Pergunta: É-nos dito que, do ponto de vista espiritual, todas as coisas ou palavras são boas. Contudo, consideremos os indescritíveis crimes vis e covardes infligidos às indefesas populações civis de algumas das nações que se encontram em zona de guerra. Segundo a Teoria do Renascimento, os infelizes que sofrem dessa maneira poderiam ter cometido atrocidades semelhantes em existências anteriores; contudo, mesmo assim, dois erros correspondem a um acerto? Em vista disso, alguém pode sentir-se incentivado a refugiar-se atrás dessa doutrina filosófica que ensina que a relação dos sentidos é ilusória, a teoria do pesadelo, como uma explicação do mal praticado no mundo; ou do simples materialismo, que, por sua natureza, não necessita dar qualquer esclarecimento que se espera de um ensinamento espiritualista. Será que há outra solução para o problema?
Resposta: Sim, é claro que há, pois embora nós, com nossas Mentes finitas, sejamos incapazes de compreender os detalhes complexos do véu emaranhado do destino, assim mesmo o amplo esquema da Lei do amor, que trabalha pelo bem através daquilo que parece representar o mal, pode ser facilmente percebido por qualquer um. Contudo, antes de entrarmos na discussão direta da questão, permitam-nos corrigir o nosso correspondente. Não dizemos que todas as coisas são boas, pois se fosse verdade, não seria certo que continuassem a ocorrer essas atrocidades mencionadas pelo correspondente. Na realidade, sempre mantivemos e ainda afirmamos que todo mal é realmente um bem em formação — isto é, de qualquer situação má algo de bom resulta. Não hesitamos em chamar uma nuvem de nuvem, mas apontamos também a auréola prateada que mostra que, além e atrás da nuvem, o Sol ainda brilha tão maravilhosamente como sempre. E se a dor e o sofrimento causados por esta guerra representarem os meios de abolir finalmente as guerras da face da Terra, com certeza o custo não será tão elevado.
Sua observação quanto à Teoria do Renascimento, que os infelizes mencionados podem ter cometido atrocidades semelhantes em existências prévias, é evidente que há uma interpretação errônea, ao julgar que todas as condições presentes se relacionam a atos e ações de vidas passadas. Também não foi levado em consideração o fato de que em todos os momentos de nossas vidas estamos gerando um novo destino, ao mesmo tempo que estamos saldando dívidas antigas. Esse fato tão grande e importante foi apresentado na antiga mitologia grega, onde as três Parcas representam o passado, o presente e o futuro. Também na mitologia nórdica, as três Norns, Urda, Skuld e Verdande, tecem a teia do destino para desembaraçá-la novamente. Nem o destino é simplesmente um recurso para equilibrar os fatos. Se em uma vida A roubou B e o arruinou, não devemos presumir que em uma vida sucessiva B irá tornar-se desonesto e roubar A. Isso não seria realmente uma boa solução para o problema, pois será certamente melhor para um ser humano perder todo o seu dinheiro do que recuperá-lo por meios desonestos.
De forma semelhante, supondo que em uma existência anterior, como sugerido, as atuais vítimas das atrocidades bélicas cometeram crueldades contra aqueles que estão agora proporcionando-lhes sofrimento, teria sido melhor para o crescimento anímico de todos que não houvesse vingança, para não se assemelharem a animais selvagens nesta vida. Se esse fosse o modo da Lei funcionar, os atos de crueldade e as atrocidades se multiplicariam, e estremeceríamos só de pensar no que a humanidade poderia acumular para uma próxima vida, se os civis feridos de hoje pretendessem vingar-se dos atuais agressores militares.
No entanto, felizmente o processo não é esse. Um estudo da Memória da Natureza comprovou de forma conclusiva a verdade do ensinamento espiritual; isto é, o ódio não se extingue com ódio, mas com amor e serviço. Verificou-se em todos os casos investigados pelo autor — os quais perfazem algumas centenas — que sempre que, em alguma vida, uma pessoa prejudicou outra, o sofrimento que, devido a esse ato, retorna a ela durante a expiação no Purgatório que se sucede à morte, leva-a realmente à conscientização e ao arrependimento. Em seguida, será colocada em uma situação em que terá a oportunidade de prestar serviço àquele que prejudicou, quando ambos retomarem à vida física. Será recompensador, se aproveitar a oportunidade, pois ambos serão beneficiados, se estabelecerem a paz e a boa vontade mútua. Se recusar a oportunidade, ver-se-á colocada em uma posição em que se sentirá continuamente atormentada e, numa terceira vida, será induzida a pagar a dívida de serviço. Poderá ainda ser prejudicada por alguém e, assim, aprender a sentir-se solidária e fraterna, sentimentos que a levarão a prestar serviço. Entretanto, qualquer que seja o método, e há uma infinidade deles, de alguma forma a dívida causada pelo ódio será finalmente liquidada mediante o amor, porque esse é o único meio que permite à humanidade seu maior crescimento.
Aplicando essas ideias ao atual problema do sofrimento da população civil em zona de guerra (Primeira Guerra Mundial) e, embora admitindo-se que o passado possa, em alguns casos, relacionar-se com esses acontecimentos, evidencia-se que um novo destino está sendo gerado tanto pelos agressores como por suas vítimas. Não devemos esquecer que os agressores, assim como suas vítimas, estão também sofrendo e passando por grandes tribulações. É uma época de sofrimento para todos e as experiências no purgatório, para aqueles que permitem que a sua natureza inferior extravase dessa forma, serão muitíssimo severas. Quando uma nova vida começa, ao serem colocados numa situação em que encontrarão suas vítimas, a memória subconsciente do sofrimento no Purgatório provocará na grande maioria o desejo de emendar-se para que, da fornalha do sofrimento, surja um reino de “paz na Terra e boa vontade entre os homens”.
(Pergunta nº 21 do Livro Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Vol. II – Max Heindel)
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