A Torre de Babel e o Pentecostes

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

A Torre de Babel e o Pentecostes

A Torre de Babel e o Pentecostes

Nós lemos na Bíblia que os primeiros habitantes da Terra construíram uma torre, a Torre de Babel, com a intenção de se elevarem até ao céu. Jeová olhando para isso com olhar reprovador, decidiu colocar um fim a esse negócio e mergulhou a humanidade em confusão, fazendo-a falar em línguas diferentes.

Essa história da Torre de Babel deve ser entendida em um aspecto totalmente simbólico.
Quando a humanidade foi expulsa do Jardim do Éden, por haver utilizado mal a força criadora, ela, rapidamente, percebeu a inconveniência de existência física em um corpo que ela tinha cristalizado indevidamente, e que começou a conhecer o sofrimento, a doença e a morte. Essa é a causa que ela desejava voltar à condição anterior de felicidade.

Para evitar de ser disperso por toda a Terra, ela construiu uma cidade e dentro dessa cidade ela construiu uma torre, a fim de poder voltar para o céu (ou o Jardim do Éden). Mas isso não era mais possível, porque o ser humano deve, atualmente, aprender a controlar suas paixões, despertadas pelos Espíritos Lucíferos e a controlar as condições do Mundo Físico.

Para alcançar esse resultado, Jeová dividiu a humanidade em diferentes povos, cada um com a sua própria língua, e colocou cada um deles sob a direção de um grande Arcanjo, como se fosse um “Deus” particular deste povo.

Os diferentes povos e a diversidade de línguas são, consequentemente, obras de Jeová, o Espírito Santo. Mas nós sabemos que Cristo veio para abolir essas divisões (necessárias no passado), e reunir todas as nações em uma só e grande Fraternidade.

No Pentecostesi Ele fez descer sobre Seus Apóstolos o poder do Espírito Santo, sob a forma de línguas de fogo, e eles começaram a falar todas as línguas. Em seguida, é dito que as pessoas estrangeiras ficavam surpresas em ser compreendidas nas suas línguas nativas.

Max Heindel nos diz que nas regiões inferiores do Mundo do Desejo, que constituem o Purgatório, as diferentes línguas são utilizadas. Mas, nas regiões superiores, onde está o Primeiro Céu, existe somente uma língua universal e todos se entendem. Nós falaremos essa língua no futuro.

(Traduzido do Flash La Tour de Babel, da Association Rosicrucienne Max Heindel, Centre de Paris – Texte inspiré de l’enseignement rosicrucien légué à Max Heindel par les Frères Aînés de la Rose-Croix)

______________________________________________________________________________

i Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, era a festa da Colheita (ou das Semanas, porque a colheita se estendia por 7 semanas) antes de se tornar uma comemoração da apresentação das Tábuas da Lei dadas à Moisés, no Monte Sinai. É ainda sobre essa lei externa que vivemos atualmente.
Contudo, as Tábuas da Lei estavam na Arca do Tabernáculo no deserto a fim de que o ser humano aprenda a escrever a lei dentro de si mesmo, para controlar seu Corpo de Desejos. Os Apóstolos chegaram a esse estado de desenvolvimento. Esse é o motivo do dia de Pentecostes (dia da lembrança das Tábuas da Lei): a lei de Deus que guiou o ser humano, de fora, entrou neles com o Espírito Santo.

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

2 Comentários até agora

DAVID ANTUNES CABRALPublicado em9:03 pm - jul 25, 2020

Para alcançar esse resultado, Jeová dividiu a humanidade em diferentes povos, cada um com a sua própria língua, e colocou cada um deles sob a direção de um grande Arcanjo, como se fosse um “Deus” particular deste povo.
Jeová não é anjo, inferior a arcanjo?

    Fraternidade Rosacruz de CampinasPublicado em11:12 am - jul 27, 2020

    Caro irmão, sem dúvida Jeová pertence à onda de vida angélica. No entanto, ele não é um Anjo comum. Ele é o mais elevado Iniciado do Período Lunar, ou seja, ele é o Anjo que aprendeu tudo que um Anjo deve aprender até o final do Período de Vulcano. E com isso alcançou o mérito de poder construir um veículo com material do Mundo de Deus. Assim, a ele foi dado a incumbência de exercer o terceiro Aspecto de Deus, o do Espírito Santo, à partir do Período Lunar. Portanto, na escala evolutiva é alcançou um grau de desenvolvimento espiritual muito superior aos Arcanjos comuns. Para mais informações à respeito das funções de Jeová, por favor, veja nessa seção: Jeová e Sua Missão nesse livro: https://fraternidaderosacruz.com/wp-content/uploads/2020/02/O-Conceito-Rosacruz-do-Cosmos-por-Max-Heindel-1.pdf

Deixe uma resposta

Idiomas