OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Como a Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil foi criada como um Grupo de Estudos informal, depois passou para um Grupo de Estudos formal e, finalmente, para um Centro Rosacruz, autorizado e certificado pela The Rosicrucian Fellowship-Mount Ecclesia, Oceanside, California, USA, como um Centro Fraternal afiliado, pelos Probacionistas Hélio de Paula Coimbra e Maria José A. S. de P. Coimbra, ambos oriundos da Fraternidade Rosacruz – Centro Rosacruz de São Paulo – SP, vamos apresentar, inicialmente, um resumo história da Fraternidade Rosacruz no Brasil, focando nas sementes que frutificaram como a Fraternidade Rosacruz – Centro Rosacruz de São Paulo – SP. Isso até a data de fundação do Grupo de Estudos em Campinas-SP-Brasil.
Atividades de Divulgação
Em novembro de 1961, a Fraternidade Rosacruz em São Paulo-SP começamos a importar os livros da Filosofia Rosacruz e a entregá-los nas principais livrarias, em consignação.
Em Outubro de 1963 foram proferidas conferências em estações de rádio e no Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro.
Em 1963, nas comemorações da Fraternidade Rosacruz no Rio de Janeiro-RJ esteve presente uma caravana de São Paulo, constituída de oito irmãos representantes dos diversos Núcleos de Estudos de São Paulo.
No primeiro semestre de 1964 foram proferidas palestras para os irmãos presidiários na Casa de Detenção de São Paulo.
Em julho de 1964 foram proferidas três conferências na Biblioteca Municipal de São Paulo, em comemoração ao 99° aniversário de Max Heindel.
Em abril de 1965 foi importada, a expensas da irmã Lilly Roth, uma máquina Braile, com a qual foi vertido muitos escritos aos irmãos e irmãs com deficiência visual.
Durante todo o ano de 1965 conseguimos auditório na Prefeitura Municipal de São Paulo para proferir conferências mensais, em homenagem ao centenário e nascimento de Max Heindel. Digna de menção foi a reunião solene de 23 de julho, com presença de altas Autoridades, cobertura dos jornais, rádio e televisão. O salão ficou superlotado e o Coro da Fraternidade Rosacruz brilhou!
Em 1 de agosto de 1965 realizamos uma reunião de confraternização com irmãos de Rosário e Formosa (Argentina) e de Assunção (Paraguai).
Em 27 de dezemobro de 1965 fizemos o encerramento do “Ano de Max Heindel”, reunindo o grande coral e representantes de todo o país.
Em 1967 o irmão Antônio Sampaio divulgou a Filosofia Rosacruz através do jornal “Diário de Jacareí”.
Em 1968 a Sede Central do Brasil fez difusão pelas rádios Gazeta e Difusora, desta Capital.
Em 1969 e em 1973 oferecemos livros de Max Heindel as principais bibliotecas de São Paulo.
Os Cursos
Continou a inauguração de novos Cursos.
O Curso Bíblico Rosacruz foi traduzido pelo irmão Fidalgo. Em janeiro de 1963 a Sede Mundial autorizou-nos ministrar esse curso, mas apenas em marco de 1968 foram revisadas pelo original inglês e sua impressão levada a efeito em 1973, tendo sido lançado em 12 de fevereiro de 1973.
Os Cursos de Astrologia Rosacruz, composto de três etapas, num total de 55 lições, foi autorizado pela Sede Mundial em janeiro de 1963.
Além desses Cursos oficiais por correspondência, a Fraternidade Rosacruz foi propiciando cursos orais diversos.
Eis algumas dessas atividades:
1959 – Curso de Esperanto.
1962 – Curso de Corte e Costura.
1963/66 – Círculo de Estudos Rosacruzes aos sábados.
Agosto de 1965 – Curso de Naturismo.
1966 – Filmes educativos mensais.
1968/70 – Curso de inglês.
1969 – Cozinha Vegetariana
aos sábados:
Curso oral de Astrologia Rosacruz, aos Estudantes Regulares e Probacionistas;
As Publicações
Serviço Social
Os recursos para tais auxílios e assistência regular às famílias inscritas advieram de donativos especialmente destinados a esse fim; objetos doados que foram depois rifados; e, principalmente, os bazares beneficentes das irmãs.
Alteração nos Estatutos
Confraternizações
**
Fontes:
Sobre o autor