Você sabe estudar?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Você sabe estudar?

Você sabe estudar?

Muitas pessoas e, especialmente nossos filhos, começam a estudar e são obrigados a aprender a técnica do estudo por meio da experiência e do erro, perdendo com isso um tempo precioso que poderiam aproveitar melhor.

Para o Estudante Rosacruz esse conhecimento é indispensável para que ele possa caminhar a passos largos no Caminho Rosacruz!

Estudar requer habilidade e uma série de requisitos que, por certo, interessam a todos que desejam melhorar o nível de rendimento cultural em suas horas vagas. Antes de iniciar seus estudos, procure estabelecer as seguintes condições.

  1. Economize tempo. Saiba, precisamente, o que vai fazer, a matéria que vai estudar, os livros de que necessitará, as notas das quais dispõe.
  2. Arrume todo o material de estudo em local próximo e de fácil alcance. Não esqueça o dicionário de português e o de termos analógicos.
  3. Tome notas de todas as dúvidas e inicie, imediatamente, a resolução delas, evitando deixá-las para depois, o que prejudicaria seu aproveitamento no estudo.
  4. Divida corretamente o tempo destinado ao estudo, a fim de evitar que se torne cansativo e improdutivo. Longos períodos de estudo dificultam a absorção da matéria e a compreensão do assunto.
  5. Forme um programa sobre os assuntos que vai estudar. Não permita que a curiosidade o afaste do programa traçado e lhe cause atrasos. A curiosidade recomendável por todos os títulos pode tornar-se, quando excessivamente alimentada, um elemento de dispersão que prejudica a concentração no assunto e o seu devido aproveitamento.
  6. Escolha um local adequado para estudar. Essa escolha deve incluir: a) silêncio; b) conforto; c) boa iluminação que seja indireta e venha pelo ombro esquerdo do Estudante; d) ausência de elementos de distração como animais, relógio, rádio, conversa, janela aberta para a rua, pessoas entrando e saindo a todo instante, telefone celular, etc.

A boa técnica de estudo inclui as seguintes atividades:

  1. Obter uma ideia do assunto em sua generalidade;
  2. Correr os olhos pelo assunto todo, página por página;
  3. Ler atenciosa e cuidadosamente todas as páginas;
  4. Fechar o livro e reconstituir com palavras próprias o assunto, como se estivéssemos explicando a outra pessoa;
  5. Recapitular e insistir em determinados pontos que nos parecem mais difíceis;
  6. Tomar notas do assunto estudado e guardá-las para futura referência, devidamente identificadas.

Para obter uma ideia do assunto em sua totalidade, tomamos conhecimento dos títulos, subtítulos e parágrafos do capítulo a ser estudado. Obtemos, assim, uma visão panorâmica e da divisão das matérias do capítulo em questão. Correr os olhos pelo assunto significa folhear as páginas ainda sem ler palavra por palavra, olhando porções esparsas, frases soltas que nos chamam a atenção.

Ler cuidadosamente o texto implica aprender o significado dos assuntos, relendo o que for necessário e retendo os conceitos encontrados. Ao contrário da visão panorâmica anterior, agora é necessário explicar lenta e conscienciosamente as frases e as páginas.

A reconstituição do texto com palavras próprias é um exercício de memória, de conhecimento e nos dá confiança em nós mesmos. O confronto com o livro nos mostra os pontos que esquecemos e precisamos rememorar: fórmulas, números, nomes, datas, autores… Finalmente, as notas nos auxiliam a recordar rapidamente assuntos estudados há algum tempo e que, por esse meio, são rapidamente postos em dia.

A técnica de estudo exposta talvez pareça complicada demais. Entretanto, depois de aprendida e dominada, impõe-se pelo benefício e rendimento que, com a sua aplicação, conseguiremos, especialmente para aqueles que dispõem de pouco tempo e têm muita matéria para estudar.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de setembro/1965)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas