Influências Fisionômicas e de Personalidade quando no Ascendente
(*) Advertência: a descrição aqui apresentada é mais exata conforme a cúspide da 1ª Casa esteja mais próximo do ou no segundo decanato do Signo (10º grau até 20º grau). Quando os 3 últimos graus de um Signo estão ascendendo, ou quando os 3 primeiros graus ascendem no momento do nascimento, diz-se que a pessoa nasceu “na cúspide” entre dois Signos, e, então, a natureza básica dos Signos envolvidos são mescladas no corpo dela. Astros nas Casas:
Em tais casos o Estudante dever usar seu conhecimento do caráter dos Astros em conjunto com a descrição do Signo. (Veja mais no Livro: Mensagem das Estrelas – O Signo Ascendente – Max Heindel e Augusta Foss Heindel)
Capricórnio
Temos dois tipos aqui, quando nos referimos às características físicas: um tipo é fortemente constituído, robusto e curto; o outro tipo é magro e rijo com as costas compridas, pernas em forma da letra “O”, joelho robusto e ossos pesados.
O rosto do capricorniano é angular, magro; a pele é seca e parece um pergaminho. O formato do rosto é em forma de cunha.
O cabelo é fino, preto e liso. A testa é elevada e ossuda; a testa tem duas cúspides e estes dois círculos ou nódulos são rodeados por uma grande protuberância semicircular.
As sobrancelhas são finas. Os olhos são de um cinza bem claro ou azuis bem claros e parecem nada dizer. Estão fundos no glóbulo, mas diferente de Escorpião. Em Capricórnio é magreza, mas em Escorpião se esconde sob a testa.
O nariz é grande e no meio tem um engrossamento. As bochechas são normais, mas chamam a atenção por serem afundadas. Ao lado do nariz nas bochechas tem duas linhas fundas em ambos os lados do rosto. A boca é de normal para grande. Os lábios são acinzentados; o lábio inferior fica mais à frente. A dentição normalmente é fraca.
O queixo é angular e aponta para a frente; parece que a ponta do nariz e do queixo crescem um em direção ao outro.
As orelhas são grandes, principalmente a parte superior.
O rosto tem muitas linhas. Os ossos são grossos, o que chama atenção nos dedos. Os capricornianos gostam de mostrar as mãos.
As costas parecem bem compridas. Quando o capricorniano está parado gosta de balançar nas pontas dos pés. Eles são o tipo mais pessimista, mas também o tipo de maior persistência e zelo. Eles não trabalham rápido, antes são lentos, mas sistemáticos e constantes. Eles são muito taciturnos, parecem intratáveis e sem sentimentos; sempre dizem “não”. Para eles é muito difícil demonstrar seus sentimentos.
Ao andar, ele olha para o chão e ao conversar dificilmente te olha nos olhos. Eles não são de muitos amigos, mas uma vez seu amigo ele o será para o resto da vida. Eles são rígidos e gostam de silencio e solidão – ermitão. São muito ligados à tradição e cerimonial. Existem vários pedreiros deste tipo.
Eles são muito econômicos e frugais. O capricorniano gosta de provar tudo. Eles são conservadores e dogmáticos.
Além de taciturnos, eles têm muita dificuldade de expressar seus pensamentos, mas muitas vezes vale à pena escutá-los porque suas palavras são profundas. Eles falam baixo e devagar.
O capricorniano prefere as roupas escuras e seus sapatos estão sempre lustrando. A etiqueta e cortesia são seguidos até ao extremo.
O capricorniano consegue guardar um segredo muito bem, mas, também, perante o mundo, pode viver uma vida dupla. Eles são o tipo da comédia seca, mas são muito sensíveis e facilmente ofendidos. Eles sentem frio com facilidade.
O capricorniano pode ficar a vida toda lutando por uma posição melhor da mesma forma que o cabrito busca o penhasco mais alto. Da mesma forma que Câncer é a verdadeira mãe, o Capricórnio é o típico pai.
Eles são ótimos detetives (Sherlock Holmes), bons mineiros, banqueiros, agricultores e funcionários públicos. Eles têm bom raciocínio e capacidade de concentração. Eles são bons matemáticos e jogadores de xadrez.
O corpo é fraco até aos 14 anos, mas depois eles se tornam bem resistentes e geralmente alcançam idade avançada.
Tradução feita pelos irmãos e irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil, do original: ASTROLOGISCHE TYPELOGIE – Hans Stein – Fishe-tekst – Fraternidade Rosacruz – Alemanha
Sobre o autor