Carregai os Fardos Uns dos Outros…

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Carregai os Fardos Uns dos Outros…

Quando a pergunta “Por que você estuda a Filosofia Rosacruz?” é feita, nove Estudantes Rosacruzes em cada dez responderão, de modo fundamental: “Porque ela resolve problemas para mim cuja solução nunca encontrei em outro lugar”. As perguntas são aquelas eternas questões que, mais cedo ou mais tarde, colocam-se a todos nós: De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos? Como pode um Deus de amor permitir que os seus filhos sofram de doença, pobreza e pecado, quando é onipotente e onisciente? Quem pode descrever a paz que entra na vida quando essas perguntas são respondidas de uma forma que satisfaz tanto a cabeça quanto o coração? Ou a alegria de saber, apesar da confusão e da aparente contradição superficial, que verdadeiramente “Deus está no Seu Céu e tudo está bem no mundo”?

Às vezes, porém, a satisfação completa da lógica e da razão tende a endurecer o coração e a represar as fontes de compaixão e simpatia que naturalmente se dirigiriam ao nosso irmão ou a nossa irmã em dificuldade. Quando aprendemos que a Lei de Causa e Efeito opera literalmente na vida de uma pessoa e em seu ambiente ou quando entendemos que a doença da qual ela sofre é parte da sua própria obra e, na verdade, é sua colheita tão verdadeiramente quanto a espiga de milho que ela colhe em seu milharal, temos a propensão de raciocinar assim: tudo isso é culpa dela mesma devido à sua própria ignorância, e sua salvação depende do seu próprio domínio da lição. Por que razão devo interferir no seu desenvolvimento, carregando o seu fardo? Por que tentar aliviá-la daquilo que foi provocado pela sua própria ignorância? Não permitirei assim que essa ignorância continue e, portanto, atrasarei o seu desenvolvimento, em vez de ajudar?

Esse raciocínio é friamente lógico e tem o sabor do pensamento deste mundo, mas não o da sabedoria divina. Devemos nos lembrar de que, embora a lógica e a razão tenham direito às considerações adequadas, elas não podem servir como único guia para o desenvolvimento espiritual. Devemos nos esforçar para obter um desenvolvimento global e elevar o nosso raciocínio mundano ao plano da sabedoria divina. Nesse desenvolvimento, tanto a simpatia de um coração amoroso deve ser satisfeita quanto a justiça exigida pela razão e pela lógica.

Os Anjos do Destino deram a todos os povos, em todos os tempos, uma luz adequada e suficiente para guiá-los em sua evolução e a nós ofereceram a Bíblia. Nela nos é dito claramente, em tom inequívoco: “carregai os fardos uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo. Pois cada um carregará o seu próprio fardo”[1]. Quando o Cristo nasce em nós, torna-se não apenas o nosso dever, mas também o nosso prazer, aprender a Sua Lei e aplicá-la a cada pensamento ou ato para que possamos crescer “até a estatura e a plenitude do Cristo[2]. Como podemos então saber se estamos ou não interferindo no desenvolvimento do nosso irmão ou da nossa irmã e retardando o seu crescimento, quando carregamos com ele ou com ela, e por ele ou por ela, o seu fardo?

A “ovelha perdida[3] que o Cristo veio procurar e salvar não é o indivíduo isolado que pode recorrer ao Crucificado para a salvação da alma dele. O sacrifício de Cristo foi pela Humanidade para salvá-la das suas trevas e da sua ignorância, e a ignorância e os pecados dos vários são a ignorância e os pecados de todos. Eu sou o guardião do meu irmão e da minha irmã porque a minha ignorância, tal como a dele ou a dela, é a causa da queda dele ou dela e eu também sou ignorante e pecador. Além disso, a salvação só se encontra em Cristo, que não veio para me salvar individualmente, mas a mim porque faço parte da Humanidade que estava e está perdida. A minha salvação não pode ser desfrutada na sua plenitude enquanto o que está perdido não for redimido. A minha vida está tecida e entrelaçada com a vida do meu irmão ou da minha irmã e, se a Luz raiou sobre mim, satisfazendo tanto o coração como a mente e me restituindo um Deus de amor e justiça, essa Luz revela também o fato de que o fardo do meu irmão ou da minha irmã não é mais individual do que a sua redenção.

Mas, o que significa a última parte do nosso texto: “Porque cada um deve carregar o seu fardo”? Não é isso uma contradição? Por que devo me preocupar com o problema do meu irmão ou da minha irmã, se no fim não posso carregá-lo? A resposta é que a única parte do fardo que podemos ajudar a carregar é o seu aspeto exterior — o alívio material. Apenas alguns de nós aprenderam a oferecer qualquer tipo de alívio a partir de um plano superior. Como somos propensos a engrandecer o material! Quando damos uma moeda para o mendigo ou lhe aliviamos a fome, pensamos que o ajudamos a suportar o seu fardo.

Quando nos compadecemos do nosso amigo ou da nossa amiga e ele ou ela segue o seu caminho com o coração mais leve e as forças renovadas, quanto vocês pensam que, na realidade, suportamos do seu fardo? Quando aliviamos o seu sofrimento, não estamos lidando em grande parte com o efeito, em vez da causa? Com que frequência procuramos cuidadosamente e em espírito de oração a causa do seu problema? Podemos, ou não, com mansidão e amor, mostrar para ele a Luz de tal forma que ele a possa compreender sem ser sobrecarregado pela nossa sabedoria superior ou oprimido pelo remorso?

Se tivermos feito tudo isso com humildade, não precisaremos que nos digam que “cada um deve carregar o seu fardo”. Há muito tempo enfrentamos nossas limitações e sentimos a nossa impotência. A origem de todo pecado é a ignorância e o seu único remédio é a sabedoria. A aquisição da sabedoria é um crescimento e o crescimento é um processo lento, puramente individual. Podemos ajudar nosso irmão ou nossa irmã a atravessar um caminho pedregoso, podemos firmar seus passos vacilantes e atar os pés que sangram, mas não podemos percorrer o caminho por ele. Cada um deve carregar o seu próprio fardo.

Não precisamos temer a interferência no desenvolvimento do nosso irmão ou da nossa irmã, quando lhe prestamos o nosso melhor serviço na sua hora de necessidade. Ao contrário, tenhamos medo é de negligenciar o serviço e retardar o nosso próprio crescimento. Nosso destino está entrelaçado com o dele ou com o dela; quando partilhamos o nosso pouco com ele ou com ela na sua hora de necessidade, aprendemos a tão necessária lição da confiança em Deus e não nos bens materiais ou no ambiente. Aprendemos, então, que o serviço amoroso e desinteressado (portanto, o mais anônimo possível) é o caminho mais curto e mais seguro que nos conduz a Deus e que “aquele que quiser ser o maior entre vós, que seja o servo de todos[4].

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross outubro/1920 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)


[1] N.T.: Gl 6:2-5

[2] N.T.: Ef 4:13-16

[3] N.T.: Mt 18:10-14 e Lc 15:1-7

[4] N.T.: Mc 10:43 e Mt 20:26

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