Velocidade para Frente e para Cima

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Velocidade para Frente e para Cima

Dificuldades e influências aparentemente dissuasivas são as escadas de Deus. Elas são os meios pelos quais podemos subir para maiores alturas de realização espiritual e temos apenas que aceitá-las com o humor adequado para encontrar nelas fatores potentes na linha do avanço.

Um dos antigos disse que “mesmo que a figueira não floresça nem haja fruto na videira; mesmo que a safra de azeitonas decepcione e os campos não produzam alimento; mesmo que não haja ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.[1]. Isso tipifica com bastante precisão as experiências pelas quais a maioria de nós deve passar, se pretendemos ser fiéis à Luz Interior e atingir nosso mais alto Ideal Espiritual. Só podemos alcançar o grande e magnífico por meio do pequeno e aparentemente insignificante; portanto, devemos cumprir da melhor forma possível o dever que está mais próximo da nossa mão, ao mesmo tempo estando continuamente atentos às oportunidades que surgem. Se isso for bem feito e com espírito alegre, fará mais por nosso progresso do que qualquer outra coisa.

Cada fração da vida e do tempo tem igual grandeza e significância. Fidelidade agora significa oportunidades ampliadas no presente; mas o tempo de preparação é tão importante quanto o de fruição ou realização. Portanto, aproveite ao máximo a hora que passa! O verdadeiro caminho raramente ou nunca é aquele que oferece a maior promessa no início; em vez disso, apresenta a maior dificuldade e perplexidade.

Pelas experiências da nossa alma aqui no mundo, quando assumimos o primeiro peso da responsabilidade, somos confrontados com o Ideal, por um lado, e com os costumes e maneiras da vida terrena, por outro. É tão fácil viver no que pode ser chamado de “próximo”, no calor enganoso e na segurança aparente dos apegos terrestres e costumes estabelecidos; mas sempre, acima do barulho e do glamour da vida terrena, é ouvida a voz calma, baixa e insistente do Ideal; o lembrete de votos e experiências, a mão acenando, invariavelmente chamando para a frente, mostrando a Frente e o Alto, a meta.

Sempre acima da mundanidade “próxima” podemos ver e reconhecer a nossa Estrela Guia e se a Sua luz se torna indistinta, é somente pela distância que colocamos entre nós e ela. Mas aqueles que determinaram trilhar o Caminho da Preparação e Iniciação Rosacruz e assumir alguma parcela de responsabilidade no trabalho de aperfeiçoamento humano, esses podem encontrar o Caminho e se qualificar para o serviço somente seguindo fielmente a Voz Interior, sem dar atenção ao murmúrio discordante dos costumes estabelecidos ou aos apelos das emoções inferiores. Pois cada fase da nossa vida aqui deve ocupar seu verdadeiro lugar e prestar sua própria assistência à Consecução do Ideal.

Nossa vida doméstica, nossa vida e métodos empresariais, nossa vida social e doméstica — tudo isso são fatores que não podem ser ignorados na busca da Vida e do Poder Espirituais. O verdadeiro Discípulo, portanto, vai se esforçar para elevar o tom das regras de vida e normas de conduta estabelecidas em seu ambiente até que elas coincidam com os impulsos do Ideal. Ele não pode dizer: “É o jeito da comunidade, portanto, é desculpável”. Ele só pode perguntar: “Está certo, isso faz meus semelhantes avançarem para o bem maior?”.

Em outras palavras, ele deve ter em sua natureza um elemento de implacabilidade e precisa ignorar a todo momento as consequências de suas decisões justas. Ele deve fazer o certo e seguir sua Estrela Guia, independentemente do resultado.

Portanto, o ponto de maior importância é ter um viés esmagador em favor do certo e da Verdade com uma determinação severa de segui-la fielmente e até o fim. Tal pessoa, frequentemente e especialmente no início, cometerá muitos enganos e erros de cálculo aparentes e muitas vezes verá, ou pensará que vê, onde poderia ter escolhido um curso mais reto; mas à medida que avança progressivamente e alcança o ponto onde a pequena Luz aparece como uma Chama Viva, ele será capaz de olhar para trás e ver, pela perspectiva do maior número de incidentes, como os erros de cálculo contribuíram para o resultado perfeito e como as curtas jornadas redundantes evitaram grandes catástrofes. Então ele saberá que, de fato, foi guiado “sobre charnecas e pântanos, sobre penhascos e torrentes[2] até que finalmente o Ideal o reivindicou completamente e as sombras desapareceram na Luz do Dia Eterno.

Você tem medo de se tornar justo demais? De arruinar seu negócio? Sua saúde? Ou de perder sua alma? Sua razão? Você acredita que é melhor se apegar ao pouco que tem? Você já ouviu o sofisma de que não pode ser honesto demais hoje em dia? Que você não pode ir longe demais? Que precisa ser moderado em todas as coisas? Outros também ouviram e falharam, ouviram e perderam o que tinham e eram — o que eles poderiam ter tido e sido. Eles se tornaram homens e mulheres comuns, pessoas satisfeitas com gostos e apetites banais, contentes em perseguir e ser perseguidos; pois ninguém pode seguir os preceitos do costume estabelecido com sucesso sem se tornar, em alguma medida, um parasita, fechando seus ouvidos à Voz Divina.

Para você, nesta hora, a mais sagrada em razão do que ela contém, vem a Voz Divina falando através destas páginas, mostrando também de dentro de você uma e a mesma coisa. Velocidade para frente! Levante-se e espalhe ao vento a sua prudência egoísta, sua autopiedade, sua autoestima e seus apegos terrenos que estão desaparecendo… Porque você chegou à entrada do Caminho Reto e Estreito, para frente e para cima. A vida espiritual e interior começa onde a vida sensorial e exterior termina. Portanto, se levante-se “tome a sua Cruz e Me siga[3]!

Preste atenção a isto, pois é a senha da futura Dispensação: o bem e a verdade abrem seu seio ao impulso de forças opostas em todos os lugares; sua oposição é desarmada e perdida por meio do amor que eles derramam sobre elas.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de dezembro de 1916, e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas-SP-Brasil)


[1] N.T. : Hc 3 :17-19

[2] N.T.: Ez 47:11

[3] N.T.: Lc 9:23

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

1 comentário até agora

Nilza Reis Ribeiro de Paiva MeloPublicado em5:59 pm - fev 14, 2025

tentação é constante em nosso caminho. Preciso é ter firmeza para seguir para a frente e para o alto. A Cruz de Ross precisa ser uma constate em nossas mentes e coração. O Amor a Jesus e Seus ensinamentos precisam estar sempre em nossos corações.
Obrigada, Irmãos, pelo trabalho de orientação.
Que as Ross floresçam em vossa crua.

Deixe uma resposta

Idiomas