Pergunta: Qual é a diferença entre a visão Etérica, a Clarividência e a visão pertencente ao Mundo do Pensamento?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Qual é a diferença entre a visão Etérica, a Clarividência e a visão pertencente ao Mundo do Pensamento?

Resposta: Quando olhamos para uma pessoa utilizando a visão etérica, primeiro vemos sua vestimenta externa, depois o revestimento interno, a peça de roupa usada junto à pele e sob outra roupa, a própria pele, as costelas e os vários órgãos do Corpo Denso próximo de nossa visão; em seguida, a coluna espinal, a parte posterior das costelas, a carne, novamente, a pele e a roupa das costas dela. Em outras palavras, vemos através dela. Pela visão etérica, uma pessoa pode ver através de livros, papéis, cartas, paredes ou de qualquer outra coisa a uma curta distância. De fato, essa faculdade pode ser chamada de visão de raio-X. Somente uma substância nossa é à prova de sua faculdade penetrante. O vidro é tão opaco à visão etérica quanto uma parede de pedra para a visão física comum, talvez pela mesma razão pela qual o vidro é um esplêndido isolante de eletricidade.

Quando olhamos para uma pessoa por meio da visão do Clarividente voluntário, vemos o Corpo de Desejos dela e as contrapartes de seus outros veículos por dentro e por fora – todas as partículas ao mesmo tempo. É muito difícil ler um livro ou mesmo uma carta com a visão etérica, porque devemos olhar através de outras páginas que acabam borrando aquela página que desejamos ler. Quando usamos a Clarividência voluntária, parece que o livro ou a carta está aberto para que pudéssemos preparar qualquer página ou parte sem ter que olhar para qualquer outra parte. Mas quando olhamos para um objeto com a visão pertencente às quatro Regiões inferiores do Mundo do Pensamento, e o autor não tem nenhum conhecimento pessoal de nenhum dos Reinos superiores, descobrimos que, em vez de formas, há espaços ocos ou moldes, que nos falam e nos contam a respeito de si mesmos. A necessidade de investigação é eliminada naquele Mundo. Nele sabemos, de uma vez só, tudo o que se torna objeto de nossa atenção. Há, no entanto, uma curiosa desvantagem no conhecimento obtido dessa maneira – ele se manifesta tudo de uma só vez. A soma desse conhecimento é um todo e não tem começo nem fim. Portanto, geralmente, é uma tarefa hercúlea desdobrá-lo em um conceito ordenado e contínuo que possa ser expresso de forma abrangente para nós mesmos e para os outros.

(Pergunta 140 do Livro “Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Vol. I” – Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas