Agosto de 1913
Um dos pontos mais interessantes da nossa última lição refere-se ao fato de que nós temos poder para prolongar a nossa vida material por uma dedicação sincera no propósito da existência: a aquisição de experiências. Quer o saibamos ou não, cada ato das nossas vidas apressa ou prolonga o fim, na medida em que a nossa atitude esteja ou não em harmonia com a lei. Se não nos aplicarmos no trabalho da vida, ou se, persistentemente, seguirmos um caminho que é inadequado ao crescimento da alma, nossa vida discordante destrói o arquétipo. O renascimento, num ambiente diferente, nos dará a chance de recuperar as oportunidades negligenciadas. Por outro lado, quando vivemos em harmonia com o plano de vida inscrito no Arquétipo do nosso Corpo Denso, produz-se uma construtiva consonância em suas vibrações, o que aumenta a vida do Arquétipo e, consequentemente, também a vida do Corpo Denso.
Quando nos apercebemos que nossa vida na Terra é o tempo de sementeira, e que o valor da nossa existência “post-mortem” está em razão direta do incremento que tenhamos dado aos nossos talentos, é evidente reconhecer a suprema importância em usar as nossas faculdades numa direção correta. Esta lei é extensiva para toda humanidade, mas é de vital valor para os Aspirantes à vida superior, pois quando trabalhamos para o bem com todas as nossas forças, cada ano acrescentado de vida aumenta enormemente o nosso tesouro celestial. Os anos adicionados darão mais tempo para o cultivo da alma, e o fruto dos últimos anos poderá, facilmente, superar os colhidos na primeira parte da vida.
Se sentirmos que isto é verdade e se estivermos ansiosos por alcançar o máximo grau de realização, naturalmente, faremos esta pergunta: “Como conhecerei o caminho verdadeiro?” A resposta não é difícil; os Astros relatam a história. Eles mostram nossas faculdades e o momento mais propício, tanto para plantar as sementes da alma como para auxiliar e curar. Por isso, a Fraternidade Rosacruz tem muito empenho no estudo dos Astros. No horóscopo, esses assuntos estão claramente assinalados. O conhecimento dessa escrita astrológica é força para melhor agir, e assim obter um maior crescimento anímico. Isto está ao alcance de qualquer pessoa que queira estudar o sistema simplificado dos nossos cursos de Astrologia Rosacruz. Assim, poderá aprender como dirigir sua vida para um maior progresso em todos os sentidos.
Enquanto sugiro determinados passos para o desenvolvimento, é oportuno chamar a atenção do Estudante para o fato que, quando completar o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz se torna aptos para a solicitação de ingresso na The Rosicrucian Fellowship (ingressando no segundo grau do Caminho de Preparação Rosacruz: Estudante Regular).
(Carta nº 33 do Livro “Cartas aos Estudantes” – de Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)
Sobre o autor