História da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – De 1961-1972

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

História da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – De 1961-1972

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Como a Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil foi criada como um Grupo de Estudos informal, depois passou para um Grupo de Estudos formal e, finalmente, para um Centro Rosacruz, autorizado e certificado pela The Rosicrucian Fellowship-Mount Ecclesia, Oceanside, California, USA, como um Centro Fraternal afiliado, pelos Probacionistas Hélio de Paula Coimbra e Maria José A. S. de P. Coimbra, ambos oriundos da Fraternidade Rosacruz – Centro Rosacruz de São Paulo – SP, vamos apresentar, inicialmente, um resumo história da Fraternidade Rosacruz no Brasil, focando nas sementes que frutificaram como a Fraternidade Rosacruz – Centro Rosacruz de São Paulo – SP. Isso até a data de fundação do Grupo de Estudos em Campinas-SP-Brasil.

Atividades de Divulgação

Em novembro de 1961, a Fraternidade Rosacruz em São Paulo-SP começamos a importar os livros da Filosofia Rosacruz e a entregá-los nas principais livrarias, em consignação.

Em Outubro de 1963 foram proferidas conferências em estações de rádio e no Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro.

Em 1963, nas comemorações da Fraternidade Rosacruz no Rio de Janeiro-RJ esteve presente uma caravana de São Paulo, constituída de oito irmãos representantes dos diversos Núcleos de Estudos de São Paulo.

Primeiro Congresso da Fraternidade Rosacruz no Brasil – Rio de Janeiro – RJ – 1963
Primeiro Congresso da Fraternidade Rosacruz no Brasil – Rio de Janeiro – RJ – 1963
Primeiro Congresso da Fraternidade Rosacruz no Brasil – Rio de Janeiro – RJ – 1963
Primeiro Congresso da Fraternidade Rosacruz no Brasil – Rio de Janeiro – RJ – 1963

No primeiro semestre de 1964 foram proferidas palestras para os irmãos presidiários na Casa de Detenção de São Paulo.

Em julho de 1964 foram proferidas três conferências na Biblioteca Municipal de São Paulo, em comemoração ao 99° aniversário de Max Heindel.

Em abril de 1965 foi importada, a expensas da irmã Lilly Roth, uma máquina Braile, com a qual foi vertido muitos escritos aos irmãos e irmãs com deficiência visual.

Durante todo o ano de 1965 conseguimos auditório na Prefeitura Municipal de São Paulo para proferir conferências mensais, em homenagem ao centenário e nascimento de Max Heindel. Digna de menção foi a reunião solene de 23 de julho, com presença de altas Autoridades, cobertura dos jornais, rádio e televisão. O salão ficou superlotado e o Coro da Fraternidade Rosacruz brilhou!

Em 1 de agosto de 1965 realizamos uma reunião de confraternização com irmãos de Rosário e Formosa (Argentina) e de Assunção (Paraguai).

Em 27 de dezemobro de 1965 fizemos o encerramento do “Ano de Max Heindel”, reunindo o grande coral e representantes de todo o país.

Em 1967 o irmão Antônio Sampaio divulgou a Filosofia Rosacruz através do jornal “Diário de Jacareí”.

Em 1968 a Sede Central do Brasil fez difusão pelas rádios Gazeta e Difusora, desta Capital.

Em 1969 e em 1973 oferecemos livros de Max Heindel as principais bibliotecas de São Paulo.

Os Cursos

Continou a inauguração de novos Cursos.

O Curso Bíblico Rosacruz foi traduzido pelo irmão Fidalgo. Em janeiro de 1963 a Sede Mundial autorizou-nos ministrar esse curso, mas apenas em marco de 1968 foram revisadas pelo original inglês e sua impressão levada a efeito em 1973, tendo sido lançado em 12  de fevereiro de 1973.

Os Cursos de Astrologia Rosacruz, composto de três etapas, num total de 55 lições, foi autorizado pela Sede Mundial em janeiro de 1963.

Além desses Cursos oficiais por correspondência, a Fraternidade Rosacruz foi propiciando cursos orais diversos.

Eis algumas dessas atividades:

1959 – Curso de Esperanto.

1962 – Curso de Corte e Costura.

1963/66 – Círculo de Estudos Rosacruzes aos sábados.

Agosto de 1965 – Curso de Naturismo.

1966 – Filmes educativos mensais.

1968/70 – Curso de inglês.

1969 – Cozinha Vegetariana

aos sábados:

Curso oral de Astrologia Rosacruz, aos Estudantes Regulares e Probacionistas;

  • Curso oral das lições do Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, para os Estudantes Preliminares.

As Publicações

  • Em 1969 foi obtida a autorização ampla para editar todas as obras de Max Heindel, concedida pela Sede Mundial. Nesse mesmo ano foram feitas promoções no sentido de reforçar o Fundo Editorial.
  • Em maio de 1969 foi redigido e publicado o folheto “Lei de Consequência”, com ajuda da irmã Paula Lissenko.

Serviço Social

  • Em maio de 1966 forma distribuídos um grande lote de retalhos ao Posto de Obstetrícia Estadual, em São Caetano do Sul.
  • Em julho de 1966 houve uma participação intensa na Campanha de Auxílio de Inverno de Campos do Jordão.
  • Já em outubro de 1966 foi feita a Campanha de Natal para as crianças que se encontravam no Juizado de Menores desta Capital.
  • Em março de 1968, novamente,  houve uma participação intensa na Campanha de Auxílio de Inverno de Campos do Jordão.
  • Em setembro de 1968 também houve uma participação intensa na Campanha de Natal para as pessoas de baixa renda de São Paulo-SP, terminada em dezembro com a entrega do que foi arrecadado.
  • Em janeiro de 1967 a irmã, Assistente-Social, Maria José Serra Coimbra começou a orientar o Serviço social da Sede Central do Brasil. Facilitou cursos, a interessados, no Serviço Social e no Instituto Adolfo Lutz.
  • Em março de 1969 foi iniciada nova orientação no Serviço Social: mediante sindicância local e direta, foi feita a seleção de famílias necessitadas, às quais passamos a entregar alimentos e dar orientação para superar as dificuldades.
  • Em maio de 1969, novamente,  houve uma participação intensa na Campanha de Auxílio de Inverno de Campos do Jordão, entregando agasalhos arrecadados em julho do mesmo ano na Organização Auxílio Fraterno e no Albergue Noturno daquela cidade.

Os recursos para tais auxílios e assistência regular às famílias inscritas advieram de donativos especialmente destinados a esse fim; objetos doados que foram depois rifados; e, principalmente, os bazares beneficentes das irmãs.

  • Depois de 1969 a assistência convergiu para a manutenção direta das famílias selecionadas.

Alteração nos Estatutos

  • Em fevereiro de 1966 os estatutos foram alterados para esclarecer especialmente, com os dizeres de praxe, que a Fraternidade Rosacruz se dedica à assistência social.
  • Em julho de 1969 foi obtida a inscrição no Serviço Social do Estado.

Confraternizações

  • Em 22 de setembro de 1968 foi realizada a Festa de Aniversário da Sede com vários números musicais e participação de Estudantes e simpatizantes de vários núcleos da Fraternidade Rosacruz:
  • Em 22 de dezembro de 1968 foi realizada a Festa de Natal Rosacruz com vários números musicais e participação de Estudantes e simpatizantes de vários núcleos da Fraternidade Rosacruz:
Jogral José Gonçalves Siqueira; Gilberto A V Silos; Álvaro Batista; Rosária Medeiros
Rosália Medeiros cantando e sobrinha da Terezinha Grosso no Piano
Nelson Marques cantando e sobrinha da Terezinha Grosso no Piano
Professores Ayrton e Rita Vilaça sentado Antonio Munhóz
Poetisa Eliza Barreto
Poetisa Ivete Tânnus
Tereza Vantre com seus 85 anos declamando poesia
  •  Em 22 de dezembro de 1969 foi realizada a Festa de Natal Rosacruz com vários números musicais e participação de Estudantes e simpatizantes de vários núcleos da Fraternidade Rosacruz:
Francisco Phelipp Preuss
Severino Guimarães da Fraternidade Rosacruz de  Santo André-SP
Lázaro Antunes do Grupo de Estudos Rosacruz da Penha-São Paulo-SP
  • Em 20 de dezembro de 1970 foi realizada a Festa de Natal Rosacruz com vários números musicais e participação de Estudantes e simpatizantes de vários núcleos da Fraternidade Rosacruz:
Irmão Antonio Munhóz
Irmão José Augusto Pinto Coelho
Maestrina Ruth Tirelli

**

Fontes:

  • Revista Serviço Rosacruz de 1962, de setembro de 1976 e de outubro de 1980 – Fraternidade Rosacruz – SP – São Paulo
  • Entrevistas com Estudantes Rosacruzes
  • Notas nos Versos dos originais das fotografias em papel

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas