Resposta: Atualmente, existem diferentes tipos de Corpos – graduados por sensibilidade às vibrações espirituais – que o Ego utiliza para viver sobre a Terra. Por exemplo: os indianos constituem um dos primeiros Corpos que construímos na Época Ária e os corpos ocidentais constituem um dos últimos Corpos que aprendemos a construir. Naturalmente, os últimos ensinamentos foram dirigidos aos Egos que conseguem construir Corpos mais avançados. Por conseguinte, a Religião ocidental, o Cristianismo, é muito superior ao Hinduísmo e ao Budismo, tipicamente orientais, pois possuem métodos especiais para Egos que habitam Corpos ocidentais.
Os ensinamentos dos mistérios do Oriente não são tão avançados como os do Ocidente. No Oriente despende-se grande esforço no sentido de sujeitar e subjugar o Corpo, com a finalidade de cultivar qualidades espirituais. Seu método exige certas posturas corporais enquanto se praticam difíceis exercícios físicos. Tais exercícios são necessários para uma parte de nossos irmãos, que necessitam exatamente desse tipo de pedagogia espiritual para avançarem no caminho, mas isso não faz parte do método ocidental.
Em realidade, o Corpo do ocidental não responde a esses métodos. Ademais, o discípulo oriental coloca-se sob a rígida orientação de seu instrutor, o qual chama de “mestre”, obedecendo-o cegamente nos mínimos detalhes, sem questionar determinadas práticas.
No Ocidente, seguem-se os ensinamentos de Cristo, o qual afirmou aos Seus discípulos: “De agora em diante eu vos chamo de amigos, porque o servo não compreendia o que o mestre fazia, mas eu vos ensino todas as coisas que aprendi de Meu Pai” (Jo 15:15).
Por conseguinte, o instrutor ocidental conserva estreita amizade com seu discípulo e está sempre disposto a responder às suas perguntas, desde que compatíveis com o seu desenvolvimento.
Há, por suposto, seres humanos muito evoluídos no Oriente, seres humanos adiantadíssimos nos ensinamentos de sua escola. Mas, o estágio correspondente pode ser logrado com os métodos ocidentais, em tempo e esforços menores!
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz em novembro/1977 – Fraternidade Rosacruz-SP)
Muito boa a explanação sobre a visão das religiões no Oriente, diferente da do Ocidente,pois aqui acreditamos mais no Cristianismo.
caros amigos e irmaoes muito obrigado pelo vosso exelente artigo aqui em portugal tenho contactado varios nuclelios da fraternidade devidamente autorisados asino a revista rosacruz de portugal fraternidade ja estive na sede mas nao me snti bem adequri o conceito rosacruz do cosmos por tres vezes acabo por deitar para o lixo assim contactos dos cursos basicos da s fraternidades rosacruz vivo no bairro social paço de arcos portugal durante anos fis parte da amorc quando sai depois de ser cantor e de frequentar otemplo tenho a sensaçao estranha que a maldade humana me entra pelos pes tomando conta de mim comodio ciumes acho que estou a ser vitma de magia negra nao durmo ja fui internado em psiquitria varias vezes nem com comprimidos ou injectaveeis me tem ajudado se assim e peço por favuor que me ajudem nao quero mal a ninguem gosto de ajudar seija quem four desde a raça religiao opçao sexual nao gosto muito de politica nao sei o se pssa comigo muito obrigado jaime bairro do bugio passo de arcos portugal que as rosas floresçam na vossa cruz como sangue puro e sagrado de nosso sr, cisto jesus salvador dos pecadoures homens assim seja,
Sobre o autor