Novo Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Agosto de 2020

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Novo Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Agosto de 2020

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as atividades públicas de um Centro, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos estudados durante o mês anterior.

Para acessá-lo (formatado e com as figuras): ECOS nº 51 – Setembro de 2020 (Pandemia/Trânsito do Sol/Simbologia da Capa do Conceito Rosacruz do Cosmos/Credo ou Cristo/Uma Palavra ao Sábio/Mundos Visível e Invisíveis/Pensar em uma pessoa falecida e meus sentimentos/6 outras Escolas para Preparação para a Iniciação/Orações por uma pessoa/Perda das experiências de uma vida recém-finda devido a perturbações/Como uso a Astrologia Rosacruz?/Mente é diferente de cérebro/Serviço de Auxílio de Cura

Para acessar somente os textos:

A Fraternidade Rosacruz é uma escola de filosofia cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes da Filosofia Rosacruz, o Centro Rosacruz de Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: Ecos.

Informação

Em julho retomamos nossas reuniões semanais virtualmente, estando assim de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção do avanço da pandemia de corona vírus (Covid 19). As atividades presenciais continuam suspensas em nossa sede em Campinas-SP por tempo indeterminado.

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Agosto/20:

Trânsito do Sol pelo Signo de Virgem, em setembro

Setembro é outro mês de preparação para o Discípulo. Uma das palavras chaves de Virgem é SACRIFÍCIO. Um Discípulo fervoroso, preparando-se por meio do sacrifício e da renúncia de si próprio para tomar parte das festividades dos últimos meses do ano que se avizinha, medita frequentemente sobre a nota chave de Virgem: “Aquele que quiser ser o maior entre vós, seja o servo de todos”.

A Hierarquia de Touro mantém o padrão cósmico da forma; a Hierarquia de Câncer, da vida, a Hierarquia de Virgem, o poder pelo qual a vida anima a forma. Estas três constelações, o Triângulo Feminino dos céus, administram todos os reinos de vida na Terra.

Assuntos abordados durante as Reuniões de Estudos desse mês:

1-Simbologia da Capa do Conceito Rosacruz do Cosmos – parte 2

Seguem algumas perguntas discutidas nessa reunião.

  • O que simboliza o Templo de Salomão? Era a obra prima das duas linhagens – Salomão – Filho de Seth e Hiram – Filhos de Caim.
  • O que simboliza o Mar Fundido? Era destinado ao banho da purificação, ao qual todos os sacerdotes tinham de submeter-se para entrar ao serviço do Senhor.
  • Por que algumas das nossas Capas mostram na parte superior as linhas unidas e em outras, a linha separada. Qual é a simbologia correta e Por Que?

O correto são as 2 linhas separadas, porque estamos no caminho, mas ainda não conseguimos unir Mente e Coração. A Filosofia Rosacruz busca eliminar o abismo criado entre a Mente e o Coração, harmonizando e equilibrando as forças do lado místico e do lado ocultista. A união somente ocorrerá quando tivermos atingido o equilíbrio Mente e Coração.

  • Visto na sua Plenitude o que esse Símbolo representa?
    • A evolução passada do ser humano
    • Sua constituição atual e desenvolvimento futuro,
    • Juntamente com o método de realização

2-Conceito Rosacruz do Cosmos: Credo ou Cristo

Seguem os pontos discutidos nessa reunião.

  • Credo significa: declaração de fé. Crenças compartilhadas
  • O mais antigo credo no cristianismo, teve origem nos escritos de São Paulo “Jesus é Senhor”
  • Está presente no Ritual do Serviço do Templo: “E toda língua confesse que Cristo Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai
    • Por que Jesus é o Senhor?

O uso do termo senhor era título de cortesia para superiores sociais e seu significado raiz era governante, os reis em todos os lugares eram denominados ‘Senhores’ e frequentemente considerados divinos de modo que a palavra Senhor adquiria um significado religioso.

  • No 1° Parágrafo: “Não ama a Deus que ao seu semelhante odeia”
    • Linkando essa frase com os 1° dos 10 mandamentos: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS”, logo concluímos que a comunhão com o Pai está presente em nossas relações com irmãos e irmãs, pois não poderíamos odiar nosso semelhante e continuar amando a Deus sobre todas as coisas, ou seja nosso amor pelo Pai deve ser transmitido através de relacionamentos, perdão, aceitação e entendimento assim como fez Cristo Jesus de forma muito clara quando disse: Pai perdoai, eles não sabem o que fazem. Devemos percorrer o caminho que Cristo percorreu, amando e respeitando o próximo.
    • O bem que faço a outrem é a Cristo e a mim mesmo que verdadeiramente faço!
  • Todas as religiões são dádivas abençoadas de Deus
    • Todas as religiões são abençoadas e mandadas por Deus
    • Não existe acidentes ou coincidências, cada religião tem sua grande participação no plano evolutivo e se ainda existe é porque se faz necessária.
    • Ter o entendimento que as vezes um irmão pode no que julgamos estar deixando-se levar por um caminho tortuoso ou que julgamos inferior ou atrasado, não podemos nem devemos inflarmos de orgulho e apontar a nossa direção, pelo contrário devemos tratá-lo como igual. Podemos fazer uma oração e emanar no campo egóico, terá muito mais valor e o ajudará muito mais.
  • Cristo é o caminho a verdade e a vida: O novo e absoluto caminho é CRISTO, a compaixão a fraternidade universal isso é Cristo, Cristo não se resume ao nome mais sim aos atos e ações por ele ensinado o Amor (Ágape: respeito). Cristo foi enviado para dar nova direção a religião – a evolução.
  • Eis que o espírito universal veio a todas as igrejas e não somente a uma. Todas estão prestando seus serviços, não cabe a nós julgarmos se estão certas ou erradas, cabe respeitá-las e fazer a nossa escolha da que pode nos ajudar e da qual iremos seguir e nos dedicar.
  • Desde então, quais abutres famintos e vorazes, temos combatido por um nome sem sentido. Formas exageradas, lutas e batalhas desnecessárias serão fortemente travadas, apenas por egocentrismo, isso é o resultado de apenas a visão externa de cada religião.
  • Está Cristo dividido? Cristo então é dois? Se Cristo não é dois então apenas um de nós será salvo? Todos somos abraçados pelo amor de Cristo ele não veio para salvar os que julgam estar no caminho dele, veio para salvar Todos!
  • Seu amor puro e doce não está limitado a credos que segregam e muros que levantamos. Não é um Senhor separatista, não tem classe nem credo, pouco importa o nome que damos, Cristo resume-se a atos e ações de amor, compaixão, fraternal …
  • Então, por que não seguimos a Sua palavra? Por que então não o aceitar na sua doce palavra? Aquele que ouviu ou leu, mas não praticou, não entendeu que Cristo é o amor fraternal amoroso e desinteressado que é o único que deve permanecer e transbordar em nossos corações.
  • Mas há ainda uma coisa que o mundo precisa saber, há um só balsamo para toda a humana dor, há um só caminho que conduz ao céu, este caminho é a compaixão e o amor.

3-Conceito Rosacruz do Cosmos: Uma Palavra ao Sábio

Seguem os pontos discutidos nessa reunião.

  • O que Cristo quis nos ensinar quando disse: “Quem não receber o reino de Deus como uma Criança, não entrará nele”.
  • Criança – não está imbuída do sentimento dominador de superioridade; não tem opiniões preconcebidas nem julga antecipadamente; encara todas as coisas com atitude de confiança na qual não existe sombra de dúvida; conservam os ensinamentos que recebem até terem a comprovação ou a certeza do erro.
  • Nas escolas ocultistas o aluno é primeiramente ensinado a esquecer tudo o que aprendeu; não fazer juízo antecipado; manter a mente em estado de calma e de digna expectativa para que eu, a intuição ou “sabedoria interna” se manifeste. Deve cultivar uma atitude mental aberta para “admitir todas as coisas” como possíveis; deve investigar se existe algum outro ponto de vista até então não notado.
  • Uma criança, quando exposta a um assunto novo, se comporta francamente como ignorante sobre o assunto, não tem ideias pré-concebidas, não julga antecipadamente e é prontamente ensinável, mantém-se em um estado de digna expectativa.
  • A melhor atitude a se ter quando um novo ensino está sendo dado é: estar aberto a considerar que o ensino pode ser verdadeiro e que vale a pena ser considerado.
  • Assim como o ceticismo nos cega para a verdade, uma atitude de manter a mente em estado de calma de confiança e de expectativa permitirá à INTUIÇÃO (Sabedoria Interna) apoderar-se da Verdade contida numa nova Filosofia, com novas Verdades e Propostas.
  • A mente deseja explicações materialmente demonstráveis do mundo fenomênico. O coração sente instintivamente que existem verdades espirituais que a mente sozinha não pode compreender. Com o tempo, ambos aprenderão a trabalhar juntos.
  • “Não se pede ao aluno que admita de imediato ser negro determinado objeto que ele observou ser branco, ainda que se lhe afirme. Pede-se a ele sim, que cultive uma atitude mental suscetível de “admitir todas as coisas” como possíveis. Isto lhe permitirá pôr de lado momentaneamente até mesmo aquilo que geralmente se considera um “fato estabelecido”, e investigar se existe algum outro ponto de vista até então não notado sob o qual o objeto em referência possa parecer negro”.

Em referência ao texto acima, as atitudes mais indicadas para a ação de aprendizado:

  • É pôr de lado momentaneamente até mesmo aquilo que geralmente se considera um “fato estabelecido”,
  • É nos esforçarmos para manter a Mente no estado fluídico de adaptabilidade que caracteriza a criança.
  • É compreender, com todas as fibras do nosso ser, que “agora vemos como em espelho, obscuramente”
  • É mantermo-nos sempre em alerta, desejando por “Luz, muita Luz”.
  • Só uma mente aberta descobre os vínculos de concordância.
  • Considerar as afirmações que parecem positivas e inequivocamente contraditórias serem possíveis de conciliação.
  • Max Heindel tinha as seguintes preocupações quanto ao estudo do “Conceito Rosacruz do Cosmos
  • Ele temia um julgamento apressado e baseado na falta de conhecimento do sistema que ele advoga.
  • Que dissessem que a obra não tem fundamento, sem, previamente, dedicar-lhe atenção imparcial.
  • Que os alunos não considerassem que a única opinião digna de ser levada em conta precisa basear-se no conhecimento.
  • As dificuldades dos leitores/estudantes do Conceito em retratarem-se de qualquer opinião prematuramente expressa, até que o estudo razoável da Obra os/as convença do seu mérito ou demérito.
  • O Conceito Rosacruz do Cosmos não é dogmático, apela apenas para a razão do leitor/estudante.
  • Não há no Conceito, qualquer revelação infalível que abranja tudo quanto está debaixo ou acima do Sol.
  • O irmão Max Heindel não se considerava onisciente.
  • A intenção do Sr. Max Heindel foi de apresentar no Conceito apenas os ensinamentos mais elementares do Rosacruzes.
  • A Fraternidade Rosacruz tem a concepção mais lógica e ampla sobre o mistério do mundo.
  • Os ensinamentos contidos no Conceito estão de acordo com os fatos tais como o Sr. Max Heindel os conheceu em suas investigações.
  • O Conceito está longe de ser a última palavra sobre os assuntos dos ensinamentos dos Rosacruzes.
  • À medida que crescemos em entendimento e consciência, apresentam-se aos nossos olhos novos aspectos e esclarecem-se muitas coisas que antes, só víamos “como em espelho, obscuramente”.
  • Max Heindel confiava que todas as outras filosofias do futuro seguirão as linhas mestras da filosofia Rosacruz, por lhe parecerem absolutamente certas.
  • Max Heindel não considerava o Conceito como o máximo do conhecimento oculto, como o Alfa e o Ômega.
  • Embora o título do Livro seja “Conceito Rosacruz do Cosmos” não devemos entender como uma “crença entregue de uma vez para sempre” aos Rosacruzes pelo fundador da Ordem.
  • O Conceito encerra apenas a compreensão de Max Heindel sobre os ensinamentos Rosacruzes relativos ao mistério do mundo.
  • No Conceito são apresentados os resultados dos esforços em traduzir em palavras as investigações de Max Heindel, apresentando descrições tão exatas e definidas quanto lhe foi possível sobre os mundos internos e a respeito dos estados ante natal e post-mortem do ser humano.
  • Pesquisar as opiniões de muitas pessoas e considerar as opiniões expressas com mais frequência como as mais confiáveis, é o método menos confiável de obter informações sobre a vida após a morte.
  • Se alguém deseja se tornar sábio, por que é necessário desejar sabedoria com grande intensidade?

Porque o conhecimento dependerá de:

  • Um desejo firme, ou seja, não deve desistir ao primeiro obstáculo. Deve manter a persistência perante as provas.
  • Deve estar voltado para o benefício da humanidade, e nunca para benefício próprio.  A sabedoria está em trabalhar para os outros, ou o estudo do ocultismo será perigoso.
  • Desenvolver seus poderes para investigar diretamente, sem se desesperar por não ter desenvolvido ainda esses poderes, pois poderá conhecer os mundos suprafísicos, visitando-os, se estiver habilitado para o fazer, ou estudando o que outros já capacitados contam como resultado de suas investigações.

4-Conceito Rosacruz do Cosmos: Introdução

Seguem os pontos discutidos nessa reunião.

  • Qual será a religião mundial conforme os Rosacruzes? Nem Judaísmo, nem o Cristianismo Popular, mas sim o verdadeiro Cristianismo Esotérico
  • Cristo será a “Luz do Mundo” – Assim como o Sol ofusca a luz das mais brilhantes estrelas nos céus e dissipa todo o vestígio de trevas, iluminando e vivificando todos os seres, assim, em futuro não muito distante, a verdadeira religião de Cristo há de superar e anular todas as outras religiões, para eterno benefício da humanidade.
  • O abismo entre a Mente e o Coração se torna maior e mais profundo. A Mente busca com ansiedade e se satisfaz apenas com explicações materialmente demonstráveis acerca do ser humano e demais seres do mundo fenomenal. O Coração sente instintivamente que algo de maior existe, e anela por aquilo que pressente como verdade de ordem tão elevada que só pode ser compreendida pela Mente. Mas não é necessário que seja assim. Mente e Coração podem se ajudar mutuamente para tornarem-se mais eficientes na investigação da verdade universal.
  • O objetivo do livro Conceito Rosacruz do Cosmos é mostrar:
    • Como e onde a Mente, ajudada pela intuição do Coração, pode penetrar nos mistérios do ser, muito mais profundamente do que cada um poderia fazê-lo por si só e
    • Como o Coração, unido à Mente, pode ser defendido do erro, e como cada um tem plena liberdade de ação sem se violentarem mutuamente, mas ambos satisfazendo suas aspirações.
  • Todos sem exceção, podem tornar-se aptos para obter informações diretas e definidas sobre o assunto.
    • Não há favoritismos nem se requerem dons especiais. Esta faculdade está latente na maioria das pessoas, mas requer um esforço persistente para despertá-la.
    • O caminho para o conhecimento direto não é fácil, pois nada realmente valioso se obtém sem esforço persistente. Requer um desejo firme, uma sede abrasadora de conhecimento, e um entusiasmo insuperável para conquistá-lo.
    • Não existem coisas como “dons” e “sorte”. Tudo o que somos ou possuímos é resultado de esforço.
    • O que falta está latente em si mesmo e pode ser desenvolvido quando se empregam os meios apropriados.
    • O ser humano que se conscientiza de sua ignorância deu o primeiro passo na direção do conhecimento.
    • O motivo supremo para a busca desse conhecimento oculto deve ser um desejo ardente de beneficiar a humanidade, esquecendo-se inteiramente de si mesmo, a fim de trabalhar para os outros.

5-Conceito Rosacruz do Cosmos: Capítulo I – Os Mundos Visível e Invisíveis

Seguem os pontos discutidos nessa reunião.

A primeira parte do Livro, dá ao estudante a oportunidade de conhecer as noções básicas dos mundos suprafísicos ou ocultos e o método para desenvolver-se estando no Mundo Físico. Assim o estudante poderá despertar o interesse pelo ocultismo de uma maneira bastante didática.

  • Vamos começar entendendo o que são:
    • Mundo Visível: Mundo Físico e Denso em que vivemos. Quando o ser humano mergulha na matéria, ele se torna ausente dos outros reinos ou Mundos que chamamos de Suprafísicos ou Superiores. Mundo dos efeitos.
    • Mundos Invisíveis: São todos os mundos que não conseguimos ver com os nossos olhos físicos.
    • Mundos suprafísicos: Mundos acima do Físico. Nesse esquema de evolução é onde estão os objetos de conquistas e domínio da onda de vida humana. Esses Mundos não são visíveis para o indivíduo comum, porque este ainda não desenvolveu os sentidos mais elevados e sutis, necessários para entrar em contato com os mundos ocultos, Mundo das Causas.
    • Mundos superiores: todos com densidade acima do mundo físico.
    • Mundos inferiores: Depende da referência, para os seres humanos que estão aqui no campo de evolução Terra e com a consciência apenas da região física, dizemos que estamos vivendo em mundos inferiores. Na realidade, já deveríamos estar vivendo na região etérica do Mundo Físico, mas por incapacidade e atraso nosso, ainda não conseguimos funcionar nessa região.
    • Mundo das causas: são lugares onde alguma coisa tem que acontecer primeiro, antes de acontecer aqui no Mundo Físico. É o mundo das ideias, onde estou planejando algo, quando coloca aqui ele nunca vai ser igual, mas vai ser muito próximo. Causa é a idealização, a formação da ideia, o projeto. Até chegar no efeito aqui que é a construção de algo. Só pode manifestar-se o efeito (Mundo Físico), se a causa entrar em ação (Mundos superiores).
  • O que deve ser para o Estudante Rosacruz o Mundo visível?
    • Aprimorar a utilização dos sentidos físicos
    • É o mundo da consciência de vigília
    • É o baluarte da evolução
    • É o berço da aprendizagem

O Mundo Visível ou Região Química do Mundo Físico é o Mundo onde, atualmente, as coisas são realizadas, as experiências são feitas, com o correspondente aprendizado. Esse aprendizado é consolidado durante o processo post-mortem, quando a essência das experiências é transformada em consciência e em virtudes.  É válido ser um sonhador e idealizar projetos. Contudo, mais importante é tentar transformá-los em realidade, pois o Mundo Físico é, atualmente, o local criado no Plano Divino para as nossas realizações e onde se aprende a criar de forma correta, a partir de nossos erros e acertos.

  • O Universo é uma escola de treinamento de Deus?

Sim. E nós fazemos parte desta vasta escola, tanto que a todo momento estamos presenciando acontecimentos e mudanças de grande proporção que provocam uma crescente necessidade de obtermos melhor conhecimento da razão de ser da existência.

  • “Homem conhece-te a ti mesmo”.
  • Espiritualmente falando esta é a chave de todo o progresso. O primeiro passo no conhecimento de nós mesmos e das nossas relações com as forças cósmicas é compreender alguma coisa dos mundos em que vivemos, sabendo que as leis que agem no Cosmos inevitavelmente afetam nossa vida pessoal, individual.
  • “Procurai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça e tudo o mais te será dado por acréscimo”.
    • Reino de Deus: É a negação do Reino dos homens, É um conjunto das Leis da Natureza, leis divinas e Leis de Deus. Temos as Leis de Deus que são dadas nos 10 mandamentos, sermão da montanha. Temos todas as leis de Deus para vivermos no reino de Deus. Temos que ter todas essas leis internalizadas para vivermos no Reino de Deus.
    • Reino dos Homens: é um conjunto de leis e procedimentos que nós criamos. Inclusive nós achamos que temos o direito de julgar os outros baseados nessas leis e procedimentos. É o reino que nós construímos.
    • Reino dos céus: Todo o Sistema Solar, ou seja, qualquer lugar do Universo, é céus.
  • No Mundo das causas é onde estão os pensamentos-forma
    • Pois nem mesmo o arquiteto poderá destruir o pensamento-forma
    •  Mesmo depois de sua morte, esse pensamento-forma poderá ser examinado por qualquer pessoa qualificada para ler na Memória da Natureza.
  • “Homem conhece-te a ti mesmo”
  • Isso tem relação com o princípio encerrado no axioma hermético: “Assim como é em cima é embaixo”. Quando uma pessoa conhecer a si mesma, então poderá, por analogia, conhecer a Deus porque em verdade se disse, “O Homem foi feito à imagem e semelhança de Deus”.
    • Contudo, para conhecer a si mesmo não é somente necessário que o ser humano conheça o seu corpo físico, mas também todos os veículos invisíveis dele, que são as causas de seus pensamentos, sentimentos, desejos, emoções e palavras.

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais estudantes.

  • PERGUNTA: Estou lendo o Conceito…, na parte Corpo de Desejos, e para eu entender um pouco mais, por exemplo:
    • Se eu penso, em uma pessoa falecida, ou encarnada, e o pensamento for de que ela esteja passando necessidade, meu sentimento a isso se unirá a segunda região, das impressões, e para ela, ou para quem pensa, irá a efetividade do que foi pensado?
    • Da mesma forma se eu penso está pessoa passando por sentimentos acima da quarta região atrai para ela ou para quem pensa, sentimentos afins?

RESPOSTA: Todas as vezes que você pensar em alguém, renascida aqui ou que já está do lado de lá, nunca a imagine com a dificuldade que ela está (seja doença, tristeza, infeliz, moribunda, etc). Sempre foque em vê-la bem, iluminada com a luz interna que todos temos (a divina essência oculta em cada um de nós). E é assim que ela sempre estará. Afinal o Corpo Denso, Vital e de Desejos dela são só vestimentas, roupagem, jamais é ela realmente.

Assim você evita “poluir” o seu Pensamento-forma com material de desejos e emoções da Região da Impressionabilidade. Afinal cada um de nós é uma emanação da grande unidade de Deus, nosso Pai e Criador, sendo assim que somos divinos na essência de Deus.

A pessoa, o Ego, o Eu Superior, o Ser interno e verdadeiro não pode jamais estar enfermo, pois é uma emanação de Deus. Assim, na sua oração para a pessoa foque em ajudá-la a fazer com que o poder dessa grande verdade penetra na alma (a quintessência dos Corpos) dela, dissipando os erros, as ilusões, as opiniões falsas, e as aparências enganosas da sensualidade, causa de todos os infortúnios de uma pessoa.

Foque para que Deus a ilumine de modo a fazê-la compreender e a sentir que ela é feliz, pois na qualidade de Espírito Eterno e Divino (que é o que somos), ainda nesse plano inferior (mesmo desencarnado, muitos pairam por aqui: apegados à Terra) ela possa desfrutar da profunda paz de Cristo e da Harmonia Eterna de Deus.

Que ela perceba que a sua salvação em Espírito e em Cristo é algo que ela deve realizar aqui e agora, no presente, que é a única eternidade. Termine a oração com: “e que seja feita a vontade de Deus, e não minha”.

Se tiver ao seu alcance, interaja com ela em ações, atos e obras, com uma palavra fraterna, um sorriso sincero ou “um ouvido para ela verbalizar o que ela quer”; mas seja firme em propor que ela deve se voltar para a parte espiritual Cristã, seja por meio de uma Religião ou Escola de Preparação.

Se não tiver ao seu alcance, fique na oração, pois a “vontade de Deus prevalecerá sempre”. Repita a oração todos os dias, depois da Oração do Estudante Rosacruz. E nunca espere “melhoras”, pois o “tempo de Deus” é sempre diferente do “nosso tempo”, e sempre é perfeito!

  • PERGUNTA: Quais são as outras 6 Escolas para a Preparação para a Iniciação?
  • RESPOSTA:
  • O PRIMEIRO quesito: Cristo é o único ideal da Escola (ou seja, a Escola tem que ser Cristã).
  • SEGUNDO quesito: propagar o Evangelho exatamente como Cristo nos forneceu na Bíblia;
  • TERCEIRO quesito: praticar a Cura definitiva (aquela que soluciona a causa, e não o efeito, o remédio):
    • criar as condições para utilizar o Poder Curador de Deus Pai,
    • ter um processo de escolha – que considere as leis de semelhança e receptividade sistemática – de uma pessoa (homem ou mulher) que será o ponto focal de transmissão do excesso do fluído vital, à noite, para o Paciente, e
    • estimular no Paciente a participação ativa no processo de cura, elevar o seu fervor e o seu ânimo;
  • QUARTO quesito: ter locais de oficiação de rituais com o conceito de Templo Solar, construindo e mantendo uma egrégora invisível espiritual e sempre crescente;
  • QUINTO quesito: não ter um guru, um instrutor, um “governador”, um mestre em Corpo Denso, enfim, uma pessoa que todos têm que seguir e não pode desobedecer.
  • SEXTO quesito: nada cobrar, nem em espécime, nem em “doações”, nem em objetos.
  • SÉTIMO quesito: não ter templos suntuosos, onde a riqueza e a ostentação sejam o único e principal valor.
  • OITAVO quesito: ter um Caminho possível a ser seguido pelos seus Estudantes e que os leve a ser candidatos a Escolas de Mistérios, às Iniciações Menores e às Maiores (as Cristãs);
  • NONO quesito: não fazer nenhuma distinção à capacidade do Estudante em trilhar o Caminho proposto por ser homem ou mulher, jovem ou velho, rico ou pobre, letrado ou iletrado ou outra segmentação qualquer; e
  • DÉCIMO quesito, mas não menos importante: preparar os seus Estudantes para viver ativamente e na plenitude na vindoura e muito próxima Era de Aquário.
  • PERGUNTA: Na meditação das 18h30, as orações deverão ser as da Fraternidade ou a pessoa pode fazer alguma outra oração que seu coração mande?
  • RESPOSTA: É importantíssimo para o Estudante Rosacruz oficiar o Ritual do dia (Serviço do Templo todos os dias, exceto nas “Datas de Cura”, onde deve oficiar o Ritual do Serviço de Cura, e nas Vésperas de Equinócio, Solstício e Noite Santa, quando deve oficiar os Rituais específicos para a ocasião). Depois de oficiar o Ritual, aí sim, o Estudante pode fazer quaisquer orações cristãs, se quiser.
  • PERGUNTA: “Gostaria de ajuda para entender melhor os efeitos de um período de assimilação da vida, logo após a morte precária, interrompida, etc. É totalmente perdida a eficiência da retrospectiva da vida quando o corpo não recebe a paz necessária nos, em média, 3,5 dias?  O aprendizado será quase completamente perdido? Uma vida inteira de experiências seria quase que descartada?

RESPOSTA: Não necessariamente “tudo”. Depende do nível de perturbação. No entanto, sem dúvida, haverá perdas por falta de nitidez na gravação no Átomo-semente do Corpo de Desejos.

No momento atual, sim, está havendo muita perda de muitas pessoas. Agora…tudo isso já estava previsto na vida dessas pessoas como uma “tendência”, uma “possibilidade”, sempre latente, que, ao escolherem determinados caminhos a despeito de outros, foi ativada pela própria pessoa.

Será que houve realmente perdas significativas? Será que a pessoa estava obtendo as experiências que deveria obter, ou será que estava procrastinando? Será que com as possibilidades que temos hoje de nos desviarmos do que escolhemos para aprender (e, assim, adquirir experiências), desviamos tanto e tentamos tanto “deixar para depois” que, de fato, deixamos quando não houve a gravação suficiente nítida para ser parte fundamental da nossa vida post-mortem? Lembrando sempre que estamos sob a Lei de Causa e Efeito…colhemos o que semeamos…e nós é que sempre escolhemos.

  • PERGUNTA: Como fica então a situação da humanidade desta época, em que em mínimas ocasiões não há interferências (uso de químicos no corpo do defunto, doação de órgãos, busca cada vez maior pela cremação às pressas, etc.) no tempo de “descanso” do corpo morto?

RESPOSTA: Sempre teve irmãos e irmãs “perdendo a eficiência da retrospectiva da vida quando o corpo não recebe a paz necessária nos, em média, 3,5 dias… O aprendizado será quase completamente perdido… Uma vida inteira de experiências seria quase que descartada”, pois nas guerras as situações são bem piores do que em uma pandemia e a gente nunca ficou alarmado.

Por que, então, só agora essa comoção? Corpo de Desejos nosso nos dominando e tentando nos envolver no medo, no temor e podendo nos levar à falta de fé? Arrastando-nos para a descrença, o desespero e “a tomar remédios para depressão, ansiedade, pânico, etc.”!

Sem dúvida é importante fazermos as perguntas sobre as possíveis causas (como explicamos acima), mas tenhamos a certeza de que Deus sabe o que faz com a sua criação, pois Ele é Amor e Luz! E devemos sempre agradecer por estarmos aqui, muitos de nós meros expectadores e, se assim for, responsáveis por manter um ambiente de oração, de serviço, de amor e de muita fé.

Tenhamos compaixões dos irmãos e irmãs que estão passando para o outro lado e perdendo boa parte das experiências que obtiveram enquanto aqui. E oremos para que aprendam no Purgatório que o “caminho do transgressor é duro” e não vale a pena continuar seguindo por ali.

Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Agosto:

1- Que uso faço dos meus conhecimentos de Astrologia?

Eu a uso como uma ciência sagrada, que nos revela o segredo dos Equinócios e do sacrifício anual do Cristo para podermos sobreviver? Ou a emprego vendendo predições (ainda que não por dinheiro, mas por fama e poder ilusórios), com informações de quando os Signos são propícios?

Nessa última hipótese, eu me comparo aos vendilhões do templo no tempo de Cristo e estou prostituindo a divina prerrogativa de obtenção de ganho para mim mesmo.

Quando eu sou provado por uma série de incidentes de “azar”, eu vou olhar o meu tema (meu horóscopo) para ver se Marte e Saturno estão em conflito e me conformo com isso? Ou eu enfrento a situação sabendo que isto é mais uma prova oferecida para o meu crescimento espiritual?

Eu aceito um outro pedaço de sobremesa sabendo que está sobrecarregando o maravilhoso instrumento que venho construindo laboriosamente desde o princípio da criação, com a desculpa de ter Júpiter em Câncer? O meu Corpo Denso e o meu Corpo Vital devem ser o meu instrumento (eu, o Ego) e não um brinquedo dos desejos.

O conhecimento da Lei do Renascimento foi ocultado ao ser humano deliberadamente, para que ele possa aproveitar ao máximo seu tempo de vida durante sua curta vida terrestre em se concentrar sobre as coisas materiais. Os detalhes da verdadeira astrologia celestial ainda estão velados, pois, o ser humano deve desenvolver discriminação e prudência em sua Mente concreta.  

Se, como escravos, tentamos adaptar nossas ações às poucas máximas astrológicas que conhecemos, estamos contribuindo para a destruição do grande plano evolucionário de Deus!

As doze grandes Hierarquias que têm conduzido o desenvolvimento deste universo solar têm uma concepção da existência muito acima da concepção que o ser humano dela tem. Podemos dizer que a concepção humana está para a concepção das Hierarquias como a concepção de uma estátua (se pudesse conceber algo) estaria para a concepção do artista que a criou.

O trabalho atual das Hierarquias neste Planeta é desenvolver o SERVIÇO (Peixes) e a PUREZA (Virgem) em toda a humanidade, para que possamos compreender nossas próximas lições que serão: AMIZADE (Aquário) e CONTROLE PRÓPRIO (Leão).

Aprendemos a lição do SERVIÇO sobrepondo aos nossos desejos egoístas o cuidado para com nossa família, nossa comunidade e nossa pátria. Se tivermos bastante fé para agirmos assim, estaremos nos preparando adequadamente, pois Cristo aconselhou-nos a não nos preocuparmos com o amanhã.

Nosso Pai Celeste sabe o que precisamos. Será preciso irmos mais além?

Max Heindel nunca nos teria ensinado Astrologia se tivesse pensado que ela seria pedra de tropeço a qualquer um dos Estudantes Rosacruzes da Fraternidade Rosacruz.

2-Mente é diferente de Cérebro

O pensamento existiu antes do cérebro, construiu-o e continua construindo-o para sua expressão.

A Mente é o instrumento mais importante que o espírito possui, um instrumento especial na obra da criação. O cérebro é apenas o teclado do magnífico instrumento em que o espírito humano executa a sinfonia de sua vida, da mesma forma que um músico se expressa em seu violino.

A Mente aperfeiçoada decidirá quanto à forma particular e volume de vibração. Por meio dela as ideias produzidas pela Imaginação do Espírito projetam-se no mundo material. Primeiramente são pensamentos-forma, mas quando o desejo de realizar as possibilidades imaginadas põe o ser humano em ação no Mundo Físico, convertem-se no que chamamos “realidades” concretas.

A Imaginação será a faculdade espiritualizada que dirigirá a criação. Atualmente, existe forte tendência para considerar a faculdade da imaginação de modo superficial, quando, em realidade, é um dos fatores mais importantes da nossa civilização. Sem a Imaginação seríamos ainda selvagens. Pela imaginação desenhamos as casas, modelamos as roupas e meios de transporte.

Se os inventores desses melhoramentos não tivessem possuído Mente nem imaginação capaz de formar imagens mentais, ditos melhoramentos nunca se teriam convertido em realidades concretas.  No atual tempo de materialismo quase não se faz esforço algum para apreciar a Imaginação, e ninguém sente mais os efeitos desta atitude do que os inventores.

Geralmente, são considerados “malucos”, eles que têm sido os agentes fundamentais da subjugação do Mundo Físico e da transformação do meio social no que ele é hoje em dia. Qualquer aperfeiçoamento, tanto no físico como o espiritual, deve ser, primeiramente, imaginado como uma possibilidade de converter-se em coisa real.

3-Oração

A oração, como um exemplo, é um meio de produzir pensamentos delicados e puros que agem sobre o Corpo Vital.

Pois o princípio fundamental para construir o Corpo Vital é a repetição.

As experiências repetidas agindo nele criam a memória. Sabedores disso e desejando nos prestar uma ajuda, nosso único Mestre, Cristo, e nossos irmãos e irmãs mais avançados espiritualmente nos indicaram certos exercícios que atuam inconscientemente.

A oração é um deles!

Por isso recomendam que “oremos sem cessar”.

Os críticos têm perguntado ironicamente e com frequência porque será necessário estar sempre a orar.

Se Deus é Onisciente, dizem, deve conhecer todas as nossas necessidades e, se não é, as orações provavelmente, não chegarão até Ele.

Aliás, se não for Onipotente também não poderá, sequer, responder às orações.

Pensando de modo análogo, até muitos Cristãos (ou que se dizem Cristãos) têm acreditado que será mal-estar importunando a Deus continuamente com orações.

Tais ideias estão baseadas numa má compreensão.

Deus, verdadeiramente é Onisciente, não necessita que ninguém lhe recorde nossas necessidades.

Contudo se, como devemos, Lhe dirigimos orações, somos nós mesmos que nos elevamos para Ele ao prepararmos e purificarmos os nossos Corpos Vitais.

Se orarmos como devemos, aí está a grande questão! Geralmente, interessam-nos muito mais as coisas temporais do que elevarmo-nos espiritualmente.

Então, que oração serve? Baseie-se na Oração do Senhor (o Pai-nosso) para entender como se deve orar.

Cristo deu à humanidade essa oração que, tal como Ele mesmo, é a única e universal.

Há nela sete orações distintas e separadas, uma para cada um dos sete princípios do ser humano.

4-O Novo Mundo

Um mundo novo está surgindo, como consequência do impulso originado de uma melhor compreensão da vida.

O ser humano já se apercebe de que com a decadência do já ultrapassado pensamento filosófico e religioso, a Divindade está preparando para si e para a humanidade, mudanças substanciais, capazes de ensejar uma concepção mais ampla sobre o significado da vida.

A velha ordem de coisas está no fim e, simultaneamente, assistimos ao alvorecer de algo novo. Uma consciência que permaneceu adormecida durante Eras está despertando. Deus, que sempre trabalhou na essência mesma das coisas está desenvolvendo uma nova expressão da vida eterna que lhe é inerente.

A guerra e seus terríveis sofrimentos constituem as dores do parto.  No seu devido tempo, o recém-nascido aportará a toda a humanidade, concedendo-lhe uma liberdade mais ampla, uma mentalidade mais forte e amor em maior profusão. A dor provocada por tão horrível carnificina trouxe triste pesar à nossa mãe-terra, mas sua convalescença já começou. No mundo inteiro está surgindo um ideal mais elevado que por séculos esperou o momento oportuno para manifestar-se.

No mundo trava-se uma luta da qual somos partícipes. Ela é parte da evolução que sempre se evidenciou através da submissão do inferior ao superior, do imperfeito ao perfeito. Esse conflito eterno e universal acompanha o ser humano desde as remotas épocas em que Deus o projetou como um pensamento no reino do Espírito. Passo a passo essa luta contínua e cruenta vai aperfeiçoando o espírito, até o estado atual.

Uma nova luz está projetando seus raios sobre a humanidade, luz de um conhecimento mais profundo. Os ensinamentos rosacruzes pretendem que o desenvolvimento da Mente se encontre em seu primeiro estágio, o mineral de sua evolução. O ser humano recebeu a Mente na Época Atlante para um propósito determinado. Mas como nessa época o Ego era excessivamente débil a seus desejos muito fortes, o nascente intelecto fracassou, unindo-se ao Corpo de Desejos. Daí originou-se a astúcia.

“Na Época Ária iniciou-se o desenvolvimento da Mente e da razão por intermédio do trabalho do Ego no sentido de dominar o Corpo de Desejos e conduzi-lo à realização da perfeição espiritual, que é o objetivo da evolução” (Conceito Rosacruz do Cosmos).

Na agonia da transição, muitas almas devotas assistem à derrota da religião, à eclipse da fé e ao desaparecimento das mais caras expectativas da humanidade. Porém, como a verdade é eterna não pode desaparecer. O conflito do ser humano com a realidade é parte essencial do progresso. Não estando preparado para receber a nova luz, a verdade a cega, o perturba e a dúvida atormenta.

Neste momento da vida é quando o ser humano mais necessita do auxílio de um mentor espiritual que o oriente, até que seja capaz de, por si mesmo, compreender a nova verdade que floresce. Chegou o momento em que ao estudante Rosacruz se oferecem mil oportunidades de servir. “A seara é imensa, mas poucos são os trabalhadores”.

O século XX caracteriza-se por um grande despertar espiritual e filosófico. Desde o advento de Cristo-Jesus nunca se viu tantas igrejas, tantos novos cultos, nem tanto interesse renovado pela religião. Quando faltavam uns 500 anos para o nascimento de Jesus, surgiram por todos os rincões da Terra novos instrutores e novas religiões. As mudanças que influenciaram o globo terrestre, por precessão dos equinócios, trouxeram muitas inquietudes à humanidade, pois essa se preparava para responder aos novos tempos. Foi assim que a Era de Áries, regida pelo belicoso Marte foi substituída pela influência jupteriana de Peixes.

Todas as decadentes filosofias devem ser substituídas por sistemas mais avançados. Novas religiões surgiram e se disseminaram pela Terra. Naqueles tempos o profeta e instrutor mais avançado, Isaias, assentava as bases daquilo que seria a religião cristã. A vida intelectual chegava ao seu ponto culminante.

Essas mudanças excitaram ao mesmo tempo os elementos inferiores, dando margem a guerras e crimes de toda espécie. É um fato bem conhecido dos esoteristas que quando um novo impulso ativo a religião, o mal e os elementos mais baixos são também postos em ação. A humanidade daquele tempo se dividiu, tal como predisse Cristo ao afirmar que “as ovelhas estão separadas das cabras”.

A Era de Aquário, que se aproxima, é a Era do AR. Uma fase de características marcadamente intelectuais onde se produzirá o despertar intelectual da humanidade. Aquário é um Signo mental, cientifico e elétrico, capaz de despertar as multidões como nunca o fez Signo algum do zodíaco. Esse Signo representa o FILHO DO HOMEM.

Existem duas classes de pessoas capazes de responder às vibrações aquarianas: em primeiro lugar está o tipo saturnino, inflexível, duro, que se manifesta por atitudes cruéis; em segundo lugar encontra-se o tipo mais evoluído da humanidade, aquele que alcança as regiões do infinito, representado pelos seres de ciência, pelos pensadores avançados e os religiosos sensíveis às mais elevadas influências espirituais.

Como afirmou o casal Heindel no Livro A Mensagem das Estrelas: “Podemos dizer que o FILHO DO HOMEM é o “super-homem”; por tal motivo, quando o Sol transitar pelo Signo celeste de Aquário, entraremos (esotericamente) em uma nova fase da religião do Cordeiro, e o ideal para o qual haveremos tender é indicado por Leão, o Signo oposto”.

Todo exército tem sua vanguarda. A evolução também tem a sua. Existe sempre uma classe evoluída, destinada a preparar a humanidade para futuras transformações. De acordo com os ensinamentos rosacruzes, esses períodos evolucionários se estreitam à medida que nos elevamos no caminho. Conforme a Mente se organiza, alcança-se um estado de consciência mais elevado e com o tempo tomará uma forma semelhante à dos demais veículos superiores.

A Mente do ser humano também se espiritualiza. Na Era de Aquário o veículo mental alcançará um grande desenvolvimento como consequência dos esforços científicos e espirituais do ser humano. Há um grande número de pessoas já conscientes da existência dos poderes internos, ansiosas por obter e aplicar os conhecimentos avançados.

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.

Nessas datas, as 18h30, os Estudantes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o serviço de cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.

Datas de Cura:

Setembro: 4, 12, 18, 24

“Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste.” (Sl 30:2).

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas