A Vida dos Gênios da Música

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

A Vida dos Gênios da Música

A Vida dos Gênios da Música

Vamos ver, resumidamente, a maneira DIFERENTE pela qual capta­va cada um dos chamados gênios da música a mensagem musical de suas épocas. As diferen­ças existentes entre as composi­ções de Bach, Verdi, Chopin, Beethoven, Purcell, Bartock, Mussorsky e Lizst são óbvias ao ouvinte menos sofisticado de música erudita e as grandes diferenças são evidentes ao ouvido treinado do estudante de música. Evoluções divergentes e soluções epigenéticas existem também no compor e interpretar a música, assim como em todas as fases da atividade hu­mana, sejam artísticas ou práticas.

A música é um veículo de comu­nicação ao qual o ser humano rea­ge de acordo com sua própria evolução. Muitos dos composito­res ficaram famosos somente após a sua morte e isso é devido ao fato de que a sua expressão musical es­tava além da compreensão popular do seu tempo. Charles Ives, um dos compositores americanos de música considerada inovadora foi cri­ticado ou, simplesmente, ignorado até meados de nosso século, época em que foi “descoberto”, afirmou: “As impossibilidades de hoje são as possibilidades de amanhã”. A música concebida em termos antagônicos aos princípios já estabelecidos pela tradição é sempre alvo de chacota nos meios acadêmicos, até que, com o passar dos anos, encontra seu lugar no repertório convencional. Com o tempo, essa mesma música tam­bém se torna “tradicional” e uma forma ainda mais nova toma o seu lugar, na arena das discussões mu­sicais.

Poucos dos mestres composito­res receberam o que poderíamos denominar “admiração universal” ou até mesmo certo res­peito, em seus tempos. Geralmen­te, gozavam da apreciação de um pequeno grupo de seguidores, sen­do ao mesmo tempo alvos de críti­cas consideráveis. Mesmo Verdi, sem dúvida um dos mais po­pulares, suportou severas críticas de certos grupos incomodados com os novos rasgos de sua música, bem como pelo fato de que as suas óperas lidavam somente com problemas “humanos” e não grandiosas situações lendárias ou históricas.

Porém a música não pode ser uniforme ou mesmo similar. O terreno para a expressão é amplo demais, havendo infinitas possibi­lidades de som, conotações musicais e interpretação que somente agora estão começando a ser ex­ploradas. Sublime como certamen­te é a música de Beethoven, cau­saria enfado ao mais fervoroso dis­cípulo do grande mestre, se a úni­ca música existente no mundo fos­se a dele. O tesouro da música é tão amplo e suas pérolas, tão diversificadas, que a humanidade deve um preito de gratidão aos grandes egos que, mediante suas pá­ginas, cada um à sua maneira, alargaram esse canal de expres­são.

Conforme os egos individuais e a humanidade em geral se tornam mais sensíveis e profícuos na arte de pensar e chegar às suas próprias conclusões, é bem possí­vel processar-se uma enorme am­pliação não somente nos meios usados pela arte musical para ex­pressar-se, mas também em todos os outros setores de manifestação. Gostaríamos de fazer nossas, mais uma vez, as palavras de Charles Ives: “Dia virá, quando cada ho­mem respirará os seus próprios poemas, sinfonias e, quando sen­tado à tardezinha na sua varanda, poderá contemplar seus filhos brincando no quintal, usando sua própria criatividade para ela­borar suas próprias composições, que farão parte de suas próprias vidas. Então esse homem olha por so­bre as montanhas, notando que suas visões se tornam uma realida­de completa”. Isso até parece estar aconte­cendo entre os nossos jovens. Indiferentemente se estamos prepa­rados ou não a considerar a músi­ca jovem e moderna como “séria”, no sentido clássico, não há meio de discordar de que esteja alta­mente individualizada, havendo grande ênfase na participação ati­va, oposta ao passivo ato de “as­sistir”.

Se a música oferece tão grande diversificação de interpretações, é até incompreensível a intolerância de um grande mestre para com a criação do outro. O grupo “anti-Wagner” de compositores critica­va esse gênio com a mesma vee­mência dos grupos leigos. Brahms criticava a música de composito­res cujo talento ganhou do tempo prestígio igual ao seu. Por outro lado, Hugo Wolf disse: “A arte de com­por sem imaginação alguma de­finitivamente tem o seu mais digno representante em Brahms”. Há muitos exemplos desse tipo e pela sua preferência à própria música não poucos compositores poderiam ser considerados decididamente egocêntricos. Esses gênios deve­riam ter sido capazes, mais do que o a humanidade comum, de reco­nhecer a música como arte de grande diversificação e TOLERAR, quando não admirar, músicas de interpretações divergentes.

Poucos dos compositores tive­ram o que chamaríamos de “vidas felizes”, no sentido convencional da palavra. O preço do gênio é, na maioria das ocasiões, muito eleva­do. Essa qualidade é desenvolvi­da por meio de uma singular dedica­ção ao trabalho em vidas passadas, dando pouca atenção aos outros aspectos da personalidade e do caráter. Por esse motivo, o gênio brilha no peculiar ramo de atividade por ele elegido, havendo carência nos outros aspectos.

O papel do nacionalismo na mú­sica, ou, para usarmos os termos do ocultismo, a resposta dos músicos à influência dos Espíritos de Ra­ça, é uma a considerar. Chopin, o primeiro dos grandes nacio­nalistas, desenvolveu um estilo que o acompanhou durante toda a vida, na sua Polônia natal, apesar de ter vivido em Paris a maior parte de sua vida. Debussy trabalhou e se iden­tificou com o papel de “músico francês”, imprimindo em sua obra os ideais que lhe eram mais caros. Verdi brilhou em transmitir as ex­plosões de paixão características do povo italiano. A mú­sica é, sem dúvida alguma, uma expressão do estado interno do ser humano e do estado ex­terno da cultura do lugar ao qual ele pertence.

(publicado na Revista Serviço Rosacruz de julho/1975)

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