Se você deseja manter uma boa vitalidade, as práticas abaixo, pelos benefícios que proporcionam à saúde, são altamente recomendáveis.
Ao acordar, depois de uma noite bem dormida, em um quarto arejado, e de fazer o exercício de Concentração, como um bom Estudante Rosacruz, não deve ficar na cama a se espreguiçar, a dar asas à imaginação. Fixar rapidamente a atenção nos primeiros afazeres do dia, deixando o leito sem demora.
Uma vez por dia, sempre à mesma hora, esvaziar o intestino, lavar as mãos e o rosto com sabonete, gargarejar um pouco de água com dentifrício, escovar os dentes em movimento circular com escova pequena e dentrifício saponáceo; não escovar os dentes com escova grande e em movimento apenas lateral, o que não permite a conveniente limpeza dos espaços interdentários. Não tomar logo o banho, ainda pior se for com água quente entorpecedora. Fazer, primeiro, ao ar livre ou, ao menos, diante da janela aberta, 15 a 30 minutos de ginástica de alongamentos; só depois tomar o banho morno para frio e rápido, de chuveiro. Depois do banho, vestir uma roupa que proteja e não seja apertada; evitar querer se trajar com elegância, mas com desconforto (calças ou roupas de baixo apertadas, cintos apertados, saltos altos etc).
Antes de sair para o trabalho o café da manhã deve ser feito devagar, calmamente, sem pressa.Não deve comer lendo ou assistindo à TV, engolindo sem mastigar, esquecendo de compor um café da manhã nutritivo. Mastigar de 30 a 50 vezes cada porção que você colocar na boca.
Depois do almoço, gargarejar um pouco de água com dentifrício, escovar os dentes conforme orientação acima, lembrando-se de não ficar esgaravatando os dentes com um palito de madeira que fere as gengivas e, às vezes, se quebra, obstruindo o espaço interdentário.
Na rua, não correr para tomar um veículo, pois a corrida dificulta o fixar a atenção em outro veículo que possa lhe atropelar, ou, então, pela sua desatenção, originar um acidente com outras pessoas.
Não ler na condução que você toma, pois a trepidação dificulta a acomodação visual, concorrendo para aumentar a miopia e astigmatismo.
No trabalho, manter iluminação e ventilação convenientes; ser prudente em tarefas perigosas; não distrair a atenção com estranhas preocupações.
Na pausa para o almoço, zelar para que a refeição a fazer seja leve, tomada devagar; evitar fazer um lanche farto, comendo às pressas e com muito líquido, que sobrecarrega o estômago e torne menos fácil o trabalho a prosseguir.
Ao voltar para casa, ao fim do labor cotidiano, não tomar tomar aperitivos alcoólicos que fazem perder tempo, dinheiro e, sobretudo, saúde; não é bom ler em condução que você toma, pois a trepidação e a iluminação são inconvenientes para os olhos; não perder a prudência à hora de buscar a condução. Se possui automóvel, não é bom o excesso de velocidade, por mais pressa que se tenha de voltar à casa (a velocidade excessiva é a grande causa dos desastres de trânsito).
Ao chegar em casa, é bom mudar de roupa; é bom tomar um banho, com sabonete; não é bom continuar a se preocupar com o trabalho do dia.
O jantar é bom que seja com pratos bem combinados, devendo mastigar devagar, e despreocupadamente.
Depois do jantar, fazer um breve passeio a pé, ou participar de uma reunião em casa amiga para conversação. Nessa, é bom saber falar, mas também saber escutar; evitar discutir com veemência, que faz perder a serenidade e causa irritação.
Lembrar-se que são necessárias de seis a oito horas de sono, em quarto bem arejado, tendo o corpo convenientemente agasalhado e pronto para fazer o exercício de Retrospecção, após o que um sono reparador será a condição normal de mais um dia de vigília bem vivido aqui.
(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de junho/1969)
Boa 🌙 noite, cuidar da saúde faz parte da vida, o excesso de peso faz mal a saúde, comer carne com excesso também faz mal, geralmente a carne transmite doença, e uma energia da ira do boi 🐂 aqueles que puder não comer carne seria o ideal, a gordura do boi fica no sangue, causando entupimento das veas levando a morte, temos que respeitar nosso corpo, e viver o máximo de vida na terra, temos muito que aprender, para não sofrer depois da morte.
Sobre o autor