Pergunta: Podem provar por meio da Bíblia que o Ego nasce e renasce até estar apto a apresentar-se diante de Deus?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Podem provar por meio da Bíblia que o Ego nasce e renasce até estar apto a apresentar-se diante de Deus?

Pergunta: Podem provar por meio da Bíblia que o Ego nasce e renasce até estar apto a apresentar-se diante de Deus?

Resposta: Há algumas pessoas que acreditam que a Bíblia é totalmente exata, palavra por palavra, do começo ao fim. Além disso, se houver controvérsia, elas argumentam como se a Bíblia tivesse sido originalmente escrita em inglês e como se cada palavra significasse justamente o que expressa, e nada mais.

Na realidade, a Bíblia foi traduzida, transcrita, editada e reeditada tantas vezes que, naturalmente, houve interpolações. Algumas foram inseridas involuntariamente devido a algum lapso ocasional por parte do copista. Contudo, há casos em que as interpolações foram colocadas intencionalmente, a fim de apoiar uma determinada doutrina na qual o copista acreditava e que não estava claramente enunciada. As pessoas versadas nessa área reconhecem que, atualmente, apenas um esboço geral dos ensinamentos originais permanece conosco. Em todas as religiões, um aspecto exotérico sempre foi dado às multidões.

Essa continha os ensinamentos mais elementares, mas permitia-se um aprofundamento maior do assunto àqueles que se tornavam aptos no decorrer de suas vidas a entender os mistérios mais profundos. Podemos lembrar o conselho de Cristo aos Seus discípulos: “A Vós é concedido saber o mistério do Reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas” (Mc 4;11), como uma indicação que há um procedimento semelhante na religião Cristã.

Entre esses mistérios estava a Doutrina do Renascimento, como percebemos que Ele deve tê-la ensinado através do seguinte diálogo. Ele perguntou-lhes: “Quem dizem os homens que Eu o filho do homem sou?” E eles responderam: “Uns dizem que és João, o Batista, outros que Elias, e outros que é Jeremias ou algum dos profetas” (Mt 16; 13-14). Todos esses personagens já haviam morrido e seus corpos e já deviam estar decompostos no túmulo.

Ainda assim, encontramos pessoas que creem ser Jesus um deles, renascido. Se o princípio do renascimento estivesse errado, teria sido Seu dever, como Mestre, esclarecer a Seus discípulos e, provavelmente, Ele diria: “Que tolice! Como posso Eu ser um deles? Eles já partiram há séculos”. No entanto, Ele pergunta: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” No caso de Elias, Ele ensinou esta doutrina abertamente, pois Ele disse aos Seus discípulos referindo-se a João Batista: “E se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir”. (Mt 11; 14).

Não há ambiguidade, mas uma declaração clara e franca: “Este é Elias!” Esta declaração foi reiterada mais tarde quando deixavam o Monte da Transfiguração, pois, nessa ocasião, Cristo disse aos Seus discípulos: “Digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram” (Mt 17; 12). Eles perceberam, então, que Ele falava de João Batista.

(Livro: Perguntas e Respostas – Vol. II – pergunta 104 – Max Heindel)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas