O Nosso Desenvolvimento Espiritual de Dentro para Fora e não de Fora para Dentro

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

O Nosso Desenvolvimento Espiritual de Dentro para Fora e não de Fora para Dentro

Nosso desenvolvimento espiritual, por um bom tempo nesse Esquema de Evolução foi “de fora para dentro”, ou seja: fomos sugeridos, orientados, conduzidos e dirigidos por meios de Leis (resumidas nos Dez Mandamentos), geradoras de sofrimento e punição, se as desobedecessem e de alegria se as obedecessem. Jeová – o Espírito Santo, o Deus de Raça – veio com seus Arcanjos e fez a primeira grande divisão em Raças, tornando influente em cada grupo, como guia, um Espírito de Raça, um Arcanjo, criando as Religiões de Raça (Taoísmo, Budismo, Hinduísmo, Judaísmo, etc.) e suas subsequentes Espírito de Tribo e de Família.

Quem permanece fortemente subjugado à influência do Espírito de Raça ou de Família, sofre a mais terrível depressão quando abandona seu país ou respira o ar de outro Espírito de Raça ou Família.

Depois começou a ser disponibilizamos para nós a direção “de dentro para fora”, ou seja: sublimar as Leis e as utilizar para emancipar o intelecto do desejo e a conquistar o autocontrole. E veio o Cristo e inaugurou o Cristianismo – veja as Bem-aventuranças – a Religião do Filho. E por meio dela que alcançaremos a maior eficiência no nosso desenvolvimento espiritual “de dentro para fora”.

E para refletirmos há dois conjuntos de mandamentos que Cristo nos forneceu. O primeiro que já deveríamos cumprir totalmente e com a plenitude que ele exige. Infelizmente a maioria de nós ainda não consegue, mas se somos Estudantes Rosacruzes é porque queremos conseguir. Trata-se dos Dez Mandamentos que temos na Bíblia:

  1. Não terás outros deuses diante de mim.
  2. Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porque eu, Iahweh teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas que também ajo com amor até a milésima geração para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
  3. Não pronunciarás em vão o nome de Iahweh teu Deus, porque Iahweh não deixará impune aquele que pronunciar em vão o seu nome.
  4. Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. O sétimo dia, porém, é o sábado de Iahweh teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem lua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que está em tuas portas. Porque em seis dias Iahweh fez o céu, a leira, o mar e tudo o que eles contêm, mas repousou no sétimo dia; por isso Iahweh abençoou o dia do sábado e o santificou.
  5. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na teria que Iahweh teu Deus, te dá.
  6. Não matarás.
  7. Não cometerás adultério.
  8. Não roubarás.
  9. Não apresentarás um falso testemunho contra o teu próximo.
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a sua mulher, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo

O segundo conjunto que só faz sentido tentarmos cumpri-lo se conseguimos cumprir os Dez Mandamentos, pois se esses que são mais “sólidos”, óbvios e que lida com nossas emoções, sentimentos e desejos mais inferiores não conseguirmos, que dirá esse segundo conjunto que lida com nossas emoções, sentimentos e desejos superiores. Trata-se das Bem-aventuranças que também temos na Bíblia:

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de Mim”.

****

O caminho do serviço amoroso e desinteressado para com os outros sendo o melhor caminho que nos conduz a Deus.

Reconhecer-se como uma unidade fundamental de cada um com todos, que é a comunhão espiritual, é nos realizar em Deus.

E saber que para atingir essa realização é só nos esforçarmos por esquecer, diariamente, os defeitos dos nossos irmãos e irmãs e servir a divina essência oculta em cada um deles.

Eis exemplos do desenvolvimento de “dentro para fora”.

Que as rosas floresçam em vossa cruz

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas