Os escritores e conferencistas debatem frequentemente os problemas da comunidade sob o título “Capital e Trabalho”. Eles nos dão, muitas vezes, uma impressão errada, como se o capital e o trabalho fossem duas coisas opostas e separadas, o capital de um lado e o trabalho do outro. A verdade, porém, é que o capital e o trabalho, juntos, constituem algo unitário, uma UNIDADE. O capital se tornou necessário e foi criado pelo trabalho, tanto físico como mental, pela labuta do cérebro e pelo suor da fronte. O capital e o trabalho não são independentes um do outro, mas cada um requer absolutamente o outro. Os trabalhadores físicos teriam que passar fome, se não fossem constantemente abastecidos pelo mundo das ideias; as ideias permaneceriam apenas ideias, se não fossem levadas à manifestação física pelo trabalho das mãos.
Muitos incidentes ilustram bem esse ponto. Alguns marinheiros amotinaram-se no mar e mataram o capitão e o imediato, mas esqueceram-se de que não restava alguém vivo que entendesse de navegação; o resultado foi a perda do navio e de todas as pessoas a bordo. Encontramos outra ilustração na vida dos dois irmãos, Jacó e Esaú; esse último correspondia ao trabalhador físico, enquanto Jacó possuía o instinto criativo. Esaú era dependente de Jacó; ele tinha que passar fome ou vender o seu direito de primogenitura ao irmão, que, pelo poder da Mente, fornecia ideias criativas e, com isso, até enganava o sogro capitalista, aumentando o seu rebanho com o truque sutil de colocar varas manchadas nos bebedouros para o gado, a fim de obter uma prole manchada.
Os zangões não são desejáveis em uma colmeia e os ociosos na família humana não estão ajudando a resolver o problema. Todos devem trabalhar e não haverá lugar para os ricos ociosos na nova ordem que se avizinha. Se todos tivessem desejos simples, acha que isso ajudaria a resolver o problema? Mas será que existe um padrão de desejos? Será que um ser humano de baixo desenvolvimento e sem senso de beleza desfrutaria adequadamente uma bela casa com instalações modernas? Então, afinal, não está tudo bem? Mas como é que podemos dizer isso quando o mundo inteiro se rebela, ameaça e se revolta? Algo deve estar errado em algum lugar.
Chamem os médicos da sociologia, que eles diagnostiquem o caso, pois o mundo está agonizando, sofrendo de uma circulação extremamente deficiente de sangue econômico; por “sangue econômico” quero dizer ouro, muito de um lado e pouco do outro; muito trabalho físico para uns e pouco para outros; um excesso de trabalho mental em um caso e pouco ou nenhum em outros. O dinheiro tem sido acumulado igual à comida, por medo da velhice e dos anos escassos que se aproximam.
O que é que se pode fazer? Os médicos estão bem equipados para diagnosticar, mas será que podem curar? Poderão remediar essa má circulação? Receio que não. Cada indivíduo tem que trabalhar na sua própria salvação, aprendendo que a vida, a verdadeira vida, está livre de conflitos e doenças e que os segredos, de tal vida, só podem ser descobertos vivendo com simplicidade e não tendo uma multidão de assuntos e desejos extravagantes; tal vida é muito grande para a preocupação, muito forte para o medo, muito feliz para o egoísmo.
À medida que descobrimos essa vida, a circulação melhorará, pois teremos menos razões para acumular. Com o tempo, poderemos também superar a falta de equilíbrio entre o trabalho físico e o mental. Não poderíamos prestar melhor serviço a Deus e ao mundo do que dar aos trabalhadores mentais uma oportunidade de trabalho físico durante parte do seu tempo e aos trabalhadores físicos, uma oportunidade de fazer algum trabalho mental. Na verdade, um sistema assim significaria uma bênção sem fim; o trabalhador físico se tornaria mais inteligente e o trabalhador mental, mais prático, pois os nossos melhores pensamentos surgem sempre durante o exercício físico. E ambos poderiam aprender a lição mais importante da vida: como é se sentir no lugar do outro.
Seria inútil estabelecer tal sistema pela força; deixemos que aqueles que se esforçam por viver a vida mais elevada, movidos por um coração verdadeiramente compassivo para com os seus semelhantes, comecem a instituir o sistema nos seus próprios negócios, tanto quanto possível. Nessa época de conflitos e inquietações, é encorajador saber que houve recentemente alguns casos em que pessoas renunciaram voluntariamente a possíveis lucros.
O ideal a que devemos chegar é o de trabalhar por amor e desejo de servir à comunidade, à nação e à todas as Ondas de Vida, e só acidentalmente promover os interesses do indivíduo. Pensem no entusiasmo que será criado quando tal programa se tornar universal e cada trabalhador estiver tão ansioso pelo sucesso do seu companheiro de trabalho quanto pelo seu próprio. E, como resultado, a condição de todos será muito melhorada mediante esse regime de cooperação e amor fraterno, em comparação com o sistema existente de luta egoísta e competição.
Que bênção será quando esse ideal se estabelecer em toda parte, como acabará acontecendo, quando esse amor altruísta que se interessa pelo bem-estar de todos os nossos semelhantes se tornar universal! Que todos aqueles que desejam sinceramente herdar o Reino dos Céus examinem mais uma vez o Evangelho de Cristo no que diz respeito ao seu ensino sobre esse assunto.
(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de outubro/1920 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)
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