OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Como a Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil foi criada como um Grupo de Estudos informal, depois passou para um Grupo de Estudos formal e, finalmente, para um Centro Rosacruz, autorizado e certificado pela The Rosicrucian Fellowship-Mount Ecclesia, Oceanside, California, USA, como um Centro Fraternal afiliado, pelos Probacionistas Hélio de Paula Coimbra e Maria José A. S. de P. Coimbra, ambos oriundos da Fraternidade Rosacruz – Centro Rosacruz de São Paulo – SP, vamos apresentar, inicialmente, um resumo história da Fraternidade Rosacruz no Brasil, focando nas sementes que frutificaram como a Fraternidade Rosacruz – Centro Rosacruz de São Paulo – SP. Isso até a data de fundação do Grupo de Estudos em Campinas-SP-Brasil.
O Serviço Social
Em 26 de agosto de 1956 se formou oficialmente, pela primeira vez, uma “Comissão de Senhoras”, para visitar enfermos, assistir irmãos, irmãs, parentes e amigos destes, nas horas de dificuldade.
Afinal é uma norma claramente aceite por todos os Estudantes Rosacruzes para melhor realizarem o seu dinamismo ético-social. Sem dúvida, o “Serviço Social” reflete a Fraternidade por meio de ações, da mesma forma que a Fraternidade Rosacruz consubstancia a atividade de serviço para a sociedade.
Contudo, muitas vezes, a nossa cultura moralista alerta para o fato de que a assistência dispensada sem critério moral e racional só encoraja a mendicidade e a ociosidade, a negligência e a mentira.
Bem diferente de desenvolver a independência e auxiliar a pobreza envergonhada, que deve ser sempre uma atividade do Estudante Rosacruz. Pois ela é uma actividade que promove ações para auxiliar os que foram deixados por “conta própria”. O Etudante Rosacruz procura fornecer instrumentos autônomos capazes de mudar, ou melhorar, as condições existentes, resultado de situações econômicas ou familiares deploráveis ou mesmo da necessidade de reeducar comportamentos. Uma atenção especial deve ser prestada à assistência material a idosos.
Já em 15 de agosto de 1959, tendo em vista que deveríamos documentar a assistência social, para efeito de registro no Serviço Social do Estado, concentramos as atividades assistenciais na Sede Central do Brasil.
Além da assistência normal e visitas, de caráter moral e espiritual, algumas das atividades desenvolvidas pelo operoso Departamento Social foram:
Os recursos para tais auxílios e assistência regular às famílias inscritas advieram de:
Em fevereiro de 1966 os estatutos foram alterados para esclarecer especialmente, com os dizeres de praxe, que a Fraternidade Rosacruz se dedica à assistência social.
Através do Serviço Social, a “Sede Central do Brasil” vem mantendo constante relacionamento com seus membros, núcleos coirmãos do Brasil, da América Latina e de Portugal.
Muitas excursões e convescotes foram realizados, para maior estreitamento de relações, mútuo entendimento e recíproca amizade, já que nas reuniões sobra pouco tempo.
Muitas vezes hospedamos irmãos de núcleos distantes e fomos hospedados por eles, nas visitas para palestras e troca de informações.
O Serviço Social tem programado es festas e atividades musicais.
O Serviço Social jamais deixou de prestar assistência nos funerais de irmãos e parentes deles, assegurando ambiente harmonioso. Quando solicitada, a Fraternidade faz o maravilhoso ritual de funeral nessas ocasiões, trazendo grande conforto a todos.
Em janeiro de 1963, com orientação do irmão João de Deus e Souza e assistência médica do então presidente, Dr. Raul Guerreiro, o Serviço Social criou a Liga Antialcoólica, que funcionou por dois anos na Sede Central, estendendo sua ação aos núcleos de Campos do Jordão e São José dos Campos, onde fundou raízes. À Liga antialcoólica foi convidada várias vezes para expor seu trabalho, em entrevistas pela televisão.
Depois o Conselho Diretor houve por bem transferir os membros da Liga antialcoólica para a mundialmente conhecida “A.A.” (alcoólicos anônimos), na qual o irmão João de Deus e Souza se tornou um expressivo líder, havendo fundado inúmeros grupos, de “A.A.”, na Capital paulista.
Tal como o ministério de Cristo teve nas mulheres colaboradoras fiéis, que estiveram com Ele até o fim, constituindo um firme sustentáculo de Sua missão — o mesmo podemos dizer das irmãs da Fraternidade, pois o Serviço Social foi dos mais operosos.
**
Fontes:
Sobre o autor