A Fraternidade Rosacruz, a Ordem Rosacruz e a Iniciação

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

A Fraternidade Rosacruz, a Ordem Rosacruz e a Iniciação

Quando se fala em “Iniciação”, a maioria das pessoas pensa imediatamente em uma cerimônia de admissão em alguma sociedade secreta, ou marcos de superação de etapas no meio da tal sociedade.

Iniciar é encetar algum empreendimento ou instruir alguém nos princípios básicos, elementares do trabalho de alguma sociedade.

Mas, tomada no sentido oculto, essa palavra assume um significado todo especial. Faz-nos imaginar um encontro com um Iniciado, possuidor de conhecimentos e poderes sobrepostos ao ser humano comum; alguém já amadurecido por provas, cujo conteúdo educativo escapa à consciência da maior parte do gênero humano.

O advento do Cristo ensejou a possibilidade dessa realização a todos. Anteriormente, só era possível a certas famílias ou grupos selecionados, preparados adequadamente através de gerações. Como exemplo podemos citar a tribo dos Levitas, dentre os quais se escolhiam os sacerdotes.

O caminho da Iniciação é a reta e estreita senda ilustrada no livro “Conceito Rosacruz do Cosmos” por meio do Caduceu, ao redor do qual encontra-se enroscada as serpentes. A maioria das pessoas trilha o caminho serpentino. O estreito e reto caminho da Iniciação, entretanto, capacita seus seguidores a realizar em poucas vidas o que, ordinariamente, demandaria milhões de anos.

A finalidade da Iniciação é proporcionar ao Estudante Rosacruz uma oportunidade de desenvolver suas divinas faculdades e seus poderes latentes em um espaço de tempo relativamente curto, por meio de um método definido, adequado à sua constituição. Ele obtém, dessa forma, a expansão de consciência que toda a humanidade logrará a seu tempo, porém, em sua maioria através do lento processo da evolução comum.

Alguns vislumbres desses estados futuros podem ser percebidos. Todavia, das cerimônias nada pode ser revelado, porquanto todos os Iniciados fazem um voto de silêncio.

Há sete Escolas de Mistérios Menores e nove Iniciações correspondentes, as Iniciações ou Mistérios Menores. Há cinco Escolas de Mistérios Maiores e quatro Iniciações que lhes dizem respeito, as Iniciações Maiores ou Mistérios Maiores ou, ainda, as Iniciações Cristãs.

A Ordem Rosacruz é uma das Escolas de Mistérios Menores e seus ensinamentos são dirigidos particularmente ao Mundo Ocidental. São os Ensinamentos Rosacruzes ou Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz são seres humanos. Encontram-se, todavia, muito além do nível comum da humanidade. Há doze Irmãos Maiores e um décimo terceiro — o “Cabeça” da Ordem Rosacruz. Somente esses Irmãos Maiores têm o direito de intitularem-se “Rosacruzes”. Todos os demais são, de fato e somente, Estudantes Rosacruzes. Sete deles trabalham no Mundo material – aqui na Região Química do Mundo Físico –, visando fortalecer o bem onde quer que o encontrem. Cinco Irmãos Maiores permanecem no Templo da Ordem Rosacruz: o trabalho deles é realizado nos planos internos – nos Mundos invisíveis ou Mundos internos.

Existem várias sociedades relacionadas à Ordem Rosacruz, constituindo manifestações de atividades antigas e já passadas da Ordem Rosacruz. Mas, a Fraternidade Rosacruz é o novo impulso e a mais recente mensagem da Ordem Rosacruz. Foi fundada por Max Heindel em 1909, sob a orientação direta do Irmão Maior encarregado dessa nova fase de manifestação dos Ensinamentos Rosacruzes aqui na Região Química do Mundo Físico.

O método Rosacruz de desenvolvimento auxilia e estimula o Estudante Rosacruz a cultivar o sentimento de compaixão por meio do conhecimento. Ensina-lhe, desde o princípio, a perceber a unidade subjacente em todas as coisas. Coloca-o em sintonia com o Infinito, convertendo-o em um verdadeiro cooperador e trabalhador no Divino Reino da Evolução, nesse Esquema de Evolução que todos estamos.

O Estudante Rosacruz se submete, inicialmente, a um Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, que representa o primeiro nível do Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. Depois, ele se converte em um Estudante Regular, que representa o segundo nível do Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. Nesse estágio deve permanecer pelo tempo mínimo de dois anos, findos os quais pode se qualificar para o terceiro passo ou nível: o Probacionismo, o que o torna um ou uma Probacionista. Como tal, receberá instruções especiais. Aprende a viver uma vida de serviço amoroso e desinteressado durante as horas de vigília, a fim de que possa se qualificar como Auxiliar Invisível durante a noite.

O quarto passo ou nível no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz é o de se converter em Discípulo, recebendo, a partir daí, instruções individuais. É uma fase preparatória para a Iniciação. O quinto passo ou nível no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz é se tornar Irmão Leigo ou uma Irmã Leiga. Aqui o Estudante Rosacruz entra na Ordem Rosacruz (mas jamais abandona a Fraternidade Rosacruz, pois aprendeu o caminho e está sempre ávido a ajudar a quem quer trilhar essa senda). Antes de dar esse passo, recebe a primeira Iniciação Menor e vai seguindo assim, Iniciação Menor por Iniciação Menor, até completar as nove Iniciações Menores. Max Heindel é um Irmão Leigo. O sexto passo ou nível no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz é se tornar um Adepto, depois de se graduar nas nove Iniciações Menores e se graduar na primeira Iniciação Maior ou Iniciação Cristã. O sétimo passo ou nível no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz é se tornar um Irmão Maior, graduando-se nas quatro Iniciações Maiores ou Iniciações Cristãs.

Um Iniciado pode sair do seu Corpo Denso ou entrar nele à vontade. Já não depende de condição física alguma, porquanto construiu, mediante o serviço amoroso e desinteressado prestado considerando unicamente a divina essência em cada ser humano, um Corpo-Alma ou Traje Dourado de Bodas, composto dos dois Éteres superiores do Corpo Vital. Este Traje de Bodas lhe serve como meio de funcionar conscientemente na Região Etérica do Mundo Físico, fornecendo tudo que precisa para auxiliar nos processos da Cura Rosacruz, aprender e reter o conhecimento que adquiriu nessa Região e no Mundo do Desejo ou do Pensamento.

O Iniciado também pode ler na Memória da Natureza (inicialmente no seu reflexo mais confiável, na Região Abstrata do Mundo do Pensamento e aos poucos na verdadeira Memória da Natureza, localizada no Mundo do Espírito de Vida) em um grau considerável, que se amplia à medida que recebe outras Iniciações.

Enquanto ele se prepara para a Iniciação, o Estudante Rosacruz leva uma vida de serviço amoroso e desinteressado prestado considerando unicamente a divina essência em cada ser humano, a cada dia da sua vida, especialmente durante o estado de vigília. O Corpo-Alma cresce e se fortalece pelos atos, pelas obras e ações nobres (note que isso é fundamental, pois somente pensamentos, desejos, emoções e sentimentos não constroem um Corpo-Alma!). Quando tem evoluído suficientemente a sua Aura começa brilhar nos Mundos invisíveis. Isso atrai o Mestre, um Irmão Maior, que o ensinará a utilizar seus poderes latentes, iniciando-o nos Planos superiores, ou Mundos invisíveis.

A Iniciação é uma experiência pessoal do Estudante Rosacruz. Consiste em ensinar a ele a existência e a natureza de seus poderes latentes e a empregá-la nos planos internos. Não é uma cerimônia. Mas, depois de receber uma Iniciação é admitido a certas reuniões específicas (de Estudos e Rituais) realizadas no Templo etérico da Ordem Rosacruz.

Uma Iniciação é um passo cuja glória nem pode ser imaginada pela Mente comum. Aliás, não é fácil fazer ideia do que será o futuro do Estudante Rosacruz em liberdade, poder, glória e conhecimento. É um esplendor ilimitado, uma condição transcendente aos sonhos mais extravagantes da imaginação. Essa opção pode ser feita agora. Sim, agora mesmo, enquanto tratamos de percorrer os difíceis primeiros passos no Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz. Pode ser que a morte se interponha várias vezes. Mas é somente um episódio. É uma etapa entre muitas. O Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz permanecerá sempre aberto. Em relação a esse assunto, pode surgir uma pergunta: qual é a diferença entre um Clarividente voluntário, um Iniciado e um Adepto?

Um Clarividente, como o vocábulo indica, “observa claramente”. Sua visão é tão aguda a ponto de lhe permitir contemplar os planos que são invisíveis, aos olhos físicos, para a maioria. Ele observa, mas não conhece tudo o que está relacionado com o que vê. Ele meramente vê, da mesma forma como não conhecemos todas as coisas observáveis no Mundo Físico.

O Clarividente voluntário deve se esforçar para adquirir conhecimento, assim como fazemos, se desejamos aprender a tocar piano, dirigir um automóvel ou tantas outras coisas. Deve, antes de tudo, procurar compreender o que vê. Quando compreende e começa a fazer uso do conhecimento, torna-se um Iniciado.

Quando obtém poder sobre as coisas e forças dos Mundos Invisíveis, se converte em um Adepto. Para melhor compreender o significado da Iniciação, gravemos em nossas Mentes que toda a humanidade progride em ritmo lento, quase imperceptivelmente até os estados mais elevados de consciência.

O caminho é uma espiral, quando visto somente do ponto de vista físico. Porém, aparenta ser uma cinta em movimento, formando figuras semelhantes a “8” – uma lemniscata –, quando observado dos planos físico e espiritual.

Existem dois círculos convergindo para um ponto central: simbolizam o Ego em evolução. Um círculo representa a vida no Mundo Físico, do nascimento à morte. Cada ação praticada pelo Ego constitui uma semente lançada. Através dela ele colhe certa medida de experiência. Algumas sementes podem não vingar por negligência em seu cultivo: a vida assim não produzirá frutos.

A aplicação honrada aos negócios da vida e o esforço em aprender suas lições ensejam um acréscimo de oportunidades além daquelas já previstas. Dessa maneira, quando do desenlace, o Ego se enriquece com os mais preciosos frutos da vida. Principia, então, seu trabalho subjetivo de assimilação nos Mundos invisíveis.

A seu tempo, o Ego chega ao ponto central do movimento em forma de “8”, que podemos chamar de nascimento ou morte, conforme o lado de onde observamos. Tomou-se possuidor de faculdades e talentos adquiridos durante suas existências pretéritas. Pode ou não os empregar; contudo, disso depende seu crescimento anímico, o crescimento da alma.

Se, durante muitas existências, viveu somente para satisfazer a natureza física – ou “natureza inferior” – ou passou por elas sonhando com especulações metafísicas, abstendo-se da ação, da obra e do ato, será deixado para trás pelos mais ativos e progressistas (que priorizaram a ação, a obra, o ato). Os pioneiros são aqueles dinâmicos e de Mente aberta.

É preferível orar e trabalhar sendo um exemplo de espírito e combativo, do que viver orando sem realizar algo de útil, em obras, atos ou ações. Observemos, portanto, que o progresso espiritual depende da assimilação e, para isso, tem que haver a ação. É um processo lento, mas é só que convém à maioria.

Aqueles que escolhem o reto e estreito Caminho do desenvolvimento espiritual Cristão se enquadram em duas classes ou tendências distintas: a mística e a ocultista. O Cristão Místico segue o caminho da devoção por meio do amor. Esse, contudo, só se tornará algo concreto através do serviço amoroso e desinteressado prestado considerando unicamente a divina essência em cada ser humano. O Cristão Ocultista evolui por intermédio do conhecimento. Nele predomina uma tendência intelectual. É instruído em sua caminhada pela meditação sobre as experiências oriundas das sementes que plantou. A incorporação da essência dessas experiências produz o crescimento anímico, segundo a máxima ocultista: “Um dia é como mil anos e mil anos é como um dia”. Cada dia é como uma vida: é ação seguida de assimilação.

Mediante a prática dos Exercícios Esotéricos noturno de Retrospecção e matutino de Concentração, pormenorizadamente explicados no livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”, intensifica-se o processo de conscientização e fortalecimento internos.

Os Evangelhos — verdadeiras fórmulas de Iniciação — principiam pelo relato da Imaculada Concepção, terminando com a Ascensão. São maravilhosos ideais que concretizaremos em algum tempo futuro. Não somos, porventura, “Cristos em formação”?.

Alguns perguntam: “Por que os Iniciados são sempre homens?”. “Não é bem assim”, respondemos. Nos graus menores há muitos Iniciados do sexo feminino. Nos graus superiores há mais homens. Isso tem explicação: os Egos mais evoluídos têm a prerrogativa de escolher o sexo e, geralmente, optam por um Corpo Denso positivo (masculino). A vida altruísta espiritualiza o Corpo Vital (que na mulher já é positivo, mas normalmente, negativo no homem) extraindo dele a Alma, que é positiva sob quaisquer circunstâncias. O Iniciado possui, então, um instrumento da mais elevada eficiência.

Nunca será demais reiterar um ponto: nenhuma quantidade de dinheiro (ou qualquer outro bem material) pode comprar ou vender uma Iniciação. Muitas “Ordens” apregoam que podem conferir “iniciações” a quem lhes pague determinada importância em dinheiro. Qualquer organização pode formular cerimônias trabalhosas, teatrais e impressionáveis. Negras vestimentas, espadas ou sons de gongo podem fazer vibrar as emoções, sugerindo até uma sensação oculta. Porém, nenhuma cerimônia pode oferecer a experiência interna que constitui a própria Iniciação. Uma cerimônia não converte um depravado em santo. Nem o dinheiro pode operar semelhante transformação no caráter de uma pessoa.

Recordemos no Novo Testamento como São Pedro repreendeu a Simão, o Mago ou feiticeiro[1], quando esse pretendia comprar o poder espiritual: “Pereça o teu dinheiro, e tu com ele”.

A Iniciação modifica totalmente a vida do ser humano, dando-lhe uma confiança nunca possuída, envolvendo-o em um manto de autoridade.

Alguns indagam: por que as verdades espirituais permanecem ocultas à maioria? A resposta é simples: a maioria das pessoas ainda não desenvolveu suas faculdades nem aprimorou o seu caráter o suficiente para perceber essas verdades por si mesmas. Não podemos conhecê-las por meio dos cinco sentidos físicos.

A investigação das coisas espirituais constitui um dos objetivos da Iniciação. Há somente um instrumento adequado para investigar as coisas espirituais: é o Espírito (o Ego, o Espírito Virginal da Onda de Vida humana) mesmo.

É necessário muito estudo e um longo período para o conhecimento de todas as coisas pertinentes à Região Química do Mundo Físico. Logicamente, é de se supor que o processo de habilitação para investigar os planos internos demande, igualmente, um bom tempo.

As ferramentas utilizadas pelo Ego são o Corpo Denso, o Corpo Vital, o Corpo de Desejos e a Mente dele. A Mente deve ser purificada pelo poder da vontade. O Corpo de Desejos deve ser mantido sob controle total do Ego. É uma parte importante do nosso Treinamento Esotérico controlar nossos desejos, sentimentos e emoções. O Corpo Vital deve ser disciplinado a fim de ser utilizado como veículo nos planos internos. Os dois Éteres superiores — Luminoso e Refletor — formam o Corpo-Alma, quando estão desenvolvidos, estando nesse caso mais estreitamente ligados ao Corpo de Desejos e mais suscetíveis de contato com o Ego.

Assim como o Corpo Denso cresce e se mantém pela assimilação do valor nutritivo dos alimentos, também o Corpo-Alma cresce por intermédio dos atos amorosos e desinteressados, das ações e obras amorosas e desinteressadas. Depois de algum tempo torna-se luminoso, atraindo o Mestre, um Irmão Maior. Esse ensinará o Estudante Rosacruz a sair do Corpo Denso dele com segurança, deixando-o aos cuidados dos dois Éteres inferiores (Éter Químico e Éter de Vida), para investigar livremente os Mundos invisíveis.

A busca do conhecimento deve objetivar sempre a prestação de serviço à humanidade. Nunca deve ser empreendida por mera curiosidade. Nossas condições presentes representam o nosso campo de esforço. Todo poder e conhecimento obtidos devem ser utilizados no melhoramento das condições e do ambiente em que vivemos. Temos que cumprir nossas obrigações imediatas. Nosso crescimento deve ser interno. Não devemos ser visionários, mas envidar esforços para lograr o domínio completo de nossas faculdades.

Existem provas no caminho? Esse caminho nos parece eivado de sacrifícios? Isso não será obstáculo, se olvidarmos nossa Personalidade, se deixarmos de pensar em nós mesmos, se trabalharmos pelo bem dos demais, procurando o bem em tudo e em todos, se focamos na nossa Individualidade.

O Caminho de Preparação e Iniciação Rosacruz é difícil, mas é feito para chegar, desde que o Estudante Rosacruz tenha persistência, disciplina, paciência, fé, esperança e um desejo sempre presente de servir amorosa e desinteressadamente a divina essência em cada ser humano, que é a base da Fraternidade Universal.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de fevereiro/1977-Fraternidade Rosacruz-SP)


[1] N.R.: Ora, vivia há tempo, na cidade, um homem chamado Simão, o qual, praticando a magia, excitava a admiração do povo de Samaria e pretendia ser alguém importante. Todos, do menor ao maior, lhe davam atenção, dizendo: “Este é o Poder de Deus, que se chama Grande”. Davam-lhe atenção porque ele, por muito tempo, os fascinara com suas artes mágicas. Quando, porém, acreditaram em Filipe, que lhes anunciara a Boa Nova do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, homens e mulheres faziam-se batizar. O próprio Simão, ele, também, acreditou. E, tendo recebido o batismo, estava constantemente com Filipe, admirando-se ao observar os sinais e grandes atos de poder que se realizavam. Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria acolhera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo. Pois não tinha caído ainda sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram a impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo. Quando Simão viu que o Espírito era dado pela imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: “Dai-me, também, a mim este poder, para que receba o Espírito Santo todo aquele a quem eu impuser as mãos”. Pedro, porém, replicou: “Pereça o teu dinheiro, e tu com ele, porque julgaste poder comprar com dinheiro o dom de Deus!”. Não terás parte nem herança neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, desta maldade tua e ora ao Senhor, para que te possa ser perdoado este pensamento do teu coração; pois eu te vejo na amargura do fel e nos laços da iniquidade”. Simão respondeu: “Rogai vós por mim ao Senhor, para que não me sobrevenha nada do que acabais de dizer”. (At 8:9-24).

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