Na vasta literatura Rosacruz, Max Heindel nos informa da importância de uma alimentação saudável, se possível uma dieta lacto-ovo-vegetariana ou ovo-lacto-vegetariana.
Primeiramente, pelo fato de não sacrificarmos nossos irmãos menores de evolução, os animais, pois eles dispõem de Corpos Denso, Vital e de Desejos.
Também nos informa que uma dieta isenta de carnes nos seria benéfica sob o ponto de vista da saúde, além do que nos proveria de uma energia espiritual.
Mas é interessante como, com o passar dos tempos, mais e mais argumentos favorecem o conceito do vegetarianismo.
A organização filantrópica, Natural Justice, sob a direção de Bernard Gesch, do Departamento de Fisiologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, conduziu uma pesquisa que aponta a ligação entre a má alimentação e a agressividade.
A organização ministrou 28 vitaminas, minerais e ácidos graxos para metade dos 231 reclusos juvenis de uma instituição da cidade de Aylesbury. O restante dos reclusos recebeu um placebo, ou seja, um medicamento inócuo.
Monitorando as queixas por mau comportamento, Gesch comprovou que, com o suplemento alimentar, o número de agressões relatadas diminuiu 37% .
O meio acadêmico dividiu-se com a noticia: há cientistas desconfiados e outros animados com os resultados. Os nutricionistas concordam, porém, que os ácidos graxos ômega-3 são importantes na produção de serotomina, neurotransmissor responsável pelo humor, enquanto a vitamina B3 é necessária na síntese de diversos aminoácidos.
Segundo Gesch, os alimentos proveem o cérebro com energia e os “tijolos básicos” dos neurotransmissores.
Conforme preconizam os Ensinamentos Rosacruzes, com o passar dos tempos, o regime vegetariano se tornará algo comum para a maioria da humanidade.
A mudança para uma dieta vegetariana deve ser gradual e constante até atingirmos o objetivo maior que será a abstenção total da carne em nosso cardápio. As dificuldades variam para cada indivíduo de forma singular, visto que o estilo de vida, a prática de outras atividades paralelas e o próprio desenvolvimento espiritual são pontos a serem ponderados nessa decisão.
Deve-se obsevar um fato na natureza: os mamíferos terrestres maiores, mais fortes e serviçais, como elefantes, rinocerontes, hipopótamos, bovinos, muares, equinos, entre outros, são vegetarianos”.
(Colaboração do Centro Rosacruz de Santo André-SP, publicado no Ecos da Fraternidade Rosacruz em São Paulo – SP – mar-abr/2003)
Sobre o autor