportes ao ar livre. O que é descanso para um veículo geralmente significa necessidade de estimulação para outro.

Por isso, o pior que podemos fazer, depois de um dia sedentário de trabalho, é nos pormos a fazer algo similar ao chegarmos em casa.

Nossos veículos requerem uma mudança de ritmo periódica de modo que possam manter uma interação harmônica entre eles.

Para manter essa harmonia, a essência da terceira definição deve encontrar-se em tudo o que fazemos.

A paz mental é o ingrediente principal que deve encontrar-se como base de todas as atividades que fazemos se formos fazê-las o melhor possível. Esse estado do ser pode ser comparado com o equilíbrio que o estudante deve ter e cultivar. Se carecemos dessa quietude, a tranquilidade não pode penetrar totalmente em nenhum dos veículos.

Muitas pessoas se dedicam a atividades que ao contrário do que elas esperam, não as relaxam.

Uma tarde em um restaurante com amigos comendo alimentos saudáveis pode ser um momento de distração e um bom descanso depois de um dia de trabalho.

Uma tarde bebendo e dedicada a entretenimentos duvidosos que se continua até altas horas, com ideia que se trabalhamos muito, devemos nos divertir muito, leva a uma eficiência reduzida no dia seguinte e não a uma paz interior, não importa o quanto a pessoa esteja se divertindo. Essa espécie de relaxamento leva-o a uma desarmonia completa.

Paz mental não se consegue com a inatividade, na realidade essa produz o efeito contrário. Essa paz se consegue realizando atividades que estejam de acordo com a lei natural, benéfica aos demais e que desenvolvam nossas qualidades espirituais.

Se vivemos a vida recomendada na Filosofia Rosacruz, teremos paz mental, não importa o quão ocupado que estejamos.

O descanso será necessário, mas será de natureza produtiva e nunca deixaremos de crescer e aprender. Ademais, desenvolveremos uma força interior não conhecida até agora, que nos possibilita fazer uma obra maior sem a necessidade de descanso.

Se vivemos uma vida indulgente e egoísta, concentrando nossos esforços só no que nos agrada e depreciando a ética espiritual, nos encontraremos permanentemente em uma situação de discórdia interna na qual teremos altos e baixos de humor. Nenhuma quantidade de descanso concentrado em tarefas improdutivas nos curará disto.

O tipo de descanso que assegura a tranquilidade espiritual deve ser de natureza tão positiva como o trabalho que nos conduz a essa meta. Não podemos dividir nossas vidas de maneira que nosso trabalho e descanso não tenham nenhuma relação um com o outro. Tampouco podemos pretender que o que fazemos em nossos momentos de descanso não tenha nada a ver com nossa natureza total.

(Publicado na revista ‘Serviço Rosacruz’ – jul/ago/87)

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