Autossugestão como Cura para os Vícios de Bebidas Alcoólicas, Drogas, para Doenças e para os Maus Hábitos

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Autossugestão como Cura para os Vícios de Bebidas Alcoólicas, Drogas, para Doenças e para os Maus Hábitos

O primeiro grande passo para a cura é o desejo de estar bem e livre da escravidão a uma doença ou hábito tirano. Quem não deseja saúde e felicidade? No entanto, existem aqueles que estão tão perdidos que não se importam. Nesse caso, os amigos devem desejar, ter vontade e agir por eles. Mesmo eles não estão sempre disponíveis. Mas quem almeja estar bem tem que decidir estar bem; ou seja, deve ter a vontade de aprender o que fazer para estar bem e, então, colocar em prática as ações que levam à saúde; pois curar-se é uma coisa e aprender a ficar bem é outra. Essas duas coisas trabalham juntas e é uma pequena vantagem ser curado e, então, por meio da repetição de antigas faltas na vida, cair novamente na rotina da doença.

Não basta você querer bem a si mesmo. Você pode destruir o seu corpo, o seu cérebro e até a sua alma violentamente, mas terminará em um estado pior do que o anterior. Você precisa querer fazer o trabalho necessário e isso é simples, quando você o entende.

Na verdade, é o mesmo método que há muito tempo está em uso por diferentes escolas de cura, desde o Cristo até os tempos modernos. Alguns chamam de cura pela fé; alguns, de curativo mental; alguns, cura mental; outros, cura divina e ainda outros de autossugestão. Qualquer ajuda que uma pessoa possa dar a si mesma por outros meios ela deve aproveitar, pois muitos, bastante desejosos e ávidos de estar bem, são incapazes de usar o pensamento abstrato e precisam de algo mais concreto e definido para ancorar o pensamento.

Por isso, utilizemos qualquer medida higiênica, banho, dieta, exercícios e mesmo alguns medicamentos leves para acompanhar a autossugestão. Porque é na Mente que o verdadeiro trabalho é feito. A Mente que age por alguém, assim que obtém permissão ou ordens. Na verdade, é o “Deus interior”, o poder por trás do trono da Mente ativa e comum. Essa “Mente automática” aguarda o seu regozijo, fará o que você disser e começará hoje a curá-lo. Você deve fazer a conexão. Configure a conexão e o processo continuará. Por um momento parece que o processo fica parado; um pequeno movimento da sua vontade e o processo começa a caminhar, seguindo para onde é enviado. Essa é a ideia. Você inicia a “Mente automática” e ela vai aonde você a envia. Por muito tempo você esteve na trilha mental errada, pensando que estivesse doente e falando sobre doença: todos os seus processos automáticos funcionaram nessa trilha.

Agora mude para outra faixa, dizendo: “Estou bem” ou “Estou melhorando”. Imediatamente esse poder, esse “servo em seu cérebro”, atua em todo o seu corpo para curá-lo, para cumprir suas ordens. Se você não fala sobre seus problemas, se pensa neles o mais levianamente possível, se pondera sobre a misericórdia que recebe e se sente grato por ela, então você está fazendo uso desses princípios da Ciência Cristã, que são de valor prático e real ajuda. Essa é a ideia em si: impedir pensamentos ruins para ter pensamentos bons, nutridos de material das Regiões superiores do Mundo do Pensamento.

No entanto, para deixar mais claro todos os seus traços ruins são de sua própria autoria. Suas boas características também são de sua autoria. Qualquer pensamento que você tem se espalha de um pensamento para todos os outros da mesma qualidade, de modo que, por exemplo, os que tem relação com bebidas alcoólicas estabelecem todas as “qualidades animais” da Mente, enquanto a verdadeira Religião fixa as boas qualidades. Lembrando que o seu cérebro é o meio pelo qual a sua Mente “lê e escreve” as condições advindas dos seus sentidos, pode-se dizer que as células cerebrais têm pequenas antenas que se tocam. Assim, qualquer pensamento que seja enviado à Mente desperta uma certa célula de acordo com sua espécie, ela põe a próxima em movimento e assim por diante, e se for um pensamento ruim então, até que todas as características ruins estejam em movimento; um pensamento baixo, animalesco, desanimador ou amedrontador mostra dolorosamente como os covardes e os enfermos se tornam cada vez mais covardes. Você deve eliminar todos os pensamentos fracos e desencorajadores, substituindo-os por pensamentos corajosos e esperançosos, porque dois pensamentos não podem estar no mesmo lugar ao mesmo tempo.

Assim, afaste o pensamento impuro, mantendo em mente o somente o pensamento puro.

Qualquer hábito cederá a esse plano. Ele fortalece a cada dia o novo caminho até que o antigo caminho vai sumindo por não ser mais usado. Assim é que pessoas com desejo por drogas, o hábito mais compulsivo que se conhece, podem se livrar da escravidão delas.

Você pode se curar dos vícios de bebida alcoólica, do fumo, das drogas, de doenças ou qualquer tipo de aflição simplesmente seguindo estas linhas: “deseje, tenha vontade e aja de acordo”. Resumindo, leve o pedido à sua Mente e não deixe outro pedido entrar nela de soslaio. O pedido irá para todas as partes do corpo e a cura ocorrerá.

O próximo grande passo em direção à saúde é o relaxamento. Um desapego, um descanso de toda a tensão nervosa e ansiedade. Pense em você como um bebê nos braços da sua mãe. O bebê não pensa na próxima refeição ou no futuro. Ele não sabe de coisa alguma, mas sente amor. O amor, então, é a grande qualidade a perceber, pois “nenhum pássaro cai no chão sem nosso Pai permitir” e “Ele cuida de todos”. Além disso, “n’Ele está a vida e Ele veio para que tenhamos vida em abundância. N’Ele está a Vida e a Sua Vida é a luz dos homens. Ela ilumina todo homem que vem ao mundo”.

Isso não significa que você deva fazer nada; significa que você deva relaxar e descansar no oceano de amor e vitalidade que inunda o mundo e que é suficiente para todos.

Saiba que a saúde é natural e a doença é uma vergonha e um pecado e sempre vem da ignorância das Leis de Deus.

Se ficarmos apenas um pouco enfermos por nossa própria culpa, talvez por culpa de nossa mãe ou pai, logo poderemos fazer o que é certo, superar o problema, ficar curados e sermos muito mais fortes do que nunca ou do que antes. Mas temos que começar descobrindo em que ponto está a falha, consertando-a.

Até o presente, podemos ter sido descuidados ou até criminosos ao maltratar nosso corpo. Esquecemos que ele não nos pertence para abusar; “Não sabeis que sois o templo do Espírito Santo? Se alguém destruir o Templo, Deus o destruirá”. Isso não significa que Deus está zangado com a pessoa e a pune. Significa que a natureza (que é o lado materno de Deus) tem as suas leis e é obrigação nossa obedecê-las; se ela não as obedece, sofre. Ela paga caro por uma vida eufórica, banhada de prazeres, com uma alimentação excessiva e errada, com a perda imprudente de sono ou qualquer que seja o pecado dela, ou tenha sido.

Então, se ela quiser ficar boa, ela deve recomeçar de forma certa, desfazer o que está errado e construir o que é certo. Isso é exatamente o que acontece quando você saca o dinheiro da sua conta bancária, quando tem o “dinheiro contado”; você deve economizar centavo por centavo até sair dessa situação. A Natureza fará isso por você, assim que você começar a economizar vitalidade; ou seja, a relaxar. Pare de se preocupar e diga: “Sei que há vida suficiente para todos nós, muito mais vida do que pode haver. Há tudo para mim que posso usar e reivindico minha parte. Eu ficarei bem. Eu obedecerei. Farei o que é certo ao meu pobre corpo abusado. Minha vontade governará minha casa de vida e trabalhará com a natureza para me curar”. Ella Wheeler Wilcox diz:

Fale sobre saúde; o conto que nunca muda

Sobre doença fatal está desgastado e envelhecido.

Você não pode ser interessante, nem encantar, nem agradar

Por insistir naquela doença de acorde menor.

Diga que você está bem ou que está tudo bem com você

E Deus ouvirá suas palavras e as tornará verdadeiras.

Essa é a ideia do Cientista Cristão, quando ele diz: “Deus é Bom. Deus é Vida, Luz, Verdade, Espírito, Substância, Inteligência, Onipotência, Onipresença, Onisciência. Sou filho do Deus vivo, harmonioso, destemido e livre; eu represento a sabedoria, a força e a integridade. Eu sou um Espírito, um com Ti — Oh, Deus! — e em Ti eu vivo, eu me movo e eu tenho o meu ser. Tu me curas e me livras da doença, do pecado e da morte”.

Jesus Cristo é o meu Salvador, meu médico e meu irmão; Ele não só salva minha alma, mas cura todas as minhas doenças”.

Até mesmo o cientista ou médico profissional que é honesto afirma: “Deixe os remédios artificiais de lado, use os remédios da Natureza, viva uma vida simples e fique bom”. Se você puder ser curado, terá vitalidade suficiente para fazer o trabalho. A vitalidade do seu corpo foi desperdiçada pelo aborrecimento, alimentação, euforia, excesso de trabalho, exagero, engorda: tudo aquilo em que você cometeu excesso.

Então pare, pare. Jejue alguns dias. Talvez você possa mudar seu hábito alimentar para duas refeições por dia, permanentemente. Vá para a cama cedo e durma conforme o seu caso possa exigir (veja as tabelas sobre idade e tempo de sono ideal). Cada um tem seu próprio modo de recuperar a saúde; pelo menos relativamente.

Um único dia pode ser suficiente para uns. Alguns podem precisar de uma semana, um mês, um ano. E alguns, nesta vida, nunca ficarão inteiramente bem, mas podem ficar muito melhores. Alguns surpreendem a todos, ao se recuperar totalmente.

A vitalidade, se canalizada corretamente, trará a cura e, de forma rápida ou lenta, com certeza conquistará a vitória.

(Publicada na Revista Rays from the Rose Cross de fevereiro de 1916 e traduzido pela Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas